BRPI0807150A2 - Óculos com hastes largas - Google Patents

Óculos com hastes largas Download PDF

Info

Publication number
BRPI0807150A2
BRPI0807150A2 BRPI0807150-0A BRPI0807150A BRPI0807150A2 BR PI0807150 A2 BRPI0807150 A2 BR PI0807150A2 BR PI0807150 A BRPI0807150 A BR PI0807150A BR PI0807150 A2 BRPI0807150 A2 BR PI0807150A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
plate
rod
opening
fasteners
platelet
Prior art date
Application number
BRPI0807150-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Alain Boulas
Laurent Adam
Original Assignee
Chamborelle
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Chamborelle filed Critical Chamborelle
Publication of BRPI0807150A2 publication Critical patent/BRPI0807150A2/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G02OPTICS
    • G02CSPECTACLES; SUNGLASSES OR GOGGLES INSOFAR AS THEY HAVE THE SAME FEATURES AS SPECTACLES; CONTACT LENSES
    • G02C5/00Constructions of non-optical parts
    • G02C5/14Side-members
    • GPHYSICS
    • G02OPTICS
    • G02CSPECTACLES; SUNGLASSES OR GOGGLES INSOFAR AS THEY HAVE THE SAME FEATURES AS SPECTACLES; CONTACT LENSES
    • G02C11/00Non-optical adjuncts; Attachment thereof
    • G02C11/02Ornaments, e.g. exchangeable
    • GPHYSICS
    • G02OPTICS
    • G02CSPECTACLES; SUNGLASSES OR GOGGLES INSOFAR AS THEY HAVE THE SAME FEATURES AS SPECTACLES; CONTACT LENSES
    • G02C2200/00Generic mechanical aspects applicable to one or more of the groups G02C1/00 - G02C5/00 and G02C9/00 - G02C13/00 and their subgroups
    • G02C2200/06Locking elements

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Ophthalmology & Optometry (AREA)
  • Optics & Photonics (AREA)
  • Adornments (AREA)
  • Eyeglasses (AREA)
  • Buckles (AREA)
  • Packaging Frangible Articles (AREA)
  • Purses, Travelling Bags, Baskets, Or Suitcases (AREA)
  • Toys (AREA)
  • Helmets And Other Head Coverings (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "ÓCULOS COM HASTES LARGAS".
DOMÍNIO DA INVENÇÃO
A presente invenção refere-se a óculos com hastes largas, das quais pelo menos uma das hastes tem uma abertura.
ESTADO DA TÉCNICA
Existem atualmente numerosas formas de óculos com hastes largas. Se certas hastes são largas e cheias, existem outras, liberadas, de modo que se apresentem em forma de Y deitado, cujas duas garras são Ii- 10 gadas à dianteira da haste por uma travessa que sustenta a dobradiça para se unir na traseira pela extremidade da haste que se apoia sobre a orelha. FINALIDADE DA INVENÇÃO
A presente invenção tem por finalidade desenvolver óculos cujas hastes podem ser adaptadas e ser colocadas em harmonia com elementos de vestimentas ou tendências da moda.
EXPOSIÇÃO E VANTAGENS DA INVENÇÃO
Para isso, a invenção refere-se a óculos com hastes largas do tipo definido acima, caracterizados pelo fato de a face interna da haste com- portar elementos de fixação em contorno da abertura e uma plaqueta de re- 20 vestimento de forma pelo menos em parte igual à abertura da haste ser mu- nida de elementos de fixação homólogos aos elementos de fixação para fi- xar, de maneira amovível, a plaqueta à haste.
A plaqueta de revestimento que ocupa, pelo menos em parte, a abertura da haste, por sua face interna, isto é, a face da haste voltada para a 25 cabeça do usuário, aparece através da abertura e permite efeitos estéticos muito variados. A fixação da plaqueta sendo amovível, esta pode facilmente ser substituída por uma plaqueta de uma outra forma ou de uma outra deco- ração. A decoração na parte da plaqueta aparecendo na abertura da haste, pode ser uma decoração plana ou em relevo, em cores ou monocromo. A 30 plaqueta ou aquela combinada a uma das hastes dos óculos comporta van- tajosamente meios eletrônicos e informáticos, tais como um circuito de rádio, um circuito de telefone ou mais geralmente meios de ligação capazes de cooperar em WIFI.
De forma vantajosa, a plaqueta integra um chip eletrônico ou uma etiqueta (badge) RFID para permitir a identificação do portador dos ócu- los, por exemplo, uma etiqueta de acesso a uma zona protegida, tal como 5 uma zona em uma empresa ou ainda para a detecção de passagem, a auto- rização de utilizar uma instalação ou uma máquina, facilitando a gestão do controle pelo usuário de óculos que não terá mais de se preocupar com uma etiqueta. A própria etiqueta de formato padrão pode ser integrada em uma reserva de formato padrão realizada na plaqueta que é adaptada particular- 10 mente a um certo tipo de óculos.
Enfim, as plaquetas podem ser diversificadas e o usuário de um par de óculos pode dispor de um jogo de plaquetas, se for o caso, renovável, em função das escolhas ou das necessidades.
A plaqueta sendo uma estrutura plana, ela não prejudica o uso dos óculos e não constitui um obstáculo que vem em ressalto do lado das faces internas das hastes.
Embora a plaqueta possa ser opaca ou transparente com moti- vos, incrustações, enxertos ou outros elementos decorativos destinados a aparecerem na abertura ou em uma das aberturas, se a haste comportar 20 várias aberturas, é vantajoso que a plaqueta cubra toda a abertura e suas dimensões são, de preferência, tais para que a plaqueta colocada contra a face interna da haste chegue praticamente até o nível da borda superior ou da borda inferior da haste.
A abertura pode ser de forma alongada e, nesse caso, a plaque- 25 ta será também de forma alongada. Essa forma alongada pode ser uma for- ma triangular ou uma forma trapezoidal, de maneira a deixar subsistir da haste dos óculos apenas uma cinta no nível de sua borda superior e uma cinta no nível de sua borda inferior, essas duas cintas se unem para trás pe- la extremidade da haste que vem se apoiar sobre a orelha.
Os elementos de fixações sustentados pela haste e pelos ele-
mentos de fixação da plaqueta são, de preferência, meios de enclipsagem. A forma global da haste sendo triangular, é vantajoso posicionar esses meios de enclipsagem nos três vértices dessa forma triangular, dois meios a nível da dobradiça na frente da haste e um meio de fixação na traseira, onde a haste larga retoma uma forma habitual. Esse meio de fixação na traseira pode vantajosamente ser desdobrado, segundo a direção longitudinal da plaqueta e da haste.
Os pinos de enclipsagem são, por exemplo, fixados na plaqueta por soldagem. Eles podem também ser constituídos pelos pinos encaixados à força na plaqueta. Esses meios de fixação, de preferência elásticos, se encaixam facilmente nos orifícios abertos na haste e constituindo os elemen- 10 tos de fixação nesse nível. Esses orifícios são, de preferência, com saída. Todavia, por razões de fixação ou estéticas, pode ser vantajoso abrir orifí- cios e dar aos pinos de enclipsagem um comprimento que lhes permite apa- recer sobre a outra face da haste até mesmo ultrapassá-la. Essa estrutura é vantajosa não somente para assegurar uma boa fixação, permanecendo 15 amovível, mas também por seu efeito decorativo pelo aparecimento das ex- tremidades dos pinos. Se a plaqueta e os pinos forem em metal, por exem- plo, em um metal polido ou dobrado, os pinos aparecerão por sua extremi- dade à saída dos orifícios que constituem os elementos de fixação na haste larga.
É também vantajoso que os elementos de fixação sejam consti-
tuídos por duas garras recurvadas, na frente da haste do lado da dobradiça, essas garras sendo dirigidas para trás da haste e por um alojamento na tra- seira em que os elementos de fixação sejam constituídos por uma Iingueta que se encaixa longitudinalmente no alojamento da haste e pela borda dian- teira da plaqueta que desliza sob as garras para trás.
A colocação da plaqueta é feita, então, agindo sobre a flexibili- dade da plaqueta, já que, após ter encaixado a extremidade em forma de Iingueta do elemento de fixação da plaqueta no alojamento atrás da haste, o alojamento constituído, por exemplo, por uma espécie de passador eventu- 30 almente com saída, basta arquear a plaqueta sob as garras recurvadas na frente da haste.
A placa é vantajosamente mantida no lugar por um recorte des- tinado a cobrir o elemento de dobradiça sustentado pela haste, as garras curvadas ou os elementos de fixação, tais como os orifícios de enclipsagem ficando situados de ambos os lados do elemento de dobradiça. Isto retém ou bloqueia a plaqueta na direção perpendicular à direção longitudinal da haste,
no plano da haste.
De acordo com uma outra característica, a face interna da haste sustenta elementos de fixação em forma de dois mancais alinhados de cada lado da abertura, assim como de um elemento de enclipsagem não situado sobre o eixo dos dois mancais, em contorno da abertura, a plaqueta é muni- 10 da de elementos de fixação formados de dois pivôs alinhados em cada ex- tremidade da plaqueta, e de um elemento de enclipsagem que forma o ter- ceiro ponto de fixação para cooperar com o elemento de enclipsagem da haste.
Esse modo de fixação da plaqueta na haste dos óculos é inte- 15 ressante, pois é fácil de instalar, e sem risco de se soltar, já que a plaqueta é encaixada por seus dois eixos no mancai e um terceiro ponto da plaqueta é fixado por clipsagem. Mesmo, se no nível da clipsagem, a plaqueta se liberar do elemento de clipsagem, ela não poderá se desprender, salvo ser defor- mada, dos mancais. Essa deformação da plaqueta por arqueamento para 20 reduzir o afastamento dos eixos é feita no momento da colocação da plaque- ta. A deformação é simples de realizar, já que se pode mantê-la com uma mão, encaixar um pivô em seu mancai, depois arquear a plaqueta e encaixar o segundo pivô em seu mancai, depois, quando a plaqueta for erguida, ela poderá girar em torno do eixo assim formado para ser enclipsada.
Mas esse movimento de arqueamento, que é preciso também
efetuar para liberar a plaqueta e substitui-la por uma outra plaqueta, não é uma deformação que corre o risco de ocorrer naturalmente, caso a haste se encaixe acidentalmente em um objeto.
Esse tipo de plaqueta e de modo de fixação da plaqueta é parti- cularmente interessante para plaquetas de um certo preço, por exemplo, das plaquetas guarnecidas com elementos de bijuteria, tais como pedras, doura- dos ou outros. De forma vantajosa, um dos pivôs é sustentado por uma garra liberada do corpo da plaqueta à qual ela permanece ligada por uma cinta de matéria, formando uma ligação elástica que permite comprimir os dois pivôs para aproximá-los e encaixá-los nos dois mancais da haste, a colocação da 5 plaqueta ocorrendo pela introdução do pivô da garra flexível em seu mancai, depois compressão da garra flexível para introduzir o outro pivô em seu mancai e, enfim, rotação da plaqueta em torno do eixo assim realizado pelos dois pivôs e pelos dois mancais para enclipsar o elemento da plaqueta no elemento de enclipsagem, definindo a posição de montagem da plaqueta.
Esse modo de realização da plaqueta é particularmente simples
de instalar, já que, após ter encaixado um pivô em seu mancai, para diminuir o afastamento dos pivôs e permitir a introdução do segundo pivô em seu mancai, comprime-se a haste flexível no nível de sua junção com o corpo da plaqueta, que forma uma ligação elástica, para ganhar um comprimento até chegar a entrar o segundo pivô em seu mancai.
Depois, a plaqueta retoma naturalmente seu estado quando se relaxa a compressão. A plaqueta pode, nesse caso, também girar em torno do eixo formado pelos dois pivôs para encaixar o elemento de enclipsagem no elemento de enclipsagem.
Para se liberar a ligação enclipsada, basta empurrar a plaqueta
através da abertura da haste dos óculos, depois liberar os dois pivôs, proce- dendo-se na ordem inversa dos movimentos descritos acima.
De forma vantajosa, a haste dos óculos comporta, próximo de sua dobradiça, um pivô e um elemento de enclipsagem e a garra flexível que sustenta um dos pivôs da plaqueta sustenta também o elemento de enclip- sagem da plaqueta, a outra extremidade da plaqueta tendo o segundo pivô.
De acordo com uma outra característica vantajosa, o mancai e o elemento de enclipsagem da haste são feitos em uma mesma peça.
O pivô constitui um elemento de fixação e ocasionalmente de rotação ou de giro, no momento da colocação da plaqueta ou de sua retira- da. Essa rotação é perfeitamente possível, mesmo se o pivô tiver uma seção não-circular, por exemplo, se a plaqueta for cortada em uma folha de matéria rígida, por exemplo, de plástico ou de metal, a seção quadrada do pivô que pode, então, girar na perfuração cilíndrica de seção circular do mancai.
De acordo com uma outra característica, os dois pivôs e o ele- mento de enclipsagem são formados por partes da cinta de matéria na qual é fabricada a plaqueta.
Assim, o mesmo acontece com o elemento de enclipsagem que constitui uma parte da plaqueta.
De acordo com uma outra característica, pelo menos um dos elementos de fixação é um suporte sobre a face traseira da haste e pelo 10 menos um dos elementos de fixação em uma das extremidades da plaqueta é realizado por duas garras que se deformam elasticamente no suporte por compressão na direção longitudinal para permitir introduzir o outro elemento de fixação na outra extremidade da plaqueta em seu elemento de fixação da haste.
De acordo com uma outra característica, a haste comporta dois
elementos de fixação em forma de suporte sobre a face traseira da haste e os dois elementos de fixação da plaqueta são realizados, cada um, por duas garras deformáveis elasticamente por compressão na direção longitudinal.
Esse modo de realização dos elementos de fixação e dos ele- 20 mentos de fixação permite uma colocação muito simples e muito eficaz da plaqueta sobre a haste. A colocação é feita agindo sobre elasticidade das duas garras, mesmo no caso de uma plaqueta muito rígida, por exemplo, devido à sua forma particular, nervuras e a decoração que pode portar a pla- queta.
Para certos tipos de decoração ou de estrutura da plaqueta, é
desejável não arquear elasticamente a plaqueta, mas de Ihe conservar a forma (plana ou ligeiramente curva naturalmente), segundo a forma da haste à qual ela se adapta. Deformar uma plaqueta elasticamente além de sua forma natural pode estragar os elementos de decoração, por exemplo, crian- 30 do fissuras na película que recobre a plaqueta ou dessolidarizar os elemen- tos levados sobre a face dianteira da plaqueta.
O alojamento em forma de suporte previsto em pelo menos uma das extremidades da haste de óculos para receber o elemento de fixação em forma de garras elásticas da plaqueta permite colocar a plaqueta bem plana contra a face traseira da haste, posicionando inicialmente a extremidade munida das garras elásticas no suporte, depois, pressionando essa extremi- 5 dade para deformar elasticamente as duas hastes e permitir passar a outra extremidade da plaqueta, isto é, o elemento de fixação da outra extremidade da plaqueta em seu elemento de fixação, por exemplo, um suporte análogo àquele da outra extremidade; depois relaxando a extremidade da qual foram comprimidas as garras elásticas a plaqueta é colocada definitivamente, per-
manecendo amovível.
Os elementos de fixação em forma de suporte podem ser muito chatos, de maneira a não constituírem praticamente nenhum relevo sobre a face interna da haste. Esses elementos em forma de suporte podem mesmo ser integrados na face traseira da haste.
De acordo com uma outra característica vantajosa,
- a abertura é contornada, lado face interna da haste, de um en- talhe;
- os elementos de fixação são constituídos, cada um, por um alojamento em contorno da abertura, na borda, lado face interna, no nível
com o lado interno do entalhe que contorna a abertura;
- os dois alojamentos ficam diante um do outro, um dos aloja- mentos ficando do lado dianteiro e o outro, do lado traseiro da haste, e pelo menos um dos alojamentos que comportam um pistão carregado por uma mola;
- a plaqueta tem uma borda destinada a se apoiar pelo interior
da abertura contra o entalhe;
- os elementos de fixação da plaqueta são cada um em forma de garra, prolongando a borda e destinada a se deslizar no alojamento homólo- go da abertura, uma das garras encaixando-se no alojamento munido do
pistão, para empurrar o pistão contra a ação da mola até que a outra garra possa ser colocada diante do outro alojamento, a liberação do impulso exer- cido sobre a plaqueta no sentido contrário à ação da mola do pistão, empur- rando o conjunto da plaqueta para introduzir a segunda garra em seu aloja- mento e bloqueá-la.
A plaqueta é introduzida de uma maneira particularmente sim- ples na abertura, na qual ela pode se bloquear. Qualquer impulso exercido 5 contra a face externa da plaqueta é bloqueado. Só um movimento de trans- lação exercido sobre a plaqueta paralelamente à haste e de forma a com- primir o pistão permite liberar a outra garra de seu alojamento e extrair a plaqueta para substitui-la e trocar de plaqueta para modificar a cor ou a de- coração.
Esse movimento não sendo natural e sobretudo não podendo
ser provocado de maneira acidental, isto exclui praticamente qualquer risco de perda da plaqueta, tanto mais quanto a plaqueta for colocada pelo lado interno da haste de óculos.
De acordo com uma outra característica vantajosa, a plaqueta tem uma forma arqueada correspondente à abertura da haste, essa forma arqueada sendo munida da borda, de forma que a parte arqueada se aloja na abertura e a borda se apoia contra o entalhe.
A forma arqueada da plaqueta é munida de uma borda suficien- temente larga para permitir o movimento de translação que serve à coloca- ção da plaqueta na abertura, sem que as dimensões respectivas da abertura e da forma arqueada não prejudiquem o movimento de translação da pla- queta para introduzir as garras.
DESENHOS
A presente invenção será descrita, a partir da maneira mais de- talhada com o auxílio de diferentes modos de realização representados nos desenhos anexados, nos quais:
- as figuras 1A, 1B mostram respectivamente uma vista lateral interna de uma haste larga de óculos e de uma plaqueta destinada a essa haste larga;
- as figuras 2A, 2B representam vistas correspondentes às figu-
ras precedentes de um outro modo de realização de uma haste larga de ócu- los e de uma plaqueta; - as figuras 3A, 3B mostram uma terceira variante de realização de óculos com haste e de uma plaqueta em posição de ligação;
- as figuras 4A, 4B mostram uma outra variante de realização de uma haste larga de óculos e de sua plaqueta com um outro modo de fixação;
- a figura 4C representa uma vista da face interna da haste com
a plaqueta colocada;
- a figura 4D representa uma vista de topo da haste larga e da plaqueta antes da colocação;
- a figura 4E representa uma vista lateral externa da haste larga
da figura 4A munida de sua plaqueta, segundo a figura 4B;
- as figuras 5A-5C mostram um outro modo de realização de uma haste de óculos e de sua plaqueta;
- as figuras 6A - 6D mostram as diferentes etapas de colocação da plaqueta na haste de óculos, segundo o modo de realização das figuras
5A-5C;
- as figuras 7A, 7B mostram um outro modo de realização de uma haste e de uma plaqueta no nível do elemento de fixação.;
- a figura 8 mostra a ligação da extremidade da plaqueta à ex- tremidade da haste, segundo as figuras 7A-7B com encaixe do elemento de
fixação no elemento de fixação;
- as figuras 9A - 9C mostram esquematicamente as três etapas de colocação de uma extremidade de plaqueta no elemento de fixação da haste; nessas figuras o suporte que forma o elemento de fixação estando representado cortado por um plano paralelo à face traseira da haste:
· a figura 9A mostra a posição do elemento de fixação diante do
elemento de fixação, antes de seu encaixe,
• a figura 9B mostra a compressão das duas garras do elemento de fixação no elemento de fixação,
• a figura 9C mostra a posição do elemento de fixação da haste,
após retorno elástico;
- a figura 10A representa uma vista lateral de uma haste de ócu- los, de acordo com um outro modo de realização, a plaqueta tendo sido reti- rada;
- a figura 10B representa uma vista frontal, lado interno da pla- queta destinada à haste da figura 10A,
- as figuras 11A - 11D mostram, segundo um corte horizontal, segundo Xl Xl da figura 10A, a colocação de uma plaqueta na haste de ócu- los:
• a figura 11A mostra a haste, sem a plaqueta,
• a figura 11B representa um corte correspondente da plaqueta,
• a figura 11C mostra o primeiro movimento de colocação da plaqueta por compressão do pistão,
• a figura 11D mostra a plaqueta bloqueada na haste. DESCRIÇÃO DE MODOS DE REALIZAÇÃO DA INVENÇÃO
De acordo com as figuras 1A, 1B, a invenção refere-se a óculos com hastes largas. Só uma haste 1 de óculos está representada, mostrando 15 seu lado interno 1. Uma haste larga tem uma forma que aumenta a partir da extremidade traseira 11, que passa sobre a orelha até em direção à extremi- dade dianteira 12 a nível do elemento de dobradiça 13 ligado à parte diantei- ra dos óculos.
Essa haste larga 1, relativamente plana em sua parte larga 14, comporta uma abertura 15 constituída no caso por uma fenda alongada que se estende por todo o comprimento da parte larga.
Na dianteira e de ambos os lados da abertura 15, a parte larga
14 é equipada com dois elementos de fixação 16, 17. Na traseira de abertura
15, ela comporta um terceiro elemento de fixação 18.
Esses elementos de fixação 16, 17, 18 são destinados a receber
uma plaqueta 2 como aquela representada na figura 1B, munida de elemen- tos de fixação homólogos 26, 27, 28 aos elementos de fixação 16, 17, 18 para cooperar com estes e manter a plaqueta da figura 1B aplicada contra o lado interno 1A da haste larga 1, de forma a aparecer através da abertura 15 desta.
De acordo com a figura 1B, a plaqueta 2, que mostra sua face externa 2B destinada a cobrir pelo menos parcialmente e, no caso, totalmen- te, a abertura da haste larga, vindo contra o lado interno desta, tem uma forma triangular cujo topo é truncado. As dimensões da plaqueta 2 são, no caso, superiores às dimensões da abertura 15 e, em particular, a borda su- perior 2C e a borda inferior 2D da plaqueta; a figura 1B mostra a face exter- 5 na 2B da plaqueta 2 destinada a vir contra o lado interno 1A da haste larga 1. Além dos elementos de fixação, a placa tem um recorte 29, de maneira a se sobrepor o elemento de dobradiça 13, cooperando com o elemento de dobradiça e constituindo assim um meio de bloqueio que completa a manu- tenção pela cooperação dos elementos 16, 17, 18 e elementos de fixação 10 26,27,28.
Os elementos de fixação 16, 17, 18; 26, 27, 28 são constituídos nesse modo de realização por meios de enclipsagem: os elementos de fixa- ção 16, 17, 18 são alojamentos, de preferência não com saídas, fabricados na haste larga 1 e os elementos de fixação 26, 27, 28 são pinos de enclipsa- 15 gem, sustentados pela plaqueta 2. Esses pinos de enclipsagem podem ser realizados na matéria da plaqueta, se esta for em uma matéria plástica ou, mais geralmente, uma peça moldada. Os elementos de enclipsagem podem também ser soldados na plaqueta ou ainda ser inseridos em alojamentos da plaqueta por um ajuste apertado, de modo a serem aí solidarizados.
Esses meios de enclipsagem permitem uma ligação amovível da
plaqueta 2 contra o lado interno 1A da haste 1.
A face externa 2B da plaqueta 2 apresenta elementos de deco- ração destinados a aparecerem através da abertura da haste larga. Esses elementos de decoração podem ser uma decoração plana ou em relevo no 25 nível da abertura. De acordo com um modo de realização particularmente interessante, a plaqueta 2 é em metal, tratado, escovado, ornado com gui- Ihochês, tingido. A plaqueta integra vantajosamente elementos funcionais, tais como um circuito eletrônico de rádio de telefone ou um suporte informá- tico e notadamente meios que trabalham por WIFI.
De forma muito interessante, a plaqueta pode comportar um chip
de identificação, tal como um cartão RFID, o que permite a um usuário de óculos passar dos pontos controle, por exemplo, zonas protegidas de escri- tório ou de empresa às quais só poderia aceder com uma etiqueta, por e- xemplo, de tipo RFID, distinta. Essa combinação da etiqueta RFID e dos óculos faz com que ela tenha sempre sobre ele a etiqueta sem ter de se pre- ocupar.
As figuras 2A, 2B mostram um outro modo de realização de um
óculos com hastes largas, de acordo com a invenção, limitando-se conforme anteriormente a uma haste larga 101 vista de seu lado interno 101A.
Essa haste larga 101 tem uma abertura alongada 115 de forma triangular, segundo o contorno da haste larga. A plaqueta 102 destinada a 10 essa abertura 115 tem também uma forma triangular como aquela da figura 1B com praticamente os mesmos meios de fixação 126, 127, 128, isto é, elementos de ligação e um entalhe 129 para permitir sobrepor o elemento de dobradiça 113 sustentado pela haste larga 101. Os meios de ligação podem ser meios de enclipsagem como anteriormente. A título de exemplo, três 15 pontos 116, 117, 118; 126, 127, 128 da ligação amovível estão representa- dos tanto sobre o lado interno 101A da haste 101, quanto sobre o lado ex- terno 201A da plaqueta 201 que vem contra o lado interno 101A da haste 101, quando a plaqueta é colocada sobre a haste.
As figuras 3A, 3B mostram uma outra variante de óculos com 20 hastes largas, de acordo com a invenção. Nesse caso, a haste larga 201 tem, no nível de sua parte dianteira 312 e de sua parte larga 314, um con- torno sensivelmente trapezoidal com uma abertura 315 de forma também trapezoidal. Essa abertura é importante. A plaqueta 302 destinada a cobrir a abertura 315 está representada na figura 3B, em sua posição de ligação, isto 25 é, mostrando a face interna 302A.
Considerando-se as dimensões da abertura 315 e, em conse- qüência, aquelas da plaqueta 302, é vantajoso realizar a ligação amovível da plaqueta 302 e da haste 301 por quatro pontos de fixação, dois pontos de fixação na frente 316, 317; 326, 327 completados por desdobramento do 30 ponto de fixação na traseira, esses dois pontos de fixação 318, 3181; 328, 3281 sendo colocados um atrás do outro. A plaqueta 302 comporta também um corte 309 para sobrepor o elemento de dobradiça 313 da haste 301. Como anteriormente, a plaqueta 302 pode ser realizada em qualquer material, de preferência em metal. Sua face externa, decorativa, é tratada em cores.
As figuras 4A-4E mostram um outro modo de realização de ócu- 5 Ios com hastes largas, de acordo com a invenção. O princípio da haste larga 401 com uma abertura 415, destinada a ser ocupada pelo menos parcial- mente por uma plaqueta 402 fixada contra o lado interno 401A da haste 401, continua conservado, mas os meios de fixação amovíveis da plaqueta são modificados.
Assim, de acordo com a figura 4A, a dianteira 412 da haste larga
401, cuja abertura 415 é de forma triangular comporta duas garras 416, 417 recurvadas para trás 411 onde o ponto de fusão 418 é constituído por um passante ou um alojamento.
A plaqueta 402 da figura 4B, destinada a equipar a haste plana 401 da figura 4A, tem uma forma superior à forma de abertura 415 e nota- damente uma forma tal como seu contorno superior 402C e seu contorno inferior 402D correspondem aos contornos superior 401C e inferior 401D da haste larga 401.
A extremidade traseira da plaqueta 402 é munida de uma Iingue- 20 ta 428 destinada a se encaixar no passador 418 da haste larga 401, a ex- tremidade dianteira 42 da plaqueta vindo sob as duas garras 416, 417 e, pa- ra isso, a plaqueta 402 tem um comprimento plano que corresponde sensi- velmente à distância entre os elementos de fixação dianteiro e traseiro 416, 417, 418. Assim, a plaqueta é colocada por deformação, para poder se in- 25 troduzir nas garras voltadas para trás. Essa plaqueta comporta uma saída 429 para sobrepor o elemento de articulação 413.
A figura 4C mostra o lado interno da haste 401 munida de sua plaqueta 402.
A figura 4D mostra mais particularmente a forma do passador 418 e aquela das garras dianteiras 416, 418 que formam ganchos.
Enfim, a figura 4E mostra o aspecto externo da plaqueta vista através da abertura 415 da haste larga 401. As figuras 5A - 5C e 6A - 6D mostram um outro modo de reali- zação de uma haste larga 501 munida de uma plaqueta 502.
De acordo com a figura 5A, a haste larga 501 comporta um ele- mento de dobradiça 513 para girar em torno do eixo zz em relação à diantei- 5 ra da armação de óculos. A face interna da haste 501 apresenta três ele- mentos de fixação, a saber dois mancais 516, 518 alinhados, segundo o eixo xx e um terceiro elemento de fixação 517 constituído por um elemento de enclipsagem.
A haste 501 tem uma abertura 515, cuja borda superior está re- presentada sob o eixo xx, sem que, todavia, essa disposição geométrica não seja uma necessidade.
A plaqueta 502 destinada a equipar a haste 501 tem uma forma que, nesse exemplo, cobre a abertura 515 de forma trapezoidal da haste 501.
A plaqueta 502 tem dois elementos de fixação 526, 528 constitu-
ídos por dois pivôs alinhados segundo o eixo x’x’ que, quando a plaqueta 502 é colocada sobre a haste 501, coincidirá com o eixo xx nas condições descritas a seguir.
A plaqueta 502 comporta um terceiro elemento de fixação 527 constituído por uma borda de enclipsagem destinada a cooperar com o ele- mento de enclipsagem 517 da haste 501.
O corpo 530 da plaqueta comporta um recorte 531 que corta o eixo x’x’ e formando uma garra 532 flexível pela parte de matéria 533 que a liga ao corpo 530.
A extremidade livre da garra flexível 532 sustenta o pivô 526 e a
extremidade da garra situada próximo da parte de ligação 533 sustenta o elemento de enclipsagem 527.
A plaqueta 502 é colocada sobre a haste 501 por encaixe dos pivôs 526, 528 nos mancais 516, 518, depois enclipsagem do elemento de enclipsagem 527 no elemento de enclipsagem 517.
Uma vez a plaqueta 502 instalada, a face interna da haste 501 aparece como está representada na figura 5C. A plaqueta 502 cobre total ou parcialmente a abertura 515. Nesse exemplo, a abertura 515 tem uma forma trapezoidal e o corpo 530 da plaqueta 502 tem também uma forma trapezoi- dal de dimensões maiores do que aquelas da abertura 515. Todavia, essa relação geométrica não é uma necessidade. Em função do efeito ou do re- 5 sultado a obter, ter-se-ão uma plaqueta e uma abertura que serão sobrepos- tas parcial ou totalmente.
A colocação e a retirada da plaqueta são feitas conforme apare- ce nas figuras 6A - 6D.
De acordo com a figura 6A, a haste 501 da cabeça dos óculos deve receber a plaqueta 502.
Nesse exemplo, o elemento de fixação 516 que forma um man- cai e o elemento de fixação 517 que serve para a enclipsagem são constituí- dos por uma única peça, em forma de barra, sustentada pela face interna da haste 501. A plaqueta está representada separadamente. Ela é constituída 15 por uma peça recortada em uma folha, os elementos de fixação e a borda de enclipsagem sendo fabricados no decorrer de uma mesma operação. A pla- queta não comporta, no caso, elementos decorativos.
Ela pode ser fabricada com elementos decorativos sobre a face, aparecendo a abertura 515 da haste e sobre a face traseira.
De acordo com a figura 6B, por uma primeira operação, desliza-
se o pivô 526 em seu mancai 516, mantendo o corpo 530 da plaqueta entre o chip e o indicador. Uma vez o pivô 526 encaixado, empurra-se sobre o corpo 530 na direção do eixo x’x’ para aproximar o pivô 528 do pivô 526 por deformação da fenda 531, até que o pivô 528 seja suficientemente aproxi- 25 mado para poder se encaixar no mancai 518. Depois relaxa-se a compres- são, de modo que a plaqueta retoma seu estado natural por expansão da deformação da parte de ligação 533.
A plaqueta ocupa, então, a posição representada na figura 6C. Pode-se, em seguida, girá-la em torno do eixo xx para passar o elemento de enclipsagem 527 sob o elemento de enclipsagem 517. A plaqueta 502 é as- sim mantida contra a face interna da haste 501 dos óculos.
Para desmontar a plaqueta 502 e substitui-la por uma outra pia- queta, basta empurrar através da abertura 515 partindo do lado externo da haste 501, para liberar o elemento de enclipsagem 527 do elemento de en- clipsagem 517, e girar a plaqueta em torno do eixo de rotação xx. Quando a plaqueta 502 é levantada, conforme está representado na figura 6C, pode-se 5 segurá-la entre o chip e o indicador, e comprimir a haste flexível 532 por de- formação da elástica de ligação 533 até que se possa tirar o pivô 528 de seu mancai 518 da haste dos óculos (figura 6B). Basta, em seguida, extrair sim- plesmente o outro pivô 526 de seu mancai 516.
Embora as formas de realização da haste larga apresentadas 10 nos exemplos acima correspondam praticamente a uma forma triangular, a invenção não está limitada a essa forma de haste larga. Ela se aplica de forma geral a qualquer haste de óculos munida de pelo menos uma abertura, que essa abertura seja de forma alongada ou outra. Uma haste pode tam- bém ter várias aberturas, das quais uma ou algumas recebe(m) uma plaque- 15 ta que as cobre parcial ou totalmente.
As aberturas nas hastes podem ser simétricas para a haste es- querda e a haste reta, ou ser dissimétricas.
Enfim, os óculos podem ter hastes, das quais uma só comporta uma ou várias aberturas que recebem plaquetas.
De acordo com as figuras 7A, 7B, representando uma outra vari-
ante de realização de óculos com uma variante do elemento de fixação 616 e do elemento de fixação: em uma extremidade 614 da haste 601 e da pla- queta 602, os meios de fixação e da outra extremidade sendo análogos ou diferentes.
De acordo com a figura 7A, a haste de óculos 601 comporta, em
uma das extremidades 614 (no caso a extremidade dianteira) sobre sua face interna 601A, um elemento de fixação 616 em forma de suporte representa- do por um retângulo, mas cujo contorno é integrado na face traseira da haste de óculos. Esse elemento em forma de suporte situado próximo da dobradi- 30 ça 613 da haste 601 recebe a extremidade correspondente da plaqueta em seu alojamento 601-1, cuja abertura 616-2 fica virada para a outra extremi- dade da haste 601. De acordo com a figura 7B, o elemento de fixação da plaqueta é constituído por duas garras elásticas 626, 627 no prolongamento da plaque- ta. Essas garras elásticas, de forma curva, viradas uma para a outra, podem se deformar por compressão na direção (A) de sua introdução no alojamento 616-1 do suporte 616.
Os meios de fixação da outra extremidade da haste de óculos 601 e da plaqueta 602 são constituídos, por exemplo, por um alojamento em forma de suporte, no qual se introduz uma garra da extremidade da plaque- ta.
A plaqueta 602 apresenta sobre sua face que cobre a abertura
615 da haste 601, elementos de decoração destinados a aparecer nessa janela. Esses elementos de decoração não estão representados.
A figura 8 representa a posição do elemento de fixação 613 e do elemento de fixação 626, 627 da plaqueta 602, encaixados um no outro, mostrando a face traseira 601A da haste 601 e a face traseira da plaqueta 602.
As figuras 9A - 9C mostram as fases sucessivas de encaixe do elemento de fixação 626, 627 da plaqueta 602 no elemento de fixação 616 da haste 601.
A figura 9A mostra a extremidade da plaqueta 602 aplicada de
modo plano contra a face traseira 601A da haste 601 apresentada diante da entrada 616-2 do suporte 616 representada cortado.
Segundo a figura 9B, introduz-se a extremidade da plaqueta formada pelas duas garras elásticas 626, 627, deslizando-as no suporte 616, 25 depois, comprimindo-as para deformá-las elasticamente, de maneira a fazer avançar a plaqueta na direção da seta A do comprimento (e) necessário pa- ra colocar a outra extremidade da plaqueta em seu elemento de fixação cor- respondente à haste (essa parte da haste e da plaqueta não está represen- tada). A forma comprimida das garras 626, 627 contra o fundo do alojamento 30 616-1 está representada em traços cheios, enquanto que a forma natural das garras 626, 627 está representada em traços interrompidos, o que per- mite colocar em evidência a defasagem da distância (e) entre essas duas posições correspondentes à compressão e a não compressão elástica das garras 626, 267 sob o impulso na direção A.
Depois, uma vez esse outro elemento de fixação colocado no elemento de fixação, relaxa-se o impulso sobre as garras elásticas 626, 627 da plaqueta 602 que retomam sua forma normal ou eventualmente perma- necem ainda ligeiramente comprimidas (figura 9C).
A plaqueta 602 é assim fixada, de maneira amovível, à haste 601 e abrange a abertura 602 representada em pontilhados, sem correr risco de retirar dela mesma a haste 601. Para retirá-la, é preciso efetuar o movi- 10 mento inverso daquele da colocação, isto é, partindo da posição representa- da na figura 9C, é preciso empurrar a plaqueta 602 para a esquerda (seta A) para comprimir elasticamente as garras 626, 627, a fim de poder liberar a outra extremidade da plaqueta 602 do segundo elemento de fixação. Depois, uma vez essa extremidade retirada, retira-se a extremidade da plaqueta mu- 15 nida das duas garras fora do alojamento 616-1 do suporte 616.
A outra extremidade da plaqueta pode também ter elemento de fixação constituído por uma parte deformável elasticamente, análoga às du- as garras da extremidade que acaba de ser descrita e alojando-se em um suporte de forma correspondente àquelas do suporte descrito acima. Essa 20 segunda extremidade com um elemento de fixação elástica permite manter a plaqueta com um certo pré-esforço nos dois elementos de fixação da haste 601, as dimensões sendo escolhidas para que os elementos de fixação per- maneçam em uma posição ligeiramente comprimida. Isto permite a compen- sar um eventual jogo de fabricação, que, mesmo se for muito pequeno, corre 25 risco de ser percebido de forma incômoda. Essa elasticidade das duas gar- ras permite também compensar diferenças de dilatação.
De acordo com as figuras 10A, 10B, mostrando um outro modo de realização de um óculos, a haste 701 é munida de uma abertura 715 de forma, no caso, trapezoidal, tem um entalhe 715a que contorna a abertura 30 sobre todos os seus lados ou pelo menos em uma grande parte destes. Do lado dianteiro e do lado traseiro da abertura, para a face interna da haste 701, há um alojamento 716 que forma um elemento de fixação e um aloja- mento 717 munido internamente de um pistão 718 carregado por mola 719, que constitui um outro elemento de fixação, oposto ao primeiro elemento de fixação 716.
A plaqueta, de acordo com a figura 10B, tem uma forma corres- pondente globalmente àquela da abertura 715. Essa plaqueta 702 tem uma parte central 702B e uma borda periférica 702a destinada a vir ao entalhe 715a da abertura 715.
A extremidade dianteira da plaqueta 702 é munida de um ele- mento de fixação 726 em forma de garra que prolonga a borda 702a. A ex- tremidade traseira da plaqueta é munida de um elemento de fixação 727 também em forma de garra no prolongamento da borda 702a.
A estrutura desse modo de realização aparecerá mais simples- mente com o auxílio das vistas em corte das figuras 11A -11 D.
A figura 11A mostra a forma do entalhe 715a em torno da aber- tura 715 com, do lado da frente, o alojamento 716 e, do lado de trás, o alo- jamento 717, munido do pistão 718 carregado por uma mola 718 que empur- ra o pistão para a frente. O pistão é retido, graças ao rebordo 717A de seu alojamento 717, do lado dirigido para a parte da abertura 715.
Os alojamentos 716, 717 são situados do lado interno da haste 701, na parte da abertura 715 e estão praticamente no nível com o entalhe 715a.
A vista em corte da figura 11B mostra um modo de realização de uma plaqueta 702 que tem uma parte central, por exemplo, arqueada 702b com uma borda periférica 702a terminada em cada extremidade por uma garra 726 e 727.
A colocação da plaqueta na abertura 715 da haste 701 é feita como isto está representado na figura 11 C.
Por um primeiro movimento que passa pela face interna da has- te 701, introduz-se a garra 727 no alojamento 717 empurrando o pistão 718 contra a ação da mola 719, agindo na direção da seta A, até que a extremi- dade da outra garra 726 possa ser passada na abertura e ser colocada dian- te do alojamento 716. Nesse momento, pode-se relaxar o impulso na direção da seta A, de modo que a mola 718 empurra, por intermédio do pistão 717a, a garra 727 que empurra assim a plaqueta 702 e a garra 726 em seu aloja- mento 716.
O movimento de colocação da plaqueta 702 consiste em atrair a 5 introdução de sua garra 727 no alojamento 717, oscilando a plaqueta no sentido da seta C para colocá-la na abertura 715, sua borda 702a apoiando- se contra o entalhe 715a. Esse apoio estabiliza a plaqueta 702 e facilita seu impulso na direção A para empurrar o pistão 718. A outra garra 727 pode, então, se apoiar contra o entalhe 715a diante do alojamento 716. Pode-se, 10 em seguida, suprimir o impulso exercido sobre a plaqueta que recua no sen- tido oposto à direção Aea garra 726 se encaixa em seu alojamento 716.
A posição de fim de movimento de colocação está representada na figura 11D que mostra que as duas garras 726, 727 são bloqueadas em seu alojamento e resistem a impulsos exercidos na direção B perpendicu-
Iarmente à face da haste. Independentemente de esse impulso ser exercido pelo lado externo, o que é, além disso, mais freqüente, ou pelo lado interno da haste 702, não pode haver componente de impulso na direção A, corren- do o risco de desbloquear a plaqueta 702.
Para retirar a plaqueta, procede-se de forma inversa ao movi- mento descrito acima na figura 11C, empurrando a plaqueta 702 na direção da seta A até que a garra 726 seja liberada do alojamento 717, depois, por um movimento da rotação na direção oposta à seta C, pode-se extrair a pla- queta.
Esse movimento extremamente simples permitindo um bloqueio muito eficaz da plaqueta facilita a mudança de decoração ou de revestimen- to dos óculos. O usuário dos óculos pode dispor assim de jogos de plaque- tas de cores ou de decorações adaptáveis a diferentes circunstâncias.

Claims (15)

1. Óculos com hastes largas, das quais pelo menos uma das hastes tem uma abertura que recebe uma plaqueta de revestimento, carac- terizados pelo fato de a face interna (1A) da haste (1) comportar elementos de fixação (16, 17, 18) em contorno da abertura (15) e uma plaqueta de re- vestimento (2) de forma pelo menos em parte igual à abertura (15) da haste (1) munida de elementos de fixação (26, 27, 28) homólogos aos elementos de fixação (16, 17, 18) para fixar, de maneira amovível, a plaqueta (1) à has- te (2) e ocupar pelo menos em parte a abertura da haste a partir de sua face interna.
2. Óculos, de acordo com a reivindicação 1, caracterizados pelo fato de a abertura (15) ser de forma alongada e a plaqueta (2) ser também de forma alongada e notadamente a abertura (115, 315) ser de forma trian- gular ou trapezoidal e a plaqueta (102, 302) ser de forma triangular ou trape- zoidal.
3. Óculos, de acordo com a reivindicação 1, caracterizados pelo fato de o contorno da plaqueta (102C, 102D) chegar no nível da borda supe- rior e da borda inferior (101C, 101 D) da haste (101).
4. Óculos, de acordo com a reivindicação 1, caracterizados pelo fato de a haste larga (1) comportar várias aberturas e elementos de fixação associados a pelo menos uma das aberturas para receber uma plaqueta (2) destinada a cobrir, pelo menos em parte, uma abertura.
5. Óculos, de acordo com a reivindicação 1, caracterizados pelo fato de os elementos de fixação (16, 17, 18) da haste (1) e os elementos de fixação (26, 27, 28) da plaqueta (2) serem meios de enclipsagem.
6. Óculos, de acordo com a reivindicação 1, caracterizados pelo fato de os elementos de fixação (416, 417) serem constituídos por duas gar- ras recurvadas, na frente da haste (401) do lado da dobradiça (413), essas garras voltadas para trás (411) da haste e por um alojamento (418) na trasei- ra, os elementos de fixação serem constituídos por uma Iingueta (428) que se encaixa longitudinalmente no alojamento da haste e pela borda dianteira (422) da plaqueta que desliza sob as garras (416, 417) recurvadas para trás.
7. Óculos, de acordo com a reivindicação 1, caracterizados pelo fato de a face interna da haste (501) sustentar elementos de fixação em for- ma de dois mancais (516, 518) alinhados (x’x’) de cada lado da abertura (515), assim como de um elemento de enclipsagem (517) não situado sobre 5 o eixo (xx) dos dois mancais, em contorno da abertura (515), a plaqueta (502) ser munida de elementos de fixação formados de dois pivôs (526, 528) alinhados (x’x’) em cada extremidade da plaqueta, e de um elemento de en- clipsagem (527) que forma o terceiro ponto de fixação para cooperar com o elemento de enclipsagem (517) da haste (501).
8. Óculos, de acordo com a reivindicação 7, caracterizados pelo fato de um (526) dos pivôs (526, 528) ser sustentado por uma garra (532) liberada do corpo (530) da plaqueta (502) à qual ela permanece ligada por uma cinta de matéria (533) formando uma ligação elástica que permite com- primir os dois pivôs (526, 528) para aproximá-los e encaixá-los nos dois 15 mancais (516, 518) da haste (501), a colocação da plaqueta (502) ocorrendo pela introdução do pivô (526) da garra flexível (532) em seu mancai (516), depois compressão da garra flexível (532) para introduzir o outro pivô (528) em seu mancai (518) e enfim rotação da plaqueta (502) em torno do eixo (xx) assim realizado pelos dois pivôs (526, 528) e pelos dois mancais (516, 20 518) para enclipsar o elemento de enclipsagem (527) da plaqueta (502) no elemento de enclipsagem (517) da haste (501), definindo a posição de mon- tagem da plaqueta (502).
9. Óculos, de acordo com a reivindicação 8, caracterizados pelo fato de a haste (501) dos óculos comportar próximo de sua dobradiça (513), um pivô (516) e um elemento de enclipsagem (517) e a garra flexível (532) que sustenta um (526) dos pivôs da plaqueta (502) sustentar também o ele- mento de enclipsagem (527) da plaqueta, a outra extremidade da plaqueta tendo o segundo pivô (528).
10. Óculos, de acordo com a reivindicação 9, caracterizados pe- Io fato de o mancai (516) e o elemento de enclipsagem (517) da haste (501) serem feitos em uma mesma peça.
11. Óculos, de acordo com a reivindicação 8, caracterizados pe- Io fato de os dois pivôs (526, 528) e o elemento de enclipsagem (527) serem formados por partes da cinta de matéria na qual é fabricada a plaqueta.
12. Óculos, de acordo com a reivindicação 1, caracterizados pe- lo fato de pelo menos um dos elementos de fixação ser um suporte (616) sobre a face traseira (601A) da haste (601) e pelo menos um dos elementos de fixação (626, 627) em uma das extremidades da plaqueta (602) ser reali- zado por duas garras (626, 627) que se deformam elasticamente no suporte (616) por compressão na direção longitudinal (A) para permitir introduzir o outro elemento de fixação da outra extremidade da plaqueta (602) em seu elemento de fixação da haste (601).
13. Óculos, de acordo com a reivindicação 12, caracterizados pelo fato de a haste dos óculos (601) comportar dois elementos de fixação em forma de suporte (616) sobre sua face traseira (601 A) e os dois elemen- tos de fixação da plaqueta (602) serem realizados, cada um, por duas garras deformáveis (626, 627) elasticamente por compressão na direção longitudi- nal.
14. Óculos com hastes largas, das quais pelo menos uma das hastes (701) comporta uma abertura (715), que recebe uma plaqueta de re- vestimento (702), caracterizados pelo fato de comportarem um entalhe (515a) que contorna a abertura, o lado face interna da haste (701), os ele- mentos de fixação (716, 717) constituídos, cada um, por um alojamento em contorno da abertura (715), na borda, lado face interna, a nível com o lado interno do entalhe (715a) que contorna a abertura, os dois alojamentos (716,717) ficarem diante um do outro, um dos alojamentos ficando do lado dian- teiro e o outro, do lado traseiro da haste, pelo menos um dos alojamentos (717) que comportam um pistão (718) carregado por uma mola (719) e o outro sendo livre, os elementos de fixação (726, 727) da plaqueta (702) cada um em forma de garra que prolonga a borda (702a) e ser destinada a se deslizar no alojamento homólogo (716, 717) da abertura (715), uma (727) das garras encaixando-se no alojamento munido do pistão (718), para em- purrar o pistão contra a ação da mola (719) até que a outra garra (726) pos- sa ser colocada diante do outro alojamento (716), a liberação do impulso exercido sobre a plaqueta no sentido contrário à ação da mola (719) do pis- tão (718), empurrando o conjunto da plaqueta (702) para introduzir a segun- da garra (726) em seu alojamento (716) e bloquear a plaqueta contra a haste (701), uma borda (702a) da plaqueta (702) destinada a se apoiar pelo interi- or da abertura (715) contra o entalhe (715a).
15. Óculos, de acordo com a reivindicação 14, caracterizados pelo fato de a plaqueta (702) ter uma forma arqueada correspondente à a- bertura (715) da haste (701), essa forma arqueada sendo munida da borda (702a), de forma que a parte arqueada (702b) se aloje na abertura (715).
BRPI0807150-0A 2007-02-02 2008-01-08 Óculos com hastes largas BRPI0807150A2 (pt)

Applications Claiming Priority (9)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0753033A FR2912226A1 (fr) 2007-02-02 2007-02-02 Lunette a branches larges
FR0753033 2007-02-02
FR0754829 2007-05-03
FR0754829 2007-05-03
FR0756203A FR2912227A1 (fr) 2007-02-02 2007-07-02 Lunette a branches larges
FR0756203 2007-07-02
FR0759554 2007-12-04
FR0759554A FR2912229B1 (fr) 2007-02-02 2007-12-04 Lunettes a branches larges.
PCT/FR2008/050024 WO2008107574A1 (fr) 2007-02-02 2008-01-08 Lunette a branches larges

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0807150A2 true BRPI0807150A2 (pt) 2014-04-22

Family

ID=38430408

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0807150-0A BRPI0807150A2 (pt) 2007-02-02 2008-01-08 Óculos com hastes largas

Country Status (12)

Country Link
US (1) US7726806B2 (pt)
EP (1) EP2115523A1 (pt)
JP (1) JP2010518421A (pt)
CN (1) CN101622569B (pt)
AU (1) AU2008223726B2 (pt)
BR (1) BRPI0807150A2 (pt)
CA (1) CA2669293C (pt)
CH (1) CH697511B1 (pt)
DE (1) DE112008000268T5 (pt)
ES (1) ES2374672B1 (pt)
FR (3) FR2912226A1 (pt)
WO (1) WO2008107574A1 (pt)

Families Citing this family (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2944883B1 (fr) * 2009-04-27 2011-11-11 Novembre Lunettes a branches transformables.
FR2989792B1 (fr) * 2012-04-19 2015-03-20 Killine Optical Ltd Monture de lunettes avec piece decorative
USD705341S1 (en) 2012-11-08 2014-05-20 Alpha Primitus, Inc. Pair of temple arms for an eyeglass frame
USD689117S1 (en) 2012-11-08 2013-09-03 Patrick C. Ho Pair of temple arms for an eyeglass frame
USD722639S1 (en) 2013-01-29 2015-02-17 Alpha Primitus, Inc. Pair of temple arms for an eyeglass frame
USD741399S1 (en) 2013-05-14 2015-10-20 Alpha Primitus, Inc. Pair of temple arms for an eyeglass frames
USD722334S1 (en) 2013-01-29 2015-02-10 Alpha Primitus, Inc. Pair of temple arms for an eyeglass frame
USD753214S1 (en) 2013-01-29 2016-04-05 Alpha Primitus, Inc. Pair of temple arms for an eyeglass frame
US20140363227A1 (en) * 2013-06-10 2014-12-11 Patrick C. Ho Article, Interchangeable Component, And System
KR101329023B1 (ko) 2013-08-01 2013-11-20 (주)성산정공 합성수지를 이용한 무게 경량화와 투톤느낌을 갖는 광폭 안경
AU352997S (en) * 2013-11-12 2013-12-18 Eyewear sunglasses
USD767015S1 (en) * 2014-09-16 2016-09-20 Alpha Primitus, Inc. Mounting system for temple arm
ITUB20159744A1 (it) * 2015-12-23 2017-06-23 Luxottica Srl Occhiale con dispositivo di identificazione.
CN210323632U (zh) 2017-12-06 2020-04-14 维索蒂加工业股份公司 眼镜铰链
US10747020B2 (en) * 2017-12-06 2020-08-18 VISCOTTA INDUSTRIES S.p.A. Hinge for eyeglasses

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR977201A (fr) * 1948-10-29 1951-03-29 Monture pour lunettes
FR1593159A (pt) * 1968-10-28 1970-05-25
CH658323A5 (it) * 1983-06-07 1986-10-31 Gian Piero Giovannini Occhiale con mezzi per l'applicazione ricambiabile di una lastrina di materiale decorativo.
JPS6129315U (ja) * 1984-07-26 1986-02-21 株式会社村井 眼鏡テンプル
US4806008A (en) * 1987-05-18 1989-02-21 Frank Tarloff Identifiable eyeglasses
US4877320A (en) * 1988-10-03 1989-10-31 Holden W Bruce Eye-shielding glasses
JPH0637390Y2 (ja) * 1989-04-17 1994-09-28 青山眼鏡株式会社 ヒンジ連結式のテンプル飾りを有する眼鏡
JPH0455019U (pt) * 1990-09-18 1992-05-12
JP3001715U (ja) * 1994-03-04 1994-09-06 福井光器株式会社 装飾付き眼鏡部品
US6036309A (en) * 1999-01-25 2000-03-14 Liu; Jung-Chuan Temple structure for a pair of eyeglasses
CN2736795Y (zh) * 2004-10-26 2005-10-26 李迪康 一种可更换装饰物的眼镜
US7261409B1 (en) * 2006-12-29 2007-08-28 Taber John A Jack Eyeglass frame with integral channel to receive decorative inserts
US7585069B2 (en) * 2007-01-06 2009-09-08 Nangwaya Kamau Wilson Customization eyewear system for eyewear with multi-compartments

Also Published As

Publication number Publication date
CN101622569B (zh) 2011-10-05
FR2912226A1 (fr) 2008-08-08
ES2374672A1 (es) 2012-02-21
ES2374672B1 (es) 2013-01-28
AU2008223726A1 (en) 2008-09-12
DE112008000268T5 (de) 2010-02-25
JP2010518421A (ja) 2010-05-27
US20090303429A1 (en) 2009-12-10
CA2669293A1 (fr) 2008-09-12
FR2912229A1 (fr) 2008-08-08
FR2912229B1 (fr) 2009-10-30
EP2115523A1 (fr) 2009-11-11
US7726806B2 (en) 2010-06-01
FR2912227A1 (fr) 2008-08-08
CH697511B1 (fr) 2009-07-15
CN101622569A (zh) 2010-01-06
CA2669293C (fr) 2013-03-19
AU2008223726B2 (en) 2011-04-21
WO2008107574A1 (fr) 2008-09-12
HK1140269A1 (en) 2010-10-08

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0807150A2 (pt) Óculos com hastes largas
US7748843B2 (en) Watchband eyeglasses
US4968128A (en) Eyeglass frame ornamentation
US2229978A (en) Utility wrist watch mounting
US7931365B2 (en) Replaceable-lens eyewear and kit
US9256080B2 (en) Receptor and lock for glasses with removable lenses
US20130321759A1 (en) Slap Bracelet Eyeglasses
BR112014025979B1 (pt) Armação de óculos, conjunto ótico para óculos e óculos
RU2700763C1 (ru) Декоративный предмет, такой как ювелирное изделие, содержащий корпус и декоративный элемент, прикрепленный съемным образом к корпусу
US10613354B2 (en) Protective covering attachable to eyewear
KR200335219Y1 (ko) 안경용 선셰이드클립 길이조절장치
KR20100038214A (ko) 안경을 위한 장치
EP4037522B1 (en) Hair clip device and kit comprising the same
JP6679953B2 (ja) バンド、美錠付き時計バンドおよび時計
US3036697A (en) Spectacle case
CN205027982U (zh) 工业用护目镜镜片定位结构
JP3093126U (ja) ブレスレット乃至リストバンド
KR200238919Y1 (ko) 자석을 이용한 의복용 부착구
KR200407580Y1 (ko) 장신구 체결구조
HK1140269B (en) Wide armed spectacles
JP3002315U (ja) 眼鏡テンプルの長さ調節機構
KR20150102903A (ko) 안경테의 코받침 구조
WO2026002316A1 (en) Cranial remodeling orthosis with a hinge mechanism
ITMI991777A1 (it) Montatura per occhiali
JP2001350121A (ja) グラスの着脱が容易なサングラス

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AS 7A E 8A ANUIDADES.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2344 DE 08-12-2015 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.