BRPI0814911A2 - reator com núcleo de ferro - Google Patents

reator com núcleo de ferro Download PDF

Info

Publication number
BRPI0814911A2
BRPI0814911A2 BRPI0814911-9A BRPI0814911A BRPI0814911A2 BR PI0814911 A2 BRPI0814911 A2 BR PI0814911A2 BR PI0814911 A BRPI0814911 A BR PI0814911A BR PI0814911 A2 BRPI0814911 A2 BR PI0814911A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
coil
reactor
iron core
parallel
coils
Prior art date
Application number
BRPI0814911-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Juntao Zhong
Yumin Ren
Xingyao Gao
Chunzhen Gu
Shubo Sun
Original Assignee
Tebian Electric Apparatus Stock Co., Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=40377810&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0814911(A2) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Tebian Electric Apparatus Stock Co., Ltd filed Critical Tebian Electric Apparatus Stock Co., Ltd
Publication of BRPI0814911A2 publication Critical patent/BRPI0814911A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01FMAGNETS; INDUCTANCES; TRANSFORMERS; SELECTION OF MATERIALS FOR THEIR MAGNETIC PROPERTIES
    • H01F27/00Details of transformers or inductances, in general
    • H01F27/24Magnetic cores
    • H01F27/26Fastening parts of the core together; Fastening or mounting the core on casing or support
    • H01F27/263Fastening parts of the core together
    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01FMAGNETS; INDUCTANCES; TRANSFORMERS; SELECTION OF MATERIALS FOR THEIR MAGNETIC PROPERTIES
    • H01F37/00Fixed inductances not covered by group H01F17/00

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Power Engineering (AREA)
  • Coils Of Transformers For General Uses (AREA)
  • Transformer Cooling (AREA)
  • Physical Or Chemical Processes And Apparatus (AREA)

Abstract

REATOR COM NÚCLEO DE FERRO; a presente invenção refere-se a um reator com núcleo de ferro que inclui partes ativas. As partes ativas do reator incluem duas ou mais partes ativas separadas. As bobinas nas partes ativas respectivas são conectadas em serie ou em paralelo. As partes ativas respectivas são dispostas em um mesmo tanque de óleo de reator (6).

Description

| 1/16 | i REATOR COM NÚCLEO DE FERRO : ' Campo da invenção A A presente invenção refere-se à área de : x 5' reatores, e particularmente à um reator com núcleo de ferro. ! - : o Antecedentes da invenção OB O reator com núcleo de ferro de corrente bai monofásica é um conjunto de núcleo de ferro simples no formato “EI” e de uma bobina simples.
Essa estrutura é adequada para o reator cuja tensão de operação e capacidade estão abaixo de determinados valores respectivamente.
Porém, quando o nível de tensão e a capacidade de um reator atingem um determinado grau (p.ex., um reator no qual O nível de tensão é de 800 kV, e a capacidade é de 100000 kvar), tornando-se o reator cada vez maior, a largura e à altura do reator aumentam ainda mais, o que dificulta o transporte do reator.
Além disso, como a linha de fuga do elemento isolante do reator é limitada, a tensão não pode aumentar ilimitadamente em uma determinada distância de isolamento.
Quando o nível de tensão do reator aumenta mais, a linha de fuga aplicada ao elemento isolante aumenta correspondentemente, trazendo um risco oculto ao reator.
Além disso, no reator de corrente, o fio de saída da bobina é suportado pelas ripas isolantes fixadas nos garfos superiores e inferiores (o caixilho do núcleo de ferro | em formato “EI”) que prendem o núcleo de ferro.
Quando o nível de tensão atinge um determinado grau, a linha de fuga do fio de saída é limitada, e a tensão de fuga das ripas isolantes com relação à terra é alta, o que muito “30 provavelmente torna insegura a operação do reator.
Além disso, as paredes do tanque de óleo, que é usado para conter a parte ativa do reator no estado da técnica, são de camada única.
Essa estrutura é limitada para a tensão de sistema e para evitar o barulho e à vibração do corpo do reator. Quando a tensão e a capacidade aplicada no reator com núcleo de ferro atinge um determinado grau, uma vez que existe uma limitação no transporte e no material isolante, um núcleo de ferro simples e uma bobina de ferro simples não podem atender as exigências de transporte e de isolamento do reator com tensão alta e ampla capacidade. Para o reator com ampla capacidade, a força eletromagnética das tortas do núcleo de ferro simples e a vibração provocada pela força são difíceis de serem controladas. Entretanto, à vibração e o barulho gerados pelo núcleo de ferro são transferidos para o lado externo do tanque de óleo através da parte sólida e do óleo isolante, não podendo assim atender as exigências de proteção ao meio ambiente em relação à operação do sistema de energia.
Descrição resumida da invenção O objeto da presente invenção consiste em prover um reator com núcleo de ferro, de instalação e transporte relativamente fáceis, que apresente menor perda de dispersão magnética e que opere com segurança em comparação às falhas existentes no reator com núcleo de ferro monofásico no estado da técnica. " .
A solução técnica para sanar o problema, de acordo com à presente invenção, é um reator com núcleo de ferro que compreende uma parte ativa, sendo que a parte ativa do reator compreende duas ou mais partes ativas separadas, e as bobinas nas partes ativas são conectadas juntas.
As bobinas nas partes ativas podem Ser conectadas juntas em série, e também podem ser conectadas juntas em paralelo. Ou seja, o modo de conexão das bobinas pode ser em série, e também em paralelo.
Quando duas partes ativas são usadas no reator, o modo de acoplamento das bobinas nas duas partes ativas juntas em série, pode ser aquele em que uma extremidade da primeira bobina na primeira parte ativa é uma extremidade de entrada, a outra extremidade da primeira bobina é conectada a uma extremidade da segunda bobina na segunda parte ativa, e a outra extremidade da segunda bobina é uma extremidade de saída, formando assim uma conexão em série; a conexão em série também pode ser aquela em que a primeira bobina é conectada à segunda bobina em série, utilizando fios de entrada no meio das bobinas, ou seja, a primeira bobina usa um fio de entrada no meio da bobina e fios de saída em ambas as extremidades da bobina, e os fios de saída da primeira bobina são conectados em paralelo, para ser um fio de entrada da segunda bobina, em que a segunda bobina usa o fio de entrada no meio da bobina e fios de saída em ambas as extremidades da bobina, em que os fios de saída em ambas as extremidades da segunda bobina são conectados em 15º paralelo, e a conexão em paralelo entre os fios de saída em ambas as extremidades da primeira bobina é conectada ao fio de entrada no meio da segunda bobina em série.
Quando as duas bobinas nas duas partes ativas são conectadas em série, de acordo com à presente invenção, coma condição deque a altura de transporte seja satisfeita, o número dos segmentos das duas bobinas é superior ao número. - total dos segmentos da bobina de braço único, € à altura total das bobinas é aumentada, fazendo com que a linha de fuga na superfície das bobinas na tensão de operação seja muito aumentada.
Desse modo, as duas bobinas suportam à tensão de operação de modo a garantir a segurança de isolamento do reator na tensão de operação.
Quando duas partes ativas são usadas no reator, o modo de acoplamento das bobinas nas duas partes ativas juntas em paralelo pode ser aquele em que as extremidades das bobinas são conectadas em paralelo, ou seja, uma extremidade de cada uma das duas bobinas nas duas partes ativas é uma extremidade de entrada dela e é conectada junto em paralelo como uma extremidade de entrada, a outra :
extremidade de cada uma das duas bobinas nas duas partes ativas é uma extremidade de saída desta e é conectada junta em paralelo como uma extremidade de saída; a conexão em paralelo também pode ser aquela em que tanto a primeira bobina na primeira parte ativa como a segunda bobina na segunda parte ativa usam fios de entrada no meio das bobinas, e as extremidades de entrada no meio das duas bobinas são : conectadas em paralelo, em que a extremidade superior e a extremidade inferior de cada bobina são conectadas juntas em paralelo respectivamente e em seguida as conexões em paralelo das duas bobinas são conectadas em paralelo como uma extremidade de saída, ou seja, a primeira bobina usa um fio . de entrada no meio da bobina, a extremidade superior e à extremidade inferior da primeira bobina são conectadas em paralelo, a segunda bobina usa um fio de entrada no meio da bobina, a extremidade superior e a extremidade inferior da segunda bobina são as extremidades de saída e são conectadas em paralelo, as extremidades de entrada no meio da primeira bobina e da segunda bobina são conectadas em paralelo, e as duas extremidades da primeira bobina e as duas extremidades da segunda bobina são conectadas em -paralelo como. uma --. extremidade de saída.
Com a condição de que as exigências quanto ao transporte e ao desempenho elétrico sejam satisfeitas, poderá ser empregado o modo de conexão em paralelo.
Se for empregado o modo de entrada central, a exigência em relação ao nível de isolamento das extremidades das bobinas não será elevada.
Quando são usadas mais partes ativas no reator, as bobinas nas partes ativas são conectadas em série ou em paralelo, as estruturas das bobinas nas partes ativas são similares às estruturas das bobinas na estrutura de duas partes ativas acima.
Naturalmente, o modo de conexão das bobinas, de acordo com a presente invenção, não é limitado aos quatro modos acima.
Preferivelmente, o modo de concretização das partes ativas pode ser um modo em paralelo. Um fio de saída (conexão entre as duas bobinas) pode ficar distante do potencial terra utilizando-se um arranjo em paralelo, e o diâmetro do eletrodo do fio de saída pode ser diminuído. Alternativamente, o arranjo das duas partes ativas pode ser um arranjo in-line. Ao se utilizar um arranjo in-line, a interferência da dispersão magnética entre as bobinas nas partes ativas é pequena.
Naturalmente, o modo de concretização das partes ativas do reator, de acordo com à presente invenção, admite outros arranjos. ' De acordo com a presente invenção, cada uma das partes ativas separadas compreende um núcleo de ferro no formato “EI” respectivamente, no meio do qual é formada uma coluna de núcleo de ferro através da laminação de uma pluralidade de tortas de núcleo de ferro com furos centrais e uma pluralidade de vãos. = ' 7 7 " - As partes ativas do reator ficam dispostas em um mesmo tanque de óleo do reator. Quando duas partes ativas são usadas no reator, uma vez que as tensões efetivas das duas partes ativas sob tensão de operação são diferentes entre si, as distâncias de isolamento das duas partes ativas também são diferentes entre si. Desse modo, as duas partes ativas podem ser uma maior e uma menor. Quando as duas partes ativas estão em uma estrutura em série, de acordo com a condição citada, a capacidade de tensão da primeira parte ativa pode ser 30-70% de toda a capacidade de tensão do reator, e a capacidade de tensão da segunda parte ativa pode ser 70-30% ode toda a capacidade de tensão do reator.
Naturalmente, as duas partes ativas podem apresentar o mesmo tamanho. Preferivelmente, de acordo com a presente invenção, dispositivos de saída das bobinas podem ser diretamente conectados às partes ativas do reator. Especificamente, os dispositivos de saída podem ser conectados em uma posição no diâmetro externo das bobinas nas partes ativas do reator. O dispositivo de saída compreende uma placa isolante com formato em U, e uma camada isolante de blindagem metálica com compartilhamento de tensão que cobre o lado externo da placa isolante em formato de U. No dispositivo de saída, a placa isolante em formato de U pode ser substituída por uma placa isolante cilíndrica, Porém, a placa isolante em formato de U obtida aperfeiçoando-se a 15º placa isolante cilíndrica. A finalidade do aperfeiçoamento é aumentar o diâmetro de um eletrodo, melhorar a distribuição do campo elétrico, e diminuir a distância à terra. Além disso, em comparação à placa isolante cilíndrica, a placa isolante em formato de U pode economizar espaço e material.
Mais preferivelmente, o dispositivo de saída pode compreender uma camada isolante circundante que cobre o ” lado externo da camada isolante de blindagem com compartilhamento de tensão metálica, e um vão, sendo formado um espaçamento de óleo entre a camada isolante circundante e a camada isolante de blindagem equalizadora de tensão metálica. A finalidade da utilização da camada isolante circundante é dividir o espaçamento de 6leo isolante, melhorar a distribuição do campo elétrico, diminuir àa distância de isolamento e economizar material.
Ainda mais preferivelmente, a estrutura do tanque de óleo do reator pode ser uma estrutura na qual uma parede do tanque de óleo de dupla camada pode ser usada localmente. Nesta estrutura, uma pluralidade de ripas é assentada na superfície interna da parede do tanque de óleo e uma segunda parede do tanque de óleo é fixada nas ripas.
As ripas incluem ripas transversais e ripas longitudinais, que formam uma pluralidade de grades.
A segunda parede do tanque de óleo é construída por placas de cobertura cujos tamanhos correspondem aos tamanhos das grades nas grades.
As ripas são feitas de metal.
O tamanho de cada ripa transversal é o seguinte:: comprimentoxlargura = 650 mmx50 mm, e a espessura é 4-50 mm.
O comprimento da ripa longitudinal é relativo à altura do tanque de oleo do reator, e usualmente pode ser determinado de acordo com a prática.
A largura pode ser 5O0mm. : : Além disso, radiadores podem ser conectados ao tanque de óleo do reator.
Os radiadores podem Ser simetricamente distribuídos sobre um ou sobre os dois lados do tanque de óleo do reator, ou ao redor do tanque de óleo do reator.
Um cooler com ventilador ou um cooler a água pode ser usado para resfriar o óleo do transformador de acordo com a invenção. | OS ' Como na presente invenção é utilizada uma estrutura de duas partes ativas, ou uma estrutura de múltiplas partes ativas, a hermeticidade por compressão ou aperto dos garfos de ferro pode ser assegurada.
Desse modo, oO ruído e a vibração podem ser também controlados.
Entretanto, o defeito da concentração de perda do reator com uma única parte ativa cuja capacidade é a mesma daquele da presente invenção, pode ser sanado e a distribuição de temperatura de todo o reator pode ser melhorada, portanto o defeito de o local mais quente existir na parte ativa é evitado (superaquecimento local é relevante com o extensão da dispersão magnética, e a dispersão magnética dos reatores com capacidades diferentes apresentam tamanhos diferentes.
Quanto maior for a capacidade, maior será a dispersão magnética. Quando são usadas duas partes ativas no reator, isso significa que a capacidade de cada parte ativa é reduzida pela metade, e à dispersão magnética relativa é reduzida pela metade.).
Como o dispositivo de saída é diretamente fixado na parte ativa do reator de acordo com a presente invenção, isso supera o defeito de que a margem da linha de fuga do material isolante é pequena desde que a altura de transporte admissível seja limitada. Desse modo, o problema da distância elétrica das ripas isolantes de suporte usadas na estrutura do estado da técnica com relação à terra é evitado, portanto, a confiabilidade operacional do reator de alta tensão é assegurada.
A estrutura local do tanque de óleo de camada dupla, de acordo com a invenção, impede que oO ruído e vibração provocados pela força eletromagnética das tortas de núcleo de ferro e pelo alongamento de retardação magnética dos garfos de ferro sejam transferidos para o tanque de óleo e o lado externo do tanque de óleo quando passa corrente AC no reator . As ripas metálicas transversalmente conectadas na , estrutura do tanque de óleo de dupla camada são usadas para : dividir a área de toda a parede do tanque de óleo de primeira camada; desse modo, a amplitude de vibração da superfície de aço da parede do tanque de óleo é diminuída. Entretanto, a estrutura do tanque de óleo do reator de dupla camada é útil para isolar o ruído provocado pelo núcleo de ferro, atendendo a exigência de proteção ao meio ambiente com relação à operação do sistema de energia.
Como duas ou mais partes ativas são usadas no reator, de acordo com a presente invenção, a capacidade de um núcleo de ferro de única coluna é diminuída, e essa estrutura de partes ativas é aperfeiçoada no controle da dispersão magnética e na irradiação de calor dos enrolamentos. Desse
* modo, essa estrutura pode ser usada em qualquer reator com diferentes níveis de tensão e exigências de capacidade. Para o reator com 1000kV e 100000kvar, esta estrutura pode satisfazer as exigências com relação à segurança de .
isolamento e de transporte.
Breve descrição das figuras A figura 1 é uma vista geral da estrutura de partes ativas do reator de núcleo de ferro na concretização da presente invenção (duas partes ativas são usadas). .
A figura 2 é uma vista lateral da figura 1.
A figura 3 é uma vista geral da estrutura de duas partes ativas do reator de núcleo de ferro na concretização da presente invenção (duas partes ativas são ' : usadas, e as duas partes ativas estão dispostas em paralelo).
A figura 4 é uma vista de cima da figura 3.
A figura 5 é uma vista geral da estrutura de duas partes ativas do reator de núcleo de ferro na concretização da presente invenção (duas partes ativas são usadas, e as duas partes ativas estão dispostas em in-line).
20 . A figura 6 é uma vista de cima da figura 5.
A figura 7 é uma vista ampliada da figura 4.
A figura 8 é uma vista de cima do reator do núcleo de ferro na concretização da presente invenção (que tem 4 conjuntos de radiadores).
A figura 9 é uma vista das duas bobinas com fios de entrada na parte central conectadas em série na concretização da presente invenção.
A figura 10 é uma vista das duas bobinas com fios de entrada nas extremidades conectadas em série na concretização da presente invenção.
A figura 11 é uma vista das duas bobinas com fios de entrada na parte central conectadas na concretização da presente invenção. .
A figura 12 é uma vista das duas bobinas com | fios de entrada nas extremidades conectadas em paralelo na concretização da presente invenção. | A figura 13A é uma vista geral de uma estrutura de montagem do dispositivo de saída na concretização da presente invenção, A figura 13B é uma vista de cima da figura 13A.
A figura 14 é uma vista de uma estrutura na qual o dispositivo de saída é montado sobre a placa em formato de arco da concretização da presente invenção (o dispositivo de saída aparece ilustrado em uma vista esquemática).
A figura 15 é uma vista de uma estrutura do 15º dispositivo de saída na concretização da presente invenção.
A figura 16 é uma vista de cima de uma estrutura de um tanque de óleo na concretização da presente invenção.
A figura 17 é uma vista de plano da estrutura da parede do tanque de óleo na figura 16.
A figura 18 é uma vista na direção A - À na” posição P na figura 17.
NÚMEROS DE REFERÊNCIA: 1 - bucha de alta tensão, 2 - bucha de alta tensão do ponto neutro, 3 - corpo do reator, 4 - depósito de óleo, 5 - radiador, 6 - tanque de óleo, 7 - núcleo de ferro, 8 - bobina, 9 - torta de núcleo de ferro, 10 - coluna de núcleo de ferro, 11 - primeira bobina, 12 - segunda bobina, 13 - dispositivo de saída, 14 - parede do tanque de óleo, 15 - ripa, 16 - segunda parede do tanque de óleo, 17 - placa em formato de arco, 18 - braço de suporte, 19 - placa isolante em formato de U, 20 - camada isolante de blindagem com compartilhamento de tensão, 21 - camada isolante circundante, 22 - abertura de óleo, 23 - : bloco isolante de suporte para abertura de óleo, 24 - fio- '
quia, 25 - bucha, 26 - placa isolante, 27 -invólucro de união isolante, 28 - barra de suporte, 29 - placa de suporte, 30 - placa de fixação Descrição detalhada A presente invenção é a seguir descrita detalhadamente em combinação das concretizações e as figuras.
As concretizações a seguir são concretizações de caráter não limitado.
Conforme mostram as figuras 1, 2 e 8, nesta concretização, o reator de núcleo ferro compreende um corpo de reator 3, um depósito de reator 4 e um radiador 5. O corpo do reator 3 compreende partes ativas, e nesta concretização é usada uma estrutura de duas partes ativas, isto é, duas partes ativas separadas . As duas partes ativas são 15º conectadas juntas através das bobinas no corpo.
Ambas as partes ativas ficam dispostas no tanque de óleo 6, que é conectado ao depósito de óleo 4. Conforme mostram as figuras 3 - 7, na estrutura de duas partes ativas do reator nesta concretização, cada parte ativa compreende um núcleo de ferro em formato “EI” 7 e uma bobina 8. Na parte central de cada núcleo de ferro em formato ode “EI”, uma pluralidade de tortas de núcleo de ferro 9 com furos centrais e uma pluralidade de vãos são laminadas para ser uma coluna de núcleo de ferro 10. A coluna do núcleo de ferro 10 é esticada por uma pluralidade de hastes de tração que passam pelos furos centrais.
Os lados superior e inferior e os lados esquerdo e direito do núcleo de ferro em formato de “EI” 7 são laminados pelo núcleo de ferro com uma determinada espessura, e são apertados por hastes de parafuso do núcleo transversal.
A coluna de núcleo de ferro 10 é inserida na bobina 8.
As duas partes ativas podem ser dispostas em paralelo (conforme ilustrado nas figuras 3 e 4) ou em in-line (conforme ilustrado nas figuras 5 e 6).
As bobinas 8 das duas partes ativas são conectadas em série ou em paralelo.
A figura 10 mostra o modo de conexão em série. Uma extremidade da bobina na primeira parte ativa, ou seja, a primeira bobina 11, é uma extremidade de entrada, a outra extremidade da primeira bobina 11 é conectada a uma extremidade da bobina na segunda parte ativa, Ou seja, a segunda bobina 12, e a outra extremidade da segunda bobina 12 é uma extremidade de saída, de forma a estabelecer uma conexão em série.
A figura 12 mostra o modo de conexão em 15º paralelo. O modo de acoplamento das bobinas nas duas partes ativas juntas em paralelo é que as extremidades de entrada das duas bobinas são conectadas juntas em paralelo formando uma extremidade de entrada, e as extremidades de saída das duas bobinas são conectadas juntas em paralelo formando uma extremidade de saída; a primeira bobina 11 e a segunda bobina 12 são conectadas conectando-se os fios de saída nas extremidades das bobinas em paralelo, ou seja, uma das duas extremidades de cada uma da primeira bobina 11 e da segunda bobina é uma extremidade de entrada, e a outra das duas extremidades de cada uma da primeira bobina 11 e da segunda bobina 12 é uma extremidade de saída, sendo as duas bobinas conectadas assim em paralelo.
Os dois modos de conexão acima são adequados para o reator com elevada capacidade e baixa tensão. A estrutura do reator pode ser simplificada através de tais modos de conexão.
O modo de conexão ilustrado nas figuras 9 ou 11 é usado nesta concretização.
A figura 9 mostra o modo de conexão em série. i A primeira bobina 11 é conectada à segunda bobina 12 em série utilizando-se fios de entrada na parte central das bobinas, ou seja, a primeira bobina 11 em prega um fio de entrada na parte central da primeira bobina 11 e fios de saída em ambas as extremidades da primeira bobina 11, e os fios de saída da primeira bobina 11 são conectados em paralelo, a segunda bobina 12 emprega os fios de entrada na parte central da segunda bobina 12 e fios de saída nas duas extremidades da segunda bobina 12, os fios de saída em ambas as extremidades da segunda bobina 12 são conectados em paralelo, a conexão em paralelo entre os fios de saída em ambas as extremidades da primeira bobina 11 é conectada em série ao fio de entrada da segunda bobina 12.
l 15 A figura 11 mostra o modo de conexão em paralelo. A primeira bobina 11 e a segunda bobina 12 são conectadas em paralelo utilizando-se fios de entrada na parte Ú central das bobinas. A conexão em paralelo pode ser da forma em que ambas as bobinas na primeira parte ativa, Ou seja, a primeira bobina 11, e a bobina na segunda parte ativa, Ou seja, a segunda bobina 12 emprega fios de entrada na parte central das bobinas, e as extremidades de entrada na parte central das duas bobinas são conectadas em paralelo, à extremidade superior e a extremidade inferior de cada bobina são conectadas juntas em paralelo respectivamente, e desse modo as conexões em paralelo das duas bobinas são conectadas em paralelo como uma extremidade de saída, ou seja, a primeira bobina emprega um fio de entrada na parte central da primeira bobina, a extremidade superior e a extremidade inferior da primeira bobina 11 são as extremidades de saída e são conectadas em paralelo, a segunda bobina 12 emprega um fio de entrada na parte central da segunda bobina, a extremidade superior e a extremidade inferior da segunda bobina 12 são conectadas em paralelo, as extremidades de entrada na parte central da primeira bobina 11 e a segunda bobina 12 são conectadas em paralelo, e as duas extremidades da primeira bobina 11 e as duas extremidades da segunda bobina 12 são conectadas em paralelo como uma extremidade de saída.
Os modos de conexão acima são adequados para o reator com ampla capacidade e alta tensão, assegurando assim que o reator apresente um bom desempenho quanto à irradiação de calor e que seja seguro o desempenho de isolamento, Conforme ilustrado nas figuras 13 A e 13B, o dispositivo de saída 13 é coligado no lado de diâmetro externo da bobina em uma parte ativa do reator através de uma placa em formato de arco 17 feita de uma placa de papel isolante como um suporte de fixação de todo o dispositivo de saída 13. Conforme ilustrado na figura 14, uma placa de suporte 29 feita de uma placa de papel isolante é montada na parte central das duas arestas da placa em formato de arco 17 na direção axial da placa em formato de arco 17. Uma placa de fixação 30 feita de uma placa de papel isolante é fixada sobre a placa de suporte 29. Os braços superior e inferior 18 - feitos de placas de papel isolante são instalados sobre a placa de fixação 30. Os braços de suporte superior e inferior 18 sustentam o dispositivo de saída 13.
Conforme ilustrado na figura 15, o dispositivo de saída 13 compreende uma placa isolante em formato de U 19, uma camada isolante de blindagem com compartilhamento de tensão 20 que cobre o lado externo da placa isolante em formato de U 19 e uma camada isolante circundante 21 que cobre o lado externo da camada isolante de blindagem “metálica com compartilhamento de tensão 20. Uma abertura de óleo 22 é formada entre a camada isolante circundante 21 e a camada isolante de blindagem metálica com compartilhamento de tensão 20. No dispositivo de saída 13, a placa isolante em formato de U 19 é formada coligando-se duas placas de papel isolante em formato de semi-arco, que são fixadas nos braços de suporte superior e inferior 18 respectivamente.
As placas de papel isolante em semi-arco são colocadas defronte, e podem formam um conjunto após àa coligação.
Da vista frontal ou vista lateral, a parte superior das duas placas de papel isolante em semi-arco que formam um conjunto, verifica-se um formato em U.
Conforme ilustrado nas figures 16 a 18, ambas as partes ativas do reator nesta concretização ficam dispostas no tanque de óleo do reator.
A estrutura do tanque de óleo é uma estrutura na qual uma parede do tanque de óleo de dupla camada pode ser usada localmente.
Conforme ilustrado na figura 16, a parte da parede do tanque de óleo 14, exatamente defronte à parte ativa do reator (ou seja, perto do garfo lateral do núcleo de ferro) pode usar a estrutura de parede do tanque de óleo de dupla camada.
Nesta concretização, O tanque de óleo 6 é feito de material de aço, e o formato do tanque de óleo 6 é retangular ou quadrado.
No tanque de óleo 6, a espessura da parede do tanque de óleo 14 é de 6-16 mm, a espessura do = fundo é de 20-60 mm, e a espessura da tampa é de 10-40 mm.
Conforme ilustrado nas figuras 17 e 18, uma pluralidade de ripas metálicas cruzadas transverso- longitudinais 15 são soldadas na superfície interna da parede do tanque de óleo 14. Essas ripas metálicas 15 formam uma pluralidade de caixilhos retangulares.
Uma pluralidade de placas de aço retangulares é assim soldada nos caixilhos retangulares das ripas metálicas 15 correspondentemente.
As placas de aço retangulares edificam a segunda parede da caixa i de óleo 16. No tanque de óleo 6, a espessura da ripa 15 é de 4-50 mm, e a espessura da segunda parede da caixa de óleo 16 é de 4-20 mm.
Conforme ilustrado na figura 8, quatro jogos de radiadores 5 sã conectados ao tanque de óleo 6 do reator na presente invenção.
Os radiadores 5 são distribuídos simetricamente em dois lados do tanque de óleo 6.

Claims (15)

REIVINDICAÇÕES
1. Reator com núcleo de ferro, compreendendo uma parte ativa, caracterizado pelo fato de a parte ativa do reator compreender duas ou mais partes ativas separadas, sendo conectadas bobinas (8) juntas nas partes ativas.
2. Reator com núcleo de ferro, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de as bobinas (8) nas partes ativas poderem ser conectadas juntas em série, e também conectadas juntas em paralelo.
3. Reator com núcleo de ferro, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de ao serem usadas as duas partes ativas no reator, o modo de acoplaméênto das bobinas nas duas partes ativas jutas poder ser em série, sendo que uma extremidade da primeira bobina (11) na primeira parte ativa é uma extremidade de entrada, a outra extremidade da primeira bobina é conectada a uma extremidade da segunda bobina (12) na segunda parte ativa, ea outra extremidade da segunda bobina é uma extremidade de saída, formando assim uma conexão em série; a conexão em. =| série também pode ser de forma que a primeira bobina (11) é conectada em série à segunda bobina (12) utilizando-se fios de entrada na parte central das bobinas, ou seja, a primeira bobina (11) emprega um fio de entrada na parte central da primeira bobina e fios de saída nas duas extremidades da primeira bobina, à os fios de saída da primeira bobina são conectados em paralelo formando um fio de entrada da segunda bobina (12), a segunda bobina emprega os fios de entrada na parte central da segunda bobina e fios de saída nas duas extremidades da segunda bobina, os fios de saída nas duas extremidades da segunda bobina são conectados em paralelo, e a conexão em paralelo entre os fios de saída nas duas extremidades da primeira bobina é
' 2/4 conectada em série ao fio de entrada na parte central da segunda bobina.
4. Reator com núcleo de ferro, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de ao serem utilizadas duas partes ativas no reator, o modo de acoplamento das bobinas nas duas partes ativas juntas poder ser em paralelo sendo que as extremidades das bobinas são conectadas em paralelo, ou seja, uma extremidade de cada uma das duas bobinas nas duas partes ativas é uma extremidade de entrada daí e é conectada junta em paralelo como uma extremidade de entrada, a outra extremidade de cada uma das duas bobinas nas duas partes ativas é uma extremidade de saída daí e é conectada junta em paralelo com uma extremidade de saída; a conexão em paralelo também Tm 15 pode ser de forma em que tanto à primeira bobina (11) na primeira parte ativa como a segunda bobina (12) na segunda parte ativa emprega fios de entrada na parte central das bobinas, e as extremidades de entrada na parte central das duas bobinas são conectadas em paralelo, a extremidade superior e a extremidade inferior de cada bobina são conectadas juntas em paralelo respectivamente, sendo assim TO as conexões em paralelo das duas bobinas conectadas em paralelo como uma extremidade de saída, ou seja, à primeira bobina (11) emprega um fio de entrada na parte central da primeira bobina, a extremidade superior e a extremidade inferior da primeira bobina são as extremidades de saída e são conectadas em paralelo, a segunda bobina (12) emprega um fio de entrada na parte central da segunda bobina, a extremidade superior e a extremidade inferior da segunda bobina são as extremidades de saída e são conectadas em paralelo, as extremidades de entrada na parte central da primeira bobina e a segunda bobina são conectadas em paralelo, e as duas extremidades da primeira bobina e as
. 3/4 . ; duas extremidades da segunda bobina são conectadas em paralelo como uma extremidade de saída.
5. Reator com núcleo de ferro, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de as partes ativas do reator serem dispostas em paralelo ou in-line.
6. Reator com núcleo de ferro, de acordo com à reivindicação 1, caracterizado pelo fato de cada uma das respectivas partes ativas do reator compreender um núcleo de ferro em formato de “EI” (7) respectivamente; na parte central de cada núcleo de ferro em formato de “EI” (7), é formada uma coluna de núcleo de ferro (10) por meio da laminação de uma pluralidade de tortas de núcleo de ferro (9)com furos centrais e uma pluralidade de vãos.
7. Reator com núcleo de ferro, de acordo e 15 com a reivindicação 1, caracterizado" pelo fato” de dispositivos de saída (13) das bobinas nas partes ativas diretamente serem conectados às respectivas partes ativas do reator.
8. Reator com núcleo de ferro, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de dispositivos de saída (13) serem conectados à uma posição — no diâmetro externo das bobinas nas partes ativas do reator, de o dispositivo de saída compreender uma placa isolante em formato de U (19), e uma camada isolante de blindagem metálica com compartilhamento de tensão (20) que cobre o lado externo da placa isolante em formato de U.
9. Reator com núcleo de ferro, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de o dispositivo de saída também compreender uma camada isolante circundante (21) que cobre o lado externo da camada isolante de blindagem metálica com compartilhamento de tensão (20), e uma abertura de óleo (22) formada entre a camada isolante circundante (21) e a camada isolante de blindagem metálica com compartilhamento de tensão (20).
. 4/4
10. Reator com núcleo de ferro, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de as pa ativas dos reatores estarem dispostas em um mesmo tanque de óleo do reator (6).
11. Reator com núcleo de ferro, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de a estrutura do tanque de óleo do reator ser uma estrutura na qual é usada localmente parede de tanque de óleo de dupla camada, Ou seja, uma pluralidade de ripas (15) são : colocadas sobre a superfície interna da parede de tanque de óleo (14), e uma segunda parede de tanque de óleo (16) é fixada sobre as ripas (15).
12. Reator com núcleo de ferro, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de as ripas - 15º 415) incluírem ripas transversais “e ripas longitudinais, que formam uma pluralidade de grades, sendo que a segunda parede do tanque de óleo (16) é construída por placas de cobertura cujos tamanhos correspondem aos tamanhos das grades sobre as grades.
13. Reator com núcleo de ferro, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de à ripa SS (15) ser feita de metal, a espessura da ripa (15) ser 4-50 mm, e a espessura da segunda parede do tanque de óleo (16) ser 4-20 mm.
14. Reator com núcleo de ferro, de acordo com as reivindicações de 1-13, caracterizado pelo fato de radiadores (5) serem conectados ao tanque de óleo do reator.
15. Reator com núcleo de ferro, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de os radiadores (5) serem simetricamente distribuídos em um lado ou dois lados do tanque de óleo do reator, ou em torno do tanque de óleo do radiador.
BRPI0814911-9A 2007-08-20 2008-06-26 reator com núcleo de ferro BRPI0814911A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
CN2007101387914A CN101373655B (zh) 2007-08-20 2007-08-20 一种铁心电抗器
CN200710138791.4 2007-08-20
PCT/CN2008/001228 WO2009024008A1 (fr) 2007-08-20 2008-06-26 Réacteur à noyau de fer

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0814911A2 true BRPI0814911A2 (pt) 2020-09-24

Family

ID=40377810

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0814911-9A BRPI0814911A2 (pt) 2007-08-20 2008-06-26 reator com núcleo de ferro

Country Status (7)

Country Link
US (1) US8203409B2 (pt)
EP (1) EP2187408B1 (pt)
CN (1) CN101373655B (pt)
BR (1) BRPI0814911A2 (pt)
CA (1) CA2697047C (pt)
RU (1) RU2453941C2 (pt)
WO (1) WO2009024008A1 (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN102360721B (zh) * 2011-06-03 2014-07-30 北京英博电气股份有限公司 一种拼装式单相电抗器
CN102420040A (zh) * 2011-12-06 2012-04-18 保定天威集团有限公司 一种单油箱双器身并联电抗器
CN109148131A (zh) * 2018-10-31 2019-01-04 嘉善华瑞赛晶电气设备科技有限公司 悬挂式环形阳极饱和电抗器
CN110289152A (zh) * 2019-07-31 2019-09-27 山东哈大电气有限公司 一种铁心电抗器结构及其加工方法
CN111384709B (zh) * 2020-03-09 2022-04-26 中国科学院电工研究所 一种高压大容量分裂电抗型限流器

Family Cites Families (29)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB327295A (en) * 1929-04-12 1930-04-03 Edward Lloyd Pease Improvements in or relating to tanks having external cooling elements, applicable tooil tanks for electrical transformers
US3156624A (en) * 1961-01-30 1964-11-10 Gen Dynamics Corp Nuclear reactor system
US3703692A (en) * 1971-11-03 1972-11-21 Hipotronics Mechanically adjustable high voltage inductive reactor for series resonant testing
US3774135A (en) * 1972-12-21 1973-11-20 Hitachi Ltd Stationary induction apparatus
CA1098187A (en) * 1977-02-23 1981-03-24 George F. Mitchell, Jr. Vaporization cooled and insulated electrical inductive apparatus
US4142230A (en) * 1977-03-24 1979-02-27 Tokyo Shibaura Denki Kabushiki Kaisha Sealed DC power converting station
JPS58130512A (ja) * 1982-01-29 1983-08-04 Hitachi Ltd 接続リ−ド構造
SU1394249A1 (ru) * 1986-05-05 1988-05-07 Производственное Объединение "Уралэлектротяжмаш" Им.В.И.Ленина Сглаживающий реактор мощного вентильного преобразовател
ATE73572T1 (de) * 1987-04-09 1992-03-15 Siemens Ag Hochspannungsisolationsanordnung fuer transformatoren und drosselspulen, insbesondere zur hochspannungs-gleichstrom-uebertragung (hgue).
JPH05190362A (ja) * 1992-01-17 1993-07-30 Toshiba Corp ギャップ付鉄心形リアクトル
JPH06181125A (ja) * 1992-12-14 1994-06-28 Fuji Electric Co Ltd 分解輸送式変圧器の鉄心輸送方法とその輸送容器
JP3357705B2 (ja) * 1993-04-19 2002-12-16 株式会社東芝 ギャップ付鉄心形リアクトル
JPH0817661A (ja) * 1994-06-29 1996-01-19 Toshiba Corp 変換用変圧器装置及びその輸送方法
CN2263411Y (zh) 1995-09-19 1997-09-24 武汉水利电力大学 磁阀式可控电抗器
JP2771505B2 (ja) * 1996-03-14 1998-07-02 株式会社日立製作所 直流ブッシング
CN1169579A (zh) * 1996-06-20 1998-01-07 合阳电力电容器制造有限责任公司 全密封串联电抗器
CN2273072Y (zh) * 1996-07-25 1998-01-21 魏书庆 电控接地消弧装置
GB2326028B (en) * 1997-05-27 2000-11-01 Peter George Rampton Housing for power transformers
CN1138286C (zh) * 1998-07-24 2004-02-11 郭欲平 一种变压器
AU2001294488A1 (en) * 2000-10-12 2002-04-22 Abb Ab Current limiting device, an electrical power system including such a device as well as use of such a device
CN2508362Y (zh) * 2001-10-31 2002-08-28 特变电工衡阳变压器有限公司 110kv低噪声变压器油箱
CN1377049A (zh) * 2002-05-09 2002-10-30 刘有斌 气体绝缘干式空芯电抗器
CN2598111Y (zh) * 2003-01-03 2004-01-07 常州变压器厂 变压器隔音油箱
ITMC20030051A1 (it) * 2003-05-16 2004-11-17 Marco Gaetano Gentili Sistema per realizzare trasformatori elettrici trifase con ridotta emissione di energia elettromagnetica nell'ambiente
CN2757307Y (zh) * 2004-09-09 2006-02-08 郭爱华 铁心电抗器
CN1737960A (zh) * 2005-09-05 2006-02-22 沪光集团有限公司 环形铁心电抗器
CN2820764Y (zh) * 2005-09-06 2006-09-27 周翔 安全油箱
US20080044323A1 (en) * 2006-08-15 2008-02-21 Pete Rosas Power generation system
CN201181641Y (zh) * 2007-08-20 2009-01-14 特变电工股份有限公司 一种铁心电抗器

Also Published As

Publication number Publication date
EP2187408A1 (en) 2010-05-19
RU2453941C2 (ru) 2012-06-20
WO2009024008A1 (fr) 2009-02-26
US20110217209A1 (en) 2011-09-08
CN101373655A (zh) 2009-02-25
CN101373655B (zh) 2013-12-04
EP2187408A4 (en) 2012-07-18
CA2697047C (en) 2013-11-12
CA2697047A1 (en) 2009-02-26
EP2187408B1 (en) 2018-10-17
RU2010109464A (ru) 2011-09-20
US8203409B2 (en) 2012-06-19

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0814911A2 (pt) reator com núcleo de ferro
CN106257604B (zh) 电力变压器的冷却装置
WO2010075669A1 (zh) 一种自冷式晶闸管阀
BRPI0815265A2 (pt) dispositivo de entrada de bobina de reator e reator com núcleo de ferro compreendendo tal dispositivo
CN104465027A (zh) 智能散热型油浸式变压器
JP2007173685A (ja) 静止誘導電器
CN104575981A (zh) 用于电磁组件的导电结构及电磁组件
CN202977076U (zh) 一种变压器
JP2017183556A (ja) 変圧器
BRPI0814921B1 (pt) estrutura de duas partes ativas do reator
CN215868902U (zh) 一种绝缘性能好的变压器
KR101180018B1 (ko) 히트파이프를 구비한 변압기
BR112022002807B1 (pt) Camada de válvula do conversor e válvula do conversor
CN103177851A (zh) 一种变压器
CN216597220U (zh) 一种变压器引线固定结构及变压器
KR101188817B1 (ko) 내진 기능이 구비된 수배전반
US9129738B2 (en) Oil-filled transformer switching frame
CN208548224U (zh) 一种变压器
CN208753116U (zh) 一种变压器
CN206657704U (zh) 一种新型结构的油浸式变压器
CN207704987U (zh) 一种电压调节装置
CN106847473A (zh) 一种油浸式变压器
JP3321588B2 (ja) ガス絶縁変圧器
CN206148226U (zh) 一种油浸式电抗器
JPH01129405A (ja) ガス絶縁静止誘導電器

Legal Events

Date Code Title Description
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]

Free format text: MANTIDO O INDEFERIMENTO UMA VEZ QUE NAO FOI APRESENTADO RECURSO DENTRO DO PRAZO LEGAL

B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]