BRPI0706399A2 - implante para tratamento das paredes internas de uma cavidade de ressecção - Google Patents

implante para tratamento das paredes internas de uma cavidade de ressecção Download PDF

Info

Publication number
BRPI0706399A2
BRPI0706399A2 BRPI0706399-7A BRPI0706399A BRPI0706399A2 BR PI0706399 A2 BRPI0706399 A2 BR PI0706399A2 BR PI0706399 A BRPI0706399 A BR PI0706399A BR PI0706399 A2 BRPI0706399 A2 BR PI0706399A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
implant
implant according
modular
modules
magnesium
Prior art date
Application number
BRPI0706399-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Youri Popowski
Erwin Berger
Original Assignee
Acrostak Corp Bvi
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Acrostak Corp Bvi filed Critical Acrostak Corp Bvi
Publication of BRPI0706399A2 publication Critical patent/BRPI0706399A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61NELECTROTHERAPY; MAGNETOTHERAPY; RADIATION THERAPY; ULTRASOUND THERAPY
    • A61N5/00Radiation therapy
    • A61N5/10X-ray therapy; Gamma-ray therapy; Particle-irradiation therapy
    • A61N5/1001X-ray therapy; Gamma-ray therapy; Particle-irradiation therapy using radiation sources introduced into or applied onto the body; brachytherapy
    • A61N5/1014Intracavitary radiation therapy
    • A61N5/1015Treatment of resected cavities created by surgery, e.g. lumpectomy
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61NELECTROTHERAPY; MAGNETOTHERAPY; RADIATION THERAPY; ULTRASOUND THERAPY
    • A61N5/00Radiation therapy
    • A61N5/10X-ray therapy; Gamma-ray therapy; Particle-irradiation therapy
    • A61N5/1001X-ray therapy; Gamma-ray therapy; Particle-irradiation therapy using radiation sources introduced into or applied onto the body; brachytherapy
    • A61N5/1014Intracavitary radiation therapy
    • A61N2005/1018Intracavitary radiation therapy with multiple channels for guiding radioactive sources

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Biomedical Technology (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Pathology (AREA)
  • Nuclear Medicine, Radiotherapy & Molecular Imaging (AREA)
  • Radiology & Medical Imaging (AREA)
  • Heart & Thoracic Surgery (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • Surgery (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Prostheses (AREA)
  • Media Introduction/Drainage Providing Device (AREA)
  • Radiation-Therapy Devices (AREA)
  • Materials For Medical Uses (AREA)

Abstract

IMPLANTE PARA TRATAMENTO DAS PAREDES INTERNAS DE UMA CAVIDADE DE RESSECçAO A invenção refere-se a um implante para tratamento das paredes internas de uma cavidade devido a uma ressecção, sendo que o implante é de constituição modular e os módulos podem ser unidos entre si.

Description

IMPLANTE PARA TRATAMENTO DAS PAREDES INTERNAS DE UMACAVIDADE DE RESSECÇÃO
A invenção refere-se a um implante para tratamento dasparedes internas de uma cavidade devido a uma ressecção.
O tratamento de um tecido dentro de uma cavidadedevido a uma intervenção cirúrgica para remoção de um tumortem crescido enormemente em importância nos últimos anos. 0objeto desta invenção é um dispositivo para a terapia deradiação.
Na EP 1402922 Al é descrito um implante desse tipo.
Esse implante é uma câmara inflável com dispositivos paraintrodução de uma fonte de radiação.
A US 4.815.449 descreve um dispositivo desse gênero,consistindo o implante em material biologicamentedegradável.
A publicação US 6.673.006 descreve um dispositivo paraaplicação de uma terapia de radiação, especialmente umaterapia de radiação tão próxima quanto possível do meio aser irradiado (braquiterapia).
O estado atual da técnica é conhecido ainda daspublicações Us 6,413,204, US 6,083,148, US 6,022,308, US4,763,642 e US 5,913,813.
Alguns desses dispositivos descritos no estado atualda técnica são muito pouco dimensionados, por exemplo, paraaplicação intravasculares. Outras formas de execuçãoconsistem em um balão com forma cilíndrica, estendendo-se ocateter conduzindo a fonte de radiação em direção do eixocentral.
Constitui objetivo da invenção propor um implante, queseja empregável em uma pluralidade de áreas de aplicação daterapia de radiação. Além disso, o implante, que éintroduzido em uma cavidade de resecção, deve ser elásticotanto em direção longitudinal como também em direçãoradial, de tal maneira que o implante possa novamenteassumir a forma original depois de uma deformação.
Além disso, o implante deve oferecer a possibilidadede se aplicar a fonte de radiação com distância variável doponto a ser tratado, isto é, permitir que a dose daradiação possa ser selecionada mediante variação dadistância da parede interior da cavidade de ressecção.
Um outro objetivo da invenção é identificarradiograficamente algumas regiões, especialmente asdimensões exteriores.
A invenção propõe um novo dispositivo para oposicionamento de uma fonte de radiação para tratamento dasparedes interiores de uma cavidade de resecção. Porexemplo, esse dispositivo é aplicável a cavidades deressecção no seio, na próstata, no cérebro e outrascavidades de ressecção a serem tratadas no corpo humano,que resultem da remoção de um tumor.
0 implante deve apresentar tal flexibilidade elásticaque possa se adaptar à respectiva geometria da cavidade deressecção.
De acordo com a invenção, esse objetivo é alcançadopelo fato de que o implante é estruturado em forma de paresmodulares ou módulos, sendo que a cadeia assim formadaapresenta tal flexibilidade elástica que é adaptada aosmovimentos do órgão, em que o implante em forma de cadeiaestá inserido, e apresenta um cateter de guia provido de umretentor, sendo que o cateter de guia pode ser introduzidoe retirado por uma passagem disposta nos pares modulares oumódulos.
Graças à estrutura modular do implante resulta umaótima deformabilidade reversível desejável. Tanto o módulocomo também um sistema formado de vários módulos éexecutado elasticamente. Dependendo da aplicação, adimensão pode ser alterada em direção longitudinal doimplante e adaptada à aplicação.
De preferência, os pares modulares são executados emforma de cúpula e podem se unidos entre si. Igualmente podeo módulo ser formado em uma só peça e em forma de disco comabaulamentos apontando para fora. As via de regra duaspartes modulares de um par modular tanto podem ser unidasencaixadas entre si ou enfileiradas em um cateter de guia.
O mesmo é válido para módulos executados em uma só peça.
Segundo uma forma de execução especialmente preferida,a ligação se dá por uniões de encaixe dispostas nas partesmodulares. A ligação pode se dar por uniões de encaixeseparadas. Nos pontos de união das partes modulares oupares modulares as uniões são tão móveis que o implanteformado de vários pares modulares pode se comportarflexivelmente. O implante apresenta flexibilidade elástica,isto é, o implante deformado pode retornar à sua formaoriginal.
Essa elasticidade pode ser obtida por elementosconstrutivos e/ou materiais apropriados.
A flexibilidade construtiva é obtida por elementoselásticos, que podem ser moldados de diversa maneira, porexemplo em forma de C, de S, de Z ou de parafuso. Asrespectivas formas apresentam diversas constantes deelasticidade. Dependendo da aplicação é empregada a formaapropriada.
A elasticidade material é obtida pela seleçãoapropriada de um material biodegradável, em função daelasticidade desejada.
A seguir será mencionada a título de exemplo uma listade materiais. Essa lista não deve ser considerada comocompleta. Podem ser aplicados todos os materiais afins esemelhantes com as propriedades requeridas:
Polímeros sintéticos, ácido poliláctico, em geral:
polímeros e copolímeros à base de ácido glicólico eláctico, policaproctanas, em geral polihidroxialcanos(PHAS), ácidos polihidroxialcânicos = todos poliésteres,polietilenoglicol, polivinilglicol, poliortoesteres,polianhidridos, policarbonatos, poliamidas, poliimidas,poliiminas, poliiminocarbonatos, polietilenoiminas,polidioxanos, óxidos de polietileno, polifosfazenos,polisulfonas, ácidos poliacrílicos, polimetilmetanacrilatos(PMMA), poliacrilamidas, poliacrilnitrilas,policianoacrilatos, poli HEMA, poliuretanos, poliolefinas,poliestirenos, politeraftalatos, polifluoretos,polietilenos, polipropilenos, polietercetonas,polivinilcloretos, silicones, polisilicatos (vidrobioativo), siloxanos (polidimetilsiloxanos) ,hidroxilapatitas, derivados de polímeros naturais, z.B.poliaminoácidos (naturais e não-naturais) possivelmente comoutros blocos de união como ácidos graxos-dicarboxílicos edióis, poliésteres, poli-beta-aminoesteres, em geral:polipeptídios, como albuminas, alignatos, celulose,biocomposições celulósicas, acetatos de celulose, quitina,quitosano, colágeno, fibrina, fibrinogênios, gelatinas,ligninas, composições de amido com fração média e alta deamido, amido espumado, plásticos à base de soja,polissacarídeos neutros (gelano, borracha, pululano,lamarino e curdlano), polímeros à base de proteínas, comopolilissinas, poliglutamatos, polimalonatos, ácidospolihialurônicos, ácidos polinucléicos, polissacarídeos,polihidroxialcanos, poliisoprenos, polímeros à base deamido e todos copolímeros, como os linearmente, fracamentee fortemente ramificados, os dendrites correspondentes,ramificados em cruz, com propriedades funcionais, comosuperfície apropriada, grupos funcionais, hidrófilos ouhidrófobos.
As uniões de encaixe podem também ser executadas comounião de encaixe de manga. Além disso é vantajoso que asuniões de encaixe sejam seguras contra torção.
Segundo uma forma de execução especialmente preferida,as partes modulares, módulos, apresentam passagens para oscateteres e/ou guias para as fontes de radiação. Aspassagens podem estar unidas entre si por meio de elementoselásticos e/ou com a periferia das partes modulares. Issoresulta na desejada flexibilidade elástica em direçãoradial, selecionável. As passagens centrais também podemnão apresentar uniões de encaixe. É suficiente, porexemplo, que os distintos elementos estejam enfileirados emum cateter de guia. As paredes da cavidade de ressecçãoretêm os distintos elementos em sua forma desejada.
De preferência, os implantes consistem em ao menos umpar modular, formando os pares modulares uma cadeiaflexível. O implante pode ser configurado no comprimentodesejado por aumento do número dos pares modularesencaixados ou não unidos. Pelas passagens montadasradialmente flexíveis nas partes modulares é possível, demodo simples, conduzir os cateteres ou guias para as fontesde radiação por um implante em forma de cadeia. Oscateteres ou guias para as fontes de radiação podem serextraídos do implante após o tratamento, permanecendo oimplante na cavidade de ressecção.
Para se poder introduzir o implante no corpo, o mesmoé provido de um cate ter de guia, que apresenta em umaextremidade uma agulha e na outra extremidade um retentor.Vantajosamente, a agulha é removível depois da introduçãodo implante no corpo. 0 retentor é deformável, de modo queo cateter de guia, depois de superado o efeito de parada,pode ser removido desimpedidamente e sem deixar resíduos.Além disso, vários cateteres de inserção podem sersimultaneamente enfiados no implante pelas passagens paratanto providas nos módulos, para, por exemplo, se aumentara dose de radiação.
Em algumas aplicações é necessário que o implante sejaradiologicamente identificável, por exemplo no âmbito de umtratamento TC usual. Por isso é previsto acrescentar aomaterial do implante indicadores radiologicamenteidentificáveis. Por exemplo, os indicadoresradiologicamente identificáveis e biodegradáveis consistemem ligas e/ou compostos de Mg, Ba, Y, Zr, Sr, Sc, Ti, Nb,Fe, Ag, Yb, Nd, Gd ou Ca.
Igualmente é possível, segundo a invenção, tornar ocateter de guia visível para radiação X por exemplo porimpregnação com sulfato de bário, com fios de metal dentrodas paredes do cateter, um fio de reforço ou um cateter deguia consistindo completamente de metal. 0 fio de reforçopode ser de material biodegradável, de plástico ou de fiode metal revestido com plástico.
Uma forma de execução especialmente preferida resideem formar o material visível para radiação X de um materialbiodegradável, por exemplo de magnésio, ligas de magnésioou compostos de magnésio.
De preferência, os indicadores estão de tal maneiradispostos na periferia do implante que os contornosexteriores do implante podem ser identificados no monitorde raios X (TC Scanner), o que proporciona consideráveisvantagens para a dosimetria. Os diâmetros usuais dosimplantes se situa entre 1 cm e 5 cm, de preferência 1,5cm, 2,5 cm e 3,5 cm.
Segundo uma forma de execução especialmente preferida,uma parte ou todo o implante consiste em um materialbiodegradável, que é provido de uma grade em forma de rede.
A grade consiste em magnésio, em uma liga de magnésio ou emum composto de magnésio para identificação de radiação X(TC Scanner). Quanto ao mais, essa forma de execução tem avantagem de que, devido ao material elásticoapropriadamente selecionado é apropriada para aplicação nocorpo humano.
De preferência, o implante, partes relevantes doimplante e/ou o cateter de guia são revestidos com materialantibiótico ou anti-séptico, por exemplo prata.
Significativo é o fato de que o tempo de decomposiçãodo material biodegradável não se distingue essencialmentedo tempo de decomposição dos fios cirúrgicos para assuturas da cavidade de ressecção. Assim deve ser evitadoque o implante possa desvantajosamente se mover livrementena cavidade de ressecção.
Exemplos de execução estão representados no desenho.
Mostram:
Figs. Ia e Ib - duas partes modulares ajustadas entre si
Fig. 2 - um par modular
Fig. 3 - um implante em forma de cadeia
Fig. 4 - uma seção transversal de um implante em formade cadeia
Fig. 5 - uma vista do alto de uma parte modular
Fig. 6 - uma vista tridimensional de uma parte modular
Fig. 7 - um outro implante em forma de cadeia
Fig. 8 - uma outra forma de execução de um módulo emvista do alto
Fig. 9 - a forma de execução da figura 8 em vistalateral
Figs. 10 a e b - um implante em forma de cadeia commódulos segundo figura 8
Figs. 11 a e b - uma disposição esquemática de umimplante
Fig. 12 - um implante com cateter de guia no corpo
Fig. 13 - o implante com cateter de guia com retentor
Figs. 14a e b - o retentor no cateter de guia
Nas figuras Ia e Ib estão representadas duas partesmodulares 3 e 4 possíveis segundo a invenção. As duaspartes modulares 3 e 4 são executadas em forma de cúpula naperiferia, sendo que no centro das partes modulares 3 e 4estão dispostas respectivamente uniões de encaixe 5. Asuniões de encaixe podem estar dispostas em uma só peça naspartes modulares 3 e 4. Igualmente são apropriados gramposseparados, que juntam as partes modulares de modoencaixável para um par modular 2, como mostrado na figura2.0 par modular 2 forma a menor forma de execução possívelde um implante 1. Nas partes modulares 3 e 4 estãodispostas passagens 6 para cateteres ou elementos de guiapara fontes radiológicas para tratamento das áreas doentesna cavidade de ressecção. 0 cateter 14 guiado por exemplopelo centro 13 pode ser extraído depois do tratamento,soltando-se dos pares modulares (2, 9, 10, 11).
A figura 3 mostra um implante 1, que é formado de trêspares modulares (9, 10, 11) e forma uma cadeia 12. Os paresmodulares (9, 10, 11) ou a cadeia 12 são de materialbiodegradável e permanecem na cavidade depois dotratamento. Para possibilitar uma identificaçãoradiológica, ao material estão acrescentadas substânciasque são visíveis na imagem de raio X. Na figura 4 se podever o implante por dentro.
A estrutura interior de uma parte modular 3 é mostradapelas figuras 5 e 6. Dentro da periferia 8 da parte modular3 estão dispostas, nesse exemplo, quatro passagens 6 paracateteres ou elementos de guia para dispositivos detratamento, por exemplo fontes radiológicas para tratamentode radiação. Ao lado da passagem central no centro 13 daparte modular 3 estão previstas três passagens 6excêntricas. Isso possibilita um mais próximoposicionamento do dispositivo de tratamento do local a sertratado. As passagens 6 individuais são unidas por meio deelementos 7 elásticos entre si, com o centro 13 e com aperiferia elasticamente para garantia de uma ótimaflexibilidade (não demasiado elevada e não demasiadorígida). Nesse exemplo de execução, os elementos 7elásticos são executados em forma de S. Igualmente sãoconcebíveis todas as conformações elásticas viáveis. O anelexterno na periferia 8 pode ser contínuo ou interrompido.
A figura 7 mostra um implante 1 em forma de cadeia,consistindo em quatro pares modulares 2, 9, 10, 11, 12. Onúmeros dos pares modulares não é limitado segundo ainvenção. Dependendo da aplicação, a cadeia pode apresentartantos pares modulares quantos desejados.
As vantagens associadas à invenção consistemespecialmente em que pela estrutura modular do implantepodem ser empregadas para muitas aplicações e que há umaelevada flexibilidade tanto em direção longitudinal comotambém em direção radial nas partes modulares. Além disso,o tratamento das pares da cavidade de ressecção pode se darsuficientemente próximo à região a ser tratada.
As figuras 8 a 10 mostram um outro exemplo de execuçãode um implante 1. Esse implante 1 consiste em ao menos ummódulo 15, que é executado em uma só peça e, como os paresmodulares no exemplo de execução precedente, apresentapassagens 6 para os cateteres ou fontes radiológicas paraterapia. Além disso, estão previsto elementos 7 elásticos.
Os elementos 7 elásticos podem apresentar todas as formasviáveis, como por exemplo forma de arco, forma de S, formade ziguezague, forma de C ou por meio de molas pequenas,etc.. Esses elementos elásticos em direção radial podemconsistir em plástico flexível, por exemplo polímeros. 0essencial nos elementos 7 elásticos é a montagem elásticada passagem 6 mediana para o cateter de guia. No interiordo módulo 15 na periferia do anel externo 17 do módulo 15estão formadas pequenas passagens 16, que servem para aintrodução de uma substância, que seja radiologicamenteidentificável. Por exemplo, a substância pode consistir emligas de magnésio. A vista lateral na figura 9 mostra omódulo 15 com as passagens 6. As passagens 6 são de talmaneira formadas que a extremidade de envoltório dos ladosdo módulo formam segmentos circulares em ambos os lados.Nos módulos 15, em ambos os lados estão dispostas uniões deencaixe 18. As uniões de encaixe são de tal maneiraconfiguradas que os distintos módulos podem ser unidosentre si para formarem uma cadeia, como mostrado nasfiguras IOa e 10b. A figura IOa mostra a cadeia fechada emforma linear; a figura IOb em representação seccionada.
Um sistema de implante 1 de acordo com a invenção estámostrado nas figuras lia (vista lateral) e Ilb (seçãotransversal). Na figura lia podem ser vistos quatro módulos15 com três cateteres de guia 20, que são guiados pelaspassagens 21. Os cateteres 20 apresentam na extremidade 22distai agulhas 24 e na extremidade 23 proximal dispositivosde parada 19. Os cateteres de guia 20 consistem em materialbiodegradável e anti-séptico. Nas aberturas 25 podem estardispostos, por exemplo, pinos de magnésio 26 paravisibilidade do implante em um monitor TC. Os módulos 15estão unidos seguros contra torção com uniões de encaixe 5(como acima descrito). O implante 1 permanece de talmaneira posicionado na cavidade de ressecção, que éimpedido um movimento relativo entre sistema e corpo. 0cateter de guia 20 é fechado unilateralmente. 0 retentor 19disposto na extremidade proximal fixa o cateter de guia 20depois da implantação e impede movimentos relativos. Ocateter de guia 20 é removível sob tração (por exemplo F >6 Newton) do corpo, sendo o retentor 19 apropriadamentedeformável (ver figuras 14a e 14b).
Na figura 12 se pode ver a introdução do implante 1 nocorpo. O cateter 20 é deslocável axialmente para com osmódulos 15 até ao retentor 19. A agulha 24 serve paraperfurar o tecido 27. Ela é separada do cateter de guia 20depois da implantação.
0 sistema 1 implantado no corpo é mostrado pela figura13. O implante 1 é fixado em seu ponto de gravidaderelativamente à região a ser tratada. Quando de movimentosda parte do corpo, o implante 1 se move também. 0 retentor19 na extremidade 23 proximal, fechada, fixa o cateter deguia 20. Com variações de forma da parte de corpo constanteem volume por movimentos, a parte de corpo pode se moverrelativamente ao cateter de guia 20, sem que o cateter deguia 20 seja deformado.
As figuras 14a e 14 b mostram o retentor 19 e seufuncionamento. O retentor 19 do cateter de guia 2 0 édeformável plasticamente sob tração. A força de tração paratanto requerida se situa na ordem de grande de 3 a 10Newton. A deformação plástica se adapta, devido à força detração, à passagem livre 21, como se pode ver na figura14b. A linha 28 tracejada mostra o retentor 19 emfuncionamento de parada, a linha 29 cheia o retentor 19deformado, como é guiado pela passagem 21. A deformaçãoplástica impede ruptura e, com isso, resíduos indesejáveisde partículas no corpo.LISTA DE REFERÊNCIAS
1 implante 2 par modular 3 parte modular 4 parte modular 5 união de encaixe 6 passagem 7 elementos elásticos 8 periferia 9 par modular 10 par modular 11 par modular 12 cadeia 13 centro 14 cateter 15 módulo 16 passagens 17 anel externo 18 união de encaixe 19 retentor 20 cateter de guia 21 passagem 22 extremidade distai 23 extremidade proximal 24 agulha 25 abertura 26 pinos de magnésio 27 tecido 28 linha tracejada 29 linha cheia

Claims (29)

1. Implante (1) para tratamento de uma cavidade devidoa uma ressecção, caracterizado pelo fato de que o implanteé estruturado em forma de pares modulares (2, 9, 10, 11) oumódulos (15), sendo que a cadeia (12) assim formadaapresenta tal flexibilidade elástica que é adaptada aosmovimentos do órgão, em que o implante (1) em forma decadeia está inserido, e apresenta um cateter de guia (20)provido de um retentor (19) , sendo que o cateter de guia(20) pode ser introduzido e retirado por uma passagemdisposta nos pares modulares (2, 9, 10, 11) ou módulos (15).
2. Implante, de acordo com reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que um módulo (15) é executadona periferia em ambos os lados em forma de cúpula e em umasó peça.
3. Implante, de acordo com a reivindicação 1 ou 2,caracterizado pelo fato de que os pares modulares (2, 9,-10, 11), partes modulares (3, 4) ou módulos (15) apresentamdispositivos de encaixe (5) ocos, com os quais as partesmodulares (3, 4), pares modulares (2, 9, 10, 11) ou módulos(15) podem ser unidos entre si.
4. Implante, de acordo com a reivindicação 1 ou 2,caracterizado pelo fato de que os pares modulares (2, 9,-10, 22), partes modulares (3, 4) ou módulos (15) sãoenfileirados soltos em um cateter de guia (20).
5. Implante, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 1, 2, 3 ou 4, caracterizado pelo fato de queos cateteres de guia (20) podem ser inseridos e removidospelos dispositivos de encaixe (5) ocos.
6. Implante, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 1, 2, 3, 4, ou 5, caracterizado pelo fato deque as uniões de encaixe (5) são executadas como união deencaixe de manga.
7. Implante, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 1, 2, 3, 4, 5 ou 6, caracterizado pelo fatode que as uniões de encaixe (5) são seguras contra torção.
8. Implante, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6 ou 7, caracterizado pelofato de que as partes modulares (3, 4) ou módulos (15)apresentam passagens (6) para fontes radiológicas e/oucateteres.
9. Implante, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 ou 8, caracterizado pelofato de que as partes modulares (3, 4) ou módulos (15)apresentam elementos (7) elásticos, sendo que os elementos(7) elásticos estão unidos com a periferia (8) e aspassagens (6) das partes modulares (3, 4) ou módulos (15).
10. Implante, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 ou 9, caracterizadopelo fato de que os elementos (7) elásticos são moldados emforma de S, de Z ou de parafuso ou consistem em materialelástico, para conservação da necessária flexibilidade doimplante (1) e/ou dos módulos (15).
11. Implante, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 ou 10,caracterizado pelo fato de que os elementos (7) elásticosestão dispostos como raios entre o anel externo (17) e/oupassagens externas (6) e as passagens (6) centrais.
12. Implante, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, ou 11,caracterizado pelo fato de que o implante (1) consiste emao menos um par modular (2, 9, 10, 11) ou um módulo (15),sendo que os pares modulares (2, 9, 10, 11) ou módulos (15)formam uma cadeia (12) flexível.
13. Implante, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 ou 12,caracterizado pelo fato de que o cateter de guia (20)apresenta em uma extremidade (22) uma agulha (24) e naoutra extremidade (23) um retentor (19).
14. Implante, de acordo com reivindicação 11,caracterizado pelo fato de que a agulha (1) é removível.
15. Implante, de acordo com reivindicação 11 ou 12,caracterizado pelo fato de que o retentor (19) édeformável.
16. Implante, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 12, 13, 14 ou 15, caracterizado pelo fato de que o implante (1) consisteem um material biodegradável.
17. Implante, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 12, 13, 14, 15 ou 16, caracterizado pelo fato de que o cateter de guia(20) está impregnado com um material anti-séptico, que évisível na imagem de raio X.
18. Implante, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 12, 13, 14, 15, 16 ou 17, caracterizado pelo fato de que o tubo de guiado cateter de guia (20) apresenta nas paredes internas ouno interior da cavidade do cateter fios visíveis para raios X.
19. Implante, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 12, 13, 14,15, 16, 17 ou 18, caracterizado pelo fato de que o implante(1) é feito de um material biodegradável, sendo que omaterial é apropriadamente elástico para a aplicação.
20. Implante para tratamento de uma cavidade devido auma ressecção, caracterizado pelo fato de que as partesmodulares (3, 4), os pares modulares (2, 9, 10) ou osmódulos (15) apresentam passagens (16) para adução oudisposição de indicadores (16) radiologicamenteidentificáveis ou no processo TC e biodegradáveis.
21. Implante, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 12, 13, 14,-15, 16, 17, 18 ou 19, caracterizado pelo fato de que osindicadores (26) para a identificação de raios X estão detal maneira dispostos na periferia (17) do implante (1) queo raio externo do implante é mensurável no monitor.
22. Implante, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 12, 13, 14,-15, 16, 17, 18, 19, 20 ou 21, caracterizado pelo fato deque os indicadores (26) para a identificação de raios X ouno processo TC estão de tal maneira dispostos na periferia(17) do implante (1) que a geometria do implante (1) éidentificável.
23. Implante, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 12, 13, 14,-15, 16, 17, 18, 19, 20, 21 ou 22, caracterizado pelo fatode que o material do implante (1) é armado por meio de umagrade em forma de rede.
24. Implante, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 12, 13, 14,- 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22 ou 23, caracterizado pelofato de que a grade em forma de rede consiste em magnésiobiodegradável, em uma liga de magnésio ou e um composto demagnésio.
25. Implante, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 12, 13, 14,- 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23 ou 24, caracterizadopelo fato de que os materiais biodegradáveis empregados noimplante se decompõem precisamente tão rapidamente como osfios cirúrgicos empregados na cavidade de ressecção.
26. Implante caracterizado pelo fato de que consistede material biodegradável e é provido de pinos de magnésiopara identificação no processo TC.
27. Implante, de acordo com a reivindicação 26,caracterizado pelo fato de que os pinos de magnésioapresentam um diâmetro de 0,5 mm até 5 mm, de preferência- 1,5 mm e um comprimento de 3 mm até 10 mm, de preferência 4mm.
28. Implante, de acordo com reivindicação 26,caracterizado pelo fato de que apresenta uma grade demagnésio.
29. Implante, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 26, 27 ou 28, caracterizado pelo fato de queo magnésio é biodegradável.
BRPI0706399-7A 2006-01-10 2007-01-08 implante para tratamento das paredes internas de uma cavidade de ressecção BRPI0706399A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP06000430A EP1806161B1 (de) 2006-01-10 2006-01-10 Implantat zur Behandlung der Innenwände eines Resektionshohlraumes
EP06000430.6 2006-01-10
PCT/EP2007/000077 WO2007080075A1 (de) 2006-01-10 2007-01-08 Implantat zur behandlung der innenwände eines resektionshohlraumes

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0706399A2 true BRPI0706399A2 (pt) 2011-03-29

Family

ID=36576686

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0706399-7A BRPI0706399A2 (pt) 2006-01-10 2007-01-08 implante para tratamento das paredes internas de uma cavidade de ressecção

Country Status (17)

Country Link
US (1) US8246528B2 (pt)
EP (2) EP2018887A1 (pt)
JP (1) JP5107264B2 (pt)
CN (1) CN101389379B (pt)
AT (1) ATE424236T1 (pt)
AU (1) AU2007204441B2 (pt)
BR (1) BRPI0706399A2 (pt)
CA (1) CA2636191C (pt)
DE (1) DE502006003003D1 (pt)
ES (1) ES2321123T3 (pt)
IL (1) IL192461A (pt)
PL (1) PL1806161T3 (pt)
PT (1) PT1806161E (pt)
RU (1) RU2422171C2 (pt)
UA (1) UA96750C2 (pt)
WO (1) WO2007080075A1 (pt)
ZA (1) ZA200806672B (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8479745B2 (en) * 2006-04-26 2013-07-09 Biolase, Inc. Methods and devices for treating presbyopia
JP5242271B2 (ja) * 2008-07-15 2013-07-24 タキロン株式会社 生体内分解吸収性ばね
NL1035971C (en) * 2008-09-23 2010-03-24 Nucletron Bv Assembly for performing brachytherapy treatment of tumour tissue in an animal body.
CN102905621A (zh) * 2009-12-30 2013-01-30 马奎特急救护理股份公司 一种用于连续测量生物流体中的连续分析物的传感器对列
US9642999B2 (en) * 2010-02-12 2017-05-09 Varian Medical Systems, Inc. Brachytherapy applicator
US10744307B2 (en) 2010-09-23 2020-08-18 Best Medical International, Inc. Multi-purpose balloon catheter for intra cavity radiation delivery
US10589071B2 (en) * 2010-09-23 2020-03-17 Best Medical International, Inc. Multiple function balloon catheter

Family Cites Families (30)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4602632A (en) * 1983-12-14 1986-07-29 Richard Jorgensen Bio absorbable metal hemostatic clip
US4697575A (en) 1984-11-21 1987-10-06 Henry Ford Hospital Delivery system for interstitial radiation therapy including substantially non-deflecting elongated member
US4763642A (en) 1986-04-07 1988-08-16 Horowitz Bruce S Intracavitational brachytherapy
US4950232A (en) * 1987-08-11 1990-08-21 Surelab Superior Research Laboratories Cerebrospinal fluid shunt system
US5429582A (en) 1991-06-14 1995-07-04 Williams; Jeffery A. Tumor treatment
US5534023A (en) * 1992-12-29 1996-07-09 Henley; Julian L. Fluid filled prosthesis excluding gas-filled beads
US5478355A (en) * 1993-03-18 1995-12-26 United States Surgical Corporation Method for improving the in vivo strength retention of a bioabsorbable implantable medical device and resulting medical device
EP0621020A1 (de) * 1993-04-21 1994-10-26 SULZER Medizinaltechnik AG Zwischenwirbelprothese und Verfahren zum Implantieren einer derartigen Prothese
US5916143A (en) * 1996-04-30 1999-06-29 Apple; Marc G. Brachytherapy catheter system
AT405136B (de) * 1997-02-27 1999-05-25 Oesterr Forsch Seibersdorf Vorrichtung für die intravaskuläre behandlung von restenosen
DE19710392C1 (de) * 1997-03-13 1999-07-01 Haehnel Michael Bandscheibenimplantat, insbesondere für den Lendenwirbel- und Brustwirbelbereich
DE19731021A1 (de) * 1997-07-18 1999-01-21 Meyer Joerg In vivo abbaubares metallisches Implantat
US5913813A (en) 1997-07-24 1999-06-22 Proxima Therapeutics, Inc. Double-wall balloon catheter for treatment of proliferative tissue
WO1999040962A1 (en) * 1998-02-17 1999-08-19 Advanced Cardiovascular Systems, Inc. Radiation centering catheter with blood perfusion capability
DE59913189D1 (de) * 1998-06-25 2006-05-04 Biotronik Ag Implantierbare, bioresorbierbare Gefässwandstütze, insbesondere Koronarstent
US6371904B1 (en) * 1998-12-24 2002-04-16 Vivant Medical, Inc. Subcutaneous cavity marking device and method
AU4348400A (en) * 1999-04-16 2000-11-02 Nuvasive, Inc. Systems for securing facet joints together
US6398709B1 (en) * 1999-10-19 2002-06-04 Scimed Life Systems, Inc. Elongated member for intravascular delivery of radiation
US7776310B2 (en) * 2000-11-16 2010-08-17 Microspherix Llc Flexible and/or elastic brachytherapy seed or strand
US6602241B2 (en) * 2001-01-17 2003-08-05 Transvascular, Inc. Methods and apparatus for acute or chronic delivery of substances or apparatus to extravascular treatment sites
US6673006B2 (en) 2001-06-15 2004-01-06 Proxima Therapeutics, Inc. Tissue positioning apparatus and method for protecting tissue from radiotherapy
US6786858B2 (en) * 2001-11-02 2004-09-07 Ideamatrix, Inc. Delivery system and method for interstitial radiotherapy using hollow seeds
DE60218038T2 (de) 2002-09-27 2007-10-25 Nucletron B.V. Einrichtung zur Strahlenbehandlung von proliferativem Gewebe grenzend an eine Körperhöhle
DE10253634A1 (de) * 2002-11-13 2004-05-27 Biotronik Meß- und Therapiegeräte GmbH & Co. Ingenieurbüro Berlin Endoprothese
WO2005030285A1 (en) * 2003-09-28 2005-04-07 Guido Schnyder Biodegradable and/or bioabsorbable member for vascular sealing
EP1568397A1 (en) * 2004-02-25 2005-08-31 Acrostak Corp. Balloon for brachytherapy and application of the balloon
DE602004029774D1 (de) * 2004-07-15 2010-12-09 Nucletron Bv Vorrichtung zur Strahlenbehandlung von einem eine Höhle umgebenden proliferativen Gewebe in einem tierischem Körper
EP1618919B1 (de) * 2004-07-20 2012-07-04 Biotronik CRM Patent AG Fixierung für implantierbare Elektroden und Katheter
US20060265077A1 (en) * 2005-02-23 2006-11-23 Zwirkoski Paul A Spinal repair
US20060293581A1 (en) * 2005-05-12 2006-12-28 Sunnybrook And Women's College Health Sciences Centre Marker device for X-ray, ultrasound and MR imaging

Also Published As

Publication number Publication date
AU2007204441B2 (en) 2011-03-17
US8246528B2 (en) 2012-08-21
IL192461A0 (en) 2009-02-11
RU2422171C2 (ru) 2011-06-27
IL192461A (en) 2012-06-28
RU2008132749A (ru) 2010-02-20
CN101389379A (zh) 2009-03-18
ES2321123T3 (es) 2009-06-02
EP1806161B1 (de) 2009-03-04
JP5107264B2 (ja) 2012-12-26
CA2636191C (en) 2014-04-15
DE502006003003D1 (de) 2009-04-16
ATE424236T1 (de) 2009-03-15
EP2018887A1 (de) 2009-01-28
PT1806161E (pt) 2009-06-08
UA96750C2 (ru) 2011-12-12
WO2007080075A1 (de) 2007-07-19
AU2007204441A1 (en) 2007-07-19
PL1806161T3 (pl) 2009-09-30
US20090306453A1 (en) 2009-12-10
CA2636191A1 (en) 2007-07-19
ZA200806672B (en) 2009-11-25
JP2009522075A (ja) 2009-06-11
EP1806161A1 (de) 2007-07-11
CN101389379B (zh) 2012-07-04

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0706399A2 (pt) implante para tratamento das paredes internas de uma cavidade de ressecção
US6719738B2 (en) Device for directly delivering an active substance within a cell tissue, means for implanting said device and appliances for injecting active substance into said device
JP5129751B2 (ja) 小線源療法用装置およびこれらの使用方法
JP5213851B2 (ja) 拡張可能な小線源療法装置
BR112019014354A2 (pt) Sistema para a aplicação de um cateter
US6050930A (en) Irradiation catheter with expandable source
US20020177748A1 (en) Brachytherapy systems and methods
US10286114B2 (en) Device and method for targeted radiation therapy
ES2311793T3 (es) Disposicion de semilla y separadores para braquiterapia.
US20030225437A1 (en) Device for retaining material
US10188841B2 (en) Capsule-type microrobot and using method thereof
US20060224034A1 (en) Radiation shield
CN102049084A (zh) 医疗用管和采用该医疗用管的导管
US20040158118A1 (en) Terminus-spacer component of a string comprising one or more spacer components and one or more implantation seeds
Konh et al. Steering a tendon-driven needle in high-dose-rate prostate brachytherapy for patients with pubic arch interference
US20090216063A1 (en) Bio-absorbable brachytherapy strands
JP2016032595A (ja) 放射線治療用腔内スペーサー
JP2024511073A (ja) カスタム小線源治療キャリア
US20220241599A1 (en) Anchor system for retaining a device in tissue
JP2007507302A (ja) アクティブステント

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 10A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]