PT1405496E - Módulo de identificação de assinante e terminal associado - Google Patents

Módulo de identificação de assinante e terminal associado Download PDF

Info

Publication number
PT1405496E
PT1405496E PT02747546T PT02747546T PT1405496E PT 1405496 E PT1405496 E PT 1405496E PT 02747546 T PT02747546 T PT 02747546T PT 02747546 T PT02747546 T PT 02747546T PT 1405496 E PT1405496 E PT 1405496E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
melody
file
subscriber
terminal
module
Prior art date
Application number
PT02747546T
Other languages
English (en)
Inventor
Pascal Hubbe
Pierre Gobin
Original Assignee
Tcl & Alcatel Mobile Phones
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Tcl & Alcatel Mobile Phones filed Critical Tcl & Alcatel Mobile Phones
Publication of PT1405496E publication Critical patent/PT1405496E/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04MTELEPHONIC COMMUNICATION
    • H04M19/00Current supply arrangements for telephone systems
    • H04M19/02Current supply arrangements for telephone systems providing ringing current or supervisory tones, e.g. dialling tone or busy tone
    • H04M19/04Current supply arrangements for telephone systems providing ringing current or supervisory tones, e.g. dialling tone or busy tone the ringing-current being generated at the substations
    • H04M19/041Encoding the ringing signal, i.e. providing distinctive or selective ringing capability

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)
  • Telephone Function (AREA)
  • Telephonic Communication Services (AREA)
  • Telephone Set Structure (AREA)
  • Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)
  • Exchange Systems With Centralized Control (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
MÓDULO DE IDENTIFICAÇÃO DE ASSINANTE E TERMINAL
ASSOCIADO A presente invenção refere-se a um módulo de identificação de assinante para um terminal de radíocomunicações destinado à identificação de um primeiro assinante de um sistema celular de telecomunicações.
Os terminais de radiocomunicações do tipo telefones móveis compreendem, de uma maneira geral, um ecrã de visualização, um teclado com teclas, uma memória geralmente do tipo memória instantânea, prevista para guardar temporariamente uma ou mais mensagens SMS recebidas da rede e um processador programado para funcionar com as teclas, a memória e o ecrã de visualização afim de visualizar no ecrã, em resposta a, pelo menos, uma pressão na tecla, a ou as mensagens SMS guardadas em memória. São, por outro lado, providos de uma melodia para alertar o assinante utilizador da recepção de uma chamada ou de uma mensagem SMS. A generalização da utilização dos telefones móveis é acompanhada pela diversificação da paleta dos serviços oferecidos aos assinantes. Assim, de uma maneira conhecida, é oferecida aos diferentes assinantes a personalização da melodia do seu telefone móvel.
No entanto, uma vez seleccionada esta melodia entre uma biblioteca de melodias pré-gravadas numa memória do telefone, esta é actívada por qualquer chamada proveniente da rede sem por essa razão oferecer a possibilidade de distinguir, por exemplo, as chamadas provenientes de amigos das outras provenientes de contactos profissionais. 1
Tornou-se então interessante procurar uma solução que permita ao assinante ter informações relativas a estas chamadas de entrada para fins, nomeadamente, de filtragem. Por outro lado, pareceu igualmente particularmente interessante propor uma solução universal de transporte destas informações quando o assinante muda de terminal. 0 documento GB 2308038 A descreve um telefone que permite identificar um chamador com a ajuda de um sinal de toque. A invenção visa portanto resolver o problema da distinção das chamadas de entrada e das mensagens de texto SMS, e isto num contexto de portabilidade universal, permitindo conservar este meio de distinção quando da mudança de terminal de radiocomunicações.
Para este efeito, a invenção tem por objecto um módulo de identificação de assinante para um terminal de radiocomunicações destinado à identificação de um primeiro assinante num sistema celular de telecomunicações, caracterizado por o referido módulo compreender um primeiro ficheiro de personalização de melodias preparadas para especificar a melodia a tocar entre uma biblioteca de melodias pré-determinada por meios de restituição sonora do terminal quando um segundo assinante ligado à rede tenta entrar em contacto com o primeiro assinante.
Assim, quando da recepção de uma chamada ou de uma mensagem de texto SMS, o assinante é prevenido pela referida melodia da tentativa de chamada específica do segundo assinante.
Por outro lado, o ficheiro de personalização de melodias, que está no módulo de identificação de assinante, pode, ele próprio, ser transposto quando da mudança de terminal, uma vez que o módulo de identificação é, de uma 2 maneira geral, um cartão com um circuito integrado ou uma ficha amovível com um circuito integrado.
Desta forma, se o assinante utilizador personalizou a melodia correspondente ao segundo assinante, esta personalização não será perdida quando da transferência do módulo de identificação de um terminal de radiocomunicações para outro. Por outro lado, a invenção oferece a possibilidade de ligar cada assinante memorizado a uma melodia que lhe será dedicada.
De acordo com uma forma de realização, o ficheiro de personalização de melodias compreende meios de identificação da localização das melodias.
De acordo com uma forma de realização, os referidos meios de identificação da localização das melodias propõem uma indicação de localização no referido módulo, no terminal e/ou uma ausência de melodia que conduz, por defeito, à activação do modo vibrador do terminal.
De acordo com uma forma de realização, os referidos meios de personalização de melodias incluem meios de identificação de grupos de números de telefone, tendo cada grupo uma melodia particular, atribuindo, pelo facto de um segundo assinante pertencer a um destes grupos, a melodia associada ao referido grupo.
De acordo com uma forma de realização, as informações de melodias são codificadas de acordo com um esquema de codificação pré-determinado. A invenção tem igualmente por objecto um terminal de radiocomunicações para a radíocomunicação num sistema celular de telecomunicações, caracterizado por o terminal incluir um módulo de acordo com a invenção. A invenção será melhor compreendida com a leitura da descrição que se segue e com o exame das figuras que a 3 acompanham. As figuras só são apresentadas a título indicativo e nada limitativo da invenção. As figuras mostram:
Figura 1: a representação esquemática da arquitectura de um telefone móvel,
Figura 2: uma estrutura de arborescência de ficheiros num ficheiro repertório principal do módulo de acordo com uma forma de realização,
Figura 3: uma estrutura de arborescência de ficheiros no ficheiro repertório de aplicações do módulo de acordo com uma forma de realização da invenção. A figura 1 mostra um telefone 1' móvel. Inclui essencialmente um microprocessador 1 ligado por uma via 2 a um conjunto de circuitos. Estes circuitos incluem essencialmente um emissor/receptor 3 radioeléctrico, um ecrã 4 de visualização, um teclado 5 de comando, um interface 6 de permuta com um módulo 7 de identificação de assinante de acordo com a invenção. Num exemplo, o módulo 7 está contido num cartão com circuito integrado ou numa ficha com circuito integrado. 0 microprocessador 1 está ainda relacionado com os circuitos 8 de tratamento de voz ligados, por um lado, a um altifalante 9 e, por outro, a um microfone 10. A via 2 está ainda relacionada com um jogo de memórias. Tem-se assim representada uma memória 11 de trabalho, por exemplo, do tipo dinâmico, uma memória 12 programa, de um modo preferido, não volátil, e uma memória 13 de dados, nomeadamente, do tipo «Flash Eprom» não volátil programável e que pode ser apagada. A memória 13 contém o sistema de exploração do microprocessador 1. A memória 13 pode incluir uma parte 14 pré-programada quando da atribuição do telefone móvel a um cliente e uma parte 15 programável à medida da utilização do telefone. 4
Qualquer outra arquitectura é, no entanto, de encarar. A divisão das memórias é, com efeito, só aqui considerada a título indicativo. Ά utilização de um telefone móvel é de encarar em qualquer tipo de sistema celular de telecomunicações do tipo GSM («Global System for Mobile Communications» -Sistema Global para Comunicações Móveis) ou UMTS («Universal Mobile Telecommunications System» - Sistema Universal de Telecomunicações Móveis), por exemplo. 0 módulo de identificação de assinante, normalmente chamado SIM («Subscriber Identification Module» - Módulo de Identificação de Assinante) ou USIM («Universal Subscriber Identification Module» - Módulo Universal de Identificação de Assinantes) na norma UMTS, compreende um quadro 71 de serviços memorizado num conjunto 72 da memória do módulo 7, memória conjunto chamada a seguir pedido 72 de memória. A figura 2 descreve, mais especificamente, a estrutura arborescente dos ficheiros guardados na memória 72 do módulo de acordo com uma forma de realização da invenção.
Um ficheiro MF principal («Master File» - Ficheiro Principal) compreende uma multiplicidade de subficheiros que são ficheiros repertórios e ficheiros elementares, sendo um ficheiro repertório um ficheiro análogo a um ficheiro elementar. Entre os subficheiros do ficheiro MF, estão ilustrados na figura 2 os ficheiros DFtelecom, que podem compreender, por exemplo, não esquematizado, o ficheiro elementar Efpl («Elementary File for preferred languages» - Ficheiro Elementar para línguas preferidas), reagrupando os dados sobre as línguas preferidas pelo utilizador, etc. 0 ficheiro DFtelecom compreende, ele próprio, o ficheiro DFgrafique análogo ao ficheiro Efímage (não esquematizado), compreendendo o ficheiro elementar Efmic 5 («Elementary File for melody related with incoming calls» -Ficheiro Elementar de melodia relacionada com chamadas de entrada), dados relativos às melodias ligadas às chamadas de entrada, reagrupando o ficheiro repertório DFmelody análogo aos ficheiros Efmelodyínformation informações de melodias e reagrupando os dados Efmelody os dados das próprias melodias, como a seguir se verá. 0 ficheiro Dftelecom compreende, por outro lado, um ficheiro
Dfphonebook (lista telefónica) análogo ao ficheiro elementar Efphonebookmelody (melodias da lista telefónica).
De acordo com a presente forma de realização, os ficheiros elementares contidos no ficheiro repertório Dfmelody contêm informações de melodias. Este ficheiro repertório não está necessariamente ligado directamente à entrada do ficheiro repertório telefónico. Com efeito, pode ser utilizado directamente por um interface homem-máquina do terminal. No entanto, nesta forma de realização, tomar-se-á como hipótese a ligação de DFmelody a Dfphonebook. Vão ser descritos, em primeiro lugar, o conteúdo e a função do ficheiro Efmic. Este ficheiro contém números de telefone ligados às suas melodias correspondentes. Inclui, para números chamadores conhecidos, identificadores para localizar cada uma das melodias correspondentes e identificadores próprios das melodias, sendo estes armazenados no cartão SIM, neste caso no ficheiro Efmelodydata (pelo menos, algumas podem ser armazenadas no terminal, de acordo com outra forma de realização não descrita). 0 ficheiro inclui igualmente meios que permitem a visualização da origem das chamadas de entrada, por exemplo, o nome e/ou nome próprio da pessoa designada como chamador, graças à ligação com Dfphonebook.
No caso em que a chamada de entrada corresponde a uma entrada do repertório (isto é, que a chamada de entrada é 6 conhecida), a melodia registada no ficheiro Efmelodydata só é utilizada se não estiver associada a esta entrada do repertório qualquer melodia (isto é, se o utilizador ou o fabricante do terminal não tiver já pré-registado localmente no terminal uma melodia para esta chamada de entrada).
Como já foi referido, o ficheiro Efmic contém informações de localização de melodia endereçando o dispositivo ou o local em que se encontra a informação de melodia. Por exemplo, o endereço pode ser o situado no cartão SIM ou o de um espaço de memória no terminal. 0 tipo de codificação para codificar este endereço pode ser o seguinte: ”00" para uma melodia situada no cartão SIM, ”01" para uma melodia que se encontra num espaço de memória do próprio terminal, ”02" para indicar que deve ser utilizado por defeito o modo vibrador como melodia.
No que respeita a um identificador de melodia, o referido identificador deve incluir um endereço indicando um registo no ficheiro Efmelodydata, se a localizaçao da melodia está fixada como ”00". Se não, o conteúdo do identificador de melodia refere o número da melodia guardada no terminal, se a localização da melodia está fixada como ”01". Em último lugar, o identificador de melodia será, por exemplo, fixado em FF e não será interpretado pelo terminal se a localização da melodia está fixada como ”02". Se o terminal não propõe o modo vibrador, a melodia do terminal será, por defeito, utilizada. 0 ficheiro Efmic pode igualmente conter um identificador de nome de grupo, cujo conteúdo indique que o número de telefone faz parte de um grupo pré-determinado. 7
Neste caso, o identificador contém uma referência ao nome do grupo. Deste modo, guando uma chamada de entrada corresponder a um número de telefone pertencente a um grupo (conjunto de amigos, por exemplo), o nome do grupo deverá ser visualizado por meios já conhecidos no ecrã do telefone.
Vai agora ser descrito o conteúdo da função do ficheiro Dfmelodie.
Cada registo do ficheiro elementar EfmelodyInformation identifica os diferentes modos de uma melodia particular, sendo uma melodia identificada pelo número de registo desta melodia.
Os modos de melodia podem ser diferentes segundo a maneira pela qual foram codificados, utilizando um dos esquemas de codificação de melodia propostos para o software do terminal. Assim, uma melodia pode ser codificada de acordo com dois modos, o primeiro em monofonia e o segundo em polifonia. Por exemplo, a melodia índice k representa uma melodia de sociedade, para a qual existem i modos, cada um deles codificado de acordo com um esquema de codificação diferente. Assim, os i modos da melodia de sociedade são descritos no registo k do ficheiro EFmelodyinformation.
Assim, o ficheiro Efmelodyinformation contém uma informação de correspondências do número de modos de melodias. 0 conteúdo desta informação é um bit dando efectivamente o número de modos de melodias, podendo o referido bit ser codificado em binário. 0 ficheiro Efmelodyinformation contém, de certa maneira, um descritor cujo conteúdo dá uma descrição do modo de melodia. Como foi explicado, por modo de melodia, entende-se o esquema de codificação da melodia respectiva. A codificação deste descritor compreende um primeiro bit 8 para identificar o esquema de codificação de melodia que foi utilizado para codificar o referido modo de melodia. Por exemplo, o modo "00" poderá corresponder a um esquema de codificação especifico do fabricante; "01" correspondente a um esquema de codificação do tipo MIDI. Os bits 2 e 3 designam um identificador de ficheiro de modo de melodia, como se vai ver a seguir. Estes bíts identificam o ficheiro elementar Efmelodydata que é o ficheiro de dados do modo de melodia que compreende os dados de melodia para o modo em questão. Os bits 4 e 5 especificam o afastamento existente entre os diferentes modos. Por exemplo, este afastamento permite determinar a diferença entre o inicio da melodia codificada em monofonia e o início da melodia codificada em polifonia. Os bits 6 e 7 designam o comprimento dos dados dos modos de melodia. De uma maneira geral, o ficheiro de dados EFmelodydata de modos de melodia residem sob o repertório DFmelodie e podem existir vários por cada uma das melodias. Os dados de modos de melodia são atingidos utilizando os descritores de modos de melodia fornecidos pelo ficheiro EFmelodyinformation, como acima citado.
Vendo os ficheiros e a estrutura descrita, o terminal compreendendo o modo de acordo com a invenção funciona da maneira seguinte:
Quando da recepção de uma chamada ou de uma mensagem escrita curta (do sistema SMS), o terminal verifica se o chamador está registado no ficheiro Efmic ou no repertório e, se assim for, liberta a melodia que lhe está associada. Esta melodia está referida no ficheiro Dfmelodie. Deve notar-se que, quando existem vários esquemas de codificação para uma mesma melodia e sem informações contrárias, o terminal será programado para optar pela codificação que permita a melhor restituição (no exemplo, será escolhido o modo polifónico). 9 0 chamador pode igualmente ser referido no repertório telefónico do terminal. A figura 3 representa uma estrutura de arborescência de ficheiros no ficheiro repertório de aplicações ADFusím (para "Application Directory File" - Ficheiro de Aplicações de Lista) do módulo 1' de acordo com uma forma de realização da invenção. Nesta configuração, em que o repertório Dfphonebook está directamente ligado à ADFusim, pode ser vantajoso voltar a ligar o ficheiro Dfphonebook directamente ao repertório de aplicações ADFusím, como ilustrado, o que permite evitar a duplicação de certos dados ou de certas ligações.
Lisboa, 22 de Novembro de 2006 10

Claims (6)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Módulo de identificação de assinante para um terminal (1') de radiocomunicações destinado à identificação de um primeiro assinante num sistema celular de telecomunicações, caracterizado por o referido módulo (7) compreender um primeiro ficheiro (Efnic) de personalização de melodias para especificar a melodia a executar entre uma biblioteca de melodias pré-determinada por meios (9) de restituição sonora do terminal quando o segundo assinante ligado à rede tenta entrar em contacto com o primeiro assinante.
  2. 2. Módulo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o ficheiro de personalização de melodias compreender meios de identificação da localização das melodias.
  3. 3. Módulo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por os meios de identificação da localização das melodias proporem uma indicação de localização no referido módulo ou no terminal.
  4. 4. Módulo de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por os referidos meios de personalização de melodias incluírem meios de identificação de grupos de números de telefone, tendo cada grupo uma melodia particular, atribuindo, pelo facto de um segundo assinante pertencer a um destes grupos, a melodia associada ao referido grupo.
  5. 5. Módulo de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por as informações de melodias serem 1 codificadas de acordo com um esquema de codificação pré-determinado.
  6. 6. Terminai de radiocomunicações para radiocomunicação num sistema celular de telecomunicações, caracterizado por o terminal incluir um módulo de acordo com uma das reivindicações 1 a 5. Lisboa, 22 de Novembro de 2006 2
PT02747546T 2001-06-28 2002-06-20 Módulo de identificação de assinante e terminal associado PT1405496E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0108581A FR2826826B1 (fr) 2001-06-28 2001-06-28 Module d'identification d'abonne et terminal associe

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1405496E true PT1405496E (pt) 2007-01-31

Family

ID=8864901

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT02747546T PT1405496E (pt) 2001-06-28 2002-06-20 Módulo de identificação de assinante e terminal associado

Country Status (8)

Country Link
US (1) US20040180700A1 (pt)
EP (1) EP1405496B1 (pt)
AT (1) ATE341150T1 (pt)
DE (1) DE60215009T2 (pt)
ES (1) ES2274055T3 (pt)
FR (1) FR2826826B1 (pt)
PT (1) PT1405496E (pt)
WO (1) WO2003003701A1 (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE10059524A1 (de) * 2000-11-30 2002-06-20 Infineon Technologies Ag Kommunikationsendgerät mit benutzerseitig konfigurierbarem Speicher
US7183481B2 (en) * 2002-09-30 2007-02-27 Danger, Inc. Apparatus and method for embedding content within a MIDI data stream
US7486971B2 (en) * 2004-12-02 2009-02-03 International Business Machines Corporation Method and apparatus for managing ring tones in a mobile device
US20070100963A1 (en) * 2005-11-01 2007-05-03 Oasys Mobile, Inc. Remote Content Storage for Mobile Telephones
US7844485B2 (en) * 2007-11-07 2010-11-30 International Business Machines Corporation Method and apparatus for playing audible advertisements on a communication device
US7831462B2 (en) 2007-11-07 2010-11-09 International Business Machines Corporation Method and apparatus for distributing targeted audible advertisements as ringtones

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5630159A (en) * 1994-12-29 1997-05-13 Motorola, Inc. Method and apparatus for personal attribute selection having delay management method and apparatus for preference establishment when preferences in a donor device are unavailable
GB2308038B (en) * 1995-12-07 2000-07-19 Nokia Mobile Phones Ltd Telephone apparatus with calling line identification
US6018654A (en) * 1996-10-29 2000-01-25 Ericsson Inc Method and apparatus for downloading tones to mobile terminals
FI105308B (fi) * 1996-12-30 2000-07-14 Nokia Mobile Phones Ltd Puhelimen soittoäänen ohjelmointi
FI114769B (fi) * 1997-09-04 2004-12-15 Nokia Corp Menetelmä puhelinnumeroiden käsittelemiseksi matkaviestimessä ja matkaviestin
US6418330B1 (en) * 1998-09-14 2002-07-09 Samsung Electronics, Co., Ltd. Device and method for generating various ring tones in radio terminal
FR2791159B1 (fr) * 1999-03-15 2001-05-04 Bull Cp8 Procede d'acces a un objet a l'aide d'un navigateur de type "web" cooperant avec une carte a puce et architecture pour la mise en oeuvre du procede
GB2364464A (en) * 2000-06-30 2002-01-23 Nokia Mobile Phones Ltd Mobile phone activates different coloured lights depending on caller

Also Published As

Publication number Publication date
WO2003003701A1 (fr) 2003-01-09
ATE341150T1 (de) 2006-10-15
FR2826826B1 (fr) 2003-09-26
DE60215009D1 (de) 2006-11-09
US20040180700A1 (en) 2004-09-16
FR2826826A1 (fr) 2003-01-03
EP1405496A1 (fr) 2004-04-07
EP1405496B1 (fr) 2006-09-27
DE60215009T2 (de) 2007-03-29
ES2274055T3 (es) 2007-05-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
FI114529B (fi) Viestien välittämiseen tietoliikenneverkossa tarkoitettu laite
JP4357596B2 (ja) 移動無線局用のデータ記憶装置
EP2059010B1 (en) Instant video- and voicemail messaging method and means
FI116964B (fi) Menetelmä ja laite äänimerkkien poimimiseksi liikkuviin päätteisiin
CN1111078A (zh) 蜂窝电话存储拨号的方法
PT784910E (pt) Rede de comutacao para um sistema de telecomunicacoes moveis
EA200401277A3 (ru) Способ записи, сохранения и обмена информацией в сети сотовой связи
PT1405496E (pt) Módulo de identificação de assinante e terminal associado
CN101827140B (zh) 用户识别模块卡中写数据的方法及移动终端
JP2009010466A (ja) 通信端末
KR19990082956A (ko) 전화 장치, 원격 통신 시스템, 및 호출자 식별 방법
CN112653998B (zh) 终端设备丢失定位方法、终端设备和存储介质
ES2223257B1 (es) Telefono, sistema y metodo de interaccion entre un telefono y una entidad remota.
JP3997374B2 (ja) 電話機及び記録媒体
JP4305794B2 (ja) 電話機
JP4001843B2 (ja) 携帯通信端末
JP2937922B2 (ja) ボタン電話装置
JP3278571B2 (ja) 内線代表選択方法
JPH11187120A (ja) 移動通信ネットワークサービスの登録・変更・確認方法とそのシステム
JP2970646B2 (ja) 携帯無線通信装置
JP2002112344A (ja) 携帯電話システム
KR100226323B1 (ko) 시외/시내겸용 toll 전전자교환기에서의 번호번역장치 및 방법
WO2001010101A1 (en) Method and apparatus for obtaining information from a directory database
KR0136983B1 (ko) 가변 아웃고잉 메시지 제어방법
JP3465681B2 (ja) 発信位置通知システム、発信位置通知方法、発信端末の動作方法、及び、着信端末の動作方法