PT1289087E - Elemento de obturação e de estanquidade - Google Patents

Elemento de obturação e de estanquidade Download PDF

Info

Publication number
PT1289087E
PT1289087E PT02018699T PT02018699T PT1289087E PT 1289087 E PT1289087 E PT 1289087E PT 02018699 T PT02018699 T PT 02018699T PT 02018699 T PT02018699 T PT 02018699T PT 1289087 E PT1289087 E PT 1289087E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
sealing
bush
sealing element
plug
cylindrical
Prior art date
Application number
PT02018699T
Other languages
English (en)
Inventor
Roland Lederer
Peter Bauer
Markus Karl
Josef Haimerl
Original Assignee
Gabo Systemtech Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Gabo Systemtech Gmbh filed Critical Gabo Systemtech Gmbh
Publication of PT1289087E publication Critical patent/PT1289087E/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02GINSTALLATION OF ELECTRIC CABLES OR LINES, OR OF COMBINED OPTICAL AND ELECTRIC CABLES OR LINES
    • H02G3/00Installations of electric cables or lines or protective tubing therefor in or on buildings, equivalent structures or vehicles
    • H02G3/02Details
    • H02G3/08Distribution boxes; Connection or junction boxes
    • H02G3/088Dustproof, splashproof, drip-proof, waterproof, or flameproof casings or inlets
    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02GINSTALLATION OF ELECTRIC CABLES OR LINES, OR OF COMBINED OPTICAL AND ELECTRIC CABLES OR LINES
    • H02G15/00Cable fittings
    • H02G15/02Cable terminations
    • H02G15/04Cable-end sealings
    • H02G15/043Cable-end sealings with end caps, e.g. sleeve closed at one end
    • H02G15/046Cable-end sealings with end caps, e.g. sleeve closed at one end with bores or protruding portions allowing passage of cable conductors
    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02GINSTALLATION OF ELECTRIC CABLES OR LINES, OR OF COMBINED OPTICAL AND ELECTRIC CABLES OR LINES
    • H02G3/00Installations of electric cables or lines or protective tubing therefor in or on buildings, equivalent structures or vehicles
    • H02G3/22Installations of cables or lines through walls, floors or ceilings, e.g. into buildings

Description

DESCRIÇÃO "ELEMENTO DE OBTURAÇÃO E DE ESTANQUIDADE" A presente invenção refere-se a um elemento de obturação e de estanquidade, com várias peças, de acordo com o conceito genérico da reivindicação principal.
Os elementos de obturação e de estanquidade são conhecidos, em si mesmos. Servem, em especial, para a estanquidade de um ou vários cabos ou tubos colocados em canais de cabos e/ou como tampões de obturação, para a sua obturação em relação ao ambiente.
Tais elementos de estanquidade estão descritos, entre outros, no documento DE 19849941 Cl (ligação por manga de aperto), que torna possivel o efeito estanque necessário, com grandes grampos de obturação ao longo do plano de separação de duas metades encaixadas de tubo e uma esteira de obturação de grande superfície.
Outras mangas tubulares deste género resultam do documento DE 7833835 Ul, no qual, no espaço remanescente entre a parede exterior do tubo e o interior da manga, é aplicada uma massa de obturação de elevada viscosidade e do documento EP 0650007 Bl, que está equipado com uma esteira de obturação dividida na longitudinal; bem como o documento US 5.302.779 A. A desvantagem destes elementos de estanquidade conhecidos consiste também em que, com estes, tubos mais pequenos providos 1 de cabos, devido aos elementos de estanquidade, invólucro e grampos de ligação relativamente grandes, não podem ser tornados estanques.
Uma redução das dimensões de elementos de estanquidade concebidos desta forma, não conduz, portanto, ao objectivo, uma vez que assim uma multiplicidade de pequenas peças isoladas encerra o perigo de se virem a perder no estaleiro de construção, aquando de trabalhos de montagem.
Cabe à invenção, como está descrita nas reivindicações, por conseguinte, o objectivo de possuir um elemento de obturação e de estanquidade que seja adequado, mesmo para tubos de protecção de cabos de diâmetro mais pequeno. A vantagem obtida com o objecto da invenção reside, em especial, na adequação do elemento de obturação e de estanquidade proposto para a estanquidade mesmo de cabos finos, como, por exemplo, cabos de fibra de vidro em tubos de protecção de cabos de diâmetro reduzido e utilização simultânea como elemento de obturação e/ou de estanquidade. A invenção é explicada seguidamente em pormenor, com base num exemplo de realização representado nas figuras.
Mostra:
Fig. 1 um corte através do casquilho de estanquidade cilíndrico,
Fig. 2 uma vista lateral do invólucro, 2
Fig. 3 um corte na direcção A-B-C da fig. 2
Fig. 4 um corte na direcção D-E da fig. 2,
Fig. 5 uma representação em perspectiva do elemento de obturação e
Fig. 6 uma vista de conjunto em perspectiva do elemento de obturação e estanquidade. 0 elemento de obturação e de estanquidade representado nas figuras é constituído, no essencial, por apenas três peças, um casquilho 2 de estanquidade cilíndrico, um invólucro 3 com duas partes e um elemento 4 de obturação. 0 casquilho 2 de estanquidade cilíndrico, de uma peça única, representado na fig. 1 com o tampão 2.1 cilíndrico adaptado, serve, por um lado, para a estanquidade do tubo 5 de protecção do cabo, em relação ao cabo 6 e, por outro lado, em caso de necessidade, após separação do tampão 2.1 cilíndrico adaptado, também como obturador da extremidade do cabo. 0 tampão 2.1 cilíndrico fica saliente para dentro do casquilho de estanquidade, que apresenta nesta zona uma sobre-espessura cilíndrica e pode, por conseguinte, ser comprimido para dentro do mesmo. 0 tampão 2.1, neste caso, fica saliente para fora do casquilho 2 de estanquidade, na direcção do eixo de simetria e pode, em caso de necessidade, ser extraído do casquilho de estanquidade sem ferramentas. A adaptação deste tampão 2.1 verifica-se no exterior do casquilho 2 de estanquidade, por exemplo, no lado frontal do mesmo, pelo que a sobre-espessura 2.2 do casquilho 2 de estanquidade que fica saliente para dentro, é lisa na zona do diâmetro interior e, por conseguinte, 3 adequada como superfície estanque. Por 2.3 é designado um anel e por 2.4, uma ligação do lado frontal, enquanto que o diâmetro exterior do casquilho de estanquidade é designado por 2.5.
Nas figuras seguintes, é descrito em pormenor o invólucro 3 com duas partes, que envolve o casquilho 2 de estanquidade, sendo que, evidentemente, o diâmetro interior do invólucro 3 está coordenado com o diâmetro exterior do casquilho 2 de estanquidade e em ambas as extremidades 3.6/3.7 do interior do invólucro está previsto um estreitamento 3.5. Este estreitamento 3.5 do espaço interior do invólucro 3 é maior que o cabo ou tubo a tornar estanque, no entanto, é menor que o diâmetro exterior do casquilho 2 de estanquidade, pelo que é obtido um bom efeito estanque.
Do lado exterior do invólucro 3, na direcção do seu eixo longitudinal, são adaptadas chavetas 3.2 em forma de cauda-de-andorinha e, por conseguinte, parte integrante do invólucro 3. Estas chavetas 3.2 estão previstas respectivamente de ambos os lados dos planos de separação das duas metades do invólucro 3 e distribuídas ao longo do eixo longitudinal dos planos de separação como dentado 3.3 recíproco. A curvatura do diâmetro interior do invólucro 3 prossegue também no dentado 3.3 recíproco do lado oposto. Deste modo, resulta um estreitamento 3.5 ao longo do plano 3.1 de separação na zona do dentado 3.3, em relação ao casquilho 2 de estanquidade. Desta maneira, as duas metades do invólucro 3 comprimem-se reciprocamente, aquando da sua montagem sobre o casquilho 2 de estanquidade, o que significa uma facilitação considerável da montagem em estaleiros de construção. Neste caso, é evitada também a eventual perda de componentes no estaleiro de construção. 4
Além disso, o invólucro 3 com duas partes é envolvido ainda por um elemento 4 de obturação, que é constituído por dois grampos 4.1 e 4.2 de ligação, situados em posição oposta, ligados um ao outro de um dos lados e afastados entre si 180°.
Os grampos 4.1 e 4.2 de ligação estão concebidos de tal maneira que apresentam no seu lado interior os pendants das chavetas 3.2 de obturação em forma de cauda-de-andorinha, adaptadas nas metades do invólucro. Por meio de um ou vários anéis 4.4, previstos no lado exterior do elemento 4 de obturação, este é reforçado adicionalmente. Estes anéis prolongam-se quer sobre os dois grampos 4.1/4.2 de ligação, quer também através da sua ligação 4.3 de um dos lados. Por 4.5 é designada a abertura remanescente no elemento 4 de obturação, fabricado a partir de material suficientemente elástico. A abertura 4.5 remanescente entre os grampos 4.1/4.2 de ligação do elemento 4 de obturação está concebida, de um modo vantajoso, em forma de chaveta e corresponde, neste caso, na sua orientação, às chavetas 4.8/4.9 em forma de cauda-de-andorinha no interior do grampo 4.1 ou 4.2 de ligação, o que significa uma facilitação da montagem, através do assentamento inequívoco das mesmas. A fig. 6 mostra uma representação em perspectiva do elemento 1 de obturação e de estanquidade de acordo com a invenção, numa vista de conjunto em perspectiva. Nesta são visíveis as peças isoladas, como exteriormente o elemento 4 de obturação, mais o invólucro 3 com duas partes, com o casquilho 2 de estanquidade cilíndrico que nele se encontra e o tubo 5 (tubo de protecção) encaixado em cima, à direita, para o cabo encaixado em baixo, à esquerda, por exemplo, um cabo 6 de fibra 5 de vidro. O cabo 6 é introduzido no tubo 5, neste caso, após remoção do tampão 2.2 e ambos são tornados estanques por meio do casquilho 2 de estanquidade.
Lista de números de referência 1 Elemento de obturação e de estanquidade 2 Casquilho de estanquidade cilíndrico 3 Invólucro com duas partes 4 Elemento de obturação 5 Tubo 6 Cabo 2.1 Tampão cilíndrico 2.2 Sobre-espessura saliente para dentro 2.3 Anel 2.4 Ligação do lado frontal 2.5 Diâmetro exterior do casquilho de estanquidade 3.1 Plano de separação 3.2 Chaveta de obturação do invólucro, em forma de cauda- de-andorinha 3.3 Dentado recíproco 3.4 Curvatura continuada no diâmetro interior do invólucro 3.5 Estreitamento 3.6 Extremidade do diâmetro interior 3.7 Extremidade oposta do diâmetro interior 3.8 Abertura da metade do invólucro 4.1 Grampo de ligação 6 4.2 Grampo de ligação 4.3 Ligação de um lado 4.4 Anel completo 4.5 Abertura remanescente 4.6 Lado longitudinal do grampo de ligação 4.7 Segundo lado longitudinal do grampo de ligação 4.8 Chaveta em forma de cauda-de-andorinha no grampo de ligação 4.9 Segunda chaveta em forma de cauda-de-andorinha no grampo de ligação
Lisboa, 6 de Novembro de 2007 7

Claims (7)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Elemento (1) de obturação e de estanquidade, com várias peças, para tubos (5) que podem estar equipados com cabos (6), constituído por um invólucro (3) com duas partes, no qual, ao longo do seu plano (3.1) de separação, estão adaptadas chavetas (3.2) de obturação em forma de cauda-de-andorinha e estão previstos dois grampos (4.1; 4.2), afastados entre si 180° sobre o perímetro do invólucro, caracterizado por estar montado um casquilho (2) de estanquidade cilíndrico em volta de um cabo (6), casquilho esse que é envolvido pelo invólucro (3) com duas partes, por duas chavetas (3.2) de obturação em forma de cauda-de-andorinha, com dentado (3.3) recíproco e afastadas entre si 180°, estarem previstas ao longo dos planos (3.1) de separação do invólucro e por a curvatura (3.4) do diâmetro interior do invólucro (3) com duas partes se prolongar para o dentado (3.3) recíproco, sendo que os dois grampos (4.1/4.2) de ligação estão ligados um ao outro de um lado, para formar um elemento (4) de obturação.
  2. 2. Elemento (1) de obturação e de estanquidade de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por numa das extremidades do casquilho (2) de estanquidade cilíndrico estar adaptado um tampão (2.1), igualmente cilíndrico, saliente para dentro do casquilho (2) de estanquidade, realizado no mesmo material, sendo que o casquilho (2) de estanquidade, nesta zona de adaptação, possui uma sobre-espessura (2.2) saliente para dentro, que o tampão (2.1) fica saliente para fora do casquilho (2) de estanquidade, na direcção do eixo de simetria e que um anel (2.3) se prolonga desde o espaço 1 interior do casquilho (2) de estanquidade até à liqação (2.4) do lado frontal.
  3. 3. Elemento (1) de obturação e de estanquidade de acordo com a reivindicação 1 e 2, caracterizado por o tampão (2.1) cilíndrico estar ligado ao casquilho (2) de estanquidade, de maneira que, em ambos os casos, a ligação ao nivel do tampão (2.1) e do casquilho (2) de estanquidade está adaptada do lado frontal.
  4. 4. Elemento (1) de obturação e de estanquidade de acordo com a reivindicação 1 e 2, caracterizado por o invólucro (3) com duas partes apresentar, nas duas extremidades do diâmetro interior, um estreitamento (3.6/3.7), o qual é maior que o tubo (5) a tornar estanque e/ou o cabo (6), mas possui um diâmetro mais reduzido do que o diâmetro exterior do casquilho (2) de estanquidade.
  5. 5. Elemento (1) de obturação e de estanquidade de acordo com a reivindicação 1 e qualquer uma das reivindicações seguintes, caracterizado por, na zona do dentado (3.3) reciproco do invólucro (3), ao longo do plano (3.1) de separação, estar prevista uma redução do diâmetro, em relação ao diâmetro (2.5) exterior do casquilho (2) de estanquidade.
  6. 6. Elemento (1) de obturação e de estanquidade de acordo com a reivindicação 1 e qualquer uma das reivindicações seguintes, caracterizado por o lado exterior do elemento (4) de obturação estar reforçado por pelo menos um anel (4.4) formado por completo, o qual se prolonga pelos dois grampos (4.1/4.2) de ligação e a sua ligação de um lado. 2
  7. 7. Elemento (1) de obturação e de estanquidade de acordo com a reivindicação 1 e qualquer uma das reivindicações seguintes, caracterizado por o orifício (4.5) remanescente entre os lados longitudinais dos grampos (4.6/4.7) de ligação estar concebido em forma de chaveta e por a sua orientação corresponder à dos grampos (4.1/4.2) de ligação no interior do elemento (4) de obturação. Lisboa, 6 de Novembro de 2007 3
PT02018699T 2001-08-31 2002-08-21 Elemento de obturação e de estanquidade PT1289087E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE10142628A DE10142628C2 (de) 2001-08-31 2001-08-31 Verschluss- und Abdichtelement

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1289087E true PT1289087E (pt) 2007-11-19

Family

ID=7697207

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT02018699T PT1289087E (pt) 2001-08-31 2002-08-21 Elemento de obturação e de estanquidade

Country Status (7)

Country Link
EP (1) EP1289087B1 (pt)
AT (1) ATE371975T1 (pt)
DE (2) DE10142628C2 (pt)
DK (1) DK1289087T3 (pt)
ES (1) ES2290223T3 (pt)
PT (1) PT1289087E (pt)
SI (1) SI1289087T1 (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE10349440B4 (de) * 2003-10-23 2008-05-08 Wieland Electric Gmbh Dichte Wanddurchführung mit Zugentlastung
US7093485B2 (en) 2003-11-17 2006-08-22 Nartron Corporation Fuel level sensor
DE202010015853U1 (de) 2010-11-26 2012-02-27 Rehau Ag + Co. Einzelzugabdichtung
DE102011103367B4 (de) 2011-06-03 2013-03-14 Gabo Systemtechnik Gmbh Vorrichtung zum dichtenden Verschließen eines Kabelschutzrohrendes
DE102012104920A1 (de) 2011-06-09 2012-12-13 Egeplast Werner Strumann Gmbh & Co. Kg Einrichtung zur axialen Verbindung von Rohren
DE102013011184A1 (de) * 2013-07-04 2015-01-08 Gabo Systemtechnik Gmbh Dichtungsmuffe für einen Rohrverband
EP3530998B1 (de) 2018-02-22 2020-09-23 Hauff-Technik GmbH & Co. KG Verwendung eines elastomerstopfens zum hindurchführen einer leitung
DE202019101892U1 (de) * 2019-04-02 2020-07-03 Rehau Ag + Co Einzelzugabdichtung
WO2022260766A1 (en) * 2021-06-07 2022-12-15 Blue Robotics Inc. Compression fitting for electrical feedthrough in marine vessels

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE7833835U1 (de) * 1978-11-14 1983-07-07 Thyssen Plastik Anger KG, 8000 München Rohrmuffe
DE7833853U1 (de) * 1978-11-15 1979-04-12 Hoffmeister-Leuchten Gmbh & Co Kg, 5880 Luedenscheid Spiralphotometer
AU654273B2 (en) * 1990-01-24 1994-11-03 Etablissements Morel-Ateliers Electromecnaiques De Favieres Plug for sealingly securing an electric cable in an opening and cable protection sleeve comprising a number of said plugs
DE4336528C2 (de) * 1993-10-26 1997-04-24 Thyssen Polymer Gmbh Rohrmuffe
DE19849941C1 (de) 1998-10-29 2000-07-13 Gabo Systemtech Gmbh Klemmuffenverbindung
DE19852582C2 (de) * 1998-11-14 2002-08-22 Hauff Technik Gmbh & Co Kg Elastisches Absperrelement zum abdichtenden Absperren eines Ringspaltes zwischen wenigstens einer Medienleitung und einer diese umgebenden Wandung, beispielsweise einem Schutzrohr

Also Published As

Publication number Publication date
DE10142628C2 (de) 2003-12-18
DE10142628A1 (de) 2003-04-10
ES2290223T3 (es) 2008-02-16
EP1289087A3 (de) 2004-03-24
ATE371975T1 (de) 2007-09-15
EP1289087A2 (de) 2003-03-05
SI1289087T1 (sl) 2008-04-30
DK1289087T3 (da) 2007-12-10
DE50210794D1 (de) 2007-10-11
EP1289087B1 (de) 2007-08-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2306444T3 (es) Acoplamiento de lineas.
PT1289087E (pt) Elemento de obturação e de estanquidade
ES2714569T3 (es) Aparato eléctrico
ES2298916T3 (es) Manguito de union.
ES2621630T5 (es) Módulo ajustable
ES2347710T3 (es) Manguito de cables para la colocacion o manipulacion estruturada de conductores opticos tendidos en cables de conductores opticos.
ES2388693T3 (es) Racor a presión para un tubo
DK148862B (da) Forbindelsesboesning til samling af kabelroer
BRPI0615795B1 (pt) Fiber oca membrane separation device
RU2756303C2 (ru) Герметизированный кабельный проход
CN108394353B (zh) 具有系带塔的护孔套
CN204481419U (zh) 医疗器械的去张力电缆防护装置以及具有这种装置的设备
KR101569672B1 (ko) 지중전선로
RU2015136334A (ru) Установка для соединения труб, способ защиты соединений труб и уплотнение для установки
ES2827324T3 (es) Guía articulada para cables
ES2283740T3 (es) Bastidor para entrada de cable o analogo, dicho bastidor incluye un protector rompible.
JP7388887B2 (ja) ロボットの線条体ユニットおよび線条体配線方法
JPS5966004A (ja) 油井用ケ−ブル
ES2481050T3 (es) Pasamuros para pasar cables, tubos de protección de cable u otros conductos
ES2304924T3 (es) Empaquetadura de obturacion para pasar conductos a traves de una pared.
KR100706785B1 (ko) 지중 케이블 관로의 연결구
ES2797098T3 (es) Sistema de acoplamiento para bandejas para cables
ES2902470T3 (es) Unión mecánica
ES2392111T3 (es) Dispositivo para sujetar al menos una pieza de construcción extendida longitudinalmente
JP7085284B2 (ja) 配管・配線保護カバー