PT1120303E - Dispositivo de abertura de veículo automóvel em material plástico e veículo automóvel equipado com este dispositivo de abertura - Google Patents

Dispositivo de abertura de veículo automóvel em material plástico e veículo automóvel equipado com este dispositivo de abertura Download PDF

Info

Publication number
PT1120303E
PT1120303E PT01420015T PT01420015T PT1120303E PT 1120303 E PT1120303 E PT 1120303E PT 01420015 T PT01420015 T PT 01420015T PT 01420015 T PT01420015 T PT 01420015T PT 1120303 E PT1120303 E PT 1120303E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
opening device
chamber
housing
vehicle
forms
Prior art date
Application number
PT01420015T
Other languages
English (en)
Inventor
Laurent Martin
Original Assignee
Inoplast Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Inoplast Sa filed Critical Inoplast Sa
Publication of PT1120303E publication Critical patent/PT1120303E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60JWINDOWS, WINDSCREENS, NON-FIXED ROOFS, DOORS, OR SIMILAR DEVICES FOR VEHICLES; REMOVABLE EXTERNAL PROTECTIVE COVERINGS SPECIALLY ADAPTED FOR VEHICLES
    • B60J5/00Doors
    • B60J5/10Doors arranged at the vehicle rear
    • B60J5/101Doors arranged at the vehicle rear for non-load transporting vehicles, i.e. family cars including vans
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60JWINDOWS, WINDSCREENS, NON-FIXED ROOFS, DOORS, OR SIMILAR DEVICES FOR VEHICLES; REMOVABLE EXTERNAL PROTECTIVE COVERINGS SPECIALLY ADAPTED FOR VEHICLES
    • B60J5/00Doors
    • B60J5/10Doors arranged at the vehicle rear
    • B60J5/101Doors arranged at the vehicle rear for non-load transporting vehicles, i.e. family cars including vans
    • B60J5/107Doors arranged at the vehicle rear for non-load transporting vehicles, i.e. family cars including vans constructional details, e.g. about door frame, panels, materials used, reinforcements

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Body Structure For Vehicles (AREA)
  • Vehicle Interior And Exterior Ornaments, Soundproofing, And Insulation (AREA)
  • Seal Device For Vehicle (AREA)
  • Structures Of Non-Positive Displacement Pumps (AREA)
  • Superstructure Of Vehicle (AREA)
  • Motor Or Generator Frames (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
"DISPOSITIVO DE ABERTURA DE VEÍCULO AUTOMÓVEL EM MATERIAL PLÁSTICO E VEÍCULO AUTOMÓVEL EQUIPADO COM ESTE DISPOSITIVO DE ABERTURA" A invenção refere-se a um dispositivo de abertura de veiculo automóvel e a um veiculo automóvel equipado com este dispositivo de abertura.
Um dispositivo de abertura de veículo automóvel é uma parte da carroçaria, móvel entre uma posição na qual permite o acesso ao interior deste veículo, e uma posição na qual impede este acesso. Na prática, um dispositivo de abertura de veículo automóvel pode ser uma porta, uma porta traseira, uma capota ou uma bagageira.
Sabe-se que se fabricam dispositivos de abertura de veículo automóvel em chapa. Sabe-se, igualmente, que se fabricam dispositivos de abertura em material plástico, em particular para os veículos produzidos em série especial ou limitada. Todavia, para os veículos produzidos em grande série, o preço de custo de um dispositivo de abertura feito de material plástico é, geralmente, sensivelmente superior ao de uma peça equivalente realizada em chapa, de modo que a chapa é frequentemente preferida.
No entanto, um dispositivo de abertura em chapa é, geralmente, mais pesado que um dispositivo de abertura em 1 matéria plástica. Além disso, determinadas geometrias são mais fáceis de obter com um material plástico do que com um conjunto de elementos em chapa estampada. Finalmente, as propriedades de absorção de choques dos materiais plásticos são superiores às da chapa. Por todas as razões anteriores, é desejável poder realizar dispositivos de abertura de veiculo automóvel em matéria plástica cujo preço de custo seja sensivelmente equivalente ou inferior ao de um dispositivo de abertura feito de chapa, incluindo para fabricos em grande série.
Pelo documento WO-A-99/12758, conhece-se um dispositivo de abertura de veiculo automóvel formado por uma estrutura em matéria plástica e painéis de acabamento que podem ser pintados com as cores da carroçaria. A utilização de uma estrutura e de painéis aplicados permite obter uma grande qualidade das superfícies pintadas com as cores da carroçaria e uma estabilidade mecânica satisfatória. Todavia, este dispositivo de abertura permanece, pelo menos em determinadas configurações, relativamente caro, particularmente em comparação com o dispositivos de abertura em chapa.
Por outro lado, o documento US-A-4822098 divulga uma porta traseira de veiculo automóvel formada por dois blocos em material termoplástico unidos por um revestimento adesivo. Além disso, está prevista uma placa de cartão na face interior da porta traseira a fim de servir de revestimento. Esta estrutura multi-camada é mais cara do que uma estrutura de chapa para uma porta traseira de tamanho equivalente. São estas desvantagens que a invenção pretende remediar mais particularmente, propondo um dispositivo de abertura de veiculo automóvel que pode ser produzido com um custo unitário 2 particularmente atractivo, enquanto que as suas propriedades mecânicas e estéticas são conformes às regras da técnica no campo da indústria automóvel. Um dispositivo de abertura respondendo em parte a este problema é conhecido do documento EP-A-111457, que é o documento mais próximo.
Neste espírito, a invenção refere-se a um dispositivo de abertura de veículo automóvel compreendendo uma estrutura de material plástico, articulada sobre a caixa do veículo, e constituindo uma peça de carroçaria para este dispositivo de abertura, caracterizada por esta estrutura formar uma pista globalmente contínua, apta para se apoiar, de forma estanque, contra uma junta existente na caixa atrás referida, caracterizado por a estrutura formar um painel inferior, definindo uma câmara, cujo dispositivo de abertura está virada para a caixa, sendo esta câmara limitada por um canal situado na parte inferior do dispositivo de abertura e cuja concavidade está virada para o exterior do dispositivo de abertura. 0 facto da câmara, formada pelo painel inferior, estar aberta para o interior do dispositivo de abertura permite que a superfície exterior deste painel constitua um elemento da carroçaria conforme às regras da técnica, sem necessidade de acrescentar um painel de acabamento. 0 dispositivo de abertura da invenção tira partido do facto da peça de carroçaria que corresponde a um painel de acabamento dos dispositivos de abertura conhecidos, constituir, igualmente, a estrutura deste dispositivo de abertura, podendo este dispositivo de abertura ser descrito como "mono-pele", porque não compreende qualquer parte na qual um revestimento, ou um painel de acabamento, reforce uma parte de estrutura. Daqui 3 resulta, consequentemente, uma economia de tempo de fabrico e uma economia de material importantes. Além disso, a estrutura formando a peça da carroçaria permite isolar o interior do habitáculo do veiculo, relativamente ao exterior, graças a um apoio estanque da pista que aquela forma sobre uma junta da caixa. Graças à geometria particular adoptada para esta peça de carroçaria, esta segue a geometria da caixa ao nivel da junta, o que permite um apoio estanque contra esta junta, sem que a aparência exterior do dispositivo de abertura seja alterado, de modo a que este possa, igualmente, cumprir a função estética de um elemento de carroçaria. Por outras palavras, a estrutura é visivel do exterior do veiculo, uma vez que constitui uma peça de carroçaria do veiculo, visto que apresenta, num lado virado para o interior da habitáculo, a forma da pista de apoio contra a junta da caixa. A estrutura é, portanto, utilizada como peça de carroçaria para o exterior e como pista de apoio para o interior.
Segundo aspectos vantajosos mas não obrigatórios da invenção, do dispositivo de abertura integra uma ou mais das caracteristicas seguintes: - A estrutura forma, ao nivel da zona de articulação na caixa, uma moldura definindo uma câmara cuja abertura está virada para a caixa, estando previstas nervuras de reforço nesta câmara. Nesta câmara podem estar previstas saliências, dotadas de inserções de recepção de parafusos de fixação de dobradiças que servem para a articulação da abertura na caixa. A moldura, por vezes chamada "carenagem", pode ser revestida com uma pintura na cor da caixa, com uma pintura granulosa de cor escura ou com um revestimento por aplicação de tapa-poros após lixagem 4 permitindo mascarar os defeitos de superfície. De uma forma vantajosa, esta moldura forma um invólucro de recepção de um órgão de sinalização e meios de fixação deste órgão neste volume estão prontos para serem activados pelo interior, isto é, na câmara atrás referida. Pode prever-se que a moldura seja limitada por uma ranhura cuja concavidade esteja orientada para o exterior da abertura, formando a superfície interna da peça de carroçaria, ao nível desta ranhura, uma secção da pista atrás referida de apoio contra a junta. - A estrutura forma dois pilares ocos definindo, cada um, uma câmara cuja abertura está virada para o exterior da abertura, sendo cada câmara dotada de ranhuras de reforço, enquanto que a superfície interna da peça de carroçaria forma, ao nível destes pilares, secções da pista de apoio estanque contra a junta, atrás referida. Estes pilares asseguram a ligação entre a moldura superior e um painel inferior e estão previstos para serem cobertos por um vidro ou equivalente.
De uma forma vantajosa, pelo menos, uma borda da câmara atrás referida compreende uma primeira parte estendendo-se, a partir do painel inferior, na direcção da caixa, e uma segunda parte estendendo-se a partir da primeira peça, na direcção de uma zona média da câmara, sendo uma secção da pista formada pela segunda peça atrás referida. Esta geometria da borda da câmara permite dissociar a forma exterior da peça de carroçaria, da exacta geometria da junta de vedação existente na caixa, permitindo a borda em duas partes criar a pista de apoio na junta, longe da parte visível da peça de carroçaria. Pode prever-se que uma moldura de obturação do canal seja fixa no 5 painel, e/ou que o canal forme uma zona de montagem de uma parte de uma fechadura de bloqueio do dispositivo de abertura em posição fechada na caixa. A invenção refere-se, igualmente, a um veiculo automóvel equipado com um dispositivo de abertura como anteriormente descrito. Este veiculo tem um preço de custo inferior aos da técnica anterior que são equipados com dispositivos de abertura em material compósito. A invenção será melhor compreendida e outras vantagens desta aparecerão mais claramente face à descrição, que se vai seguir, de um modo de realização de um dispositivo de abertura de veículo automóvel, conforme ao seu princípio, dada unicamente a titulo de exemplo e feita em referência aos desenhos anexos, nos quais: - a figura 1 é uma vista em perspectiva explodida do exterior de uma porta traseira de veículo automóvel em conformidade com a invenção; - a figura 2 é uma vista em perspectiva do interior da porta traseira da figura 1; - a figura 3 é um corte longitudinal médio da porta traseira das figuras 1 e 2, segundo a linha III-III na figura 2, com interrupção ao nível do vidro; - a figura 4 é um corte segundo a linha IV-IV na figura 2; - a figura 5 é um corte segundo a linha V-V na figura 2 e 6 - a figura 6 é uma secção segundo a linha VI-VI na figura 2. 0 dispositivo de abertura representado nas figuras é uma porta 1 traseira, destinada a ser articulada na caixa 2 de um veiculo automóvel de qualquer tipo, de utilização pessoal, profissional ou militar. A caixa 2 está representada em traço-ponto e a borda 3 da abertura destinada a ser obturada pela porta 1 traseira está equipada com uma junta 4 destinada a ser comprimida entre a porta 1 traseira e a borda 3.
De acordo com a invenção, a porta 1 traseira é formada, principalmente, por uma peça 10 de carroçaria em material plástico, que constitui igualmente uma estrutura para o dispositivo de abertura 1. A peça ou estrutura 10 é obtida por moldagem por injecção, e/ou compressão, de materiais plásticos termo-endureciveis, carregados com fibras de reforço, tais como fibras de vidro ou equivalentes. A matriz utilizada é à base de resina de poliéster e compreende aditivos, tais como cargas, um agente de desmoldagem, corantes, etc. A peça 10 compreende uma moldura 11 superior ligada a um painel 12 inferior por dois pilares 13 e 14. Um dispositivo de abertura 15, geralmente rectangular e definida entre os elementos 11 a 14, destina-se a ser obturada por um vidro 16. A moldura 11 e o painel 12 têm uma espessura e, respectivamente e', compreendida entre 2 e 6 mm, de um modo preferido, da ordem de 4 mm. A moldura 11 tem uma concavidade virada para a caixa 2, isto é, para o interior do veiculo. A moldura 11 forma uma 7 câmara 111 na qual estão previstas nervuras 112 de reforço e duas saliências 113 de recepção de inserções 21 metálicas, nas quais podem estar montadas dobradiças 22, graças a parafusos 23, estando as dobradiças 22 montadas, igualmente, na caixa 2, graças a parafusos ou cavilhas 23', soldadas nas dobradiças 22, como sobressai da figura 5. Deste modo, a peça 10, que forma os elementos 11 14 de forma monobloco, está directamente articulada na caixa 2 graças às dobradiças 22, estando os parafusos 23 de fixação e as saliências 113 acessíveis pelo interior da câmara 111. A moldura 11 forma, igualmente, no lado exterior do dispositivo de abertura 1, visível na figura 1, um invólucro 114 para uma luz 24 de travagem do veículo. A luz 24 está fixa no invólucro 114 graças a parafusos, dos quais apenas um aparece na figura 3, com a referência 25, atravessando estes parafusos a moldura 11 da câmara 111, em direcção ao invólucro 114, de tal modo que podem ser apertados ou afrouxados pelo interior da porta 1 traseira e, mais especificamente, pelo interior da câmara 111. A moldura 11 forma, igualmente, uma ranhura 115 cuja concavidade está virada para o exterior da porta 1 traseira, e onde se assinala como 115a a superfície virada para o interior do veículo, isto é, a superfície interna da peça 10, ao nível da ranhura 115. Esta superfície 115a estende-se, sensivelmente, sobre toda a largura da porta 1 traseira, e forma uma parte de uma pista 100 de apoio, da porta 1 traseira contra a junta 4. O painel 12 forma uma câmara 121 cuja abertura está virada para o interior do dispositivo de abertura 1, isto é para a caixa 2. A superfície 122 externa do painel 12 destina-se a ser 8 pintada com a cor da caixa 2 e forma uma concavidade 123, de recepção de uma placa de matricula, não representada. Está previsto um dispositivo de abertura 124 no painel 12, para a recepção de uma parte 32 de comando de uma fechadura, na qual a parte 33, destinada a cooperar com a caixa 2, está alojada na câmara 121. Uma ligação 34 cinemática liga as partes 32 e 33 de fechadura, podendo estas ligações ser formadas por hastes, um cabo ou um outro meio.
Um canal 125 é formado na parte inferior do painel 12, isto é, em oposição ao painel 11. A concavidade deste canal 125 está virada para o exterior da porta 1 traseira e assinala-se como 125a a superfície interior da peça 10, ao nivel do canal 125. Esta superfície 125a está configurada para se apoiar contra a junta 4 e forma a parte inferior da pista 100, estando esta parte de pista 125a globalmente paralela à parte de pista 115a.
Uma porca, ou uma inserção 35, está integrada na espessura da peça 10, na proximidade do canal 125 e em frente de uma perfuração 126, de recepção de um parafuso 36 de imobilização de uma lingueta 33a, da parte 33 de fechadura, sendo visível apenas um parafuso nas figuras, embora possam ser previstos vários parafusos. Como sobressai mais claramente das figuras 2 e 3, a divisória 125b superior do canal 125 forma, ao nível de uma parte média da porta 1 traseira, uma zona 125c de recepção da peça 33 de fechadura, o que permite uma imobilização firme desta, graças, em particular, aos parafusos 36.
Como sobressai mais particularmente da figura 6, uma borda 127 lateral do painel 12 prolonga-se na direcção da caixa 2, por uma parte 128 saliente, globalmente perpendicular à superfície 122 externa do painel 12, estando a parte 128 saliente dotada, 9 na sua extremidade oposta à superfície principal do painel 12, de uma orla 129, dirigida para a zona média do painel 12, isto é, para a concavidade 123. A superfície 129a da borda 129 dirigida para a caixa 2 constitui uma parte da pista 100 e está apta a apoiar-se, de forma estanque, contra a junta 4. A superfície 129a constitui, na realidade, uma superfície externa relativamente à zona de orla da câmara 121.
Tendo em conta a geometria dos elementos 128 e 129, estes são moldados por meio de gavetas móveis solidárias com o punção do molde de fabrico da peça 10, movendo-se estas gavetas, durante a abertura do molde, segundo uma direcção paralela à superfície 122 e orientada para uma parte média da peça 10, como representado pela seta Fi. Na prática, está prevista uma gaveta pelo lado da peça 10. Este modo de fabrico permite realizar a pista 100 de forma monobloco com a peça 10, incluindo nesta zona da peça onde a pista 100 está afastada da superfície externa da porta traseira, para levar em conta as geometrias respectivas da borda 3 e da superfície 122.
Os pilares 13 e 14 são ocos e têm uma secção transversal em forma de U, como representado na figura 4, sendo a concavidade de cada pilar dirigida para o exterior da porta traseira e definindo uma câmara 131 ou 141, na qual estão previstas nervuras 132 ou 142 de reforço.
Assinala-se como 135 o fundo da secção U do pilar 13, e 135a a superfície do fundo 135 orientada para a caixa 2. Esta superfície 135a constitui uma parte da pista 100 pronta apta a apoiar-se contra a junta 4. A superfície 135a estende-se entre a superfície 115a e uma superfície 129'a, constituindo uma parte da pista 100 no lado inferior esquerdo da porta traseira, sendo 10 o lado esquerdo definido relativamente ao sentido de avanço normal do veículo.
Da mesma forma, uma superfície 145a é formada do lado interior do pilar 14 e constitui uma parte da pista 100, que se estende entre as partes 115a e 129a desta pista.
Face ao anterior, compreende-se que a pista 100 forme uma superfície de apoio contínua contra a junta 4, tendo em conta a geometria da borda 3, e sem modificação do aspecto estético externa da porta 1 traseira. 0 vidro 16 está disposto sobre a abertura 15, graças a um cordão 61 de cola, colocado numa primeira pista 161 de colagem, em forma de anel estendendo-se sobre os lados dos pilares 13 e 14 junto à abertura 15, na parte inferior do moldura 11 e na parte superior do painel 12. Duas outras pistas 136 e 146 de colagem estão definidas sobre as bordas laterais exteriores dos pilares 13 e 14, significando o qualificativo "exterior" que as pistas são formadas do lado oposto dos pilares 13 e 14, relativamente ao plano de corte médio da figura 3. Nas pistas 136 e 146 estão previstos cordões de cola, um dos quais aparece na figura 4 com a referência 66.
As bordas 162 laterais do vidro 16 são opacas ou serigrafadas, de modo a mascarar as câmaras 131 e 141. As bordas superiores e inferiores do vidro 16 podem, igualmente, ser opacas ou serigrafadas.
Uma nervura 151 interna está prevista na parte inferior da abertura 15 e permite mascarar a câmara 121 quando a porta traseira é dobrada para trás, em posição fechada, sobre a junta 11 4. A nervura 151 participa, igualmente, na rigidez do conjunto da porta 1 traseira.
Na parte inferior da abertura 1 está prevista uma moldura 17, para obturar o canal 125, de modo a que este canal não modifique, sensivelmente, a estética da porta 1 traseira. A moldura 17 é realizada num material termoplástico, executado por injecção. É fixa na peça 10 por rebites, dos quais apenas um aparece na figura 3, com a referência 71, sendo a moldura 17 dotada de uma borda 171 rebatida, pronta a ser aplicada na superfície interna do canal 125.
Podem ser utilizados outros meios de fixação mecânica, metálicos ou em matéria plástica, para imobilizar a moldura 17 sobre a peça 10. A superfície exterior da moldura 17 pode ser coberta com a uma pintura da cor da carroçaria ou com um revestimento específico, por exemplo, do tipo granuloso por acção química no molde do fabrico da moldura, ou por deposição de uma pintura auto-granulosa. A borda 172 inferior da moldura 17 cobre a borda 125d inferior do painel 12, ao nível do canal 125, de tal modo que o material da moldura 17 pode servir para proteger a borda 125d contra os choques. O recobrimento da borda 125d pela borda 172 melhora, igualmente, a estética da abertura 1.
Como sobressai da figura 2, a geometria da superfície 125a varia segundo uma direcção transversal, isto é, perpendicularmente ao plano de corte da figura 3, para se adaptar à geometria da borda 3. 12 A pista 100 do dispositivo de abertura 1 é continua, isto é, adequada para exercer um esforço repartido sobre a junta 4, em redor da abertura destinada a ser obturada pelo dispositivo de abertura. A pista 100 pode estar apoiada na junta 4, ao nivel da totalidade da borda 3, a fim de assegurar uma vedação exterior total. Na prática, a pista 100 forma um anel fechado contornando a periferia da peça 100, em redor da abertura 15.
Lisboa, 20 de Novembro de 2007 13

Claims (10)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Dispositivo de abertura de veiculo automóvel, compreendendo uma estrutura (10) em material plástico, articulado na caixa do referido veiculo e constituindo uma peça de carroçaria para o referido dispositivo de abertura, formando a referida estrutura uma pista (100) globalmente continua, adequada para se apoiar, de forma estanque, contra a junta (4) existente na caixa (2) do referido veiculo, caracterizado por a referida estrutura (10) formar um painel (12) inferior, definindo uma câmara (121) cuja abertura está virada para a referida caixa (2), estando a referida câmara limitada por um canal (125), situado na parte inferior do referido dispositivo de abertura (1) e cuja concavidade está virada para o exterior do referido dispositivo de abertura.
  2. 2. Dispositivo de abertura de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a referida estrutura (10) formar, ao nivel de uma zona de articulação na referida caixa, uma moldura (11) definindo uma câmara (111) cuja abertura está virada para a referida caixa (2), estando previstas nervuras (112) de reforço na referida câmara.
  3. 3. Dispositivo de abertura de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por a referida câmara (111) conter saliências (113) equipadas com inserções (21) de recepção de parafusos (23) de fixação e dobradiças (22) de articulação do referido dispositivo de abertura (1) na referida caixa (2). 1
  4. 4. Dispositivo de abertura de acordo com uma das reivindicações 2 ou 3, caracterizado por a referida moldura (11) formar um alojamento (114) de recepção de um órgão (124) de sinalização, e por os meios (25) de fixação do referido órgão no referido volume estarem aptos a serem activados na referida câmara (111).
  5. 5. Dispositivo de abertura de acordo com uma das reivindicações 2 a 4, caracterizado por a referida moldura (11) ser limitada por uma ranhura (115) cuja concavidade está dirigida para o exterior do referido dispositivo de abertura, formando a superfície (115a) interior da referida peça de carroçaria, ao nível da referida ranhura, uma secção da referida pista (100) .
  6. 6. Dispositivo de abertura de acordo com uma das reivindicação anteriores, caracterizado por a referida estrutura (10) formar dois pilares (13, 14) ocos definindo, cada um, uma câmara (131, 141) cuja abertura está virada para o exterior do referido dispositivo de abertura (1), estando cada câmara guarnecida com nervuras (132, 142) de reforço, enquanto que a superfície interna da referida peça de carroçaria forma, ao nível dos referidos pilares, secções (135a, 145a) da referida pista (100) .
  7. 7. Dispositivo de abertura de acordo com qualquer uma das reivindicação 1 a 6, caracterizado por, pelo menos, uma borda (127) da referida câmara (121) compreender uma primeira parte (128) estendendo-se, a partir do referido painel (12) inferior, na direcção da referido caixa (2) e estendendo-se uma segunda parte (129), a partir da referida 2 primeira parte, na direcção de uma zona (123) média da referida câmara, sendo uma secção (129a, 129'a) da referida pista (100) formada pela referida segundo parte da referida borda.
  8. 8. Dispositivo de abertura de acordo com uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado por compreender uma moldura (17) de obturação do referido canal (125), estando a referida moldura fixada no referido painel (12).
  9. 9. Dispositivo de abertura de acordo com uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado por o referido canal (125) formar uma zona (125c) de montagem, de uma parte (33) de uma fechadura de bloqueio do referido dispositivo de abertura (1), na posição fechada, na referida caixa (2).
  10. 10. Veiculo automóvel equipado com um dispositivo de abertura (1) segundo uma das reivindicações anteriores. Lisboa, 20 de Novembro de 2007 3
PT01420015T 2000-01-26 2001-01-23 Dispositivo de abertura de veículo automóvel em material plástico e veículo automóvel equipado com este dispositivo de abertura PT1120303E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0001005A FR2804070B1 (fr) 2000-01-26 2000-01-26 Ouvrant de vehicule automobile en materiau plastique et vehicule automobile equipe d'un tel ouvrant

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1120303E true PT1120303E (pt) 2007-12-03

Family

ID=8846340

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT01420015T PT1120303E (pt) 2000-01-26 2001-01-23 Dispositivo de abertura de veículo automóvel em material plástico e veículo automóvel equipado com este dispositivo de abertura

Country Status (7)

Country Link
EP (1) EP1120303B1 (pt)
AT (1) ATE372224T1 (pt)
CZ (1) CZ299119B6 (pt)
DE (1) DE60130278T2 (pt)
ES (1) ES2292550T3 (pt)
FR (1) FR2804070B1 (pt)
PT (1) PT1120303E (pt)

Families Citing this family (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
SE529205C2 (sv) * 2005-11-29 2007-05-29 Scania Cv Abp Luckram för fordon
FR2912088B1 (fr) * 2007-02-05 2009-10-16 Plastic Omnium Cie Ouvrant arriere de vehicule automobile comprenant un cadre en matiere thermoplastique
DE102007039808A1 (de) 2007-08-23 2009-02-26 Bayerische Motoren Werke Aktiengesellschaft Kraftfahrzeug
FR2922859B1 (fr) * 2007-10-31 2010-02-19 Plastic Omnium Cie Ensemble d'un caisson de hayon et d'une piece destinee a etre rapportee sur le caisson
CZ303375B6 (cs) * 2008-04-02 2012-08-22 Magna Exteriors & Interiors (Bohemia) S.R.O. Hybridní rám zádových dverí motorových vozidel
US8403399B2 (en) 2008-05-30 2013-03-26 Magna International Inc. Composite liftgate system
FR2953770B1 (fr) * 2009-12-16 2011-11-25 Renault Sas Porte de coffre pour vehicule automobile
FR2966089B1 (fr) * 2010-10-15 2012-12-21 Faurecia Bloc Avant Hayon thermoplastique renforce pour un vehicule automobile
US9981534B2 (en) 2013-10-07 2018-05-29 Sabic Global Technologies B.V. Closed section geometry, hollow shape, vehicle components
US9399389B2 (en) * 2014-03-17 2016-07-26 Fca Us Llc Reduced offset lift-gate applique
JP6206387B2 (ja) * 2014-12-15 2017-10-04 トヨタ自動車株式会社 車両用バックドアの接合方法
CN204726200U (zh) * 2014-12-30 2015-10-28 全耐塑料公司 机动车后车门活动板件及包含该板件的机动车
DE102018208566A1 (de) * 2018-05-30 2019-12-05 Bayerische Motoren Werke Aktiengesellschaft Fahrzeugklappe
US20220347900A1 (en) * 2019-06-21 2022-11-03 Magna Exteriors Inc. Three dimensional overmolding
CA3224574A1 (en) * 2021-06-29 2023-01-05 Christopher J. Kuntze Integrated anti shuffle bumper

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4016184A (en) 1975-09-17 1977-04-05 The Upjohn Company 9-Deoxy-9,10-didehydro-PGD1 compounds
GB2078628B (en) * 1980-05-21 1984-03-07 British Aluminium Co Ltd Load bearing panels
IT8254028V0 (it) * 1982-12-02 1982-12-02 Fiat Auto Spa Porta per la parete posteriore di un autovettura
DE3637622A1 (de) * 1986-11-05 1988-05-19 Ford Werke Ag Doppelwandiges karosseriebauteil aus kunststoff fuer kraftfahrzeuge
IT214239Z2 (it) * 1988-04-20 1990-04-02 Fiat Auto Spa Portellone posteriore per autovetture
DE3835163A1 (de) * 1988-10-15 1990-04-19 Kaaden Hans Heinrich Tuer aus kunststoff fuer kraftfahrzeuge
US5449213A (en) * 1993-05-26 1995-09-12 Aluminum Company Of America Movable body panel for a vehicle and related method
FR2768085B1 (fr) 1997-09-11 1999-10-22 Inoplast Sa Ouvrant de vehicule automobile, son procede de fabrication et vehicule automobile equipe d'un tel ouvrant

Also Published As

Publication number Publication date
DE60130278T2 (de) 2008-05-29
FR2804070B1 (fr) 2002-09-20
CZ2001321A3 (cs) 2001-09-12
EP1120303B1 (fr) 2007-09-05
ATE372224T1 (de) 2007-09-15
CZ299119B6 (cs) 2008-04-30
DE60130278D1 (de) 2007-10-18
EP1120303A1 (fr) 2001-08-01
ES2292550T3 (es) 2008-03-16
FR2804070A1 (fr) 2001-07-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1120303E (pt) Dispositivo de abertura de veículo automóvel em material plástico e veículo automóvel equipado com este dispositivo de abertura
KR950005752B1 (ko) 차량의 문
US3782036A (en) Doors for vehicles
JP5172260B2 (ja) 車両用ドア
US5772277A (en) Front portion of vehicle body structure for automobile
JP3733346B2 (ja) 車両端範囲に配置された収容室を備えた自動車
JP2002046465A (ja) 車両用樹脂窓および車両用ドアパネル
US2903296A (en) Automobile with flap door
ES2216306T3 (es) Batiente para vehiculo automovil, su procedimiento de fabricacion y vehiculo automovil equipado con dicho batiente.
JP7458364B2 (ja) 車両トランクの扉構造装置
JP2005527422A (ja) 車両用ドア及びその製造方法
FR2554396A1 (fr) Porte a double paroi et structure de renfort, notamment pour vehicule automobile
US5954389A (en) Reinforced front part for use in the manufacture of cabins/bodies for vehicles
KR102643307B1 (ko) 최적화된 테일게이트 포스트
JPH0610071Y2 (ja) 自動車のドアヒンジ部構造
KR870000143A (ko) 자동차의 후부차체 구조
FI90026C (fi) Bil
JP2887525B2 (ja) 小型軽車両用プラスチック車体組立体及びその製造方法
US5080424A (en) Door cover and seal for a door
KR890011722A (ko) 자동차의 선루우프 구조
KR100899225B1 (ko) 화물자동차 적재함 덮개의 도어
JPS6349648B2 (pt)
JPS6310972Y2 (pt)
JP3197622B2 (ja) パーティションガラスの取付構造
JPS6244838Y2 (pt)