BRPI0706566A2 - dispositivo de comando de uma máquina elétrica giratória polifásica, máquina elétrica giratória polifásica, e , alternador-motor de arranque - Google Patents

dispositivo de comando de uma máquina elétrica giratória polifásica, máquina elétrica giratória polifásica, e , alternador-motor de arranque Download PDF

Info

Publication number
BRPI0706566A2
BRPI0706566A2 BRPI0706566-3A BRPI0706566A BRPI0706566A2 BR PI0706566 A2 BRPI0706566 A2 BR PI0706566A2 BR PI0706566 A BRPI0706566 A BR PI0706566A BR PI0706566 A2 BRPI0706566 A2 BR PI0706566A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
control device
signal
sensor
machine
signals
Prior art date
Application number
BRPI0706566-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Hugues Doffin
Farouk Boudjemai
Julien Masfaraud
Original Assignee
Valeo Equip Electr Moteur
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Valeo Equip Electr Moteur filed Critical Valeo Equip Electr Moteur
Publication of BRPI0706566A2 publication Critical patent/BRPI0706566A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02PCONTROL OR REGULATION OF ELECTRIC MOTORS, ELECTRIC GENERATORS OR DYNAMO-ELECTRIC CONVERTERS; CONTROLLING TRANSFORMERS, REACTORS OR CHOKE COILS
    • H02P6/00Arrangements for controlling synchronous motors or other dynamo-electric motors using electronic commutation dependent on the rotor position; Electronic commutators therefor
    • H02P6/14Electronic commutators
    • H02P6/15Controlling commutation time

Abstract

DISPOSITIVO DE COMANDO DE UMA MAQUINA ELéTRICA IRATóRIA POLIFáSICA, MAQUINA ELéTRICA GIRATóRIA OLIFáSICA, E, ALTERNADOR-MOTOR DE ARRANQUE. invenção se refere a um dispositivo de comando (30) de uma áquina elétrica giratória polifásica, a dita máquina compreendendo um estator, um rotor, e sensores, o dito dispositivo sendo próprio para receber: - pelo menos um primeiro sinal sensor (V, W, U) representativo de uma posição do rotor em relação ao estator e fornecido por um primeiro sensor (16; 18; 14), e - um segundo sinal sensor representativo da dita posição e defasado em relação ao primeiro sinal (V; W; U), o dito segundo sinal sendo fornecido por um segundo sensor. De acordo com a invenção, o dispositivo de comando compreende: - meios (K, R) para combinar o primeiro e o segundo sinal sensor (U, V, W) em um sinal combinado (K~u~; K~v~; K~w~), os ditos meios compreendendo pelo menos um elemento de comutação comandado com uma relação cíclica variável, o sinal combinado (K~u~; K~v~; K~w~) sendo função da dita relação cíclica e permitindo comandar a dita máquina.

Description

DISPOSITIVO DE COMANDO DE UMA máquina elétricaGIRATÓRIA POLIFÁSICA, MÁQUINA ELÉTRICA GIRATÓRIAPOLIFÁSICA, E, ALTERNADOR-MOTOR DE ARRANQUE"
Domínio da invenção
A invenção se refere a um dispositivo de comando de umamáquina elétrica giratória polifásica, eventualmente reversível como no casodos alternadores-motores de arranque.
Estado da técnica
Uma máquina elétrica giratória compreende classicamente umrotor e um estator. Um desses elementos é percorrido por uma correntecontínua e gera assim um campo magnético constante e de orientação fixa emrelação a esse elemento. O outro elemento compreende uma pluralidade deenrolamentos distintos e espaçados angularmente; cada enrolamento épercorrido por uma corrente defasada em relação à corrente dos outrosenrolamentos de maneira a criar um campo magnético giratório. Acoexistência do campo de orientação fixa do primeiro elemento e do campogiratório do segundo elemento provoca a rotação desses elementos um emrelação ao outro, quer dizer a rotação do rotor em relação ao estator.
As diferentes correntes são geralmente injetadas nosenrolamentos do elemento polifásico através de uma ponte formada porinterruptores de potência (em geral diodos associados a transistores depotência).
Essa ponte de potência é em geral comandada por um móduloeletrônico que fixa os instantes de abertura e de fechamento dos interruptorese comanda assim a fase das diferentes correntes através dos enrolamentos.
A fim de determinar os instantes de comando dosinterruptores, o módulo eletrônico utiliza correntemente sinais representativosda posição do rotor em relação ao estator, tal como por exemplo sensores deposição regularmente distribuídos na circunferência da máquina giratória, osditos sensores enviando cada um deles por exemplo sinais periódicos quedependem da freqüência de rotação do rotor e que são defasados um emrelação ao outro.
No caso em que a máquina elétrica giratória é reversível, aponte de potência desempenha o papel de uma ponte retificadora por ocasiãodo funcionamento em modo alternador da máquina.
Com o objetivo de se aproximar de um torque ótimo em umafaixa grande de velocidades de rotação, o documento WO 2004/100351propõe tratar os sinais provenientes dos sensores por ponderação e somatório,na prática com o auxílio de um circuito analógico de filtragem composto porcondensadores e por resistências, o que permite realizar decalagens de fasecontinuamente variáveis em toda a faixa das velocidades de rotação.
No entanto, de acordo com essa solução, a decalagem de fase édeterminada em função da velocidade pelos componentes do circuitoanalógico. A relação decalagem-velocidade é portanto fixa e não podeportanto notadamente ser adaptada às diferentes situações que podem serencontradas (partida, assistência dinâmica,...). Além disso, a escolha dessarelação tem falta de flexibilidade visto que ela é determinada em função doselementos de circuito utilizados e portanto é pouco adaptável a outrasmáquinas elétricas, por exemplo de dimensionamentos diferentes. Essaconcepção implica, por outro lado, a utilização de um circuito analógico comcaracterísticas próprias para cada tipo de máquina que se deseja fabricar, oque complica a fabricação das máquinas a um nível industrial.Objeto da invenção
Para evitar esses problemas e permitir assim notadamente umamaior flexibilidade na decalagem de fase dos sinais provenientes dossensores, a invenção propõe um dispositivo de comando de uma máquinaelétrica giratória polifásica, a dita máquina compreendendo um estator, umrotor, e sensores, o dito dispositivo sendo próprio para receber:- pelo menos um primeiro sinal sensor representativo de umaposição do rotor em relação ao estator e fornecido por um primeiro sensor, e
- um segundo sinal sensor representativo da dita posição edefasado em relação ao primeiro sinal, o dito segundo sinal sendo fornecidopor um segundo sensor.
De acordo com a invenção, o dispositivo de comandocompreende:
- meios para combinar o primeiro e o segundo sinal sensor emum sinal combinado, os ditos meios compreendendo pelo menos um elementode comutação comandado com uma relação cíclica variável, o sinalcombinado sendo função da dita relação cíclica e permitindo comandar a ditamáquina.
A decalagem de fase do sinal combinado é assim determinadapela relação cíclica dos meios de comutação, o que permite comandar essadecalagem de maneira flexível dentro de uma gama grande.
De acordo com modos de realização não limitativos, odispositivo de acordo com a invenção pode compreender uma ou várias dascaracterísticas seguintes:
Um filtro passa-baixas pode ser introduzido de maneira afiltrar o sinal combinado, o que permite obter um sinal filtrado com umaforma clássica, em geral sinusoidal.
O filtro passa-baixas tem de preferência uma freqüência decorte inferior à freqüência de transmissão dos meios de comutação; elimina-seassim do sinal filtrado os harmônicos indesejáveis gerados pela comutação. Adita freqüência de corte é por exemplo compreendida entre 1 kHz e 100 kHz,o que permite não influenciar as freqüências úteis inferiores a 1 kHz aomesmo tempo em que comuta os meios de comutação a uma freqüênciarazoável.
Os meios de combinação compreendem por outro lado meiosde ponderação dos sinais sensores. Os meios de ponderação podemcompreender pelo menos uma resistência destinada a receber na entrada umsinal sensor.
Por outro lado, os meios de combinação compreendem doiselementos de comutação destinados a receber um sinal sensor.
Em um primeiro modo de realização, um primeiro elemento decomutação é destinado a comutar ao contrário do segundo elemento decomutação.
Em um segundo modo, um segundo elemento de comutação édestinado a ser comandado com o auxílio de uma segunda relação cíclica.
Em uma execução prática na qual é utilizado um terceirosensor de posição, os meios de combinação são próprios para combinar umterceiro sinal sensor com os primeiro e segundo sinais sensores.
Em um primeiro modo de realização, um elemento decomutação é um interruptor simples.
Em um segundo modo de realização, um elemento decomutação é um interruptor bi-posição.
Por outro lado, o dispositivo é próprio para receber na entradaum número de sinais sensores igual ao número de fases da máquina.
De acordo com um modo de realização considerado, odispositivo de comando opera junto com um circuito de comando de umaponte de potência, o dito circuito de comando sendo próprio para receber ossinais sensores.
De acordo com um modo de realização considerado, odispositivo de comando opera junto com um circuito de comando de umaponte de potência, o dito circuito de comando sendo próprio para receber um sinal combinado filtrado.
De acordo com um modo de realização prático, um circuito decomando compreende um microprocessador próprio para comandar a relaçãocíclica de um elemento de comutação.
Nesse caso, é possível também prever que o microprocessadoré próprio para determinar a relação cíclica em função de uma informaçãorepresentativa da velocidade de rotação da máquina, o que permite comandarpor meios práticos a decalagem dos sinais sensores em função da velocidadede rotação.
A invenção também propõe uma máquina elétrica giratóriapolifásica tal como um alternador-motor de arranque, que compreende umcircuito de comando construído como evocado acima.
Breve descrição das Figuras
Outras características e vantagens da invenção aparecerão àluz da descrição que se segue, feita em referência aos desenhos anexos nosquais:
- a figura 1 representa os elementos de uma máquina elétricagiratória polifásica e seu comando, o comando compreendendo um bloco deavanço de fase;
- a figura 2 representa um modo de realização não limitativodo bloco de avanço de fase da figura 1, o bloco de avanço de fasecompreendendo um circuito misturador;
- as figuras 3 e 4 representam modos possíveis de realizaçãonão limitativos de um circuito misturador da figura 2;
- a figura 5 representa uma variante de realização do circuitomisturador.
- a figura 6 representa uma outra variante de realização docircuito misturador da figura 2.
Descrição detalhada de modos de realização não limitativos da invenção
A figura 1 representa os elementos principais de uma máquinaelétrica giratória polifásica, por exemplo reversível do tipo alternador-motorde arranque, assim como seu comando. A figura 1 apresenta um exemplo nãolimitativo de uma máquina elétrica giratória trifásica com três sensores deposição.
Um tal comando compreende uma ponte de potência 10 que,em modo motor, alimenta as fases de um estator 12, nesse exemplo nãolimitativo três fases, a partir de uma tensão gerada entre os dois bornes B+, B"de uma bateria de alimentação.
A ponte de potência 10 é formada por interruptores (nãorepresentados) que são comandados por sinais de comando C de modo que osdiferentes enrolamentos do estator 12 sejam percorridos por sinais deslocadosde 120° um em relação ao outro nesse exemplo.
Nesse exemplo não limitativo, existem três sensores. Os trêssensores lineares 14, 16, 18 são de maneira não limitativa igualmentedistribuídos em 360° elétricos e geram sinais sensores U, V, W. Esses sinaissão tratados por um dispositivo de comando chamado bloco de avanço de fase30 que fornece três sinais digitais U', V', W' que correspondem aos sinaissensores U, V, W com um avanço de fase δ em relação a esses últimos.
Os sinais digitais U', V', W' gerados pelo bloco de avanço defase 30 são utilizados por um circuito de comando 20 para formar os sinais decomando C da ponte de potência 10.
O circuito de comando 20 gera por outro lado um valornominal de avanço de fase δ. Para fazer isso, o circuito de comandocompreende por exemplo um microcontrolador (que inclui ummicroprocessador) que determina a velocidade de rotação da máquina combase nos sinais sensores U, V, W ou com base nos sinais digitais U', V', W' eque deduz daí a decalagem de fase δ a utilizar, eventualmente também funçãode outras condições, tal como a fase de funcionamento da máquina (exemplomodo motor, transição modo motor-modo gerador). Nesse exemplo nãolimitativo, o valor de decalagem δ é portanto associado a uma velocidade econdição de funcionamento dadas e é por exemplo memorizado dentro domicrocontrolador em uma tabela de correspondência. Para isso, o circuito decomando compreende um estágio de entrada 21 próprio para receber os sinaissensores U, V, W ou os sinais digitais U', V', W'.
Quando a máquina funciona em modo alternador chamadotambém modo gerador, a ponte de potência 10 desempenha o papel de umaponte retificadora que assegura a transmissão da energia da máquina (enotadamente do estator 12) para a bateria (borne B+, B").
A figura 2 representa um primeiro modo de realização nãolimitativo que pode ser considerado para o bloco de avanço de fase 30.
Nesse modo de realização, cada sinal sensor U, V, Wproveniente de um sensor 14, 16, 18 é aplicado a uma primeira entrada de umcircuito dito "misturador" respectivamente 32, 32', 32" cujos exemplos derealização serão dados na seqüência.
Cada circuito misturador 32, 32', 32" recebe também em umasegunda entrada um outro sinal sensor V, W, U proveniente de um sensor eque tem um avanço de fase de 120° em relação ao sinal sensor U, V, Wrecebido em sua primeira entrada.
Assim, cada circuito misturador 32, 32', 32" recebe em suaprimeira entrada um dos sinais sensores U, V, W e em sua segunda entrada osinal sensor V, W, U em avanço de fase de 120° em relação àquele recebidona primeira entrada.
Cada circuito misturador 32, 32', 32" recebe também um sinalde comando PWMa formado por pulsos com uma relação cíclica α variável,esse sinal de comando sendo portanto um sinal em modulação de amplitudede pulso também chamado MLI. O sinal de comando PWMa comanda acomutação de elementos de comutação dos circuitos misturadores 32, 32',32" como descrito mais abaixo.
No modo de realização representado na figura 2, o mesmosinal de comando PWMa é aplicado ao conjunto dos três misturadores 32, 32',32". Em variante, seria possível naturalmente prever sinais de comandoespecíficos para cada circuito misturador.
No modo de realização representado na figura 2, o sinal decomando PWMa é gerado em um pino de um microprocessador 34 do qualuma parte 35 é dedicada à geração desse sinal de comando PWMa (por parte,entende-se aqui uma parte do software que comanda o microprocessador 34;em variante, seria possível considerar a realização da mesma função emlógica por cabo).
Como visível na figura 2, o microprocessador 34 recebetambém os sinais U, V, W provenientes dos sensores 14, 16, 18 através de umprimeiro comparador com histerese 36 que permite transformar os mesmosem sinais tudo ou nada. Os sinais assim recebidos são destinados a uma parte33 do microprocessador 34 dedicada à determinação da velocidade damáquina giratória como descrito mais acima. Em variante, é possível tambémutilizar os sinais U', V', W' como descrito mais acima a fim de determinar avelocidade como descrito mais acima.
A informação de velocidade de rotação assim determinada énotadamente utilizada no microprocessador 34 para determinar o avanço defase a realizar pelo bloco de avanço de fase 30. A partir desse avanço de fase,o microprocessador 34 determina a relação cíclica a do sinal PWMa a aplicarao circuito misturador 32, 32', 32".
A relação entre a velocidade determinada pela parte dedeterminação da velocidade 33 e a relação cíclica α (seja diretamente, sejapor intermédio da decalagem de fase δ) é por exemplo memorizada em umamemória associada ao microprocessador 34 sob a forma de uma tabela decorrespondência.
A decalagem de fase δ desejada (e conseqüentemente a relaçãocíclica α utilizada) pode naturalmente depender de outros parâmetros que nãosejam a velocidade de rotação da máquina giratória, tal como por exemplo omodo de funcionamento da máquina giratória (exemplo modo motor (fase departida ou assistência dinâmica em alta velocidade), transição modo motor-modo gerador) ou ainda valor nominal de torque. E possível nesse caso prevervárias tabelas de correspondências como evocadas acima, cada tabela sendoutilizada em um modo específico de funcionamento da máquina giratória.
Como será visto na seqüência com o exame dos exemplos derealização dos circuitos misturadores 32, 32', 32", esses últimos formam doistipos de combinação diferentes dos sinais que eles recebem na entrada deacordo com que o sinal de comando PWMa é de nível alto ou de nível baixo.(Entende-se aqui eventualmente por combinação, uma combinação na qualum dos dois sinais tem peso nulo, quer dizer que somente o outro sinal étransmitido).
A alternância dos dois tipos de combinação (cujo resultado sãoos sinais Ku, Kv, Kw) é emitida na saída de cada circuito misturador 32, 32',32" com destino a um filtro passa-baixas do qual a freqüência de corte éinferior à freqüência do sinal de comando PWMct (quer dizer à freqüência dealternância dos dois tipos de combinação) de tal modo que o sinal filtradoforma a cada instante a média das combinações dos dois tipos, a dita médiasendo ponderada pela duração de cada uma das combinações e dependendonaturalmente da relação cíclica α do sinal de comando PWMa. Emconseqüência disso, a regulagem da relação cíclica α permite obter três sinaisde saída U', V', W', que apresentam um avanço de fase δ de acordo com umvalor nominal de avanço de fase demandado. Será notado que o fato deregular a relação cíclica e portanto de ter uma relação cíclica variável permiteobter uma resolução fina do avanço de fase δ e portanto um comando fino damáquina.
A freqüência de corte de cada filtro passa-baixas 38, 38', 38"é no entanto superior à freqüência dos sinais de U, V, W de maneira a nivelaro sinal recortado Ku, Kv, Kw retirando as descontinuidades. Vistas asvelocidades de rotação clássicas das máquinas giratórias e a freqüência dossinais sensores que decorre delas (tipicamente dentre 0 e 600 Hz), é utilizadapor exemplo de modo não limitativo uma freqüência de corte de 10 kHz, oque permite utilizar, por exemplo também uma freqüência de 130 kHz para osinal de comando.
O sinal filtrado Fu, Fv, Fw emitido por cada filtro passa-baixas38, 38', 38" é portanto uma combinação dos sinais sensores recebidos naentrada do circuito misturador 32, 32', 32" correspondente no qual ainfluência de cada um dos sinais recebidos na entrada do circuito misturador32, 32', 32" correspondente depende da relação cíclica do sinal de comandoPWMa. Obtém-se assim um sinal do qual a fase está compreendida entre asfases dos sinais na entrada e é regulável por modificação da relação cíclica αdo sinal de comando PWMa.
Os sinais filtrados Fu, Fv, Fw são aplicados respectivamente auma primeira entrada de segundos comparadores com histeresecorrespondentes 40, 40', 40" que recebem cada um deles em uma segundaentrada a média dos sinais sensores U, V, W determinada por um circuitomediador 42 e por um filtro passa-baixas 43 do mesmo tipo que os filtrospassa-baixas 38, 38', 38" precedentemente mencionados. Nos vemos livresgraças à utilização dos comparadores com histerese 40, 40', 40" dasdecalagens de tensão chamada tensão de offset em inglês geradas nos filtros38,38', 38".
Em variante (não ilustrada), os comparadores com histerese40, 40', 40" podem comparar os sinais filtrados Fu, Fv, Fw dois a dois. Umcomparador com histerese recebe a esse momento em sua segunda entrada umsinal filtrado diferente daquele que é aplicado na primeira entrada no lugar damédia dos sinais sensores. Isso permite uma comparação entre sinais filtradosmais robusta gente a perturbações parasitas pois a amplitude entre os ditossinais é maior do que na primeira variante.Obtém-se assim na saída dos comparadores com histerese 40,40', 40" sinais tudo ou nada U', V', W' que correspondem respectivamenteaos sinais sensores na entrada U, V, W com um avanço de fase que dependeda relação cíclica α do sinal de comando PWMa.
A figura 3 representa um primeiro exemplo não limitativo quepode ser considerado para a execução de cada um dos circuitos misturadores32, 32', 32" descritos acima. Esse exemplo é escrito como execução docircuito misturador 32 (que recebe na entrada o sinal Ueo sinal V em avançode fase de 120° em relação ao sinal U), mas se aplica de modo idêntico aosmisturadores 32', 32" aplicando-se respectivamente na entrada os sinais V eW, e os sinais W e U.
Nesse exemplo de realização, o primeiro sinal (aqui o sinal U)é aplicado, via uma resistência RI, a um nó N que forma a saída, enquantoque o segundo sinal (aqui o sinal V) é aplicado a esse mesmo nó N através daassociação em série de uma resistência R2 e de um interruptor K0 comutadopor comando do sinal de comando PWMa.
Obtém-se assim na saída (quer dizer ao nível do nó Nprecitado) um sinal Ku. O sinal Ku depende somente do sinal sensor U porocasião das fases do sinal de comando PWMa que força a abertura dointerruptor Ko, e depende ao mesmo tempo dos sinais UeV (ponderado poroutro lado de acordo com as resistências Rl e R2) por ocasião das fases dosinal de comando PWMa que provocam o fechamento do interruptor K0. Essasolução permite portanto obter depois de filtração passa-baixas um sinalfiltrado Fu que vale:
<formula>formula see original document page 12</formula>
É visto assim claramente que se obtém, para valores da relaçãocíclica α que variam entre 0 e 1, um sinal na saída Fu do qual a fase variaentre aquela do próprio sinal U (quando α = 0) e uma fase próxima daquelado sinal V (ele próprio em avanço de fase de 120° em relação ao sinal U)quando α = 1, escolhendo-se valores adequados para Rl e R2 (quanto maiorRl for em relação a R2, mais o avanço de fase Fu se aproxima de 120° para α= 1)·
A figura 4 representa um segundo exemplo de realização nãolimitativo para os circuitos misturadores 32, 32', 32" da figura 2.
Como precedentemente, o exemplo descrito se aplica aocircuito misturador 32 mas se aplicaria de modo idêntico ao circuitomisturador 32', 32".
Nesse segundo exemplo, o sinal sensor U é transmitido, viaum interruptor Ki, a um nó N que forma saída, enquanto que o sinal sensor Vé transmitido, via um interruptor Ko, ao nó N que forma saída.
O interruptor Ko é comutado em função do sinal de comandoPWMa enquanto que o interruptor Kj recebe o mesmo sinal de comandoPWMa através de um inversor de tal modo que o interruptor Ki é comutadoao contrário do interruptor Kl0.
Nas fases em que o sinal de comando PWMa provoca aabertura do interruptor K0, ele provoca assim o fechamento do interruptor K1de tal modo que o sinal de saída Ku (no nó N que forma saída) só depende dosinal sensor U.
Ao contrário, quando o sinal de comando PWMa acarreta ofechamento do interruptor K0, ele acarreta também a abertura do interruptorKi de tal modo que o sinal de saída Ku só depende do sinal sensor V.
Essa solução permite obter para o sinal filtrado Fu o valorseguinte:
Fu = aU+(l-a)V
Como precedentemente, fazendo-se variar a relação cíclica αentre 0 e 1, obtém-se um avanço de fase do sinal Fu em relação ao sinal Uvariável, entre O0 (para α = 0) e essa vez precisamente 120° (para α = 1).
A figura 5 representa uma variante de realização de umcircuito misturador, de acordo com a qual o circuito misturador recebe naentrada os três sinais sensores U, V, W.
O sinal sensor U é transmitido, via uma resistência RI, a umnó N que forma saída.
O sinal sensor V (em avanço de fase de 120° em relação aosinal U) é transmitido, via a associação em série de uma resistência R2 e deum primeiro interruptor K2 comandado por um primeiro sinal de comandoPWMctI com uma primeira relação cíclica α 1, ao nó N que forma saída.
O sinal sensor W é no que lhe diz respeito transmitido ao nó Nque forma saída via uma associação em série do mesmo tipo, a saber umaresistência R3 e um segundo interruptor K3 comandado por um segundo sinalde comando PWMa2 com uma segunda relação cíclica oc2.
Obtém-se portanto, depois de filtragem passa-baixas comodescrito precedentemente um sinal Fu' que se escreve:
<formula>formula see original document page 14</formula>
O avanço do sinal na saída de fase pode assim variar entre 0o eum valor ligeiramente inferior a 240° (escolhendo-se valores de resistênciapara as resistências RI, R2, R3 que tornam desprezíveis o sinal U no nó desaída N quando o interruptor K3 está fechado).
Será notado que nessa variante e nos modos de realizaçãoprecedentes das figuras 3 e 4, os comutadores são interruptores simples asaber que eles compreendem um estado passante que permite transmitir umsinal e um estado aberto que permite interromper uma transmissão de sinal.
A figura 6 representa uma outra variante de realização de umcircuito misturador, de acordo com a qual o circuito misturador recebe naentrada os três sinais sensores U, V, W.
O sinal sensor U é transmitido, via uma resistência RI, a umnó N que forma saída.O sinal sensor V (em avanço de fase de 120° em relação aosinal U) é transmitido, via a associação em série de uma resistência R2 e deum interruptor K2 comandado por um sinal de comando PWMa, a o nó N queforma saída.
O sinal sensor W é no que lhe diz respeito transmitido para onó N que forma saída via uma associação em série do mesmo tipo, s saberuma resistência R3 e o mesmo interruptor comandado K2 comandado pelomenos sinal de comando PWMa.
Obtém-se portanto, depois de filtragem passa-baixas comodescrito precedentemente um sinal Fu· que se escreve:
<formula>formula see original document page 15</formula>
O avanço do sinal na saída de fase pode assim variar entre O0 eum valor ligeiramente inferior a 240° (escolhendo-se valores de resistênciapara as resistências RI, R2, R3 que tornam desprezíveis o sinal U no nó desaída N quando o interruptor K3 está fechado).
Será notado que nessa variante, o interruptor comandado K2 ébi-posição a saber que ele compreende pelo menos dois estados passantes quepermitem transmitir seletivamente um sinal entre vários.
Os exemplos que precedem só representam modos possíveisde execução da invenção que não se limita a eles. Por exemplo, na variante dafigura 6, é possível imaginar utilizar um mesmo sinal de comando PWMa ouainda no lugar dos dois interruptores K2 e K3 utilizar um só interruptor comuma ponte resistiva.

Claims (19)

1. Dispositivo de comando (30) de uma máquina elétricagiratória polifásica, a dita máquina compreendendo um estator, um rotor, esensores, o dito dispositivo caracterizado pelo fato de ser próprio parareceber:- pelo menos um primeiro sinal sensor (V, W, U)representativo de uma posição do rotor em relação ao estator e fornecido porum primeiro sensor (16; 18; 14), e- um segundo sinal sensor representativo da dita posição edefasado em relação ao primeiro sinal (V; W; U), o dito segundo sinal sendofornecido por um segundo sensor (14; 16; 18), em que ele compreende:- meios (K, R) para combinar o primeiro e o segundo sinalsensor (U, V, W) em um sinal combinado (Ku; Kv; Kw), os ditos meioscompreendendo pelo menos um elemento de comutação (K0, K1, K2, K3)comandado com uma relação cíclica variável, o sinal combinado (Ku; Ky;Kw) sendo função da dita relação cíclica e permitindo comandar a ditamáquina.
2. Dispositivo de comando (30) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que ele compreende por outro lado um filtropassa-baixas (38; 38'; 38") próprio para filtrar o sinal combinado (Ku; Kv;Kw).
3. Dispositivo de comando (30) de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que o filtro passa-baixas (38; 38'; 38") tem umafreqüência de corte inferior à freqüência de transmissão do primeiro elementode comutação (Ko, K1, K2, K3).
4. Dispositivo de comando (30) de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que a dita freqüência de corte está compreendidaentre 1 kHz e 100 kHz.
5. Dispositivo de comando (30) de acordo com uma dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que os meios decombinação (K, R) compreendem por outro lado meios de ponderação (R1,R2, R3) dos sinais sensores.
6. Dispositivo de comando de acordo com a reivindicaçãoprecedente, caracterizado pelo fato de que os meios de ponderação (R1, R2,R3) compreendem pelo menos uma resistência (R1, R2, R3) destinada a receberna entrada um sinal sensor (U, V, W).
7. Dispositivo de comando de acordo com uma dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que os meios decombinação (K, R) compreendem dois elementos de comutação (K1, K0)destinados a receber um sinal sensor (U, V, W).
8. Dispositivo de comando de acordo com a reivindicaçãoprecedente, caracterizado pelo fato de que um primeiro elemento decomutação (K0) é destinado a comutar ao contrário do segundo elemento decomutação (K1).
9. Dispositivo de comando de acordo com a reivindicaçãoprecedente 7, caracterizado pelo fato de que um segundo elemento decomutação (K2, K3) é destinado a ser comandado com o auxílio de umasegunda relação cíclica.
10. Dispositivo de comando de acordo com uma dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que os meios decombinação (K, R) são próprios para combinar um terceiro sinal sensor (W)com os primeiro e segundo sinais sensores (U, V).
11. Dispositivo de comando de acordo com uma dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que um elemento decomutação é um interruptor simples.
12. Dispositivo de comando de acordo com uma dasreivindicações precedentes 1 a 10, caracterizado pelo fato de que um elementode comutação é um interruptor bi-posição.
13. Dispositivo de comando de acordo com uma dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que ele é próprio parareceber na entrada um número de sinais sensores (U, V, W) igual ao númerode fases da máquina.
14. Dispositivo de comando de acordo com uma dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que ele opera juntocom um circuito de comando (20) de uma ponte de potência, o dito circuito decomando sendo próprio para receber os sinais sensores (U, V, W).
15. Dispositivo de comando de acordo com uma dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que ele opera juntocom um circuito de comando (20) de uma ponte de potência, o dito circuito decomando sendo próprio para receber um sinal combinado filtrado (U'; V';W').
16. Dispositivo de comando de acordo com uma dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que ele opera juntocom um circuito de comando (20) que compreende um microprocessador (34)próprio para comandar a relação cíclica (a) de um elemento de comutação(K0, K1, K2, K3).
17. Dispositivo de comando de acordo com a reivindicaçãoprecedente, caracterizado pelo fato de que o microprocessador (34) é própriopara determinar a relação cíclica (a) em função de uma informaçãorepresentativa da velocidade de rotação da máquina
18. Máquina elétrica giratória polifásica, caracterizada pelofato de que ela compreende um dispositivo de comando de acordo com umadas reivindicações precedentes.
19. Alternador-motor de arranque, caracterizado pelo fato deque ele compreende um dispositivo de comando de acordo com uma dasreivindicações precedentes.
BRPI0706566-3A 2006-01-20 2007-01-17 dispositivo de comando de uma máquina elétrica giratória polifásica, máquina elétrica giratória polifásica, e , alternador-motor de arranque BRPI0706566A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0600533 2006-01-20
FR0600533A FR2896638B1 (fr) 2006-01-20 2006-01-20 Dispositif de pilotage d'une machine tournante polyphasee
PCT/FR2007/050659 WO2007083062A1 (fr) 2006-01-20 2007-01-17 Dispositif de pilotage d'une machine tournante polyphasee

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0706566A2 true BRPI0706566A2 (pt) 2011-03-29

Family

ID=37430823

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0706566-3A BRPI0706566A2 (pt) 2006-01-20 2007-01-17 dispositivo de comando de uma máquina elétrica giratória polifásica, máquina elétrica giratória polifásica, e , alternador-motor de arranque

Country Status (7)

Country Link
US (1) US7999497B2 (pt)
EP (1) EP1974455B1 (pt)
JP (1) JP2009524394A (pt)
CN (1) CN101371432B (pt)
BR (1) BRPI0706566A2 (pt)
FR (1) FR2896638B1 (pt)
WO (1) WO2007083062A1 (pt)

Families Citing this family (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
KR100653434B1 (ko) 2005-04-29 2006-12-01 영 춘 정 2상 무정류자 모터
US8299661B2 (en) 2007-05-11 2012-10-30 Sntech Inc. Rotor of brushless motor
US8033007B2 (en) 2007-05-11 2011-10-11 Sntech, Inc. Method of making rotor of brushless motor
KR100946719B1 (ko) 2007-11-28 2010-03-12 영 춘 정 멀티프로그램이 가능한 가변속 무정류자 모터의 정풍량제어장치
US7795827B2 (en) * 2008-03-03 2010-09-14 Young-Chun Jeung Control system for controlling motors for heating, ventilation and air conditioning or pump
FR2931598B1 (fr) * 2008-05-23 2010-05-14 Valeo Equip Electr Moteur Dispositif de determination de la position angulaire d'un rotor d'une machine electrique tournante polyphasee et machine electrique tournante comprenant un tel dispositif
US8138710B2 (en) 2008-08-14 2012-03-20 Sntech Inc. Power drive of electric motor
DE102009000120A1 (de) * 2009-01-09 2010-07-15 Robert Bosch Gmbh Verfahren und Vorrichtung zur Überwachung des Anlaufs eines elektrischen Antriebs
US8232755B2 (en) 2009-04-02 2012-07-31 Young-Chun Jeung Motor with circuits for protecting motor from input power outages or surges
DE102014109956B4 (de) * 2013-07-17 2020-09-10 Infineon Technologies Ag Sensor mit Schnittstelle für Funktionssicherheit
US9863786B2 (en) 2013-07-17 2018-01-09 Infineon Technologies Ag Sensor with interface for functional safety

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3999108A (en) * 1972-08-16 1976-12-21 Canon Kabushiki Kaisha Speed regulation system for DC motors with hall generators
JPS5923194B2 (ja) * 1977-08-22 1984-05-31 株式会社日立製作所 無整流子電動機の制御装置
WO1987006780A1 (en) * 1986-04-25 1987-11-05 Matsushita Electric Industrial Co., Ltd. Brushless dc motor
JPH0681542B2 (ja) * 1989-09-16 1994-10-12 株式会社東芝 ブラシレスモータ制御回路
EP0748038B1 (en) * 1995-06-05 2002-08-21 Kollmorgen Corporation System and method for controlling brushless permanent magnet motors
TW322655B (en) * 1996-11-22 1997-12-11 Ind Tech Res Inst The automatic adjust device for driving phase angle
FR2803958B1 (fr) * 2000-01-18 2002-03-29 Sagem Moteur a commutation electronique
JP4465129B2 (ja) * 2000-07-14 2010-05-19 パナソニック株式会社 ブラシレスモータの駆動装置と駆動方法
JP3686962B2 (ja) * 2003-02-05 2005-08-24 ローム株式会社 モータドライバ
KR101038332B1 (ko) * 2003-07-04 2011-05-31 페어차일드코리아반도체 주식회사 3상 비엘디시 모터 시스템, 모터의 구동 회로 및 구동방법

Also Published As

Publication number Publication date
EP1974455B1 (fr) 2012-08-15
CN101371432A (zh) 2009-02-18
FR2896638A1 (fr) 2007-07-27
US20100225257A1 (en) 2010-09-09
FR2896638B1 (fr) 2008-02-22
EP1974455A1 (fr) 2008-10-01
US7999497B2 (en) 2011-08-16
WO2007083062A1 (fr) 2007-07-26
CN101371432B (zh) 2011-09-14
JP2009524394A (ja) 2009-06-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0706566A2 (pt) dispositivo de comando de uma máquina elétrica giratória polifásica, máquina elétrica giratória polifásica, e , alternador-motor de arranque
US5859520A (en) Control of a brushless motor
CA2010146C (en) Switched reluctance motor drive system and laundering apparatus employing same
US6249094B1 (en) Method and apparatus for determining the rotor position of synchronous motors
CN101647190B (zh) 无刷电机控制装置和无刷电机控制方法
US7550953B2 (en) Coarse voltage regulation of a permanent magnet generator (PMG)
KR890004574B1 (ko) 2상(相) 90도 전동기
CN103151976A (zh) 用于多相旋转电机的控制系统
JPS593120B2 (ja) チヨクリユウデンドウキ
CN102460186B (zh) 确定异步电机的速度的设备和方法
KR20000076452A (ko) 스위치드 자기 저항 머신용 회전자 위치 검출 방법 및자기 저항 구동 시스템
CN105359404B (zh) 用于无传感器式地获知电机的转子位置的方法和装置
BRPI0706567A2 (pt) processo de comando de uma máquina elétrica giratória polifásica reversìvel e máquina elétrica giratória polifásica reversìvel
US6566839B2 (en) Switched capacitor motor driver
BRPI0707105A2 (pt) máquina elétrica giratória polifásica e alternador-motor de arranque para veìculo automotivo
KR20000006036A (ko) 전기모터의전력공급용회로장치
JPS60194782A (ja) ブラシレスモ−タの制御装置
JPS6188784A (ja) ブラシレスモ−タの制御装置
CN109831129B (zh) 控制装置、包括该控制装置的旋转电机和控制方法
JPS61191291A (ja) 無整流子直流電動機の位置検出回路
JP4229523B2 (ja) ブラシレスモータの駆動装置
SU1534739A1 (ru) Устройство дл управлени двухфазным асинхронным двигателем в режиме колебательного движени
SU1092371A1 (ru) Стенд дл обкатки и испытани двигател внутреннего сгорани
SU1601725A1 (ru) Вентильный электропривод
JPS6131000A (ja) 一体形スタ−タジエネレ−タ装置

Legal Events

Date Code Title Description
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal acc. article 33 of ipl - extension of time limit for request of examination expired