BRPI0908704B1 - Dispensador aerossol - Google Patents

Dispensador aerossol Download PDF

Info

Publication number
BRPI0908704B1
BRPI0908704B1 BRPI0908704-4A BRPI0908704A BRPI0908704B1 BR PI0908704 B1 BRPI0908704 B1 BR PI0908704B1 BR PI0908704 A BRPI0908704 A BR PI0908704A BR PI0908704 B1 BRPI0908704 B1 BR PI0908704B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
dispensing head
projection
container
aerosol dispenser
training
Prior art date
Application number
BRPI0908704-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Nigel H. Mclisky
Original Assignee
S.C. Johnson & Son Inc.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by S.C. Johnson & Son Inc. filed Critical S.C. Johnson & Son Inc.
Publication of BRPI0908704A2 publication Critical patent/BRPI0908704A2/pt
Publication of BRPI0908704B1 publication Critical patent/BRPI0908704B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65DCONTAINERS FOR STORAGE OR TRANSPORT OF ARTICLES OR MATERIALS, e.g. BAGS, BARRELS, BOTTLES, BOXES, CANS, CARTONS, CRATES, DRUMS, JARS, TANKS, HOPPERS, FORWARDING CONTAINERS; ACCESSORIES, CLOSURES, OR FITTINGS THEREFOR; PACKAGING ELEMENTS; PACKAGES
    • B65D83/00Containers or packages with special means for dispensing contents
    • B65D83/14Containers or packages with special means for dispensing contents for delivery of liquid or semi-liquid contents by internal gaseous pressure, i.e. aerosol containers comprising propellant for a product delivered by a propellant
    • B65D83/16Containers or packages with special means for dispensing contents for delivery of liquid or semi-liquid contents by internal gaseous pressure, i.e. aerosol containers comprising propellant for a product delivered by a propellant characterised by the actuating means
    • B65D83/26Containers or packages with special means for dispensing contents for delivery of liquid or semi-liquid contents by internal gaseous pressure, i.e. aerosol containers comprising propellant for a product delivered by a propellant characterised by the actuating means operating automatically, e.g. periodically
    • B65D83/262Containers or packages with special means for dispensing contents for delivery of liquid or semi-liquid contents by internal gaseous pressure, i.e. aerosol containers comprising propellant for a product delivered by a propellant characterised by the actuating means operating automatically, e.g. periodically by clockwork, motor, electric or magnetic means operating without repeated human input

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Dispersion Chemistry (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Containers And Packaging Bodies Having A Special Means To Remove Contents (AREA)
  • Nozzles (AREA)
  • Transition And Organic Metals Composition Catalysts For Addition Polymerization (AREA)

Abstract

dispensador de aerossol um dispensador de aerossol inclui a cabeça de dispensar (1) adaptada para fixar em um recipiente aerossol (2). a cabeça de dispensar (1) inclui um mecanismo de capacitação (8) e um mecanismo de engate (9) e o recipiente (2) inclui uma projeção de capacitação (3) e a projeção de engate (10). o mecanismo de engate (9) engata de modo liberável a projeção de engate (10) para fixar a cabeça de dispensar (1) ao recipiente (2) de modo que a projeção de capacitação (3) engata o mecanismo de capacitação (8) para dispor o dispensador de aerossol em uma condição operável.

Description

“DISPENSADOR AEROSSOL”
Campo da Invenção
A presente invenção se refere a dispensadores de aerossol, e mais particularmente mas não exclusivamente, a dispensadores de aerossol que são seletivamente ativados para 5 permitir a dispensa automática do aerossol.
Antecedentes
Diversas formas de dispensadores de aerossol são conhecidas. Por exemplo, WO 95/19304 reporta um dispensador aerossol automático para dispensar substâncias fluíveis, tais como repelentes de insetos, purificadores de ar, ou neutralizadores de odor que são 10 proporcionados em forma fluida. Tipicamente, os referidos dispensadores são proporcionados em pelo menos duas partes, as quais são a cabeça de dispensar e o recipiente de recarga que contém a substância fluível.
O documento WO 2006/064187 divulga um dispositivo de dispersão de material tendo um recipiente de material e uma seção de dispensação com uma cabeça de dispersão 15 operável para controle de dispersão de um material a partir de um recipiente desse material.
O dispositivo compreende meios de bloqueio eletromagnético que compreendem uma primeira parte associada com o recipiente de material e uma segunda parte associada a uma seção distribuição, em que o meio de bloqueio eletromagnético é adaptado para requerer proximidade da primeira e segunda partes uma a outra para adotar uma configuração de 20 desbloqueado.
Uma vez que os referidos dispensadores de aerossol são ativados os mesmos intermitentemente liberam a substância fluível como explosões de vapor até que os mesmos são desativados, tenham a energia esgotada, ou tenham o material fluível esgotado.
Entretanto, uma vez ativado o mecanismo de dispensar irá periodicamente ativar 25 independente de se há ou não um recipiente de recarga fixado à cabeça de dispensar. Isto pode ocorrer se o meio de ativação (por exemplo, chave ou tecla) for acidentalmente pressionado. Isto resulta em um desgaste do mecanismo de dispensar com o tempo e a necessidade de substituir toda a unidade, e não apenas o recipiente recarregável.
É um objetivo da presente invenção proporcionar um dispensador aerossol que su30 pere ou pelo menos melhore algumas das desvantagens acima mencionadas ou que pelo menos proporcione o público com uma escolha útil.
Outros objetivos da presente invenção podem se tornar aparentes a partir da descrição a seguir que é oferecida apenas por exemplo.
Sumário
Em termos amplos, um aspecto da presente invenção compreende uma cabeça de dispensar adequada para associação com, ou associado com, um recipiente pressurizado que é equipado com um colar que coloca um dispensador aerossol automático em uma
Petição 870180147575, de 01/11/2018, pág. 8/20 condição operável na qual o mesmo pode ser ativado.
Em termos amplos, um aspecto da presente invenção compreende um recipiente pressurizado para fixação à cabeça de dispensar para liberar conteúdo pressurizado a partir do recipiente, o recipiente compreendendo:
Uma projeção de engate de cabeça de dispensar que se estende a partir da superfície de topo do recipiente, através da qual o conteúdo deve ser, e pode ser, liberado sob o controle da cabeça de dispensar quando engatada ao recipiente e ativada, e
Uma projeção de capacitação que se estende a partir da superfície de topo do recipiente pretendida e capaz de operar um mecanismo de capacitação da cabeça de dispensar 10 de modo que quando em uma condição operável, ou com outra entrada controlada, o conteúdo do recipiente pode ser dispensado a partir do recipiente por meio de a cabeça de dispensar uma vez ativada.
Em uma modalidade, a projeção de engate se salienta a partir da superfície de topo do recipiente e se conjuga com uma abertura complementar em um mecanismo de engate 15 na cabeça de dispensar. Preferivelmente, a abertura complementar no mecanismo de engate inclui uma rosca de parafuso. Mais preferivelmente, a projeção de engate compreende uma válvula.
Em uma modalidade, a projeção de capacitação pelo menos parcialmente circunda a projeção de engate. Preferivelmente, a projeção de capacitação completamente circunda a 20 projeção de engate. Mais preferivelmente, a projeção de capacitação circunda a projeção de engate em uma maneira contornada.
Em uma modalidade, a projeção de capacitação é formada integralmente com uma tampa de válvula.
Em uma modalidade, a projeção de capacitação é equipada sobre a superfície de topo do recipiente pressurizado. Preferivelmente, a projeção de capacitação é fixada em posição pela projeção de engate. Mais preferivelmente, a projeção de capacitação é fixada sobre a superfície de topo do recipiente pressurizado pela projeção de engate.
Em uma modalidade, o mecanismo de capacitação entra em contato, seja direta ou indiretamente, com a projeção de capacitação com o engate completo do recipiente pressu30 rizado com a cabeça de dispensar. Preferivelmente, o engate ocasiona o deslocamento do mecanismo de capacitação, deste modo posicionando a cabeça de dispensar em uma condição operável. Mais preferivelmente, o mecanismo de capacitação é um came e opera, sob deslocamento, uma chave para dispor a cabeça de dispensar em uma condição operável.
Em uma modalidade, a chave do mecanismo de capacitação é conectada, seja di35 reta ou indiretamente, a uma placa de circuito impresso, em que deslocamento do came, em seguida do engate do recipiente pressurizado, faz com que a chave do mecanismo de capacitação seja deslocada lateralmente para dispor a cabeça de dispensar em uma posição
Petição 870180147575, de 01/11/2018, pág. 9/20 ligada. Preferivelmente, o came é orientado para baixo. Mais preferivelmente, uma mola faz com que o came seja orientado para baixo.
Em uma modalidade, a cabeça de dispensar é ativada por uma chave, botão, ou alavanca que é separada a partir do mecanismo de capacitação. Preferivelmente, a ativação da cabeça de dispensar é por meio de uma chave.
Em termos amplos, um aspecto da presente invenção compreende, como um conjunto, uma combinação, ou kit, uma cabeça de dispensar dotada de um mecanismo de engate e uma passagem de fluido disposta através do mecanismo de engate para permitir a saída controlada de uma substância fluível. Um recipiente pressurizado é engatado no mecanismo de engate ou capaz de ser engatado no mecanismo de engate para, quando ativado, liberar a substância fluível a partir do recipiente. A cabeça de dispensar e o recipiente são dotados de características de interação especificadas a partir da projeção de engate do recipiente para interagir com a cabeça de dispensar para proporcionar ou direta capacitação de dispensar, ou com outra entrada controlada dentro da cabeça de dispensar, a liberação a partir da cabeça de dispensar da substância fluível a partir do recipiente.
Em uma modalidade, a projeção de engate do recipiente engata com a cabeça de dispensar em uma interação complementar. Preferivelmente, a projeção de engate do recipiente pressurizado e o mecanismo de engate da cabeça de dispensar são engatados por meio de uma conexão de parafuso de rosca complementar.
Em uma modalidade, uma projeção de capacitação a partir da superfície de topo de um recipiente pressurizado se conjuga com uma característica correspondente da cabeça de dispensar. Preferivelmente, a projeção de capacitação circunda, ou parcial ou completamente, a projeção de engate, e entra em contato, seja direta ou indiretamente, com o mecanismo de capacitação da cabeça de dispensar. Mais preferivelmente, a projeção de capacitação causa o deslocamento para cima do mecanismo de capacitação da cabeça de dispensar quando o recipiente pressurizado é engatado com a cabeça de dispensar.
Em uma modalidade, o engate do recipiente pressurizado com a cabeça de dispensar coloca em contato as características de interação da cabeça de dispensar e recipiente pressurizado para dispor o conjunto em uma condição operável.
Em uma modalidade, o mecanismo de capacitação é uma chave móvel. Sob engate da cabeça de dispensar com o recipiente pressurizado a chave é deslocada para cima pela projeção de capacitação do recipiente pressurizado. Preferivelmente, o mecanismo de capacitação é orientado para baixo (preferivelmente por uma mola). Mais preferivelmente, o mecanismo de capacitação compreende um came e uma chave.
Em uma modalidade, o mecanismo de capacitação é um came e uma chave ativável. O deslocamento do came em virtude do engate do recipiente pressurizado com a cabeça de dispensar faz com que a projeção de capacitação desloque o came para cima, deste
Petição 870180147575, de 01/11/2018, pág. 10/20 modo deslocando a chave lateralmente e posicionando o conjunto em uma condição operável. Preferivelmente, a chave compreende um membro deslocável conectado a uma placa de circuito impresso. Mais preferivelmente, o came entra em contato com a chave sob deslocamento para cima e faz com que a chave seja deslocada lateralmente.
Em termos amplos, um aspecto da presente invenção compreende a característica de engate de um recipiente pressurizado complementar. A característica de engate é capaz de conduzir fluido liberado a partir de um recipiente engatado sob o controle da cabeça de dispensar. Pelo menos uma característica de capacitação é proporcionada no recipiente pressurizado, que é contornada para circundar a característica de engate do recipiente, que 10 conta com uma interação com parte da cabeça de dispensar.
Em termos amplos, um aspecto da presente invenção compreende um método de introduzir um material fluível no ambiente a partir de um recipiente pressurizado compreendendo as etapas a seguir:
1. Iniciar com, ou engatar junto, a cabeça de dispensar compreendendo um meca- nismo de engate, passagem de fluido, e mecanismo de capacitação e um recipiente pressurizado contendo o material fluível e compreendendo a projeção de engate e a projeção de capacitação; :
2. A projeção de capacitação entrando em contato, seja direta ou indiretamente, com o mecanismo de capacitação sob engate da cabeça de dispensar e do recipiente pres- surizado para promover o deslocamento do mecanismo de capacitação na direção para cima;
3. O deslocamento do mecanismo de capacitação na direção para cima ativando uma chave para dispor a cabeça de dispensar em uma condição operável; e
4. Ativar a cabeça de dispensar para promover a saída do material fluível para fora 25 da cabeça de dispensar por meio da passagem de fluido.
Em uma modalidade, o mecanismo de capacitação é um came que ativa uma chave. Preferivelmente, o came faz com que a chave seja deslocada lateralmente. Mais preferivelmente, o came diretamente entra em contato com a projeção de capacitação. Em uma modalidade, a cabeça de dispensar e o recipiente pressurizado se engatam juntos usando 30 uma rosca de parafuso.
Em uma modalidade, o deslocamento para cima do came promove o deslocamento lateral da chave, que é conectada a uma placa de circuito impresso. O deslocamento da chave posiciona a cabeça de dispensar em uma condição operável. Em uma modalidade, o recipiente pressurizado apenas posiciona a cabeça de dispensar em uma condição operável 35 quando o recipiente pressurizado é completamente engatado com a cabeça de dispensar. Preferivelmente, um engate completo ocorre quando o recipiente pressurizado é completamente aparafusado dentro da cabeça de dispensar por meio da projeção de engate e do
Petição 870180147575, de 01/11/2018, pág. 11/20 mecanismo de engate.
Em uma modalidade, o came é orientado para baixo. Preferivelmente, a orientação é mediada por ação de mola.
Outros aspectos da presente invenção podem se tornar aparentes a partir da descrição a seguir que é oferecida apenas como exemplo e com referência aos desenhos anexos.
Como usado aqui o termo e/ou significa e, ou, ou ambos.
Como usado aqui (s) em seguida de um nome significa as formas plural e/ou singular do nome.
O termo compreendendo como usado na presente especificação significa consistindo pelo menos em parte de”. Quando se interpreta as designações na presente especificação que inclui o referido termo, as características, fornecidas pelo referido termo em cada determinação, todas precisam estar presentes mas outras características podem também estar presentes. Termos relacionados tais como compreende e compreendido devem ser interpretados do mesmo modo.
A presente invenção pode também amplamente ser construída para consistir de partes, elementos, e características referidas a ou indicadas na especificação do pedido, individualmente ou coletivamente, e qualquer ou todas as combinações de quaisquer duas ou mais das partes, elementos, ou características, e onde inteiros específicos são mencionados aqui os quais são dotados de conhecidos equivalentes na técnica à qual pertence a presente invenção, os referidos conhecidos equivalentes são considerados estar aqui incorporados como se individualmente determinado.
Breve descrição dos desenhos
A presente invenção será agora descrita apenas como exemplo e com referência aos desenhos anexos, nos quais:
A figura I A é uma vista isométrica de um recipiente pressurizado da técnica anterior;
A figura I B é uma vista isométrica de uma modalidade de um recipiente pressurizado;
A figura 2 é um diagrama esquemático, parcialmente em seção transversal, de uma modalidade da cabeça de dispensar engatada a uma modalidade de um recipiente pressurizado;
A figura 3 é um diagrama esquemático, parcialmente em seção transversal, da cabeça de dispensar da figura 2 em uma relação engatada com outra modalidade de um recipiente pressurizado;
A figura 4 é um diagrama esquemático, parcialmente em seção transversal, da cabeça de dispensar da figura 2 em uma relação engatada com ainda outra modalidade de um
Petição 870180147575, de 01/11/2018, pág. 12/20 recipiente pressurizado;
A figura 5 é um diagrama esquemático, parcialmente em seção transversal, de outra modalidade da cabeça de dispensar em uma relação engatada com o recipiente pressurizado da figura 2;
A figura 6A é um diagrama esquemático mostrando o mecanismo de capacitação e projeção de capacitação em uma condição inoperável; e
A figura 6B é um diagrama esquemático mostrando o mecanismo de capacitação e projeção de capacitação em uma condição operável.
Descrição Detalhada
De modo amplo é descrita uma cabeça de dispensar 1 adequada para associação com, ou associada com, um recipiente pressurizado 2, que é equipado com uma projeção de capacitação em forma de colar 3 que coloca a cabeça de dispensar 1 em uma condição operável na qual a mesma pode ser ativada.
É aqui descrito um recipiente pressurizado 2 para fixação à cabeça de dispensar 1 para liberar conteúdo pressurizado a partir do recipiente 2. O recipiente 2 compreende:
Uma projeção de engate de cabeça de dispensar 10 que se estende a partir da superfície de topo 6 do recipiente 2 através da qual o conteúdo deve ser, e pode ser, liberado sob o controle da cabeça de dispensar 1 quando engatada ao recipiente pressurizado 2 e ativada; e
Uma projeção de capacitação 3 que se estende a partir da superfície de topo 6 do recipiente pressurizado 2 pretendida, e capaz, de operar um mecanismo de capacitação 8 da cabeça de dispensar 1 de modo que quando em uma condição operável, ou com outra entrada controlada, o conteúdo do recipiente 2 pode ser dispensado a partir do recipiente 2 por meio da cabeça de dispensar 1 uma vez ativado.
Em uma modalidade, a projeção de engate 10 se salienta a partir da superfície de topo 6 do recipiente 2 e se conjuga com um mecanismo de engate complementar 9 na cabeça de dispensar 1. Preferivelmente, o mecanismo de engate complementar 9 é uma rosca de parafuso. Mais preferivelmente o mecanismo de engate 9 compreende uma válvula 4.
Em uma modalidade, a projeção de capacitação 3 pelo menos parcialmente circunda a projeção de engate 10. Preferivelmente, a projeção de capacitação 3 completamente circunda a projeção de engate 10. Mais preferivelmente, a projeção de capacitação 3 circunda a projeção de engate 10 em uma maneira contornada.
Em uma modalidade, a projeção de capacitação 3 é equipada sobre a superfície de topo 6 do recipiente pressurizado 2. Preferivelmente, a projeção de capacitação 3 é fixada em posição pela projeção de engate 10. Mais preferivelmente, a projeção de capacitação 3 é fixada sobre a superfície de topo 6 do recipiente pressurizado 2 pela projeção de engate 10.
Petição 870180147575, de 01/11/2018, pág. 13/20
Em uma modalidade, a projeção de capacitação 3 é formada integralmente com uma tampa de válvula 16.
Em uma modalidade, o mecanismo de capacitação 8 entra em contato, seja direta ou indiretamente, com a projeção de capacitação 3 com o engate completo do recipiente 5 pressurizado 2 com a cabeça de dispensar 1. Preferivelmente, o engate promove o deslocamento do mecanismo de capacitação 8, deste modo posicionando a cabeça de dispensar 1 em uma condição operável. Mais preferivelmente, o mecanismo de capacitação 8 compreende um came 5 e opera, sob deslocamento, uma chave 11 para dispor a cabeça de dispensar 1 em uma condição operável.
Em uma modalidade, a chave do mecanismo de capacitação 11 é conectada, seja direta ou indiretamente, a uma placa de circuito impresso 12, em que o deslocamento do came 5, em seguida do engate do recipiente pressurizado 2, faz com que a chave do mecanismo de capacitação 11 seja deslocada lateralmente para dispor a cabeça de dispensar 1 em uma condição operável. Preferivelmente, o came 5 é orientado para baixo. Mais preferi15 velmente, uma mola (não mostrada) faz com que o came 5 seja orientado para baixo.
Em uma modalidade, a cabeça de dispensar 1 é ativada por uma chave separada, botão, ou alavanca 13, ou semelhante, daquela do mecanismo de capacitação 8. Preferivelmente, a ativação da cabeça de dispensar 1 é por meio da chave 13.
É aqui descrito um conjunto, a combinação, ou um kit, o qual inclui uma cabeça de dispensar 1 dotada de um mecanismo de engate 9 e uma passagem de fluido disposta através da mesma para permitir a saída controlada de uma substância fluível. Um recipiente pressurizado 2 é engatado no mecanismo de engate 9 ou capaz de ser engatado no mecanismo de engate 9 para, quando ativados, liberar a substância fluível a partir do recipiente 2. A cabeça de dispensar 1 e o recipiente 2 são dotados de características de interação espe25 cificadas a partir da projeção de engate 10 para interagir com a cabeça de dispensar 1 para proporcionar ou por meio de direta capacitação de dispensar, ou por outra entrada controlada dentro da cabeça de dispensar 1, a liberação a partir da cabeça de dispensar 1 da substância fluível a partir do recipiente 2.
Em uma modalidade, a projeção de engate 10 engata com a cabeça de dispensar 1 em uma interação complementar. Preferivelmente, a projeção engatável do recipiente pressurizado 10 e o mecanismo de engate da cabeça de dispensar 9 engatam por meio da conexão de parafuso de rosca complementar.
Em uma modalidade, as características de interação compreendem uma projeção de capacitação 3 que se estende a partir da superfície de topo 6 do recipiente pressurizado 35 2 e se conjuga com a cabeça de dispensar 1. Preferivelmente, a projeção de capacitação 3 parcial ou completamente circunda a projeção de engate 10 que entra em contato, diretamente ou indiretamente, com o mecanismo de engate 9 da cabeça de dispensar 1. Mais
Petição 870180147575, de 01/11/2018, pág. 14/20 preferivelmente, a projeção de capacitação 3 promove o deslocamento para cima do mecanismo de capacitação 8 quando o recipiente pressurizado 2 é engatado com a cabeça de dispensar 1.
Em uma modalidade, o engate do recipiente pressurizado 2 com a cabeça de dis5 pensar 1 coloca em contato as características de interação da cabeça de dispensar 1 e o recipiente pressurizado 2 para dispor o conjunto em uma condição operável.
Em uma modalidade, um mecanismo de capacitação da cabeça de dispensar 8 é uma chave móvel a qual sob o engate da cabeça de dispensar 1 com o recipiente pressurizado 2 é deslocada para cima pela projeção de capacitação 3 do recipiente pressurizado 2. 10 Preferivelmente, o mecanismo de capacitação 8 é orientado para baixo (preferivelmente por uma mola). Mais preferivelmente, o mecanismo de capacitação 8 compreende um came 5 e uma chave 11.
Em uma modalidade, o mecanismo de capacitação 8 da cabeça de dispensar 1 é um came 5 e uma chave ativável 11. O deslocamento do came 5 que resulta a partir de en15 gate do recipiente pressurizado 2 com a cabeça de dispensar 1 promove o deslocamento do came 5 pela projeção de capacitação 3 para cima, deste modo deslocando a chave 11 lateralmente e posicionando o conjunto em uma condição operável. Preferivelmente, a chave 11 compreende um membro deslocável conectado a uma placa de circuito impresso 12. Mais preferivelmente, o came 5 entra em contato com a chave 11 sob deslocamento para cima e 20 faz com que a chave 11 seja deslocada lateralmente.
Aqui descrita é uma projeção de engate 10 de um recipiente pressurizado 2, a referida projeção de engate 10 sendo capaz de conduzir fluido liberado a partir do referido recipiente engatado sob o controle da cabeça de dispensar 1. A cabeça de dispensar 1 inclui pelo menos um mecanismo de engate 9. O recipiente pressurizado 2 se baseia em uma in25 teração com parte da cabeça de dispensar 1 por uma porção contornada circundando a característica de engate 10 do recipiente.
Aqui descrito é um método de introduzir um material fluível no ambiente a partir de um recipiente pressurizado 2 compreendendo as etapas a seguir:
1. Iniciar com, ou engatar junto, a cabeça de dispensar 1 compreendendo um me30 canismo de engate 9, uma passagem de fluido (não mostrada), e um mecanismo de capacitação 8, e um recipiente pressurizado 2, contendo o material fluível, e compreendendo a projeção de engate 10 e uma projeção de capacitação 3;
2. A projeção de capacitação 3 entrando em contato seja direta ou indiretamente, com o mecanismo de capacitação 8 sob engate da cabeça de dispensar 1 e o recipiente pressurizado 2 para promover deslocamento do mecanismo de capacitação 8 na direção para cima;
3. O deslocamento do mecanismo de capacitação 8 na direção para cima, deste
Petição 870180147575, de 01/11/2018, pág. 15/20 modo ativa uma chave 11 para dispor a cabeça de dispensar 1 em uma condição operável; e
4. Ativar a cabeça de dispensar 1 para promover a saída do material fluível para fora da cabeça de dispensar 1 por meio da passagem de fluido.
Em uma modalidade, o mecanismo de capacitação 8 compreende um came 5 que ativa uma chave 11. Preferivelmente, o came 5 faz com que a chave 11 seja deslocada lateralmente. Mais preferivelmente, o came 5 diretamente entra em contato a projeção de capacitação 3. Em uma modalidade, a cabeça de dispensar 1 e o recipiente pressurizado 2 se engatam juntos usando uma rosca de parafuso.
Em uma modalidade, o deslocamento para cima do came 5 promove o deslocamento lateral de a chave 11, que é conectada a uma placa de circuito impresso 12. O deslocamento lateral da chave 11 posiciona a cabeça de dispensar 1 em uma condição operável.
Em uma modalidade, o recipiente pressurizado 2 apenas posiciona a cabeça de dispensar 1 em uma condição operável quando o recipiente pressurizado 2 é completamen15 te engatado com a cabeça de dispensar 1. Preferivelmente, o engate completo ocorre quando o recipiente pressurizado 2 é completamente aparafusado dentro da cabeça de dispensar 1 por meio da projeção de engate 10 e do mecanismo de engate 9.
Em uma modalidade, o came 5 é orientado para baixo. Preferivelmente, a orientação é mediada por ação de mola.
Uma das vantagens da presente invenção é que a mesma garante que os recipientes pressurizados 2 que não são equipados com a projeção de capacitação 3 sejam incapazes de ativar a cabeça de dispensar 1. Isto também garante que a cabeça de dispensar 1 irá apenas operar se o recipiente pressurizado 2 tiver sido equipado corretamente, que a cabeça de dispensar 1 não seja inadvertidamente e inutilmente operada sem um recipiente pressurizado 2 fixado, e que apenas recipientes pressurizados especialmente formulados 2 com a projeção de capacitação 3 sejam capazes de serem usados em combinação com a cabeça de dispensar 1 de modo a proteger a cabeça de dispensar 1 a partir de reação química ou danos mecânicos.
A figura 2 mostra a cabeça de dispensar 1 e o recipiente pressurizado 2 da presen30 te invenção. Como mostrado na figura 1 B o recipiente pressurizado 2 inclui uma projeção de capacitação 3 na forma de um colar localizada na superfície superior 6 do recipiente 2.
Como mostrado na figura 1 B a projeção de capacitação 3 pode ser localizada sobre a válvula do recipiente 4. Deve ser observado que embora um colar seja ilustrado, outros mecanismos podem ser usados para ativar o mecanismo de capacitação 8. Por exem35 plo, um mecanismo parcialmente circundado ou vertical, uma rampa, ou uma projeção.
A figura 2 mostra uma vista em seção transversal parcial da cabeça de dispensar 1 equipada e conectada a um recipiente pressurizado 2 que inclui uma projeção de capacita
Petição 870180147575, de 01/11/2018, pág. 16/20 ção 3. A figura 2 adicionalmente mostra o mecanismo de capacitação 8 para a cabeça de dispensar 1.
O mecanismo de capacitação 8 é ilustrado nas figuras 2 - 6 como uma operação de came. Entretanto, deve ser observado que isto é apenas uma modalidade pela qual a pre5 sente invenção pode ser posta em prática. Outros mecanismos de capacitação 8 incluem a projeção de capacitação 3 ativando a chave 11 diretamente ao entrar em contato com a chave 11 ou pela chave 11 sendo fixada diretamente à projeção de capacitação 3.
Como mostrado na figuras 2 - 6, o mecanismo de capacitação 8 compreende um came 5 que é orientado na posição para baixo, por exemplo, por uma mola. O came 5 é 10 deslocado para cima quando um recipiente pressurizado 2 é fixado à cabeça de dispensar 1. Um método de fixação é de usar uma rosca de parafuso. O deslocamento para cima do came 5 resulta no deslocamento lateral da chave 11. O came 5 é de tal modo projetado para deslocar a chave 11 para dentro e para fora na medida em que de desloca para cima. Quando a chave 11 é deslocada para dentro a mesma ativa a placa de circuito elétrico 12 15 para eletricamente acionar a válvula de solenóide dispensador automático 14, a qual por sua vez, permite que os conteúdos do recipiente 2 fluam através do bocal de pulverização 15 para dentro da atmosfera como uma pulverização ou uma névoa.
A figura 3 mostra uma vista em seção transversal parcial de uma tampa 16 que se adapta sobre a área de topo de um recipiente pressurizado 2. A tampa 16 tem construída 20 em sua estrutura uma projeção de capacitação simulada 3 que ativa o mecanismo de capacitação 8 para dispor a cabeça de dispensar 1 em uma condição operável.
A figura 4 mostra uma vista em seção transversal parcial de uma modalidade alternativa da presente invenção, em que a projeção de capacitação 3 é formada integralmente com o recipiente 2. A projeção de capacitação 3 irá também ativar o mecanismo de capaci25 tação 8 e dispor a cabeça de dispensar 1 em uma condição operável.
A figura 5 mostra uma vista em seção transversal parcial de um mecanismo de chave alternativo, com o que o came 5 é deslocado para cima normal à chave 11 de modo que a cabeça de dispensar 1 é disposta em uma condição operável.
A figura 6 é uma vista esquemática que demonstra o efeito da ação da projeção de 30 capacitação 3 no mecanismo de capacitação 8. Na figura 6A o recipiente pressurizado 2 não é completamente aparafusado dentro da cabeça de dispensar 1 e a projeção de capacitação 3 não ativa a chave 11. Na figura 6B o recipiente pressurizado 2 é completamente aparafusado dentro da cabeça de dispensar 1 e a projeção de capacitação 3 foi deslocada para cima de modo que a mesma não ativa a chave 11.
Cada recipiente pressurizado 2 é dotado de uma abertura através da qual o material fluível pode passar. Em uma modalidade, a válvula 4 do recipiente pressurizado 2 é equipada no lado de fora da referida abertura e é fixada sobre o recipiente pressurizado 2 por
Petição 870180147575, de 01/11/2018, pág. 17/20 um processo de aperto.
Uma vez ativada, a cabeça de dispensar 1 pode repetir uma seqüência de pulverização automaticamente, deste modo permitindo o fluxo contínuo de material fluível a partir do recipiente pressurizado 2 dentro da cabeça de dispensar 1.
A presente invenção proporciona o usuário com uma série de benefícios, os quais podem ser independentes entre si, ou concorrentes, como a seguir:
1. O dispensador automático não irá operar sem o recipiente 2 estar presente. Sem a presente invenção, o dispensador automático pode continuar a operar sem um recipiente 2 conectado e não proporcionar nenhum beneficio ao usuário. Estará, portanto, usando inutilmente a energia da bateria e promovendo desgaste adicional e desnecessário do mecanismo dispensador;
2. A operação do dispensador também necessita que o recipiente 2 seja correta e completamente aparafusado dentro da cabeça de dispensar 1. Se um recipiente 2 não for completamente aparafusado dentro da cabeça de dispensar 1 é possível que o recipiente 2 seja incorretamente equipado e vaze o conteúdo do recipiente 2 no ambiente;
3. A presente invenção limita de se adaptar aerossóis não aprovados ao dispensador aerossol automático. Os conteúdos dos recipientes aerossóis não aprovados podem danificar ou de outro modo afetar a operação correta e/ou o desempenho do dispensador aerossol automático; e
4. A presente invenção é de baixo custo e é facilmente equipada em recipientes aerossóis durante a sua operação de preenchimento.
Onde na descrição anterior referências foram feitas a elementos ou inteiros dotados de equivalentes conhecidos, então os referidos equivalentes são incluídos como se os mesmos fossem individualmente determinados.
Embora a presente invenção tenha sido descrita apenas como exemplo e com referência a modalidades particulares, deve ser entendido que modificações e/ou aprimoramentos podem ser produzidos sem se desviar do âmbito ou espírito da presente invenção.
APLICABILIDADE INDUSTRIAL
Um dispensador aerossol que apenas opera quando um recipiente aerossol apropriadamente configurado é completamente instalado no mesmo foi apresentado. O dispensador aerossol permanece inoperante se estiver faltando um recipiente aerossol, deste modo usando menos energy energia e limitando o uso adicional no mecanismo dispensador.
Numerosas modificações na presente invenção serão aparentes para aqueles versados na técnica em vista da descrição anterior. Assim, a referida descrição deve ser construída apenas como ilustrativa e é apresentada para o objetivo de permitir que aqueles versados na técnica produzam e usem a presente invenção e para ensinar o melhor modo de implementar a mesma. Os direitos exclusivos de todas as modificações dentro do âmbito
Petição 870180147575, de 01/11/2018, pág. 18/20 das reivindicações são expressamente reservados. Todas as patentes, publicações e pedidos de patentes, e outras referências aqui citadas são incorporadas por referência aqui em sua totalidade.

Claims (8)

1. Dispensador aerossol, compreendendo:
uma cabeça de dispensar (1) que inclui um mecanismo de capacitação (8) e um mecanismo de engate (9);
um recipiente (2) que inclui uma projeção de capacitação (3) e uma projeção de engate (10);
em que o mecanismo de engate (9) engata de modo liberável a projeção de engate (10) para fixar a cabeça de dispensar (1) ao recipiente (2) de modo que a projeção de capacitação (3) engata o mecanismo de capacitação (8) para dispor o dispensador aerossol em uma condição operável;
CARACTERIZADO pelo fato de que a projeção de capacitação (3) é do tipo colar ou compreende uma tampa (16) que se liga ao container (2).
2. Dispensador aerossol, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o mecanismo de capacitação (8) compreende um came orientado para baixo (5), uma chave (11), e um circuito de controle (12), em que o came (5) é deslocado para cima para engatar a chave (11) quando a cabeça de dispensar (1) é fixada ao recipiente (2).
3. Dispensador aerossol, de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADO pelo fato de que o deslocamento para cima do came (5) lateralmente engata a chave (11) para dispor o dispensador aerossol em uma condição operável.
4. Dispensador aerossol, de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADO pelo fato de que o deslocamento para cima do came (5) normalmente engata a chave (11) para dispor o dispensador aerossol em uma condição operável.
5. Dispensador aerossol, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, CARACTERIZADO pelo fato de que a projeção de engate (10) compreende uma válvula (4).
6. Dispensador aerossol, de acordo com a reivindicação 5, CARACTERIZADO pelo fato de que a cabeça de dispensar (1) adicionalmente compreende uma válvula solenóide (14) adaptada para estar em comunicação de fluido com a válvula (4) quando a cabeça de dispensar (1) é fixada ao recipiente (2).
7. Dispensador aerossol, de acordo com a reivindicação 6, CARACTERIZADO pelo fato de que a cabeça de dispensar (1) adicionalmente compreende a chave manual (13) para energizar a válvula solenóide (14).
8. Dispensador aerossol, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, CARACTERIZADO pelo fato de que a projeção de engate (10) é pelo menos parcialmente circundada pela projeção de capacitação (3) e inclui roscas de parafuso para a fixação a roscas de parafuso correspondentes no mecanismo de engate (9).
BRPI0908704-4A 2008-03-19 2009-03-19 Dispensador aerossol BRPI0908704B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
NZ56684008 2008-03-19
NZ566840 2008-03-19
PCT/US2009/001718 WO2009117113A1 (en) 2008-03-19 2009-03-19 Aerosol dispenser

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0908704A2 BRPI0908704A2 (pt) 2015-07-28
BRPI0908704B1 true BRPI0908704B1 (pt) 2019-04-02

Family

ID=40718886

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0908704-4A BRPI0908704B1 (pt) 2008-03-19 2009-03-19 Dispensador aerossol

Country Status (11)

Country Link
EP (2) EP2380822B1 (pt)
JP (1) JP5458087B2 (pt)
KR (1) KR101598825B1 (pt)
CN (1) CN102015485B (pt)
AT (1) ATE545606T1 (pt)
AU (1) AU2009226075B2 (pt)
BR (1) BRPI0908704B1 (pt)
ES (2) ES2382523T3 (pt)
MX (1) MX2010010158A (pt)
WO (1) WO2009117113A1 (pt)
ZA (1) ZA201006626B (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
USD668150S1 (en) 2010-11-09 2012-10-02 S.C. Johnson & Son, Inc. Container with retaining device
CN106628662B (zh) * 2015-07-13 2018-10-23 广东自由能实业科技有限公司 一种扣压式自动喷涂气雾罐
US11027909B2 (en) 2018-08-15 2021-06-08 Gpcp Ip Holdings Llc Automated flowable material dispensers and related methods for dispensing flowable material

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO1995019304A1 (en) 1994-01-15 1995-07-20 Douglas Christopher Barker Dispenser
JPH09187689A (ja) * 1996-01-09 1997-07-22 Murata Mfg Co Ltd 薬液散布装置
JPH09290876A (ja) * 1996-04-26 1997-11-11 Kao Corp エアゾール装置
AU2424302A (en) * 2000-11-17 2002-05-27 Iptech Ltd Dispensing means
FR2820126B1 (fr) * 2001-01-31 2003-10-24 Oreal Dispositif pressurise equipe d'une valve a basculement
AU2003238746C1 (en) * 2002-06-11 2011-10-06 S.C. Johnson & Son, Inc. A dispenser
JP2004298782A (ja) * 2003-03-31 2004-10-28 Seiko Clock Inc スプレー装置
GB0427646D0 (en) 2004-12-17 2005-01-19 Reckitt Benckiser Uk Ltd Device
GB0503098D0 (en) * 2005-02-15 2005-03-23 Reckitt Benckiser Uk Ltd Spray device
JP4493526B2 (ja) 2005-03-16 2010-06-30 株式会社資生堂 エアゾール容器
GB0521061D0 (en) * 2005-10-18 2005-11-23 Reckitt Benckiser Uk Ltd Spraying device
WO2007124554A1 (en) * 2006-04-28 2007-11-08 Multi-Vet Ltd. Programmable dispensing device for a fluid delivery system

Also Published As

Publication number Publication date
MX2010010158A (es) 2010-12-06
ES2382523T3 (es) 2012-06-11
JP5458087B2 (ja) 2014-04-02
CN102015485B (zh) 2012-12-19
KR20100134603A (ko) 2010-12-23
JP2011515285A (ja) 2011-05-19
KR101598825B1 (ko) 2016-03-02
EP2380822A1 (en) 2011-10-26
BRPI0908704A2 (pt) 2015-07-28
EP2380822B1 (en) 2013-06-26
ATE545606T1 (de) 2012-03-15
ZA201006626B (en) 2011-12-28
EP2167399A1 (en) 2010-03-31
AU2009226075B2 (en) 2012-05-10
EP2167399B1 (en) 2012-02-15
WO2009117113A1 (en) 2009-09-24
AU2009226075A1 (en) 2009-09-24
CN102015485A (zh) 2011-04-13
ES2428757T3 (es) 2013-11-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
RU2642618C1 (ru) Распылительная система для аэрозольных и неаэрозольных продуктов
US3138331A (en) Actuator for pressurized dispensing cans
US5465877A (en) Adjustable stroke pump dispenser
US8201710B2 (en) Attachment mechanism for a dispenser
US2558272A (en) Valve operating mechanism for spray cans
BRPI0709747B1 (pt) dispensador aerossol com travamento
BRPI0908704B1 (pt) Dispensador aerossol
EP2311503B1 (en) Aroma dispenser
MX2011000197A (es) Una sobretapa para y un metodo de accionamiento de un abastecedor de material volatil.
US20130032641A1 (en) Dispensing system for odor control
JP2013527890A (ja) ドアハンドル
US8584903B2 (en) Child resistant container with inverting cap bottom lift for vertical nozzle push container
BRPI0607177B1 (pt) dispensador
ES1068922U (es) Dispositivo de rociado para expulsion periodica de material de rociado.
EP3700585A1 (en) Apparatus for handle disinfection
JP5330367B2 (ja) ミスト発生装置
GB2542397B (en) Spraying device and method of using same
US20230175243A1 (en) Apparatus for discharging a liquid containing at least one active substance into a toilet bowl coverable by a lid
JP2000237643A (ja) 芳香等放出容器
JP6640447B2 (ja) 供出デバイスおよびそうしたデバイスを備えたパッケージング
WO2015070198A1 (en) Dispenser reservoir release mechanism
PT1537277E (pt) Autoclismo compreendendo um compartimento pressurizado, acessório de evacuação para um autoclismo, e sistema compreendendo um autoclismo e uma sanita.
CA3071620A1 (en) Liquid pouring member and container
JP5793677B2 (ja) ミスト発生装置
JP2000325004A (ja) 蒸散器

Legal Events

Date Code Title Description
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 02/04/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 02/04/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS