BRPI1012718B1 - Sistema para redução da resistência do ar de um caminhão - Google Patents

Sistema para redução da resistência do ar de um caminhão Download PDF

Info

Publication number
BRPI1012718B1
BRPI1012718B1 BRPI1012718-6A BRPI1012718A BRPI1012718B1 BR PI1012718 B1 BRPI1012718 B1 BR PI1012718B1 BR PI1012718 A BRPI1012718 A BR PI1012718A BR PI1012718 B1 BRPI1012718 B1 BR PI1012718B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
height
load
fact
wall
adjustable
Prior art date
Application number
BRPI1012718-6A
Other languages
English (en)
Inventor
José Manuel Algüera Gallego
Original Assignee
Jost-Werke Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Jost-Werke Gmbh filed Critical Jost-Werke Gmbh
Publication of BRPI1012718A2 publication Critical patent/BRPI1012718A2/pt
Publication of BRPI1012718B1 publication Critical patent/BRPI1012718B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62DMOTOR VEHICLES; TRAILERS
    • B62D35/00Vehicle bodies characterised by streamlining
    • B62D35/001For commercial vehicles or tractor-trailer combinations, e.g. caravans
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60JWINDOWS, WINDSCREENS, NON-FIXED ROOFS, DOORS, OR SIMILAR DEVICES FOR VEHICLES; REMOVABLE EXTERNAL PROTECTIVE COVERINGS SPECIALLY ADAPTED FOR VEHICLES
    • B60J7/00Non-fixed roofs; Roofs with movable panels, e.g. rotary sunroofs
    • B60J7/08Non-fixed roofs; Roofs with movable panels, e.g. rotary sunroofs of non-sliding type, i.e. movable or removable roofs or panels, e.g. let-down tops or roofs capable of being easily detached or of assuming a collapsed or inoperative position
    • B60J7/16Non-fixed roofs; Roofs with movable panels, e.g. rotary sunroofs of non-sliding type, i.e. movable or removable roofs or panels, e.g. let-down tops or roofs capable of being easily detached or of assuming a collapsed or inoperative position non-foldable and rigid, e.g. a one-piece hard-top or a single rigid roof panel
    • B60J7/1607Non-fixed roofs; Roofs with movable panels, e.g. rotary sunroofs of non-sliding type, i.e. movable or removable roofs or panels, e.g. let-down tops or roofs capable of being easily detached or of assuming a collapsed or inoperative position non-foldable and rigid, e.g. a one-piece hard-top or a single rigid roof panel for covering load areas, e.g. rigid panels for pick-up truck beds
    • B60J7/1614Non-fixed roofs; Roofs with movable panels, e.g. rotary sunroofs of non-sliding type, i.e. movable or removable roofs or panels, e.g. let-down tops or roofs capable of being easily detached or of assuming a collapsed or inoperative position non-foldable and rigid, e.g. a one-piece hard-top or a single rigid roof panel for covering load areas, e.g. rigid panels for pick-up truck beds with a vertical lifting movement maintaining the inclination of the roof or panel

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Transportation (AREA)
  • Body Structure For Vehicles (AREA)
  • Loading Or Unloading Of Vehicles (AREA)

Abstract

sistema para redução da resistência do ar de um caminhão. a invenção refere-se a um sistema para redução da resistência do ar de caminhão (1), especialmente de um veículo articulado, em que o mesmo compreende um compartimento de carga (2), que é limitado para baixo por um fundo de carga (3) e em sua altura por uma parede de teto (4) distanciada do mesmo. a invenção tem como objetivo disponibilizar um sistema, que minimize a área frontal do caminhão (1) e assim, o consumo de combustível em função do compartimento de carga (2) efetivamente utilizado o objetivo é alcançado,segundo a invenção, pelo fato de a parede de teto (4) é ajustável em altura com relação ao fundo de carga (3)

Description

SISTEMA PARA REDUÇÃO DA RESISTÊNCIA DO AR DE UM CAMINHÃO
Descrição
A invenção refere-se a um sistema para redução da resistência do ar de um caminhão, especialmente de um veículo articulado, em que o mesmo compreende um compartimento de carga, que é limitado para baixo por um fundo de carga e em sua altura por uma parede de teto distanciada do mesmo.
Usualmente, caminhões são construídos com um compartimento de carga tão maximizado quanto possível. Via de regra, isso faz com que a área frontal, que se encontra em relação diretamente proporcional com a resistência do ar, seja grande e o consumo de combustível elevado em decorrência disso. De outro lado, o compartimento de carga disponível na prática mal é completamente utilizado, pois frequentemente são transportados portadores de carga menores ou acima da carga resta um espaço livre, para se manter suficiente espaço livre de movimentação durante a carga e descarga.
Por conseguinte, a invenção tem como objetivo disponibilizar um sistema, que minimize a área frontal do caminhão e, assim, o consumo em função do compartimento de carga efetivamente utilizado.
O objetivo é alcançado, segundo a invenção, com um sistema, em que a parede de teto é ajustável em altura relativamente ao fundo de carga. Disso resulta a vantagem de que, antes do início da marcha ou durante a marcha, em função do volume de carga efetivamente presente, a área do lado frontal pode ser reduzida por abaixamento da parede do teto. Em caminhões não carregados ou equipados apenas com
2/11 poucos portadores de carga, por exemplo, é possível rebaixar a parede do teto até um nível abaixo da cabine do motorista.
O ajuste em altura da parede de teto deve ocorrer em um toldo de preferência paralelo ao alinhamento originalmente ajustado, essencialmente paralelo ao fundo de carga. Alternativamente, a parede de teto pode também ser alinhada inclinada, especialmente caindo para frente.
De preferência, é possível um ajuste em altura da parede de teto por meio de apoios telescopicamente deslocáveis. Estes podem estar acoplados ao menos aos pares entre si relativamente a seu trajeto de deslocamento. Os apoios telescopicamente móveis devem estar dispostos nos quatro cantos do compartimento de carga para uma uniforme absorção de força e por razões de uma fácil capacidade de carga e descarga.
Comprovou-se então conveniente equipar os apoios com um acionamento motor. Ocorre assim um deslocamento dos apoios confortável para o motorista, sendo que com um ou vários acionamentos suficientemente dimensionados é empregado um levantamento ou abaixamento da parede de teto simultâneo e, assim, rápido. Na medida em que sejam empregados vários acionamentos, os mesmos podem ser colocados em funcionamento por um aparelho de controle comum. O aparelho de controle se encontra em contato telecomandável com uma instalação de indicação e comando, segundo uma forma de execução especialmente conveniente.
Vantajosamente, estão previstos vários acionamentos motores em forma de um fuso e/ou de um cilindro pneumático e/ou de uma cremalheira. Alternativamente ou
3/11 complementarmente, o acionamento motor pode também compreender uma articulação em tesoura e/ou uma tração por cabo. Os acionamentos motores mais detalhadamente designados anteriormente possibilitam um ajuste lateral sem escalonamento dos apoios e, com isso, uma adaptação em altura da parede de teto igualmente sem escalonamento.
Convenientemente, o compartimento de carga é limitado lateralmente por paredes de borda ajustáveis em altura. Elas proveem um compartimento de carga fechado para fora independentemente da posição de entrada da parede de teto relativamente ao fundo de carga. Uma vantagem essencial das paredes de borda ajustáveis em altura reside em que, com uma parede de teto rebaixada na operação de marcha, nenhum material excedente das paredes de borda laterais pende solto do caminhão nem é atingido pelo impacto do vento durante a marcha ou danifica outros participantes do tráfego. Também a porta traseira deve ser executada como parede de borda ajustável em altura.
Com paredes de borda estáveis em forma, elas podem ser conformadas bipartidas e sobrepostas por exemplo em direção vertical.
Alternativamente, as paredes de borda ajustáveis em altura podem também ser formadas respectivamente de um toldo rolável em torno de um eixo horizontal. Segundo outra configuração, é previsto dobrar o toldo quando do deslocamento para baixo da parede de teto em ruga em torno de um eixo de dobrar horizontal. As paredes de borda ajustáveis em altura devem, de preferência, estar acopladas com o acionamento motor dos apoios. Em lugar de um toldo pode também ser empregada uma escada rolante com uma
4/11 pluralidade de painéis de parede articuladamente unidos entre si.
Segundo uma forma de execução alternativa, também é possível executar as paredes de borda ajustáveis em altura de painéis de parede deslocáveis ou dobráveis. Eles podem ser movidos para dentro ou para fora de um cartucho quando do abaixamento/levantamento da parede de teto. Um ajuste em altura desse tipo das paredes de borda laterais ocorre, convenientemente, sem um acionamento motor apropriado para isso previsto.
O ajuste em altura pode ser realizado manualmente pelo motorista, convenientemente da cabine do motorista.
De preferência, o ajuste em altura compreende um controle de pré-seleção em estágios predetermináveis, de modo que o motorista tem inicialmente uma visão ocular da altura de carregamento no compartimento de carga. Isso pode ser facilitado, por exemplo, por uma escala de medição passível de leitura óptica no compartimento de carga. Em seguida, o motorista dá entrada do valor de medição lido no controle de pré-seleção, com o que é inicializado um deslocamento da parede de teto e esta é deslocada em etapas separadas para o nível imediatamente seguinte.
Vantajosamente, no entanto, em lugar da detecção visual da altura de carga, pode ser previsto um módulo de identificação de altura de carga, que identifica a altura de carga real e eventualmente procede automaticamente ao ajuste em altura da parede de teto. Essa forma de execução possibilita especialmente um ajuste em altura telecomandável a partir da cabine do motorista, sem que o compartimento de carga deva ser acessado pelo motorista.
5/11
Comprovou-se especialmente conveniente que o módulo de identificação de altura de carga detecte a altura de carga por meio de ao menos um laser e/ou sensor de ultrassom e/ou sensor de infravermelho. Segundo uma primeira forma de execução preferida, o laser e/ou sensor de ultrassensor e/ou sensor de infravermelho são simultaneamente emissores bem como receptores e cooperam com refletores dispostos no lado contraposto do compartimento de carga. Vantajosamente, na parede de borda vizinha à cabine do motorista estão dispostos dois emissores/receptores e na parede de borda contraposta dois refletores. Um monitoramento particularmente abrangente da altura de carga é obtido quando os sinais emitidos pelo respectivo emissor atravessam cruzadamente o compartimento de carga.
Em uma segunda forma de execução, particularmente vantajosa, o sensor de ultrassom é executado como unidade de ultrassom para varredura 3D do compartimento de carga. Trata-se, então, de um assim chamado escâner tridimensional, que dispensa refletores adicionais. Essa forma de execução minimiza a demanda de espaço para o módulo de identificação de altura de carga e baixa simultaneamente o risco de avarias dos componentes individuais por partes da carga quando da carga e descarga.
ajuste em altura pode ser realizado, adicionalmente, em função da velocidade de marcha. Na medida em que seja empregado um aparelho de controle para a entrada em operação dos acionamentos motores, este pode, por exemplo, se comunicar com o aparelho de controle do veículo e receber do mesmo um sinal sobre a velocidade de marcha. Um ajuste em altura ocorre então só quando do trânsito por
6/11 vias rápidas ou autoestradas, onde, devido à elevada velocidade de marcha, é particularmente notável uma redução da resistência do vento devido a um rebaixamento da parede de teto.
Convenientemente, sobre o teto do caminhão está disposto um aerofólio, cuja inclinação é adaptável à altura da parede de teto. O aerofólio deve, para tanto, ser igualmente provido de um motor de ajuste. O motor de ajuste, conforme uma forma de execução particularmente vantajosa, está conectado com o aparelho de controle para os apoios da parede de teto e recebe um correspondente sinal em função de seu estado de deslocamento para fora. Com isso se evita que o aerofólio se encontre em uma posição erguida, embora a parede de teto já tenha sido rebaixada e se encontre, por exemplo, na sombra do vento da cabine do motorista.
Para melhor compreensão, a invenção será detalhadamente explicada a seguir com base em cinco figuras. Mostram:
Fig. 1: uma vista lateral esquemática de um veículo articulado com altura máxima do compartimento de carga;
Fig. 2: uma vista em perspectiva do veículo articulado conforme fig. 1 com parede de teto rebaixada;
Fig. 3: uma vista do alto de um semirreboque e de um módulo de identificação de altura nele situado, conforme uma primeira forma de execução;
Fig. 4: uma vista tridimensional de um semirreboque com um módulo de identificação de altura de carga nele disposto conforme uma segunda forma de execução;
Fig. 5a: um corte longitudinal parcial ao longo do
7/11 plano A:A na figura 3 com paredes de borda variáveis em altura, feitas painéis de parede dobráveis;
Fig. 5b: um corte longitudinal parcial ao longodo plano A: A na figura com paredes de borda variáveisem altura, feitas de um toldo dobrável com ruga;
Fig. 5c: um corte longitudinal parcial ao longodo plano A:A na figura 3 com paredes de borda variáveisem altura, feitas de escadas rolantes.
A figura 1 mostra um caminhão 1 compreendendo um veículo trator la e um semirreboque 1b fixável de modo soltável por um acoplamento articulado usual. O semirreboque 1b apresenta um compartimento de carga 2, sobre cujo fundo de carga 3 se encontram ao todo quatro suportes de carga 18. Os suportes de carga 18 são por exemplo europaletes com um material em peças sobre os mesmos.
O compartimento de carga 2 está envolto lateralmente por paredes de borda 8a, 8b, 8c, 8d erguidas perpendicularmente ao fundo de carga 3, sendo que nas vistas laterais esquemáticas das figuras 1 e 2 a parede de borda 8d é executada como porta traseira e a parede de borda 8b foi deixada de lado para maior clareza. Para cima, o compartimento de carga 3 é fechado por uma parede de teto 4 alinhada paralela àquele.
A parede de teto 4 está apoiada na extremidade dianteira e traseira do semirreboque 1b respectivamente por dois apoios 5a,5b e 5c, 5d relativamente ao fundo de carga 3. Na posição representada da parede de teto 4 ela ultrapassa em direção vertical para cima a cabine de motorista 19 do veículo trator la, sobre cujo teto está
8/11 disposto um aerofólio 16 para redução da resistência do vento.
Os suportes de carga 18 posicionados sobre o fundo de carga 3 preenchem o compartimento de carga 2 especialmente para cima apenas parcialmente, de modo que segundo a invenção é possível um rebaixamento da parede de teto 4 para o nível esboçado com linha interrompida em torno do trajeto de deslocamento h. Para tanto, os apoios 5a, 5b, 5c, 5d providos de acionamento 6 motor são deslocados para dentro, sendo que como acionamento 6 são empregados de preferência cilindros pneumáticos 7.
Depois do deslocamento da parede de teto 4 para um nível correspondente ao carregamento efetivo, também a posição do aerofólio 16 deve ser ajustada. Isso pode ser realizado, por exemplo, com um motor de ajuste 17 engatando no aerofólio 16, sendo que o ajuste do aerofólio 16 e da parede de teto 4 deve ocorrer convenientemente por um aparelho de controle eletrônico comum, aqui não mostrado.
Na figura 2, a parede de teto 4 do semirreboque 1b está rebaixada para um nível mais baixo correspondente à altura dos suportes de carga 18 carregados. Sua aresta superior é detectada por um módulo de identificação de carga 12, que compreende na região dos apoios 5a, 5b dianteiros (ver também figura 3) um emissor/receptor 13 combinado e na região traseira, vizinha aos apoios 5c, 5d, um correspondente refletor 14. Depois do encerramento do processo de carga, o emissor/receptor 13 emite um sinal em direção do refletor 14, que, na medida em que nenhum suporte de carga 18 bloqueie a passagem de raios 20, é refletido pelo mesmo, e detectado pelo emissor/receptor 13.
9/11
Tanto o emissor/receptor 13 como também o refletor 14 devem estar dispostos estacionários com relação à parede de teto 4. Um rebaixamento da parede de teto 4 é então possível até que a passagem de raios 2 0 no sentido de uma barreira luminosa seja interrompida por ao menos um suporte de carga 18 .
Pelo rebaixamento da parede de teto 4 abaixo do nível da cabine de motorista 19 ocorre uma acentuada redução da resistência do vento. Nessa posição da parede de teto 4, o aerofôlio 16 pode ser deslocado com uma inclinação tão pequena quanto possível.
A figura 3 mostra, em uma vista do alto, a passagem de raios 20 em cruz de dois emissores/receptores 13 e dos dois refletores 14 correspondentes. Pela disposição dos emissores/receptores 13 e refletores 14 respectivamente cooperantes em lados contrapostos do semirreboque lb ocorre um monitoramento do compartimento de carga 2 especialmente abrangente.
Uma forma de execução alternativa do módulo de identificação de altura de carga 12 está representada na figura 4. Na parede de borda 8a do lado frontal, dianteira, se encontra então uma unidade de ultrassom 3D 15, que varre o compartimento de carga 2 e assim detecta a altura de carga de eventuais suportes de carga 18. Essa forma de execução dispensa refletores 14 adicionais. Além disso, é possível instalar a unidade de ultrassom 3D 15 estacionariamente na parede de borda 8a, com o que é ainda mais reduzido o risco de avarias ou desajustes inadvertidos.
Com o rebaixamento da parede de teto 4 é também
10/11 conveniente adaptar a altura das paredes de borda 8a, 8b, 8c, 8d e assim sempre garantir um compartimento de carga 2 fechado a toda volta. Nas figuras 5a, 5b e 5c, para efeito de melhor apresentação, está representada respectivamente a parede de bordo 8a dianteira, do lado frontal, deslocável de modo variável em altura. De igual maneira, são executadas igualmente deslocãveis em altura as paredes de borda 8b, 8c, 8d.
Segundo a forma de execução mostrada na figura 5a, o ajuste em altura das paredes de borda 8a, 8b, 8c, 8d ocorre por painéis de parede 11 alinhados na horizontal, que estão articuladamente conectados entre si em sua aresta longitudinal superior e inferior e se juntam à maneira de harmônica quando de um rebaixamento da parede de teto 4. As paredes de borda 8a, 8b, 8c, 8d são executadas como elementos estáveis em forma.
A figura 5b apresentou uma forma de execução para caminhões 1 com um toldo 10 recobrindo o compartimento de carga 2. Ele apresenta em direção horizontal uma ou várias rugas 10a se estendendo por toda a largura da respectiva parede de borda 8a, 8b, 8c, 8d.
Na figura 5c se pode identificar uma outra forma de execução, em que o toldo 10 ou também painéis de parede 11 conectados também articuladamente entre si são bobináveis em torno de um eixo 9 horizontal e formam um rolo ou uma escada rolante.
LISTA DE REFERÊNCIAS caminhão la veículo trator 1b semirreboque
11/11 compartimento de carga fundo de carga parede de teto
5a-d apoios acionamento motor cilindro pneumático
8a-d parede de borda eixo horizontal toldo painéis de parede módulo de identificação de altura de carga emissor/receptor refletor unidade de ultrassom 3D aerofólio motor de ajuste aerofólio suporte de carga cabine de motorista passagem de raios h trajeto de deslocamento parede de teto

Claims (13)

REIVINDICAÇÕES
1. Sistema para redução da resistência do ar de um caminhão (1), especialmente de um veículo articulado, em que o mesmo compreende um compartimento de carga (2), que é limitado para baixo por um fundo de carga (3) e em sua altura por uma parede de teto (4) distanciada do mesmo, a parede de teto (4) sendo ajustável em altura com relação ao fundo de carga (3) caracterizado pelo fato de que é previsto um módulo de identificação de altura de carga (12) o qual identifica a altura de carga real no compartimento de carga (2) e procede automaticamente ao ajuste em altura da parede de teto (4).
2/3 por paredes de borda (8a, 8b, 8c, 8d) ajustáveis em altura.
2. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a distância entre parede de teto (4) e fundo de carga (3) é variável por meio de apoios (5a, 5b, 5c, 5d) ajustáveis em altura.
3/3
13. Sistema, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 ou 12, caracterizado pelo fato de que o ajuste em altura da parede de teto (4)é realizado em função da velocidade de marcha.
3. Sistema, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que os apoios (5a, 5b, 5c, 5d) são deslocáveis telescopicamente.
4. Sistema, de acordo com a reivindicação 2 ou 3, caracterizado pelo fato de que os apoios (5a, 5b, 5c, 5d) apresentam um acionamento (6) motor.
5 14. Sistema, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, ou
5. Sistema, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que o acionamento (6) motor compreende um fuso e/ou um cilindro (7) pneumático e/ou uma cremalheira e/ou uma articulação em tesoura e/ou uma tração por cabo.
6. Sistema, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3, 4 ou 5, caracterizado pelo fato de que o compartimento de carga (2) é limitado lateralmente
Petição 870190130605, de 09/12/2019, pág. 10/15
7. Sistema, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que ao menos uma parede de borda (8d) ajustável em altura é executada como porta traseira variável em altura.
8. Sistema, de acordo com a reivindicação 6 ou 7, caracterizado pelo fato de que as paredes de borda (8a, 8b, 8c, 8d) ajustáveis em altura são formadas respectivamente de um toldo (10) rolável em torno de um eixo (9) horizontal.
9. Sistema, de acordo com a reivindicação 6 ou 7, caracterizado pelo fato de que as paredes de borda (8a, 8b, 8c, 8d) ajustáveis em altura são formadas de painéis de parede (11) deslocáveis ou dobráveis.
10. Sistema, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 ou 9, caracterizado pelo fato de que o módulo de identificação de altura de carga (12) detecta a altura de carga por meio de ao menos um laser e/ou sensor de ultrassom e/ou sensor de infravermelho.
11. Sistema, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que o laser e/ou sensor de ultrassom e/ou sensor de infravermelho são simultaneamente emissores e receptores (13) e cooperam com refletores (14) dispostos no lado contraposto do compartimento de carga (2).
12. Sistema, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que o sensor de ultrassom é executado como unidade de ultrassom (15) para varredura 3D do compartimento de carga (2).
Petição 870190130605, de 09/12/2019, pág. 11/15
13, caracterizado pelo fato de que sobre o teto do caminhão (1) está disposto um aerofólio (16), cuja inclinação é adaptável à altura da parede de teto (4).
BRPI1012718-6A 2009-03-30 2010-03-29 Sistema para redução da resistência do ar de um caminhão BRPI1012718B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102009001975.8 2009-03-30
DE102009001975A DE102009001975A1 (de) 2009-03-30 2009-03-30 System zur Verringerung des Luftwiderstandes eines Lastkraftwagens
PCT/EP2010/054127 WO2010112467A1 (de) 2009-03-30 2010-03-29 System zur verringerung des luftwiderstandes eines lastkraftwagens

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1012718A2 BRPI1012718A2 (pt) 2016-04-05
BRPI1012718B1 true BRPI1012718B1 (pt) 2020-06-16

Family

ID=42112322

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1012718-6A BRPI1012718B1 (pt) 2009-03-30 2010-03-29 Sistema para redução da resistência do ar de um caminhão

Country Status (10)

Country Link
US (1) US8651547B2 (pt)
EP (1) EP2414214B1 (pt)
CN (1) CN102387956B (pt)
BR (1) BRPI1012718B1 (pt)
CA (1) CA2757086C (pt)
DE (1) DE102009001975A1 (pt)
ES (1) ES2534484T3 (pt)
MX (1) MX2011010188A (pt)
PL (1) PL2414214T3 (pt)
WO (1) WO2010112467A1 (pt)

Families Citing this family (24)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2012125726A1 (en) 2011-03-14 2012-09-20 Intelligent Technologies International, Inc. Cargo theft prevention system and method
EP2529966A1 (en) 2011-05-28 2012-12-05 De la Torre San José, Rafael Variable and optimized aero-shape truck box
DE102011107377A1 (de) 2011-06-29 2013-01-03 Schmitz Cargobull Ag Höhenverstellbarer Planenaufbau
EP2626281B1 (en) * 2012-02-09 2016-06-08 Scania CV AB (publ) An air guiding device and a method of reducing the air resistance of a ground vehicle
CN103863420A (zh) * 2012-12-07 2014-06-18 北京精诚博桑科技有限公司 一种降低卡车风阻的空气导流装置
US20140361580A1 (en) * 2013-06-05 2014-12-11 Michael Patrick Flynn Collapsible Truck Trailer
DE102015200241A1 (de) * 2015-01-12 2016-07-28 Zf Friedrichshafen Ag Verfahren zur optimierten Nutzung eines Anhängervolumens
DE102015002380A1 (de) * 2015-02-25 2016-09-29 Fahrzeugwerk Bernard Krone Gmbh Fahrzeugaufbau
US9551788B2 (en) * 2015-03-24 2017-01-24 Jim Epler Fleet pan to provide measurement and location of a stored transport item while maximizing space in an interior cavity of a trailer
CN106184423A (zh) * 2016-07-27 2016-12-07 苏州千家惠文化传播有限公司 一种牲畜运输汽车厢体
US10248134B2 (en) * 2016-10-28 2019-04-02 GM Global Technology Operations LLC Methods and systems for reconfiguring a vehicle geometry
CN107344577B (zh) * 2017-05-25 2019-10-22 北汽福田汽车股份有限公司 用于牵引车的导流组件和牵引车
US10427729B2 (en) 2017-10-10 2019-10-01 Tank Trailer Technologies LLC Tank trailer wrap
US11338866B2 (en) * 2018-05-31 2022-05-24 Uatc, Llc Movable front shield for vehicles
US10946907B2 (en) 2018-06-14 2021-03-16 Tank Trailer Technologies LLC Aerodynamic curtain assembly for a tank trailer
DE102019131682A1 (de) * 2019-11-22 2021-05-27 Bayerische Motoren Werke Aktiengesellschaft Fahrzeug und Verfahren zur Unterstützung eines Nutzers beim Beladen eines Stauraums eines Fahrzeugs
CN112277865B (zh) * 2020-11-02 2021-07-02 新昌县鸿吉电子科技有限公司 利用定制阻挡机构的安全管理平台
CN113212572A (zh) * 2021-04-21 2021-08-06 河北科技大学 一种驱动半挂车车厢转弯后移的随动装置以及半挂车
CN113212571A (zh) * 2021-04-21 2021-08-06 河北科技大学 能够驱动半挂车车厢纵移的随动装置以及半挂车
EP4112348A1 (de) * 2021-06-30 2023-01-04 Schmitz Cargobull AG Nutzfahrzeug mit planenaufbau umfassend eine höhenverstellbare eckrunge mit sensor
DE102021118878A1 (de) 2021-07-21 2023-01-26 Zf Cv Systems Global Gmbh Verfahren zur Überwachung eines Laderaumes
US11738938B2 (en) 2021-08-17 2023-08-29 Eric Ulrich Louvered sidewall cargo container assembly
KR102565026B1 (ko) * 2021-10-07 2023-08-09 주식회사리디쉬 적재함 높이 조절이 가능한 탑차
DE102022105105A1 (de) 2022-03-03 2023-09-07 European Trailer Systems Gmbh Aufbau für einen Unterbau

Family Cites Families (28)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2797124A (en) * 1955-08-05 1957-06-25 Edwin F Hauptli Vehicle body with adjustable roof structure
US3140116A (en) * 1962-01-26 1964-07-07 Warren R Langdon Side-loading vehicle
US3694024A (en) * 1970-12-24 1972-09-26 Budd Co Vertically expansible cargo vehicle body
US4206943A (en) * 1977-07-28 1980-06-10 Friedenberg Martin A Retractable and extensible trailer
US4392682A (en) * 1981-08-04 1983-07-12 Norkus Jr Kasper Expansible and retractable vehicle body
US4779915A (en) * 1987-04-27 1988-10-25 Straight Gary D Air foil system
IT214856Z2 (it) * 1988-08-02 1990-07-04 Iveco Fiat Elemento aerodinamico per cabine diveicoli industriali
DE8810497U1 (de) 1988-08-19 1988-12-15 Bayer, Gerhard, 7570 Baden-Baden Karosserie für ein Kraftfahrzeug oder einen Anhänger
GB2241205A (en) 1990-02-22 1991-08-28 Anthony Frederick Wilson Vehicle having height adjustable cover
US5088785A (en) * 1990-10-25 1992-02-18 Lee Shenq Hwa Volume-changeable van compartment
DE19645503B4 (de) 1995-11-20 2006-10-19 Volkswagen Ag Sicherheitseinrichtung zur Sicherung von Gepäckstücken in einem Kraftfahrzeug
DE19637907C2 (de) * 1996-09-18 1999-11-11 Orthaus Fahrzeugwerk Elektrohydraulische Dachliftanlage
DE19717661A1 (de) * 1997-04-25 1998-10-29 Krupp Foerdertechnik Gmbh Verfahren und Einrichtung zur kontinuierlichen Erkennung wesentlicher Merkmale eines Schienenfahrzeugs
DE19756307A1 (de) * 1997-12-09 1999-06-17 Iourii Gribov Motorgetriebenes Fahrzeug mit variabler Geometrie der Karosserie
US6302438B1 (en) * 1998-04-21 2001-10-16 Automotive Systems Laboratory, Inc. Occupant detection system
DE29906528U1 (de) * 1999-04-13 1999-09-02 Klemme Edgar Höhenverstellbarer Kastenaufsatz für Pkw-Anhänger, bei dem die geschlossene Ladehöhe stufenlos in verschiedene Höhen gebracht werden kann
AU1659400A (en) * 1999-12-02 2001-06-12 Sociedad Anonima Damm Platform for a truck semitrailer
GB2360494A (en) * 2000-03-22 2001-09-26 Craig John Mckinnon Trailer having adjustable height roof
DE10018302A1 (de) * 2000-04-13 2001-10-25 Bosch Gmbh Robert Einrichtung und Verfahren zur Überwachung des Innenraums eines Transportbehältnisses
US8310363B2 (en) * 2002-06-11 2012-11-13 Intelligent Technologies International, Inc. Method and system for obtaining information about objects in an asset
US6890013B2 (en) * 2002-01-22 2005-05-10 Lawrence O. Lacy Power assisted cargo area extender
DE10229160A1 (de) * 2002-06-28 2004-01-15 Inalfa Industries B.V. Steuerung für einen Dachaufbau eines Fahrzeugs, Dachaufbau und Verfahren zum Steuern eines Dachaufbaus
DE10229815B4 (de) * 2002-06-28 2006-12-14 Bos Gmbh & Co. Kg System zum Laderaumschutz von Fahrzeugen
DE10232413A1 (de) * 2002-07-17 2004-02-19 Webasto Vehicle Systems International Gmbh Verfahren und Vorrichtung zum Verstellen eines bewegbaren Fahrzeugteils
DE102004005596A1 (de) * 2004-02-05 2005-08-25 Daimlerchrysler Ag Vorrichtung zur strömungsoptimierten Ausrichtung eines Luftleitkörpers
DE102004047911B4 (de) * 2004-09-29 2007-06-06 Magna Car Top Systems Gmbh Kollisionsschutzeinrichtung für einen Ablageraum für ein öffnungsfähiges Fahrzeugdach
DE202006014519U1 (de) * 2006-02-10 2006-12-07 Schwarz, Egon Lkw mit vertikal verstellbarem Dach
US7261354B1 (en) * 2006-03-07 2007-08-28 Lozano Steven P Retractable and extensible trailer with folding ramp

Also Published As

Publication number Publication date
EP2414214B1 (de) 2015-02-18
CA2757086C (en) 2014-05-06
PL2414214T3 (pl) 2015-06-30
WO2010112467A1 (de) 2010-10-07
CA2757086A1 (en) 2010-10-07
CN102387956B (zh) 2014-03-05
US20120019021A1 (en) 2012-01-26
DE102009001975A1 (de) 2010-10-14
ES2534484T3 (es) 2015-04-23
CN102387956A (zh) 2012-03-21
MX2011010188A (es) 2011-11-29
EP2414214A1 (de) 2012-02-08
US8651547B2 (en) 2014-02-18
BRPI1012718A2 (pt) 2016-04-05

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1012718B1 (pt) Sistema para redução da resistência do ar de um caminhão
CA2606012C (en) Mobile vehicle inspection system
BRPI0612606A2 (pt) dispositivo de controle de altura
RU2003130475A (ru) Перевозимая на автомобилях мобильная установка для проверки контейнера
JP6548505B2 (ja) 荷受台昇降装置
CN102147485B (zh) 移动式车辆检查系统
KR101755130B1 (ko) 화물 차량용 태양광 발전장치
AU2011202403A1 (en) Mobile lighting apparatus
KR102038526B1 (ko) 틸팅 및 롤링 가능한 작업대를 갖는 고소작업차
CN108330792A (zh) 道路检测车
CN115578972A (zh) 一种可根据光强度自动调节式led大屏
JP6192607B2 (ja) 折り畳み式フロアプレート
CN208963935U (zh) 一种采购穿梭车
CN216201774U (zh) 一种集装箱查验装置
CN216247136U (zh) 一种车灯afs和als调光角度标定装置
CN221137840U (zh) 一种无人驾驶运输装置
CN110044344A (zh) 一种车载扫描测试架测绘装置
CN220171246U (zh) 可移动式路侧单元设备
JP6868948B1 (ja) 荷受台昇降装置、および荷受台昇降装置を備える車両
KR102563135B1 (ko) 차량 탑재형 지하 탐사장치
CN217711951U (zh) 一种无避让立体停车设备
CN115793078B (zh) 射线防护装置和辐射检查系统
CN220378170U (zh) 折叠爬梯
CN221167355U (zh) 一种道路施工用路面测平仪
JP2019006246A (ja) 発光体を備えたフロアプレート

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 16/06/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.