BRPI0708781B1 - Isk for ants, process for their production and its use - Google Patents

Isk for ants, process for their production and its use Download PDF

Info

Publication number
BRPI0708781B1
BRPI0708781B1 BRPI0708781-0A BRPI0708781A BRPI0708781B1 BR PI0708781 B1 BRPI0708781 B1 BR PI0708781B1 BR PI0708781 A BRPI0708781 A BR PI0708781A BR PI0708781 B1 BRPI0708781 B1 BR PI0708781B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
ant
bait
ants
sugar syrup
sugar
Prior art date
Application number
BRPI0708781-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Gutsmann Volker
Böcker Thomas
Nentwig Günther
Mcbeath Justin
Einam Jeffrey
Original Assignee
Bayer Intellectual Property Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Bayer Intellectual Property Gmbh filed Critical Bayer Intellectual Property Gmbh
Publication of BRPI0708781A2 publication Critical patent/BRPI0708781A2/pt
Publication of BRPI0708781B1 publication Critical patent/BRPI0708781B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01NPRESERVATION OF BODIES OF HUMANS OR ANIMALS OR PLANTS OR PARTS THEREOF; BIOCIDES, e.g. AS DISINFECTANTS, AS PESTICIDES OR AS HERBICIDES; PEST REPELLANTS OR ATTRACTANTS; PLANT GROWTH REGULATORS
    • A01N25/00Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators, characterised by their forms, or by their non-active ingredients or by their methods of application, e.g. seed treatment or sequential application; Substances for reducing the noxious effect of the active ingredients to organisms other than pests
    • A01N25/002Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators, characterised by their forms, or by their non-active ingredients or by their methods of application, e.g. seed treatment or sequential application; Substances for reducing the noxious effect of the active ingredients to organisms other than pests containing a foodstuff as carrier or diluent, i.e. baits
    • A01N25/006Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators, characterised by their forms, or by their non-active ingredients or by their methods of application, e.g. seed treatment or sequential application; Substances for reducing the noxious effect of the active ingredients to organisms other than pests containing a foodstuff as carrier or diluent, i.e. baits insecticidal

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Pest Control & Pesticides (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Toxicology (AREA)
  • Agronomy & Crop Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Plant Pathology (AREA)
  • Insects & Arthropods (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Dentistry (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)
  • Catching Or Destruction (AREA)
  • Fodder In General (AREA)

Abstract

iscas à base de açúcar. a presente invenção refere-se a uma isca para formigas contendo uma substância ativa de ação inseticida e xarope de açúcar.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "ISCA PARA FORMIGAS, PROCESSO PARA SUA PRODUÇÃO E SEU USO". A presente invenção refere-se a iscas para formigas à base de xarope de açúcar, a um método para a produção dessas iscas para formigas e ao seu uso.
Sabe-se que inseticidas podem ser empregados nas mais diferentes formas de preparação no combate a formigas. Por exemplo, são mencionadas composições de spray, pós, latas pulverizadoras e iscas. Como muitas vezes são encontradas formigas na área residencial muito próximas a pessoas e a animais domésticos, e como precisam ser combatidas ali, preparações contra formigas vem ganhando cada vez mais importância devido ao seu perigo relativamente baixo aos seres humanos e animais domésticos, como também devido à sua elevada compatibilidade com o meio ambiente. Além disso, iscas contendo inseticidas de ação prolongada possibilitam uma introdução através das formigas para dentro do ninho. A alimentação para outras formigas operárias, rainha(s) e larvas (trofalaxia) leva a uma completa erradicação da colônia, o que dificilmente pode ser conseguido através de outros métodos. O número de substâncias inseticidas ativas que são adequadas para o uso em uma isca para formigas é, porém, muito baixo, já que as formigas que reagem muito sensível e normalmente recusam sua ingestão. Isso se aplica particularmente se as iscas tiverem que conter substâncias ativas em altas concentrações com o objetivo de alcançar uma ação suficientemente elevada.
Como substâncias ativas de ação inseticida e acaricida, que podem ser empregadas para o combate a formigas, já são conhecidas a muitos anos, por exemplo, 0,0-dietiltionofosforil-a-oximino-fenilacetonitrila (foxim) e 0,0-dietiltionofosforil-a-oximino-(2-clorofenil)acetonitrila (clorofoxim) (vide Especificação da Patente Alemã 1 238 902). Essas substâncias podem ser aplicadas na forma de composições de spray e em pó.
Além disso, foi feita a tentativa de empregar foxim para o combate de formigas na forma de uma formulação para formiga (confira "Toxicological and Biological Studies of Odorous House Ant, Tapinoma ses-sile" in Journ, of econ. Ent. Vol. 63, 1971-1973 (1970)). Verificou-se ser possível obter um completo controle das formigas através de iscas contendo 0,05% em peso de foxim como uma mistura com xarope de framboesa ou melado de framboesa. Porém, existe a desvantagem de que formigas que apresentam um baixo conteúdo de foxim não possuem estabilidade de armazenagem suficientemente longa para os fins práticos. Iscas análogas, nas quais o foxim está presente em uma concentração de 0,5% em peso até 1% em peso, na verdade, apresentam uma estabilidade e uma duração de ação suficientes para os fins práticos, mas mostram uma ação repelente, de tal forma que as formigas não comem essas iscas. O uso de iscas que contém foxim até agora não atingiu o sucesso desejado no combate a formigas. Finalmente, o foxim age com relativa rapidez, de tal forma que a trofalaxia acima descrita não ocorre ou ocorre apenas em uma escala mínima.
Iscas para formigas, que também contém glicerina e/ou mel, a-lém do foxim e/ou clorofoxim, que de qualquer forma não sanam satisfatoriamente as desvantagens acima descritas, também são conhecidas do documento EP-A1 -0 084 310.
Uma dificuldade adicional na produção de iscas à base de foxim e/ou clorofoxim reside no fato de que as substâncias ativas são relativamente sensíveis à temperatura. Por essa razão, descartou-se a implementação do método de produção convencional, que consiste em misturar e aquecer os componentes a fim de reduzir a viscosidade da mistura correspondente e para torná-la mais facilmente agitável.
Além disso, ficou evidente que formigas preferem particularmente iscas líquidas. A ingestão de iscas líquidas para as formigas operárias, especializadas na busca e assimilação de alimento, é mais simples e, por isso, preferível. A desvantagem de iscas líquidas, porém, é que o teor de água após aplicação pode cair a zero devido à evaporação (secagem). Esse fenômeno apresenta um efeito desvantajoso no consumo da isca pela formiga, devido à solidificação da isca e, também devido à concentração da substância ativa presente (efeito repelente). Pelos motivos mencionados, iscas líquidas são, na verdade, muito atrativas inicialmente (por 24 horas), mas depois elas perdem sua ação rapidamente.
Assim sendo, existe, além disso, uma demanda por iscas para formigas que não apresentem as desvantagens anteriormente descritas. Particularmente, existe a demanda por iscas para formigas que possam ser consumidas prazerosamente ao mesmo tempo por um grande número de diferentes formigas e, depois da aplicação, sejam atrativas e, desse modo, altamente ativas por um período suficientemente longo para as formigas e que sejam estáveis em armazenamento, de baixo custo e fáceis de produzir.
Essa tarefa é solucionada através de uma isca para formigas, que contém pelo menos uma substância ativa de ação inseticida e xarope de açúcar.
De acordo com a invenção, descobriu-se que iscas para formigas que além de pelo menos uma substância de ação inseticida, também contém xarope de açúcar, são altamente eficientes no combate a formigas e ao mesmo tempo continuam atrativas para as formigas por um longo período de tempo.
Em uma primeira forma de concretização da presente invenção, a isca para formigas contém adicionalmente uma substância desnaturante, como por exemplo, Bitrex®.
Em uma segunda forma de concretização da presente invenção, a isca para formigas, de acordo com a invenção, consiste essencialmente em pelo menos uma substância ativa contendo ação inseticida, xarope de açúcar e opcionalmente em substância desnaturante. A substância de ação inseticida que é usada nas iscas para formigas, de acordo com a invenção, não está sujeita fundamentalmente a qualquer restrição, desde que ela seja capaz de destruir formigas. A substância de ação inseticida é, por essa razão, preferivelmente selecionada do grupo consistindo em inibidores da Acetilcolinasterase (AChE), carbamatos, por exemplo, alanicarb, aldicarb, aldoxicarb, allixicarb, aminocarb, bendio- carb, benfuracarb, bufencarb, butacarb, butocarboxim, butoxicarboxim, car-barila, carbofurano, carbosulfano, cloetocarb, dimetilano, etiofencarb, feno-bucarb, fenotiocarb, formetanato, furatiocarb, isoprocarb, metam-sódio, me-tiocarb, metomil, metolcarb, oxamil, pirimicarb, promecarb, propoxur, tiodi-carb, tiofanox, trimetacarb, XMC, xililcarb, triazamato organofosfatos, por exemplo, acefâto, azametifos, azinfos (-metil, -etil), bromofos-etila, brom-fenvinfos (-metil), butatiofos, cadusafos, carbofenotion, cloretoxifos, clorfen-vinfos, clormefos, clorpirifos (-metil/-etil), coumafos, cianofenfos, cianofos, clorfenvinfos, demeton-S-metila, demeton-S-metilsulfona, dialifos, diazinon, diclofentiona, diclorvos/DDVP, dicrotofos, dimetoato, dimetilvinfos, dioxaben-zofos, dissulfotona, EPN, etiona, etoprofos, etrimfos, famfur, fenamifos, feni-trotiona, fensulfotiona, fentiona, flupirazofos, fonofos, formotiona, fosmetila-no, fostiazato, heptenofos, iodofenfos, iprobenfos, isazofos, isofenfos, O-salicilato de isopropila, isoxationa, malationa, mecarbam, metacrifos, meta-midofos, metidationa, mevinfos, monocrotofos, naled, ometoato, oxidemeto-na-metila, parationa (-metil/-etil), fentoato, forato, fosalona, fosmet, fosfami-dona, fosfocarb, foxim, pirimifos (-metil/-etil), profenofos, propafos, propetam-fos, protiofos, protoato, piraclofos, piridafentiona, piridationa, quinalfos, sebu-fos, sulfotep, sulprofos, tebupirimfos, temefos, terbufos, tetraclorvinfos, tio-metona, triazofos, triclorfona, vamidotiona moduladores de canal de sódio/bloqueadores de canal de sódio voltagem- dependentes piretróides, por exemplo, acrinatrina, alletrina (d-cis-trans, d-trans), beta-ciflutrina, bifen-trina, bioalletrina, isômero de bioalletrina-S-ciclopentila, bioetanometrina, bio-permetrina, biorresmetrina, clovaportrina, cis-cipermetrina, cis-resmetrina, cis-permetrina, clocitrina, cicloprotrina, ciflutrina, cihalotrina, cipermetrina (alfa-, beta-, teta-, zeta-), cifenotrina, deltametrina, empentrina (isômero 1R), esfenvalerato, etofenprox, fenflutrina, fenpropatrina, fenpiritrina, fenvalerato, flubrocitrinato, flucitrinato, flufenprox, flumetrina, fluvalinato, fubfenprox, ga-ma-cialotrina, imiprotrina, cadetrina, lambda-cialotrina, metoflutrina, perme- trina (cis-, trans-), fenotrina (isômero 1 R-trans), pralletrina, proflutrina, protri-fenbuto, piresmetrina, resmetrina, RU 15525, silafluofeno, tau-fluvalinato, teflutrina, teralletrina, tetrametrina (isômetro -1R-), tralometrina, transflutrina, ZXI 8901, piretrinas (piretro) DDT oxadiazinas, por exemplo, indoxacarb semicarbazonas, por exemplo, metaflumizona (BAS3201) agonistas/antagonistas do receptor de acetilcolina cloronicotinilas, por exemplo, acetamipride, clotianidina, dinotefurano, imidaclopride, nitenpi-ram, nitiazina, tiaclopride, tiametoxam nicotina, bensultap, cartap moduladores do receptor de acetilcolina spinosinas, por exemplo, spinosad GABA-antagonistas do canal de cloreto GABA-controlados organoclorinas, por exemplo, camfecloro, clordano, endosulfano, gama-HCH, HCH, hepta-cloro, lindano, metoxicloro fiprólis, por exemplo, acetoprol, etiprol, fipronila, pirafluprol, piriprol* vaniliprol ativadores do canal de cloreto mectinas, por exemplo, abamectina, emamectina, benzoato de emamectina, ivermecti-na, lepimectina, milbemicina miméticos de hormônios juvenis, por exemplo, diofenolano, epofenonano, fenoxicarb, hidropreno, quinopreno, metopreno, piriproxifeno, tripreno agonistas/disruptores de ecdisona diacilidrazinas, por exemplo, cromafenozida, halofenozida, metoxifenozida, tebufenozida inibidores da biosíntese da quitina benzoiluréias, por exemplo bistriflurona, clorfluazurona, diflubenzurona, fluazurona, fluciclo-xurona, flufenoxurona, hexaflumurona, lufenurona, novalurona, noviflumuro-na, penflurona, teflubenzurona, triflumurona buprofezina ciromazina inibidores de fosforilação oxidativa, disruptores ATP diafentiurona compostos à base de organotina, por exemplo, azociclotina, ciexatina, oxido de fenbutatina desacopladores de fosforilação oxidativa por interrupção do gradiente de próton H pirróis, por exemplo, clorfenapir dinitrofenóis, por exemplo, binapacirl, dinobutona, dinocap, DNOC inibidores de transporte de elétron sítio I METIs, por exemplo, fenazaquina, fenpiroximato, pirimidifeno, piridabeno, tebufenpi-rad, tolfenpirad hidrametilnona dicofol inibidores de transporte de elétron sítio II rotenonas inibidores de transporte de elétron sítio III acequinocíla, fluacripirim disruptores microbianos da membrana intestinal do inseto cepas Bacillus thuringiensis inibidores da síntese de lipídios ácidos tetrônicos, por exemplo, espirodiclofeno, espiromesifeno ácidos tetrâmicos, por exemplo, espirotetramato carboxamidos, por exemplo, flonicamid agonistas octopaminérgicos, por exemplo, amitraz inibidores de ATPase magnésio-estimulada, propargitos análogos de nereistoxina, por exemplo, tiociclam-hidrogeno oxalato, tiossultap-sódio agonistas do receptor de rianodina, dicarboxamidas de ácido benzóico, por exemplo, flubendiamida antranilamidas, por exemplo, DPX E2Y45 (3-bromo-N-{4-cloro-2-metil-6-[(metilamino)carbonil]-fenil}-1-(3-cloropiridin-2-il)-1H-pirazol-5-carboxamida) agentes biológicos, hormônios ou feromônios azadiraquitina, Bacillus spec., Beauveria spec., codlemônio, Metarrhizium spec., Paecilomyces spec., turingiensina, Verticillium spec. substâncias ativas contendo mecanismos de ação desconhecidos ou não específicos inibidores do crescimento de ácaros, por exemplo, clofentezina, etoxazol, hexitiazox amidoflumet, benclotiaz, benzoximato, bifenazato, bromopropilato, buprofezina, quinometionato, clordimeform, clorobenzilato, cloropicrina, clo-tiazobeno, ciclopreno, ciflumetofeno, diciclanil, fenoxacrim, fentrifanil, fluben-zimina, flufenerim, flutenzina, gossipluro, hidrametilnona, japoniluro, metoxa-diazona, petróleo, butóxido de piperonila, oleato de potássio, piridalil, sulflu-ramida, tetradifona, tetrasul, triarateno,verbutina.
Além de substâncias ativas individuais, podem ser empregadas combinações de 2 ou mais substâncias ativas.
Também é possível a combinação com sinergistas, por exemplo, butóxido de piperonila, MGK 264 (Octacido) ou Sesamex.
Além disso, podem ser empregados atraentes tais como fero-mônios sexuais, feromônios de agregação e substâncias aromáticas (sintéticas, idênticas a natural ou naturais).
Entre as substâncias ativas inseticidas, são particularmente preferidos representantes das cloronicotinilas e os fipróis. No contexto da presente invenção, imidaclopride (1-(6-cloro-3-piridinilmetil)-N-nitroimidazolidin-2-ilidonamina) e fipronil (5-amino-1-[2,6-dicloro-4-(trifluorometil)fenil]-4-[(trifluorometil)sulfinil]-1 H-pirazol-3-carbonitrila) são muito particularmente preferidos como substâncias ativas inseticidas. O conteúdo de substâncias ativas no corpo da formiga, de acordo com a invenção, depende da natureza da substância ativa e pode, por essa razão, variar em margens extensas. Em geral, a substância ativa inseticida é usada na medida em que for necessária para exterminar formigas. Particularmente, com relação à imidaclopride, evidenciou-se como sendo vantajoso quando o conteúdo de imidaclopride é 0,001 a 0,5% em peso, particularmente preferível 0,001 a 0,3% em peso, particularmente 0,001 a 0,1% em peso, respectivamente com referência à isca para formigas.
Fundamentalmente, o xarope de açúcar, que é usado nas iscas para formigas, de acordo com a invenção, não está sujeito a quaisquer restrições, podendo ser empregadas todas as formas possíveis de xarope de açúcar.
Evidenciou-se ser preferível quando o xarope de açúcar empregado for sacarose e/ou os monossacarídeos contendo glicose e frutose e/ou seus dímeros, oligômeros, polímeros. As relações mistas dos componentes de carboidratos anteriormente mencionados são extensamente variáveis. Relações mistas possíveis aparecem ilustradas mais detalhadamente por meio dos exemplos a seguir, mas não são de forma alguma restritas a esses exemplos: para um xarope invertido na matéria seca 34% de sacarose, 33% de frutose, 33% de glicose; para um xarope de milho, na matéria seca 36% de glicose, 31% de maltose, 13% de maltotriose, 20% de oligossacarídeos; para um xarope de milho enzimaticamente modificado 42% de frutose, 52% de glicose, 3% de maltose, 3% de oligossacarídeos.
Evidenciou-se também como preferível quando o xarope de açúcar empregado apresentar um conteúdo de matéria seca preferivelmente de 50% a 95%, particularmente preferivelmente de 60 a 90%, em particular de 65 a 90%. O pH do xarope de açúcar situa-se preferivelmente em uma faixa de 2 a 8, particularmente preferivelmente de 2,5 a 7,5, em particular de 3,0 a 7,0.
No contexto da presente invenção, entende-se por xarope de açúcar como sendo um xarope de açúcar aquoso que, além do peso seco do açúcar, contém também água.
No contexto da presente invenção, por exemplo, podem ser usados açúcar invertido e xarope de açúcar, preferivelmente contendo as especificações previamente definidas.
Em geral, vários xaropes de açúcar são, portanto, consumidos de forma diferentemente prazerosa por diferentes espécies de formigas. Por isso, mostrou-se vantajoso quando são empregados como xarope de açúcar xaropes invertidos básicos. Destes, o xarope invertido básico INVERTIX® 72,7/66 é particularmente preferido e o INVERTIX® 81/55, que é especialmente preferido pela maioria das espécies de formigas. Nesse aspecto, é especialmente interessante no contexto da presente invenção, que Monomo-rium pharaonis (formiga-faraó) gosta muito desse xarope, uma vez que nessa espécie é em geral assumida a preferência de proteína.
Um outro xarope de açúcar, que pode preferivelmente ser usado, no contexto da presente invenção, é o xarope de milho, por exemplo, Karo® Light produzido pela Karo. Esse xarope de açúcar é um xarope de açúcar que contém xarope de açúcar light, xarope de milho com alta concentração de frutose, sal(is) e aroma de baunilha. A produção das iscas para formigas, de acordo com a invenção, não está sujeita particularmente a qualquer restrição no contexto da presente invenção. Em geral, a produção é realizada de tal modo que a substância ativa inseticida, opcionalmente com a adição da quantidade de substância desnaturante prevista, de acordo com a invenção, opcionalmente dos siner-gistas, de acordo com a invenção e/ou dos atraentes opcionalmente previstos, de acordo com a invenção, é misturada no xarope para formiga.
As iscas para formigas, de acordo com a invenção, possuem a vantagem de elas serem consumidas por um vasto número de diferentes formigas. Ao mesmo tempo, as iscas para formigas, de acordo com a invenção, são estáveis por um longo período de tempo após sua aplicação, documentado nos exemplos de concretização a título de exemplo. Ao mesmo tempo, sua produção é simples e de baixo custo.
Os materiais de isca, de acordo com a invenção, podem ser empregados no combate a formigas, em todas as formas usuais para formulações de iscas desse tipo. Exemplos das diversas formas de aplicação que podem ser mencionadas: aplicação descoberta do líquido a partir de uma seringa ou tubo nas proximidades de uma trilha de formigas ou de um ninho de formigas; aplicação coberta do líquido a partir de uma seringa ou tubo em fissuras e fendas nas proximidades de uma trilha de formigas ou de um ninho de formigas (fendas em paredes, fendas em pedras de piso, fendas em madeira, etc.) e aplicação protegida em uma estação de isca. As estações são designadas como todos os containeres comercialmente disponíveis, que protegem o usuário do contato com produtos contendo inseticidas, sendo hermeticamente vedados antes do uso e facilmente acessíveis para as formigas após o uso, impedindo o vazamento da formulação por meio de uma construção adequada.
De acordo com a invenção, a aplicação descoberta do líquido em um ninho de formigas por meio de seringa ou tubo é da mesma forma possível.
Com a ajuda das formas de aplicação acima mencionadas, as formigas podem ser combatidas na área de administração do lar e de higiene e na agricultura e na jardinagem em todos os pontos, onde elas são inde-sejadas. O procedimento, neste caso, consiste em aplicar as iscas, de acordo com a invenção, nos locais infestados por formigas. A área de higiene abrange especialmente também o combate a pestes através de equipes especializadas no combate a pestes. A presente invenção, além disso, refere-se ao uso de xaropes de açúcar em iscas contra formigas. A presente invenção refere-se especialmente ao uso de xaropes de açúcar em iscas contra formigas, que são empregados para o extermínio de formigas. Com relação à seleção específica de xaropes de açúcar, os comentários feitos acima se aplicam para o xarope de açúcar nas iscas contra formigas, de acordo com a invenção. A invenção será mais detalhadamente esclarecida por meio dos seguintes exemplos, porém não se restringe em hipótese alguma a eles. Exemplo 1: Assimilação de diferentes xaropes para formigas por várias espécies de formigas Diferentes iscas para formigas, que diferem quanto na seleção do xarope de açúcar, são usadas para a determinação da atividade. Os resultados obtidos são mostrados na tabela abaixo: Tabela 1 Os resultados apresentados na tabela 1 mostram que diferentes xaropes são consumidos em diferentes extensões por várias espécies de formigas. O xarope invertido 72.7/66 preferivelmente usado de acordo com a invenção é, contudo, preferido por todas as espécies de formigas. É especialmente interessante o fato de Monomorium pharaonis (formiga-faraó) consumir esse xarope muito bem, já que a preferência de proteína é assumida em geral nessa espécie. O xarope invertido 81/55, preferivelmente empregado, de acordo com a invenção, é portanto muito bem aceito por todas as espécies de formigas.
Experimento 2: Atratividade das iscas para formigas, de acordo com a invenção, após aplicação Tabela 2 ______ A tabela 2 mostra que o xarope invertido preferido, de acordo com a invenção é, portanto, ainda bem aceito por duas importantes espécies de formigas após 2 semanas de aplicação descoberta.
Tabela 3 A tabela 3 mostra que o xarope invertido 81/55 igualmente preferido, de acordo com a invenção, é portanto ainda bem aceito por duas importantes espécies de formigas após uma semana de aplicação descoberta.
Lasius niger-formiga preta de jardim Linepithema humile - formiga argentina Monomorium pharaonis - formiga-faraó Tapinoma melanocephalum - formiga fantasma Tabela 4 Ensaio em campo contra formigas-faraó Invertix 81/55 contendo 0,05% de imidaclopride Dias após tratamento Número de casos Número de formigas com formigas por caso -15 dias 9 19 0 12 24 14 dias 0 0 36 dias 0 0 65 dias 0 0 99 dias 0 0 O exemplo na tabela 4 mostra que o xarope invertido 81/55 i-gualmente preferido, de acordo com a invenção, proporciona um rápido e duradouro controle de formigas, neste caso Monomorium pharaonis, em testes em campo. Um apartamento infestado com formigas-faraó foi analisado. Armadilhas de formigas foram planejadas para realizar uma determinação de infestação. 14 dias após o tratamento, não foram mais achadas formigas nas armadilhas. Essa situação não mudou no período de observação. O sucesso do tratamento foi de 100%.
REIVINDICAÇÕES

Claims (13)

1. Isca para formigas, caracterizada pelo fato de que consiste essencialmente em: pelo menos uma substância ativa apresentando atividade inseticida, e xarope de açúcar, sendo que imidacloprid é a substância ativa apresentando atividade inseticida, e que o teor de imidacloprid, na dita isca para formigas, é de 0,001 a 0,1% em peso, com base no peso total da isca para formigas, e sendo que o xarope de açúcar é um xarope de açúcar invertido e que apresenta um teor de matéria seca de 65% a 81%, e que o grau de inversão de açúcar é de 55% a 66%.
2. Isca para formigas, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato que compreende adicionalmente pelo menos um agente desnaturante.
3. Isca para formigas, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que não compreende protéinas.
4. Isca para formigas, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 3, caracterizada pelo fato que a isca ainda é atrativa às formigas duas semanas após aplicação.
5. Isca para formigas, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 4, caracterizada pelo fato de que o xarope de açúcar apresenta um teor de matéria seca de 72,7% e um grau de inversão de açúcar de 66%.
6. Isca para formigas, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 5, caracterizada pelo fato de que o xarope de açúcar apresenta um teor de matéria seca de 81% e um grau de inversão de açúcar de 55%.
7. Processo para produção de uma isca para formigas, como definida em qualquer uma das reivindicações de 1 a 6, caracterizado pelo fato de que imidacloprid é misturado com o xarope de açúcar, opcionalmente sob adição de um agente desnaturante.
8. Uso de iscas para formigas, como definidas em qualquer uma das reivindicações de 1 a 6, caracterizado pelo fato de que é para combate a formigas.
9. Uso, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que a isca para formigas é aplicada nas proximidades de uma trilha de formigas ou em um ninho de formigas.
10. Uso, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que a isca para formigas é aplicada em uma aplicação descoberta a partir de uma seringa ou tubo nas proximidades de uma trilha de formigas ou em um ninho de formigas.
11. Uso, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que a isca para formigas é aplicada em uma aplicação coberta a partir de uma seringa ou tubo nas proximidades de uma trilha de formigas ou em um ninho de formigas.
12. Uso, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que a isca para formigas é aplicada em uma aplicação protegida em uma estação de isca.
13. Uso, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que as formigas são das espécies Lasius niger, espécies Linepither-ma humile, espécies Monomorium pharaonis ou espécies Tapinoma mela-nocephalum.
BRPI0708781-0A 2006-03-11 2007-03-08 Isk for ants, process for their production and its use BRPI0708781B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102006011403.5 2006-03-11
DE102006011403A DE102006011403A1 (de) 2006-03-11 2006-03-11 Köder auf Zuckerbasis
PCT/EP2007/001985 WO2007104461A2 (de) 2006-03-11 2007-03-08 Köder auf zuckerbasis

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0708781A2 BRPI0708781A2 (pt) 2011-06-14
BRPI0708781B1 true BRPI0708781B1 (pt) 2017-10-24

Family

ID=38336103

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0708781-0A BRPI0708781B1 (pt) 2006-03-11 2007-03-08 Isk for ants, process for their production and its use

Country Status (14)

Country Link
US (1) US8889725B2 (pt)
EP (1) EP1996015B1 (pt)
JP (1) JP2010520151A (pt)
CN (1) CN101568255B (pt)
AU (1) AU2007224744B2 (pt)
BR (1) BRPI0708781B1 (pt)
DE (1) DE102006011403A1 (pt)
DK (1) DK1996015T3 (pt)
ES (1) ES2416137T3 (pt)
MX (1) MX2008011342A (pt)
PL (1) PL1996015T3 (pt)
PT (1) PT1996015E (pt)
WO (1) WO2007104461A2 (pt)
ZA (1) ZA200807647B (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP2011098945A (ja) * 2009-11-09 2011-05-19 Fumakilla Ltd アリ用毒餌剤
EP2446742A1 (de) 2010-10-28 2012-05-02 Bayer CropScience AG Insektizide oder akarizide Zusammensetzungen enthaltend Mono- oder Disacchariden als Wirkungsverstärker
AU2012280946B2 (en) 2011-07-13 2015-10-08 Clarke Mosquito Control Products, Inc. Insecticidal compositions and methods of using the same
US9375001B1 (en) 2012-04-23 2016-06-28 Wellmark International Granular fly bait
JP2014077016A (ja) * 2014-01-24 2014-05-01 Fumakilla Ltd アリ用毒餌剤の製造方法
US20150223441A1 (en) * 2014-02-13 2015-08-13 The Regents Of The University Of California Development of pheromone-assisted techniques (pat) to improve efficacy of insecticide baits targeting urban pest ant species
US10980235B2 (en) 2017-02-13 2021-04-20 Clarke Mosquito Control Products, Inc. Insecticidal composition
CN115885982A (zh) * 2022-11-08 2023-04-04 成都绿金生物科技有限责任公司 一种用于防治红火蚁的饵料及其制备方法

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE3200909A1 (de) * 1982-01-14 1983-07-21 Bayer Ag, 5090 Leverkusen "ameisenkoeder, verfahren zu deren herstellung und deren verwendung"
JPS62164605A (ja) * 1986-01-13 1987-07-21 Nippon Tokushu Noyaku Seizo Kk 膜翅目蟻類防除剤
US6245327B1 (en) * 1996-03-25 2001-06-12 Fmc Corporation Bait for controlling carpenter ants
JP4255145B2 (ja) * 1998-06-12 2009-04-15 住化エンビロサイエンス株式会社 アリ類の毒餌剤
JP4302259B2 (ja) * 1999-10-06 2009-07-22 住化エンビロサイエンス株式会社 害虫駆除用毒餌剤
WO2004012505A2 (en) * 2002-08-06 2004-02-12 University Of Florida Insect bait
UA79571C2 (en) * 2003-12-04 2007-06-25 Basf Ag Metod for the protection of seeds from soil pests comprising
TWI350140B (en) * 2004-03-19 2011-10-11 Dow Agrosciences Llc Pesticide compositions

Also Published As

Publication number Publication date
ZA200807647B (en) 2010-05-26
CN101568255B (zh) 2013-08-14
ES2416137T3 (es) 2013-07-30
JP2010520151A (ja) 2010-06-10
PT1996015E (pt) 2013-06-28
WO2007104461A3 (de) 2009-06-11
DK1996015T3 (da) 2013-07-29
AU2007224744A1 (en) 2007-09-20
MX2008011342A (es) 2008-09-12
WO2007104461A2 (de) 2007-09-20
AU2007224744B2 (en) 2012-10-25
EP1996015A2 (de) 2008-12-03
PL1996015T3 (pl) 2013-08-30
US8889725B2 (en) 2014-11-18
EP1996015B1 (de) 2013-04-24
BRPI0708781A2 (pt) 2011-06-14
DE102006011403A1 (de) 2007-09-13
CN101568255A (zh) 2009-10-28
US20090304624A1 (en) 2009-12-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0708781B1 (pt) Isk for ants, process for their production and its use
AU2009228785B2 (en) Dicyclanil formulation
CN104202985B (zh) 包含氟虫腈和氯菊酯的局部组合物和使用方法发明领域
TWI556736B (zh) 用於防治爬行有害昆蟲之凝膠餌
JPH03505458A (ja) 陸生環境における昆虫及び生息地随伴害虫個体群を防除するための方法及び陸生放出組成物
KR20170089843A (ko) 물리적 작용 방식을 갖는 살충성 제형
MX2008014470A (es) Papel impregnado con principios activos insecticidas.
CS203967B2 (en) Insecticide means
BRPI0616198A2 (pt) nicotinilas, piretràides e cetoenàis como formulaÇço em forma de gel ou de espuma para culturas perenes
JP4901139B2 (ja) 不快害虫用の防除・殺虫組成物および防除・殺虫方法
JP5361549B2 (ja) 害虫防除用固形毒餌剤
JP2003526341A (ja) 昆虫を誘引するための装置および方法
JP2022111095A (ja) 害虫防除組成物および害虫の防除方法
JPS5941969B2 (ja) 速効性殺虫、殺ダニ組成物
TWI405535B (zh) 耐水性餌劑
JP2001181106A (ja) 害虫防除用ベイト剤
TWI484911B (zh) 一種減量使用誘引物質之蠅類誘引劑配方
EP1744626B1 (en) Method to fight against insects including the use of hydrocarbon compounds
JPH0560441B2 (pt)
JPH0524882B2 (pt)
JPH048405B2 (pt)
JPH0432043B2 (pt)

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: BAYER INTELLECTUAL PROPERTY GMBH (DE)

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]
B25A Requested transfer of rights approved