BRPI1000336A2 - veìculo do tipo de montar em sela - Google Patents

veìculo do tipo de montar em sela Download PDF

Info

Publication number
BRPI1000336A2
BRPI1000336A2 BRPI1000336A BRPI1000336A2 BR PI1000336 A2 BRPI1000336 A2 BR PI1000336A2 BR PI1000336 A BRPI1000336 A BR PI1000336A BR PI1000336 A2 BRPI1000336 A2 BR PI1000336A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
leg protector
cover
vehicle
leg
protector
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Junichi Sakamoto
Michio Atsuchi
Yosuke Matsuoka
Original Assignee
Honda Motor Co Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=42652691&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI1000336(A2) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Honda Motor Co Ltd filed Critical Honda Motor Co Ltd
Publication of BRPI1000336A2 publication Critical patent/BRPI1000336A2/pt
Publication of BRPI1000336B1 publication Critical patent/BRPI1000336B1/pt

Links

Landscapes

  • Motorcycle And Bicycle Frame (AREA)
  • Automatic Cycles, And Cycles In General (AREA)

Abstract

VEìCULO DO TIPO DE MONTAR EM SELA. A presente invenção proporciona facilitar a operação de montagem de um protetor de perna, enquanto se mantém favoravelmente a aparência do protetor de perna em um veículo do tipo de montar em sela o qual inclui o protetor de perna, o qual é dividido em dois na direção longitudinal. Em uma motocicleta (1) na qual um protetor de perna (62) inclui uma porção de protetor de perna traseiro (63b) a qual cobre um lado traseiro de um tubode direção e uma porção de protetor de perna dianteiro (61b), a qual é provida na frente da porção de protetor de perna traseiro (63b), e a porção de protetor de perna traseiro (63b) e a porção de protetor de perna dianteiro (61b) são presas uma a outra, o protetor de perna 62 inclui uma cobertura de moldagem (65), a qual simultaneamente cobre uma pluralidade de porções de fixação (72a, 73a, 74a, 72b, 73b, 74b), as quais fixam a porção de protetor de perna traseiro (63b) e a porção de protetor de perna dianteiro (61b) a cada outra.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "VEÍCULO DO TIPO DE MONTAR EM SELA".
Campo Técnico
A presente invenção refere-se a um veículo do tipo de montarem sela, tal como uma motocicleta, a qual inclui um protetor de perna dis-posto na frente das pernas de um condutor.
Antecedentes da técnica
Em relação ao veículo mencionado acima do tipo de montar emsela, convencionalmente, foi conhecido um veículo do tipo de montar emsela em que um protetor de perna o qual é disposto na frente das pernas deum condutor é constituído por um protetor de perna traseiro o qual cobre umlado traseiro de um tubo de direção e um protetor de perna dianteiro o qual édisposto na frente de um protetor de perna traseiro (vide o documento depatente 1, por exemplo). Aqui, os protetores de perna dianteiro e traseirotendo a estrutura dividida em dois são presos um a outro se usando um ga-barito de fixação, tais como pequenas cavilhas as quais penetram no prote-tor de perna traseiro a partir de uma superfície traseira do protetor de pernatraseiro.
Literatura de Técnica Anterior
Documento de Patente
Documento de Patente 1 - JP-A-2003-072627
Sumário da Invenção
Problemas a Serem Resolvidos pela Invenção
Contudo, como no caso da técnica anterior em que dois proteto-res de perna divididos longitudinalmente em dois são presos um a outro apartir de uma superfície traseira do protetor de perna traseiro, pode haverum caso em que um grande número de gabaritos de fixação é exposto nasuperfície traseira do protetor de perna traseiro voltada para um condutor.Aqui, levando-se em consideração a aparência externa estética, pode serpossível prover coberturas para os respectivos gabaritos de fixação, de mo-do a se ocultarem os respectivos gabaritos de fixação. Contudo, essa estru-tura aumenta o número de partes e, assim, dá origem a um inconvenienteque uma operação de montagem do protetor de perna se tornar trabalhosa.
Assim sendo, é um objetivo da presente invenção facilitar umaoperação de montagem de um protetor de perna, enquanto se mantém deforma favorável a aparência estética do protetor de perna em um veículo dotipo de montar em sela, o qual inclui o protetor de perna que é dividido emdois na direção longitudinal.
Meios para Resolução do Problema
Como um método para resolução dos problemas, a invençãodenominada na reivindicação 1 é caracterizada pelo fato de, em um veículodo tipo de montar em sela (uma motocicleta 1 em uma modalidade, por e-xemplo) na qual um protetor de perna (um protetor de perna 62 na modali-dade, por exemplo) é disposto na frente das pernas de um condutor, o prote-tor de perna incluir um protetor de perna traseiro (uma porção de protetor deperna traseiro 63b na modalidade, por exemplo), o qual cobre um lado tra-seiro de um tubo de direção (um tubo de direção 3 na modalidade, por e-xemplo) e um protetor de perna dianteiro (uma porção de protetor de pernadianteiro 61b na modalidade, por exemplo), o qual é provido na frente doprotetor de perna traseiro, e o protetor de perna traseiro e o protetor de per-na dianteiro serem presos um a outro, o protetor de perna incluir uma cober-tura (uma cobertura de moldagem 65 na modalidade, por exemplo), a qualcobre uma pluralidade de porções de fixação (as porções de fixação 72a a74a e 72b a 74b na modalidade, por exemplo), as quais prendem o protetorde perna traseiro e o protetor de perna dianteiro um a outro.
Aqui, o veículo do tipo de montar em sela é um conceito o qualinclui todos os veículos nos quais um condutor sobe em uma carroceria deveículo de uma maneira à cavaleira. Isto é, o veículo do tipo de montar emsela inclui não apenas uma motocicleta (incluindo uma bicicleta motorizada),mas também um veículo de três rodas ou um veículo de quatro rodas. O veí-culo do tipo de montar em sela é um conceito o qual também inclui um veí-culo tipo scooter tendo uma porção de apoio de perna de piso baixo.
A invenção denominada na reivindicação 2 é caracterizada pelofato de o protetor de perna traseiro e o protetor de perna dianteiro incluírema pluralidade de porções de fixação (as porções de fixação 72a a 74a e 72ba 74b na modalidade, por exemplo), as quais são presas no veículo na dire-ção de largura do veículo, e a cobertura ser provida em um lado do protetorde perna traseiro em um lado do protetor de perna dianteiro, de modo a secobrirem as porções de fixação.
A invenção denominada na reivindicação 3 é caracterizada pelofato de a cobertura ser disposta de modo a franjar uma borda externa doprotetor de perna traseiro e uma borda externa do protetor de perna dianteiro.
A invenção denominada na reivindicação 4 é caracterizada pelofato de uma porção superior e uma porção inferior da cobertura serem pre-sas e fixadas em conjunto com as porções de fixação (as porções de fixação71a, 71b e 75a, 75b na modalidade, por exemplo) para a fixação do protetorde perna traseiro e do protetor de perna dianteiro um a outro e uma porçãoverticalmente intermediária da cobertura ser fixada a pelo menos um ou am-bos o protetor de perna traseiro e o protetor de perna dianteiro por encaixe.
A invenção denominada na reivindicação 5 é caracterizada pelofato de uma superfície dianteira (uma superfície dianteira FS na modalidade,por exemplo) a qual se volta para um lado dianteiro de um veículo ser for-mada em uma porção superior da cobertura, e uma porção de fixação (umaporção de fixação de extremidade superior de cobertura 76 na modalidade,por exemplo), a qual prende a porção superior da cobertura em conjuntocom o protetor de perna ser montada na superfície dianteira.
Vantagem da Invenção
De acordo com a invenção denominada na reivindicação 1, apluralidade de gabaritos de fixação, tais como pequenas cavilhas para fixa-ção dos protetores de perna dianteiro e traseiro pode ser coletivamente co-berta e, daí, a exposição do grande número de gabaritos de fixação ao exte-rior pode ser impedida, desse modo se melhorando a aparência do protetorde perna. Ainda, pela cobertura coletiva da pluralidade de gabaritos de fixa-ção, é possível suprimir o aumento do número de partes, se comparado comum caso em que a cobertura é provida para cada gabarito de fixação e, aomesmo tempo, é possível reduzir o número de homens-hora para a monta-gem do protetor de perna. Ainda, a cobertura por si também pode ser usadacomo uma parte ornamental a ser vista a partir do exterior. ***
Na fixação do protetor de perna dianteiro e do protetor de pernatraseiro a cada outro na direção longitudinal do veículo, particularmente, nafixação do protetor de perna dianteiro e do protetor de perna traseiro um aoutro a partir de um lado traseiro do veículo, uma vez que um grande núme-ro de partes constituintes do veículo, tais como um motor e um assento, édisposto atrás do protetor de perna, a operação de fixação pode se tornardifícil.
De acordo com a invenção denominada na reivindicação 2, oprotetor de perna dianteiro e o protetor de perna traseiro são presos um aoutro no veículo na direção de largura do veículo e, daí, a operação de fixa-ção pode ser realizada facilmente.
De acordo com a invenção denominada na reivindicação 3, acobertura é disposta em uma borda externa do protetor de perna, de modo afranjar a borda externa. Assim sendo, mesmo que a borda externa do prote-tor de perna a qual é passível de ter abraso ou similar sofra abrasão ou sejaquebrada, é desnecessário reparar ou trocar o protetor de perna inteiro, oque é uma parte relativamente grande, e é suficiente reparar ou trocar ape-nas a cobertura.
De acordo com a invenção denominada na reivindicação 4, aporção superior e a porção inferior da cobertura verticalmente alongada aolongo da borda externa do protetor de perna são firmemente fixadas em con-junto nas porções de fixação do protetor de perna, enquanto a porção verti-calmente intermediária da cobertura pode ser fixada a pelo menos um ouambos o protetor de perna traseiro e o protetor de perna dianteiro por umencaixe com pressão usando-se um grampo ou similar e, daí, uma coberturapode ser montada facilmente e de forma segura. Ainda, pela exposição ape-nas dos gabaritos de fixação os quais são posicionados na porção superior ena porção inferior da cobertura ao exterior fora da pluralidade de gabaritosde fixação do protetor de perna, a influência dos gabaritos de fixação sobre aaparência do veículo pode ser suprimida.
De acordo com a invenção denominada na reivindicação 5, ogabarito de fixação para fixação da porção superior da cobertura dificilmenteé visível para um condutor, assim se suprimindo a influência do gabarito defixação sobre a aparência do veículo.
Breve Descrição dos Desenhos
Fig. 1 - uma vista lateral esquerda de uma motocicleta de acordocom uma modalidade da presente invenção.
Fig. 2 - uma vista em perspectiva de uma carroceria de veículoda motocicleta, conforme visto a partir de uma posição superior dianteiradireita quanto à carroceria de veículo.
Fig. 3 - uma vista lateral esquerda de uma área em torno de umprotetor de perna em um lado esquerdo da carroceria de veículo da motoci-cleta.
Fig. 4 - uma vista em perspectiva de uma porção superior doprotetor de perna, conforme visto a partir de uma posição superior dianteiraesquerda quanto ao protetor de perna.
Fig. 5 - uma vista em perspectiva de uma porção de fixação parafixação de uma porção inferior do protetor de perna, conforme visto a partirda posição superior traseira esquerda quanto à porção de fixação.
Fig. 6 - uma vista lateral esquerda de uma porção de protetor deperna dianteiro a qual constitui uma porção dianteira do protetor de perna.
Fig. 7 - uma vista dianteira da porção de protetor de perna dian-teiro.
Fig. 8 - uma vista em seção transversal tomada ao longo de umalinha S8-S8 na Fig. 7.
Fig. 9 - uma vista lateral esquerda de uma cobertura interna di-anteira incluindo uma porção de protetor de perna traseiro a qual constituiuma porção traseira do protetor de perna.
Fig. 10 - uma vista posterior da cobertura interna dianteira.
Fig. 11 - uma vista em seção transversal tomada ao longo deuma linha S11-S11 na Fig. 10.Fig. 12 - uma vista em seção transversal tomada ao longo deuma linha S12-S12 na Fig. 9.
Fig. 13 - uma vista lateral esquerda de uma cobertura de molda-gem montada em uma periferia externa do protetor de perna.
Fig. 14 - uma vista dianteira da cobertura de moldagem.
Modo para Realização da Invenção
A partir deste ponto, uma modalidade da presente invenção seráexplicada em conjunto com os desenhos. Na explicação feita a partir desteponto, as direções "dianteira", "traseira", "esquerda", "direita" e similares sãoidênticas às direções correspondentes de um veículo, a menos que especifi-cado de outra forma. Ainda, nos desenhos, uma seta FR indica um lado di-anteiro do veículo, uma seta LH indica um lado esquerdo do veículo e umaseta UP indica um lado superior do veículo.
Uma motocicleta tipo scooter (veículo tipo scooter) 1 mostradana Fig. 1 inclui uma roda dianteira 4 a qual é guiada por um guidão 7 e umaroda traseira 9 a qual é acionada por uma unidade oscilante P. As partes desistema de direção incluindo o guidão 7 e a roda dianteira 4 são suportadasde forma direcionável e pivotante em um tubo de direção 3 montado em umaextremidade dianteira de um quadro de carroceria de veículo 2. Uma porçãoinferior dianteira da unidade oscilante P é suportada de forma pivotante emuma porção traseira inferior do quadro de carroceria de veículo 2 de umamaneira oscilante verticalmente. Uma porção de montar 13 tendo uma alturarelativamente baixa é definida entre o guidão 7 e o assento tipo de sela 12, oqual é suportado em uma porção traseira da carroceria de veículo e no qualum condutor senta. Em ambos os lados esquerdo e direito da porção demontar 13, pisos de degrau esquerdo e direito 11, nos quais o condutor sen-tado no assento 12 coloca seus pés são providos.
O quadro de carroceria de veículo 2 é formado pela junção inte-gral de tipos plurais de aços por soldagem ou similar. O quadro de carroceriade veículo 2 é constituído principalmente por: o tubo de direção 3, o qual éposicionado em uma porção de extremidade dianteira do quadro de carroce-ria de veículo 2; uma peça de quadro principal 14 o qual se estende de for-ma oblíqua na direção para baixo e para trás a partir do tubo de direção 3 e,após isso, é flexionado na direção para trás em um lado inferior de uma por-ção dianteira de uma carroceria de veículo, e se estende na direção paratrás; um quadro em cruz 15 o qual se estende na direção lateral em um ladotraseiro de uma porção inferior da carroceria de veículo e tem uma porçãode extremidade traseira do quadro principal 14 unida a uma porção interme-diária do mesmo na direção lateral; quadros traseiros esquerdo e direito 16,os quais se estendem de forma oblíqua na direção para cima e para trás apartir das porções de lado esquerdo e direito do quadro em cruz 15 e, apósisso, são flexionados na direção para trás em um lado superior de uma por-ção traseira da carroceria de veículo e se estendem na direção para trás; esuportes de pivô esquerdo e direito 17, os quais são unidos a porções delado esquerdo e direito do quadro em cruz 15.
A unidade oscilante P é uma unidade de potência do tipo osci-lante a qual é um corpo integral formado por um motor Ε, o qual constituiuma porção dianteira do mesmo e um mecanismo de transmissão de potên-cia Μ, o qual constitui uma porção esquerda traseira do mesmo. A porçãodianteira da unidade oscilante P é suportada de forma oscilante verticalmen-te nos suportes de pivô esquerdo e direito 17 por meio de ligações de sus-pensão 18. Um amortecedor traseiro 19 é interposto entre uma porção tra-seira do mecanismo de transmissão de potência M e uma porção intermediá-ria longitudinalmente do quadro traseiro esquerdo 16, assim constituindouma suspensão traseira do tipo de unidade oscilante em uma porção traseirada carroceria de veículo.
Para explicação desta modalidade em conjunto com a Fig. 2 e aFig. 3, uma cobertura de carroceria de veículo 60 a qual cobre o quadro decarroceria de veículo 2 e uma porção da unidade oscilante P inclui uma co-bertura dianteira 61, a qual cobre uma área em torno do tubo de direção 3 apartir de um lado dianteiro, uma cobertura interna dianteira 63, a qual cobreuma área em torno do tubo de direção 3 a partir de um lado traseiro e tam-bém cobre o quadro principal 14, e coberturas de lado traseiro esquerdo edireito 64, as quais são dispostas de forma contígua atrás de ambos os Ia-dos esquerdo e direito da cobertura interna dianteira 63 e uma cobertura emuma área que varia de uma posição abaixo do assento 12 até um lado tra-seiro do veículo. Cada cobertura é feita principalmente de uma resina sintéti-ca. O assento 12 é provido acima das coberturas de lado traseiro esquerdo edireito 64.
A cobertura dianteira 61 e ambas as porções de lado esquerdo edireito da cobertura interna dianteira 63 constituem protetores de perna dian-teiro e traseiro 62, os quais cobrem as pernas de um condutor (motorista)que se senta no assento 12 a partir de um lado dianteiro.
A cobertura dianteira 61 tem a estrutura dividida, onde uma por-ção lateralmente intermediária da cobertura dianteira 61 constitui uma por-ção de cobertura central 61a e ambas as porções de lado esquerdo e direitoconstituem as porções de protetor de perna dianteiro 61b. A cobertura dian-teira inteira 61 pode ser um produto integralmente formado.
Por outro lado, a cobertura interna dianteira 63 é um produtoformado integralmente. Uma porção lateralmente intermediária da coberturainterna dianteira 63 constitui uma porção de cobertura central 63a a qual temum formato de seção transversal em formato de crista que se projeta paracima e se estende de forma oblíqua na direção para baixo e pra frente, eambas as porções de lado esquerdo e direito da cobertura interna dianteira63 constituem as porções de protetor de perna traseiro 63b, as quais sãodispostas atrás da porção de protetor de perna dianteiro 61b de uma manei-ra espaçada com uma distância predeterminada. Aqui, a cobertura internadianteira 63 pode adotar a estrutura dividida em que a cobertura interna di-anteira 63 é constituída principalmente pela porção de cobertura central 63ae pela porção de protetor de perna traseiro 63b.
O protetor de perna 62 é flexionado em um formato de L confor-me visto em uma vista lateral. Para se ser mais específico, uma porção su-perior do protetor de perna 62 é formada de uma maneira inclinada com umaextremidade superior da mesma dirigido para trás, de modo que a porçãosuperior do protetor de perna 62 se torne substancialmente paralela ao tubode direção 3, conforme visto em uma vista lateral em um lado do tubo dedireção 3. Por outro lado, uma porção inferior do protetor de perna 62 é for-mada de uma maneira inclinada com uma extremidade inferior da mesmadirigida para trás, de modo que a porção inferior do protetor de perna 62 sejaflexionada em um formato arqueado que se projeta de forma oblíqua na di-reção para baixo e para frente, conforme visto em uma vista lateral.
Ainda, periferias externas do protetor de perna 62 (uma porçãode protetor de perna dianteiro 61b e uma porção de protetor de perna trasei-ro 63b) também são formadas de modo que as periferias externas sejamflexionadas em um formato de L da mesma maneira que o formato do prote-tor de perna 62, conforme visto em uma vista lateral. As porções de extremi-dade superior das periferias externas são formadas de modo que as porçõesde extremidade superior sejam flexionadas para dentro na direção de largurado veículo ao longo de um formato das porções de extremidade superior doprotetor de perna 62. Então, uma periferia externa da porção de protetor deperna dianteiro 61b e uma periferia externa da porção de protetor de pernatraseiro 63b são espaçadas uma da outra na direção longitudinal com umespaço predeterminado entre eles. Uma cobertura de moldagem feita deresina sintética 65, a qual se estende verticalmente ao longo da periferia ex-terna do protetor de perna 62 é provida de modo que a cobertura de molda-gem 65 feche o espaço, desse modo formando uma porção periférica exter-na do protetor de perna 62.
Aqui, para explicação desta modalidade em conjunto com daFig. 3 à Fig. 8, com respeito à periferia externa da porção de protetor de per-na dianteiro 61b, em um lado interno e um lado externo de uma porção deextremidade superior da periferia externa na direção de largura de veículo,as primeira e segunda porções de fixação dianteiras 71a, 72a tendo umasuperfície de fixação plana ao longo da periferia externa são formadas, demodo que as primeira e segunda porções de fixação dianteiras 71a, 72arespectivamente se projetem em direção a uma periferia externa da porçãode protetor de perna traseiro 63b. Da mesma maneira, em um lado superiore um lado inferior de uma porção verticalmente intermediária da periferiaexterna da porção de protetor de perna dianteiro 61b, terceira e quarta por-ções de fixação dianteiras 73a, 74a tendo superfícies lisas de fixação que seestendem ao longo da periferia externa são formadas tais que as terceiras equartas parcelas dianteiras de fixação 73a, 74a respectivamente se projetamem direção à periferia externa da porção de protetor de perna traseiro 63b.
Ainda, em uma porção de extremidade inferior da periferia externa da porçãode protetor de perna dianteiro 61b, uma quinta porção de fixação dianteira75a tendo um formato de saliência se estendendo aproximadamente na di-reção longitudinal de veículo é formada, de modo que a quinta porção defixação dianteira 75a se projete em direção a uma periferia externa da por-ção de protetor de perna traseiro 63b.
Por outro lado, para explicação desta modalidade em conjuntocom a Fig. 8 à Fig. 12, com respeito à periferia externa da porção de protetorde perna traseiro 63b, em um lado interno e um lado externo de uma porçãode extremidade superior da periferia externa na direção de largura de veícu-lo, as primeira e segunda porções de fixação traseiras 71b, 72b tendo super-fícies de fixação as quais se sobrepõem com as superfícies de fixação dasprimeira e segunda porções de fixação dianteiras 71a, 72a a partir de baixosão formadas, de modo que as primeira e segunda porções de fixação tra-seiras 71b, 72b respectivamente se projetem em direção a uma periferia ex-terna da porção de protetor de perna dianteiro 61b. Da mesma maneira, emum lado superior e um lado inferior de uma porção verticalmente intermediá-ria da periferia externa da porção de protetor de perna traseiro 63b, terceirae quarta porções de fixação traseiras 73b, 74b tendo superfícies de fixaçãoas quais se sobrepõem às superfícies de fixação das terceira e quarta por-ções de fixação dianteiras 73a, 74a a partir de um lado interno na direção delargura de veículo são formadas, de modo que as terceira e quarta porçõesde fixação traseiras 73b, 74b respectivamente se projetem em direção à pe-riferia externa da porção de protetor de perna dianteiro 61b. Ainda, em umaporção de extremidade inferior da periferia externa da porção de protetor deperna traseiro 63b, uma quinta porção de fixação traseira 75b tendo umasuperfície de fixação a qual se volta para uma superfície de extremidade dis-tai da quinta porção de fixação dianteira 75a a partir do lado traseiro de umamaneira oposta é formada, de modo que a quinta porção de fixação traseira75b se projete em direção a uma periferia externa da porção de protetor deperna dianteiro 61b.
A periferia externa da porção de protetor de perna dianteiro 61be a periferia externa da porção de protetor de perna traseiro 63b são unidasuma a outra em um estado em que um espaço predeterminado é formadoentre as periferias externas, conforme descrito previamente, pela fixação dasrespectivas porções de fixação da porção de protetor de perna dianteiro 61be da porção de protetor de perna traseiro 63b. Isto é, as primeira e segundaporções de fixação dianteiras 71a, 72a e as primeira e segunda porções defixação traseiras 71b, 72b são presas uma a outra se usando cavilhas ros-cadas 71c, 72c, as quais são inseridas nestas porções de fixação 71a, 72a,71b, 72b a partir de cima (para detalhar mais, a partir de uma posição supe-rior dianteira oblíqua). A terceira porção de fixação dianteira 73a e a terceiraporção de fixação traseira 73b são presas uma a outra se usando uma cavi-Iha roscada 73c, a qual é inserida nestas porções de fixação 73a, 73b a par-tir do exterior na direção de largura de veículo. A quarta porção de fixaçãodianteira 74a e a quarta porção de fixação traseira 74b são presas uma aoutra se usando uma cavilha roscada (não mostrada nos desenhos), a qualé inserida nestas porções de fixação 74a, 74b a partir do exterior na direçãode largura do veículo. A quinta porção de fixação dianteira 75a e a quintaporção de fixação traseira 75b são presas uma a outra se usando uma pas-sagem 75C, a qual é inserida nestas porções de fixação 75a, 75b a partir deum lado traseiro. No desenho, o símbolo CN indica uma porca de grampo, aqual é montada em cada porção de fixação traseira 71b, 72b, 73b, 74b. Ain-da, a estrutura de fixação da quarta porção de fixação dianteira 74a e daquarta porção de fixação traseira 74b é substancialmente igual à estruturade fixação mostrada na Fig. 12.
Para explicação desta modalidade em conjunto com a Fig. 13 ea Fig. 14, uma porção de extremidade superior da cobertura de moldagem65 é presa e fixada em conjunto com a primeira porção de fixação dianteira71a e a primeira porção de fixação traseira 71b usando uma cavilha roscada71c, e uma porção de extremidade inferior da cobertura de moldagem 65 épresa e fixada em conjunto com a quinta porção de fixação dianteira 75a e aquinta porção de fixação traseira 75b, usando as cavilhas roscadas 75c.
Para ser mais detalhado, na porção de extremidade superior dacobertura de moldagem 65, uma porção de fixação de extremidade superiorde cobertura 76 tendo uma superfície de fixação a qual se sobrepõe a umasuperfície de fixação da primeira porção de fixação dianteira 71a a partir decima é formada de uma maneira que se projeta para baixo. A porção de fixa-ção de extremidade superior de cobertura 76, a primeira porção de fixaçãodianteira 71a e a primeira porção de fixação traseira 71b são presas em con-junto usando a cavilha roscada 71c, a qual é inserida nestas porções de fi-xação 76, 71a, 71b a partir de cima. A porção de fixação de extremidadesuperior de cobertura 76 é formada em uma superfície dianteira inclinadapara frente e para baixo FS da porção de extremidade superior da coberturade moldagem 65 de uma maneira em recesso. Para explicação desta moda-lidade também em conjunto com a Fig. 11, a superfície dianteira FS é dis-posta em frente a um ponto de pico J da porção de extremidade superior dacobertura de moldagem 65, de modo que seja difícil para um motorista ob-servar a porção de fixação de extremidade superior de cobertura 76 formadana superfície dianteira FS de seu ponto de vista.
Por outro lado, na porção de extremidade inferior da coberturade moldagem 65, uma porção de fixação de extremidade inferior de cobertu-ra em formato de placa plana 77 é formada de uma maneira projetada emdireção ao interior na direção de largura do veículo. A porção de fixação deextremidade inferior de cobertura 77 pode ser inserida entre uma superfíciede extremidade distai da quinta parcela dianteira de fixação 75a e a superfí-cie de fixação da quinta parcela trasiera de fixação 75b a partir do exterior dalargura do veículo. Em um estado onde o lado da extremidade distai de umaporção entalhada 77a em formato de U formada na porção de fixação deextremidade inferior de cobertura 77 é colocado entre a quinta parcela dian-teira de fixação 75a e a quinta parcela traseira de fixação 75b, a porção defixação de extremidade inferior de cobertura 77, a quinta parcela dianteira defixação 75a e a quinta parcela trasiera de fixação 75b são fixadas juntas u-sando o parafuso de batida 75c. A porção de fixação de extremidade inferiorde cobertura 77 tem um formato de prato que é substancialmente ortogonala direção longitudinal do veículo e uma superfície inferior da porção de fixa-ção de extremidade inferior de cobertura 77 cobre um lado inferior do veículo.
Para explicar igualmente esta incorporação em conjunto com aFig. 3, a porção verticial intermediária (uma porção entre as porções superiore inferior) da tampa do molde 65 é acoplada com e fixada a periferia externada porção de protetor de perna dianteira 61b e a porção de protetor de pernatraseira 63b acoplando uma pluralidade de grampos 81 feitos de resina or-ganizados dentro da tampa do molde 65 no sentido da largura do veículocom as seguintes parcelas de fixação respectivamente. Isto é, os grampos81 são introduzidos em (adaptada em) uma segunda porção de encaixe 78a,a qual é formada de modo contíguo com a segunda porção de fixação trasei-ra 72b diretamente abaixo da segunda porção de fixação traseira 72b, umaterceira porção de encaixe 78b, a qual é formada de forma contígua com aterceira porção de fixação dianteira 73a diretamente acima da terceira por-ção de fixação dianteira 73a, e quarta e quinta porções de encaixe 78c, 78d,as quais são providas acima e abaixo da quarta porção de fixação dianteira74a em uma relação espaçada a partir do exterior na direção de largura doveículo, respectivamente.
Isto é, na montagem da cobertura de moldagem verticalmentealongada 65 para o protetor de perna 62, em primeiro lugar, a cobertura di-anteira 61 (porção de protetor de perna dianteiro 61b) e a protetor de perna63 (porção de protetor de perna traseiro 63b) são respectivamente montadasem uma carroceria de veículo em posições predeterminadas, respectivamen-te. A cavilha roscada 72c a qual prende as segundas porções de fixação72a, 72b uma a outra, a cavilha roscada 73c, a qual prende as terceiras por-ções de fixação 73a, 73b uma a outra e a cavilha roscada (não mostrada nodesenho) a qual prende as quartas porções de fixação 74a, 74b uma a outrasão montadas de modo a prenderem as porções correspondentes. Por outrolado, a cavilha roscada 71c, a qual prende as primeiras porções de fixaçãodianteiras 71a, 71b a cada outra e a cavilha roscada 75c a qual prende asquintas porções de fixação 75a, 75b uma a outra são deixadas em um esta-do pré-montado, e a cobertura de moldagem 65 é montada na periferia ex-terna do protetor de perna 62 em uma posição fixa a partir do exterior nadireção de largura do veículo em um estado como esse.
Aqui, os respectivos grampos 81 são encaixados com as respec-tivas porções de encaixe 78a a 78d por inserção e, ao mesmo tempo, a por-ção de fixação de extremidade inferior de cobertura 77 é inserida entre asquintas porções de fixação a partir do exterior na direção de largura do veí-culo.
Em um estado como esse, a porção de fixação de extremidadesuperior de cobertura 76, a primeira porção de fixação dianteira 71a e a pri-meira porção de fixação traseira 71b são presas em conjunto usando-se acavilha roscada 71c e, ao mesmo tempo, a porção de fixação de extremida-de inferior de cobertura 77, a quinta porção de fixação dianteira 75a e a quin-ta porção de fixação traseira 75b são presas em conjunto usando a cavilharoscada 75c e, daí, a cobertura de moldagem 65 pode ser montada de formafácil e segura sobre a periferia externa do protetor de perna 62.
Os desenhos mostram a cobertura de moldagem 65 em um ladoesquerdo da carroceria de veículo, e a cobertura de moldagem 65 em umlado direito da carroceria de veículo tem a constituição a qual é em simetriade esquerda e direita com a cobertura de moldagem 65 no lado esquerdo dacarroceria de veículo.
Conforme mostrado na Fig. 14, as porções de manutenção degrampo 79, as quais têm uma seção transversal em formato de H e se proje-tam em direção ao interior na direção de largura do veículo são integralmen-te formadas em porções da cobertura de moldagem 65 as quais se voltampara as respectivas porções de encaixe 78a a 78d dispostas no interior nadireção de largura do veículo de uma maneira oposta. O grampo 81 é mon-tado em cada porção de manutenção de grampo 79.
Conforme foi explicado até agora, na motocicleta 1 da modalida-de mencionada acima, na qual o protetor de perna 62 é disposto na frentedas pernas de um condutor, o protetor de perna 62 inclui a porção de prote-tor de perna traseiro 63b, a qual cobre um lado traseiro do tubo de direção 3e a porção de protetor de perna dianteiro 61b, a qual é provida na frente daporção de protetor de perna traseiro 63b, e a porção de protetor de pernatraseiro 63b e a porção de protetor de perna dianteiro 61b são presas a cadaoutra, o protetor de perna 62 inclui a cobertura de moldagem 65, a qual si-multaneamente cobre uma pluralidade de porções de fixação 72a a 74a e72b a 74b, as quais prendem a porção de protetor de perna traseiro 63b e aporção de protetor de perna dianteiro 61b em conjunto uma a outra.
Devido a uma constituição como essa, a pluralidade de gabaritosde fixação, tais como pequenas cavilhas para fixação da porção de protetorde perna traseiro 63b e da porção de protetor de perna dianteiro 61b uma aoutra, pode ser coletivamente coberta e, daí, a exposição do grande númerode gabaritos de fixação ao exterior pode ser evitada, desse modo se melho-rando a aparência do protetor de perna 62. Ainda, pela cobertura coletiva dapluralidade de gabaritos de fixação, é possível suprimir o aumento do núme-ro de partes, se comparado com um caso em que uma cobertura em formatode tampa ou similar é provida para cada gabarito de fixação, e, ao mesmotempo, é possível reduzir o número de homens-hora de montagem do prote-tor de perna 62. Ainda, a cobertura de moldagem 65 por si também pode serusada como uma parte ornamental a ser vista a partir do exterior.
Ainda, na motocicleta 1, a porção de protetor de perna traseiro63b inclui a pluralidade de porções de fixação 72a a 74a, as quais são pre-sas a partir do exterior na direção de largura do veículo e a porção de prote-tor de perna dianteiro 61b inclui a pluralidade de porções de fixação 72b a74b, as quais são presas a partir do exterior na direção de largura do veícu-lo, e a cobertura de moldagem 65 é provida em um lado externo da porçãode protetor de perna traseiro 63b e da porção de protetor de perna dianteiro61b, de modo a cobrir estas porções de fixação.
Na fixação da porção de protetor de perna dianteiro 61b e daporção de protetor de perna traseiro 63b uma a outra na direção de largurado veículo, particularmente, na fixação da porção de protetor de perna dian-teiro 61b e da porção de protetor de perna traseiro 63b uma a outra a partirde um lado traseiro do veículo, um grande número de partes constituintes deveículo, tais como o motor 21 e o assento 12, é disposto atrás do protetor deperna 62 e, daí, a operação de fixação pode se tornar difícil. Contudo, devidoa uma constituição como essa, a porção de protetor de perna dianteiro 61b ea porção de protetor de perna traseiro 63b são presas uma a outra a partirdo exterior na direção de largura do veículo e, daí, a operação de fixaçãopode ser realizada facilmente.
Ainda, na motocicleta 1, a cobertura de moldagem 65 é dispostade modo a franjar uma borda externa da porção de protetor de perna traseiro63b e uma borda externa da porção de protetor de perna dianteiro 61b. As-sim sendo, mesmo na borda externa do protetor de perna 62 a qual é passí-vel de ter abrasão ou tem probabilidade de sofrer abrasão ou ser rompida édesnecessário fazer reparos ou trocar o protetor de perna inteiro 62, o que éuma parte relativamente grande, e é suficiente reparar ou trocar apenas acobertura de moldagem 65.
Ainda, na motocicleta 1, a porção superior e a porção inferior dacobertura de moldagem 65 são respectivamente presas e fixadas em conjun-to com as porções de fixação 71a, 71b e 75a, 75b para fixação da porção deprotetor de perna traseiro 63b e da porção de protetor de perna dianteiro61b, e a porção verticalmente intermediária da cobertura de moldagem 65 éfixada a pelo menos uma dentre a porção de protetor de perna traseiro 63b ea porção de protetor de perna dianteiro 61b por encaixe se usando o grampo81. Assim sendo, a porção superior e a porção inferior da cobertura de mol-dagem alongada verticalmente 65 ao longo da borda externa do protetor deperna 62 são firmemente fixadas em conjunto nas porções de fixação 71a,71b e 75a, 75b do protetor de perna 62, enquanto a porção verticalmenteintermediária da cobertura de moldagem 65 pode ser fixada a pelo menosuma dentre a porção de protetor de perna traseiro 63b e a porção de protetorde perna dianteiro 61b por um encaixe com pressão usando um grampo 81e, daí, a cobertura de moldagem 65 pode ser montada facilmente e de formasegura. Ainda, pela exposição apenas dos gabaritos de fixação os quais sãoposicionados na porção superior e na porção inferior da cobertura de molda-gem 65 para o exterior fora da pluralidade de gabaritos de fixação do prote-tor de perna 62, a influência dos gabaritos de fixação na aparência do veícu-lo pode ser suprimida.
Ainda, na motocicleta 1, a face dianteira FS a qual se volta parao lado dianteiro do veículo é formada na porção superior da cobertura demoldagem 65, e a porção de fixação de extremidade superior de cobertura76 a qual prende a porção superior da cobertura de moldagem 65 em con-junto com o protetor de perna 62 é montada na face dianteira FS. Assimsendo, o gabarito de fixação para fixação da porção superior da cobertura demoldagem 65 dificilmente é visível para um condutor, assim se suprimindo ainfluência do gabarito de fixação sobre a aparência do veículo.
Aqui, a presente invenção não está limitada à modalidade men-cionada acima, e também é aplicável a uma motocicleta tendo um outro pro-tetor de perna além de uma motocicleta tipo scooter, por exemplo. Ainda, apresente invenção também é aplicável a um veículo de três rodas (incluindoum veículo tendo duas rodas dianteiras e uma roda traseira, além de um ve-ículo tendo uma roda dianteira e duas rodas traseiras) tendo um protetor deperna ou um veículo do tipo de montar em sela de quatro rodas tendo umprotetor de perna além da motocicleta.
Ainda, a constituição da modalidade constitui meramente umexemplo da presente invenção, e várias modificações são concebíveis, semque se desvie da essência da presente invenção.
Descrição de Números de Referência e Sinais
1: motocicleta (veículo do tipo de montar em sela)
3: tubo de direção
61b: porção de protetor de perna dianteiro (protetor de perna dianteiro)
62: protetor de perna
63b: porção de protetor de perna traseiro (protetor de perna traseiro)
65: cobertura de moldagem (cobertura)
71a: primeira porção de fixação dianteira (porção de fixação)71b: primeira porção de fixação traseira (porção de fixação)
72a: segunda seção de extremidade (porção de fixação)
72b: segunda porção de fixação traseira (porção de fixação)
73a: terceira porção de fixação dianteira (porção de fixação)
73b: terceira porção de fixação traseira (porção de fixação)
74a: quarta porção de fixação dianteira (porção de fixação)
74b: quarta porção de fixação traseira (porção de fixação)
75a: quinta porção de fixação dianteira (porção de fixação)
75b: quinta porção de fixação traseira (porção de fixação)
76: porção de fixação de extremidade superior de cobertura (porção de fixação)
FS: superfície dianteira

Claims (5)

1. Veículo do tipo de montar em sela (1), no qual um protetor deperna (62)é disposto na frente das pernas de um condutor, o protetor de per-na inclui um protetor de perna traseiro (63b) o qual cobre um lado traseiro deum tubo de direção e um protetor de perna dianteiro (61b) o qual é providona frente do protetor de perna traseiro, e o protetor de perna traseiro e o pro-tetor de perna dianteiro são presos um a outro, caracterizado pelo fato deque:o protetor de perna inclui uma cobertura a qual cobre uma plura-lidade de porções de fixação (72a, 73a, 74a, 72b, 73b, 74b) as quais pren-dem o protetor de perna traseiro e o protetor de perna dianteiro um a outro.
2. Veículo do tipo de montar em sela (1), de acordo com a rei-vindicação 1, caracterizado pelo fato de que o protetor de perna traseiro(63b) e o protetor de perna dianteiro (61b) incluem uma pluralidade de por-ções de fixação as quais são fixadas na direção de largura do veículo res-pectivamente, e a cobertura (65) é provida em um lado do protetor de pernatraseiro e em um lado do protetor de perna dianteiro, de modo a se cobriremas porções de fixação.
3. Veículo do tipo de montar em sela (1), de acordo com a rei-vindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que a cobertura (65) é dispostade modo a franjar uma borda externa do protetor de perna traseiro (63b) euma borda externa do protetor de perna dianteiro (61b).
4. Veículo do tipo de montar em sela (1), de acordo com qual-quer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que uma por-ção superior e uma porção inferior da cobertura (65) são fixadas em conjuntocom as porções de fixação para fixação do protetor de perna traseiro (63b) edo protetor de perna dianteiro (61b) um a outro, e uma porção verticalmenteintermediária da cobertura é fixada a pelo menos um dentre o protetor deperna traseiro e o protetor de perna dianteiro por engrenagem.
5. Veículo do tipo de montar em sela, de acordo com a reivindi-cação 4, caracterizado pelo fato de que uma superfície dianteira a qual sevolta para um lado dianteiro de um veículo é formada em uma porção supe-rior da cobertura, e uma porção de fixação a qual fixa a porção superior dacobertura em conjunto com o protetor de perna é montada na superfície di-anteira.
BRPI1000336-3A 2009-02-27 2010-02-24 Veículo do tipo de montar em sela BRPI1000336B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2009-046906 2009-02-27
JP2009046906A JP5378006B2 (ja) 2009-02-27 2009-02-27 鞍乗り型車両

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1000336A2 true BRPI1000336A2 (pt) 2011-03-22
BRPI1000336B1 BRPI1000336B1 (pt) 2019-06-25

Family

ID=42652691

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1000336-3A BRPI1000336B1 (pt) 2009-02-27 2010-02-24 Veículo do tipo de montar em sela

Country Status (3)

Country Link
JP (1) JP5378006B2 (pt)
CN (1) CN101817376B (pt)
BR (1) BRPI1000336B1 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5486879B2 (ja) * 2009-09-02 2014-05-07 本田技研工業株式会社 鞍乗り型車両の車体カバー構造
JP6083816B2 (ja) * 2014-08-29 2017-02-22 本田技研工業株式会社 自動二輪車用車体カバーの前部構造
BR112017015051A2 (pt) * 2015-01-29 2018-03-27 Honda Motor Co Ltd estrutura de fixação de cobertura para veículo para montar

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP3038615B2 (ja) * 1991-06-28 2000-05-08 ヤマハ発動機株式会社 小型車両の車体カバー装置
JP3316874B2 (ja) * 1992-06-08 2002-08-19 スズキ株式会社 スクータ型自動二輪車のランプアッセンブリ取付構造
JP3809619B2 (ja) * 1996-11-07 2006-08-16 ヤマハ発動機株式会社 スクータ型車両
MY120307A (en) * 1996-12-18 2005-10-31 Suzuki Co Ltd Leg shield structure of motorcycle
JP4299099B2 (ja) * 2003-10-20 2009-07-22 ヤマハ発動機株式会社 スクータ型車両の前部カバー構造
JP2006036013A (ja) * 2004-07-27 2006-02-09 Yamaha Motor Co Ltd 自動二輪車
JP2009040395A (ja) * 2007-07-19 2009-02-26 Yamaha Motor Co Ltd 鞍乗型車両
JP2011079337A (ja) * 2008-01-18 2011-04-21 Yamaha Motor Co Ltd 車体カバーおよび鞍乗型車両

Also Published As

Publication number Publication date
CN101817376A (zh) 2010-09-01
CN101817376B (zh) 2012-12-26
BRPI1000336B1 (pt) 2019-06-25
JP2010201974A (ja) 2010-09-16
JP5378006B2 (ja) 2013-12-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1100255B1 (pt) Veículo do tipo montado
US9776500B2 (en) Side cover body for motorcycle
CA2713503A1 (en) Vehicle rear grip structure
BRPI0901441B1 (pt) motocicleta
BRPI1003725B1 (pt) Motocicleta
BRPI1000336A2 (pt) veìculo do tipo de montar em sela
JP5607016B2 (ja) 自動二輪車におけるガードパイプの取付け構造
WO2009098925A1 (ja) 鞍乗型車両
BRPI1100681A2 (pt) veìculo
ES2374680T3 (es) Vehículo tipo scooter.
BR102012011687B1 (pt) veículo do tipo montar em selim
ES2230936B2 (es) Estructura de soporte de reposapies de asiento de pasajero para motocicleta.
BRPI1102960B1 (pt) veículo do tipo de montar em selim
BR102018076343B1 (pt) Veículo do tipo para montar
BR102014023980B1 (pt) veículo do tipo para montar
KR20140024661A (ko) 차체 보강 유닛
CN202107048U (zh) 摩托车保险杠与车架连接结构
BR102014032543A2 (pt) veículo do tipo para montar com uma pega traseira
BR102013026073B1 (pt) veículo a motor do tipo selim
BR102012011683B1 (pt) estrutura de estribo para veículo do tipo de assento de montar
BR102017026958A2 (pt) motocicleta do tipo de montar.
JP4330899B2 (ja) 鞍乗り型車両のフロントカバー構造
BR112021001255B1 (pt) Estrutura de disposição do dispositivo de controle para veículos de conduzir montado em selim
JPS6131907Y2 (pt)
JP2013095299A (ja) 小型車両用ドレスガード

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 24/02/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 24/02/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 13A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2711 DE 20-12-2022 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.