PT106625B - Elemento para união de tubos, aplicado a vigas transversais de veículos motorizados - Google Patents

Elemento para união de tubos, aplicado a vigas transversais de veículos motorizados Download PDF

Info

Publication number
PT106625B
PT106625B PT106625A PT10662512A PT106625B PT 106625 B PT106625 B PT 106625B PT 106625 A PT106625 A PT 106625A PT 10662512 A PT10662512 A PT 10662512A PT 106625 B PT106625 B PT 106625B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
tubular segments
union
tubular
segments
faces
Prior art date
Application number
PT106625A
Other languages
English (en)
Other versions
PT106625A (pt
Inventor
Jo O Manuel Correia Leite
Eduardo Alberto Manuel Figueira Dos Santos
Tiago José Martinho Soares
Original Assignee
Sodecia Ct Tecnológico S A
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sodecia Ct Tecnológico S A filed Critical Sodecia Ct Tecnológico S A
Priority to PT106625A priority Critical patent/PT106625B/pt
Publication of PT106625A publication Critical patent/PT106625A/pt
Publication of PT106625B publication Critical patent/PT106625B/pt

Links

Landscapes

  • Body Structure For Vehicles (AREA)

Abstract

ELEMENTO METÁLICO (3) RESPONSÁVEL POR ESTABELECER A UNIÃO DE SEGMENTOS TUBULARES (1, 2), CONCÊNTRICOS OU NÃO, APLICADO À CONSTRUÇÃO DE VIGAS TRANSVERSAIS DE VEÍCULOS MOTORIZADOS, APRESENTAR UMA FACE FRONTAL E OUTRA POSTERIOR, OBTIDAS POR CONFORMAÇÃO A PARTIR DA MESMA BANDA METÁLICA, ATRAVÉS DE UMA DOBRA A 180º LOCALIZADA NA ZONA SUPERIOR. ESSAS DUAS FACES SÃO UNIDAS ENTRE SÍ NUMA ÁREA DE SOBREPOSIÇÃO, LOCALIZADA NA ZONA INFERIOR. POR SUA VEZ, CADA UMA DAS FACES FRONTAL E POSTERIOR APRESENTAM PELO MENOS UM EMBUTIDO, QUE PERMITE A INTRODUÇÃO DOS SEGMENTOS TUBULARES NO SEU INTERIOR E NOS QUAIS É FEITA A UNIÃO DOS MESMOS AO ELEMENTO METÁLICO.

Description

ELEMENTO PARA UNIÃO DE TUBOS, APLICADO A VIGAS TRANSVERSAIS DE VEÍCULOS MOTORIZADOS
ÂMBITO DO INVENTO presente invento diz respeito a um elemento metálico para união de tubos, com vista à criação de uma viga transversal para veículos motorizados.
TÉCNICA ANTERIOR
Uma das vigas transversais normalmente existentes em veículos motorizados encontra-se sob o painel de instrumentos e é montada, em ambas as extremidades, aos pilares A do veiculo. Esta estrutura tem como função suportar o próprio painel de intrumentos, mas também os diversos componentes a ele associados, tais como a coluna de direcção ou os airbags. Deste modo, é essencial que esta travessa apresente a rigidez necessária para responder às solicitações a que normalmente se encontra sujeita.
Entre as diversas soluções existentes no mercado, uma das mais comuns recorre a um elemento tubular continuo, para a construção da estrutura principal da viga. No entanto, devido ao volume disponível no interior do veiculo, e de modo a optimizar a relação entre a rigidez e a massa da estrutura, torna-se necessário recorrer a um conjunto de segmentos tubulares, de dimensões e/ou propriedades distintas, para a construção da viga transversal. Acontece que efectuar a união entre vários segmentos tubulares é uma tarefa que acarreta algumas dificuldades, já que os segmentos podem apresentar diâmetros, espessuras e concentricidades diferentes. Com a variação destas propriedades podemos obter três tipos de configurações:
1. Configuração de acordo com o esquema representado na figura 1, em que a soma do menor diâmetro (Dm) com o espaçamento entre eixos (S) é inferior ao maior diâmetro (DM) . Esta configuração permite a introdução de um dos tubos no interior do outro, mesmo que estes tenham concentricidades distintas, possibilitando a união pela conformação de um dos tubos para o diâmetro do outro. Este tipo de soluções podem ser encontradas nas seguintes documentos FR2861682, WQ2011048312 ou JP2003205311.
Apesar deste tipo de solução ser bastante interessante, pois não necessita de uma peça adicional para estabelecer a união, apresenta algumas limitações. Quando se estabelece a união por conformação de um tubo, a relação entre os diâmetros é limitada, já que a razão entre o diâmetro superior e o inferior não pode ser superior ao limite de estiramento do material.
Para além disso, quando se conforma o tubo de menor diâmetro para o de maior, origina-se uma redução de espessura, e quando se aplica o contrário, verificase a acumulação de material na zona de menor diâmetro, podendo levar à criação de rugas.
2. Configuração de acordo com o esquema da figura 2, em que o espaçamento entre eixos (S) é superior à soma dos raios dos tubos. Nesta configuração nenhum dos segmentos se intersecta ou pode ser introduzido no interior do outro, devido ao espaçamento elevado entre eles. Neste caso é necessário recorrer a um elemento de união que permita a conexão entre tubos, tal como apresentado na patente US2010052366. Esta solução recorre a duas peças estampadas e soldadas para construir o elemento de união, o que implica um stack de tolerâncias maior e em que a acumulação de soldadura numa única localização pode ser prejudicial.
3. Configuração de acordo com o esquema representado na figura 3, em que o espaçamento entre eixos (S) é superior à soma dos raios dos tubos e inferior à diferença dos diâmetros. Neste caso os diâmetros dos tubos intersectam-se, implicando a conformação de um dos tubos ou o recurso a um outro elemento, para a união dos dois. Uma solução para este tipo de configuração pode ser vista no documento de patente EP1816055.
Apesar de este tipo de união não requerer um elemento de união, necessita de uma operação adicional de corte ou conformação, a qual limita o espaçamento entre tubos. Quando se aplica este tipo de união a distância entre centros tem que ser, pelo menos, superior ao maior raio, caso contrário será de difícil conformação ou o corte do tubo poderá comprometer a rigidez da estrutura, conforme representado na figura 3.
presente invento tem como ob j ectivo proporcionar uma solução, baseada num elemento metálico, que seja capaz de estabelecer a união entre tubos, independentemente da configuração que estes apresentem.
Associadas a esta solução aparecem também as seguintes vantagens:
é constituída por uma peça única;
garante a rigidez flexionai e torsional requerida;
• permite a obtenção de tolerâncias de posicionamento entre os tubos bastante apertadas;
• é produzida por estampagem a frio, preferencialmente em pocesso contínuo (ferramenta progressiva);
• permite a união dos tubos com adição de material (exemplo soldadura MIG/MAG) ou sem adição de material (exemplo soldadura laser); e • para além dos tubos, permite a união de outros elementos da estrutura.
SUMÁRIO DO INVENTO
O presente invento consiste num elemento metálico para estabelecer a união de segmentos tubulares, concêntricos ou não, aplicado à construção de vigas transversais de veículos motorizados.
Este elemento de união é produzido a partir de uma banda metálica por estampagem a frio e apresenta, na zona superior, uma dobra a 180°, e na inferior, uma zona de sobreposição. Nesta zona de sobreposição as extremidades da banda metálica são unidas, preferenciamente por um método união mecânico, como a cravação ou a rebitagem, mas podem também ser aplicados outros métodos, como a soldadura ou a aplicação de adesivos.
Nas faces, frontal e posterior do elemento são aplicados vários embutidos, com formato e em número igual aos tubos que se pretende unir e que permitem introdução dos segmentos tubulares no seu interior. É nesses embutidos que é feita a união dos tubos ao elemento metálico, recorrendo a soldadura, com ou sem adição de material.
Pode ainda ser acrescentado ao elemento de união metálico uma ou mais abas laterais dobradas, que permitem aumentar a sua rigidez, caso seja necessário.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A descrição que se apresenta a seguir é feita com referência aos desenhos anexos que são apresentados apenas a titulo de referência, sem qualquer carácter limitativo, e em que:
- a figura 1 corresponde a um esquema representativo de uma configuração de dois segmentos tubulares, em que é possível a introdução de um no interior do outro;
- a figura 2 corresponde a um esquema representativo de uma configuração de dois segmentos tubulares, em que nenhum dos segmentos se intersecta ou pode ser introduzido no interior do outro;
- a figura 3 corresponde a um esquema representativo
de uma configuração de dois segmentos tubulares, em
que os diâmetros de ambos os tubos se i ntersectam;
- a figura 4 corresponde a uma vista isométrica de
uma viga transversal, em que a união de dois tubos
concêntricos é feita através de um elemento metálico;
- a figura 5 corresponde a duas vistas detalhadas de um elemento de união, para dois tubos concêntricos de
uma viga transversal;
- a figura 6 corresponde a duas vistas detalhadas de
um elemento de união, para dois tubos não-
concêntricos e em que os seus diâmetros se
intersectam, aplicado a uma viga transversal; e
- a figura 7 corresponde a duas vistas detalhadas de
um elemento de união, para dois tubos não-
concêntricos e que não se intersectam, aplicado a uma viga transversal.
DESCRIÇÃO DETALHADA DO INVENTO figura corresponde um esquema representativo da união de dois tubos concêntricos (1, 2), com diâmetros distintos, através de um elemento metálico uma de modo a originar uma viga transversal.
Este banda elemento metálica, preferencialmente em de união é produzido a partir de por estampagem pocesso continuo frio (ferramenta progressiva). Após conformação da banda, ele apresenta na zona superior uma dobra a 180° (5) e na zona inferior, uma área de sobreposição (6) . Nesta zona de sobreposição as extremidades da banda metálica são unidas, preferenciamente por um método união mecânico, como a cravação ou a rebitagem, devido ao facto de este tipo de método não aplicar aporte térmico à peça, permitindo a obtenção de tolerâncias mais apertadas. Para além disso a operação de cravação pode ser realizada na própria operação de estampagem. Em alternativa, podem também ser aplicados outros métodos união, como a soldadura ou a aplicação de adesivos.
Na zona de sobreposição pode ainda ser acescentado um outro componente, normalmente encontrado em vigas transversais para painéis de instrumentos, denominado de center-leg (4). Este componente tem como função fazer a ligação da viga transversal ao tunel localizado no chão do veiculo. A sua união pode ser feita em qualquer um dos lados da zona de sobreposição (6) ou pode ser feita introduzindo o center-leg (4) entre as duas abas da banda, na zona de sobreposição. 0 método de união pode ser qualquer um dos descritos para a zona de sobreposição.
Em cada uma das faces frontal ou posterior do elemento metálico (3) , podem ser aplicados um ou mais embutidos (7, 7'), para a introdução dos segmentos tubulares (1,2). 0 número de embutidos equivale ao número
de tubos a unir e o seu formato é igual ao do segmento
metálico que este vai alojar. A união dos segmentos
metálicos aos respectivos embutidos pode ser feita por
soldadura, com ou sem material de adição, dependendo da
configuração do próprio embutido.
elemento de união (3) , pode ainda contemplar uma ou mais abas de reforço (8, 8'), colocadas nas laterais do elemento, se necessário. Estas abas tem como objectivo melhorar o desempenho do componente quando a viga transversal é sujeita, principalmente, a esforços de tracção e/ou flexão, aumentando consideravelmente a sua rigidez. As abas são dobradas a partir da banda metálica original e soldadas na sua extremidade a uma das faces frontal ou posterior do elemento.
Na figura 3 pode-se ver uma configuração em que os segmentos tubulares (9, 10) não são concênctricos e em que os seus diâmetros se intersectam. Deste modo, elemento apresenta numa das faces extrudido (13) orientado na direcção do exterior, para que não haja interferência com o outro embutido (12) , que se encontra orientado para o interior.
A figura 4 representa uma solução de elemento de união (16), para estabelecer a união de segmentos tubulares não-concêntricos e em que não se intersectam (14, 15) . Nesta configuração os embutidos (17, 18) são conformados na direcção do interior do elemento, já que não se verifica qualquer tipo de intersecção.
Como será evidente a um perito da arte, é possível, várias alterações de pormenor, as quais, contudo devem ser incluídas no âmbito do presente invento.
invento deve apenas ser limitado pelo espírito das reivindicações que se seguem.

Claims (4)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Elemento metálico (3) para estabelecer a união de segmentos tubulares (1, 2, 9, 10, 14 e 15), concêntricos ou não, aplicado à construção de vigas transversais de veículos motorizados, caracterizado por apresentar uma face frontal e outra posterior, obtidas por conformação a partir da mesma banda metálica, através de uma dobra a 180° localizada na zona superior (5), sendo essas duas faces unidas entre si numa área de sobreposição (8), localizada na zona inferior, por sua vez, cada uma das faces frontal e posterior apresentam pelo menos um embutido (12, 13, 17 e 18), que permite a introdução dos segmentos tubulares (1, 2, 9, 10, 14 e 15) no seu interior e nos quais é feita a união dos mesmos ao elemento metálico (3).
  2. 2. Elemento metálico (
  3. 3) para estabelecer a união de segmentos tubulares (1, 2, 9, 10, 14 e 15), de acordo com a reivindicação 1, caraterizado por os embutidos (12, 13, 17 e 18), em cada uma das faces frontal e
    posterior , serem em número igual ao número de segmentos tubulares que se pretende unir. 3. Elemento metálico (3) para estabelecer a união de segmentos tubulares (1, 2, 9, 10, 14 e 15), de
    acordo com a reivindicação 1, caraterizado por cada um dos embutidos (12, 13, 17 e 18), em cada uma das faces frontal e posterior, apresentarem o formato da secção exterior do segmento tubular que irão alojar.
  4. 4. Elemento metálico (3) para estabelecer a união de segmentos tubulares (1, 2, 9, 10, 14 e 15), de acordo com a reivindicação 1, caraterizado por os embutidos
    (12, 13, 17 e 18), em cada uma das faces frontal e posterior , serem conformados na direcção do exterior ou do interior do elemento. 5. Elemento metálico (3) ) para estabelecer a união de segmentos tubulares (1, 2, 9, 10, 14 e 15), de
    acordo com a reivindicação 1, caraterizado por possuir uma ou mais abas de reforço laterais (8, 8'), que apresentam um comprimento que permite que a sua extremidade entre em contacto com a face oposta à sua face de origem, possibilitando a sua união.
PT106625A 2012-11-07 2012-11-07 Elemento para união de tubos, aplicado a vigas transversais de veículos motorizados PT106625B (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT106625A PT106625B (pt) 2012-11-07 2012-11-07 Elemento para união de tubos, aplicado a vigas transversais de veículos motorizados

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT106625A PT106625B (pt) 2012-11-07 2012-11-07 Elemento para união de tubos, aplicado a vigas transversais de veículos motorizados

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT106625A PT106625A (pt) 2014-05-07
PT106625B true PT106625B (pt) 2014-10-31

Family

ID=51175942

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT106625A PT106625B (pt) 2012-11-07 2012-11-07 Elemento para união de tubos, aplicado a vigas transversais de veículos motorizados

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT106625B (pt)

Citations (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE10156464A1 (de) * 2001-11-16 2003-06-05 Henco Ind Nv Herentals Fitting
CN201901001U (zh) * 2010-12-20 2011-07-20 芜湖中山科技有限公司 一种汽车仪表板横梁主梁异径管结构

Patent Citations (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE10156464A1 (de) * 2001-11-16 2003-06-05 Henco Ind Nv Herentals Fitting
CN201901001U (zh) * 2010-12-20 2011-07-20 芜湖中山科技有限公司 一种汽车仪表板横梁主梁异径管结构

Also Published As

Publication number Publication date
PT106625A (pt) 2014-05-07

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP5508109B2 (ja) ステアリング支持フレーム
JP6112082B2 (ja) インパネリインフォースメントの取付構造
WO2016098731A1 (ja) 車両用フレーム
EP3536530A1 (en) Vehicle body structure
US20170349218A1 (en) Instrument panel reinforcement
JP6372057B2 (ja) トレーリングアーム取付部構造
JP2005035500A (ja) 自動車用強度部材構造
WO2007004616A1 (ja) デッキクロスメンバ、デッキクロスメンバの製作方法
JP2017528368A (ja) 車両の前部車体構造
JP2017030541A (ja) 車両下部構造
JP2016052859A (ja) 車両用バンパービーム
KR20010083211A (ko) 차량의 충격 흡수 구조
JP2014125000A (ja) リヤバンパリインフォースメント構造及び車両後部構造
JP6647907B2 (ja) 鉄道車両構体
JP2016055755A (ja) 車両前部構造
JP6295670B2 (ja) トーションビーム、及びトーションビーム式サスペンション
CN106895061B (zh) 用于副架的装配螺栓
PT106625B (pt) Elemento para união de tubos, aplicado a vigas transversais de veículos motorizados
JP2021004006A (ja) サスペンションメンバ
JP5741300B2 (ja) 支持構造
JP2008189265A (ja) 車両パネル構造体
JP6382675B2 (ja) 鉄道車両の骨構造
JP2015016822A (ja) インパネリインフォースメント
JP6570950B2 (ja) バンパー装置
JP2021031028A (ja) 構造部材

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 20130821

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 20141028

MM4A Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20150507

NF4A Restitutio in integrum

Free format text: RESTITUTIO IN INTEGRUM

Effective date: 20160513