BRPI1003618A2 - estrutura de fixaÇço de bateria - Google Patents

estrutura de fixaÇço de bateria Download PDF

Info

Publication number
BRPI1003618A2
BRPI1003618A2 BRPI1003618-0A BRPI1003618A BRPI1003618A2 BR PI1003618 A2 BRPI1003618 A2 BR PI1003618A2 BR PI1003618 A BRPI1003618 A BR PI1003618A BR PI1003618 A2 BRPI1003618 A2 BR PI1003618A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
battery
fuse
clamp
locking
fuse box
Prior art date
Application number
BRPI1003618-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Hisakazu Yasui
Hiroaki Matsuura
Original Assignee
Honda Motor Co Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Honda Motor Co Ltd filed Critical Honda Motor Co Ltd
Publication of BRPI1003618A2 publication Critical patent/BRPI1003618A2/pt
Publication of BRPI1003618B1 publication Critical patent/BRPI1003618B1/pt

Links

Classifications

    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02EREDUCTION OF GREENHOUSE GAS [GHG] EMISSIONS, RELATED TO ENERGY GENERATION, TRANSMISSION OR DISTRIBUTION
    • Y02E60/00Enabling technologies; Technologies with a potential or indirect contribution to GHG emissions mitigation
    • Y02E60/10Energy storage using batteries

Landscapes

  • Battery Mounting, Suspending (AREA)
  • Fuses (AREA)

Abstract

ESTRUTURA DE FIXAÇçO DE BATERIA. A presente invenção refere-se a uma estrutura de fixação de bateria projetada para impedir que uma braçadeira de bateria se solte enquanto tendo uma estrutura de componente simplificada ao formar uma extremidade da braçadeira de bateria em uma forma de U. Uma parte de encaixe em forma de U (92) dobrada em uma forma de U é formada em uma extremidade de uma braçadeira de bateria (81), e encaixada com uma parte de eixo (88) formada em uma caixa de bateria (80). Adicionalmente, uma caixa de fusível (103) para alojar um fusível é fornecida sobre a braçadeira de bateria (81). A caixa de fusível (103) é disposta próxima à extremidade da parte de encaixe em forma de U (92).

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "ESTRUTURA DE FIXAÇÃO DE BATERIA". Campo Técnico
A presente invenção refere-se a uma estrutura de fixação de ba- teria para fixar uma bateria em um veículo. Técnica Antecedente
Em um veículo tal como uma motocicleta, uma bateria é fixada de forma estável usando um componente em forma de tira tal como uma tira de borracha e uma placa feita de metal, ou coisa parecida (referida em se- guida como uma braçadeira de bateria). Por exemplo, o Documento de Pa- tente 1 descreve, tal como uma braçadeira de bateria, uma tira de borracha formada integralmente com dispositivos de retenção de fusível sobressalente para reter um fusível sobressalente.
Além disso, algumas braçadeiras de bateria do tipo descrito an- teriormente têm uma estrutura de articulação em uma extremidade das mesmas e tendo uma estrutura de fixação com um parafuso, um parafuso com porca e similar, na outra extremidade das mesmas. Em um dos modos concebíveis para fixar uma bateria com uma braçadeira de bateria como es- ta, uma parte de articulação em uma extremidade da braçadeira de bateria é encaixada de modo que pode girar com uma caixa de bateria que é forneci- da em um lugar apropriado em um veículo para alojar a bateria na mesma, e a outra extremidade da braçadeira de bateria é fixada à caixa de bateria. Documento de Técnica Anterior
Documento de Patente Documento de Patente 1: Publicação de Pedido de Patente Ja-
ponês N0 Hei 05-205714 Sumário da Invenção
Problemas a Ser Resolvidos Pela Invenção
De veículos, tais como motocicletas, são exigidos alcançar me- Ihoramento de produtividade, redução de custo e outros mais ao simplificar seus componentes. Em uma estrutura concebível como um modo para sim- plificar uma estrutura de articulação de uma braçadeira de bateria tal como descrito anteriormente, uma parte de extremidade de uma braçadeira de ba- teria é formada em uma forma de U e esta parte de extremidade em forma de U é encaixada com um eixo formado em uma caixa de bateria.
Formar uma parte de extremidade em forma de U em uma bra- çadeira de bateria tal como descrito anteriormente concretiza um efeito de facilitar a fixação da braçadeira de bateria ao utilizar uma parte aberta da forma de U. Entretanto, quando a braçadeira de bateria é girada com a outra extremidade da braçadeira de bateria sendo separada, a braçadeira de bate- ria pode facilmente se soltar do eixo pelo lado aberto da parte de extremida-
ψ-
de da forma de U. Assim, a braçadeira de bateria com a parte de extremida- de em forma de U tem uma dificuldade em reter um componente elétrico de uma maneira tal como no Documento de Patente 1. Desta maneira, no caso onde uma parte de extremidade em forma de U é formada em uma braçadei- ra de bateria, é desejado tomar uma medida para tornar improvável que a braçadeira de bateria se solte enquanto permitindo à braçadeira de bateria reter um componente elétrico em uma motocicleta tendo um pequeno espa- ço.
A presente invenção foi feita em virtude das circunstâncias des- critas anteriormente, e um objetivo da presente invenção é fornecer uma es- trutura de fixação de bateria empregando uma braçadeira de bateria capaz de reter um componente elétrico, a estrutura tendo uma extremidade da bra- çadeira de bateria modelada em uma forma de U para simplificação de uma estrutura de componente e impedir que a braçadeira de bateria se solte de um eixo.
Dispositivos Para Resolver os Problemas
A fim de abordar o problema citado anteriormente, uma primeira invenção é caracterizada pelo fato de que uma estrutura de fixação de bate- ria em um veículo inclui uma bateria (75) para fornecer energia para um componente elétrico de um veículo (1); uma caixa de bateria (80) fornecida no veículo (1) e configurada para alojar a bateria (75) na mesma; uma bra- çadeira de bateria (81) para fixar a bateria (75) à caixa de bateria (80), a braçadeira de bateria (81) tendo uma extremidade suportada de modo que pode girar pela caixa de bateria (80); e um componente elétrico predetermi- nado (103) fornecido sobre a braçadeira de bateria (81). Na estrutura de fi- xação de bateria, a uma extremidade da braçadeira de bateria (81) é provida com uma parte de encaixe (92) dobrada em uma forma de U e encaixada com uma parte de eixo (88) fornecida na caixa de bateria (80), e o compo- nente elétrico predeterminado (103) fornecido sobre a braçadeira de bateria (81) é disposto próximo à extremidade de uma parte de encaixe (92).
Uma segunda invenção é caracterizada pelo fato de que uma distância (a) entre o componente elétrico predeterminado (103) e a extremi- dade da parte de encaixe (92) é estabelecida menor que uma dimensão ex- terna (b) da parte de eixo (88) da caixa de bateria (80).
Uma terceira invenção é caracterizada pelo fato de que o com- ponente elétrico predeterminado (103) é um fusível (103) incluindo uma cai- xa de fusíveis (106) e um corpo de fusível (114) alojado na caixa de fusíveis (106), a caixa de fusíveis (106) é provida com uma parte de grampo de tra- vamento (120) incluindo um corpo de grampo (121), a braçadeira de bateria (81) é provida com uma parte de caixa de fusíveis incluindo um furo de tra- vamento (105) para travar o corpo de grampo (121) da caixa de fusíveis (106), e a caixa de fusíveis (106) é fixada de forma separável ao travar o corpo de grampo (121) no furo de travamento (105).
Uma quarta invenção é caracterizada pelo fato de que a parte de grampo de travamento (120) inclui o corpo de grampo (121) e partes de guia (122, 123) se estendendo paralelas ao corpo de grampo (121) em dois lados opostos do corpo de grampo (121), e as partes de guia (122, 123) são dis- postas ao longo de duas partes de extremidades opostas da parte fixadora de caixa de fusíveis (102).
Uma quinta invenção é caracterizada pelo fato de que o corpo de fusível (114) é um fusível de lâmina, e o corpo de fusível (114) e o corpo de fusível (116) como sobressalentes que são conectados à bateria (75) são alojados e arranjados em linha na caixa de fusíveis (106).
Uma sexta invenção é caracterizada pelo fato de que o corpo de fusível (114) conectado à bateria (75) é alojado para confrontar o corpo de grampo (121) da parte de grampo de travamento (120).
Uma sétima invenção é caracterizada pelo fato de que uma par- te superior de lado de extremidade da parte de encaixe (92) da braçadeira de bateria (81) é recortada para formar uma parte recortada (127).
Uma oitava invenção é caracterizada pelo fato de que a caixa de
bateria (80) é formada integralmente com um envoltório de filtro de ar (65A), e a parte de eixo (88) é formada integralmente com uma parte de parede (82) da caixa de bateria (80). Efeitos da Invenção
De acordo com a primeira invenção, o componente elétrico pre-
determinado fornecido sobre a braçadeira de bateria é localizado próximo à extremidade da parte de encaixe em forma de U da braçadeira de bateria a fim de cobrir um lado aberto da parte de encaixe. Isto impede que a braça- deira de bateria se solte da parte de eixo pelo lado aberto da parte de encai- xe. Além disso, uma vez que o componente elétrico predeterminado é forne- cido sobre a braçadeira de bateria, não existe necessidade de fornecer adi- cionalmente um local de instalação para este componente elétrico. Desta maneira, esquema de componente efetivo pode ser alcançado em um veícu- lo relativamente compacto no qual o esquema de componente tende a ser limitado. Além disso, uma vez que uma estrutura para impedir que a braça- deira de bateria se solte pode ser configurada ao utilizar o componente elé- trico predeterminado tendo outras funções originais no veículo, o número de componentes pode ser mantido baixo.
De acordo com a segunda invenção, a parte de encaixe da bra- çadeira de bateria pode ser impedida de se separar fisicamente da parte de eixo da caixa de bateria, impedindo assim com segurança que a braçadeira de bateria se solte.
De acordo com a terceira invenção, o fusível é fornecido nas proximidades da bateria. Desta maneira, no caso onde uma corrente maior que a corrente nominal flui da bateria, a corrente pode ser rapidamente inter- rompida, e circuitos elétricos e outros mais podem ser protegidos. Além dis- so, uma vez que a parte fixadora de caixa de fusíveis é fornecida na braça- deira de bateria, um local na braçadeira de bateria onde o fusível é fixado pode ser estabelecido antecipadamente. Adicionalmente, uma estrutura de travamento entre o corpo de grampo e o furo de travamento torna o fusível fixável e separável livremente. Desta maneira, trabalho de instalação e tra- balho de substituição podem ser executados rapidamente, resultando em melhoramento em sustentabilidade.
De acordo com a quarta invenção, as partes de guia em dois la- dos opostos do corpo de grampo são dispostas ao longo de duas partes de extremidades opostas da parte fixadora de caixa de fusíveis. Assim, as par- tes de guia podem entrar em contato com as duas partes de extremidades opostas da parte fixadora de caixa de fusíveis, e as partes de guia podem ser induzidas para funcionar como elementos de reforço. Desta maneira, a caixa de fusíveis pode ser retida de forma estável, e a caixa de fusíveis pode ser protegida das vibrações durante funcionamento e similares. De acordo com a quinta invenção, o fusível é plano e pode ser
impedido de se tornar volumoso. Desta maneira, a flexibilidade em esquema de componente no veículo pode ser melhorada adicionalmente.
De acordo com a sexta invenção, o fusível mais importante que é conectado à bateria e sendo usado pode ser coberto com o corpo de grampo. Assim, o fusível pode ser fortemente protegido.
De acordo com a sétima invenção, mesmo no caso onde parte do componente elétrico se projeta na direção da extremidade da parte de encaixe, o componente elétrico pode ser disposto favoravelmente sobre a braçadeira de bateria. De acordo com a oitava invenção, a parte de eixo com a qual a
parte de encaixe em forma de U da braçadeira de bateria é encaixada pode ser formada sem aumentar o número de componentes, e assim o custo pode ser mantido baixo. Descrição Resumida dos Desenhos A figura 1 é uma vista lateral esquerda de uma motocicleta de
acordo com uma modalidade da presente invenção.
A figura 2 é uma vista lateral direita de uma parte principal da motocicleta.
A figura 3 é uma vista em perspectiva de uma parte principal da
motocicleta.
A figura 4 é uma vista seccional transversal feita ao longo de uma linha X-X da figura 2.
A figura 5 é uma vista seccional transversal vertical de uma bate- ria fornecida na motocicleta.
A figura 6 é uma vista mostrando uma braçadeira de bateria para fixar a bateria.
As figuras 7(a) a 7(d) são vistas mostrando uma caixa de fusí-
veis fornecida sobre a braçadeira de bateria. A figura 7(a) é uma vista na qual a caixa de fusíveis é vista pelo lado de dentro do veículo. A figura 7(b) é uma vista na qual a caixa de fusíveis da figura 7(a) é vista por cima com uma parte de tampa removida da mesma. A figura 7(c) é uma vista observada em uma direção de uma seta B da figura 7(a). A figura 7(d) é uma vista seccio- nal transversal feita ao longo de uma linha C-C da figura 7(a).
A figura 8 é uma vista para explicar como fixar a caixa de fusí- veis à braçadeira de bateria.
A figura 9 é uma vista ampliada de parte da figura 4. A figura 10 é uma vista mostrando um exemplo modificado da
caixa de fusíveis.
Modos para Execução da Invenção
Em seguida, uma modalidade da presente invenção será descri- ta com referência aos desenhos. Primeiro, uma motocicleta 1 como um e- xemplo de um veículo ao qual a presente invenção é aplicada será descrita com referência à figura 1. Deve ser notado que, nos desenhos usados na explicação seguinte, setas frente e acima indicam as direções para frente e para cima do veículo, respectivamente, e que estas direções serão usadas de forma apropriada na explicação a seguir. Na motocicleta 1, uma estrutura de chassi 2 inclui: um tubo fron-
tal 3 constituindo uma extremidade dianteira; uma armação principal 4 es- tendida do tubo frontal 3 obliquamente para baixo na direção da traseira; um par de barras de assento esquerda e direita 5L e 5R estendidas de uma par- te de extremidade traseira da armação principal 4 na direção da traseira; um par de armações descendentes esquerda e direita 6L e 6R estendidas de uma parte de extremidade dianteira da armação principal 4 aproximadamen- te para baixo e então na direção da traseira; um par de armações centrais esquerda e direita 7L e 7R estendidas de uma parte traseira da armação principal 4 obliquamente para baixo na direção da traseira e então para bai- xo para serem conectadas respectivamente às partes de extremidade trasei- ra das armações descendentes 6L e 6R; e um par de subarmações esquer- da e direita 8L e 8R, cada uma se estendendo entre uma barra correspon- dente das barras de assento 5L e 5R e uma armação central correspondente das armações centrais 7L e 7R. Deve ser notado que na figura 1 somente a barra de assento 5L, a armação descendente 6L, a armação central 7L e a subarmação 8L na frente do desenho estão mostradas. O tubo frontal 3 tem um garfo dianteiro 9 fixado a ele de modo
que pode girar, e a armação principal 4 tem um tanque de combustível 10 fixado a ela. Adicionalmente, as armações centrais 7L e 7R têm um par de placas de articulação esquerda e direita 11L e 11R (somente a 11L está mostrada na frente do desenho) fixadas a elas. Nas placas de articulação 11L e 11R, uma unidade de potência 14 incluindo um motor 12 e uma transmissão 13 é suportada, e um braço de oscilação 15 é suportado de modo que é capaz de balançar na direção vertical. Além disso, nas barras de assento 5L e 5R, um assento 16 e um elemento de proteção de lado traseiro 17 fornecido no lado esquerdo traseiro são suportados. O garfo dianteiro 9 é formado ao conectar um par de elementos
de garfo esquerdo e direito 18L e 18R (somente o 18L está mostrado na frente do desenho) por meio de uma ponte superior 19 e uma de ponte infe- rior 20 disposta abaixo da ponte superior 19. A ponte superior 19 tem um guidão 21 e um dispositivo de travamento de guidão 22 fixado a ele. Adicio- nalmente, a ponte superior 19 e a ponte inferior 20 têm um braço de suporte de capota 23 fixado a elas. No braço de suporte de capota 23, uma capota dianteira 24 é suportada, e um medidor 25, uma capota interna 26, um braço de suporte de indicador de direção 27 e uma placa de identificação dianteira 28 são suportados. Deve ser notado que no lado dianteiro do veículo um número de referência 29 indica um farol fixado à capota dianteira 24, um número de referência 30 indica um par de indicadores de direção dianteiros esquerdo e direito fixados à esquerda e à direita do braço de suporte de in- dicador de direção 27, um número de referência 31 indica uma roda dianteira fixada a uma extremidade inferior do garfo dianteiro 9, e um número de refe- rência 32 indica um paralama dianteiro cobrindo uma parte superior da roda dianteira 31.
Abaixo do tanque de combustível 10 é disposta uma caixa de
depósito 33. A caixa de depósito 33 é localizada entre a armação principal 4 e uma parte de cilindro 34 do motor 12, e fixada a uma parte inferior da ar- mação principal 4 por meio de um suporte 35. Adicionalmente, a caixa de depósito 33 inclui um envoltório 36 tendo uma abertura e uma tampa (não mostrada) para fechar a abertura. Uma parte estendida 37 estendida do en- voltório 36 na direção da traseira cobre uma parte de lado inferior do tanque de combustível 10, e uma cobertura esquerda 38 e uma cobertura direita (não mostradas) cobrem adicionalmente dois lados do tanque de combustí- vel 10.
Além disso, o assento 16 é um elemento tendo partes de inser-
ção fornecidas em uma parte traseira inferior do mesmo e um par de supor- tes de instalação esquerdo e direito 39 fornecidos em uma parte dianteira inferior do mesmo. As partes de inserção são encaixadas com partes de en- caixe nas laterais da barra de assento 5L e 5R, e o par de suportes de insta- lação esquerdo e direito 39 é fixado às laterais da barra de assento 5L e 5R com parafusos. Deve ser notado que no lado traseiro do assento 16 um nú- mero de referência 40 indica barras de agarramento fixadas às partes trasei- ras das barras de assento 5L e 5R.
Adicionalmente, sob uma parte traseira do assento 16, é dispos- to um prendedor de capacete 41. Este prendedor de capacete 41 é fixado a uma parte superior do elemento de proteção de lado traseiro 17, e é um e- Iemento capaz de ser travado localizado a fim de não interferir com uma perna de um passageiro montando na parte traseira do assento 16. Deve ser notado que em uma parte traseira do veículo, um número de referência 42 indica elementos de barra estendidos a partir das subarmações 8L e 8R o- bliquamente para baixo na direção da traseira. Os elementos de barra 42 têm os estribos 43 fixados às extremidades inferiores dos mesmos, para um passageiro assentado na parte traseira do assento 16, respectivamente, e são conectados a uma parte inferior do elemento de proteção de lado trasei- ro 17 por meio de um suporte lateral de armação 44.
O braço de oscilação 15 é um elemento fixado à placa de articu- lação 11L ou 11R por meio de um eixo de articulação 45, e tem uma roda traseira 46 e uma extremidade inferior de uma das unidades amortecedoras traseiras esquerda e direita 47L e 47R dispostas em pares (somente a 47L está mostrada na frente do desenho) fixadas a uma parte de extremidade traseira do mesmo. Deve ser notado que as extremidades superiores das unidades amortecedoras traseiras 47L e 47R são fixadas aos suportes sob barra 48L e 48R (somente o 48L está mostrado na frente do desenho) res- pectivamente fixados às barras de assento 5L e 5R.
Além disso, em volta do braço de oscilação 15, um número de referência 49 indica uma cobertura de corrente, e os números de referência 50 a 52 indicam partes de suporte de unidade de potência para suportar par- tes superior e traseira da unidade de potência 14 que são formadas em cada uma das placas de articulação 11L e 11R. Além disso, um número de refe- rência 53 indica um descanso, um número de referência 54 indica um para- Iama traseiro fixado às barras de assento 5L e 5R e aos suportes sob barras 48L e 48R para cobrir uma parte superior da roda traseira 46, um número de referência 55 indica um par de indicadores de direção traseiros esquerdo e direito fixados a um braço de suporte de indicador de direção 56 fornecido no paralama traseiro 54, e os números de referência 57 e 58 indicam uma cobertura traseira e um farol traseiro fixados ao paralama traseiro 54. Adicionalmente, no motor 12, um sistema de admissão 60 e um
sistema de exaustão 61 são fixados a uma cabeça de cilindro 59 fornecida na parte de cilindro 34. O sistema de admissão 60 inclui um carburador 63, o qual é um sistema de fornecimento de combustível conectado a uma parte superior da cabeça de cilindro 59 por meio de um tubo de admissão 62, e um filtro de ar 65 conectado ao carburador 63 por meio de um tubo de cone- xão 64. Deve ser notado, certamente, que o carburador 63 pode ser substitu- ido por um injetor de um sistema de injeção de combustível ou um corpo de afogador. Por outro lado, o sistema de exaustão 61 inclui um cano de des- carga 66 fixado a uma parte inferior da cabeça de cilindro 59 e um silencioso 67 fixado a uma extremidade traseira do cano de descarga 66, e o silencioso 67 é suportado por meio do elemento de barra 42 na parte de trás e por um suporte de silencioso 68 fixado a uma extremidade do elemento de barra 42.
O filtro de ar 65 é formado ao alojar um elemento (não mostrado) em um envoltório de filtro de ar 65A, o qual é um envoltório feito de um ma- terial de resina. O filtro de ar 65 é disposto em um espaço circundado pelas barras de assento 5L e 5R, pelas armações centrais 7L e 7R e pelas subar- mações 8L e 8R e ligado e fixado a uma parte traseira da armação principal 4, às partes dianteiras das barras de assento 5L e 5R, e a outros mais por meio de suportes não ilustrados. Deve ser notado que um número de refe- rência 71 indica uma porta de admissão do filtro de ar 65. Adicionalmente, atrás do filtro de ar 65 é disposta uma bateria 75 para fornecer energia para componentes elétricos do veículo. Deve-se notar que, na figura 1, um núme- ro de referência 72 indica um cabo de afogador estendido de um punho de acelerador (não mostrado) fornecido no guidão 21 para o carburador 63, e um número de referência 73 indica um cabo de embreagem estendido de uma alavanca de embreagem fornecida no guidão 21 para a unidade de po- tência 14.
Tal como mostrado ampliado na figura 2, a bateria 75 é um ele- mento retangular disposto em uma parte lateral direita do filtro de ar 65. Em uma superfície superior da bateria 75, um terminal de eletrodo (+) 76 e um terminal de eletrodo (-) 77 são fornecidos. O terminal de eletrodo (+) 76 tem um cabo de fornecimento de energia 78 conectado a ele, e o terminal de ele- trodo (-) 77 tem uma linha de aterramento 79 conectada a ele. Além disso, em volta da bateria 75 são dispostos alguns dos componentes elétricos for- necidos na motocicleta 1. Por exemplo, um relê de partida 130 é fornecido sobre a armação central direita 7 à da bateria 75, e um regulador retificador 131 é fornecido na subarmação direita 8 atrás da bateria 75. Os componen- tes elétricos montados na motocicleta 1, incluindo os componentes elétricos descritos anteriormente, são providos com energia pela bateria 75.
Nesta modalidade, a bateria 75 é alojada em uma caixa de bate- ria 80 formada no envoltório de filtro de ar 65A, e é fixada e retida na caixa de bateria 80 por uma braçadeira de bateria 81 fixada a fim de circundar a bateria 75. Uma estrutura de fixação para a bateria 75 será descrita detalha- damente a seguir com referência às figuras 2 a 10.
A caixa de bateria 80 para alojar a bateria 75 é formada inte- gralmente com o envoltório de filtro de ar 65A. Tal como mostrado nas figu- ras 2 e 3, a caixa de bateria 80 inclui: uma parte de parede vertical de lado traseiro 82 que se estende de uma superfície lateral de lado traseiro do en- voltório de filtro de ar 65A para fora em uma direção de largura; uma parte de parede inferior 83 que se estende de uma superfície lateral de lado inferi- or do envoltório de filtro de ar 65A para fora na direção de largura e que se une a uma parte inferior da parte de parede vertical de lado traseiro 82 em uma extremidade traseira da mesma; uma parte de parede vertical de lado dianteiro 84 que se estende de uma superfície lateral de lado dianteiro do envoltório de filtro de ar 65A para fora na direção de largura e que se une a uma parte dianteira da parte de parede inferior 83 em uma extremidade infe- rior da mesma; e uma parede de retenção de bateria 85 que se estende de uma superfície lateral de lado dianteiro do envoltório de filtro de ar 65A para fora na direção de largura e que se une a um lado de extremidade de base superior da parte de parede vertical de lado dianteiro 84 para se estender para cima em uma linha com a parte de parede vertical de lado dianteiro 84. Deve ser notado que, por conveniência de explicação, a figura 3 mostra o ambiente da bateria 75 em um estado no qual a bateria 75, o relê de partida 130 e o regulador retificador 131 estão removidos. Esta figura 3 mostra um suporte 130A para fixar o relê de partida 130, um suporte 131B para fixar o regulador retificador 131 e uma placa transversal 5A como ponte entre as barras de assento esquerda e direita 5L e 5R.
A parte de parede vertical de lado traseiro 82 é configurada para cobrir uma superfície traseira da bateria 75, e a dimensão de largura (exten- são na direção de largura de veículo) da mesma, tal como pode ser visto nas figuras 3 e 4, é estabelecido para ser parcialmente maior que a dimensão de largura de uma superfície traseira da bateria 75. Na parte de parede vertical de lado traseiro 82, uma parte de parede protuberante 86 é formada que se projeta mais que uma parte de borda da bateria 75 em uma direção de largu- ra. Adicionalmente, em uma região aproximadamente central da parte de parede protuberante 86, com relação à direção vertical, é formado um furo de inserção de parte de encaixe 87 se estendendo na direção vertical. Desta maneira, em uma parte de borda da parte de parede protuberante 86, uma parte de eixo 88 se estendendo na direção vertical e tendo a forma de um eixo é formada integralmente com a parte de parede protuberante 86. Deve ser notado que a parte de eixo 88 constitui parte de uma parte de instalação para a braçadeira de bateria 81.
A parte de parede inferior 83 constitui, tal como mostrado na fi- gura 5, uma superfície de montagem que entra em contato com uma super- fície inferior da bateria 75, e a dimensão de largura (extensão na direção de largura de veículo) da mesma é estabelecida em uma dimensão grande o suficiente para suportar a bateria 75. Adicionalmente, a dimensão de largura (extensão na direção de largura de veículo) da parte de parede vertical de lado dianteiro 84 que é contínua à parte de parede inferior 83 é aproxima- damente igual àquela da parte de parede inferior 83. Por outro lado, a altura da parte de parede vertical de lado dianteiro 84 é estabelecida relativamente menor, de tal maneira que a parte de parede vertical de lado dianteiro 84 cobre uma parte inferior de uma superfície dianteira da bateria 75, tal como mostrado na figura 2 ou 3.
Adicionalmente, a parede de retenção de bateria 85 é integral- mente contínua a uma parte superior da parte de parede vertical de lado di- anteiro 84, e a dimensão de largura (extensão na direção de largura de veí- culo) da mesma é estabelecida menor que a dimensão de largura da parte de parede vertical de lado dianteiro 84, tal como mostrado nas figuras 3 e 4, de tal maneira que a parede de retenção de bateria 85 cobre somente uma parte interna no sentido de largura de uma superfície dianteira da bateria 75. Desta maneira, a maior parte da superfície dianteira da bateria 75 não é co- berta com a parte de parede vertical de lado dianteiro 84 e com a parede de retenção de bateria 85, mas fica exposta para frente tal como mostrado nas figuras 2 e 4. À frente da bateria 75 e à frente da parede de retenção de ba- teria 85, uma parte de fixação de braçadeira 89 é formada que se projeta para frente da parede de retenção de bateria 85 e que é formada integral- mente com a parede de retenção de bateria 85. Tal como mostrado na figura 4, a parte de fixação de braçadeira 89 tem uma folga 90 que é capaz de alo- jar uma porca e que se estende na direção frente-traseira, e tem em uma superfície lateral um furo que permite que um parafuso passe através dele. A parte de fixação de braçadeira 89 constitui parte de uma parte de instalação para a braçadeira de bateria 81.
Por outro lado, a braçadeira de bateria 81 é formada ao dobrar uma placa metálica relativamente comprida em posições apropriadas. Tal como mostrado na figura 6, a braçadeira de bateria 81 tem em uma extremi- dade da mesma uma parte de encaixe em forma de U 92 que é dobrada em uma forma de U e que é encaixada com a parte de eixo 88, e tem na outra extremidade da mesma um furo de inserção de parafuso 93 para fixar um parafuso. Mais especificamente, a braçadeira de bateria 81 inclui uma parte de superfície de fixação 94 que é colocada em contato com a parte de fixa- ção de braçadeira 89 e na qual o furo de inserção de parafuso 93 é formado, uma parte de proteção dianteira 95 dobrada a partir da parte de superfície de fixação 94 em um ângulo aproximadamente reto para se estender para fora, e uma parte de proteção lateral 96 que é dobrada a partir da parte de prote- ção dianteira 95 para se estender para fora e que tem a parte de encaixe em forma de U 92 formada em uma parte de extremidade da mesma. Tal como mostrado nas figuras 3 e 4, a braçadeira de bateria 81
é fixada à caixa de bateria 80 ao prender a parte de encaixe em forma de U 92 em encaixe girável com a parte de eixo 88 e fixar a parte de superfície de fixação 94 à parte de fixação de braçadeira 89 com um parafuso com uma espera A interposta entre elas, mais especificamente, ao passar um parafu- so 100 através do furo de inserção de parafuso 93 para executar a fixação. Neste estado, a braçadeira de bateria 81 cobre a frente e superfícies laterais da bateria 75 com a sua parte de proteção dianteira 95 e a sua parte de pro- teção lateral 96. Isto impede que a bateria 75 se solte da caixa de bateria 80. Deve ser notado que a figura 4 mostra uma porca 101 na qual o parafuso 100 é atarraxado. Esta porca 101 é alojada na folga 90 da parte de fixação de braçadeira 89. Além disso, tal como mostrado na figura 3, uma parte su- perior de lado de extremidade da parte de encaixe em forma de U 92 é re- cortada para formar uma parte recortada superior 127.
Adicionalmente, um amortecedor 97 feito de um material de re- sina é fixado a uma superfície da parte de proteção dianteira 95 que confron- ta a bateria 75, e os amortecedores 98 e 99 feitos de um material de resina são fixados a uma superfície da parte de proteção lateral 96 que confronta a bateria 75, para ficarem alinhados na direção na qual a parte de proteção lateral 96 se estende. Estes amortecedores 97 a 99 ficam em contato com a bateria 75 tal como mostrado nas figuras 4 e 5. Isto capacita a bateria 75 para ser fixada e retida de forma estável na caixa de bateria 80. Em uma superfície lateral da parte de proteção lateral 96 da bra-
çadeira de bateria 81 é formada uma parte fixadora de caixa de fusíveis 102, a qual é disposta próxima à parte de encaixe em forma de U 92 tal como mostrado na figura 6. Na parte fixadora de caixa de fusíveis 102, uma caixa de fusíveis 103 está travada tal como mostrado nas figuras 2, 4 e 5. A parte fixadora de caixa de fusíveis 102 é formada de uma pla-
ca metálica retangular tal como mostrado na figura 3. Uma parte de borda inferior da parte fixadora de caixa de fusíveis 102 é soldada à parte de pro- teção lateral 96 da braçadeira de bateria 81. Adicionalmente, tal como mos- trado na figura 6, a parte fixadora de caixa de fusíveis 102 é dobrada em uma parte aproximadamente central com relação à direção vertical e um la- do superior da parte dobrada se estende ao longo da superfície lateral da parte de proteção lateral 96. Adicionalmente, na parte fixadora de caixa de fusíveis 102, uma parte recortada retangular 104 (vide a figura 3) é formada que se estende para cima da parte dobrada descrita anteriormente a partir da parte de borda inferior soldada. Desta maneira, tal como mostrado na figura 6, um furo de travamento 105 é formado na parte fixadora de caixa de fusíveis 102 para passagem através dele na direção vertical. A caixa de fusí- veis 103 é travada no furo de travamento 105.
Por outro lado, a caixa de fusíveis 103 é configurada como se segue: tal como mostrado na figura 7(a), um corpo de caixa de fusíveis 106 tendo uma forma retangular tal como visto de lado e uma caixa de retenção de fusíveis sobressalentes 107 fornecida para ser contínua ao corpo de cai- xa de fusíveis 106 são formados integralmente um com o outro, e uma parte de tampa que pode ser aberta e que pode ser fechada 109 é fornecida nas partes superiores do corpo de caixa de fusíveis 106 e da caixa de retenção de fusíveis sobressalentes 107 por meio de uma parte de articulação 108A formada em uma parte de borda do corpo de caixa de fusíveis 106. A parte de tampa 109 pode ser aberta e fechada tal como indicado pela linha de tra- ço e dois pontos no desenho ao girar em volta da parte de articulação 108A. Em uma parte de extremidade da parte de tampa 109 que é oposta ao lado da parte de articulação 108A, uma parte de grampo 108B é formada que é travada no corpo de caixa de fusíveis 106 em um estado fechado.
No corpo de caixa de fusíveis 106 e na caixa de retenção de fu- síveis sobressalentes 107, tal como mostrado na figura 7(b), as partes de contenção de fusíveis 110e111eas partes de contenção de fusíveis so- bressalentes 112 e 113 são providas com furos que são arranjados em linha na direção longitudinal do corpo de caixa de fusíveis 106 e da caixa de re- tenção de fusíveis sobressalentes 107. As partes de contenção de fusíveis 110e111eas partes de contenção de fusíveis sobressalentes 112 e 113 são formadas para serem planas se estendendo na direção longitudinal do corpo de caixa de fusíveis 106 e da caixa de retenção de fusíveis sobressa- lentes 107. As formas descritas anteriormente permitem que o corpo de cai- xa de fusíveis 106 e a caixa de retenção de fusíveis sobressalentes 107 alo- jem nos mesmos os fusíveis 114e115eos fusíveis sobressalentes 116 e 117 configurados como fusíveis de lâmina plana. Deve ser notado que, no exemplo exposto, está mostrado um exemplo no qual fusíveis de 15 ampères (A) e 10 ampères (A) estão alojados como os fusíveis 114 e 115. Entretanto, é uma coisa lógica que fusíveis de outras correntes nominais podem ser usados.
Além disso, tal como mostrado na figura 7(c), em uma superfície inferior do corpo de caixa de fusíveis 106, um par das aberturas 118 e um par das aberturas 119 são formados nas partes de contenção de fusíveis 110 e 111, respectivamente. Através destas aberturas 118 e 119 são passa- dos cabos de fornecimento de energia (chicote de fios) que são conectados aos fusíveis 114 e 115 alojados nas partes de contenção de fusíveis 110 e 111.
Adicionalmente, tal como mostrado nas figuras 7(a) e 7(d), uma parte de grampo de travamento 120, que é travada na parte fixadora de cai- xa de fusíveis 102 formada na braçadeira de bateria 81, é formada integral- mente com uma superfície lateral do corpo de caixa de fusíveis 106 que con- fronta a lateral da braçadeira de bateria 81. Esta parte de grampo de trava- mento 120 inclui um corpo de grampo de travamento 121, que se estende do lado de uma parte superior do corpo de caixa de fusíveis 106 para o lado da braçadeira de bateria 81, e, então, se estendem para baixo e as partes de guia 122 e 123 que se estendem paralelas ao corpo de grampo de trava- mento 121 em dois lados opostos do corpo de grampo de travamento 121. Na extremidade do corpo de grampo de travamento 121, um grampo de re- tenção 124 é formado que é dobrado na direção do corpo de caixa de fusí- veis 106. Além disso, a distância entre as partes de guia 122 e 123 é apro- ximadamente igual à dimensão de largura da parte fixadora de caixa de fusí- veis 102.
Assim, tal como pode ser visto na figura 8, a caixa de fusíveis 103 é fixada à braçadeira de bateria 81 ao travar a parte de grampo de tra- vamento 120 na parte fixadora de caixa de fusíveis 102 formada na braça- deira de bateria 81. Mais especificamente, tal como indicado pelas linhas de traço e ponto no desenho, a caixa de fusíveis 103 é fixada à braçadeira de bateria 81 ao passar o corpo de grampo de travamento 121 através do furo de travamento 105 e trazer as partes de guia 122 e 123 para contato com duas partes de extremidades opostas da parte fixadora de caixa de fusíveis 102 (vide também a figura 4). Aqui, o corpo de grampo de travamento 121 é localizado para confrontar as partes de contenção de fusíveis 110e111,eo grampo de retenção 124 formado na extremidade do corpo de grampo de travamento 121 fica em contato com uma parte inferior da parte recortada 104 da parte fixadora de caixa de fusíveis 102, tal como mostrado na figura 5.
Adicionalmente, uma parte traseira da caixa de fusíveis 103 as-
sim fixada à braçadeira de bateria 81 é disposta próxima à extremidade da parte de encaixe em forma de U 92 da braçadeira de bateria 81, tal como mostrado na figura 2, especificamente, disposta de tal maneira que a distân- cia entre a parte traseira da caixa de fusíveis 103 e a extremidade da parte de encaixe em forma de U 92 seja uma distância a tal como mostrado na figura 9. Adicionalmente, esta distância a é estabelecida menor que uma dimensão externa b da parte de eixo 88 da caixa de bateria 80. Além disso, neste estado de fixação, um par dos fios de ramificação de fusível 125 rami- ficados do cabo de fornecimento de energia 78 conectado à bateria 75, tal como mostrado na figura 2, é inserido nas aberturas 118 e 119 formadas na superfície inferior do corpo de caixa de fusíveis 106 da caixa de fusíveis 103, e conectado aos fusíveis 114 e 115 alojados nas partes de contenção de fusíveis 110 e 111, respectivamente. Adicionalmente, para os fusíveis 114 e 115, um par dos fios de ramificação de fusível 126 é conectado. Outras ex- tremidades dos fios de ramificação de fusível 126 são estendidas para fora para serem conectadas ao regulador retificador 131.
Desta maneira, na modalidade descrita anteriormente da presen- te invenção, a caixa de fusíveis 103 fornecida sobre a braçadeira de bateria 81 é localizada próxima à extremidade da parte de encaixe em forma de U 92 da braçadeira de bateria 81 para cobrir um lado aberto da parte de encai- xe em forma de U 92. Isto impede que a braçadeira de bateria 81 se solte da parte de eixo 88 formada na caixa de bateria 80 pelo lado aberto da parte de encaixe em forma de U 92. Uma descrição mais detalhada será feita. A bra- çadeira de bateria 81 indicada pelas linhas de traço e dois pontos na figura 3 está em um estado de ser girada com a parte de superfície de fixação 94 separada. Mesmo girada neste estado, a braçadeira de bateria 81 é impedi- da de se soltar da parte de eixo 88 pelo lado aberto da parte de encaixe em forma de U 92 uma vez que a caixa de fusíveis 103 fixada à braçadeira de bateria 81 é localizada para cobrir o lado aberto da parte de encaixe em for- ma de U 92.
Além disso, uma vez que a caixa de fusíveis 103 é fornecida so- bre a braçadeira de bateria 81, não existe necessidade de fornecer adicio- nalmente um local de instalação para a caixa de fusíveis 103 e os fusíveis 114 e 115 alojados na mesma, alcançando assim esquema de componente efetivo em um veículo relativamente compacto no qual esquema de compo- nente tende a ser limitado. Além disso, uma vez que uma estrutura de impe- dir que a braçadeira de bateria 81 se solte pode ser configurada ao utilizar a caixa de fusíveis 103 e os fusíveis 114 e 115 tendo outras funções originais no veículo, o número de componentes pode ser mantido baixo.
Além disso, a distância a entre a parte traseira da caixa de fusí- veis 103 e a extremidade da parte de encaixe em forma de U 92 é estabele- cida menor que a dimensão externa b da parte de eixo 88 da caixa de bate- ria 80. Desta maneira, a parte de encaixe em forma de U 92 pode ser impe- dida de se separar fisicamente da parte de eixo 88, e a braçadeira de bateria 81 pode ser impedida com segurança de se soltar.
Adicionalmente, a caixa de fusíveis 103 e os fusíveis 114 e 115 são fornecidos sobre a braçadeira de bateria 81, isto é, fornecidos nas pro- ximidades da bateria 75. Desta maneira, no caso onde uma corrente maior que a corrente nominal flui da bateria 75, a corrente pode ser rapidamente interrompida, e circuitos elétricos e outros mais podem ser protegidos. Além disso, uma vez que a parte fixadora de caixa de fusíveis 102 é fornecida na braçadeira de bateria 81, um local na braçadeira de bateria 81 onde a caixa de fusíveis 103 é fixada pode ser estabelecido antecipadamente. Adicional- mente, com referência à braçadeira de bateria 81 e à caixa de fusíveis 103, uma estrutura de travamento entre a parte fixadora de caixa de fusíveis 102 e a parte de grampo de travamento 120 torna a caixa de fusíveis 103 fixável e separável livremente. Desta maneira, trabalho de instalação e trabalho de substituição podem ser executados rapidamente, e sustentabilidade pode ser melhorada.
Além disso, a parte de grampo de travamento 120 inclui o corpo de grampo de travamento 121 e as partes de guia 122 e 123 se estendendo paralelas ao corpo de grampo de travamento 121 em dois lados opostos do corpo de grampo de travamento 121, e as partes de guia 122 e 123 são dis- postas ao longo das duas partes de extremidades opostas da parte fixadora de caixa de fusíveis 102. Assim, as partes de guia 122 e 123 podem entrar em contato com as duas partes de extremidades opostas da parte fixadora de caixa de fusíveis 102 para funcionar como elementos de reforço. Desta maneira, a caixa de fusíveis 103 pode ser retida de forma estável, e a caixa de fusíveis 103 pode ser protegida contra vibrações durante funcionamento e similares.
Além disso, os fusíveis 114 e 115 e os fusíveis sobressalentes 116 e 117 alojados na caixa de fusíveis 103 são fusíveis de lâmina plana, e são alojados na caixa de fusíveis 103 para serem arranjados em linha. Desta maneira, a caixa de fusíveis 103, o fusível 114 e outros mais não são volu- mosos, e flexibilidade em esquema de componente no veículo pode ser me- lhorada adicionalmente.
Adicionalmente, uma vez que o corpo de grampo de travamento 121 é formado para confrontar as partes de contenção de fusíveis 110 e 111, os fusíveis 114 e 115 conectados à bateria 75 são alojados nas mesmas para confrontar o corpo de grampo de travamento 121. Desta maneira, os fusíveis 114 e 115 que são conectados à bateria 75 e sendo usados podem ser cobertos com o corpo de grampo de travamento 121. Assim, os fusíveis 114 e 115 podem ser fortemente protegidos. Além disso, a parte superior de lado de extremidade da parte de
encaixe em forma de U 92 é recortada para formar a parte recortada superi- or 127 de maneira que interferência com a parte de grampo 108B formada na caixa de fusíveis 103 que se projeta para trás em um estado de fixação pode ser evitada. Esta medida capacita a caixa de fusíveis 103 para ser dis- posta favoravelmente sobre a braçadeira de bateria 81.
Além disso, a caixa de bateria 80 para alojar a bateria 75 é for- mada integralmente com o envoltório de filtro de ar 65A, e a parte de eixo 88 é formada integralmente com a parte de parede vertical de lado traseiro 82 da caixa de bateria 80. Desta maneira, a parte de eixo 88 com a qual a parte de encaixe em forma de U 92 é encaixada pode ser formada sem aumentar o número de componentes, o que contribui para supressão de custo. Deve ser notado que a configuração da modalidade descrita an-
teriormente é um exemplo desta invenção e que, certamente, várias modifi- cações das configurações, estruturas, formas, tamanhos, número, esquema e outros mais de componentes podem ser feitas a ela sem divergir do espíri- to da invenção.
Por exemplo, nesta modalidade, a caixa de bateria 80 inclui a
parte de parede vertical de lado traseiro 82, a parte inferior de parede 83, a parte de parede vertical de lado dianteiro 84 e a parede de retenção de bate- ria 85. Entretanto, uma parte de parede superior para cobrir a bateria 75 por cima pode ser formada na caixa de bateria 80, ou uma caixa de bateria para alojar a bateria 75 pode ser composta da parte de parede vertical de lado traseiro 82 e da parte de parede inferior 83.
Além disso, nesta modalidade, a caixa de fusíveis 103 inclui o corpo de caixa de fusíveis 106 e a caixa de retenção de fusíveis sobressa- Ientes 107 fornecida para ser contínua ao corpo de caixa de fusíveis 106. Entretanto, tal como mostrado na figura 10, uma parte de contenção de fusí- vel 128 servindo como uma parte de alojamento para um fusível a ser usado e uma parte de contenção de fusível sobressalente 129 servindo como uma parte de alojamento para um fusível sobressalente podem ser configuradas em uma parte correspondendo ao corpo de caixa de fusíveis 106 sem forne- cer a caixa de retenção de fusíveis sobressalentes 107. Deve ser notado que, na figura 10, partes similares aquelas da caixa de fusíveis 103 estão indicadas pelos mesmos números de referência. Além disso, nesta modalidade, a caixa de fusíveis 103 e os fusí- veis 114 e 115 foram exemplificados como componentes elétricos fornecidos sobre a braçadeira de bateria 81. Entretanto, outros componentes elétricos podem ser empregados.
Listagem de Referência
1 motocicleta (veículo)
65a envoltório de filtro de ar
75 bateria
80 caixa de bateria
81 braçadeira de bateria
82 parte de parede vertical de lado traseiro (parte de parede)
88 parte de eixo
92 parte de encaixe em forma de u (parte de encaixe)
102 parte fixadora de caixa de fusíveis
103 caixa de fusíveis (fusível)
105 furo de travamento
106 corpo de caixa de fusíveis (caixa de fusíveis)
107 caixa de retenção de fusíveis sobressalentes (caixa de fusíveis) 114 a 117 fusível (corpo de fusível)
120 parte de grampo de travamento
121 corpo de grampo de travamento (corpo de grampo)
122,123 parte de guia
127 parte recortada superior

Claims (8)

1. Estrutura de fixação de bateria em um veículo, incluindo: uma bateria (75) para fornecer energia para um componente elétrico de um veículo (1); uma caixa de bateria (80) fornecida no veículo (1) e configurada para alojar a bateria (75) na mesma; uma braçadeira de bateria (81) para fixar a bateria (75) à caixa de bateria (80), a braçadeira de bateria (81) tendo uma extremidade supor- tada de modo que pode girar pela caixa de bateria (80); e um componente elétrico predeterminado (103) fornecido sobre a braçadeira de bateria (81), caracterizada pelo fato de que a uma extremidade da braçadeira de bateria (81) é provida com uma parte de encaixe (92) dobrada em uma forma de U e encaixada com uma parte de eixo (88) fornecida na caixa de bateria (80), e o componente elétrico predeterminado (103) fornecido sobre a braçadeira de bateria (81) é disposto próximo à extremidade de uma parte de encaixe (92).
2. Estrutura de fixação de bateria de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que uma distância (a) entre o componente elé- tricô predeterminado (103) e a extremidade da parte de encaixe (92) é esta- belecida menor que uma dimensão externa (b) da parte de eixo (88) da caixa de bateria (80).
3. Estrutura de fixação de bateria de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 e 2, caracterizada pelo fato de que o componente elétrico predeterminado (103) é um fusível (103) incluindo uma caixa de fusíveis (106) e um corpo de fusível (114) alojado na caixa de fusíveis (106), a caixa de fusíveis (106) é provida com uma parte de grampo de travamento (120) incluindo um corpo de grampo (121), a braçadeira de bateria (81) é provida com uma parte de caixa de fusíveis incluindo um furo de travamento (105) para travar o corpo de grampo (121) da caixa de fusíveis (106), e a caixa de fusíveis (106) é fixada de forma separável ao travar o corpo de grampo (121) no furo de travamento (105).
4. Estrutura de fixação de bateria de acordo com a reivindicação 3, caracterizada pelo fato de que a parte de grampo de travamento (120) inclui o corpo de grampo (121) e partes de guia (122, 123) se estendendo paralelas ao corpo de grampo (121) em dois lados opostos do corpo de grampo (121), e as partes de guia (122, 123) são dispostas ao longo de duas par- tes de extremidades opostas da parte fixadora de caixa de fusíveis (102).
5. Estrutura de fixação de bateria de acordo com qualquer uma das reivindicações 3 e 4, caracterizada pelo fato de que o corpo de fusível (114) é um fusível de lâmina, e o corpo de fusível (114) e o corpo de fusível (116) como um so- bressalente que são conectados à bateria (75) são alojados e arranjados em linha na caixa de fusíveis (106).
6. Estrutura de fixação de bateria de acordo com a reivindicação 5, caracterizada pelo fato de que o corpo de fusível (114) conectado à bate- ria (75) é alojado para confrontar o corpo de grampo (121) da parte de grampo de travamento (120).
7. Estrutura de fixação de bateria de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizada pelo fato de que uma parte superior de lado de extremidade da parte de encaixe (92) da braçadeira de bateria (81) é recortada para formar uma parte recortada (127).
8. Estrutura de fixação de bateria de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizada pelo fato de que a caixa de bateria (80) é formada integralmente com um envoltó- rio de filtro de ar (65A), e a parte de eixo (88) é formada integralmente com uma parte de parede (82) da caixa de bateria (80).
BRPI1003618-0A 2009-09-24 2010-09-16 estrutura de fixação de bateria BRPI1003618B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2009-218814 2009-09-24
JP2009218814A JP5328580B2 (ja) 2009-09-24 2009-09-24 バッテリの固定構造

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1003618A2 true BRPI1003618A2 (pt) 2013-01-08
BRPI1003618B1 BRPI1003618B1 (pt) 2021-01-26

Family

ID=43887541

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1003618-0A BRPI1003618B1 (pt) 2009-09-24 2010-09-16 estrutura de fixação de bateria

Country Status (3)

Country Link
JP (1) JP5328580B2 (pt)
CN (1) CN102034947B (pt)
BR (1) BRPI1003618B1 (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5793932B2 (ja) * 2011-04-21 2015-10-14 スズキ株式会社 鞍乗型車両
CN103140084A (zh) * 2011-12-01 2013-06-05 苏州昆拓热控系统股份有限公司 电气外罩及具有电气外罩的电气装置
JP5972080B2 (ja) * 2012-07-10 2016-08-17 本田技研工業株式会社 自動二輪車のバッテリケース構造
JP6265433B2 (ja) * 2015-03-24 2018-01-24 本田技研工業株式会社 バッテリを備えた鞍乗り型車両
CN107732118A (zh) * 2016-08-10 2018-02-23 深圳市沃特玛电池有限公司 一种电动汽车底盘结构
JP6844495B2 (ja) * 2017-10-13 2021-03-17 トヨタ自動車株式会社 車両機器の配設構造
CN109449336B (zh) * 2018-11-16 2024-05-03 力帆实业(集团)股份有限公司 一种摩托车蓄电池安装盒
JP6982041B2 (ja) * 2019-09-30 2021-12-17 本田技研工業株式会社 鞍乗型車両
JP7303253B2 (ja) * 2021-07-27 2023-07-04 本田技研工業株式会社 鞍乗り型車両

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS60125281U (ja) * 1984-02-02 1985-08-23 川崎重工業株式会社 自動二輪車のバツテリ−保持装置
JPS6139686U (ja) * 1984-08-15 1986-03-13 川崎重工業株式会社 自動二輪車の電装品取付構造
JPH07134938A (ja) * 1993-11-11 1995-05-23 Honda Motor Co Ltd ヒューズ付きバッテリーカプラー
JP3674879B2 (ja) * 1995-09-11 2005-07-27 本田技研工業株式会社 スクータ型自動二輪車用バッテリ取付装置
JP4968771B2 (ja) * 2006-07-11 2012-07-04 本田技研工業株式会社 バッテリ取付構造体
JP2008081052A (ja) * 2006-09-28 2008-04-10 Honda Motor Co Ltd 車両のバッテリ支持構造

Also Published As

Publication number Publication date
JP2011070801A (ja) 2011-04-07
CN102034947A (zh) 2011-04-27
JP5328580B2 (ja) 2013-10-30
BRPI1003618B1 (pt) 2021-01-26
CN102034947B (zh) 2014-03-19

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1003618A2 (pt) estrutura de fixaÇço de bateria
BR102019005349A2 (pt) Estrutura de disposição de componentes elétricos
JP2011000912A (ja) 自動二輪車の電装品取付構造
ES2534967T3 (es) Estructura de contención de unidad eléctrica para vehículo eléctrico del tipo de montar a horcajadas
BR112013004819B1 (pt) Veículo do tipo de montar
KR20140139003A (ko) 안장형 차량
BR102015017527B1 (pt) Estrutura de retenção de bateria para veículo
JP4968771B2 (ja) バッテリ取付構造体
BRPI1105571B1 (pt) veículo do tipo conduzido em selim
JP5802721B2 (ja) 車両
JP2010203388A (ja) 電装品の配置構造
JP6343103B2 (ja) 自動二輪車制御ユニット用の配置構造
BRPI1104748B1 (pt) indicador de direção e veículo do tipo de condução montada incluindo o indicador de direção
US9446738B2 (en) Motorcycle immobilizer amplifier mount structure
CN112638761B (zh) 跨骑型车辆
JP6139592B2 (ja) 鞍乗り型車両
BRPI1100143A2 (pt) veìculo do tipo de selim
BR102015023842B1 (pt) Veículo do tipo para montar
JP4247854B2 (ja) 二輪車の収納箱
BRPI1002333B1 (pt) Unidade de componente elétrico para motocicleta
BR102020021182A2 (pt) Veículo para conduzir montado em selim
BR102012030341B1 (pt) conjunto de dispositivo de iluminação de veículo do tipo para dirigir montado em selim
BRPI1004095B1 (pt) veículo do tipo de montar no selim
CN111746696B (zh) 用于鞍座型车辆的电池保持器
BR102017019641B1 (pt) Estrutura de caixa de armazenamento em veículo do tipo para montar

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B03H Publication of an application: rectification

Free format text: REFERENTE A RPI 2192 DE 08/01/2013, QUANTO AO ITEM (51).

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: suspension of the patent application procedure
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 26/01/2021, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.