BRPI0906283A2 - processo e dispositivo resetador portátil universal de chips dos cartuchos de toner de impressoras e multifuncionais a laser que utilizem memórias eeprom 12c em seus cartões eletrÈnicos também denominados chips - Google Patents

processo e dispositivo resetador portátil universal de chips dos cartuchos de toner de impressoras e multifuncionais a laser que utilizem memórias eeprom 12c em seus cartões eletrÈnicos também denominados chips Download PDF

Info

Publication number
BRPI0906283A2
BRPI0906283A2 BRPI0906283A BRPI0906283A2 BR PI0906283 A2 BRPI0906283 A2 BR PI0906283A2 BR PI0906283 A BRPI0906283 A BR PI0906283A BR PI0906283 A2 BRPI0906283 A2 BR PI0906283A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
chip
terminals
contact terminals
reset device
reprogramming
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Israel Ardito
Renato Destro Reame
Original Assignee
Israel Ardito
Renato Destro Reame
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Israel Ardito, Renato Destro Reame filed Critical Israel Ardito
Priority to BRPI0906283 priority Critical patent/BRPI0906283A2/pt
Publication of BRPI0906283A2 publication Critical patent/BRPI0906283A2/pt

Links

Abstract

PROCESSO E DISPOSITIVO RESETADOR PORTáTIL UNIVERSAL DE CHIPS DOS CARTUCHOS DE TONER DE IMPRESSORAS E MULTIFUNCIONAIS A LASER QUE UTILIZEM MEMóRIAS BEPROM 12C EM SEUS CARTõES ELETRÈNICOS TAMBéM DENOMINADOS CHIPS. A presente patente de invenção refere-se a um processo e um dispositivo resetador portátil universal de chips dos cartuchos de toner de impressoras e multifuncionais a laser que utilizem memórias EEPROM 12C em seus cartões eletrónicos também denominados chips. O dispositivo é provido de um microcontrolador alimentado por bateria e através do protocolo de comunicação 12C restaura os dados iniciais na memória EEPROM dos chips esgotados assim, seu código binário é atualizado de acordo com os vários modelos de impressoras e multifuncionais a laser, inclusive com a geração de um novo código seqtiencial de identificação para o cartucho de toner ser aceito pela impressora como apto para um novo ciclo de impressões. O processo é realizado pela simples aproximação do chip esgotado ao dispositivo resetador, mantendo seus terminais unidos por alguns breves segundos enquanto a reprogramação é executada. Pelos formatos dos seus terminais de contato, seu uso é possível em todos os cartões eletrónicos de chip que contemplem a memória EEPROM 12C.

Description

PROCESSO E DISPOSITIVO RESETADOR PORTÁTIL UNIVERSAL DE CHIPSDOS CARTUCHOS DE TONER DE IMPRESSORAS E MULTIFUNCIONAIS ALASER QUE UTILIZEM MEMÓRIAS EEPROM I2C EM SEUS CARTÕESELETRÔNICOS TAMBÉM DENOMINADOS CHIPS.
A presente patente de invenção refere-se a um dispositivoresetador portátil universal de chips dos cartuchos de toner de impressoras emultifuncionais a laser que utilizem memórias EEPROM I2C em seus cartõeseletrônicos também denominados "chips", que analisa o código binário armazenado namemória EEPROM I2C dos chips já esgotados de vários modelos de cartuchos de tonerdas impressoras e multifuncionais a laser e restaura (reseta) seus dados iniciais básicospara um novo ciclo de impressões. A invenção também se refere ao processo em suaforma de reprogramar os cartões eletrônicos dos chips que consiste manter encostadosos terminais de contato elétrico do chip aos terminais flexíveis de contato elétrico dodispositivo resetador por breves segundos enquanto a reprogramação do código bináriose processa.
O componente principal do dispositivo resetador é ummicrocontrolador que usa o protocolo de comunicação I2C, inventado pela Philips, paraler o código binário gravado na EEPROM I2C e executa um processo que analisa osendereços da memória que foram alterados pela impressora no último ciclo deimpressão do cartucho, e restaura em cada um destes endereços os dados iniciaisnecessários para um novo desempenho do cartucho, aliado à geração de um novo códigoseqüencial de identificação do chip do cartucho de toner que é também necessário parao reconhecimento do cartucho por parte da impressora e assim aceitá-lo para um novociclo de impressões.
A finalidade dos chips dos cartuchos de toner de impressoras emultifuncionais a laser é controlar a quantidade programada de páginas que o volume detoner contido no interior do cartucho poderá imprimir com a cobertura típica de 5% daárea da página e, no momento em que se atinge o número máximo de cópias pré-estabelecidas, a impressão é interrompida, obrigando ao usuário substituir o cartuchoou, a impressão continua porém, acompanhada de avisos e alertas próprios. Nestasituação, a substituição do cartucho de toner deve ser efetuada por outro cartuchooriginal do próprio fabricante, ou cartucho compatível ou mesmo por um cartuchoremanufaturado por especialistas, consistindo com a troca ou adição do toner eacompanhada da substituição do respectivo chip.
Para diminuir custos, o remanufaturador procede areprogramação da memória EEPROM I2C aplicada no chip do cartucho de toner eassim evita-se a troca do cartão eletrônico do chip que, além de diminuir o custo daremanufatura, contribui em sua medida, para a preservação do meio ambiente pela nãodispensação do lixo eletrônico na natureza.
A reprogramação de chips dos cartuchos de impressoras alaser é hoje, em todo o mundo, principalmente nos Estados Unidos, Europa e Ásia, umarealidade tecnológica e comercial, além de ser uma atividade plenamente legal. Acultura ecológica e ambiental dos países de Io mundo, além dos aspectos econômicos,faz com que este ramo de atividade se consolide paulatinamente.Estado Atual da Técnica
Estão esquematizados na Fig.l os três modelos de cartõeseletrônicos de chip (1, 2 e 3) que têm em seus circuitos a memória EEPROM I2C e cadaum apresenta uma forma peculiar de distribuição de seus terminais de contato elétrico(4, 5 e 6). Como a forma de reprogramação é a mesma para os três modelos de chip daFig. 1 e, para melhor entendimento é tomado como referência o chip que apresenta umgrande furo de encaixe em seu cartão eletrônico (1), sendo que no seu estado de chipnovo (8) ou estado de chip esgotado (10) são ilustrados nos desenhos apensos Fig.2,Fig.3 e Fig.4.
A técnica atual mais difundida de reprogramação de chipsesgotados dos cartuchos de toner a laser compreende dois modos e estãoesquematizados nos desenhos apensos Fig.2 e Fig.3. O modo mais usual dereprogramação, o qual é esquematizado na Fig.2, faz uso de uma interface serial (9) quepor um lado é conectada à porta serial RS-232 de um microcomputador (7) e do outrolado é conectada aos terminais de contato elétrico do chip novo (8) e assim, usando umprograma gerenciador, lê seu código binário e armazena-o no disco rígido domicrocomputador (7). Na etapa seguinte, são conectados na interface serial (9), osterminais de contato elétrico (4) do chip esgotado (10) e nele (10) é gravado códigobinário previamente armazenado no disco rígido do microcomputador (7) tornando-oum chip reprogramado.
Um segundo modo de reprogramação é esquematizado naFig.3, reprograma a memória EEPROM I2C dos chips esgotados (10) dos cartuchos detoner através de equipamento eletrônico copiador (12) de EEPROM, que faz a leitura docódigo binário de um chip novo (8) de mesmo modelo do chip esgotado (10) que sequer reprogramar e simultaneamente grava este código binário no chip esgotado (10),assim este chip esgotado (10) passa a ter o código binário idêntico ao chip novo (8) e,portanto reprogramado para um novo ciclo de impressões.
Dentre os problemas relatados pelos remanufaturadores, emutilizar estes dois modos de reprogramação esquematizados nas figuras Fig.2 e Fig.3,principalmente pelos remanufaturadores localizados em regiões mais distantes dosgrandes centros comerciais do país, destaca-se a dificuldade em se obter um chip novo(8) do mesmo modelo da impressora ou multifuncional do chip esgotado (10), paraservir como fonte do código binário, seja pela inexistência em estoque do chip em sualocalidade, seja pelo tempo decorrido entre o recebimento e a compra em outros centroscomerciais, frente ao tempo exigido pelo cliente para a entrega do cartuchoremanufaturado.
Uma segunda dificuldade a considerar é que osmicrocomputadores (7) mais atuais e modernos, notebooks ou desktops, não maisdisponibilizam em seus gabinetes a Porta Serial RS-232 até então utilizada,inviabilizando-se a interface serial (9) para processo de reprogramação.Uma terceira dificuldade relatada é a pouca habilidade de alguns recicladores emutilizar computadores (7), no tocante a instalar e usar o programa gerenciador.
Uma quarta dificuldade relatada é o total desconhecimentosobre códigos binários gravados nas memórias EEPROM I2C utilizadas pelos chips.
A presente invenção tem como objetivo, notadamente, evitaros inconvenientes e dificuldades descritas, e apresenta para isso, um processo e umdispositivo capaz de reprogramar (resetar) os chips esgotados dos cartuchos de toner dasimpressoras e multifuncionais a laser, de forma prática e muito rápida, facilitando otrabalho do remanufaturador que consiste apenas em ligar o aparelho pela chave geral eencostar os terminais de contato elétrico do cartão eletrônico do chip esgotado aoconjunto de terminais de contato elétrico do dispositivo resetador, acionar o botãodisparador da reprogramação e aguardar alguns segundos até o LED indicar afinalização da operação.
O dispositivo resetador e o processo objetos desta patente deinvenção simplificam o modo de reprogramação do chip esgotado em relação ao modode reprogramação esquematizado na Fig.l, pois:
-a) dispensa o uso de chips novos (8) ou já resetados, de modelo igual ao da impressoraou multifuncional a laser que se pretenda reprogramar, pois gera um novo códigobinário apenas a partir do código binário existente no chip esgotado (10);-b) dispensa a necessidade de código binário novo do mesmo modelo armazenadopreviamente no disco rígido de um microcomputador (7), pois gera um novo códigoseqüencial de identificação do chip do cartucho de toner apenas a partir do códigobinário existente no chip esgotado (10);
-c) dispensa o conhecimento técnico, mesmo que superficial, sobre códigos binários.
Descrição
Para um melhor entendimento do processo e do dispositivoresetador ora proposto, a invenção passará a ser descrita a seguir com referência aconcretizações típicas da mesma e também com referência aos desenhos apensos, quede modo esquemático, mas não limitativo, representam:
- Fig. 1 - ilustra os três modelos de cartões de chip possíveis de serem resetado.
- Fig. 2 - ilustra a técnica mais usual de reprogramação do chip através da interfaceserial conectada ao microcomputador.
- Fig. 3 - ilustra a técnica de reprogramação do chip através um copiador de EEPROMque transfere o código binário de um chip para outro.- Fig. 4 - ilustra a reprogramação e o processo de acoplagem dos terminais flexíveis decontato elétrico do dispositivo resetador portátil aos terminais de contato elétrico de umchip esgotado a ser reprogramado.
- Fig. 5 - vista frontal do dispositivo resetador com seus terminais flexíveis de contato elétrico e elementos funcionais agregados.
- Fig. 6 - vista posterior do dispositivo resetador mostrando a tampa do compartimentoda bateria e seus terminais flexíveis de contato elétrico localizados nas laterais.
- Fig. 7 - ilustra a conexão do dispositivo resetador em corte transversal D-D e umcartão eletrônico do chip em corte transversal A-A em aproximação do respectivo terminal flexível de contato elétrico do dispositivo resetador.
- Fig. 8 - ilustra a conexão do dispositivo resetador em corte transversal C-C e umcartão eletrônico do chip em corte B-B compreendendo dois dos seus terminais emaproximação dos respectivos terminais flexíveis de contato elétrico do dispositivoresetador.
Conforme ilustrado na Fig.4 o dispositivo resetador (13)portátil universal de chips tem como elemento principal um microcontrolador (14) quefaz uso do protocolo I2C (11) de leitura e gravação de memória EEPROM, e assim,quando acoplados seus terminais flexíveis de contato elétrico (15) com os terminais decontato (4) do chip esgotado (10), por um tempo mínimo suficiente para proceder à leitura do código binário gravado na EEPROM do chip esgotado (10) e, restaurar emcada um dos endereços de memória alterados pela impressora durante a últimautilização do cartucho, com os dados iniciais necessários para que seja identificadocomo cartucho apto para um novo ciclo de impressões, aliado à geração de um novocódigo seqüencial de identificação diferenciando-o do último número armazenado namemória da impressora ou multifuncional e, assim, obtém desta um reconhecimento docartucho e sua aceitação para um novo ciclo de impressões.
Uma execução típica do dispositivo resetador universal de chipé ilustrada pelo protótipo construído de acordo com esta invenção, descrito nas Fig.5 eFig.6, e está representado pela caixa plástica em sua visão externa, onde é destacada a face frontal (17) e a face posterior (25) do dispositivo resetador.Na face frontal (17) estão localizados o botão disparador (19)do processo, o LED (21) indicador do estado de gravação e um conjunto de quatroterminais (23) polarizados com pino central móvel e distribuídos em um quadrilátero,adequados para coincidirem com os terminais correspondentes (6) do cartão eletrônicode chip (3) com esta configuração ilustrada na Fig.l. Na lateral direita, um conjunto dequatro terminais (22) próprios para conexão ao chip (1) de terminais com espaçamentomaior (4), e na lateral esquerda um conjunto de quatro terminais (18) próprios paraconexão ao chip (2) de terminais com espaçamento menor (5), ainda na lateral esquerdaum conjunto de quatro terminais (24) na forma de garras próprios para conexão aqualquer modelo de chip, e na lateral superior uma chave (20) para ligar e desligar ocircuito eletrônico.
Na face posterior (25) ilustrada na Fig.6 está localizado ocompartimento da bateria, onde se destaca a sua tampa (26) e respectiva área ranhurada(27) para facilitar a abertura da tampa (26).
Na Fig.7 o corpo do dispositivo resetador (28) em cortetransversal D-D, apresenta a placa de circuito impresso (29) e nela conectado o terminalflexível de contato elétrico (30); e também na Fig.7 o corpo do cartão eletrônico (31) dochip, em corte transversal A-A, evidenciando um (32) de seus quatro terminais decontato elétrico (4).
Ainda na Fig.7 é ilustrada a forma de conexão por breveaproximação (33) entre o terminal de contato elétrico (32) do cartão eletrônico do chip(31) e o terminal flexível de contato elétrico (30) do dispositivo resetador (28). Odispositivo resetador (17), em corte D-D (28), destaca o terminal flexível de contatoelétrico (30) que, na Fig.7, representa os dois conjuntos de quatro terminais (18 e 22) dodispositivo resetador que, pelas suas dobras, tornam-se flexíveis à compressão de modoque ao serem pressionados contra a superfície de contato (32) do cartão eletrônico (31)do chip, permitem que cada elemento faça contato elétrico ideal com o terminalcorrespondente (32).
Na Fig.8 o corpo do dispositivo resetador (17) em cortetransversal C-C (28), apresenta a placa de circuito impresso (29) e nela conectados doisterminais flexíveis de contato elétrico (36) com pino central móvel, que representam oconjunto de quatro terminais de contato elétrico (23) presentes na face anterior (17); etambém na Fig.8 o corpo do cartão eletrônico (34) do chip (3), em corte transversal B-B, evidenciando dois (35) de seus quatro terminais de contato elétrico (6).
Ainda na Fig.8 é ilustrada a forma de conexão por breveaproximação (33) entre os terminais (35) dos cartões eletrônicos do chip (34) e osterminais (36) do dispositivo resetador (28). O dispositivo resetador (17), em corte C-C(28) destaca os terminais flexíveis de contato elétrico (36) com pinos móveis, que naFig.8 representam o conjunto de quatro terminais (23) do dispositivo resetador e, pelapresença do pino central móvel tornam-se flexíveis à compressão de modo que ao serempressionados contra a superfície de contato elétrico (35) do cartão eletrônico (34) dochip, cada elemento faz contato elétrico ideal com o terminal correspondente (35).
A utilização do dispositivo resetador compreende conectarapenas e somente um dos quatro conjuntos de terminais flexíveis de contato elétrico(18, 22, 23 e 24) em cada operação de reprogramação, dependendo do tipo de cartãoeletrônico do chip em reprogramação (1, 2 ou 3).
Uma vez conectado o dispositivo resetador (13) ao cartãoeletrônico do chip esgotado (10), cuja forma de aproximação dos terminais flexíveis decontato elétrico é ilustrada nas Fig.7 e Fig.8 e, estando a alimentação do circuito ligadapela chave (20), pressiona-se o botão disparador (19) para o início da reprogramação ereativação do chip esgotado (10) do cartucho do toner e aguardam-se breves segundospara a finalização da reprogramação.
O monitoramento da progressão da reprogramação éacompanhado pelas cores e seqüências de acendimentos do LED (21) que mostra aevolução da reprogramação da memória EEPROM I2C do chip esgotado (10),indicando os estados como: equipamento desligado; equipamento pronto para o inícioda reprogramação e reativação do chip; reprogramação e reativação em andamento;reprogramação e reativação do chip concluída com sucesso; reprogramação e reativaçãodo chip não finalizada devido a erro; bateria com voltagem baixa necessitando suasubstituição.

Claims (8)

1.- Dispositivo resetador portátil (17 e 25) universal de chips dos cartuchos de toner deimpressoras e multifuncionais a laser que utilizem memórias EEPROM I2C em seuscartões eletrônicos também denominados chips (1, 2 e 3), caracterizado por uma caixaplástica (17 e 25) em cuja face frontal (17) estão alojados um botão disparador dareprogramação (19) e um LED (21) indicador de estado da reprogramação e um conjuntode quatro terminais flexíveis de contato (23) polarizados distribuídos em um quadriláteropara conexão com o modelo de chip (3) com espaçamento e distribuição de seus terminaisde contato (6) idênticos a este conjunto (23), tendo na face posterior (25) uma tampa (26)do compartimento da bateria a qual alimenta o circuito eletrônico através de uma chave(20) liga-desliga localizada na lateral superior da caixa plástica e, em cada uma das outrasduas laterais estão dois conjuntos de quatro terminais flexíveis (18 e 22) polarizados edistribuídos em linha, sendo um conjunto (22) para conexão com o modelo de chip comespaçamento maior (1) entre seus terminais de contato (4) e, outro conjunto (18) paraconexão com o modelo de chip com espaçamento menor (2 entre seus terminais decontato (5).
2.- Dispositivo resetador portátil (17 e 25), universal de chips doscartuchos de toner de impressoras e multifuncionais a laser que utilizem memóriasEEPROM I2C em seus cartões eletrônicos também denominados chips, conformereivindicação 1, caracterizado por um conjunto de quatro terminais na forma de garras(24) ligadas por fios (16) ao circuito eletrônico (29) do dispositivo resetador (17 e 25)para possibilitar a conexão em cartões eletrônicos de chips com distribuição de seusterminais de contato elétrico mesmo que sejam diferentes dos padrões (4, 5 e 6) demodelos conhecidos (1, 2 e 3).
3.- Processo de resetar o chip esgotado do cartucho de tonerrealizado pelo dispositivo resetador portátil (17 e 25) da reivindicação 1, caracterizadopelo fato de compreender as seguintes etapas:-a) acionamento da chave (20) liga-desliga;-b) manter encostados os terminais de contato elétrico (4, 5 e 6) do chip (1, 2 e 3) aosterminais flexíveis de contato elétrico (18, 22 e 23) ou fixados nos terminais de contatoelétrico na forma de garras (24) do dispositivo resetador (17 e 25) por breves segundosenquanto a reprogramação do código binário é processada;-c) acionar com um toque o botão (19) disparador da reprogramação;-d) aguardar breves segundos até o LED (21) indicar a finalização da reprogramação.
4. - Processo em sua forma de arranjo físico para resetar os chips(1 e 2) do cartucho de toner caracterizado por manter encostados seus terminais decontato elétrico (4, 5 e 6) com os terminais flexíveis de contato elétrico (18, 22 e 23) dodispositivo resetador (17 e 26) por breves segundos enquanto a reprogramação do códigobinário se processa.
5. - Processo de resetar o chip (1 e 2) do cartucho de toner,conforme reivindicação 3, caracterizado pela forma de conexão rápida por compressãodos terminais de contato (4 e 5) do cartão eletrônico do chip (1 e 2) aos terminais flexíveisde contato (18 e 22) do dispositivo resetador (17 e 25) facilitada pela presença determinais flexíveis de contato (18, 22 e 30) que permitem que cada elemento faça contatoelétrico ideal com o terminal correspondente (4, 5 e 32).
6. - Processo de resetar o chip (1, 2 e 3) do cartucho de toner,conforme reivindicação 3, caracterizado pelo fato de utilizar o conjunto de quatroterminais na forma de garras (24) para se conectar aos terminais de qualquer um dosmodelos (1, 2 e 3) de chip ou modelo diferente dos padrões de chips atualmenteconhecidos (1, 2 e 3).
7. - Processo de resetar o chip (1, 2 e 3) do cartucho de toner,conforme reivindicação 3, caracterizado por restaurar em cada um dos endereços damemória EEPROM I2C os dados iniciais necessários para que seja identificado comocartucho apto para um novo ciclo de impressões.
8. - Processo de resetar o chip (1, 2 e 3) do cartucho de toner,conforme reivindicação 3, caracterizado por gerar e gravar um novo código seqüencial deidentificação do chip do cartucho de toner necessário para o seu reconhecimento por parteda impressora e assim aceitá-lo para um novo ciclo de impressões.
BRPI0906283 2009-11-30 2009-11-30 processo e dispositivo resetador portátil universal de chips dos cartuchos de toner de impressoras e multifuncionais a laser que utilizem memórias eeprom 12c em seus cartões eletrÈnicos também denominados chips BRPI0906283A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0906283 BRPI0906283A2 (pt) 2009-11-30 2009-11-30 processo e dispositivo resetador portátil universal de chips dos cartuchos de toner de impressoras e multifuncionais a laser que utilizem memórias eeprom 12c em seus cartões eletrÈnicos também denominados chips

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0906283 BRPI0906283A2 (pt) 2009-11-30 2009-11-30 processo e dispositivo resetador portátil universal de chips dos cartuchos de toner de impressoras e multifuncionais a laser que utilizem memórias eeprom 12c em seus cartões eletrÈnicos também denominados chips

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0906283A2 true BRPI0906283A2 (pt) 2011-07-19

Family

ID=44275808

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0906283 BRPI0906283A2 (pt) 2009-11-30 2009-11-30 processo e dispositivo resetador portátil universal de chips dos cartuchos de toner de impressoras e multifuncionais a laser que utilizem memórias eeprom 12c em seus cartões eletrÈnicos também denominados chips

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0906283A2 (pt)

Cited By (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN110297413A (zh) * 2015-12-31 2019-10-01 珠海奔图电子有限公司 图像形成设备、图像形成设备用显影盒
CN110633237A (zh) * 2019-09-27 2019-12-31 广州众诺电子技术有限公司 芯片复位识别装置

Cited By (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN110297413A (zh) * 2015-12-31 2019-10-01 珠海奔图电子有限公司 图像形成设备、图像形成设备用显影盒
CN110297413B (zh) * 2015-12-31 2022-07-15 珠海奔图电子有限公司 图像形成设备、图像形成设备用显影盒
CN110633237A (zh) * 2019-09-27 2019-12-31 广州众诺电子技术有限公司 芯片复位识别装置
CN110633237B (zh) * 2019-09-27 2021-07-16 广州众诺电子技术有限公司 芯片复位识别装置

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US20040264720A1 (en) Wireless earphone having replaceable battery module
JPH04247509A (ja) 携帯用電子機器
TW201001273A (en) Replaceable printer component including a memory updated atomically
TW561336B (en) Detection circuit and method of clearing bios configuration memory for computer main board
BRPI0906283A2 (pt) processo e dispositivo resetador portátil universal de chips dos cartuchos de toner de impressoras e multifuncionais a laser que utilizem memórias eeprom 12c em seus cartões eletrÈnicos também denominados chips
JP3079937U (ja) 多元許容性を有する嵌挿手段を備える手持ちコンピュータ装置
EP3007007B1 (en) Crum unit mountable in consumable unit of image forming apparatus and image forming apparatus using the same
CN101821113A (zh) 带计时装置的书写用具
ITTO20000129U1 (it) Batteria per telefono cellulare.
TW293982B (pt)
TWI246218B (en) Electronic device and battery pack
JP6432144B2 (ja) 印刷装置
TWM428516U (en) Battery connector capable of easy battery replacement
CN109243407A (zh) 一种带有电池舱的吉他
CN209168715U (zh) 一种带有电池舱的吉他
US8059394B2 (en) Nonvolatile storage device
JP7185542B2 (ja) 印刷装置
JP5288563B2 (ja) 電動工具
TWI643059B (zh) 基本輸入輸出系統的外部供電裝置及其主機板
JP4378847B2 (ja) 電子装置を使用する機器
JP4447802B2 (ja) Rom書込装置
WO2013001871A1 (ja) 印刷装置
JP2005103789A (ja) 電子機器
JP7368981B2 (ja) 電池パックおよび電子機器
CN220009243U (zh) 一种物电一体化印章

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE 3A. ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2185 DE 21/11/2012.