BRPI1007889B1 - Método para controlar a progressão de um veículo em um sistema de transporte por cabo - Google Patents

Método para controlar a progressão de um veículo em um sistema de transporte por cabo Download PDF

Info

Publication number
BRPI1007889B1
BRPI1007889B1 BRPI1007889-4A BRPI1007889A BRPI1007889B1 BR PI1007889 B1 BRPI1007889 B1 BR PI1007889B1 BR PI1007889 A BRPI1007889 A BR PI1007889A BR PI1007889 B1 BRPI1007889 B1 BR PI1007889B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
vehicles
cable
vehicle
limit value
station
Prior art date
Application number
BRPI1007889-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Luc Marnas
Eric Bogey
Original Assignee
Pomagalski
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Pomagalski filed Critical Pomagalski
Publication of BRPI1007889A2 publication Critical patent/BRPI1007889A2/pt
Publication of BRPI1007889B1 publication Critical patent/BRPI1007889B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B61RAILWAYS
    • B61BRAILWAY SYSTEMS; EQUIPMENT THEREFOR NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B61B12/00Component parts, details or accessories not provided for in groups B61B7/00 - B61B11/00
    • B61B12/10Cable traction drives
    • B61B12/105Acceleration devices or deceleration devices other than braking devices
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B61RAILWAYS
    • B61BRAILWAY SYSTEMS; EQUIPMENT THEREFOR NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B61B12/00Component parts, details or accessories not provided for in groups B61B7/00 - B61B11/00
    • B61B12/02Suspension of the load; Guiding means, e.g. wheels; Attaching traction cables
    • B61B12/022Vehicle receiving and dispatching devices
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02TCLIMATE CHANGE MITIGATION TECHNOLOGIES RELATED TO TRANSPORTATION
    • Y02T30/00Transportation of goods or passengers via railways, e.g. energy recovery or reducing air resistance

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Transportation (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Electric Propulsion And Braking For Vehicles (AREA)
  • Escalators And Moving Walkways (AREA)
  • Train Traffic Observation, Control, And Security (AREA)
  • Testing Of Short-Circuits, Discontinuities, Leakage, Or Incorrect Line Connections (AREA)

Abstract

método para controlar a progressão de um veículo em um sistema de transporte por cabo a presente invenção refere-se a um método para controlar a progressão de veículos (v1, vi) em um sistema de transporte por cabo (1), o referido sistema compreendendo: - veículos (v1, vi) com garras desacopláveis, os quais circulam a uma taxa d; - um cabo de tração (2) movido a uma velocidade operacional vc para conduzir os veículos (v1, vi) quando eles estiverem acoplados a ele; e - ao menos uma estação de embarque/desembarque de passageiros com uma seção em que os veículos (v1, vn), desconectados do cabo (2), são conduzidos por meios motrizes da estação. o método compreende: - uma etapa para determinar um valor-limite (sn, t), que varia em função da velocidade operacional vc do cabo (2) e/ou da taxa de circulação d dos veículos (v1, vi); - uma etapa de detecção que compreende transmitir um sinal de detecção quando da passagem dos veículos (v1, vi) em frente a ao menos um ponto de referência fixo (r1, rn+1); - uma etapa para medir uma variável (ln, i, kn, i+1), que representa uma extensão percorrida do cabo de tração (2) entre dois sinais de detecção; e - uma etapa para avaliar a progressão dos veículos (v1, vi) na estação comparando-se o valor-limite (sn, t) à variável (ln, i, kn, i+1), que representa uma extensão percorrida do cabo. a presente invenção também se refere a um dispositivo de controle e a um sistema de transporte por cabo.

Description

“MÉTODO PARA CONTROLAR A PROGRESSÃO DE UM VEÍCULO EM UM
SISTEMA DE TRANSPORTE POR CABO”
CAMPO TÉCNICO DA INVENÇÃO
[001] A presente invenção refere-se a um método para controlar a progressão de veículos em um sistema de transporte por cabo, a um dispositivo de controle de progressão e a um sistema de transporte por cabo para realizar o método.
[002] Mais especificamente, a presente invenção refere-se a sistemas de transporte por cabo em que veículos desconectáveis são desacoplados do cabo na entrada de uma estação, conduzidos a baixa velocidade ao longo das plataformas de embarque/desembarque e, então, acelerados e reacoplados ao cabo na saída da estação.
TÉCNICA RELACIONADA
[003] Nos sistemas de transporte por cabo do tipo supramencionado, os veículos são conduzidos à estação por meios motrizes, geralmente compostos por trens de roda com pneumáticos acionados rotacionalmente e que cooperam com um trilho de fricção disposto nos veículos a fim de conduzi-los.
[004] Como a velocidade de deslocamento do cabo é claramente maior do que a velocidade de condução dos veículos na estação, os veículos encontram-se muito mais próximos uns dos outros na estação do que ao longo do cabo. É por isso que é necessário monitorar a progressão dos veículos na estação e tomar medidas adequadas quando um veículo não estiver avançando corretamente para que os veículos não colidam uns contra os outros na estação, em especial quando suas trajetórias tiverem curvas. Na verdade, essas colisões seriam mais perigosas para as pessoas do lado de fora do veículo e desconfortáveis para os passageiros. Ademais, elas poderiam danificar o sistema e causar uma progressão caótica incontrolável. Geralmente, com o intuito de evitar essas colisões, o sistema é interrompido ao detectar a progressão incorreta de um veículo.
Petição 870200004425, de 10/01/2020, pág. 15/29
2/14
[005] A fim de monitorar a progressão dos veículos, utilizam-se dispositivos de controle que compreendem, na estação, vários detectores de veículos, que formam áreas de controle, e um codificador, que emite impulsos que representam a extensão percorrida do cabo de tração.
[006] Quando um veículo passa em frente ao sensor de entrada de uma área de controle, um contador é acionado. Assim, os impulsos gerados pelo codificador, que representam a progressão do cabo, suplementam o referido contador. Quando o referido veículo é detectado pelo detector de saída da área de controle, o contador é interrompido. Quando o valor do contador ultrapassa um valor limite preestabelecido, deduz-se que o veículo não está avançando corretamente na área de controle e, portanto, o sistema é interrompido.
[007] Todavia, o valor-limite é um valor constante correspondente à extensão percorrida máxima do cabo, durante a progressão do veículo em uma área de controle, quando a taxa de circulação dos veículos é máxima. Sendo assim, esse valor-limite corresponde a um valor de segurança máximo e é adequadamente apto a prevenir a colisão de veículos quando o sistema estiver operando em sua capacidade máxima.
[008] Contudo, quando a taxa do sistema ou a velocidade de deslocamento do cabo de tração for menor, o valor-limite definido pode ser muito alto, embora sem o risco de colusões. Por conseguinte, quando o sistema opera a taxas ou velocidades de deslocamento do cabo muito baixas, muitas vezes, ele é interrompido quando a situação não é crítica, já que não ocorreu nenhuma colisão. O sistema, portanto, submete-se a interrupções dispensáveis à garantia de sua operação tranquila. Como consequência, a disponibilidade do sistema não é a ideal.
OBJETIVO DA INVENÇÃO
[009] A presente invenção visa solucionar esses problemas propondo um método e dispositivo de controle da progressão que possibilite aumentar a disponibilidade do sistema sem, contudo, diminuir sua eficiência.
Petição 870200004425, de 10/01/2020, pág. 16/29
3/14
[010] Para tanto, e de acordo com um primeiro aspecto, a presente invenção propõe um método para controlar a progressão de veículos em um sistema de transporte por cabo, o referido sistema compreendendo:
- veículos com garras desacopláveis, os quais circulam a uma taxa de circulação D;
- um cabo de tração movido a uma velocidade de deslocamento Vc para conduzir os veículos quando eles estiverem acoplados a ele; e
- ao menos uma estação de embarque/desembarque de passageiros com ao menos uma seção em que os veículos, desconectados do cabo, são conduzidos por meios motrizes da estação;
o referido método incluindo:
- uma etapa para determinar um valor-limite, que varia em função da velocidade de deslocamento Vc do cabo (2) e/ou da taxa de circulação D dos veículos;
- uma etapa de detecção que compreende transmitir um sinal de detecção quando da passagem dos veículos em frente a ao menos um ponto de referência fixo;
- uma etapa para medir uma variável que representa uma extensão percorrida do cabo de tração entre dois sinais de detecção;
- uma etapa para avaliar a progressão dos veículos na estação comparando-se o valor-limite à variável que representa uma extensão percorrida do cabo.
[011] Sendo assim, de acordo com a presente invenção, o valorlimite varia em função da velocidade de deslocamento do cabo e/ou da taxa de circulação de veículos.
[012] Por conseguinte, quando a velocidade de deslocamento do cabo for menor, o valor-limite pode aumentar sem o risco de que os veículos colidam. Na verdade, nesse caso, o avanço dos veículos na estação pode ser
Petição 870200004425, de 10/01/2020, pág. 17/29
4/14 mais lento do que o necessário já que os veículos são imobilizados mais rapidamente do que quando o sistema é interrompido.
[013] Outrossim, quando a taxa de circulação for menor e a distância do cabo entre dois veículos consecutivos for maior, os veículos também podem circular mais lentamente.
[014] Sendo assim, a presente invenção evita interrupções inoportunas do sistema, aumentando assim sua disponibilidade.
[015] Para maior vantagem, a etapa de detecção pode incluir transmitir um primeiro sinal de detecção quando da passagem de um veículo em frente a um primeiro ponto de referência Rn e transmitir um segundo sinal de detecção quando da passagem do mesmo veículo em frente a um segundo ponto de referência Rn+1, a variável que representa uma extensão percorrida sendo medida entre os referidos sinais de detecção primeiro e segundo.
[016] De acordo com uma concretização, a progressão de i veículos Vi em n áreas Zn, que se estendem entre dois pontos de referência Rn, Rn+1, é monitorada, o referido método compreendendo, para cada área Zn:
- uma etapa para determinar um valor-limite Sn;
e, para cada veículo Vi que avança na referida área Zn:
- uma etapa de detecção compreendendo transmitir um primeiro sinal de detecção quando da passagem do veículo Vi em frete ao ponto de referência Rn e transmitir um segundo sinal de detecção quando da passagem do mesmo veículo Vi em frente ao ponto de referência Rn+i;
- uma etapa para medir uma variável Ln i entre os sinais de detecção primeiro e segundo; e
- uma etapa para avaliar a progressão do veículo Vi na área Zn comparando-se o valor-limite Sn à variável Ln i.
[017] Sendo assim, a presente invenção possibilita monitorar várias áreas, bem como todos os veículos.
[018] Para maior vantagem, o valor-limite Sn pode ser determinado ainda em função:
Petição 870200004425, de 10/01/2020, pág. 18/29
5/14
- do raio de curvatura do sistema na área Zn;
- da taxa de redução entre a velocidade de deslocamento Vc do cabo e a velocidade de condução dos veículos pelos meios motrizes na área Zn; e/ou
- da dimensão dos veículos.
[019] De fato, pode ser importante levar em conta a dimensão dos veículos e o raio de curvatura do sistema na área de controle em questão a fim de determinar o valor-limite necessário a se evitar colisões.
[020] Ademais, pode ser importante levar em conta a taxa de redução entre os meios motrizes na área em questão e a velocidade de deslocamento do cabo a fim de se determinar o valor-limite.
[021] Em uma concretização, a etapa de detecção pode incluir transmitir um primeiro sinal de detecção quando da passagem de um primeiro veículo Vi em frente ao ponto de referência Rn e transmitir um segundo sinal de detecção quando da passagem de um segundo veículo Vi+1, após o primeiro veículo, em frente ao mesmo ponto de referência Rn, a variável Kn i+1, que representa uma extensão percorrida, sendo medida entre os referidos sinais de detecção primeiro e segundo. Dessa forma, também verificamos a distância que separa dois veículos na estação.
[022] Para maior vantagem, o sistema é interrompido quando a variável que representa uma extensão percorrida do cabo for superior ao valorlimite. Dessa forma, o método possibilita prevenir colisões entre veículos quando a progressão de um veículo estiver errada.
[023] Em uma concretização, o método de controle compreende uma etapa para medir a velocidade de deslocamento Vc do cabo.
[024] Para maior vantagem, as velocidades de condução dos meios motrizes das estações correlacionam-se com a velocidade de deslocamento Vc do cabo.
Petição 870200004425, de 10/01/2020, pág. 19/29
6/14
[025] De acordo com um segundo aspecto, a presente invenção refere-se a um dispositivo para controlar a progressão de veículos em um sistema de transporte por cabos compreendendo:
- veículos com garras desacopláveis, os quais circulam a uma taxa D;
- um cabo de tração movido a uma velocidade de deslocamento Vc para conduzir os veículos quando eles estiverem acoplados a ele; e
- ao menos uma estação de embarque/desembarque de passageiros com ao menos uma seção em que os veículos, desconectados do cabo, são conduzidos por meios motrizes da estação;
o referido dispositivo compreendendo:
- um meio de computação para determinar um valor-limite S em função da velocidade de deslocamento Vc do cabo e/ou da taxa de circulação D de veículos;
- um meio para detectar os veículos que emite um sinal de detecção quando da passagem dos veículos em frente a ao menos um ponto de referência fixo;
- um meio para medir a variável L, que representa a velocidade de deslocamento do cabo de tração entre dois sinais de detecção; e
- um meio para comparar o valor-limite S à variável L, que representa uma extensão percorrida do cabo de tração.
[026] O dispositivo de controle de acordo com a presente invenção também possibilita aumentar a disponibilidade do sistema sem diminuir sua eficiência.
[027] Para maior vantagem, o dispositivo de controle compreende meios de detecção de veículos que transmitem um sinal de detecção quando da passagem dos veículos em frente a vários pontos de referência fixos.
Petição 870200004425, de 10/01/2020, pág. 20/29
7/14
[028] Para maior vantagem, pontos de referência fixos consecutivos são afastados por uma distância calculada de acordo com a velocidade de condução teórica dos veículos entre os referidos pontos de referência. De fato, quanto mais perto a área de embarque/desembarque de passageiros for de determinada área, menor a velocidade de condução dos veículos nela e, por conseguinte, mais próximos os veículos consecutivos estarão uns dos outros. Ademais, quanto mais próxima a área de controle for da área de embarque/desembarque, menor deve ser sua extensão.
[029] Por fim, de acordo com um terceiro aspecto, a presente invenção refere-se a um sistema de transporte por cabo compreendendo:
- veículos com garras desacopláveis, os quais circulam a uma taxa D;
- um cabo de tração movido a uma velocidade de deslocamento Vc para conduzir os veículos quando eles estiverem acoplados a ele; e
- ao menos uma área de embarque/desembarque de passageiros com ao menos uma seção em que os veículos, desconectados do cabo, são conduzidos por meios motrizes da estação; e
- um dispositivo para controlar a progressão dos veículos de acordo com o segundo aspecto da presente invenção.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[030] Outros objetivos e vantagens da presente invenção transparecerão com a leitura da descrição a seguir com referência aos desenhos anexos, nos quais:
- a fig. 1 representa um sistema de transporte por cabo de acordo com a presente invenção;
- a fig. 2 é um diagrama que ilustra esquematicamente a evolução do valor-limite Sn em função da velocidade de deslocamento do cabo Vc; e
Petição 870200004425, de 10/01/2020, pág. 21/29
8/14
- a fig. 3 é um diagrama que ilustra esquematicamente a evolução do valor-limite Sn em função da taxa de circulação de veículos.
CONCRETIZAÇÃO EXEMPLIFICATIVA
[031] A fig. 1 representa um sistema de transporte por cabo 1 para realizar o método de acordo com a presente invenção.
[032] O sistema 1 compreende um cabo de tração 2 que se estende em circuito fechado entre duas estações de embarque/desembarque, das quais a figura só ilustra uma. O cabo 2 passa pela estação em polias 3, dentre as quais uma é alimentada a fim de mover o cabo de tração 2 a uma velocidade de deslocamento Vc. O sistema 1 também pode compreender outras estações intermediárias entre as estações terminais para o embarque/desembarque de passageiros.
[033] O sistema também compreende veículos V1, Vi. É evidente que, pelo termo “veículo”, referimo-nos a qualquer meio de transporte por cabo, como teleféricos, bondes etc. Os veículos V1,Vi são munidos de uma garra desacoplável (não-ilustrada) que possibilita acoplá-los ao cabo 2 entre as estações e desconectá-los na estação de embarque/desembarque.
[034] Na entrada das estações, os veículos V1, Vi são desconectados do cabo 2, guiados por trilhos e conduzidos por meios motrizes da estação. Os meios motrizes da estação são divididos entre uma primeira seção de desaceleração 4a e uma segunda seção de aceleração 4b. Na seção de desaceleração 4a, o movimento dos veículos V1,Vi desacelera a fim de permitir que o usuário embarque/desembarque. Na seção de aceleração 4b, o movimento dos veículos V1, Vi acelera a uma velocidade substancialmente igual à do cabo de tração para permitir o reacoplamento dos veículos V1,Vi ao cabo 2 sem solavancos.
[035] Em uma concretização específica, o meio para conduzir os veículos V-i, Vi na estação compreende trens de roda com pneumáticos distribuídos ao longo das seções de desaceleração 4a e aceleração 4b. Os trens de roda cooperam por fricção com um trilho de fricção disposto nos
Petição 870200004425, de 10/01/2020, pág. 22/29
9/14 veículos Vi, Vi, por exemplo, um flange disposto no topo da garra desacoplável, a fim de conduzir os veículos V1, Vi na estação.
[036] Ao menos um dos trens de roda dos meios motrizes da estação conecta-se a uma tomada de força para mover o cabo 2, a polia alimentada 3 ou os meios motrizes diretamente. Além disso, as rodas consecutivas dos meios motrizes conectam-se a dispositivos de redução e/ou multiplicação que possibilitam desacelerar ou acelerar os veículos V1, Vi. Sendo assim, as rodas são sincronizadas com o movimento do cabo 2, e as velocidades de condução dos meios motrizes da estação, portanto, correlacionam-se com a velocidade de deslocamento Vc do cabo 2.
[037] Em uma concretização, as rodas conectam-se por meio de correias engatadas a polias auxiliares dispostas coaxialmente em cada roda. Cada roda se fixa a duas polias auxiliares, cada uma cooperando respectivamente com uma correia, uma das correias engatando-se a uma das polias auxiliares de uma das rodas adjacentes e a outra correia cooperando com uma das polias auxiliares da outra roda adjacente. As dimensões das polias possibilitam garantir a taxa de redução entre a velocidade de rotação das rodas. A fim de garantir o acionamento dos trens de roda, ao menos uma das rodas pode se conectar, por meio de uma correia, a uma tomada de força derivada do cabo 2, da polia 3 ou dos meios motrizes.
[038] As estações também podem compreender uma garagem (não-ilustrada) que possibilite armazenar veículos V1, Vi que não estejam em uso.
[039] Além disso, o sistema de acordo com a presente invenção inclui um dispositivo para controlar a progressão dos veículos na estação.
[040] O dispositivo de controle compreende vários meios fixos R1, Rn+1 para detectar os veículos V1, Vi e transmitir um sinal de detecção quando da passagem de um veículo Vi. Os meios de detecção R1, Rn+1 são distribuídos ao longo das seções de aceleração 4b e desaceleração 4a e definem várias áreas de controle Z1, Zn delimitadas por dois meios de detecção
Petição 870200004425, de 10/01/2020, pág. 23/29
10/14 consecutivos dispostos, respectivamente, na entrada (ponto de referência Rn) e na saída (ponto de referência Rn+1) de uma área de controle Zn. Os meios de detecção são, por exemplo, sensores indutivos que detectam o aperto das garras desacopláveis dos veículos V1, Vi. Os meios de detecção geram uma fronte ascendente quando um veículo Vi entra em seu campo de detecção e uma fronte descendente quando o veículo Vi o deixa.
[041] A distância entre meios de detecção consecutivos R1, Rn+1 diminui do início da área de desaceleração 4a ao fim dela e aumenta do início da área de aceleração 4b ao fim dela. Na verdade, a extensão das áreas Zn está relacionada à velocidade dos veículos nas referidas áreas.
[042] Além disso, o dispositivo de controle compreende meios para medir uma variável Ln i, Kn que representa uma extensão percorrida do cabo de tração 2 entre dois sinais de detecção. Esses meios de medição compreendem um meio 5, para gerar impulsos em função do movimento do cabo, e um contador, que é incrementado em função desses impulsos.
[043] Em uma concretização, o meio 5 para gerar impulsos em função do movimento do cabo 2 compreende um rolete (não-ilustrado) conectado mecanicamente ao cabo 2 ou a uma polia 3 que sustenta o cabo 2 e a um codificador instalado em relação ao rolete a fim de gerar impulsos durante o movimento do cabo 2.
[044] Em outra concretização, o referido meio 5 pode compreender sensores eletromagnéticos dispostos em relação ao cabo 2, metálico com filamentos neste caso, que geram sinais periódicos em função ou não dos filamentos e do movimento do cabo 2. Os sinais periódicos transmitidos pelos sensores eletromagnéticos são submetidos a um tratamento a fim de gerar impulsos em função do avanço do cabo 2. Esses meios são particularmente descritos nos documentos EP 0.161.959, GB 2.183.044 ou US 4.338.565.
[045] Um contador é ativado pela fronte descendente dos meios de detecção Rn na entrada da área Zn e desativado pela fronte ascendente dos
Petição 870200004425, de 10/01/2020, pág. 24/29
11/14 meios de detecção Rn+1 na saída da área Zn. Quando ativado, o contador é incrementado pelos impulsos gerados pelo meio 5 durante o movimento do cabo. Dessa forma, o contador é capaz de calcular a variável Ln i que representa a extensão percorrida do cabo de tração 2 entre os dois sinais de detecção do veículo Vi, respectivamente, na entrada e na saída da área de controle Zn. Essa variável Ln i representa o percurso do cabo de tração 2 durante a progressão do veículo Vi na área de controle Zn. Essa variável Ln i é recalculada para cada veículo Vi que entre na área Zn. Certamente, em condições de operação normais, espera-se que um veículo Vi avance por uma área de controle Zn. A variável Ln i permite verificar a progressão de cada veículo Vi em cada área Zn monitorada .
[046] Vale salientar que, quando a capacidade do sistema aumenta, reintroduzindo-se veículos antes armazenados na garagem, o meio de detecção na saída da área em que os veículos são reintroduzidos é inibido.
[047] Para maior vantagem, outro contador é ativado por uma fronte descendente de um meio de detecção Rn quando da passagem de um primeiro veículo Vi e desativado por uma fronte descendente do referido meio de detecção Rn quando da passagem do veículo seguinte Vi+1. Quando ativado, o contador também é incrementado pelos impulsos gerados pelo meio 5 durante o movimento do cabo 2. Nesse caso, a variável Kn calculada pelo contador representa a extensão percorrida do cabo 2 entre dois veículos consecutivos V1 e Vi+1 e possibilita verificar se eles não estão muito próximos um do outro.
[048] Os contadores são dispostos em uma unidade central de processamento 6 e conectados aos meios de detecção R1, Rn+1 e ao meio 5 para gerar impulsos em função do movimento do cabo 2.
[049] A unidade central 6 compreende ainda meios de computação. Esses meios de computação determinam, para cada área de controle Zn, um valor-limite Sn, que varia em função da velocidade de deslocamento Vc do cabo 2 e/ou na taxa de circulação de veículos D.
Petição 870200004425, de 10/01/2020, pág. 25/29
12/14
[050] A título de exemplo, a fig. 2 ilustra a queda do valor-limite
Sn com o aumento da velocidade de deslocamento Vc do cabo 2, e a figura 3 ilustra a queda do valor-limite Sn com o aumento da taxa D.
[051] É possível, por exemplo, aumentar o valor-limite Sn de maneira inversamente proporcional à razão da taxa D com a taxa máxima Dmax. Assim, se a taxa do sistema corresponder a 80% da taxa máxima, o valor-limite Sn será igual a 125% do valor-limite correspondente à taxa máxima.
[052] Vale salientar que, por “taxa de circulação de veículos D”, referimo-nos ao número de veículos que passam por um ponto, a montante da estação em questão, por unidade de tempo. A taxa D depende, particularmente, da velocidade de deslocamento do cabo e da distância do cabo entre dois veículos consecutivos.
[053] É claro que a unidade central 6 possibilita computar um valor-limite Sn diferente para cada área Zn. Outrossim, o valor-limite Sn também é determinado levando-se em conta o raio de curvatura do sistema na área Zn e a dimensão dos veículos. Além disso, o valor-limite Sn também varia em função da taxa de redução entre a velocidade de deslocamento Vc do cabo e a velocidade de condução dos veículos pelos meios motrizes da estação na área Zn em questão.
[054] Vale salientar que, quando do acionamento do sistema, o valor-limite Sn é aumentado a fim de levar os deslizes em conta.
[055] Além do mais, a unidade central também compreende um comparador para comparar o valor-limite Sn à variável Ln i, que representa a extensão percorrida do cabo de tração 2 durante a progressão do veículo Vi em uma área de controle Zn. Quando o valor Ln i for superior ao valor-limite Sn, a unidade central 6 transmite um sinal de erro ao controlador do sistema. De acordo com o referido sinal de erro, o sistema pode ser interrompido ou a velocidade dos veículos reduzida.
[056] Ademais, a unidade central 6 também compreende meios para computar outro valor-limite T, que varia em função da velocidade de
Petição 870200004425, de 10/01/2020, pág. 26/29
13/14 deslocamento Vc do cabo 2 e/ou da taxa de circulação de veículos D. Esse valor-limite T possibilita verificar se dois veículos consecutivos não estão muito próximos. O valor-limite T também aumenta quando a taxa D ou a velocidade de deslocamento do cabo Vc diminui. Um comparador compara o valor-limite T à variável Kn+1, que representa a extensão percorrida do cabo 2 entre dois veículos consecutivos Vi e Vi+1. Outrossim, quando o valor de Kn i for superior ao valor-limite T, a unidade central 6 transmite um sinal de erro ao controlador do sistema.
[057] A partir de agora, descreveremos o método de controle da progressão.
[058] Cada veículo que chega à estação é desconectado do cabo e conduzido por meios motrizes da estação. Quando da chegada do veículo Vi na estação, sua progressão é controlada na primeira área Z1. Para tanto, a unidade central 6 calcula o valor-limite S1 com base na velocidade de deslocamento Vc do cabo 2 e/ou na taxa D a montante da estação. Enquanto isso, o contador determina a variável L1 i, correspondente ao percurso do cabo 2 durante a progressão do veículo V1 na área Z1, disposta entre os meios de detecção primeiro R1 e segundo R2. A variável L1 i é então comparada a S1. Quando L1 i for superior a S1, a unidade central 6 do método de controle da progressão envia um sinal de erro ao controlador do sistema. Depois disso, é feito o controle de progressão na área de controle Z2 e assim por diante.
[059] Além disso, a distância entre os veículos também é monitorada por cada meio de detecção. Para tanto, a unidade central 6 calcula o valor-limite T com base na velocidade de deslocamento Vc do cabo 2 e/ou na taxa D a montante da estação. Enquanto isso, um contador determina a variável K1 2, correspondente à velocidade de deslocamento do cabo entre a passagem do veículo V1 em frente ao primeiro meio de detecção R1 e a passagem do veículo V2 em frente ao mesmo primeiro meio de detecção R1. A variável K1 2 é então comparada a T. Se K1 2 for superior a T, a unidade central 6 do dispositivo de controle de progressão envia um sinal de erro ao
Petição 870200004425, de 10/01/2020, pág. 27/29
14/14 controlador do sistema. A mesma operação se repete para cada meio de detecção e cada um dos veículos.
[060] A fim de cumprir com os requisitos de segurança das funções de monitoramento dos sistemas de transporte por cabos, é possível usar dois primeiros sensores e monitorá-los conforme as adaptações necessárias.
[061] Acima, descrevemos as características prescindíveis da presente invenção a título exemplificativo. Deve-se ter em mente, contudo, que os versados na técnica podem bolar concretizações alternativas da presente invenção sem, com isso, divergir de seu âmbito.

Claims (11)

1. Método para controlar a progressão de veículos (V1, Vn) em um sistema de transporte por cabo (1), o referido sistema compreendendo:
- veículos (V1, Vn) com garras desacopláveis circulando a uma taxa D;
- um cabo de tração (2) movido a uma velocidade de deslocamento Vc para conduzir os veículos (V1, Vn) quando eles estiverem acoplados ao cabo (2); e
- ao menos uma estação de embarque/desembarque de passageiros com ao menos uma seção em que os veículos (V1, Vn), que são desconectados do cabo (2), são conduzidos por meios motrizes da estação;
caracterizado por compreender:
- uma etapa para determinar um valor-limite (Sn, T) que varia em função da velocidade de deslocamento Vc do cabo (2) e/ou da taxa de circulação D dos veículos (V1, Vi);
- uma etapa de detecção que compreende transmitir um sinal de detecção quando da passagem dos veículos (V1, Vi) em frente de ao menos um ponto de referência fixo (R1, Rn+1);
- uma etapa para medir uma variável (Ln, i, Kn, i+1), que representa uma extensão percorrida do cabo de tração (2) entre dois sinais de detecção;
- uma etapa para analisar a progressão dos veículos (V1, Vi) na estação, ao comparar o valor-limite (Sn, T) com a variável (Ln i, Kn, i+1), que representa uma extensão percorrida, em que a etapa de detecção inclui transmitir um primeiro sinal de detecção quando da passagem de um veículo Vi em frente a um primeiro ponto de referência Rn e transmitir um segundo sinal de detecção quando da passagem do dito veículo Vi em frente a um segundo ponto de referência Rn+1, a variável Ln i, que representa uma extensão percorrida, sendo medida entre os referidos primeiro e segundo sinais de detecção.
Petição 870200004425, de 10/01/2020, pág. 11/29
2/4
2. Método de controle, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a progressão de i veículos Vi em n áreas Zn, que se estendem entre dois pontos de referência Rn, Rn+1, é monitorada, o referido método compreendendo, para cada área Zn:
- uma etapa para determinar um valor-limite Sn;
e, para cada veículo Vi que avance na referida área Zn:
- uma etapa de detecção compreendendo transmitir um primeiro sinal de detecção quando da passagem do veículo Vi em frente ao ponto de referência Rn e transmitir um segundo sinal de detecção quando da passagem do dito veículo Vi em frente ao ponto de referência Rn+i;
- uma etapa para medir uma variável Ln i entre os primeiro e segundo sinais de detecção; e
- uma etapa para avaliar a progressão do veículo Vi na área Zn comparando-se o valor-limite Sn à variável Ln i.
3. Método de controle, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que o valor-limite Sn é determinado ainda com base nos raios de curvatura do sistema na área Zn.
4. Método de controle, de acordo com a reivindicação 2 ou 3, caracterizado pelo fato de que o valor-limite Sn é determinado ainda com base na taxa de redução entre a velocidade de deslocamento Vc do cabo (2) e a velocidade de condução dos veículos (V1, Vi) pelos meios motrizes da estação na área Zn.
5. Método de controle, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 4, caracterizado pelo fato de que o valor-limite Sn é determinado ainda com base na dimensão dos veículos (V1, Vi).
6. Método de controle, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 5, caracterizado pelo fato de que a etapa de detecção inclui transmitir um primeiro sinal de detecção quando da passagem de um primeiro veículo Vi em frente a um ponto de referência Rn e transmitir um segundo sinal de detecção quando da passagem de um segundo veículo Vi+1,
Petição 870200004425, de 10/01/2020, pág. 12/29
3/4 após o primeiro veículo, em frente ao mesmo ponto de referência Rn, a variável
Kn j+i, que representa uma extensão percorrida, sendo medida entre os referidos sinais de detecção primeiro e segundo.
7. Método de controle, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 6, caracterizado pelo fato de que o sistema é interrompido quando a variável (Ln 1, Kn i+1), que representa uma extensão percorrida do cabo, for superior ao valor-limite (Sn, T).
8. Método de controle, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 7, caracterizado por compreender uma etapa para medir a velocidade de deslocamento Vc do cabo (2).
9. Método de controle, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 8, caracterizado pelo fato de que as velocidades de condução dos meios motrizes das estações correlacionam-se à velocidade de deslocamento Vc do cabo (2).
10. Dispositivo para controlar a progressão de veículos em um sistema de transporte por cabo compreendendo:
- veículos (V1, Vn) com garras desacopláveis circulando a uma taxa D;
- um cabo de tração (2) movido a uma velocidade de deslocamento Vc para conduzir os veículos (V1, Vn) quando eles estiverem acoplados a ele; e
- ao menos uma estação de embarque/desembarque com ao menos uma seção em que os veículos (V1, Vn), desconectados do cabo (2), são conduzidos por meios motrizes da estação;
caracterizado pelo fato de que compreende:
- um meio de computação para determinar um valor-limite (Sn, T), que varia em função da velocidade de deslocamento Vc do cabo (2) e/ou da taxa de circulação D dos veículos (V1, Vi);
- um meio para detectar os veículos (V1, Vn) capaz de emitir um sinal de detecção quando da passagem dos veículos (V1, Vn) em frente de ao menos um ponto de referência fixo (R1, Rn+1);
Petição 870200004425, de 10/01/2020, pág. 13/29
ΑΙΑ
- um meio para medir uma variável (Ln, i, Kn i+1), que representa uma extensão percorrida do cabo de tração (2), entre dois sinais de detecção; e
- um meio para comparar o valor-limite (Sn, T) à variável (Ln, i, Kn, i+1), que representa uma extensão percorrida do cabo de tração (2);
- meios de detecção de veículos que transmitem um sinal de detecção quando da passagem de veículos (V1, Vn) em frente a vários pontos de referência fixos (R1, Rn+1), e em que os pontos de referência fixos consecutivos (R1, Rn+1) são afastados por uma distância em função da velocidade de condução teórica dos veículos (V1, Vn) entre os pontos de referência (R1, Rn+1).
11. Sistema de transporte por cabo incluindo:
- veículos (V1, Vi) com garras desacopláveis circulando a uma taxa D;
- um cabo de tração (2) movido a uma velocidade de deslocamento Vc para conduzir os veículos (V1, Vn) quando eles estiverem acoplados ao cabo (2); e
- ao menos uma estação de embarque/desembarque de passageiros com ao menos uma seção em que os veículos (V1, Vn), desconectados do cabo (2) são conduzidos por meios motrizes da estação;
caracterizado por compreender um dispositivo para controlar a progressão dos veículos (V1, Vn) conforme definido na reivindicação 10.
BRPI1007889-4A 2009-01-22 2010-01-22 Método para controlar a progressão de um veículo em um sistema de transporte por cabo BRPI1007889B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0900280A FR2941206B1 (fr) 2009-01-22 2009-01-22 Procede de controle du cheminement de vehicule dans une installation de transport par cable
FR0900280 2009-01-22
PCT/FR2010/000058 WO2010084271A1 (fr) 2009-01-22 2010-01-22 Procede de controle du cheminement de vehicule dans une installation de transport par cable

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1007889A2 BRPI1007889A2 (pt) 2016-11-29
BRPI1007889B1 true BRPI1007889B1 (pt) 2020-06-02

Family

ID=41020047

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1007889-4A BRPI1007889B1 (pt) 2009-01-22 2010-01-22 Método para controlar a progressão de um veículo em um sistema de transporte por cabo

Country Status (9)

Country Link
EP (1) EP2389306B1 (pt)
KR (1) KR101731250B1 (pt)
CN (1) CN102325681B (pt)
BR (1) BRPI1007889B1 (pt)
CO (1) CO6420328A2 (pt)
ES (1) ES2716809T3 (pt)
FR (1) FR2941206B1 (pt)
RU (1) RU2526330C2 (pt)
WO (1) WO2010084271A1 (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2996514B1 (fr) * 2012-10-04 2014-11-28 Pomagalski Sa Procede et dispositif de controle d'un deplacement de plusieurs vehicules au sein d'une station d'un telepherique, notamment d'un telesiege ou telecabine
FR3014395B1 (fr) 2013-12-05 2017-02-03 Pomagalski Sa Systeme de transport par cable aerien, notamment un telesiege ou telecabine
FR3025163B1 (fr) * 2014-09-01 2016-08-26 Pomagalski Sa Installation et procede de transport par cable aerien
CA2960233C (fr) * 2014-09-04 2022-06-07 Agence Nationale Pour La Gestion Des Dechets Radioactifs Vehicule ferroviaire et installation de funiculaire
FR3044995B1 (fr) * 2015-12-11 2018-01-05 Poma Installation de transport par cable
CN105774822B (zh) * 2016-03-10 2018-03-13 长安大学 一种矿用架空乘人索道的调速装置及方法
AT522187B1 (de) * 2019-03-11 2020-10-15 Innova Patent Gmbh Durchfahrtserkennung für eine Seilbahn
FR3111315B1 (fr) 2020-06-10 2022-08-12 Poma Procédé et dispositif de contrôle d’une installation de transport par câble et installation comprenant un tel dispositif de contrôle

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
AT405271B (de) * 1995-04-07 1999-06-25 Doppelmayr & Sohn Seilbahnanlage mit einem um zwei umlenkscheiben geführten trag- und förderseil für fahrbetriebsmittel
SU1041365A2 (ru) * 1982-04-13 1983-09-15 Грузинский Ордена Ленина И Ордена Трудового Красного Знамени Политехнический Институт Им.В.И.Ленина Устройство контрол скорости движени
SU1158420A1 (ru) * 1982-06-29 1985-05-30 Институт Горной Механики Им.Г.А.Цулукидзе Устройство дл контрол положени вагонов подвесной канатной дороги
FR2539369B1 (fr) * 1983-01-17 1986-03-07 Pomagalski Sa Dispositif cadenceur pour telecabine ou telesiege debrayable
US4744306A (en) * 1985-04-12 1988-05-17 Kunczynski Jan K Conveyor system and method of operation for an aerial tramway or the like
EP0355084A1 (de) * 1988-08-18 1990-02-21 KONRAD DOPPELMAYR & SOHN MASCHINENFABRIK GESELLSCHAFT M.B.H. & CO. KG. Seilbahnanlage mit in der Talstation und in der Bergstation befindlichen Umlenkscheiben
FR2663281A1 (fr) * 1990-06-13 1991-12-20 Pomagalski Sa Dispositif cadenceur d'un teleporteur debrayable.
FR2900118B1 (fr) * 2006-04-25 2008-06-27 Pomagalski Sa Procede de controle d'une installation de transport a cable comportant un troncon cadenceur, et installation pour la mise en oeuvre du procede
AT504613B1 (de) * 2006-11-27 2011-02-15 Innova Patent Gmbh Seilbahnanlage mit einer station zum speichern von fahrbetriebsmitteln
ITMI20071131A1 (it) * 2007-06-01 2008-12-02 Rolic Invest Sarl Impianto di trasporto a fune e metodo di movimentazione dell'impianto di trasporto a fune

Also Published As

Publication number Publication date
FR2941206B1 (fr) 2011-03-25
RU2526330C2 (ru) 2014-08-20
CN102325681B (zh) 2014-07-23
RU2011134849A (ru) 2013-02-27
KR101731250B1 (ko) 2017-05-11
KR20110129868A (ko) 2011-12-02
ES2716809T3 (es) 2019-06-17
CO6420328A2 (es) 2012-04-16
EP2389306B1 (fr) 2018-12-19
EP2389306A1 (fr) 2011-11-30
BRPI1007889A2 (pt) 2016-11-29
WO2010084271A1 (fr) 2010-07-29
FR2941206A1 (fr) 2010-07-23
CN102325681A (zh) 2012-01-18

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1007889B1 (pt) Método para controlar a progressão de um veículo em um sistema de transporte por cabo
CN103429516B (zh) 多轿厢式电梯及其控制方法
US5562040A (en) Rope guide system for an aerial ropeway, particularly a circuital aerial ropeway
JP5602613B2 (ja) エレベータ装置
US20100187047A1 (en) Special operating mode for stopping an elevator car
CN103481914B (zh) 铁路编组场驼峰溜放和编尾平面溜放分区作业控制的方法
CN205059610U (zh) 一种安全防撞型穿梭车
CN105923477A (zh) 电梯
KR102088061B1 (ko) 케이블 리프트, 특히, 체어 리프트 또는 캐빈 리프트의 터미널에서 몇몇 비히클들의 이동을 모니터하는 방법 및 디바이스
US9828003B2 (en) Aerial cableway transport installation and method
CN106864466A (zh) 一种安全型索道车
US11498804B2 (en) Prognostic failure detection of elevator roller guide wheel
CN113631456B (zh) 用于索道的驶过检测的方法和装置
CN101152872A (zh) 铁路曲线外轨超高智能系统
US20220410943A1 (en) Aerial cable transportation system and method for operating such a system
CN206033007U (zh) 一种智能扶手带监控系统及包含其的自动扶梯及人行道
CN220549054U (zh) 一种智能可伸缩式站台门防踏空装置
JP5840957B2 (ja) 自動循環式索道の制御装置
US20240174269A1 (en) Parking system for a circulating cableway
CN210795426U (zh) 一种电梯电子限速器及锁定电路系统
CN106429749A (zh) 一种齿轮传动双轿厢并行的智能安全电梯
CN206939739U (zh) 满量行程开关的检测装置
CN105712154A (zh) 一种新型电梯坠落保护设备
ITMI981812A1 (it) Dispositivo di sicurezza per l'esecuzione forzata e il controllo dell'immorsamento all'uscita di una stazione per funivia monofune a
CN115703488A (zh) 关门监测系统

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: suspension of the patent application procedure
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 02/06/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.