BRPI0717986B1 - tear de fita com um acionador eletricamente operado - Google Patents

tear de fita com um acionador eletricamente operado Download PDF

Info

Publication number
BRPI0717986B1
BRPI0717986B1 BRPI0717986A BRPI0717986A BRPI0717986B1 BR PI0717986 B1 BRPI0717986 B1 BR PI0717986B1 BR PI0717986 A BRPI0717986 A BR PI0717986A BR PI0717986 A BRPI0717986 A BR PI0717986A BR PI0717986 B1 BRPI0717986 B1 BR PI0717986B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
rotor
stator
motor
ribbon loom
drive
Prior art date
Application number
BRPI0717986A
Other languages
English (en)
Inventor
Borer Silvan
Original Assignee
Textilma Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Textilma Ag filed Critical Textilma Ag
Publication of BRPI0717986A2 publication Critical patent/BRPI0717986A2/pt
Publication of BRPI0717986B1 publication Critical patent/BRPI0717986B1/pt

Links

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D03WEAVING
    • D03DWOVEN FABRICS; METHODS OF WEAVING; LOOMS
    • D03D35/00Smallware looms, i.e. looms for weaving ribbons or other narrow fabrics
    • DTEXTILES; PAPER
    • D03WEAVING
    • D03DWOVEN FABRICS; METHODS OF WEAVING; LOOMS
    • D03D51/00Driving, starting, or stopping arrangements; Automatic stop motions
    • D03D51/02General arrangements of driving mechanism

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Textile Engineering (AREA)
  • Looms (AREA)
  • Permanent Magnet Type Synchronous Machine (AREA)
  • Connection Of Motors, Electrical Generators, Mechanical Devices, And The Like (AREA)

Abstract

tear de fita com um acionador eletricamente operado. a presente invenção refere-se ao acionamento do eixo principal (10) diretamente em um tear de fita no processo para produzir um alto torque de paralisação e altas velocidades rotacionais possíveis, a invenção propõe um motor dc sem escova (2) que é configurado como um rotor externo como o meio de acionamento. este motor (2) tem um estator (20) que possui enrolamentos (22) e um rotor (4) que possui um cone de rotor (16) e é configurado como um motor dc que possui um desenho multipolar assimétrico. seu rotor (4) que é encaixado com ímãs permanente (18) é diretamente conectado sem um ponto de apoio dedicado ao eixo principal (10) do tear de fita.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "TEAR DE FITA COM UM ACIONADOR ELETRICAMENTE OPERADO".
CAMPO DA TÉCNICA
[001] A presente invenção refere-se a um tear de fita com um acionador eletricamente operado, que tem um eixo principal que é conectado ao acionador e ao qual pelo menos uma agulha de inserção de trama e pelo menos um pente são conectadas para acionamento. ANTECEDENTE DA TÉCNICA
[002] Na tecelagem, é costumeiro usar motores elétricos para acionar o eixo principal que serve para acionar pelo menos um dos componentes, tais como, pente, dispositivo de inserção de trama, dispositivo de derramamento, remoção de tecido, e similares.
[003] Deste modo, por exemplo, sabe-se a partir de CH 633 331 acionar um dispositivo de derramamento, um dispositivo de inserção de trama, um pente e uma agulha de tricô por meio do eixo principal através de engrenagens correspondentes.
[004] Para o acionamento de uma máquina Jacquard ou maqui-neta, também já foi proposto usar um acionamento direto, como, por exemplo, no EP-A-0 743 383 ou, posteriormente, no WO-A-2006/029993. O motor de acionamento proposto para o acionamento direto consiste em um motor de torque que é acoplado através de um dispositivo de sincronização ao eixo principal que é acionado por um motor assíncrono. Um motor de torque é distinguido por um alto torque, porém, torna possível ter apenas velocidades rotacionais relativamente baixas de 600 rev/min e, no máximo, aproximadamente 1.000 rev/min.
[005] Se as velocidades rotacionais mais altas do motor elétrico forem requeridas, primeiramente, o motor assíncrono pode parecer apropriado. Entretanto, neste, o torque estático é relativamente baixo e o motor assíncrono pode ser regulado com dificuldade apenas em ve- locidades rotacionais baixas que são necessárias para montar um tear de fita. Portanto, pelos motivos explicados acima, nem um motor de torque nem um motor assíncrono pode ser otimamente empregado para acionar o eixo principal de um tear de fita.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
[006] O objetivo da invenção é proporcionar um tear de fita que tem um eixo principal diretamente acionado com um acionador aprimorado, em particular, que não tenha as desvantagens do motor de torque ou do motor assíncrono.
[007] O objetivo é alcançado por meio de um tear de fita que tem um eixo principal que é conectado a um acionador e ao qual pelo menos uma agulha de inserção de trama e pelo menos um pente são conectadas para acionamento, sendo que o acionador compreende um motor de corrente contínua sem escovas projetado como um rotor externo, com um estator, com enrolamentos e com um rotor que tem um cone de rotor, e o motor de corrente contínua é projetado como um motor do tipo multipolar assimétrico, o rotor do mesmo é diretamente conectado, sem um ponto de apoio específico, ao eixo principal do tear de fita. Neste caso, os resultados iniciais das medidas da invenção consistem em um motor com um torque alto que é usado para acionar o eixo principal do tear de fita. Embora o torque (torque estático) do motor proposto de acordo com a invenção seja um pouco mais baixo que aquele de um motor de torque convencional, as velocidades rotacionais de 2.000 a aproximadamente 10.000 rev/min podem ser facilmente alcançadas no lugar de meios de medidas estruturais. O acionamento é particularmente vantajoso porque o torque muito alto é aproximadamente o mesmo quando o motor é projetado para todas as velocidades rotacionais virtualmente alcançáveis.
[008] Os refinamentos vantajosos do tear de fita que tem um acionamento por meio do motor, de acordo com a presente invenção, são descritos a seguir.
[009] É vantajoso se o rotor for diretamente flangeado no eixo principal. Isto permite uma construção particularmente simples e de economia de espaço e, em particular, não existe necessidade de mancais específicos para o motor. Em termos estruturais, é particularmente vantajoso se o rotor tiver ímãs permanentemente excitados e o motor contiver uma placa de circuito, uma placa lateral e uma placa de estator, sendo que o estator é conectado à placa de estator através da placa de circuito e sendo que a placa de estator é montada na placa lateral através de elementos espaçadores, de preferência, através de parafusos espaçadores.
[0010] É particularmente vantajoso usar um sensor rotativo e um dispositivo de regulação elétrica. O dispositivo de regulação elétrica é, neste caso, vantajosamente configurado, de modo que o campo de rotação elétrica gire mais rapidamente na proporção de números de pólos do estator para os pólos magnéticos.
[0011] É possível obter uma forma otimamente compacta da construção, quando o eixo principal é conduzido através do desenho oco do estator e transporta um magneto sensor que coopera com o sensor rotativo que é disposto oposto ao magneto sensor no placa de circuito.
[0012] É particularmente vantajoso se o sensor rotativo for configurado de modo que produza dados do sensor que se refiram à posição de máquina do eixo principal disponível para o tear de fita. É particularmente vantajoso se os dados de sensor a partir do sensor rotativo estiverem disponíveis para o tear, uma vez que devido ao acionamento direto eles também consistem em dados que se referem à posição da máquina.
[0013] Os elementos a serem usados, de acordo com a invenção, que são mencionados acima e também reivindicados e descritos nas seguintes modalidades exemplificativas, não são submetidos a quais- quer condições excepcionais especiais nos termos de seu tamanho, configuração, uso de material e conceito técnico e, portanto, o critério de seleção conhecido na respectiva forma de uso pode ser adotado sem limitação.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0014] As modalidades exemplificativas de um tear de fita que tem acionamento direto vantajoso são descritas em mais detalhes abaixo com referência aos desenhos, onde: a figura 1 mostra uma ilustração do acionamento de um tear de fita, de acordo com uma modalidade exemplificativa preferida da presente invenção, a partir da lateral; A figura 2 mostra uma ilustração de um detalhe do motor, de acordo com a figura 1; e A figura 3 mostra uma ilustração em corte do motor de acionamento, de acordo com figura 2.
MEIOS PARA IMPLEMENTAR A INVENÇÃO
[0015] Uma modalidade exemplificativa para realizar a presente invenção é ilustrada nas figuras 1 a 3. Na figura 1, um tear de fita do tipo convencional é dotado de um acionamento direto para o eixo principal 10, o eixo principal 10, na presente modalidade exemplificativa, que serve para acionar os discos de carne 36, o eixo de acionamento de trama 38, o eixo de acionamento de agulha de tricô 40 e também o eixo de acionamento de rosca auxiliar 42.
[0016] A essência do acionamento, de acordo com esta modalidade exemplificativa, é o motor 2, projetado como um todo na figura 2. Este motor 2 é um motor de corrente contínua sem escovas do tipo multipolar assimétrico. Nesta modalidade exemplificativa, um rotor de execução externa 4 é diretamente flangeado sobre o eixo principal 10 do tear de fita. O rotor 4, neste caso, consiste em um cone do rotor 16 que tem 14 ímãs permanentes 18 dispostos no mesmo. O rotor fica oposto a um estator fixo 20 que consiste em grupos de laminações com 12 enrolamentos 22. O estator 20, neste caso, por um lado, é fixado à placa lateral 14 e, por outro lado, é mecanicamente conectado a uma placa de estator 26 por meio dos elementos espaçadores, na presente modalidade exemplificativa por meio de três parafusos espaçadores 30. Além disso, entre o estator 20 e a placa de estator 26, dispõe-se uma placa de circuito 24 que transporta os componentes elétricos necessários para o fornecimento de energia do motor 2. No motor 2 da presente modalidade exemplificativa, todos os 12 dentes de estator são enrolados a fim de se obter uma eficiência ótima.
[0017] Em virtude da disposição como um rotor externo basicamente conhecido na tecnologia de motor, o torque é aumentado em aproximadamente um fator de 5 (para a versão especificada aqui), quando comparada com um rotor interno correspondente. Como um resultado da razão entre o número de ímãs permanentes no rotor e os enrolamentos de estator de 14 a 12 (ou seja, de 7 a 6), o cone do rotor gira 7 vezes mais devagar que o campo magnético e a eficiência do motor, consequentemente, é alta. Certamente, se existirem requerimentos e condições de torque ou velocidade rotacional diferentes, uma razão diferente entre o número de ímãs permanentes no rotor e os enrolamentos de estator também podem ser selecionados, sendo que o princípio aqui descrito do tipo multipolar assimétrico se baseia no fato de que o número de pólos magnéticos difere do número de ranhuras do estator, de preferência, de acordo com a fórmula: M = (S * k) +1-2 sendo que M é número de pólos magnéticos S é o número de ranhuras do estator e k é um número natural (k = 1, 2, 3, 4, etc.), aqui k = 1. A redução da velocidade rotacional é, então, neste caso 2/M.
[0018] O motor 2 aqui descrito requer, à medida que é um motor sem escovas (motor eletricamente comutado), um dispositivo de regulação que, na presente modalidade exemplificativa, é acomodado no placa de circuito 24 e consiste basicamente de uma ponte trifásica (conversor rotativo). A regulação é adicionalmente produzida com os dados a partir do sensor rotativo 32. O sensor rotativo 32 é disposto no placa de circuito 24 e mede a posição de fase do eixo principal 10 com o auxílio de um magneto sensor 34 disposto oposto ao sensor rotativo 32, na extremidade do eixo principal 10. Deste modo, com o auxilio da posição de fase do eixo principal 10 e, consequentemente, do cone do rotor 16 em relação ao estator 20, o campo giratório pode ser regulado no dispositivo de regulação, tanto durante a comutação elétrica (se necessário, em vez da medição da voltagem de indução) como durante a operação de configuração. A situação, consequentemente, evitada onde o controlador precisa acelerar o rotor, oculto, portanto, na maneira de um motor síncrono de campo rotativo, em uma certa velocidade rotacional mínima até uma agradável voltagem de indução, por meio da qual o controlador pode realizar a regulação, é disponível no estator. Entretanto, é particularmente vantajoso, na modalidade exemplificativa aqui descrita, que devido à conexão mecânica direta entre o rotor 4 e o eixo principal 10, os dados do sensor rotativo podem ser usados não apenas para o controlador, porém, também para controlar e regular o próprio tear de fita. LISTAGEM DE REFERÊNCIA 2 Motor 4 Rotor 10 Eixo principal 12 Ponto de apoio 14 Placa lateral 16 Cone do rotor 18 ímãs permanentes 20 Estator que consiste em grupos de laminações 22 Enrolamentos 24 Placa de circuito 26 Placa de estator 28 Transportador de estator 30 Parafuso espaçador 32 Sensor rotativo 34 Magneto sensor 36 Discos de carne 38 Eixo de acionamento de trama 40 Eixo de acionamento de agulha de tricô 42 Eixo de acionamento de rosca auxiliar REIVINDICAÇÕES

Claims (7)

1. Tear de fita, que tem um eixo principal (10) que é conectado a um acionador e ao qual pelo menos uma agulha de inserção de trama e pelo menos um pente são conectadas para acionamento, caracterizado pelo fato de que o acionador compreende um motor de corrente contínua sem escovas (2) projetado como um rotor externo, com um estator (20), com enrolamentos (22) e com um rotor (4) que tem um cone de rotor (16), e o motor de corrente contínua (2) é projetado como um motor do tipo multipolar assimétrico, o rotor (4) do mesmo é diretamente conectado, sem um ponto de apoio específico, ao eixo principal (10) do tear de fita.
2. Tear de fita, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o rotor (4) é diretamente flangeado no eixo principal (10).
3. Tear de fita, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o rotor é projetado com ímãs permanentemente excitados (18).
4. Tear de fita, de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que o motor (2) tem uma placa de circuito (24), uma placa lateral e uma placa de estator (26), sendo que o estator (20) é conectado à placa de estator (26) através da placa de circuito (24) e sendo que a placa de estator (26) é montada na placa lateral através de elementos espaçadores, de preferência, através de parafusos espaçadores (30).
5. Tear de fita, de acordo com uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado por um sensor rotativo (32) e por um dispositivo de regulação elétrica que é configurado de modo que o campo de rotação elétrica gire mais rapidamente na razão do número de pólos do estator para pólos magnéticos.
6. Tear de fita, de acordo com uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que o eixo principal (10) é conduzido através do desenho oco do estator (20) e transporta um magneto sensor (34) que coopera com o sensor rotativo (32) que é disposto oposto ao magneto sensor (34), no placa de circuito (24).
7. Tear de fita, de acordo com uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de que o sensor rotativo (32) é configurado de modo que produza dados do sensor que se refiram à posição de máquina do eixo principal (10) disponível para o tear de fita.
BRPI0717986A 2006-10-25 2007-05-16 tear de fita com um acionador eletricamente operado BRPI0717986B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
CH17042006 2006-10-25
CH1704/06 2006-10-25
PCT/CH2007/000252 WO2008049245A1 (de) 2006-10-25 2007-05-16 Bandwebmaschine mit elektrisch betriebenem antrieb

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0717986A2 BRPI0717986A2 (pt) 2013-01-15
BRPI0717986B1 true BRPI0717986B1 (pt) 2017-03-21

Family

ID=37772738

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0717986A BRPI0717986B1 (pt) 2006-10-25 2007-05-16 tear de fita com um acionador eletricamente operado

Country Status (8)

Country Link
EP (1) EP2097568B1 (pt)
KR (1) KR101288223B1 (pt)
CN (1) CN101529001B (pt)
BR (1) BRPI0717986B1 (pt)
ES (1) ES2429569T3 (pt)
HK (1) HK1131414A1 (pt)
TW (1) TWI413718B (pt)
WO (1) WO2008049245A1 (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP2365210A1 (de) * 2010-03-09 2011-09-14 Textilma AG Wasserturbine mit Regelungsvorrichtung und Generator zur Erzeugung von elektrischer Energie
CN103160998B (zh) * 2013-03-25 2014-01-29 泰州展望新动能科技有限公司 无接触电磁直接驱动的圆织机
CH707911A1 (de) 2013-04-12 2014-10-15 Textilma Ag Anlage zur Erzeugung von elektrischer Energie.
DE102013015015A1 (de) 2013-09-07 2015-03-26 Textilforschungsinstitut Thüringen-Vogtland e.V. Verfahren und Vorrichtung an einer Bandwebmaschine zum Weben und Fixieren von Bändern aus Mischmaterialien
CN103706086B (zh) * 2013-12-24 2016-02-10 特大纺织制品(深圳)有限公司 无缝攀岩快挂、纺织机及其纺织工艺
CN106592066B (zh) * 2016-12-13 2018-06-29 嘉鱼柯特纺织有限公司 一种生产高速带的织带机
CN111519321A (zh) * 2019-02-01 2020-08-11 宁波火山电气有限公司 带有驱动机构的纺织设备和纺织设备改造方法

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CH633331A5 (de) 1978-10-25 1982-11-30 Textilma Ag Nadelbandwebmaschine.
JPH08302545A (ja) * 1995-05-12 1996-11-19 Tsudakoma Corp 織機の駆動機構
IT1308488B1 (it) * 1999-05-14 2001-12-17 Lgl Electronics Spa Metodo e dispositivo di controllo di motori elettrici tipo brushlessalimentati in corrente continua, particolarmente per la
SE9903936D0 (sv) * 1999-10-29 1999-10-29 Regis Munoz Yarn processing system
DE10111017B4 (de) * 2001-03-07 2006-02-02 Lindauer Dornier Gmbh Antrieb für die Webschäfte einer Webmaschine
DE10331916A1 (de) * 2003-07-15 2005-02-24 Lindauer Dornier Gmbh Antriebsvorrichtung zur Erzeugung einer hin- und hergehenden Bewegung eines angetriebenen Bauteil, insbesondere in Webmaschinen

Also Published As

Publication number Publication date
EP2097568B1 (de) 2013-07-24
WO2008049245A1 (de) 2008-05-02
ES2429569T3 (es) 2013-11-15
TW200819574A (en) 2008-05-01
HK1131414A1 (en) 2010-01-22
BRPI0717986A2 (pt) 2013-01-15
TWI413718B (zh) 2013-11-01
KR101288223B1 (ko) 2013-07-19
EP2097568A1 (de) 2009-09-09
CN101529001B (zh) 2012-05-16
KR20090073168A (ko) 2009-07-02
CN101529001A (zh) 2009-09-09

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0717986B1 (pt) tear de fita com um acionador eletricamente operado
KR101241078B1 (ko) 유성기어드 모터 및 발전기
BRPI0706700A2 (pt) sistema e método de girar rodas em sistemas giratórios de desumidificação dessecante e recuperação de energia de ar para ar
US10230292B2 (en) Permanent magnet operating machine
KR100690700B1 (ko) 가변속 단상 유도전동기
KR920020809A (ko) 2개의 영구자석로터를 갖는 동기전동기(同期電動機)
JP2002305859A (ja) 永久磁石式同期電動機
ES2396700T3 (es) Suministro de potencia electrónica para un motor síncrono con rotor de imán permanente que tiene dos pares de polos
JP3595973B2 (ja) ブラシレスdcモータ及び洗濯機
WO2008028996A1 (en) Arrangement for cooling an electrical machine
KR20120030344A (ko) 동기 및 유도 전동기
KR101369303B1 (ko) 다층구조 매입형 자속역전식기기
CN201004595Y (zh) 单凸极永磁贴片偏磁式磁阻电机
JP2006020416A (ja) 同期電動機の制御装置、及び、その制御方法
KR100531809B1 (ko) 자유회전 마그네트를 구비한 유도 전동기
CN208890617U (zh) 一种永磁无刷电机
RU2700663C1 (ru) Магнитная система синхронного двигателя с инкорпорированными постоянными магнитами и с асинхронным пуском.
KR20060098919A (ko) 스위치드 릴럭턴스 모터
JP2000341925A (ja) 多速度dcブラシレスモータ
CN207677528U (zh) 一种多轨磁电机的转子
KR101300274B1 (ko) 하이브리드 인덕션 모터의 속도 가변구조
SU920970A1 (ru) Двухскоростной асинхронный двигатель
WO2021042184A1 (pt) Dispositivo de controle para motores de ímãs permanentes sem escovas
RU2266606C2 (ru) Электрическая машина
BG113235A (bg) Методи и устройства за управление развъртането и въртенето на ротора на електрически машини с постоянни магнити чрез превключване на магнитопровод от активно през междинно в пасивно състояние или обратно

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 5A ANUIDADE. PAGAR RESTAURACAO.

B08H Application fees: decision cancelled [chapter 8.8 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 NA RPI 2256 DE 01/04/2014.

B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]
B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 14A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2622 DE 06-04-2021 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.