BRPI0902665B1 - Emplastro adesivo e seu método de produção - Google Patents

Emplastro adesivo e seu método de produção Download PDF

Info

Publication number
BRPI0902665B1
BRPI0902665B1 BRPI0902665-7A BRPI0902665A BRPI0902665B1 BR PI0902665 B1 BRPI0902665 B1 BR PI0902665B1 BR PI0902665 A BRPI0902665 A BR PI0902665A BR PI0902665 B1 BRPI0902665 B1 BR PI0902665B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
adhesive
adhesive layer
thickness
plaster
adhesive plaster
Prior art date
Application number
BRPI0902665-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Jun Harima
Masakatsu KONNO
Ryo HASHINO
Akira Numata
Original Assignee
Nitto Denko Corporation
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nitto Denko Corporation filed Critical Nitto Denko Corporation
Publication of BRPI0902665A2 publication Critical patent/BRPI0902665A2/pt
Publication of BRPI0902665B1 publication Critical patent/BRPI0902665B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61FFILTERS IMPLANTABLE INTO BLOOD VESSELS; PROSTHESES; DEVICES PROVIDING PATENCY TO, OR PREVENTING COLLAPSING OF, TUBULAR STRUCTURES OF THE BODY, e.g. STENTS; ORTHOPAEDIC, NURSING OR CONTRACEPTIVE DEVICES; FOMENTATION; TREATMENT OR PROTECTION OF EYES OR EARS; BANDAGES, DRESSINGS OR ABSORBENT PADS; FIRST-AID KITS
    • A61F13/00Bandages or dressings; Absorbent pads
    • A61F13/02Adhesive plasters or dressings
    • A61F13/0203Adhesive plasters or dressings having a fluid handling member
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61FFILTERS IMPLANTABLE INTO BLOOD VESSELS; PROSTHESES; DEVICES PROVIDING PATENCY TO, OR PREVENTING COLLAPSING OF, TUBULAR STRUCTURES OF THE BODY, e.g. STENTS; ORTHOPAEDIC, NURSING OR CONTRACEPTIVE DEVICES; FOMENTATION; TREATMENT OR PROTECTION OF EYES OR EARS; BANDAGES, DRESSINGS OR ABSORBENT PADS; FIRST-AID KITS
    • A61F13/00Bandages or dressings; Absorbent pads
    • A61F13/02Adhesive plasters or dressings
    • A61F13/0276Apparatus or processes for manufacturing adhesive dressings or bandages
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61FFILTERS IMPLANTABLE INTO BLOOD VESSELS; PROSTHESES; DEVICES PROVIDING PATENCY TO, OR PREVENTING COLLAPSING OF, TUBULAR STRUCTURES OF THE BODY, e.g. STENTS; ORTHOPAEDIC, NURSING OR CONTRACEPTIVE DEVICES; FOMENTATION; TREATMENT OR PROTECTION OF EYES OR EARS; BANDAGES, DRESSINGS OR ABSORBENT PADS; FIRST-AID KITS
    • A61F13/00Bandages or dressings; Absorbent pads
    • A61F2013/00361Plasters
    • A61F2013/00544Plasters form or structure
    • A61F2013/00582Properties of backing
    • A61F2013/00587Thickness

Abstract

emplastro adesivo. a presente invenção refere-se a um emplastro adesivo contendo uma parte principal de emplastro adesivo contendo um suporte e uma camada adesiva laminada sobre o suporte, onde a parte principal do emplastro adesivo compreende uma parte periférica, uma parte central e uma parte intermediária entre a parte periférica e a parte central, a parte intermediária da parte principal do emplastro adesivo tem uma espessura maior do que essa da parte central da parte principal do emplastro adesivo e a parte central da parte principal do emplastro adesivo tem uma espessura maior do que essa da parte periférica da parte principal do emplastro adesivo, e um método de produção do mesmo.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "EMPLASTRO ADESIVO E SEU MÉTODO DE PRODUÇÃO".
Campo técnico da invenção A presente invenção refere-se a um emplastro adesivo compreendendo um suporte e uma camada adesiva formada no suporte e um método de produção do mesmo.
Antecedentes da invenção Nos anos recentes, vários emplastros adesivos e preparações adesivas foram desenvolvidos. Emplastro adesivo e preparação adesiva são altamente superiores dos aspectos de proteção do ferimento e/ou administração transdérmica contínua de um fármaco.
Em geral, um emplastro adesivo compreende um suporte feito de tecido, uma película plástica e similar e uma camada adesiva laminada sobre o suporte, e é geralmente provido com um forro de liberação laminado sobre a camada adesiva e em um pacote feito de uma película de resina e similar.
Em tal emplastro adesivo, quando a camada adesiva fica grossa, a borda do emplastro adesivo é facilmente friccionada contra os tecidos e similar e virada para cima, bem como os componentes da camada adesiva se projetam da borda do emplastro adesivo, isto é, circulação a frio, assim criando problemas durante a adesão na pele. A circulação a frio ocorre dependendo da propriedade de um adesivo. Ela frequentemente ocorre quando, em particular, um emplastro adesivo está sob uma carga por um longo tempo, a saber, quando um emplastro adesivo está contido em um pacote e armazenado por um longo período e similar.
Influências adversas da circulação a frio incluem, por exemplo, desempenho degradado da retirada de um emplastro adesivo de um pacote, o que é causado pela adesão dos componentes da camada adesiva projetados no interior do pacote, levantamento da borda e descoloração do emplastro adesivo durante a adesão na pele, menor efeito do emplastro adesivo tendo um efeito medicinal e similar. Portanto, um emplastro adesivo tem, desejavelmente, uma borda que não é facilmente friccionada contra tecidos e não permite a fácil circulação a frio, e tem uma camada adesiva retendo a forma original.
Para resolver esses problemas, o documento de patente 1 descreve um emplastro de pele adesivo que impede a projeção de uma camada adesiva na pele da borda do emplastro de pele adesivo e o levantamento da borda do emplastro de pele adesivo pelo ajuste da espessura da camada adesiva na pele localizada no centro de uma película de suporte para de 0,2 a 0,5 mm e a espessura da parte periférica da camada adesiva na pele para tão pouco quanto de 0,05 a 0,2 mm pelo recorte da parte periférica, e um método de produção do mesmo.
Mais particularmente, o método de produção do emplastro de pele adesivo descrito no documento de patente 1 é caracterizado por formar uma camada adesiva para pele em uma folha de liberação, laminar uma película de suporte sobre ela e perfurar a folha de laminado resultante em duas etapas, e inclui, depois da primeira etapa de perfuração, o recorte, sem a-quecimento, para formar uma parte periférica tendo uma pequena espessura. Mais especificamente quando a folha é cortada, primeiro, e a seguir perfurada em uma forma final em uma etapa, a camada adesiva para pele presente entre uma película de suporte e uma folha de liberação não se move para ambos os lados facilmente com o recorte, e mesmo se pudesse, ela não tem passagem para fora. Portanto, a camada adesiva, para pele adjacente à parte periférica fica dilatada pelo recorte. O método descrito no documento de patente 1 planeja evitar a formação de tal dilatação e é caracterizado em que a folha é perfurada em um tamanho maior e cortada, uma camada adesiva para pele adjacente à parte periférica é empurrada para fora de uma superfície de extremidade depois do processamento de perfuração e a folha é perfurada em uma forma final pelo segundo estágio de processamento de perfuração.
Literaturas da técnica anterior Documento de patente Documento de patente 1: JP-A-2000-37413 Sumário da invenção Problemas a serem resolvidos pela invenção No emplastro de pele adesivo descrito no documento de patente 1, entretanto, a frequência de contato da borda do emplastro de pele adesivo com uma superfície interna de um pacote não é suficientemente reduzida durante o seu armazenamento no pacote e, quando uma camada adesiva na pele se projeta da borda do emplastro de pele adesivo no pacote, a adesão do emplastro de pele adesivo em uma superfície interna do pacote não pode ser suficientemente suprimida. Como um resultado, retirar o emplastro de pele adesivo do interior do pacote pode ficar difícil. Quando o emplastro de pele adesivo entra em contato com tecidos e similar durante a adesão na pele, além disso, a frequência de atrito da borda do emplastro de pele adesivo contra os tecidos, etc., não é suficientemente reduzida e a borda pode ser virada para cima. Além disso, visto que a espessura da camada adesiva na pele é menor na parte periférica do que na parte central, a adesão na pele pode diminuir na parte periférica. A presente invenção foi criada em vista de tal situação e planeja proporcionar um emplastro adesivo, que pode ser retirado facilmente do pacote, tem uma borda não virada para cima facilmente, mostra adesão na pele suficiente e é altamente resistente à separação da superfície da pele, sendo que a frequência de contato da borda de um emplastro adesivo com uma superfície interna de um pacote durante a preservação no pacote pode ser reduzida, mesmo quando os componentes da camada adesiva se projetam no pacote a partir da borda de um emplastro adesivo, a adesão do emplastro adesivo em uma superfície interna do pacote pode ser suprimida e a frequência de atrito da borda contra os tecidos, etc. durante a adesão na pele é reduzida; e um método de produção do mesmo.
Meios de resolução dos problemas Os presentes inventores conduziram estudos intensivos e verificaram que os problemas acima mencionados podem ser resolvidos utilizando a formação da dilatação pelo recorte ao invés de evitar a dilatação, o que resultou na conclusão da presente invenção. Dessa maneira, a presente in- venção proporciona o seguinte. (1) Um emplastro adesivo compreendendo uma parte principal de emplastro adesivo compreendendo um suporte e uma camada adesiva laminada sobre o suporte, no qual a parte principal do emplastro adesivo compreende uma parte periférica, uma parte central e uma parte intermediária entre a parte periférica e a parte central, a parte intermediária da parte principal do emplastro adesivo tem uma espessura maior do que essa da parte central da parte principal do emplastro adesivo e a parte central da parte principal do emplastro adesivo tem uma espessura maior do que essa da parte periférica da parte principal do emplastro adesivo. (2) O emplastro adesivo do (1) acima mencionado, no qual a diferença entre a maior espessura da parte principal do emplastro adesivo na parte intermediária e a espessura da parte principal do emplastro adesivo na parte periférica é de 30 a 3000 pm, a diferença entre a maior espessura da parte principal do emplastro adesivo na parte intermediária e a espessura da parte principal do emplastro adesivo na parte central é de 15 a 1500 pm e a diferença entre a espessura da parte principal do emplastro adesivo na parte central e a espessura da parte principal do emplastro adesivo na parte periférica é de 20 a 2000 pm. (3) O emplastro adesivo do (2) acima mencionado, no qual o suporte compreende uma película de resina tendo uma espessura de 1 a 45 pm. (4) O emplastro adesivo do (1) acima mencionado, no qual o suporte compreende uma resina termoplástica. (5) O emplastro adesivo do (4) acima mencionado, no qual a resina termoplástica compreende poli(etileno tereftalato). (6) O emplastro adesivo do (1) acima mencionado, no qual a camada adesiva não é reticulada. (7) O emplastro adesivo do (1) acima mencionado, no qual a camada adesiva compreende um componente líquido orgânico. (8) O emplastro adesivo do (1) acima mencionado, compreendendo um forro de liberação laminado sobre a camada adesiva. (9) O emplastro adesivo do (1) acima mencionado, no qual a camada adesiva compreende um fármaco. (10) O emplastro adesivo do (8) acima mencionado, no qual o forro de liberação tem uma parte estendida para fora se estendendo além da parte principal do emplastro adesivo. (11) Um método de produção do emplastro adesivo do (8) acima mencionado, compreendendo aquecer e pressionar uma área correspondendo com uma parte periférica da parte principal do emplastro adesivo sobre a superfície no lado de suporte de uma folha original de emplastro adesivo compreendendo um suporte, uma camada adesiva laminada sobre o suporte e o forro de liberação laminado sobre a camada adesiva para formar uma parte intermediária tendo uma forma dilatada em um lado interno da parte periférica acima mencionada.
Efeito da invenção O emplastro adesivo da presente invenção compreende uma parte principal de emplastro adesivo tendo uma parte periférica e uma parte central, e adicionalmente, uma parte intermediária entre a parte periférica e a parte central, sendo que a parte intermediária na parte principal do emplastro adesivo tem uma espessura maior do que essa da parte central da parte principal do emplastro adesivo e a parte central da parte principal do emplastro adesivo tem uma espessura maior do que essa da parte periférica da parte principal do emplastro adesivo. Quando o emplastro adesivo da presente invenção está contido em um pacote, portanto, a parte intermediária na parte principal do emplastro adesivo cumpre a função com base na forma dilatada, e também, a parte central cumpre a função de sustentar o pacote. Consequentemente, a frequência de contato da borda de um emplastro adesivo com uma superfície interna do pacote diminui e, mesmo quando os componentes da camada adesiva se projetam ou vazam da borda, a adesão do emplastro adesivo no pacote pode ser suprimida. Portanto, a presente in- venção facilita a retirada de um emplastro adesivo do pacote.
Quando o emplastro adesivo da presente invenção pode entrar em contato com tecidos e similar depois da adesão na pele, a frequência de atrito da borda de um emplastro adesivo contra os tecidos e similar pode ser reduzida visto que a parte periférica da parte principal do emplastro adesivo tem uma pequena espessura e a parte intermediária cumpre a função com base na forma dilatada. Além disso, visto que a parte central da parte principal do emplastro adesivo tem uma espessura maior do que essa da parte periférica da parte principal do emplastro adesivo e a parte central funciona para sustentar os tecidos e similar, a frequência de atrito da borda de um emplastro adesivo contra os tecidos e similar pode ser também reduzida. Além disso, a adesão na pele da camada adesiva da parte intermediária na parte principal do emplastro adesivo tendo uma grande espessura compensa a adesão na pele da camada adesiva da parte periférica da parte principal do emplastro adesivo tendo uma pequena espessura, por meio disso o emplastro adesivo pode mostrar adesão suficiente na pele. Além disso, visto que a parte central da parte principal do emplastro adesivo tem uma espessura menor do que essa da parte intermediária na parte principal do emplastro adesivo, a parte intermediária sustenta os tecidos, por meio do que a frequência de atrito da parte central contra os tecidos pode ser reduzida. Portanto, o emplastro adesivo da presente invenção é altamente resistente à separação da superfície da pele.
Além disso, no emplastro adesivo da presente invenção de uma modalidade na qual um forro de liberação tem uma parte estendida para fora estendida além da parte principal do emplastro adesivo, visto que a frequência de contato da borda da parte principal do emplastro adesivo contra uma superfície interna do pacote é diminuída pela parte estendida durante o período quando o emplastro adesivo está contido no pacote, mesmo quando um componente da camada adesiva é projetado ou vazado da borda da parte principal do emplastro adesivo, a sua adesão em uma superfície interna do pacote, que impede a fácil retirada do emplastro adesivo do pacote, pode ser suprimida.
De acordo com o método de produção do emplastro adesivo da presente invenção, um emplastro adesivo que pode ser facilmente retirado de um pacote e é altamente resistente à separação da superfície da pele pode ser eficientemente produzido.
Breve descrição dos desenhos A figura 1 mostra uma vista plana esquemática, uma vista seccional esquemática e o detalhe da mesma, que mostram a forma de uma modalidade do emplastro adesivo da presente invenção. A figura 2 é uma vista seccional esquemática mostrando uma modalidade do emplastro adesivo da presente invenção contido em um pacote, que mostra, restritivamente, a forma característica principalmente da parte intermediária. A figura 3 é uma vista seccional esquemática mostrando uma modalidade do emplastro adesivo da presente invenção, que está aderido na pele e em contato com tecidos, com base, restritivamente, na forma característica principalmente da parte intermediária. A figura 4 é uma vista seccional esquemática mostrando uma parte estendida do emplastro adesivo da presente invenção contido em um pacote, no qual um forro de liberação tem a parte estendida. A figura 5 mostra esquematicamente que áreas correspondendo com a parte periférica e a parte intermediária podem ser formadas pela pressurização da folha original para perfuração do emplastro adesivo com uma punção aquecida a partir do lado de suporte, e que o emplastro adesivo da presente invenção pode ser eficientemente produzido a partir da folha original repetindo a pressurização e perfuração acima mencionadas em uma posição de perfuração onde os emplastros adesivos fazem uma linha. A figura 6 mostra que um pacote de emplastro adesivo é aberto cortando dois lados com tesouras ou ao longo de um chanfro em formato de V e o emplastro adesivo é retirado.
Modalidade da invenção No presente relatório descritivo, o "emplastro adesivo" é um conceito abrangendo não somente esses livres de um fármaco, mas também "preparação adesiva" contendo um fármaco. Esses contendo um fármaco são, algumas vezes, particularmente citados como uma "preparação adesiva". A presente invenção é explicada em detalhes no seguinte por referência aos desenhos anexos. Nos desenhos, as razões de tamanho dimensional dos elementos usados para indicar explicitamente cada elemento são diferentes das razões reais. A figura 1 mostra diagramas esquemáticos de uma modalidade do emplastro adesivo da presente invenção. O emplastro adesivo da presente invenção compreende uma parte principal de emplastro adesivo 24 compreendendo um suporte 21 e uma camada adesiva 22 formada sobre o suporte 21 e pode ter um forro de liberação 23 que é laminado sobre a superfície adesiva (para ficar em contato com a pele) da camada adesiva 22 da parte principal do emplastro adesivo 24 e protege a superfície adesiva até a adesão na pele. No emplastro adesivo da presente invenção, a parte principal do emplastro adesivo 24 tem uma parte periférica 3 e uma parte central 1, e também tem uma parte intermediária 2 entre a parte periférica 3 e a parte central 1, onde a espessura da parte intermediária 2 da parte principal do emplastro adesivo 24 é maior do que essa da parte central 1 da parte principal do emplastro adesivo 24 e a espessura da parte central 1 da parte principal do emplastro adesivo 24 é maior do que essa da parte periférica 3 da parte principal do emplastro adesivo 24.
Como mostrado no detalhe a na figura 1, a superfície do suporte é quase plana para a parte central 1 e a parte periférica 3 e exemplos da área onde o suporte tem uma superfície curvada incluem 1) a região 2a onde uma camada adesiva 22 tem a mesma espessura que essa da parte central 1, mas a altura da superfície de um suporte 21 se torna cada vez maior do que essa da parte central 1 na direção da parte central 1 para uma região 2b, 2) a região 2b onde a espessura da camada adesiva 22 é maior do que essa da parte central 1, e a altura da superfície do suporte 21 é maior do que essa da parte central 1, 3) a região 2c onde a espessura da camada adesiva 22 se torna cada vez menor do que essa da parte central 1 na direção da parte central 1 para uma região 2d e é maior do que essa da parte periférica 3, mas a altura da superfície do suporte 21 é maior do que essa da parte central 1, 4) a região 2d onde a espessura da camada adesiva 22 é menor do que essa da parte central 1 e maior do que essa da parte periférica 3, mas a altura da superfície do suporte 21 se torna cada vez menor do que essa da parte central 1 na direção da parte central 1 para uma região 2e e é maior do que essa da parte periférica 3 e 5) a região 2e onde a espessura da camada adesiva 22 é a mesma que essa da parte periférica 3, mas a altura da superfície do suporte 21 é maior do que essa da parte periférica 3. A parte intermediária 2 na presente invenção se refere a uma área onde a altura da superfície do suporte 21 é maior do que essa da parte central 1, a saber, uma área mostrada pela região 2 compreendendo as regiões 2a, 2b e 2c na figura 1. Portanto, a parte intermediária 2 inclui uma área onde a espessura da camada adesiva 22 é a mesma que essa da parte central 1, uma área onde a espessura é maior do que essa da parte central 1 e uma área onde a espessura é menor do que essa da parte central 1. O emplastro adesivo da presente invenção tem uma forma plana substancialmente lisa. A forma lisa do emplastro adesivo da presente invenção inclui, mas não é limitada a, por exemplo, quase retangular como mostrado na figura 1, poligonal tal como triangular, pentagonal e similar ou uma forma definida por linhas quase retas, uma forma definida por linhas curvadas tais como elipse, forma circular e similar, uma combinação das mesmas e similar. O tamanho do emplastro adesivo não é limitado e pode ser selecionado como apropriado de acordo com o uso, tamanho do local da aplicação e similar do emplastro adesivo. Por exemplo, quando o emplastro adesivo tem uma forma quase retangular como mostrado na figura 1, o comprimento de um lado do mesmo é geralmente de 30 a 90 mm e o comprimento do outro lado ortogonal ao dito lado é geralmente de 30 a 90 mm. A figura 2 é uma vista esquemática mostrando uma modalidade do emplastro adesivo da presente invenção contido em um pacote, que mostra restritivamente a forma característica principalmente da parte intermediária. Como mostrado na figura 2, quando o emplastro adesivo está contido em um pacote 31, a parte intermediária 2 na parte principal do emplastro adesivo cumpre a função com base em uma forma dilatada, e a frequência de contato da borda do emplastro adesivo com o interior do pacote 31 diminui. Isto é, a espessura da parte principal do emplastro adesivo 24 varia entre a parte intermediária 2 e a parte periférica 3 e a espessura da parte intermediária 2 é maior do que essa da parte periférica 3. Tal diferença na espessura propicia a função da parte intermediária 2 de sustentar o pacote 31. Como um resultado, a frequência de contato da borda da camada adesiva 22 contra uma superfície interna do pacote diminui. Portanto, durante o armazenamento de um emplastro adesivo em um pacote vedado, a adesão do emplastro adesivo em uma superfície interna do pacote devido à protuberância dos componentes da camada adesiva, tal como aditivo e similar, da borda do emplastro adesivo pode ser efetivamente suprimida. Portanto, o emplastro adesivo da presente invenção possibilita fácil retirada do emplastro adesivo do pacote.
Além disso, a espessura da parte principal do emplastro adesivo 24 é maior na parte central 1 do que na parte periférica 3. Tal diferença na espessura propicia a função da parte central 1 de sustentar o pacote 31. Como um resultado, a frequência de contato da borda da camada adesiva 22 contra uma superfície interna do pacote também diminui e a adesão do emplastro adesivo em uma superfície interna do pacote pode ser efetivamente suprimida. A figura 3 é uma vista esquemática mostrando uma modalidade do emplastro adesivo da presente invenção, que está aderido na pele e em contato com tecidos, baseado, restritivamente, na forma característica principalmente da parte intermediária. Como mostrado na figura 3, a parte intermediária 2 cumpre a função com base em uma forma dilatada. Como um resultado, quando o emplastro adesivo da presente invenção está aderido na pele 32, a frequência de atrito da borda do emplastro adesivo contra os teci- dos 33 que podem estar em contato com o emplastro adesivo pode ser reduzida. Isto é, a espessura da parte principal do emplastro adesivo 24 é maior na parte intermediária 2 do que na parte periférica 3. Tal diferença na espessura propicia a função da parte intermediária 2 de sustentar os tecidos 33. Como um resultado, a frequência de atrito da borda da camada adesiva 22 contra os tecidos 33 pode ser reduzida.
Além disso, quando o emplastro adesivo da presente invenção está aderido na pele 32, desde que a espessura da parte principal do emplastro adesivo 24 é maior na parte central 1 do que na parte periférica 3, tal parte central 1 pode cumprir a função de sustentar os tecidos 33. Como um resultado, a frequência de atrito da borda do emplastro adesivo contra os tecidos 33 pode ser também reduzida. Além disso, visto que a espessura da parte central 1 da parte principal do emplastro adesivo 24 é menor do que essa da parte intermediária 2 da parte principal do emplastro adesivo 24, a parte intermediária 2 sustenta os tecidos 33 e a frequência de atrito da parte central 1 contra os tecidos 33 pode ser reduzida. Portanto, o emplastro adesivo da presente invenção não cai facilmente da pele.
Além disso, a camada adesiva 22 na parte intermediária 2 tendo uma espessura maior do que essa da camada adesiva 22 da parte central 1 (por exemplo, a camada adesiva na região 2b na figura 1) propicia maior adesão na pele do que essa da camada adesiva 22 da parte central 1 e compensa a adesão na pele da camada adesiva 22 da parte periférica 3 da parte principal do emplastro adesivo tendo uma espessura menor, assim provendo uma adesão na pele suficiente no emplastro adesivo. Portanto, o emplastro adesivo da presente invenção é altamente resistente à separação da superfície da pele.
Agora, a forma e o tamanho da parte principal do emplastro adesivo da presente invenção, particularmente uma forma característica do mesmo, são mais especificamente explicados. A forma do plano liso da parte periférica preferivelmente tem uma parte similar a uma tira tendo uma largura de 0,29 a 5 mm, mais preferivelmente de 0,29 a 3,5 mm. Ajustando a largura da parte periférica para cair dentro da faixa acima mencionada, a pro- tuberância ou vazamento de um componente da camada adesiva da borda do emplastro adesivo pode ser mais efetivamente suprimido, e a parte periférica da camada adesiva não fica muito grande. Dessa maneira, uma diminuição na adesividade da parte periférica do emplastro adesivo pode ser prevenida mais efetivamente. Para atingir suficientemente o efeito da presente invenção, o emplastro adesivo preferivelmente tem uma tal parte similar à tira em cada parte periférica. A espessura da camada adesiva na parte central é, por exemplo, de 50 a 5000 μιτι, de preferência de 150 a 4000 μιτι. Utilizando a faixa acima mencionada, uma diminuição na adesividade pode ser prevenida mais efetivamente e a forma da camada adesiva pode ser facilmente mantida. Portanto, a protuberância de um componente da camada adesiva da borda do emplastro adesivo pode ser suprimida mais efetivamente. A espessura da camada adesiva na parte periférica preferivelmente não é menor do que 1,5 μιτι de modo a garantir a adesividade necessária na pele e preferivelmente não maior do que 50 μιτι, de modo a mais efetivamente suprimir a protuberância ou vazamento de um componente da camada adesiva da borda do emplastro adesivo. A diferença na espessura da parte principal do emplastro adesivo na parte central e a espessura da parte principal do emplastro adesivo na parte periférica é preferivelmente de 20 a 2000 μιτι, de modo a sustentar o pacote ou tecidos na parte central, reduzir a frequência de atrito da borda da parte principal do emplastro adesivo contra o pacote ou tecidos e conceder adesividade necessária na camada adesiva na parte central.
Visto que a espessura do suporte é quase constante da parte periférica para a parte central, a diferença na espessura da camada adesiva na parte central e a espessura da camada adesiva na parte periférica é a mesma como mencionado acima.
Para exercer a função com base na forma dilatada como mencionado acima, a diferença na maior espessura da parte principal do emplastro adesivo na parte intermediária e a espessura da parte principal do emplastro adesivo na parte periférica é preferivelmente de 30 a 3000 μιτι, mais preferivelmente de 50 a 1000 pm. Visto que a espessura do suporte é quase constante da parte periférica para a parte central, a diferença na maior espessura da camada adesiva na parte intermediária e a espessura da camada adesiva na parte periférica é a mesma como mencionado acima. Quando essas diferenças são ajustadas para de 30 a 3000 pm, o efeito acima mencionado de compensação da adesividade na pele pode ser suficientemente obtido. Quando o limite superior da diferença acima mencionada é 3000 pm, a flexibilidade do emplastro adesivo é atingida e o emplastro adesivo fica compacto e facilmente manipulado.
Para sustentar tecidos pela parte intermediária e reduzir a frequência de atrito da parte central contra os tecidos, a diferença entre a maior espessura da parte principal do emplastro adesivo na parte intermediária e a espessura da parte principal do emplastro adesivo na parte central é preferivelmente de 15 a 1500 pm. Visto que a espessura do suporte é quase constante da parte periférica para a parte central, a diferença na maior espessura da camada adesiva na parte intermediária e a espessura da camada adesiva na parte central é a mesma como mencionado acima. Além disso, para e-xercer a função com base na forma dilatada, a largura da parte intermediária é preferivelmente de 100 a 10000 pm.
Embora o suporte do emplastro adesivo acima mencionado não seja particularmente limitado, um suporte que seja substancialmente impermeável o fármaco, a saber, um suporte que não permita que um ingrediente ativo, um aditivo e similar, na camada adesiva, passe através do suporte e seja perdido do emplastro adesivo causando um conteúdo reduzido, é preferível.
Na presente invenção, o suporte é preferivelmente um laminado de um material poroso e uma película de resina, onde uma camada adesiva é laminada sobre o material poroso do laminado. Um material poroso tem côncavos e convexos na superfície e tal desigualdade é considerada para suprimir o movimento ou desaparecimento de vazios (bolhas de ar) possivelmente contidos na camada adesiva. Portanto, usando o material poroso, o vazamento e a protuberância dos componentes da camada adesiva podem ser suprimidos. Quando um material poroso é usado, visto que ele contém vazios (bolhas de ar), é considerado que os vazios se movem para a camada adesiva da parte periférica do emplastro adesivo e são fundidos com as bolhas de ar na camada adesiva para formar possivelmente bolhas de ar maiores na parte periférica, por meio do que o efeito da presente invenção é melhorado. Visto que os componentes da camada adesiva que vazam da borda do emplastro adesivo podem entrar no espaço nas bolhas de ar, as bolhas de ar podem efetivamente suprimir o vazamento e a protuberância dos componentes da camada adesiva.
Exemplos do material poroso incluem película porosa e folha. Quando a folha tem uma espessura não menor do que 200 pm, uma película porosa é preferível. A película porosa acima mencionada pode ser uma película de camada única ou uma película de laminado, e uma tendo uma capacidade de fixação para suprimir o movimento da camada adesiva no material poroso pode ser preferivelmente usada. Exemplos específicos incluem papel, tecido tecido, tecido não-tecido, malha, película mecanicamente tratada com perfuração e folha metálica, seus laminados e similar. Desses, papel, tecido tecido, tecido não-tecido e laminados dos mesmos são particularmente preferíveis dos aspectos de desempenho de manipulação e similar e tecido não-tecido é especialmente preferível. A película da resina pode ser uma película de camada única ou uma película de laminado, com preferência dada para uma película não-porosa composta de uma resina impermeável aos ingredientes ativos. A película porosa e a película de resina podem ser feitas de materiais similares ou materiais diferentes. Essas películas podem ser laminadas de acordo com um método conhecido. Elas podem conter vários aditivos, tais como antioxidante, pigmento, agente antiestático e similar como apropriado, contanto que o efeito da invenção e o efeito do emplastro adesivo não sejam prejudicados. Além disso, a sua superfície pode ser submetida a um tratamento de descarga de coroa, um tratamento de irradiação com ultravioleta e similar.
Exemplos do material de tal película porosa e película de resina constituindo o suporte incluem poliéster, náilon, Saran (nome comercial registrado de Asahi Kasei Corporation ou Dow Chemical Company, USA), polietileno, polipropileno, poli(cloreto de vinila), copolímero de etileno-etila acri-lato, poli(tetrafluoroetileno), Surlyn (nome comercial registrado de DuPont, USA), combinações dos mesmos e similar.
Tais películas de resina suprimem a permeação dos componentes da camada adesiva através do suporte para reduzir o seu conteúdo. A-lém disso, quando a camada adesiva contém uma fármaco, elas são preferivelmente usadas para atingir um efeito do que é chamada uma técnica de curativo oclusivo (ODT).
Quando o método de produção abaixo mencionado do emplastro adesivo da presente invenção caracterizado por prensar e aquecer a área correspondendo com a parte periférica da parte principal do emplastro adesivo é utilizado, a fim de garantir a dilatação da parte intermediária na parte principal do emplastro adesivo, os materiais da película porosa e da película de resina constituindo o suporte são preferivelmente resinas termoplásticas, por exemplo, poliéster, polipropileno, polietileno e similar e de maneira parti-cularmente preferida poliéster, por exemplo, poli(etileno tereftalato), visto que eles ficam moles pelo aquecimento, são deformados a seguir e mantêm a forma deformada depois do resfriamento. A espessura da película porosa fica preferivelmente dentro da faixa de 10 a 100 pm, de modo a proporcionar capacidade de fixação melhorada, flexibilidade de todo o emplastro adesivo, operabilidade de adesão e similar. Quando um tecido tecido ou tecido não tecido é usado como uma película porosa, o seu peso básico é preferivelmente de 5 a 50 g/m2, mais preferivelmente de 10 a 30 g/m2, para garantir bolhas de ar tendo um tamanho efetivo e realizar a propriedade de fixação.
Na presente invenção, a espessura da película porosa é medida manchando um emplastro adesivo com uma solução de ácido de rutênio a-quosa, reproduzindo uma imagem de uma seção produzida com um micró-tomo de congelamento com um FE-SEM (Hitachi, S-4800) em 50 a 1000 de potência e lendo a escala de medida. Nesse caso, côncavos e convexos es- tão presentes na superfície da película porosa. Em uma imagem seccional, 10 convexos são selecionados aleatoriamente, e a média da espessura da película porosa nos convexos é calculada e tirada como a espessura da película porosa.
Na presente invenção, o peso básico da película porosa é determinado multiplicando a espessura da película porosa acima mencionada pela gravidade específica (gravidade específica aparente) da película porosa e calculando o peso da película porosa por área unitária.
Embora a espessura da película de resina não seja particularmente limitada, ela é preferivelmente de 1 a 45 pm. Quando ela não é menor do que 1 pm, uma forma, na qual a parte intermediária na parte principal do emplastro adesivo é mais grossa do que a parte periférica da parte principal do emplastro adesivo e a parte central da parte principal do emplastro adesivo, pode ser facilmente mantida. Quando ela não é maior do que 45 pm, a rigidez da película de resina não pode possivelmente desenvolver uma sensação desconfortável durante a adesão da pele. Além disso, quando o método de produção abaixo mencionado caracterizado por pressionar e aquecer a área correspondendo com a parte periférica da parte principal do emplastro adesivo é utilizado, a dilatação da parte intermediária na parte principal do emplastro adesivo pode ser certamente obtida. Na presente invenção, a espessura da película da resina é medida da mesma maneira como para a película porosa acima mencionada.
Dessa maneira, um suporte desejável na presente invenção é uma película de laminado de uma película de poliéster com de 1 a 45 pm de espessura (preferivelmente, película de poli(etileno tereftalato)) e um tecido não-tecido feito de poliéster (de preferência, poli(etileno tereftalato)) tendo um peso básico de 10 a 30 g/m2.
Em consideração a capacidade de seguimento de pele e conforto durante a aplicação de um emplastro adesivo, a espessura total do suporte é preferivelmente de 5 a 200 pm.
Agora, um método de produção de uma composição para formar uma camada adesiva (composição para formação da camada adesiva) e as quantidades dos componentes constituindo a camada adesiva são explicados. A quantidade de cada componente descrito no seguinte para a preparação da composição para formação da camada adesiva é uma razão em % em peso da quantidade de cada componente em relação à quantidade de todos os componentes, exceto solvente (solvente orgânico). A camada adesiva pode ser formada misturando um adesivo com componentes, tais como um fármaco, um aderente, um componente líquido orgânico e similar, como necessário, na presença de um solvente, para produzir uma composição para a formação da camada adesiva, formando suas camadas por um método tal como revestimento e similar e secagem das camadas. A camada adesiva é preferivelmente uma camada a-desiva hidrofóbica em vista da adesão na pele, e, portanto, uma camada adesiva anídrica é preferível. A partir de tal aspecto, o solvente acima mencionado é preferivelmente um solvente orgânico.
Embora o solvente orgânico não seja limitado, um tendo compatibilidade com os componentes respectivos acima mencionados constituindo a camada adesiva e facilmente volatilizável durante um processo de secagem é preferível. Exemplos do solvente orgânico incluem hidrocarbonetos aromáticos tais como tolueno, xileno e similar, hidrocarbonetos alifáticos tal como hexano e similar, ésteres tal como acetato de etila e similar, alcoóis tal como etanol e similar, éteres tais como éter dietílico, tetra-hidrofurano, etc. e similar. Esses podem ser usados sozinhos ou em uma mistura de dois ou mais tipos dos mesmos em combinação. A secagem acima mencionada pode ser executada pela secagem por ar ou de acordo com um método conhecido usando um secador, ar quente, radiação distante de infravermelho e similar.
Embora o método de mistura dos componentes respectivos acima mencionados não seja limitado, exemplos desses incluem amassadeiras mecânicas tais como um amassador, um misturador planetário e similar, máquinas de dispersão tal como homogeneizador e similar, agitadores mecânicos tal como agitador mecânico com lâmina do tipo hélice, etc. e similar. Esses podem ser usados sozinhos ou em uma combinação de dois ou mais tipos dos mesmos.
Embora o adesivo constituindo a camada adesiva não seja particularmente limitado, exemplos desses incluem adesivos com base em acrílico compreendendo polímero com base em acrílico; copolímeros de bloco de estireno-dieno-estireno (por exemplo, copolímero de bloco de estireno-isopreno-estireno, copolímero de bloco de estireno-butadieno-estireno, etc.); adesivos com base em borracha tais como poli-isopreno, poli-isobutileno, polibutadieno e similar; adesivos com base em silicone tais como borracha de silicone, com base em dimetilsiloxano, com base em difenilsiloxano e similar; adesivos com base em éter de vinila tais como poli(vinil metil éter), poli(vinil etil éter), poli(vinil isobutil éter) e similar; adesivos com base em és-ter de vinila tal como copolímero de etileno-acetato de vinila e similar; adesivos com base em poliéster compreendendo componente de ácido carboxíli-co tais como tereftalato de dimetila, isoftalato de dimetila, ftalato de dimetila e similar e componentes de álcool polivalente tais como glicol de etileno, etc. e similar. A camada adesiva pode ser uma camada adesiva reticulada obtida por um tratamento de reticulação ou uma camada adesiva não-reticulada obtida sem um tratamento de reticulação. Aqui, o tratamento de reticulação refere-se a um tratamento conhecido aplicado em uma camada adesiva de modo a simultaneamente obter manutenção suficiente da adesividade na pele do emplastro adesivo e supressão da irritação da pele para um baixo nível, que é causada pelo estiramento da pele e raspagem física do córneo do estrato da pele para descarnar o emplastro adesivo da superfície da pele. Exemplos do tratamento de reticulação incluem um tratamento de reticulação química, um tratamento para reticulação tônica e um tratamento de reticulação física usando feixe eletrônico, luz de ultravioleta e similar. Exemplos do agente de reticulação incluem sais de metal tal como acetato de zinco e similar, um composto de epóxi, um composto de amida, um composto de amina, anidrido ácido, peróxido, um composto de isocianato e similar.
Quando a camada adesiva é uma camada adesiva não- reticulada, componentes da camada adesiva tendem a se projetar ou vazar da borda do emplastro adesivo. Mesmo quando a camada adesiva é uma camada adesiva não reticulada, o emplastro adesivo da presente invenção pode suprimir efetivamente a protuberância e o vazamento dos componentes da camada adesiva e é particularmente vantajoso em tal caso.
Similarmente, quando a camada adesiva é uma camada adesiva compreendendo um adesivo com base em borracha, componentes da camada adesiva tendem a se projetar ou vazar da borda do emplastro adesivo e o emplastro adesivo da presente invenção é particularmente vantajoso em tal caso.
Para conseguir força adesiva apropriada e propriedade de dissolução dos fármacos, um adesivo com base em borracha é uma mistura do mesmo componente ou de componentes diferentes tendo pesos moleculares médios diferentes. Para explicar com poli-isobutileno como um exemplo, uma mistura de poli-isobutileno de alto peso molecular tendo um peso molecular médio de viscosidade de 1.800.000 - 5.500.000, poli-isobutileno de peso molecular médio tendo um peso molecular médio de viscosidade de 40.000 - 85.000 e, onde necessário, poli-isobutileno de peso molecular menor é preferível. O peso molecular médio da viscosidade na presente invenção é determinado calculando um índice de Staudinger (Jo) de acordo com a equação de Schulz-Blaschke do tempo de fluxo do capilar 1 do viscosímetro Ubbelohde em 20°C e a partir da fórmula seguinte usando o valor de Jo obtido: (equação Schulz-Blascheke) t: tempo de fluxo da solução (pela equação de correção de Ha-genbach-couette) t0 = tempo de fluxo do solvente (pela equação de correção de Hagenbach-couette) c: concentração da solução (g/cm3) Jo = 3,06x1 O'2Mv0,65 Mv: peso molecular médio da viscosidade.
Aqui, é preferível conter poli-isobutileno de alto peso molecular em uma proporção de 10 - 80 % em peso, de preferência 10-50 % em peso, poli-isobutileno de peso molecular médio em uma proporção de 0 - 90 % em peso, de preferência 10-80 % em peso e poli-isobutileno de baixo peso molecular em uma proporção de 0 - 80 % em peso, de preferência 0-60 % em peso. Uma camada adesiva geralmente obtida se torna rígida quando a proporção de um componente de alto peso molecular aumenta e mole quando a proporção do componente de baixo peso molecular aumenta.
Para conferir uma adesividade adequada na camada adesiva, por exemplo, um aderente, tal como resina com base em colofônia, resina de politerpeno, resina de croman-indeno, resina com base em petróleo, resina de terpeno-fenol, resina de xileno e similar, pode ser adicionado. Essas podem ser usadas sozinhas ou em uma mistura de dois ou mais tipos da mesma. Exemplos da resina com base em petróleo acima mencionada incluem a resina de petróleo da série alifática (série C5), resina de petróleo da série aromática (série C9), resina de petróleo da série de copolímero (série C5-C9) e resina de hidrocarboneto saturada alicíclica obtida hidrogenando parcial ou completamente a resina de petróleo da série aromática (série C9). Como a resina de hidrocarboneto saturada alicíclica, uma tendo um ponto de amolecimento (método de anel e esfera) de 90 - 150°C é preferível. Embora a quantidade do aderente não seja limitada, ela é, por exemplo, 10-40 % em peso de modo a conceder adesividade apropriada e impedir a saturação do efeito de um aderente devido a uma quantidade maior do mesmo.
Quando desejado, o emplastro adesivo da presente invenção pode conter um fármaco em uma camada adesiva, por meio disso uma preparação adesiva pode ser provida. O fármaco aqui não é particularmente limitado, e um fármaco absorvível de maneira transdérmico que pode ser administrado em mamíferos, tal como humanos e similar, através da pele é preferível.
Exemplos específicos de tal fármaco incluem anestésicos gerais, sedativos hipnóticos, fármacos antiepilepsia, fármacos antipiréticos analgésicos antiflogísticos, fármacos antivertiginosos, fármacos psiconeuróticos, anestésicos tópicos, relaxantes musculares do esqueleto, fármacos autonô-micos, fármacos antiespasmódicos, fármacos antiparkinson, fármacos anti-histamínicos, estimulantes cardíacos, fármacos para arritmia, diuréticos, fármaco hipotensivo, vasoconstritor, vasodilatador coronário, vasodilatadores periféricos, fármacos de aterosclerose, fármacos para órgão circulatório, a-napnóicos, expectorante antitussígeno, fármacos de hormônio, fármacos externos para doenças purulentas, fármacos analgésicos-antipruríticos-estipticos-antiflogístico, fármacos para doenças de pele parasíticas, fármacos hemostáticos, fármacos para tratamento de gota, fármacos para diabetes, agentes para tumor antimalignos, antibiótico, agentes de terapia química, narcóticos, auxiliares antifumo e similares.
Embora o conteúdo do fármaco não seja particularmente limitado contanto que ele possa proporcionar um efeito pela absorção transdérmi-ca e não prejudique a propriedade de adesão do adesivo, ele é preferivelmente de 0,1 - 60 % em peso, mais preferivelmente 0,1 - 40 % em peso. Quando o conteúdo não é menor do que 0,1 % em peso, um efeito de tratamento suficiente pode ser obtido. Quando o conteúdo não é maior do que 60% em peso, a possibilidade de desenvolver irritação na pele é eliminada e a vantagem econômica pode também ser propiciada.
Quando desejado, a camada adesiva pode conter um componente líquido orgânico. O componente líquido orgânico não é particularmente limitado e exemplos desses incluem glicóis, tais como glicol de etileno, glicol de dietileno, glicol de propileno, glicol de dipropileno, glicol de tripropileno, glicol de trietileno, poli(etileno glicol), poli(propileno glicol) e similar; gorduras e óleos tais como óleo de oliva, óleo de mamona e similar; lanolina; hidro-carbonetos tais como esqualane e parafina líquida; vários tensoativos; álcool estearil etoxilado; monoésteres de glicerol tais como monoglicerídio de ácido oléico, monoglicerídio de ácido caprílico e monoglicerídio de ácido laurílico; éster dialquila de glicol de polialquileno tais como poli(propileno glicol); diés-ter de glicerol tal como diacetato de glicerol e similar, triéster de glicerol tal como triacetato de glicerol e similar ou uma mistura dos mesmos; éster de alquila de ácido graxo tal como citrato de trietil e similares; álcool de cadeia longa; ácido graxo superior tais como ácido oléico e ácido caprílico; éster de alquila de ácido graxo superior tal como miristato de isopropila; pirrolidonas tal como N-metilpirrolidona e N-dodecilpirrolidona; sulfóxidos tal como sulfó-xido de metil decil; 1,3-butanodiol e similar. Esses podem ser usados sozinhos ou em uma mistura de dois ou mais tipos do mesmo. O conteúdo do componente líquido orgânico é preferivelmente 10-60 % em peso, mais preferivelmente 15-60 % em peso, mas preferivelmente 20 - 60 % em peso. Quando o conteúdo do componente não é menor do que 10 % em peso, a camada adesiva é facilmente plastificada e os componentes da camada adesiva são facilmente projetados ou vazados na borda da camada adesiva. Portanto, a presente invenção capaz de efetivamente suprimir tal fenômeno é vantajosa em tal caso. Quando o conteúdo do componente líquido orgânico não é maior do que 60 % em peso, uma dada forma da camada adesiva pode ser facilmente mantida.
Um forro de liberação para proteger a superfície adesiva pode ser laminado sobre a superfície adesiva da camada adesiva da parte principal do emplastro adesivo, antes de aplicar a parte principal do emplastro a-desivo na pele. O forro de liberação não é particularmente limitado e exemplos do seu material incluem esses conhecidos por si no campo. Exemplos específicos do mesmo incluem películas plásticas de poliésteres tais como poli(etileno tereftalato), poli(vinil cloreto), poli(vinilideno cloreto), vários polímeros com base em acrílico e base em metacrílico, poliestireno, policarbo-nato, poli-imido, acetil celulose, celulose regenerada (celofane), celulóide e similar, uma película laminada de papel de alta qualidade, papel fino e similar e poliolefina e similar. Por segurança, eficiência econômica e propriedades de transferência de fármaco, uma película de poliéster é preferivelmente usada. O forro de liberação é preferivelmente tratado para fácil retirada no lado da superfície interfacial com um adesivo, de modo a facilitar a retirada da camada adesiva. Embora o tratamento de remoção fácil não seja limitado, um método conhecido pode ser aplicado. Por exemplo, um tratamento para formar uma camada tratada para retirada usando um agente de libera- ção contendo uma resina de silicone curável como um componente principal por um método de revestimento tais como revestimento por barra, revestimento por gravura e similar pode ser aplicado. A espessura da camada tratada para retirada é preferivelmente de 0,01 - 5 μιτι para garantir a propriedade de liberação e a uniformidade do revestimento. A espessura do forro de liberação tendo uma camada tratada para retirada é geralmente 10 - 200 μιτι, preferivelmente 50 - 100 μιτι, do aspecto da propriedade de manipulação.
Como na modalidade mostrada na figura 4, o forro de liberação 23 do emplastro adesivo da presente invenção preferivelmente tem uma parte estendida 25 para fora estendida sobre a parte principal do emplastro a-desivo 24. Desde que a parte estendida 25 diminui a frequência de contato da borda da parte principal do emplastro adesivo 24 contra o interior do pacote 31 quando o emplastro adesivo está contido no pacote 31, mesmo quando um componente da camada adesiva é projetado ou vazado da borda da parte principal do emplastro adesivo 24, a sua adesão no interior do pacote 31, que causa dificuldade para retirar o emplastro adesivo do pacote 31, pode ser suprimida. O emplastro adesivo da presente invenção pode não ter uma parte estendida 25. Para exercer o efeito acima mencionado, entretanto, pelo menos uma parte da parte periférica da parte principal do emplastro adesivo 24 preferivelmente tem um forro de liberação 23 com uma parte estendida 25, e mais preferivelmente, toda parte periférica da parte principal do emplastro adesivo 24 tem um forro de liberação 23 com uma parte estendida 25. Embora o comprimento estendido do forro de liberação não seja limitado, é preferível que o forro de liberação 23 se estenda da parte principal do emplastro adesivo 24 por 0,5-10 mm, preferivelmente por quase 1-3 mm. Quando o comprimento estendido está dentro dessa faixa, o efeito acima mencionado pode ser atingido e nenhum problema ocorre quando ele fica contido no pacote 31.
Como o método de produção do emplastro adesivo e preparação adesiva como mencionado acima, vários métodos estão disponíveis. Entretanto, para produção industrial, por exemplo, o método seguinte é preferível para alta eficiência de produção.
Uma composição para formação da camada adesiva é aplicada em uma superfície ou em ambas as superfícies de um forro de liberação e seca para produzir uma camada adesiva. Um suporte é laminado sobre ela para proporcionar uma folha original para perfuração do emplastro adesivo. A composição para formação da camada adesiva é preferivelmente aplicada em uma superfície do forro de liberação para facilitar a formação de uma dilatação da parte intermediária na parte principal do emplastro adesivo durante o aquecimento e prensagem de uma área correspondendo com a parte periférica da parte principal do emplastro adesivo em uma folha original para perfuração do emplastro adesivo que é colocado em uma mesa e similar como mencionado abaixo. Quando uma folha original para perfuração do emplastro adesivo é obtida aplicando uma composição para formação de camada adesiva em ambas as superfícies de um forro de liberação, o emplastro adesivo da presente invenção tendo uma parte principal de emplastro adesivo em ambas as superfícies de um forro de liberação pode ser obtido.
Alternativamente, uma composição para formação da camada adesiva é aplicada em um suporte e seca para produzir uma camada adesiva. Um forro de liberação é laminado sobre ele para fornecer uma folha original para perfuração do emplastro adesivo. O método de laminação acima mencionado não é particularmente limitado e, por exemplo, um método conhecido tal como adesão (por e-xemplo, adesão incluindo a aplicação de adesivo tal como iniciador e similares), união por fusão ou união fundida (por exemplo, união por fusão térmica, união por fusão ultrassônica, união por fusão de alta frequência e similar), união por pressão (incluindo união por pressão térmica), uma combinação de qualquer uma das acima e similar pode ser utilizado. A seguir, como mostrado na figura 5, uma folha original para perfuração do emplastro adesivo 42 (a seguir também sendo citada simplesmente como uma folha original) é colocada em uma mesa e similares e recortada do lado do suporte 21 pressionando com uma punção aquecida 41 tendo uma forma predeterminada. Depois do recorte, a folha original é perfu- rada em uma posição de perfuração tal como 44 para produzir o emplastro adesivo da presente invenção tendo um forro de liberação. A forma predeterminada acima mencionada é uma tal forma de modo a prensar pelo menos uma área correspondendo com a parte periférica 3 do emplastro adesivo durante a prensagem. Pela prensagem de uma área correspondendo com a parte periférica 3, uma porção dilatada correspondendo com a parte intermediária 2 pode ser formada. Embora a forma da punção aquecida 41 varie dependendo da forma do emplastro adesivo a ser formado, por exemplo, uma forma de plano liso, definida por dois retângulos no mesmo eixo, pode ser utilizada. Para a produção contínua de emplastros adesivos, uma posição de perfuração 43 na qual os emplastros adesivos formam uma linha é assumida em uma folha original 42 e o recorte e perfuração são continuamente repetidos, por meio disso, emplastros adesivos podem ser eficiente-mente obtidos a partir da folha original 42.
Aqui, o uso de uma punção aquecida 41 é necessário. Uma punção aquecida 41 amolece um suporte compreendendo uma película de resina adjacente à área prensada com calor, que por sua vez libera a camada adesiva na área prensada e encoraja a dilatação da área correspondendo com a parte intermediária 2. A parte principal do emplastro adesivo correspondendo com a parte intermediária 2 dilatada uma vez é mais tarde possibilitada de resfriar ou resfriada de outra forma e mantém a sua forma. A temperatura da punção aquecida é preferivelmente 90°C -180°C, mais preferivelmente 120°C - 150°C. A pressão a ser aplicada é preferivelmente de 10 - 1000000 N/10 cm2 (1,0x104 - 1,0x109 N/m2), mais preferivelmente 500 - 15000 N/cm2 (5,0x105 - 1,5x107 N/m2). O tempo de prensagem é preferivelmente 0,05 - 5 s, mais preferivelmente 0,1 - 1 s.
Durante o recorte, o espaço entre a punção e a sua mesa é preferivelmente (espessura do suporte + espessura da camada adesiva na parte periférica + espessura do forro de liberação) ±10 pm.
Embora o material da punção não seja particularmente limitado, ferro é preferível. Aço inoxidável pode desenvolver distorção térmica e o seu processamento pode ser difícil. Alumínio e latão podem ser processados facilmente, mas a duração da punção pode ser inferior. O recurso de perfuração não é particularmente limitado, e laser, lâmina de corte por prensa e similar podem ser utilizados. Desde que o ajuste do tamanho de corte e ajuste de posição são fáceis e uma superfície final clara pode ser obtida, uma folha original é preferivelmente perfurada com um conjunto de matrizes de lâmina de corte de prensa (tipo macho e tipo fêmea).
Em uma modalidade preferível do emplastro adesivo da presente invenção, o forro de liberação tem uma parte estendida em pelo menos uma parte da parte periférica da parte principal do emplastro adesivo e, em uma modalidade mais preferível, o forro de liberação tem uma parte estendida em toda parte periférica da parte principal do emplastro adesivo. Uma parte estendida de tal pelo menos uma parte da parte periférica pode ser facilmente formada pela perfuração somente da parte principal do emplastro adesivo usando um conjunto de matrizes de lâmina de corte de prensa (tipo macho e tipo fêmea) tendo uma forma requerida e a seguir perfurando o forro de liberação. O comprimento do forro de liberação estendido pode ser ajustado mudando a diferença de tamanho no tipo macho e no tipo fêmea do conjunto de matrizes de lâmina de corte de prensa e o comprimento do forro de liberação estendido pode ser estendido aumentando a diferença de tamanho. O forro de liberação pode ser facilmente retirado. Pela retirada do forro de liberação, o emplastro adesivo da presente invenção compreendendo uma parte principal de emplastro adesivo compreendendo um suporte e uma camada adesiva laminada sobre o suporte pode ser obtido. O forro de liberação pode ter uma linha divisória quando necessário, que ajuda a separar o forro de liberação facilmente quando em uso do emplastro adesivo. Exemplos A presente invenção é explicada em mais detalhes no seguinte por referência aos exemplos e exemplos comparativos, que não devem ser interpretados como limitativos.
Exemplos 1-7 <Preparação da composição para formação da camada adesiva > (1) preparação da composição para formação de camada adesiva dura Poli-isobutileno de alto peso molecular (peso molecular médio da viscosidade de 4x106), poli-isobutileno de peso molecular médio (peso molecular médio da viscosidade de 5x104), um aderente (resina de hidrocarbone-to saturada alicíclica, ponto de amolecimento 141°C (método de anel e esfera) e um componente líquido orgânico (miristato de isopropila) foram misturados em uma razão de peso de 17:25:28:30 (peso total 7,5 kg) na presença de uma solução misturada de tolueno/hexano (razão de peso 1:1, 17,5 kg) para produzir uma composição (peso total 25 kg) a ser usada para formação de uma camada adesiva dura. (2) Preparação da composição para formação de camada adesiva mole Da mesma maneira como na preparação de uma composição para formação de camada adesiva dura, exceto que a razão de peso acima mencionada foi ajustada para 14:28:28:30, uma composição para formação de camada adesiva mole foi obtida.
Preparação da folha original Uma composição para formação de camada adesiva dura ou uma composição para formação de camada adesiva mole foi aplicada em uma superfície de liberação fácil de um forro de liberação (espessura 75 μιτι) feito de poli(etileno tereftalato) (a seguir sendo também indicado como "PET"), tal que a espessura da camada adesiva depois da secagem era de 160 μιτι, e seca em uma máquina de secagem (100°C) para produzir um forro de liberação compreendendo uma camada adesiva dura ou uma camada adesiva mole (ambas não-reticuladas). A superfície onde a camada adesiva foi formada foi aderida em uma superfície de tecido não-tecido PET de um suporte, que é um laminado (espessura total 40 μιτι) de uma película PET de 4,5 μηι de espessura e um tecido-não tecido PET de 35 pm de espessura (peso básico 20 g/m2) pela união por pressão para produzir uma folha original para perfuração do emplastro adesivo.
Produção do emplastro adesivo Usando uma punção aquecida (diâmetro externo 64 mm x 64 mm, diâmetro interno 56 mm x 56 mm) tendo um plano liso definido por duas formas quase quadradas no mesmo eixo geométrico, a superfície de suporte da folha original para perfuração do emplastro adesivo foi aquecida e pressionada (pressão 10000 N/10 cm2 (1x107 N/m2), tempo de aquecimento e prensagem 0,5 s). O aquecimento foi executado em várias temperaturas para exemplos respectivos. Uma parte principal do emplastro adesivo e um forro de liberação foram simultaneamente perfurados da folha original aquecida e pressionados usando um conjunto de matrizes de lâmina de corte de prensa, tal que a área aquecida e pressionada correspondia com a parte periférica de um emplastro adesivo a ser obtido mais tarde, por meio disso o emplastro adesivo da presente invenção livre de uma parte estendida foi obtido. O emplastro adesivo obtido e a parte principal do emplastro adesivo tinham, cada um, um esboço quase quadrado de quase 60 mm em um lado e tinham uma parte periférica semelhante a tira (largura de quase 1,5 mm) em toda a circunferência externa, uma parte central quase quadrada dentro da parte periférica e uma parte intermediária semelhante a tira entre a parte central e a parte periférica. O emplastro adesivo foi firmemente vedado em um material de acondicionamento (tamanho externo 95 mm x 95mm, tamanho interno 85 mm x 85 mm) com uma camada externa feita de uma película PET de 12 μπιηι de espessura e uma camada interna feita de uma película de resina com base em poliacrilonitrilo de 30 pm de espessura para produzir um pacote de emplastro adesivo tendo dois chanfros em formato de V. Exemplo 8 Da mesma maneira como nos exemplos 1-7, exceto que uma parte estendida de um forro de liberação foi formada em toda a parte periférica de uma parte principal do emplastro adesivo ajustando uma diferença de tamanho no tipo macho e no tipo fêmea do conjunto de matrizes de lâmina de corte de prensa, perfurando uma parte principal do emplastro adesivo somente e a seguir perfurando o forro de liberação, um emplastro adesivo foi produzido para propiciar um pacote de emplastro adesivo.
Exemplo comparativo 1 Um emplastro adesivo foi produzido da mesma maneira como nos exemplos 1-7, exceto que o processo de recorte foi omitido e um pacote de emplastro adesivo foi produzido.
Exemplo comparativo 2 Um emplastro adesivo foi produzido da mesma maneira como nos exemplos 1 - 7, exceto que a punção não foi aquecida e um pacote de emplastro adesivo foi produzido.
Exemplo comparativo 3 Um emplastro adesivo foi produzido da mesma maneira como nos exemplos 1-7, exceto que uma película de poli-imido foi usada como uma película de resina ao invés da película PET e um pacote de emplastro adesivo foi produzido.
Exemplo comparativo 4 Da mesma maneira como nos exemplos 1-7, exceto que uma parte estendida do forro de liberação foi formada em toda a parte periférica da parte principal do emplastro adesivo ajustando uma diferença de tamanho no tipo macho e tipo fêmea do conjunto de matrizes de lâmina de corte de prensa, perfurando uma parte principal do emplastro adesivo somente e a seguir perfurando um forro de liberação e o processo de recorte foi omitido, um emplastro adesivo foi produzido para propiciar um pacote de emplastro adesivo.
Exemplo experimental 1 (avaliação da forma do emplastro adesivo) O emplastro adesivo foi manchado com uma solução de ácido de rutênio aquoso e cortado com um micrótomo congelado (LR-85 fabricado por YAMATO KOHKI INDUSTRIAL CO., LTD.). O corte foi obtido por FE-SEM (Hitachi, S-4800) em 50 a 1000 de potência e as escalas de medida da parte periférica, da parte intermediária e da parte central foram lidas, por meio disso as espessuras da película PET e do tecido não-tecido de PET e a espessura (total de espessura da camada adesiva e espessura do suporte) da parte principal do emplastro adesivo foram medidas. Nesse caso, côncavos e convexos estão presentes na superfície do tecido não-tecido de PET. Em uma imagem seccional, 10 convexos são selecionados aleatoriamente e a média da espessura do tecido não-tecido de PET nos convexos foi calculada e tomada como a espessura do tecido não-tecido de PET. A seguir, a espessura da película de PET e a espessura do tecido não-tecido de PET acima mencionado foram subtraídas da espessura da parte principal do emplastro adesivo e as espessuras da camada adesiva na parte periférica, na parte intermediária e na parte central foram determinadas. Como para a parte intermediária, como mostrado pela camada adesiva em 2a, 2b e 2c na figura 1, a camada adesiva tem espessura diferente para posição diferente. Dessa maneira, a espessura da camada adesiva para 2b na figura 1 era da parte tendo a máxima espessura. No exemplo comparativo 3, similarmente, a espessura da película de poliimido foi medida ao invés da espessura da película PET.
Exemplo experimental 2 (avaliação do desempenho de retirada do emplastro adesivo do pacote) Como mostrado na figura 6, dois lados do pacote do emplastro adesivo foram abertos com tesouras ou ao longo dos chanfros em formato de V. O emplastro adesivo foi retirado enquanto mantendo um canto do mesmo e o desempenho da retirada do emplastro adesivo do pacote foi avaliado usando 1-5 contagens com base nos seguintes critérios de avaliação. Critérios de avaliação 5: pode ser retirado de maneira extremamente fácil sem protuberância da camada adesiva. 4: pode ser retirado de maneira extremamente fácil, embora a camada adesiva se projete ligeiramente. 3: pode ser retirado facilmente, embora a camada adesiva se projete um pouco. 2: pode ser retirado, embora a camada adesiva se projete um pouco. 1: não pode ser retirado facilmente desde que a camada adesiva se projeta consideravelmente.
Exemplo experimental 3 (avaliação do desempenho de adesão na pele) Um avaliador especializado retirou um emplastro adesivo de um pacote, aderiu o emplastro no tórax por 24 horas a partir da manhã e avaliou o estado da adesão usando 1-5 contagens com base nos seguintes critérios de avaliação. Durante a adesão, o avaliador se comportou como usual. Quando o avaliador tomou um banho na manhã, o emplastro foi aderido evitando imediatamente depois tomar o banho (em 30 minutos). O mesmo avaliador avaliou cada exemplo e exemplo comparativo uma vez.
Critérios de avaliação 5: adesão do emplastro adesivo na pele é mantida boa e a borda do emplastro adesivo não vira para cima 4: adesão do emplastro adesivo na pele é mantida boa, mas a borda do emplastro adesivo vira um pouco para cima 3: adesão do emplastro adesivo na pele é mantida boa, mas a borda do emplastro adesivo vira para cima em algumas partes 2: adesão do emplastro adesivo na pele é mantida, porém a a-desividade diminui quando comparada com o estágio inicial da adesão e a borda do emplastro adesivo vira para cima em algumas partes 1: o emplastro adesivo solta Os resultados da avaliação são mostrados na tabela 1. Na tabela 1, "temperatura" significa a temperatura da superfície submetida à prensagem de uma punção. A "camada adesiva" é indicada como "(dura)" quando uma composição para formação de camada adesiva dura foi usada e "(mole)" quando uma composição para a formação da camada adesiva mole foi usada. Nos exemplos e exemplos comparativos nos quais uma parte estendida de um forro de liberação foi formada para toda a parte periférica, o comprimento médio é mostrado como "comprimento estendido".
Tabela 1 Resultados de avaliação do emplastro adesivo Nota) O exemplo comparativo 1 é um exemplo sem recorte, o exemplo comparativo 2 é um exemplo sem aquecimento da punção, o e-xemplo comparativo 3 é um exemplo usando película de poli-imido como uma película de resina ao invés da película PET e o exemplo comparativo 4 é um exemplo com uma parte estendida formada para um forro de liberação e sem recorte. Em todos os exemplos e exemplos comparativos, a espessura da parte principal do emplastro adesivo é um total da espessura da camada adesiva e da espessura do suporte. *1) A dilatação da parte intermediária desapareceu no estágio anterior depois da produção.
Aplicabilidade industrial O emplastro adesivo da presente invenção pode ser preferivelmente usado como um emplastro adesivo médico para cobrir e proteger partes afetadas na superfície da pele. Quando um fármaco está contido, ela pode ser usada como uma preparação adesiva para administração trans-dérmica contínua de um fármaco absorvível de maneira transdérmica. Além disso, o método de produção do emplastro adesivo da presente invenção pode prover eficientemente um emplastro adesivo e pode ser preferivelmente usado para a produção industrial.
Esse pedido é baseado no pedido de patente N°. 2008-219189 depositado no Japão, os conteúdos do qual são incorporados no total aqui por essa referência.
Listagem de Referência 1 parte central 2 parte intermediária 3 parte periférica 21 suporte 22 camada adesiva 23 forro de liberação 24 parte principal do emplastro adesivo 25 parte estendida 31 pacote 32 pele 33 tecidos 41 punção 42 folha original (folha original para perfuração do emplastro adesivo) 43 posição de perfuração na folha original onde emplastros adesivos fazem uma linha 44 posição de perfuração REIVINDICAÇÕES

Claims (10)

1. Emplastro adesivo compreende uma parte principal de emplastro adesivo (24) compreendendo um suporte (21) e uma camada adesiva laminada (22) sobre o suporte (21), em que a parte principal do emplastro adesivo (24) compreende uma parte periférica (3), uma parte central (1) e uma parte intermediária (2) entre a parte periférica (3) e a parte central (1), a parte intermediária (2) da parte principal do emplastro adesivo (24) tem uma espessura maior do que da parte central (1) da parte principal do emplastro adesivo (24), a parte central (1) da parte principal do emplastro adesivo (24) tem uma espessura maior do que essa da parte periférica (3) da parte principal do emplastro adesivo (24), caracterizado pelo fato de que a diferença entre a maior espessura da parte principal do emplastro adesivo (24) na parte intermediária (2) e a espessura da parte principal do emplastro adesivo (24) na parte periférica (3) é 30 - 3000 pm, a diferença entre a maior espessura da parte principal do emplastro adesivo (24) na parte intermediária (2) e a espessura da parte principal do emplastro adesivo (24) na parte central (1) é 15 - 1500 pm, a diferença entre a espessura da parte principal do emplastro adesivo (24) na parte central (1) e a espessura da parte principal do emplastro adesivo (24) na parte periférica (3) é 20 - 2000 pm, a espessura da camada adesiva (22) na parte periférica (3) é menor que a da camada adesiva (22) na parte central (1) e a camada adesiva (22) na parte intermediária (2) apresenta uma espessura maior que a da camada adesiva (22) na parte central (1).
2. Emplastro adesivo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que o suporte (21) compreende uma película de resina tendo uma espessura de 1 - 45 pm.
3. Emplastro adesivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o suporte (21) compreende uma resina termoplástica.
4. Emplastro adesivo de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que a resina termoplástica compreende poli(etileno tereftalato).
5. Emplastro adesivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a camada adesiva (22) não é reticulada.
6. Emplastro adesivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a camada adesiva (22) compreende um componente líquido orgânico.
7. Emplastro adesivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende um forro de liberação laminado sobre a camada adesiva (22).
8. Emplastro adesivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a camada adesiva (22) compreende um fármaco.
9. Emplastro adesivo de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que o forro de liberação tem uma parte estendida para fora se estendendo além da parte principal do emplastro adesivo.
10. Método de produção do emplastro adesivo como definido na reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende aquecer e pressionar uma área correspondendo com uma parte periférica (3) da parte principal do emplastro adesivo (24) sobre a superfície no lado de suporte de uma folha original de emplastro adesivo compreendendo um suporte (21), uma camada adesiva (22) laminada sobre o suporte (21) e o forro de liberação laminado (23) sobre a camada adesiva (22) para formar uma parte intermediária (2) tendo uma forma dilatada em um lado interno da parte periférica (2).
BRPI0902665-7A 2008-08-28 2009-08-26 Emplastro adesivo e seu método de produção BRPI0902665B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2008219189A JP5289862B2 (ja) 2008-08-28 2008-08-28 貼付剤
JP2008-219189 2008-08-28

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0902665A2 BRPI0902665A2 (pt) 2010-05-25
BRPI0902665B1 true BRPI0902665B1 (pt) 2019-06-25

Family

ID=41404235

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0902665-7A BRPI0902665B1 (pt) 2008-08-28 2009-08-26 Emplastro adesivo e seu método de produção

Country Status (12)

Country Link
US (1) US10010453B2 (pt)
EP (1) EP2158884B1 (pt)
JP (1) JP5289862B2 (pt)
KR (1) KR101669274B1 (pt)
CN (1) CN101658512B (pt)
AU (2) AU2009212842A1 (pt)
BR (1) BRPI0902665B1 (pt)
CA (1) CA2676757C (pt)
ES (1) ES2581654T3 (pt)
MX (1) MX2009009281A (pt)
NZ (1) NZ579246A (pt)
RU (1) RU2489141C2 (pt)

Families Citing this family (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5412323B2 (ja) 2010-02-26 2014-02-12 日東電工株式会社 貼付製剤
JP5776079B2 (ja) * 2010-02-26 2015-09-09 日東電工株式会社 ビソプロロール含有貼付製剤
EP2729100A4 (en) * 2011-07-08 2015-01-21 Moelnlycke Health Care Ab SELF-ADHESIVE CARE FOR WOUND CARE
RU2573104C2 (ru) * 2011-09-01 2016-01-20 Нитто Денко Корпорейшн Лейкопластырь и клейкий препарат
ES2480426T3 (es) * 2011-09-01 2014-07-28 Nitto Denko Corporation Parche adhesivo y preparado adhesivo
US8349357B1 (en) 2011-09-01 2013-01-08 Nitto Denko Corporation Adhesive patch and adhesive preparation
CN102973359B (zh) * 2011-09-02 2015-12-16 日东电工株式会社 胶粘贴片和胶粘制剂
BR112014014828A2 (pt) 2011-12-21 2017-06-13 3M Innovative Properties Co conjunto de emplastros adesivos com revestimento de sobreposição e sistema e método para a produção do mesmo
JP2013132367A (ja) * 2011-12-26 2013-07-08 Nitto Denko Corp 貼付製剤
EP2853573A1 (en) 2013-09-25 2015-04-01 Nitto Denko Corporation Skin friendly adhesive
GB201317667D0 (en) * 2013-10-07 2013-11-20 Welland Medical Ltd Support film
DE102015226645A1 (de) * 2015-12-23 2017-06-29 Karl Otto Braun Gmbh & Co. Kg Bandage
CN107229091B (zh) * 2016-03-24 2020-10-13 深超光电(深圳)有限公司 偏光片、显示面板及显示器
CN107229092A (zh) * 2016-03-24 2017-10-03 深超光电(深圳)有限公司 偏光片、显示面板及显示器
JP6779685B2 (ja) * 2016-07-12 2020-11-04 株式会社シグマ 粘着性テープ剤製造装置
WO2019146372A1 (ja) * 2018-01-26 2019-08-01 アルプスアルパイン株式会社 入力装置
EP3744491A1 (en) * 2019-05-27 2020-12-02 LTS Lohmann Therapie-Systeme AG Tool set for manufacturing adhesive patches, method of manufacturing an adhesive patch and adhesive layering
CA3145203A1 (en) 2019-06-28 2020-12-30 Passport Technologies, Inc. Triptan microporation delivery system
CN114305560A (zh) * 2021-12-22 2022-04-12 浙江朗特医疗科技有限公司 皮肤缝合器

Family Cites Families (24)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5591447A (en) 1990-10-01 1997-01-07 Hollister Incorporated Wound dressing having a contoured adhesive layer
JPH07112480B2 (ja) 1992-06-16 1995-12-06 オール・アール・ジェンセン 傷用被包材を製造する方法
JP3308593B2 (ja) * 1992-06-19 2002-07-29 日東電工株式会社 機能性外用材及びその製造方法
JP2939123B2 (ja) * 1993-09-10 1999-08-25 日東電工株式会社 薬物含有粘着シート及びその包装構造
US5520762A (en) * 1993-12-23 1996-05-28 Wilshire Technologies, Inc. (Wilshire Medical Products Division) Method of manufucturing a wound dressing delivery system
JPH09110679A (ja) * 1995-10-13 1997-04-28 Nitto Denko Corp ハップ剤
JPH09124462A (ja) 1995-11-01 1997-05-13 Nitto Denko Corp 貼付剤および貼付製剤
US5882324A (en) * 1996-02-29 1999-03-16 Baranowski; Edwin M. Protection and treatment device for ankle, heel and elbow prominences
US6470883B1 (en) 1996-05-10 2002-10-29 Wallace J. Beaudry Nasal epidermal lifting mechanism
US6420623B2 (en) * 1998-04-06 2002-07-16 Augustine Medical, Inc. Bandage for autolytic wound debridement
JP4171108B2 (ja) * 1998-07-22 2008-10-22 日東電工株式会社 皮膚貼付材およびその製造方法
DE19902196C1 (de) * 1999-01-21 2000-06-15 Lohmann Therapie Syst Lts Vorrichtung zum Verpacken von haftklebenden Substratabschnitten und ihre Verwendung
AU7984900A (en) 2000-03-10 2001-09-24 3M Innovative Properties Co Medical dressings with multiple adhesives and methods of manufacturing
JP2003300873A (ja) * 2002-04-12 2003-10-21 Nitto Denko Corp 貼付剤およびその製造方法
US7910789B2 (en) * 2002-05-07 2011-03-22 Polyremedy, Inc. Method for treating wound, dressing for use therewith and apparatus and system for fabricating dressing
AU2003294367B2 (en) * 2002-12-31 2009-11-12 Bsn Medical Gmbh Wound dressing
WO2005007020A2 (en) 2003-07-03 2005-01-27 Corium International, Inc. Wound dressing, ingredient delivery device and iv hold-down, and method relating to same
US7316817B2 (en) 2004-01-02 2008-01-08 New Medical Technologies, Inc. Method and device for topical delivery of therapeutic agents to the skin
JP2006288887A (ja) * 2005-04-13 2006-10-26 Nitto Denko Corp 貼付製剤
IL177071A0 (en) * 2005-08-01 2006-12-10 Nitto Denko Corp Method of preparing a nicotine transdermal preparation
US20070068536A1 (en) * 2005-09-29 2007-03-29 Rawski Mark V Surgical incision protection device
JP2007132218A (ja) * 2005-11-08 2007-05-31 Fuji Heavy Ind Ltd エンジンのノッキング制御装置
JP5059584B2 (ja) * 2007-01-11 2012-10-24 日東電工株式会社 貼付剤包装構造
JP5722539B2 (ja) 2007-05-17 2015-05-20 ニプロパッチ株式会社 パップ剤

Also Published As

Publication number Publication date
EP2158884B1 (en) 2016-04-27
EP2158884A2 (en) 2010-03-03
US10010453B2 (en) 2018-07-03
CA2676757C (en) 2018-02-13
CA2676757A1 (en) 2010-02-28
JP2010053064A (ja) 2010-03-11
RU2009132397A (ru) 2011-03-10
ES2581654T3 (es) 2016-09-06
AU2015238848A1 (en) 2015-10-29
RU2489141C2 (ru) 2013-08-10
AU2015238848B2 (en) 2017-09-14
CN101658512B (zh) 2016-01-20
AU2009212842A1 (en) 2010-03-18
CN101658512A (zh) 2010-03-03
US20100056972A1 (en) 2010-03-04
EP2158884A3 (en) 2012-08-15
KR20100027052A (ko) 2010-03-10
MX2009009281A (es) 2010-03-22
KR101669274B1 (ko) 2016-10-25
NZ579246A (en) 2010-12-24
JP5289862B2 (ja) 2013-09-11
BRPI0902665A2 (pt) 2010-05-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0902665B1 (pt) Emplastro adesivo e seu método de produção
BRPI0903047A2 (pt) emplastro adesivo
KR101809744B1 (ko) 방수성 첩부 제제
ES2602360T3 (es) Procedimiento para producir un parche adhesivo
CA2692536A1 (en) Patch and patch preparation
JP5662038B2 (ja) 貼付剤および貼付製剤
JP5688121B2 (ja) 貼付剤
KR101851397B1 (ko) 접착제 패치 및 접착제 제제
ES2480426T3 (es) Parche adhesivo y preparado adhesivo
RU2573104C2 (ru) Лейкопластырь и клейкий препарат

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion)
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 26/08/2009, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 26/08/2009, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 11A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2595 DE 29-09-2020 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.