BRPI0716248A2 - mÉtodo para operaÇço de um sistema de motor, e um sistema de motor - Google Patents

mÉtodo para operaÇço de um sistema de motor, e um sistema de motor Download PDF

Info

Publication number
BRPI0716248A2
BRPI0716248A2 BRPI0716248-0A BRPI0716248A BRPI0716248A2 BR PI0716248 A2 BRPI0716248 A2 BR PI0716248A2 BR PI0716248 A BRPI0716248 A BR PI0716248A BR PI0716248 A2 BRPI0716248 A2 BR PI0716248A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
motor
drive circuit
load
operated
circuit
Prior art date
Application number
BRPI0716248-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Norbert Reichenbach
Johann Seitz
Original Assignee
Siemens Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Siemens Ag filed Critical Siemens Ag
Publication of BRPI0716248A2 publication Critical patent/BRPI0716248A2/pt
Publication of BRPI0716248B1 publication Critical patent/BRPI0716248B1/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02PCONTROL OR REGULATION OF ELECTRIC MOTORS, ELECTRIC GENERATORS OR DYNAMO-ELECTRIC CONVERTERS; CONTROLLING TRANSFORMERS, REACTORS OR CHOKE COILS
    • H02P1/00Arrangements for starting electric motors or dynamo-electric converters
    • H02P1/02Details of starting control
    • H02P1/04Means for controlling progress of starting sequence in dependence upon time or upon current, speed, or other motor parameter

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Power Engineering (AREA)
  • Control Of Electric Motors In General (AREA)
  • Control Of Motors That Do Not Use Commutators (AREA)
  • Control Of Ac Motors In General (AREA)
  • Control Of Vehicle Engines Or Engines For Specific Uses (AREA)
  • Control Of Multiple Motors (AREA)
  • Combined Controls Of Internal Combustion Engines (AREA)
  • Motor And Converter Starters (AREA)

Abstract

MÉTODO PARA OPERAÇçO DE UM SISTEMA DE MOTOR, E UM SISTEMA DE MOTOR. A apresente invenção refere-se a um sistema de motor (1), em que uma partida suave do motor (2) foi implementada, a operação do motor (2), em que o consumo de energia é reduzido, é proposto operar o circuito acionador (5) durante uma fase de ligação a fim de realizar uma partida suave do motor (2), que em o circuito acionador (5) pode ser desviado em uma fase de operação normal como uma função de uma carga, por meio da qual o motor (2) é operado.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "MÉTODO PARA OPERAÇÃO DE UM SISTEMA DE MOTOR, E UM SISTEMA DE MOTOR".
A presente invenção refere-se a um método para operação de um sistema de motor tendo um circuito acionador e um motor, e a um siste- ma de motor tal como este também.
Dependendo do campo de uso, sistemas de motor são agora fornecidos com unidades que permitem a partida suave do motor, a fim de evitar partida trepidante do motor, por exemplo quando a tensão de opera- ção máxima é aplicada imediatamente. Para este propósito, o motor é nor- malmente fornecido com um circuito acionador que é acionado por uma uni- dade de controle em uma maneira adequada, por exemplo, por meio de con- trole de comutação de fase, a fim de assegurar que a tensão que é suprida ao motor suba lentamente durante a fase de ligação. O circuito acionador normalmente tem semicondutores de potência que absorvem uma parte da potência fornecida ao motor, e converte em perdas de calor.
A fim de reduzir a perda de energia no circuito acionador, o cir- cuito acionador é ligado em ponte depois da fase de ligação, o que quer di- zer ao atingir o nível de acionamento do motor máximo, como um resultado do que é suprimida a perda de potência no circuito acionador, o que quer dizer em seus semicondutores de energia. Isto reduz consideravelmente a perda de potência durante a operação contínua, em particular na carga no- minal do motor, tornando assim mais fácil fornecer condicionamento de ar para o gabinete de distribuição. Além do mais, isto torna possível distribuir elementos de refrigeração fisicamente grandes, permitindo assim um projeto de dispositivo compacto.
Quando o circuito acionador é ligado em ponte, o motor é nor- malmente acionado com a voltagem disponível máxima. Quando o motor está sendo operado em uma faixa de carga parcial, o que quer dizer em uma faixa em que a carga aplicada no motor é menor que uma carga nominal, as leis da física significam que a corrente que é retirada pelo motor não diminui na mesma proporção. No entanto, isto resulta em perdas de calor maiores que o necessário no motor, como um resultado do que é exigida mais potên- cia para operar o motor do que a necessária. Quando o motor em sistemas de motor, em que não é possível ligar em ponte o circuito acionador, é ope- rado na faixa de carga nominal, altas perdas em geral ocorrem nos semi- condutores de potência no circuito acionador.
O objetivo da presente invenção é permitir que o motor em um sistema de motor em que é fornecida uma partida suave para o motor ser operado em uma maneira em que o consumo de energia do motor é reduzi- do.
Este objetivo é alcançado pelo método para operação de um
sistema de motor como reivindicado na reivindicação 1, e pelo sistema de motor como reivindicado na reivindicação 8.
Aprimoramentos vantajosos adicionais da invenção são especifi- cados nas reivindicações dependentes. De acordo com um primeiro aspecto da presente invenção, é
fornecido um método para a operação de um sistema de motor tendo um circuito acionador e um motor. O circuito acionador é operado durante uma fase ligada, a fim de realizar a partida suave do motor. Em uma fase de ope- ração normal, o circuito acionador pode ser ligado em ponte. Neste caso, o circuito acionador é ligado em ponte na fase de operação normal como uma função de uma carga em que o motor está sendo operado.
Isto permite que um sistema de motor com uma opção de partida suave, seja operado em um modo de economia de energia na qual, na fase de operação normal, o motor não é acionado independentemente da carga aplicada, como seria o caso se o circuito acionador devesse ser ligado em paralelo incondicionalmente depois da fase ligada. Em vez disto, a ligação em ponte do circuito acionador é realizada como uma função da carga que é aplicada ao motor. A carga em que o motor está sendo operado é de prefe- rência detectada pela medição de uma corrente através do motor. A medição de corrente torna possível determinar o consumo de energia do motor, que está por sua vez relacionado com a carga que é aplicada ao motor.
Particularmente, quando a carga na qual o motor está sendo o- perado é maior que o valor de carga limite, o circuito acionador é ligado em ponte. Neste caso, quando a carga em que o motor está sendo operado é menor que o valor de carga limite, o circuito acionador de preferência não é ligado em ponte e o circuito acionador é operado tal que o motor é acionado no modo de comutação de fase. Neste modo, o motor é alimentado com so- mente a energia que é exigida para operar o motor na carga parcial. Além do mais, a energia é de preferência ajustada como uma função da carga em que o motor está sendo operado (modo de economia de energia).
Em adição, é possível fornecer o circuito acionador ainda para ser ligado em ponte durante a fase de operação normal, como uma função de uma temperatura no circuito acionador. Isto torna possível assegurar que o circuito acionador, que é em geral designado somente para cargas baixas no caso de um sistema de motor com um modo de partida suave, seja pro- tegido contra superaquecimento no modo de economia de energia. De acordo com um aspecto adicional da presente invenção, um
sistema de motor é fornecido com um motor, um circuito acionador para a- cionar o motor, e uma unidade de controle que é conectada no circuito acio- nador a fim de acionar o circuito acionador durante uma fase de ligação tal que a partida suave do motor é realizada. Um circuito em ponte é também fornecido, por meio do qual o circuito acionador pode ser ligado em ponte em uma fase de operação normal, em que, na fase de operação normal, a unidade de controle usa o circuito em ponte para ligar em ponte o circuito acionador como uma função de uma carga em que o motor está sendo ope- rado.
Um circuito de detecção é de preferência fornecido a fim de de-
tectar a carga em que o motor está sendo operado, pela medição de uma corrente através do motor.
De acordo com uma modalidade da invenção, a unidade de con- trole liga em ponte o circuito acionador quando o circuito de detecção des- cobre que a carga em que o motor está sendo operado é maior que um valor de carga limite.
Além do mais, quando o circuito de detecção descobre que a carga em que o motor está sendo operado é menor que o valor de carga limite, a unidade de controle pode acionar o circuito acionador a fim de ope- rar o motor em um modo de comutação de fase.
Além do mais, a unidade de controle pode operar o circuito acio- nador tal que a energia é ajustada como uma função da carga em que o mo- tor está sendo operado (modo de economia de energia).
De acordo com uma modalidade da invenção, a unidade de con- trole pode acionar o circuito em ponte na fase de operação normal tal que o circuito acionador é ligado em ponte como uma função de uma temperatura no circuito acionador.
As modalidades preferidas da invenção serão explicadas em mais detalhe no texto seguinte com referência aos desenhos anexos, em que:
a figura 1 mostra um diagrama de bloco de um sistema de motor de acordo com a invenção;
a figura 2 mostra um fluxograma a fim de ilustrar o método para a operação de um sistema de motor em uma modalidade adicional da inven- ção; e
a figura 3 mostra um fluxograma de um método para a operação de um sistema de motor de acordo com uma modalidade adicional da inven- ção.
A figura 1 mostra um diagrama de bloco de um sistema de motor 1 que tem um motor elétrico 2, por exemplo um motor assíncrono ou algum outro motor sem escova. O motor 2 na modalidade exemplar ilustrada é ope- rado com a ajuda de uma fonte de corrente alternada 3 e pode ser conecta- do diretamente na mesma por meio de um circuito em ponte 4 que, por e- xemplo, está na forma de um comutador, ou por meio de um circuito aciona- dor 5, que modifica a corrente alternada da fonte de corrente alternada 3, por exemplo por meio de controle de comutação de fase, como uma função de um valor de acionamento S que é fornecido, a fim de aplicar energia parcial ao motor 2.
A variável de acionamento S é fornecida por uma unidade de controle 6. A unidade de controle 6 é também conectada ao circuito em pon- te 4 a fim de comutar este tal que liga em paralelo ou não liga em ponte o circuito acionador 5. Além do mais, a unidade de controle 6 pode ser conec- tada a um circuito detector 7 que mede uma corrente no motor 2 a fim de determinar a carga no motor 2 a partir deste. Além do mais, um sensor de temperatura 8 pode opcionalmente ser fornecido, que está disposto no cir- cuito acionador 5 a fim de detectar a temperatura do circuito acionador 5 e em particular descobrir se um valor limite de temperatura específico está sendo excedido. A temperatura e/ou o excedente do valor limite de tempera- tura são/é indicado na unidade de controle 6.
A figura 2 mostra um fluxograma a fim de ilustrar o método para a operação do sistema de motor 1 de acordo com a invenção. Uma vez que o sistema de motor foi ligado, ou depois de sinalizar que o motor pretende ser iniciado, o motor é acionado com um nível de energia ascendente de acordo com um programa de partida suave, de tal maneira que o motor inicia sem trepidação (etapa S1). Então, isto quer dizer depois do fim da fase de ligar, uma verificação é realizada em uma etapa S2 para determinar se a carga na qual o motor 2 está sendo operado é maior que um valor de carga limite. Neste caso, o circuito detector 7 é primeiro de tudo usado para deter- minar a carga no motor 2. Se a carga no motor 2 é maior que o valor de car- ga limite (etapa S2), a unidade de controle 6 aciona o circuito em ponte 4 tal que o motor 2 é conectado diretamente por meio do comutador fechado no circuito em ponte na fonte de corrente alternada 3, e o circuito acionador 5 é assim ligado em ponte. Se a carga em que o motor está sendo operado é menor que o
valor de carga limite, então, na etapa S4, o circuito em ponte 4 é acionado pela unidade de controle 6 tal que a conexão direta entre a fonte de corrente alternada 3 e o motor 2 é interrompida, e o motor 2 é agora acionado por meio do circuito acionador 5 (etapa S5). A unidade de controle 6 aciona o circuito acionador 5 como uma função da carga, como determinado na etapa S2, no motor 2, tal que o motor 2 é fornecido somente com uma quantidade de energia que é suficiente para operação da carga que é aplicada no motor 2. Por exemplo, o circuito acionador 5 pode realizar o controle de comutação de fase da corrente alternada fornecida pela fonte de corrente alternada 3, como uma função da variável de acionamento S, que é determinada pela unidade de controle 6 com base na corrente detectada através do motor 2. O controle de comutação de fase significa que a voltagem efetiva que é aplica- da no motor 2 é reduzida tal que o consumo de energia do motor 2 que, co- mo foi estabelecido acima, está sendo operado somente em uma carga par- cial, é menor que no caso de um circuito acionado ligado em paralelo 5, em cujo caso o motor é operado com uma tensão máxima pela fonte de corrente alternada.
A figura 3 mostra uma opção adicional para um método de ope- ração de um sistema de motor de acordo com a invenção. As etapas idênti- cas no método são fornecidas com os mesmos símbolos de referência como na figura 2. O método na figura 3 difere essencialmente em que, depois da etapa S2, quando a carga em que o motor está sendo operado é menor que o valor de carga limite, uma verificação é primeiro de tudo realizada em uma etapa S6 para determinar se os semicondutores de potência no circuito a- cionador 5 estão a uma temperatura maior que o valor limite de temperatura. Isto pode ser detectado pelo detector de temperatura 8 que indica a tempe- ratura do circuito acionador 5 e transmite esta para a unidade de controle 6, ou descobre que o valor limite de temperatura foi excedido, e sinaliza este excesso para a unidade de controle 6.
Se for verificado que o valor limite de temperatura foi excedido, o método realiza a etapa S3 como a etapa seguinte, em que o circuito em pon- te 4 é acionado a fim de ligar em ponte o circuito acionador 5. Em conse- qüência, o motor 2 é conectado diretamente na fonte de corrente alternada 3 e o acionado do circuito acionador 5 é suprimido, e é de preferência realiza- do de tal maneira que os semicondutores de potência no circuito acionador 5 estão em um estado desligado. Se a temperatura do circuito acionador 5 não excedeu o valor
limite de temperatura, então a etapa S4 é realizada na etapa seguinte, em que o circuito em ponte 4 é desativado (aberto), na medida em que não foi ainda desativado, e o circuito acionador 5 é acionado correspondendo à eta- pa S5 como descrito acima, a fim de operar o motor 2 tal que é combinado otimamente na faixa de carga parcial com a carga (determinada na etapa S2) aplicada ao motor 2.
As verificações na etapa S2 e etapa S6 são realizadas repeti-
damente, como um resultado do que a unidade de controle 6 pode também decidir a qualquer momento durante a operação mudar entre o modo de e- conomia de energia, em que o motor 2 é operado com uma carga parcial depois da fase de ligação e é acionado pelo circuito acionador 5, e um modo de ponte, em que o motor 2 é suprido diretamente pela fonte de corrente alternada 3.
O método de acordo com a invenção refere-se em particular a sistemas de motor em que o circuito acionador 5 é projetado para assegurar somente partida suave do motor. A partida suave tal como esta é realizada somente brevemente durante a fase de ligação do motor 2, o que quer dizer o circuito acionador é de dimensões mínimas correspondendo a esta exi- gência, e não é pretendida para operação contínua do motor 2, desde que tanto os semicondutores de potência são designados para serem muito fra- cos quanto nenhuma dissipação de calor adequada é fornecida. Por esta razão, em particular, o valor de carga limite deve ser escolhido tal que a ope- ração do motor 2 em uma faixa de carga parcial não leva à sobrecarga do circuito acionador 5 que, particularmente no caso do método mostrado na figura 3, levaria à comutação freqüente para trás e para frente entre o modo de ponte e o modo de economia de energia, como um resultado do valor de limite de temperatura sendo excedido. Um modo de economia de energia é particularmente de valor quando o motor é operado em carga parcial (por exemplo <60% da potência nominal do motor). A potência nominal de motor é a potência máxima em que o motor pode ser operado com segurança so- bre um período de tempo não limitado. A fim de reduzir ainda o número des- tes processos de comutação entre o modo de economia de energia e o mo- do de ponte, o valor de carga limite pode também ser escolhido tal que o modo de economia de energia é usado somente quando a carga do motor leva a uma corrente através do motor que é 20-40% da corrente nominal (que é dependente na potência nominal) do motor.

Claims (14)

1. Método para a operação de um sistema de motor (1) tendo um circuito acionador (5) e um motor (2), em que o circuito acionador (5) é operado durante uma fase ligada, a fim de realizar a partida suave do motor (2), e em que o circuito acionador (5) pode ser ligado em ponte em uma fase de operação normal, como uma função de uma carga na qual o motor (2) está sendo operado.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, em que a carga em que o motor (2) está sendo operado é detectada pela medição de uma cor- rente através do motor (2)
3. Método, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, em que o cir- cuito acionador (5) é ligado em ponte quando a carga na qual o motor (2) está sendo operado é maior que o valor de carga limite.
4. Método, de acordo com a reivindicação 3, em que, quando a carga em que o motor (2) está sendo operado é menor que o valor de carga limite, o circuito acionador (5) não é ligado em ponte, e o circuito acionador (5) é operado em um modo de comutação de fase.
5. Método, de acordo com a reivindicação 4, em que a energia é ajustada como uma função da carga em que o motor (2) está sendo opera- do.
6. Método, de acordo com uma das reivindicações 1 a 5, em que, durante a fase de operação normal, o circuito acionador (5) ainda é li- gado em ponte como uma função de uma temperatura no circuito acionador (5)·
7. Método, de acordo com a reivindicação 6, em que o circuito acionador é ligado em ponte quando a temperatura excede uma temperatura limite.
8. Sistema de motor (1) compreendendo: - um motor (2); - um circuito acionador (5) para acionar o motor; - uma unidade de controle (6) que é conectada no circuito acio- nador (5) a fim de acionar o circuito acionador (5) durante uma fase de liga- ção de modo a realizar a partida suave do motor (2); e - um circuito em ponte (4), por meio do qual, na fase de opera- ção normal, o circuito acionador (5) pode ser ligado em ponte como uma fun- ção de uma carga em que o motor (2) está sendo operado.
9. Sistema de motor (1), de acordo com a reivindicação 8, tendo um circuito de detecção a fim de detectar a carga em que o motor (2) está sendo operado, pela medição de uma corrente através do motor (2).
10. Sistema de motor (1), de acordo com a reivindicação 8 ou 9, em que, quando o circuito de detecção (7) percebe que a carga em que o motor (2) está sendo operado é maior que um valor de carga limite, a unida- de de controle (6) aciona o circuito em ponte (4) tal que o circuito acionador (5) é ligado em ponte.
11. Sistema de motor (1), de acordo com a reivindicação 10, em que, quando o circuito de detecção (7) percebe que a carga em que o motor (2) está sendo operado é menor que um valor de carga limite, a unidade de controle (6) aciona o circuito acionador (5) a fim de operar o motor (2) em um modo de comutação de fase.
12. Sistema de motor (1), de acordo com a reivindicação 11, em que a unidade de controle (6) opera o circuito acionador (5) tal que a potên- cia é ajustada como uma função da carga em que o motor (2) está sendo operado.
13. Sistema de motor (1), de acordo com uma das reivindicações 8 a 12, em que a unidade de controle (6) aciona o circuito em ponte (4) na fase de operação normal tal que o circuito acionador (5) é ligado em ponte como uma função de uma temperatura no circuito acionador (5).
14. Sistema de motor (1), de acordo com a reivindicação 13, tendo um detector de temperatura (8) que é conectado na unidade de con- trole (6) a fim de ligar em ponte o circuito acionador (5) com a ajuda do cir- cuito em ponte (5) quando a temperatura excede uma temperatura limite.
BRPI0716248-0A 2006-09-06 2007-08-20 Método para operação de um sistema de motor, e um sistema de motor BRPI0716248B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102006041864.6 2006-09-06
DE102006041864 2006-09-06
PCT/EP2007/058629 WO2008028798A1 (de) 2006-09-06 2007-08-20 Verfahren zum betreiben eines motorsystems sowie ein motorsystem

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0716248A2 true BRPI0716248A2 (pt) 2013-09-03
BRPI0716248B1 BRPI0716248B1 (pt) 2018-08-07

Family

ID=38658595

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0716248-0A BRPI0716248B1 (pt) 2006-09-06 2007-08-20 Método para operação de um sistema de motor, e um sistema de motor

Country Status (8)

Country Link
US (1) US8154232B2 (pt)
EP (1) EP2060000B1 (pt)
CN (1) CN101512889B (pt)
AT (1) ATE543247T1 (pt)
BR (1) BRPI0716248B1 (pt)
ES (1) ES2377213T3 (pt)
PL (1) PL2060000T3 (pt)
WO (1) WO2008028798A1 (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2009055447A1 (en) * 2007-10-23 2009-04-30 Power Efficiency Corporation Electric motor control algorithm with bypass relay
DE102010039875A1 (de) * 2010-08-27 2012-03-01 Robert Bosch Gmbh Verfahren und Vorrichtung zum Betreiben eines Starters eines Fahrzeugs
JP2012187025A (ja) 2011-03-09 2012-10-04 Kubota Corp 乗用作業車
RU2530532C1 (ru) * 2013-03-26 2014-10-10 Федеральное государственное автономное образовательное учреждение высшего профессионального образования Национальный исследовательский ядерный университет "МИФИ" (НИЯУ МИФИ) Устройство плавного пуска асинхронного двигателя
EP2928065B1 (de) 2014-03-31 2018-04-25 Siemens Aktiengesellschaft Verfahren zum Betreiben eines Motorsystems mit einer Treiberschaltung und einem Motor

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE2500911A1 (de) 1975-01-11 1976-07-15 Siemens Ag Einrichtung zum steuern des sanftanlaufes von drehstrom-kaefiglaeufermotoren
US4153554A (en) * 1977-02-22 1979-05-08 American Micro-Bionics Corp. Apparatus for use in artificial kidney system
JPS619179A (ja) 1984-06-25 1986-01-16 Yoshikazu Ishino サイリスタ−及びトライアツクによる誘導電動機の起動時の回転停止現象を防止する回路を有する電力制御及び速度コントロ−ル器。
US4577604A (en) 1984-09-28 1986-03-25 Nissan Motor Company, Limited Control system for fuel pump for internal combustion engine
DE3526598A1 (de) 1985-07-25 1987-02-05 Hilti Ag Kombinationsschalter zur drehzahlsteuerung eines gleichstrom- oder universalmotors
JPS61142981A (ja) 1985-11-13 1986-06-30 S P Planning:Kk 電力制御方法
DE9204107U1 (de) 1992-03-27 1992-06-11 Klöckner-Moeller GmbH, 5300 Bonn Schaltgerät zum sanften Schalten von Drehstrom-Asynchronmotoren
JPH0670496U (ja) * 1993-03-10 1994-09-30 株式会社ニコン 誘導性負荷の駆動電源回路
DE19701856A1 (de) 1997-01-21 1998-07-23 Wunnibald Kunz Elektronische Anlauf und Betriebssteuerung für einen Einphasen-Synchronmotor
US6943510B2 (en) * 2001-08-06 2005-09-13 Black & Decker Inc. Excitation circuit and control method for flux switching motor
DE102004046966A1 (de) 2004-09-28 2006-04-13 Siemens Ag Verfahren zur Ermittlung und Vorgabe von Parametern eines elektronischen Motorsteuergerätes und zugehöriger selbstparametrierender Drehstromsteller, insbesondere Sanftstarter

Also Published As

Publication number Publication date
PL2060000T3 (pl) 2012-07-31
US20100045223A1 (en) 2010-02-25
EP2060000A1 (de) 2009-05-20
WO2008028798A1 (de) 2008-03-13
ES2377213T3 (es) 2012-03-23
BRPI0716248B1 (pt) 2018-08-07
EP2060000B1 (de) 2012-01-25
ATE543247T1 (de) 2012-02-15
CN101512889B (zh) 2011-08-03
US8154232B2 (en) 2012-04-10
CN101512889A (zh) 2009-08-19

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US9385642B2 (en) Air conditioner
ES2379280T3 (es) Módulo conmutador semiconductor de doble sentido auto-protector de alta corriente y bajas pérdidas y método de funcionamiento
BRPI0716248A2 (pt) mÉtodo para operaÇço de um sistema de motor, e um sistema de motor
CA2625503A1 (en) Refrigeration system
BR112016008101B1 (pt) Dispositivos de suprimento de alimentação de corrente contínua e de acionamento de motor, condicionador de ar, e, refrigerador
JP2009284747A (ja) 永久磁石同期モータの駆動装置、空気調和装置、換気扇の駆動装置、洗濯機、自動車及び車両
JP2009055754A (ja) 保護回路
JP2004257285A (ja) エンジン駆動式発電装置
CN101682275B (zh) 具有冷起动功能的电动工具和冷起动电动工具的方法
JP2007143244A (ja) 三相負荷駆動制御装置
JP2005086848A (ja) 車両を駆動するモータの制御装置
JP2001263767A (ja) 空気調和機の制御方法
JP2008211956A (ja) 電源装置
US20100102627A1 (en) Power Supply Device And Electric Vehicle Incorporating Said Device
KR101393584B1 (ko) 연료전지 차량의 냉각팬 모니터링장치 및 방법
JP6656821B2 (ja) 真空ポンプ装置
CN113566381A (zh) 一种家电设备及其过热保护控制方法、装置及存储介质
JP2005124330A (ja) ファン制御装置、冷凍サイクル装置及びファン回転数推定方法
JP6486224B2 (ja) 二相誘導モータの制御装置およびヒートポンプ機器
JP2005253196A (ja) 電動機制御装置およびそれを用いた空気調和機
JP2008125154A (ja) モータ駆動装置
JP5011778B2 (ja) モータ駆動システムおよびその制御方法
KR100222981B1 (ko) 인버터 냉장고의 제어장치
JP2005094982A (ja) モータの駆動装置
JP2005020891A (ja) 電気自動車

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]
B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 14A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2633 DE 22-06-2021 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.