BRPI0902072A2 - aparelho eletrÈnico, e, método para fabricar o mesmo - Google Patents

aparelho eletrÈnico, e, método para fabricar o mesmo Download PDF

Info

Publication number
BRPI0902072A2
BRPI0902072A2 BRPI0902072A BRPI0902072A2 BR PI0902072 A2 BRPI0902072 A2 BR PI0902072A2 BR PI0902072 A BRPI0902072 A BR PI0902072A BR PI0902072 A2 BRPI0902072 A2 BR PI0902072A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
light
button
emitting
electronic apparatus
compression
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Shingo Harada
Original Assignee
Sony Corp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sony Corp filed Critical Sony Corp
Publication of BRPI0902072A2 publication Critical patent/BRPI0902072A2/pt

Links

Landscapes

  • Rotary Switch, Piano Key Switch, And Lever Switch (AREA)
  • Push-Button Switches (AREA)
  • Switch Cases, Indication, And Locking (AREA)
  • Input From Keyboards Or The Like (AREA)
  • Manufacture Of Switches (AREA)

Abstract

APARELHO ELETRÈNICO, E, MéTODO PARA FABRICAR O MESMO. Um aparelho eletrónico inclui um corpo principal de aparelho eletrónico que inclui uma porção de colocação de botão sobre um seu lado lateral, um botão que inclui uma superficie de compressão exposta ao exterior e uma superficie de luz incidente sobre um lado oposto à superficie de compressão, um elemento emissor de luz para emitir luz no sentido da superficie de luz incidente do botão, um elemento comutador colocado no lado do corpo principal do aparelho eletrónico e comutado sendo comprimido, uma placa de difusão para suportar de maneira elástica o botão a partir do lado do corpo principal do aparelho eletrónico e para comprimir o elemento comutador em resposta à compressão do botão, e um elemento circundante para circundar o botão ao qual luz é guiada a partir da placa de difusão que inclui uma superficie emissora de luz exposta ao exterior em uma forma conformada em anel de uma superficie de proteção de luz fornecida entre a superficie emissora de luz e a superficie de compressão do botão.

Description

"APARELHO ELETRÔNICO, E, MÉTODO PARA FABRICAR O MESMO"
Fundamento da Invenção
1. Campo da Invenção
A presente invenção é relativa a um aparelho eletrônico talcomo um computador pessoal (PC) laptop e a um método de fabricação deaparelho eletrônico.
2. Descrição da Técnica Relacionada
É necessário que um aparelho eletrônico tal como um PClaptop seja dotado de botões ou similares, tal como um comutador de energia,sem perturbar a redução na dimensão de espessura, ao mesmo tempo em quemelhora um projeto (desenho) do aparelho eletrônico. Em uma técnicadivulgada no Pedido de Patente Japonês em aberto número 2005-128805(parágrafo 0135, figuras 2, 25 etc.) (daqui em diante referido comoDocumento de Patente 1), um comutador de energia é fornecido em umaextremidade de uma articulação que conecta de maneira rotativa um estojo aoqual um teclado e similares são fornecidos e um estojo ao qual uma porção demostrador é fornecida, uma com a outra. O comutador de energia emite luzquando energia está ligada, por meio de, por exemplo, um elemento emissorde luz, o que torna fácil reconhecer visualmente um estado onde a energia estáligada.
Sumário da Invenção
Na técnica divulgada no Documento de Patente 1 o comutadorde energia é exposto em uma extremidade da articulação. Isto provoca umproblema, em que um usuário toca acidentalmente um comutador de energia ea energia é desligada de maneira não intencional. À vista disto, uma porção deproteção de luz que tem uma porção saliente que circunda o comutador deenergia e é saliente quando comparada a uma superfície de compressão docomutador de energia, pode ser fornecida. A porção de proteção de luz ésubmetida a um processo de deposição, ou similar, a partir principalmente deum ponto de vista de projeto. Contudo, quando a porção de proteção de luz éfornecida, o usuário que opera o aparelho eletrônico ao faceá-lo dificilmentepode reconhecer luz emitida a partir do comutador de energia em alguns casosporque a porção de proteção de luz bloqueia a luz.
Em adição, para permitir ao usuário que opera o aparelhoeletrônico ao faceá-lo, confirmar um estado de emissão de luz do comutadorde energia, um outro elemento emissor de luz, uma placa de difusão, umelemento guia de luz e similar, pode ser requerido, o que aumenta o númerode componentes e, portanto, torna difícil a redução em espessura.
A vista das circunstâncias acima mencionadas é desejávelfornecer um aparelho eletrônico que permita ao usuário que opera o aparelhoeletrônico, ao faceá-lo confirmar um estado de emissão de luz de um botão,sem prejudicar o seu projeto, ao mesmo tempo em que realiza a redução emespessura, e um método para fabricar o aparelho eletrônico.
De acordo com uma configuração é fornecido um aparelhoeletrônico. O aparelho eletrônico inclui um corpo principal de aparelhoeletrônico, um botão, um elemento emissor de luz, um elemento comutador,uma placa de difusão e um elemento circundante. O corpo principal doaparelho eletrônico inclui uma porção de colocação de botão um seu ladolateral. O botão é colocado na porção de colocação de botão e feito de ummaterial que faz com que luz passe através dele e o botão inclui umasuperfície de compressão exposta ao exterior e uma superfície de luzincidente de um lado oposto à superfície de compressão. O elemento emissorde luz emite luz no sentido da superfície de luz incidente do botão e oelemento emissor de luz é colocado em um lado do corpo principal doaparelho eletrônico. O elemento comutador é colocado do lado do corpoprincipal do aparelho eletrônico e comutado ao ser comprimido. A placa dedifusão suporta de maneira elástica o botão a partir do lado do corpo principaldo aparelho eletrônico e comprime o elemento comutador em resposta àcompressão para baixo do botão. A placa de difusão é colocada entre asuperfície incidente de luz do botão e o elemento emissor de luz e é feita deum material que difunde luz. O elemento circundante circunda umacircunferência exterior do botão e é feito de um material que difunde luz. Parao elemento circundante luz é guiada a partir da placa de difusão. O elementocircundante inclui uma superfície emissora de luz exposta ao exterior em umaforma conformada em anel e uma superfície de proteção de luz é fornecidaentre a superfície emissora de luz e a superfície de compressão do botão.
Na configuração, luz emitida a partir do elemento emissor deluz atravessa a placa de difusão e então luz pode ser emitida de ambas, dasuperfície de compressão do botão e da superfície emissora de luz doelemento circundante. Além disto, a superfície de proteção de luz é fornecidaentre a superfície emissora de luz e a superfície de compressão do botão, oque permite ao usuário que opera o aparelho eletrônico ao faceá-lo, confirmarum estado de emissão de luz do botão sem prejudicar o projeto.
Em adição, na configuração a placa de difusão é colocadaentre a superfície de luz incidente do botão e o elemento emissor de luz e aplaca de difusão tem uma função de suportar de maneira elástica o botão euma função de comprimir o comutador de resposta à compressão do botão.Consequentemente, componentes para implementar estas funções não sãorequeridos e, portanto, redução no número de componentes e na espessura daestrutura pode ser realizada.
O elemento circundante pode incluir um elemento de proteçãode luz que é depositado como vapor sobre uma sua superfície e a superfícieemissora de luz pode ser exposta removendo o elemento protetor de luz pormeio de um processamento a laser.
Com esta estrutura, uma vez que o elemento de proteção de luzé depositado com vapor sobre a superfície e o elemento de proteção de luz éremovido pelo processamento a laser para expor a superfície emissora de luz,o elemento circundante pode ser facilmente estruturado de modo a ter asuperfície emissora de luz e o elemento de proteção de luz, e a superfícieemissora de luz pode ser formada em uma forma complicada. Por exemplo, asuperfície emissora de luz pode ser facilmente formada em uma conformaçãode anel-O.
O elemento circundante pode incluir um revestimento baseformado em uma camada inferior do elemento de proteção de luz e coloridaem uma cor predeterminada.
Com esta estrutura, luz que foi refletida pelo revestimento basecolorido na cor predeterminada é também emitida a partir da superfícieemissora de luz. Consequentemente, luz que tem a cor predeterminada podeser emitida a partir da superfície emissora de luz.
A placa de difusão pode incluir uma porção de articulação euma porção de lente, a porção de articulação tendo um furo em seu centro esuportando de maneira elástica o botão a partir do lado do corpo principal doaparelho eletrônico, a porção de lente sendo colocada no furo e oposta aoelemento emissor de luz e incluindo uma porção de compressão quecomprime o elemento comutador em resposta à compressão para baixo dobotão.
Com esta estrutura, a placa de difusão é separada na porção dearticulação e na porção de lente, com isto tornando possível fabricar a placade difusão que tem a forma complicada por meio de moldagem utilizando ummolde.
O corpo principal do aparelho eletrônico pode incluir umprimeiro estojo, um segundo estojo e uma articulação que tem uma formacilíndrica, o primeiro estojo tendo uma primeira superfície sobre a qual umaporção de operação é fornecida, o segundo estojo tendo uma segundasuperfície sobre a qual uma porção de mostrador é fornecida, a articulaçãoconectando de maneira rotativa o primeiro estojo e o segundo estojo um como outro em um lado traseiro do corpo principal do aparelho eletrônico, aarticulação sendo dotada com a porção de colocação de botão em uma suaextremidade.
Com esta estrutura a superfície de compressão do botão e asuperfície emissora de luz do elemento circundante são colocadas na umaextremidade da articulação conformada cilíndrica, com isto melhorando oprojeto e a operabilidade.
De acordo com uma outra configuração, é fornecido ummétodo para fabricar um aparelho eletrônico. O aparelho eletrônico inclui umbotão que é feito de um material que faz com que luz atravesse todo ele einclui uma superfície de compressão exposta ao exterior e uma superfície deluz incidente em um lado oposto à superfície de compressão, um elementoemissor de luz para emitir luz no sentido da superfície de luz incidente dobotão, um elemento comutador comutado sendo comprimido, uma placa dedifusão que suporta de maneira elástica o botão e comprime o elementocomutador em resposta à compressão para baixo do botão, e que é colocadaentre a superfície de luz incidente do botão e o elemento emissor de luz e feitade um material que difunde luz, e um elemento circundante que circunda umacircunferência exterior do botão para a qual luz é guiada a partir da placa dedifusão e feita de um material que difunde luz e inclui uma superfícieemissora de luz exposta ao exterior em uma forma conformada em anel, euma superfície de proteção de luz fornecida entre a superfície emissora de luze a superfície de compressão do botão. O método para fabricar um aparelhoeletrônico inclui realizar uma deposição a vapor de um elemento de proteçãode luz sobre uma superfície do elemento circundante e remover o elemento deproteção de luz por meio de um processamento a laser para expor a superfícieemissora de luz.
Na configuração, uma vez que o elemento protetor de luz édepositado com vapor sobre a superfície, e o elemento de proteção de luz éremovido pelo processamento a laser para expor a superfície emissora de luz,o elemento circundante pode ser facilmente estruturado de modo a ter asuperfície emissora de luz e o elemento de proteção de luz, e a superfícieemissora de luz pode ser formada em uma forma complicada. Por exemplo, asuperfície emissora de luz pode ser facilmente conformada em uma forma deanel-O.
O método para fabricar um aparelho eletrônico pode aindaincluir conformar sobre a superfície do elemento circundante um revestimentobase colorido em uma cor predeterminada antes da deposição a vapor doelemento de proteção de luz sobre a superfície do elemento circundante.
Assim, a luz refletida pelo revestimento base colorido na corpredeterminada também é emitida a partir da superfície emissora de luz,tornando possível emitir luz que tem a cor predeterminada a partir dasuperfície emissora de luz.
Como descrito acima, de acordo com configurações, o estadoemissor de luz pode ser confirmado pelo usuário que opera o aparelhoeletrônico ao faceá-lo, enquanto realiza redução na espessura e impede que oprojeto seja prejudicado.
Estes e outros objetivos, aspectos e vantagens da presenteinvenção se tornarão mais evidentes à luz da descrição detalhada a seguir deseus melhores modos de configurações, como ilustrado nos desenhos queacompanham.
Breve Descrição de Desenhos
A figura 1 é uma vista em perspectiva de um aparelhoeletrônico em uma estado aberto de acordo com uma configuração da presenteinvenção;
A figura 2 é uma vista em perspectiva do aparelho eletrônicomostrado na figura um em um estado fechado;A figura 3 é uma vista plana, uma vista frontal, uma vistatraseira e uma vista do lado direito de uma unidade de comutação de energiarespectivamente;
A figura 4 é uma vista em seção transversal da unidade de comutador de energia feita ao longo da linha A-A da figura 3D;
A figura 5 é uma vista em perspectiva explodida da unidade decomutador de energia mostrada nas figuras 3;
As figuras 6 é uma vista plana, uma vista lateral esquerda, umavista frontal, uma vista lateral direita e uma vista inferior de um elemento circundante, respectivamente;
As figuras 7 são uma vista plana, uma vista lateral esquerda,uma vista frontal, uma vista lateral direita, e uma vista inferior de umelemento circundante, respectivamente;
As figuras 8 são uma vista plana, uma vista lateral esquerda,uma vista frontal, uma vista lateral direita e uma vista inferior de um botãorespectivamente;
As figuras 9 são uma vista plana, uma vista lateral esquerda,uma vista frontal, uma vista lateral direita e uma vista inferior de um elementode lente, respectivamente;
As figuras 10 são uma vista plana, uma vista lateral esquerda,uma vista frontal, uma vista lateral direita e uma vista inferior de um elementode suporte respectivamente;
As figura 11 são uma vista plana, uma vista lateral esquerda,uma vista frontal, uma vista lateral direita e uma vista inferior de umsubstrato, respectivamente;
A figura 12 é um diagrama de blocos que mostra uma estruturade um sistema do aparelho eletrônico;
A figura 13 é um fluxograma que mostra etapas de fabricaçãoda unidade de comutador de energia;As figuras 14 são diagramas que mostram estados do elementocircundante nas etapas da figura 13;
A figura 15 é um diagrama de um trajeto ótico de luz emitida apartir de um elemento emissor de luz;
A figura 16 é uma vista plana de uma unidade de comutadorde energia em um primeiro exemplo modificado;
A figura 17 é uma vista em seção transversal da unidade decomutador de energia feita ao longo da linha B-B da figura 16;
A figura 18 é uma vista plana de uma unidade de comutadorde energia em um segundo exemplo modificado; e
A figura 19 é uma vista em seção transversal da unidade decomutador de energia feita ao longo da linha C-C da figura 18.
Descrição de Configurações Preferenciais
Daqui em diante uma configuração da presente invenção serádescrita com referência aos desenhos.
Nesta configuração será fornecida uma descrição de umcomputador pessoal laptop utilizado como um exemplo de um aparelhoeletrônico.
A figura 1 é uma vista em perspectiva de um aparelhoeletrônico em um estado aberto de acordo com a configuração. A figura 2 éuma vista em perspectiva do aparelho eletrônico mostrado na figura 1 em umestado fechado.
Um aparelho eletrônico 1 inclui uma porção de mostrador 2,uma porção corpo principal 3 e uma articulação 4 que conecta a porção demostrador 2 com a porção corpo principal 3.
A porção de mostrador 2 pode ser aberta e fechada em relaçãoà porção corpo principal 3 através da articulação 4. A porção de mostrador 2inclui um estojo do lado do mostrador 5, uma superfície mostradora 6 e umaunidade de processamento de mostrador (não mostrado) que é fornecida noestojo do lado de mostrador 5 e realiza um processamento do mostrador.
O estojo do lado do mostrador 5 é um estojo da porção demostrador 2 que acomoda a unidade de processamento de mostrador (nãomostrado). A superfície mostradora 6 é uma tela para apresentar informação efaceia a porção corpo principal 3 no estado fechado.
A porção corpo principal 3 inclui um estojo do lado do corpoprincipal 7, uma unidade teclado 8 uma unidade de processamento central(não mostrado), um aparelho disco rígido (não mostrado) e similares.
O estojo do lado do corpo principal 7 é um estojo do corpoprincipal 3. A unidade teclado 8 é fornecida com uma pluralidade de teclas esimilares, e funciona como uma porção de entrada do aparelho eletrônico 1. Aunidade de processamento central é montada em uma placa de fiaçãoimpressa de diversas camadas no estojo do lado do corpo principal. A unidadede processamento central recebe um sinal de entrada a partir da unidadeteclado 8 e realiza diversos processamentos, tal como um processamento decomputação, um processamento de controle, um processamento de imagem eum processamento de saída para a porção de mostrador 2, e assim servesubstancialmente como uma parte funcional principal.
A articulação 4 é estruturada conectando de maneira rotativaporções conexão 4a fornecidas para porção de mostrador 2 e uma porção deconexão 4b fixada à porção corpo principal 3, uma com a outra. Na porção deconexão 4b em uma extremidade direita da articulação 4 em uma direção deeixo (direção X na figura 1), uma unidade de comutador de energia 10 éfornecida.
As figuras 3A até 3D são uma vista plana, uma vista frontal,uma vista traseira e uma vista lateral direita da unidade de comutador deenergia 10. A figura 4 é uma vista em seção transversal da unidade decomutador de energia 10 feita ao longo da linha A-A da figura 3D. A figura 5é uma vista em perspectiva explodida da unidade de comutador de energia 10mostrada nas figuras 3 A até 3 D.
Como mostrado nas figuras 3 até 5, a unidade de comutador deenergia 10 inclui um elemento circundante (espelho) 11, um elementocircundante conformado cilíndrico 12 e um botão 13, um elemento de lente14, um elemento de suporte 15 e um substrato 16. A unidade de comutador deenergia 10 é estruturada combinando estes componentes como mostrado nasfiguras 3 e 4.
As figuras 6A até 6E são vistas em planta, uma vista lateralesquerda, uma vista frontal, uma vista lateral direita e uma vista inferior do elemento circundante 11, respectivamente.
Como mostrado nas figuras 5 e 6, o elemento circundante 11tem um furo vazado 19 para o interior do qual o botão 13 é ajustado. Oelemento circundante 11 tem uma forma de anel. O elemento circundante 11inclui um material base 20 mostrado na figura 4. O material base 20 é feito de um material de resina opalescente que contem um material de difusão quedifunde luz, por exemplo. Para o material de resina do material base 20 umpolicarbonato, ou similar, pode ser utilizado.
Como mostrado nas figuras 5 e 6, o elemento circundante 11inclui uma porção de proteção de luz 21 e uma porção emissora de luzconformada em anel 22.
Como mostrado na figura 4, uma superfície exterior domaterial base 20 é coberta com um revestimento base 24 como umrevestimento base e o revestimento base 24 é coberto com um depósito 25como um material de proteção de luz, formando com isto a porção deproteção de luz 21. O revestimento base 24 é formado de, por exemplo, umrevestimento UV (ultravioleta) ou um revestimento de uretano acrílico deduas camadas e colorido em uma cor predeterminada. Deveria ser observadoque o revestimento base 24 pode ser transparente. A superfície exterior domaterial base 20 é revestida com, por exemplo, revestimento UV ourevestimento de uretano acrílico de duas camadas, o depósito 25 é fornecidode modo a cobrir o revestimento e então o revestimento UV ou revestimentode uretano acrílico de duas camadas e o depósito revestido sobre uma áreaque corresponde à porção emissora de luz conformada em anel 22 édescascado por um laser, com isto formando a porção de proteção de luz 21.A porção de proteção de luz 21 protege de luz. Uma superfície exterior daporção de proteção de luz 21 serve como uma superfície de proteção de luz.
Como mostrado na figura 4, a porção emissora de luzconformada em anel 22 é formada do material base 20 que não é coberto como revestimento base 24 e o depósito 25, e faz com que luz atravesse. Comomostrado nas figuras 3A até 3C e 4, a porção emissora de luz conformada emanel 22 é formada em uma forma de anel com uma largura predeterminada.Uma superfície exterior da porção emissora de luz conformada em anel 22serve como uma superfície emissora de luz. A porção emissora de luzconformada em anel 22 emite luz em uma forma conformada em anel, isto é,emissão de luz em 360 graus (em todas as direções) é realizada ao redor doeixo X na figura 4.
O elemento circundante 11 inclui uma porção saliente 26 quese salienta em uma direção na qual o usuário comprime o botão 13 (direção Xna figura 4). A porção saliente 26 é formada não sobre o lado do furo vazado19 do elemento circundante 11, porém em um lado de uma sua superfíciecircunferencial exterior 27. O elemento circundante 11 inclui uma inclinação28. A inclinação 28 se inclina de modo a mergulhar a partir da superfíciecircunferencial exterior 27 no sentido do furo vazado do 19 para dentro.
O elemento circundante 11 inclui uma pluralidade de porçõesde perna 29 que se projetam a partir da porção emissora de luz conformadaem anel 22. Como mostrado na figura 4, as porções de perna 29 são ajustadaspara o interior de uma abertura 31 do elemento circundante conformadocilíndrico 12, com isto fixando o elemento circundante 11 ao elementocircundante 12.
As figuras 7 A até 7E são uma vista plana, uma vista lateralesquerda, uma vista frontal, uma vista lateral direita e uma vista inferior doelemento circundante 12, respectivamente.
Como mostrado nas figuras, o elemento circundanteconformado cilíndrico 12 tem uma forma cilíndrica e é feito de um materialque não faz com que luz atravesse. Como mostrado na figura 7A sobre oelemento circundante conformado cilíndrico 12 saliências de engate 32 sãoformadas na vizinhança da abertura 31. Como mostrado na figura 7A, assaliências de engate 32 são formadas em posições que correspondem àpluralidade de porções de perna 29 do elemento circundante 11. Comomostrado na figura 4 as saliências de engate 32 do elemento circundanteconformado cilíndrico 12 são engatadas com as porções de perna 29 doelemento circundante 11, com isto posicionando o elemento circundante lieo elemento circundante conformado cilíndrico 12. Como mostrado nas figuras3C e 4 o elemento circundante conformado cilíndrico 12 circunda o substrato 15 e o substrato 16.
Como mostrado na figura 7B, o elemento circundanteconformado cilíndrico 12 tem um recorte 33 formado sobre uma suasuperfície periférica. O recorte 33 é utilizado quando uma fiação (nãomostrado) conectada a um conector 76 (descrito mais tarde) ou similarmontado no substrato 16 é conduzida para fora.
As figuras 8A até 8E são uma vista plana, uma vista lateralesquerda, uma vista frontal, uma vista lateral direita e uma vista inferior dobotão 13, respectivamente.
O botão 13 é um botão de comutação de energia comprimidopelo usuário quando o aparelho eletrônico é ligado. O botão 13 tem umaforma cilíndrica e inclui uma porção convexa 40 e uma porção base 41. Obotão 13 é feito de um material transparente tal como uma resina ABS que fazcom que luz atravesse.
A porção convexa 40 inclui uma superfície de compressão 42comprimida pelo usuário. Como mostrado nas figuras 3D e 8A, a superfíciede compressão 42 tem uma forma circular. Como mostrado na figura 8A, umraio da porção convexa 40 é um primeiro raio rl, e um raio da porção base 41é um segundo raio r2 que é maior do que o primeiro raio rl. Como mostradona figura 4, a porção convexa 40 é ajustada para o interior do furo vazado 19do elemento circundante 11. A superfície de compressão 42 da porçãoconvexa 40 é feita côncava de modo a ser conectada de maneira suave com ainclinação 28 do elemento circundante 11.
Como mostrado na figura 8E, sobre uma superfície inferior 43da porção base 41 um par de pinos 44 para realizar posicionamento emrelação ao elemento de suporte 15 é fornecido. Diâmetros dos pinos 44 sãodiferentes. Na superfície de fundo 43 do botão 13 uma chapa de difusão, ousimilar, para difundir luz não é ligada. Na superfície de fundo 43 do botão 13uma marca que indica que o botão 13 é um comutador de energia é impressaou presa, por exemplo. Portanto, a marca é visível para o usuário a partir doexterior (sem imprimir ou colar) a marca sobre a superfície de compressão 42.Como mostrado na figura 4, o par de pinos 44 é inserido nos furos 67 doelemento de suporte 15 e assim o botão 13 é fixado ao elemento de suporte15. A superfície do botão 43 serve como uma superfície de luz incidentedescrita mais tarde que penetra luz.
As figuras 9A até 9E são uma vista plana, uma vista lateralesquerda, uma vista frontal, uma vista lateral direita e uma vista inferior doelemento de lente 14, respectivamente.
O elemento de lente 14 tem uma forma de placa circular e éfeita de um material de resina opalescente que contém um material de difusãoque difunde luz, por exemplo. Como mostrado nas figuras 9A e 9B, sobreuma superfície 51 do elemento de lente 14 uma porção saliente 52 como umaporção de compressão é fornecida. Como mostrado nas figuras 9 a porçãosaliente 52 é a formada na vizinhança de uma circunferência exterior doelemento de lente 14. Como mostrado na figura 4 a superfície 51 do elementode lente 14 é oposta a uma superfície 55 sobre um lado voltado para o botão5 fornecida de modo a facear um elemento comutador 71 descrito mais tarde,montado sobre o substrato 16.
A lente 14 inclui uma porção de gancho 53 utilizada parafixação com o elemento de suporte 15 sobre a superfície lateral 51. Comomostrado nas figuras 5 e 9, a porção de gancho 53 é formada em uma posiçãooposta à porção saliente 53 em relação a um centro do elemento de lente 14,de modo a se projetar no sentido do exterior. Como mostrado na figura 5, aporção de gancho 53 é engatada com uma porção de engate de gancho 68 doelemento de suporte 15 mostrado na figura 5. O elemento de lente 14 tem umaporção desigual 54 ao longo da circunferência exterior. Como mostrado nasfiguras 4 e 5 a porção desigual 54 é ajustada para o interior do furo 59 doelemento de suporte 15. A superfície 55 do elemento de lente 14 está em nívelcom uma superfície 66 do elemento de suporte 15. Com esta estrutura oelemento de lente 14 é fixado ao elemento de suporte 15. O elemento de lente14 tem funções de uma placa de difusão e uma placa guia de luz que guia luzemitida a partir do elemento emissor de luz 72, descrito mais tarde, até o ladodo botão 13.
As figuras 10A até 10E são uma vista plana, uma vista lateralesquerda, uma vista frontal, uma vista lateral direita, e uma vista inferior doelemento de suporte 15, respectivamente.
O elemento de suporte 15 inclui uma porção de articulação 61,com uma porção elástica 62, uma porção de suporte de substrato 63, e similar,que suporta o botão 13. O elemento de suporte 15 é feito de um material deresina opalescente que contém um material de difusão que dispersa luz, porexemplo. A porção de articulação 61, a porção elástica 62, a porção desustentação de substrato 63 e similares são formadas de maneira integrada. Aporção de articulação 61 e o elemento de lente 14 descrito acima constituemuma placa de difusão.
Como mostrado na figura 10E, a porção de articulação 61 temo par de furos 67 cujos diâmetros são diferentes sobre a sua superfície 66. Osfuros 67 são formados em posições correspondentes do par de pinos 44 dobotão 13. Como mostrado na figura 4, os pinos 44 do botão 13 são inseridosnos furos 67 fixando com isto o botão 13 à porção de articulação 61 (elementode suporte 15). Como mostrado na figura 4 a porção de articulação 61 dobraquando a placa de difusão e a placa guia de luz que guia luz emitida a partirdo elemento emissor de luz 72 (descrito mais tarde) para o lado do botão 13.A porção de articulação 61 é feita de um material de resina opalescente quecontém um material de difusão que dispersa luz, por exemplo.
Como mostrado nas figuras 5 e 10B, a porção elástica 62 temuma forma encurvada. A porção elástica 62 suporta de maneira elástica obotão 13, de modo que quando o usuário comprime a superfície decompressão 42 do botão 13 o botão 13 é comprimido na direção X, e quandoo usuário não comprime a superfície de compressão 42 o botão 13 retornapara uma posição inicial mostrada na figura 4.
Como mostrado na figura 4, a porção de sustentação desubstrato 63 mantém o substrato 73. A porção de sustentação de substrato 63é formada de maneira integrada com a porção elástica 62, e similares. Comomostrado na figura 4, em um estado onde o substrato 16 é mantido pelaporção de sustentação de substrato 63, o elemento comutador (comutador detato) 71 é oposto à porção salienta 52 e um centro dos dois elementosemissores de luz 72 corresponde aproximadamente a um centro da porção dearticulação 61 (botão 13).
As figuras 1 IA até 11E são uma vista plana, uma vista lateralesquerda, uma vista frontal, uma vista lateral direita, e uma vista inferior dosubstrato 16, respectivamente.
O substrato 16 é dotado de um substrato de montagem de 70 eo elemento comutador 71, os elementos emissores de luz 72 e similares, quesão montados sobre o substrato de montagem 70.
Como mostrado nas figuras 4 e 11, o elemento comutador 71 éfornecido sobre uma superfície 74 do substrato de montagem 70. Comomostrado na figura 4 o elemento comutador 71 é colocado sobre a superfície74 do substrato de montagem 70 sobre o lado do botão 13, de modo a seroposto à porção saliente 52. O elemento comutador 71 é comutadoligado/desligado sendo contatado com a porção saliente 52.
Como mostrado nas figuras 4 e 11 os elementos emissores deluz 72 são fornecidos sobre a superfície 74 do substrato de montagem 70. Apluralidade de, por exemplo, dois elementos emissores de luz 72 é montadano substrato de montagem 70 em intervalos predeterminados em uma direçãoZ na figura 4. Para o elemento emissor de luz 72 um LED é utilizado (DiodoEmissor de Luz), por exemplo. Por exemplo, um elemento emissor de luz 72emite luz verde e um outro elemento emissor de luz 72 emite luz vermelha(laranja). Deveria ser observado que o número dos elementos emissores de luz72 e cores da luz emitida não são particularmente limitados. Os elementosemissores de luz 72 são colocados sobre uma área que correspondeaproximadamente a um eixo central para o botão 13. O eixo central Kcorresponde a um eixo que é paralelo a eixos óticos dos elementos emissoresde luz 72 e fornecido entre os eixos óticos. O elemento emissor de luz 72emite luz no sentido de aproximadamente o centro do botão 13 (elemento delente 14).
Sobre uma superfície 75 do substrato de montagem 70 que éoposta à superfície 74, o conector 76 para conectar a fiação é montado. Afiação (não mostrado) conduzida para fora do conector 76 do substrato 16 éconectada à porção corpo principal 3 do aparelho eletrônico através de umlado de baixo de uma porção estrutura (não mostrado) dentro da porção corpoprincipal 3 do aparelho eletrônico 1.
A figura 12 é um diagrama de blocos que mostra uma estruturade um sistema do aparelho eletrônico 1.
Um sistema 90 do aparelho eletrônico 1 inclui o substrato 16,um circuito de energia 91 e um controlador de sistema 92.
O substrato 16 é dotado de um controlador de comutador 94,um circuito comutador de energia 95, um acionador 96 e uma acionador 97montado no substrato de montagem 70 em adição ao substrato de montagem70 descrito acima, o elemento comutador 71 e os elementos emissores de luz72.
O circuito de suprimento de energia 91 gera a partir de umaenergia CA comercial e uma energia CC a partir de uma bateria, uma energiaCC utilizada em circuitos no aparelho eletrônico 1.
O controlador de sistema 92 controla o sistema do aparelhoeletrônico 1. Por exemplo, quando alguma instrução de partida do sistema éintroduzida a partir do controlador de comutador 94 o controlador de sistema92 realiza um processamento para partir o sistema. Além disto, o controlador de sistema 92 gerência um estado do sistema e notifica o controlador decomutador 94 do estado do sistema (ligado/ desligado/ em espera do sistema).
O controlador de comutador 94 dá saída, por exemplo, a umsinal binário para o circuito de comutação de energia 95 com base em umestado do controlador de sistema 92. O controlador de comutador 94 dá saídaa "1" para o circuito de comutador de energia 95 quando o estado do sistemaé ligado, e dá saída para "0" para o circuito comutador de energia 95 quando oestado é em espera, por exemplo.
O circuito comutador de energia 95 dá saída a um sinal bináriopara o acionador 96 e o acionador 97, com base no sinal binário a partir docontrolador de comutador 94.
Com base no sinal a partir do circuito comutador de energia 95o acionador 96 fornece ou desliga a energia CC gerada no circuito de energia95 com relação ao elemento emissor de luz 72. Com base no sinal a partir docircuito comutador de energia 95 o acionador 97 fornece ou desliga a energiaCC gerada no circuito de energia 91 em relação ao elemento emissor de luz72.
Em seguida, um método para fabricar a unidade decomutadora de energia 10 será descrito com referência aos desenhos.
A figura 13 é um fluxograma que mostra etapas de fabricaçãoda unidade de comutação de energia 10, e as figuras 14A até 14D sãodiagramas que mostram estados do elemento circundante nas etapas da figura13.
Por exemplo, policarbonato que é um material de resinaopalescente que contém um material de difusão que difunde luz é utilizadopara submeter o material base 20 do elemento circundante 11 para montagemde resina (ST1301) como mostrado na figura 14A. Neste momento asuperfície circunferencial exterior 27 do material base 20 é opalescente.
Por exemplo, a superfície circunferencial exterior 27 domaterial base 20 é revestida com um revestimento UV ou duas camadas derevestimento de uretano acrílico de uma cor predeterminada, de modo a cobrira superfície para formar o revestimento base 24 como indicado pela áreasombreada da figura 14B (ST 13 02).
Por exemplo, o depósito 25 indicado pela área sombreada dafigura 14C é depositado sobre o revestimento base 24 de modo a cobri-lo(ST1303). Como resultado, o depósito 25 é em camadas sobre o revestimentobase 24.
Por exemplo, o depósito 25 é irradiado com um laser com umalargura predeterminada em uma forma conformada em anel, com istodescascando o depósito 25 e o revestimento base 24 com a largurapredeterminada, como mostrado na figura 14D, para expor o material baseopalescente 20 com a largura predeterminada. Como resultado, a porçãoemissora de luz opalescente 22 que tem uma forma de anel, é formada(ST1304).
Como mostrado na figura 5 as porções de perna 29 doelemento circundante 11 fabricado como descrito acima, são ajustadas aoelemento circundante conformado cilíndrico 12. Assim o elementocircundante 11 é fixado ao elemento circundante conformado cilíndrico 12. Aporção de gancho 53 do elemento de lente 14 é ajustado à porção de engate degancho 68 do elemento de suporte 15, com isto fixando o elemento de lente14 ao elemento de suporte 15. Neste momento, como mostrado na figura 4, aporção desigual 54 do elemento de lente 14 é ajustada à uma porção desigualdo furo 69 da porção de articulação 61 do elemento de suporte 15. Assim, asuperfície 55 do elemento de lente 14 está em nível com a superfície 16 doelemento de suporte 15. Os pinos 14 do botão 13 são inseridos no par de furos67 do elemento de suporte 15. Com esta estrutura o botão 13 é fixado aoelemento de suporte 15. O substrato 16 é ajustado para o interior do elementode sustentação de substrato 63 do elemento de suporte 15. Assim o botão 13,o elemento de lente 14 e o elemento de suporte 15 e o substrato 16 sãointegrados. Estes componente integrados que incluem o botão 13 e similaressão inseridos no elemento circundante 11 e o elemento circundanteconformado cilíndrico 12 são integrados. Como resultado, a unidade decomutador de energia 10 é fabricada (ST1305).
A unidade de comutador de energia 10 é ligada ao estojo dolado do corpo principal 7 de modo que a porção emissora de luz conformadaem anel 22 é posicionada na frente do usuário (ST1306).
A figura 15 é um diagrama de um trajeto ótico de luz emitida apartir do elemento emissor de luz 72.Por exemplo, quando o usuário comprime o botão 13 daunidade de comutador de energia 10 o controlador de sistema 92 faz com queo elemento emissor de luz 72 emita luz. Luz emitida a partir do elementoemissor de luz 72 penetra no elemento de lente 14 e é difundido de maneirauniforme pelo elemento de lente 14. Luz difundida pelo elemento de lente 14penetra no botão transparente 13 a partir da superfície de fundo (superfície deluz incidente) 43, atravessa o botão 13 e sai dele a partir da superfície decompressão 42. Como resultado, uma emissão de superfície a partir dasuperfície de compressão 42 do botão 13 é realizada em uma forma circular.
Em adição, luz que penetrou no botão 13 a partir da superfície de fundo 43atravessa o material base 20 e é emitida a partir da porção emissora de luzconformada em anel 22, ou atravessa o material base 20, é refletida demaneira difusa pelo revestimento base 24 e o depósito 25 para ser colorido e éemitida a partir da porção emissora de luz conformada em anel 2, porexemplo. Como resultado, o usuário pode confirmar o estado (ligado, ou emespera) do sistema do aparelho eletrônico 1.
Como descrito acima, de acordo com esta configuração, umaunidade de comutador de energia 10 inclui o elemento de lente 14 que servecomo uma placa de difusão, e o elemento circundante 11 inclui a porçãoemissora de luz conformada em anel 22. Consequentemente, luz emitida apartir do elemento emissor de luz 72 atravessa o elemento de lente 14 e sai dobotão 13 a partir da superfície de compressão 42. Em adição, luz emitida apartir do elemento emissor de luz 72 é difundida pelo elemento de lente 14 eemitida a partir da porção emissora de luz conformada em anel 22 ou luzdifundida pelo revestimento base 24 e o depósito 25 são coloridas e emitidas apartir da porção emissora de luz 22 do elemento circundante 11. Além disto,uma vez que o elemento circundante 11 inclui a porção de proteção de luz 21o projeto é impedido de ser prejudicado. Como resultado, o usuário que operao aparelho eletrônico ao faceá-lo pode confirmar o estado de emissão de luzdo botão 13. A unidade de comutador de energia 10 inclui o elemento de lente14 e o elemento de suporte 15 no qual o elemento de lente 14 é ajustado parao interior do furo 69. Assim, o botão 13 é suportado de maneira elástica peloelemento de lente 14 e o elemento de suporte 15 (porção de articulação 61 eporção elástica 62), luz é difundida e o elemento comutador 71 pode sercomprimido com a porção saliente 52 do elemento de lente 14. Comoresultado, o número de componentes para implementar as funções acima éreduzido e, portanto, a espessura da unidade de comutador de energia 10 podeser reduzida.
A porção de articulação 61 e o elemento de lente 14 queservem como a placa de difusão, são estruturados de maneira separadatornando possível fabricar o elemento de lente 14 que tem uma formacomplicada por meio de moldagem utilizando um molde. Em adição, trocandouma faixa do depósito 25 e do revestimento base 24 que é descascado peloprocessamento a laser como apropriado, uma faixa a partir da qual luz éemitida pode ser livremente trocada.
O elemento de lente 14 é ajustado para o interior do furo 69 daporção de articulação 61 de maneira que a sua superfície 55 adjacente aobotão 13 não se projeta quando comparada à superfície 66 do elemento desuporte 15. Consequentemente, como mostrado na figura 4, a superfície 55 doelemento de lente 14 está em nível com a superfície 66 do elemento desuporte 15 (plano YZ). Como resultado, o botão 13 é suportado em um estadode estar adjacente à superfície 55 do elemento de lente 14 e da superfície 66da porção de articulação 61 do elemento de suporte 15. Portanto, a dimensãoespessura obtida quando o elemento de lente 14, o elemento de suporte 15 e obotão 13 são combinados, pode ser reduzida.
Sobre a porção emissora de luz 22 do elemento circundante 11,o revestimento base 24 e o depósito 25 são removidos por meio doprocessamento a laser em uma forma conformada em anel (ST 13 04) expondocom isto a superfície emissora de luz da porção emissora de luz 22. Assim aporção emissora de luz pode ser facilmente formada sobre o elementocircundante 11. Em adição, os elementos emissores de luz 72 para emitir luzno sentido da superfície de compressão 42 do botão 13 no sentido da porçãoemissora de luz conformada em anel 22 não precisam ser fornecidos demaneira separada, o que pode realizar redução de custo, economia de energiae melhoramento em rendimento de área, por montar os elementos emissoresde luz 72 sobre o substrato. Desigualdade de luz devido ao aumento nonúmero dos elementos emissores de luz pode ser impedida.
A figura 16 é uma vista plana de uma unidade de comutadorde energia em um primeiro exemplo modificado. A figura 17 é uma vista emseção transversal da unidade de comutador de energia tomada ao longo dalinha B-B da figura 16. Neste exemplo modificado e outros subsequentes,constituintes similares àqueles na configuração acima estão indicados pelosmesmos numerais de referência e suas descrições serão omitidas. Diferentesconstituintes serão principalmente descritos.
Como mostrado nas figuras, diferentemente da configuraçãoacima, uma unidade de comutador de energia 100 inclui uma pluralidade deporções emissoras de luz conformadas em anel 101 e 102.
Como mostrado nas figuras, as porções emissoras de luzconformadas em anel 101 e 102 são formadas sobre o elemento circundante11 em uma direção na qual o botão 13 é comprimido (direção X) em umintervalo predeterminado. Em outras palavras, entre a porção emissora de luzconformada em anel 101 e a porção emissora de luz conformada em anel 102 uma porção de proteção de luz conformada em anel 103 é fornecida. Em umlado da porção emissora de luz conformada em anel 102 que é oposto àporção de proteção de luz conformada em anel 103, uma porção de depósitoconformada em anel 104 é formada.
Como a porção emissora de luz conformada em anel 22mostrada na figura 4, as porções emissoras de luz conformadas em anel 101 e102 não são cobertas com o revestimento base 24 e o depósito 25 e feitas dematerial base 20 e fazem com que luz atravesse. Como mostrado na figura 16,larguras nas porções emissoras de luz conformadas em anel 101 e 102 nadireção X são aproximadamente a mesma, por exemplo. Qualquer porçãoemissora de luz conformada em anel 101 ou 102 pode ter uma largura maiordo que a outra. Posições das porções emissoras de luz conformadas em anel101 e 102 podem ser trocadas na direção na qual o botão 13 é comprimido(direção X) como apropriado.
Como a porção emissora de luz conformada em anel 22mostrada na figura 4, as porções emissoras de luz conformadas em anel 101 e102 são formadas descascando o revestimento base 24 e o depósito 25 pormeio de processamento a laser.
Como descrito acima, de acordo com o primeiro exemplomodificado, utilizando um material base 20, as porções emissoras de luzconformadas em anel 101, 102 podem ser facilmente formadas por meio doprocessamento a laser como uma configuração acima. Em um caso onde asporções emissoras de luz 101 e 102, a porção de proteção de luz 103 esimilares são estruturadas com elementos separados, o número decomponentes é aumentado e a espessura da unidade de comutador de energiaé aumentada. Em contraste, neste exemplo modificado, a pluralidade deporções emissoras de luz 101 e 102 é formada utilizando um material base 20,e portanto o número de componentes pode ser reduzido, o que pode realizarredução em custo e espessura da unidade de comutador de energia 100.
A figura 18 é uma vista plana de uma unidade de comutadorde energia em um segundo exemplo modificado, e a figura 19 é uma vista emseção transversal da unidade de comutador de energia tomada ao longo dalinha C-C da figura 18.
Como mostrado nas figuras, diferentemente da configuraçãoacima, uma unidade de comutador de energia 200 inclui uma porção emissorade luz conformada em anel 201 mostrada na figura 18 em adição à porçãoemissora de luz conformada em anel 22 mostrada na figura 19. A porçãoemissora de luz conformada em anel 201 é formada no elemento circundante11 de modo a circundar a superfície de compressão 42 do botão 13.
Como mostrado na figura 18, a porção emissora de luzconformada em anel 201 é formada na inclinação 28 fornecida ao redor dasuperfície de compressão 42 do botão 13, de modo a circundar a superfície decompressão 42 do botão 13 em uma forma conformada em anel. Comomostrado na figura 19, a porção emissora de luz conformada em anel 201 nãoé coberta com o revestimento base 24 e o depósito 25 para expor o materialbase opalescente 20. Como mostrado na figura 18, um raio exterior r3 daporção emissora de luz conformada em anel 201 é maior do que o primeiroraio rl da superfície de compressão 42 do botão 13 e menor do que um raioexterior r4 do elemento circundante 11. Deveria ser observado que o raioexterior r3 da porção emissora de luz conformada em anel 201 pode serajustado para estar próximo ao raio externo r4 ou próximo ao primeiro raio rl.
Como a porção emissora de luz conformada em anel 22, aporção emissora de luz conformada em anel 201 é formada peloprocessamento a laser.
Como descrito acima de acordo com o segundo exemplomodificado, diferentemente da configuração acima e do primeiro exemplomodificado, a porção emissora de luz conformada em anel 201 pode serfacilmente formada na inclinação 28 do elemento circundante por meio doprocessamento a laser. Em adição, é desnecessário fabricar o elementocircundante separadamente da porção emissora de luz conformada em anel201. Consequentemente, a redução em número de componentes e custo defabricação pode ser realizada, e a espessura da unidade de comutador deenergia 200 pode ser reduzida. Em adição, um projeto mais excelente pode serobtido.
A presente invenção não está limitada à configuração acima eaos exemplos modificados. A presente invenção pode ser realizada pormodificações de forma variada dentro do escopo da idéia técnica da presenteinvenção. O escopo de realização da modificação pertence ao escopo técnicoda presente invenção.
Na configuração acima, o exemplo no qual o revestimentobase 24 do elemento circundante 11 é colorido na cor predeterminada estádescrito, porém a presente invenção não está limitada a este exemplo. Porexemplo, o revestimento base pode ser formado utilizando um revestimentoUV transparente ou um revestimento de uretano acrílico de duas camadas.Assim, luz que atravessa o revestimento base transparente 24 ou que érefletido sobre ele é emitido a partir da porção emissora de luz 22. Portanto, aporção emissora de luz 22 pode emitir luz que é mais brilhante (luz que tembrilho ou luminância maior) quando comparada com um caso onde orevestimento base é negro.
No segundo exemplo modificado acima, o exemplo no qualuma porção emissora de luz conformada em anel 201 é formada na inclinação28 está descrita, porém o número de porções emissoras de luz conformada emanel 201 formado na inclinação 28 não está limitado a isto. Por exemplo, umapluralidade de porções emissoras de luz conformadas em anel que têmdiferentes raios pode ser fornecida. Com esta estrutura o estado da unidade decomutador de energia pode ser confirmado de maneira mais confiável pelousuário e uma unidade de comutador de energia que tem projeto maisexcelente pode ser obtida.
O presente Pedido contém tema relacionado àquele divulgadono Pedido de Patente Japonês com Prioridade JP 2008-151835, depositado noEscritório de Patentes do Japão em 10 de junho de 2008, todo o conteúdo doqual é aqui com isto incorporado para referência.

Claims (7)

1. Aparelho eletrônico, caracterizado pelo fato decompreender:um corpo principal de aparelho eletrônico que inclui umaporção de colocação de botão em um seu lado lateral;um botão colocado na porção de colocação de botão e feito deum material que faz com que luz o atravesse, e o botão incluindo umasuperfície de compressão exposta ao exterior e a superfície incidente de luzem um lado oposto à superfície de compressão;um elemento emissor de luz para emitir luz no sentido dasuperfície de luz incidente do botão, o elemento emissor de luz sendocolocado em um lado do corpo principal do aparelho eletrônico;um elemento comutador colocado do lado do corpo principaldo aparelho eletrônico e comutado sendo comprimido;uma placa de difusão para suportar de maneira elástica o botãoa partir do lado do corpo principal do aparelho eletrônico e para comprimir oelemento comutador em resposta a compressão do botão, a placa de difusãosendo colocada entre a superfície de luz incidente do botão e o elementoemissor de luz e sendo feita de um material que difunde luz; eum elemento circundante para circundar uma circunferênciaexterior do botão, para a qual luz é guiada a partir da placa de difusão, oelemento circundante sendo feito de um material que difunde luz, o elementocircundante incluindo uma superfície emissora de luz exposta ao exterior emuma forma conformada em anel, e uma superfície de proteção de luzfornecida entre a superfície emissora de luz e a superfície de compressão dobotão.
2. Aparelho eletrônico de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato do elemento circundante incluir um elemento deproteção de luz que é depositado com vapor sobre uma sua superfície, e asuperfície emissora de luz ser exposta removendo o elemento de proteção deluz por meio de um processamento a laser.
3. Aparelho eletrônico de acordo com a reivindicação 2,caracterizado pelo fato do elemento circundante incluir um revestimento baseformado em uma camada inferior do elemento de proteção de luz e coloridoem uma cor predeterminada.
4. Aparelho eletrônico de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato da placa de difusão incluir uma porção de articulação euma porção de lente, a porção de articulação tendo um furo em um seu centroe suportando de maneira elástica o botão a partir do lado do corpo principaldo aparelho eletrônico, a porção de lente sendo colocada no furo e oposta aoelemento emissor de luz e incluindo uma porção de compressão quecomprime o elemento comutador em resposta à compressão do botão.
5. Aparelho eletrônico de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato do corpo principal do aparelho eletrônico incluir umprimeiro estojo, um segundo estojo e uma articulação que tem uma formacilíndrica, o primeiro estojo tendo uma primeira superfície sobre a qual umaporção de operação é fornecida, o segundo estojo tendo uma segundasuperfície sobre a qual uma porção de mostrador é fornecida, a articulaçãoconectando de maneira rotativa o primeiro estojo e o segundo estojo um como outro em um lado traseiro do corpo principal do aparelho eletrônico, aarticulação sendo fornecida com a porção de colocação de botão em uma suaextremidade.
6. Método para fabricar um aparelho eletrônico que inclui umbotão que é feito de um material que faz com que luz atravesse todo ele e queinclui uma superfície de compressão exposta ao exterior, e superfície de luzincidente em um lado oposto à superfície de compressão, um elementoemissor de luz para emitir luz no sentido da superfície de luz incidente dobotão, um elemento comutador comutado sendo comprimido, uma placa dedifusão que suporta de maneira elástica o botão e comprime o elementocomutador em resposta à compressão do botão e que é colocado entre asuperfície de luz incidente do botão e o elemento emissor de luz e aceita deum material que difunde luz, e um elemento circundante que circunda umacircunferência exterior do botão para o qual luz é guiada a partir da placa dedifusão e é feito de um material que difunde luz e inclui uma superfícieemissora de luz exposta ao exterior em uma forma conformada em anel, euma superfície de proteção de luz fornecida entre a superfície emissora de luze a superfície de compressão do botão, caracterizado pelo fato decompreender:realizar uma deposição a vapor de um elemento de proteção deluz sobre uma superfície do elemento circundante; eremover o elemento de proteção de luz por meio de umprocessamento a laser para expor a superfície emissora de luz.
7. Método para fabricar um aparelho eletrônico de acordo coma reivindicação 6, caracterizado pelo fato de ainda compreender:formar sobre a superfície do elemento circundante, umrevestimento base colorido em uma cor predeterminada antes da deposição avapor do elemento de proteção de luz sobre a superfície do elementocircundante.
BRPI0902072 2008-06-10 2009-06-04 aparelho eletrÈnico, e, método para fabricar o mesmo BRPI0902072A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2008151835A JP4513899B2 (ja) 2008-06-10 2008-06-10 電子機器及び電子機器の製造方法

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0902072A2 true BRPI0902072A2 (pt) 2010-04-13

Family

ID=41470268

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0902072 BRPI0902072A2 (pt) 2008-06-10 2009-06-04 aparelho eletrÈnico, e, método para fabricar o mesmo

Country Status (5)

Country Link
JP (1) JP4513899B2 (pt)
CN (1) CN101604583B (pt)
BR (1) BRPI0902072A2 (pt)
RU (1) RU2009122106A (pt)
TW (1) TWI375974B (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5647819B2 (ja) * 2010-06-11 2015-01-07 任天堂株式会社 携帯型電子機器
CN103390516B (zh) * 2012-05-10 2016-07-06 阿尔派株式会社 照光式操作装置
JP6247036B2 (ja) * 2013-07-11 2017-12-13 ホーチキ株式会社 発信機
KR102272337B1 (ko) * 2014-02-21 2021-07-05 삼성전자주식회사 전자 장치 및 커버가 결합된 전자 장치
US9500791B2 (en) * 2014-09-22 2016-11-22 Visteon Global Technolgoies, Inc. Gradient light halo for a remote input device
JP6567019B2 (ja) * 2017-11-14 2019-08-28 ホーチキ株式会社 発信機及び発信機の取付方法
TWI663620B (zh) * 2018-06-29 2019-06-21 達方電子股份有限公司 背光模組及發光鍵盤

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPH0992086A (ja) * 1995-09-19 1997-04-04 Fujitsu Ten Ltd 操作ボタン
US7073916B2 (en) * 2002-04-29 2006-07-11 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Key for use in low light conditions
JP2004079232A (ja) * 2002-08-12 2004-03-11 Nec Corp 押しボタンの照光構造と該押しボタンを備えた電子機器
TWI237282B (en) * 2003-01-07 2005-08-01 Pentax Corp Push button device having an illuminator
JP2004227251A (ja) * 2003-01-22 2004-08-12 Toshiba Corp 電子機器
JP2005150668A (ja) * 2003-10-23 2005-06-09 Sony Corp 電子機器筐体及び電子機器
JP4367850B2 (ja) * 2004-09-27 2009-11-18 シチズン電子株式会社 照光式スイッチ

Also Published As

Publication number Publication date
RU2009122106A (ru) 2010-12-20
JP2009301115A (ja) 2009-12-24
TWI375974B (en) 2012-11-01
JP4513899B2 (ja) 2010-07-28
TW201009864A (en) 2010-03-01
CN101604583B (zh) 2011-12-14
CN101604583A (zh) 2009-12-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0902072A2 (pt) aparelho eletrÈnico, e, método para fabricar o mesmo
TWI388778B (zh) 可攜式物件之資料顯示元件的背照裝置
US8391000B2 (en) Electronic apparatus
JP4806215B2 (ja) 表示装置
BR112015016183B1 (pt) módulo de tecla e processo para produção de um módulo de tecla para uma tecla de um teclado
JP2006517302A (ja) ベゼルレス電子ディスプレイ
JP2000140196A (ja) スロットマシン
TWI361970B (pt)
JP3994413B2 (ja) 面状照明装置
JP2005070603A (ja) 両面液晶表示装置および携帯無線電話機
JP4836930B2 (ja) 電子機器
CN111464675B (zh) 后盖组件及电子设备
TWI788408B (zh) 光纖感測器、受光光纖及擴散構件
US8218094B2 (en) Television apparatus and electronic apparatus
JP2007208339A (ja) 携帯電子機器
JP7269500B2 (ja) 遊技機
TW201001137A (en) Electronic apparatus and electronic component
TW201230915A (en) Electrical device
JP4301678B2 (ja) 反射型液晶表示装置を用いた電子ビューファインダー
TWM469798U (zh) 發光鏡結構
CN218825359U (zh) 笔记本电脑
JP7385120B2 (ja) 遊技機の発光演出装置
JP7376792B2 (ja) 遊技機
JP2021126234A (ja) 遊技機
JP2021126236A (ja) 遊技機

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 5A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2257 DE 08/04/2014.