BRPI0620652A2 - estação móvel de banda larga sem fio e método para medição de preámbulo e determinação de perìodo inativo efetivo - Google Patents

estação móvel de banda larga sem fio e método para medição de preámbulo e determinação de perìodo inativo efetivo Download PDF

Info

Publication number
BRPI0620652A2
BRPI0620652A2 BRPI0620652-2A BRPI0620652A BRPI0620652A2 BR PI0620652 A2 BRPI0620652 A2 BR PI0620652A2 BR PI0620652 A BRPI0620652 A BR PI0620652A BR PI0620652 A2 BRPI0620652 A2 BR PI0620652A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
mobile terminal
frame
threshold value
preamble
during
Prior art date
Application number
BRPI0620652-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Woo Jin Jang
Original Assignee
Pantech Co Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Pantech Co Ltd filed Critical Pantech Co Ltd
Publication of BRPI0620652A2 publication Critical patent/BRPI0620652A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W24/00Supervisory, monitoring or testing arrangements
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W40/00Communication routing or communication path finding
    • H04W40/005Routing actions in the presence of nodes in sleep or doze mode
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W52/00Power management, e.g. TPC [Transmission Power Control], power saving or power classes
    • H04W52/02Power saving arrangements
    • H04W52/0209Power saving arrangements in terminal devices
    • H04W52/0212Power saving arrangements in terminal devices managed by the network, e.g. network or access point is master and terminal is slave
    • H04W52/0216Power saving arrangements in terminal devices managed by the network, e.g. network or access point is master and terminal is slave using a pre-established activity schedule, e.g. traffic indication frame
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W80/00Wireless network protocols or protocol adaptations to wireless operation
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02DCLIMATE CHANGE MITIGATION TECHNOLOGIES IN INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES [ICT], I.E. INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES AIMING AT THE REDUCTION OF THEIR OWN ENERGY USE
    • Y02D30/00Reducing energy consumption in communication networks
    • Y02D30/70Reducing energy consumption in communication networks in wireless communication networks

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)
  • Telephone Function (AREA)
  • Small-Scale Networks (AREA)

Abstract

ESTAçãO MóVEL DE BANDA LARGA SEM FIO E MéTODO PARA MEDIçãO DE PREáMBULO E DETERMINAçãO DE PERìODO INATIVO EFETIVO. Um terminal de Internet de Banda Larga Sem Fio (WiBro) e um método de determinaçáo de um modo inativo de um terminal de WiBro, o qual pode medir uma intensidade de um sinal de preâmbulo e determinar um intervalo de inatividade efetivo sào providos. Um terminal de WiBro, o qual pode medir uma intensidade de um sinal de preâmbulo no modo de escuta durante um quadro L após operar em um modo inativo durante um quadro Nl, e operar em um modo inativo durante um quadro Nl ou 2 * N1 quadros, ou realizar uma operação normal, quando MOB_TRF_IND for positiva, resultando da comparação da intensidade com um valor de limite, é provido.

Description

ESTAÇÃO MÓVEL DE BANDA LARGA SEM FIO E MÉTODO PARA MEDIÇÃO DE PREÂMBULO E DETERMINAÇÃO DE PERÍODO INATIVO EFETIVO
REFERÊNCIA CRUZADA A PEDIDOS RELACIONADOS
Este pedido é o Estágio Nacional de Pedido Internacional N0 PCT/KR2006/005869, depositado em 29 de dezembro de 2006, e reivindica prioridade a partir de e o benefício do Pedido de Patente Coreana N0 10-2005-0134622, depositado em 3 0 de dezembro de 2005, os quais são ambos incorporados aqui como referência para todas as finalidades, como se estabelecido plenamente aqui.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
CAMPO DA INVENÇÃO
A presente invenção se refere a um terminal sem fio e a um método de determinação de um modo inativo de um terminal e, mais particularmente, a um terminal e a um método de determinação de um modo inativo de um terminal, o qual pode medir uma intensidade de um sinal de preâmbulo em um modo de escuta, controlar independentemente uma operação em modo inativo pela comparação da intensidade com um valor de limite, e realizar uma operação normal de acordo com um sinal de indicação predeterminado.
DISCUSSÃO DOS ANTECEDENTES
Na sociedade moderna, os terminais de. comunicação são usados para dispositivos de comunicação de longa distância por muitas pessoas. Em particular, um terminal de Internet de banda larga sem fio (WiBro) é um terminal de comunicação de próxima geração provendo uma função de Internet móvel a qual permite que muitos usuários atualmente usem um serviço de dados, tal como a Internet, e similares, independentemente de uma localização. A FIG. 1 é ura fluxograma que ilustra ura método de determinação de um modo inativo em um terminal de WiBro de acordo com uma técnica convencional.
Conforme ilustrado na FIG. 1, uma estação móvel (MS) transmite uma mensagem de requisição de inatividade de móvel (MOB_SLP_REQ) para uma estação base (BS) em SllO, e a BS transmite, via uma mensagem de resposta de inatividade de móvel (MOB_SLP_RSP) em S12 0, um parâmetro relacionado à inatividade, tal como um intervalo Min_sleeping NI, um intervalo Max_sleeping N2, um intervalo Listening LI, e similares. Assim sendo, a MS permite que uma inatividade e uma escuta se repitam de acordo com os parâmetros. Especificamente, quando a MS recebe a mensagem MOB_SLP_RSP a partir da BS, a MS primeiramente entra em um modo inativo de pelo menos um intervalo Min_sleeping NI, entra em um modo ativado no intervalo Listening Ll e checa quanto a uma informação recebida a partir da BS.
Neste caso, a BS recebe uma unidade de bloco de dados a qual é trocada entre dois objetos em um nível específico de um protocolo com respeito a uma outra estação móvel, e é subdividida, isto é, uma unidade de dados de protocolo (PDU) , e a BS transmite uma mensagem de indicação de tráfego de móvel (MOB_TRF_IND) . Neste caso, se um parâmetro na mensagem MOB_TRF_IND for negativo em S130, a MS será mudada para o modo inativo de novo. Neste caso, um intervalo de inatividade é de 2 * Nl quadros correspondentes ao dobro de um intervalo de inatividade prévio. Os 2 * Nl quadros são contados em um ponto no qual o intervalo de inatividade finalmente termina. Especificamente, se um parâmetro na mensagem MOB_TRF_IND for negativo, o intervalo de inatividade continuamente aumentará até o intervalo de inatividade atingir o intervalo Max_sleeping N2 ao se dobrar continuamente o intervalo de inatividade. Contudo, se um parâmetro na mensagem MOB_TRF_IND for positivo em S140, a MS não entrará em um modo inativo, e operará em um modo de escuta em um estado de operação normal.
Assim sendo, há um problema de um método de comunicação de padrão WiBro dependente da BS não lidar efetivamente com um campo eletromagnético fraco ou um ambiente de comunicação no qual ondas eletromagnéticas são significativamente variadas. Especificamente, se um terminal de WiBro estiver em um estado no qual um ambiente de canal é subitamente deteriorado, pode ser necessário recuperar a BS em intervalos de inatividade mais rápidos; contudo, a BS não pode ser recuperada em intervalos de inatividade mais rápidos de acordo com o padrão WiBro convencional.
Portanto, um terminal de WiBro e um método de determinação de um modo inativo de um terminal de WiBro, o qual possa medir uma intensidade de um sinal de preâmbulo em um modo de escuta, independentemente controlar uma operação de modo inativo pela comparação da intensidade com um valor de limite e realizar uma operação normal de acordo com um sinal de indicação predeterminado, são requeridos.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
A presente invenção provê um método de determinação de um modo inativo de um terminal sem fio, no qual o terminal sem fio pode ativamente usar uma intensidade de um sinal de preâmbulo transmitido a partir de uma estação base e um controle de um intervalo de inatividade.
A presente invenção também provê um terminal o qual pode prover um serviço de dados estável, mesmo em um campo eletromagnético fraco ou um campo tendo um ambiente de comunicação ruim.
De acordo com um aspecto da presente invenção, é provido um método de determinação de um modo inativo de um terminal sem fio, o método incluindo: a operação em um modo inativo durante um quadro NI, no qual Nl indica um número natural; a operação em um modo de escuta durante um quadro L, no qual L indica um número natural, após a operação no modo inativo; a medição de uma intensidade de um sinal de preâmbulo no modo de escuta, e a comparação da intensidade com um valor de limite; o controle de uma operação em modo inativo durante o quadro NI, ou de uma operação em modo inativo durante dois quadros NI, resultante da comparação; e a realização de uma operação normal, de acordo com um sinal de indicação predeterminado recebido a partir de uma estação base, onde o valor de limite é determinado com base em uma média dos sinais de preâmbulo medidos em uma pluralidade de modos de escuta.
De acordo com um outro aspecto da presente invenção, é provido um terminal que inclui: um modem o qual processa um pacote de transmissão - recepção de acordo com um protocolo de comunicação; e uma unidade de controle, a qual controla um modo inativo, com base em um sinal de preâmbulo extraído a partir do modem, onde a unidade de controle controla o terminal para operar em um modo de escuta durante um quadro L, no qual L indica um número natural, após uma operação em modo inativo durante um quadro NI, no qual Nl indica um número natural, mede uma intensidade do sinal de preâmbulo no modo de escuta, compara a intensidade com um valor de limite, controla uma operação em modo inativo durante o quadro Nl ou uma operação em modo inativo durante dois quadros N1, resultante da comparação, e controla uma operação normal de acordo com um sinal de indicação predeterminado, o qual é gerado e processado no modem, e o valor de limite é determinado com base em uma média dos sinais de preâmbulo medidos em uma pluralidade de modos de escuta.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A FIG. 1 é um fluxograma que ilustra um método de determinação de um modo inativo em um terminal de WiBro de acordo com a técnica convencional;
a FIG. 2 é um fluxograma que ilustra um método de determinação de um modo inativo de um terminal de WiBro de acordo com uma modalidade de exemplo da presente invenção;
a FIG. 3 é um diagrama que ilustra um sistema de WiBro de acordo com uma modalidade de exemplo da presente invenção; e
a FIG. 4 é um diagrama de blocos que ilustra uma estrutura interna de um terminal de WiBro acordo com uma modalidade de exemplo da presente invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DAS MODALIDADES ILUSTRADAS
Uma referência será feita, agora, em detalhes, a modalidades da presente invenção, cujos exemplos são ilustrados nos desenhos associados, onde números de referência iguais se referem a elementos iguais por todos eles. As modalidades são descritas abaixo de modo a se explicar a presente invenção por uma referência às figuras. A FIG. 2 é um fluxograma que ilustra um método de determinação de um modo inativo de um terminal de WiBro de acordo com uma modalidade de exemplo da presente invenção.
Em primeiro lugar, um terminal de WiBro opera em um modo inativo durante um quadro Nl (S210). Em seguida, o terminal de WiBro entra em um modo ativado durante um quadro L, e opera em um modo de escuta (S220). O terminal de WiBro entra em um modo ativado durante um quadro L em um modo de escuta, e mede uma intensidade de um sinal de preâmbulo em cada quadro (S23 0). Aqui, é desejável que Nl e L indiquem números naturais.
Quando a intensidade do sinal de preâmbulo é medida, o terminal de WiBro pode ser mudado para um modo específico, de acordo com uma condição predeterminada, e pode ser dividido em (A) uma operação na qual o terminal de WiBro opera no modo inativo durante um quadro Nl de novo (S240), (B) uma operação na qual o terminal de WiBro opera no modo inativo durante 2 * Nl quadros de novo (S250), e (C) a realização de uma operação normal na qual o terminal de WiBro sai do modo inativo e transmite - recebe um pacote de dados com uma estação base (S260).
Especificamente, conforme ilustrado na- FIG. 2, o terminal de WiBro compara a intensidade medida do preâmbulo com um valor de limite específico THl, e determina uma próxima operação. A intensidade do sinal de preâmbulo, medida no modo de escuta, pode corresponder a um valor médio de sinais de preâmbulo durante o quadro L, de modo a se comparar a intensidade com o valor de limite específico THl.
Neste caso, o valor de limite THl não é um valor fixo predeterminado, e pode ser variado de acordo com um ambiente de um canal, e similares. Também, o valor de limite TH1 pode ser atualizado, armazenado e gerenciado em uma memória do terminal de WiBro. Especificamente, o valor de limite TH1 pode ser constantemente variado de acordo com um ambiente de um canal, ou pode ser baseado em um cálculo de média de valor, durante um intervalo regular, de intensidades de sinal de preâmbulos prévios. Por exemplo, o valor de limite THl pode ser determinado com base em um cálculo de média de valor, durante 5L quadros, de intensidades de sinal de preâmbulos medidos em modos de escuta prévios. Neste caso, o valor de limite determinado e atualizado pode se tornar menor do que ou maior do que o valor de limite prévio; contudo, a modalidade de exemplo da presente invenção controla um intervalo de inatividade de modo a lidar com um ambiente eletromagnético ruim de acordo com o valor de limite atualizado mais rapidamente do que as invenções existentes, de modo a não aumentar significativamente um intervalo de inatividade, e de modo a manter um serviço de dados de alta qualidade. O valor de limite TH1, o qual pode ser variado de acordo com um ambiente de um canal de comunicação, pode ser armazenado na memória a cada vez quando de uma atualização, e pode ser usado apenas quando necessário.
Se um ambiente de onda de rádio usando o terminal de WiBro subitamente se deteriorar, e a intensidade do sinal de preâmbulo, medida no modo de escuta, se tornar menor do que o valor de limite THl, manter o intervalo de inatividade prévio (por exemplo, um Nl quadro) ao invés de aumentar continuamente o intervalo de inatividade é um método de se lidar de forma efetiva, ativa e rápida com um estado no qual um ambiente de um canal em torno de um terminal subitamente se deteriora, para se manter um serviço de dados de alta qualidade. Também, o terminal de WiBro recebe uma mensagem MOB_TRF_IND a partir da estação base, e realiza a próxima operação de acordo com a mensagem MOB_TRF_IND.
Especificamente, se a intensidade do sinal de preâmbulo, medida no modo de escuta durante o quadro L, for menor do que o valor de limite THl, e MOB_TR F_ IND for negativa, o terminal de WiBro se manterá em um modo inativo durante um quadro Nl (S240) , e, se a intensidade do sinal de preâmbulo, medida no modo de escuta durante o quadro L, for maior do que ou igual ao valor de limite THl, e MOB_TRF_IND for negativa, o terminal de WiBro se manterá em um modo inativo durante 2 * Nl quadros (S250) . Também, se MOB_TRF_IND for positiva, o terminal de WiBro realizará uma operação normal (S260) .
Também, o valor de limite THl permite que um valor, o qual é constantemente atualizado a cada vez em que a intensidade do sinal de preâmbulo é comparada com o valor de limite THl, seja aplicado. Também, o valor atualizado pode controlar um intervalo de inatividade do terminal de WiBro mais efetivamente, com base em um valor, o qual calcula a média de valores com respeito a um ambiente de onda de rádio prévio, e é determinado com base em um valor médio, de modo similar à descrição acima. Também, uma vez que os sinais de preâmbulo, medidos no modo de escuta de modo a se determinar o valor de limite THl, podem ser designados como sinais de preâmbulo durante 5L quadros, o terminal de WiBro pode medir a intensidade do sinal de preâmbulo durante os 5L quadros designados, e determinar o valor de limite THl com base no valor, desse modo se selecionando uma operação dentre as operações (A), (B) e (C) descritas acima.
Um método de determinação de um modo inativo de um terminal de WiBro de acordo com a modalidade descrita acima da presente invenção pode ser gravado em meios que podem ser lidos em computador incluindo instruções de programa para a implementação de várias operações concretizadas por um computador. Os meios também podem incluir, sozinhos ou em combinação com as instruções de programa, arquivos de dados, estruturas de dados e similares. Os meios e as instruções de programa podem ser aqueles especialmente projetados e construídos para as finalidades da presente invenção, ou eles podem ser do tipo bem conhecido e disponíveis para aqueles tendo conhecimento nas técnicas de software de computação. Os exemplos de meios que podem ser lidos em computador incluem meios magnéticos, tais como discos rígidos, discos flexíveis e fita magnética; meios óticos tais como discos de CD-ROM e DVD; meios magnético- óticos tais como discos óticos; e dispositivos de hardware que podem ser especialmente configurados para o armazenamento e a execução de instruções de programa, tais como uma memória apenas de leitura (ROM), uma memória de acesso randômico (RAM), uma memória flash e similares. Os meios também podem ser um meio de transmissão, tais como linhas óticas ou metálicas, guias de onda e similares, incluindo uma onda portadora transmitindo sinais especificando as instruções de programa, as estruturas de dados e similares. Os exemplos de instruções de programa incluem um código de máquina, tal como produzido por um compilador, e arquivos contendo um código de nível mais alto, que pode ser executado pelo computador usando-se um intérprete. Os dispositivos de hardware descritos podem ser configurados para atuarem como um ou mais módulos de software de modo a se realizarem as operações das modalidades descritas acima da presente invenção.
A FIG. 3 é um diagrama que ilustra um sistema de WiBro7 de acordo com uma modalidade de exemplo da presente invenção.
Conforme ilustrado na FIG. 3, um sistema de WiBro 300 inclui um terminal de WiBro 4 00, uma rede 320 e uma estação base 330.
O terminal de WiBro 400 é um terminal de comunicação realizando uma função de WiBro7 e pode receber várias mensagens de requisição, mensagens de resposta, mensagens de comando e similares a partir da estação base 330 através da rede 320. Um WiBro indica uma tecnologia de serviço de Internet de banda larga sem fio, a qual pode ser facilmente usada com um móvel sem fio, por exemplo, um terminal de comunicação móvel. Quando descrevendo um exemplo do WiBro usado atualmente, o WiBro usa uma freqüência de banda de 2,3 GHz, suporta mobilidade a velocidades maiores do que 60 km/h, tem uma velocidade de transmissão correspondente a em torno de 1 Mbps, e uma distância de transmissão do WiBro corresponde a um máximo de 4 8 km. Assim sendo, há uma vantagem de um raio de serviço ser mais amplo do que uma rede de área local sem fio (WLAN) usada apenas para uma área de serviço referida como "ponto ativo" ("hot spot") e Fidelidade Sem Fio (Wi-Fi) em mais de dez vezes. Também, o WiBro é uma tecnologia de comunicação que tem uma compatibilidade com uma Interoperabilidade Mundial para Acesso por Microondas (WiMAX) correspondente a um serviço de WiBro o qual atualmente é realizado pela Intel, combinando uma tecnologia de Voz por Protocolo de Internet (VoIP) e substituindo uma comunicação móvel atual de Acesso Múltiplo de Divisão de Código (CDMA). A WiBro se conforma a um padrão de tecnologia internacional se conformando a um padrão de tecnologia de transmissão de banda larga sem fio de próxima geração, o qual o Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) aprova, isto é, IEEE 802.16e. O padrão de tecnologia internacional é um padrão de tecnologia de WiBro, isto é, Internet Portátil de alta velocidade (HPi) . Uma operação mais detalhada do terminal de WiBro 400 é descrita com referência à FIG. 4, conforme se segue.
A rede 32 0 indica uma rede de comunicação se conectando entre um terminal de comunicação móvel e um ponto fixo, ou entre terminais de comunicação móvel para cada outro, e vários princípios de comunicação móvel, tais como um método de comunicação móvel celular e similares, podem ser aplicados. Também, a rede 320 é conectada a uma estação base (BS) 33 0 que retransmite uma onda de rádio de transmissão - recepção do terminal de WiBro 400 como uma estação sem fio, a qual se comunica com um dispositivo elétrico e eletrônico portátil, um gateway para conexão da rede 32 0 ao mesmo tipo ou a um diferente de redes de comunicação e transmitindo - recebendo uma informação entre as redes de comunicação e similares. A BS 330 é uma estação sem fio, a qual retransmite uma onda de rádio de transmissão - recepção do terminal de WiBro 400, é baseada em terra e é imóvel, de modo a realizar uma comunicação com uma estação móvel em terra, ou uma comunicação por uma retransmissão de estação de retransmissão móvel como uma estação sem fio para comunicação com um dispositivo elétrico e eletrônico portátil. A BS 330 pode incluir um sistema de estação base correspondente a um sistema configurando uma estação base em uma comunicação móvel, e o sistema de estação base é dividido em um Controlador de Estação Base (BSC) e uma Estação Transceptora Base (BTS). Também, o BSC realiza uma conexão com várias redes com fio e um controle da BTS, e a BTS realiza uma transmissão sem fio com uma estação móvel. Também, a BS 330 de acordo com a presente invenção pode ser uma estação base correspondente a um raio de célula ao qual o terminal de WiBro 400 pertence, ou uma pluralidade de estações bases relacionadas ao terminal de WiBro 400.
A FIG. 4 é um diagrama de blocos que ilustra uma estrutura interna de um terminal de WiBro 4 00 de acordo com uma modalidade de exemplo da presente invenção.
Conforme ilustrado na FIG. 4, o terminal de WiBro 400 inclui um modem 410, uma unidade de controle 420, um transceptor sem fio 430 e uma unidade de entrada 440 e uma unidade de saída 450.
O modem 410 transforma um sinal analógico recebido através do transceptor sem fio 430 em um sinal digital (demodulação), ou transforma um sinal digital do terminal de WiBro 400 em um sinal analógico para transmissão do sinal digital. Também, uma modalidade de exemplo da presente invenção processa um pacote de transmissão recepção de acordo com um protocolo de comunicação de WiBro.
A unidade de controle 420 controla um modo inativo, com base em um sinal de preâmbulo extraído a partir do modem 410. Também, a unidade de controle 420 controla o terminal de WiBro 400 para operação em um modo de escuta, durante um quadro L, após uma operação em modo inativo durante um quadro N1, mede uma intensidade do sinal de preâmbulo no modo de escuta, quando MOB_TRF_IND for negativa, e compara a intensidade com um valor de limite THl. De modo similar à descrição acima, a intensidade do sinal de preâmbulo, medida no modo de escuta, pode ser um valor médio de sinais de preâmbulo durante o quadro L, e o valor de limite TH1 é determinado com base em um cálculo de média de valor de intensidades de sinal de preâmbulos, durante 5L quadros medidas em modos de escuta prévios. A unidade de controle 420 controla uma operação em modo inativo, durante o quadro N1, ou uma operação em modo inativo durante dois quadros N1, resultante da comparação. Também, a unidade de controle 420 controla uma operação normal quando MOB_TRF_IND é positiva. A mensagem MOB_TRF_IND recebida a partir da estação base pode ser incluída no sinal de preâmbulo, e pode ser processada no modem 410. Assim sendo, quando M0B_TRF_IND é positiva ou negativa pode ser determinado.
A unidade de controle 420 realiza um controle geral de cada componente do terminal de WiBro 400. Também, a unidade de controle 420 geralmente inclui uma função de processo de processamento de todos os dados em um terminal de comunicação relacionados a um Processador de Sinal Digital (DSP) de modem. Quanto maior for o número de DSPs para processamento de um sinal interno, tal como um sinal de banda base e similar, mais rapidamente uma operação de acordo com cada modo será processada, devido a uma velocidade de processo rápida. A unidade de controle 420 pode usar um Modem de Estação Móvel (MSM), um Processador de Sinal Digital (DSP) , uma Plataforma de Aplicativo de Multimídia Aberta (OMAP) e similares.
O transceptor sem fio 430 realiza um serviço de comunicação de móvel transmitindo e recebendo uma onda de rádio com a BS 330, ou transmite mensagens, tais como a mensagem MOB_SLP_REQ e similares, para a BS 330, ou recebe mensagens, tal como a mensagem MOB_TRF_IND e similares, a partir da BS 330.
A unidade de entrada 44 0 emite vários comandos para o terminal de WiBro 4 00 ou faz um estabelecimento no terminal de WiBro 400. Também, pelo menos um selecionado a partir do grupo que consiste em um teclado, uma tela de toque, um touchpad, um módulo de reconhecimento de voz e similar pode ser usado para a unidade de entrada 440.
A unidade de saída 450 é usada para o estabelecimento do terminal de WiBro 4 00 ou a checagem de uma informação específica. Também, pelo menos uma unidade de entrada dentre uma unidade de saída de imagem, uma unidade de saída de áudio e uma unidade de saída tátil pode ser usada para a unidade de saída 450. A unidade de saída de imagem inclui um visor de cristal líquido (LCD) incluído no terminal de WiBro 400, um diodo emissor de luz orgânico (LED) , um Painel de Visor de Plasma (PDP), LED e similares. Também, a unidade de saída de áudio inclui um alto-falante, um fone de ouvido e similar, os quais podem extrair música variada, tais como um som de sino, uma coloração, uma gravação em Camada 3 de Áudio de Grupo de Especialistas em Filme (MP3) e similares. Também, a unidade de saída tátil usa um motor de vibração e similares.
Também, o terminal de WiBro 400 é um dispositivo elétrico e eletrônico portátil. Um dispositivo portátil, conforme usado no presente relatório descritivo, inclui dispositivos de comunicação móvel incluindo uma função de comunicação, tal como um telefone Celular Digital Pessoal (PDC), um telefone de serviço de comunicação pessoal (PCS), um telefone de sistema de telefone celular pessoal (PHS), um telefone de CDMA-2000 (1X, 3X), um telefone de CDMA de Banda larga, um telefone banda dupla/de modo duplo, um telefone de sistema global para comunicação móvel (GSM), um telefone de sistema de banda larga móvel (MBS), um telefone de Difusão de Multimídia Digital (DMB), um smartphone, e um telefone celular, o qual realiza uma função de WiBro descrita na presente invenção; terminais portáteis, tais como um terminal de rede de telefonia pública comutada (PSTN), um terminal de protocolo de voz por Internet (VoIP), um terminal de protocolo de iniciação de sessão (SIP), um terminal de protocolo de controle de gateway de mídia (MGCP), um terminal de controle de gateway de mídia (Megaco), um assistente digital pessoal (PDA), um PC portátil, um computador notebook, um computador Iaptop, um tocador de MP3 e um tocador de minidisco (MD), e todos os tipos de dispositivos de comunicação sem fio de base portátil incluindo um terminal de Telecomunicação Móvel Internacional (IMT)-2000 provendo um serviço de roaming internacional e um serviço de comunicação móvel estendido e um terminal baseado em Serviço de Telecomunicação Móvel Universal (UMTS). Também, o dispositivo portátil pode incluir um módulo de comunicação predeterminado, tal como um módulo de CDMA, um módulo de Bluetooth, um módulo de Associação de Dados por Infravermelho (IrDA), uma placa de LAN com fio/sem fio e um dispositivo de comunicação sem fio, o qual é provido com um chip de sistema de posicionamento global (GPS) permitindo um acompanhamento de uma posição através do GPS. Também, o dispositivo portátil pode incluir um microprocessador, o qual pode reexecutar multimídia e realizar alguma operação de cálculo.
Uma vez que o terminal de WiBro para determinação de um modo inativo de acordo com a presente invenção é descrito acima e os conteúdos descritos nas modalidades de exemplo na FIG. 2 podem ser aplicados à presente modalidade de exemplo, a partir desde ponto, uma descrição detalhada dos mesmos é omitida.
Embora umas poucas modalidades da presente invenção tenham sido descritas, a presente invenção não está limitada às modalidades descritas. Ao invés disso, deve ser apreciado por aqueles versados na técnica que mudanças podem ser feitas nestas modalidades, sem se desviar dos princípios e do conceito inventivo da invenção, cujo escopo é definido pelas reivindicações e por seus equivalentes.
As descrições precedentes de modalidades específicas da presente invenção foram apresentadas para fins de ilustração e de descrição. Elas não são pretendidas para serem exaustivas ou limitarem a invenção à forma precisa mostrada e, obviamente, muitas modificações e variações são possíveis, à luz do ensinamento acima. Portanto, pretende- se que o escopo da invenção seja definido pelas reivindicações em apenso a este e por seus equivalentes.
De acordo com um aspecto da presente invenção, é provido um método de determinação de um modo inativo de um terminal, no qual o terminal pode ativamente usar uma intensidade de um sinal de preâmbulo transmitido a partir de uma estação base, e controlar um intervalo de inatividade, desse modo provendo de forma efetiva, ativa e rápida um serviço de dados estável, mesmo em um campo eletromagnético fraco ou um campo tendo um ambiente de comunicação ruim e reduzindo uma quantidade de consumo de bateria, usando um intervalo de inatividade curto.

Claims (16)

1. Método de determinação de um modo inativo de um terminal móvel, caracterizado pelo fato de compreender: a operação em um modo inativo durante um primeiro quadro N1, no qual N1 indica um número natural; a operação em um modo de escuta durante um quadro L, no qual L indica um número natural, após a operação no modo inativo; a medição de uma intensidade de um sinal de preâmbulo recebido no modo de escuta, e a comparação da intensidade com um valor de limite; e o controle de uma operação em modo inativo durante um segundo quadro N1, ou durante dois quadros Nlf com base em um resultado da comparação; onde o valor de limite é determinado com base em uma média dos sinais de preâmbulo medidos em uma pluralidade de modos de escuta.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de a operação em modo inativo durante o segundo quadro N1 ser realizada se a intensidade do sinal de preâmbulo, medida no modo de escuta, for menor do que o valor de limite, e a operação no modo inativo durante os dois quadros N1 ser realizada se a intensidade do sinal de preâmbulo, medida no modo de escuta, for maior do que ou igual ao valor de limite.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de a intensidade do sinal de preâmbulo, medida no modo de escuta, corresponder a um valor médio de uma pluralidade de sinais de preâmbulo recebidos durante o quadro L.
4. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de o valor de limite ser variado de acordo com um ambiente em um canal de comunicação, ou ser determinado com base em um cálculo de média de valor, durante um intervalo regular de intensidades de sinal de sinais de preâmbulo prévios, e ser gerenciado em uma memória do terminal móvel.
5. Método, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de o intervalo regular corresponder a 5L quadros.
6. Meio de gravação que pode ser lido em computador, caracterizado pelo fato de armazenar um programa para a implementação do método da reivindicação 1.
7. Terminal móvel, caracterizado pelo fato de compreender: um modem para processamento de um pacote de transmissão - recepção de acordo com um protocolo de comunicação; e uma unidade de controle, para controle de um modo inativo do terminal móvel, com base em um sinal de preâmbulo extraído a partir do modem; onde a unidade de controle controla o terminal móvel para operar em um modo de escuta, durante um quadro L, no qual o quadro L indica um número natural, após uma operação em modo inativo durante um primeiro quadro Nl, no qual Nl indica um número natural, mede uma intensidade do sinal de preâmbulo no modo de escuta, compara a intensidade com um valor de limite e controla uma operação em modo inativo durante um segundo quadro N1, ou durante dois quadros N1, com base em um resultado da comparação; e o valor de limite é determinado com base em uma média dos sinais de preâmbulo medidos em uma pluralidade de modos de escuta.
8. Terminal móvel, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de o valor de limite ser variado de acordo com um ambiente de um canal de comunicação ou ser determinado com base em um cálculo de média de valor, durante um intervalo regular, de intensidades de sinal de sinais de preâmbulo prévios, e ser gerenciado em uma memória do terminal móvel.
9. Terminal móvel, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de o intervalo regular corresponder a 5L quadros.
10. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de ainda compreender: a realização de uma operação normal pelo terminal móvel, com base em um sinal de indicação predeterminado recebido a partir de uma estação base.
11. Método, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de o sinal de indicação predeterminado recebido a partir da estação base corresponder a uma mensagem de indicação de tráfego de móvel positiva.
12. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de a etapa de controle da operação em modo inativo ser realizada se um sinal de indicação predeterminado recebido a partir de uma estação base corresponder a uma mensagem de indicação de tráfego de móvel negativa.
13. Terminal móvel, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de a unidade de controle controlar o terminal móvel para a realização de uma operação normal com base em um sinal de indicação predeterminado processado no modem.
14. Terminal móvel, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de o sinal de indicação predeterminado ser recebido a partir da estação base.
15. Terminal móvel, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de o sinal de indicação predeterminado corresponder a uma mensagem de indicação de tráfego de móvel positiva.
16. Terminal móvel, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de a unidade de controle controlar a operação em modo inativo se um sinal de indicação predeterminado recebido a partir de uma estação base corresponder a uma mensagem de indicação de tráfego de móvel negativa.
BRPI0620652-2A 2005-12-30 2006-12-29 estação móvel de banda larga sem fio e método para medição de preámbulo e determinação de perìodo inativo efetivo BRPI0620652A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
KR10-2005-0134622 2005-12-30
KR1020050134622A KR100650398B1 (ko) 2005-12-30 2005-12-30 프리앰블을 측정하여 효과적인 슬립 주기를 결정하는와이브로 단말기 및 방법
PCT/KR2006/005869 WO2007078118A1 (en) 2005-12-30 2006-12-29 Wireless broadband mobile station and method for measuring preamble and determining effective sleep period

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0620652A2 true BRPI0620652A2 (pt) 2011-11-22

Family

ID=37713757

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0620652-2A BRPI0620652A2 (pt) 2005-12-30 2006-12-29 estação móvel de banda larga sem fio e método para medição de preámbulo e determinação de perìodo inativo efetivo

Country Status (10)

Country Link
US (1) US20080298292A1 (pt)
EP (1) EP1974480B1 (pt)
JP (1) JP2009522842A (pt)
KR (1) KR100650398B1 (pt)
CN (1) CN101351974A (pt)
AT (1) ATE492998T1 (pt)
BR (1) BRPI0620652A2 (pt)
DE (1) DE602006019140D1 (pt)
ES (1) ES2358611T3 (pt)
WO (1) WO2007078118A1 (pt)

Families Citing this family (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
KR100942154B1 (ko) * 2006-11-17 2010-02-12 삼성전자주식회사 광대역 무선통신 시스템에서 핸드오버를 수행하기 위한장치 및 방법
US8717964B2 (en) 2007-03-09 2014-05-06 Motorola Solutions, Inc. Wireless wide-area communication network multihop relay station management
KR101490245B1 (ko) 2008-02-25 2015-02-05 엘지전자 주식회사 광대역 무선접속 시스템의 서브채널 할당을 고려한 공존지원 방법
KR101467782B1 (ko) 2008-02-25 2014-12-03 엘지전자 주식회사 이동 단말에서 공존 지원 방법
MY154257A (en) * 2008-02-25 2015-05-29 Lg Electronics Inc Method for supporting coexistence considering while subchannel allocation in a broadband wireless access system
KR101467783B1 (ko) 2008-02-25 2014-12-03 엘지전자 주식회사 무선 개인영역 통신망과의 공존 지원 방법
JP5092945B2 (ja) * 2008-07-03 2012-12-05 富士通株式会社 基地局及び移動端末並びに方法
KR101613857B1 (ko) * 2009-06-10 2016-05-02 삼성전자주식회사 무선 방송 통신 시스템 및 그의 방송 서비스 방법
JP5721713B2 (ja) 2009-07-23 2015-05-20 ノキア コーポレイション BluetoothLowEnergyデバイスとして動作する時の低消費電力化のための方法および装置
CN101998599B (zh) * 2009-08-16 2014-04-30 中兴通讯股份有限公司 一种睡眠模式下业务传输的方法及控制装置
US8599729B2 (en) * 2009-09-22 2013-12-03 Intel Corporation Adaptive power control in a wireless device
KR101707014B1 (ko) * 2009-11-05 2017-02-16 삼성전자주식회사 광대역 무선통신 시스템에서 슬립 모드에서 채널 품질 지시자 채널을 관리하기 위한 장치 및 방법
CN103609029A (zh) * 2011-06-02 2014-02-26 奥林巴斯医疗株式会社 接收装置以及胶囊型内窥镜系统
KR101861617B1 (ko) * 2011-12-14 2018-05-30 한국전자통신연구원 전력 제어장치
KR20180063780A (ko) * 2016-12-02 2018-06-12 삼성전자주식회사 무선 통신 시스템의 프리앰블 신호 검파 방법 및 이를 위한 장치

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5768263A (en) * 1995-10-20 1998-06-16 Vtel Corporation Method for talk/listen determination and multipoint conferencing system using such method
JPH09261153A (ja) * 1996-03-27 1997-10-03 Aiwa Co Ltd 携帯用端末装置
JP3690717B2 (ja) * 1999-07-14 2005-08-31 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ セルサーチ制御方法、移動局および移動通信システム
JP2001169354A (ja) * 1999-12-08 2001-06-22 Aiwa Co Ltd 通信端末装置および基地局、並びにそれを使用する通信システム
JP3606444B2 (ja) * 2000-02-29 2005-01-05 株式会社ケンウッド 移動体通信端末
JP3931093B2 (ja) * 2002-02-14 2007-06-13 三菱電機株式会社 移動体通信機の通信制御方法および移動体通信機
JP3693025B2 (ja) * 2002-02-21 2005-09-07 ソニー株式会社 無線通信方法、無線通信システム、無線基地局、無線通信端末、プログラム及び媒体
JP2005039471A (ja) * 2003-07-18 2005-02-10 Toshiba Corp 移動通信端末の間欠受信制御方法及び移動通信端末
WO2005008359A2 (en) * 2003-07-18 2005-01-27 Electronics And Telecommunications Research Institute System and method for controlling power saving mode in wireless portable network system
KR100606065B1 (ko) * 2003-09-01 2006-07-26 삼성전자주식회사 무선 접속 통신 시스템의 슬립 모드 제어 시스템 및 그 방법
KR20050024125A (ko) * 2003-09-04 2005-03-10 삼성전자주식회사 광대역 무선 접속 통신 시스템에서 핸드오버를 고려한모드 천이 방법
US7190980B2 (en) * 2004-01-30 2007-03-13 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Method and system for power control in wireless portable devices using wireless channel characteristics
KR100735337B1 (ko) * 2004-03-05 2007-07-04 삼성전자주식회사 광대역 무선 접속 통신 시스템의 슬립 모드에서 주기적레인징 시스템 및 방법
JP4599128B2 (ja) * 2004-03-08 2010-12-15 株式会社東芝 移動通信端末及びその間欠受信方法

Also Published As

Publication number Publication date
CN101351974A (zh) 2009-01-21
EP1974480B1 (en) 2010-12-22
ES2358611T3 (es) 2011-05-12
ATE492998T1 (de) 2011-01-15
WO2007078118A1 (en) 2007-07-12
DE602006019140D1 (de) 2011-02-03
US20080298292A1 (en) 2008-12-04
EP1974480A4 (en) 2009-11-18
JP2009522842A (ja) 2009-06-11
KR100650398B1 (ko) 2006-11-30
EP1974480A1 (en) 2008-10-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0620652A2 (pt) estação móvel de banda larga sem fio e método para medição de preámbulo e determinação de perìodo inativo efetivo
CN110913504B (zh) 一种网络连接方法、终端设备及存储介质
EP1484866B1 (en) Selective pre-authentication to anticipated primary wireless access points
KR20200003223A (ko) 해제 및 재-유보 시의 비활성 파라미터들의 핸들링
WO2019157939A1 (zh) 参考信号发送和接收方法及装置
WO2022007930A1 (zh) 一种载波切换处理方法、装置及终端
KR20070079137A (ko) 고속 Inter-RAT 핸드오버를 위한 이동 통신단말기의 효율적인 타이머 운영 방법 및 장치
WO2021078235A1 (zh) 测量处理方法、指示信息发送方法、终端和网络设备
JP2023518378A (ja) Srsの送信、設定及び測定方法、測位方法並びに機器
JP2016507094A (ja) デュアルサブスクリプションデュアルアクティブデバイスにおける熱低減
WO2021052420A1 (zh) 信道监听控制方法和终端
US20240073729A1 (en) Communication method and apparatus, user equipment, network device, and storage medium
TWI694703B (zh) 用於透過反射服務品質定時器確定反射服務品質支援的使用者設備和方法
KR20220004167A (ko) 무선 통신 네트워크에서 미리 구성된 업링크 리소스에서의 전송을 제어하는 방법 및 장치
CN113329458B (zh) 一种控制小区驻留方法、装置、设备及计算机存储介质
CN111344993B (zh) 监听方法、指示下发方法及装置、通信设备及存储
TW201844037A (zh) 同步信號塊的定時方法及相關產品
WO2023019399A1 (zh) 关闭小区的方法、终端设备、网络设备及存储介质
WO2022147662A1 (zh) 测量间隙调度方法及装置、通信设备及存储介质
WO2022028597A1 (zh) 控制辅小区的方法、终端及网络侧设备
EP3005789B1 (en) Wireless network handover
WO2022218305A1 (zh) 信息信号的更新方法、终端及网络侧设备
WO2022041943A1 (zh) 无线制式能力的管理方法和装置、电子设备、存储介质
WO2022174800A1 (zh) 终端状态的转换方法、装置及终端
WO2023272698A1 (zh) 测量配置确定方法及装置、通信设备及存储介质

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 6A ANUIDADE

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2214 DE 11/06/2013.