BRPI1000151A2 - método para a construção de um módulo dianteiro de um caminhão com cabine de motorista e módulo dianteiro de um caminhão com cabine de motorista - Google Patents

método para a construção de um módulo dianteiro de um caminhão com cabine de motorista e módulo dianteiro de um caminhão com cabine de motorista Download PDF

Info

Publication number
BRPI1000151A2
BRPI1000151A2 BRPI1000151-4A BRPI1000151A BRPI1000151A2 BR PI1000151 A2 BRPI1000151 A2 BR PI1000151A2 BR PI1000151 A BRPI1000151 A BR PI1000151A BR PI1000151 A2 BRPI1000151 A2 BR PI1000151A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
driver
cab
module
fixed
frame
Prior art date
Application number
BRPI1000151-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Eberhard Kneifel
Philipp Irke
Guenther Mederle
Original Assignee
Man Nutzfahrzeuge Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Man Nutzfahrzeuge Ag filed Critical Man Nutzfahrzeuge Ag
Publication of BRPI1000151A2 publication Critical patent/BRPI1000151A2/pt
Publication of BRPI1000151B1 publication Critical patent/BRPI1000151B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62DMOTOR VEHICLES; TRAILERS
    • B62D25/00Superstructure or monocoque structure sub-units; Parts or details thereof not otherwise provided for
    • B62D25/08Front or rear portions
    • B62D25/16Mud-guards or wings; Wheel cover panels
    • B62D25/168Mud guards for utility vehicles
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60RVEHICLES, VEHICLE FITTINGS, OR VEHICLE PARTS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B60R3/00Arrangements of steps or ladders facilitating access to or on the vehicle, e.g. running-boards
    • B60R3/02Retractable steps or ladders, e.g. movable under shock
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62DMOTOR VEHICLES; TRAILERS
    • B62D33/00Superstructures for load-carrying vehicles
    • B62D33/06Drivers' cabs

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Transportation (AREA)
  • Body Structure For Vehicles (AREA)

Abstract

MéTODO PARA A CONSTRUçãO DE UM MóDULO DIANTEIRO DE UM CAMINHãO COM CABINE DE MOTORISTA E MóDULO DIANTEIRO DE UM CAMINHAO COM CABINE DE MOTORISTA. A invenção refere-se a um método para a construção de um módulo dianteiro de um caminhão com cabine de motorista (2), com longarinas longitudinais (17) e/ou longarinas transversais de um chassis, que sustentam um motor de combustão interna com o componente refrigerador atribuído no lado frontal assim como uma suspensão de rodas com as rodas dianteiras sobre as quais a carroceria (1) fica alojada com uma cabine de motorista (2) . De acordo com a invenção, módulos laterais de carroceria no lado direito e esquerdo (7) são totalmente pré-fabricados como componentes da frente da carroceria (1), que se estendem no estado montado desde a frente da carroceria (4) até o canto traseiro (5) da cabine de motorista (2) e forma sua área inferior com o revestimento externo (11) abaixo do plano de um canto inferior da porta da cabine demotorista (8), sendo que respectivamente no módulo lateral da carroceria (7) é instalada pelo menos uma peçafuncional (18, 19) e são integrados pelo menos parcialmente o pára-lama e a abertura de roda (9) . O módulo lateral de carroceria externamente totalmente pré- montado, é montado fixo ao quadro ou fixo à cabine de motorista para completar a carroceria (1), preferivelmente em uma linha de montagem.

Description

"MÉTODO PARA A CONSTRUÇÃO DE UM MÓDULO DIANTEIRO DE UMCAMINHÃO COM CABINE DE MOTORISTA E MÓDULO DIANTEIRO DE UMCAMINHÃO COM CABINE DE MOTORISTA".
A presente invenção refere-se a um método para construirum módulo dianteiro de um caminhão com uma cabine domotorista, de acordo com o conceito geral dareivindicação 1, assim como a um módulo dianteiro de umcaminhão com cabine de motorista de acordo com oconceito geral da reivindicação 10.
Um método, de acordo com o gênero, para construir ummódulo dianteiro de caminhão, com uma cabine de motoristaé conhecido a partir do documento de patente DE 602 20252 T2. Neste caso, a carroceria com uma cabine demotorista fica alojada sobre uma área dianteira delongarinas de um chassi, sendo que as longarinassustentam uma suspensão com rodas dianteiras assim como,em um arranjo em geral conhecido, um motor de combustãointerna com componentes refrigeradores atribuídos no ladodianteiro. Para uma maior simplificação de montagem, éprevisto neste caso um módulo dianteiro pré-montado, queé composto de um pára-choque disposto no lado frontal comrespectivamente unidades de farol colocadasrespectivamente nos lados, e pedais, e que é montado fixoao quadro. Nada foi declarado explicitamente sobre umaconstrução posterior das áreas laterais inferiores dacarroceria de modo que pode-se partir de uma estrutura demúltiplas peças comum, convencional.
Além disso, é conhecida uma peça de sustentação deestrutura alveolar, especialmente feita de materialplástico na área dianteira do pára-lamas de um carro depasseio, a partir do documento de patentes DE 697 09 609T2, cuja estrutura é moldada para o alojamento e comosuporte para peças de montagem e que compreendeparticularmente dispositivos de fixação de um capô. Apeça de sustentação é fixada em longarinas e na paredelateral da célula do passageiro adjacente para trás.
É tarefa da presente invenção melhorar um método, deacordo com o gênero, para a construção de um módulodianteiro de um caminhão com cabine de motorista, de modoque os custos totais de fabricação e de montagem sejammínimos e assim possibilitando uma redução de custos. Umaoutra tarefa da invenção é propor um módulo dianteiro decaminhão com cabine de motorista, construído de acordocom tal método.
Ά tarefa da invenção é solucionada com relação ao métodocom as características da reivindicação 1.
De acordo com a reivindicação 1, módulos laterais decarroceria no lado direito e esquerdo são totalmente pré-fabricados como componentes da carroceria, que seestendem no estado montado da frente da carroceria até ocanto traseiro da cabine de motorista e foram sua áreainferior com revestimento externo abaixo do plano de umcanto inferior da porta da cabine de motorista. Nestecaso, é incorporada respectivamente em um módulo lateralda carroceria, pelo menos uma peça funcional e integradospelo menos parcialmente o pára-lamas e abertura de roda.
Um módulo lateral de carroceria totalmente pré-montado,é montado em seguida como componente da carroceria fixadoao quadro ou fixado à cabine do motorista,preferivelmente em uma linha de montagem em umacarroceria preparada para uma tal montagem.
Com isso, um módulo lateral de carroceria pode sertotalmente fabricado independente de uma montagem emlinha no caso do fabricante de veículos, especialmente nocaso de uma empresa fornecedora com integração máxima defunções e componentes, e ser facilmente montado comocomponente global posteriormente durante a montagem emlinha, independente da pré-fabricação do corpo dacarroceria. No caso de uma montagem convencional, emcontrapartida, são montados, na área lateral inferior dacarroceria, tanto fixados ao quadro como também fixados acabine de motorista, diversos componentes individuais emconexão com a montagem em linha, tais como portas deentrada, pára-lamas, pára-lamas internos, dispositivos deproteção contra respingos, faróis e assim por diante, emdiferentes combinações, o que exige um esforçoconsiderável em montagem na montagem em linha. Através douso do módulo lateral de carroceria pré-montado, no ladodireito e esquerdo, de acordo com a invenção, obtém-seuma montagem em linha simplificada com uma redução dotempo de ciclo, levando opcionalmente a uma redução decustos em conexão com uma diminuição da integraçãovertical através de uma produção externa. Além disso, sãopossíveis reduções de variantes, reduções de peso assimcomo vantagens com relação à problemática de dimensão devão e de tolerância, o que, por sua vez, leva a reduçõesde custos.
No caso de uma otimização correspondente demolde é possível também uma melhora de valor CW. Alémdisso, pode-se obter um melhor aproveitamento do espaçoconstrutivo através de uma maior integração de função ede componentes.
No caso da pré-fabricação dos módulos laterais decarroceria podem ser incorporadas ou moldadas váriaspeças funcionais diferentes, tais como faróis e/oucarenagens de faróis e/ou pára-lamas internos e/oudispositivos de proteção contra respingos e/ou portas deentrada e/ou dispositivos elétricos e/ou recipientes e/oumódulos de admissão de ar e/ou dispositivos de união desuporte, de acordo com as exigências e condições de umcaminhão individual.
Em um aperfeiçoamento especialmente preferido, os móduloslaterais de carroceria são dimensionados e montados detal forma que eles fiquem dispostos lateralmentesubseqüentes a um componente refrigerador alojadopreferivelmente no centro longitudinal, o qual pode serde tal modo dimensionado e montado de forma que ele fiquesobre em uma proteção inferior contra engavetamento,sendo que o componente refrigerador e a proteção inferiorcontra engavetamento são montados fixos ao quadro. Nocaso de um arranjo desse tipo, pode-se dispensar um pára-choque comum vantajosamente, possibilitando uma reduçãode custos e de peso correspondentes, e o componenterefrigerador pode ser protegido por uma grade projetadaopcionalmente com efeito de visualização.
Uma vantagem essencial do método de construção é obtidaquando o módulo lateral de carroceria é fabricado com umaestrutura de sustentação e um revestimento externo nolado externo do veiculo como peça de pré-montagem. Nestecaso, a estrutura de sustentação rígida no estado montadoforma o espaço de instalação da carroceria lateralinferior com a conexão fixa à cabine do motorista ou fixaao quadro, sendo que na estrutura de sustentação sãoalojada e/ou integradas as peças funcionais. Uma talestrutura de sustentação pode ser fabricada com a rigideznecessária com baixo custo e redução de peso, e definevantajosamente o espaço de instalação para um alojamentosimples e a fixação de peças funcionais.
Convenientemente a estrutura de sustentação é fabricadacomo estrutura de grelha e em sua configuração adaptada àárea da carroceria lateral inferior e composta de peçasda longarina longitudinal,peças de longarina vertical epeças de longarina transversal, assim como de peças delongarina arqueada em uma seção angular arredondadadianteira assim como na área em torno da abertura de rodarespectiva.
A estrutura de sustentação, especialmente como estruturade grelha é feita convenientemente de material altamenteresistente preferivelmente como fundido sob pressão dealumínio ou material composto com fibra pelo método em si conhecido.
O revestimento externo também é colocado em conexão com apré-fabricação na estrutura de sustentação, especialmentena estrutura com grelha e é composto preferivelmente dematerial plástico anti-corrosivo, especialmente feito dematerial plástico termoplástico. Neste caso, sãopossíveis elementos de revestimento externo em peça únicaou de múltiplas peças.
De modo em si conhecido a cabine do motorista pode serexecutada em torno de um eixo transversal de modobasculante. No caso de módulos laterais de carroceriamontada fixados à cabine do motorista estes são mantidosfixados ao quadro durante inclinação da cabine do motorista.
A tarefa é solucionada com relação a um módulo dianteirode um caminhão com cabine de motorista com ascaracterísticas da reivindicação 10, na qual um módulodianteiro desse tipo é fabricado de acordo com um dosmétodos antecedentes.
A invenção é a seguir esclarecida com auxílio de umdesenho, onde:
A figura 1 mostra uma representação em perspectiva de umaestrutura em grelha tridimensional de um módulo lateralda carroceria assim como sua posição em uma carroceriasugerida por linhas tracejadas; e
A figura 2 mostra uma concretização modificada de ummódulo lateral de carroceria de acordo com a figura 1completado com um revestimento externo e uma porta deentrada.
Na figura 1 a metade lateral esquerda de uma carroceria 1aparece ilustrada em linhas tracejadas e de formaesquemática, com uma cabine de motorista 2, com uma portada cabine 3, com uma frente de carroceria 4 e com umcanto traseiro 5 da cabine de motorista 2. Na área dafrente da carroceria 4 fica alojado no centrolongitudinal um componente refrigerador 6 (vide figura2), junto ao qual se encontra um módulo lateral decarroceria no lado esquerdo 7, com a formação de uma áreaangular arqueada e que se estende no estado montado desdeo plano transversal da frente da carroceria 4 até o cantotraseiro 5 da cabine de motorista 2. 0 módulo lateral decarroceria 7 forma como componente da carroceria 1totalmente pré-fabricado sua área inferior abaixo doplano horizontal através do canto inferior 8 da porta dacabine de motorista.
Sob a carroceria 1 ficam alojados, de maneira em siconhecida (não ilustrada) longarinas e vigas transversaisde um quadro de chassi, um motor de combustão interna euma suspensão de roda com as rodas dianteiras, sendo quepara a roda dianteira no lado esquerdo é prevista umaabertura de roda 9 correspondente no módulo lateral 7 da carroceria.
Na figura 1 é mostrado, com linhas ininterruptas, aestrutura de sustentação do módulo lateral da carroceria7 como estrutura em grelha 10, assim como seu tamanho eposição na carroceria 1. O módulo lateral 7 da carroceriaé totalmente pré-fabricado, sendo que a estrutura emgrelha 10 é entabuada com um revestimento externo 11 eequipada com peças funcionais. O componente pré-fabricadoé então montado fixo ao quadro ou fixo à cabine demotorista para completar a carroceria 1.
A estrutura em grelha 10 é feita de uma estrutura desustentação rígida tridimensional com peças de estruturalongitudinal 12, peças de longarina vertical 13 e peçasde longarina transversal 14, assim como com peças delongarina arqueada 15 na área angular arredondadadianteira e peças de longarina arqueada 16 em torno daabertura de roda 9. A estrutura em grelha 10 é feita dematerial altamente resistente, preferivelmente fundidosob pressão de alumínio ou material composto com fibras.Na figura 2 aparece esquematicamente um módulo lateral 7de carroceria, modificado em relação à figura 1,completamente montado e já ilustrado para a montagem,neste caso para uma montagem fixa ao quadro por exemploem uma longarina 17 sugerida esquematicamente de umquadro de chassis.
A estrutura em grelha 10, neste caso, é provida dorevestimento externo 11 preferivelmente feito de materialtermoplástico, sendo que em conexão com a pré-fabricaçãotambém são instaladas e integradas peças funcionais,sendo que na figura 2 são mostrados por exemplo um farol18 e uma porta de entrada em forma de escada 19.Podemos observar na figura 2, que o componenterefrigerador 6 alojado no centro longitudinal é de talforma projetado que ele se estende por baixo até umaproteção inferior contra engavetamento 20, sendo que ocomponente refrigerador 6 e a proteção inferior contraengavetamento 20 são montados fixos ao quadro. Os móduloslaterais da carroceria 7 ficam adjacentes respectivamentelateralmente ao componente refrigerador, que pode serprotegido com uma grade, sendo possível dispensarvantajosamente um pára-choque comum.
No caso da montagem dos módulos laterais da carroceriafica ao quadro, indicada na figura 1 e figura 2, a cabinede motorista 2 se situa acima dos módulos laterais dacarroceria 7 e pode ser executada de forma basculante emtorno de um eixo transversal dianteiro.

Claims (10)

1. Método para a construção de um módulo dianteiro de umcaminhão com cabine de motorista,com longarinas longitudinais (17) e/ou longarinastransversais de um chassis, que sustentam um motor decombustão interna com o componente refrigerador atribuídono lado frontal, assim como um suspensão de roda com asrodas dianteiras, através das quais a carroceria (1) ficaalojada com uma cabine de motorista (2), caracterizadopelo fato de módulos laterais de carroceria (7) no ladodireito e esquerdo serem totalmente pré-fabricados comocomponentes da carroceria (1), que se estendem no estadomontado desde a frente da carroceria (4) até o cantotraseiro (5) da cabine de motorista (2) e que formam suaárea inferior com o revestimento externo (11) abaixo doplano de um canto inferior da porta da cabine demotorista (8), sendo que respectivamente é instalada nomódulo lateral da carroceria (7) pelo menos uma peçafuncional (18, 19) e integrados pelo menos parcialmente opára-lamas e a abertura de roda (9), e de o módulolateral de carroceria pré-montado (7) ser montado fixo aoquadro ou fixo à cabine de motorista (2) para completar acarroceria (1).
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de serem instaladas e montadas e/ou moldadascomo peças funcionais durante a pré-fabricação dosmódulos laterais da carroceria (7), faróis (18) e/oucarenagens da faróis e/ou pára-lamas internos e/oudispositivos de proteção contra respingos e/ou portas deentrada (19) e/ou dispositivos elétricos e/ou recipientese/ou duetos de ar e/ou uniões de suporte.
3. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo fato de os módulos laterais dacarroceria (7) serem dimensionados e montados de talforma que eles fiquem lateralmente adjacentes a umcomponente refrigerador (6) alojado no lado frontal,preferivelmente no centro longitudinal.
4. Método, de acordo com a reivindicação 3, caracterizadopelo fato de o componente refrigerador (6) serdimensionado e montado de tal forma que ele fique sobreem uma proteção inferior contra engavetamento (20) sendoque o componente refrigerador (6) e a proteção inferiorcontra engavetamento (20) são montados fixos ao quadro.
5. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicaçõesde 1 a 4, caracterizado pelo fato de o módulo lateral dacarroceria (7) ser fabricado com uma estrutura desustentação (10) rígida e um revestimento externo no ladoexterno do veículo sendo que a estrutura de sustentação(10) no estado montado forma o espaço de instalação dacarroceria lateral inferior com a conexão fixa à cabinede motorista ou fixa ao quadro e sendo que na estruturade sustentação (10) são alojadas e/ou integradas as peçasfuncionais (18, 19,9).
6. Método, de acordo com a reivindicação 5, caracterizadopelo fato de a estrutura de sustentação ser fabricadacomo estrutura em grelha (10) com peças de longarinalongitudinal (12), peças de longarina vertical (13) epeças de longarina transversal (14), assim como com peçasde longarina arqueada (15), em uma área angular arqueadadianteira assim como peças de longarina arqueada (16) naárea em torno da respectiva abertura de roda (9).
7. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 5 ou 6, caracterizado pelo fato de a estrutura desustentação, especialmente a estrutura em grelha (10) serfeita e material altamente resistente preferivelmente dealumínio fundido sob pressão ou material composto com fibras.
8. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicaçõesde 5 a 7, caracterizado pelo fato de o revestimentoexterno (11) da estrutura de sustentação, especialmenteda estrutura em grelha (10) ser feito de materialplástico, preferivelmente de material termoplástico e deser executado em peça única ou em múltiplas peças.
9. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicaçõesde 1 a 8, caracterizado pelo fato de a cabine demotorista (2) ser executada em torno de um eixotransversal de modo basculante, sendo que no caso demódulos laterais de carroceria montados fixos à cabine demotorista, estes são pivotados durante a inclinação dacabine de motorista (2) e no caso de módulos laterais decarroceria montados fixos ao quadro (7)estes permanecemfixos ao quadro durante inclinação da cabine de motorista (2).
10. Módulo dianteiro de um caminhão com cabine demotorista, caracterizado pelo fato de ele ser feito deacordo com o método definido em qualquer uma dasreivindicações de 1 a 9.
BRPI1000151-4A 2009-01-09 2010-01-05 Método para a construção de um módulo dianteiro de um caminhão com cabine de motorista e módulo dianteiro de um caminhão com cabine de motorista BRPI1000151B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102009004154A DE102009004154A1 (de) 2009-01-09 2009-01-09 Verfahren zum Aufbau eines Vorderwagens eines Lastkraftwagens mit Fahrerhaus und Vorderwagen eines Lastwagens
DE102009004154.0 2009-01-09

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1000151A2 true BRPI1000151A2 (pt) 2011-03-29
BRPI1000151B1 BRPI1000151B1 (pt) 2020-08-04

Family

ID=42062424

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1000151-4A BRPI1000151B1 (pt) 2009-01-09 2010-01-05 Método para a construção de um módulo dianteiro de um caminhão com cabine de motorista e módulo dianteiro de um caminhão com cabine de motorista

Country Status (5)

Country Link
EP (1) EP2206638B1 (pt)
CN (1) CN101774401B (pt)
BR (1) BRPI1000151B1 (pt)
DE (1) DE102009004154A1 (pt)
RU (1) RU2423277C1 (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102012008150A1 (de) 2012-04-24 2013-10-24 Man Truck & Bus Ag Fahrerhauslagerung
CN102673646A (zh) * 2012-05-18 2012-09-19 中联重科股份有限公司 混凝土泵送设备及其车架
DE102012019933A1 (de) * 2012-10-11 2014-04-17 Volkswagen Aktiengesellschaft Vorbaustruktur für ein Nutzkraftfahrzeug
DE102018121213A1 (de) * 2018-08-30 2020-03-05 Man Truck & Bus Se Fahrerhaus mit mindestens einer Abschleppvorrichtung
DE102022117844A1 (de) 2022-07-18 2024-01-18 Man Truck & Bus Se Kraftfahrzeug aufweisend Temperiervorrichtung
DE102022122535A1 (de) 2022-09-06 2024-03-07 Thyssenkrupp Steel Europe Ag Verfahren zur Herstellung einer Aluminiumgussstruktur

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE3644959C2 (de) * 1986-05-28 1994-03-03 Man Nutzfahrzeuge Ag Frontklappen-Öffnungs- bzw. -Schließmechanismus für ein am Fahrerhaus eines Frontlenker-LKW angelenktes Frontwandteil
FR2754235B1 (fr) 1996-10-04 1998-12-31 Plastic Omnium Cie Piece-support pour elements de carroserie
SE523327C2 (sv) * 2001-03-07 2004-04-13 Volvo Lastvagnar Ab Frontkonstruktion hos ett tungt fordon samt en metod för att montera en modul i en sådan
DE10249115A1 (de) * 2002-10-22 2004-11-18 Bayerische Motoren Werke Ag Seitenwandmodul eines Kraftfahrzeuges
KR100527119B1 (ko) * 2003-04-15 2005-11-09 현대자동차주식회사 차량용 펜더에이프론의 프론트엔드모듈 결합부 강성증대구조
US7036874B2 (en) * 2004-09-23 2006-05-02 Ford Global Technologies, Llc Front-end to body-side joint for an automotive vehicle
EP2164719B1 (fr) * 2007-06-13 2012-01-18 Inoplast Module structurel d'emmarchement
FR2933947B1 (fr) * 2008-07-16 2011-05-06 Plastic Omnium Cie Ensemble d'une aile et d'une piece porteuse pour un vehicule automobile.
DE602008005907D1 (de) * 2008-12-15 2011-05-12 Fiat Ricerche Kraftfahrzeugstruktur mit einem Frontend-Modul mit Bestandteilen aus Kunststoff und/oder Komposit- Material

Also Published As

Publication number Publication date
RU2423277C1 (ru) 2011-07-10
CN101774401A (zh) 2010-07-14
BRPI1000151B1 (pt) 2020-08-04
DE102009004154A1 (de) 2010-07-15
CN101774401B (zh) 2013-06-19
EP2206638A1 (de) 2010-07-14
EP2206638B1 (de) 2012-08-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN103129626B (zh) 机动车车身的支承结构部件
US9365243B2 (en) Plastic component carrier for front mounting of a motor vehicle body
BRPI1000151A2 (pt) método para a construção de um módulo dianteiro de um caminhão com cabine de motorista e módulo dianteiro de um caminhão com cabine de motorista
JP3817953B2 (ja) 車両のバッテリ搭載構造
US8714636B2 (en) Chassis structure of a motor vehicle body
US9725122B2 (en) Front vehicle body structure
US8991907B1 (en) Front vehicle body reinforcing structure
US11299211B2 (en) Lower vehicle-body structure of electric vehicle
JP4877537B2 (ja) 乗用車のフロントエンドモジュールの支持部
US8585088B1 (en) Utility vehicle
US20080289896A1 (en) Four wheeled utility vehicle
US20050242625A1 (en) Sidewall module of a motor vehicle
CN104080693A (zh) 用于机动车辆的技术前表面的、具有多种构型的结构空气引导装置以及具有该装置的车辆
CN104925142A (zh) 用于安置在机动车车身上的车尾底部模块
KR20170070571A (ko) 전방 차체 구조
US11110787B2 (en) Structural enhancements of an electric vehicle
CN102795085A (zh) 汽车的车顶结构以及车顶模块
JP2007050802A (ja) 自動車のバッテリ搭載構造
JP4756332B2 (ja) 自動車のバッテリ搭載構造
KR102359648B1 (ko) 트랙터의 캐빈
CN212738286U (zh) 车辆前舱总成和车辆
CN113302114B (zh) 用于机动车辆的车身的结构框架
JP2004338581A (ja) 車両の下部車体構造
RU2735394C2 (ru) Топливный бак в сборе для транспортного средства
JP2005029103A (ja) 車両の車体構造

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: MAN TRUCK AND BUS AG (DE)

Free format text: NOME ALTERADO DE: MAN NUTZFAHRZEUGE AG

B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 5A ANUIDADE.

B08H Application fees: decision cancelled

Free format text: REFERENTE AO DESPACHA 8.6 NA RPI 2287 DE 04/11/2014.

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: suspension of the patent application procedure
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: AS CLASSIFICACOES ANTERIORES ERAM: B62D 33/06 , B62D 33/00 , B62D 21/00 , B62D 25/00 , B62D 39/00

Ipc: B62D 25/16 (2006.01), B62D 25/08 (2006.01), B62D 3

B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 04/08/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.