PT1160368E - Dispositivo de costura. - Google Patents

Dispositivo de costura. Download PDF

Info

Publication number
PT1160368E
PT1160368E PT01111309T PT01111309T PT1160368E PT 1160368 E PT1160368 E PT 1160368E PT 01111309 T PT01111309 T PT 01111309T PT 01111309 T PT01111309 T PT 01111309T PT 1160368 E PT1160368 E PT 1160368E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
sewing
fabric
head
edges
sewing machine
Prior art date
Application number
PT01111309T
Other languages
English (en)
Original Assignee
Rossle & Wanner Gmbh
Zawischka Appbau Zva Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Rossle & Wanner Gmbh, Zawischka Appbau Zva Gmbh filed Critical Rossle & Wanner Gmbh
Publication of PT1160368E publication Critical patent/PT1160368E/pt

Links

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D05SEWING; EMBROIDERING; TUFTING
    • D05BSEWING
    • D05B35/00Work-feeding or -handling elements not otherwise provided for
    • D05B35/06Work-feeding or -handling elements not otherwise provided for for attaching bands, ribbons, strips, or tapes or for binding
    • D05B35/064Work-feeding or -handling elements not otherwise provided for for attaching bands, ribbons, strips, or tapes or for binding for attaching slide fasteners
    • DTEXTILES; PAPER
    • D05SEWING; EMBROIDERING; TUFTING
    • D05BSEWING
    • D05B33/00Devices incorporated in sewing machines for supplying or removing the work
    • DTEXTILES; PAPER
    • D05SEWING; EMBROIDERING; TUFTING
    • D05BSEWING
    • D05B75/00Frames, stands, tables, or other furniture adapted to carry sewing machines
    • DTEXTILES; PAPER
    • D10INDEXING SCHEME ASSOCIATED WITH SUBLASSES OF SECTION D, RELATING TO TEXTILES
    • D10BINDEXING SCHEME ASSOCIATED WITH SUBLASSES OF SECTION D, RELATING TO TEXTILES
    • D10B2505/00Industrial
    • D10B2505/08Upholstery, mattresses

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Textile Engineering (AREA)
  • Sewing Machines And Sewing (AREA)
  • Massaging Devices (AREA)

Description

DESCRIÇÃO "DISPOSITIVO DE COSTURA" A invenção refere-se a um dispositivo de costura destinado a coser peças em forma de fita nas margens de peças de tecido, tratando-se nomeadamente de metades de fechos de correr que são cosidas nas margens de metades de forro de colchão, dispositivo em que está prevista uma mesa de apoio para as peças de tecido e um braço de suporte estacionário para fixação de uma máquina de costura, braço esse que se estende paralelamente à superfície da mesa de apoio.
Um dispositivo de costura deste género ficou a ser conhecido pelo documento DE 3535644 Al. Nessa patente o dispositivo de costura é utilizado para pespontar os contornos dos padrões que são aplicados em tecidos elásticos e estendidos.
No dispositivo de costura já conhecido está prevista uma máquina de costura de braço longo que faz ponto sobre um quadro tensor, o qual por sua vez está disposto por baixo da cabeça da máquina de costura de modo a poder mover-se em duas direcções. Este quadro assenta num carro de transporte que pode ser deslocado ao longo de uma viga que se estende transversalmente por cima da mesa de trabalho e que está provida de um dispositivo mediante o qual o quadro tensor pode ser deslocado perpendicularmente ao movimento de translação do carro de transporte. Tais dispositivos de costura estão concebidos especialmente para trabalhos que envolvem o pespontar de 1 contornos. Numa utilização por exemplo do género de coser fechos de correr em forros de colchão de dimensões relativamente grandes pelo menos a metade de forro que iria ficar disposta por baixo do braço de suporte da máquina de costura de braço longo teria de ser dobrada várias vezes e empurrada pelo operador para a posição devida. Os braços de suporte em consola de tais máquinas de costura de braço longo não podem no entanto ter, por motivos de resistência, um qualquer comprimento pretendido.
Pelo documento DE 4128336 Cl ficou a ser conhecida uma máquina de costura para peças a coser de grandes dimensões, como por exemplo edredões, máquina essa que comporta um pórtico de translação que faz ponte do lado de cima e do lado de baixo sobre um quadro fixo para fixação da peça a coser. Nenhuma das cabeças de costura está dotada de um dispositivo de avanço no pé calcador. Nesse sitio só estão previstos uma agulha que executa um movimento de vaivém e um pé calcador, bem como um apanha-fios do lado de baixo da peça a coser. Os movimentos da agulha e do apanha-fios são levados a efeito por intermédio do accionamento do pórtico e através da deslocação das cabeças de costura ao longo do pórtico. Isto aplica-se também a uma máquina de pespontar já conhecida pelo documento DE-GM 1968420. É verdade que nessa máquina a cabeça de costura propriamente dita está fixada de maneira imóvel numa travessa. A peça a coser encontra-se no entanto fixada num quadro que pode ser deslocado em relação à cabeça de costura, de modo que também nessa máquina o padrão de linhas de costura é obtido através de um movimento da cabeça de costura em relação à peça a coser. A máquina de costura que aquele documento mostra também não possui um dispositivo de avanço. 2
Finalmente ficaram também a ser conhecidos dispositivos de alimentação de fechos de correr, vejam-se para tal os documentos DE 3040286 C2 e DE 4118017 Al, nos quais (3040286) se faz simultaneamente com que com o auxilio de lâminas de corte e através do basculamento de alavancas a tira de fecho de correr que inicialmente é continua possa ser cortada. No presente caso deverá no entanto prever-se um fecho de correr fechado sobre si próprio que deverá ser cosido por inteiro e não se efectuando, como no dispositivo de costura de inicio referido, a costura de uma metade de um fecho de correr de cada vez.
No documento DE 4118017 está previsto um dispositivo de alimentação de fechos de correr no qual se pretende no entanto fixar igualmente por meio de uma costura um fecho 81 de correr fechado sobre si próprio. Nesse dispositivo o meio de transporte é constituído por correias paralelas e distanciadas entre si (fig. 4), cujo afastamento é escolhido de tal maneira que os dentes fechados do fecho de correr ficam posicionados entre as correias. Nos documentos atrás referidos não se encontra nenhuma indicação sobre como cada uma das metades de fecho de correr pode ser fixada por costura. O mesmo se aplica à máquina de pespontar de acordo com o documento DE 2154359 C2, mediante a qual se aplica na peça a coser um padrão, por exemplo para o fabrico de um edredão, peça essa que é transportada por intermédio de um rolo de transporte e de outros equipamentos de transporte não mostrados, e isto por intermédio do pórtico que executa um movimento de vaivém, pórtico esse no qual através de guiadores estão fixadas as agulhas de coser com pé calcador que, por exemplo, cosem então no edredão um padrão em forma de ziguezague. 3 A presente invenção tem o objectivo de configurar um dispositivo de costura do género de inicio referido de tal maneira que peças a coser de grandes dimensões e nomeadamente as duas metades do forro de um colchão podem ser cosidas de maneira simples, podendo ser designadamente providas junto das suas margens de metades de um fecho de correr, com o auxilio do gual é possivel fechar o forro do colchão.
Para atingir este objectivo está previsto num dispositivo de costura do género de inicio mencionado que o braço de suporte tenha a configuração de um travessão de um pórtico fixo que faz ponte sobre a mesa de apoio, estendendo-se a superfície de apoio dessa mesa até ao lado do pórtico que é oposto ao do ponto de costura, que a máquina de costura esteja provida de uma cabeça de costura a direito com um dispositivo de avanço no pé de costura e esteja fixada no travessão numa posição estacionária, e ainda que esteja previsto um dispositivo de transporte suplementar para as peças de tecido, e isto pelo menos na zona da cabeça de costura a direito.
Esta forma de configuração faz com que se encontre assegurada uma alimentação segura e simples de peças de tecido de grandes dimensões ao ponto de costura. Pela utilização de um pórtico é possivel, sem dificuldades técnicas e sem grandes recursos, fazer também ponte por cima de uma mesa de trabalho com uma largura muito grande, largura essa que será por exemplo da ordem de grandeza de 3 metros, de modo que se torna também possivel conduzir metades de forro de colchão estendidas sobre a mesa de trabalho e rodá-las, para poder guarnecer as margens voltadas uma para a outra com uma fita de cobertura e com o fecho de correr. 4
Devido ao dispositivo de transporte suplementar previsto na zona de costura também não se torna necessário que o operador da máquina tenha de ter uma especial destreza durante a alimentação da peça a coser. 0 dispositivo de transporte suplementar contribui para apoiar os dispositivos de avanço da máquina de costura propriamente dita, de tal maneira que se encontra assegurada uma alimentação impecável.
De acordo com um aperfeiçoamento da invenção será conveniente que na região da cabeça de costura a direito e do dispositivo de transporte esteja previsto na mesa de apoio um recorte que permite ao operador aceder ao ponto de trabalho, podendo esse operador deste modo observar em boas condições a zona de costura e intervir na operação de costura, caso necessário.
De acordo com um aperfeiçoamento da invenção o dispositivo de transporte pode ser constituído por duas cintas sem-fim paralelas entre si, que correm na direcção de costura e entre as quais está prevista uma guia de batente para as margens das peças de tecido. Esta forma de configuração melhora o encosto e a alimentação das peças de tecido na zona de costura. De maneira vantajosa é possível dispor de ambos os lados da guia de batente uma alimentação para uma fita de cobertura e para uma metade de fecho de correr, podendo as fitas de cobertura de maneira conveniente ser desenroladas cada uma delas a partir de um rolo e sendo as metades de fecho de correr desbobinadas a partir de um rolo ou alimentadas numa forma já cortada ao comprimento.
De acordo com um aperfeiçoamento da invenção a cabeça de costura a direito e a respectiva cabeça apanha-fios podem finalmente ter a configuração de um dispositivo de costura 5 multi-agulhas, de modo que se torna possível fixar simultaneamente e de maneira precisa em ambas as peças de tecido as correspondentes partes em forma de fita, tratando-se nomeadamente das metades de um fecho de correr. A invenção encontra-se representada no desenho mediante um exemplo de realização e será de seguida descrita em pormenor. Mostra-se na:
Fig. 1 uma vista esquemática e em alçado lateral de um dispositivo de costura de acordo com a invenção,
Fig. 2 uma vista frontal do dispositivo de costura da fig. 1, visto na direcção da seta I da fig. 1, e
Fig. 3 uma vista em planta do dispositivo de costura das fig. 1 e 2.
Nas fig. 1 e 2 reconhece-se uma mesa de apoio 1 sobre a qual faz ponte um pórtico 2 fixo cujos suportes verticais 2a estão assentes do lado de fora junto da mesa 1 de apoio e cujo travessão 2b se estende paralelamente à superfície da mesa 1 de apoio. Na sua secção média a mesa 1 de apoio está provida de um dispositivo 3 de transporte que é constituído por duas cintas transportadoras sem-fim 3a e 3b que são paralelas uma à outra. As cintas 3a e 3b movem-se paralelamente uma à outra e cada uma delas num plano vertical que é perpendicular ao travessão 2b do pórtico 2.
Entre as duas cintas 3a e 3b está prevista uma guia 4 de batente que no essencial é constituída por dois perfis angulares cujas abas verticais estão voltadas uma para a outra, de modo 6 que as partes abertas dos perfis angulares apontam para o lado de fora. A cada um destes perfis angulares está associada uma alimentação 5 ou 5' para cada uma das metades 20 de um fecho de correr, bem como para fitas 6 de cobertura das margens de corte, cada uma das quais é desenrolada a partir de um rolo 7 e é alimentada na zona da guia 4 de batente. Estes rolos 7 estão fixados numa armação 8 de suporte situada abaixo da mesa 1 de apoio.
As metades 20 do fecho de correr são alimentadas ainda antes das fitas 3a, 3b numa forma já cortada ao comprimento pretendido. A mesa 1 de apoio propriamente dita é levada com a sua superfície la de assentamento até junto do lado do pórtico 2 que se opõe ao da guia 4 de batente, apresentando essa mesa um recorte E na zona situada antes da guia 4 de batente e do dispositivo de transporte 3, para permitir a um operador o acesso ao dispositivo 3 de transporte, à guia 4 de batente e ao ponto de costura, que será ainda descrito mais adiante.
No travessão 2b do pórtico 2 está fixado um dispositivo 9 de fixação para uma máquina 10 de costura de guiamento a direito, estando esta máquina 10 de costura provida de uma cabeça 11 de costura de dupla agulha comportando duas agulhas de costura. À cabeça 11 de costura está associada uma cabeça 12 de preensão, que não se mostra mais em pormenor, ou também várias destas cabeças dispostas na zona do dispositivo 3 de transporte. A máquina 10 de costura tem uma posição fixa no travessão 2b. A fixação pode estar concebida de tal maneira que a máquina 10 de costura pode mudar de posição, uma vez na direcção do travessão 2b mas também na direcção perpendicular à anterior, de modo que o afastamento da cabeça 11 de costura em relação ao material a coser pode ser ajustado conforme as necessidades. 7 A fig. 3 permite reconhecer o recorte E anteriormente referido, que serve para o operador poder aceder à zona de trabalho. Esta figura elucida sobre o modo de efectuar a operação de costura. Para esse efeito tome-se como ponto de partida uma metade M de um forro de colchão que comporta os cantos 13, 14, 15 e 16 e que no inicio da operação de costura fica posicionado com o seu canto 13 por baixo da cabeça de costura a direito da máquina 10 de costura, assentando com a sua margem que liga os cantos 13 e 14 sobre o dispositivo 3b de transporte suplementar. O fecho de correr e a fita de cobertura são então cosidos ao longo da margem 13, 14 que se estende na direcção do dispositivo 3b de transporte, sendo esta margem movida para a frente pelo dispositivo de transporte da cabeça de costura a direito e pelo dispositivo 3b de transporte que corre naturalmente com a mesma velocidade de avanço. Para tal o canto 13 e a margem 13, 14 podem ser posicionados de maneira simples pelo operador que está posicionado no recorte E.
Quando o fecho de correr e a fita de cobertura estiverem cosidos nesta margem, o canto 13 encontra-se na posição 13', enquanto que o canto 14 se encontra agora na posição 14', que é na vertical por baixo da máquina 10 de costura, ponto esse onde anteriormente se encontrava o canto 13. A metade de forro é então rodada em torno do seu canto 14' no sentido da seta P, de modo que o canto 13 é então levado da posição 13' para a posição 13". Enquanto isso o canto 15 é levado à posição 15'. Durante esta operação o canto 16 fica primeiro situado na posição 16' e depois do movimento giratório na posição 16". Agora a margem 14', 15' mais curta do forro pode ser provida da mesma maneira que anteriormente do fecho de correr e da fita de cobertura, que são ambos conduzidos em torno do canto. Pela rotação de um ângulo de 90° em torno do ponto de costura atrás referido torna-se assim possível dotar todos os quatro cantos do forro de colchão de uma metade de fecho de correr. Uma vez que no exemplo de realização está prevista na máquina 10 de costura a direito uma cabeça de dupla agulha, torna-se possível, de maneira análoga, fixar na segunda metade do colchão, em simultâneo e em sincronismo, a outra metade do fecho de correr, e isto pelo guiamento simétrico dos seus cantos.
Como se depreende da fig. 3, esta operação de costura requer uma grande superfície la de assentamento. As metades de forro de colchão podem, como já atrás se referiu, ser conduzidas ao longo da mesa de trabalho, assentando em toda a sua superfície na mesa.
Ao operar o novo dispositivo de costura colocam-se na mesa 1 de apoio, tal como se reconhece na fig. 3, de ambos os lados do dispositivo 3 de transporte cada uma das metades de forro de um colchão, sendo os cantos desses forros encostados à guia 4 de batente, pelo que ficam assentes também nas correspondentes cintas transportadoras 3a ou 3b. A cabeça 11 de costura multi-agulhas cose em cada uma destas margens as fitas de fecho de correr e as fitas 6 de cobertura, que são aduzidas de ambos os lados da guia 4 de batente, podendo os forros de colchão, que têm uma grande superfície, ser conduzidos sem dificuldade na posição estendida ao longo da área disponível na mesa 1 de apoio situada abaixo do travessão 2b. Uma vez que as suas margens viradas uma para a outra e providas cada uma delas de uma metade de fecho de correr assentam nas cintas 3a ou 3b, consegue-se obter uma adução impecável dessas margens à zona de costura, sem que se torne necessário exigir do operador uma destreza muito especial. 9
Ficou demonstrado que o novo dispositivo de costura se presta de maneira excelente para coser metades de fecho de correr em metades de forro de colchão. Dai resulta então a vantagem de se tornar possivel retirar as metades de forro de colchão para pôr por exemplo a descoberto o núcleo. É no entanto também possivel que, como ficou demonstrado ser vantajoso, só permaneça sobre o núcleo do colchão a metade de forro virada para o lado de cima, para ser utilizada, enquanto que a metade inferior do forro pode por exemplo ser lavada. Com o dispositivo de acordo com a invenção produzem-se portanto produtos finais já completamente ultimados.
Tais metades de forro de colchão apresentam nos colchões inteiriços hoje em dia habituais um tamanho de cerca de 1.00 m x 2.00 m ou 80 cm x 2.00 me nas camas duplas um tamanho de 2.00 m x 2.00 m. Dado que o forro é constituído por várias camadas pespontadas umas com as outras, estas metades são também bastante pesadas e pouco manejáveis. Com o auxilio do dispositivo de costura de acordo com a invenção também estes forros podem ser cosidos sem problemas. Evidentemente é também possivel imaginar que outras peças de grandes dimensões, com ou sem fechos de correr, sejam cosidas com uma máquina deste género.
Lisboa, 11 de Outubro de 2006 10

Claims (6)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Dispositivo de costura destinado a coser peças em forma de fita nas margens de peças de tecido, tratando-se nomeadamente de metades de fechos de correr que são cosidas nas margens de metades de forro de colchão, dispositivo em que está prevista uma mesa (1) de apoio para as peças de tecido e um braço de suporte estacionário para fixação de uma máquina (10) de costura, braço esse que se estende paralelamente à superfície da mesa de apoio, caracterizado por o braço de suporte ter a configuração de um travessão (2b) de um pórtico fixo (2) que faz ponte sobre a mesa (1) de apoio, estendendo-se a superfície (la) de apoio dessa mesa até ao lado do pórtico (2) que fica do lado oposto ao do ponto de costura, por a máquina (10) de costura estar provida de uma cabeça (11) de costura a direito com um dispositivo de avanço no pé de costura e estar fixada no travessão (2b) numa posição estacionária, e ainda por estar previsto um dispositivo (3) de transporte suplementar para as peças de tecido, e isto pelo menos na zona da cabeça (11) de costura a direito.
  2. 2. Dispositivo de costura de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por na zona da cabeça (11) de costura a direito e do dispositivo (3) de transporte estar previsto um recorte na mesa (1) de apoio para servir de acesso a um operador.
  3. 3. Dispositivo de costura de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o dispositivo (3) de transporte ser constituído por duas cintas sem-fim (3a, 3b), que são paralelas entre si e que correm na direcção de costura, 1 cintas essas entre as quais está prevista uma guia de batente (4) para as margens das peças de tecido.
  4. 4. Dispositivo de costura de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por dos dois lados da guia (4) de batente estar prevista uma alimentação (5, 5') para uma fita (6) de cobertura das margens de corte das peças de tecido e outra alimentação para uma metade (13) de fecho de correr.
  5. 5. Dispositivo de costura de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por as metades (13) de fecho de correr serem alimentadas já cortadas ao comprimento ou serem desenroladas cada uma delas a partir de um rolo.
  6. 6. Dispositivo de costura de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a cabeça (11) de costura a direito e a respectiva cabeça apanha-fios (12) terem a configuração de um dispositivo de costura multi-agulhas. Lisboa, 11 de Outubro de 2006 2
PT01111309T 2000-06-02 2001-05-09 Dispositivo de costura. PT1160368E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE10027390A DE10027390C2 (de) 2000-06-02 2000-06-02 Nähvorrichtung

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1160368E true PT1160368E (pt) 2006-11-30

Family

ID=7644470

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT01111309T PT1160368E (pt) 2000-06-02 2001-05-09 Dispositivo de costura.

Country Status (6)

Country Link
EP (1) EP1160368B1 (pt)
AT (1) ATE334243T1 (pt)
DE (2) DE10027390C2 (pt)
DK (1) DK1160368T3 (pt)
ES (1) ES2274836T3 (pt)
PT (1) PT1160368E (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP2002210285A (ja) * 2001-01-15 2002-07-30 Barudan Co Ltd ミシン
JP2002360959A (ja) * 2001-06-04 2002-12-17 Barudan Co Ltd ミシンの制御方法
DE10224001B4 (de) * 2002-05-29 2007-06-28 Kmf International Textilmaschinen Ag Nähmaschine
CN111058202A (zh) * 2019-12-23 2020-04-24 湖州拉杜拉塔服饰有限公司 童装拉链的自动化安装设备

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE1968420U (de) * 1965-12-29 1967-09-14 Cash Machine Co James Steppmaschine mit endloser fuehrungsbahn.
DE2154359C2 (de) * 1971-11-02 1982-06-16 Nähmaschinenfabrik Emil Stutznäcker GmbH & Co KG, 5000 Köln Vielnadelnähmaschine
US3837305A (en) * 1973-08-17 1974-09-24 Cash Machine Co Dual head border panel manufacturing machine
DE3040286C2 (de) * 1980-10-25 1985-03-07 Optilon W. Erich Heilmann GmbH, Cham Nähmaschine zum Aufnähen einer aus zwei Reißverschlußgliederreihen bestehenden Reißverschlußgliederkette
DE3535644A1 (de) * 1985-10-05 1987-04-16 Stutznaecker Emil Naehmasch Verfahren zum steppen entlang der konturen von auf flaechigen elastischen stoffen aufgebrachten mustern und vorrichtung zur durchfuehrung des verfahrens
US4714038A (en) * 1986-08-07 1987-12-22 Yoshida Kogyo K. K. Method for sewing zipper chain to elongated fabric pieces
DE4128336C1 (en) * 1991-08-27 1993-01-14 Naehmaschinenfabrik Emil Stutznaecker Gmbh & Co Kg, 5000 Koeln, De Sewing machine for large workpiece e.g. quilted cover - has sewing head and feed dog box which shift freely
DE4118017A1 (de) * 1991-06-01 1992-12-03 Duerkopp Adler Ag Reissverschluss-zufuehreinrichtung fuer einen naehautomaten

Also Published As

Publication number Publication date
ES2274836T3 (es) 2007-06-01
DE10027390C2 (de) 2003-03-27
ATE334243T1 (de) 2006-08-15
EP1160368A2 (de) 2001-12-05
DE50110521D1 (de) 2006-09-07
EP1160368B1 (de) 2006-07-26
EP1160368A3 (de) 2002-08-07
DE10027390A1 (de) 2001-12-13
DK1160368T3 (da) 2006-11-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US2667132A (en) Bagmaking method and apparatus
US7597059B2 (en) Method and apparatus for manufacturing a sewing product
US5617802A (en) Multi-needle border machine having folders
US2915027A (en) Mattress stitching apparatus
PT1160368E (pt) Dispositivo de costura.
US20080216726A1 (en) Method and apparatus for producing a sewn product
US4432296A (en) Apparatus and method for reducing waste in tufting
BR112012031468B1 (pt) máquina de costura de duas agulhas, método para a formação de um ponto de uma máquina de costurar e método para a formação de um ponto na periferia de um material a ser costurado tendo uma parte convexa por uma máquina de costurar
ES2718375T3 (es) Máquina de acolchado de múltiples agujas y un método de acolchado correspondiente
DE3675147D1 (de) Verfahren und einrichtung zum automatischen naehen von steppmustern auf stoffbahnen, insbesondere inletts von steppbetten.
JP2002248282A (ja) 玉縁縫い装置
JPH0420638B2 (pt)
US1857058A (en) Sewing machine for inserting elastic bands in stitched articles
JP2542804Y2 (ja) フラップおよび箱ポケット縫いミシン
US1827613A (en) Flat seam sewing machine
ES2400440B1 (es) Dispositivo para la manufactura de paneles para colchones.
US1765604A (en) Presser foot for sewing machines
JPS58155892A (ja) 向かい合つた衣料のへりを同時に縫い合わせる方法と装置
US1899828A (en) Stitch forming mechanism for sewing machines
JPH0319347Y2 (pt)
JPH0135732Y2 (pt)
US1399406A (en) Fabric-guiding device for sewing-machines
JPS623111Y2 (pt)
US1896903A (en) Fabric guiding means for sewing machines
JPS591667Y2 (ja) テ−プ状物の両側端にホツレ防止用オ−バ−ロックミシン縫を施す装置