BRPI0809246A2 - Métodos e equipamento para controle de ganho de aquisição inicial em sistema de comunicação. - Google Patents

Métodos e equipamento para controle de ganho de aquisição inicial em sistema de comunicação. Download PDF

Info

Publication number
BRPI0809246A2
BRPI0809246A2 BRPI0809246-0A BRPI0809246A BRPI0809246A2 BR PI0809246 A2 BRPI0809246 A2 BR PI0809246A2 BR PI0809246 A BRPI0809246 A BR PI0809246A BR PI0809246 A2 BRPI0809246 A2 BR PI0809246A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
transceiver
gain
symbols
prescribed
period
Prior art date
Application number
BRPI0809246-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Michael Mao Wang
Original Assignee
Qualcomm Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Qualcomm Inc filed Critical Qualcomm Inc
Publication of BRPI0809246A2 publication Critical patent/BRPI0809246A2/pt
Publication of BRPI0809246B1 publication Critical patent/BRPI0809246B1/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L27/00Modulated-carrier systems
    • H04L27/26Systems using multi-frequency codes
    • H04L27/2601Multicarrier modulation systems
    • H04L27/2647Arrangements specific to the receiver only
    • HELECTRICITY
    • H03ELECTRONIC CIRCUITRY
    • H03GCONTROL OF AMPLIFICATION
    • H03G3/00Gain control in amplifiers or frequency changers
    • H03G3/005Control by a pilot signal
    • HELECTRICITY
    • H03ELECTRONIC CIRCUITRY
    • H03GCONTROL OF AMPLIFICATION
    • H03G3/00Gain control in amplifiers or frequency changers
    • H03G3/20Automatic control
    • H03G3/30Automatic control in amplifiers having semiconductor devices
    • H03G3/3052Automatic control in amplifiers having semiconductor devices in bandpass amplifiers (H.F. or I.F.) or in frequency-changers used in a (super)heterodyne receiver
    • H03G3/3078Circuits generating control signals for digitally modulated signals
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W52/00Power management, e.g. TPC [Transmission Power Control], power saving or power classes
    • H04W52/04TPC
    • H04W52/30TPC using constraints in the total amount of available transmission power
    • H04W52/32TPC of broadcast or control channels
    • H04W52/325Power control of control or pilot channels

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Circuits Of Receivers In General (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)
  • Transceivers (AREA)
  • Control Of Amplification And Gain Control (AREA)

Description

"MÉTODOS E EQUIPAMENTO PARA CONTROLE DE GANHO DE AQUISIÇÃO INICIAL EM SISTEMA DE COMUNICAÇÃO"
FUNDAMENTOS
Campo
A presente revelação refere-se de maneira geral a métodos e a um equipamento para ajustar o ganho de um transceptor quando recebe símbolos de aquisição inicial em um sistema de comunicação sem fio para impedir sobreoscilação (overshoot) devido a configurações de ganho incorretas.
Fundamentos
Em sistemas de comunicação específicos, tais como os sistemas de comunicação de multiplexação por divisão de frequência ortogonal (OFDM), é conhecido o procedimento de se transmitir um ou mais símbolos OFDM específicos para utilização no auxílio à parte de receptor de um transceptor no sentido da aquisição inicial de temporização e frequência. 0 símbolo ou símbolos OFDM específicos, que são símbolos piloto de aquisição, são repetidamente transmitidos a um valor de potência completa ou máxima em um intervalo de tempo fixo. A parte de receptor de um transceptor utiliza os símbolos para obter aquisição inicial de temporização e frequência, tal como quando o transceptor é ligado ou desperta do modo de descanso.
Em transceptores típicos, contudo, o controle de ganho, como, por exemplo, o controle de ganho automático (AGC), é utilizado para fixar um ganho da parte de receptor com base na potência medida do símbolo recebido. Em determinadas situações, um símbolo OFDM pode preceder o símbolo ou símbolos piloto de aquisição e pode não ser transmitido à potência total, como no caso em que o símbolo OFDM precedente é carregado com dados apenas parcialmente. Em tal caso, a configuração de ganho do controle de ganho pode ser fixada em uma faixa elevada demais para resolver apropriadamente o símbolo piloto de aquisição OFDM seguinte, provocando assim a sobreoscilação ou a distorção 5 da amplificação do sinal. Isto leva a uma falha na aquisição inicial, deteriorando o desempenho da parte de receptor do transceptor.
SUMÁRIO
De acordo com um aspecto da presente revelação, é 10 revelado um método para utilização em um sistema de comunicação sem fio. 0 método inclui medir a potência de um sinal recebido por um transceptor uma pluralidade de vezes ao longo de um período de tempo prescrito a incrementos de tempo predeterminados, o sinal incluindo uma pluralidade de 15 símbolos. Além disso, o método inclui ajustar undirecionalmente o ganho do transceptor quando a potência atual medida é mais elevada que a potência medida anteriormente com base no valor de potência máxima do sinal medido durante o período de tempo prescrito.
De acordo com outro aspecto da presente
revelação, é revelado um equipamento operável em um sistema de comunicação sem fio. 0 equipamento inclui um processador configurado para medir a potência de um sinal recebido por um transceptor uma pluralidade de vezes ao longo de um 25 período de tempo prescrito a incrementos de tempo predeterminados, o sinal incluindo uma pluralidade de símbolos. 0 processador é também configurado para ajustar unidirecionalmente o ganho do transceptor quando a potência medida atual é mais elevada que a potência medida 30 anteriormente; e uma memória acoplada ao processador.
De acordo com ainda outro aspecto da presente revelação, é revelado outro equipamento operável em um sistema de comunicação sem fio. 0 equipamento inclui mecanismos para medir a potência de um sinal recebido por um transceptor uma pluralidade de vezes ao longo de um periodo de tempo prescrito, o sinal incluindo uma pluralidade de símbolos; e mecanismos para ajustar unidirecionalmente o ganho do transceptor quando a potência medida atual é mais elevada que a potência medida anteriormente.
De acordo com ainda outro aspecto da presente revelação, é revelado um produto de programa de computador. 0 produto de programa de computador inclui um meio legível por computador que tem um código para fazer com que pelo menos um computador meça a potência de um sinal recebido por um transceptor uma pluralidade de vezes ao longo de um período de tempo prescrito, o sinal incluindo uma pluralidade de símbolos. 0 meio legível por computador inclui também um código para fazer com que o pelo menos um computador ajuste unidirecionalmente o ganho do transceptor quando a potência medida atual é mais elevada que a potência medida anteriormente.
BBEVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS As características, a natureza e as vantagens da presente revelação se tornarão mais evidentes com a descrição detalhada apresentada a seguir quando considerada em conjunto com os desenhos, nos quais as mesmas referências identificam os mesmos elementos e nos quais:
A Figura 1 é um gráfico exemplar dos níveis de potência de múltiplos símbolos OFDM recebidos ao longo do tempo em um sistema de comunicação;
A Figura 2 é um fluxograma de um processo para ajustar o ganho em um transceptor durante aquisição inicial de temporização e frequência; A Figura 3 ilustra um fluxograma de outro método exemplar para controle de ganho durante aquisição inicial; e
A Figura 4 ilustra um equipamento de transceptor exemplar que pode implementar os métodos ilustrados nas Figuras 1 e 2.
DESCRIÇÃO DETALHADA
A presente revelação inclui métodos e um equipamento que asseguram uma configuração de ganho na 10 parte de receptor de um transceptor de modo a ser fixada suficientemente baixa para impedir sobreoscilação ou distorção durante a aquisição inicial de temporização de frequência. Os métodos e o equipamento fixam o ganho do receptor medindo os valores de potência dos símbolos 15 recebidos em um sinal que ocorre ao longo de um período de tempo igual à periodicidade dos símbolos piloto de aquisição inicial. O ganho é ajustado (isto é, reduzido) unidirecionalmente de modo a se dar conta do símbolo de potência mais elevado recebido, assegurando-se assim que o 20 ganho seja fixado apropriadamente baixo o bastante para a potência total ou máxima do símbolo piloto de aquisição inicial sem sobreoscilação ou distorção pelo amplificador. 0 ganho é ajustado (isto é, reduzido) unidirecionalmente de modo a se dar conta do símbolo de potência mais elevada 25 recebido, assegurando-se assim que o ganho seja fixado apropriadamente baixo o bastante para a potência total ou máxima do símbolo piloto de aquisição inicial sem sobreoscilação ou distorção pelo amplificador.
A Figura 1 mostra um gráfico exemplar dos níveis de potência de vários símbolos OFDM recebidos ao longo do tempo em um sistema de comunicação. Conforme pode ser visto na Figura 1, os niveis de potência dos símbolos específicos em um sinal OFDM variam tipicamente de símbolo para símbolo. Símbolos piloto de aquisição, que são tipicamente transmitidos no preâmbulo de um super-quadro, são transmitidos a um nível de potência conhecido e uma periodicidade de T. 0 exemplo da Figura 1 mostra dois 5 símbolos de aquisição 102 e 104 vizinhos e que elas ocorrem a cada período de tempo T (ver a seta 106) . Os símbolos de aquisição, tais como 102 e 104, são sempre transmitidos a um valor de potência predeterminado, que é o valor de potência máxima (Pmijxima) neste exemplo.
Conforme foi brevemente explicado acima, os
símbolos que intervém entre os pilotos de aquisição 102 e 104, como, por exemplo, 108, 110, 112 e 114, não são transmitidos à potência total ou máxima. Em transceptores convencionais, o controle de ganho automático (AGC) 15 ajustará o ganho para cada símbolo com base em seu nível de potência medido. Por conseguinte, no caso de um símbolo de potência mais baixa preceder o símbolo de aquisição de potência mais baixa, como, por exemplo, os símbolos 116 e 118, que ocorrem imediatamente antes dos símbolos de 20 aquisição 102 e 104, respectivamente, a configuração de ganho para os símbolos 116 e 118 será bastante elevada em comparação com a configuração de ganho necessária para os símbolos de potência total 102 e 104. Por conseguinte, os transceptores nem sempre podem responder rápido o bastante, 25 particularmente durante a aquisição inicial de temporização e frequência depois que um transceptor desperta ou , é ligado, para ajustar o ganho de maneira decrescente, de modo a se evitar sobreoscilação ou distorção. Tais sobreoscilação e distorção podem fazer com que o 30 transceptor estime incorretamente o símbolo, o que resulta em uma aquisição mal-sucedida de temporização e frequência. A maior diferença nos níveis de potência entre o símbolo precedente e o símbolo de aquisição aumenta a probabilidade de erro.
A Figura 2 é um fluxograma de um processo para ajustar o ganho em um transceptor durante a aquisição inicial de temporização e frequência. 0 processo 200 começa medindo a potência de um sinal recebido por um transceptor uma pluralidade de vezes ao longo de um período de tempo prescrito, conforme mostrado no bloco 202. No procedimento do bloco 202, o período de tempo prescrito pode ser o período T entre os símbolos piloto de aquisição. Observase que a fixação do período de tempo em T assegura que pelo menos um símbolo piloto de aquisição será recebido e medido. Além disso, a pluralidade de vezes ou ocorrências em que a potência do sinal é medida pode ser a intervalos fixados em uma duração de tempo de modo a se assegurar que cada símbolo do sinal seja representado na medição de potência. Novamente com referência à Figura 1, como exemplo, pode-se ver que se o período de tempo prescrito igual à periodicidade T do piloto de aquisição inicial começa e termina em algum momento entre os pilotos de aquisição, conforme mostrado pelo período de tempo 120, assegura-se que pelo menos um piloto de aquisição (104, por exemplo) seja medido.
O fluxo prossegue do bloco 202 até o bloco 204, onde o ganho do transceptor é ajustado unidirecionalmente quando a potência medida atual é mais elevada que a potência medida anteriormente. Observa-se também que o ganho é ajustado unidirecionalmente de maneira decrescente até um valor mínimo, de modo a se dar conta do símbolo de potência total ou máxima (isto é, o símbolo de aquisição) sem sobreoscilação e distorção do amplificador. Observa-se que, diferentemente de um controle de ganho típico, como o AGC, o processo 200 ajusta o ganho em uma direção (isto é, unidirecional). Assim, por exemplo, se um primeiro símbolo medida resultar em um ajuste de ganho decrescente, o ajuste unidirecional do processo 200 assegura que o ganho não seja posteriormente aumentado se o símbolo medido em seguida 5 tiver uma potência mais baixa que a do primeiro símbolo, o que seria o caso no AGC convencional.
Embora o processo 200 mostre o processo de fixar o ganho como ocorrendo após a medição da pluralidade de símbolos, deve ficar entendido que o ganho do receptor (o 10 ganho AGC, por exemplo) pode ser fixado depois que cada símbolo é medido. Assim, os processos nos blocos 202 e 204 seriam realizados repetidamente durante o período de tempo prescrito, antes que o transceptor adquira o símbolo piloto de aquisição para aquisição inicial de temporização e 15 frequência. Outro exemplo que ilustra este processo será mais completamente explicado mais adiante em conexão com a Figura 3.
Depois que o ganho tiver sido apropriadamente fixado no bloco 204, o fluxo prossegue até o bloco 206, 20 onde o transceptor tenta adquirir o piloto de aquisição 206. Depois que o transceptor tenta adquirir o piloto de aquisição, pode-se determinar se a aquisição foi bemsucedida, conforme indicado pelo bloco de decisão 209. Se a aquisição for bem-sucedida, a temporização e a frequência 25 foram adquiridas e o processo 200 se encerra. Se a aquisição não for bem-sucedida, o fluxo prossegue de volta ao bloco 202, onde o procedimento pode ser repetido para um ou mais períodos de tempo prescritos subsequentes até que a aquisição de temporização e frequência seja realizada com 30 sucesso. Uma vez que o processo 200 termina com a aquisição bem-sucedida, o controle de ganho do AGC volta áo funcionamento normal para receber e processar símbolos recebidos. Embora, para simplificar a explicação, o processo 200 mostrado e descrito como uma pluralidade ou número de atos, deve ficar entendido que estes atos descritos não estão limitados pela sua ordem e podem ocorrer em ordens diferentes ou concomitantemente com outros atos descritos. Por exemplo, os versados na técnica entenderão que uma metodologia pode ser alternativamente representada como uma pluralidade de estados ou eventos inter-relacionados, como em um diagrama de estados. Além do mais, não é necessários que todos os atos mostrados implementem uma metodologia de acordo com as metodologias presentemente reveladas. Notase também que os processos mostrados na Figura 2 podem ser implementados por um ou mais processadores, um módulo de controle de ganho automático (AGC) ou uma combinação deles. A Figura 3 ilustra um fluxograma de outro método
exemplar para controle de ganho durante a aquisição inicial. Conforme mostrado, um método 300 começa com a fixação de um tempo t igual a zero (O)f conforme mostrado no bloco 302. Após a inicialização do tempo t, o fluxo 20 prossegue até o bloco 304, onde é medida a potência de sinal no tempo zero (E(0)) . Após a medição da potência de sinal, o fluxo prossegue até o bloco 306, onde o ganho g da parte de receptor de um transceptor é ajustado como função da potência medida ( g - f(E(0)), por exemplo).
Depois que o ganho do receptor é fixado no bloco
306, o fluxo prossegue até o bloco 308, onde a contagem do tempo é incrementada em um intervalo de tempo predeterminado. Como exemplo, a duração do intervalo pode ser 1/4 do intervalo de tempo de símbolo de modo a 30 assegurar que cada símbolo recebido seja medido. Após o incremento do tempo t, o fluxo prossegue até o bloco 310, onde a potência do sinal recebido é medida no tempo incrementado (£(/1)). Após a medição de potência no bloco 310, o fluxo prossegue até o bloco de decisão 312, onde é determinado se a potência de sinal medida atual ( E(t)) é maior que a maior medição anterior. Dito de outro modo, é 5 determinado se a função de ganho da potência de sinal medida atual f{E(t)) é inferior ao ganho fixado atual g . Se o ganho como uma função da potência medida atual for inferior ao ganho fixado atual g, isto significa que o
nível de potência E(t) é mais elevado e que o ganho fixado 10 correspondente é reduzido para acomodar o nível de potência mais elevado. Por conseguinte, se a potência de sinal medida não for superior à da maior medição anterior, o fluxo prossegue de volta ao bloco 308 de modo a incrementar até o tempo t seguinte e medir a potência de sinal nesse 15 tempo.
Por outro lado, se a potência de sinal medida no bloco 312 for mais elevada que a maior medição anterior, o fluxo prossegue até o bloco 314, onde o ganho g do receptor é fixado como igual à função de ganho da potência 20 medida atual (isto é, /(£(í))). Após o bloco 314, o fluxo prossegue até o bloco 316, onde é determinado se o tempo incrementado atual t é maior que o período de tempo prescrito T, que é a periodicidade de tempo dos símbolos piloto de aquisição dentro do sinal. Se o período de tempo 25 T ainda não tiver expirado, o fluxo reverte para o bloco 308 para o incremento seguinte do tempo t.
Se o período de tempo T tiver decorrido conforme determinado no bloco 316, o fluxo prossegue até o bloco 318, onde o receptor inicia a aquisição de temporização e 30 frequência. Observa-se que o ganho fixado g é agora fixado de modo a acomodar o nível de potência maior ou máximo do sinal recebendo, aumentando assim a probabilidade de que erros não ocorram devido a uma configuração de ganho baseada nos símbolos de potência mais baixa. Após o início da aquisição de temporização e frequência, o fluxo prossegue até o bloco de decisão 320, de modo a se determinar se a aquisição de temporização e frequência foi bem-sucedida. Se não tiver sido, o fluxo prossegue de volta ao bloco 302, onde o processo de medições de potência e fixação do ganho é repetido até uma aquisição bem-sucedida. Uma vez que a aquisição é bem-sucedida, o processo 300 termina, e o funcionamento do transceptor e do controle de ganho volta ao normal para receber e processar sinais.
A Figura 4 ilustra um exemplo de um equipamento de transceptor que pode implementar os métodos ilustrados nas Figuras 2 e 3. 0 equipamento 4 00 um módulo de processamento de front-end 402, que recebe um sinal RF de entrada, tal como um sinal OFDM. 0 processamento de frontend inclui uma conversão A/D, assim como um controle de ganho automático (AGC), conforme é mostrado pelo módulo 404. Sinais são então passados para um amostrador 406, que estabelece uma janela de amostragem para resolver os símbolos passados, por sua vez, para uma Transformada Rápida de Fourier (FFT) 408. A FFT 408 realiza uma transformada rápida de Fourier do sinal de modo a efetuar conversão do domínio da frequência para o do tempo, por exemplo. O sinal convertido é enviado ao demodulador 410 de modo a se demodular o sinal de acordo com qualquer número fé esquemas de modulação conhecidos.
A saída da FFT 408 é também transmitida para um processador 412, tal como um processador de sinais digitais (DSP) como exemplo, ou qualquer outro processador adequado. 0 processador pode incluir a execução da estimação de canal 414 e o rastreamento de tempo 416. Embora a estimação de canal e o rastreamento de tempo sejam mostrados como um módulo no processador 412, estes módulos podem ser também implementados por hardware, software ou firmware separados.
Em conexão com a implementação das metodologias discutidas acima com relação às Figuras 2 e 3, o processador pode estar em comunicação com o AGC 404 de modo a implementar controle de ganho. Em particular, o AGC 404 pode ser configurado para medir a potência do sinal entrante e comunicar estas medições de potência ao processador, conforme mostrado pela conexão de comunicação 418. Por sua vez, o processador 412 pode ser configurado para determinar se a potência medida do sinal é inferior à maior medição atual, e ou computar o ganho ou sinalizar ao AGC 404 que compute o ganho com base na potência de sinal medida que tem um valor maior que a potência mais elevada medida anteriormente. Esta comunicação é indicada pela linha de comunicação 420 na Figura 4.
Após o período de tempo prescrito T, discutido anteriormente, o processador 412, em conjunto com FFT, com a estimação de canal 414 e o rastreamento de tempo 316, pode então adquirir o canal-piloto de aquisição de modo a determinar a temporização e a frequência iniciais. Após a aquisição inicial, o processador 412 pode sinalizar ao AGC
4 04 que retome o funcionamento normal de controle de ganho.
A Figura 4 mostra também que o processador 412 se comunica com o amostrador 406 de modo a estabelecer a janela de temporização para a FFT 408 e se comunica também com o demodulador 410 de modo a demodular os dados nos símbolos recebidos e em seguida passar os símbolos decodificados para o decodificador 422 para decodificação de acordo com qualquer número de esquemas de codificação adequados. 0 decodificador 422 transmite uma corrente de bits para outros elementos de processamento do transceptor para processamento adicional. Observa-se que um dispositivo de memória 424, que pode consistir em qualquer número de dispositivos de armazenamento conhecidos, é incluído para armazenar instruções que fazem com que o processador 412 execute as metodologias e operações aqui reveladas.
A Figura 5 ilustra outro exemplo de um equipamento que pode ser utilizado em um transceptor para fixar o ganho durante a aquisição inicial de temporização e frequência. Conforme mostrado, o equipamento 500 inclui um processador 502 para medir uma pluralidade de vezes a potência de um sinal (sinal RF, por exemplo) recebido ao longo de um período de tempo prescrito (T, por exemplo) . Observa-se que o processador 500 pode ser implementado pelo AGC 404 e pelo processador 414, como um exemplo. As medições de potência determinadas pelo processador 502 são transmitidas para o processador 504 para ajustar unidirecionalmente o ganho do transceptor quando a potência medida atual é mais elevada que a potência medida anteriormente. O processador 504 pode ser implementado pelo AGC 404, pelo processador 412 ou uma combinação deles, como exemplos. Observa-se aqui que, embora a implementação do processador 504 por um AGC possa ser incorporada, o funcionamento do AGC seria alterado do funcionamento normal de modo a se efetuar um ajuste unidirecional durante o período de aquisição inicial.
O equipamento 500 inclui também um processador 506 para adquirir um símbolo piloto de aquisição depois que o ganho tiver sido fixado ou ajustado pelo processador 504. Observa-se que o processador 506 pode ser implementado com a utilização do amostrador 406, da FFT 408 e do processador 412, como exemplos.
Deve ficar entendido que a ordem ou hierarquia específica das etapas nos processos revelado é um exemplo de abordagens exemplares. Com base nas preferências de desenho, deve ficar entendido que a ordem ou hierarquia específica das etapas nos processos pode ser re-disposta ao mesmo tempo que permanece dentro do alcance da presente revelação. As reivindicações de método anexas apresentam elementos das diversas etapas em uma ordem de amostra e não pretendem estar limitadas à ordem ou hierarquia apresentada.
Os versados na técnica entenderão que as informações e os sinais podem ser representados com a utilização de qualquer uma de diversas tecnologias e técnicas diferentes. Por exemplo, os dados, instruções, comandos, informações, sinais, bits, símbolos e chips referidos ao longo de toda a descrição acima podem ser representados por tensões, correntes, ondas
eletromagnéticas, campos ou partículas magnéticas, campos ou partículas ópticas ou qualquer combinação deles.
Os versados na técnica entenderiam adicionalmente que os diversos blocos, módulos, circuitos e etapas de algoritmo lógicos ilustrativos descritos em conexão com1 a presente revelação podem ser implementados como hardware eletrônico, software de computador ou combinações de ambos. Para ilustrar claramente esta intercambialidade de hardware e software, diversos componentes, blocos, módulos, circuitos e etapas ilustrativas foras descritos acima genericamente em termos de sua funcionalidade. Se tal funcionalidade é implementada como hardware ou software depende da aplicação específica e das limitações de desenho impostas ao sistema como um todo. Os versados na técnica podem implementar a funcionalidade descrita de diversas maneiras para cada aplicação específica, mas tais decisões de implementação não devem ser interpretadas como provocando um afastamento do escopo da presente revelação.' Os diversos blocos, módulos e circuitos lógicos ilustrativos descritos em conexão com a presente revelação podem ser implementados ou realizados com um processador para fins gerais, um processador de sinais digitais (DSP),
um circuito integrado especifico de aplicação (ASIC), um arranjo de portas programável em campo (FPGA) ou outro dispositivo lógico programável, porta discreta ou lógica de transistor, componentes de hardware discretos ou qualquer combinação deles projetada para realizar as funções aqui 10 descritas. Um processador para fins gerais podem ser um microprocessador, mas alternativamente o processador pode ser qualquer processador, controlador, microcontrolador ou máquina de estado convencional. Um processador pode ser também implementado como uma combinação de dispositivos de 15 computação, como, por exemplo, uma combinação de DSP e microprocessador, uma pluralidade de microprocessadores, um ou mais microprocessadores em conjunto com um núcleo de DSP ou qualquer outra configuração que tal.
As etapas de método ou algoritmo descritas em conexão com a presente revelação podem ser incorporadas diretamente em hardware, em um módulo de software executado por um processador ou em uma combinação dos dois. Um módulo de software pode residir em memória RAM, memória flash, memória ROM, memória EPROM, memória EEPROM, registradores, um disco rigido, um disco removivel, um CD-ROM, ou qualquer forma de meio de armazenamento que seja conhecido na técnica. Um meio de armazenamento exemplar (memória 424 na Figura 4, por exemplo) é acoplada ao processador (processador 412 na Figura 4, por exemplo) tal que o processador possa Ier informações de, e grave informações no, meio de armazenamento. Alternativamente, o meio de armazenamento pode ser integrante com o processador. 0 processador e o meio de armazenamento podem residir em um ASIC. O ASIC pode residir em um terminal de usuário. Alternativamente, o processador e o meio de armazenamento podem residir como componentes discretos em um terminal de usuário.
Os exemplos descritos acima são meramente exemplares, e os versados na técnica podem fazer agora numerosos usos e desvios dos exemplos acima descritos sem abandonarem os conceitos da invenção aqui revelados. Diversas modificações nestes exemplos podem ser prontamente evidentes aos versados na técnica, e os princípios genéricos aqui definidos podem ser aplicados a outros exemplos, como, por exemplo, em um serviço de troca instantânea de mensagens ou quais aplicativos de comunicação de dados sem fio gerais, sem que se abandone o espírito ou escopo da invenção. Assim, o alcance da revelação não pretende estar limitado aos exemplos aqui mostrados, mas deve receber o mais amplo alcance compatível com os princípios e aspectos inéditos aqui revelados. A palavra "exemplar" é utilizada aqui exclusivamente como significando "que serve como exemplo, ocorrência ou ilustração". Qualquer exemplo aqui descrito como "exemplar" não deve ser necessariamente interpretado como preferido ou vantajoso comparado com outros exemplos. Por conseguinte, os aspectos inéditos aqui descritos devem ser definidds unicamente pelo escopo das reivindicações seguintes.

Claims (36)

1. Um método para utilização em um sistema de comunicação sem fio, o método compreendendo: medir a potência de um sinal recebido por um transceptor uma pluralidade de vezes ao longo de um periodo de tempo prescrito, o sinal incluindo uma pluralidade de símbolos, e ajustar unidirecionalmente o ganho do transceptor quando a potência medida atual é mais elevada que a potência medida anteriormente.
2. 0 método, de acordo com a reivindicação 1, compreendendo adicionalmente: adquirir um símbolo de aquisição inicial depoís que o período de tempo prescrito tiver acabado e o ganho tiver sido ajustado.
3. 0 método, de acordo com a reivindicação 2, em que o símbolo de aquisição inicial tem um valor de potência que é igual ao valor de potência máxima medido ao longo do período de tempo prescrito.
4.o método, de acordo com a reivindicação 1, compreendendo adicionalmente: iniciar a aquisição de temporização e frequência do transceptor depois que o período de tempo prescrito tiver acabado.
5. o método, de acordo com a reivindicação 4, em que ajustar o ganho do transceptor é repetido durante um ou mais períodos de tempo prescritos subsequentes quando a aquisição de temporização e frequência do transceptor não for bem-sucedida.
6. o método, de acordo com a reivindicação 1, em que o período de tempo prescrito é igual a um período de tempo periódico fixo entre dois símbolos de aquisição inicial vizinhos no sinal.
7. O método, de acordo com a reivindicação 1, em que o método é realizado pelo menos antes de ou durante um período de aquisição inicial de temporização e frequência do transceptor.
8.0 método, de acordo com a reivindicação 1, em que ajustar o ganho do transceptor compreende adicionalmente: reduzir o ganho até que o valor de potência medida máxima seja medido.
9. 0 método, de acordo com a reivindicação 1, em que a pluralidade de símbolos compreende símbolos multiplexados por divisão de frequência ortogonal.
10. Um equipamento operável em um sistema de comunicação sem fio compreendendo: um processador configurado para: medir uma potência de um sinal recebido por um transceptor uma pluralidade de vezes ao longo de um período de tempo prescrito, o sinal incluindo uma pluralidade de símbolos, e ajustar unidirecionalmente um ganho do transceptor quando uma potência medida atual é mais elevada que a potência medida anteriormente; e uma memória acoplada ao processador.
11.0 equipamento, de acordo com a reivindicação10, em que o processador é adicionalmente configurado para adquirir um símbolo de aquisição inicial depois que o período de tempo tiver acabado e o ganho tiver sido ajustado.
12. 0 equipamento, de acordo com a reivindicação11, em que o símbolo de aquisição inicial tem um valor de potência que é igual ao valor de potência máxima medido ao longo do período de tempo prescrito.
13. O equipamento, de acordo com a reivindicação10, em que o processador é adicionalmente configurado para iniciar aquisição de temporização e frequência do transceptor depois que o período de tempo tiver acabado.
14. O equipamento, de acordo com a reivindicação 13, em que ajustar o ganho do transceptor é repetido durante um ou mais períodos de tempo prescritos subsequentes quando a aquisição de temporização e frequência do transceptor não for bem-sucedida.
15. O equipamento, de acordo com a reivindicação10, em que o período de tempo prescrito é igual a um período de tempo periódico fixo entre dois símbolos de aquisição inicial vizinhos no sinal.
16. O equipamento, de acordo com a reivindicação10, em que o processador é configurado para determinar o ganho antes ou durante o início de um período de aquisição inicial de temporização e frequência do transceptor.
17. 0 equipamento, de acordo com a reivindicação 1, em que o processador é adicionalmente configurado para reduzir o ganho até que o valor de potência medida máxima seja medido.
18. O equipamento, de acordo com a reivindicação1, em que a pluralidade de símbolos compreende símbolos multiplexados por divisão de frequência ortogonal.
19. Um equipamento operável em um sistema de comunicação sem fio, o equipamento compreendendo: mecanismos para medir a potência de um sinal recebido por um transceptor uma pluralidade de vezes ao longo de um período de tempo prescrito, o sinal incluindo uma pluralidade de símbolos, e mecanismos para ajustar unidirecionalmente Um ganho do transceptor quando uma potência medida atual é mais elevada que a potência medida anteriormente.
20. O equipamento, de acordo com a reivindicação 19, compreendendo adicionalmente: mecanismos para adquirir um símbolo de aquisição inicial depois que o período de tempo prescrito tiver acabado e o ganho tiver sido ajustado.
21. 0 equipamento, de acordo com a reivindicação 20, em que o símbolo de aquisição inicial tem um valor de potência que é igual ao valor de potência máxima medido ao longo do período de tempo prescrito.
22. O equipamento, de acordo com a reivindicação 19, compreendendo adicionalmente: mecanismos para iniciar a aquisição de temporização e frequência do transceptor depois que o período de tempo prescrito tiver acabado.
23. O equipamento, de acordo com a reivindicação 22, em que ajustar o ganho do transceptor é repetido durante um ou mais períodos de tempo prescritos subsequentes quando a aquisição de temporização e frequência do transceptor não for bem-sucedida.
24. O equipamento, de acordo com a reivindicação 19, em que o período de tempo prescrito é igual a um período de tempo periódico fixo entre dois símbolos de aquisição inicial vizinhos no sinal.
25. O equipamento, de acordo com a reivindicação19, em que os mecanismos para medir e adquirir unidirecionalmente são configurados para operar pelo menos antes ou durante um período de aquisição inicial de temporização e frequência do transceptor.
26. 0 equipamento, de acordo com a reivindicaçã 19, em que os mecanismos para ajustar o ganho do transceptor compreendendo adicionalmente: .mecanismos para ajustar unidirecionalmente o ganho incluem mecanismos para reduzir o ganho até que :o valor de potência máxima seja medido.
27.O equipamento, de acordo com a reivindicação 19, em que a pluralidade de símbolos compreende símbolos multiplexados por divisão de frequência ortogonal.
28.Um produto de programa de computador, compreendendo: um meio legível por computador compreendendo: código para fazer com que pelo menos um computador meça uma potência de um sinal recebido por um transceptor uma pluralidade de vezes ao longo de um período de tempo prescrito, o sinal incluindo uma pluralidade de símbolos, e código para fazer com que o pelo menós um computador ajuste unidirecionalmente o ganho do transceptor quando a potência medida atual é mais elevada que a potência medida anterior.
29.O produto de programa de computador, de acordo com a reivindicação 28, em que o meio legível por computador compreende adicionalmente: código para fazer com que o pelo menos um computador adquira um símbolo de aquisição inicial depois que o período de tempo prescrito tiver acabado e o ganho tiver sido ajustado.
30.O produto de programa de computador, de acordo com a reivindicação 29, em que o símbolo de aquisição inicial tem um valor de potência fixo que é igual ao valor de potência máxima medido ao longo do período de tempo prescrito.
31.O produto de programa de computador, de acordo com a reivindicação 28, em que o meio legível pór computador compreende adicionalmente: código para fazer com que o pelo menos um computador inicie aquisição de temporização e frequência do transceptor depois que o periodo de tempo prescrito tiver acabado.
32. o produto de programa de computador, de acordo com a reivindicação 28, em que o meio legível por computador compreende adicionalmente: código para fazer com que o pelo menos um computador ajuste repetidamente o ganho do transceptor durante um ou mais períodos de tempo prescritos subsequentes quando a aquisição de temporização e frequência do transceptor não for bem-sucedida.
33. O produto de programa de computador, de acordo com a reivindicação 28, em que o período de tempo prescrito é igual a um período de tempo periódico fixo entre dois símbolos de aquisição inicial vizinhos no sinal.
34. O produto de programa de computador, de acordo com a reivindicação 28, em que o meio legível por computador compreende adicionalmente: código para fazer com que o pelo menos um computador ajuste o ganho pelo menos antes ou durante o período de aquisição inicial de temporização e frequência do transceptor.
35. O produto de programa de computador, de acordo com a reivindicação 28, em que o meio legível por computador compreende adicionalmente: código para fazer com que o pelo menos um computador reduza o ganho até que um valor de potência máxima seja medido.
36. O produto de programa de computador, de acordo com a reivindicação 28, em que a pluralidade de símbolos compreende símbolos multiplexados por divisão de frequência ortogonal.
BRPI0809246A 2007-03-23 2008-03-20 métodos e equipamento para controle de ganho de aquisição inicial em sistema de comunicação BRPI0809246B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US11/690,590 US8223899B2 (en) 2007-03-23 2007-03-23 Methods and apparatus for initial acquisition gain control in a communication system
US11/690,590 2007-03-23
PCT/US2008/057712 WO2008118755A1 (en) 2007-03-23 2008-03-20 Methods and apparatus for initial acquisition gain control in a communication system

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0809246A2 true BRPI0809246A2 (pt) 2014-09-09
BRPI0809246B1 BRPI0809246B1 (pt) 2020-05-19

Family

ID=39590893

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0809246A BRPI0809246B1 (pt) 2007-03-23 2008-03-20 métodos e equipamento para controle de ganho de aquisição inicial em sistema de comunicação

Country Status (10)

Country Link
US (1) US8223899B2 (pt)
EP (1) EP2130342B1 (pt)
JP (5) JP2010524300A (pt)
KR (1) KR101115702B1 (pt)
CN (1) CN101641927B (pt)
BR (1) BRPI0809246B1 (pt)
CA (1) CA2681625C (pt)
RU (1) RU2454016C2 (pt)
TW (2) TWI467975B (pt)
WO (1) WO2008118755A1 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN103036832B (zh) * 2011-09-29 2017-07-07 中兴通讯股份有限公司 设置初始自动增益控制增益的方法及装置
US9949217B2 (en) * 2014-10-20 2018-04-17 Mediatek Singapore Pte. Ltd. Transmit power control method and system in mobile communications device
JP6949562B2 (ja) * 2017-05-31 2021-10-13 キヤノン株式会社 画像形成装置

Family Cites Families (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE4412969C1 (de) 1994-04-14 1995-06-22 Inventa Ag PET-Fasern mit verbessertem Bausch und Verfahren zu ihrer Herstellung
US5469115A (en) 1994-04-28 1995-11-21 Qualcomm Incorporated Method and apparatus for automatic gain control in a digital receiver
JP2001308733A (ja) 2000-02-17 2001-11-02 Matsushita Electric Ind Co Ltd 無線受信装置および無線受信方法
KR100406617B1 (ko) 2000-02-17 2003-11-20 마츠시타 덴끼 산교 가부시키가이샤 무선 수신 장치, 통신 단말 장치, 기지국 장치 및 무선 수신 방법
JP2002359532A (ja) * 2001-05-31 2002-12-13 Mitsubishi Electric Corp Agc制御方法
JP2003092561A (ja) * 2001-09-18 2003-03-28 Sony Corp 受信装置及び受信方法
WO2003046738A1 (en) 2001-11-21 2003-06-05 Interdigital Technology Corporation Method employed by a base station for transferring data
DE60112451T2 (de) * 2001-11-30 2006-04-06 Freescale Semiconductors, Inc., Austin Transientenkompensation für Leistungverstärker in OFDM-Systemen
JP2003204277A (ja) * 2002-01-07 2003-07-18 Sony Corp 受信装置および方法、並びにプログラム
US7218641B2 (en) 2003-03-11 2007-05-15 Motorola, Inc. Method and apparatus for adaptive processing gain for multiple source devices in a communications system
US6859505B2 (en) 2003-07-01 2005-02-22 Motorola, Inc. Method, apparatus and system for use in determining pilot-to-data power ratio in wireless communication
EP1650890B1 (en) 2003-07-25 2012-04-18 Fujitsu Limited Radio receiver and automatic gain control method
US7551581B2 (en) 2003-09-30 2009-06-23 Intel Corporation Methods for transmitting closely-spaced packets in WLAN devices and systems
JP4212548B2 (ja) 2003-12-26 2009-01-21 株式会社東芝 無線送信装置、無線受信装置、無線送信方法及び無線受信方法
US7773702B2 (en) * 2004-05-03 2010-08-10 Qualcomm Incorporated Gain control for a receiver in a multi-carrier communication system
JP4830342B2 (ja) * 2005-04-28 2011-12-07 パナソニック株式会社 受信レベル制御装置、及び受信レベル制御方法
JP2007013446A (ja) * 2005-06-29 2007-01-18 Nec Electronics Corp 移動端末装置および移動端末装置の動作制御方法
TWI268050B (en) 2005-07-28 2006-12-01 Chung Shan Inst Of Science Method and apparatus for pulse signal automatically gain control
KR100668663B1 (ko) 2005-09-30 2007-01-12 한국전자통신연구원 Ofdm 시스템에서 이동국의 자동이득제어 장치 및 방법

Also Published As

Publication number Publication date
US8223899B2 (en) 2012-07-17
CA2681625A1 (en) 2008-10-02
JP2010524300A (ja) 2010-07-15
BRPI0809246B1 (pt) 2020-05-19
TWI467975B (zh) 2015-01-01
JP5886183B2 (ja) 2016-03-16
JP2013128288A (ja) 2013-06-27
JP2016006962A (ja) 2016-01-14
RU2454016C2 (ru) 2012-06-20
KR101115702B1 (ko) 2012-03-08
JP2015156681A (ja) 2015-08-27
CN101641927A (zh) 2010-02-03
TW200901703A (en) 2009-01-01
JP2014078950A (ja) 2014-05-01
CN101641927B (zh) 2013-06-12
TW201230734A (en) 2012-07-16
RU2009139065A (ru) 2011-04-27
JP5813728B2 (ja) 2015-11-17
WO2008118755A1 (en) 2008-10-02
CA2681625C (en) 2013-05-28
TWI408929B (zh) 2013-09-11
JP5944565B2 (ja) 2016-07-05
US20080304603A1 (en) 2008-12-11
KR20090122308A (ko) 2009-11-26
EP2130342A1 (en) 2009-12-09
EP2130342B1 (en) 2018-07-04
JP6144292B2 (ja) 2017-06-07

Similar Documents

Publication Publication Date Title
TWI255102B (en) Outer loop transmit power control using channel-adaptive processing
ES2350114T3 (es) Dispositivo de sincronización y dispositivo para la generación de una señal de sincronización.
US20190081834A1 (en) Apparatus for Radio Frequency Receiver with Improved Timing Recovery and Frequency Offset Estimation and Associated Methods
US8948329B2 (en) Apparatus and methods for timing recovery in a wireless transceiver
JP2005354427A (ja) 無線送信装置及び無線送信方法
US20220038206A1 (en) Wireless communications device and method of wireless communications
US6766153B2 (en) Dynamic automatic gain control circuit employing kalman filtering
BRPI0809246A2 (pt) Métodos e equipamento para controle de ganho de aquisição inicial em sistema de comunicação.
JP2013255242A (ja) 受信データ値の決定
US9866239B1 (en) Method and system for bi-phase mark coding (BMC) decoding
US20140226647A1 (en) Frequency Offset Estimation for Early Detection/Decoding
US10218551B1 (en) Soft information measurement in bluetooth long range
US9143177B2 (en) Technique for automatic gain control
EP3113399B1 (en) Frame bit detector in near field communications
US20090245154A1 (en) Signaling parameters channel processing
JP2008010992A (ja) 通信装置
US11546199B2 (en) Packet detection and timing synchronization for high performance wireless communications in substation automation
KR20180125375A (ko) 무선 수신기에서 타이밍 동기화를 갖는 캐리어 오프셋을 추정하는 방법 및 장치
JPH11225132A (ja) ビット誤り率推定方法及び装置

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: AS CLASSIFICACOES ANTERIORES ERAM: H04L 27/26 , H03G 3/20

Ipc: H04L 27/26 (1968.09), H03G 3/00 (1968.09), H03G 3/

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 19/05/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.