BRPI0709719A2 - formas de dosagem sàlida revestidas de pelÍcula - Google Patents

formas de dosagem sàlida revestidas de pelÍcula Download PDF

Info

Publication number
BRPI0709719A2
BRPI0709719A2 BRPI0709719-0A BRPI0709719A BRPI0709719A2 BR PI0709719 A2 BRPI0709719 A2 BR PI0709719A2 BR PI0709719 A BRPI0709719 A BR PI0709719A BR PI0709719 A2 BRPI0709719 A2 BR PI0709719A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
film coating
orally dissolvable
coating composition
coating
sensory stimulating
Prior art date
Application number
BRPI0709719-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Luigi Levi
Jitendra Somani
Joseph K Lee
Arthur Paul Gerald Wright
Original Assignee
Mcneil Ppc Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Mcneil Ppc Inc filed Critical Mcneil Ppc Inc
Publication of BRPI0709719A2 publication Critical patent/BRPI0709719A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K47/00Medicinal preparations characterised by the non-active ingredients used, e.g. carriers or inert additives; Targeting or modifying agents chemically bound to the active ingredient
    • A61K47/30Macromolecular organic or inorganic compounds, e.g. inorganic polyphosphates
    • A61K47/36Polysaccharides; Derivatives thereof, e.g. gums, starch, alginate, dextrin, hyaluronic acid, chitosan, inulin, agar or pectin
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K9/00Medicinal preparations characterised by special physical form
    • A61K9/20Pills, tablets, discs, rods
    • A61K9/28Dragees; Coated pills or tablets, e.g. with film or compression coating
    • A61K9/2806Coating materials
    • A61K9/2833Organic macromolecular compounds
    • A61K9/286Polysaccharides, e.g. gums; Cyclodextrin
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K9/00Medicinal preparations characterised by special physical form
    • A61K9/0012Galenical forms characterised by the site of application
    • A61K9/0053Mouth and digestive tract, i.e. intraoral and peroral administration
    • A61K9/0056Mouth soluble or dispersible forms; Suckable, eatable, chewable coherent forms; Forms rapidly disintegrating in the mouth; Lozenges; Lollipops; Bite capsules; Baked products; Baits or other oral forms for animals
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K9/00Medicinal preparations characterised by special physical form
    • A61K9/20Pills, tablets, discs, rods
    • A61K9/28Dragees; Coated pills or tablets, e.g. with film or compression coating
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61PSPECIFIC THERAPEUTIC ACTIVITY OF CHEMICAL COMPOUNDS OR MEDICINAL PREPARATIONS
    • A61P43/00Drugs for specific purposes, not provided for in groups A61P1/00-A61P41/00

Abstract

<B>FORMAS DE DOSAGEM SàLIDA REVESTIDAS DE PELÍCULA<D>Um revestimento de película oralmente dissolvível para formas de dosagem sólida que contêm pululan, um ou mais agentes de estímulo sen- sorial, e um plastificante. O revestimento de película desintegra na boca libe- rando o agente de estímulo sensorial resultando em um estímulo imediata- mente percebivel. Um método para revestir uma forma de dosagem oral só- lida com a composição de revestimento de pululan.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "FORMAS DEDOSAGEM SÓLIDA REVESTIDAS DE PELÍCULA".
Campo da Invenção
A presente invenção refere-se aos revestimentos de película oralmente dissolvíveis para formas de dosagem sólidas. Mais particularmen-te, a invenção refere-se a uma forma de dosagem sólida que tem um núcleoe um revestimento em que o revestimento contém pululan, um ou mais a-gentes de estímulo sensorial e um plastificante.
Antecedentes da Invenção Pululan (4,4,6-trigluco-polissacarídeo) é um polissacarídeo produ-zido a partir de um fungo cultivado Aureobasidium pullulans, isto é, umα-glucano que consiste principalmente em maltotriose como unidades derepetição linearmente juntadas através de ligações de a-1,6-glicosídicas.É usualmente obtido na forma de um pó branco amorfo e não é tóxico, é sem cheiro, comestível, mas não digerível. É usualmente usado nos camposde gêneros alimentícios e adesivos, e é usado em um produto comercial-mente disponível para matar germes que produzem placas como descrito naPatente U.S. N9 6.596.298. Pululan é raramente usado em composiçõesfarmacêuticas.
Formas de dosagem sólidas foram revestidas por uma variedadede razões incluindo mascarar sabores e odores desagradáveis, protegercomposições de núcleo instáveis, prover a proteção do núcleo em todo oestômago com revestimentos entéricos, melhorar a aparência do núcleo, ouseparar ingredientes em um segmento de núcleo e um segmento de reves- timento.
Numerosos métodos para formas de dosagem sólida de revesti-mento foram desenvolvidos incluindo revestimento de açúcar, revestimentode liberação demorada, revestimento de grânulo, revestimento de película.Muitas vezes solventes orgânicos são necessários para preparar esses re- vestimentos. Um revestimento popular é hidroxipropilmetilcelulose comerci-almente disponível sob o nome de Opadry®. Um problema com esses reves-timentos de película de celulose tais como Opadry® é que eles nãopossuem ingredientes voláteis nem sabores bons.
Assim como a anterior e outras composições de revestimento denúcleo, ainda existe uma necessidade de um revestimento de núcleo melho-rado que forneça melhor sensação bucal, enquanto possui a capacidade demanter grandes quantidades de agentes de estímulo sensorial tais comoingredientes de sabor, particularmente ingredientes de sabor volátil. Existe anecessidade de um revestimento de película de conteúdo de ingrediente vo-látil alto, que seja úmido o suficiente de modo a não ser quebradiço, masque não seja tão úmido ao ponto de ficar pegajoso, ou significativamentevenha a aderir às formas de dosagem adjacentes.
Sumário da Invenção
Uma modalidade da presente invenção provê um revestimento pa-ra uma dosagem oral sólida em que o revestimento é uma película de pulu-lan contendo um plastificante e um ou mais agentes de estímulo sensorial.
Em outra modalidade a invenção provê uma dosagem oral sólidarevestida de película de pululan.
Em outra modalidade, a invenção provê um método para prepararum revestimento de película oralmente dissolvível, que inclui as etapas demisturar o pululan com o plastificante por um tempo suficiente para formaruma mistura homogênea, e adicionar um estímulo sensorial à mistura homo-gênea.
Em outra modalidade a invenção provê um método para fabricaruma forma de dosagem sólida revestida de película, aplicando a películadissolvível oralmente em um padrão aderente para um núcleo sólido.
Em várias modalidades da presente invenção o revestimento depelícula é aplicado sobre um placebo, ou pelo menos um agente terapêuticoatuando sistemicamente em uma quantidade terapeuticamente eficaz.
Ainda outras modalidades da invenção provêem um método de tra-tar um paciente com necessidade de um tratamento que compreende adminis-trar para o paciente uma quantidade terapeuticamente eficaz de uma forma dedosagem oral revestida de película, a forma de dosagem contendo uma quanti-dade terapeuticamente eficaz de um fármaco benéfico para o dito paciente.Outras modalidades da presente invenção também provêem com-posições e métodos para administrar composições incluindo combinaçõesde dois ou mais agentes terapêuticos que promovem aceitação e aquiescên-cia elevadas.
Descrição Detalhada da Invenção
A menos que seja de outra maneira indicado, o termo ingredientedeve ser entendido para incluir um ou mais ingredientes descritos.
A presente invenção é dirigida para métodos e composições paraformas de dosagem sólida de revestimento em que o revestimento é umapelícula contendo pululan, um plastificante, e um agente de estímulo senso-rial, em que a película se dissolve na boca conferindo um efeito sensorialimediato na boca e passagens nasais.
Em que a forma de dosagem contém um ingrediente terapêutico,o estímulo sensorial e pode ser formulada de tal modo que o paciente podeperceber o ingrediente terapêutico agindo imediatamente. Quando emulsifi-cado com a saliva na boca, o revestimento de película libera os agentes deestímulo sensorial provendo vapores estimulantes nas passagens nasais.Dessa maneira, o paciente é provido com a sensação de alívio embora oagente terapêutico que atua sistemicamente não tenha ainda começado aaliviar as condições que causam o sofrimento. O estímulo sensorial do re-vestimento dura sobre a língua por pelo menos cinco segundos, que é tempomais do que suficiente para o comprimido ser engolido antes que qualquersensação amarga do comprimido se torne desagradável.
O revestimento adicionalmente provê uma textura escorregadia euma sensação de fusão na boca que, junto com as sensações de sabor a-gradável, garantem uma melhor aceitação por parte do paciente. As compo-sições de revestimento de película da presente invenção são particularmentebenéficas para pacientes que têm dificuldade de engolir, pacientes desden-tados, os idosos, pediátricos, pacientes decrépitos, e pacientes nos quais aabsorção de fluidos deve ser limitada.
"Estímulo sensorial" é definido como uma sensação perceptívelnas passagens oral/nasal. Ele inclui sensações tais como espetar, morder,queimar, refrigerar, insensibilidade, calor, ação de vapor e os similares, atéum ponto em que o paciente não acha tais sensações desagradáveis. Osagentes de estímulo sensorial da presente invenção incluem quaisquer com-ponentes que possam prover uma sensação incluindo agradável, amarga,ácida e os similares, como as sensações de sabor que podem ou não servoláteis por natureza.
Agente de estímulo sensorial volátil é definido como qualquercomposto que tem a propriedade de estimular os termorreceptores do siste-ma nervoso para produzir sensações de frio ou calor. Se desejado, para efei-tos na boca e garganta, o agente de estímulo sensorial poderá ser volátil.A película oralmente dissolvida pode incluir agentes de estímulo sensorialnão volátil e agentes de estímulo sensorial volátil, como desejado.
Os agentes de estímulo sensorial podem ser selecionados a partirde substâncias conhecidas da pessoa versada na técnica. Agentes conheci-dos como os agentes de refrigeração incluem, mas não estão limitados a,succinato de mentila (PHYSCOOL), -p-mentano-3-carboxamidas- substituí-das, tais como N-etil-p-mentano-3-carboximida (WS-3), N,2,3-trimetil-2-isopropila butamida (WS-23), 3-1-mentóxi propan-1,2-diol, mentoxipropanodiol, mentona glicerol cetal (Frescolat), p-mentano-3,8-dióis, cubebol, N1N-dimetil mentil succinamida, incilina, mentol, isopulegol, xilitol e outros com-postos conhecidos por seus efeitos refrigeradores e misturas dos mesmos.Agentes que podem prover uma sensação de calor incluem, mas não estãolimitados a capsicum, capsaicinóides, piperina, gingeróis, isotiocianatos, emateriais tais como pimenta de chili, rábano silvestre, gengibre, pimenta pre-ta e os similares. Agentes de estímulo sensorial ainda incluem óleos essen-ciais tais como, hortelã-pimenta, óleo de gualtéria, eucalipto, hortelã verde,canela, cravo-da-índia, louro, tomilho, amêndoa amarga, salva, noz-moscada, cítricos (por exemplo, limão, laranja, lima) e agentes flavorizantestais como eucaliptol, timol, cânfora, salicilato de metila, benzaldeído, gengi-bre e os similares. Agentes de estímulo sensorial incluem ainda acidificantestais como ácido cítrico, ácido málico e os similares. Uma modalidade usa umagente de refrigeração. O uso de mentol é uma modalidade preferida.As quantidades de agentes de estímulo sensorial adicionadas po-dem ser prontamente determinadas por aqueles versados na técnica. Aquantidade total de agentes de estímulo sensorial pode ser de cerca de0,01% em peso até cerca de 25% em peso da composição da película. Ge-ralmente, a quantidade de agente será de cerca de 0,01 a cerca de 4% empeso da composição da película, preferivelmente cerca de 0,50 a cerca de3,0% em peso da película. O conteúdo total não deverá criar problemas deadesão ou outros processamentos.
O revestimento de película pode opcionalmente conter um oumais sabores tais como aqueles descritos na Patente U.S. N2 6.596.298 queestão incorporados aqui a seguir. Qualquer quantidade de sabor pode serusada geralmente entre cerca de 0,01% a cerca de 10% em peso/peso dorevestimento de película, preferivelmente de 0,01% a 4%. O sabor pode serescolhido para intensificar o estímulo sensorial e adicionar um efeito flavori-zante. Da mesma maneira o agente de estímulo sensorial pode ser escolhi-do para o efeito flavorizante que ele pode prover.
Pululan tem usualmente vários pesos moleculares na faixa decerca de 1 χ 104 a 2 χ 106 dependendo dos processos para a produção domesmo. O pululan apropriado para a presente invenção tem um peso mole-cular de cerca de 5 χ 104 a cerca de 1 χ 106, preferivelmente cerca de 7 χ104 a cerca de 5 χ 105, mais preferivelmente cerca de 1 χ 105 a cerca de 3 χ105. O pululan pode ser incorporado no revestimento em uma ampla faixa deconcentrações dependendo do peso molecular do mesmo, mas uma concen-tração de pululan apropriada é na faixa de cerca de 0,1 a cerca de 20% empeso/peso, preferivelmente cerca de 2 a cerca de 17% em peso/peso, parti-cularmente preferivelmente cerca de 4 a cerca de 15% em peso/peso.Quando a concentração de pululan é muito alta, a composição mostra demaneira desfavorável menor maciez da superfície.
Uma vantagem do uso de pululan é a retenção superior dos agen-tes de estímulo sensorial volátil. Esperava-se que as altas temperaturas em-pregadas durante a fabricação, fizessem os agentes de estímulo sensorialvolátil volatilizarem durante os processos de aplicação, por exemplo asper-gindo ou revestindo a bandeja. O resultado surpreendente e inesperado naprática atual desta invenção é que, quando os agentes de estímulo sensorialvolátil são incorporados na dispersão do revestimento de pululan, eles ficamretidos. De fato, eles continuam a ser retidos fortes durante um período Ion-go inesperado.
Outros polímeros solúveis na água podem opcionalmente ser adi-cionados ao revestimento. Polímeros solúveis na água úteis são descritos naPatente U.S. N9 6.596.298 para Leung et al. O polímero opcional deverá serescolhido de modo a não afetar a capacidade de manter os agentes de es-tímulo sensorial volátil nem afetar a flexibilidade de propriedades de não vis-cosidade do revestimento.
Os revestimentos da presente invenção têm plasticidade alta epropriedades mecânicas favoráveis. A elasticidade muito melhor do pululan,em comparação com os revestimentos contendo derivados de celulose taiscomo hidroxipropilmetilcelulose (HPMC) ou outros revestimentos anterior-mente conhecidos, é vantajosa sobre a pressão mecânica grave do compri-mido revestido. A composição de revestimento não apresenta espessuradurante o processo de aplicação ou durante os processamentos adicionais.
O material de revestimento é idealmente apropriado para a formação decomprimidos sem danos para o revestimento. O pululan apresenta caracte-rísticas de dispersão excelentes e adere muito bem ao comprimido revesti-do.
Além disso, apesar do HPMC ser insolúvel na água, ele pode fa-cilmente inchar e permitir que a água se espalhe, resultando em uma sensa-ção de boca pegajosa. O revestimento da presente invenção, por outro lado,se funde ou dissolve resultando em uma sensação bucal suave e agradável.A grande flexibilidade do revestimento significa que não há formação de fis-suras, nem durante o processo de aspersão ou durante o processo de engo-lir o comprimido, através do que o ingrediente ativo se espalha durante apassagem pela boca e provoca um gosto amargo.
Os inventores descobriram como prover um revestimento de pelí-cula de conteúdo de ingrediente volátil alto que seja úmido o suficiente demodo que ele não seja frágil, mas não tanto úmido que pareça pegajoso oupossa significativamente aderir às formas de dosagem adjacentes.
Um ou mais plastificantes são adicionados ao revestimento depelícula para ajustar a flexibilidade e aumentar a elasticidade do revestimen-to a fim de prover um revestimento macio que não venha a se quebrar.O plastificante provê uma aparência melhorada por eliminar ou minimizarquebra, descascamento, lascas, sobras, descoloração e os similares. Plasti-ficantes incluem, mas não estão limitados a alcoóis poliídricos tais como gli-cerol, sorbitol, manitol, propileno glicol; ésteres de alcoóis poliídricos taiscomo triacetato de glicerol, triacetina, glicerol tricaprilato, monacetina e dia-cetina e misturas dos mesmos e os similares. O plastificante da presenteinvenção é preferivelmente um éster de um álcool poliídrico. Os ésteres deglicerol constituem uma modalidade particular. Plastificantes preferidos in-cluem triacetina.
O plastificante é adicionado em uma quantidade eficaz para pro-ver a elasticidade desejada. Em geral, cerca de 0,01% em peso/peso a cer-ca de 10% em peso/peso de plastificante baseado na composição total dopululan usada, preferivelmente cerca de 0,1% em peso/peso a cerca de 5%em peso/peso.
Um ou mais tensoativos são opcionalmente adicionados para orevestimento de película. Os tensoativos ajudam na dispersão de quaisquercomponentes baseados em óleo. Exemplos-de tensoativos apropriados in-cluem, mas não estão limitados a, polissorbatos, ésteres de sorbitano depolioxietileno (POE), tais como monooleato de POE (polissorbato 80, Tween80); ésteres de sorbitano, ésteres de ácido graxo de sorbitano tais comomonooleato de sorbitano, monolaurato, monoestearato, monooleato, e mo-nopalmitato, triestearato de sorbitano. É preferido que o tensoativo seja se-lecionado de tal modo que o HLB do tensoativo esteja na faixa média de 5-11, preferivelmente de 8-10. Uma modalidade preferida usa uma blenda detensoativo. Um exemplo de tensoativo apropriado seria uma combinação deum polissorbato e um éster de sorbitano. Preferido seria uma mistura apro-ximada de 1/1 em que o HLB seria 9-10.O tensoativo é adicionado em uma quantidade eficaz para provera dispersão desejada. Geralmente, cerca de 0,1% em peso/peso % a cercade 2,0% em peso/peso % de tensoativo baseado na composição total depululan é usado, preferivelmente cerca de 0,25% em peso/peso % a cerca de 1,0% em peso/peso.
O revestimento de película oralmente dissolvível pode incluir ou-tros excipientes farmaceuticamente aceitáveis conhecidos daqueles versa-dos na técnica tais como agentes de enchimento ou veículos (por exemplo,lactose, sacarose, amilose, dextrose, manitol, inositol), agentes permeabili-zantes, desintegrantes, glidantes, lubrificantes, corantes ou de coloração,agentes de ajuste de pH (por exemplo ácido fumárico, ácido cítrico, acetatode sódio), aglutinantes (por exemplo, polietileno glicóis, hidroxialquilcelulo-ses solúveis, polivinilpirrolidona, gelatinas, gomas naturais), e os similares.É desejável que os agentes sejam quimicamente e fisicamente compatíveiscom os agentes de estímulo ativos e sensoriais.
Por "farmaceuticamente aceitáveis" tal como o detalhamento deum "excipiente farmaceuticamente aceitável," ou de um "aditivo farmaceuti-camente aceitável", se destina a um material que não é biologicamente oude outra maneira indesejável, isto é, o material pode ser incorporado emuma composição farmacêutica administrada para um paciente sem causarquaisquer efeitos biológicos indesejáveis, ou interagir de uma maneira preju-dicial com qualquer um dos outros componentes da composição em que eleestá contido.
Corantes ou agentes de coloração apropriados podem ser adicio-nados aos revestimentos de película da presente invenção. Cores ou coran-tes ilustrativos úteis na presente incluem, sem qualquer limitação, pigmen-tos, tinturas, Iacas e óxidos e os similares. Em que a forma de dosagem con-tém um agente terapêutico, a cor pode ser selecionada para prover um sinalvisual para complementar o agente de estímulo sensorial.
Os revestimentos de películas oralmente dissolvíveis da presenteinvenção podem incluir um adoçante. Adoçantes úteis incluem, mas não es-tão limitados a, açúcares tais como sacarose, glicose (xarope de milho), dex-trose, açúcar invertido, frutose, e misturas dos mesmos; sacarina ácida eseus vários sais tais como sal de sócio ou cálcio; ácido ciclâmico e seus vá-rios sais tais como sal de sódio; os adoçantes dipeptídeos tais como aspar-tame e alitame; sucralose, adoçantes naturais tais como os compostos dediidrocalcono; glicirrizina; Stevia rebaudiana (Stevioside); alcoóis de açúcartais como sorbitol, xarope de sorbitol, manitol, xilitol e os similares, adoçan-tes sintéticos tais como acessulfame-K e sais de sódio de cálcio dos mes-mos e os similares, hidrolisato de amido hidrogenado (licasina); agentes a-doçantes com base em proteína tais como talina (thaumaoccous danielli)e/ou qualquer outro adoçante farmacologicamente aceitável conhecido damais alta tecnologia, e misturas dos mesmos.
Em uma modalidade particular, as formulações de acordo com ainvenção são livres de açúcar. Uma formulação livre de açúcar tem a vanta-gem de poder ser facilmente administrada para consumidores com distúrbiosde açúcar no sangue ou para diabéticos com necessidade de tais prepara-ções. Adoçantes preferidos incluem sucralose, potássio acessulfame e as-partame que compartilham propriedades tais como ausência de rassaibosmetálicos e de amargor.
A quantidade total de adoçante em uma forma de dosagem é en-tre cerca de 0,002% em peso/peso a cerca de 10% em peso/peso de reves-timento de película oralmente dissolvível. Entretanto, esta quantidade podevariar grandemente dependendo da natureza da composição que está sendoadoçada.
Um álcool de açúcar pode ser adicionado para intensificar mais oefeito do agente de estímulo sensorial volátil. Alcoóis de açúcar apropriadosincluem, mas não estão limitados a sorbitol, xilitol, manitol, galactitol, maltitol,isomalt-(PALATINIT®) e misturas dos mesmos. Alcoóis de açúcar típicos sãoxilitol, manitol e sorbitol. A quantidade exata de álcool de açúcar empregadaé uma questão de preferência por tais fatores como o grau de efeito de refri-geração desejado. Dessa maneira, a quantidade de álcool de açúcar podeser variada a fim de obter o resultado desejado no produto final, e tais varia-ções estão dentro das aptidões daqueles versados na técnica sem necessi-dade de fazer experimentações desnecessárias.
Uma quantidade eficaz de qualquer lubrificante farmacêutico ge-ralmente aceito pode ser adicionada ao revestimento de película. Uma quan-tidade dentro da faixa de cerca de 0,25% a cerca de 6%, preferivelmente0,5% a cerca de 3% em peso pode ser adicionada. Lubrificantes são sele-cionados, mas não limitados ao grupo que consiste em sílicas dispersas al-tamente, amidos ou celuloses de partículas finas e sais de partícula fina deácido fosfórico ou combinações dos mesmos. Exemplos de lubrificantes a-propriados incluem estearato de magnésio, monoestearatos de glicerila, áci-do palmítico, talco, cera de carnaúba, sódio estearato de cálcio, Iauril sulfatode sódio ou magnésio, estearatos de cálcio, estearato de zinco, monosteara-tos de polioxietileno, silicato de cálcio, dióxido de silicone, óleos e gordurasvegetais hidrogenados, ácido esteárico. Um lubrificante preferido é talco.
O revestimento de película oralmente dissolvível da presente in-venção pode ainda conter uma quantidade terapeuticamente eficaz de in-gredientes terapêuticos. Tais agentes terapêuticos incluem, mas não estãolimitados a quantidades terapeuticamente eficazes de agentes nutritivos epromotores de saúde, agentes antipiréticos-analgésicos-inflamatórios (taiscomo aspirina, NSAIDS e acetaminofen), fármacos antipsicóticos, fármacosantiansiedade, antidepressivos, agentes sedativos hipnóticos, espasmolíti-cos, agentes de condicionamento da função gastrointestinal, antiácidos, anti-tussígenos-expectorantes (tais como dextrometorfan e guaifenesina), fárma-cos bucais dentais, anti-histaminas, agentes de sensação de fumar (tal comoa nicotina), cardiotônicos, fármacos antiarrítmicos, diuréticos, farmácos anti-hipertensivos, vasoconstritores, vasodilatadores das coronárias, vasodilata-dores periféricos, colagogos, antibióticos, fármacos quimioterapêuticos, a-gentes antidiabéticos, fármacos para osteoporose, descongestionantes rela-xantes do músculo esqueletal, demulcente, anestésicos locais e misturasdos mesmos.
O núcleo pode ser qualquer forma de dosagem oral de sólido co-nhecida na técnica para distribuição de ativos. Essas formas são aquelasque têm um veículo sólido tal como uma matriz de polissacarídeo ou um ma-terial inorgânico, por exemplo, um fosfato dicálcio e os similares, e incluem,mas não estão limitados a comprimidos, comprimidos mastigáveis, grânulos,cápsulas de gel, wafers, pós, e os similares, conhecidos nas técnicas deconfeitaria e farmacêutica. Essas formas são distinguidas das formas de do-sagem mole tais como cápsulas de gelatina, gomas sólidas e os similares.
O núcleo pode ser um placebo ou pode conter um ingrediente te-rapêutico ou ativo como previamente descrito. O ingrediente ativo pode ser omesmo ou diferente de um ingrediente ativo incorporado no revestimento.
A presente invenção pode ser especialmente útil no tratamento decondições respiratórias tais como indicações respiratórias altas tais comoinfecções, tosses e asma. Isto é devido os agentes de núcleo sensorial con-ferirem um estímulo sensorial percebível de imediato, ou um efeito de vapo-rização na boca e nas passagens nasais. Entretanto, enfatiza-se que a in-venção não está limitada a qualquer ingrediente ativo particular ou categoriaterapêutica.
Em uma modalidade, o agente terapêutico sistemicamente ativo éum descongestionante nasal. Exemplos de descongestionantes nasais sis-têmicos apropriados incluem, mas não estão limitados a, pseudo-efedrina,fenilefrina, efedrina, e fenilpropanolamina.
A fim de criar o revestimento em formas de dosagem oral sólida,uma composição aquosa é preparada contendo pelo menos o pululan, umplastificante, e quantidades eficazes de um agente de estímulo sensorial.Opcionalmente, a composição pode ainda compreender um tensoativo, umadoçante, um auxiliar desintegrante, agentes de coloração e sabores. Osingredientes podem ser combinados em qualquer ordem apropriada, e doisou mais ingredientes podem ser pré-misturados anteriormente para combi-nar com os ingredientes remanescentes.
O processo para formar um núcleo de revestimento de películacompreende as etapas de admixturar pululan, plastificante, água, e opcio-nalmente adoçantes e agentes corantes sob cisalhamento eficaz até dissol-ver, tipicamente de 4 a 5 horas. Deverá ser permitido que a mistura homo-gênea fique durante uma noite. Em um recipiente separado os ingredientesvoláteis aromáticos são misturados com auxiliares de processamento adicio-nais e bem misturados. Essa mistura é adicionada à suspensão de pululan emixada até ficar uniforme. A composição do revestimento resultante é depoisaplicada ao núcleo e, se necessário, secada.
O núcleo pode ser garimpado (panned) ou revestido com spraypara prover uma superfície ou acabamento uniforme. Outros métodos con-vencionais de formação de núcleo estão dentro do escopo da invenção. Porexemplo, um sistema de aplicação de revestimento aceitável inclui sem limi-tação, um sistema de leito fluido simples, incluindo uma torre de spray deleito fluido. É também aceitável para preparar o núcleo revestido dessa in-venção uma variedade de garimpos de revestimento de passagem lateral,secadores de spray, garimpos de revestimento contínuo e garimpos de re-vestimento convencional. Qualquer sistema de aplicação capaz de aplicaruma composição dessa invenção para um núcleo é um sistema aceitávelpara núcleos de revestimento que empregam a composição de revestimentode pululan desta invenção.
Uma profundidade eficaz do revestimento de película é providapor retenção. É também desejado que o revestimento de película aqui a se-guir seja de algum modo resiliente com respeito ao manuseio, descasca-mento e formação de flocos e seja fácil de sair do comprimido revestido.
A composição de revestimento de pululan pode ser revestida so-bre núcleos que são não-revestidos ou foram revestidas com um ou maisrevestimentos anteriores (super-revestidas) de uma composição de revesti-mento aceitável que permite aderência com pululan. Por exemplo, um reves-timento inicial pode compreender um ou mais polímeros tais como celuloses,dextrinas, acrílicos, cores ou outro material de revestimento farmacêutico.
O revestimento de pululan pode ser aplicado como pelo menosum de um revestimento primário, um revestimento secundário, ou um reves-timento terciário como desejado. Uma ou mais aplicações de revestimentopodem ser feitas para um núcleo revestido ou não revestido de acordo coma invenção.
A quantidade de revestimento provida para a superfície do núcleoé uma quantidade eficaz e é tipicamente aquela quantidade que provê ummínimo de cobertura eficaz da superfície externa do núcleo. Tipicamente, aquantidade de pululan que é revestida de película sobre núcleos na práticadesta invenção é aquela quantidade que provê um núcleo revestido de pelí-cula de pululan que tem um ganho de peso (durante o revestimento) de cer-ca de 1 a 15% em peso/peso da forma de dosagem oral sólida total, e prefe-rivelmente de cerca de 4 a cerca de 10% em peso/peso da forma de dosa-gem oral sólida total.
A forma de dosagem oral sólida resultante é sólida o suficientepara sobreviver em sistemas de embalagem convencionais tais como vidrosou embalagens de ampolas e ainda o revestimento de película é dispersáveldentro de cerca de 30 segundos na saliva na boca.
Embora certas modalidades preferidas e alternativas da invençãotenham sido estabelecidas para fins de descrição da invenção, pode ocorrermodificação para as modalidades descritas para aqueles que são versadosna técnica.
Os exemplos a seguir servem para prover apreciação adicional dainvenção, mas não se destinam de maneira alguma a restringir o escopoefetivo da invenção. Todas as percentagens por toda a especificação sãopor percentual em peso do sistema de distribuição final, a menos que sejade outra maneira indicado.
Exemplos
Formulações de revestimento de película de pululan da invençãodetalhadas abaixo nas Tabelas 1 e 2
Tabela 1
<table>table see original document page 14</column></row><table><table> table see orginal document page 15</column></row><table>
O componente 1 foi pesado em um recipiente de 5 litros deduzido.Os componentes 2, 3, 4, 5 e 15 foram adicionados enquanto mixava rapida-mente. A mistura foi mixada aproximadamente durante 5 horas até que to-dos os componentes estivessem dissolvidos. A solução foi deixada para ficardurante a noite. Em um recipiente separado os componentes 6, 7, 8, 11, 12e 13 foram misturados até ficarem dissolvidos e uniformes. Os componentes9 e 10 foram adicionados com mixagem. A segunda solução foi combinadacom a primeira e bem misturada. O componente 14 foi adicionado e mistura-do até ficar uniforme. A água restante 16 foi adicionada e misturada por 10minutos. A viscosidade da mistura final foi de 495 cps sobre um fuso de nQ 2@ 30 rpm.
Tabela 2
<table> table see orginal document page 15</column></row><table><table>table see original document page 16</column></row><table>
O componente 1 foi pesado em um recipiente de 5 litros tarados.Os componentes 2, 3, 4 e 12 foram adicionados enquanto mixavam rapida-mente. A mistura foi mixada aproximadamente durante 5 horas até que to-dos os componentes fossem dissolvidos. Foi permitido a solução ficar duran-te a noite. Em um recipiente separado os componentes 5, 6, 7, 8, 9 e 10 fo-ram mixados até ficarem dissolvidos e uniformes. A segunda solução foicombinada com a primeira e bem misturada. O componente 11 foi adiciona-do e misturado até ficar uniforme. A água restante 13 foi adicionada e mistu-rada por 10 minutos. A viscosidade da mistura final foi de 196 cps em umfuso de n9 2 @ 30 rpm.

Claims (13)

1. Forma de dosagem oral sólida revestida de película compreendendoa) um núcleo sólidob) uma composição de revestimento de película oralmente dissol-vível compreendendo:i) pululan;ii) pelo menos um agente de estímulo sensorial; eiii) um plastificante;em que o dito revestimento de película é aplicado para o dito núcleo.
2. Composição de revestimento de película oralmente dissolvívelde acordo com a reivindicação 1, em que o dito pululan compreende de cer-ca de 0,1 a cerca de 20% em peso/peso da composição.
3. Composição de revestimento de película oralmente dissolvívelde acordo com a reivindicação 1, em que o dito plastificante é selecionado apartir do grupo que consiste em alcoóis poliídricos, ésteres de alcoóis polií-dricos e misturas dos mesmos.
4. Composição de revestimento de película oralmente dissolvívelde acordo com a reivindicação 1, em que o dito plastificante é um éster deum álcool poliídrico.
5. Composição de revestimento de película oralmente dissolvívelde acordo com a reivindicação 1, em que o plastificante compreende de cer-ca de 0,01% em peso/peso a cerca de 10% em peso/peso.
6. Composição de revestimento de película oralmente dissolvívelde acordo com a reivindicação 1, em que pelo menos um agente de estímulosensorial é em uma quantidade de cerca de 0,01 a cerca de 25% em pe-so/peso da película.
7. Composição de revestimento de película oralmente dissolvívelde acordo com a reivindicação 1, em que o agente de estímulo sensorial éum agente de estímulo sensorial volátil.
8. Composição de revestimento de película oralmente dissolvívelde acordo com a reivindicação 1, em que o agente de estímulo sensorial éselecionado do grupo que consiste em agentes de refrigeração, agentes desensação de calor, óleos essenciais, agentes flavorizantes, acidulantes emisturas dos mesmos.
9. Composição de revestimento de película oralmente dissolvívelde acordo com a reivindicação 1, compreendendo ainda um tensoativo.
10. Composição de acordo com a reivindicação 1, em que o nú-cleo sólido é selecionado do grupo que consiste em comprimido, comprimidode gel, wafer, grânulo, pó e comprimido mastigável.
11. Composição de acordo com a reivindicação 1, em que o re-vestimento de película oralmente dissolvível compreende de cerca de 1 a-15% em peso/peso da forma de dosagem oral sólida total.
12. Meio de tratar um paciente compreendendo administrar umaforma de dosagem farmacêutica revestida com um revestimento de películaoralmente dissolvível contendo pululan, um plastificante, e pelo menos umagente de estímulo sensorial, de tal modo que o dito agente de estímulosensorial confere um estímulo sensorial imediato percebido na boca ou pas-sagens nasais.
13. Método para preparar uma forma de dosagem oral sólida re-vestida de película compreendendo as etapas de:a) combinar o pululan com um plastificante durante um tempo su-ficiente para formar uma mistura homogênea;b) adicionar agentes de estímulo sensorial volátil a mistura homo-gênea em a); ec) aplicar a mistura a um núcleo de forma de dosagem oral sólida.
BRPI0709719-0A 2006-04-04 2007-04-03 formas de dosagem sàlida revestidas de pelÍcula BRPI0709719A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US11/398,390 US20070231387A1 (en) 2006-04-04 2006-04-04 Film-coated solid dosage forms
US11/398,390 2006-04-04
PCT/US2007/008129 WO2007114898A1 (en) 2006-04-04 2007-04-03 Film-coated solid dosage forms

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0709719A2 true BRPI0709719A2 (pt) 2011-07-26

Family

ID=38325599

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0709719-0A BRPI0709719A2 (pt) 2006-04-04 2007-04-03 formas de dosagem sàlida revestidas de pelÍcula

Country Status (9)

Country Link
US (1) US20070231387A1 (pt)
EP (1) EP2007361A1 (pt)
JP (1) JP2009532468A (pt)
KR (1) KR20090020561A (pt)
CN (1) CN101431987A (pt)
AU (1) AU2007233366A1 (pt)
BR (1) BRPI0709719A2 (pt)
CA (1) CA2646136A1 (pt)
WO (1) WO2007114898A1 (pt)

Families Citing this family (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20070275053A1 (en) * 2006-05-26 2007-11-29 Luise Anneliese Lenk Anti-stick formula delivered by spray process to facilitate swallowing of solid object, such as pill, tablet capsule or caplet.
CN101558143B (zh) * 2006-12-13 2012-09-26 日本烟草产业株式会社 香料珠和香烟用过滤嘴
US20090011115A1 (en) * 2007-03-13 2009-01-08 Foss Carter D Edible Pullulan Films Containing Flavoring
ES2537517T3 (es) 2008-03-18 2015-06-09 Japan Tobacco, Inc. Adsorbente de los componentes del humo de la corriente principal del cigarrillo y filtro del cigarrillo
WO2009143841A1 (en) * 2008-05-26 2009-12-03 Fertin Pharma A/S Film-coated compressed chewing gum
CN102264345A (zh) * 2008-12-23 2011-11-30 乔舒亚·D·莱文 在药物治疗方案中添加感知调节作用信号的方法
US20100291268A1 (en) * 2009-05-13 2010-11-18 Tate & Lyle Ingredients Americas, Inc. Popped granulated snacks
US9421171B2 (en) * 2011-02-14 2016-08-23 The Procter & Gamble Company Coated solid dosage forms
JP5690925B2 (ja) * 2011-04-28 2015-03-25 持田製薬株式会社 口腔内崩壊性に優れたコーティング組成物
US10556011B2 (en) 2011-12-02 2020-02-11 Joshua D. Levine Method and system for adding sensory conditioning cues in a pharmacotherapeutic regimen
MA41152A (fr) * 2014-12-12 2017-10-17 Johnson & Johnson Consumer Inc Procédé de fabrication de particules de résinate de phényléphrine ; particules de résinate de phényléphrine et utilisation des particules de résinate de phényléphrine dans des formulations pharmaceutiques
CN106359822A (zh) * 2015-07-22 2017-02-01 美佳胜肽科技股份有限公司 含多单位活性载体的口香糖
CN105496981B (zh) * 2015-12-24 2018-05-01 广东药科大学 一种壳寡糖片剂及其制备方法
US11433037B2 (en) 2016-07-05 2022-09-06 Glaxosmithkline Consumer Healthcare Holdings (Us) Llc Oral dosage form containing a fast release exterior coating

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US198713A (en) * 1877-12-25 Improvement in padlocks
US4650666A (en) * 1983-11-30 1987-03-17 Dainippon Pharmaceutical Co., Ltd. Pullulan and sugar coated pharmaceutical composition
US4610891A (en) * 1985-11-25 1986-09-09 Zeria Shinyaku Kogyo Kabushiki Kaisha Process for sugar-coating solid preparation
JPH0739508B2 (ja) * 1986-11-11 1995-05-01 株式会社林原生物化学研究所 プルラン・ポリエチレングリコ−ル会合物とその製造方法並びに用途
US5015480A (en) * 1987-11-25 1991-05-14 Eli Lilly And Company Film coating formulations
US5098715A (en) * 1990-12-20 1992-03-24 Burroughs Wellcome Co. Flavored film-coated tablet
JP3232488B2 (ja) * 1992-08-20 2001-11-26 株式会社林原生物化学研究所 プルラン高含有物とその製造方法並びに用途
FR2740300B1 (fr) * 1995-10-30 1998-01-02 Roquette Freres Revetement sans sucre obtenu par drageification dure et son procede d'obtention
DE19646392A1 (de) * 1996-11-11 1998-05-14 Lohmann Therapie Syst Lts Zubereitung zur Anwendung in der Mundhöhle mit einer an der Schleimhaut haftklebenden, Pharmazeutika oder Kosmetika zur dosierten Abgabe enthaltenden Schicht
ATE241341T1 (de) * 1997-09-10 2003-06-15 Takeda Chemical Industries Ltd Stabilisierte pharmazeutische zusammensetzung
US6451344B1 (en) * 1998-04-30 2002-09-17 Morinaga Milk Industry Co., Ltd. Sugar coated tablets
US6596298B2 (en) * 1998-09-25 2003-07-22 Warner-Lambert Company Fast dissolving orally comsumable films
CN1706269A (zh) * 2005-05-17 2005-12-14 汕头市富味制果厂有限公司 调味速溶爽口片及其制备方法

Also Published As

Publication number Publication date
KR20090020561A (ko) 2009-02-26
WO2007114898A1 (en) 2007-10-11
US20070231387A1 (en) 2007-10-04
CN101431987A (zh) 2009-05-13
JP2009532468A (ja) 2009-09-10
EP2007361A1 (en) 2008-12-31
CA2646136A1 (en) 2007-10-11
AU2007233366A1 (en) 2007-10-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0709719A2 (pt) formas de dosagem sàlida revestidas de pelÍcula
JP4365106B2 (ja) 医薬配合剤
JP5587298B2 (ja) ニコチンおよび緩衝剤を含む打錠可能なチューインガム
Renu et al. Chewable tablets: a comprehensive review
WO2002096406A1 (fr) Compositions medicinales
JP2004277426A (ja) スクラロース含有組成物
JPWO2008149440A1 (ja) 速溶性及び可撓性を有するフィルム製剤
JP2009263298A (ja) 不快な味を隠ぺいした経口組成物
TW200918060A (en) Medical composition containing rebamipide
US10335443B2 (en) Orodispersible film
JP4444626B2 (ja) 口腔内崩壊錠
WO2013024373A1 (en) Pharmaceutical composition comprising cefuroxime
JP2007131561A (ja) 経口固形製剤及びその製造法
JP2006316009A (ja) 口腔内貼付剤及びその製造方法
JPWO2006129668A1 (ja) 糖衣を施した丸剤
US20060198856A1 (en) Ibuprofen suspension stabilized with docusate sodium
WO2010119851A1 (ja) 口腔内崩壊錠
JP2004269513A (ja) 固形製剤
KR20060051486A (ko) 의약적 냉각 에멀젼
JP5455203B2 (ja) フィルム製剤およびその製造方法
JP2023119588A (ja) ロキソプロフェンとグリシンを含有する固形製剤及びその製造方法
JP2023124838A (ja) 医薬組成物
KR20160039050A (ko) 엔테카비르 함유 구강 붕해 필름제형
JP2006182669A (ja) 口腔内貼付剤

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 5A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2161 DE 05/06/2012.