PT101656B - Aparelho para enfiamento automatico de fio para uma maquina de electroerosao - Google Patents

Aparelho para enfiamento automatico de fio para uma maquina de electroerosao Download PDF

Info

Publication number
PT101656B
PT101656B PT10165695A PT10165695A PT101656B PT 101656 B PT101656 B PT 101656B PT 10165695 A PT10165695 A PT 10165695A PT 10165695 A PT10165695 A PT 10165695A PT 101656 B PT101656 B PT 101656B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
threading
wire
wheel
edm machine
wheels
Prior art date
Application number
PT10165695A
Other languages
English (en)
Other versions
PT101656A (pt
Inventor
Jose Maria Onandia Albizuri
Original Assignee
Ona Electro Erosion
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from ES09400404U external-priority patent/ES1027059Y/es
Application filed by Ona Electro Erosion filed Critical Ona Electro Erosion
Publication of PT101656A publication Critical patent/PT101656A/pt
Publication of PT101656B publication Critical patent/PT101656B/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B23MACHINE TOOLS; METAL-WORKING NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B23HWORKING OF METAL BY THE ACTION OF A HIGH CONCENTRATION OF ELECTRIC CURRENT ON A WORKPIECE USING AN ELECTRODE WHICH TAKES THE PLACE OF A TOOL; SUCH WORKING COMBINED WITH OTHER FORMS OF WORKING OF METAL
    • B23H7/00Processes or apparatus applicable to both electrical discharge machining and electrochemical machining
    • B23H7/02Wire-cutting
    • B23H7/08Wire electrodes
    • B23H7/10Supporting, winding or electrical connection of wire-electrode
    • B23H7/102Automatic wire threading
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B21MECHANICAL METAL-WORKING WITHOUT ESSENTIALLY REMOVING MATERIAL; PUNCHING METAL
    • B21FWORKING OR PROCESSING OF METAL WIRE
    • B21F23/00Feeding wire in wire-working machines or apparatus

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Electrochemistry (AREA)
  • Electrical Discharge Machining, Electrochemical Machining, And Combined Machining (AREA)
  • Forwarding And Storing Of Filamentary Material (AREA)

Description

APARELHO PARA ENFIAMENTO AUTOMÁTICO DE FIO PARA UMA MÁQUINA DE ELECTROEROSÃO
DESCRIÇÃO
Basicamente podem-se produzir dois casos de rotura: de modo fortuito ou pré-determinado no caso do trabalho numa determinada zona/peça ter terminado e ser necessário começar outra.
O fio, depois de partido, pode voltar a ser enfiado total/parcialmente com intervenção humana, mas nas máquinas de electroerosão por fio, programadas para trabalhar mesmo de noite, mostrou-se necessário desenhar um mecanismo de enfiamento do fio de forma automática, sem intervenção humana.
O presente invento preconiza um aparelho de enfiamento automático do fio numa máquina de electroerosão, que se caracteriza por consistir num mecanismo de tracção para enfiamento, o qual é constituído por:
a) uma primeira e uma segunda roda livre com uma superfície interior de tracção e uma superfície exterior louca;
b) um braço articulado portador da segunda roda que recebe a acção de meios fluido-mecânicos que, em condições normais, separam a segunda roda da primeira roda e que em condições de enfiamento põem-nas em contacto para arrastar o fio;
c) um motor de enfiamento que em caso de rotura e por meio de um trem de engrenagens acciona a primeira e segunda roda;
e compreende ainda um mecanismo de corte e um circuito de água de guiamento por esguicho fino, sendo todos os meios de accionamento geridos por um CPU central.
A figura 1 é uma vista esqifemática do percurso do fio.
A figura 2 é uma vista em corte da cabeça superior, que faz parte do dispositivo de enfiamento que constitui o objecto do presente invento.
A figura 3 é uma vista em corte parcial dos elementos superiores da cabeça superior da figura 2.
A figura 4 é uma vista em perspectiva de dois semi-cortes a 90° da parte inferior da cabeça superior da figura 2.
O fio (1) para a electroerosão vem a jusante da cabeça superior (2), passa por uma roda (3) que acciona uma bobina ou dínamo (não representado), cuja corrente é captada pelo CPU central (4) (figura 1), o qual gere todos os accionamentos dos mecanismos de enfiamento que se descrevem a seguir.
Na figura 2 pode-se observar que o fio (l) se introduz na cabeça superior através de uma guia afunilada (5), por exemplo cerâmica, para desembocar numa tomada de corrente (6) que preferivelmente será de carboneto de tungsténio, de forma poligonal e com um dos lados convexos para melhorar o contacto.
A forma poligonal é para melhorar o tempo de duração da tomada (6), uma vez que há medida que uni lado (7) se desgasta, pode-se rodar a tomada (6) e posicionar como contacto guia outro dos lados.
Em frente à tomada (6) encontra-se localizada uma placa-guia (8) limitadora do movimento do fio (1), cuja parede (9) que se encontra em frente à da tomada (6) apresenta unia geometria conjugada com a mesma, ou seja, tem a forma côncava.
Se o fio (1) se encontra em funcionamento normal, ele passa na tomada (6), vai até às bocas (12) e, por meio das guias correspondentes, sai da cabeça superior (2), passa para a peça de trabalho (t) e segue para a cabeça inferior (20). Em caso de rotura, o' dispositivo de enfiamento entra em funcionamento, começando pelo mecanismo de tracçào de enfiamento.
mecanismo de tracção de enfiamento consta de duas rodas livres (10) e (11) que têm a propriedade de possuir a superfície interior de tracção e a superfície exterior louca. Em situação normal, estas duas rodas encontram-se separadas entre si.
Em caso de rotura do fio (I), que na maioria das vezes sucede na zona de trabalho (t), ou seja, entre a cabeça superior (2) e a cabeça inferior (20) (figura 1), a roda de tracção principal (21) deixa de arrastar o fio (1), de maneira que a roda (3) deixa de ter movimento. Como consequência, o dínamo associado deixa de gerar corrente, facto que é detectado pelo CPU (4), o qual ordena (figura
3) a actuação do cilindro pneumático (25) contra a acção da mola (22) que separa as rodas livres (10) e (1 I) (figura 2), o qual, por meio do braço (23) que roda em torno do eixo (24), posiciona a respectiva roda (II) por ele suportada em frente da outra roda livre (10).
O CPU (4) ordena também a actuação do motor de enfiamento (ml).
Para o movimento das rodas livres (10) e (11), existe um motor (mi) de enfiamento, o qual por meio de um trem de engrenagens acciona as duas rodas livres (10) e (1 I), evitando deste modo que o fio (I) à saída das mesmas se deforme, dificultando a sua condução pelos diferentes elementos situados a jusante.
O mecanismo de corte gerido pelo CPU (4) secciona o fio (1) e proporciona um resto de porção de fio situado entre o referido mecanismo e a zona de rotura, o qual deve ser retirado.
O mecanismo de corte consta de uma lâmina superior fixa (13) e de uma lâmina inferior (14) accionada por um cilindro pneumático (15) com um eixo de transmissão guiado (16) e uma mola de recuperação (17) de acção contrária sobre a referida lâmina inferior (14) (figuras 2 e 4). Também compreende uma tampa de aperto (18) com um rebaixo toroidal (19) situado sob a lâmina inferior (14) e ao qual se fornece ar comprimido para formar urna almofada de aperto da lâmina inferior (14) contra a lâmina superior (13), de modo a melhorar o cone.
As bocas para o fio (I) são afuniladas, salvo a da lâmina inferior (14) que é cilíndrica para facilitar o corte.
A saída do corte, existe uma boca de guiamento (27) que consta de uma condução intenta (28) de água com um estreitamento (29) na sua saída para condução geral do fio (I), originando um esguicho fino de água (30) que guia o fio (1) até à boca de saída (26) da cabeça superior (2).
Na cabeça superior (2) existe intemamente entre as peças de passagem do fio (1) e o exterior, uma condução de água (32) que desemboca na saída (26) e que faz as funções de limpeza e refrigeração.
Existe também um detector (33) de presença do fio (1) situado a jusante da roda de tracção (21).
Se depois de uma rotura, o CPU (4), uma vez dadas as ordens de colocação em marcha do dispositivo de enfiamento, não tiver recebido sinal do detector (33), voltará a dar de novo ordens para se iniciarem as operações descritas atrás.
Lisboa, 13 de Fevereiro de 1995
Agente Oficial da Propriedade Industrial
RUA VICTOR CORDON, 10 - Α*3* 1200 USBOA

Claims (5)

  1. REIVINDICAÇÕES
    Ia.- Aparelho de enfiainento automático de fio para uma máquina de electroerosão, caracterizado por compreender um mecanismo de tracção para enfiamento do fio que consta de:
    a) uma primeira e segunda rodas livres com uma superfície interior de tracção e uma superfície exterior louca;
    b) um braço giratório portador da segunda roda que recebe a acção de meios fluido-mecânicos que, em condições normais, separam a segunda roda da primeira roda e que, em condições de enfiamento do fio, põem-nas em contacto para arrastar o mesmo;
    c) um motor de enfiamento que no caso de rotura e por meio de um trem de engrenagens acciona a primeira e segunda rodas;
    e também de um mecanismo de corte e de um circuito de água de guiamento por esguicho fino, sendo todos os meios de accionamento geridos por um CPU central.
  2. 2a.- Aparelho de enfiamento automático de fio para uma máquina de electroerosão, de acordo com a reivindicação anterior, caracterizado por o mecanismo de corte compreender uma lâmina superior fixa, uma lâmina inferior móvel sob a acção de meios fluido-mecânicos e uma tampa de aperto com uma ranhura toroidal superior disposta sob a lâmina inferior, em que se cria uma almofada de ar de pressão entre ambas as lâminas.
  3. 3a.- Aparelho de enfiamento automático de fio para uma'máquina de electroerosão, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por
    - 7compreender uma toma de corrente de forma poligonal de lados convexos, dispostos em frente a uma guia limitadora, cuja face que se encontra de frente para a toma é côncava.
  4. 4a.- Aparelho de enfiamento automático de fio para uma máquina de electroerosão, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o circuito de água de guiamento se dispor a jusante do dispositivo de corte, sofrendo um estreitamento ao desembocar na conduta geral de guiamento do fio, na vizinhança da boca de saída da cabeça superior.
  5. 5a.- Aparelho de enfiamento automático de fio para uma máquina de electroerosão, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a jusante da roda de tracção principal, em condições normais, existir um detector de presença do fio e por a montante da cabeça superior existir uma bobina associada ao movimento do fio, servindo o detector e a bobina como sensores do CPU central.
PT10165695A 1994-02-15 1995-02-13 Aparelho para enfiamento automatico de fio para uma maquina de electroerosao PT101656B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ES09400404U ES1027059Y (es) 1994-02-15 1994-02-15 Dispositivo de enhebrado automatico para maquina de electroerosion por hilo.

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT101656A PT101656A (pt) 1995-09-12
PT101656B true PT101656B (pt) 1998-04-30

Family

ID=8285391

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT10165695A PT101656B (pt) 1994-02-15 1995-02-13 Aparelho para enfiamento automatico de fio para uma maquina de electroerosao

Country Status (2)

Country Link
FR (1) FR2716126B1 (pt)
PT (1) PT101656B (pt)

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS58114819A (ja) * 1981-12-24 1983-07-08 Tanaka Kikinzoku Kogyo Kk ワイヤ−カツト放電加工機
JPS6219327A (ja) * 1985-07-19 1987-01-28 Fanuc Ltd ワイヤカツト放電加工装置
JPH04300121A (ja) * 1991-03-27 1992-10-23 Fanuc Ltd ワイヤカット放電加工装置の上ガイドアセンブリ

Also Published As

Publication number Publication date
PT101656A (pt) 1995-09-12
FR2716126A1 (fr) 1995-08-18
FR2716126B1 (fr) 1996-10-18

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR102013012335A2 (pt) Método para operação de uma máquina de fiação a jato de ar e máquina de fiação a jato de ar
JPS58500720A (ja) オ−プンエンド紡績位置において紡績過程を中断しかつ開始する方法および装置
PT101656B (pt) Aparelho para enfiamento automatico de fio para uma maquina de electroerosao
CN100471605C (zh) Edm机中的线切割装置、线输送系统以及线电极的分割方法
US4610132A (en) Compressed air thread splicing device
US3411281A (en) Device for indicating broken threads in spinning machines
DE3325928A1 (de) Verfahren und vorrichtung zum anspinnen eines garnes an einem spinnaggregat einer oe-friktionsspinnmaschine
GB2286356A (en) Automatic wire-threading device for electroerosion machines
CN207793507U (zh) 一种自动落纱小车
JPS5813749A (ja) 織機用の縁断ち装置
PT96340A (pt) Dispositivo para io puxamento de fios da urdidura
DE1906824C3 (de) Vorrichtung zum Entfernen eines Fadens von einer Unterwindungsfläche einer Spindel
ES2319262T3 (es) Dispositivo para la descarga y desmenuzamiento de virutas.
US4339914A (en) Method and apparatus for cleaning an open-end spinning rotor
JPS5936682B2 (ja) オ−プンエンド紡績糸用装置
PT101646B (pt) Aparelho de enfiamento semi-automatico de fio para maquinas de electroerosao
ES2206101T3 (es) Dispositivo de corte para hilos de maquinas de electroerosion.
US5666798A (en) Positive and negative pressure rotor cleaning assembly for a rotor spinning machine
KR101695602B1 (ko) 기모 간격 조정 기능을 갖는 기모장치
CH690494A5 (fr) Appareil d'enfilage automatique de fil pour machine d'électro-érosion.
BR0104825A (pt) Mecanismo para cortar a reserva de fio dos fusos das máquinas contìnuas de fiar
CN101415649A (zh) 自动的丝线拾取装置
ITMI940543U1 (it) Dispositivo perfezionato per l'elimitazione della riseva di filo avvolta sui fusi di macchine per la filtratura o ritorcitura
KR200155893Y1 (ko) 강판 안내판의 안전장치
GB1577845A (en) Pneumatically removing fibrous ribbon together with any severed yarn end from a spinning rotor of an open end spinning machine

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19980130

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20010831