BRPI0916610B1 - Method for building and reforming high-oven body - Google Patents

Method for building and reforming high-oven body Download PDF

Info

Publication number
BRPI0916610B1
BRPI0916610B1 BRPI0916610B1 BR PI0916610 B1 BRPI0916610 B1 BR PI0916610B1 BR PI0916610 B1 BRPI0916610 B1 BR PI0916610B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
ring block
ring
furnace body
blocks
ring blocks
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Publication date

Links

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "MÉTODO PARA CONSTRUIR E REFORMAR CORPO DE ALTO-FORNO".
CAMPO DA TÉCNICA
A presente invenção refere-se a um método para construir um corpo de alto-forno e um método para reformar um corpo de alto forno em que o corpo de alto-forno é formado em blocos de anel. A presente invenção refere-se particularmente a um método que contribui para a realização de nova construção e reforma de um alto-forno em um curto período. ANTECEDENTES DA TÉCNICA
Um assim chamado "método de construção de anel de bloco" em que um corpo de alto-forno é formado em blocos de anel para o propósito de construir ou reformar um alto-forno, como descrito nas Referências de Patente 1 e 2, contribuiu recentemente para a realização de construção e reforma de um alto-forno em um curto período.
No método de construção de anel de bloco, são usados vários blocos de anel nos quais um corpo de forno é dividido a partir de sua seção topo de forno para sua seção de fundo de forno. No caso de montar um corpo de forno na construção de um alto-forno, por exemplo, suportado em um caixão os blocos de anel estão na ordem do topo para o fundo diferente de uma seção de fundo de forno. Por outro lado, o bloco de anel de topo é primeiro elevado no caixão para a altura sob a qual o bloco de anel superior a ser empilhado sob o bloco de anel de topo pode ser colocado por meio de um guincho ou similar fornecido em um andaime fixado no alto-forno. O bloco de anel superior é suportado a seguir sob o bloco de anel superior. O bloco de anel de topo é então elevado e sobreposto no bloco de anel superior. A seguir, vários blocos de anel são elevados juntos e um bloco de anel inferior é sustentado sob os vários blocos para repetir a operação similar. Vários blocos de anel são conectados em ordem como descrito acima. Um bloco de anel de seção de fundo de forno incluindo uma placa de fundo de forno é fixado em uma base (um caixão) do alto-forno. Este é o método de construção de anel de bloco.
Por outro lado, no caso de desmontar um corpo de forno na re- forma de um alto-forno, é usado um método em que o equipamento de elevação fornecido no andaime (tal como um guincho, um macaco de elevação, que é um macaco hidráulico, um macaco de cabo, e um macaco de furo central) é usado de modo que os blocos de anel fossem removidos em ordem de um bloco de anel inferior e blocos de anel superiores seriam levantados para retirar o bloco de anel inferior do caixão por meio de caminhões de transporte, contrário ao caso da operação de montagem acima mencionada.
Existe outro método para o caso em que nenhum equipamento necessário para elevar todos os blocos de anel é fornecido no andaime fixado no alto-forno ou o caso que nenhum reforço do andaime é fornecido. Em tal caso, um ponto pivô para levantar um bloco de anel esta disposto dividido distintamente no andaime e/ou coluna de suporte de modo que equipamento de elevação fornecido separadamente seria usado para elevar os blocos de anel respectivo.
Existe um método mostrado nas figuras 1 a 4, o método realizado nesta ordem, por exemplo, como um método convencional típico para montar um novo corpo de forno. No método, um bloco de anel de topo A fabricado em uma fábrica ou similar é suportado e um caixão 5 como mostrado na figura 1, enquanto o bloco de anel de topo A é elevado por meio do equipamento de elevação Wa para uma altura sob a qual um bloco de anel superior subsequente B pode ser colocado no caixão 5. O bloco de anel superior B é então colocado no caixão 5 como mostrado na figura 2. O bloco de anel superior B é elevado por meio do equipamento de elevação Wb. A seguir, várias peças do equipamento Wa e Wb (fornecidas em uma direção circunferencial; duas peças são mostradas nos desenhos) são usados para elevar ambos os blocos de anel A e B em um percurso em uma altura sob a qual um bloco de anel seguinte C pode ser colocado. O bloco de anel inferior C é então carregado para o espaço formado no caixão 5. O bloco de anel inferior C é levantado por meio de outro equipamento de elevação Wc para a altura sob a qual um bloco de anel subsequente D pode ser colocado, como mostrado na figura 3. O bloco de anel subsequente D, que é o bloco de anel de seção de fundo do forno pode estar localizado no lugar mais baixo, é então carregado para dentro do caixão 5. Os blocos de anel respectivos são empilhados em ordem deD-»C-»B-»A neste estágio, como mostrado na figura 4. Os blocos de anel respectivos são soldados e conectados em ordem a partir de cima. O alto-forno é construído ou reformado em tal método convencional.
No método de construção convencional em que os blocos de anel respectivos são elevados por meio das várias peças de equipamento de elevação Wa, Wb, Wc como descrito acima, uma maneira similar é adotada não somente para uma operação de montar um novo corpo de forno, mas também para uma operação de desmontar um corpo de forno antigo. Na desmontagem de um corpo de forno antigo, por exemplo, os blocos de anel respectivos A a C são mantidos por meio das peças respectivamente diferentes do equipamento de elevação Wa, Wb e Wc, como mostrado na figura 5. Os blocos de anel são retirados em ordem a partir de um bloco de anel inferior, a ordem inversa para o caso de montar um novo corpo de forno. Como mostrado nas figuras 6 e 7. Os blocos de anel retirados são baixados usando o equipamento de elevação e retirados do caixão 5 por meio de caminhões de transporte. A referência de Patente 1 descreve outro método para diminuir o tempo para conectar os blocos de anel verticalmente adjacentes. A referência de Patente 2 propõe um método de reformar e/ou construir um alto-forno para diminuir o tempo dividindo uma operação de solda dos blocos de anel em duas etapas.
Os métodos bem conhecidos acima mencionados de reformar um alto-forno exigem em torno de 7 a 10 dias como um período de construção a partir da desmontagem de um corpo de forno antigo para a montagem de um novo corpo de forno. Recentemente, no entanto foi exigida uma tecnologia para diminuir tal período de montar um novo corpo de forno e desmontar um corpo de forno antigo de modo a construir e/ou reformar um alto forno em um período mais curto.
Referência de Patente 1: JP-B-3165362 Referência de Patente 2: JP-B-3157723 Referência de Patente 3: JP-B-3111029 No método de bloco de anel convencional, um invólucro de forno de um corpo de forno antigo é parcialmente retirado quando o invólucro de forno é previamente cortado no formato de um anel para o propósito de desmontar o corpo de forno antigo em vários blocos de anel, por exemplo. Uma parte não cortada (uma parte restante) é parcialmente deixada de modo que seria usada para elevar um bloco de anel inferior. Isto e considerado por ser uma idéia que um bloco de anel superior suporta o peso de um bloco de anel localizado sob a seção cortada. Isto quer dizer, o bloco de anel localizado sob a seção cortada é colocado no caixão 5, e então o invólucro de forno não cortado é retirado e os blocos de anel superior e inferior tendo a seção cortada entre os mesmo são completamente separados, depois disto, o bloco de anel separado do corpo de forno antigo é retirado do caixão 5.
No método de desmontagem convencional em que a parte não cortada é deixada, no entanto, leva de 2 a 3 horas para retirar uma parte em uma operação de cortar a parte não cortada do invólucro de forno, na medida em que o invólucro de forço é tão espesso quando 40 mm a 90 mm, e o comprimento cortado é tão longo quanto cerca de 5 m. Além disso, é necessário que a operação seja realizada sempre que um bloco de anel a ser retirado está completamente separado. Consequentemente, esta operação leva em torno de 10 horas.
Por outro lado, o bloco de anel superior e o bloco de anel inferior, que formam um novo corpo de forno, são diretamente soldados um no outro para conexão na montagem do novo corpo de fomo sob o método de construção convencional. Isto quer dizer, um bloco de anel de topo, que está localizado em uma seção de topo de forno, é carregado para o caixão e elevado. Um bloco de anel superior subsequente a ser conectado com o bloco de anel de topo, o bloco de anel superior subsequente sendo localizado em um lado inferior do bloco de anel de topo, é então carregado para realizar a centralização e alinhamento de partes de conexão de invólucro de forno respectivas. As partes de conexão de invólucro de forno respectivas são soldadas depois do acima de modo que o bloco de anel de topo seria conectado com o bloco de anel superior. Os blocos superior e inferior a serem conectados um no outro são completamente soldados para conexão em ordem depois que são empilhados, como descrito acima. A operação, no entanto, exige longo tempo para soldar na medida em que os blocos de anel (invólucros de forno) são tão espessos quanto 40 a 90 mm e as circunferências dos invólucros de forno são tão longas quanto 35 a 60 m. Adicionalmente, a operação em um lado de superfície interna dos invólucros de forno deve ser realizada sob uma condição que aduelas, refratários e tais sejam fornecidos.
Consequentemente, leva de 10 a 15 horas para realizar a etapa de conexão de solda no método de construção convencional. Isto significa que uma operação de montagem para construir um novo corpo de forno exige 30 a 50 horas como um todo. Além do mais, na operação de montagem, é adicionalmente exigida uma operação de centralizar e alinhar blocos de anel superior e inferior em montagem. Na operação de centralização e alinhamento, no entanto, a precisão deve estar dentro de 5 mm para garantir a segurança da solda. Leva cerca de pelo menos de 3 a 6 horas para centralizar e alinhar os blocos de anel tendo diâmetros de 12 a 19 m, por exemplo, com tal precisão. Isto leva de 10 a 20 horas para realizar a etapa de montagem completa.
Na operação de centralização e alinhamento, é adotado um método em que um bloco de anel superior é baixado para uma localização perto de um bloco de anel inferior e uma superfície lateral do bloco de anel superior é empurrada em uma direção radial ou circunferencial por meio de um macaco ou similar para realizar a centralização e alinhamento dos blocos de anel superior e inferior, como descrito na referência de Patente 3, por exemplo. Na operação, é adotado um método de centralização e alinhamento empurrando uma superfície lateral de um bloco de anel superior em uma direção radial ou circunferencial por meio de um macaco ou similar para alinhar os blocos de anel superior e inferior como mostrado na figura 8. No método, as partes de equipamento de elevação (3a e 3b) são fornecidas em pontos pivô oscilantes do bloco de anel superior.
Isto é, no caso em que o bloco de anel superior é empurrado na direção radial ou circunferencial como mostrado por uma seta "a" enquanto é elevado por meio do macaco 3a e 3b, um lado dianteiro em oscilação do bloco de anel superior é ligeiramente empurrado para fora ascendentemente e inclinado. Na figura 8(a), por exemplo, um bloco de anel superior A se move para uma posição A1 quando é empurrado em uma direção radial (a) de acordo com a diferença em alinhamento, em centralizar e alinhar o bloco de anel superior A e um bloco de anel inferior B. Neste momento, um lado movido pelo impulso é elevado devido à oscilação no caso em que a distância entre os macacos de elevação 3a e 3b é menor que um diâmetro do bloco de anel A. Ao contrário, um lado empurrado é elevado quando a distância entre os macacos de elevação 3a e 3b é maior que o diâmetro do bloco de anel A, como mostrado na figura 8(b). Consequentemente, é necessária uma operação de centralização e alinhamento para realizar uma operação de e-levar delicadamente ou baixar o bloco de anel superior A no caso em que a diferença em alinhamento é grande. Isto exige de 10 a 20 horas, 24 horas em alguns casos, como descrito acima.
Portanto, o tempo para cortar e separar os blocos de anel de um corpo de forno antigo no desmonte e para soldar e conectar blocos de anel de um novo corpo de forno na montagem leva de 50 a 80 horas no total. Isto significa que as operações levam em torno da metade do tempo para todas as etapas a partir do desmonte do corpo de forno antigo para a montagem do corpo de forno novo.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO É um objetivo da presente invenção realizar a construção de um novo alto-forno e reforma de um alto-forno incluindo operações de desmonte e montagem, em um período curto realizando rapidamente uma operação de conectar blocos e anel para um novo corpo de forno e operações de cortar e separar blocos de anel para um corpo de forno antigo e simplificando uma etapa da montagem do novo corpo de forno para a desmontagem do corpo de forno antigo.
Para atingir o objetivo, a presente invenção propõe um método de usar uma ferramenta de conexão para realizar simplesmente a separação do corpo de forno antigo ou conexão temporária de blocos de anel superior e inferior de novo corpo de forno em vez de um método de permanecer uma parte não cortada no desmonte de um corpo de forno antigo e realizar centralização, alinhamento e solda dos blocos de anel na montagem do novo corpo de forno.
No caso de desmonte de um corpo de forno antigo, que é necessário para reformar um alto-forno, por exemplo, quando o corpo de forno é cortado em vários blocos de anel em uma direção da altura do mesmo, temporariamente conectados por meio de uma ferramenta de conexão antecipadamente estão uma parte de extremidade superior e uma parte de extremidade inferior de blocos de anel superior e inferior localizados em cada lado da linha divisória dos blocos de anel antes de completar a separação. A conexão temporária permite que o bloco de anel superior eleve e mantenha o bloco de anel inferior, que está localizado no lado inferior da parte cortada. O invólucro de forno é completamente cortado em sua direção circunferenci-al depois da separação do bloco de anel inferior do bloco de anel superior. Cada um dos blocos de anel separados é colocado no caixão um por um, e então, a ferramenta de conexão é cortada (separada) antes que o bloco de anel separado seja carregado para fora. Isto permite que muitas peças do equipamento de elevação se tornem desnecessárias. Adicionalmente, os blocos de anel respectivos podem ser separados mais rapidamente que no caso de cortar a gás uma parte não cortada do invólucro de forno posterior-mente.
No método convencional de desmonte do corpo de forno antigo, o corte da parte não cortada do invólucro de forno, que tem sido uma etapa crítica, é realizado posteriormente e os blocos de anel superior e inferior são completamente separados depois do corte para carregar os blocos de anel respectivos para fora do caixão. Na presente invenção, no entanto, os blocos de anel podem ser carregados para fora rapidamente somente com uma o-peração de corte (separação) da ferramenta de conexão em vez de uma série de operações. Isto permite que o tempo para a operação de separação seja enormemente encurtado.
Por outro lado, em uma operação de montar um novo corpo de forno, que é realizada na construção de um novo alto-forno ou na reforma de um alto-forno, o bloco de anel de topo localizado em um lado superior é primeiro carregado no caixão para ser levantado por meio do equipamento de elevação. Um bloco de anel superior subsequente, que deve ser conectado ao bloco de anel de topo, é então carregado para dentro do caixão e empilhado. As partes de conexão dos invólucros de forno dos blocos de anel superior e inferior são conectadas neste momento. No caso da presente invenção, os blocos de anel superior e inferior não são soldados diretamente e conectados um no outro neste estágio. O bloco de anel superior é temporariamente conectado com o bloco de anel inferior através da ferramenta de conexão. Os blocos de anel respectivos são então temporariamente conectados um no outro por meio da ferramenta de conexão e o bloco de anel de seção de fundo de forno é instalado no caixão. Os blocos de anel superior são centralizados e alinhados em ordem posteriormente. Depois da centralização e alinhamento completos de todos os blocos de anel, as partes de conexão respectivas são soldadas para completar a montagem do corpo de forno.
Em tal método de construção de montagem, os blocos de anel respectivos que formam um novo corpo de forno podem ser simultaneamente soldados um no outro em paralelo. Isto contribui para reduzir o tempo de operação.
Além disso, uma etapa de empilhar tijolos no forno, que foi originalmente uma etapa subsequente, pode ser também realizada em paralelo no método de construção de montagem. Simplificar a etapa de centralizar e alinhar e a etapa de soldar dos invólucros de forno, que têm sido etapas críticas na tecnologia de reforma convencional, permite que as operações na etapa de montar um novo corpo de forno sejam reduzidas pela metade do método convencional.
Como claramente descrito acima, o sumário da invenção é como segue.
[1]. Um método para construir e reformar um corpo de alto-forno, compreendendo: montar um novo corpo de forno de um alto-forno para construir o corpo de alto-forno conduzindo e empilhando blocos de anel para o novo corpo de forno em ordem a partir do bloco de anel superior, os blocos de anel sendo formados dividindo o corpo de alto-forno em vários elementos verticalmente; ou reformar o corpo de alto-forno cortando um corpo de forno antigo de um alto-forno existente em vários números verticalmente, retirando e desmontando os vários blocos de anel cortados em ordem a partir do bloco de anel inferior, e então, conduzindo e empilhando os blocos de anel para o novo corpo de forno em ordem a partir do bloco de anel superior, os blocos de anel sendo formados dividindo o corpo de alto-forno em vários números verticalmente, para montar o corpo de alto-forno, caracterizado pelo fato de que: as partes de conexão respectivas ou partes cortadas de blocos de anel superior e inferior são temporariamente conectadas por meio de uma ferramenta de conexão antecipadamente antes que os blocos de anel sejam soldados e conectados ou cortados, e desse modo, o bloco de anel inferior é elevado e mantido no bloco de anel superior em pelo menos uma da etapa de montar o novo corpo de forno e a etapa de desmontagem do corpo de forno antigo para montar o novo corpo de forno.
[2] . O método de acordo com [1], caracterizado pelo fato de que, na etapa de montar o novo corpo de forno, uma parte de extremidade inferior do bloco de anel a ser localizado em um lado superior do bloco de anel recentemente carregado e uma parte de extremidade superior do bloco de a-nel a ser localizada em um lado inferior, são temporariamente conectados por meio da ferramenta de conexão para conexão temporária, os blocos de anel superior e inferior são empilhados para montar o corpo de forno, e então, os blocos de anel superior e inferior são centralizados e alinhados com respeito um ao outro para realizar solda e conexão.
[3] . O método, de acordo com [1] ou [2], caracterizado pelo fato de que, na etapa de desmontar o corpo de forno antigo, para o propósito de desmontar o corpo de forno antigo, a ferramenta de conexão é montada em várias partes ao longo de uma linha de corte entre o bloco de anel inferior localizado em um lado inferior e o bloco de anel superior localizado em um lado superior do bloco de anel inferior durante o corte ou antes do corpo de modo a conectar temporariamente os blocos respectivos, os blocos de anel são completamente separados ao longo da linha de corte sem deixar nenhuma parte não cortada, e então, ao ferramenta de conexão é cortada ao retirar os blocos de anel, para separar os blocos de anel respectivos em ordem para a retirada.
[4] . O método, de acordo com qualquer um de [1] a [3], caracterizado pelo fato de que a conexão temporária dos blocos de anel superior e inferior por meio da ferramenta de conexão na montagem ou a desmonta-gem é realizada por meio de uma ferramenta de conexão variável compreendendo um elemento de conexão montado entre um par de suportes, o e-lemento de conexão sendo horizontalmente móvel através do par de suportes, os suportes sendo fornecidos em vários pares e fixados ao longo da parte de conexão ou as partes cortadas em uma direção circunferencial do forno.
[5] . O método, de acordo com [4], caracterizado pelo fato de que, a ferramenta de conexão variável compreende os suportes e o elemento de conexão para formar um mecanismo de ligação paralelo.
[6] . O método, de acordo com [5], caracterizado pelo fato de que um material flexível é usado para a o elemento de conexão.
[7] . O método, de acordo com [5], caracterizado pelo fato de que, o elemento de conexão é formado a partir de uma haste.
[8] . O método, de acordo com [6], caracterizado pelo fato de que, o material flexível é um arame ou uma corrente.
[9] . Um método para construir e reformar um corpo de alto-forno, compreendendo: montar um novo corpo de forno de um alto-forno para construir o corpo de alto-forno conduzindo e empilhando blocos de anel para o novo corpo de forno em ordem a partir do bloco de anel superior, os blocos de anel sendo formados dividindo o corpo de alto-forno em vários elementos verticalmente; caracterizado pelo fato de que as partes de conexão respectivas de blocos de anel superior e inferior são temporariamente conectadas por meio de uma ferramenta de conexão antecipadamente antes que os blocos de anel sejam soldados e conectados, e desse modo, o bloco de anel inferior é elevado e mantido no bloco de anel superior na etapa de montar o novo corpo de forno.
[10] . Um método, de acordo com [9], caracterizado pelo fato de que na etapa de montar o novo corpo de forno, uma parte de extremidade inferior do bloco de anel a ser localizado em um lado superior do bloco de anel recentemente carregado e uma parte de extremidade superior do bloco de anel a ser localizada em um lado inferior, são temporariamente conectados por meio da ferramenta de conexão para conexão temporária, os blocos de anel superior e inferior são empilhados para montar o corpo de forno, e então, os blocos de anel superior e inferior são centralizados e alinhados com respeito um ao outro para realizar solda e conexão.
[11] , Um método para construir e reformar um corpo de alto-forno, compreendendo: reformar o corpo de alto-forno cortando um corpo de forno antigo de um alto-forno existente em vários números verticalmente, retirando e desmontando os vários blocos de anel cortados em ordem a partir do bloco de anel inferior, e então, conduzindo e empilhando os blocos de anel para o novo corpo de forno em ordem a partir do bloco de anel superior, os blocos de anel sendo formados dividindo o corpo de alto-forno em vários números verticalmente, para montar o corpo de alto-forno, caracterizado pelo fato de que: as partes cortadas ou partes de conexão respectivas de blocos de anel superior e inferior são temporariamente conectadas por meio de uma ferramenta de conexão antecipadamente antes que os blocos de anel sejam cortados, soldados e conectados, e desse modo, o bloco de anel inferior é elevado e mantido no bloco de anel superior na etapa de desmontar o corpo de forno antigo para montar o novo corpo de forno.
[12]. O método, de acordo com [11], caracterizado pelo fato de que, em uma etapa de desmontar o corpo de forno antigo, para o propósito de desmontar o corpo de forno antigo, a ferramenta de conexão é montada em várias partes ao longo uma linha de corte em um bloco de anel inferior localizado em um lado inferior e o bloco de anel superior localizado em um lado superior do bloco de anel inferior durante o corte, ou antes do corte de modo a conectar temporariamente os blocos respectivos, os blocos de anel são completamente separados ao longo da linha de corte com nenhuma parte não cortada deixada, e então, a ferramenta de conexão é cortada ao carregar os blocos de anel para fora para separar os blocos de anel respectivos em ordem para a retirada.
VANTAGENS DA INVENÇÃO
De acordo com o método de construção e reforma de corpo de alto-forno de acordo com a invenção, o método tendo a estrutura acima, pode ter as seguintes vantagens. (1) Na etapa de montagem, é adotado um método de usar a ferramenta de conexão para conectar temporariamente os blocos de anel ao carregar e um corpo de forno novo e ao soldar e conectar os blocos de anel. Isto permite que a operação seja simplificada, de modo que um período de construção pode ser encurtado, como descrito abaixo.
De acordo com o método de construção convencional, é difícil centralizar e alinhar o bloco de anel de um novo corpo de forno no bloco de anel localizado em um lado inferior do mesmo devido à limitação do macaco de elevação na montagem do novo corpo de forno. De acordo com a invenção, no entanto é adotado um método de conectar temporariamente os blocos de anel por meio da ferramenta de conexão e a ferramenta de conexão variável capaz de movimento em uma direção horizontal é usado para a operação de centralização e alinhamento, de modo que o centro na instalação do equipamento de elevação não tem limitação. Isto permite que a precisão na instalação seja aperfeiçoada. Além do mais, a operação de centralização e alinhamento pode ser realizada em paralelo na etapa de empilhar tijolos no forno depois que todos os blocos de anel foram retirados. Isto permite que a operação de centralização e alinhamento seja excluída da etapa crítica, e, portanto, contribui para reduzir o período de construção. (2) na etapa de desmontar, o antigo corpo de forno pode ser completamente separado antecipadamente. Isto não exige nenhuma etapa de separar uma parte não cortada da parte cortada do corpo de forno antigo, a etapa de separação tendo sido essencial ao desmontar e retirar o corpo de forno sob a tecnologia convencional. Isto quer dizer, de acordo com a invenção, para a separação é exigida somente uma operação de cortar um arame, uma haste ou similar, que é usado como uma ferramenta de conexão. Isto permite que a etapa de desmontar seja simplificada e o período de construção seja reduzido. (3) De acordo com a invenção, as vantagens que permitem a reforma (a partir do desmonte de um forno antigo para montar um invólucro de forno de um novo corpo de forno) de um alto-forno de grande escala tendo uma capacidade interna de 4000 m3 ou mais seja completada em um curto período de somente dois ou três dias. Subentende-se que a invenção é eficaz não somente para reformar um alto-forno, mas também para uma nova tecnologia de construir um alto-forno.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS A figura 1 é uma vista simplificada mostrando uma condição de carregar um bloco de anel de seção de topo de forno na montagem de acordo com um método de construção convencional. A figura 2 é uma vista simplificada mostrando uma condição de carregar em um bloco de anel superior a montagem de acordo com um método de construção convencional. A figura 3 é uma vista simplificada mostrando uma condição de carregar um bloco de anel inferior na montagem de acordo com um método de construção convencional. A figura 4 é uma vista simplificada mostrando uma condição de conclusão da montagem de um alto-forno de acordo com um método de construção convencional. A figura 5 é uma vista simplificada mostrando uma condição de carregar um bloco de anel de seção de fundo de forno no desmonte de a-cordo com um método de construção convencional. A figura 6 é uma vista simplificada mostrando uma condição de carregar um bloco de anel inferior no desmonte de acordo com um método de construção convencional. A figura 7 é uma vista simplificada mostrando uma condição de carregar um bloco de anel superior no desmonte de acordo com um método de construção convencional. A figura 8 é uma vista simplificada mostrando uma condição de centralização e alinhamento de blocos de anel superior e inferior no desmonte de acordo com um método de construção convencional. A figura 9 é uma vista simplificada mostrando uma condição de retirar um bloco de anel de seção de fundo de forno no desmonte de acordo com um método da presente invenção. A figura 10 é uma vista em seção mostrando uma estrutura típica de uma parte cortada no desmonte de um corpo de forno antigo. A figura 11 é uma vista em seção de uma estrutura de uma parte cortada no desmonte no corpo de forno antigo de acordo com um método da presente invenção. A figura 12 é uma vista simplificada mostrando uma condição de separação de um bloco de anel de seção de fundo de forno no desmonte de um corpo de forno antigo de acordo com um método da presente invenção. A figura 13 é uma vista simplificada mostrando uma condição de retirar um bloco de anel de seção de fundo de forno no desmonte de um corpo de forno antigo de acordo com um método de outra modalidade da presente invenção. A figura 14 é uma vista simplificada mostrando uma condição de retirar um bloco de anel inferior no desmonte de um corpo de forno antigo de acordo com um método de outra modalidade da presente invenção. A figura 15 é uma vista simplificada mostrando uma condição de retirar um bloco de anel de seção de topo de forno na montagem de um no- vo corpo de forno de acordo com um método da presente invenção. A figura 16 é uma vista simplificada mostrando uma condição de retirar um bloco de anel superior na montagem de um novo corpo de forno de acordo com um método da presente invenção. A figura 17 é uma vista simplificada mostrando uma condição de conectar temporariamente os blocos de anel superior e inferior por meio de uma ferramenta de conexão na montagem de um novo corpo de forno de acordo com um método da presente invenção. A figura 18 é uma vista simplificada mostrando uma condição de carregar um bloco de anel inferior de acordo com um método de outra modalidade da presente invenção. A figura 19 é uma vista simplificada mostrando uma condição de guiar um bloco de anel de seção de fundo de forno para um caixão na montagem de novo corpo de forno de acordo com um método da presente invenção. A figura 20 é uma vista simplificada mostrando uma primeira e-tapa de montar um bloco de anel de seção de topo de forno por meio de um macaco de elevação na montagem de um novo corpo de forno de acordo com um método de outra modalidade da presente invenção. A figura 21 é uma vista simplificada mostrando uma condição de carregar um bloco de anel superior na montagem de um novo corpo de forno de acordo com um método de outra modalidade da presente invenção. A figura 22 é uma vista simplificada mostrando uma condição de carregar um bloco de anel na montagem de um novo corpo de forno de a-cordo com um método de outra modalidade da presente invenção. A figura 23 é uma vista simplificada mostrando uma condição de carregar um bloco de anel de seção de fundo de forno na montagem de um novo corpo de forno de acordo com um método de outra modalidade da presente invenção. A figura 24 é uma vista simplificada mostrando um método de montar um novo alto-forno de acordo com um método de ainda outra modalidade da presente invenção. A figura 25 é uma vista simplificada mostrando um método de montar um novo alto-forno de acordo com um método de ainda outra modalidade da presente invenção. A figura 26 é uma vista simplificada mostrando modalidades diferentes (a) e (b) de uma ferramenta de conexão variável usada e um método da presente invenção. A figura 27 é uma vista simplificada mostrando uma outra modalidade adicional de uma ferramenta de conexão variável usada em um método da presente invenção.
DESCRIÇÃO DE NUMERAIS DE REFERÊNCIA E SINAIS 1 - coluna de suporte 2 - andaime fixado superior 3, 3a, 3b - macaco de elevação 4 - corpo de forno 4A a 4D - bloco de anel 5 - caixão 6 - rampa 7, 8 - invólucro de forno 9 - aduela 10 - refratários 11, 12 - suporte 13 - ferramenta de conexão (ferramenta de conexão variável) 13a - elemento de conexão 13b - dispositivo de sujeição de arame 14 - parte cortada 15 - caminhão de transporte 16 - porca 17 - armação de ajuste de nível 18, 19 - trilho 20 - caminhão 21 - parte de preparação de borda MODALIDADE PARA REALIZAR A INVENÇÃO
Primeiro, será descrito um método de reformar um alto-forno de acordo com a presente invenção com base em um método de construção de bloco de anel adotado com uma rampa estendida em um caixão. Um método de construir um novo alto-forno é o mesmo que uma etapa de montar um corpo de forno novo em um método abaixo mencionado de reformar um alto-forno. A presente invenção não é imitada somente aos exemplos concretos seguintes. A figura 9 ilustra um exemplo de desmontar um corpo de forno antigo, mostrando uma condição de separar uma seção de fundo de forno mais baixa como um bloco de anel de seção de fundo de forno para começar o desmonte.
Um bloco de seção de topo de forno e um bloco de seção de fundo de forno podem não ter formato de anel em alguns casos na desmon-tagem e montagem de novos corpos de forno antigos por meio de vários blocos de anel na presente invenção. Para o propósito de descrição, no entanto, são coletivamente referidos como blocos de anel na invenção.
Um numeral 1 mostrado na figura 9 indica uma coluna de suporte. O numeral 2 indica um andaime fixado superior. O numeral 3 indica um macaco de elevação usado como equipamento de elevação de blocos de anel, o equipamento de elevação fornecido no andaime fixado. O numeral 4 indica um corpo de forno. Os numerais 4A a 4D indicam blocos de anel divididos. Na figura 9, o numeral 5 indica um caixão, que é um caixão de um alto-forno, o numeral 6 indica uma rampa e o numeral 15 indica um caminhão de transporte. A figura 9 mostra uma condição que um bloco de anel de seção de fundo de forno 4D, que foi cortada e retirada, é retirada para uma rampa 6. A figura 10 mostra uma estrutura de uma parte cortada ao desmontar um corpo de forno antigo em blocos. Um invólucro de forno do corpo de forno antigo é para sofrer uma etapa de corte a partir do exterior. Um numeral 14 na figura 10 indica uma parte cortada do invólucro de forno. Os numerais 7 e 8 indicam invólucros de forno, que são respectivamente formados em um bloco de anel superior e um bloco de anel inferior depois de um corte, na figura 10. O numeral 9 indica uma aduela. O numeral 10 indica refratários. No exemplo mostrado na figura 10, uma posição do corte é localizada em um lugar onde os refratários 10 são embutidos entre as aduelas 9. No entanto, não é limitado somente ao acima e pode ser localizado em um local onde a aduela 9 é embutida. Em outras palavras, sempre que o corte é feito, uma parte diferente do invólucro de forno pode ser separada desde que é a aduela 9 e um tubo de suprimento de água de resfriamento se estendendo verticalmente em lados superior e inferior da aduela 9, refratários de revestimento, ou deposito no forno, na medida em que uma parte de invólucro de forno pode ser cortada e separada. A maior parte do invólucro de forno de um corpo de forno antigo foi cortada em uma direção circunferencial antecipadamente de modo que uma parte do invólucro de forno permanecería não cortada ao cortar o invólucro de forno para formar blocos de anel, convencionalmente. A parte não cortada do invólucro de forno foi cortada enquanto o bloco de anel foi colocado em um caminhão de transporte 15 no caixão 5, de modo que o bloco de anel foi completamente separado. O corte do invólucro de forno é uma operação para dividir o corpo de forno antigo em um tamanho fácil de retirar. A figura 9 mostra um exemplo que o corpo de forno antigo é dividido em quatro blocos de anel 4A a 4D para o propósito de desmontar. Para o desmonte, é preferível dividir em três a cinco blocos de anel de acordo com um tamanho do corpo de forno e similar. A figura 11 mostra uma estrutura de uma parte cortada no desmonte de um corpo de forno antigo de acordo com o método da presente invenção. A figura 11 mostra uma condição que blocos de anel superior e inferior são temporariamente conectados por meio de uma ferramenta de conexão 13. Vários pares de suportes 11 e 12 são soldados e fixados no invólucro de forno 7, que é formado no bloco de anel inferior, antecipadamente na vizinhança de uma parte terminal superior e uma parte terminal inferior dos invólucros de forno 7 e 8 ao longo de uma parte cortada e a parte conectada dos invólucros de forno, como mostrado na figura 11. Um elemento de conexão 13a formado a partir de um arame, uma haste, uma cor- rente ou similar é montado entre os suportes 11 e 12 para formar a ferramenta de conexão 13. Em um modo preferido da ferramenta de conexão 13, o elemento de conexão 13a é formado a partir de um material flexível tal como uma corrente de arame, por exemplo, e é usada uma ferramenta de conexão variável permitindo que pelo menos um dos blocos de anel superior e inferior seja móvel na direção horizontal. Tal ferramenta de conexão 13 (a "ferramenta de conexão 13" inclui uma ferramenta de conexão variável, daqui em diante) é montada posteriormente e usada para conectar temporariamente os blocos de anel superior e inferior um no outro. A conexão temporária pode meio da ferramenta de conexão 13 pode ser realizada simultaneamente com uma operação de corte. Isto quer dizer, ao cortar os invólucros de forno 7 e 8 em blocos de anel, isto é, antes de completar a operação de corte ou durante a operação de corte, por e-xemplo, a maior parte do invólucro de forno é cortada antecipadamente e a ferramenta de conexão é montada na parte de corte simultaneamente com a operação de corte.
Como resultado, o bloco de anel inferior é elevado e mantido no bloco de anel superior através da ferramenta de conexão 13, especialmente, o elemento de conexão 13a, depois que o bloco de anel superior e o bloco de anel inferior são separados.
Neste aspecto, o invólucro de forno permaneceu não cortado (uma parte não cortada) tão longo quanto o comprimento necessário para prender um bloco de anel inferior subsequente na etapa convencional de cortar os blocos de anel. Para o propósito de retirar um bloco de anel, todos os blocos de anel foram abaixados por meio de um macaco de elevação para serem colocados no caminhão de transporte 15 no caixão 5. O bloco de anel inferior, que deve ser retirado, não foi completamente separado até que a parte não cortada do bloco de anel superior foi cortada.
Por outro lado, os blocos de anel respectivos 4A, 4B e 4C são temporariamente conectados por meio da ferramenta de conexão 13 durante, ou antes, da operação de corte quando os blocos de anel 4A, 4b e 4C são separados, como mostrado na figura 12, na presente invenção. No caso em que o bloco de anel 4C é cortado e separado para ser retirado, por e-xemplo, os blocos de anel 4A, 4B e 4C que foram temporariamente conectados por meio da ferramenta de conexão 13, são abaixados por meio do macaco de elevação 3 fornecido no andaime fixado inferior 1 para colocar o bloco de anel 4C no caminhão de transporte 15 no caixão 5. A ferramenta de conexão 13 conectando os blocos de anel 4B e 4C é então cortada, e assim, o bloco de anel 4B e o bloco de anel 4C são completamente separados neste momento. O bloco de anel 4C é colocado no caminhão de transporte 15 para ser retirado do caixão 5 através da rampa 6, depois disto.
Como descrito acima, as partes cortadas respectivas 14 dos blocos de anel respectivos 4A a 4C são temporariamente conectados por meio da ferramenta de conexão 13 de modo a elevar e manter os blocos de anel no desmonte de um corpo de forno na presente invenção. Como mostrado na figura 11, a ferramenta de conexão 13 é formada a partir de um elemento de conexão 13a tal com o um arame e uma haste (uma haste é presa por meio de uma porca 16 na figura 11), que é montado entre os suportes 11 e 12 fixados para soldar nas superfícies externas dos invólucros de forno 7 e 8 localizados em lados superior e inferior de uma linha de corte, um par de suportes superior e inferior 11 e 12 sendo montado em vários números na direção circunferencial. Neste caso, as partes de corte respectivas dos blocos de anel 4A a 4C são completamente separadas sem deixar nenhuma parte não cortada convencional. Isto permite que nenhuma operação de corte (separação) de uma parte não cortada de um invólucro de forno seja exigida na retirada de um bloco de anel, de modo que somente uma operação de separar o elemento de conexão 13a é necessária. Consequentemente, é deixada somente uma operação simples de acordo com o método da presente invenção.
Agora, será descrito como retirar o bloco de anel 4B. Ambos os blocos 4A e 4B são baixados por meio do macaco de elevação 3 para colocar o bloco 4B no caminhão de transporte 15 no caixão 5. O elemento de conexão 13a é então cortado de modo a separar o bloco de anel 4B do bloco de anel 4A. Portanto, de acordo com o método de construção de acordo com a presente invenção exigido para uma operação de separar os blocos de anel respectivos é somente uma operação de cortar solda de vários elementos de conexão 13a por meio de um maçarico, os elementos de conexão 13a sendo montados ao longo de uma linha de corte em uma direção circunfe-rencial do forno. Isto permite que o tempo de operação seja bastante reduzido em comparação com a operação de corte convencional de uma parte não cortada.
Na figura 11, os suportes 11 e 12 e o elemento de conexão 13a, que formam a ferramenta de conexão 13, são usados para conectar temporariamente os blocos de anel superior e inferior (mostrados como os invólucros de forno 7 e 8). Eles são cortados na retirada do bloco de anel em ordem para separar os blocos de anel respectivos. O número e resistência da ferramenta de conexão 13 não são fixos na medida em que a ferramenta de conexão 13 pode abaixar e prender o bloco de anel inferior subsequente. O elemento de conexão do exemplo mostrado na figura 11, por exemplo, é formado a partir de uma combinação do elemento de conexão (JP-B-H6-71999, JP-A-2006-125563 e outros) é usado, no entanto, é somente exigido um arame estirado entre os suportes 11 e 12 como o elemento de conexão 13a, como mostrado na figura 17. Isto permite que a conexão seja simplificada e a parte de operação seja realizada de modo fácil e rápido. Na descrição, é exemplificada uma operação de corte da ferramenta de conexão 13 na separação dos blocos de anel respectivos. Destacar a porca 16, no entanto, pode também conseguir a separação. Qualquer uma operação de corte e separação pode ser selecionada de acordo com os conteúdos da construção.
Agora, será descrito como outra modalidade da invenção com base em um exemplo de desmontar um corpo de forno antigo, um método de construção no qual cada bloco de anel é elevado individualmente por meio de um macaco de elevação (tal como um assim chamado "macaco de furo central" usando vários arames para realizar igualmente a elevação e abaixamento), o macaco de elevação sendo fornecido separadamente no andaime fixado e/ou a coluna de suporte. A modalidade é um exemplo de desmontar dividindo um corpo de forno 4 em blocos de anel 4A a 4D como mostrado na figura 13. O exemplo é diferente daquela da figura 9 em que os blocos de anel 4A, 4B e 4C são elevados separadamente por meio de um macaco de elevação 3a para elevar os blocos de anel 4A e 4B e um macaco de elevação 3b para elevar o bloco de anel 4C. Outros pontos, tais como corte, separação, retirada e similar, no desmonte de um corpo de forno antigo, no entanto são os mesmos que no exemplo mostrado na figura 9. A descrição concreta adicional será fornecida abaixo. A modalidade é caracterizada pelo fato de que os blocos de anel 4A e 4B e o bloco de anel 4C são elevados respectivamente por meio de macacos de elevação diferentes 3a e 3b na retirada do bloco de anel inferior 4C subsequentemente ao bloco de anel de seção de fundo de forno 4D enquanto os blocos de anel 4A e 4B são temporariamente conectados por meio da ferramenta de conexão 13, como mostrado na figura 14. Isto quer dizer, o bloco de anel 4C é separado quando deve ser abaixado como mostrado na figura 14 desde que seja mantido por meio do macaco de elevação 3b diferentemente dos blocos de anel 4A e 4B. O bloco de anel abaixado 4C é colocado no caminhão de transporte 15 no caixão 5 para ser retirado. A fim de separar os blocos de anel superior 4A e 4B, a maior parte do invólucro de forno do corpo de forno antigo é cortada antes ou durante a operação de corte do invólucro de forno ou quando o invólucro de forno é cortado no formato de um anel. A ferramenta de conexão 13 é montada em uma parte, que foi cortada, para conectar temporariamente os blocos de anel 4A e 4B. Os blocos de anel 4A e 4B tendo sido temporariamente conectados por meio da ferramenta de conexão 13 são baixados pro meio do macaco de elevação 3a depois disto. O elemento de conexão 13a da ferramenta de conexão 13, que conecta os blocos de anel 4A e 4B, é então cortado, de modo que os blocos de anel 4A e 4B são completamente separados neste momento. Isto permite que o bloco de anel 4B seja retirado, O bloco de anel 4A é finalmente baixado para ser retirado, o corpo de forno antigo está assim completamente desmontado.
Agora, será descrita uma modalidade da montagem de um novo corpo de forno de acordo com o método da presente invenção com base em um exemplo mostrado nas figuras 15 a 19. A modalidade é um método também aplicado para a construção de um novo corpo de forno. Na operação de montagem de novo corpo de forno, o bloco de anel de seção de topo de forno 4A, que está localizado no topo do corpo de forno, é carregado para o caixão 5 através da inclinação 6 enquanto é colocado no caminhão de transporte 15, como mostrado na figura 15.0 bloco de anel de seção de topo de forno 4A é então elevado por meio de um arame de elevação do macaco de elevação 3a., a partir do acima descrito, o bloco de anel superior 4B, que está localizado sob o bloco de anel de seção de topo de forno 4A localizado no topo do forno, é carregado para o caixão 5 por meio do caminhão de transporte 15 de modo a ser fornecido em um espaço criado para elevar o bloco de anel 4A, como mostrado na figura 16. Uma parte terminal inferior do bloco de anel 4A é conectada temporariamente com a parte terminal superior do bloco de anel 4B por meio da ferramenta de conexão 13. A figura 17 mostra um exemplo da conexão temporária do bloco de anel de seção de topo de forno 4A e o bloco de anel superior 4B. No caso da conexão temporária mostrada na figura 17, os suportes 11 e 12 são soldados e fixados antecipadamente em uma parte terminal inferior do invólucro de forno 7 do bloco de anel de seção de topo de forno 4A e uma parte terminal superior do invólucro de forno 8 do bloco de anel superior 4B. Entre os suportes 11 e 12, é fornecido o elemento de conexão 13a tal como um arame ou uma haste, um arame do dispositivo de sujeição de arame 13b no exemplo mostrado na figura 17. Os suportes 11 e 12 são assim conectados para formar a ferramenta de conexão 13, que é usada no exemplo.
Em torno de 10 a 70 ferramentas de conexão 13 são fornecidas em uma direção circunferencial do forno. Basicamente, são usadas ferramentas de conexão similares às ferramentas de conexão acima mencionadas usadas no desmonte. Usando uma ferramenta de conexão variável tendo uma estrutura que qualquer um ou ambos os bloco de anel de seção de topo de forno 4A e o bloco de anel superior 4B são móveis em uma direção horizontal em uma condição de conexão temporária dos blocos de anel 4A e 4B, no entanto, é eficaz desde que centralize no caixão 5 sendo necessária na montagem de um novo corpo de forno.
Como tal, uma ferramenta de conexão variável 13, por exemplo, preferível é uma formada de um material flexível entre os suportes 11 e 12, o material flexível permitindo que pelo menos um dos blocos de anel se mova na direção horizontal mesmo na condição da conexão temporária, ou um meio de conexão que permite o movimento horizontal do bloco de anel. Um arame, uma corrente e tal, que pode suportar uma carga pesada, são preferidos como o material principal enquanto uma haste é de preferência usada como o último meio.
Adicionalmente, a ferramenta de conexão variável 13 de preferência tem uma estrutura de um assento de mancai fornecido em lados de suportes 11 e 12, o assento de mancai capaz de corresponder com uma inclinação da haste em uma operação do movimento horizontal, ou uma estrutura de um suporte fornecido com uma abertura tendo um diâmetro capaz de permitir uma inclinação da haste. Os suportes superior e inferior 11 e 12, que são formados em um par e fornecido em vários pares, são de preferência fornecidos de modo substancialmente horizontal. A ferramenta de conexão 13 usada em uma etapa de desmontar um corpo de forno antigo é somente para elevar e prender o bloco de anel inferior. Consequentemente, nenhuma ferramenta de conexão variável como descrita acima é exigida desde que não existe necessidade de centralização e alinhamento e a ferramenta de conexão 13 deve ser cortada posteriormente. A ferramenta de conexão variável, no entanto, pode ser usada na etapa de desmonte. É preferível fornecer uma parte de preparação de borda 21 para conexão de solda em um espaço entre os invólucros de forno 7 e 8 dos blocos de anel superior e inferior, que devem ser conectados na montagem de um novo corpo de forno.
Depois disto, os blocos de anel inferiores 4C e 4D são carregados e colocados no caixão 5, como mostrado nas figuras 18 e 19. Os blocos de anel 4C e 4B são temporariamente conectados por meio da ferramenta de conexão variável 13, por exemplo, em maneira similar ao método mostrado na figura 15 de modo a realizar a elevação e retenção.
Na descrição acima, um novo corpo de forno é dividido em quatro como um exemplo. A divisão é feita em três, cinco, seis ou mais em alguns casos de acordo com o tamanho do alto-forno. O método de conexão pode ser similar ao acima mesmo em tal caso. O bloco de anel de seção de fundo de forno 4D, que deve ser localizado na posição mais baixa, é então carregado de acordo com uma etapa similar à acima. O bloco de anel de seção de fundo de forno 4D é temporariamente conectado por meio da ferramenta de conexão variável 13 da mesma maneira. Todos os blocos de anel 4A, 4B, 4C e 4D são coletivamente elevados enquanto o caminhão de transporte 15 é afastado de modo que os blocos de anel seriam fixados no caixão 5. O bloco de anel de seção de fundo de forno mais baixo 4D é centralizado, e então, os blocos de anel 4C, 4B e 4A são centralizados e empilhados em ordem a partir do bloco de anel superior.
Na invenção, pode ser considerado um método em que os blocos de anel 4C a 4A são uma vez mais levantados coletivamente para carregar o bloco de anel de seção de fundo de forno mais baixo 4D, a centralização é realizada para o propósito de especificar uma localização de construção do bloco de anel de seção de fundo mais baixo 4D, o bloco de anel de seção de fundo mais baixo 4D é fixado, e então, os blocos de anel 4A, 4B e 4C, que foram elevados, são centralizados e empilhados em ordem do bloco de anel superior 4C, o bloco de anel 4B e o bloco de anel 4A. O bloco de anel de seção de fundo de forno 4D é extremamente pesado especialmente no caso de edificar uma construção de tijolos (incluindo refratários monolíticos) no bloco de anel de seção de fundo de forno mais baixo 4D antecipadamente. Isto possibilita uma rachadura e similar da construção de tijolo devido a uma curva do bloco de anel no levantamento do bloco de anel. Neste caso, o bloco de anel de seção de fundo de forno mais baixo 4D que foi carregado, é movido e centralizado para posicionar sem elevar o bloco de anel 4D, e então, completamente fixado no caixão 5.
Depois disto, os blocos de anel 4A, 4B e 4C tendo sido levantados como descrito acima são centralizados e alinhados com respeito ao bloco de anel de seção de fundo mais baixo 4D fixado para serem empilhados em ordem a partir do bloco de anel superior 4C.
Na operação de centralização e alinhamento, uma superfície lateral do bloco de corpo de forno superior é empurrada em uma direção horizontal ou uma direção circunferencial do forno por meio dos vários macacos de elevação 3a para realizar a centralização e alinhamento com o corpo de forno. A centralização é realizada em ordem a partir do bloco de anel 4D, por exemplo. No caso da diferença em centralização (diferença sobre 5 mm em localização do bloco de anel tendo o diâmetro de 12 a 19 mm, por exemplo), uma superfície lateral do bloco de anel superior 4C é empurrada na direção horizontal ou na direção circunferencial do forno por meio do macaco de elevação 3a para ser centralizada e alinhada com o bloco de anel inferior 4D para o propósito de posicionamento. Usar a ferramenta de conexão variável 13 neste momento permite que a operação seja realizada de modo simples e rápido na medida em que os blocos de anel superiores 4B e 4C são móveis na direção horizontal. A operação de centralização e alinhamento é similarmente realizada entre os blocos de anel 4B e 4C e entre os blocos de anel 4A e 4B.
Os blocos de anel 4A a 4D, que foram centralizados e alinhados como descrito acima e foram empilhados, são soldados e conectados completamente depois disto. Isto é, depois das etapas de carregar, conectar temporariamente, centralizar, alinhar e empilhar os blocos de anel respectivos 4A a 4D, que devem ser formados em um novo corpo de forno, a parte de preparação de borda 21 fornecida no espaço é soldada e conectada,que deve ser uma parte de conexão dos blocos de anel adjacentes. A montagem do corpo de forno é assim completada. A ferramenta de conexão 13 tem a solda cortada para ser removida na conclusão ou depois da operação acima.
Outra modalidade adicional da presente invenção é um método de construir e reformar um alto-forno em que os blocos de anel são respectivamente elevados por meio dos macacos de elevação tendo papéis diferen- tes, os macacos de elevação separadamente fornecidos de modo que uma localização da elevação do bloco de anel seria em um andaime fixado 2 do alto-forno e/ou a coluna de suporte 1.
Um exemplo da modalidade será descrita com base nas figuras 20 a 24. A figura 20 mostra uma condição que o bloco de anel de seção de topo de forno 4A fornecido no topo é carregado e conduzido. O bloco de anel superior subsequente 4B é carregado depois que o bloco de anel de seção de topo de forno 4A é carregado, como mostrado na figura 21. Na modalidade, o bloco de anel de seção de topo de forno 4A e o bloco de anel superior 4B são temporariamente conectados por meio da ferramenta de conexão 13, para ser elevados e mantidos juntos por meio do macaco de elevação 3a. O bloco de anel de seção de topo de forno 4A e o bloco de anel superior 4B, que foram presos por meio do macaco de elevação 3a, são elevados enquanto o bloco de anel inferior adicional subsequente 4C é carregado para o espaço sob os blocos de anel 4A e 4B, como mostrado na figura 22. O bloco de anel inferior 4C é mantido por meio do macaco de elevação 3b diferente do macaco de elevação 3a. O bloco de anel inferior 4C é elevado por meio do macaco de e-levação diferente 3b, como mostrado na figura 23. Em um espaço sob o bloco de anel 4C, é carregado o bloco de anel de seção de fundo de forno mais baixo 4D. O bloco de anel inferior 4C e o bloco de anel de seção de fundo de forno 4D são temporariamente conectados e elevados e retidos por meio da ferramenta de conexão variável 13, de preferência. O bloco de anel inferior 4C e o bloco de anel de seção de fundo de forno 4D são móveis na direção horizontal na medida em que são elevados e retidos através da ferramenta de conexão variável 13. Isto permite que o bloco de anel de seção de fundo de forno 4D seja fixado de modo simples e rápido no caixão 5 e centralizado. Além do mais, ambos os blocos de anel inferiores 4C e 4B se movem facilmente na direção horizontal ao centralizar e alinhar os blocos de anel inferiores 4C e 4B, no caso em que o bloco de anel 4B é elevado e retido no bloco de anel de seção de topo de forno 4A elevado e retido no bloco de anel de seção de topo de forno 4A através da ferramenta de conexão variável 13.
Isto resulta na centralização e alinhamento do bloco de anel superior e o bloco de anel inferior. O bloco de anel de seção de fundo de forno 4D é colocado em uma armação de ajuste de nível 17, que pode ser ajustada ao mesmo nível que o caixão 5, e carregado como mostrado na figura 24, no caso de usar o caminhão de transporte 15 sem a rampa 6 mostrada na figura 23. O bloco de anel de seção de fundo de forno 4D é colocado em um caminhão 20, que se desloca em um trilho 18. O bloco de anel inferior 4C é elevado por meio do macaco de elevação 3b. O bloco de anel de seção de fundo de forno mais baixo 4D é movido no trilho 19 para ser carregado em um espaço sob o bloco de anel inferior elevado 4C. É também possível conectar temporariamente e elevar o bloco de anel inferior 4C e o bloco de anel de seção de fundo de forno 4D através da ferramenta de conexão variável 13.
Na presente invenção, um novo alto-forno pode ser construído de acordo com ainda outra modalidade descrita abaixo. A figura 25 mostra um exemplo de blocos de anel divididos em três 4A, 4B e 4C. Os blocos de anel 4A e 4B são temporariamente conectados por meio da ferramenta de conexão variável 13.0 bloco de anel de seção de fundo de forno mais baixo 4C é transportado através da armação de ajuste de nível geral 17 no caso em que a altura do caminhão de transporte 15 (também referido como uma unidade de plataforma móvel) é diferente da altura do caixão em que o corpo de forno é fixado. O bloco de anel de seção de fundo de forno 4C pode ser movido da posição do caminhão de transporte através do trilho 18 fornecido na armação para o trilho 19 fornecido no caixão 5 para ser colocado no caixão 5, como mostrado na figura 25. O trilho 19 pode ser encoberto ou removido depois que o bloco de anel de seção de fundo de forno 4C é fixado. Adicionalmente, pode ser usado um rodízio de ar capaz de mover um material pesado e ajuste fino de uma localização para instalação em vez de trilho. O bloco de anel superior 4B pode ser centralizado, alinhado e fixado no bloco de anel de seção de fundo de forno mais baixo 4C por movimento paralelo de modo que o bloco de anel 4B é empurrado para a esquer- da e direita, similar à descrição acima. Na estrutura em que os blocos de anel são divididos em três, o bloco de anel 4B capaz de movimento paralelo está localizado acima do bloco de anel de seção de fundo de forno 4C, que é fixado somente por movimento. Isto significa centralização e alinhamento rápidos e fáceis. O bloco de anel 4A é colocado no bloco de anel 4B depois que o bloco de anel 4B é centralizado e alinhado para ser fixado. Os blocos de anel 4A e 4B e os blocos de anel 4B e 4C são soldados e conectados respectivamente um no outro para completar a montagem do corpo de forno. Os blocos de anel 4A e 4B são temporariamente conectados por meio da ferramenta de conexão variável 13.0 macaco de elevação 3c para o bloco de anel 4B, que é mostrado por uma linha pontilhada na figura 25, no entanto, pode ser usado para o propósito de segurança. Na centralização, carregar uma carga de elevação principalmente pela ferramenta de conexão variável 134 permite que o ajuste da centralização por movimento paralelo seja obtido.
Na estrutura dos blocos de anel dividida em quatro, uma operação de soldar e conectar os invólucros de forno 7 e 8 e uma operação de centralizar os blocos de anel respectivos 4A a 4C localizados no lado superior do bloco de anel de seção de fundo de forno 4D pode ser realizada em paralelo com uma operação de empilhar tijolos no fundo do forno no bloco de anel de seção de fundo de forno 4D embora isto convencionalmente leve muito tempo para as operações anteriores. Como resultado, de acordo com a invenção, as operações de centralizar e empilhar os blocos de anel localizados no lado superior do bloco de anel inferior 4C e as operações de soldar e conectar os blocos de anel respectivos 4C e 4D podem ser realizados em 20 a 30 dias, que foram convencionalmente necessários para uma operação de empilhar os tijolos no fundo do forno no bloco de anel de seção de fundo de forno 4D. Isto dá tempo para um período de construção.
Além do mais, o bloco de anel 4b pode ser centralizado e fixado no bloco de anel de secção de fundo de forno 4C logo depois que o bloco de anel de seção de fundo de forno 4C é centralizado e fixado no exemplo dos blocos de anel divididos em três de 4A, 4B e 4C. A figura 26(a) mostra um exemplo da ferramenta de conexão variável 13, que tem uma estrutura de ligação paralela formada a partir de uma combinação de um par de suportes 11 e 12 e o elemento de conexão (haste) 13a. A figura 26(b) mostra um exemplo de um dispositivo de sujeição de a-rame 13b usando um arame como o elemento de conexão 13a. A figura 26 também mostra um exemplo de conexão temporária por meio do dispositivo de sujeição de arame em que um arame é preso para reter o arame nos suportes 11 e 12 e a unidade de arame é fixado hidraulicamente.
Tal conexão dos blocos de anel respectivos 4A e 4B por meio dos vários tipos de ferramenta de conexão 13 incluindo uma ferramenta de conexão variável é apenas uma conexão temporária (junta) somente para carregar uma carga do bloco de anel superior 4B sob a parte conectada. Isto não exige nenhuma operação de centralização. Consequentemente, as operações podem ser completadas em uma hora. A partir deste ponto de vista, o período de construção pode ser enormemente reduzido, comparado com o caso convencional que leva de 10 a 20 horas para conexão de blocos de um novo corpo de forno.
Na reforma de um alto-forno, dezenas de operadoras de solda foram fornecidas convencionalmente em torno do invólucro de forno para realizar operações noite e dia continuamente. De acordo com a presente invenção, no entanto, tal operação não é mais exigida e somente uma operação normal deve ser realizada. Isto faz a qualidade de operação ser aperfeiçoada. Além do mais, a fim de centralizar o corpo de forno, centralizar e alinhar o bloco de anel de seção de fundo de forno 4D com o centro do caixão 5 permite que a centralização e alinhamento dos blocos de anel subsequentes com o centro do de cima em ordem para serem exigidos somente depois disto. Consequentemente, a influência convencional de um centro de um macaco elevando um corpo de forno pode ser removida, de modo que a precisão em instalação pode ser aperfeiçoada.
No acima, foi descrito que o método de construção de bloco de anel na qual a rampa 6 é fornecida no mesmo nível que o caixão 5. No caso em que é difícil fornecer uma rampa na medida em que o nível do caixão 5 á alto, no entanto, outro método pode ser adotado. Isto quer dizer, a armação de ajuste de nível 17 é fornecida no caminhão de transporte 15 para estender o trilho 18 na mesma, o trilho 19 no forno, que deve ser localizada no mesmo nível que o trilho 18, é fornecido também no caixão 5, o caminhão 20 é colocado nos trilhos 18 e 19, e os blocos de anel de corpo de forno 4A a 4D respectivos são colocados no caminhão 20 para carregar ou descarregar os blocos de anel do corpo de forno novo ou antigo como mostrado na figura 24. Realizar as operações da conexão para o desmonte dos blocos de anel do corpo de forno antigo e a operação de carregar e conectar os blocos de anel do corpo de forno novo, como descrito acima, permite que as etapas de reforma e construção de um alto-forno, que incluem operações de retirar e carregar blocos de anel dos corpos de forno novo e antigo, sejam encurtadas e vistas de um período de construção mais do que o caso convencional. APLICABILIDADE INDUSTRIAL O método de reformar e construir um alto forno de acordo com a presente invenção é aplicável não somente no caso do método de construção de bloco de anel acima mencionado, mas também como uma tecnologia de reforma e construção tendo a estrutura basicamente similar em outro campo técnico.
REIVINDICAÇÕES

Claims (8)

1. Método para construir e reformar um corpo de alto-forno (4), compreendendo: montar um novo corpo de forno (4) de um alto-forno para construir o corpo de alto-forno (4) conduzindo e empilhando blocos de anel (4A, 4B, 4C, 4D) para o novo corpo de forno (4) em ordem a partir do bloco de anel superior (4A), os blocos de anel (4A, 4B, 4C, 4D) sendo formados dividindo o corpo de alto-forno (4) em vários elementos verticalmente; ou reformar o corpo de alto-forno (4) cortando um corpo de forno antigo de um alto-forno existente em vários números verticalmente, retirando e desmontando os vários blocos de anel (4A, 4B, 4C, 4D) cortados em ordem a partir do bloco de anel inferior (4D), e então, conduzindo e empilhando os blocos de anel (4A, 4B, 4C, 4D) para o novo corpo de forno (4) em ordem a partir do bloco de anel superior (4A), os blocos de anel (4A, 4B, 4C, 4D) sendo formados dividindo o corpo de alto-forno em vários números verticalmente, para montar o corpo de alto-forno, caracterizado pelo fato de que: as partes de conexão respectivas ou partes cortadas de blocos (14) de anel superior (4A) e inferior (4B, 4C, 4D) são temporariamente conectadas por meio de uma ferramenta de conexão (13) antecipadamente antes que os blocos de anel (4A, 4B, 4C, 4D) sejam soldados e conectados ou cortados, e desse modo, o bloco de anel inferior (4B, 4C, 4D) é elevado e mantido no bloco de anel superior (4A, 4B, 4C) em pelo menos uma da etapa de montar o novo corpo de fomo (4) e a etapa de desmontagem do corpo de forno (4) antigo para montar o novo corpo de forno (4).
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que, na etapa de montar o novo corpo de forno (4), uma parte de extremidade inferior do bloco (4B, 4C, 4D) de anel a ser localizado em um lado superior do bloco de anel (4A, 4B, 4C) recentemente carregado e uma parte de extremidade superior do bloco de anel (4A, 4B, 4C) a ser localizada em um lado inferior, são temporariamente conectados por meio da ferramenta de conexão (13) para conexão temporária, os blocos de anel superior e infe- rior (4A, 4B, 4C, 4D) são empilhados para montar o corpo de forno (4), e então, os blocos de anel superior e inferior (4A, 4B, 4C, 4D) são centralizados e alinhados com respeito um ao outro para realizar solda e conexão.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que, na etapa de desmontar o corpo de forno (4) antigo, para o propósito de desmontar o corpo de forno (4) antigo, a ferramenta de conexão (13) é montada em várias partes ao longo de uma linha de corte entre o bloco de anel inferior (4B, 4C, 4D) localizado em um lado inferior e o bloco de anel superior (4A, 4B, 4C) localizado em um lado superior do bloco de anel inferior (4B, 4C, 4D) durante o corte, ou antes, do corpo de modo a conectar temporariamente os blocos respectivos, os blocos de anel (4A, 4B, 4C, 4D) são completamente separados ao longo da linha de corte sem deixar nenhuma parte não cortada, e então, a ferramenta de conexão (13) é cortada ao retirar os blocos de anel, para separar os blocos de anel (4A, 4B, 4C, 4D) respectivos em ordem para a retirada.
4. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que a conexão temporária dos blocos de anel (4A, 4B, 4C, 4D) superior e inferior por meio da ferramenta de conexão (13) na montagem ou desmontagem é realizada por meio de uma ferramenta de conexão (13) variável compreendendo um elemento de conexão (13a) montado entre um par de suportes (11, 12), o elemento de conexão (13a) sendo horizontal mente móveis através do par de suportes (11,12), os suportes (11, 12) sendo fornecidos em vários pares e fixados ao longo da parte de conexão ou as partes cortadas (14) em uma direção circunferencial do forno (4).
5. Método, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que, a ferramenta de conexão (13) variável compreende os suportes (11, 12) e o elemento de conexão (13a) para formar um mecanismo de ligação paralelo.
6. Método, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que um material flexível é usado para o elemento de conexão (13a).
7. Método, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que, o elemento de conexão (13a) é formado a partir de uma haste.
8. Método, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que, o material flexível é um arame ou uma corrente.

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP5540568B2 (ja) 高炉炉体の建設および改修の方法
KR100468106B1 (ko) 고로의 단기 개수·건설방법 및 설비
US11953151B2 (en) Method of manufacturing a pressure vessel
JP2019073920A (ja) セントル内の天井型枠の撤去方法および受け構台
US3970200A (en) Gantry
JP2005282096A (ja) トンネル内におけるコンクリート打設用型枠支持装置組立方法、トンネル内におけるコンクリート打設用型枠支持装置解体方法、トンネル内のコンクリート打設用型枠支持装置に対する昇降装置及び昇降機構
BRPI0916610B1 (pt) Method for building and reforming high-oven body
US6403021B1 (en) Method of constructing a blast furnace body and lifting transfer apparatus
JP6839681B2 (ja) 鉄塔支持型煙突の解体方法
JP4984493B2 (ja) 高炉解体方法および高炉建設方法
JP2005273178A (ja) 高架橋の解体撤去工法
BRPI0609604A2 (pt) método de transporte de manta de fundo de forno para alto forno
JP6375124B2 (ja) スリップフォーム工法を用いたコンクリート構造物の施工において用いられるコンクリート打設システム及びコンクリート打設方法
JP2017125411A (ja) タービンケーシング回転装置
JP2005139482A (ja) 熱風炉の改修方法
JP4784209B2 (ja) 高炉建設方法および高炉解体方法
JP7163167B2 (ja) 炉体の解体方法
JP4784215B2 (ja) 高炉鋳床構築方法
JP4064002B2 (ja) 高炉の炉体マンテルの解体方法
JPH10102778A (ja) 高炉炉体構築方法
JP4530841B2 (ja) 熱風環状管の設置方法
JP2016130439A (ja) ベント組立装置、及びベント連結体組立方法
TWI564462B (zh) 圓筒型槽的建構方法
JP2005264223A (ja) 環状管の組立方法およびその支持構造
JP2020133264A (ja) コンクリート柱の型枠構築装置およびそれを用いたコンクリート柱の型枠構築方法