BRPI0721594A2 - lÂmina substituÍvel para micràtomo e placa de prevenÇço contra enrolamento - Google Patents

lÂmina substituÍvel para micràtomo e placa de prevenÇço contra enrolamento Download PDF

Info

Publication number
BRPI0721594A2
BRPI0721594A2 BRPI0721594-0A BRPI0721594A BRPI0721594A2 BR PI0721594 A2 BRPI0721594 A2 BR PI0721594A2 BR PI0721594 A BRPI0721594 A BR PI0721594A BR PI0721594 A2 BRPI0721594 A2 BR PI0721594A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
roll
prevention plate
area
prevention
replaceable blade
Prior art date
Application number
BRPI0721594-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Masao Ichiyanagi
Masahiro Sasori
Original Assignee
Feather Safety Razor Co Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Feather Safety Razor Co Ltd filed Critical Feather Safety Razor Co Ltd
Publication of BRPI0721594A2 publication Critical patent/BRPI0721594A2/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01NINVESTIGATING OR ANALYSING MATERIALS BY DETERMINING THEIR CHEMICAL OR PHYSICAL PROPERTIES
    • G01N1/00Sampling; Preparing specimens for investigation
    • G01N1/02Devices for withdrawing samples
    • G01N1/04Devices for withdrawing samples in the solid state, e.g. by cutting
    • G01N1/06Devices for withdrawing samples in the solid state, e.g. by cutting providing a thin slice, e.g. microtome
    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01NINVESTIGATING OR ANALYSING MATERIALS BY DETERMINING THEIR CHEMICAL OR PHYSICAL PROPERTIES
    • G01N1/00Sampling; Preparing specimens for investigation
    • G01N1/02Devices for withdrawing samples
    • G01N1/04Devices for withdrawing samples in the solid state, e.g. by cutting
    • G01N1/06Devices for withdrawing samples in the solid state, e.g. by cutting providing a thin slice, e.g. microtome
    • G01N2001/061Blade details
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T83/00Cutting
    • Y10T83/202With product handling means
    • Y10T83/2074Including means to divert one portion of product from another
    • Y10T83/2083Deflecting guide

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Analytical Chemistry (AREA)
  • Biochemistry (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Immunology (AREA)
  • Pathology (AREA)
  • Sampling And Sample Adjustment (AREA)

Abstract

LÂMINA SUBSTITUÍVEL PARA MICROTOMO E PLACA DE PREVENÇçO CONTRA ENROLAMENTO. Uma placa de prevenção contra enrolamento para uma lâmina substituível para micrótomo é fornecida com uma porção placa de sobreposição sobreposta à lâmina substituível e uma porção placa de prevenção contra enrolamento com funções de proteção. A placa de prevenção contra enrolamento é conectada à porção placa de sobreposição e arranjada em uma direção de corte. Uma fresta para expor o fio cortante da lâmina substituivel sobreposta à porção placa de sobreposição é formada entre a porção placa de sobreposição e a porção placa de prevenção contra enrolamento. A fresta estende- se ao longo da direção longitudinal da porção placa de sobreposição e intersecta a direção cortante. Como resultado, é possível proporcionar uma placa de prevenção contra enrolamento para uma lâmina substituível, a qual é simples em sua estrutura e capaz não só de evitar que as fatias finas cortadas de uma amostra enrolem-se e de proteger as mãos e dedos do operador contra ferimentos, mas também permite que o operador inspecione visualmente o estado das fatias finas cortadas da amostra instantaneamente.

Description

LÂMINA SUBSTITUÍVEL PARA MICRÓTOMO E PLACA DE PREVENÇÃO
CONTRA ENROLAMENTO
Campo Técnico
A presente invenção diz respeito a uma lâmina substituível para micrótomo e uma placa de prevenção contra enrolamento. Arte Preliminar
Convencionalmente, conhece-se um micrótomo deslizante e um micrótomo giratório para cortar principalmente amostras de patologia em fatias finas para preparar seções microscópicas. O micrótomo deslizante é provido de um mecanismo que move o corpo de uma lâmina, no qual um suporte para lâmina substituível para amparar uma lâmina substituível é arranjado de forma a mover-se livremente paralelo a um trilho e a um mecanismo para arranjar o suporte da amostra a fim de que segure a amostra de modo a elevá-la livremente em uma direção vertical. Então, no micrótomo deslizante, um operador opera manualmente o suporte da amostra de maneira tal que a amostra projeta-se sobre a rota de movimentação da lâmina substituível do mecanismo de movimentação do corpo da lâmina, a partir daí operando manualmente o suporte da lâmina substituível do mecanismo de movimentação do corpo da lâmina a fim de cortar uma parte da amostra projetada para cima a partir da rota de movimentação da lâmina substituível utilizando a lâmina substituível, obtendo por meio disso seções microscópicas.
Além disso, em geral, no micrótomo giratório, o suporte da lâmina substituível é arranjado de forma a fixar-se no corpo principal, no qual o suporte da amostra é amparado a fim de mover-se livremente em uma direção vertical. Então, o suporte da amostra é movido em uma direção vertical, e por meio disso a amostra é cortada em uma espessura fina pela lâmina substituível do suporte da lâmina substituível. Então, a fim de evitar quaisquer acidentes, como ferimentos nas mãos e dedos do operador enquanto este utiliza o micrótomo, os Documentos de Patente 1 a 3 propõem uma constituição em que uma proteção é arranjada na frente do fio cortante próximo ao suporte da lâmina substituível.
Além disso, o Documento de Patente 4 propõe um corpo de lâmina que é integrado em uma proteção e a proteção é arranjada em frente ao fio cortante do corpo da lâmina, oferecendo por meio disso medidas de segurança na operação do micrótomo. Além disso, o Documento de Patente 5 propõe um aparato para preparação de seções finas em que uma guia rolante é arranjada na frente do fio cortante do corpo da lâmina.
A amostra utilizada em um micrótomo é um espécime como um fígado envolto em parafina que é fatiado por um micrótomo para proporcionar fatias finas em espessuras que variam de 1 Dm a 3 Dm. Essas fatias finas são enroladas de maneira similar a lascas de madeira que são cortadas planas e enroladas. É necessário que um operador apanhe as fatias assim enroladas utilizando alicate e faça-as flutuar sobre a água em banho-maria para que as fatias expandam-se. Os Documentos de Patente 5 a 7 propõem um micrótomo equipado ao lado de uma lâmina substituível com um elemento de prevenção contra enrolamento que entra em contato com as fatias finas durante sua preparação, por meio disso evitando que elas se enrosquem.
Contudo, a proteção descrita em cada um dos Documentos de Patente 1 e 2 é arranjada ao longo de toda a extensão do suporte da lâmina substituível na direção longitudinal e estruturalmente conectada ao suporte da lâmina substituível a fim de balançar livremente. Assim, a proteção descrita no Documento de Patente 1 e 2 tem sua dimensão aumentada. Além disso, a proteção descrita no Documento de Patente 3 é arranjada de modo a cobrir a face superior inteira da lâmina substituível excluindo uma parte da lâmina substituível em que a amostra é cortada. Portanto, a proteção descrita no Documento de Patente 3 não só tem sua dimensão aumentada, mas também nenhum dispositivo de segurança é fornecido na frente do fio cortante para cortar a amostra, tornando assim difícil evitar acidentes como ferimentos nas mãos e dedos do operador nessa parte.
O Documento de Patente 4 propõe uma constituição em que uma peça de material metálico é utilizada para produzir o corpo da lâmina e a proteção de maneira integrada. Nessa constituição, a distância entre o fio cortante e a proteção é curta, tornando assim extremamente difícil afiar o corpo da lâmina e afetando adversamente a produtividade.
Além disso, os Documentos de Patente 5 a 7 propõem uma constituição em que um elemento de prevenção contra enrolamento é arranjado de modo a formar uma pequena folga entre o corpo da lâmina e o elemento de prevenção contra enrolamento, e as fatias finas cortadas pelo corpo da lâmina passam através da folga entre o elemento de prevenção contra enrolamento e o corpo da lâmina, movendo-se atrás do corpo da lâmina em um estado em que o enrolamento é evitado.
O elemento de prevenção contra enrolamento assim constituído em cada um dos Documentos de Patente 5 a 7 é arranjado atrás do corpo da lâmina para que se possa evitar que as fatias finas enrolem-se e também se movam para trás. Como resultado, as partes cortadas pelo fio cortante do corpo da lâmina e as fatias finas são cobertas pelo elemento de prevenção contra enrolamento, devido a isso o operador encontra dificuldade em ver o estado da fatia fina assim cortada ou não consegue verificar visualmente seu estado instantaneamente. Quando o operador não consegue verificar visualmente o estado instantaneamente, há um atraso na estimativa da espessura das fatias finas e também um atraso no ajuste da espessura das fatias finas.
Documento de Patente 1: Registro de Modelo de Utilidade Japonês n. 3033094. Documento de Patente 2: Publicação de Patente Nacional Japonesa Aberta à Inspeção Pública n. 2002-517715.
Documento de Patente 3: Publicação de Patente Nacional Japonesa Aberta à Inspeção Pública n. 2003-130767
Documento de Patente 4: Publicação de Petição de Patente Americana n. 2006/0185490
Documento de Patente 5: Publicação de Patente Nacional Japonesa Aberta à Inspeção Pública n. 51-134488
Documento de Patente 6: Registro de Modelo de Utilidade Japonês n. 63-4994 Documento de Patente 7: Publicação de Patente Nacional Japonesa Aberta à Inspeção Pública n. 9-502516 Relatório Descritivo da Invenção
Um objetivo da presente invenção é oferecer uma placa de prevenção contra enrolamento para um elemento lâmina substituível para micrótomo, a qual possui uma estrutura simples e é capaz não só de evitar que fatias finas cortadas de uma amostra enrolem-se e de proteger as mãos e dedos do operador contra ferimentos durante o trabalho de corte ou substituição da lâmina substituível, mas também de permitir que o operador verifique visualmente o estado das fatias finas cortadas da amostra instantaneamente.
Um outro objetivo da presente invenção é proporcionar uma lâmina substituível para micrótomo, a qual possui uma estrutura simples e é capaz de não só evitar que fatias finas cortadas de uma amostra enrolem-se e de proteger as mãos e dedos do operador contra ferimentos, mas também de permitir que o operador verifique visualmente o estado das fatias finas cortadas da amostra instantaneamente para substituir de maneira segura a lâmina substituível. O elemento lâmina substituível inclui um corpo de lâmina, o qual é descartável após uma única utilização, mas também inclui uma lâmina única que pode ser reutilizada após ser afiada. Uma placa de prevenção contra enrolamento para uma lâmina substituível de acordo com um primeiro aspecto da presente invenção é fornecida com uma placa de sobreposição para ser colocada sobre a lâmina substituível do micrótomo e uma placa de prevenção contra enrolamento com uma proteção que é conectada à parte da placa de sobreposição e arranjada à frente do fio cortante da lâmina substituível Uma fresta para expor o fio cortante da lâmina substituível sobreposta sobre a parte da placa de sobreposição é formada entre a placa de sobreposição e a parte da placa de prevenção contra enrolamento. A fresta estende-se ao longo da direção longitudinal da placa de sobreposição e intersecta uma direção cortante. A placa de prevenção contra enrolamento é configurada para que uma fatia fina, a qual é cortada de uma amostra pelo movimento relativo da lâmina substituível com a amostra na direção cortante, corra pela parte da placa de prevenção contra
enrolamento através da fresta.
A placa de prevenção contra enrolamento para a lâmina substituível do micrótomo do primeiro aspecto também é constituída conforme descrito acima para oferecer uma placa de prevenção contra enrolamento para a lâmina substituível, a qual tem uma estrutura simples e é capaz não só de evitar que as fatias finas cortadas de uma amostra sejam enroladas, mas também de proteger as mãos e os dedos do operador contra ferimentos durante o trabalho de corte ou a substituição da lâmina substituível, permitindo também que o operador inspecione visualmente o estado das fatias finas cortadas da amostra instantaneamente.
De acordo com um segundo aspecto, a parte da placa de prevenção contra enrolamento é arranjada obliquamente a fim de formar um ângulo obtuso em relação à parte da placa de sobreposição. Como descrito acima, quando a parte da placa de prevenção contra enrolamento é arranjada obliquamente a fim de formar um ângulo obtuso em relação à parte da placa de sobreposição, as fatias finas cortadas da amostra são postas em frente ao fio cortante e impedidas de se enroscar em uma situação em que ficam em contato com a parte da placa de prevenção contra enrolamento. Além disso, as fatias finas cortadas da amostra são postas em frente ao fio cortante e, por meio disso, o operador pode inspecionar visualmente o estado das fatias finas instantaneamente.
De acordo com um terceiro aspecto, uma pluralidade de furos atravessantes são formados na placa de prevenção contra enrolamento. Visto que os furos atravessantes são feitos na parte da placa de prevenção contra enrolamento, o operador pode realizar uma inspeção visual através dos furos atravessantes do estado da amostra relativamente movida da frente do fio cortante para o fio cortante antes do corte. Além disso, a área superficial com a qual a fatia fina encontra-se em contato pode ser reduzida ao contato da fatia fina com a superfície da área da placa de prevenção contra enrolamento, e a fatia fina também pode deslizar mais facilmente, pois o ar é suprido através dos furos atravessantes entre a fatia fina e a superfície da área da placa de prevenção contra enrolamento, evitando por meio disso que a fatia e a área da placa de prevenção contra enrolamento prendam-se de forma firme. De acordo com um quarto aspecto, a área da placa de prevenção contra enrolamento é formada por um membro transparente. Visto que a área da placa de prevenção .contra enrolamento é formada por um membro transparente, um operador pode inspecionar visualmente através da área da placa de prevenção contra enrolamento transparente o estado da amostra relativamente movida da frente do fio cortante para o fio cortante antes do corte.
De acordo com um quinto aspecto, a superfície da área da placa de prevenção contra enrolamento é revestida com um lubrificante. Visto que a superfície da área da placa de prevenção contra enrolamento é revestida com lubrificante, fatias finas podem ser feitas para deslizar ao entrar em contato com a superfície da área da placa de prevenção contra enrolamento.
De acordo com um sexto aspecto, a área da placa de prevenção contra enrolamento é formada em um formato de moldura, incluindo uma moldura de apoio conectada à área da placa de sobreposição e um elemento de prevenção contra enrolamento conectado de forma a ficar sobreposto à moldura de apoio. A moldura de apoio é sobreposta ao elemento de prevenção contra enrolamento devido à constituição descrita acima, por meio disso tornando possível aumentar consequentemente a rigidez da porção onde a área da placa de prevenção contra enrolamento é sobreposta à moldura de apoio. De acordo com um sétimo aspecto, o elemento de prevenção contra enrolamento é dobrado na moldura de apoio a fim de sobrepor-se à moldura de apoio. Assim sendo, uma lâmina de material metálico é utilizada para formar a área da placa de prevenção contra enrolamento.
De acordo com um oitavo aspecto, a moldura de apoio contém uma porção de agarre para segurar o elemento de prevenção contra enrolamento. O elemento de prevenção contra enrolamento é segurado pela porção de agarre e por meio disso sobreposto à moldura de apoio. Como descrito acima, visto que o elemento de prevenção contra enrolamento é segurado pela porção de agarre da moldura de apoio, um elemento de prevenção contra enrolamento de matérial diferente da moldura de apoio pode ser utilizado, tornando assim possível utilizar um material de baixo preço, por exemplo, para o elemento de prevenção contra enrolamento ou, ao contrário, utilizar um material de baixo preço para a moldura de apoio. Além disso, de acordo com um nono aspecto, uma lâmina substituível para micrótomo inclui uma placa de prevenção contra enrolamento descrita em qualquer um dos aspectos descritos acima e um elemento de lâmina substituível conectado e fixado de modo a sobrepor-se à área da placa de sobreposição, em que o fio cortante da lâmina substituível é arranjado para ser exposto a partir da fresta. Portanto, o nono aspecto é constituído de forma a oferecer uma lâmina substituível para micrótomo, consistindo em uma estrutura simples e capaz não só de evitar que fatias finas cortadas de uma amostra sejam enroladas e de proteger as mãos e dedos do operador contra ferimentos, mas também de permitir que o operador inspecione visualmente o estado das fatias finas cortadas da amostra instantaneamente, sendo também capaz de repor a lâmina substituível de forma segura.
Além disso, em uma lâmina substituível para micrótomo de acordo com um décimo aspecto, uma quantidade compensatória baseada no fio cortante da lâmina substituível na beirada da fresta em uma direção cortante é estabelecida de maneira que a quantidade compensatória é mais longa em uma extremidade na direção longitudinal do que na extremidade oposta. Portanto, na constituição descrita acima, em geral, uma lâmina substituível para micrótomo corta uma amostra de forma oblíqua. Visto que existe uma folga estreita entre beirada lateral da fresta na direção de corte e o fio cortante, fatias finas começam a enrolar-se ao se cortar a amostra com a lâmina substituível. Então quando a lâmina substituível e a amostra são relativamente movidas, a amostra é cortada ao longo da direção longitudinal da fresta. Então, em uma porção da fatia fina onde a folga entre a beirada lateral da fresta na direção de corte e o fio cortante é alongada, as fatias finas que começam a enrolar-se são levantadas, com o enrolamento impedido pela beirada lateral da fresta na direção de corte, que é aproximada do fio cortante, e as fatias finas são completamente cortadas pela lâmina substituível, com esse estado mantido. Como resultado, há a vantagem de a amostra poder ser retirada facilmente. Descrição resumida dos desenhos
A Fig. 1 é uma vista em perspectiva de uma lâmina substituível equipada com uma placa de prevenção utilizada para micrótomo de acordo com uma primeira incorporação;
A Fig. 2(a) é uma vista plana da lâmina substituível mostrada na Fig. 1; A Fig 2 (b) é uma vista do fundo da lâmina substituível mostrada na Fig. 1; A Fig. 3 é uma vista em perspectiva de uma lâmina substituível conectada a um suporte para a lâmina substituível;
A Fig. 4(a) é uma vista transversal parcial.
A Fig. 4(b) é uma vista transversal de uma porção principal mostrando ações da lâmina substituível;
A Fig. 4(c) é uma vista transversal de uma porção principal mostrando ações de uma lâmina substituível (exemplo comparativo) destituída de funções de prevenção contra enrolamento;
A Fig. 5(a) é uma vista plana de uma placa de prevenção contra enrolamento de acordo com uma segunda incorporação;
A Fig. 5(b) é uma vista plana de um elemento da lâmina substituível; A Fig. 6 é uma visão plana da placa de prevenção contra enrolamento de acordo com uma terceira incorporação, que se encontra em um estado desenvolvido; A Fig. 7 é uma visão em perspectiva da placa de prevenção contra enrolamento da terceira incorporação;
A Fig. 8(a) é uma visão plana da placa de prevenção contra enrolamento de acordo com uma quarta incorporação, que se encontra em um estado desenvolvido;
A Fig. 8(b) é uma vista em perspectiva da placa de prevenção contra enrolamento da quarta incorporação;
A Fig. 9(a) é uma vista em perspectiva explodida da placa de prevenção contra enrolamento de acordo com uma quinta incorporação; A Fig. 9(b) é uma vista em perspectiva da placa de prevenção contra enrolamento da quinta incorporação, a qual é montada;
A Fig. 10(a) é uma vista em perspectiva explodida de uma placa de prevenção contra enrolamento de acordo com uma sexta incorporação;
A Fig. 10(b) é uma vista em perspectiva da placa de prevenção contra enrolamento da sexta incorporação, a qual é montada;
A Fig. 10(c) é uma vista em perspectiva de um elemento de prevenção contra enrolamento, o qual é uma modificação da sexta incorporação; e A Fig. 11 é uma vista em perspectiva da placa de prevenção contra enrolamento de uma sétima incorporação. Melhor forma de realização da invenção A partir daqui, será explicada a primeira incorporação em que a presente invenção é aplicada a uma lâmina substituível para micrótomo referindo-se às Figs. 1 a 4. Uma lâmina substituível 10 é constituída por um elemento lâmina substituível 20 e uma placa de prevenção contra enrolamento 30. Como mostrado na Fig. 2(b), o elemento da lâmina substituível 20 é formado em formato retangular como na constituição convencional e um fio cortante 22 estendendo-se linearmente é formado na aresta frontal do elemento da lâmina substituível 20. O elemento da lâmina substituível 20 é em geral feito de aço inoxidável, mas pode ser feito de outros materiais tal como cerâmica. A placa de prevenção contra enrolamento 30 é constituída de modo a incluir uma porção placa de sobreposição 31 e uma porção placa de prevenção contra enrolamento 32 conectada à porção placa de sobreposição 31
Na presente incorporação, a placa de prevenção contra enrolamento 30 é formada moldando-se uma placa metálica em um formato pré-determinado. Não há restrição para o material da placa de prevenção contra enrolamento 30. O material inclui, por exemplo, aço inoxidável, aço que não é inoxidável, latão, alumínio, outros metais não-ferrosos e não-metais como plástico e vidro.
Como mostrado nas Figs. 1 e 2(a), a porção placa de sobreposição 31 é formada em um formato retangular e o elemento da lâmina substituível 20 é conectado e fixado à face inferior da mesma. O recurso para fixar o elemento lâmina substituível 20 à porção placa de sobreposição 31 pode ser selecionado apropriadamente, dependendo da placa de prevenção contra enrolamento 30.
Por exemplo, um adesivo poderá ser utilizado como recurso para fixar o elemento lâmina substituível 20 à porção placa de sobreposição 31. Desde que o elemento lâmina substituível 20 e a porção placa de sobreposição 31 sejam feitos de metal e possam ser soldados, eles poderão ser unidos por meio de soldadura por pontos ou unidos mecanicamente com rebites ou algo semelhante.
Como mostrado na Fig.2(a), a porção placa de sobreposição 31 é formada de modo a ser mais curta do que o elemento lâmina substituível 20 e ambas as extremidades do elemento lâmina substituível 20 são projetadas a partir de ambas as extremidades da porção placa de sobreposição 31 na direção longitudinal. Além disso, como mostrado na Fig. 2(a), a aresta traseira do elemento lâmina substituível é projetada mais para trás a partir da aresta traseira da porção placa de sobreposição 31. A porção placa de prevenção contra enrolamento 32 é conectada l() integralmente a ambas as extremidades da aresta frontal da porção placa de sobreposição 31 por meio de um par de áreas de conexão 34. A porção placa de prevenção contra enrolamento 32 é formada em um formato de placa plana a fim de ser substancialmente retangular. A porção placa de prevenção contra enrolamento 32 é dobrada em uma área de dobra 35 localizada na extremidade frontal da área de conexão 34, pela qual a porção placa de prevenção contra enrolamento 32 é arranjada obliquamente a fim de formar uma ângulo obtuso em relação à porção placa de sobreposição 31. Quando a placa de prevenção contra enrolamento 30 é formada por uma placa metálica, é preferível que uma prensa seja utilizada para moldar a placa metálica em um formato pré-determinado e uma linha de dobra é, a partir daí, formada na porção correspondente à área de dobra 35 utilizando-se um cinzel ou algo semelhante para formar a área de dobra 35 ao longo da linha dobrada.
Na presente incorporação, como mostrado na Fig. 4(a) e 4(b), um ângulo □ da porção placa de prevenção contra enrolamento 32 é estabelecido a 150 graus em relação à porção placa de sobreposição 31. Não há restrição para o grau e qualquer ângulo será aceitável desde que seja um ângulo obtuso.
Uma fresta estendendo-se na direção longitudinal da porção da placa de sobreposição 31 a fim de intersectar a direção de corte é formada para penetrar entre a porção placa de sobreposição 31 excluindo a área de conexão 34 e a porção placa de prevenção contra enrolamento 32.
Além disso, a aresta frontal 38 da fresta 36 é arranjada para frente a partir do fio cortante 22 do elemento lâmina substituível 20 através de uma quantidade compensatória L1. Nesse caso, a quantidade compensatória L1 é preferivelmente de 0,2 mm a 0,5 mm e mais preferivelmente de 0,1 mm a 0,5 mm. A presente invenção não é limitada a isso e a quantidade compensatória L1 pode ser ajustada em 0 ou pode ser ajustada para ser ligeiramente direcionada para a direita a partir do fio cortante mostrado na Fig. 4(a). Contudo, a quantidade compensatória L1 é preferivelmente de 2 mm ou menos, no máximo. A quantidade compensatória é ajustada para ter 2 mm ou menos porque as fatias finas cortadas pelo fio cortante 22 são enroladas antes de ser colocadas na porção placa de prevenção contra enrolamento 32, caso a folga entre o fio cortante 22 e a aresta frontal 38 seja maior do que esse comprimento. A aresta frontal 38 corresponde à aresta lateral da fresta 36 em uma direção cortante.
Além disso, a quantidade compensatória L1 da aresta frontal 38 baseada no fio cortante 22 do elemento lâmina substituível 20 é ajustada para diminuir gradualmente da direita para a esquerda como visualizado na Fig. 2(a). Nesse caso, como mostrado na Fig. 2(a), a lâmina substituível 10 é arranjada sobre um suporte para a lâmina substituível 50 que será descrito mais tarde para que uma amostra S seja cortada a partir da extremidade esquerda do elemento lâmina substituível 20. A quantidade compensatória L1 é ajustada para diminuir de maneira gradual da direita para a esquerda como mostra a Fig. 2(a).
Por outro lado, a quantidade compensatória L1 poderá ser ajustada para diminuir de magnitude da esquerda para a direita como visualizado na Fig. 2(a) ou poderá ser ajustada para diminuir de maneira gradual.
Não há restrição para a quantidade compensatória L2 na direção retrógrada na aresta traseira 37 da fresta 36 a partir do fio cortante 22 do elemento lâmina substituível 20. Contudo, é desejável que a aresta traseira 37 seja aproximada do fio cortante 22 do elemento lâmina substituível para evitar a trepidação do fio cortante 22, isto é, para evitar as marcas de trepidação do fio cortante 22. Por exemplo, a quantidade compensatória L2 poderá ser definida como 0,5 mm ou menos.
Como descrito acima, a fresta 36 é alongada em uma forma substancialmente retangular, pela qual o fio cortante 22 do elemento lâmina substituível 20 conectado e fixado à face inferior da porção placa de sobreposição 31 é exposta através da fresta 36.
Quando a placa de prevenção contra enrolamento 30 é formada por uma placa de metal, não há uma restrição específica à espessura. É, entretanto, preferível que a placa de prevenção contra enrolamento 30 seja feita com a mesma espessura ou um pouco mais fina do que o elemento lâmina substituível 20. Isso é porque uma fatia fina H corre mais vantajosamente sobre a placa metálica quando sua espessura é reduzida. Porém, visto que a área sobre a qual a fatia fina H corre é disponível somente na proximidade da fresta 36, a aresta frontal 38 em particular poderá ser igual em espessura ou um pouco mais fina do que o elemento lâmina substituível 20 somente na proximidade da fresta 36, enquanto que as áreas restantes poderão ser mais espessas do que o elemento lâmina substituível 20. Isso é porque a fatia fina H poderá correr facilmente sobre a porção placa de prevenção contra enrolamento 32. Como mostrado na Fig. 1, uma pluralidade de furos atravessantes 39 do mesmo tamanho, formados em uma forma oblonga, são formados na porção placa de prevenção contra enrolamento 32 ao longo da direção longitudinal. Na presente incorporação, os furos atravessantes 39 são formados com um formato oblongo.
Contudo, os furos atravessantes não se restringem a esse formato, mas poderão incluir formas geométricas ovais, circulares, retangulares e quadradas ou outras formas como a de estrela. Além disso, não há restrição ao número de furos atravessantes 39 ou ao arranjo. Especificamente, é aceitável que os furos atravessantes sejam formados na porção placa de prevenção contra enrolamento 32 de modo que reste uma área na qual a fatia fina H formada ao ser cortada pelo fio cortante 22 do elemento lâmina substituível 20 possa ficar em contato com a mesma. Não é desejável que o tamanho de cada furo atravessante seja maior do que a largura lateral da fatia fina H obtida ao se cortar uma amostra. Os furos atravessantes 39 permitem que o operador inspecione visualmente uma amostra durante a operação de um micrótomo através dos furos atravessantes 39.
Os furos atravessantes 39 permitem que seja suprido ar para um espaço entre a porção placa de prevenção contra enrolamento 32 e a fatia fina H em contato com a mesma e a fatia fina H é impedida de aderir firmemente à porção placa de prevenção contra enrolamento 32. A porção placa de prevenção contra enrolamento 32, em particular, sobre a face superior pode ser revestida com lubrificante. O revestimento poderá ser feito, por exemplo, utilizando um lubrificante sólido, PTFE (politetrafluoroetileno). Contudo, não há restrição quanto ao lubrificante e qualquer lubrificante poderá ser utilizado desde que possa reduzir a fricção com a fatia fina H. As áreas de proteção 33 são formadas na aresta frontal e as arestas laterais nas extremidades laterais excluindo uma área na qual a fresta 36 da porção placa de prevenção contra enrolamento 32 é formada. Essas áreas de proteção 33 são conectadas diretamente à porção placa de sobreposição 31 ou indiretamente com a porção placa de prevenção contra enrolamento 32 e arranjadas mais à frente do fio cortante do elemento lâmina substituível 20.
A seguir, será explicado o suporte para lâmina substituível 50 para inserir a lâmina substituível 10.
O suporte para a lâmina substituível 50 é inserido de uma maneira removível em uma base de inserção de lâminas para micrótomo (não ilustrado). O suporte para IO lâmina substituível 50 é constituído por um corpo principal 60 e um corpo de pressão 70. O corpo principal 60 é formado para ter uma seção transversal triangular e um par de reentrâncias lineares 61 e 62 é formado paralelo nas porções frontal e traseira da face superior. Um par de furos para parafuso (não ilustrado) é criado em uma folga pré-determinada entre o par de reentrâncias 61 e 62. Uma superfície de montagem lisa 64 é formada a partir da aresta frontal formadora de um ângulo agudo 63 do corpo principal 60 até a reentrância 61 de maneira a ser mais baixa do que a superfície 60a do corpo principal 60 através da espessura do elemento lâmina substituível 20 e de uma altura pré-determinada correspondente à espessura da porção placa de sobreposição 31 da placa de prevenção contra enrolamento 30.
A aresta traseira do elemento lâmina substituível 20 encontra-se uniformemente em contato com a parede lateral 65 da reentrância 61 quando a lâmina substituível 10 é montada sobre a superfície de montagem 64. Por contraste, uma área de pressão 71 é formada na parte frontal do corpo de pressão 70 e uma projeção 73 a ser ajustada à reentrância 62 do corpo principal 60 é localizada sobre a face inferior da mesma. Um recesso 72 é formado entre a área de pressão 71 e a projeção 73 sobre o corpo de pressão 70.
Além disso, a presente incorporação é arranjada de maneira que a área de pressão 71 do corpo de pressão 70 pressiona a lâmina substituível 10 montada sobre a superfície de montagem 64 quando a projeção 73 é ajustada na reentrância 62 e a aresta frontal da mesma é também alinhada com a aresta da extremidade frontal do corpo principal 60.
Além disso, um par de furos atravessantes escalonados 75 é formado sobre o corpo de pressão 70 e um parafuso 80 é parafusado através de cada furo atravessante escalonado. 75 no furo para parafuso (não ilustrado) do corpo principal 60 de maneira removível, pelo qual o corpo de pressão 70 é apertado e fixado ao corpo principal 60. Visto que o corpo principal 60 é assim apertado e fixado pelo corpo de pressão 70, a lâmina substituível 10 montada sobre a superfície de montagem 64 é pressionada pelo corpo de pressão 70 e firmemente mantida entre o corpo de pressão 70 e o corpo principal 60, como mostrado na Fig. 3.
Agora serão explicadas as ações da lâmina substituível 10 constituída acima. A lâmina substituível 10, a qual é mantida conectada ao suporte da lâmina substituível 50, como mostrado na Fig. 3, é relativamente movida em relação a uma amostra S quando um micrótomo é utilizado, como mostrado na Fig. 2(a). Então, o fio cortante 22 do elemento lâmina substituível 20 corta a amostra S obliquamente a partir do lado da extremidade esquerda como visualizado na Fig. 2(a). Então a amostra S é cortada ao longo da fresta 36 na direção longitudinal e uma fatia fina H é cortada a partir da amostra S, como mostrado na Fig. 4(b). Nesse caso, a fatia fina H assim cortada é enrolada e move-se para frente, correndo sobre a aresta frontal 38, entrando assim em contato com a porção placa de prevenção contra enrolamento 32. Mais especificamente, na porção placa de prevenção contra enrolamento 32, a fatia fina H encontra-se em contato com uma área onde nenhum furo atravessante 39 é criado, pelo qual a fatia fina H é impedida de enrolar-se. Além disso, quando o elemento lâmina substituível 20 e a amostra S são relativamente movidos, a fatia fina H é gradualmente guiada pela porção da placa de prevenção contra enrolamento 32 e movida para cima em um estado em que o enrolamento é impedido como mostrado pela linha tracejada e com pontos.
Então, o fio cortante 22 do elemento lâmina substituível 20 corta a amostra S a partir da extremidade esquerda e, a partir daí, corta a amostra S inteiramente na direção IO da largura, isto é, o comprimento inteiro do elemento lâmina substituível 20, cortando assim a extremidade direita da amostra S no estágio final do corte. Então, a fatia fina H, a qual começa a enrolar-se, é levantada, com o enrolamento evitado pela aresta frontal 38 que é aproximada do fio cortante 22, em uma área onde se torna mais estreita na folga entre a aresta frontal 38 da fresta 36 e o fio cortante 22. A fatia fina i s H é completamente cortada pela lâmina substituível, com esse estado mantido.
Como descrito acima, na presente incorporação, obtém-se a fatia fina H cortada como mostrado na Fig. 4(b), com o enrolamento evitado pela porção placa de prevenção contra enrolamento 32.
A Fig. 4(c) mostra um exemplo comparativo, em que a porção placa de prevenção contra enrolamento 32 é omitida da constituição da lâmina substituível 10 na primeira incorporação. Isto é, a lâmina substituível 10 é constituída de uma maneira na qual a área de proteção 33 é formada no formato de uma moldura, a área de proteção 33 é conectada à porção placa de sobreposição 31 através da área de conexão 34 e a área da janela 40, a qual é maior na área de abertura do que a fresta 36, é formada ao ser dividida por uma área de proteção em formato de moldura 33 e uma aresta traseira 37. Nesse exemplo comparativo, quando a amostra S é cortada pelo fio cortante 22 do elemento lâmina substituível 20, como mostrado na Fig. 4(c), as fatias finas H cortadas da amostra S são enroladas continuamente do início até o estágio final do corte devido à ausência da porção placa de prevenção contra enrolamento 32.
De acordo com a lâmina substituível assim constituída, é possível evitar que as fatias finas H cortadas da amostra S sejam enroladas e também evitar que as mãos e dedos do. operador sejam feridos durante o trabalho de corte ou substituição da lâmina substituível. Além disso, a lâmina substituível 10 é vantajosa por permitir que o operador inspecione visualmente o estado das fatias finas H cortadas da amostra S instantaneamente e também possui uma constituição simples. Além disso, na lâmina substituível 10 da presente incorporação, visto que a porção placa de prevenção contra enrolamento 32 é arranjada obliquamente a fim de formar um ângulo obtuso em relação à porção placa de sobreposição 31, as fatias finas H cortadas da amostra S são colocadas em frente do fio cortante e impedidas de enrolar-se em uma situação na qual se encontram em contato com a porção placa de prevenção contra enrolamento 32. Visto que as fatias finas H cortadas da amostra S são enviadas na frente do fio cortante, o operador pode inspecionar visualmente o estado das fatias finas H instantaneamente. Além disso, na lâmina substituível 10 da presente incorporação, os furos atravessantes 39 são formados sobre a porção placa de prevenção contra enrolamento 32, pela qual o operador pode inspecionar visualmente através dos furos atravessantes 39 o estado da amostra S relativamente movida da frente do fio cortante para o fio cortante antes do corte. Além disso, quando as fatias finas H estão em contato com a superfície da porção placa de prevenção contra enrolamento 32, a superfície com a qual as fatias finas H estão em contato tem sua área reduzida, e ar também é fornecido a partir do respectivo furo 39 para um espaço entre as fatias finas Hea superfície da porção placa de prevenção contra enrolamento 32 para impedir que elas se prendam firmemente, assim, permite-se que as fatias finas H deslizem mais facilmente.
A seguir, será explicada uma segunda incorporação, na qual a presente invenção é aplicada à placa de prevenção contra enrolamento 30, referindo-se às Figs. 5(a) e 5(b). Os componentes que são a mesma coisa ou que correspondem àqueles já explicados nas incorporações seguintes, incluindo a segunda incorporação, receberão os mesmos símbolos ou numerais e as explicações dos mesmos serão omitidas. Assim, serão explicadas principalmente as diferentes constituições. A segunda incorporação é diferente da primeira pelo fato de os furos atravessantes 39 serem diferentes na forma e no arranjo. Na primeira incorporação, todos os furos atravessantes 39 têm o mesmo tamanho e estão localizados juntos em uma pluralidade. A segunda incorporação é diferente da primeira incorporação pelo fato de dois tipos de furos atravessantes 39 de tamanho diferente serem ordenados em duas fileiras na direção longitudinal.
A placa de prevenção contra enrolamento 30 assim constituída será utilizada da maneira a seguir. O elemento lâmina substituível 20 mostrado na Fig. 5(b) é montado sobre a superfície de montagem 64 do suporte para lâmina substituível 50 explicado na primeira incorporação em um estado em que se encontra sobreposto à face inferior da porção placa de sobreposição 31. O corpo de pressão 70 é apertado junto ao corpo principal 60 por meio de parafusos 80, pelos quais a placa de prevenção contra enrolamento 30 e o elemento da lâmina substituível 20 são fixados ao suporte para a lâmina substituível 50. A placa de prevenção contra enrolamento 30 assim constituída proporciona as mesmas vantagens que aquelas da primeira incorporação.
A seguir, será explicada a terceira incorporação em que a presente invenção é aplicada à placa de prevenção contra enrolamento 30 por meio de referência às Fig. 6 e 7.
Uma prensa é utilizada a fim de moldar uma placa metálica na forma mostrada na Fig. 6 para formar a placa de prevenção contra enrolamento 30. A placa metálica moldada como mostrado na Fig. 6 é fornecida com uma moldura de apoio 32B formada com o formato de uma moldura ao redor da área de uma janela 41 por uma porção placa de sobreposição 31 e uma área de proteção 33 e um elemento de prevenção contra enrolamento em forma de placa 32a conectado à moldura de apoio 32B por meio de um par de áreas de conexão 42 em ambas as extremidades da moldura de apoio 32B.
A porção placa de prevenção contra enrolamento 32 é constituída pela moldura de apoio 32B e o elemento de prevenção contra enrolamento 32A.
Como mostrado na Fig. 6, uma pluralidade de furos atravessantes 39 são localizados juntos sobre o membro de prevenção contra enrolamento 32A ao longo da direção longitudinal. Então uma área de dobra 43 é formada entre a área de conexão 42 e a área de proteção 33. Essa placa metálica é dobrada de maneira que o membro de prevenção contra enrolamento 32A é invertido 180 graus e inclinado para baixo na área de dobra 43 para ser sobreposto à moldura de apoio 32B e a porção placa de sobreposição 31 e a área de proteção 33 são dobradas na área de dobra 35 para formar um ângulo obtuso.
Então como mostrado na Fig. 7, o elemento de prevenção contra enrolamento 32A e a porção placa de sobreposição 31 são arranjados de modo a formar um ângulo obtuso e uma fresta 36 é formada pelas arestas laterais do membro de prevenção contra enrolamento 32A invertido e a aresta da porção placa de sobreposição 31 na área da janela 41. Portanto, uma aresta lateral do membro de prevenção contra enrolamento 32A assim invertido corresponde à aresta frontal 38 da fresta 36 e a aresta da porção placa de sobreposição 31 na área da janela 41 corresponde à aresta traseira 37 da fresta 36.
Além disso, visto que cada um dos furos atravessantes 39 é conectado à área da janela 41, é possível inspecionar visualmente a porção placa de prevenção contra enrolamento 32 de cima para baixo através dos furos atravessantes 39 e da área da IO janela 41.
O elemento lâmina substituível 20 é inserido e fixado à face inferior da porção placa de sobreposição 31, como na primeira incorporação, através do que a placa de prevenção contra enrolamento 30 assim constituída forma a lâmina substituível 10. Além disso, como na segunda incorporação, a placa de prevenção contra enrolamento 30 pode ser utilizada com o elemento lâmina substituível 20 sobreposta a um suporte para lâmina substituível 50.
De acordo com a terceira incorporação, visto que a moldura de apoio 32B e o elemento de prevenção contra enrolamento 32A são sobrepostos um ao outro, o elemento de prevenção contra enrolamento 32A consequentemente tem sua rigidez incrementada em uma área em que a moldura de apoio 32B é sobreposta. Além disso, de acordo com a terceira incorporação, o elemento de prevenção contra enrolamento 32A é dobrado para dentro da moldura de apoio 32B, através do que uma lâmina metálica é utilizada para formar a porção placa de prevenção contra enrolamento 32.
A seguir, será explicada a quarta incorporação referindo-se às Figs. 8(a) e 8(b). A quarta incorporação é uma modificação da terceira incorporação. A quarta incorporação é destituída da área de conexão 42 e a área de dobra 43 nos componentes da terceira incorporação. Em seu lugar, uma placa metálica moldada é fornecida com uma moldura de apoio 32B formada com um formato de moldura pela porção placa de sobreposição 31 e a área de proteção 33 e o elemento de prevenção contra enrolamento 32 A em forma de placa conectado à moldura de apoio 32B por meio da área única de conexão 44 no centro da área de proteção 33 estendida na direção longitudinal. Uma área de dobra 45 é formada entre a área de conexão 44 e a área de proteção 33. Além disso, na quarta incorporação, as peças dobradas 46 são conectadas respectivamente às arestas laterais da área de proteção 33, as quais conectam ambas as extremidades da área de proteção 33 estendendo-se na direção longitudinal com a área de conexão 34.
Essas placas metálicas (peças dobradas 46) são dobradas de maneira que o elemento de prevenção contra enrolamento 32A é invertido 180 graus e inclinado para baixo na área de dobra 45 para ser sobreposto à moldura de apoio 32B e a porção placa de sobreposição 31 e a área de proteção 33 são dobradas na área de dobra 35 para formar um ângulo obtuso. Então, como mostrado na Fig. 8(b), a placa de prevenção contra enrolamento 30 é arranjada para que o elemento de prevenção contra enrolamento 32A e a porção placa de sobreposição 31 formem um ângulo obtuso e também uma fresta 36 é formada por uma aresta lateral do elemento de prevenção contra enrolamento 32A invertido e a aresta da porção placa de sobreposição 31 na área da janela 41.
Portanto, a aresta lateral do elemento de prevenção contra enrolamento 32A corresponde à aresta frontal 38 da fresta 36 e a aresta da porção placa de sobreposição 31 na área da janela 41 corresponde à aresta traseira 37 da fresta 36. Além disso, como mostrado na Fig. 8(b), a peça dobrada 46 é dobrada em um ângulo reto em relação ã área de proteção 33. As peças dobradas 46 são dobradas para aumentar a rigidez da área de proteção 33 que possui as peças dobradas 46. O elemento lâmina substituível 20 é inserido e fixado à face inferior da porção placa de sobreposição 31, como na terceira incorporação, através do que a placa de prevenção contra enrolamento 30 assim constituída forma a lâmina substituível 10. Além disso, na segunda incorporação, a placa de prevenção contra enrolamento 30 pode ser utilizada com o elemento lâmina substituível 20 sobreposto ao suporte para a lâmina substituível 50. A quarta incorporação fornece as mesmas vantagens daquelas da terceira incorporação.
A seguir, é explicada a placa de prevenção contra enrolamento de uma quinta incorporação referindo-se à Fig. 9(a) e 9(b).
A placa de prevenção contra enrolamento 30 é constituída por um elemento de prevenção contra enrolamento 32A e uma porção placa de sobreposição 31 com uma moldura de apoio 32B formada no formato de uma moldura pela área de proteção 33. Uma prensa é utilizada para moldar respectivamente as placas metálicas para formar o elemento de prevenção contra enrolamento 32A e a porção placa de sobreposição 31 possuindo a moldura de apoio 32B. Um par de peças de agarre resistentes 47 são formadas sobre ambas as extremidades da porção placa de sobreposição 31 na direção longitudinal paralela com a área de proteção 33 conectada à área de conexão 34 de forma a projetar-se para dentro da área da janela 41. A peça de agarre 47 corresponde à área de agarre.
Uma tampa 48 estendendo-se na direção longitudinal é dobrada e formada na aresta frontal do elemento de prevenção contra enrolamento 32A em uma direção de corte. Como mostrado na Fig. 9(b), o elemento de prevenção contra enrolamento 32A assim constituído é conectado ao inserir ambas as extremidades do mesmo na direção longitudinal em um espaço entre um par de peças de agarre 47 e a área de proteção 33 contra a resistência da peça de agarre 47. Nesse caso, a tampa 48 do elemento de prevenção contra enrolamento 32A é unida à aresta frontal da área de proteção 33. Além disso, a área da placa de sobreposição 31 e a área de proteção 33 são dobradas na área de dobra 35 para formar um ângulo obtuso. Então, como mostrado na Fig. 9(b), o elemento de prevenção contra enrolamento 32A e a porção placa de sobreposição 31 são arranjados de modo a formar um ângulo obtuso e uma fresta 36 é formada pelas arestas laterais do elemento de prevenção contra enrolamento 32A e a aresta da porção placa de sobreposição 31 na área da janela 41. Nesse estado, a aresta lateral do elemento de prevenção contra enrolamento 32A, isto é, a aresta traseira, corresponde à aresta frontal 38 da fresta 36 e a aresta da porção placa de sobreposição 31 na área da janela 41 corresponde à aresta traseira 37 da fresta 36.
Na presente incorporação, uma porção placa de prevenção contra enrolamento 32 é constituída pelo membro de prevenção contra enrolamento 32A e a moldura de suporte 32B.
De acordo com a presente incorporação, o elemento de prevenção contra enrolamento 32A é agarrado pela peça de agarre 47 da moldura de apoio 32B, possibilitando assim utilizar o elemento de prevenção contra enrolamento 32A com um material diferente daquele da moldura de apoio 32B. Como resultado, é possível utilizar um material de baixo preço, por exemplo, para o elemento de prevenção contra enrolamento 32A ou utilizar um material de baixo preço para a moldura de apoio 32b, isto é, a porção placa de sobreposição 31.
O elemento lâmina substituível 20 é inserido e fixado à face inferior da porção placa de sobreposição 31, como na terceira incorporação, através do que a placa de prevenção contra enrolamento 30 da quinta incorporação pode formar a lâmina substituível 10. Além disso, como na segunda incorporação, a placa de prevenção contra enrolamento 30 pode ser utilizada com o elemento lâmina substituível 20 sobreposto ao suporte da lâmina substituível 50.
A seguir, será explicada a placa de prevenção contra enrolamento de uma sexta incorporação referindo-se às Figs. 10(a) e 10(b). A sexta incorporação é uma IO modificação da quinta incorporação. Isto é, a sexta incorporação é fornecida com peças de agarre 49 como áreas de agarre dobradas e formadas respectivamente sobre as faces inferiores nas arestas externas de um par de áreas de proteção 33 conectadas à área de conexão 34 no lugar das peças de agarre 47 da quinta incorporação. As outras são constituídas da mesma maneira que aquelas da quinta incorporação.
Como mostrado na Fig. 10(b), o elemento de prevenção contra enrolamento 32A assim constituído é unido inserindo-se ambas as extremidades do mesmo na direção longitudinal em um espaço entre um par de peças de agarre 49 e a área de proteção 33 contra a resistência da peça de agarre 49. Nesse caso, a tampa 48 do elemento de prevenção contra enrolamento 32A é unida à aresta frontal da área de proteção 33. Além disso, a porção placa de sobreposição 31 e a área de proteção 33 são dobradas na área de dobra 35 para formar um ângulo obtuso. Então, como mostrado na Fig. 10(b), o elemento de prevenção contra enrolamento 32 A e a porção placa de sobreposição 31 são arranjados de maneira a formar um ângulo obtuso e uma fresta 36 é formada pelas arestas laterais do elemento de prevenção contra enrolamento 32A e a aresta da porção placa de sobreposição 31 na área da'janela 41. Nesse estado, a aresta lateral do elemento de prevenção contra enrolamento 32A, isto é, a aresta traseira, corresponde à aresta frontal 38 da fresta 36 e a aresta da porção placa de sobreposição 31 na área da janela 41 corresponde à aresta traseira 37 da fresta 36.
Na presente incorporação, a porção placa de prevenção contra enrolamento 32 é constituída pelo elemento de prevenção contra enrolamento 32 A e a moldura de apoio 32B.
A presente incorporação também proporciona as mesmas vantagens que as da quinta incorporação.
O elemento de prevenção contra enrolamento 32A mostrado na Fig. 10(c) é uma modificação da quinta incorporação, em que os furos atravessantes 39 são diferentes em tamanho e arranjo daqueles feitos no elemento de prevenção contra enrolamento 32A mostrados pela linha sólida na Fig. 10(a). Os furos atravessantes 39 podem ter seu tamanho, formato e arranjo alterados, conforme necessário.
A seguir, será explicada a placa de prevenção contra enrolamento de uma sétima incorporação referindo-se à Fig. 11. Na presente incorporação, a placa de prevenção contra enrolamento 30 é fornecida com uma porção placa de prevenção contra enrolamento 32, áreas de proteção 33 localizadas em frente e em ambas as extremidades laterais da porção placa de prevenção contra enrolamento 32 e um braço de apoio 19 integralmente localizado nas áreas de proteção 33 montadas em ambas as extremidades laterais da porção placa de prevenção contra enrolamento 32.
A extremidade de base do braço de apoio 19 é respaldada sobre ambas as faces das extremidades do corpo de pressão 70 do suporte da lâmina substituível 50 de forma a balançar livremente. Então, quando o micrótomo não está sendo utilizado, conforme indicado pela linha pontilhada dupla e tracejada, a placa de prevenção contra enrolamento 30 pode ser retraída para cima.
Por contraste, quando o micrótomo está sendo utilizado, o corpo de pressão 70 é arranjado com o elemento lâmina substituível 20 montado sobre a superfície de montagem 64 sendo pressionada e retida, de forma que a porção placa de prevenção contra enrolamento 32 da placa de prevenção contra enrolamento 30 é posicionada em frente do fio cortante 22 do elemento lâmina substituível 20, como indicado pela linha sólida mostrada na Fig. 11. A distância entre o fio cortante 22 e a porção placa de prevenção contra enrolamento 32, isto é, a quantidade compensatória, é definida com base no comprimento do braço de apoio 19. É desejável que a quantidade compensatória seja de 0,2 mm a 0,5 mm. A quantidade compensatória não se restringe à distância acima, mas deve ser preferivelmente de 2 mm ou menos no máximo. Além disso, a quantidade compensatória da aresta lateral 38A na base do fio cortante 22 do elemento lâmina substituível 20 é definida de maneira similar à que a quantidade compensatória L1 é definida na primeira incorporação. Visto que a placa de prevenção contra enrolamento é constituída como descrito acima, a porção placa de prevenção contra enrolamento 32 pode ser utilizada para evitar que as fatias finas cortadas de uma amostra sejam enroladas e proteger as mãos e dedos do operador contra ferimentos, também permitindó que o operador inspecione visualmente o estado das fatias finas cortadas da amostra instantaneamente. Além disso, a placa de prevenção contra enrolamento para a lâmina substituível pode ter uma constituição simples. As incorporações não se restringem às constituições acima. Na primeira incorporação ou nas outras, nas quais a placa de prevenção contra enrolamento 30 é feita de material metálico, são formados furos atravessantes. Contudo, quando a placa de prevenção contra enrolamento 30 é feita de plástico ou vidro, a mesma pode ser transparente. Nesse caso, os furos atravessantes 39 podem ser fornecidos ou omitidos.
Além disso, na primeira incorporação e nas outras, quando a placa de prevenção contra enrolamento 30 for formada por uma placa metálica, a placa de prevenção contra enrolamento 30 poderá ser reforçada por meio de arqueamento ou estiramento.

Claims (10)

1. PLACA DE PREVENÇÃO CONTRA ENROLAMENTO PARA UMA LÂMINA SUBSTITUÍVEL DE MICRÓTOMO, a placa de prevenção contra enrolamento sendo caracterizada por: uma área de placa de sobreposição sobreposta à lâmina substituível; e uma área de placa de prevenção contra enrolamento com uma área de proteção que é conectada á área da placa de sobreposição e arranjada adiante do fio cortante da lâmina substituível; em que uma fresta para expor o fio cortante da lâmina substituível sobreposta à área da placa de sobreposição é formada entre a área da placa de sobreposição e a área de prevenção contra enrolamento, em que a fresta estende-se ao longo da direção longitudinal da área da placa de sobreposição e intersecta a direção de corte e onde a placa de prevenção contra enrolamento é configurada de forma que uma fatia fina, cortada de uma amostra pelo movimento relativo da lâmina substituível e com a amostra na direção de corte, corre sobre a área da placa de prevenção contra enrolamento através da fresta.
2. PLACA DE PREVENÇÃO CONTRA ENROLAMENTO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por a área da placa de prevenção contra enrolamento ser arranjada obliquamente a fim de formar um ângulo obtuso em relação à área da placa de sobreposição.
3. PLACA DE PREVENÇÃO CONTRA ENROLAMENTO, de acordo com a reivindicação 2, caracterizada por uma pluralidade de furos atravessantes serem formados na área da placa de prevenção contra enrolamento.
4. PLACA DE PREVENÇÃO CONTRA ENROLAMENTO, de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pela porção placa de prevenção contra enrolamento ser formada por um elemento transparente.
5. PLACA DE PREVENÇÃO CONTRA ENROLAMENTO, de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pela superfície da porção placa de prevenção contra enrolamento ser revestida por um lubrificante.
6. PLACA DE PREVENÇÃO CONTRA ENROLAMENTO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizada pela porção placa de prevenção contra enrolamento incluir uma moldura de apoio, a qual é formada na forma de uma moldura e é conectada à porção placa de sobreposição, e um elemento de prevenção contra enrolamento unido e sobreposto à moldura de apoio.
7. PLACA DE PREVENÇÃO CONTRA ENROLAMENTO, de acordo com a reivindicação 6, caracterizada pelo elemento de prevenção contra enrolamento ser dobrado para dentro da moldura de apoio de forma a sobrepor-se à moldura de apoio.
8. PLACA DE PREVENÇÃO CONTRA ENROLAMENTO, de acordo com a reivindicação 6, caracterizada pela moldura de apoio ser fornecida com uma área de agarre para agarrar o elemento de prevenção contra enrolamento e o elemento de prevenção contra enrolamento ser agarrado pela área de agarre, sendo por meio disso sobreposto à moldura de apoio.
9. LÂMINA SUBSTITUÍVEL PARA MICRÓTOMO, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 8, caracterizada pelo elemento de prevenção contra enrolamento e um elemento lâmina substituível, o qual é fixado e sobreposto à porção placa de sobreposição, onde o fio cortante do elemento lâmina substituível ser arranjado de maneira a ser exposto a partir da fresta.
10. LÂMINA SUBSTITUÍVEL PARA MICRÓTOMO, de acordo com a reivindicação 9, caracterizada por uma quantidade compensatória na aresta lateral da fresta em uma direção de corte em relação ao fio cortante do elemento lâmina substituível ser definida de maneira que a quantidade compensatória é mais longa em uma extremidade na direção longitudinal do que na extremidade oposta.
BRPI0721594-0A 2007-04-20 2007-04-20 lÂmina substituÍvel para micràtomo e placa de prevenÇço contra enrolamento BRPI0721594A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/JP2007/058642 WO2008136076A1 (ja) 2007-04-20 2007-04-20 ミクロトーム用の替刃及びカール抑制板

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0721594A2 true BRPI0721594A2 (pt) 2013-01-22

Family

ID=39943200

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0721594-0A BRPI0721594A2 (pt) 2007-04-20 2007-04-20 lÂmina substituÍvel para micràtomo e placa de prevenÇço contra enrolamento

Country Status (16)

Country Link
US (1) US20100043612A1 (pt)
EP (1) EP2141477B1 (pt)
JP (1) JP4796646B2 (pt)
KR (1) KR20100014563A (pt)
CN (1) CN101707915B (pt)
AR (1) AR065826A1 (pt)
AU (1) AU2007352801B2 (pt)
BR (1) BRPI0721594A2 (pt)
CA (1) CA2679541A1 (pt)
DK (1) DK2141477T3 (pt)
ES (1) ES2400233T3 (pt)
PL (1) PL2141477T3 (pt)
PT (1) PT2141477E (pt)
SI (1) SI2141477T1 (pt)
TW (1) TW200902265A (pt)
WO (1) WO2008136076A1 (pt)

Families Citing this family (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102011121366A1 (de) * 2011-12-19 2013-06-20 Microm International Gmbh Mikrotom
JP2017500541A (ja) * 2013-10-31 2017-01-05 3スキャン インコーポレイテッド 走査型顕微鏡撮像のための運動方略
JP6212028B2 (ja) * 2014-12-26 2017-10-11 トヨタ自動車株式会社 点摩擦撹拌接合構造
US10839509B2 (en) 2015-07-10 2020-11-17 3Scan Inc. Spatial multiplexing of histological stains
WO2017161341A1 (en) * 2016-03-18 2017-09-21 Personal Care Marketing And Research, Inc. Razor cartridge
DE102019130995A1 (de) * 2019-11-15 2021-05-20 Leica Biosystems Nussloch Gmbh Schutzgehäuse für eine Mikrotomklinge, Anordnung aus Schutzgehäuse und Mikrotomklinge und Mikrotomklingenhalter
US11648695B2 (en) 2020-06-19 2023-05-16 The Gillette Company Llc Shaving razor cartridge
USD977718S1 (en) 2020-06-19 2023-02-07 The Gillette Company Llc Shaving razor handle
USD961848S1 (en) 2020-06-19 2022-08-23 The Gillette Company Llc Blade carrier for a shaving razor
US11691305B2 (en) 2020-06-19 2023-07-04 The Gillette Company Llc Shaving razor blade carrier
US11389981B2 (en) * 2020-06-19 2022-07-19 The Gillette Company Llc Method of manufacturing a blade carrier assembly
US11648694B2 (en) 2020-06-19 2023-05-16 The Gillette Company Llc Shaving razor system
USD967528S1 (en) 2020-06-19 2022-10-18 The Gillette Company Llc Shaving razor cartridge

Family Cites Families (48)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US420232A (en) * 1890-01-28 Gustav heymeier
US1399631A (en) * 1919-12-27 1921-12-06 Charles J Lofdahl Plane-scraper
US1865539A (en) * 1929-06-21 1932-07-05 Richard H Pietzsch Microtome
US1998428A (en) * 1933-02-06 1935-04-16 Huettner Alfred Francis Safety microtome knife holder
US1971814A (en) * 1933-07-10 1934-08-28 Genda George String cutting device
US2238425A (en) * 1938-05-09 1941-04-15 Morris Nathan Kitchen implement
US2274815A (en) * 1939-08-01 1942-03-03 Ralph P De Vault Vegetable peeler
US2232940A (en) * 1940-02-23 1941-02-25 Vaughan Novelty Mfg Co Potato peeler
US2558859A (en) * 1948-02-04 1951-07-03 Lefkowitz Joseph Razor
US3109237A (en) * 1960-01-07 1963-11-05 Paul M Girouard Arcuate double edge razor blade
GB1178976A (en) * 1966-05-25 1970-01-28 South London Elect Equip Improvements relating to microtomes
US3328877A (en) * 1966-06-27 1967-07-04 John Z Brown Draw peel device
US3465437A (en) * 1967-10-30 1969-09-09 Charles Ira Brown Vegetable peeler with material receiving opening
US3733948A (en) * 1971-06-16 1973-05-22 J Pickett Self aligning base clamp and holder for disposable blade and water bath for microtomes and method
US3738213A (en) * 1971-09-23 1973-06-12 Itek Corp Cutting mechanism
US4024779A (en) * 1975-02-14 1977-05-24 C. Reichert Optische Werke Anti-roll device for ultramicrotomes
US3956825A (en) * 1975-02-19 1976-05-18 Raymond Lee Organization Potato and vegetable peelers
JPS51134488A (en) 1975-05-16 1976-11-20 Hitachi Ltd Microtome
US4098278A (en) * 1977-01-11 1978-07-04 Boris Schwartz Dermatome apparatus and method
US4221222A (en) * 1978-06-12 1980-09-09 Detsch Steven G Medical cutting instrument
JPS5880551U (ja) * 1981-11-28 1983-05-31 フエザ−工業株式会社 凍結標本截切用ミクロト−ムにおける截切刃の保持具
IL68193A (en) * 1983-03-22 1986-11-30 Rosenberg Lior Dermatome for cutting skin
US4665915A (en) * 1983-11-07 1987-05-19 Grollimund Everett C Flesh cutter of strip for grafting
US4554735A (en) * 1984-05-04 1985-11-26 Warner-Lambert Company One-piece disposable razor
JPH0444547Y2 (pt) 1986-06-25 1992-10-20
US4998347A (en) * 1989-05-08 1991-03-12 Schaechter Friedrich Shaving instrument with high energy beam induced microstretch element
US5050470A (en) * 1989-05-15 1991-09-24 Ward John L Receiver for specimens from cryogenic microtome
JPH0333094A (ja) * 1989-06-27 1991-02-13 Toyota Motor Corp ダイヤモンドの合成法
US5092210A (en) * 1990-01-10 1992-03-03 Klaus Dern Holder for disposable blade for microtomes and the like
US5052108A (en) * 1990-04-02 1991-10-01 Thomas Yang Handleless cutting and paring tool for fruits/vegetables
FR2705917B1 (fr) * 1993-06-02 1995-09-08 Tabone Herve Microtome à aspiration, notamment pour travaux histologiques et similaires.
US5624451A (en) * 1993-10-18 1997-04-29 American Safety Razor Flexible blade for removing skin lesions
US5555787A (en) * 1993-11-12 1996-09-17 Recot, Inc. Replaceable blade cartridge for a centrifugal type food slicer
US5865081A (en) * 1995-03-27 1999-02-02 Sakura Finetek U.S.A., Inc. Anti-roll rake
JP3033094U (ja) * 1996-07-01 1997-01-17 大和光機工業株式会社 開閉自在のセイフティガードを取り付けたミクロトームナイフホルダー
US5857995A (en) * 1996-08-15 1999-01-12 Surgical Dynamics, Inc. Multiple bladed surgical cutting device removably connected to a rotary drive element
DE19824024B4 (de) * 1998-05-29 2006-03-30 Microm International Gmbh Messerhalter für ein Mikrotom
JP2000009608A (ja) * 1998-06-19 2000-01-14 Ricoh Co Ltd 試料切出し用器具
JP3334751B2 (ja) * 1999-02-19 2002-10-15 株式会社榎村鉄工所 フードスライサー
DE19911173C2 (de) * 1999-03-12 2002-01-31 Leica Microsystems Mikrotom mit einem motorischen Zustellantrieb
DE19958855C2 (de) * 1999-12-07 2003-07-03 Klaus Kasten Handgerät zur Präparation eines Vollhaut-Transplantats durch Abtragen von Hautgewebeschichten
DE10048724B4 (de) * 2000-09-29 2008-12-04 Leica Biosystems Nussloch Gmbh Einrichtung zum strecken von Kryostatschnitten
JP2003130767A (ja) 2001-10-24 2003-05-08 Kyowa Hakko Kogyo Co Ltd ミクロトーム用安全カバー及びミクロトーム
DK1476058T3 (da) * 2002-02-22 2007-07-30 Iwan Rasa Grönsagsskræller
CN100370955C (zh) * 2003-02-10 2008-02-27 应用纸巾技术有限公司 用于采集皮肤组织的器具和方法
DE102004051974B4 (de) * 2004-10-25 2012-09-06 Leica Biosystems Nussloch Gmbh Messerhalter für Mikrotom-Klingen
US7827894B2 (en) * 2005-02-23 2010-11-09 Feather Safety Razor Co., Ltd. Microtome blade
JP4607703B2 (ja) * 2005-08-22 2011-01-05 東芝機械株式会社 薄切片標本作製方法

Also Published As

Publication number Publication date
TW200902265A (en) 2009-01-16
PT2141477E (pt) 2013-02-26
AU2007352801B2 (en) 2012-08-09
US20100043612A1 (en) 2010-02-25
EP2141477A1 (en) 2010-01-06
EP2141477A4 (en) 2011-07-06
WO2008136076A1 (ja) 2008-11-13
SI2141477T1 (sl) 2013-04-30
CN101707915A (zh) 2010-05-12
CA2679541A1 (en) 2008-11-13
AU2007352801A1 (en) 2008-11-13
EP2141477B1 (en) 2012-12-26
KR20100014563A (ko) 2010-02-10
AR065826A1 (es) 2009-07-01
DK2141477T3 (da) 2013-04-02
PL2141477T3 (pl) 2013-05-31
JP4796646B2 (ja) 2011-10-19
ES2400233T3 (es) 2013-04-08
CN101707915B (zh) 2012-04-11
JPWO2008136076A1 (ja) 2010-07-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0721594A2 (pt) lÂmina substituÍvel para micràtomo e placa de prevenÇço contra enrolamento
US7533595B2 (en) Lamina cutter
KR101903186B1 (ko) 절단기
ATE411143T1 (de) Sicherheitsrasiervorrichtung mit einem verstellbaren führungsglied
US9375797B2 (en) Filing fixture
CN205358006U (zh) 一种适用于手工剔除鳝鱼脊椎的刀具
CA2596666C (en) Microtome blade
GB2424615B (en) Saw guide
GB2330328A (en) Jigsaw blade guide and support assembly
US5577717A (en) Jeweler's saw vise
RU2430349C2 (ru) Сменное лезвие для микротома и пластина для предотвращения закручивания
CN2093730U (zh) 一种手用裁刀
US20040194319A1 (en) Rag quilt seam gauge and table guard
CN206357089U (zh) 金银针固定夹具
EP2000255B1 (en) Cutting-tool holder for use in grinding
CN111297002B (zh) 一种具有保护手指功能的戒指裁切器
US20090106985A1 (en) Hand-held implement for edge-trimming substrate-mounted laminates
JP4601021B1 (ja) カッターガイド
CN209156989U (zh) 裁切装置
JP2538455Y2 (ja) 帯金切断工具
US20050109186A1 (en) Sandpaper cutter
JP6218155B2 (ja) 石膏ボードの面取り用鉋
US2472509A (en) Blade-shearing band-saw attachment
US2254999A (en) Shear sharpener
TWM508427U (zh) 多用途切紙器

Legal Events

Date Code Title Description
B08L Patent application lapsed because of non payment of annual fee [chapter 8.12 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO NAO RECOLHIMENTO DAS 3A E 7A ANUIDADES.

B08I Publication cancelled [chapter 8.9 patent gazette]

Free format text: ANULADA A PUBLICACAO CODIGO 8.12 NA RPI NO 2256 DE 01/04/2014 POR TER SIDO INDEVIDA.

B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AS 3A, 7A, 8A, 9A, 10A, 11A, 12A E 13A ANUIDADES.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2602 DE 17-11-2020 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.