BRPI0708137B1 - Ironing shoe, ironing system for garment care, and method for making a ironing shoe - Google Patents

Ironing shoe, ironing system for garment care, and method for making a ironing shoe Download PDF

Info

Publication number
BRPI0708137B1
BRPI0708137B1 BRPI0708137-5A BRPI0708137A BRPI0708137B1 BR PI0708137 B1 BRPI0708137 B1 BR PI0708137B1 BR PI0708137 A BRPI0708137 A BR PI0708137A BR PI0708137 B1 BRPI0708137 B1 BR PI0708137B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
shoe
iron
ironing
insulating layer
thermal insulating
Prior art date
Application number
BRPI0708137-5A
Other languages
English (en)
Inventor
T. Ho Kat
J. Werkman Pieter
C. Tan Li
I. Kranenburg Saskia
Original Assignee
Koninklijke Philips N. V.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Koninklijke Philips N. V. filed Critical Koninklijke Philips N. V.
Publication of BRPI0708137A2 publication Critical patent/BRPI0708137A2/pt
Publication of BRPI0708137B1 publication Critical patent/BRPI0708137B1/pt

Links

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D06TREATMENT OF TEXTILES OR THE LIKE; LAUNDERING; FLEXIBLE MATERIALS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • D06FLAUNDERING, DRYING, IRONING, PRESSING OR FOLDING TEXTILE ARTICLES
    • D06F75/00Hand irons
    • D06F75/38Sole plates
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T29/00Metal working
    • Y10T29/49Method of mechanical manufacture
    • Y10T29/49826Assembling or joining

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Textile Engineering (AREA)
  • Irons (AREA)
  • Laminated Bodies (AREA)

Abstract

sapata de passar a ferro, sistema para cuidado de roupa, e, metodo para fabricar uma sapata de passar a ferro uma sapata de passar a ferro (202) incluindo um laminado (204) tendo pelo menos uma abertura do laminado (215) e uma periferia do laminado semelhante a uma periferia da sapata de uma placa de sapata (203) de um ferro (201), a placa de sapata tendo uma superficie de placa de sapata (210), o laminado incluindo uma camada isolante térmica (205) tendo uma superficie de contato de sapata (206) para fazer contato com a superficie de placa de sapata do ferro e uma camada de transferência de calor (207) tendo uma superficie de contato de roupa (208) para passar a ferro. depois de montar a sapata de passar a ferro de acordo com a invenção ao ferro, a superficie de contato de sapata da camada isolante térmica entra em contato com a superficie de placa de sapata do ferro. a superficie de contato de sapata e a superficie de contato de roupa da camada de transferência de calor são afastadas entre si. durante montagem e desmontagem da sapata, como também durante passar a ferro, a superficie de contato de roupa da camada de transferência de calor não entra em contato direto com a placa de sapata. deste modo, a camada de transferência de calor não arranha a placa de sapata durante montagem ou desmontagem da sapata de passar a ferro e o risco de danificar a placa de sapata do ferro durante montar a sapata ao ferro ou desmontar a sapata do ferro é reduzido.

Description

(54) Título: SAPATA DE PASSAR A FERRO, SISTEMA DE PASSAR A FERRO PARA CUIDADO DE ROUPA, E, MÉTODO PARA FABRICAR UMA SAPATA DE PASSAR A FERRO (51) lnt.CI.: D06F 75/38 (30) Prioridade Unionista: 23/02/2006 EP 06110335.4 (73) Titular(es): KONINKLIJKE PHILIPS Ν. V.
(72) Inventor(es): KAT T. HO; PIETER J. WERKMAN; LI C. TAN; SASKIA I. KRANENBURG
1/27
SAPATA DE PASSAR A FERRO, SISTEMA DE PASSAR A FERRO PARA CUIDADO DE ROUPA, E, MÉTODO PARA FABRICAR UMA SAPATA DE PASSAR A FERRO [001] A invenção relaciona-se a uma sapata de passar a ferro. A invenção também relaciona-se a um sistema para cuidado de roupa e um método para fabricar uma sapata de passar a ferro.
[002] Uma sapata de passar a ferro é conhecida na prática. A sapata, se montada a um dispositivo de passar a ferro a vapor, é normalmente usada para reduza a temperatura da superfície em contato com a roupa.
[003] Dispositivos de passar a ferro a vapor são bem conhecidos na prática. Um dispositivo de passar a ferro a vapor pode ser um ferro a vapor ou um denominado sistema de passar a ferro de caldeira. O sistema de passar a ferro de caldeira inclui um ferro a vapor, tendo uma placa de sapata com uma superfície de placa de sapata e uma caldeira para aquecer água que é arranjada separadamente do ferro a vapor, em que o tanque de água é preso a um suporte incluindo a caldeira. Em muitos casos, o tanque de água é arranjado de modo removível, de forma que um usuário do dispositivo incluindo o tanque de água seja capaz de encher o tanque de água de uma torneira ou similar sem ter que mover o dispositivo inteiro.
[004] Em um ferro a vapor convencional, vapor é gerado por um meio gerador de vapor, que inclui um reservatório de água e uma câmara de vapor. Normalmente, uma bomba dosadora de água é provida para bombear a água do reservatório de água à câmara de vapor (como gotas em lugar de um grande fluxo de água). A água pode ser bombeada por uma
2/2Ί mangueira sob comando de um sinal de bomba de um dispositivo de controle elétrico. A taxa à qual água é provida dita a quantidade de vapor sendo produzido, e a quantidade de vapor é suficientemente baixa que a temperatura da placa de sapata não seja afetada significativamente.
[005] Em vez de um sistema bombeado, água pode ser dosada à câmara de vapor sob gravidade.
[006] A câmara de vapor é tipicamente aquecida pela placa de sapata, mas um elemento de aquecimento auxiliar pode ser provido ao invés.
[007] O vapor da câmara a vapor alcança a abertura ou aberturas de saída de vapor providas na placa de sapata do ferro.
[008] A placa de sapata do ferro é normalmente aquecida por um elemento de aquecimento elétrico. A temperatura da placa de sapata é mantida a um valor desejado por meio de um termostato e um dial de temperatura. O número de pontos no dial de temperatura indica a temperatura da superfície de placa de sapata do ferro:
ponto, em média 110° C, esta é a colocação Baixa na maioria dos ferros;
pontos, em média 150° C, esta é a colocação Média na maioria dos ferros;
pontos, em média 200° C, esta é a colocação Alta n a maioria dos ferros.
[009] Tecidos delicados como por exemplo seda, veludo não podem ser expostos a colocações de temperatura de 2 pontos ou 3 pontos, porque danificaria o tecido. Passar a ferro tecidos delicados é portanto normalmente feito usando a colocação de temperatura baixa de 1 ponto do ferro. Isto pode
3/27 não dar o resultado de passar a ferro desejado. Um usuário pode portanto desejar usar vapor. 0 vapor produzido pelo sistema de passar a ferro a vapor serve para umedecer o tecido a ser passado a ferro. A aplicação de umidade a uma roupa durante passar a ferro faz o processo de passar a ferro mais fácil, e reduz o tempo envolvido.
[0010] Para passar a ferro a vapor, a colocação de temperatura de 2 pontos ou 3 pontos é recomendada, caso contrário há um risco de gotejamento ou respingo de água. Porgue esta colocação de temperatura de 2 pontos ou 3 pontos é normalmente alta demais para passar a ferro tecidos delicados, uma sapata de passar a ferro pode ser usada. A sapata de passar a ferro pode ser usada como um acessório destacável ao ferro. Se o usuário montar a sapata à placa de sapata do ferro, a sapata de passar a ferro atua como uma barreira térmica gue reduz a temperatura da superfície em contato com a roupa. Deste modo, o ferro a vapor pode ser operado a uma colocação de temperatura de 2 ou 3 pontos, enguanto a temperatura da superfície em contato com a roupa é reduzida. Deste modo, uma roupa delicada pode ser passado a ferro usando vapor sem o risco de gotejamento ou respingo de água devido a uma muito temperatura baixa demais do ferro.
[0011] US 3.318.029 descreve um método para fabricar uma sapata acessória para um ferro de mão. A sapata obtida pelo método descrito tem uma construção laminada incluindo uma folha de plástico externa e uma folha de reforço de metal interna. Enguanto montando uma tal sapata e desmontando-a da placa de sapata do ferro, há um risco gue a folha de reforço de metal danifigue a placa de sapata, em particular a superfície de placa de sapata.
4/27 [0012] É um objetivo da invenção prover uma sapata de passar a ferro onde o risco de danificar a placa de sapata do ferro durante montagem ou desmontagem do ferro é reduzido.
[0013] Este objetivo é alcançado pela sapata de passar a ferro como reivindicado na presente patente.
[0014] Depois de montar a sapata de passar a ferro de acordo com a invenção ao ferro, a superfície de contato de sapata da camada isolante térmica entra em contato com a superfície de placa de sapata do ferro. A superfície de contato de sapata e a superfície de contato de roupa da camada de transferência de calor são afastadas uma da outra. Durante montagem e desmontagem da sapata, como também durante passar a ferro, a superfície de contato de roupa da camada de transferência de calor não entra em contato direto com a superfície de placa de sapata. Deste modo, a camada de transferência de calor não arranha a placa de sapata, em particular a superfície da placa de sapata, durante montagem ou desmontagem da sapata de passar a ferro, e o risco de danificar a placa de sapata do ferro durante montar a sapata ao ferro ou desmontar a sapata do ferro é reduzido. Deste modo, o objetivo da invenção é alcançado.
[0015] A sapata de passar a ferro de acordo com a invenção tem um número limitado de partes; isto simplifica o processo de montagem e/ou produção da sapata.
[0016] Os CH567142 e DE2612848 descrevem uma sapata de passar a ferro compreendem uma camada de transferência de calor. Lados da camada de transferência de calor são providos com material isolante térmico embora deixe uma área central da camada de transferência de calor exposta.
5/27
A locação da área exposta corresponde à locação de furos para vapor na placa de sapata e furos similares providos na camada de transferência de calor. Após a montagem da sapata no ferro de passar, a área exposta voltada para a placa de sapata e define uma câmara de vapor adicional.
[0017] Em uma concretização da sapata de passar a ferro de acordo com a invenção, a camada de transferência de calor é uma camada de reforço que provê firmeza ao laminado. Como resultado, a sapata tem uma certa robustez que pode ajudar em montar e desmontar a sapata de passar a ferro. Um laminado firme facilita posicionamento da sapata com respeito ao ferro ou vice-versa. Normalmente, o ferro tem uma frente estreita, chamada ponta, e um porção traseira mais larga, chamada extremidade de apoio, e a sapata de passar a ferro tem uma ponta correspondente e uma extremidade de apoio correspondente. Enquanto segurando o ferro em uma mão e a sapata na outra mão, o usuário pode colocar a ponta da sapata na ponta do ferro. Devido à rigidez do laminado, o usuário pode inclinar simplesmente a extremidade de apoio da sapata para a extremidade de apoio do ferro e assim trazer a superfície de contato de sapata da sapata em contato com a superfície de placa de sapata do ferro.
[0018] Em uma concretização da sapata de passar a ferro de acordo com a invenção, o material da camada de transferência de calor pode incluir um metal tal como aço inoxidável ou alumínio. Em uma concretização prática, a camada de transferência de calor é feita de alumínio. Alumínio é 5 preferido por causa de suas propriedades de não enferrujar e alta transferência térmica. Quando alumínio é
6/27 mencionado neste pedido, ambos são alumínio e ligas de alumínio significados. Escolhas adequadas são por exemplo Alumínio 1100, Liga de Alumínio 5052 ou Liga de Alumínio 5754.
[0019] A superfície de contato de roupa da sapata de passar a ferro de acordo com a invenção pode ser coberta para assegurar deslizamento suave e melhorar resistência a arranhão. Tal cobertura pode incluir uma camada de sol-gel, uma camada de politetrafluoretileno (PTFE) ou uma camada de 5 poliéter éter cetona (PEEK) . A cobertura pode melhorar a estética da superfície de contato de roupa, e como resultado, a estética da sapata de passar a ferro.
[0020] Em uma concretização da sapata de passar a ferro de acordo com a invenção, o material da camada isolante térmica é preferivelmente um polímero de resistência à alta temperatura. Deste modo, uma queda de temperatura entre a superfície de placa de sapata de ferro e a superfície de contato de roupa é obtida. Polímeros adequados podem ser selecionados de um grupo incluindo borracha de silicone, poliéter éter cetona (PEEK), poliimida (PI), sulfeto de polifenileno (PPS), poliamida-imida (PAI) ou polímeros inorgânicos tridimensionais tais como materiais baseados em trimetóxi metil silano. Um exemplo adequado do anterior é Silres 610® de Wacker, que é um trimetóxi metil silano prépolimerizado.
[0021] Silres 610® é um grupo de metil que contém resina de silicone que pode ser usada como um aglutinante para tintas resistentes a calor. Além disso tem boas propriedades de adesão a alumínio. Assim pode ser usado diretamente sobre alumínio sem uma camada de adesão
7/27 adicional. Deste modo, o número de camadas no laminado é limitado a duas.
[0022] Outro material adequado para a camada isolante térmica é Elastosil® R401 de Wacker Silicones. Elastosil® R401 é uma borracha de silicone sólida que é curada por ligação cruzada de peróxido orgânico. Este material requerería o uso de um adesivo entre a camada isolante térmica e a camada de transferência de calor.
[0023] No caso que a adesão entre a camada isolante térmica e a camada de transferência de calor não é suficiente, uma camada de adesão tal como uma resina de epóxi pode ser aplicada entre a camada isolante térmica e a camada de transferência de calor. Um exemplo de um adesivo de epóxi adequado é Scotch - Weld™ Epoxy Adhesive DP-125 por 3M, que inclui diamina de polímero alifático, sal de ácido sulfônico e sílica amorfa.
[0024] Um adesivo alternativo pode ser o Dow Corning® S 2260 Prime Coat; este é um silicone baseado em solvente incluindo nafta solvente de petróleo alifático leve, viniltrimetoxisilano, tetrapropil ortosilicato, tetra (2metoxietóxi) silano e titanato de tetrabutilo.
[0025] Depois de montar a sapata de passar a ferro de acordo com a invenção ao ferro, a superfície de contato de sapata da camada isolante térmica entra em contato com a superfície de placa de sapata do ferro. No caso que um adesivo é usado para aderir a camada isolante térmica e a camada de transferência de calor uma a outra, durante uso o adesivo será exposto a uma temperatura mais baixa do que a temperatura da superfície de contato da camada isolante térmica. Isto é devido ao efeito isolante térmico da camada
8/27 isolante térmica. Portanto, o adesivo na sapata de passar a ferro de acordo com a invenção tem que ser capaz de resistir a uma temperatura que é mais baixa que a temperatura da superfície de placa de sapata. 0 adesivo pode ter uma resistência à temperatura mais baixa quando comparada à solução da arte anterior, onde uma camada de polímero é ligada no lado da sapata enfrentando a roupa. Isto provê mais flexibilidade em selecionar o adesivo; o adesivo pode ser selecionado de uma gama mais ampla de adesivos.
[0026] A fim de montar a sapata de passar a ferro ao ferro, preferivelmente um meio de fixação é provido. O meio de fixação impede a sapata de desengatar da placa de sapata do ferro durante uso. O meio de fixação pode incluir
uma saliência fixada à sapata de passar
com um meio receptor tal como um rebaixo
do ferro ou vice- versa. Uma pessoa
qualificada pode selecionar qualquer meio de fixação adequado.
[0027] Em uma concretização da sapata de passar a ferro de acordo com a invenção, a saliência está localizada na periferia do laminado e é integrada com a camada isolante térmica. Em uma concretização adicional da sapata de passar a ferro de acordo com a invenção, o meio de fixação inclui a saliência e pelo menos uma porção de flanco.
[0028] Em uma concretização prática, a camada isolante térmica e o meio de fixação formam um peça feita do mesmo polímero. A camada de transferência de calor é aderida a esta peça. Polímeros adequados podem ser selecionados de um grupo incluindo borracha de silicone, poliéter éter cetona (PEEK), poliimida (PI) , sulfeto de polifenileno (PPS), poliamida-imida (PAI). Durante montagem e desmontagem desta
9/27 concretização, só material de polímero entra em contato com a placa de sapata; deste modo, o risco de arranhões causados pela camada de transferência de calor, por exemplo alumínio, é ademais reduzido.
[0029] Em uma concretização prática da sapata de passar a ferro de acordo com a invenção, o laminado é perfurado de tal modo que a abertura ou aberturas no laminado estejam alinhadas com a abertura ou aberturas de saída a vapor na placa de sapata do ferro.
[0030] Em uma concretização da sapata de passar a ferro de acordo com a invenção, a camada isolante térmica inclui uma nervura ao redor da abertura do laminado para reduzir o risco de vazamento de vapor durante uso. Em uma concretização prática, cada abertura do laminado individual é cercada por uma tal nervura. O material de polímero da nervura provê uma vedação entre a superfície de placa de sapata do ferro e a superfície de contato de sapata da camada isolante térmica. Esta vedação previne vazamento de vapor entre a superfície de placa de sapata do ferro e a superfície de contato de sapata da sapata de passar a ferro. Deste modo, o vapor é eficazmente dirigido para a roupa. Preferivelmente, a camada isolante térmica e a nervura são feitas do mesmo material selecionado do grupo incluindo borracha de silicone, poliéter éter cetona, poliimida, sulfeto de polifenileno ou poliamida- imida.
[0031] O vapor do ferro do sistema de passar a ferro de caldeira é expelido normalmente a uma pressão mais alta que 1 bar. Vazamento de vapor de um sistema de passar a ferro pressurizado resulta em vapor sob pressão. Isto pode resultar em um risco mais alto para o usuário queimar sua mão
10/27 no evento indesejável de vazamento. Em uma concretização de uma sapata de passar a ferro de acordo com a invenção, a sapata é provida com uma nervura de borda localizada ao longo da periferia de laminado da sapata. Depois de montar a sapata ao ferro, a nervura de borda impede vapor ejetado de se mover para cima; durante uso, isto seria na direção da mão do usuário. A nervura de borda assim previne o usuário de queimar sua mão ao vazar vapor durante uso. Isto é especialmente útil para uso da sapata de passar a ferro em combinação com o sistema de passar a ferro de caldeira. Preferivelmente, a camada isolante térmica e a nervura de borda são feitas do mesmo material selecionado do grupo incluindo borracha de silicone, de poliéter éter cetona, poliimida, sulfeto de polifenileno ou poliamida-imida.
[0032] Uma queda de temperatura adequada entre a placa de sapata de ferro e a superfície de contato de roupa, causada pela sapata de passar a ferro de acordo com a invenção, está em uma gama de 35 a 95°C.
[0033] Uma queda de temperatura de cerca de 40°C corresponde à diferença de temperatura entre as temperaturas da colocação de temperatura de 1 ponto e 2 ponto do ferro, isto é, em média 110°C e 150°C, respectivamente. Durante operação do dispositivo de passar a ferro a vapor, a colocação de temperatura de 2 pontos previne o risco de respingo ou gotejamento de água. Uma concretização da sapata de passar a ferro de acordo com a invenção resulta em uma queda de temperatura de cerca de 40°C. Esta concretização também é chamada uma sapata de passar a ferra de 2 pontos. Montar a sapata de passar a ferra de 2 pontos ao dispositivo de ferro a vapor permitiría ao usuário passar a ferro com
11/27 vapor um pedaço de roupa delicada usando uma colocação de temperatura de 2 pontos, enquanto a temperatura da superfície de contato de roupa é cerca de 110°C.
[0034] Uma queda de temperatura de cerca de 90°C corresponde à diferença entre as temperaturas medias das colocações de temperatura de 1 ponto e 3 pontos do ferro, isto é, respectivamente, 110°C e 200°C. Durante operação do dispositivo de passar a ferro a vapor, a colocação de temperatura de 3 pontos previne o risco de respingo ou gotejamento de água.
[0035] Uma concretização da sapata de passar a ferro de acordo com a invenção resulta em uma queda de temperatura de cerca de 90°C. Esta concretização também é chamada uma sapata de passar a ferro de 3 pontos. Montar a sapata de passar a ferro de 3 pontos ao dispositivo de ferro a vapor permitiría ao usuário passar a ferro com vapor um pedaço de roupa delicada usando uma colocação de temperatura de 3 pontos, enquanto a temperatura da superfície de contato de roupa é cerca de 110°C. Um benefício de usar uma colocação de temperatura de 3 pontos é que permite ao usuário usar o ferro a sua taxa de vapor mais alta; isto melhora a facilidade de passar a ferro.
[0036] A queda de temperatura pode ser influenciada pela escolha de material para a camada isolante térmica em combinação com a espessura desta camada. A camada isolante pode incluir um enchimento. O tipo de enchimento e a quantidade de enchimento podem ademais influenciar a queda de temperatura. Normalmente, a espessura da camada isolante térmica estará em uma gama de 0,2 a 4,0 mm.
[0037] Pode ser indesejável que um usuário use a
12/27 sapata de passar a ferro de 2 pontos em combinação com a colocação de temperatura de 3 pontos, porque isto resultaria em uma temperatura de superfície contato de roupa de cerca de 160°C, que é provável danificar o tecido delicado.
[0038] A fim de advertir o usuário, a superfície de contato de roupa pode ser impressa com um pigmento sensível a calor que muda de cor se, por exemplo, a temperatura da superfície de contato de roupa estiver mais alta que cerca de 110°C. Uma decoração pintada incluindo um pigmento ou tintura sensível a calor, também chamado pigmento ou tintura termocrômica, pode ser aplicado à superfície de contato de roupa da sapata de 2 pontos. Tal decoração termocrômica pode ser aplicada de tal modo que uma advertência se tome visível se a temperatura da superfície de contato de roupa for mais alta que cerca de 110°C. Um exemplo de uma tal advertência pode ser o texto QUENTE DEMAIS para tecidos delicados ou um quadro de advertência ou um símbolo de advertência. Deste modo, o usuário pode ser advertido que a 10 superfície de contato de roupa está quente demais para tecidos delicados.
[0039] Termocromismo é a habilidade de uma substância mudar de cor devido a uma mudança em temperatura a uma temperatura predeterminada. As duas abordagens básicas são baseadas em cristais líquidos e leuco-tinturas. Uma alternativa pode ser óxido de zinco. Oxido de zinco é branco à temperatura ambiente, mas quando é aquecido, sua cor muda para amarelo devido a vários tipos de defeitos de cadeia cristalina. Ao esfriar, o óxido de zinco reverte para branco. Oxido de chumbo (II) tem uma mudança de cor semelhante ao aquecer. Estes sólidos são tecnicamente semicondutores, e a
13/27 mudança de cor está ligada às suas propriedades eletrônicas. Iodeto de mercúrio-cobre sofre uma transição de fase a 55°C, mudando reversivelmente de um material sólido a baixa temperatura para um sólido marrom escuro a alta temperatura. Ainda outro exemplo é sulfato de níquel, verde à temperatura ambiente, mas se tomando amarelo a 155°C.
[0040] O pigmento termocrômico pode ser misturado com um plástico termoestável que é transparente ou semitransparente, por exemplo misturado com PTFE e aplicado sobre a camada de transferência de calor.
[0041] Pode ser ademais indesejável para o usuário combinar a sapata de passar a ferro de 3 pontos com a colocação de temperatura de 2 pontos; isto resultaria em uma superfície de contato de roupa de cerca de 60°C. Esta temperatura pode ser baixa demais para obter um resultado de passar a ferro satisfatório, apesar da ação de vapor. Se a temperatura da superfície de contato de roupa for baixa demais, evaporação de água da roupa é lenta e um bom resultado de passar a ferro levará algum tempo. Uma temperatura de contato de roupa de pelo menos 100°C é portanto recomendada.
[0042] Uma decoração termocrômica pode ser aplicada sobre a superfície de contato de roupa da sapata de 3 pontos, indicando que a temperatura desta superfície está abaixo de 100°C. Isto é para advertir o usuário que a temperatura da superfície de contato de roupa está baixa demais para um resultado de passar a ferro satisfatório. A decoração pode ser aplicada de tal modo que uma indicação apareça, tal como as letras FRIO DEMAIS ou um quadro ou símbolo de advertência.
14/27 [0043] Em uma concretização da sapata de passar a ferro de acordo com a invenção, a camada isolante térmica inclui a decoração termocrômica na superfície de contato de roupa. Durante uso, a decoração termocrômica pode indicar se a temperatura da superfície de contato de roupa é semelhante à colocação de temperatura de 1 ponto, substancialmente mais alto que a colocação de temperatura de 1 ponto ou substancialmente mais baixa que a colocação de temperatura de 1 ponto. Neste caso, a temperatura predeterminada corresponde à colocação de temperatura de 1 ponto.
[0044] A invenção também relaciona-se a um sistema para cuidado de roupa. O sistema para cuidado de roupa de acordo com a invenção inclui um dispositivo de passar a ferro a vapor que inclui um meio gerador a vapor e um ferro tendo uma placa de sapata incluindo pelo menos uma abertura de saída de vapor, a placa de sapata tendo uma superfície de placa de sapata, e a sapata de passar a ferro de acordo com a invenção.
[0045] Um sistema para cuidado de roupa de acordo com a invenção pode incluir o dispositivo de passar a ferro a vapor e duas sapatas de passar a ferro de acordo com a invenção: a sapata de passar a ferro de 2 pontos e a sapata de passar a ferro de 3 pontos. Isto permite ao usuário selecionar a colocação de temperatura de 2 pontos ou 3 pontos do dispositivo de passar a ferro a vapor e montar a sapata de passar a ferro correspondente, isto é, respectivamente, a sapata de passar a ferro de 2 pontos ou 3 pontos. Isto aumentaria a flexibilidade pelo usuário do sistema para cuidado de roupa.
[0046] A invenção relaciona-se ademais a um
15/27 método para fabricar um sapata de passar a ferro incluindo as etapas seguintes:
prover um camada isolante térmica tendo uma superfície de contato de sapata para fazer contato com uma superfície de placa de sapata de um ferro;
- prover uma camada de transferência de calor tendo uma superfície de contato de roupa para passar a ferro;
- aderir a camada isolante térmica e a camada de transferência de calor uma a outra, por esse meio formando um
laminado; e
- criar pelo menos uma abertura de laminado no
laminado.
[0047] A camada isolante térmica, isto é, uma
folha de polímero , pode ser aplicada sobre a camada de
transferência de calor, isto é, uma folha de metal, de modos diferentes. Alguns exemplos são listados abaixo:
- por moldagem, por exemplo moldagem por injeção, moldagem de transferência;
- por cobertura de spray de uma solução na qual o polímero selecionado é dissolvido; ou
- por ligação da folha de polímero à camada de metal por meio de um adesivo.
[0048] O método de acordo com a invenção pode ademais incluir aetapa de:
- prover meio de fixação, em que o meio de fixação e a camada isolante térmica são feitos do mesmo material selecionado do grupo incluindo borracha de silicone, poliéter éter cetona, poliimida, sulfeto de polifenileno ou poliamidaimida.
[0049]
A camada isolante térmica e o meio de
16/27 fixação podem ser feitos pelo mesmo processo de formação, tal como em uma única etapa de moldagem, por exemplo uma única etapa de moldagem por injeção. Tal método reduz o número de etapas de processo quando comparado a produzir a camada isolante térmica e o meio de fixação em etapas separadas e montá-las depois disso. Usando o mesmo material para a camada isolante térmica e o meio de fixação, o número de materiais diferentes usados é limitado.
[0050] Em uma etapa adicional, a decoração termocrômica pode ser aplicada. Técnicas de impressão conhecidas pela pessoa qualificada podem ser usadas para este propósito.
[0051] O método de acordo com a invenção pode ademais incluir a etapa de:
prover uma nervura ao redor da abertura do laminado para reduzir o risco de vazamento de vapor durante uso, em que a camada isolante térmica, o meio de fixação e a nervura são feitos em uma única etapa de moldagem.
[0052] Preferivelmente, a camada isolante térmica e a nervura são feitas do mesmo material selecionado do grupo incluindo borracha de silicone, poliéter éter cetona, poliimida, sulfeto de polifenileno ou poliamidaimida. Usando o mesmo material para a camada isolante térmica e a nervura ou nervuras, o número de materiais diferentes usado é limitado.
[0053] O método de acordo com a invenção pode ademais incluir a etapa de:
prover uma nervura de borda ao longo de pelo menos uma parte da periferia do laminado P para reduzir o risco de vazamento de vapor durante uso, em que a camada
17/27 isolante térmica, o meio de fixação e a nervura de borda são feitos em uma única etapa de moldagem.
[0054] Preferivelmente, a camada isolante térmica e a nervura de borda são feitas do mesmo material selecionado do grupo incluindo borracha de silicone, poliéter éter cetona, poliimida, sulfeto de polifenileno ou poliamidaimida.
[0055] Em uma concretização adicional do método de acordo com a invenção, a camada isolante térmica, o meio de fixação, a nervura e a nervura de borda podem ser feitos pelo mesmo processo de formação, tal como em uma única etapa de moldagem, por exemplo uma única etapa de moldagem por injeção. Tal método reduz o número de etapas de processo quando comparado a produzir a camada isolante térmica, o meio de fixação, a nervura e a nervura de borda em etapas separadas e montá-los depois disso. Preferivelmente, a camada isolante térmica, o meio de fixação, a nervura e a nervura de borda são feitos do mesmo material selecionado do grupo incluindo borracha de silicone, poliéter éter cetona, poliimida, sulfeto de polifenileno ou poliamida-imida. Deste modo, o número de materiais diferentes usado é reduzido.
[0056] A invenção também inclui qualquer possível combinação de características ou assunto como reivindicado em qualquer uma das reivindicações.
[0057] A invenção será descrita agora, por meio de exemplo, com referência aos desenhos acompanhantes, de quais em princípio aspectos diferentes podem ser combinados.
NOS DESENHOS [0058] Figura la descreve esquematicamente uma seção transversal ao longo da linha I-I na Figura lb.
18/27 [0059] Figura lb descreve esquematicamente uma primeira concretização da sapata de passar a ferro de acordo com a invenção.
[0060] Figura lc descreve esquematicamente uma seção transversal aumentada ao longo da linha A-A na Figura lb.
[0061] Figura ld descreve esquematicamente uma seção transversal aumentada ao longo da linha B-B na Figura lb.
[0062] Figura 2 descreve esquematicamente uma segunda concretização da sapata de passar a ferro de acordo com a invenção.
[0063] Figura 3 descreve esquematicamente uma primeira concretização do sistema para cuidado de roupa de acordo com a invenção.
[0064] Figura 4 descreve esquematicamente uma segunda concretização do sistema para cuidado de roupa de acordo com a invenção.
[0065] Figura 5 um descreve esquematicamente uma primeira concretização da superfície de contato de roupa da sapata de passar a ferro de 3 pontos de acordo com a invenção incluindo uma decoração termocrômica.
[0066] Figura 5b descreve esquematicamente uma situação de fria demais de uma segunda concretização da superfície de contato de roupa da sapata de passar a ferro de 3 pontos de acordo com a invenção incluindo duas decorações termocrômicas.
[0067] Figura 5 c descreve esquematicamente uma situação de temperatura OK da segunda concretização da superfície de contato de roupa da sapata de passar a ferro de
19/27 pontos de acordo com a invenção incluindo duas decorações termocrômicas.
[0068] Figuras 5d e 5e descrevem esquematicamente, respectivamente, a primeira e a segunda concretização de uma situação quente demais da superfície de contato de roupa da sapata de passar a ferro de 2 pontos de acordo com a invenção incluindo a decoração termocrômica.
[0069] Nas Figuras la a ld, a primeira concretização da sapata de passar a ferro 2 de acordo com a invenção é descrita.
[0070] Figura lb é uma vista de seção transversal ao longo da linha I-I na Figura la. A sapata de passar a ferro inclui um laminado 4 tendo aberturas do laminado 15. O laminado inclui uma camada isolante térmica 5 tendo uma superfície de contato de sapata 6 e uma camada de transferência de calor 7 tendo uma superfície de contato de roupa 8 para passar a ferro. A periferia do laminado (P) do laminado 4 é semelhante a uma periferia da sapata de uma placa de sapata de um ferro (não mostrado) . A sapata 2 é provida com meio de fixação incluindo uma saliência 11 e duas porções de flanco 9.
[0071] A porção de flanco 9 se projeta substancialmente perpendicularmente à camada isolante térmica 5, o arranjo sendo tal que, depois de montagem, a camada isolante térmica 5 entre em contato com a superfície de placa de sapata do ferro (não mostrada). Ao longo de pelo menos uma parte da periferia P, uma nervura de borda 18 é presa a uma borda elevada 21. Na primeira concretização, mostrada nas Figuras la-ld, a nervura de borda está interrompida no local da meio de fixação incluindo a saliência 11 e duas porções de
20/27 flanco 9.
[0072] Na Figura lc, uma seção transversal aumentada ao longo da linha A-A na Figura la é descrita. A abertura do laminado 15 é cercada por uma nervura de vedação 17. A nervura de vedação 17 entra em contato com a superfície de placa de sapata 10 da placa de sapata 3 do ferro (não mostrado). Em uma concretização prática, cada abertura do laminado 15 é cercada por uma nervura de vedação 17. Deste modo, vazamento de vapor é substancialmente reduzido ou prevenido durante uso. As propriedades de vedação da sapata de passar a ferro 2 podem ser aumentadas pela nervura de borda 18. A nervura de borda 18 entra em contato com a superfície 10 da placa de sapata 3 e se estende substancialmente ao longo de pelo menos uma parte da periferia P da placa de sapata, por esse meio ademais vedando a placa de sapata do ferro e aumentando as propriedades de vedação da sapata de passar a ferro 2. Isto é especialmente benéfico quando usado junto com o ferro do sistema de passar a ferro de caldeira, em que vapor é normalmente expelido a uma pressão mais alta que 1 bar.
[0073] Figura ld mostra esquematicamente uma seção transversal aumentada ao longo da linha B-B na Figura la. A sapata de passar a ferro 2 inclui duas porções de flanco 9 fixadas à borda elevada 21. As porções de flanco 9 juntas com a saliência 11 impedem a sapata 2 de desengatar da placa de sapata do ferro durante uso.
[0074] Na Figura 2, uma vista de seção transversal de uma segunda concretização da sapata de passar a ferro 102 de acordo com a invenção é mostrada esquematicamente. O laminado 104 inclui a camada isolante
21/27 térmica 105, a camada de transferência de calor 107 e a camada de adesão 118 estando presente entre a camada isolante térmica e a camada de transferência de calor. O laminado 104 inclui a abertura 115 para passar vapor do 10 dispositivo gerador de vapor, tipicamente o ferro a vapor (não mostrado). A porção de flanco 109 está localizada na periferia e arranjada para receber parte da placa de sapata do ferro (não mostrado).
[0075] Na Figura 3, uma primeira concretização do sistema para cuidado de roupa 200 de acordo com a invenção é descrita. O sistema para cuidado de roupa 200 nesta concretização inclui o ferro a vapor 201 e a sapata de passar a ferro 202. Nesta concretização, o dispositivo de passar a ferro a vapor inclui o ferro a vapor 201. O ferro a vapor 201 inclui uma placa de sapata 203 tendo uma superfície de placa de sapata 210. O meio gerador de vapor inclui uma câmara de vapor 213 e um reservatório de água (não 20 mostrado).
[0076] A sapata de passar a ferro 202 de acordo com a invenção está montada ao ferro 201, a superfície de contato de sapata 206 da camada isolante térmica 205 entra em contato com a superfície de placa de sapata 210 do ferro. A superfície de contato de sapata 206 e a superfície de contato de 25 roupa 208 da camada de transferência de calor 207 estão afastadas uma da outra. A placa de sapata do ferro 203 inclui uma abertura de saída de vapor 219. O laminado 2 04 é perfurado de tal modo que a abertura 215 ou aberturas no laminado estejam alinhadas com a abertura de saída de vapor 219 ou aberturas na placa de sapata 203 do ferro 201.
[0077] A câmara de vapor 213 é mostrada esquematicamente. O vapor da câmara a vapor 213 alcança a
22/27 abertura de saída de vapor 219 ou aberturas providas na placa de sapata 203 do ferro e viaja pela abertura 215. O vapor deixando a abertura 215 é descrito em 217. A camada isolante térmica 5 205 pode incluir uma camada de borracha de silicone funcionando como isolamento de calor e camada de vedação de vapor.
[0078] A superfície não frágil macia da camada de polímero entra em contato com a placa de sapata 203, em particular a superfície de placa de sapata, durante engate e desengate da sapata 202. A camada de polímero protege a superfície de placa de sapata 210 de arranhões e dano. A sapata 2 02 é provida com meio de fixação incluindo uma saliência 211 e uma porção de flanco 209.
[0079] Na Figura 4, uma segunda concretização do sistema para cuidado de roupa 300 de acordo com a invenção é descrita.
[0080] O dispositivo de passar a ferro a vapor nesta concretização é o denominado sistema de passar a ferro de caldeira: em tal sistema, o meio gerador de vapor 322 inclui uma caldeira 332 para aquecer água, que é arranjada separadamente do ferro a vapor 301 e um tanque de água 334. A caldeira 332 inclui uma placa de aquecimento 338 conectada a um elemento 20 de aquecimento 340. Uma eletro-válvula 350 é arranjada para abrir para permitir a vapor ser liberado pela mangueira de entrega de vapor 352 ao ferro 301. A caldeira normalmente ademais inclui um sensor de pressão 342 para medir a pressão dentro da caldeira, um sensor de nível de água 344 e uma válvula de segurança 346 que abre se a pressão dentro da caldeira 332 for alta 25 demais. Para encher a caldeira, água é bombeada do tanque de água 334 à caldeira
23/27
332 por uma bomba de água 336. Uma válvula ventilação 348 pode estar presente para deixar ar escapar da água.
[0081] O sistema para cuidado de roupa 300 ademais inclui o ferro 301 e uma sapata de passar a ferro 302 de acordo com a invenção. A sapata de passar a ferro 302 é mostrada montada ao ferro 301, a superfície de contato de sapata 306 da camada isolante térmica 305 entra em contato com a placa de sapata 303 do ferro. A superfície de contato de sapata 306 e a superfície de contato de roupa 308 da camada de transferência de calor 307 esta afastadas 5 uma da outra. A placa de sapata do ferro inclui uma abertura de saída de vapor 319. O laminado 304 é perfurado de tal modo que a abertura 315 ou aberturas no laminado estejam alinhadas com a abertura de saída de vapor 319 ou aberturas na placa de sapata 303 do ferro 301.
[0082] A sapata 302 é provida com meio de fixação incluindo uma 10 saliência 311 e um porção de flanco 309.
[0083] Figura 5a descreve esquematicamente a primeira concretização da superfície de contato de roupa 408 da sapata de passar a ferro de 3 pontos de acordo com a invenção incluindo uma impressão termocrômica mostrando uma pictograma de advertência visível 420. A impressão termocrômica inclui pigmento termocrômico ou uma tintura termocrômica selecionada tal que mude de cor a uma temperatura predeterminada.
[0084] O pictograma de advertência frio demais 420 serve para advertir o usuário que a temperatura da superfície de contato de roupa 408 está abaixo da colocação de temperatura de 1 ponto. Tal pictograma de 20 advertência
24/27 aparecería na situação que o usuário montou a sapata de passar a ferro de 3 pontos e aqueceu a superfície de placa de sapata à colocação de temperatura de 2 pontos. Em uma concretização prática, a impressão termocrômica muda de cor a uma temperatura de cerca de 60°C ou mais alta. A mudança de cor pode ser por exemplo de incolor para vermelho quando a 25 temperatura da superfície de contato de roupa 408 alcança ou excede 60°C. Em uma concretização prática, a impressão termocrômica é cercada por uma impressão de fundo que tem a mesma cor como a impressão termocrômica à temperatura elevada, neste caso acima de 60°C. A uma temperatura abaixo de 60 °C, o pictograma 420 é então visível como uma imagem incolor em um fundo vermelho, uma imagem dia-negativa.
[0085] A 60°C ou mais alta, a impressão termocrômica muda de cor para vermelho e devido ao mesmo fundo de cor, o pictograma 420 se toma ilegível.
[0086] Se a temperatura da superfície de contato de roupa 408 for 60 °C ou mais alta, a impressão termocrômica é vermelha, resultando em um pictograma vermelho sobre um fundo vermelho: devido a uma falta de contraste de cor, o pictograma de advertência é ilegível na temperatura de 1 ponto da superfície de contato de roupa 408.
[0087] Figura 5b descreve esquematicamente uma situação de fria demais de uma segunda concretização da superfície de contato de roupa 408 da sapata de passar a ferro de 3 pontos de acordo com a invenção incluindo um pictograma de advertência alternativo visível de fria demais 422 e um pictograma invisível 424 (mostrado em cinza). Tal pictograma de advertência 422 aparecería na situação que o usuário montou a sapata de passar a ferro de 3
25/27 pontos e aqueceu a placa de sapata à colocação de temperatura de 2 pontos.
[0088] Figura 5c descreve esquematicamente uma situação de temperatura OK da segunda concretização da superfície de contato de roupa 408 da sapata de passar a ferro de 3 pontos de acordo com a invenção incluindo um pictograma de advertência invisível ou ilegível 422 (mostrado em cinza) e um pictograma visível ou legível de temperatura OK 424. Esta mensagem aparecería na situação que o usuário ajustou a sapata de passar a ferro de 3 pontos e aqueceu a placa de sapata à colocação de temperatura de 3 pontos. Isso conta para o usuário que a superfície 408 está na colocação de temperatura de 1 ponto.
[0089] Figuras 5 d e 5e descrevem esquematicamente, respectivamente, uma primeira e segunda concretizações da superfície de contato de roupa 408 da sapata de passar a ferro de 2 pontos de acordo com a invenção incluindo um pictograma de advertência visível de quente demais 426, 428. O pictograma de advertência 426, 428 serve para advertir o usuário que a superfície 408 está acima da colocação de temperatura de 1 ponto. Tal pictograma de advertência aparecería na situação que o usuário montou a sapata de passar a ferro de 2 pontos e aqueceu a placa de sapata na colocação de temperatura de 3 pontos. O pigmento ou tintura na impressão termocrômica é selecionado tal que mude cor a uma temperatura de cerca de 160°C ou mais alta, resultando em um pictograma de advertência legível 426, 428 quando a temperatura da superfície 408 é alta demais.
[0090] A sapata de passar a ferro de 2 pontos pode ademais incluir a impressão de pictograma termocrômico
26/27 de temperatura OK 424 mostrada na Figura 5c.
[0091] A pessoa qualificada sabe como selecionar um material termocrômico adequado e um pictograma adequado, texto de advertência, etc.
[0092] Para ilustrar o efeito de selecionar um certo material para uma camada isolante térmica no laminado e espessura da camada, os exemplos seguintes são dados:
EXEMPLO 1 [0093] Uma solução de 10-20% por peso de SilR.es® 610 (de Wacker) em di-isobutilcetona foi preparada.
[0094] Laminado A foi feito cobrindo por spray a solução de SilRes® 610 sobre uma camada de alumínio tendo uma espessura de 0,8 mm. A camada de polímero obtida tinha uma espessura de cerca de 2,0 mm. A queda de temperatura através de laminado A assim obtido foi medida ser aproximadamente 40°C.
EXEMPLO 2 [0095] Uma camada de alumínio tendo uma espessura de 0,8 mm foi tratada com um adesivo comercializado como Dow Corning S 2260 Pnme Coat.
[0096] Laminado B foi feito moldando por injeção Elastosil® R401 (de Wacker) no lado tratado da camada de alumínio. A camada de polímero obtida tinha uma espessura de cerca de 2,0 mm. A queda de temperatura através de laminado B assim obtido foi medida ser aproximadamente 40°C.
EXEMPLO 3
LAMINADO C FOI PREPARADO COMO SEGUE [0097] Uma camada composta de filme de poliimida (Kapton® de DuPont) tendo uma espessura de 0,3 mm foi presa a uma camada de alumínio tendo uma espessura de 0,8 mm usando
1/5

Claims (15)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. SAPATA DE PASSAR A FERRO (2, 102, 202, 302), compreendendo um laminado (4, 104, 204, 304) tendo pelo menos uma abertura do laminado (15, 115, 215, 315) e uma periferia do laminado (P) correspondendo a uma periferia da sapata de uma placa de sapata (3, 203, 303) de um ferro (201, 301), a placa de sapata tendo uma superfície de placa de sapata (10, 210), o laminado compreendendo uma camada isolante térmica (5, 105, 205, 305) tendo uma superfície de contato de sapata (6, 106, 206, 306) para fazer contato com a superfície de placa de sapata do ferro e uma camada de transferência de calor (7, 107, 207, 307) tendo uma superfície de contato de roupa (8, 108, 208, 308, 408) para passar a ferro, e um meio de fixação (9, 11, 109, 111, 209, 211, 309, 311) para prender a sapata à placa de sapata (3, 203, 303) do ferro (201, 301), caracterizado pelo meio de fixação (9, 11, 109, 111, 209, 211, 309, 311) incluir uma saliência (11, 111, 211,311) sendo integrada com a camada isolante térmica (5, 105, 205, 305), e a camada isolante térmica (5, 105, 205, 305) e a saliência (11, 111, 211, 311) serem feitas do mesmo material.
  2. 2. SAPATA DE PASSAR A FERRO (2, 102, 202, 302), de acordo com reivindicação 1, caracterizada pela camada de transferência de calor (7, 107, 207, 307) ser uma camada de reforço.
  3. 3. SAPATA DE PASSAR A FERRO (2, 102, 202, 302), de acordo com reivindicação 1 ou 2, caracterizada pelo material da camada de transferência de calor (7, 107, 207, 307) incluir alumínio.
  4. 4. SAPATA DE PASSAR A FERRO (2, 102, 202, 302), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3,
    2/5 caracterizada pela camada isolante térmica (5, 105, 205, 305) e a saliência (11, 111, 211, 311) incluírem um material selecionado de um grupo incluindo borracha de silicone, poliéter éter cetona, poliimida, sulfeto de polifenileno ou poliamida-imida.
  5. 5. SAPATA DE PASSAR A FERRO (2, 102, 202, 302), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada por uma camada de adesão (118) estar presente entre a camada isolante térmica (5, 105, 205, 305) e a camada de transferência de calor (7, 107, 207, 307) .
  6. 6. SAPATA DE PASSAR A FERRO (2, 102, 202, 302), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizada pela camada isolante térmica (5, 105, 205, 305) incluir uma nervura (17) ao redor da abertura do laminado (15, 115,215,315) para reduzir o risco de vazamento de vapor durante uso.
  7. 7. SAPATA DE PASSAR A FERRO (2, 102, 202, 302), de acordo com reivindicação 6, caracterizada pela camada isolante térmica (5, 105, 205, 305) e a nervura (17) serem feitas do mesmo material selecionado do grupo incluindo borracha de silicone, poliéter éter cetona, poliimida, sulfeto de polifenileno ou poliamida-imida.
  8. 8. SAPATA DE PASSAR A FERRO (2, 102, 202, 302), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizada pela camada isolante térmica (5, 105, 205, 305) incluir uma nervura de borda (18) ao longo de pelo menos uma parte da periferia do laminado P para reduzir o risco de vazamento de vapor durante uso.
  9. 9. SAPATA DE PASSAR A FERRO (2, 102, 202, 302), de acordo com a reivindicação 8, caracterizada pela camada
    3/5 isolante térmica (5, 105, 205, 305) e a nervura de borda (18) serem feitas do mesmo material selecionado do grupo incluindo borracha de silicone, poliéter éter cetona, poliimida, sulfeto de polifenileno ou poliamida-imida.
  10. 10. SAPATA DE PASSAR A FERRO (2, 102, 202, 302), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizada pela superfície de contato de roupa (8, 108, 208, 308, 408) incluir uma decoração termocrômica (420, 422, 424, 426, 428) para indicar se a temperatura da superfície de contato de roupa é semelhante a um estabelecimento de temperatura predeterminado, substancialmente mais alta que o estabelecimento de temperatura predeterminado ou substancialmente mais baixa que o estabelecimento de temperatura predeterminado.
  11. 11. SISTEMA PARA CUIDADO DE ROUPA DE PASSAR A FERRO (200, 300), compreendendo uma sapata de passar a ferro (2, 102, 202, 302), conforme definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 10, compreendendo um dispositivo de passar a ferro a vapor incluindo um meio gerador de vapor (213, 322) e um ferro (201, 301) tendo uma placa de sapata (3, 203, 303) incluindo pelo menos uma abertura de saída de vapor (219, 319), a placa de sapata tendo uma superfície de placa de sapata (10, 210) caracterizado pela placa de sapata apresentar também uma sapata de passar a ferro (2, 102, 202, 302) .
  12. 12. MÉTODO PARA FABRICAR UMA SAPATA DE PASSAR A FERRO (2, 102, 202, 302), conforme definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 10, compreendendo as etapas seguintes:
    - prover uma camada isolante térmica (5, 105, 205, 305) tendo uma superfície de contato de sapata (6, 106, 206,
    4/5
    306) para fazer contato com uma superfície de placa de sapata (10, 210) de um ferro (201, 301);
    - prover uma camada de transferência de calor (7,
    107, 207, 307) tendo uma superfície de contato de roupa (8,
    108, 208, 308, 408) para passar a ferro;
    - aderir a camada isolante térmica (5, 105, 205,
    305) e a camada de transferência de calor uma a outra, por esse meio formando um laminado (4, 104, 204, 304); e
    - criar pelo menos uma abertura (15, 115, 215, 315) no laminado, caracterizado pelo método compreender adicionalmente:
    - prover um meio de fixação (9, 11, 109, 111, 209, 211, 309, 311) para prender a sapata à placa de sapata do ferro (201, 301), o meio de fixação (9, 11, 109, ui, 209, 211, 309, 311) incluindo uma saliência (11, 111, 211, 311) sendo integrada com a camada isolante térmica (5, 105, 205, 305) , em que o meio de fixação (9, 11, 109, 111, 209, 211, 309, 311) e a camada isolante térmica (5, 105, 205, 305) são feitos do mesmo material.
  13. 13. MÉTODO PARA FABRICAR UMA SAPATA DE PASSAR A
    FERRO (2, 102, 202, 302), de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo método compreender adicionalmente a etapa de:
    - selecionar o material do meio de fixação (9, 11, 109, 111, 209, 211, 309, 311) e da camada isolante térmica (5, 105, 205, 305), do grupo incluindo borracha de silicone, poliéter éter cetona, poliimida, sulfeto de polifenileno ou poliamida-imida.
  14. 14. MÉTODO PARA FABRICAR UMA SAPATA DE PASSAR A
    5/5
    FERRO (2, 102, 202, 302), de acordo com qualquer uma das reivindicações 12 ou 13, caracterizado pela camada isolante térmica (5, 105, 205, 305) e o meio de fixação (9, 11, 109, 111, 209, 211, 309, 311) serem feitos em uma única etapa de moldagem.
  15. 15. MÉTODO PARA FABRICAR UMA SAPATA DE PASSAR A FERRO (2, 102, 202, 302), de acordo com reivindicação 14, caracterizado pelo método ademais incluir a etapa de:
    - prover uma nervura (17) ao redor da abertura do laminado (15, 115, 215, 315) para reduzir o risco de vazamento de vapor durante uso; e
    - em que a camada isolante térmica (5, 105, 205,
    305), o meio de fixação (9, 09, 211, 309, 311) e a nervura (17) são feitos em uma única etapa de moldagem.
    1/5
BRPI0708137-5A 2006-02-23 2007-02-22 Ironing shoe, ironing system for garment care, and method for making a ironing shoe BRPI0708137B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP06110335 2006-02-23
EP06110335.4 2006-02-23
PCT/IB2007/050562 WO2007096825A1 (en) 2006-02-23 2007-02-22 Ironing shoe

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0708137A2 BRPI0708137A2 (pt) 2011-05-17
BRPI0708137B1 true BRPI0708137B1 (pt) 2018-01-16

Family

ID=38164371

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0708137-5A BRPI0708137B1 (pt) 2006-02-23 2007-02-22 Ironing shoe, ironing system for garment care, and method for making a ironing shoe

Country Status (8)

Country Link
US (1) US7690140B2 (pt)
EP (1) EP1989352B1 (pt)
JP (1) JP5208771B2 (pt)
CN (1) CN101389802B (pt)
BR (1) BRPI0708137B1 (pt)
ES (1) ES2607329T3 (pt)
RU (1) RU2423569C2 (pt)
WO (1) WO2007096825A1 (pt)

Families Citing this family (21)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP2119822A1 (en) * 2008-05-16 2009-11-18 Koninklijke Philips Electronics N.V. Device comprising a coated metal plate and method for manufacturing such device
KR101126533B1 (ko) 2010-05-20 2012-03-22 한국패션산업연구원 파일직물용 스팀 다리미 슈즈
USD668013S1 (en) 2011-03-04 2012-09-25 Electrolux Home Products, Inc. Iron
USD669649S1 (en) 2011-03-04 2012-10-23 Electrolux Home Products, Inc. Iron
KR102057860B1 (ko) * 2013-04-02 2019-12-20 엘지전자 주식회사 다리미 및 다리미가 구비된 의류처리장치
KR102138499B1 (ko) * 2013-04-02 2020-07-28 엘지전자 주식회사 의류처리장치
CN104894827B (zh) * 2014-06-12 2020-06-26 漳州灿坤实业有限公司 熨斗的电热盘装置
CN106795690B (zh) 2014-08-11 2019-11-26 德隆奇电器单一股东有限责任公司 蒸汽熨斗
JP6475972B2 (ja) * 2014-12-19 2019-02-27 ツインバード工業株式会社 スチームアイロン
CN105344081A (zh) * 2015-11-11 2016-02-24 安徽省无为县奥宇体育用品有限公司 一种羽毛球羽毛熨烫器
EP3246459B1 (fr) * 2016-05-17 2022-09-14 Rowenta Werke GmbH Fer a repasser a vapeur comportant un corps chauffant muni d'une chambre de vaporisation et une surface de repassage en relation thermique avec le corps chauffant
USD833100S1 (en) * 2016-09-23 2018-11-06 Sunbeam Products, Inc. Iron soleplate
USD804128S1 (en) * 2016-10-12 2017-11-28 Sunbeam Products, Inc. Iron soleplate
FR3066506B1 (fr) * 2017-05-18 2019-06-07 Seb S.A. Appareil electromenager comportant un fer a repasser et une base portative
CN107164936A (zh) * 2017-06-22 2017-09-15 海盐维博雅针织制衣有限公司 一种使用安全的服装熨烫设备
CN107675462B (zh) * 2017-10-12 2021-05-04 曾帆光 一种蒸汽熨斗与熨烫套一体式结构
EP3502345A1 (en) 2017-12-22 2019-06-26 Koninklijke Philips N.V. Textile treatment device and portable device for obtaining a classification of a textile
EP3613895A1 (en) * 2018-08-24 2020-02-26 Koninklijke Philips N.V. Ironing shoe with heat conductive protruding structure
KR102080048B1 (ko) * 2018-11-07 2020-02-21 경희대학교 산학협력단 다리미 케이스 겸용 전기 주전자
EP3754096A1 (en) * 2019-06-17 2020-12-23 Koninklijke Philips N.V. Portable textile treatment device with image sensor and thermal insulation means
US11299848B2 (en) * 2020-06-17 2022-04-12 Ty Johnson Hot iron covering assembly

Family Cites Families (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3257746A (en) 1963-12-30 1966-06-28 Burtest Products Corp Heat resistant steam iron shoes
US3318029A (en) 1966-03-17 1967-05-09 Jacobson Sidney Accessory for steam pressing device
US3404471A (en) * 1966-11-29 1968-10-08 Automatic Steam Products Corp Attachment for steam irons
CH567142A5 (en) 1973-01-31 1975-09-30 Alesandro Joseph D Detachable base for electric steam-irons - comprises perforated metal-plate and adhesive heat-insulating strip
US3905138A (en) * 1974-06-20 1975-09-16 Excelsior Belting Equipment Co Steam iron shoe
JPS5786199A (en) * 1980-11-17 1982-05-29 Fujitsu Ltd Patch control system
FR2581402B1 (fr) * 1985-05-02 1988-03-25 Seb Sa Semelle de fer a repasser recouverte par un revetement d'email
CN86204199U (zh) * 1986-06-22 1987-07-22 陈卓均 双可调两用蒸汽熨斗
FR2686761B1 (fr) * 1992-01-24 1994-05-27 Seb Sa Element chauffant a structure sandwich et appareil electromenager du type fer a repasser a vapeur comportant un tel element.
JP3585652B2 (ja) * 1996-01-24 2004-11-04 大阪瓦斯株式会社 アイロン
JP3430802B2 (ja) * 1996-06-20 2003-07-28 松下電器産業株式会社 アイロン
US5937552A (en) 1997-01-10 1999-08-17 Hp Intellectual Corp. Iron soleplate with a soleplate bottom cover
FR2774103B1 (fr) * 1998-01-23 2000-03-03 Seb Sa Reservoir d'eau pour fer a vapeur, et procede de fabrication d'un tel reservoir
KR100494256B1 (ko) * 1998-04-28 2005-06-13 마츠시타 덴끼 산교 가부시키가이샤 다리미
ATE265567T1 (de) 1999-02-22 2004-05-15 Braun Gmbh Bügeleisenschuh und elektrisches dampfbügeleisen
US6581309B1 (en) 2001-12-07 2003-06-24 Carl J. Conforti Clothes iron

Also Published As

Publication number Publication date
ES2607329T3 (es) 2017-03-30
EP1989352B1 (en) 2016-10-12
WO2007096825A1 (en) 2007-08-30
CN101389802A (zh) 2009-03-18
CN101389802B (zh) 2013-07-10
EP1989352A1 (en) 2008-11-12
BRPI0708137A2 (pt) 2011-05-17
US20080313936A1 (en) 2008-12-25
JP5208771B2 (ja) 2013-06-12
RU2008137789A (ru) 2010-03-27
JP2009527314A (ja) 2009-07-30
US7690140B2 (en) 2010-04-06
RU2423569C2 (ru) 2011-07-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0708137B1 (pt) Ironing shoe, ironing system for garment care, and method for making a ironing shoe
US7096612B2 (en) Domestic steam irons having a vaporization chamber and fitted with independent heat element
US7370689B2 (en) Thermo chromic heat storing/releasing device
JP2669272B2 (ja) 立体模様形成方法
US5180598A (en) Liquid and/or temperature activated elapsed time indicators suitable, in particular, as doneness indicators for foodstuffs
CN105682918B (zh) 硅橡胶‑氟树脂层合体
CN102165296A (zh) 温度传感器结构
BRPI0402804B1 (pt) Recipiente de cozinhar alimento com dispositivo de indicação de temperatura
KR20200144578A (ko) 감온변색 재료를 포함하는 층을 갖는 시스템
US9158141B2 (en) Thermally activated mattress cover and display
ITMI20090986A1 (it) Bollitore per liquidi, particolarmente per uso domestico, con elementi di controllo delle funzioni eseguibili.
CN109957129A (zh) 一种bopp热敏膜及其制造方法
CN110150773A (zh) 一种感温变色面料和感温变色服装
CN106696469A (zh) 一种墨盒、打印设备和墨水加热方法
CN206534543U (zh) 温变层、电饭煲温变玻璃面板及电饭煲
CN206242691U (zh) 一种墨盒及其打印设备
KR102213544B1 (ko) 가습기 겸용 전열주전자
TW201223501A (en) Non-mercury non-electronic clinical thermometer with protective structure
KR200395658Y1 (ko) 감온변색 축/방열장치
CN208362234U (zh) 一种bopp热敏膜
KR101483880B1 (ko) 외부상황에 따라 다른 형상이 보이도록 하는 의류용 태그
CN208192774U (zh) 视窗防雾的电热锅
ITBO20070315A1 (it) Macchina per il riscaldamento e l'erogazione di prodotti alimentari liquidi o semiliquidi.
JP2923972B2 (ja) カラーフィルター保護コート剤
CN216247449U (zh) 用于免疫组化染色、滴染染色、细胞染色的防侧漏装置

Legal Events

Date Code Title Description
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: KONINKLIJKE PHILIPS N. V. (NL)

B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: KONINKLIJKE PHILIPS N. V. (NL)

B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]
B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 15A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2658 DE 14-12-2021 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.