PT1001203E - Punho giratório para uma válvula sanitária - Google Patents

Punho giratório para uma válvula sanitária Download PDF

Info

Publication number
PT1001203E
PT1001203E PT99122444T PT99122444T PT1001203E PT 1001203 E PT1001203 E PT 1001203E PT 99122444 T PT99122444 T PT 99122444T PT 99122444 T PT99122444 T PT 99122444T PT 1001203 E PT1001203 E PT 1001203E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
handle
abutment
assembly according
stop surface
valve
Prior art date
Application number
PT99122444T
Other languages
English (en)
Inventor
Werner Lorch
Original Assignee
Hansgrohe Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Hansgrohe Ag filed Critical Hansgrohe Ag
Publication of PT1001203E publication Critical patent/PT1001203E/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16KVALVES; TAPS; COCKS; ACTUATING-FLOATS; DEVICES FOR VENTING OR AERATING
    • F16K35/00Means to prevent accidental or unauthorised actuation
    • F16K35/02Means to prevent accidental or unauthorised actuation to be locked or disconnected by means of a pushing or pulling action
    • F16K35/022Means to prevent accidental or unauthorised actuation to be locked or disconnected by means of a pushing or pulling action the locking mechanism being actuated by a separate actuating element
    • F16K35/025Means to prevent accidental or unauthorised actuation to be locked or disconnected by means of a pushing or pulling action the locking mechanism being actuated by a separate actuating element said actuating element being operated manually (e.g. a push-button located in the valve actuator)

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Mechanically-Actuated Valves (AREA)
  • Preventing Unauthorised Actuation Of Valves (AREA)
  • Taps Or Cocks (AREA)

Description

DESCRIÇÃO "PUNHO GIRATÓRIO PARA UMA VÁLVULA SANITÁRIA" É conhecida a forma de se construírem punhos giratórios e válvulas sanitárias, de tal forma que apenas seja possível uma rotação segundo um determinado ângulo, antes da actuação de um encosto. Numa válvula deste tipo (documento EP 621427) o encosto pode ser ultrapassado por pressão de um botão de accionamento. Sobre o botão de accionamento actua uma mola que se estende ao longo do perímetro no lado interno do punho. É conhecida do documento DE 4417485 uma válvula sanitária semelhante, com um botão de pressão que pode ser pressionado para se ultrapassar o encosto. Já é conhecida uma válvula sanitária com um punho, em que na válvula sanitária existe um encosto fixo e no punho existe um elemento de encosto ajustável em relação ao punho (documento DE 9300841). O elemento de encosto ajustável é guiado num suporte radial do punho. É igualmente conhecida uma válvula sanitária com um punho (documento US 5230465), na qual está previsto no punho um elemento de accionamento que possui um elemento de encosto formando uma única peça.
Numa outra válvula sanitária conhecida (documento DE 4417485) existe no punho um encosto não regulável, que coopera 1 com um elemento de encosto ajustável associado à válvula sanitária. É ainda conhecido um punho para uma válvula termostática, no qual está construído na válvula um elemento de encosto com acção de mola, que pode cooperar com uma superfície de encosto fixa do punho (documento US 4232817). A invenção tem como objectivo realizar uma limitação de encosto simples e utilizável universalmente.
Para a solução deste objectivo a invenção propõe um punho giratório com as características da reivindicação 1. Os aperfeiçoamentos da invenção são objecto das reivindicações dependentes, cujo teor é elaborado tomando como referência o conteúdo da descrição.
Quanto ao elemento de encosto associado à válvula, pode tratar-se de um elemento que é construído de modo fixo na válvula, ou então especialmente de um elemento de encosto que é construído em forma de casquilho e que pode ser colocado sobre a válvula em diversas posições angulares. 0 engrenamento entre os dois elementos de encosto consiste, regra geral, no facto de os dois elementos de encosto, aquando da rotação do punho giratório, encostarem um ao outro e, deste modo, impedirem uma rotação posterior do punho giratório. A limitação de encosto serve para se limitar ou a temperatura, ou a quantidade, de um fluxo de água. A passagem para além do encosto pode ser realizada por um accionamento do elemento de accionamento, realizado de qualquer 2 forma, por exemplo, por uma rotação de um elemento acessível no punho giratório. É especialmente conveniente que sobre o elemento de accionamento actue uma mola colocando-o na posição em que os dois encostos podem cooperar.
Um tipo de accionamento do encosto do punho especialmente conveniente pode consistir no facto de este ser deslocável, em especial sensivelmente radialmente em relação ao eixo de rotação do punho e também, consequentemente, do fuso.
Num outro aperfeiçoamento pode estar previsto que a mola que actua sobre o elemento de encosto seja constituída por plást ico e seja especialmente construída formando uma só peça com o elemento de encosto. Desta forma, não só se consegue que o punho giratório seja construído muito facilmente, mas também seja fácil de montar, visto que apenas é necessário construir e inserir no punho giratório um único elemento.
Pode estar previsto, especialmente, que a mola seja construída na forma de um arco, que se apoia no punho na zona de um ponto diametralmente oposto a um elemento de accionamento, especialmente no lado interno de uma manga de segurar. Desta forma tem-se à disposição um trajecto da mola que, mesmo no accionamento, não conduz a uma carga forte da mola.
Pode estar previsto, especialmente, que a mola seja construída na forma de um arco fechado, que, de um modo preferido, é construído simetricamente, especialmente simetricamente em relação a uma linha que liga o elemento de accionamento do encosto do punho com o ponto de apoio. 3
Num aperfeiçoamento da invenção, a superfície de paragem do elemento de ligação associado à válvula pode ser construída numa secção de parede que se estende sensivelmente na direcção da rotação, em torno do eixo de rotação, de modo que o elemento que possui a superfície de paragem, do elemento de encosto associado ao punho, depois de se ultrapassar a limitação de rotação, encoste à secção de parede de forma deslizante. Esta secção de parede pode servir para que, na rotação em sentido inverso do punho giratório, não tenha que ser vencida qualquer resistência.
Pode estar previsto, de acordo com a invenção, que a secção de parede possua uma alma transversal, que se situa no trajecto da superfície de paragem do elemento de ligação associado ao punho. Desta forma pode ser originada uma limitação do movimento de rotação, depois de se ultrapassar o encosto. Além disso, a alma transversal também pode servir para um reforço da secção de parede. A secção de parede pode ser construída especialmente com forma cilíndrica. Na direcção axial possui uma dimensão que corresponde sensivelmente à dimensão, medida na mesma direcção, da superfície de paragem do elemento de ligação associado ao punho giratório.
De acordo com a invenção, a secção de parede pode estar disposta coaxialmente com o eixo de rotação.
No entanto, é igualmente possível, e é proposto pela invenção, que a secção de parede possa estar disposta de forma excêntrica em relação ao eixo de rotação. Isto significa que, depois de se ultrapassar o encosto por accionamento do elemento de accionamento, o elemento de encosto, no movimento ao longo da 4 secção de parede, pode ser reconduzido de novo sensivelmente à sua posição original.
Uma outra possibilidade pode consistir no facto de a secção de parede ser construída em forma de espiral.
Com ambas as possibilidades pode conseguir-se que a secção de parede se estende de tal forma que, na sua extremidade oposta à sua superfície de paragem, já não se encontre no trajecto da superfície de paragem do encosto do punho. Esta possibilidade é conveniente para todos os casos em que o fuso possa ser deslocado de mais do que uma rotação completa. Como a secção de parede se pode estender apenas ao longo de uma parte do perímetro, por exemplo, de metade do perímetro, é possível, desta forma, que, na rotação em direcção inversa do punho giratório, não esteja activo qualquer encosto. Isto também pode ser conseguido se a secção de parede for construída no género de um funil, na sua extremidade oposta à sua superfície de paragem.
De acordo com a invenção, o elemento de encosto associado ao punho giratório é guiado sobre o casquilho que serve para a ligação do punho giratório com o fuso giratório. Pode conseguir-se, deste modo, que o elemento de encosto possa ser guiado com segurança no seu movimento, e esteja seguro contra o desequilíbrio e o emperramento.
Pode estar previsto especialmente que o encosto do punho possua uma secção de guia com uma abertura através da qual o casquilho e em cuja borda o casquilho encosta, pelo menos na posição de encosto do encosto do punho. 5
Pode estar previsto, num aperfeiçoamento, que o casquilho, nas duas posições extremas do movimento do encosto do punho, encoste à borda da abertura.
Num outro aperfeiçoamento também pode estar previsto que o casquilho, durante o movimento do encosto do punho, permaneça sempre encostado à borda da abertura. A abertura, na zona das suas duas extremidades, pode possuir uma forma interna correspondente à forma externa do casquilho, sendo as duas extremidades ligadas entre si por secções rectilineas.
Deduzem-se outras caracteristicas, particularidades e vantagens da invenção a partir da descrição seguinte de formas preferidas de realização da invenção, assim como com base nos desenhos. Nisto mostram:
Fig. 1 um corte transversal através da montagem de um punho giratório num fuso; Fig. 2 um corte longitudinal através da montagem da fig. 1/ Fig. 3 um corte, correspondente à fig. 1, numa segunda forma de realização; Fig. 4 um corte longitudinal, correspondente à fig. 2, da segunda forma de realização; Fig. 5 uma vista do elemento de encosto associado ao punho; 6
Fig. 6 um corte longitudinal através do elemento de encosto da fig. 5;
Fig. 7 uma vista de cima sobre um elemento de encosto associado à válvula;
Fig. 8 um corte transversal através do elemento de encosto da fig. 7;
Fig. 9 uma vista de um segundo elemento de encosto, do lado da válvula;
Fig. 10 um corte através do elemento de encosto da figura 9;
Fig. 11 uma representação, correspondente à fig. 5, de um outro elemento de encosto associado ao punho. A figura 1 mostra um corte transversal através de um punho giratório de acordo com a invenção, que está ligado a um fuso giratório de uma válvula sanitária. O corte desenvolve-se ao longo da linha I - I na fig. 2. O punho giratório contém uma manga 1 externa de segurar, que é construída com forma sensivelmente cilíndrica e que é fechada, no seu lado oposto à válvula 2, por uma placa 3 frontal abaulada. Na placa frontal existe uma abertura, que pode ser fechada por meio de uma tampa 4 .
No lado interior da manga está moldado de segurar 1 um casquilho 5 coaxial, que serve para enroscar a manga de segurar no fuso 6 da válvula 2 sanitária. O casquilho 5 contém um furo interno central, com o qual é colocado sobre o fuso 6 dentado externamente. Deste modo é produzida uma ligação não rotativa, 7 entre o punho e o fuso 6. Para a fixação axial serve um parafuso 7, que é aparafusado no fuso 6 giratório.
Sobre a válvula sanitária está fixo um elemento 8 de encosto, que forma um casquilho com um dentado interno, no seu lado oposto ao elemento sanitário 2. Este casquilho é fechado por um fundo 9, que possui uma abertura 26 para a passagem do fuso. Sobre o lado do fundo 9, oposto à válvula 2 sanitária está construída uma superfície 10 de paragem, que se estende sensivelmente radialmente em relação ao eixo do fuso 6 roscado. A superfície 10 de paragem possui um distanciamento radial de um casquilho 11 interno, que envolve, com pequeno afastamento, o casquilho 5 do punho.
Sobre o casquilho 5 do punho está montado, de forma deslocável, um elemento 12 de encosto, que possui um elemento 13 de paragem com uma superfície 14 de paragem, no seu lado voltado para a válvula 2. A superfície 14 de paragem está situada, em direcção axial, na mesma posição que a superfície 10 de paragem do elemento 8 de encosto associado à válvula. Vista na direcção periférica, a superfície 14 de paragem está situada igualmente na mesma posição que a superfície de paragem 10. Se o elemento 12 de encosto, na posição representada na fig. 1, for rodado, no sentido oposto ao dos ponteiros do relógio, na direcção de uma abertura da válvula, depois de meia volta a superfície 14 de paragem entra em contacto com a superfície 10 de paragem. O movimento de rotação é limitado desta forma. A superfície 10 de paragem está construída na extremidade 15, ligeiramente dobrada para fora, de uma secção 16 de parede moldada no fundo 9. A secção 16 de parede estende-se ao longo de um arco, concentricamente com o referido casquilho 11, sobre um quarto do perímetro. Deste modo, entre o casquilho 11 e a secção 16 de parede, forma-se um espaço intermédio, no qual o elemento 13 de paragem pode ser guiado, até entrar em contacto com a alma 17 transversal. A alma 17 transversal liga o casquilho 11 interno à secção 16 de parede. 0 elemento 13 de paragem pode chegar ao espaço intermédio, quando o elemento 12 de encosto é deslocado contra a acção de uma mola 18. A mola 18 é construída como uma mola constituída por plástico, em forma de arco, formando uma única peça, e está moldada nos dois lados do elemento 12 de encosto. A mola 18 estende-se sobre todo o perímetro do punho e apoia-se, com uma sinuosidade 19, num ponto no lado interno da manga 1 de segurar, que se situa diametralmente oposto a um elemento 20 de accionamento. O elemento de accionamento 20 está fixo ao elemento 12 de encosto, ou formando com este uma única peça, ou como uma peça encaixável, e atravessa a manga 1 de segurar. O elemento 12 de encosto — ver também a fig. 5 — contém uma secção 21 de guia, que possui uma abertura 22 oval. A superfície da abertura 22 situa-se é perpendicular ao eixo do fuso giratório e, por consequência, do casquilho 5. O casquilho 5, que possui um perímetro externo circular, atravessa a abertura 22 e encosta à borda da abertura 22, do lado oposto ao elemento 21 de accionamento, ao longo de metade da periferia, na posição representada na fig. 1. É definida desta forma a posição inicial do elemento 12 de ligação. Nesta posição inicial, a superfície 14 de paragem do elemento 13 de paragem fica situada num raio que é igual ao raio em que fica situada a superfície 10 de paragem. A partir desta posição, originada pela mola 18, o elemento de encosto pode ser deslocado radialmente para dentro, até que o elemento de paragem encoste ao casquilho 11 e o 9 casquilho 5 encoste à extremidade da abertura 22. Esta é uma posição que corresponde a ultrapassar-se o encosto. A fig. 6 mostra um corte longitudinal através do elemento de encosto 12 da fig. 5, construído como uma só peça. A fig. 7 mostra novamente a secção 16 de parede com a superfície 10 de paragem formada na sua extremidade, que estão ambas moldadas no fundo 9 do elemento 8 de ligação associado à válvula 2. A fig. 8 mostra um corte através do elemento 8 de encosto, vendo-se o dentada 23 no lado interno do casquilho.
Enquanto na forma de realização representada nas figuras 1, 2 e 5 a 8, o movimento de rotação do punho giratório, depois de ultrapassado o encosto, é limitado pela alma 17 transversal, as figs. 3, 4, 9 e 10 mostram uma forma de realização na qual, depois de se ultrapassar o encosto, é possível realizar-se uma rotação posterior, mesmo segundo um ângulo maior. A superfície 10 de paragem é novamente formada pelo início da secção 16 de parede, que é moldada no fundo 9 do elemento 8 de encosto associado à válvula. Neste caso, a secção 16 de parede não está, no entanto, ligada ao casquilho 11 interno com o auxílio de uma alma transversal, mas permanece antes separada do casquilho 11. Na zona da sua extremidade oposta à superfície 14 de paragem, a secção 16 de parede estende obliquamente para fora em relação a uma linha periférica, encontrando-se a sua extremidade 24 num ponto que já não se cruza com o trajecto do elemento 13 de paragem. O punho giratório, depois de se premir o elemento 20 de accionamento, não só pode ser rodado para além da superfície 10 de paragem, mas também para lá da extremidade 24 da secção 16 de 10 parede. Na rotação em sentido inverso, o encosto 13 não permanece preso à extremidade 24, mas desliza gradualmente para dentro pelo lado 25 interior da secção 16 de parede. 0 elemento de encosto associado ao punho, representado isoladamente na fig. 5, é introduzido pelo lado interno da manga 1 de segurar. Isto é possibilitado através da mola 18 com o longo trajecto de mola.
No entanto, é igualmente possivel que o elemento de encosto associado ao punho seja construído de tal forma que possa ser inserido no punho, a partir de fora, através da abertura para o botão 20 de accionamento. Isto está representado na fig. 11. Aqui, a mola 18 possui igualmente a forma de um arco, no entanto de um arco não fechado, que se estende sensivelmente por mais do que metade do comprimento do arco, desde o elemento de encosto. Está também construída a saliência 19.
Além disso, a secção 21 de guia é construída de forma que envolva apenas parcialmente o casquilho. Por conseguinte, a haste 21 de guia está formada apenas de um dos lados, de modo que o casquilho possa, na realidade, encostar à haste de guia em ambas as posições extremas, embora durante o movimento, apenas de um dos lados. O elemento de encosto representado na fig. 11 pode ser introduzido lateralmente através da abertura, cujo diâmetro corresponde à medida transversal do botão 20 de accionamento.
Lisboa, 06 de Outubro de 2006 11

Claims (16)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Montagem para uma válvula (2) sanitária, com um punho giratório, um elemento (8) de encosto, um casquilho (5) e um outro elemento (12) de encosto, sendo um dos elementos (8) de encosto susceptível de ser colocado na válvula sanitária numa posição angular fixa e possuindo uma superfície (10) de paragem que se estende sensivelmente radialmente em relação ao eixo de rotação do fuso (6) da válvula, estando o casquilho (5) previsto para a ligação, pelo menos não rotativa, com o fuso (6) giratório da válvula (2) sanitária, e estando o outro elemento (12) de encosto montado de forma ajustável no punho giratório e possuindo uma superfície (14) de paragem que, por rotação do punho giratório, pode ser levada a engrenar com a superfície (10) de paragem do elemento (8) de encosto do lado da válvula, caracterizada por o elemento (12) de encosto associado ao punho giratório ser guiado no casquilho (5) e possuir uma secção (12) de guia à qual o casquilho (5) encosta, pelo menos na posição de encosto do encosto (12) associado ao punho, e que envolve o casquilho, pelo menos parcialmente.
  2. 2. Montagem de acordo com a reivindicação 1, na qual o elemento (12) de encosto associado ao punho é colocado por acção de mola numa posição, na qual a superfície (10) de paragem do elemento (8) de encosto associado à válvula (2) se encontra no trajecto da sua superfície (14) de paragem, que esta descreve aquando da rotação do punho giratório. 1
  3. 3. Montagem de acordo com a reivindicação 1 ou 2, na qual o elemento (12) de encosto associado ao punho pode ser deslocado sensivelmente radialmente em relação ao eixo de rotação do fuso (6).
  4. 4. Montagem de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, na qual a mola (18) é constituída por plástico e é construída com o elemento (12) de encosto associado ao punho giratório, formando uma só peça.
  5. 5. Montagem de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, na qual a mola (18) é construída na forma de um arco e se apoia no punho na zona de um ponto diametralmente oposto a um elemento (20) de accionamento.
  6. 6. Montagem de acordo com a reivindicação 5, na qual a mola (18) é construída simetricamente em relação a uma linha que liga o elemento (20) de accionamento ao ponto de apoio.
  7. 7. Montagem de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, na qual a superfície (10) de paragem do elemento (8) de encosto associado à válvula (2) é construída numa secção (16) de parede que se estende sensivelmente na direcção de rotação, em torno do eixo de rotação na qual o elemento, que possui a superfície (14) de paragem, do elemento (12) de encosto associado ao punho, encosta de forma deslizante quando a rotação prossegue.
  8. 8. Montagem de acordo com a reivindicação 7, na qual a secção (16) de parede possui uma alma (17) transversal que se situa no trajecto da superfície (14) de paragem. 2
  9. 9. Montagem de acordo com a reivindicação 7 ou 8, na qual a secção (16) de parede é construída com forma cilíndrica.
  10. 10. Montagem de acordo com qualquer uma das reivindicações 7 a 9, na qual a secção (16) de parede está disposta coaxialmente.
  11. 11. Montagem de acordo com qualquer uma das reivindicações 7 a 9, na qual a secção (16) de parede está disposta excentricamente.
  12. 12. Montagem de acordo com a reivindicação 7 ou 8, na qual a secção (16) de parede é construída em forma de espiral.
  13. 13. Montagem de acordo com qualquer uma das reivindicações 7 a 12, na qual a secção (16) de parede, na zona da sua extremidade (24) oposta à sua superfície (10) de paragem, se estende de tal forma que não se encontra no trajecto da superfície (14) de paragem do elemento (12) de encosto associado ao punho.
  14. 14. Montagem de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, na qual a secção de guia possui uma abertura (22), de um modo preferido fechada, através da qual passa o casquilho (5).
  15. 15. Montagem de acordo com a reivindicação 14, na qual o casquilho (5) encosta à borda da abertura (22) nas duas posições extremas do movimento do elemento (12) de encosto associado ao punho. 3
  16. 16. Montagem de acordo com a reivindicação 14 ou 15, na qual o casquilho (5), durante o movimento do elemento (12) de encosto associado ao punho, encosta à secção (21) de guia, especialmente à borda da abertura (22). Lisboa, 06 de Outubro de 2006 4
PT99122444T 1998-11-14 1999-11-11 Punho giratório para uma válvula sanitária PT1001203E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE19852618A DE19852618A1 (de) 1998-11-14 1998-11-14 Drehgriff für ein Sanitärventil

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1001203E true PT1001203E (pt) 2006-11-30

Family

ID=7887840

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT99122444T PT1001203E (pt) 1998-11-14 1999-11-11 Punho giratório para uma válvula sanitária

Country Status (6)

Country Link
EP (1) EP1001203B1 (pt)
AT (1) ATE337509T1 (pt)
DE (2) DE19852618A1 (pt)
DK (1) DK1001203T3 (pt)
ES (1) ES2272031T3 (pt)
PT (1) PT1001203E (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102006045540A1 (de) * 2006-09-25 2008-04-03 Grohe Ag Stellgriff für ein Wasserventil
DE102009021185B4 (de) * 2009-05-13 2013-03-07 Grohe Ag Drehgriff für Sanitärarmatur
US9709189B2 (en) * 2014-02-28 2017-07-18 Itt Manufacturing Enterprises Llc Final position locking feature of multi-turn rotational device having an axially translating wheel or a clocked lock passage gear
DE102016209043B4 (de) 2016-05-24 2019-05-09 Hansgrohe Se Ventildrehgriffvorrichtung und Thermostatventil

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE2737083C2 (de) * 1977-08-17 1985-10-10 Honeywell-Braukmann GmbH, 6950 Mosbach Heizkörperventil
DE3530812A1 (de) * 1985-08-29 1987-03-05 Grohe Armaturen Friedrich Stellvorrichtung fuer ein thermostatisch geregeltes mischventil
DE4123856A1 (de) * 1991-07-18 1993-01-21 Grohe Armaturen Friedrich Stellvorrichtung fuer ein mischventil
DE9300841U1 (de) * 1993-01-22 1993-03-11 Hans Grohe Gmbh & Co Kg, 7622 Schiltach Sanitärarmatur
DE4308762A1 (de) * 1993-03-19 1994-09-22 Grohe Armaturen Friedrich Mengenregulierventil
DE4417485C2 (de) * 1994-05-19 1997-08-28 Hansa Metallwerke Ag Sanitärarmatur
DE19702360A1 (de) * 1997-01-23 1998-07-30 Grohe Kg Hans Betätigungsgriff für ein Sanitärelement

Also Published As

Publication number Publication date
EP1001203A3 (de) 2001-05-02
EP1001203A2 (de) 2000-05-17
DE59913794D1 (de) 2006-10-05
ES2272031T3 (es) 2007-04-16
EP1001203B1 (de) 2006-08-23
ATE337509T1 (de) 2006-09-15
DE19852618A1 (de) 2000-05-18
DK1001203T3 (da) 2006-12-18

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2693494T3 (es) Mezclador de agua con mando de palanca
ES2317488T3 (es) Cabezal de alcachofa.
US9312738B2 (en) Linear actuator
ES2281683T3 (es) Dispositivo de ajuste de posicion para columnas de direccion de automoviles.
ES2222367T5 (es) Dispositivo para el ajuste de partes moviles unas respecto de otras.
ES2795175T3 (es) Dispositivo de inversión de fluido
KR960013384B1 (ko) 변기시트 및 변기덮개의 개폐기구
US6076304A (en) Window opening and closing assembly
PT1418373E (pt) Válvula com um actuador amovível.
BRPI0904294A2 (pt) dobradiça para portas, janelas ou semelhantes
ES2245381T3 (es) Elevalunas de brazos para un vehiculo de motor.
BRPI0711030A2 (pt) dispositivo de fixação
PT1001203E (pt) Punho giratório para uma válvula sanitária
ES2400522T3 (es) Dispositivo de resorte de retorno para herrajes de puertas o ventanas, así como herrajes de puertas y/o ventanas
ES2870773T3 (es) Herraje pivotable y mueble
ES2290840T3 (es) Cerradura de falleba.
PT733839E (pt) Valvula misturadora com uma alavanca
KR100330485B1 (ko) 온/오프 절환 기능을 갖는 일방향 클러치 베어링
ES2941531T3 (es) Accionamiento de muebles por motor eléctrico
ES2358809T3 (es) Accesorio de entrada y rebosadero para bañeras.
WO2002083487A1 (es) Regulador de posicion para sillines de bicicleta
ES2837154T3 (es) Dispositivo de soporte para un cabezal de ducha
ES2619691T3 (es) Grifería sanitaria con un mecanismo de tracción y giro para su manejo
ES2820277T3 (es) Parte superior de válvula
ES2303660T3 (es) Valvula mezcladora para griferias sanitarias.