PT1356730E - Método de controlo térmico de parasitas - Google Patents

Método de controlo térmico de parasitas Download PDF

Info

Publication number
PT1356730E
PT1356730E PT03007733T PT03007733T PT1356730E PT 1356730 E PT1356730 E PT 1356730E PT 03007733 T PT03007733 T PT 03007733T PT 03007733 T PT03007733 T PT 03007733T PT 1356730 E PT1356730 E PT 1356730E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
hot air
air streams
projected
thermal control
rows
Prior art date
Application number
PT03007733T
Other languages
English (en)
Inventor
Florencio Lazo Barra
Original Assignee
Lazo Tpc Global Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Lazo Tpc Global Inc filed Critical Lazo Tpc Global Inc
Publication of PT1356730E publication Critical patent/PT1356730E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01MCATCHING, TRAPPING OR SCARING OF ANIMALS; APPARATUS FOR THE DESTRUCTION OF NOXIOUS ANIMALS OR NOXIOUS PLANTS
    • A01M1/00Stationary means for catching or killing insects
    • A01M1/20Poisoning, narcotising, or burning insects
    • A01M1/2094Poisoning, narcotising, or burning insects killing insects by using temperature, e.g. flames, steam or freezing
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01MCATCHING, TRAPPING OR SCARING OF ANIMALS; APPARATUS FOR THE DESTRUCTION OF NOXIOUS ANIMALS OR NOXIOUS PLANTS
    • A01M19/00Apparatus for the destruction of noxious animals, other than insects, by hot water, steam, hot air, or electricity
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01MCATCHING, TRAPPING OR SCARING OF ANIMALS; APPARATUS FOR THE DESTRUCTION OF NOXIOUS ANIMALS OR NOXIOUS PLANTS
    • A01M21/00Apparatus for the destruction of unwanted vegetation, e.g. weeds
    • A01M21/04Apparatus for destruction by steam, chemicals, burning, or electricity
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01MCATCHING, TRAPPING OR SCARING OF ANIMALS; APPARATUS FOR THE DESTRUCTION OF NOXIOUS ANIMALS OR NOXIOUS PLANTS
    • A01M2200/00Kind of animal
    • A01M2200/01Insects
    • A01M2200/011Crawling insects
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01MCATCHING, TRAPPING OR SCARING OF ANIMALS; APPARATUS FOR THE DESTRUCTION OF NOXIOUS ANIMALS OR NOXIOUS PLANTS
    • A01M2200/00Kind of animal
    • A01M2200/01Insects
    • A01M2200/012Flying insects

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Pest Control & Pesticides (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Insects & Arthropods (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Toxicology (AREA)
  • Catching Or Destruction (AREA)
  • Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)

Description

DESCRIÇÃO "MÉTODO DE CONTROLO TÉRMICO DE PARASITAS"
Campo da invenção
Esta invenção refere-se ao controlo térmico de parasitas na produção de frutos e na agricultura. Mais especificamente o método da presente invenção é aplicável em espaços abertos dedicados à produção de frutos e à agricultura tais como vinhas, pomares e terrenos de cultivo para a eliminação, de um modo preferido, de fungos indesejáveis. 0 método é igualmente adequado à eliminação de insectos pela sua desidratação e, nos insectos com asas, por danificação das asas.
Antecedentes da invenção 0 controlo químico de parasitas na agricultura e na fruticultura tem sido utilizado com muito sucesso, no que se refere ao controlo de pragas, durante os últimos setenta anos. Todos os anos são desenvolvidos novos produtos químicos, aparentemente com novas vantagens relativamente aos seus antecessores, relacionadas com custos, facilidade de aplicação, e a gama de pragas coberta. Infelizmente descobriu-se que também durante muito tempo, e até aos nossos dias, muitos desses produtos químicos têm efeitos secundários indesejáveis, poluindo o ambiente ou outras plantas e animais, incluindo humanos. Alguns destes efeitos indesejados apenas foram observados depois de muitos anos de utilização contínua dos químicos, devido ao 1 seu efeito cumulativo sobre o corpo, ou por transmissão genética, afectando as novas gerações; outros efeitos indesejados são observados muito rapidamente. Por estas razões, existe uma tendência para a procura de soluções com muito pouco ou nenhum impacto sobre o ambiente.
Uma das primeiras soluções não quimicas foi o controlo biológico de pragas, consistindo na estimulação do desenvolvimento de predadores naturais desses parasitas. 0 problema é que por vezes o predador elimina a praga, mas elimina igualmente alguns dos controlos naturais, criando assim um problema ecológico sério.
Outro grupo de soluções para controlo dos parasitas, em alternativa aos métodos biológicos e quimicos, é a alteração de algumas das variáveis físicas do habitat da praga, de modo a fazer com que esta tenha um ambiente hostil para o seu desenvolvimento e reprodução. Nestes tipos de soluções incluem-se, entre outros, refrigeração, redução da humidade, aplicação de calor, redução de oxigénio. 0 problema com este tipo de soluções é a determinação das variáveis do habitat a modificar, a duração e magnitude das alterações, de modo a se obterem os efeitos desejados nos parasitas sem prejudicar as espécies a proteger.
Neste tipo de soluções, a aplicação de calor mostrou ser muito útil. Uma das primeiras soluções para a eliminação de microrganismos foi o bem conhecido método da pasteurização. Este método só é aplicável a substâncias inanimadas, de origem animal ou vegetal, mas não pode ser utilizado quando os referidos animais ou plantas se encontram vivos. Foram propostos outros métodos para controlo de parasitas por utilização de calor, como 2 o revelado por Forbes na Patente Norte Americana n° 4.817.329 ou a proposta por Binker et al. na Patente Norte Americana n° 6.279.261.
Forbes ensina um método para matar insectos, tais como térmitas, numa estrutura urbana, por exemplo um espaço isolado, em que é insuflado um gás aquecido sem mudanças de fase. Encontrando-se o gás a uma temperatura entre a temperatura ambiente e a temperatura letal para o insecto, a referida temperatura é mantida durante o tempo necessário para matar o insecto. 0 método de Forbes considera a instalação de condutas de entrada e de saida para os gases aquecidos. Forbes ensina também que o espaço a tratar deve ser isolado com esteiras nas portas e janelas de modo a facilitar a acumulação dos gases aquecidos. De acordo com o exposto, o método de Forbes não pode ser utilizado em espaços abertos e, consequentemente, não pode ser utilizado na agricultura ou fruticultura.
Binker ensina igualmente um método para a exterminação de pragas em espaços fechados, tais como moinhos ou fábricas de processamento de alimentos. 0 processo de Binker não requer o isolamento de espaços, mas isto porque os seus espaços são normalmente fechados e sem janelas, ao contrário das estruturas urbanas de Forbes. Assim também o método de Binker não é utilizável em campos abertos tais como os de agricultura ou fruticultura. A preocupação mais importante de Binker é a de não contaminar ou alterar os alimentos nas fábricas de processamento, evitando a introdução de gases de combustão e controlando a humidade do ar aquecido.
Nem Forbes nem Binker ensinam um método de controlo de parasitas por utilização de gases aquecidos ou de ar aquecido 3 num espaço aberto onde seja necessário manter ou preservar de qualquer dano as espécies vivas vegetais tais como vinhas, árvores de fruto ou plantas. 0 documento DE-A-28 28 743 revela um aparelho e um método para o controlo de insectos na produção de frutos e na agricultura por meio de ar quente, em que uma corrente de ar quente é projectada directamente sobre a planta infestada com insectos fazendo manualmente a corrente de ar quente oscilar num rápido movimento circular sobre a referida planta sem a danificar. 0 documento US-A-5.974.728 revela um método para controlo de insectos em que, num modo de realização, os insectos presentes no ar sobre as plantas são sugados para o interior do aparelho e mortos por ar quente aquecido por grelhas aquecidas dentro do aparelho, e o ar quente é dirigido para a superfície do solo na área entre as plantas para a eliminação de insectos, larvas, ovos e ervas daninhas aí presentes. Num outro modo de realização revelado no documento US-A-5.974.728, o ar aquecidoO é soprado sobre a superfície do solo antes do cultivo para a eliminação de insectos, larvas e ovos presentes sobre a superfície do solo.
Breve descrição da invenção A presente invenção oferece um método de acordo com a reivindicação 1 para controlo térmico de parasitas na fruticultura e na agricultura, em espaços abertos, tais como vinhas, pomares e outros. 0 método da presente invenção permite, de um modo preferido, a eliminação de fungos que afectam as 4 plantas, e também a eliminação de insectos nocivos, pela sua desidratação e, no caso de insectos com asas, por danificação das asas. No caso dos insectos, o método é especialmente eficaz na eliminação de insectos nocivos quando estes se encontrem numa fase vulnerável, tal como o larvar no caso da Drosophila melanogaster. Observou-se igualmente uma clara diferença entre as fileiras tratadas com o método térmico da presente invenção numa vinha e as fileiras tratadas com produtos químicos para protecção das vinhas contra o fungo Botritis cirenea. Nas fileiras tratadas com produtos químicos podem-se observar ataques esporádicos de um acarídeo designado por Brevipalpus chilensis, enquanto que as fileiras tratadas de acordo com o presente método se encontram completamente livres desta praga. 0 método da invenção é muito simples; as vantagens económicas e ambientais são maiores que as vantagens da técnica anterior. 0 conceito em que esta invenção se baseia quebra um paradigma, ao aplicar pela primeira vez ar aquecido directamente nas plantas, para eliminação da praga. Basicamente o processo consiste na projecção, a partir de um veículo móvel, de uma ou mais correntes de ar quente, a temperaturas entre 65 °C e 250 °C e, a uma velocidade de entre 80 e 250 km por hora, projectar estas correntes de ar aquecido sobre as plantas a uma distância mínima das saídas de ar quente de cerca de 0,20 m. A presente invenção foi utilizada com sucesso, controlando o fungo Oídio (Uncinula necator) e Botritis (Botritis cinerea) em vinhas de vinho de mesa.
Até à data, estas doenças dos dois fungos têm sido controladas apenas com a utilização de fungicidas químicos, com os consequentes danos para o ambiente e para os consumidores. 5
Acessoriamente, a presente invenção permite a eliminação da condensação sobre os frutos ou plantas, evitando o desenvolvimento de fungos indesejáveis, e permitindo aos produtores embalar os seus frutos sem os problemas relacionados com a condensação.
Assim, um primeiro objectivo da invenção é oferecer um método de controlo de parasitas na produção de frutos e na agricultura, por projecção de correntes de ar quente sobre as plantas, a partir de um veiculo móvel.
Outro objectivo da presente invenção é oferecer um método para controlo de fungos na produção de frutos e na agricultura, especialmente em vinhas e pomares, pela aplicação de correntes de ar quente às plantas a partir de um veiculo móvel, não se limitando o método a isto.
Um terceiro objectivo da presente invenção consiste em oferecer um método que, para além do controlo de parasitas na fruticultura e na agricultura, possa reduzir ou eliminar a condensação sobre as frutas ou as plantas.
Descrição detalhada da invenção A presente invenção consiste num método de acordo com a reivindicação 1, para controlo térmico de pragas na produção de frutos e na agricultura, em espaços abertos. 0 método da invenção é aplicado de um modo preferido em vinhas de modo a controlar as doenças provocadas por fungos, tais como o Oídio (Uncinula necator) e Botritis (Botritis cinerea) , que atacam 6 cachos de uvas ou, no caso dos pomares de macieiras, controlar a Venturia (Venturia inaequalis) . Estes fungos morrem a temperaturas entre 40 °C e 60 °C; os insectos são afectados a temperaturas superiores, dependendo da espécie e da sua fase de desenvolvimento. O método consiste na projecção de uma ou mais correntes de ar quente, a uma temperatura de entre aproximadamente 65 °C e 250 °C, a uma distância minima de cerca de 0,20 m da planta, a partir de um veiculo móvel, movendo-se de um modo preferido a uma velocidade de entre aproximadamente 5 e 15 km por hora, e numa direcção aproximadamente paralela às fileiras. As correntes de ar quente são projectadas a uma velocidade de entre aproximadamente 80 e 250 km por hora, de um modo preferido a uma velocidade de aproximadamente 100 km por hora. Encontrando-se a corrente de ar quente a uma temperatura assim elevada, por exemplo 250 °C, e tendo uma velocidade como a acima mencionada, a transferência de calor para o vegetal a tratar é suficientemente elevada, mas suficientemente curta, para danificar as pragas sem causar danos à planta. Na realidade, na planta, o ar quente aplicado tal como acima referido mantém-se a uma temperatura superior a 45 °C durante um período de 16 segundos.
Em ensaios preliminares em vinhas com doenças provocadas por fungos, com a aplicação de ar quente a 110 °C, não apenas foram controlados os fungos como também alguns insectos foram eliminados, tais como a mosca Drosophila melanogaster. Foram também gravemente danificados Micrapate scabrata, Capitarsia turbata e Proeulia auraria. 7 A temperatura adequada à utilização neste método dependerá em cada caso do tipo de colheita, da praga e da temperatura ambiente.
Para a aplicação de correntes de ar quente sobre campos tratados, a partir do veiculo móvel, pode-se considerar uma orientação das correntes paralelas às fileiras, perpendiculares a estas, ou obliquas em relação às mesmas, dependendo da sensibilidade da planta ao calor, da espessura das fileiras e da folhagem das árvores. É necessário clarificar que, apesar da muito elevada velocidade e temperatura da corrente de ar quente, esta expande-se muito rapidamente à saida e, uma vez que a fonte de ar quente se encontra em movimento, tempo durante o qual a planta se encontra sob o efeito do ar quente é muito curto.
Lisboa, 22 de Junho de 2007 8

Claims (5)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Método para controlo térmico de pragas na agricultura e fruticultura que inclui a projecção de pelo menos uma corrente de ar quente directamente sobre uma cultura a partir de um veiculo que se move numa direcção sensivelmente paralela às fileiras da cultura sem danificar a cultura, em que pelo menos uma das referidas correntes de ar quente saem a uma temperatura de entre aproximadamente 65 °C e aproximadamente 250 °C, em que pelo menos uma das referidas correntes de ar quente são projectadas a uma distância minima de cerca de 0,20 m da cultura, e em que pelo menos uma das referidas correntes de ar quente são projectadas a uma velocidade de entre aproximadamente 80 e aproximadamente 250 km por hora.
  2. 2. Método para o controlo térmico de parasitas de acordo com a reivindicação 1, em que pelo menos uma das referidas correntes de ar quente são projectadas numa direcção substancialmente paralela às fileiras da cultura.
  3. 3. Método para o controlo térmico de parasitas de acordo com a reivindicação 1, em que pelo menos uma das referidas correntes de ar quente são projectadas numa direcção substancialmente transversal às fileiras da cultura.
  4. 4. Método para o controlo térmico de parasitas de acordo com a reivindicação 1, em que pelo menos uma das referidas correntes de ar quente são projectadas numa direcção substancialmente obliqua relativamente às fileiras da cultura. 1
  5. 5. Método para o controlo térmico de parasitas de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, em que o parasita a controlar é qualquer dos fungos Uncinula necator, Botritis cinerea e Venturia inaequalis, ou qualquer das variedades de insectos Drosophila melanogaster, Micrapate scabrata, Capitarsia turbata e Proeulia atiraria. Lisboa, 22 de Junho de 2007 2
PT03007733T 2002-04-26 2003-04-04 Método de controlo térmico de parasitas PT1356730E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US10/132,693 US7134239B2 (en) 2002-04-26 2002-04-26 Method for thermal pest control

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1356730E true PT1356730E (pt) 2007-07-03

Family

ID=28791003

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT03007733T PT1356730E (pt) 2002-04-26 2003-04-04 Método de controlo térmico de parasitas

Country Status (17)

Country Link
US (1) US7134239B2 (pt)
EP (1) EP1356730B1 (pt)
JP (1) JP4620935B2 (pt)
CN (1) CN1452862A (pt)
AR (1) AR036681A1 (pt)
AT (1) ATE364995T1 (pt)
AU (1) AU2003203886B2 (pt)
BR (1) BR0301246B1 (pt)
CA (1) CA2426603C (pt)
DE (1) DE60314471T2 (pt)
ES (1) ES2285002T3 (pt)
IL (1) IL155126A (pt)
MX (1) MXPA03003170A (pt)
NZ (1) NZ535180A (pt)
PE (1) PE20031051A1 (pt)
PT (1) PT1356730E (pt)
ZA (1) ZA200302689B (pt)

Families Citing this family (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7134239B2 (en) * 2002-04-26 2006-11-14 Florencio Lazo Barra Method for thermal pest control
US20050246942A1 (en) * 2004-05-07 2005-11-10 Mueller A C Method of extermination utilizing heated air
US20070023980A1 (en) * 2005-07-11 2007-02-01 Mimoun Abaraw Pest control system
BRPI0703580A (pt) * 2007-10-16 2008-02-26 Francisco Maria Ayala Barreto processo para controle de pragas por ar aquecido e equipamento resultante
US7926222B2 (en) * 2008-09-25 2011-04-19 Molnar Christopher J Insect eradication system and method
BRPI1001391E2 (pt) * 2010-01-18 2018-09-25 Daniel Alexandre Geisse equipamento de geração e distribuição de calor para controle térmico de pragas
US8756857B2 (en) 2011-01-14 2014-06-24 Technologies Holdings Corp. Hydronic heating system and method for pest control
US8720109B2 (en) 2011-01-25 2014-05-13 Technologies Holdings Corp. Portable heating system for pest control
WO2012127383A1 (en) 2011-03-18 2012-09-27 Ecolab Usa Inc. Heat system for killing pests
US8479439B2 (en) * 2011-04-06 2013-07-09 Technologies Holding Corp. Self-contained heating unit for thermal pest control
WO2013147962A1 (en) 2012-03-24 2013-10-03 Martin Fisher Thermal plant treatment and a machine to apply the treatment
RU2610130C1 (ru) * 2015-10-13 2017-02-08 Валерий Петрович Ушаков Способ уничтожения вредителей и микроорганизмов на растениях тепловой обработкой растения
CN106416854B (zh) * 2016-07-15 2019-12-27 华南农业大学 一种柑橘黄龙病的热空气处理装置及其使用方法
BE1024059B1 (fr) * 2017-02-07 2017-11-09 Der Monde Frédéric Van Procédé de traitement de plantes cultivées

Family Cites Families (88)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US503086A (en) * 1893-08-08 Machine for winding thread on spools
US194861A (en) * 1877-09-04 Improvement in processes for destroying vermin
US1306209A (en) * 1919-06-10 Liams
US1021530A (en) * 1911-05-10 1912-03-26 Springfield Plant Bed Steaming Company Method of steaming tobacco-beds.
US1090280A (en) * 1912-04-27 1914-03-17 John P Martin Insect-destroyer.
US1180434A (en) * 1914-06-10 1916-04-25 Carl H Robinson Cotton-square destroyer.
US1131458A (en) * 1914-07-09 1915-03-09 Mercer Dean Barefield Insect-destroyer.
US1257343A (en) * 1917-01-10 1918-02-26 William E Harper Boll-weevil exterminator.
US1250516A (en) * 1917-01-10 1917-12-18 Charlie M Pharis Boll-weevil exterminator.
US1284698A (en) * 1917-12-06 1918-11-12 George Washington Johnson Boll-weevil exterminator.
US1402960A (en) * 1920-12-24 1922-01-10 Robert F Halbert Insect destroyer
US1482785A (en) * 1922-07-05 1924-02-05 Charles R Coolidge Cotton-boll-weevil exterminator
US1467495A (en) * 1922-07-08 1923-09-11 Patton Luther Insect catcher
US1498793A (en) * 1923-05-16 1924-06-24 Charles L Harris Insect destroyer
US1488140A (en) * 1923-06-22 1924-03-25 Abercrombie Newton Leonidas Boll-weevil-exterminating machine
US1591083A (en) * 1924-02-28 1926-07-06 Erdos George Geza Insect destroyer
US1580297A (en) * 1924-04-19 1926-04-13 Frank Highfill B Insect-exterminating apparatus
US1602849A (en) * 1924-08-02 1926-10-12 Thomas T Harris Boll-weevil machine
US1567969A (en) * 1925-04-15 1925-12-29 Marek August Insect exterminator
US1876737A (en) * 1929-02-25 1932-09-13 W C Collins Apparatus for ray treatment of vegetation
US1754083A (en) * 1929-05-10 1930-04-08 Eustace R Collins Insect exterminator
US1936557A (en) * 1931-08-15 1933-11-21 Allen E Manion Blower
US2051057A (en) * 1934-11-13 1936-08-18 Ray D Ize Corp Art of destroying insects and the like
US2114494A (en) * 1935-08-12 1938-04-19 Mildred E Hummel Insect extermination
US2059835A (en) * 1936-01-29 1936-11-03 Archie G Worthing Destruction of living organisms
US2272190A (en) * 1939-07-04 1942-02-10 Elliott Soil Sterilizer Inc Apparatus for sterilizing soil
US2346270A (en) * 1943-04-05 1944-04-11 Alexander R Nisbet Insect collecting machine
US2467393A (en) * 1945-06-13 1949-04-19 Steam Torch Corp Superheating method and apparatus
US2602388A (en) * 1945-07-27 1952-07-08 Burr B Elliott Method of treating soil
US2602267A (en) * 1949-03-14 1952-07-08 George T Neundorfer Portable two-directional agricultural heater
US2615284A (en) * 1950-10-19 1952-10-28 Jr William R Fowler Portable crop heater
US2722082A (en) * 1952-11-10 1955-11-01 Nisbet John Lee Insect collecting machine
US3120949A (en) * 1961-01-24 1964-02-11 Robinson Corp Two-directional agricultural heater
US3443885A (en) * 1966-03-28 1969-05-13 Nicholas A Scholtus Device for pasteurizing soil
US3477174A (en) * 1967-08-28 1969-11-11 Univ Iowa State Res Found Inc Method and apparatus for flame cultivating row crops
NL6811715A (pt) * 1968-08-16 1970-02-18
US3626636A (en) * 1969-07-15 1971-12-14 Joe R Wheeler Thermal plant conditioning apparatus and method
DE2828743A1 (de) * 1978-06-30 1980-01-10 Hans Wilhelm Dipl Ing Wolf Geraete zur bekaempfung von schadinsekten im garten, gartenbau und in der landwirtschaft durch heissluft
JPS5653603A (en) * 1979-10-08 1981-05-13 Earth Chem Corp Ltd Fumigation and its device
DE3237793C2 (de) * 1981-10-16 1986-12-18 Hans Wanner GmbH, Maschinenbau, 7988 Wangen Fahrbares Pflanzenschutz-Sprühgerät
US4513529A (en) * 1983-08-01 1985-04-30 Reich Douglas R Method and means for preventing frost damage to crops
JPS6062934A (ja) * 1983-09-14 1985-04-11 三州産業株式会社 ミカンコミバエ・ウリミバエの殺虫装置
US4716676A (en) * 1983-09-14 1988-01-05 Masami Imagawa Insect killing system
DE3338958A1 (de) * 1983-10-27 1985-05-30 Wolfgang Dr. 6100 Darmstadt Wegener Verfahren zur bekaempfung und abtoetung von pilzen und/oder schwaemmen an organischen materialien und baumaterialien, insbesondere bei vernaessungen
US4961283A (en) * 1986-08-29 1990-10-09 Charles Forbes Extermination of insects by heat
US4817329A (en) * 1986-08-29 1989-04-04 Charles Forbes Extermination of insects by heat
US5058313A (en) * 1987-01-09 1991-10-22 Tallon Joseph C Method and apparatus for exterminating structure infestations
US4911889A (en) * 1987-09-16 1990-03-27 The Procter & Gamble Company Methods for sanitizing materials utilizing superheated steam
DE3803145A1 (de) * 1988-02-03 1989-08-17 Henry Ehrenberg Pflanzenschutz-austragvorrichtung
USH828H (en) * 1988-11-14 1990-10-02 The United States Of America As Represented By The Secretary Of Agriculture Hot air disinfestation of fruit and vegetables
US5020510A (en) * 1989-01-10 1991-06-04 Jones Darrell R Method and apparatus for heating the ground, roads or the like
JPH02286027A (ja) * 1989-04-28 1990-11-26 Hamata Seibaku Kk 穀物・飼料粉粒の殺虫および防カビ方法
US4953320A (en) * 1989-09-15 1990-09-04 Nelson Lawrence L Heated cockroach trap
NL9000092A (nl) * 1990-01-15 1991-08-01 Hoaf Apparatenfabriek B V Werkwijze en inrichting voor het thermisch verdelgen van onkruid.
JPH03290138A (ja) * 1990-04-03 1991-12-19 Ooyodo Diesel Kk ゴルフ場の害虫駆除装置
US5030086A (en) * 1990-06-25 1991-07-09 Jones Ronald C Agricultural burner device
DE4025828A1 (de) * 1990-08-16 1992-02-20 Automatische Walzenmuehle Heis Vorrichtung und verfahren zur schaedlingsbekaempfung im vorratsschutz oder in verarbeitungsraeumen
US5297730A (en) * 1990-09-14 1994-03-29 Aquaheat Technology, Inc. Apparatus and method for controlling weeds and undergrowth
DE4100221A1 (de) * 1991-01-07 1992-07-09 Hermann Tremmel Thermische unkraut- und schaedlingsbekaempfung
JPH0520579U (ja) * 1991-03-16 1993-03-19 株式会社エム式水耕研究所 吸引式捕虫捕菌機
US5099598A (en) * 1991-06-24 1992-03-31 Lynn Carter Fire ant trapping apparatus and method
JPH0531583U (ja) * 1991-10-02 1993-04-27 富士ロビン株式会社 吸込式殺虫機
ES2156870T3 (es) * 1993-05-07 2001-08-01 Waipuna Internat Ltd Metodo y aparato para controlar vegetacion.
JPH06335344A (ja) * 1993-05-29 1994-12-06 Takatoshi Miyazaki 除草殺菌殺虫装置
US6146600A (en) * 1993-09-17 2000-11-14 University Of Hawaii Side body disingestation chamber
NZ271896A (en) * 1993-09-17 1998-02-26 Univ Hawaii Pest treatment chamber; apparatus for killing pests on or in flowers, fruit or vegetable commodities; use of hot air with a relative humidity of 30-85%
AU1205195A (en) * 1993-12-16 1995-07-03 Dennis Walter Tindall Reticulation means
US5471782A (en) * 1994-05-02 1995-12-05 Brittell; Orville D. Heated cockroach trap
DE69523061T2 (de) * 1994-07-28 2002-06-20 Darren Charles Adey Verfahren und vorrichtung zur unkrautbekämpfung
US5682707A (en) * 1995-02-01 1997-11-04 Chastain; Julius H. Agricultural burner implement
US5974728A (en) * 1995-07-10 1999-11-02 Nichols; James C. Method and apparatus for the non-toxic control of insects and weeds
US5622123A (en) * 1995-08-10 1997-04-22 Aqua Heat Technology, Inc. Process and apparatus for killing soil pathogens
US5575111A (en) * 1995-09-28 1996-11-19 Rajamannan; A. H. J. Method of using hot air foam to kill vegetation and pests
US5768822A (en) * 1995-11-27 1998-06-23 Harrell; Robert C. Combination insect/weed destroyer
US5848492A (en) * 1996-05-03 1998-12-15 Brown; Claude E. Agricultural methods with superheated steam
US5867935A (en) * 1996-05-03 1999-02-09 Brown; Claude E. Superheated steam delivering apparatus and agricultural methods therewith
DE19642624A1 (de) * 1996-10-16 1998-04-23 Hermann Otto Dipl Ing Fh Extratrockenluft-Varroabekämpfungsmaschine
US5934013A (en) * 1996-11-27 1999-08-10 Barra; Florencio Lazo Agricultural heating control method
US6073859A (en) * 1997-01-28 2000-06-13 Werner Gorgens Consulting And Trading Process and device for eliminating weeds and cleaning surfaces
DE19825880C5 (de) 1998-06-10 2010-01-07 Binker Materialschutz Gmbh Thermische Schädlingsbekämpfung
AUPP663198A0 (en) * 1998-10-20 1998-11-12 Boral Energy Limited Weed and plant pest control apparatus and method
IL127838A (en) * 1998-12-30 2001-03-19 H K M Advanced Agriculture Ltd Soil disinfecting machine
US6141901A (en) * 1999-09-14 2000-11-07 Rupp Industries, Inc. Pest control system
US6612067B2 (en) * 2001-05-16 2003-09-02 Topp Construction Services, Inc. Apparatus for and method of eradicating pests
US6678994B2 (en) * 2001-05-22 2004-01-20 Topp Construction Services, Inc. Sanitary and phytosanitary pest control method by controlled application of heat
JP3538607B2 (ja) * 2001-10-26 2004-06-14 明伸興産株式会社 土壌の加熱消毒装置
US7134239B2 (en) * 2002-04-26 2006-11-14 Florencio Lazo Barra Method for thermal pest control
TWI264285B (en) * 2003-11-21 2006-10-21 Sanshu Sangyo Co Ltd Vapor heat insect killing apparatus for Mediterranean fruit fly, orange small fruit fly, Queensland fruit fly and melon fruit or the like

Also Published As

Publication number Publication date
EP1356730A2 (en) 2003-10-29
CA2426603A1 (en) 2003-10-26
AU2003203886B2 (en) 2010-06-17
BR0301246A (pt) 2004-08-17
DE60314471D1 (de) 2007-08-02
JP2003310131A (ja) 2003-11-05
AR036681A1 (es) 2004-09-29
EP1356730A3 (en) 2004-01-02
NZ535180A (en) 2006-07-28
CA2426603C (en) 2007-09-18
AU2003203886A1 (en) 2003-11-13
JP4620935B2 (ja) 2011-01-26
US20030200696A1 (en) 2003-10-30
ATE364995T1 (de) 2007-07-15
ZA200302689B (en) 2004-02-17
PE20031051A1 (es) 2004-01-18
DE60314471T2 (de) 2008-01-17
EP1356730B1 (en) 2007-06-20
IL155126A (en) 2008-04-13
ES2285002T3 (es) 2007-11-16
CN1452862A (zh) 2003-11-05
US7134239B2 (en) 2006-11-14
BR0301246B1 (pt) 2010-11-03
MXPA03003170A (es) 2003-10-31
IL155126A0 (en) 2003-10-31

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1356730E (pt) Método de controlo térmico de parasitas
Schmale et al. Biological control of the bean weevil, Acanthoscelides obtectus (Say)(Col.: Bruchidae), by the native parasitoid Dinarmus basalis (Rondani)(Hym.: Pteromalidae) on small-scale farms in Colombia
RU2787184C1 (ru) Способ биологической борьбы с гусеницами американской белой бабочки (Hyphantria cunea)
Kulishenko et al. Small hive beetle (Aethina tumida) threat on the horizon
JP7292720B2 (ja) 天敵昆虫を農作物へ誘引する方法
Pangestu The effect of application of control techniques to the population, damage intensity of onion caterpillar (Spodoptera exigua hubner) and yield of shallots
JP2009221174A (ja) アリのブルード保護行動を利用した駆除技術
Thomas Mushroom Insects. Their Biology and Control.
TW200412846A (en) Pesticidal treatment of stored foodstuffs, chambers, structures and works of art with sulphur compounds
JPH092913A (ja) コナジラミ類駆除剤
Turabaeva et al. METHODS OF PEST CONTROL AND PLANT DISEASES
Farmers How To Get Rid Of Root Aphids In Hydroponics
WO2015159115A1 (en) Pest control composition, methods for producing and applying thereof, and use thereof in pest control
Kaur et al. Evaluation of biopesticides and insecticides against egg parasitoid, Trichogramma brasiliensis Ashmead
WO1997005781A1 (en) Method of treatment to obtain protection against pests and to inhibit germination together with means for these purposes
KR20240061178A (ko) 이산화염소수와 다공성 물질을 이용한 방역용 조성물 제조방법 및 이를 이용한 방역용 조성물
SU217128A1 (ru) Биологический способ борьбы с заразихой (orobanachacae)
Reddy et al. Lilies
JPS61221101A (ja) 農園芸用施設の環境改善方法
JPS60169406A (ja) 農園芸用施設の環境改善方法
RU2112371C1 (ru) Способ массового разведения паразитического насекомого dibrachys cavus w "p-6"
Caltagirone et al. Insecticides and integrated control in peaches
CN110268916A (zh) 一种防治平菇病虫害的方法
Marer Landscape Maintenance Pest Control
Gornovska et al. Pests of sunflower crops in North Steppe of Ukraine