BRPI0622126A2 - fogareiro - Google Patents

fogareiro Download PDF

Info

Publication number
BRPI0622126A2
BRPI0622126A2 BRPI0622126-2A BRPI0622126A BRPI0622126A2 BR PI0622126 A2 BRPI0622126 A2 BR PI0622126A2 BR PI0622126 A BRPI0622126 A BR PI0622126A BR PI0622126 A2 BRPI0622126 A2 BR PI0622126A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
burner
pan
cooker
cooker according
spacers
Prior art date
Application number
BRPI0622126-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Bengt Ebbeson
Hans-Olof Andersson
Original Assignee
Dometic Ab
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Dometic Ab filed Critical Dometic Ab
Publication of BRPI0622126A2 publication Critical patent/BRPI0622126A2/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F24HEATING; RANGES; VENTILATING
    • F24CDOMESTIC STOVES OR RANGES ; DETAILS OF DOMESTIC STOVES OR RANGES, OF GENERAL APPLICATION
    • F24C5/00Stoves or ranges for liquid fuels
    • F24C5/20Stoves or ranges for liquid fuels with special adaptation for travelling, e.g. collapsible
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47JKITCHEN EQUIPMENT; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; APPARATUS FOR MAKING BEVERAGES
    • A47J36/00Parts, details or accessories of cooking-vessels
    • A47J36/24Warming devices
    • A47J36/26Devices for warming vessels containing drinks or food, especially by means of burners Warming devices with a burner, e.g. using gasoline; Travelling cookers, e.g. using petroleum or gasoline with one burner
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F23COMBUSTION APPARATUS; COMBUSTION PROCESSES
    • F23DBURNERS
    • F23D11/00Burners using a direct spraying action of liquid droplets or vaporised liquid into the combustion space
    • F23D11/36Details, e.g. burner cooling means, noise reduction means
    • F23D11/40Mixing tubes or chambers; Burner heads
    • F23D11/404Flame tubes
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F23COMBUSTION APPARATUS; COMBUSTION PROCESSES
    • F23DBURNERS
    • F23D2900/00Special features of, or arrangements for burners using fluid fuels or solid fuels suspended in a carrier gas
    • F23D2900/11401Flame intercepting baffles forming part of burner head

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Gas Burners (AREA)
  • Baking, Grill, Roasting (AREA)

Abstract

FOGAREIRO. A presente invenção refere-se a um fogareiro com ao menos um queimador para produção de uma chama de um combustível, que apresenta um suporte de panela para sustentação de uma panela a uma distância acima do queimador. O fogareiro segundo a invenção se caracteriza pelo fato de que a distância entre queimador e panela é tão grande que, com um grau de ação do fogareiro de cerca de 40% a 65%, o teor de monôxido de carbono no gás de escape se situa em 30 ppm até 600 ppm, de preferência em 40 ppm até 60 ppm. Com isso, no total são obtidos valores de gás de escape sensivelmente aperfeiçoados, de modo que a faixa de aplicação do fogareiro segundo a invenção é ampliada. Trata-se, de preferência, no queimador do fogareiro de um queimador para produção de chama sem pressão.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "FOGAREI- RO".
A presente invenção refere-se a um fogareiro com ao menos um queimador para produção de uma chama de um combustível, que apresenta um suporte de panela para sustentação de uma panela a uma distância aci- ma do queimador.
Esses fogareiros são amplamente difundidos na área de cam- ping, em barcos de esporte ou também em países em desenvolvimento. U- sualmente, esses fogareiros são executados tão compactos quanto possível, para se aproveitar com a máxima eficácia o espaço em geral desde logo e- xíguo em veículos de camping ou barcos. Correspondentemente isso se a- plica também aos fogareiros difundidos em países em desenvolvimento, pois devem ser operados igualmente em ambientes muito pequenos e estreitos. Todavia, devido aos gases de escape produzidos pelos fogareiros, em prin- cípio devem ser operados dentro de certos limites em ambientes pequenos, mal ventilados.
A invenção tem então como objetivo indicar um fogareiro, que apresente uma faixa de aplicação ampliada.
Esse objetivo é alcançado com o fogareiro segundo a reivindica- ção 1. Outras configurações vantajosas estão descritas nas sub-reivindi- cações.
O fogareiro segundo a invenção distingue-se dos fogareiros se- gundo o gênero descritos no início pelo fato de que a distância entre quei- mador e panela é tão grande que, com um grau de ação do fogareiro de cer- ca de 40% a 65%, o teor de monóxido de carbono no gás de escape se situa em 30-60 ppm, de preferência 40-50 ppm. Com isso, no total são obtidos valores de gás de escape sensivelmente aperfeiçoados, como constataram os inventores em numerosos ensaios, de modo que a faixa de aplicação do fogareiro segundo a invenção é ampliada. Essa proposta de solução parte do reconhecimento de que do número quase infinito de parâmetros de influ- ência para os valores de gás de escape de um fogareiro basta ajustar a dis- tância entre fogareiro e panela de cozimento apenas no que concerne aos dois parâmetros grau de eficácia e teor de monóxido de carbono.
Por conseguinte, o fogareiro segundo a invenção apresenta um gás de escape no total nitidamente com menos poluentes do que os fogarei- ros conhecidos. Especialmente, não apenas é reduzido o teor de monóxido de carbono, mas sim também os teores de dióxido de carbono, óxidos nítri- cos e frações de partículas de negro-de-fumo. Simultaneamente, representa essa combinação de parâmetros um ótimo compromisso entre grau de eficá- cia tão elevado quanto possível e teor de monóxido de carbono tão baixo quanto possível coexistindo com uma altura de construção via de regra au- mentada. Pois o fogareiro segundo a invenção é mais alto do que os fogarei- ros então usuais. Assim sendo, a presente proposta de solução é também extremamente surpreendente pois a área de aplicação dos fogareiros co- nhecidos é melhorada pelo fato de que a altura de construção é aumentada. Com essa medida, porém, se consegue prover um fogareiro que pode ser empregado não apenas ao ar livre ou em grandes ambientes, mas sim es- pecialmente também em ambientes muito pequenos, porque apresenta valo- res de gás de escape mais favoráveis. Apesar de sua altura de construção muito ampliada, ele é especialmente bem apropriado para o emprego em barcos e veículos de camping.
Trata-se, de preferência, no queimador do fogareiro de um queimador para produção de chama sem pressão. A vantagem é que são de estrutura particularmente simples e de operação relativamente fácil. É espe- cialmente vantajoso que se trate aí de um queimador a álcool, especialmen- te um queimador a álcool etílico. Queimadores a álcool ou álcool etílico têm, frente a queimadores a petróleo ou querosene amplamente difundidos, a vantagem de que álcool é de extinção bem mais fácil em caso de incêndio. Quanto a petróleo, é uma substância oleosa que só dificilmente pode ser extinta com água, enquanto que álcool pode ser diluído com água e, por conseguinte, apagado com água. De preferência, o queimador é um quei- mador a combustível líquido, pois álcool líquido é amplamente difundido e portanto de fácil aquisição. Mas também podem ser empregados combustí- veis em gel, como por exemplo álcool em gel. De preferência, o fogareiro apresenta um tubo de queimador. Este estabiliza a chama, relativamente instável especialmente com produção de chama sem pressão, por um fluxo de gás vertical ajustado no tubo do queimador.
Em outra configuração, o fogareiro apresenta uma caixa com um campo de cocção em seu lado superior. Nessa caixa, o queimador está dis- posto de tal maneira que desemboca no campo de cocção com seu tubo de queimador. O campo de cocção pode também ser facilmente limpo, pois é executado de preferência amplamente plano.
Vantajosamente, a distância entre queimador e panela é de 30 mm a 80 mm. A tal distância, consegue-se confiavelmente manter o grau de eficácia do fogareiro suficientemente alta e, simultaneamente, reduzir o teor de monóxido de carbono. Cabe atentar então para o fato de que a distância entre queimador e panela de cocção pode perfeitamente apresentar também outros valores, dependendo isso afinal da potência do queimador. Os valo- res de distância anteriormente indicados se referem a um queimador com uma potência em torno de 1,7 kW.
Em outra configuração, o fogareiro tem uma proteção de vento disposta no campo de cocção para proteção da chama contra vento lateral. Essa proteção de vento apresenta em sua região inferior, voltada para o queimador, uma adução de ar fresco e, em sua região superior, voltada para a panela, uma saída de gás de escape e entre adução de ar fresco e saída de gás de escape tem uma parede lateral tão alta quanto possível, para pro- duzir um acentuado efeito de chaminé na região da chama. A altura da pa- rede lateral, no entanto, é limitada pelo grau de eficácia a ser alcançado. Pelo efeito de chaminé tanto com queimadores com tubo de queimador co- mo também com queimadores sem tubo de queimador a chama não apenas é protegida contra vento lateral, mas sim também estabilizada pelo efeito de chaminé que se produz entre adução de ar fresco e saída de gás de escape.
Essa estabilização é de grande significado especialmente em queimadores sem pressão. Simultaneamente é aperfeiçoado o suprimento de oxigênio da chama de tal maneira que não apenas aumenta o grau de eficácia do foga- reiro, mas sim também se obtêm menores teores de monóxido de carbono no gás de escape.
De modo especialmente conveniente, a proteção de vento apre- senta uma chapa anular de parede fechada como parede lateral. Resulta assim um efeito de chaminé especialmente acentuado, portanto um fluxo vertical especialmente forte de baixo para cima na região da chama.
Convenientemente, a proteção de vento apresenta distanciado- res, com os quais sua parede lateral é mantida a uma distância definida do lado superior da caixa, sendo que a lacuna assim formada entre parede Iate- ral e lado superior da caixa forma a adução de ar fresco. Essa proteção de vento pode ser bem produzida de modo simples e também é extremamente robusta. Revelou-se particularmente conveniente que a parede lateral da proteção de vento tenha uma altura, que seja aproximadamente cinco a seis vezes maior do que a distância entre a parede lateral e o lado superior da caixa.
De preferência, a proteção de vento e o suporte de panela são um componente comum. Reduz-se assim o número das partes no fogareiro, de modo que ele não apenas é produzido a baixo custo, mas sim também pode ser bem limpo de modo fácil.
Os distanciadores da proteção de vento podem ser executados tão longos que uma panela pode ser apoiada sobre seus lados frontais supe- riores. É especialmente conveniente que os distanciadores da proteção de vento sejam executados tão longos que ultrapassem a parede lateral, sendo que a lacuna assim formada entre o lado inferior da panela e a parede lateral forma a saída de gás de escape.
Comprovaram-se então apropriados distanciadores que são e- xecutados como chapas de apoio planas, que estão alinhadas apontando radialmente para dentro e fixadas na parede lateral em forma de anel circu- lar. Eles podem estar fixados por flanges de fixação na parede lateral ou também fixados a topo na parede lateral. Processos de fixação apropriados são soldagem, rebitagem ou aparafusamento.
É especialmente vantajoso que ao menos um distanciador apre- sente em seu lado inferior uma possibilidade de fixação, especialmente um recesso, com o qual pode ser fixado à caixa de fogareiro, especialmente en- caixado em um suporte. A proteção de vento ou o suporte de panela fica assim muito bem fixado com relação à caixa do fogareiro. Isso reduz sensi- velmente o perigo de acidentes. A vantagem de uma união por encaixe é que a caixa e a proteção de vento ou o suporte de panela podem ser facil- mente unidos ou soltos entre si. Isso facilita a limpeza e manutenção do fo- gareiro.
Em outra configuração conveniente, o distanciador respectiva- mente um entalhe próximo ao fundo ou abertura, que possibilitam um fluxo no interior da proteção de vento próximo à parede lateral e orientado em di- reção periférica. Assim, pode ser ajustado um fluxo girando em torno do pon- to central da chama no gás ou gás de escape dentro da proteção de vento. Medições indicaram que com isso novamente pode cair o teor de monóxido de carbono e melhorar o grau de eficácia do fogareiro segundo a invenção, de modo que em contrapartida pode ser empregada uma distância um pouco menor entre lado inferior de panela e queimador, para se manter os valores limite mencionados no início.
É ainda vantajoso nos distanciadores anteriormente descritos que os mesmos podem ser facilmente variados. Assim é que se pode variar facilmente o número ou dar formas distintas às chapas. Por exemplo, muitas vezes é conveniente que os distanciadores se projetem além do centro da proteção de vento, para se poder assentar por exemplo panelas especial- mente estreitas. Isso pode ser feito, por exemplo, facilmente, por braços de garra aparafusados. Também é desejável para determinados casos de apli- cação aplicar sobre os lados frontais dos distanciadores grades ou grelhas, que ultrapassem o fogareiro e especialmente o campo de cocção. Assim panelas dos mais distintos tamanhos podem ser assentadas e eventualmen- te posicionadas ao lado da chama.
Convenientemente, os distanciadores apresentam uma largura amplamente constante por sua altura. Têm assim uma forma de produção relativamente simples. Todavia, se verificou que o grau de eficácia do foga- reiro segundo a invenção aumenta novamente quando os distanciadores apresentam uma largura decrescente do lado do queimador para o lado da panela. Esse efeito é ainda aumentado quando a saída de gás de escape é maior do que a adução de ar fresco. Assim, dimensões com uma chapa anu- lar de 35 mm de altura e uma distância inferior do lado superior da caixa de 8 mm e uma distância superior da panela de 16 mm têm um grau de eficácia 61,3% em comparação com 58,7% de uma chapa de proteção de vento dis- posta simetricamente entre panela e campo de cocção. Por essa disposição da chapa de proteção de vento deslocada para baixo, todavia, é menos a- centuada a proteção da chapa contra vento horizontal. Mas isso é aceitável em fogareiros que são operados essencialmente em ambientes internos.
A caixa do fogareiro apresenta, convenientemente, uma segun- da adução de ar fresco para o queimador. Assim, a combustão é novamente mais eficiente, pois o queimador pode aspirar ar fresco adicional pela caixa. É então especialmente que a segunda adução de ar fresco esteja disposta abaixo do queimador, pois pode ser então ajustado um fluxo de ar vertical na região do queimador e ali dentro da chama. A chama assim se estabiliza e a combustão pode ser mais eficiente.
A invenção será detalhadamente descrita a seguir com auxílio de exemplos de execução representados nos desenhos. Nele mostram es- quematicamente:
Fig. 1 - uma representação espacial de um primeiro exemplo de execução do fogareiro segundo a invenção;
Fig. 2 - um corte por uma parte superior de um segundo exemplo de execução do fogareiro segundo a invenção;
Fig. 3 - uma vista do alto do anel de proteção de vento mostrado na figura 2;
Fig. 4 - uma representação espacial com vista para o lado supe- rior de um terceiro exemplo de execução de um anel de proteção de vento;
Fig. 5 - uma representação espacial com vista para o lado inferi- or de um quarto exemplo de execução de um anel de proteção de vento.
No fogareiro 1 mostrado na figura 1 se trata de um fogareiro a álcool com uma caixa 2 de um aço nobre inoxidável. Na caixa 2 estão dis- postos dois queimadores de álcool 3, cujos tubos de queimador 4 se proje- tam pelo lado superior 5 da caixa 2. O lado superior da caixa 5 forma assim um campo de cocção com dois pontos de queimador. O campo de cocção 5 encobre amplamente os queimadores 3, de modo que na figura 1 só podem ser identificados propriamente os tubos de queimador 4 de ambos os quei- madores 3, pois estes se projetam para cima através do campo de cocção 5.
Na região de cada um dos dois queimadores 3 se encontra no campo de cocção 5 respectivamente um suporte de panela 6 e uma prote- ção de vento 7. No exemplo de execução representado na figura 1, o supor- te de panela 6 está respectivamente unido com a proteção de vento 7 para um componente comum. A parede lateral 8 da proteção de vento 7 está exe- cutada para tanto como chapa anular de parede fechada, à qual estão res- pectivamente soldados três distanciadores 9. Os distanciadores são então chapas estreitas, alongadas e verticalmente alinhadas, que assentam com seus lados frontais 10 inferiores sobre o campo de cocção 5 e cujos lados frontais 11 superiores servem para o apoio de uma panela 12, como mostra- do na figura 2 para um segundo exemplo de execução.
No exemplo de execução da proteção de vento e do suporte de panela mostrado na figura 1, os distintos distanciadores 9 estão alinhados a uma elevação 13 no campo de cocção 5. Essa elevação 13 se estende em forma anular em torno da abertura no campo de cocção 5 pela qual se proje- ta o queimador 3 com seu tubo de queimador 4. Os distanciadores 9 são então ligeiramente chanfrados em sua extremidade interior inferior e podem assim vir a encostar na sanca lateral da elevação 13. Devido ao fato de que os três distanciadores fiam uniformemente distribuídos pela periferia da ele- vação 13 anular, a proteção de vento e o suporte de panela são centraliza- dos com relação ao tubo de queimador 4 do queimador 3 e seguros contra escorregamento lateral. Na elevação 13 está também fixado um distribuidor de chama 14, que encobre o tubo de queimador 4 a uma distância relativa- mente pequena. O distribuidor de chama 14 serve à melhor distribuição de uma chama, especialmente com pequena potência ajustada do queimador 3. A potência do queimador 3 pode ser respectivamente regulada por alavan- cas 15 no lado da caixa 2. As alavancas 15 também servem para apagar a chama do respectivo queimador 3. Sob as alavancas 15 se encontram, abai- xo de cada chama de queimador, três recessos, que formam juntos respecti- vãmente a segunda entrada de ar fresco 26 do referido queimador 3.
A respectiva proteção de vento 7 tem uma parede lateral 8 tão alta quanto possível, que juntamente com uma adução de ar fresco 16 defi- nida pela proteção de ar 7 e uma saída de gás de escape 17 produz um a- centuado efeito de chaminé na região da chama produzida pelo queimador 3. Por acentuado efeito de chaminé deve ser entendido um forte fluxo verti- cal, de baixo para cima, estabilizado pela parede lateral 8. A adução de ar fresco 16 é então formada pelo fato de que os distanciadores 9 e a parede lateral 8 da proteção de vento 7 são mantidos a uma definida distância 18 inferior do lado superior de caixa 5. Inversamente, os distanciadores 9 da proteção de vento 7 são executados tão longos que uma panela 12 apoiada sobre os lados frontais 11 superiores dos distanciadores é mantida a uma distância 19 para com a parede lateral 8 da proteção de vento 7. Essa dis- tância 19 forma portanto a saída de gás de escape 17. A parede lateral 8 apresenta em ambos os exemplos de execução mostrados na figura 1 e na figura 2 respectivamente uma altura de 38 mm designada com a referência 28. A adução de ar fresco 16 tem uma altura de 11 mm e a saída de gás de escape 17 tem igualmente uma altura de 11 mm. Assim, a distância entre panela 12 e lado superior da caixa importa em 60 mm, enquanto que o tubo de queimador 4 se projeta 22 mm além do lado superior da caixa.
Os dois exemplos de execução das figs. 1 e 2 se distinguem es- sencialmente na configuração dos lados frontais 10 inferiores dos distancia- dores 9. Enquanto que os distanciadores 9 mostrados na figura 1 têm es- sencialmente um lado inferior plano, os distanciadores 9 mostrados na figura 2 apresentam respectivamente um recesso de fixação 20, que é de tal ma- neira formado que os distanciadores 9 podem encaixar na caixa de fogareiro 2 e ali especialmente no campo de cocção 5. Diferentemente do primeiro exemplo de execução, mostrado na figura 1, nessa variante, os distanciado- res 9 são mais largos, se projetam mais próximos do queimador 3 e assen- tam também com seu lado frontal sobre a elevação 13 do campo de cocção 15. Para tanto, o recesso 20 apresenta uma cava alongada, cuja conforma- ção corresponde ao lado superior do campo de cocção 5 e, assim, acompa- nha a elevação 13. O recesso 20 termina logo antes do lado interno do dis- tanciador 9, de modo que se forma uma saliência de encaixe 21. Essa sali- ência de encaixe 21 é encaixada em um alojamento 22 correspondentemen- te formado na região de elevação 13 do campo de cocção 5 para fixar segu- ramente a proteção de vento e o suporte de panela.
Também os distanciadores 9 do exemplo de execução mostrado na figura 2, como se pode depreender da vista do alto mostrada na figura 3, estão uniformemente distribuídos pela periferia da parede lateral 8 e alinha- dos radialmente para dentro para com o ponto central da linha circular, sobre a qual se encontra a parede lateral 8 da proteção de vento 7.
O queimador 3 empregado nos exemplos de execução da figura 1 e da figura 2 apresenta uma potência de cerca de 1,7 kW, quando da combustão de uma mistura de combustível com 85% de etanol, 10% de me- tanol e cerca de 5% de água, com plena potência. Medindo-se então o tem- po pelo qual uma panela cheia com 4 litros de água, apoiada sobre o suporte de panela 6, é aquecida de 15°C para 95°C, então se verifica que o fogareiro 1 segundo a invenção em 24 minutos aquece a água nitidamente mais rápi- do do que um fogareiro convencional com proteção de vento executada bai- xa, que aquece a água no mesmo tempo para apenas 85°C. Do aumento da temperatura na água se pode determinar o grau de eficácia do fogareiro, levando-se em consideração o combustível consumido e seu valor calórico. Verifica-se então que mesmo que a proteção de vento 7 para melhoria do suprimento de oxigênio à chama seja executada de uma chapa anular perfu- rada ou totalmente dispensada, os valores de gás de escape de fogareiros convencionais são piores do que com o fogareiro segundo a invenção. Isso significa, portanto, que pelo aumento da distância 27 indicada na figura 2 entre queimador 3 e panela 12, sob consideração do grau de eficácia e do teor de CO, podem ser obtidas ótimas propriedades de combustão. Levan- do-se em consideração esses dois parâmetros é obtido um ótimo compro- misso entre grau de eficácia tão grande quanto possível e teor de Co tão baixo quanto possível. Pois com distância muito grande o teor de CO no gás de escape cai para zero, enquanto que o grau de eficácia é muito baixo, pois são demasiado grandes as perdas de calor da chama. Inversamente, o teor de CO aumenta com pequena distância entre queimador 3 e panela 12 com grau de eficácia elevado. Na combinação segundo a invenção, então, o teor de CO no gás de escape não é nocivo aos usuários mesmo em recintos mui- to pequenos e com longa duração de uso do fogareiro, e o grau de eficácia é sempre ainda melhor do que em fogareiros de tipo de construção conven- cional. Isso se deve ao fato de que com grande aproximação da panela 12 do queimador 3 cai igualmente de novo o grau de eficácia. No presente ca- so, para o fogareiro 1 mostrado na figura 2 foi medido o teor de CO com no máximo cerca de 70 ppm no gás de escape e determinado um grau de efi- cácia de 58,7%.
No terceiro exemplo de execução de uma proteção de vento ou suporte de panela segundo a invenção, representado na figura 4, assim co- mo no segundo exemplo de execução, estão previstos recessos 20 e saliên- cias de encaixe 21 para a fixação da proteção de vento no campo de cocção 5. Esse exemplo de execução se distingue, porém, daquele segundo a figura 2 pelo fato de que os distanciadores 9 têm uma largura diminuindo no senti- do da panela 12. Para tanto, os distanciadores 9 são chanfrados internamen- te. Graças a essa chanfradura dos distanciadores 9 aumenta a região abaixo da panela, em que a chama pode se desenvolver sem empecilhos e simulta- neamente as larguras reduzidas dos distanciadores 9 também possibilitam um fluxo dentro da chama ou dos gases acima do queimador aumentado, alinhado em direção periférica, portanto, paralelamente à parede lateral de proteção de vento 8. Assim melhora o suprimento de oxigênio da chama, de modo que o teor de CO relativamente ao primeiro e ao segundo exemplo de execução pode se reduzir para cerca de 53 ppm e o grau de eficácia do fo- gareiro pode ser aumentado para cerca de 60%.
Além disso, os distanciadores 9 mostrados nas figs. 4 e 5 estão fixados em seus lados apontando para a parede lateral 8 respectivamente por tiras 23 anguladas por meio de três pontos de solda 24. Também os dis- tanciadores 9 apresentam uma largura decrescente em direção à panela 12. Todavia, no quarto exemplo de execução mostrado na figura 5, os lados frontais 10 inferiores dos distanciadores são novamente executados diferen- tes. Aqui, os lados frontais 10 inferiores dos distanciadores 9 apresentam um entalhe 25 maior. Na perna lateral do recesso 25 em forma de V, próximo ao queimador, está disposto novamente um recesso de encaixe, que, como também nos exemplos de execução precedentes, define uma saliência de encaixe 21. Os entalhes 25 em forma de V são aqui então, porém, selecio- nados tão grandes que, com proteção de vento 7 montada, os recessos 25 em forma de entalhe não vêm a encostar totalmente na caixa, mas sim defi- nem aberturas, que possibilita, um fluxo orientado em direção periférica. Isso significa, portanto, em outras palavras, que os lados frontais 10 inferiores dos distanciadores 9 são de tal maneira executados que são atravessáveis por fluxo em sua região frontal. Isso aumenta novamente o grau de eficácia e reduz igualmente o teor de CO no gás de escape.

Claims (22)

1. Fogareiro (1) com ao menos um queimador (3) para produção de uma chama de um combustível, que apresenta um suporte de panela (6) para sustentação de uma panela (12) a uma distância acima do queimador, caracterizado pelo fato de que a distância entre queimador (3) e panela (12) é tão grande que, com um grau de ação do fogareiro (1) de cerca de 40% a -65%, o teor de monóxido de carbono no gás de escape se situa em 20 ppm até 100 ppm, de preferência em 35 ppm até 75 ppm.
2. Fogareiro, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pe- lo fato de que o queimador (3) é um queimador para produção de chama sem pressão.
3. Fogareiro, de acordo a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o queimador (3) é um queimador a álcool, especialmente um queimador a álcool etílico.
4. Fogareiro, de acordo com uma das reivindicações preceden- tes, caracterizado pelo fato de que o queimador (3) é um queimador a com- bustível líquido.
5. Fogareiro, de acordo com uma das reivindicações preceden- tes, caracterizado pelo fato de que o queimador (3) apresenta um tubo de queimador (4).
6. Fogareiro, de acordo com uma das reivindicações preceden- tes, caracterizado pelo fato de que o fogareiro (1) apresenta uma caixa (2) com um campo de cocção (5) em seu lado superior, no qual está disposto o queimador (3), sendo que o queimador (3) desemboca no campo de cocção (5).
7. Fogareiro, de acordo com uma das reivindicações preceden- tes, caracterizado pelo fato de que a distância entre queimador (3) e panela (12) é de 30 mm a 80 mm.
8. Fogareiro, de acordo com uma das reivindicações preceden- tes, caracterizado pelo fato de que o fogareiro (1) tem uma proteção de ven- to (7) disposta no campo de cocção (5) para proteção da chama contra vento lateral, sendo que a proteção de vento apresenta em sua região inferior, vol- tada para o queimador (3), uma adução de ar fresco (16) e, em sua região- superior, voltada para a panela (12), uma saída de gás de escape (17) e en- tre adução de ar fresco (16) e saída de gás de escape (17) tem uma parede lateral (8) tão alta quanto possível, para produzir um acentuado efeito de chaminé na região da chama.
9. Fogareiro, de acordo com uma das reivindicações preceden- tes, caracterizado pelo fato de que a proteção de vento (7) apresenta uma chapa anular de parede fechada como parede lateral (8).
10. Fogareiro, de acordo com uma das reivindicações preceden- tes, caracterizado pelo fato de que a proteção de vento (7) apresenta distan- ciadores (9), com os quais sua parede lateral (8) é mantida a uma distância (18) definida do lado superior da caixa, sendo que a lacuna assim formada entre parede lateral e lado superior da caixa forma a adução de ar fresco (16).
11. Fogareiro, de acordo com uma das reivindicações preceden- tes, caracterizado pelo fato de que a proteção de vento (7) e o suporte de panela (6) são um componente comum.
12. Fogareiro, de acordo com uma das reivindicações preceden- tes, caracterizado pelo fato de que os distanciadores (9) da proteção de ven- to (7) são executados tão longos que uma panela pode ser apoiada sobre seus lados frontais (11) superiores.
13. Fogareiro, de acordo com uma das reivindicações preceden- tes, caracterizado pelo fato de que os distanciadores (9) da proteção de ven- to (7) são executados tão longos que ultrapassam a parede lateral (8), sendo que a lacuna assim formada entre o lado inferior da panela (12) e a parede lateral (8) forma a saída de gás de escape (17).
14. Fogareiro, de acordo com uma das reivindicações preceden- tes, caracterizado pelo fato de que os distanciadores (9) são executados como chapas de apoio planas, que estão alinhadas apontando radialmente para dentro e fixadas na parede lateral (8) em forma de anel circular.
15. Fogareiro, de acordo com uma das reivindicações preceden- tes, caracterizado pelo fato de que ao menos um distanciador (9) apresenta em seu lado inferior (10) uma possibilidade de fixação, especialmente um recesso (20), com o qual pode ser fixado à caixa de fogareiro (2), especial- mente encaixado em um suporte (22).
16. Fogareiro, de acordo com uma das reivindicações preceden- tes, caracterizado pelo fato de que os distanciadores (9) apresentam respec- tivamente um entalhe (25) próximo ao fundo ou abertura, que possibilitam um fluxo no interior da proteção de vendo (7) próximo à parede lateral e ori- entado em direção periférica.
17. Fogareiro, de acordo com uma das reivindicações preceden- tes, caracterizado pelo fato de que os distanciadores (9) apresentam uma largura amplamente constante por sua altura.
18. Fogareiro, de acordo com uma das reivindicações 1 a 16, caracterizado pelo fato de que os distanciadores (9) apresentam uma largura decrescente do lado do queimador para o lado da panela.
19. Fogareiro, de acordo com uma das reivindicações preceden- tes, caracterizado pelo fato de que a saída de gás de escape (17) é maior do que a adução de ar fresco (16).
20. Fogareiro, de acordo com uma das reivindicações preceden- tes, caracterizado pelo fato de que a parede lateral (8) da proteção de vento (7) tem uma altura, que é 5 a 6 vezes maior do que a distância (18) entre a parede lateral (8) e o lado superior da caixa (2).
21. Fogareiro, de acordo com uma das reivindicações preceden- tes, caracterizado pelo fato de que na caixa (2) está disposta ao menos uma segunda adução de ar fresco (26) para o queimador (3).
22. Fogareiro, de acordo com a reivindicação 21, caracterizado pelo fato de que a segunda adução de ar fresco (26) está disposta abaixo do queimador (3).
BRPI0622126-2A 2006-11-17 2006-11-17 fogareiro BRPI0622126A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/EP2006/011070 WO2008058566A1 (de) 2006-11-17 2006-11-17 Kocher

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0622126A2 true BRPI0622126A2 (pt) 2011-12-27

Family

ID=37684877

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0622126-2A BRPI0622126A2 (pt) 2006-11-17 2006-11-17 fogareiro

Country Status (3)

Country Link
CN (1) CN101677717B (pt)
BR (1) BRPI0622126A2 (pt)
WO (1) WO2008058566A1 (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102008042486A1 (de) * 2008-09-30 2010-04-01 BSH Bosch und Siemens Hausgeräte GmbH Kochgerät
EP2772704A1 (en) 2013-02-28 2014-09-03 Dometic Holding AB Cooling system
DE102013206401A1 (de) * 2013-04-11 2014-10-16 BSH Bosch und Siemens Hausgeräte GmbH Topfträger, Topfträgeranordnung und Gaskochstelle
USD959902S1 (en) 2020-09-03 2022-08-09 Dometic Sweden Ab Cooktop cover
USD959195S1 (en) 2020-09-03 2022-08-02 Dometic Sweden Ab Stove grate
USD955799S1 (en) 2020-10-07 2022-06-28 Katadyn Produkte Ag Gas cooker
CH717938A2 (de) * 2020-10-07 2022-04-14 Katadyn Produkte Ag Campingkocher und Kochsystem.
NO347498B1 (en) * 2020-11-20 2023-11-27 Abry & Kavanagh Design As Improved stove
USD1009559S1 (en) 2021-03-01 2024-01-02 Dometic Sweden Ab Cooking grate

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5012791A (en) * 1990-05-14 1991-05-07 Mccabe George Chafing dish burner
SE523105C2 (sv) * 2001-04-11 2004-03-30 Dometic Sweden Ab Spritkök
US6851419B2 (en) * 2003-06-10 2005-02-08 Scott Reiner Portable hiking stove

Also Published As

Publication number Publication date
CN101677717B (zh) 2012-11-14
WO2008058566A1 (de) 2008-05-22
CN101677717A (zh) 2010-03-24

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0622126A2 (pt) fogareiro
AU2009262766B2 (en) Cooktop swirl burner
JP5479962B2 (ja) ボイラ用プレート式バーナ
EP3343105B1 (en) Burner units and gas-fired water heating appliance using the same
AU770107B2 (en) Flammable vapor resistant water heater
WO2017079728A1 (en) Biomass stove with combustion chamber, vent door, and ash drawer
CN110006040B (zh) 一种燃气灶具燃烧器的外环火盖
JP7281067B2 (ja) 多炎孔バーナ
JP2009172237A (ja) フライヤー
CN206037040U (zh) 燃烧器
US20190056104A1 (en) Gas fueled water heater appliance having a flame arrestor
US3324925A (en) Gas burner
KR102365135B1 (ko) 열 분산 화로
CN205299528U (zh) 一种稳焰火盖
CA2399407A1 (en) Flammable vapor resistant water heater with low nox emissions
US6309209B1 (en) Flash suppressor for hot water heater
KR101348793B1 (ko) 바람막이 겸용 가스렌지 그릴 받침대
CN102777958B (zh) 一种燃气灶具
JP2015200460A (ja) グリルプレート及びグリル装置
KR101909093B1 (ko) 직접착화식 화덕장치용 버너조립체
JPH10300094A (ja) 家庭用カセットコンロ
KR100571282B1 (ko) 가스 곤로
US6290490B1 (en) Flash suppressor for hot water heater
CN210688219U (zh) 燃烧器和燃气灶具
CN214223190U (zh) 一种燃气灶炉架

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 6A ANUIDADE. PAGAR RESTAURACAO.

B08H Application fees: decision cancelled [chapter 8.8 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 NA RPI 2256 DE 01/04/2014

B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: CLEANCOOK SWEDEN AB (SE)

B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]

Free format text: MANTIDO O INDEFERIMENTO UMA VEZ QUE NAO FOI APRESENTADO RECURSO DENTRO DO PRAZO LEGAL