BRPI0716736B1 - Dispositivo de caracterização da granulometria de pós e utilização do mesmo - Google Patents

Dispositivo de caracterização da granulometria de pós e utilização do mesmo Download PDF

Info

Publication number
BRPI0716736B1
BRPI0716736B1 BRPI0716736-9A BRPI0716736A BRPI0716736B1 BR PI0716736 B1 BRPI0716736 B1 BR PI0716736B1 BR PI0716736 A BRPI0716736 A BR PI0716736A BR PI0716736 B1 BRPI0716736 B1 BR PI0716736B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
powders
fact
use according
sieve
organ
Prior art date
Application number
BRPI0716736-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Largeaud Gil
Original Assignee
Omya S.A.S.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=37686042&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0716736(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Omya S.A.S. filed Critical Omya S.A.S.
Publication of BRPI0716736A2 publication Critical patent/BRPI0716736A2/pt
Publication of BRPI0716736B1 publication Critical patent/BRPI0716736B1/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01NINVESTIGATING OR ANALYSING MATERIALS BY DETERMINING THEIR CHEMICAL OR PHYSICAL PROPERTIES
    • G01N15/00Investigating characteristics of particles; Investigating permeability, pore-volume or surface-area of porous materials
    • G01N15/02Investigating particle size or size distribution
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B07SEPARATING SOLIDS FROM SOLIDS; SORTING
    • B07BSEPARATING SOLIDS FROM SOLIDS BY SIEVING, SCREENING, SIFTING OR BY USING GAS CURRENTS; SEPARATING BY OTHER DRY METHODS APPLICABLE TO BULK MATERIAL, e.g. LOOSE ARTICLES FIT TO BE HANDLED LIKE BULK MATERIAL
    • B07B1/00Sieving, screening, sifting, or sorting solid materials using networks, gratings, grids, or the like
    • B07B1/18Drum screens
    • B07B1/22Revolving drums
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B07SEPARATING SOLIDS FROM SOLIDS; SORTING
    • B07BSEPARATING SOLIDS FROM SOLIDS BY SIEVING, SCREENING, SIFTING OR BY USING GAS CURRENTS; SEPARATING BY OTHER DRY METHODS APPLICABLE TO BULK MATERIAL, e.g. LOOSE ARTICLES FIT TO BE HANDLED LIKE BULK MATERIAL
    • B07B1/00Sieving, screening, sifting, or sorting solid materials using networks, gratings, grids, or the like
    • B07B1/18Drum screens
    • B07B1/22Revolving drums
    • B07B1/26Revolving drums with additional axial or radial movement of the drum
    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01NINVESTIGATING OR ANALYSING MATERIALS BY DETERMINING THEIR CHEMICAL OR PHYSICAL PROPERTIES
    • G01N15/00Investigating characteristics of particles; Investigating permeability, pore-volume or surface-area of porous materials
    • G01N2015/0096Investigating consistence of powders, dustability, dustiness

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Immunology (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Analytical Chemistry (AREA)
  • Biochemistry (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Dispersion Chemistry (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Pathology (AREA)
  • Combined Means For Separation Of Solids (AREA)
  • Analysing Materials By The Use Of Radiation (AREA)
  • Cosmetics (AREA)
  • Sampling And Sample Adjustment (AREA)
  • Glanulating (AREA)

Description

(54) Título: DISPOSITIVO DE CARACTERIZAÇÃO DA GRANULOMETRIA DE PÓS E UTILIZAÇÃO DO MESMO (51) Int.CI.: G01N 15/02; B07B 1/26 (30) Prioridade Unionista: 14/09/2006 FR 0608038 (73) Titular(es): OMYA S.A.S.
(72) Inventor(es): GIL LARGEAUD (85) Data do Início da Fase Nacional: 13/03/2009 “DISPOSITIVO DE CARACTERIZAÇÃO DA GRANULOMETRIA DE PÓS E UTILIZAÇÃO DO MESMO”
A invenção se refere ao setor dos dispositivos e aparelhagens que permitem a determinação da granulometria dos pós, essa caracterização podendo notadamente ser realizada em linha, quer dizer no decorrer do processo de fabricação dos ditos pós.
Os pós em questão são mais especialmente pós secos, quer dizer pós que apresentam uma taxa de umidade inferior a 5% em massa de água, tal como determinado por medições de pesagens diferenciais antes e depois de secagem dos ditos pós.
Os pós em questão são também os pós que têm uma extensão granulométrica ampla, quer dizer dos quais o diâmetro médio está compreendido entre 0,05 e 10 mm.
Os pós em questão são ainda mais especialmente pós utilizados no setor alimentar, tais como pós à base de cristais de açúcar, pós de sal, farinhas, pós de leite, pós constituídos por materiais alimentares desidratados, pós de detergentes, pós de cerâmicas, pós plásticos, pós metálicos, pós de tintas, pós farmacêuticos, toner para impressão, adubos, ou ainda pós constituídos por matérias minerais, e ainda mais especialmente pós de matérias minerais à base de carbonato de cálcio natural e/ou precipitado e/ou de dolomitas e/ou de talco, e de maneira ainda mais especial pós de matérias minerais à base de um carbonato de cálcio natural que é mármore, giz, calcário ou suas misturas.
Um primeiro objeto da invenção é um dispositivo de caracterização da granulometria de pós que compreende um órgão de alimentação, um órgão de evacuação, um órgão de pesagem, um órgão de vibração contínua, um órgão de peneiramento, assim como eventualmente um órgão de comando, e caracterizado:
- pelo fato de que o órgão de peneiramento é um órgão rotativo em tomo de um eixo horizontal, e dispõe de pelo menos 1 posição para um espaço vazio ou espaço de liberação e de introdução do pó, 1 posição para uma placa antichoque, pelo menos 2 posições que correspondem a 2 peneiras de malhas diferentes;
- e pelo fato de que o dito dispositivo possui um órgão de limpeza que consiste em pelo menos um bico e/ou um gerador de ultrassons situado na periferia do órgão de peneiramento;
- e pelo fato de que o dito dispositivo possui um órgão de acoplamento elástico entre o eixo horizontal do órgão de peneiramento e o órgão de vibração contínua.
Um outro objeto da invenção é a utilização de um tal dispositivo para a caracterização da granulometria de pós, e notadamente sua caracterização em linha quer dizer no decorrer de seu processo de fabricação.
Trata-se notadamente de pós secos, quer dizer pós dos quais a taxa de umidade é inferior a 5% em massa de água, tal como determinado por medições de pesagens diferenciais, antes e depois de secagem do dito pó.
Trata-se também de pós que têm uma extensão granulométrica ampla, quer dizer cujo diâmetro médio está compreendido entre 0,05 e 10 mm.
Trata-se finalmente de pós utilizados no setor alimentar tais como pós à base de cristais de açúcar, pós de sal, farinhas, pós de leite, pós constituídos por materiais alimentares desidratados, pós de detergentes, pós de cerâmicas, pós plásticos, pós metálicos, pós de tintas, pós farmacêuticos, toner para impressão, adubos, ou ainda pós constituídos por matérias minerais, e ainda mais especialmente pós de matérias minerais à base de carbonato de cálcio natural e/ou precipitado e/ou de dolomitas e/ou de talco, e de maneira ainda mais especial pós de matérias minerais à base de um carbonato de cálcio natural que é mármore, giz, calcário ou suas misturas.
Um primeiro objetivo da invenção é um dispositivo que permite a caracterização eventualmente em linha da granulometria de diversos pós, tais como notadamente pós secos tais como definidos mais acima, que têm uma granulometria ampla tal como também definida acima, e notadamente das diferentes categorias de pós tais como definidas no parágrafo precedente.
Por caracterização em linha da granulometria, a Requerente entende o controle da granulometria no decorrer do processo de fabricação dos ditos pós, e notadamente no decorrer do processo de redução granulométrica dos ditos pós quando se trata de pós compostos por matérias minerais.
Um outro objetivo da invenção é trazer um dispositivo que permite caracterizar em uma só vez diferentes classes granulométricas para os pós acima mencionados.
Um outro objetivo da invenção reside no fato de que o dispositivo assim realizado é simples de utilizar ao nível de um sítio de fabricação dos ditos pós, e compatível com as restrições industriais de um tal sítio.
Um outro objetivo da invenção é oferecer um dispositivo que permite caracterizar a granulometria dos ditos pós no decorrer do processo de fabricação dos mesmos e isso, sem alterar os ditos pós nem alterar o dito dispositivo: mantém-se assim a integridade do material particulado a analisar e assegura-se a perenidade do dispositivo no tempo.
Um outro objetivo da invenção é assegurar a limpeza do dito dispositivo de maneira automática (sem manipulação por parte de um operador) o que contribui ao mesmo tempo para diminuir os custos de manutenção e para manter a integridade do dispositivo e de seus resultados.
Um último objetivo da invenção é trazer um dispositivo que permite caracterizar a granulometria dos ditos pós em que o sistema de pesagem não é alterado pelas vibrações que provêm do órgão de vibração contínua.
Deve ser notado que esses três últimos objetivos (preservação dos pós e dispositivos, limpeza automática, liberação das vibrações) são necessariamente atingidos para a presente invenção na medida em que as características que contribuem para atingir esses objetivos são obrigatórias e não facultativas. Trata-se de distinção fundamental em relação à patente Francesa n° 05 04917.
No domínio dos pós, o controle da granulometria desses últimos é um elemento fundamental para o profissional, engenheiro generalista em processos industriais e especializado nas técnicas relativas aos materiais pulverulentos. Esse controle lhe permite de fato apreciar a qualidade do produto fabricado no decorrer das diferentes etapas de redução granulométrica no âmbito de pós de matérias minerais. No domínio mais geral dos pós secos, e notadamente dos pós de matérias minerais, pós plásticos, metálicos, cerâmicos ou de detergentes, e dos açúcares, um tal controle permite também que o profissional se assegure da eficácia de seu processo de fabricação, ao mesmo tempo em que garante ao cliente final especificações precisas em matérias de fineza e de tamanho das partículas.
No domínio do açúcar, é de fato bem conhecido que a distribuição do tamanho dos cristais individuais influencia a dissolução na água do pedaço de açúcar formado pelos ditos cristais, tal como descrito em “Dissolution of sugar” (Zuckerindustrie Berlin 1990, 115 (4), pp 250-60).
O mesmo acontece para as pastilhas de detergente cuja solubilidade na água é entre outras coisas governada pela distribuição do tamanho das partículas individuais que as constituem, esse mesmo fator influenciando também a escoabilidade dos ditos pós, tal como o ensina o documento “Production of a granulated laundry detergent using pneumatic nozzles” (Inzynieria i Aparatura Chemiczna (1996) 35 930, pp 15-18).
No domínio das cerâmicas, é também bem conhecido que a distribuição granulométrica de um pó de carbonato de cálcio pode ter uma influência sobre as propriedades de escoabilidade do dito pó, ou ainda sobre a secagem dos materiais cerâmicos que contêm o dito pó, tal como indicado em “Influence of mean particle size on drying-shrinkage behaviour of calcium carbonate slip cast bodies” (Proceedings of the China International Conference on High-Performance Ceramics, lst, Beijing, China, Out. 31-Nov. 3, 1998 (1999), Meeting date 1998, pp 181-184).
No setor dos pós utilizados nas indústrias plásticas, é também nem conhecido que essa repartição granulométrica desempenha um papel muito importante na escoabilidade dos ditos pós. O mesmo acontece para os pós metálicos.
Finalmente, na industria mineral, é bem conhecido que essa mesma distribuição granulométrica dos pós é um fator primordial que pode influenciar numerosas propriedades do produto final que contém os ditos pós, notadamente à base de carbonato de cálcio. Numerosos trabalhos ligam de fato essa distribuição de tamanho de partículas à dissolução do carbonato de cálcio (“Dissolution kinetics of CaCO3 in powder form and influence of particle size and pretreatment on the course of dissolution”, Industrial & Engineering Chemistry Research (1996), 35 (2), pp 465-74), às propriedades mecânicas de composições plásticas que contêm carbonato de cálcio (“Effect of CaCO3 particle size granding on rheological property of polypropilene”, Feijinshukuang (2001), 24 (2), pp 13-14), às propriedades ópticas de folhas de papel fabricadas com polpa de revestimento que contêm carbonato de cálcio (“Effect which the particle size of ground calcium carbonate exerts on color rheology and coated paper property”, Kami Pa Gikyoshi (1999), 53 (9), pp 1174-1178), ou ainda à estrutura de filmes de tinta que contêm carbonato de cálcio (“The influence of particle size distribution of natural calcium carbonate on the structure of a paint film using mercury porosimetry”, Double Liaison - Chimie des Peintures (1986), 33 (372), pp 25-37, VIII-XVIII).
Tendo em vista realizar o controle da granulometria dos ditos pós, notadamente na industria do mineral, o profissional deve portanto dispor de um dispositivo:
- fácil de instalar em seu processo de fabricação e simples de emprego,
- utilizável em linha no processo de redução granulométrica das ditas matérias minerais (a fim de controlar a fineza dessas últimas em um ponto dado desse processo - tipicamente na saída de um aparelho de trituração e/ou de seleção),
- compatível com as restrições industriais de um sítio de produção (tais como as vibrações ligadas à utilização de trituradores, os choques inerentes ao deslocamento de diversos materiais, uma atmosfera com freqüência carregada em partículas pulverulentas,...).
Tendo em vista caracterizar a granulometria de diversos pós, é bem conhecido, pelo menos na escala do laboratório, utilizar técnicas tais como a Microscopia Eletrônica por Transmissão, por Difusão, métodos baseados na adsorção gasosa, meios ópticos que repousam na difração dos raios X, a Microscopia Óptica tradicional, ou ainda tecnologias laser. Assim, o documento “Comparison of various particle sizing techniques” (Journal of Wuhan University of Tecnology, Materials Science Edition, 2000, 15 920, pp 7-14) faz estado da utilização dessas técnicas tendo em vista medir as dimensões características de pós de óxido de alumínio no domínio da cerâmica.
A título de exemplos de aparelhagens comerciais utilizáveis para determinar a repartição granulométrica de pós, e que utilizam algumas das técnicas precedentemente mencionadas, a Requerente pode citar a gama dos granulômetros laser de laboratório Mastersizer™ fabricados pela sociedade Malvem™, a gama de granulômetros laser em linha Insitec™ fabricados pela mesma sociedade, e os aparelhos do tipo Sedigraph™ fabricados pela sociedade Micromeritics cuja tecnologia repousa na difração dos raios X.
Assim, nos domínios concernidos pela presente invenção, o documento “Alcoholic crystallisation of sucrose” (Tese, University of Queensland, Department of Chemical engineering, 1E0406/7, 2000) relata a utilização de um granulômetro Mastersizer™ tendo em vista determinar o tamanho dos cristais de açúcar. Essa mesma aparelhagem foi utilizada com sucesso para a determinação da granulometria de materiais plásticos, tal como descrito e, “Physical properties and compact analysis of commonly used direct compression binders” (AAPS PharmSciTech. 2003, 4 (4), artigo 62). Do mesmo modo, “Colloidal processing of hydroxyapatite” (Biomaterials, 22, 2001, pp 1847-1852) relata a utilização de um aparelho do tipo Sedigraph™ 5100, para determinar a repartição granulométrica de pós de hidroxiapatita utilizados na fabricação de materiais cerâmicos.
Também é conhecido utilizar no domínio geral dos pós, dispositivos de medição granulométrica baseados em uma análise de imagens realizadas com o auxílio de câmeras. O profissional conhece nesse domínio aparelhagens do nome de Camsizer™ comercializado pela sociedade Retsch Technology™, de CPA™ comercializado pela sociedade Haver and Boecker , ou ainda Part Na comercializado pela sociedade Norske Hydro™.
No entanto, tais dispositivos apresentam um certo número de inconvenientes. Sua extensão de medição granulométrica é, de acordo com os dispositivos, estreita. Esses aparelhos são especializados em uma faixa de medição. Eles não podem ao mesmo tempo medir em uma extensão de algumas dezenas de micrometros a vários milímetros. Por utilização de técnica tal como lasers, câmeras, etc, os resultados são deduzidos de cálculos estatísticos: eles demandam uma focagem por correlações longas de elaborar. O método estatístico não permite dar o corte do produto, essencial para a qualidade do produto entregue. Além disso, essas aparelhagens de precisão se acomodam mal das vibrações inerentes à presença de certos equipamentos, tais como trituradores que são encontrados freqüentemente na indústria do mineral. Essas vibrações perturbam também os dispositivos cuja extensão de medição granulométrica é mais ampla, como os sistemas ópticos por análise de imagem, que, devido a sua profundidade de campo muito pequena, não permitem obter uma qualidade de imagem necessária e suficiente para a caracterização dos pós suscitados exceto utilizando-se tecnologias micrométricas de focagem da imagem, inutilizáveis em um ambiente industrial limitador (vibrações...). Além disso, numerosos dispositivos são relativamente onerosos; eles se apoiam em técnicas que necessitam uma focagem com freqüência demorada e minuciosa das amostras a analisar, em condições rigorosas de limpeza que às vezes é difícil obter no caso de uma unidade de fabricação de matérias minerais (existência de matérias pulverulentas na atmosfera). Por outro lado, certas tecnologias só permitem caracterizar quantidade de pó muito pequenas (alguns gramas), o que apresenta o problema da representatividade das amostras em relação às capacidades reais de produção da maior parte das ferramentas industriais. Finalmente, esses dispositivos de medição - como tais - deveríam ser submetidos a numerosas modificações a fim de ser utilizados em um ponto preciso do processo de fabricação, para realizar a medição em linha da granulometria dos pós fabricados, o que constitui a exigência maior para o profissional.
Igualmente, o profissional prefere optar por aparelhagens de caracterização baseadas em uma seleção das partículas em função de seu tamanho, a partir de dispositivos mecânicos, que repousam ou em crivos, peneiras, treliças, ou então em molas. A Requerente vai agora passar em revista os documentos acessíveis ao profissional em cada uma dessas duas categorias.
A categoria dos dispositivos que repousam em crivos, peneiras e treliças é extremamente vasta. A esse título, a Requerente indica que a classe B07B, da classificação internacional das patentes (8a edição) e que se refere ao joeiramento, ao peneiramento, à triagem de materiais sólidos com o auxílio de treliças, de grades ou de sistemas análogos, compreende no dia do depósito do presente pedido mais de 17 789 documentos.
Entre eles, é possível no entanto distinguir os dispositivos que repousam em peneiras giratórias e/ou vibrantes, de diferentes geometrias. Assim, o documento US 4 184 944 descreve um dispositivo de peneira cilíndrica, que gira em tomo de seu eixo horizontal de modo contínuo, e que permite realizar o peneiramento de pós secos ou úmidos através da peneira que reveste o dito cilindro. Paralelamente, o documento EP 1 163 958 apresenta uma aparelhagem cilíndrica que gira em seu eixo horizontal de modo contínuo, o dito movimento horizontal sendo completado por um movimento de vibração induzido na peneira que forma o cilindro: esse aparelho é mais especialmente destinado ao peneiramento de materiais à base de argila.
De maneira geral, a Requerente indica que a utilização de gaiolas cilíndricas recobertas por uma peneira, animadas por um movimento de rotação e/ou de vibração, permitindo assim o peneiramento de partículas minerais, são meios bem conhecidos pelo profissional. Por outro lado, em complemento dos dispositivos precitados, é corrente realizar pesagens dos materiais assim peneirados, o que permite obter uma proporção mássica das partículas cujo diâmetro é inferior à malha da peneira utilizada. No entanto, esses dispositivos não dão satisfação ao profissional visto que eles são utilizados de modo industrial para separar materiais de naturezas diferentes e/ou lavar materiais poluídos por partículas de granulometria muito diferentes. Eles não são portanto destinados à caracterização dos pós. Esses dispositivos são, além disso, equipados com um só tipo de peneira que recobre o conjunto de suas circunferência, permitindo eventualmente só caracterizar uma única classe granulométrica de partículas. Por outro lado, nenhum desses dispositivos revela sistemas que permitem medir em linha a granulometria dos pós.
Na categoria das aparelhagens à base de crivos, peneira ou outras grades, a Requerente conhece finalmente o documento US 4 487 323 que descreve um dispositivo para caracterizar a granulometria de pós, que repousam em um tambor rotativo em tomo de seu eixo horizontal que dispõe de uma abertura e de diferentes peneiras. O tambor toma diferentes posições em tomo de seu eixo e é agitado por um motor vibrante, o que permite o peneiramento do pós que ele contém através da peneira que é orientada para baixo. Uma balança situada embaixo do tambor, e dessolidarizada do conjunto, permite quantificar a massa de partículas que atravessou cada peneira. No entanto, um tal dispositivo não permite a caracterização em linha da granulometria de pós visto que o operador deve trazer manualmente o pó a testar no seio do tambor.
Igualmente, o profissional se volta para a categoria dos dispositivos de medição da granulometria de pós, notadamente pela utilização de molas.
Essa tecnologia se mostra de fato muito mais recente do que aquela precedentemente evocada (e que repousa em grades, peneiras ou crivos). Devido a isso, o número de documentos que ela contém é muito menor, e é mais fácil para o profissional identificar rapidamente dispositivos que lhe permitem eventualmente resolver sei problema de caracterizar em linha a granulometria de diferentes pós, no decorrer de seu processo de fabricação.
Assim, o profissional identifica rapidamente o documento recente US 6 829 955 Bl (patente americana publicada em 14 de dezembro de
2004). Esse documento descreve um dispositivo que permite a determinação da granulometria, em linha, e de maneira relativamente simples, de diversos pós. Um tal dispositivo é equipado com uma mola da qual o afastamento das espiras, variável em função da amplitude de oscilação da dita mola, vai permitir deixar passar diferentes classes granulométricas de partículas. Um tal dispositivos entretanto não deixa de apresentar novos problemas para o profissional, mesmo se ele já permite caracterizar a granulometria em linha de diversos pós. De fato, tal como indicado na figura da página de guarda do dito documento, as partículas de pó a analisar, quando elas caem dentro da câmara de recepção situada abaixo da mola estão na origem de um inconveniente duplo: sua energia pode ser suficientemente grande para que elas se alterem no momento do choque com a mola (a integridade do material a testar não é mais assegurada) e/ou que elas alterem a mola danificando para isso as espiras ou modificando o afastamento das mesmas (a integridade do dispositivo e portanto da medição não é mais assegurada).
Igualmente, tendo em vista resolver seu problema técnico inicial, que consiste no desenvolvimento de um dispositivo de caracterização da granulometria em linha de pós, simples de instalar na indústria, compatível com as restrições industriais tais como as vibrações, a Requerente desenvolveu um dispositivo que, ao mesmo tempo em que preenche essas condições, corrige os inconvenientes relativos ao documento US 6 829 955 que constitui a arte anterior mais próxima visto que ele já resolve o problema técnico inicial, esses inconvenientes sendo a alteração do material a analisar e a degradação do dispositivo de medição.
O desenvolvimento do dispositivo de acordo com a invenção aparece ainda mais inventivo visto que ele não se apóia de nenhuma forma no documento que constitui o estado da técnica mais próximo, que o profissional deveria ter procurado melhorar de maneira evidente e natural.
Ao contrário, e de maneira absolutamente inventiva, a
Requerente soube identificar um documento muito mais antigo, US 4 487
323, entre um conjunto de documentos muito vasto visto que se trata daquele constituído por aparelhagens que repousam em crivos, peneiras ou grades (17 789 documentos no dia 08 de maio de 2006 na classe B07 da classificação internacional das patentes), do qual ele transformou amplamente o funcionamento, para resolver seu problema técnico.
A escolha desse documento era ainda menos natural/evidente para o profissional visto que o dito documento US 4 487 323 não resolve, como já indicado precedentemente, o problema técnico inicial posto no presente Pedido. A Requerente quer de fato destacar que a caracterização da granulometria de pós, em linha, não pode ser realizada a partir do dispositivo descrito no documento US 4 487 323. De fato, várias intervenções humanas são necessárias no dito documento, tendo em vista caracterizar a granulometria de um pó: introdução desse último dentro do tambor de peneiramento, com notadamente o risco de que as peneiras sejam danificadas (e portanto troca manual das peneiras) ou entupidas (e portanto limpeza manual das peneiras) por ocasião dessa introdução, e/ou que o pó seja alterado quando ele entra em contato com as peneiras (e nesse caso descarregamento do pó, limpeza manual das peneiras, e nova introdução do pó para recomeçar a medição), e limpeza/manutenção geral do dispositivo e notadamente das peneiras. Ao contrário, o dispositivo objeto da presente invenção não necessita de nenhuma intervenção manual no decorrer do ciclo de peneiramento (e isso, sem também não danificar/entupir as peneiras, nem alterar o pó), nem para a limpeza das peneiras. Além disso, ele é equipado com um órgão de alimentação que permite que ele colete diretamente o pó a analisar em seu processo de fabricação (retirada em uma tremonha, ou em um silo por exemplo): desse modo, o dito dispositivo pode ser perfeitamente sincronizado com o próprio processo de fabricação do dito pó.
Depois de ter sabido identificar esse documento, a Requerente soube também modificar o dispositivo que era o objeto dele para:
- resolver seu problema técnico inicial (quer dizer tomar possível a determinação granulométrica de pós, em linha, de maneira simples, e compatível com as restrições industriais tais como as vibrações);
- ao mesmo tempo em que resolve esse problema técnico inicial, evitar os inconvenientes ligados à alteração do material a testar e a degradação do dispositivo, inconvenientes que são revelados no documento US 6 829 955.
Igualmente, tendo em vista resolver seu problema técnico inicial, quer dizer tomar possível a determinação da granulometria em linha dos pós de maneira simples e compatível com as restrições industriais, a Requerente introduziu um órgão de alimentação que permite introduzir os pós a testar diretamente dentro do órgão de peneiramento horizontal, órgão que não figurava no documento US 4 487 323. Ora, uma tal escolha ia induzir infalivelmente a chegada brutal do pó a analisar nas peneiras, apresentando o risco de alterar o dito pó e/ou de danificar as peneiras: eram assim de novo encontrados os problemas postos no documento US 6 829 955, o que demonstra bem que essa escolha não era natural. Um dos méritos da Requerente repousa então na maneira pela qual ela resolveu esse último inconveniente: ela equipou o órgão de peneiramento horizontal com uma placa antichoque que não figurava no documento US 4 487 323, a dita placa que possui um caráter antichoque sendo posicionada para baixo na origem do ciclo de medição, para receber o pó a testar. Desse modo, as peneiras não são mais danificadas e o pó a testar não é mais alterado, o que garante a integridade dos uns e dos outros. A placa antichoque é de fato um quadro feito de inox equipado com uma almofada realizada com o auxílio de uma borracha natural (boa resistência à abrasão) e de um gel de silicone. O gel tem como particularidade evitar qualquer ricochete do produto absorvendo para isso a energia do choque sem restituí-la.
Assim, o profissional possui através da presente invenção um dispositivo que permite a caracterização em linha de pós, simples de utilizar, compatível com as vibrações presentes em uma unidade de produção industrial, que não degrada o pó a analisar e que não é alterado em contato com o dito pó: isso constituía a exigência maior para o profissional.
Finalmente, existem duas outras vantagens secundárias proporcionadas pela presente invenção, e que o documento US 4 487 323 não oferecia. A Requerente destaca que essas duas vantagens não estão ligadas a um novo problema técnico, visto que elas podem estar ligadas ao problema técnico inicial, tal como apresentado antes. A Requerente escolheu simplesmente apresentá-las como problemas técnicos secundários, no sentido em que suas soluções só constituem características opcionais da presente invenção.
A primeira é que o dispositivo descrito no documento US 4 487 323 não é fácil de utilizar no sentido que o órgão de medição é dessolidarizado do resto da aparelhagem: se for desejado deslocar o dispositivo, é preciso portanto deslocar o órgão de medição, o que necessita uma dupla manipulação. Ora, fixar o órgão de medição ao resto do dispositivo vai tomá-lo dependente das vibrações induzidas pelo órgão de vibração contínua, e portanto incapaz de fornecer uma medição confiável. Um outro mérito da Requerente repousa aqui na solução que ela utilizou e que consiste em fixar efetivamente o órgão de medição ao resto do dispositivo, mas que consiste também em prever um órgão de acoplamento elástico entre o motor e o eixo horizontal do órgão de peneiramento. Desse modo, essa combinação permite fornecer um dispositivo moldado solidariamente (que não necessita de manipulações múltiplas para um deslocamento na usina) e cuja duração de vida do órgão de vibração é aumentada. De fato, a Requerente soube notar que, o sistema de vibração permitindo fazer a gaiola giratória vibrar colocando para isso em vibração o eixo que é acoplado a ela, o fato de quebrar a ligação eixo/motor com o auxílio de um órgão de acoplamento elástico permitia evitar a transmissão das vibrações para o motor: aumenta-se portanto assim a duração de vida desse último. Esse órgão de acoplamento elástico, bem conhecido pelo profissional, pode ser notadamente um órgão de natureza elastomérica.
A segunda está ligada à exigência de simplicidade de utilização, e se refere à limpeza do dispositivo. O mérito da Requerente repousa aqui no fato de que ela soube notar que um órgão de limpeza automático, que consiste em pelo menos um bico e/ou um gerador de ultrassons situado na periferia do órgão de peneiramento e que projeta ar comprimido sobre as peneiras ia permitir, em combinação com uma ou várias rotações das ditas peneiras, limpar completamente e de maneira perfeita a totalidade do dispositivo e isso, em um espaço de tempo bastante reduzido.
Finalmente, a Requerente quer indicar que ela conhece ao nível da arte anterior a Patente Francesa n° 05 04917, e que só entra portanto no estado da técnica ao título da novidade (de acordo com o artigo L611-14 do Código da Propriedade Intelectual, ou ainda de acordo com o artigo 54(2) da Convenção sobre a Patente Européia). Ora, existe - entre outras coisas — uma diferença fundamental entre o dito Pedido e a presente invenção, que reside nas 4 posições do órgão rotativo, das quais uma delas é uma placa antichoque, no caso da presente invenção.
Igualmente, um primeiro objeto da invenção é um dispositivo de caracterização da granulometria de pós que compreende um órgão de alimentação, um órgão de evacuação, um órgão de pesagem, um órgão de vibração contínua, um órgão de peneiramento, assim como eventualmente um órgão de comando, e caracterizado:
- pelo fato de que o órgão de peneiramento é um órgão rotativo em tomo de um eixo horizontal, e dispõe de pelo menos 1 posição para um espaço vazio ou espaço de liberação e de introdução do pó, 1 posição para uma placa antichoque, pelo menos 2 posições que correspondem a 2 peneiras de malha diferentes;
- e pelo fato de que o dito dispositivo possui um órgão de limpeza que consiste em pelo menos um bico e/ou um gerador de ultrassons situado na periferia do órgão de peneiramento;
- e pelo fato de que o dispositivo possui um órgão de acoplamento elástico entre o eixo horizontal do órgão de peneiramento e o órgão de vibração contínua.
A figura 1 representa uma vista de frente bastante esquemática do dispositivo objeto da presente invenção, a parte hachurada representando a estrutura na qual é fixado o dispositivo objeto da presente invenção, de maneira a fornecer uma coesão entre os diferentes órgãos do dito dispositivo.
O dito dispositivo é portanto equipado com um órgão de alimentação (1) pelo qual o pó a analisar penetra no órgão de peneiramento (2). O profissional saberá adaptar o órgão de alimentação de maneira a ligá-lo a um silo, uma tremonha, ou qualquer outro ponto do processo de fabricação do pó a testar, de maneira a efetuar nesse ponto uma retirada do dito pó, tendo em vista levá-lo ao dispositivo objeto da invenção. E assim que é possível realizar a determinação da granulometria em linha dos pós a testar, o que é uma das vantagens da presente invenção.
O órgão de peneiramento é um órgão rotativo em tomo de seu eixo horizontal (3) e não foram representados nessa figura o espaço livre, nem as diferentes peneiras, nem a placa antichoque que fazem parte das características do dito órgão de peneiramento (se recorrerá à figura 2, detalhada mais adiante). O órgão de vibração contínua (4) imprime suas vibrações ao eixo (3) que as transmite ao órgão de peneiramento. O órgão de acoplamento elástico (5) limita a propagação das vibrações do órgão de peneiramento para o órgão de vibração contínua: aumenta-se assim a duração de vida do dito órgão de vibração contínua.
Dessa maneira, possui-se um dispositivo moldado solidariamente, quer dizer simples de utilizar e notadamente de deslocar dentro de uma usina, e cuja duração de vida do órgão de vibração contínua é alongada: isso constitui uma das outras vantagens da presente invenção.
As diferentes classes granulométricas de partículas a analisar escoam pelas peneiras do órgão de peneiramento, através do órgão de evacuação (6) e seu peso é finalmente quantificado ao nível do órgão de pesagem (7).
A figura 2 ilustra esquematicamente o órgão de peneiramento cilíndrico, tal como pode notadamente ser observado de acordo com um corte AA da figura 1.
No decorrer do ciclo de caracterização do pó, o órgão de peneiramento é disposto de tal maneira para que a placa antichoque (a) seja posicionada para baixo. Desse modo, o pó a testar chega diretamente sobre essa placa (a) pela abertura (e): os materiais não são alterados (eles não se quebram, notadamente em contato com peneiras rígidas, como no caso da arte anterior): preserva-se assim a integridade do pó a analisar assim como a integridade do dispositivo de medição e notadamente das peneiras. Trata-se aí da principal vantagem oferecida pela presente invenção.
De fato, o dito dispositivo preserva a integridade dos pós a analisar, e não pode ser danificado pelos ditos pós. A respeito da manutenção da integridade do material a analisar, a Requerente quer destacar que se trata de uma exigência essencial e isso, a fim de não falsear a medição de pesagem. Mas (e é aqui ainda uma vantagem anexa da presente invenção) o fato de que o pó chegue na placa antichoque sem ser deteriorado, permite eventualmente realizar no dito pó presente sobre a placa uma outra medição não destrutiva tal como, por exemplo e sem querer ser limitativo, uma medição óptica, tal como uma medição de cor mais especialmente importante no caso de uma matéria mineral tal como o carbonato de cálcio. Além disso, o presente dispositivo não compreende os inconvenientes dos métodos de laboratório evocados antes, visto que ele é pouco custoso para fabricar, simples para integrar e para utilizar e que as condições de sua utilização são perfeitamente compatíveis com o ambiente industrial no qual ele é utilizado (atmosfera rica em matérias pulverulentas, choques, vibrações,...). Em seguida, contrariamente aos outros dispositivos mecânicos da arte anterior, ele permite em uma só vez (sem troca de peneira ou interrupção do ciclo de medição) caracterizar várias classes granulométricas de partículas. Finalmente sua simplicidade o toma perfeitamente adaptável em um ponto qualquer do processo de fabricação de matérias minerais, permitindo assim um controle em linha da granulometria das ditas partículas, o que é o objetivo essencial para o profissional.
O ciclo de caracterização pode então começar. Uma vez que todo o pó a analisar foi introduzido automaticamente sobre a placa antichoque, faz-se o órgão de peneiramento girar até que a peneira que tem a malha mais fina (b), situada justo exatamente ao lado da placa antichoque, se encontre em posição para baixo: peneira-se assim uma primeira classe granulométrica de partículas de pó. A operação é repetida para a peneira (c) situada justo exatamente ao lado da peneira (b) e que tem a malha mais larga do que essa última, e depois para a peneira (d) situada justo exatamente ao lado da peneira (c) e que tem a malha mais larga do que essa última. Finalmente, depois de uma última rotação, o órgão de rotação se coloca de tal maneira para que o espaço vazio esteja posicionado para baixo: as partículas que ficaram dentro do cilindro são evacuadas portanto para baixo, e são pesadas sobre a balança.
Essa figura representa portanto o dispositivo de acordo com a invenção munido de 3 peneiras de malha diferente (b, c, e d); esse número não é limitativo, e é lembrado que o dispositivo objeto da presente invenção deve compreender pelo menos 2 peneiras de malhas diferentes. O aparelho é projetado para gerar várias posições e portanto várias peneiras adaptadas ao controle do processo de fabricação do pó a analisar.
Dessa maneira, graças às posições sucessivas tomadas pelo órgão de peneiramento em tomo de seu eixo horizontal, as partículas são levadas para peneiras com malha cada vez mais larga: realiza-se assim uma classificação das partículas em função de seu tamanho. O sistema de pesagem associado ao dispositivo permite medir as massas de partículas cujo diâmetro é inferior à malha de cada uma das peneiras: obtém-se assim, transportando-se cada massa de partículas em função do peso total da amostra, uma repartição granulométrica das partículas. Os resultados obtidos podem ser expressos em “passante” (porcentagem de partículas que atravessam a peneira), em “retido” (porcentagem das partículas que restam na peneira, quer dizer o inverso do “passante”) ou de acordo com qualquer outro meio de expressão desse tipo de resultados.
No final do ciclo de caracterização da amostra retirada, essa última é reenviada para o ciclo de fabricação no decorrer de uma operação de limpeza automática da invenção (operação dita de “backflush”). Essa etapa de limpeza tem como objetivo evacuar o pó presente no órgão de pesagem, limpar as peneiras do órgão de peneiramento, desempoeirar o dispositivo em seu conjunto e reinstalar a aparelhagem (posição de origem para as colocações em funcionamento e/ou inicialização depois de uma eventual falha da invenção, ou posição de espera de partida de um novo ciclo durante a utilização da invenção).
Ela consiste na:
- abertura do órgão de pesagem, para evacuar a amostra,
- rotação em uma ou várias voltas do órgão de peneiramento,
- projeção de ar comprimido sobre as peneiras de rotação, notadamente por bicos situados de um lado e de outro do órgão de peneiramento, tais como representados na figura (2), (f), ou na projeção de ultrassons por geradores situados de um lado e de outro do órgão de peneiramento,
- aspiração das poeiras levantadas pelo ar comprimido,
- colocação em posição inicial do dispositivo.
As poeiras levantada pelo ar comprimido podem então ser aspiradas por um sistema de depressão (8 na figura 1), que é encontrado em todo os sítios de fabricação industrial de pós.
No caso contrário o sistema poderá ser facilmente equipado com um sistema de depressão autônomo.
O número de peneiras, o tempo de passagem das partículas em cada uma delas, a massa total das partículas introduzidas inicialmente no órgão de peneiramento são parâmetros que o profissional saberá adaptar à natureza dos pós que ele deseja caracterizar.
Além da repartição das partículas em função de sua granulometria, a invenção permite, no decorrer de um ciclo simplificado que utiliza unicamente a peneira de malha maior e a posição de liberação das partículas mais grosseiras, identificar uma poluição eventual do pó analisado por partículas de diâmetros grandes demais e que não devem estar presentes no pó acima citado. Essas partículas de diâmetro grande demais estão geralmente presentes em pequenas quantidades, daí a necessidade de utilizar um ciclo simplificado, que permite a retirada de uma amostra de massa grande em comparação com a massa da amostra analisada por ocasião do ciclo completo.
Igualmente, um primeiro objeto da invenção é um dispositivo de caracterização da granulometria de pós que compreende um órgão de alimentação, um órgão de evacuação, um órgão de pesagem, um órgão de vibração contínua, um órgão de peneiramento, assim como eventualmente um órgão de comando, e caracterizado:
- pelo fato de que o órgão de peneiramento é um órgão rotativo em tomo de um eixo horizontal, e dispõe de pelo menos 1 posição para um espaço vazio ou espaço de liberação e de introdução do pó, 1 posição para uma placa antichoque, pelo menos 2 posições que correspondem a 2 peneiras de malhas diferentes;
- e pelo fato de que o dito dispositivo possui um órgão de limpeza que consiste em pelo menos um bico e/ou um gerador de ultrassons situado na periferia do órgão de peneiramento;
- e pelo fato de que o dito dispositivo possui um órgão de acoplamento elástico entre o eixo horizontal do órgão de peneiramento e o órgão de vibração contínua.
Os órgãos de alimentação, de evacuação, de pesagem e de vibração contínua podem ser realizados de acordo com todas as formas e todos os meios bem conhecidos pelo profissional.
O mesmo acontece para o órgão de peneiramento, desde que ele seja rotativo em tomo de um eixo horizontal, e compreenda pelo menos 4 posições que correspondem a 2 peneiras de malha diferentes, 1 espaço vazio de introdução do pó e de liberação das partículas mais grosseiras, e 1 placa antichoque.
O dispositivo é também caracterizado pelo fato de que a placa antichoque é feita de inox e é equipada com uma almofada realizada com o auxílio de uma borracha natural e de um gel de silicone.
O dispositivo é também caracterizado pelo fato de que o órgão de acoplamento elástico é de natureza elastomérica.
O dispositivo de acordo com a invenção é também caracterizado pelo fato de que o órgão de peneiramento é realizado de acordo com diferentes formas, e é notadamente cilíndrico ou poligonal.
O dispositivo objeto da invenção pode portanto eventualmente conter um órgão de comando, cuja função é controlar os outros órgãos. O dito órgão de comando pode ser embarcado ou deslocado. Pode se tratar de um computador, de um autômato programável, ou de qualquer outro órgão de comando bem conhecido pelo profissional.
Em seguida, um outro objeto da invenção é a utilização do dispositivo precedentemente descrito para a determinação da granulometria de pós.
A utilização do dispositivo de acordo com a invenção é também caracterizada pelo fato de que ela permite a determinação da granulometria de pós com o auxílio de diferentes posições sucessivas tomadas pelo órgão de peneiramento em tomo de seu eixo horizontal, a posição inicial do órgão de peneiramento consistindo na placa antichoque posicionada para baixo.
Essa utilização é também caracterizada pelo fato de que a determinação da granulometria dos pós ocorre em linha, quer dizer no decorrer de seu processo de fabricação.
Essa utilização é caracterizada pelo fato de que os ditos pós são pós secos, quer dizer pós dos quais a taxa de umidade é inferior a 5% em massa de água, e preferencialmente inferior a 2% em massa de água, e muito preferencialmente inferior a 1 % em massa de água, tal como determinado por pesagens diferenciais, antes e depois de secagem do dito pó.
Essa utilização é também caracterizada pelo fato de que os ditos pós possuem uma extensão granulométrica, tal que o diâmetro médio dos ditos pós esteja compreendido entre 0,05 e 10 mm, preferencialmente entre 0,1 e 5 mm, muito preferencialmente entre 0,2 e 2 mm.
Essa utilização é também caracterizada pelo fato de que os ditos pós são pós utilizados no setor alimentar, tal como pós à base de cristais de açúcar, pós de sal, farinhas, pós de leite, pós constituídos por materiais alimentares desidratados, pós de detergentes, pós de cerâmicas, pós plásticos, pós metálicos, pós de tintas, pós farmacêuticos, toner para impressão, adubos, ou ainda pós constituídos por matérias minerais, e ainda mais especialmente pós de matérias minerais à base de carbonato de cálcio natural e/ou precipitado e/ou de dolomitas e/ou de talco, e de maneira ainda mais especial pós de matérias minerais à base de um carbonato de cálcio natural que é mármore, giz, calcário ou suas misturas.
Os exemplos seguintes ilustram a invenção sem por isso 5 limitar o alcance das mesmas.
EXEMPLOS Exemplo 1
Esse exemplo ilustra a execução da invenção para a caracterização granulométrica de um pó que é carbonato de cálcio fabricado pela sociedade OMYA™ em sua usina de Salses (França) e comercializado depois sob o nome de Durcal™ 130.
Para fazer isso, o dispositivo de acordo com a invenção foi equipado com 4 peneiras das quais as malhas são iguais a 100 pm, 250 pm, 355 pm e 500 pm, que respondem às necessidades de análises do pó acima citado (especificações qualitativas cliente...). Os tempos de passagem do pó em cada uma das peneiras são respectivamente iguais a 06:00 minutos, 07:30 minutos, 04:00 minutos, 00:30 minutos e finalmente 00:25 minutos na posição de liberação das partículas mais grosseiras.
Os resultados correspondentes, expressos em porcentagem de partículas cujo diâmetro é superior à malha de cada peneira (denominado retido) estão indicados na tabela 1.
Retido a 100 pm (%) Retido a 250 pm (%) Retido a 355 pm (%) Retido a 500 pm (%)
82,09 30,55 0,55 0
78,76 29,39 0,39 0
79,35 28,47 0,29 0
81,15 29,54 0,39 0
81,06 30,21 0,19 0
78,37 27,16 0,3 0
79,82 27,63 0,1 0
Tabela 1: retido a 100 pm, 250 pm, 355 pm e 500 pm, determinados a partir do dispositivo de acordo com a invenção, em um pó seco de carbonato de cálcio (Durcal™ 130 comercializado pela sociedade OMYA™).
A tabela 1 demonstra portanto que é possível, com o auxílio do dispositivo de acordo com a invenção, obter a repartição granulométrica de um pó tal como carbonato de cálcio.
Exemplo 2
Esse exemplo tem como objeto demonstrar a confiabilidade do dispositivo de acordo com a invenção, ilustrando para isso a correlação entre as medições que ele efetua, e as medições realizadas manualmente no laboratório nas mesmas amostras.
Esse exemplo emprega um pó que é carbonato de cálcio fabricado pela sociedade OMYA™ em sua usina Salses (França) e comercializado depois sob o nome de Durcal™ 130.
Diferentes amostras do dito pó foram analisadas pelo dispositivo de acordo com a invenção, nas mesmas condições que aquelas descritas para o exemplo 1.
Paralelamente, essas amostras foram peneiradas manualmente, através de uma peneira de 100 pm e uma outra peneira de 250 pm.
As figuras 3 e 4, no final desse documento, representam o valor do retido medido de acordo com o teste manual de laboratório (eixo das ordenadas ou eixo dos y) em função doa retido medido de acordo com a invenção (eixo das abscissas ou eixo dos x), respectivamente:
- a 100 pm (figura 3 na qual está representada a reta de regressão linear de equação y = 1,0018 x e de coeficiente de regressão igual a 0,9751)
- e a 250 pm (figura 4 na qual está representada a reta de regressão linear de equação y = l,1437xede coeficiente de regressão igual a 0,9856).
A leitura das figuras 3 e 4 demonstra a excelente correlação entre as medições realizadas manualmente a 100 e 250 pm, e aquelas obtidas diretamente pelo dispositivo de acordo com a invenção nas mesmas amostras (essa correlação é naturalmente possível para produtos diferentes do Durcal™ 130 e para outros pontos granulométricos tais como 63 pm, 80 pm, 355 pm...).
Exemplo 3
Esse exemplo ilustra a execução da invenção para a caracterização granulométrica de um pó que é açúcar branco cristalizado sob a forma de pó fabricado pela sociedade Cristal Union™ em sua usina de Corbeilles (França) e comercializado depois sob a forma de açúcar em pó.
Para fazer isso, o dispositivo de acordo com a invenção foi equipado com 5 peneiras das quais as malhas são iguais a 125 pm, 250 pm, 500 pm, 630 pm e 800 pm, que respondem às necessidades de análises do pó acima citado (especificações qualitativas cliente...). Os tempos de passagem do pó em cada uma das peneiras são respectivamente iguais a 06:30 minutos, 06:00 minutos, 06:00 minutos, 05:00 minutos, 03:30 minutos e finalmente 02:30 minutos na posição de liberação das partículas mais grosseiras.
Os resultados correspondentes, expressos em porcentagem de partículas cujo diâmetro é superior à malha de cada peneira (denominado retido) estão indicados na tabela 2.
Retido a 125 pm (%) Retido a 250 pm (%) Retido a 500 pm (%) Retido a 630 pm (%) Retido a 800 pm (%)
98,4 94,5 60,7 37,6 18,1
98,7 93,3 57,4 38,2 19,5
99,1 93,9 55,5 38,7 18,6
98,8 94,4 59,5 41,3 20,5
99,4 93,7 56,9 40,2 17,8
98,5 93,4 57,3 39,8 19,4
Tabela 5: retido a 125 pm, 250 pm, 500 pm, 630 pm e 800 pm, determinados a partir do dispositivo de acordo com a invenção, em um pó seco de açúcar cristalizado (comercializado pela sociedade CRISTAL UNION™).
A tabela 2 demonstra portanto que é possível, com o auxílio do dispositivo de acordo com a invenção, obter a repartição granulométrica de um pó tal como açúcar.
Exemplo 4
Esse exemplo tem como objeto demonstrar a confiabilidade do dispositivo de acordo com a invenção, ilustrando para isso a correlação entre as medições que ele efetua, e as medições realizadas manualmente no laboratório nas mesmas amostras.
Esse exemplo emprega um pó que é açúcar cristalizado fabricada pela sociedade CRISTAL UNION™ em sua usina de Corbeilles (França) e comercializada depois sob o nome de Candy™.
Diferentes amostras do dito pó foram analisadas pelo dispositivo de acordo com a invenção, nas mesmas condições que aquelas descritas para o exemplo 3.
Paralelamente, essas amostras foram peneiradas manualmente, através de uma peneira de 250 pm e uma outra peneira de 630 pm.
As figuras 5 e 6, no final desse documento, representam o valor do retido medido de acordo com o teste manual de laboratório (eixo das ordenadas ou eixo dos y) em função da retido medida de acordo com a invenção (eixo das abscissas ou eixo dos x), respectivamente:
- a 250 pm (figura 5 na qual está representada a reta de regressão linear de equação y = 1,0175 x -1,51 e de coeficiente de regressão igual a 0,986)
- e a 630 pm (figura 6 na qual está representada a reta de regressão linear de equação y = 0,9773 x -0,6 e de coeficiente de regressão igual a 0,988).
A leitura das figuras 5 e 6 demonstra a excelente correlação entre as medições realizadas manualmente a 250 e 630 pm, e aquelas obtidas diretamente pelo dispositivo de acordo com a invenção nas mesmas amostras (essa correlação é naturalmente possível para os diferentes açúcares cristalizados e para outros pontos granulométricos tais como 125 pm, 500 pm, 800 pm...).

Claims (6)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Dispositivo de caracterização da granulometria de pós que compreende um órgão de alimentação (1), um órgão de evacuação (6), um órgão de pesagem (7), um órgão de vibração contínua (4), um órgão de
    5 peneiramento (2), assim como eventualmente um órgão de comando, e caracterizado pelo fato de que
    - o órgão de peneiramento é um órgão rotativo em torno de um eixo horizontal (3), e dispõe de pelo menos 1 posição para um espaço vazio ou espaço de liberação e de introdução (e) do pó, 1 posição para uma placa
    10 antichoque (a), pelo menos 2 posições que correspondem a 2 peneiras (b) (c) de malhas diferentes;
    - a peneira de malha mais fina (b) está localizada exatamente ao lado da placa antichoque (a) formando um conjunto geométrico; a peneira (c) com malha mais larga que a da peneira (b) está localizada exatamente ao
    15 lado da peneira (b); e opcionalmente uma terceira peneira (d) com uma malha maior do que a da peneira (c) é colocada exatamente ao lado da peneira (c), e o espaço vazio ou espaço (e) para a evacuação ou alimentação do pó é localizado exatamente ao lado da última peneira e é adjacente, na sua aresta oposta, à aresta da placa antichoque (a), tudo na direção da rotação do
    20 referido elemento rotativo;
    - dito o espaço vazio ou espaço (e) para evacuação ou alimentação do pó, dita placa antichoque (a), e as ditas peneiras (b), (c) e opcionalmente (d) formam um conjunto geométrico cujo eixo longitudinal é coaxial com dito eixo horizontal (3) do dito elemento rotativo;
    25 - dito dispositivo tem um órgão de limpeza que consiste de pelo menos um bico (f) e/ou um gerador de ultrassons situado na periferia do órgão da peneiração;
    - dito dispositivo tem um órgão de acoplamento elástico (5) entre o eixo horizontal (3) do órgão de peneiração e o órgão de vibração
    Petição 870180041094, de 16/05/2018, pág. 9/12 contínua (4).
  2. 2. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o órgão de peneiramento (2) tem uma forma cilíndrica ou poligonal.
    5 3. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que a placa antichoque (a) é feita de inox e é equipada com uma almofada realizada com o auxílio de uma borracha natural e de um gel de silicone.
    4. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações
    10 1 a 3, caracterizado pelo fato de que o órgão de acoplamento elástico (5) é de natureza elastomérica.
    5. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que ele possui um órgão de comando, embarcado ou deslocado, o dito órgão de comando sendo preferencialmente
    15 um computador ou um autômato programável.
    6. Utilização do dispositivo conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizada pelo fato de que é para a determinação da granulometria de pós.
    7. Utilização de acordo com a reivindicação 6, caracterizada 20 pelo fato de que ela permite a determinação da granulometria de pós com o auxílio de diferentes posições sucessivas tomadas pelo órgão de peneiramento (2) em torno de seu eixo horizontal (3), a posição inicial do órgão de peneiramento (2) consistindo na placa antichoque (a) posicionada para baixo.
    8. Utilização de acordo com a reivindicação 6 ou 7, 25 caracterizada pelo fato de que a dita determinação da granulometria dos pós ocorre em linha, quer dizer no decorrer do processo de fabricação dos ditos pós.
    9. Utilização de acordo com qualquer uma das reivindicações 6 a 8, caracterizada pelo fato de que os ditos pós são pós secos, pós dos quais
    Petição 870180041094, de 16/05/2018, pág. 10/12 a taxa de umidade é inferior a 5% em massa de água, preferencialmente inferior a 2% em massa de água, muito preferencialmente inferior a 1% em massa de água, tal como determinado por pesagens diferenciais, antes e depois de secagem dos ditos pós.
    5 10. Utilização de acordo com qualquer uma das reivindicações
    6 a 9, caracterizada pelo fato de que os ditos pós possuem uma extensão granulométrica, tal que o diâmetro médio dos ditos pós esteja compreendido entre 0,05 e 10 mm, preferencialmente entre 0,1 e 5 mm, muito preferencialmente entre 0,2 e 2 mm.
    10 11. Utilização de acordo com qualquer uma das reivindicações
    6 a 10, caracterizada pelo fato de que os ditos pós são pós utilizados no setor alimentar, e preferencialmente pós à base de cristais de açúcar, pós de sal, farinhas, pós de leite, pós constituídos por materiais alimentares desidratados.
    12. Utilização de acordo com uma das reivindicações 6 a 10,
    15 caracterizada pelo fato de que os ditos pós são pós de detergentes.
    13. Utilização de acordo com qualquer uma das reivindicações 6 a 10, caracterizada pelo fato de que os ditos pós são pós de cerâmicas.
    14. Utilização de acordo com qualquer uma das reivindicações 6 a 10, caracterizada pelo fato de que os ditos pós são pós plásticos.
    20 15. Utilização de acordo com qualquer uma das reivindicações
    6 a 10, caracterizada pelo fato de que os ditos pós são pós metálicos.
    16. Utilização de acordo com qualquer uma das reivindicações 6 a 10, caracterizada pelo fato de que os ditos pós são pós de tintas.
    17. Utilização de acordo com qualquer uma das reivindicações
    25 6 a 10, caracterizada pelo fato de que os ditos pós são pós farmacêuticos.
    18. Utilização de acordo com qualquer uma das reivindicações 6 a 10, caracterizada pelo fato de que os ditos pós são toner para impressão.
    19. Utilização de acordo com qualquer uma das reivindicações 6 a 10, caracterizada pelo fato de que os ditos pós são adubos.
    Petição 870180041094, de 16/05/2018, pág. 11/12
    20. Utilização de acordo com qualquer uma das reivindicações 6 a 10, caracterizada pelo fato de que os ditos pós são pós constituídos por matérias minerais, e ainda mais especialmente pós de matérias minerais à base de carbonato de cálcio natural e/ou precipitado e/ou de dolomitas e/ou de
    5 talco, e de maneira ainda mais especial pós de matérias minerais à base de um carbonato de cálcio natural que é mármore, giz, calcário ou suas misturas.
    Petição 870180041094, de 16/05/2018, pág. 12/12
    FIGURA 2/6
  3. 3/6
    FIGURA 3/6
  4. 4/6
    FIGURA 4/6
  5. 5/6
    FIGURA 5/6
  6. 6/6
    FIGURA 6/6
BRPI0716736-9A 2006-09-14 2007-09-12 Dispositivo de caracterização da granulometria de pós e utilização do mesmo BRPI0716736B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0608038 2006-09-14
FR0608038A FR2906031B1 (fr) 2006-09-14 2006-09-14 Dispositif de caracterisation de la granulometrie des poudres et ses utilisations.
PCT/IB2007/002644 WO2008032192A2 (fr) 2006-09-14 2007-09-12 Dispositif de caracterisation de la granulometrie de poudres et ses utilisations

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0716736A2 BRPI0716736A2 (pt) 2013-09-17
BRPI0716736B1 true BRPI0716736B1 (pt) 2018-08-14

Family

ID=37686042

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0716736-9A BRPI0716736B1 (pt) 2006-09-14 2007-09-12 Dispositivo de caracterização da granulometria de pós e utilização do mesmo

Country Status (15)

Country Link
US (1) US8123040B2 (pt)
EP (1) EP2069754B1 (pt)
JP (1) JP5261800B2 (pt)
KR (1) KR101449074B1 (pt)
CN (1) CN101529225B (pt)
AU (1) AU2007297242B2 (pt)
BR (1) BRPI0716736B1 (pt)
CA (1) CA2663195C (pt)
EA (1) EA013719B1 (pt)
EG (1) EG25372A (pt)
ES (1) ES2661029T3 (pt)
FR (1) FR2906031B1 (pt)
MX (1) MX2009002630A (pt)
TW (1) TWI441691B (pt)
WO (1) WO2008032192A2 (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2906031B1 (fr) * 2006-09-14 2009-01-30 Omya S A S Soc Par Actions Sim Dispositif de caracterisation de la granulometrie des poudres et ses utilisations.
KR101419174B1 (ko) * 2013-04-18 2014-07-14 창원대학교 산학협력단 실외용 입도분포분석기
PL2875738T3 (pl) * 2013-11-26 2017-02-28 Electrolux Professional S.P.A. Stanowisko przesiewania środków żywnościowych
CN108507911A (zh) * 2018-04-24 2018-09-07 佛山市汇创科技有限公司 一种多功能粉料检测设备
CN109092661B (zh) * 2018-08-10 2021-09-21 孙江花 一种建筑用筛筒式筛沙装置
CN113702253A (zh) * 2021-07-08 2021-11-26 中国科学院金属研究所 一种激光选区熔化成形用超细粉末粒度的检测方法
CN114800943B (zh) * 2022-05-20 2024-02-20 嘉兴学院 一种废旧地毯的回收方法
CN117531697B (zh) * 2023-11-14 2024-04-19 广东工业大学 一种针对粉土的半自动化振筛装置

Family Cites Families (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2537159A (en) * 1946-04-15 1951-01-09 Sallander Court Gosta Valdemar Vibrator
AT267988B (de) * 1967-03-10 1969-01-27 Losenhausen Maschinenbau Ag Rüttelwalze
US3749372A (en) * 1972-01-27 1973-07-31 Funk Mfg Co Yieldable support means and drive mechanism for concrete mixer drums
FR2275117A7 (fr) * 1974-06-12 1976-01-09 Karlsruhe Augsburg Iweka Tamis a tambour
FR2349369A2 (fr) * 1976-04-27 1977-11-25 Tytko Jean Appareil de tamisage rotatif, adaptable a differents moyens rotateurs dont bouche de betonnieres
US4135388A (en) 1977-10-31 1979-01-23 Georgia Tech Research Institute Method and apparatus for automatically fractionating a sample of particulate material into discrete size fractions
US4282090A (en) * 1980-06-20 1981-08-04 St. Louis Conveyor Company Inc. Rotary sifting device
JPS5982584U (ja) * 1982-11-22 1984-06-04 川本工業株式会社 ゴムライナ−の取付構造
US4487323A (en) * 1983-05-09 1984-12-11 Weyerhaeuser Company Automatic particle-size analyzer
JPS60176280U (ja) * 1984-04-27 1985-11-21 川崎重工業株式会社 振動ふるい装置
JPS61216779A (ja) * 1985-03-23 1986-09-26 金子農機株式会社 籾米精選機
JPH067827Y2 (ja) * 1989-03-14 1994-03-02 三菱原子燃料株式会社 粉末調整装置
JPH0975758A (ja) * 1995-09-12 1997-03-25 Rasa Ind Ltd 円錐クラッシャ
GB2356711B (en) * 1999-11-25 2003-01-22 Technometrics Ltd Particle size distribution analyser
CN2428227Y (zh) * 2000-04-20 2001-05-02 高焰 筒式多功能振动筛
CN2497889Y (zh) * 2001-09-25 2002-07-03 李文跃 离心式气流筛粉机
KR100533173B1 (ko) * 2003-05-07 2005-12-01 (주)디테코 폐기물 선별장치
FR2886014B1 (fr) * 2005-05-17 2007-08-10 Omya S A S Soc Par Actions Sim Dispositif de caracterisation de la granulometrie de poudres et ses utilisations.
FR2906031B1 (fr) * 2006-09-14 2009-01-30 Omya S A S Soc Par Actions Sim Dispositif de caracterisation de la granulometrie des poudres et ses utilisations.

Also Published As

Publication number Publication date
AU2007297242B2 (en) 2011-09-15
CA2663195A1 (en) 2008-03-20
TW200821053A (en) 2008-05-16
FR2906031A1 (fr) 2008-03-21
TWI441691B (zh) 2014-06-21
KR20090068228A (ko) 2009-06-25
MX2009002630A (es) 2009-03-24
EG25372A (en) 2011-12-20
FR2906031B1 (fr) 2009-01-30
US20090281654A1 (en) 2009-11-12
CN101529225B (zh) 2013-04-17
EA200970277A1 (ru) 2009-10-30
EP2069754A2 (fr) 2009-06-17
KR101449074B1 (ko) 2014-10-08
BRPI0716736A2 (pt) 2013-09-17
EA013719B1 (ru) 2010-06-30
CA2663195C (en) 2014-07-08
JP5261800B2 (ja) 2013-08-14
ES2661029T3 (es) 2018-03-27
WO2008032192A3 (fr) 2008-05-22
EP2069754B1 (fr) 2017-11-29
CN101529225A (zh) 2009-09-09
WO2008032192A2 (fr) 2008-03-20
US8123040B2 (en) 2012-02-28
JP2010503849A (ja) 2010-02-04
AU2007297242A1 (en) 2008-03-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0716736B1 (pt) Dispositivo de caracterização da granulometria de pós e utilização do mesmo
Paulrud et al. Particle and handling characteristics of wood fuel powder: effects of different mills
Dapkunas et al. Particle size characterization
Hartmann et al. Methods for size classification of wood chips
Cleaver et al. Moisture-induced caking of boric acid powder
Whitby The mechanics of fine sieving
Neumann et al. A comparative study of various size distribution
WO2006123037A1 (fr) Dispositif de caracterisation de la granulometrie de poudres et ses utilisations
JP4909838B2 (ja) 粉体の飛散性評価方法および粉体の飛散濃度評価方法、これらを用いた粉体の封じ込め施設の設計方法
Merkus et al. Sieves and sieving
Mort Characterizing flowability of granular materials by onset of jamming in orifice flows
Barbosa-Cánovas et al. Particle properties
DK172867B1 (da) Fremgangsmåde og måleapparat til kontrol af især foderpiller
McGlinchey Sampling and characterization of bulk particulate materials and products
Cordero-Borboa An improved grinder for single crystal X-ray diffraction work
CN205450435U (zh) 一种用于氯化铵防结块剂的快速筛选装置
Wedd et al. The role of particle characterization in industrial crystallization
Urbańska-Gizińska et al. Comparison of external friction coefficients for single seeds in the stabilised system
Saxe et al. Structural and mechanical characterization of growing Arabidopsis plant cell walls
JPS61186834A (ja) 粉粒体の粒度計
WO2020077421A1 (pt) Equipamento movimentador de peneiras para classificação de grãos
Brandenburg MS 3: Theoretical methods I: Theoretical methods and crystallographic software
Landon et al. Physical Properties of Commercial Casting Slips
CN106483155A (zh) 一种测定zsm-22分子筛相对结晶度的方法
Salihu Design and optimisation of a spring particle sizer

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]
B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 14A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2640 DE 10-08-2021 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.