PT102307B - Instrumento de prova para verificar a conducao de um dispositivo de ligacao - Google Patents

Instrumento de prova para verificar a conducao de um dispositivo de ligacao Download PDF

Info

Publication number
PT102307B
PT102307B PT10230799A PT10230799A PT102307B PT 102307 B PT102307 B PT 102307B PT 10230799 A PT10230799 A PT 10230799A PT 10230799 A PT10230799 A PT 10230799A PT 102307 B PT102307 B PT 102307B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
support
piece
instrument
positioning
connection device
Prior art date
Application number
PT10230799A
Other languages
English (en)
Other versions
PT102307A (pt
Inventor
Takayuki Sato
Original Assignee
Yazaki Corp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Yazaki Corp filed Critical Yazaki Corp
Publication of PT102307A publication Critical patent/PT102307A/pt
Publication of PT102307B publication Critical patent/PT102307B/pt

Links

Landscapes

  • Testing Of Short-Circuits, Discontinuities, Leakage, Or Incorrect Line Connections (AREA)
  • Manufacturing Of Electrical Connectors (AREA)
  • Details Of Connecting Devices For Male And Female Coupling (AREA)
  • Coupling Device And Connection With Printed Circuit (AREA)
  • Multi-Conductor Connections (AREA)

Description

“INSTRUMENTO DE PROVA PARA VERIFICAR A CONDUÇÃO DE UM DISPOSITIVO DE LIGAÇÃO”
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
1. Área da invenção
A presente invenção refere-se a um instrumento de prova para verificar a condução de um dispositivo de ligação e para identificar a presença ou a ausência de um suporte para fixar um terminal. Este instrumento pode detectar um esquecimento de inserção do suporte.
2. Descrição da técnica relacionada
A figura 3 representa uma vista em perspectiva de um instrumento convencional 28 para verificar a condução de um dispositivo de ligação.
instrumento 28 compreende uma peça de posicionamento 29 para um dispositivo de ligação 6, uma peça de verificação 9 que pode deslizar para a peça de posicionamento 29, um braço 20 unido ao instrumento de verificação 9 e uma alavanca 21 que está ligada ao braço 20 para fazer deslocar a peça de verificação.
Por outro lado, o dispositivo de ligação 6 compreende uma caixa de união 4 feita de uma resina sintética, um suporte anterior 5 feito de resina sintética, que é inserido na caixa de união 4 a partir do seu lado anterior, e terminais equipados com fios condutores, os quais são inseridos na caixa de união 4 a partir do seu lado posterior (apenas são visíveis os fios condutores).
suporte anterior 5 é ligado à caixa de união 4 para constituir câmaras 30 de terminais e serve para fixar os fios condutores equipados com terminais, de modo a que não saiam da parte traseira das câmaras.
Num estado de fixação provisória do suporte anterior 5, conforme se observa na figura 4, os fios condutores equipados com terminais são inseridos na caixa de união 4 pela parte de trás. Depois, o suporte anterior 5 é empurrado para a superfície da extremidade anterior da caixa de união 4. Assim, o suporte anterior 5 fica perfeitamente fixado à caixa de união 4, pelo que os terminais equipados com fios condutores ficam duplamente fixados. Os terminais equipados com fios condutores são fixados preliminarmente mediante a fixação de lancetas numa caixa de união 4. De ambos os lados da parte traseira da caixa de união 4 existem correspondentemente uma saliência 15 e uma reentrância ou ressalto 17.
Na figura 3 são observáveis dois elementos verticais da peça de posicionamento 29, nos lados esquerdo e direito do instrumento 28. De forma concreta, observa-se um encaixe de orientação 16 que serve de guia à correspondente saliência 15 da caixa de união 4, aberto verticalmente num dos lados, ao passo que no outro lado se prevê um ressalto de contacto 18 correspondente à reentrância 17 da caixa de união 4. Assim, o dispositivo de ligação 6 pode ser inserido na peça de posicionamento 29 pela parte de cima.
A peça de verificação 9 está localizada por trás da peça de posicionamento 29 (oposta à extremidade anterior do dispositivo de ligação 6) . Dentro de uma abertura anterior 31 da peça de verificação 9 projecta-se horizontalmente um pino de ensaio (não representado) que serve para detectar a inserção de cada terminal equipado com um fio condutor no dispositivo de ligação
6. Além do pino de ensaio, dentro da abertura anterior 31, sobressai também um pino de comutação 32 que serve para detectar a presença ou a ausência do suporte anterior 5. Tanto o pino de 2
ensaio como o pino de comutação 32 são impelidos, por meio de uma mola espiral, na direcção que os leva a ficarem salientes e podem ser deslocados num determinado intervalo. Ά parte traseira da peça de detecção é coberta com uma tampa de pino 19 em forma de caixa.
A figura 3, representativa do conjunto no estado em que uma alavanca 21 foi puxada, isto é, a peça de verificação 9 foi separada da peça de posicionamento, para trás, e o dispositivo de ligação 6 está aplicado na peça de verificação 9. A seguir, a alavanca 21 é forçada a rodar para diante, conforme indicado pela seta a. Assim, a peça de verificação 9 desliza para a frente por meio do braço 20, de tal modo que a extremidade anterior 6a do dispositivo de ligação 6 seja inserida na peça de verificação 9. Em consequência, cada terminal equipado com um fio condutor entra em contacto com o correspondente pino de ensaio e o suporte anterior 5 é impelido de forma a ficar em contacto com o pino de comutação 32. Assim, é verificada a condução de cada terminal equipado com um fio condutor e simultaneamente é identificada a presença ou a ausência do suporte anterior 5. No momento em que o pino de comutação é activado, se faltar o suporte anterior 5 é possível ter conhecimento de tal facto, v.g. por meio de um sinal sonoro.
No entanto, se o dispositivo de ligação estiver colocado no instrumento 28 com o suporte anterior 5 saliente do lado da frente da caixa de união 4, no estado provisório de fixação ilustrado na figura 3, o instrumento convencional referido antes para verificação da condução de um dispositivo de ligação tem o defeito a seguir indicado. De forma concreta, no momento em que a peça de verificação 9 se desloca para a frente por acção da alavanca 21, o pino de comutação 32 atinge vigorosamente o suporte anterior 5, pelo que esse pino de comutação 32 ou o suporte anterior 5 podem ficar deformados ou danificados.
RESUMO DA INVENÇÃO fJTJ-
Constitui um objecto da presente invenção proporcionar um instrumento para verificar a condução de um dispositivo de ligação que evite que um pino de comutação ou um suporte sejam deformados ou danificados quando um dispositivo de ligação estiver instalado nesse instrumento com o suporte saliente para fora da caixa de união. Faz-se observar que o suporte pode ser um suporte anterior, um suporte lateral, um suporte posterior ou idêntico.
Para se atingir o objectivo anteriormente referido da presente invenção, esta proporciona um instrumento para verificar a condução de um dispositivo de ligação com um suporte para fixar um terminal, o qual compreende uma peça de posicionamento para posicionar o dispositivo de ligação que ai irá ser inserido e uma peça de prova que se desloca a partir da peça de posicionamento e em direcção a ela, em que a peça de posicionamento está dotada de um módulo de orientação com o qual o suporte pode estabelecer contacto quando estiver saliente em relação ao dispositivo de ligação.
De acordo com incompletamente impelido interfere com o módulo dispositivo de posicionamento. inserção interfere ligação
Isto a presente para dentro do de orientação, não pode ser permite detectar do o suporte de ligação ausência incompleta com um pino do suporte, sejam deformados ou danificados.
invenção, dispositivo de tal modo que esse aplicado de forma de suporte. comutação que evita sendo, o para detectar a que o suporte
Assim na peça de garantida a suporte não presença ou a e o pino de comutação
Estes e outros objectos e particularidades da presente invenção tornar-se-ão mais evidentes a partir da descrição seguinte considerada em conjunto com os desenhos anexos.
DESCRIÇÃO RESUMIDA DOS DESENHOS
A figura 1 é uma vista em perspectiva com peças destacadas, nas suas posições relativas, de um instrumento para verificar a
condução de um dispositivo de ligação de acordo com uma variante da presente invenção;
a figura 2 é uma vista em perspectiva de uma peça principal do instrumento de verificação;
a figura 3 é uma vista em perspectiva com peças destacadas, nas suas posições relativas, de um instrumento convencional de verificação; e
a figura 4 é uma vista em perspectiva de um dispositivo de ligação num estado em que há um suporte fixado de forma provisória.
DESCRIÇÃO DA VARIANTE PREFERENCIAL
Tomando agora os desenhos como referência, apresentar-se-á uma explicação minuciosa de um instrumento para verificar a condução de um dispositivo de ligação de acordo com uma variante da presente invenção.
As figuras 1 e 2 ilustram um instrumento de verificação 1 de acordo com a presente invenção. Nas figuras 1 e 2 foram utilizados números de referência iguais para identificar elementos idênticos no instrumento convencional de verificação.
instrumento 1 de verificação da condução caracteriza-se pelo facto de se prever um módulo de orientação 3, com a forma de □ , instalado horizontalmente na superfície da extremidade superior da peça de posicionamento 2, de tal modo que o suporte anterior 5 interfira com o módulo de orientação 3 num estado em que esse suporte anterior 5 esteja saliente em relação à caixa de união 4, o que faz com que seja impossível instalar o dispositivo de ligação 6 na peça de posicionamento 2.
A peça de posicionamento 2 dispõe de um par de colunas 7 e
8, respectivamente esquerda e direita. As colunas 7 e 8 ficam
mais salientes do que no instrumento convencional de verificação. As superfícies superiores das colunas 7 e 8 ficam exactamente ao mesmo nível da peça de verificação 9, por trás delas. Por meio de parafusos 10 é possível fixar o módulo de orientação 3, com a forma de ZZI, às superfícies das extremidades superiores das colunas 7 e 8. A peça de verificação 9 pode deslocar-se ao longo da superfície inferior do módulo de orientação 3.
O módulo de orientação 3 é feito de um metal ou de uma resina dura e consiste de chapas laterais paralelas 11 de ambos os lados e de uma chapa principal (chapa de contacto) que realiza o acoplamento integral das pontas das chapas laterais
11. Os fustes das chapas laterais são fixadas às colunas 7 e 8 por meio de parafusos 10. A largura interna entre o par de chapas laterais 11 é ajustada de modo a ficar igual ou ligeiramente maior do que a largura entre o par de colunas 7 e
8. É possível inserir um dispositivo de ligação 6, em estudo, entre o par de chapas laterais 11 referido antes. O espaço interno do módulo de orientação 3 com a forma de ZJ serve de abertura 13 para a inserção do dispositivo de ligação (figura
2). As chapas laterais 11 ficam salientes e dispostas horizontalmente em direcção à peça de verificação 9, a partir das colunas 7 e 8, de tal modo que a chapa principal 12 fique localizada horizontalmente na proximidade da superfície superior da peça de verificação 9 ou em contacto com essa superfície superior.
A chapa principal 12 é suportada pela face superior da peça de verificação 9. Assim sendo, quando o suporte anterior 5 estabelece contacto com a chapa principal 12, o módulo de orientação 3, que é uma consola, pode ser suportado sem nenhum empenamento. Por tal motivo, é possível evitar que o módulo de orientação 3 seja deformado ou danificado e a peça saliente 5a do suporte anterior 5 pode ser detectada com exactidão.
Prevê-se a existência de um encaixe de orientação 16, correspondente à saliência 15 da caixa de união 4, formado 6 verticalmente na coluna Ί, ao passo que o ressalto de contacto 18 correspondente à reentrância 17 da caixa de união 4 é formado na coluna 8. A abertura superior do encaixe de orientação 16 está localizada numa posição ligeiramente inferior à do módulo de orientação 3, ao passo que o ressalto de contacto 18 está localizado numa posição muito mais baixa do que a abertura superior do encaixe de orientação 16. Numa tal configuração, antes de a protuberância 15 avançar para dentro do encaixe de orientação 16, o suporte anterior 5 alcança o módulo de orientação 3, pelo que a protuberância 15 não pode ser engatada à força no encaixe de orientação 16. Assim se evita consequentemente que a caixa de união 4 ou o suporte anterior 5 sejam deformados ou danificados.
A distância entre a superfície 16a da extremidade anterior do encaixe de orientação 16 e a extremidade interna 12a da chapa principal 12 foi ajustada de modo a ficar igual ou ligeiramente maior do que o comprimento L da caixa de união 4 numa direcção de encaixe do dispositivo de ligação. Devido a tal dimensionamento, quando o suporte anterior 5a está saliente do lado da frente da caixa de união 4, a protuberância 5a do suporte anterior 5 interfere com a chapa principal 12 do módulo de orientação 3, pelo que essa protuberância 15 da caixa de união 4 não pode ser engatada no encaixe de orientação 16 da peça de posicionamento 2. Isto permite detectar garantidamente qualquer esquecimento de inserção completa do suporte anterior
5.
Na figura 1 o número de referência 19 identifica uma tampa de pino; o número 20 identifica um braço e o número 21 identifica uma alavanca. A peça de verificação 9 está ligada à alavanca 21 através do braço 20. A peça de verificação 9 pode deslizar numa direcção longitudinal numa armação de suporte 22. A peça de posicionamento é fixada à parte anterior da armação de suporte 22. A alavanca 21 é montada, de modo a poder rodar, na armação de suporte 22 por meio do pino 23. Também é conhecida uma estrutura em que a peça de verificação 9 é deslocada por um ressalto (não representado) da alavanca 21, sem utilização do
braço 20. A peça de verificação 9 contém um pino de ensaio (não representado) para detectar a condução para cada terminal equipado com um fio condutor dentro do dispositivo de ligação 6 e um pino de comutação (não representado) para identificar a presença ou a ausência do suporte anterior 5.
Na figura 1, numa posição em que a alavanca 21 foi puxada para afastar a peça de verificação 9, o dispositivo de ligação 6 está colocado na peça de posicionamento 2. Neste caso, conforme descrito antes, se o suporte anterior 5 estiver saliente para além da caixa de união 4, vai colidir com a superfície superior da chapa principal 12 do módulo de orientação 3, pelo que o dispositivo de ligação 6 não pode ser aplicado correctamente. Por outro lado, se o suporte anterior 5 tiver sido completamente empurrado para dentro da caixa de união 4, não irá interferir com o módulo de orientação 3, pelo que o dispositivo de ligação 6 pode ser aplicado suavemente na peça de posicionamento 2. Obrigando a alavanca 21 a rodar para a frente, verifica-se a condução de cada terminal equipado com o fio condutor, por meio do pino de ensaio, e simultaneamente identifica-se também a presença ou ausência do suporte anterior 5.
O módulo de orientação 3, de acordo com esta variante, serve não só para identificar a situação em que o suporte anterior 5 está montado mas também para evitar que outro dispositivo de ligação idêntico de uma instalação eléctrica seja colocado no instrumento 1 de verificação da condução. Se um dispositivo de ligação incorrecto for combinado com uma instalação eléctrica, o módulo de orientação 3 permite detectar a combinação errónea do dispositivo de ligação. Dito de forma concreta, em tais casos, a caixa de união do dispositivo de ligação incorrecto vai colidir com a chapa principal 12 ou com a chapa lateral do módulo de orientação 3, de tal modo que o dispositivo de ligação 6 não possa ser aplicado na peça de posicionamento 2. Faz-se observar que a caixa de união vai colidir com a chapa lateral quando a sua extremidade anterior tiver uma forma em que fica saliente para os lados.
Preparando diversas espécies de módulos de orientação correspondentes a diversos dispositivos de ligação, é possível verificar a condução desses dispositivos de ligação e o estado de montagem dos seus suportes anteriores. Em tal caso, as formas dos módulos de orientação são determinadas de modo a corresponderem aos diversos dispositivos de ligação que possuem diversas formas externas (em particular diferentes comprimentos L e diferentes formas de ambos os lados das extremidades anteriores) . No procedimento de verificação apenas é trocado o módulo de orientação 3 para o mesmo instrumento 1 de verificação da condução.
módulo de orientação 3 pode ser trocado facilmente, retirando os dois parafusos 10.

Claims (3)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Instrumento de prova para verificar a condução de um dispositivo de ligação com um suporte para fixar um terminal, caracterizado por ser constituído por:
    uma peça de posicionamento para posicionar o dispositivo de ligação que se lhe pretende inserir; e uma peça de verificação que se desloca a partir da peça de posicionamento e em direcção a ela, em que a referida peça de posicionamento está dotada de um módulo de orientação com o qual o suporte pode estabelecer contacto quando estiver saliente em relação ao dispositivo de ligação.
  2. 2. Instrumento de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de o referido módulo de orientação assumir a forma de Ξ) obtida por meio de uma chapa principal e duas chapas laterais.
  3. 3. Instrumento de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de a referida peça de verificação possuir um pino de ensaio para verificar a condução com o terminal e um pino de comutação para identificar a presença ou a ausência
PT10230799A 1998-06-02 1999-06-01 Instrumento de prova para verificar a conducao de um dispositivo de ligacao PT102307B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP10152921A JPH11344523A (ja) 1998-06-02 1998-06-02 コネクタ導通検査具

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT102307A PT102307A (pt) 1999-12-31
PT102307B true PT102307B (pt) 2001-03-30

Family

ID=15551069

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT10230799A PT102307B (pt) 1998-06-02 1999-06-01 Instrumento de prova para verificar a conducao de um dispositivo de ligacao

Country Status (2)

Country Link
JP (1) JPH11344523A (pt)
PT (1) PT102307B (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP2011141150A (ja) * 2010-01-06 2011-07-21 Yazaki Corp 異常検出装置

Also Published As

Publication number Publication date
PT102307A (pt) 1999-12-31
JPH11344523A (ja) 1999-12-14

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP5571539B2 (ja) コネクタ、及び、該コネクタを利用したled照明器具
JP5985047B2 (ja) 固定クランプ
KR102131071B1 (ko) 리셉터클 캐리어들을 갖는 커넥터 어셈블리
BRPI0508757B1 (pt) Peça conectora elétrica com força de inserção zero
ITMI952112A1 (it) Portalampade miniaturizzato per pannelli/quadri stampati
BRPI1104452A2 (pt) Terminal eétrico e conjunto de conector elétrico
JP5212633B2 (ja) 端子台および照明器具
US3004235A (en) Plugboards for use in patchcord programming systems
KR101940677B1 (ko) 반도체 칩 테스트 소켓
JP3085450B2 (ja) コネクタの端子金具検査器
PT102307B (pt) Instrumento de prova para verificar a conducao de um dispositivo de ligacao
BR102015018570A2 (pt) módulo de soquete para um dispositivo eletrocirúrgico; dispositivo eletrocirúrgico, e, conjunto com um módulo de soquete e uma ferramenta de remoção
PT772170E (pt) Detector automatico de incendios
JP2005150115A (ja) リード線を印刷回路基板に接触させる端子ユニット
BR102015006684A2 (pt) Connector with pine guide for use with printed circuit board
US10326232B2 (en) Connector connecting member enabling holding-side connectors to be connected easily to device-side connectors
TWM634608U (zh) 電連接器及電路板座
TW201832420A (zh) 機構件、使用該機構件之方法、具有該機構件之系統及組件
US3887258A (en) Wire connector means for vehicle lamp
TWM605952U (zh) 電梯旁路接點保護裝置
JPH077184U (ja) 回路基板の収納ハウジングの構造
JP3575375B2 (ja) 導通検査装置
BRPI0611244B1 (pt) “dispositivo de contato para a aplicação de componente smt sobre uma placa de circuitos impressos e conexão de encaixe smt”
US20180241153A1 (en) Connector connecting device
PT2515391T (pt) Bloco para múltiplos dispositivos equipado com um conector móvel em translação

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19990915

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 20001205