PT1295520E - Grade rotativa com accionamento de rotor melhorado - Google Patents

Grade rotativa com accionamento de rotor melhorado Download PDF

Info

Publication number
PT1295520E
PT1295520E PT02020852T PT02020852T PT1295520E PT 1295520 E PT1295520 E PT 1295520E PT 02020852 T PT02020852 T PT 02020852T PT 02020852 T PT02020852 T PT 02020852T PT 1295520 E PT1295520 E PT 1295520E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
gear
gear train
drive shaft
pinion
harrow according
Prior art date
Application number
PT02020852T
Other languages
English (en)
Inventor
Martin Gebbeken
Gottfried Giesen
Original Assignee
Lemken Gmbh & Co Kg
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from DE2001146571 external-priority patent/DE10146571A1/de
Priority claimed from DE2002113400 external-priority patent/DE10213400A1/de
Application filed by Lemken Gmbh & Co Kg filed Critical Lemken Gmbh & Co Kg
Publication of PT1295520E publication Critical patent/PT1295520E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01BSOIL WORKING IN AGRICULTURE OR FORESTRY; PARTS, DETAILS, OR ACCESSORIES OF AGRICULTURAL MACHINES OR IMPLEMENTS, IN GENERAL
    • A01B33/00Tilling implements with rotary driven tools, e.g. in combination with fertiliser distributors or seeders, with grubbing chains, with sloping axles, with driven discs
    • A01B33/08Tools; Details, e.g. adaptations of transmissions or gearings
    • A01B33/082Transmissions; Gearings; Power distribution
    • A01B33/085Transmissions; Gearings; Power distribution specially adapted for tools on a vertical shaft

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Power Engineering (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Soil Sciences (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Soil Working Implements (AREA)
  • Plural Heterocyclic Compounds (AREA)
  • General Details Of Gearings (AREA)

Description

DESCRIÇÃO "GRADE ROTATIVA COM ACCIONAMENTO DE ROTOR MELHORADO" A presente invenção refere-se a uma grade rotativa com caixa de engrenagens, com pelo menos três rodas cilíndricas, que estão ligadas à prova de torção a veios de rotor que, por sua vez, estão alojados na caixa de engrenagens sobre rolamentos, sendo que as rodas cilíndricas individuais estão situadas umas ao lado das outras e estão engrenadas umas nas outras, com um trem de engrenagens que está situado por cima da caixa de engrenagens, sendo que o trem de engrenagens apresenta um veio de accionamento situado na vertical, que actua sobre as rodas cilíndricas.
As grades rotativas deste género apresentam um trem de engrenagens com veio de accionamento situado na vertical, que suporta na sua zona média uma roda cilíndrica, a qual acciona as rodas cilíndricas adjacentes. Do lado da extremidade, o veio de accionamento situado na vertical, como também os restantes veios de rotor, apresenta um suporte de dentes, com dentes que, em regra, estão realizados de modo diferente que os restantes suportes de dentes.
Do pedido de patente europeia EP 713635 pode deduzir-se uma grade rotativa, na qual o veio de accionamento situado na vertical apresenta saliências, que encaixam em furos correspondentes de uma roda cilíndrica e, assim, providenciam uma ligação de accionamento em união positiva. Esta disposição é 1 muito trabalhosa e não está protegida por fusíveis, em termos de técnica de accionamento.
Para a obtenção de uma inversão do sentido de rotação, no documento DE-OS 3629774 é utilizado um conjunto de rodas de inversão, que é constituído por duas rodas dentadas principais e uma roda de inversão. De acordo com o documento DE-OS 2847785, pode ser realizada uma inversão do sentido de rotação na medida em que o trem de engrenagens apresenta dois veios de entrada situados um junto do outro e que, relativamente ao sentido de rotação, estão ligados um ao outro em sentidos opostos, através de rodas dentadas situadas no trem de engrenagens. Uma forma deste género para realização da inversão do sentido de rotação é de facto simples, no entanto, o elevado dispêndio na construção dos componentes adicionais do trem de engrenagens pode não estar situado numa proporção económica com o benefício. 0 objectivo da invenção é criar uma grade rotativa simples em termos de montagem, que seja complementarmente mais favorável no que se refere aos custos de fabrico, sem ter de prescindir de funções importantes. 0 objectivo é resolvido, de acordo com a invenção, na medida em que o veio de accionamento situado na vertical, deslocado em relação aos veios de rotor, está saliente para dentro da caixa de engrenagens e apresenta na extremidade um pinhão, que está realizado com diâmetro mais pequeno que o das rodas cilíndricas, por o pinhão estar engrenado numa das rodas cilíndricas adjacentes e por o veio de accionamento situado na vertical estar montado na direcção de trabalho da grade rotativa, à frente ou atrás do veio de rotor das rodas cilíndricas adjacentes e por o trem de engrenagens estar situado 2 de modo a poder ser deslocado sobre a caixa de engrenagens e, nomeadamente, de modo que o pinhão esteja realizado para engrenar alternadamente numa roda cilíndrica ou na outra roda cilíndrica adjacente, para efectuar uma inversão do sentido de rotação.
Através da disposição do veio de accionamento com pinhão, deslocado para a frente ou para trás, todas as rodas cilíndricas da caixa de engrenagens podem ser realizadas iguais. Não são necessárias soluções especiais para a primeira roda cilíndrica ou os veios de rotor. A grade rotativa desempenha todas as funções importantes, sem que sejam necessários quaisquer dispositivos complementares ou outros. Com auxílio do trem de engrenagens deslocável pode ser conseguida uma simples inversão do sentido de rotação. Através desta solução de acordo com a invenção, através de deslocamento simples do trem de engrenagens em relação às rodas cilíndricas, é realizada uma inversão do sentido de rotação do disco rotativo. Isto é vantajoso, em especial, quando são utilizados, por exemplo, dentes, que formam um ângulo obtuso ou agudo na direcção de rotação, com a sua aresta de corte em relação à superfície do solo. Através do engrenamento alternado do pinhão numa das rodas cilíndricas adjacentes uma à outra, descritas anteriormente, pode verificar-se uma inversão do sentido de rotação, da maneira mais simples.
Além disso, a invenção prevê que o veio de accionamento situado na vertical esteja montado na direcção de trabalho, à frente ou atrás do primeiro veio de rotor da primeira roda cilíndrica e, nomeadamente, deslocado lateralmente 5 cm a 12 cm. Através desta característica é assegurado que as dimensões da caixa de engrenagens não se alteram, antes de mais não devem ser 3 aumentadas, para poder alojar o pinhão adjacente lateralmente à roda cilíndrica.
Além disso, está previsto, de acordo com a invenção, que o veio de accionamento situado na vertical esteja alojado directamente por cima do pinhão e o alojamento seja parte integrante do trem de engrenagens ou esteja ligado directamente ao trem de engrenagens. Esta forma de realização garante uma disposição estável do veio de accionamento e do pinhão. Sem medidas e habilidades especiais, aquando da montagem, o trem de engrenagens com veio de accionamento e pinhão pode ser montado sobre uma caixa de engrenagens com rodas cilíndricas. Isso reduz o dispêndio de trabalho e de montagem e desse modo também, ao mesmo tempo, os custos de fabrico.
Além disso, a invenção prevê que o veio de rotor apresente na sua extremidade inferior um suporte de dentes, para o alojamento de dentes e que o veio de rotor e o suporte de dentes estejam realizados como uma peça única, de um modo preferido, como peça forjada. A invenção prevê, além disso, que o trem de engrenagens seja guiado numa guia de corrediça e esteja realizado de modo a poder ser deslocado na respectiva posição de engrenamento. A guia de corrediça é uma ligação estrutural simples de fabricar, que pode ser constituída, por exemplo, também por simples furos longitudinais, que estão situados na flange do trem de engrenagens.
De acordo com a invenção está previsto, além disso, que esteja prevista uma guia paralela, sobre a qual está situado o trem de engrenagens, de modo a poder ser deslocado paralelamente 4 sobre a caixa de engrenagens. Através desta guia paralela do trem de engrenagens é alterada, nomeadamente, a posição lateral do veio de entrada, aquando de uma inversão do sentido de rotação, mas não a sua posição angular em relação ao veio de tomada de força do tractor. A posição paralela do veio de entrada em relação ao veio de tomada de força do tractor, importante para o funcionamento isento de vibrações e com reduzido desgaste de um veio de trem de engrenagens, não é assim alterada. A invenção prevê, além disso, que o trem de engrenagens esteja realizado como trem de engrenagens de mudança de velocidade. Através desta forma de realização, mesmo com o trem de engrenagens de acordo com a invenção, pode ser efectuada uma alteração simples e a custos favoráveis da relação de transmissão entre o veio de entrada e o veio de accionamento. Para isso são apenas mudadas ou substituídas rodas dentadas. A invenção prevê, além disso, que o trem de engrenagens esteja realizado como caixa de velocidades com relações de transmissão variáveis. Com esta forma de realização do trem de engrenagens, o trem de engrenagens robusto e de custos favoráveis, com inversão do sentido de rotação, pode ser adaptado, de forma rápida e cómoda, às condições de utilização respectivamente existentes, por exemplo, um elevado número de rotações do disco rotativo, em estruturas de solo difíceis ou um reduzido número de rotações do disco rotativo, em estruturas de solo fáceis a semi-dificeis. A invenção prevê, além disso, que o trem de engrenagens esteja realizado de modo a poder ser bloqueado ou fixado na sua posição de engrenamento respectiva. Com simples batentes, peças 5 de aperto ou dispositivos de retenção, o trem de engrenagens pode ser bloqueado na posição de engrenamento respectiva e, nomeadamente, de modo que possa também ser tomada em consideração e optimizada a folga nos flancos dos dentes, entre o pinhão do veio de accionamento e a roda cilíndrica que se encontra respectivamente em utilização.
Uma vez que todos os componentes como rodas dentadas, veios de rotor com suportes de dentes e mesmo os alojamentos são iguais para todas as unidades, reduzem-se as variantes e deste modo, por sua vez, os custos de fabrico e os custos de montagem. Aquando da montagem, têm de ser manuseados menos componentes diferentes.
No seu conjunto, é criado assim, além disso, um utensílio de laboração do solo, com discos rotativos e dentes neles fixados, nos quais os dentes colocados em cada caso obliquamente na direcção de rotação dos discos rotativos, em caso de necessidade estão colocados de forma arrastada ou rasgando o solo, com os discos rotativos engrenado, em caso de uma inversão do sentido de rotação. 0 utensílio de laboração do solo concebido de forma robusta pode assim, no mais curto espaço de tempo, ser adaptado de modo ideal às condições respectivamente existentes.
Outros pormenores e vantagens do objecto da invenção resultam da descrição que se segue e dos desenhos correspondentes, nos quais estão representados os pormenores necessários. 6
Mostram:
Figura 1 uma grade rotativa em vista lateral, Figura 2 um corte da caixa de engrenagens, Figura 3 uma secção da caixa de engrenagens, Figura 4 uma secção da caixa de engrenagens com trem de engrenagens, Figura 5 uma vista de pormenor em corte, directamente por cima da consola da flange, Figura 6 um esboço funcional da caixa de engrenagens, com uma primeira direcção de rotação e Figura 7 um outro esboço funcional, com a segunda direcção de rotação. A figura 1 mostra uma grade (1) rotativa com uma caixa (3) de engrenagens. Sobre a caixa (3) de engrenagens está situada uma torre (30) de três pontos, com ponto (32) de articulação superior e pontos (31) de articulação inferiores, que servem para a ligação com uma barra de ligação em três pontos de um tractor, não representada. Por baixo da caixa (3) de engrenagens estão previstos suportes (6) de dentes, que estão apoiados na caixa de engrenagens, de modo a poder rodar. Nos suportes (6) de dentes estão fixados dentes (4) por meio de parafusos (16).
Por cima da caixa (3) de engrenagens está previsto um trem (10) de engrenagens, com um veio (21) de entrada e um veio (22) 7 de saída. Na grade (1) rotativa atrás está situado um rolo (33) de arraste, que está ligado à grade (1) rotativa de modo a poder oscilar, através de suportes (35) e eixos (38) situados obliquamente. A capacidade de oscilação dos suportes (35) e, por conseguinte, do rolo (33) de arraste, está limitada de modo a poder ser ajustada através de um dispositivo (36) de ajuste da profundidade, com ajuste (37) por cavilhas. 0 rolo (33) de arraste apresenta uma armação (39), na qual o corpo (40) do rolo está apoiado, através dos rolamentos (41). Está equipado com extractores (34). A figura 2 mostra um corte da caixa (3) de engrenagens.
Sobre a caixa (3) de engrenagens está situado o trem (10) de engrenagens, que está com a sua flange (20) aparafusada à consola (19) de flange da caixa (3) de engrenagens, através de parafusos (23). O trem (10) de engrenagens apresenta um veio (21) de entrada e um veio (22) de saída, os quais, de um modo preferido, formam uma unidade. A consola (19) de flange está soldada à carcaça (2) da caixa (3) de engrenagens. O trem (10) de engrenagens apresenta um veio (11) de accionamento situado na vertical, com um pinhão (12) situado do lado da extremidade. O veio (11) de accionamento situado na vertical, com o pinhão (12), está engrenado numa roda (9) cilíndrica e, nomeadamente, na primeira roda (13) cilíndrica. O veio (11) de accionamento, que está saliente para dentro da caixa (3) de engrenagens, está apoiado directamente por cima do veio do pinhão. O alojamento (15) é parte integrante do trem (10) de engrenagens ou de um componente (42) associado ao trem (10) de engrenagens. A caixa (3) de engrenagens propriamente dita apresenta em cima os rolamentos (7) e em baixo, os rolamentos (8), nos quais os veios (5) de rotor estão apoiados de modo a poder rodar. Por baixo dos rolamentos (8) está prevista uma unidade (18) de empanque. 0 veio (5) de rotor apresenta em baixo o suporte (6) de dentes e forma, juntamente com o suporte (6) de dentes, uma unidade forjada. Ao suporte (6) de dentes estão ligados os dentes (4), por meio de parafusos (16) e porcas (17). A figura 3 mostra uma vista da caixa (3) de engrenagens. Esta evidencia, em especial, que todas as rodas (9) cilíndricas e veios (5) de rotor estão realizados iguais. 0 veio (11) de accionamento com pinhão (12), que está saliente do trem (10) de engrenagens para dentro da caixa (3) de engrenagens, está apoiado por cima do pinhão (12). Devido à disposição especial do veio (11) de accionamento e do pinhão (12), todas as rodas (9, 13) cilíndricas e também os veios (5, 14) de rotor podem ser realizados idênticos, no interior da caixa (3) de engrenagens. A caixa (3) de engrenagens está realizada como uma unidade fechada, a qual, devido a esta forma de construção, é especialmente rígida e, por conseguinte, oferece as melhores condições prévias para uma concentricidade ideal das rodas (9, 13) cilíndricas e, desse modo, está garantida uma vida útil extremamente longa das rodas (9, 13) cilíndricas. A figura 4 mostra uma secção da caixa (3) de engrenagens com trem (10) de engrenagens. Na caixa (3) de engrenagens encontram-se as rodas (9) e (13) cilíndricas, situadas adjacentes umas às outras. Através destas rodas (9, 13) cilíndricas são accionados os suportes (6) de dentes, não representados, que estão alojados na caixa (3) de engrenagens. As tampas (24) impedem que possa chegar sujidade à caixa dos rolamentos dos suportes (6) de dentes. À caixa (3) de engrenagens estão associadas consolas (29), que servem para o alojamento da torre (30) de três pontos, não representada. A caixa (3) de 9 engrenagens apresenta outras consolas (34') de fixação, nas quais podem ser aparafusados diversos acessórios e dispositivos de protecção. A consola (19) de flange soldada à caixa (3) de engrenagens, de acordo com a figura 5, apresenta furos (44) roscados, com os quais o trem (10) de engrenagens é fixado com auxilio dos parafusos (23), através da flange (20). A flange (20) apresenta furos (25) alongados. O trem (10) de engrenagens pode ser deslocado lateralmente nos furos (25) alongados, de modo que o pinhão (12) do veio (11) de accionamento pode ser levado a engrenar alternadamente em rodas (9, 13) cilíndricas, que estão directamente adjacentes umas às outras. Através de um dispositivo (28) de ajuste, o trem (10) de engrenagens pode ser deslocado de modo simples e fixado na respectiva posição de engrenamento. O dispositivo (28) de ajuste apresenta para isso um parafuso (26) de olhai e uma porca (27) . A figura 5 mostra, além disso, uma vista de pormenor da consola (19) da flange. Ilustra também como a corrediça (43) do trem de engrenagens é guiada na guia (41') da corrediça e o trem (10) de engrenagens é assim guiado, no seu conjunto, paralelamente à caixa (3) de engrenagens. A figura 6 mostra um esboço em pormenor da caixa (3) de engrenagens. Ilustra, em especial, que todas as rodas (9, 13) cilíndricas estão engrenadas directamente umas nas outras e estão apoiadas em torno dos seus veios (14) de rotor, de modo a poder rodar e, nomeadamente, alternadamente no sentido dos ponteiros do relógio ou no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio. O veio (11) de accionamento com pinhão (12), que roda no sentido dos ponteiros do relógio, acciona aqui a roda (9) 10 cilíndrica, que é accionada no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio. A figura 7 mostra uma figura comparável à figura 6, no entanto, o pinhão (12) está aqui engrenado na roda (13) cilíndrica, adjacente à roda (9) cilíndrica descrita anteriormente. Todas as rodas (9, 13) cilíndricas que se encontram na caixa (3) de engrenagens apresentam agora um sentido de rotação oposto ao do representado na figura 6.
Lisboa, 3 de Fevereiro de 2010 11

Claims (7)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Grade (1) rotativa com caixa (3) de engrenagens, com pelo menos três rodas (9) cilíndricas, que estão ligadas à prova de torção a veios (5) de rotor que, por sua vez, estão alojados na caixa (3) de engrenagens sobre rolamentos (7), (8), sendo que as rodas (9) cilíndricas individuais estão situadas umas ao lado das outras e estão engrenadas umas nas outras, com um trem (10) de engrenagens que está situado por cima da caixa (3) de engrenagens e apresenta um veio (11) de accionamento situado na vertical, que actua sobre as rodas (9) cilíndricas, caracterizada por o veio (11) de accionamento situado na vertical, deslocado em relação aos veios (5) de rotor, estar saliente para dentro da caixa (3) de engrenagens e apresentar na extremidade um pinhão (12), que está realizado com diâmetro mais pequeno que o das rodas (9) cilíndricas, por o pinhão (12) estar engrenado numa das rodas (13), (9) cilíndricas adjacentes e por o veio (11) de accionamento situado na vertical estar montado na direcção de trabalho da grade (1) rotativa, à frente ou atrás do veio (5), (14) de rotor das rodas (9), (13) cilíndricas adjacentes e por o trem (10) de engrenagens estar situado de modo a poder ser deslocado sobre a caixa (3) de engrenagens e, nomeadamente, de modo que o pinhão (12) esteja realizado para engrenar alternadamente numa roda (9) cilíndrica ou na outra roda (13) cilíndrica adjacente, para efectuar uma inversão do sentido de rotação.
  2. 2. Grade rotativa de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o veio (11) de accionamento situado na 1 vertical estar montado na direcção de trabalho, à frente ou atrás do primeiro veio (14) de rotor da primeira roda (13) cilíndrica e, nomeadamente, deslocado lateralmente 5 cm a 12 cm.
  3. 3. Grade rotativa de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por o veio (11) de accionamento situado na vertical estar alojado directamente por cima do pinhão (12) e o alojamento (15) ser parte integrante do trem (10) de engrenagens ou estar ligado directamente ao trem (10) de engrenagens.
  4. 4. Grade rotativa de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por o veio (5), (14) de rotor apresentar na sua extremidade inferior um suporte (6) de dentes, para o alojamento de dentes (4) e por o veio (5), (14) de rotor e o suporte (6) de dentes estarem realizados como uma peça única, de um modo preferido, como peça forjada.
  5. 5. Grade rotativa de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o trem (10) de engrenagens ser guiado numa guia (41) de corrediça e estar realizado de modo a poder ser deslocado na respectiva posição de engrenamento.
  6. 6. Grade rotativa de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por estar prevista uma guia paralela, sobre a qual está situado o trem de engrenagens, de modo a poder ser deslocado paralelamente sobre a caixa (3) de engrenagens. 2
  7. 7. Grade rotativa de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o trem (10) de engrenagens estar realizado como trem de engrenagens de mudança de velocidade. Grade rotativa de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o trem (10) de engrenagens estar realizado como caixa de velocidades com relações de transmissão variáveis. Grade rotativa de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o trem (10) de engrenagens estar realizado de modo a poder ser bloqueado ou fixado na sua posição de engrenamento respectiva. Lisboa, 3 de Fevereiro de 2010 3
PT02020852T 2001-09-21 2002-09-18 Grade rotativa com accionamento de rotor melhorado PT1295520E (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE2001146571 DE10146571A1 (de) 2001-09-21 2001-09-21 Kreiselegge mit verbessertem Rotorantrieb
DE2002113400 DE10213400A1 (de) 2002-03-26 2002-03-26 Bodenbearbeitungsgerät mit einem Getriebe

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1295520E true PT1295520E (pt) 2010-02-10

Family

ID=26010197

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT02020852T PT1295520E (pt) 2001-09-21 2002-09-18 Grade rotativa com accionamento de rotor melhorado

Country Status (6)

Country Link
EP (1) EP1295520B1 (pt)
AT (1) ATE449531T1 (pt)
DE (1) DE50214020D1 (pt)
DK (1) DK1295520T3 (pt)
ES (1) ES2336651T3 (pt)
PT (1) PT1295520E (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102004011649A1 (de) 2004-03-10 2005-09-29 Amazonen-Werke H. Dreyer Gmbh & Co. Kg Kreiselegge
DE102005039031A1 (de) 2005-08-18 2007-02-22 Amazonen-Werke H. Dreyer Gmbh & Co. Kg Kreiselegge
DE102005039027A1 (de) 2005-08-18 2007-02-22 Amazonen-Werke H. Dreyer Gmbh & Co. Kg Kreiselegge
DE102008020849A1 (de) * 2008-04-25 2009-10-29 Amazonen-Werke H. Dreyer Gmbh & Co. Kg Kreiselegge
DE202010002275U1 (de) 2010-02-12 2011-08-26 Alois Pöttinger Maschinenfabrik Gmbh Landmaschine
FR2971389B1 (fr) * 2011-02-11 2015-05-15 Poettinger Alois Maschf Machine agricole, notamment herse a toupies, a transmission de mouvement amelioree
DE202014008933U1 (de) 2014-11-11 2016-02-12 Alois Pöttinger Maschinenfabrik Ges.m.b.H. Landwirtschaftliche Arbeitsmaschine
RU188611U1 (ru) * 2019-02-04 2019-04-17 Федеральное государственное бюджетное образовательное учреждение высшего образования "Национальный исследовательский Мордовский государственный университет им. Н.П. Огарёва" Адаптивный ротор почвообрабатывающего орудия с вертикальной осью вращения

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
NL181966C (nl) * 1975-08-25 1987-12-16 Lely Nv C Van Der Grondbewerkingsmachine.
FR2322519A1 (fr) * 1975-08-25 1977-04-01 Lely Nv C Van Der Machine pour travailler le sol
NL7510538A (nl) * 1975-09-08 1977-03-10 Lely Nv C Van Der Grondbewerkingsmachine of dergelijke machine.
NL7712318A (nl) 1977-11-09 1979-05-11 Patent Concern Nv Grondbewerkingsinrichting.
DE3629774A1 (de) 1986-09-02 1988-03-03 Rabewerk Clausing Heinrich Getriebebausatz fuer ein zahnradgetriebe einer zapfwellengetriebenen bodenbearbeitungsmaschine
DE9215461U1 (de) 1992-04-29 1993-02-18 Rabewerk GmbH + Co, 4515 Bad Essen Bodenbearbeitungsmaschine, insbesondere Kreiselegge

Also Published As

Publication number Publication date
EP1295520B1 (de) 2009-11-25
ATE449531T1 (de) 2009-12-15
EP1295520A2 (de) 2003-03-26
EP1295520A3 (de) 2004-09-29
ES2336651T3 (es) 2010-04-15
DK1295520T3 (da) 2010-04-12
DE50214020D1 (de) 2010-01-07

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7549662B2 (en) Bicycle change gear mechanism
ES2168844T3 (es) Sistema de accionamiento para vehiculo, especialmente para vehiculo electrico con ancho de via variable.
PT1295520E (pt) Grade rotativa com accionamento de rotor melhorado
WO2010127701A1 (en) Pitch and roll robot joint and industrial robot
JPS6049441B2 (ja) 回転ハロ−
CN117063645B (zh) 一种茶叶种植用松土装置
US1830565A (en) Rotary plow
JP3691233B2 (ja) 移植機
DE3665243D1 (en) Soil loosening device
ES2232452T3 (es) Disposicion de herramienta para herramientas accionadas de modo giratorio.
US1716085A (en) Lawn mower
PT1775498E (pt) Caixa de velocidades para equipamento agrícola motorizado
JP3892596B2 (ja) 縦軸ロータリ式耕耘機
JP2001200912A (ja) ウォームギヤ装置
KR920008114Y1 (ko) 트랙터용 배토장치
KR0114800Y1 (ko) 동력기 부착용 발근기
JP2002139127A (ja) 電動式パワーステアリング装置のギヤ
CN220653930U (zh) 基于纵向传动换向的转向辅助机构及微耕机
US2902100A (en) Front wheel lean mechanism
CN220653962U (zh) 基于纵向传动换向的后行走驱动系统及微耕机
GB1574025A (en) Agricultural machinery
JPH074B2 (ja) 苗植付装置
SU1607701A1 (ru) Плуг
US3735816A (en) Rod weeder drive assembly
KR200216775Y1 (ko) 트랙터의 고정바 길이 조절장치