PT100014B - Processo para a preparacao de acido (6r)-tetra-hidrofolico - Google Patents

Processo para a preparacao de acido (6r)-tetra-hidrofolico Download PDF

Info

Publication number
PT100014B
PT100014B PT100014A PT10001492A PT100014B PT 100014 B PT100014 B PT 100014B PT 100014 A PT100014 A PT 100014A PT 10001492 A PT10001492 A PT 10001492A PT 100014 B PT100014 B PT 100014B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
acid
tetrahydrofolic
water
sulfonic
acids
Prior art date
Application number
PT100014A
Other languages
English (en)
Other versions
PT100014A (pt
Inventor
Hans Rudolf Muller
Martin Ulmann
Josef Conti
Gunter Murdel
Original Assignee
Eprova Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Eprova Ag filed Critical Eprova Ag
Publication of PT100014A publication Critical patent/PT100014A/pt
Publication of PT100014B publication Critical patent/PT100014B/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07DHETEROCYCLIC COMPOUNDS
    • C07D475/00Heterocyclic compounds containing pteridine ring systems
    • C07D475/02Heterocyclic compounds containing pteridine ring systems with an oxygen atom directly attached in position 4
    • C07D475/04Heterocyclic compounds containing pteridine ring systems with an oxygen atom directly attached in position 4 with a nitrogen atom directly attached in position 2
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07DHETEROCYCLIC COMPOUNDS
    • C07D475/00Heterocyclic compounds containing pteridine ring systems
    • C07D475/06Heterocyclic compounds containing pteridine ring systems with a nitrogen atom directly attached in position 4
    • C07D475/08Heterocyclic compounds containing pteridine ring systems with a nitrogen atom directly attached in position 4 with a nitrogen atom directly attached in position 2
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K31/00Medicinal preparations containing organic active ingredients
    • A61K31/33Heterocyclic compounds
    • A61K31/395Heterocyclic compounds having nitrogen as a ring hetero atom, e.g. guanethidine or rifamycins
    • A61K31/495Heterocyclic compounds having nitrogen as a ring hetero atom, e.g. guanethidine or rifamycins having six-membered rings with two or more nitrogen atoms as the only ring heteroatoms, e.g. piperazine or tetrazines

Description

A presente invenção refere-se a um processo para a preparação do ácido N[-4-[[(2-amino-1,4,5,6,7,8-hexa -hidro-4-oxo-(6S)-pteridinil)-metil]-amino]-benzoiH-L-glutâmi co (no seguimento designado por ácido (6S)-tetra-hidrofólico) e dos seus sais e do ácido N-[4-[[(2-amino-1,4,5,6,7,8-hexa -hidro-4-oxo-(6R)-pteridinil)-metil]-amino]-benzoil] -L-glutâmico (no seguimento designado por ácido (6R)-tetra-hidro£ólico) e dos seus sais.
Os derivados do ácido tetra-hidrofólico contêm 2 centros assimétricos. Assim, devido à síntese destes derivados de ácido fólico, do ácido N-(pteroil)-L-glutâmico, o átomo de carbono opticamente activo, contido no resíduo de ácido glutâmico, está presente na forma L, enquanto o átomo de carbono opticamente activo que aparece devido à hidrogenação da ligação dupla nas posições 5-6 do radical pteroílo está presente na forma racémica, a forma (6R,S). Os derivados sintéticos do ácido tetra-hidrofólico são, portanto, constituídos por uma mistura a 1:1 de dois diastereómeros. Na ocorrência natural, por exemplo no fígado, o tetra-hidrofolato encontra-se apenas numa forma de diastereómero, estando o ácido 5,6,7,8-tetra-hidrofólico na forma (6S).
Como medicamento, os tetra-hidrofolatos são usados principalmente sob a forma de sal de cálcio do ácido
5-£ormil-5,6,7,8-tetra-hidrofólico (Leucovin) ou do ácido
5-metil-5,6,7,8-tetra-hidro£ólico, para o tratamento da anemia megaloblástica de ácido fólico, como antídoto para reforçar a tolerância aos antagonistas do ácido fólico, em especial de aminopterina e Methotrexat na terapêutica do cancro (leucovorin rescue) para reforçar o efeito terapêutico de 5-fluoruracil e do tratamento de doenças de auto-imunidade, tais como a psoríase e a artrite reumática, e ainda para reforço da tolerância a determinados antiparasitas, por exemplo Trimethoprim-sulfamethoxazol, na quimioterapia.
ácido tetra-hidrofólico serve de composto inicial para a preparação de diversos derivados do ácido tetra-hidrofólico.
Os esforços para a produção de ácido (6S)~ ou (óR)-tetra-hidrofólico conduziram até agora aos processos seguintes:
- processos enzimáticos
- processos físico-químicos
- processos químicos.
Os processos enzimáticos compreendem uma redução, normalmente realizada quimicamente, de ácido fólico para obter ácido 7,8-di-hidrofólico e, em seguida, a redução enzimática do mesmo para obter o ácido (6S)-5,6,7,8-tetra-hidrofólico, por exemplo de acordo com L. Rees e outros, Tetrahedron, 42(1 ) (1986) 117-36 ou patente de invenção europeia EP-A2-0 356 934. Mas estes processos, no passo químico, só dificilmente param na fase de ácido 7,8-di-hidrofólico, dando também origem, no passo enzimático, tipicamente a um rendimento espacio-temporal muito baixo, exigem co-factores caros, tais como NADPH e exigem uma metodologia de trabalho muito complexa. Os processos até agora conhecidos para a preparação enzimática de ácido tetra-hidrofólico opticamente puro não são apropriados para a produção deste composto à escala técnica.
- 3 A separação dos pares de diastereómeros por cromatografia foi também investigada [J. Feeney e outros, Biochemistry, 20 (1981), 18373 . Estes processos não são apropriados para a produção dos diastereómeros à escala técnica.
É também conhecida no grupo dos processos físico-químicos, uma redução assimétrica, de ácido fólico em eléctrodos quirais. [ S. Kwee e outros, Bioelectrochem. Bioenerg. 7 (1980) 693-6983. Porém, devido às concentrações de ácido fólico (tipicamente 10 M) durante a redução e a separação, realizável apenas com dificuldade, do indutor assimétrico depois de efectuada a redução, estas reacções não podem ser utilizadas para a produção técnica.
No domínio da síntese química há possibilidade da hidrogenação assimétrica de ácido fólico na presença de um catalisador opticamente activo, mais ou menos segundo P.H. Boyle e outros, J. Chem. Soe, Chem. Commun., 10 (1974) 375-6. Mas isso exige a utilização de catalisadores muito caros, os quais, depois de efectuada a catálise homogénea, só com grande dispêndio podem separar-se do produto.
Por conseguinte, não existia até agora qualquer processo utilizável tecnicamente para a obtenção de ácido tetra-hidrofólico opticamente puro.
Existe, portanto, a necessidade de se dispor de um processo utilizável tecnicamente e económico para a preparação de ácido tetra-hidrofólico opticamente puro.
Verificou-se agora, surpreendentemente, que, a partir de soluções aquosas de ácido (6R,S)-tetra-hidrofólico ou dos seus sais, após adição de ácidos sulfónicos ou de ácido sulfúrico, se obtêm os sais de adição correspondentes ópticos de ácido tetra-hidrofólico concentrados. Estes sais podem separar-se por filtração. A partir do filtrado pode isolar-se o sal de adição diastereómero. Em seguida, os dois sais podem ser também purificados, tanto química como opticamente, por recristalização e/ou libertação do ácido tetra-hidrofólico e salificação ulterior. Que na cristalização do sal de adição do ácido sulfónico ou do ácido sulfúrico se verifique uma separação óptica é tanto mais
- 4 surpreendente, quanto é certo que por preparação/recristalização de outros sais, por exemplo do sal de adição do ácido clorídrico, não pode verificar-se qualquer concentração óptica [ W. Frick e outros, Helv. Chim. Acta, 57 (1974) 2758-61 1. Também com outros ácidos fortes, tais como o ácido bromídrico, o ácido iodídrico, o ácido azótico, o ácido fosfórico, o ácido fórmico, o ácido oxálico, o ácido clorodicloro- e tricloroacético não pode obter-se qualquer concentração de uma das formas epímeras do ácido tetra-hidrofólico.
objecto da presente invenção é um processo para a produção de ácidos (6S)- e (6R)-tetra-hidro£ólicos, bem como dos seus sais de adição de ácido sulfónico ou de ácido sulfúrico, que consiste em fazer reagir ácido (6R,S)-tetra-hidrofólico com um ácido sulfónico ou com ácido sulfúrico, cristalizar fraccionadamente o sal de adição de ácido obtido e, se fôr necessário, libertar e isolar, a partir dos sais de adição de ácido diastereómeros obtidos, por tratamento com uma base, os ácidos (6S)- e/ou (6R)-tetra-hidrofólico.
ácido (6R,S)-tetra-hidrofólico utilizado pode estar quer sob a forma de produto isolado, quer, também, de preferência, sob a forma de produto de uma redução de ácido fólico directamente in situ.
Os ácidos sulfónicos apropriados para o processo segundo a presente invenção são ácidos sulfónicos aromáticos com 6 a 14 átomos de carbono, ácidos sulfónicos aralifáticos com 7 a 9 átomos de carbono ou ácidos sulfónicos alifáticos com 1 a 3 átomos de carbono.
Como ácidos sulfónicos aromáticos podem considerar-se principlamente o ácido benzenossulfónico, ácidos toluenossulfónicos, ácidos xilossulfónicos, ácidos nitrobenzenossulfónicos, ácidos clorobenzenossulfónicos, ácidos nitrotoluenossulfónicos, ácidos naftalenossulfónicos, ácidos naftalenossulfónicos substituídos, ácidos naftalenodissulfónicos, ácidos canforossulfónicos, ácidos benzimidazolssulfónicos, ácidos benzamidazolssulfónicos substituídos, tais como ácido 2-£enilbeuzimidazol-5~sulfónico e muitos outros mais.
- 5 Como ácido sulfónico aralifático interessa considerar de preferência o ácido fenilmetanossulfónico e como ácidos sulfónicos alifáticos preferem-se o ácido metanossulfónico e o ácido etanossulfónico.
Os sais de adição preferidos para o processo segundo a presente invenção são os sais de adição dos ácidos benzolsulfónico, toluenossulfónico e sulfúrico.
A cristalização é efectuada num meio polar. É então apropriada sobretudo a água ou uma mistura de água e de ácidos carboxílicos alifáticos inferiores solúveis na água, em especial ácido acético e ácido láctico, ou amidas líquidas solúveis na água, como a formamida, a dimetilformamida, a dimetilacetamida, 1-metilpirrolidona, 2-piperidona. A mistura contém usualmente pelo menos 50% de água. A utilização de uma destas misturas aumenta normalmente a pureza óptica do produto, podendo, no entanto, baixar o rendimento. Conforme o objectivo visado e o composto inicial, em cada caso, pode obter-se o óptimo das condições de reacção por tentativas sistemáticas, sem dificuldade.
Devido à sensibilidade do ácido tetra-hidrofólico à oxidação, recomenda-se a utilização de um meio de protec ção contra a oxidação, tal como 2-mercaptoetanol.
Na cristalização, em regra, em. primeiro lugar precipita-se o sal de adição do ácido (6S)-tetra-hidro£ólico- o composto diastereómero (6R) concentra-se nos filtrados.
A partir dos sais obtidos, pode de novo libertar-se de maneira muito simples, por adição de uma base, o ácido tetra-hidrofólico opticamente mais concentrado.
Como outra possibilidade de purificação, tanto química como óptica, refere-se a recristalização dos sais de adição dos ácidos (6S) ou (6R)-tetra-hidrofólico e/ou a salificação efectuada de novo a seguir à libertação do ácido tetra-hidrofólico, com um ácido sulfónico e/ou ácido sulfúrico.
Por meio deste processo podem obter-se de maneira muito simples e particularmente económica os ácidos (6S)~ e (6R)-tetra-hidrofólicos e os seus sais de bases ou de ácidos fortes.
A presente invenção refere-se igualmente à utilização dos sais (6S)— e (6R)-tetra-hidrofólicos e seus sais de adição de ácidos sulfónicos ou do ácido sulfúrico para a preparação do ácido 5,1 O-metileno-tetra-hidrofólico e seus sais de bases ou de ácidos fortes por tratamento com formaldeído. Deve então ter-se em atenção que a partir do ácido (6S)-tetra-hidro£ólico, por reacção com formaldeído, se obtém o ácido 5,10-metileno-(6R)-tetra-hidrofólico e a partir do ácido (6R)-tetra-hidrofólico analogamente se obtem o ácido 5,1 0-metileno-(6S)-tetra-hidrofólico.
Exemplos para ilustrar a invenção
Para a determinação do teor do ácido tetra-hidrofólico, dos ácidos 5-formil-, 5-metil- e 5,10-metileno-tetra-hidrofólico, utilizou-se o seguinte processo de HPLC (cromatografia líquida de alta pressão).
Meio líquido A: ΝΑ^,ΗΡΟ^ 0,03 M + KHgPO^ 0,03 M em água
Meio líquido B: 1 parte de (NA2HP04 0,03 M + KHgPO^ 0,03 M em água) 3 partes de metanol ajustou-se depois o pH para 7,8 com ácido fosfórico
Gradiente: dentro de 25 minutos, de 2% de meio líquido B a 95% de meio líquido B
Colunas: ODS (Hypersil)
Detecção: UV - 300 nm
Para a determinação da fracção (6S) do ácido
tetra-hidrofólico utilizou-se o seguinte processo HPLC
(cromatografia em fase líquida de alta pressão).
Transformação: dissolver ácido tetra-hidrofólico ou sal de adição em acetonitrilo/água a 1:1 · e fazer reagir com isotiocianato de 2,3,4,6-tetra-o-acetil-p-D-glucopiranosilo
- 7 Meio líquido: 2,5 partes de acetonitrilo
1,5 partes de metanol
6,0 partes de ácido cítrico 0,02 M
Colunas: RP-8 (Lichrospher)
Detecção: UV - 270 nm
Exemplo 1
Dissolveram-se 14,3 g de ácido tolueno-4-sulfónico (150 Mole%), à temperatura de 60°C, sob atmosfera de azoto, em 440 ml de água contendo 0,1% de 2-mercaptoetanol. Durante 5 minutos introduziram-se 25,0 g de ácido (6R,S)-tetra-hidrofólico puro. Arrefeceu-se a suspensão resultante até 40°C. Após 2 a 5 horas, filtrou-se o produto separado, lavou-se com água e depois com etanol.
Obtiveram-se 16.9 g de sal de adição de ácido tolueno-4-sulfónico do ácido (6S)-tetra-hidrofólico com um teor da fracção (6S) de 86,7%; determinado por meio de HPLC.
Por recristalização do produto obtido, em uma mistura de 110 ml de N, N'-dimetilformamida e 220 ml de água, obtém-se o sal de adição do ácido tolueno-4-sulfónico do ácido (6S )-tetra-hidrofólico com um teor de (6S) de 97,5%, determinado por meio de HPLC.
-60,6° (c = 0,5% em DMF)
Para a libertação do ácido (6S)-tetra-hidrofólico arrefeceram-se 170 ml de água, contendo 0,1% de 2-mercaptoetanol, em atmosfera de azoto, até 10°C. Introduziram-se 5,0g do sal de adição do ácido tolueno-4-sulfónico do ácido (68)-tetra-hidrofólico. A esta suspensão juntam -se, gota a gota, 4 ml de hidróxido de sódio 2N. Depois de arrefecer até 2o C, separou-se por filtração o produto precipitado e lavou-se com água e depois com etanol.
Obtiveram-se 3,7g de ácido (6S)-tetra-hidrofólico com um teor de (6S) de 97,7%, determinado por meio de HPLC.
- 8 [«] 25 = -44,5° (c = 1% em água)
D
Exemplo 2
Dissolveram-se 13g de ácido tolueno-4-sulfónico (135 Mole%), à temperatura de 20° C, sob atmosfera de azoto, em 200 ml de ácido acético e 200 ml de água, contendo 0,2% de 2-mercaptoetanol. Introduziram-se rapidamente 25,0g de ácido (6R,S)-tetra-hidrofólico puro. Inoculou-se a solução com uma pequena quantidade de sal de adição autêntico do ácido (6S)-tetra-hidrofólico do ácido tolueno-4-sulfónico. Após 5 horas, filtrou-se o produto separado e lavou-se com ácido acético/água e depois com etanol.
Obtiveram-se 12,7g de sal de adição de ácido tolueno-4-sulfónico do ácido (6S)-tetra-hidrofólico com um teor de (6S) de 93,6%, determinado por meio de HPLC.
Fez-se a suspensão de 10,Og do sal de adição de ácido tolueno-4-sulfónico do ácido (6S)-tetra-hidrofólico obtido, a 25 °C e sob atmosfera de azoto, em 100 ml de água e ajustou-se com hidróxido de sódio a 30% para um pH > 3,5. Depois ajustou-se o pH da solução obtida, com ácido clorídrico a 37%, para um valor inferior a 1. Após 12 horas, recolheu-se por filtração o produto separado, lavou-se com água e depois com etanol.
Obtiveram-se 8,9g de sal de adição de ácido
tolueno-4-sulfónico do ácido (6 S)-tetra-hidrofólico,
com um teor de 99,7% da fracção (6S ); determinado por
meio de HPLC.
[a] 25 = -62,0° D (c = 0,5% em DMF)
Exemplo 3
Dissolveram-se 14,30g de ácido tolueno-4-
-sulfónico (150 Mole%), à 27° C sob atmosfera de azoto, em 220 ml de L( + )-ácido láctico e 220 ml de água, contendo 0,2% de mercaptoetanol. Adicionaram-se rapidamente 25,0g de ácido (6R,S)-tetra-hidrofólico. Inoculou-se a solução
- 9 resultante com uma pequena quantidade de sal de adição autêntico do ácido (6S)-tetra-hidro£ólico do ácido tolueno-4-sulfónico e arrefeceu-se até 20°C. Após 15 a 20 horas, recolheu-se por filtração o produto separado e lavou-se com ácido láctico/água e depois com etanol.
Obtiveram-se 15,1g de sal de adição de ácido tolueno-4-sulfónico do ácido (6S)-tetra-hidrofólico, com um teor de 92,5% da fracção (6S); determinada por meio de HPLC.
Exemplo 4
Dissolveram-se 14,3g de ácido tolueno-4-sulfónico (150 Mole%), a 27° C sob atmosfera de azoto, em 110 ml de 1-metil-2-pirrolidona e 110 ml de água, contendo 0,4% de 2-mercaptoetanol. Adicionaram-se rapidamente 25,0g de ácido (6R-S)-tetra-hidrofólico puro. Diluiu-se a solução com 220 ml de água e arrefeceu-se até 20° C. Após 15 a 20 horas, recolheu-se por filtração o produto separado e lavou-se com 1-metil-2-pirrolidona/água e depois com etanol.
Obtiveram-se 13,3g de sal de adição do ácido tolueno-4-sulfónico do ácido (6S)-tetra-hidrofólico com um teor da fracção (6S) de 94,7%; determinado por meio de HPLC.
Exemplo 5
Dissolveram-se 11 , 5g de ácido tolueno-4-sulfónico (150 Mole%), a 27° C, sob atmosfera de azoto, em 90 ml de Ν,Ν'-dimetilformamida e 90 ml de água, contendo 0,4% de 2-mercaptoetanol. Adicionaram-se rapidamente 20g de ácido (6R-S)-tetra-hidrofólico puro. Dilui-se a solução com 180 ml de água e arrefeceu-se até 20° C. Após 15 a 20 horas, filtrou-se o produto separado, lavou-se com Ν,Ν'-dimetilformamida/água e depois com etanol.
Obtiveram-se 11,3g de sal de adição do ácido tolueno-4-sulfónico do ácido (6S)-tetra-hidrofólico com um teor da fracção (6S) igual a 91,4%; determinado por HPLC.
Exemplo 6
Dissolveram-se 11, 5g de ácido tolueno-4-sulfónico (150 Mole%) a 27° C, sob atmosfera de azoto, em 100 ml de N,N'-dimetilacetamida e 80 ml de água, contendo 0,4% de 2-mercaptoetanol. Adicionaram-se rapidamente 20g de ácido (6R,S)-tetra-hidro£ólico puro. Diluiu-se a solução com 160 ml de água e arrefeceu-se até 20° C. Após 15 a 20 horas, filtrou-se o produto separado, lavou-se com Ν,Ν'-dimetilacetamida/água e depois com etanol.
Obtiveram-se 11, Og de sal de adição do ácido tolueno-4-sulfónico do ácido (6S)-tetra-hidrofólico com um teor da fracção (6S) de 91,5%; determinado por HPLC.
Exemplo 7
Dissolveram-se 12g de ácido benzenossulfónico (150 Mole%), à temperatura de 70° C, sob atmosfera de azoto, em 440 ml de água, contendo 0,1% de 2-mercaptoetanol. Durante 5 minutos adicionaram-se 25,Og de ácido (6R,S)-tetra -hidrofólico puro. Arrefeceu-se a suspensão resultante até à temperatura de 60 °C. Após 2 a 5 horas, filtrou-se o produto separado e lavou-se com água e depois com etanol.
Obtiveram-se 13,8g do sal de adição de ácido benzenossulfónico do ácido (6S)-tetra-hidrofólico com um teor da fracção (6S) de 92,4%, determinado por HPLC.
Suspenderam-se 10,Og do sal de adição do ácido benzenossulfónico do ácido (6S)-tetra-hidro£ólico, a 25°C, sob atmosfera de azoto, em 100 ml de água e ajustou-se para pH > 3,5 com hidróxido de sódio a 30%. Ajustou-se depois 0 pH da solução assim obtida para um valor inferior a 1, com ácido clorídrico a 37%. Após 12 horas, filtrou-se o produto separado, lavou-se com água e depois lavou-se com etanol.
Obtiveram-se 9,0g do sal de adição do ácido benzenossulfónico do ácido (6S)-tetra-hidrofólico com um teor da fracção (6S) de 99,8%, determinado por HPLC.
[α] 25 = -63,5° (c = 1% em DMF)
D
No caso da substituição das 150 Moles% de ácido benzenossulfónico por 55 Mole% de ácido benzenossulfónico e 50 Mole% de ácido clorídrico, obtiveram-se, nas mesmas condições de cristalização, 12,7g do sal de adição do ácido benzenossulfónico do ácido (6S)-tetra-hidrofólico, com um teor da fracção (6S) de 91,6%, determinado por HPLC.
Para a libertação do ácido (6R)-tetra-hidrofólico, ajustou-se o pH ao valor 3,5, com hidróxido de sódio. Depois de arrefecer até 5°C, filtrou-se o produto separado, lavou-se com água e depois com etanol.
Dissolveram-se 10g do resíduo assim obtido em 150 ml de água, contendo 0,1% de 2-mercaptoetanol e 39 ml de ácido sulfúrico 2N, à temperatura de 50° C, sob atmosfera de azoto. Depois de arrefecimento lento durante 15 horas até 20°C e em seguida 12 horas de repouso, filtrou-se o produto separado, lavou-se com água e depois com etanol.
Obtiveram-se 9,7g do sal de adição de ácido sulfúrico do ácido (6R)-tetra-hidrofólico, com um teor da fracção (6R) de 97,7%, determinado por HPLC.
Exemplo 8
Misturaram-se 30 ml de ácido sulfúrico 2N, a 60° C, com 130 ml de água, contendo 0,2% de 2-mercaptoetanol, e com 164 ml de ácido acético. Dentro de 5 minutos adicionaram-se 20 g de ácido (6R,S)-tetra-hidrofólico puro. Arrefeceu-se a solução obtida até 50° C. Após 1 hora, filtrou-se o produto separado, lavou-se com água/ácido acético e depois com etanol.
Obtiveram-se 11, Og do sal de adição do ácido sulfúrico do ácido (6S)-tetra-hidrofólico com um teor da fracção (6S) de 65,5%, determinado por HPLC.
Por recristalização dupla de 10g do sal de adição do ácido sulfúrico do ácido (6S)-tetra-hidrofólico, em uma mistura de dimetilformamida/água a 1:3, obtiveram
-se 3,9g do sal de adição do ácido sulfúrico do ácido (6S)-tetra-hidro£ólico com um teor da fracção (6S) de 94,3%, determinado por HPLC.
Exemplo 9
Fez-se reagir, de acordo com o processo descrito na literatura, por exemplo em R.L. Blakley e outros, Folates and Pterins, 1_ (1984) 93-104 (6R, S)-ácido-tetra-hidrofólico preparado in situ, directamente, ainda com ácido tolueno-4-sulfónico.
Suspenderam-se 50g de ácido fólico, mais ou menos segundo C. Temple, J.Med. Chem., 22 (1979) 731, a 25° C, sob atmosfera de azoto, em 200 ml de água. Ajustou-se o pH da solução para 12, com cerca de 40g de hidróxido de sódio a 30%. Depois da adição de 25g de boro-hidreto de sódio (630 Mole%) em 110 ml de água, aqueceu-se a mistura reaccional a 7O°-75°C e manteve-se a essa temperatura durante 90 minutos. Na solução de sal de sódio de (6R,S)-tetra-hidrofólico assim obtida, dissolveram-se, depois do arrefecimento a 25°C, 30g de ácido tolueno-4-sulfónico (150 Mole%), em 200 ml de ácido acético, gota a gota. Após 12 horas, filtrou-se o produto separado, lavou-se com ácido acético/água e depois com etanol.
Obtiveram-se 32,9g do sal de adição do ácido tolueno-4-sulfónico do ácido (õS)-tetra-hidrofólico, com um rendimento de 82% e um teor da fracção (6S) de 95,4%, determinado por HPLC.
Suspenderam-se 3,0g do sal de adição do ácido tolueno-4-sulfónico do ácido (6S)-tetra-hidrofólico assim obtido, a 25 °C, sob atmosfera de azoto, em 30 ml de água e ajustou-se o pH para 11,6, com hidróxido de sódio a 30%. Â solução assim obtida juntaram-se, gota a gota, 0,9g de ácido tolueno-4-sulfónico (120 Mole%), dissolvidos em 36 ml de ácido acético. Com 2,2g de ácido clorídrico a 37% ajustou-se depois o pH da solução para um valor inferior a 1. Após 12 horas, filtrou-se o produto separado, lavou-se com ácido acético/água e depois com etanol.
- 13 Obtiveram-se 1 ,81 g de sal de adição do ácido tolueno—4-sul£ónico do ácido (6S)-tetra-hidrofólico com um rendimento de 100% e um teor da fracção (6S) de 98,9%, determinado por HPLC.
Exemplo 10
Por substituição do ácido tolueno-4-sulfónico no Exemplo 9 por uma quantidade equivalente de ácido benzenossulfónico foi possível preparar da mesma maneira também o sal de adição do ácido benzenossulfónico do ácido (6S)-tetra-hidrofólico.
Obtiveram-se 32,2g do sal de adição do ácido benzenossulfónico do ácido (6S)-tetra-hidroPólico com um teor de 80% e um teor da fracção (6S) de 94,2%, determinado por HPLC.
Exemplo 11
Por substituição do ácido tolueno-4-sulfónico no Exemplo 9 por uma quantidade equivalente de ácido sulfúrico foi possível preparar da mesma maneira também o sulfato de ácido (6S)-tetra-hidrofólico.
Obtiveram-se 27,1g de sulfato do ácido (6S)— -tetra-hidrofólico, com um teor de 85% e um teor da fracção (6S) de 69,2%, determinado por HPLC.
Exemplos 12 a 1 8
Do mesmo modo que nos Exemplos 1 a 8 descritos antes foi possível preparar:
12. Sal de adição do ácido metanossulfónico do ácido (6S)-tetra-hidrofólico.
13. Sal de adição do ácido etanossulfónico do ácido (6S)-tetra-hidrofólico.
14. Sal de adição do ácido fenilmetanossulfónico do ácido (6S)-tetra-hidrofólico.
15. Sal de adição do ácido canfor-10-sulfónico do
ácido (6S)-tetra-hidrofólico.
16. Sal de adição do ácido naftaleno-1-sulfónico
do ácido (6S)- -tetra-hidrofólico.
17. Sal de adição do ácido naftaleno-2-sulfónico
do ácido (6S)- -tetra-hidrofólico.
18. Sal de adição do ácido naftaleno-1,5-dissulfónico
do ácido (6S)- -tetra-hidrofólico.
Exemplo 19
Dissolveram-se 50g do sal de adição do ácido sulfúrico do ácido (6S)-tetra-hidrofólico, a 20° C, sob atmosfera de azoto, em 500 ml de água e 200 ml de hidróxido de sódio . 2N. Depois da adição de 7,5 ml de formaldeído a 36% (125 Mole%) misturou-se na solução uma mistura de 275 ml de ácido acético glacial e 275 ml de ácidosulfúrico 2N. Depois de arrefecer até 2o C, filtrou-se o produto separado e lavou-se com etanol.
Obtiveram-se 39,6g de ácido 5,10-metileno-(6R)-tetra-hidrofólico com um teor de 98,6% e uma fracção (6R) de 99,6%, determinado por HPLC.
Exemplo 20
Dissolveram-se 28g do sal de adição do ácido benzenossulfónico do ácido (6S)-tetra-hidrofólico obtido de acordo com o Exemplo 10, a cerca de 25°C, sob atmosfera de azoto, em 130 ml de água com hidróxido de sódio a 30%. Depois da adição de 44 ml de ácido fórmico a 36%, dividiu-se a solução e misturou-se uma das metades com 3g de NaBH^ . Após 12 horas, acidificou-se por adição de 10 ml de ácido clorídrico. Filtrou-se o produto separado e lavou-se com água e com etanol.
Obtiveram-se 11 g de ácido 5-metil-(6S)-tetra-hidrofólico com um teor de 95,8% e um teor da fracção (6S) de 99,5%, determinado por HPLC.
- 15 Misturou-se a outra metade da solução com cloreto de cálcio em excesso, £iltrou-se o produto separado e lavou-se com água e com etanol.
Obtiveram-se 14,5g do sal de cálcio do ácido 5-formil-(6S)-tetra-hidrofólico com um teor de 96,2% e um teor da fracção (6S) de 99,7%, determinado por HPLC.

Claims (4)

  1. REIVINDICAÇÕES
    12. - Processo para a preparação de ácidos (6S)e (6R)-tetra-hidrofólico e dos seus sais de adição de ácidos sulfónicos ou de ácido sulfúrico, caracterizado pelo facto de se fazer reagir o ácido (6R,S)-tetra-hidrofólico com um ácido sulfónico ou com ácido sulfúrico, se fazer a cristalização fraccionada do sal de adição de ácido obtido e, caso seja desejado, libertar e isolar, a partir dos sais de adição de ácido diastereómeros obtidos, por tratarrtento com uma base, o ácido (6S)-tetra-hidrofólico e/ou o ácido (6R)-tetra-hidrofólico.
    22. - Processo de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo facto de a cristalização ser realizada em um meio polar, de preferência em água ou em uma mistura de água e de um ácido carboxílico inferior, alifático, solúvel na água, em especial com ácido acético, ácido láctico ou uma mistura de água e de uma amida líquida solúvel em água, em especial metilpirrolidona, formamida, dimetilformamida ou dimetilacetamida.
  2. 39. - Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 e 2, caracterizado pelo facto de se utilizar como ácido sulfónico um ácido sulfónico aromático com 6 a 14 átomos de carbono, um ácido sulfónico aralifático com 7 a 9 átomos de carbono ou um ácido sulfónico alifático com 1 a 3 átomos de carbono.
  3. 4°. - Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1, 2 e 3, caracterizado pelo facto de se utilizar como sal de adição o sal de adição do ácido benzenossulfónico, do ácido tolueno-4-sulfónico ou do ácido sulfúrico.
  4. 59. - Benzenossulfonato do ácido (6S)-tetra-hidrofólico
    - 17 e benzenossulfonato do ácido (6R)-tetra-hidrofólico.
    65. - Tolueno-4-sulfonato do ácido (6S)-tetra-hidrofólico e tolueno-4-sulfonato do ácido (6R)-tetra-hidrofólico.
    75. - Sulfato do ácido (6S)-tetra-hidrofólico e sulfato do ácido (ôR)-tetra-hidrofólico.
    82. - Sais de adição do ácido (6S)-tetra-hidro£ólico e dos ácidos metanossulfónico, etanossulfónico, fenilmetanossulfónico, canfcr-1 O-sulfónico, naftaleno-1-sulfónico, naftaleno-2-sulfónico, naftaleno-1,5-dissulfónico.
    92. - Utilização dos ácidos (6S)- ou (6R)-tetra-hidrofólico ou dos seus sais de adição e de um ácido sulfónico ou de ácido sulfúrico preparados de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 , 2, 3 ou 4, como compostos iniciais para a preparação dos ácidos opticamente puros, ácido 5,1O-metileno-tetra-hidrofólico, ácido 5-metil-tetra-hidrofólico ou ácido 5-formil-tetra-hidrofólico ou dos seus sais de bases ou ácidos fortes.
    102. - Utilização dos sais dos ácidos (6S) — ou (6R)-tetra-hidrofólico e do ácido sulfúrico ou de um ácido sulfónico como componente de um medicamento ou como compostos iniciais para a preparação de um medicamento.
PT100014A 1991-01-16 1992-01-15 Processo para a preparacao de acido (6r)-tetra-hidrofolico PT100014B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
CH108/91A CH681303A5 (pt) 1991-01-16 1991-01-16

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT100014A PT100014A (pt) 1993-03-31
PT100014B true PT100014B (pt) 1999-08-31

Family

ID=4179454

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT100014A PT100014B (pt) 1991-01-16 1992-01-15 Processo para a preparacao de acido (6r)-tetra-hidrofolico

Country Status (25)

Country Link
US (1) US5324836A (pt)
EP (1) EP0495204B1 (pt)
JP (1) JPH0739417B2 (pt)
KR (1) KR100207133B1 (pt)
CN (1) CN1030079C (pt)
AT (1) ATE123777T1 (pt)
AU (1) AU654993B2 (pt)
CA (1) CA2059103C (pt)
CH (1) CH681303A5 (pt)
DE (1) DE59105722D1 (pt)
DK (1) DK0495204T3 (pt)
ES (1) ES2075315T3 (pt)
FI (1) FI109906B (pt)
GE (1) GEP19971019B (pt)
HU (1) HU207083B (pt)
IE (1) IE72164B1 (pt)
IL (1) IL100478A (pt)
LV (1) LV10083B (pt)
MX (1) MX9200063A (pt)
NO (1) NO301422B1 (pt)
NZ (1) NZ241245A (pt)
PT (1) PT100014B (pt)
RU (1) RU2099340C1 (pt)
TW (1) TW198033B (pt)
ZA (1) ZA92291B (pt)

Families Citing this family (22)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CH682664A5 (en) * 1991-10-15 1993-10-29 Eprova Ag Stable salts of 5,10-methylene tetrahydrofolate.
DE4136921A1 (de) * 1991-11-11 1993-05-13 Knoll Ag Verfahren zur trennung von 5-methyl-tetrahydrofolsaeure
CH683262A5 (it) * 1992-01-22 1994-02-15 Applied Pharma Res Procedimento per la separazione dei diastereomeri del sale di calcio dell'acido (6(R,S)-N-formiltetraidrofolico).
IT1254635B (it) * 1992-02-20 1995-09-28 Bracco Spa Processo per la separazione degli stereoisomeri dell'acido folinico
CH684644A5 (de) 1992-07-13 1994-11-15 Eprova Ag 5,10-Methylentetrahydrofolsäure-Cyclodextrin-Einschlussverbindungen.
CH686672A5 (de) * 1992-12-01 1996-05-31 Cerbios Pharma Sa Verfahren zur Herstellung von (6S)-5,6,7,8-Tetrahydrofolsaeure.
CH686369A5 (de) * 1994-05-09 1996-03-15 Eprova Ag Stabile kristalline (6S)- und (6R)-Tetrahydrofolseure.
CH689831A5 (de) * 1995-11-07 1999-12-15 Eprova Ag Stabile kristalline Tetrahydrofolsaeure-Salze.
CH693905A5 (de) 1999-04-15 2004-04-15 Eprova Ag Stabile kristalline Salze von 5-Methyltetrahydrofolsäure.
CH695217A5 (de) * 1999-07-14 2006-01-31 Merck Eprova Ag Verfahren zur Trennung optischer Isomeren von Tetrahydrofolsäureestersalzen und Tetrahydrofolsäure.
CH694251A5 (de) * 1999-07-14 2004-10-15 Eprova Ag Herstellung von Tetrahydropterin und Derivaten.
AU2002241918B2 (en) 2001-01-16 2007-01-18 Gr Intellectual Reserve, Llc Enhanced data storage and retrieval devices and systems and methods for utilizing the same
ITMI20020132A1 (it) 2002-01-25 2003-07-25 Gmt Fine Chemicals Sa Processo per l'ottenimento dell'acido (6s)-5,6,7,8-tetraidrofolico
AU2003303150A1 (en) 2002-11-21 2004-07-14 Berkshire Laboratories, Inc. Enhanced data storage and retrieval devices and systems and methods for utilizing same
CH696717A5 (de) * 2004-02-20 2007-10-31 Cerbios Pharma Sa Konzentrierte, stabile Losung, insbesondere eine Injektionslosung oder Infusionslosung, welche nebst Wasser entweder (6S)-Natrium-Folinat oder (6S)-Kalium-Folinat entholt
CH698729B1 (de) * 2007-05-30 2009-10-15 Cerbios Pharma Sa Stabile, kristalline (6S)-N(5)-Methyl-5, 6,7,8-tetrahydrofolsäure.
CN101407518A (zh) * 2007-10-11 2009-04-15 南京莱尔生物化工有限公司 (6r,s)-5-甲酰-四氢叶酸的拆分及其成盐的方法
JP5925381B2 (ja) 2012-04-13 2016-05-25 ▲連雲▼港金康和信▲薬業▼有限公司Lianyungang Jinkang Hexin Pharmaceutical Co., Ltd. 化合物[4−(2−アミノ−10−メチル−4−オキソ−6,7,8,9−テトラヒドロ−4a,7−エピミノピリミド[4,5−b][1,4]ジアゼピン−5(4H)−イル)ベンゾイル]−グルタメート及びその製造
CN104045640B (zh) * 2013-03-14 2016-04-06 天津康鸿医药科技发展有限公司 一种制备高纯度左亚叶酸钙的方法
CN104774169B (zh) * 2014-01-15 2017-02-15 上海韶远试剂有限公司 一种利用非手性助剂进行非对映异构体拆分的新方法
CN108164531B (zh) * 2018-02-12 2019-11-05 江苏红豆杉药业有限公司 一种l-5-甲基四氢叶酸钙的制备方法
CN112351818A (zh) 2018-07-06 2021-02-09 默克专利股份有限公司 5-甲基-(6s)-四氢叶酸和l-异亮氨酸乙酯的结晶盐

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3468886A (en) * 1967-10-23 1969-09-23 Us Health Education & Welfare Tetrahydrohomofolic acid sulfate and synthesis thereof
DE2063027A1 (de) * 1969-12-26 1971-07-01 Yamanouchi Pharmaceutical Co Ltd , Tokio Salz einer basischen Aminosäure der 5 6,7,8 Tetrahydrofolsaure
JPS4832120A (pt) * 1971-08-31 1973-04-27
US4665176A (en) * 1984-10-23 1987-05-12 Mitsui Toatsu Chemicals, Incorporated Process for the preparation of 5,6,7,8-tetrahydrofolic acid
GB8621268D0 (en) * 1986-09-03 1986-10-08 Univ Strathclyde Separation of substances
CH673459A5 (pt) * 1987-05-15 1990-03-15 Eprova Ag
DE3821875C1 (pt) * 1988-06-29 1990-02-15 Eprova Ag, Forschungsinstitut, Schaffhausen, Ch
JPH0265787A (ja) * 1988-08-30 1990-03-06 Kyowa Hakko Kogyo Co Ltd L(‐)‐テトラヒドロ葉酸の製造法
CH676981A5 (pt) * 1988-11-11 1991-03-28 Eprova Ag
FR2643081B1 (fr) * 1989-02-14 1991-06-07 Panmedica Sa Folates de magnesium, procede de preparation et compositions pharmaceutiques
US5173488A (en) * 1989-08-21 1992-12-22 American Cyanamid Company Stable injectable pharmaceutical formulation for folic acid and leucovorin salts and method
DE69027585T2 (de) * 1989-12-11 1997-01-16 American Cyanamid Co Verfahren zur Herstellung von optisch reinen Diastereoisomeren von Tetrahydrofolatverbindungen
CH680731A5 (pt) * 1990-04-12 1992-10-30 Sapec Fine Chemicals

Also Published As

Publication number Publication date
LV10083A (lv) 1994-05-10
CN1063285A (zh) 1992-08-05
CN1030079C (zh) 1995-10-18
HUT60272A (en) 1992-08-28
HU9200134D0 (en) 1992-04-28
TW198033B (pt) 1993-01-11
NO920197D0 (no) 1992-01-15
FI920180A (fi) 1992-07-17
ZA92291B (en) 1992-09-30
RU2099340C1 (ru) 1997-12-20
GEP19971019B (en) 1997-05-22
IE72164B1 (en) 1997-03-26
NO301422B1 (no) 1997-10-27
FI109906B (fi) 2002-10-31
KR920014812A (ko) 1992-08-25
EP0495204A1 (de) 1992-07-22
US5324836A (en) 1994-06-28
PT100014A (pt) 1993-03-31
NO920197L (no) 1992-07-17
LV10083B (en) 1995-04-20
ES2075315T3 (es) 1995-10-01
IL100478A0 (en) 1992-09-06
JPH04312586A (ja) 1992-11-04
KR100207133B1 (ko) 1999-07-15
MX9200063A (es) 1993-01-01
CA2059103C (en) 1996-12-17
EP0495204B1 (de) 1995-06-14
CA2059103A1 (en) 1992-07-17
IE920112A1 (en) 1992-07-29
HU207083B (en) 1993-03-01
AU654993B2 (en) 1994-12-01
DE59105722D1 (de) 1995-07-20
CH681303A5 (pt) 1993-02-26
DK0495204T3 (da) 1995-08-07
IL100478A (en) 1999-03-12
NZ241245A (en) 1993-11-25
ATE123777T1 (de) 1995-06-15
AU1025492A (en) 1992-07-23
JPH0739417B2 (ja) 1995-05-01
FI920180A0 (fi) 1992-01-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT100014B (pt) Processo para a preparacao de acido (6r)-tetra-hidrofolico
US5006655A (en) Process for the preparation of tetrahydrofolates
IE60839B1 (en) Method for the separation of folinic acid
CA2002430C (en) Method for the resolution of folinic acid
CA2148671C (en) Stable crystalline (6s)-and (6r)-tetrahydrofolic acid
RU2187508C2 (ru) Стабильные кристаллические соли тетрагидрофолиевой кислоты (варианты), способ их получения и фармацевтическая композиция
US5300505A (en) Stable salts of 5,10-methylenetetrahydrofolic acid
JPH07506813A (ja) ホリニン酸の立体異性体を分離する方法
CN114874216A (zh) 一种l-5-甲基四氢叶酸的制备方法

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19920917

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19990503

PC4A Transfer of assignment

Owner name: MERCK & CIE, CH

Effective date: 20120531

MM4A Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent

Free format text: MAXIMUM VALIDITY LIMIT REACHED

Effective date: 20140505