BRPI0620401A2 - fundo distribuidor - Google Patents

fundo distribuidor Download PDF

Info

Publication number
BRPI0620401A2
BRPI0620401A2 BRPI0620401-5A BRPI0620401A BRPI0620401A2 BR PI0620401 A2 BRPI0620401 A2 BR PI0620401A2 BR PI0620401 A BRPI0620401 A BR PI0620401A BR PI0620401 A2 BRPI0620401 A2 BR PI0620401A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
wall
openings
reactor
reactor according
nozzle
Prior art date
Application number
BRPI0620401-5A
Other languages
English (en)
Inventor
Franz Hauzenberger
Karl Zehetbauer
Jun Hyuk Lee
Won Namkung
Minyoung Cho
Sun-Kwang Jeong
Nag Joon Choi
Hang Goo Kim
Myoung Kyun Shin
Original Assignee
Siemens Vai Metals Tech Gmbh
Posco
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from AT0206805A external-priority patent/AT503349B1/de
Priority claimed from KR1020050130071A external-priority patent/KR101191954B1/ko
Application filed by Siemens Vai Metals Tech Gmbh, Posco filed Critical Siemens Vai Metals Tech Gmbh
Publication of BRPI0620401A2 publication Critical patent/BRPI0620401A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01JCHEMICAL OR PHYSICAL PROCESSES, e.g. CATALYSIS OR COLLOID CHEMISTRY; THEIR RELEVANT APPARATUS
    • B01J8/00Chemical or physical processes in general, conducted in the presence of fluids and solid particles; Apparatus for such processes
    • B01J8/18Chemical or physical processes in general, conducted in the presence of fluids and solid particles; Apparatus for such processes with fluidised particles
    • B01J8/24Chemical or physical processes in general, conducted in the presence of fluids and solid particles; Apparatus for such processes with fluidised particles according to "fluidised-bed" technique
    • B01J8/44Fluidisation grids
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C21METALLURGY OF IRON
    • C21BMANUFACTURE OF IRON OR STEEL
    • C21B13/00Making spongy iron or liquid steel, by direct processes
    • C21B13/0033In fluidised bed furnaces or apparatus containing a dispersion of the material
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F27FURNACES; KILNS; OVENS; RETORTS
    • F27BFURNACES, KILNS, OVENS, OR RETORTS IN GENERAL; OPEN SINTERING OR LIKE APPARATUS
    • F27B15/00Fluidised-bed furnaces; Other furnaces using or treating finely-divided materials in dispersion
    • F27B15/02Details, accessories, or equipment peculiar to furnaces of these types
    • F27B15/10Arrangements of air or gas supply devices
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01JCHEMICAL OR PHYSICAL PROCESSES, e.g. CATALYSIS OR COLLOID CHEMISTRY; THEIR RELEVANT APPARATUS
    • B01J2219/00Chemical, physical or physico-chemical processes in general; Their relevant apparatus
    • B01J2219/00049Controlling or regulating processes
    • B01J2219/00245Avoiding undesirable reactions or side-effects
    • B01J2219/00247Fouling of the reactor or the process equipment

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Dispersion Chemistry (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Manufacturing & Machinery (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Metallurgy (AREA)
  • Devices And Processes Conducted In The Presence Of Fluids And Solid Particles (AREA)
  • Crucibles And Fluidized-Bed Furnaces (AREA)

Abstract

FUNDO DISTRIBUIDOR. A invenção refere-se a um fundo distribuidor 1, especialmente a um fundo distribuidor de bocal, para introdução uniforme de gás de processo, especialmente carregado com partículas sólidas, eventualmente para formação de uma camada turbulenta, em um compartimento de processo 3 disposto acima do fundo distribuidor, formado por paredes de reator 4 de um reator para tratamento metalúrgico, especialmente térmico, de insumos, sendo que o fundo distribuidor apresenta uma pluralidade de aberturas. Por uma disposição próxima à parede de aberturas no fundo distribuidor podem ser evitados depósitos em paredes do reator. Disposições especiais se referem a bocais e tubos de guia.

Description

FUNDO DISTRIBUIDOR
A invenção refere-se a um fundo distribuidor, especialmente a um fundo distribuidor de bocal, para introdução uniforme de gás de processo, especialmente carregado com partículas sólidas, eventualmente para formação de uma camada turbulenta, em um compartimento de processo disposto acima do fundo distribuidor, formado por paredes de reator de um reator para tratamento metalúrgico, especialmente térmico, de insumos, sendo que o fundo distribuidor apresenta uma pluralidade de aberturas.
Fundos distribuidores servem ã introdução ou distribuição controlada de um gás de processo em um reator. Tais reatores trabalham, por exemplo, pelo princípio da camada turbulenta, sendo que uma corrente de gás de processo retém em uma camada turbulenta em geral material em pedaços, que deve ser processado no reator.
Do estado atual da técnica é conhecido garantir a distribuição de gás de processo por fundos distribuidores em um reator.
Um problema básico quando da operação desses reatores são depósitos nas paredes do reator ou também na própria região do fundo distribuidor. Estes podem surgir pelo fato de que há zonas com insuficiente fluidificação, de modo que o sólido, quando tende a aglomerar, pode formar nesses pontos depósitos sólidos, o que é conhecido também como "sticking" (depósito). Esses efeitos reduzem, de um lado, o volume útil do reator; de outro lado, peças embutidas podem ter seu funcionamento perturbado ou mesmo completamente impedido, como por exemplo, em tubos de troca de calor, cuja transmissão de calor pode ser massivamente reduzida. Na W098/55218 pode ser visto um dispositivo para aperfeiçoamento do fluxo de gás em um agregado de camada turbulenta. Desvantajoso é ai, contudo, que não podem ser evitados seguramente depósitos, sobretudo na região do recipiente de reator pelo fundo distribuidor mostrado.
Partindo do estado atual da técnica, constitui objetivo da invenção superar as desvantagens do estado atual da técnica e prover um fundo distribuidor, que evite amplamente o depósito em todo o compartimento de reator.
O objetivo de acordo com a invenção é alcançado em correspondente à parte caracterizante da reivindicação 1.
O depósito representa um problema no reator, sobretudo em regiões de menor velocidade de fluxo, pois ai há apenas pouca fluidificação e, por isso, há pouco impulso disponível para a ruptura das pontes sólido-sólido. Freqüentemente ocorrem depósitos na região do fundo distribuidor nas paredes do reator. Pelo fundo distribuidor de acordo com a invenção as aberturas próximas à parede estão de tal maneira dispostas distanciadas das paredes do reator que sua distância medida importa respectivamente no máximo em 1 a 10 vezes, especialmente 2 vezes, o diâmetro de abertura. Por proximidade da parede se entende então uma região de cerca de 5 a 20 % do diâmetro medida da parede exterior.
Frente ao estado atual da técnica as aberturas estão, portanto posicionadas nitidamente mais perto das paredes do reator. Com isso é assegurado que também na região das paredes do reator haja uma velocidade de fluxo suficiente e, com isso, um fluxo de gás de processo bastante, de modo que são evitados depósitos. Uma disposição tão próxima quanto possível das aberturas próximas da parede nas paredes do reator impede que se formem camadas de fluxo próximas da parede com pequenas velocidades de fluxo, que por sua vez possam levar a depósitos de um material em pedaços ou em forma de partículas finas, que é processado no reator. Pela adaptação da distância em função do diâmetro de abertura pode ser correspondentemente influenciada ou adaptada a situação de fluxo.
Uma forma de execução especial do fundo distribuidor de acordo com a invenção prevê que a relação da distância do eixo central de uma abertura próxima à parede do eixo central do fundo distribuidor, com relação ao raio do fundo distribuidor importa em 0.9 - 1. Essa configuração especial permite um fluxo de passagem vantajoso e, com isso, formação de uma camada turbulenta.
Segundo uma forma de execução especial do fundo distribuidor de acordo com a invenção, as aberturas perto da parede estão dispostas em forma de círculo em 1 a 5, especialmente 3, círculos. A forma especial da disposição permite, especialmente em reatores com seções transversais redondas, um fluxo de passagem vantajoso ou a alimentação de gás de processo no reator. Com isso podem ser evitadas regiões do fundo distribuidor próximas da parede sem aberturas e excluídas regiões que tendem a aglomerações. As aberturas por círculo podem ser correspondentemente dispostas a iguais distâncias da parede. A posição angular das aberturas em cada um dos círculo pode ser variada em correspondência ãs necessidades para adaptação da situação de fluxo. Mas também é concebível fixar as aberturas nos círculos de tal maneira que as aberturas fiquem dispostas respectivamente em raios dirigidos radialmente. Além disso, é concebível prever essa disposição das aberturas também para reatores, que não apresentam seção transversal redonda, mas sim, por exemplo, uma seção transversal angular. Graças a uma adaptação da disposição das aberturas à situação de seção transversal podem também ser seguramente evitados depósitos em cantos.
Segundo uma execução especial do fundo distribuidor de acordo com a invenção, as aberturas próximas à parede estão dispostas em 1 a 5, especialmente em 2, fileiras paralelamente a uma parede de reator interior. Essa configuração é aplicada, sobretudo em reatores com, por exemplo, seções transversais angulares. Graças à disposição de acordo com a invenção podem ser vantajosamente adaptadas as condições de fluxo.
Segundo uma forma de execução vantajosa do fundo distribuidor de acordo com a invenção, ao menos uma das aberturas próximas à parede está disposta alinhada com ao menos uma das paredes do reator. A disposição das aberturas próximas à parede se dá então de tal maneira que é dado um alinhamento do eixo da abertura com a parede de reator mais próxima, que, portanto o eixo da abertura se situa ao menos paralelo à parede. Devido a essa disposição, em associação com uma pequena distância da abertura da parede do reator, é obtido uma ativação muito boa com fluxo da parede do reator. Podem assim ser evitados depósitos.
Uma forma de execução especial do fundo distribuidor de acordo com a invenção prevê que ao menos uma das aberturas próximas da parede forme um ângulo de ± 15 de preferência ± 5 com ao menos uma das paredes do reator. Graças a essa disposição, fluxos podem ser dirigidos relativamente a ao menos uma das paredes e especificamente evitados depósitos.
Segundo uma configuração vantajosa do fundo distribuidor de acordo com a invenção, as aberturas estão dispostas ao menos em parte em círculos, sendo que as aberturas de ao menos dois círculos estão dispostas mutuamente defasadas em direção periférica, especialmente de tal maneira que as aberturas de um círculo imediatamente interior ficam dispostas entre as aberturas do círculo exterior. Devido à distribuição radial das aberturas pode ser obtida uma distribuição ainda mais uniforme do gás de processo.
Segundo uma forma de execução possível do fundo distribuidor de acordo com a invenção, o número das aberturas próximas à parede por unidade de área na região de borda do fundo distribuidor é maior do que o das aberturas distantes da parede por unidade de área na região do fundo distribuidor distante da parede. Graças ao número maior de aberturas na região das paredes do reator, é possível influenciar a situação de fluxo de tal maneira que possam ser eficazmente evitados depósitos. Especialmente depósitos em regiões críticas de um reator, como por exemplo, em cantos, podem ser correspondentemente evitados pelo maior número local de aberturas e melhorada a situação de fluxo local.
Segundo uma outra forma de execução possível do fundo distribuidor de acordo com a invenção, as aberturas próximas à parede apresentam um diâmetro maior relativamente às aberturas distantes da parede, de preferência um diâmetro 10 a 50 %, especialmente 20 %, maior, de modo que mais gás de processo pode ser introduzido nas regiões próximas à parede. Além de uma adaptação do fluxo pelo número das aberturas é também possível uma adaptação pelo diâmetro, de modo que a situação de fluxo no reator pode ainda ser melhor influenciada ou adaptada.
Segundo uma forma de execução especial do fundo distribuidor de acordo com a invenção, ao menos uma das aberturas próximas da parede está disposta paralela a uma das paredes do reator e/ou inclinada relativamente à normal no fundo distribuidor em um ângulo de ± 15°, de preferência ± 5°. Para a introdução de um fluxo específico, inclinado relativamente à direção de fluxo principal do gás de processo, as aberturas podem ser basculadas relativamente à normal no fundo distribuidor. Novamente, graças a essa medida, é ajustado um fluxo específico próximo à parede e, assim, impedidos depósitos. Em uma configuração especial, a inclinação é orientada em direção radial, de modo que as aberturas podem ser dirigidas ao menos na direção de uma das paredes ou para longe da mesma.
Correspondentemente à situação do processo, o diâmetro de abertura, a pressão do gás e a posição espacial do jato de gás de processo, que se formam quando da saída das aberturas, podem ser fixados. Graças à componente de fluxo adicional em direção transversal pode o fluxo ser ainda mais flexivelmente influenciado ou otimizado.
Segundo uma forma de execução especialmente vantajosa do fundo distribuidor de acordo com a invenção, ao menos uma das aberturas próximas à parede é orientada relativamente à parede do reator de tal maneira que a parede do reator é atingida pelo jato de gás de processo formado na abertura à profundidade de penetração de jato calculada. Por profundidade de penetração de jato entende o especialista a profundidade de penetração do compartimento de gás permanente do jato, que se difunde de um bocal. Essa definição segundo Knowlton e Hirsan de 1980 pode ser encontrada em uma pluralidade de publicações, como por exemplo, "The effect of pressure on jet penetration in semi-cylindrical gas-fluidized beds".
Isso produz uma turbulência intensificada, que é vantajosa para processos metalúrgicos.
Em correspondência a uma forma de execução alternativa, vantajosa, do fundo distribuidor de acordo com a invenção, ao menos uma das aberturas próximas à parede é de tal maneira orientada relativamente à parede do reator, que a parede do reator é atingida pelo jato de gás de processo formado na abertura a 70 - 13 0 %, de preferência 90 - 110 %, da profundidade de penetração de jato calculada. Comprovou-se de ensaios operacionais que, com essa condução concreta do processo, pode ser obtido um ótimo estado operacional.
Segundo uma forma de execução apropriada do fundo distribuidor de acordo com a invenção, as aberturas próximas à parede são alinhadas distintamente das aberturas distantes da parede. Devido ao alinhamento desigual de aberturas próximas e distantes da parede pode haver uma influência específica das paredes do reator sobre a situação de fluxo que se cria. Sobretudo podem ser assim ajustadas situações de fluxo especiais, de modo que também posteriormente reatores podem ser aperfeiçoados ou otimizados quando da ocorrência de depósitos através de um fundo distribuidor adaptado. Uma possível disposição das aberturas poderia ser prevista para as aberturas próximas à parede um alinhamento no sentido das paredes do reator, enquanto que os bocais distantes da parede podem ser alinhados normalmente ao fundo distribuidor.
Uma configuração vantajosa do fundo distribuidor de acordo com a invenção prevê que ao menos uma das aberturas apresenta um bocal ajustável em posição. Pela montagem de um bocal é possível ajustar ainda mais especificamente a situação do fluxo na abertura. Pela execução de um bocal, o fluxo no bocal e, com isso, o jato formado no bocal, pode ser fixado independentemente do próprio fundo distribuidor. Adicionalmente, o bocal pode ser produzido de um outro material que não o do fundo distribuidor e, assim, a custo mais baixo e adaptado ao processo. Pelo ajuste da posição do bocal, portanto do eixo do bocal relativamente ao fundo distribuidor, a situação de fluxo pode ser especificamente ajustada, sendo que o fluxo nas paredes do reator pode ser ainda mais especificamente fixado e evitados depósitos na região de bocal ou de tubo de guia.
Segundo uma forma de execução especial do fundo distribuidor de acordo com a invenção, o bocal ajustável em posição abrange um tubo de guia, sendo que o diâmetro interno do tubo de guia importa em 1 a 10 vezes, de preferência 2 a 7 vezes, o menor diâmetro de bocal. Pelo tubo de guia é o afluxo ao bocal estabilizado e, assim, obtido maior aperfeiçoamento. Devido ao grande dimensionamento do tubo de guia em comparação com o bocal, podem ser garantidos um afluxo muito bom e um fluxo desimpedido no bocal.
Com fundos distribuidores grossos, pelo emprego de um tubo de guia, a região com velocidades altas pode ser restringida a uma região relativamente pequena mediante emprego de um bocal curto. Com isso podem ser evitados depósitos. Quando da manutenção no fundo distribuidor, como por exemplo, quando de uma troca de bocal, esses trabalhos são feitos não diretamente no fundo distribuidor, mas sim no tubo de guia, de modo que para o fundo distribuidor pode ser alcançada maior vida útil.
Segundo uma forma de execução especial alternativa do fundo distribuidor de acordo com a invenção, o comprimento do tubo de guia corresponde ao menos a 70 % da espessura do fundo distribuidor. O comprimento do tubo de guia pode ser adaptado às condições construtivas, como por exemplo, à construção do fundo distribuidor e eventualmente à construção de suporte, de modo que a desejada situação de fluxo pode ser ajustada.
Segundo uma forma de execução vantajosa do fundo distribuidor de acordo com a invenção, o tubo de guia consiste em material refratário, de modo que podem ser obtidos altos tempos de vida útil mesmo em processos com alta carga térmica.
Em correspondência a uma forma de execução especial do fundo distribuidor de acordo com a invenção, o eixo de bocal fica disposto inclinado relativamente ao eixo do tubo de guia e/ou à abertura no fundo distribuidor. Essa disposição permite, por exemplo, um afluxo reto pelo gás de processo no tubo de guia. Pela inclinação do eixo de bocal relativamente ao eixo do tubo de guia podem ser adaptados vantajosamente os fluxos nos respectivos bocais e, com isso, as posições dos jatos de gás de processo. São assim ajustáveis quaisquer imagens de fluxo desejadas.
Em correspondência a uma forma de execução especial alternativa do fundo distribuidor de acordo com a invenção, o tubo de guia apresenta uma flambagem. Essa configuração permite o emprego de um bocal na primeira parte reta do tubo de guia, sendo que o eixo da outra parte reta se posiciona usualmente normal ao fundo distribuidor. Novamente pela medida é vantajosamente ajustada a posição espacial do bocal.
Uma configuração vantajosa do fundo distribuidor de acordo com a invenção prevê que o bocal apresente uma abertura de bocal essencialmente cilíndrica ou cônica. Ambas as formas de bocal se destacam por uma forma simples e são assim de fabricação conveniente. Além disso, essas formas básicas permitem uma adaptação às condições de processo no compartimento de processo, de modo que os jatos de gás de processo são ajustáveis relativamente à sua forma e turbulência e, assim, relativamente à profundidade de penetração do jato.
Segundo uma forma de execução especial do fundo distribuidor de acordo com a invenção, o bocal consiste em metal. Bocais de metal se comprovaram como de baixo custo e de fabricação mecanicamente estável em ensaios operacionais. Além disso, são bem usináveis.
Segundo uma outra forma de execução especial do fundo distribuidor de acordo com a invenção, o bocal está unido por meio de uma união de solda ou por meio de um flange com o fundo distribuidor ou com o tubo de guia. Essas medidas de montagem simples permitem uma equipagem a baixo custo do fundo distribuidor com bocais ou também trabalhos de manutenção e reparação simples.
A invenção será descrita detalhadamente com base nas figuras a seguir, sendo que essas figuras representam apenas configurações possíveis do fundo distribuidor de acordo com a invenção e não restrição às mesmas.
Fig. 1 - mostra o fundo distribuidor de acordo com a invenção esquematicamente em vista do alto;
Fig. 2 - mostra o fundo distribuidor de acordo com a invenção equipado com bocais em vista em perspectiva em um reator;
Fig. 3 - mostra o fundo distribuidor de acordo com a invenção equipado com bocais e tubos de guia em vista em perspectiva em um reator;
Fig. 4 - mostra uma disposição do fundo distribuidor em um reator;
Fig. 5 - mostra o fundo distribuidor de acordo com a invenção em uma configuração especial.
Na figura 1 está representado um fundo distribuidor em vista do alto. As aberturas 5, 6 ou os bocais e tubos de guia embutidos no fundo distribuidor estão indicados apenas esquematicamente por círculos pequenos. O reator é de forma circular redonda. A disposição das aberturas 5 próximas à parede se dá aí em um círculo 8, de modo que as aberturas 5 próximas à parede apresentam todas a mesma distância da parede do reator. A disposição das aberturas próximas da parede pode se dar também em mais de um círculo 8, sendo que esses círculos estão dispostos respectivamente concentricamente com relação ao meio do reator. As aberturas 6 distantes da parede podem estar dispostas tanto em um outro padrão como também em um outro número por unidade de área do fundo distribuidor distante da parede. Para otimização do fluxo pode ser adaptada a disposição de todas as aberturas no reator ou no processo.
A fig. 1 mostra ainda o alinhamento geométrico de um bocal 7 cilíndrico, próximo da parede, sendo que a direção X representa um jato radial. O ângulo de inclinação do bocal α pode ser adaptado segundo a necessidade.
A fig. 2 mostra o fundo distribuidor segundo a invenção disposto em um reator em uma representação em corte em vista em perspectiva. O reator é indicado por suas paredes de reator 4. Acima do fundo distribuidor, em que estão indicados bocais, se encontra no compartimento de processo 3 um a camada turbulenta 2. Pela configuração do fundo distribuidor 1 de acordo com a invenção podem ser evitados depósitos no fundo distribuidor 1 e nas paredes de reator 4. Os bocais 7 podem ser empregados relativamente a seu eixo inclinados ou paralelos à normal no fundo distribuidor 1. É vantajosa a disposição dos bocais próximos à parede de acordo com a invenção, que também podem ser dirigidos contra a parede de reator 4, sendo que isso não está detalhadamente representado na fig. 2.
Na fig. 3 estão indicados os bocais 7 com os tubos de guia 8 no fundo distribuidor 1. Como forma de execução especial está indicado um tubo de guia com uma flambagem 9, de modo que afluxo ao bocal 7 e a direção do jato de gás de processo podem ser correspondentemente adaptados. Na fig. 4 o fundo distribuidor 1 com aberturas está disposto em um reator 10, sendo que as paredes de reator 4 são executadas acima do fundo distribuidor inclinadas relativamente ao mesmo.
Na fig. 5 está representada uma configuração especial do fundo distribuidor 1, sendo que as aberturas 5 próximas à parede estão dispostas em série. As aberturas 5 próximas ã parede estão então dispostas em uma região com um radio maior do que X e menor do que o diâmetro interno de reator R do eixo central C.

Claims (21)

1. Reator para tratamento metalúrgico, especialmente térmico, tratamento de insumos com um fundo distribuidor (1) , especialmente a um fundo distribuidor de bocal, para introdução uniforme de gás de processo, especialmente carregado com partículas sólidas, eventualmente para formação de uma camada turbulenta (2), em um compartimento de processo (3) disposto acima do fundo distribuidor, formado por paredes de reator (4) dos reatores, sendo que o fundo distribuidor (1) apresenta uma pluralidade de aberturas, caracterizado pelo fato de que o fundo distribuidor apresenta assim chamadas aberturas (5) próximas da parede, que estão de tal maneira dispostas distanciadas das paredes de reator (4) que a distância de seu eixo central importa respectivamente no máximo em 1 a 10 vezes, especialmente em 2 vezes, o diâmetro da abertura ou a relação da distância do eixo central de uma abertura (5) próxima à parede do eixo central do fundo distribuidor (1), com relação ao raio do fundo distribuidor em 0,9 - 1.
2. Reator, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que as aberturas (5) perto da parede estão dispostas em forma de circulo em 1 a 5, especialmente 3, círculos (6).
3. Reator, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que as aberturas próximas à parede estão dispostas em 1 a 5, especialmente em 2, fileiras paralelamente a uma parede de reator interior.
4. Reator, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2 ou 3, caracterizado pelo fato de que ao menos uma das aberturas (5) próximas à parede está disposta alinhada com ao menos uma das paredes de reator (4).
5. Reator de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3 ou 4, caracterizado pelo fato de que ao menos uma das aberturas (5) próximas da parede forma um ângulo de ± 15 de preferência ± 5 com ao menos uma das paredes de reator (4).
6. Reator, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3, 4 ou 5, caracterizado pelo fato de que as aberturas (5) estão dispostas ao menos em parte em círculos, sendo que as aberturas de ao menos dois círculos estão dispostas mutuamente defasadas em direção periférica, especialmente de tal maneira que as aberturas de um círculo imediatamente interior ficam dispostas entre as aberturas do círculo exterior.
7. Reator, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3, 4, 5 ou 6 , caracterizado pelo fato de que o número das aberturas (5) próximas à parede por unidade de área na região de borda do fundo distribuidor é maior do que o das aberturas (6) distantes da parede por unidade de área na região distante da parede.
8. Reator, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6 ou 7, caracterizado pelo fato de que as aberturas (5) próximas à parede apresentam um diâmetro maior relativamente às aberturas (6) distantes da parede, de preferência um diâmetro 10 a 50 %, especialmente 20 %, maior, de modo que mais gás de processo pode ser introduzido nas regiões próximas à parede.
9. Reator, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 ou 8, caracterizado pelo fato de que ao menos uma das aberturas (5) próximas da parede está disposta paralela a uma das paredes de reator (4) e/ou inclinada relativamente à normal no fundo distribuidor em um ângulo α de ± °15, de preferência ± °5.
10. Reator, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 ou 9, caracterizado pelo fato de que ao menos uma das aberturas (5) próximas à parede é orientada relativamente à parede de reator (4) de tal maneira que a parede de reator (4) é atingida pelo jato de gás de processo formado na abertura à profundidade de penetração de jato calculada.
11. Reator, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 ou 10, caracterizado pelo fato de que ao menos uma das aberturas (5) próximas à parede é de tal maneira orientada relativamente à parede de reator (4), que a parede de reator (4) é atingida pelo jato de gás de processo formado na abertura a 70 - 130 %, de preferência 90 - 110 %, da profundidade de penetração de jato calculada.
12. Reator, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 ou 11, caracterizado pelo fato de que as aberturas (5) próximas à parede são alinhadas distintamente das aberturas (6) distantes da parede.
13. Reator7 de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 ou 12, caracterizado pelo fato de que ao menos uma das aberturas (5, 6) apresenta um bocal (7) ajustável em posição.
14. Reator, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que o bocal (7) ajustável em posição abrange um tubo de guia (8) , sendo que o diâmetro interno do tubo de guia (8) importa em 1 a 10 vezes, de preferência 2 a 7 vezes, o menor diâmetro de bocal.
15. Reator, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que o comprimento do tubo de guia (8) corresponde ao menos a 70 % da espessura do fundo distribuidor (1).
16. Reator, de acordo com a reivindicação 14 ou 15, caracterizado pelo fato de que o tubo de guia (8) consiste em material refratário.
17. Reator, de acordo com qualquer uma das reivindicações 14, 15 ou 16, caracterizado pelo fato de que o eixo de bocal fica disposto inclinado relativamente ao eixo do tubo de guia (8) e/ou à abertura (5, 6) no fundo distribuidor.
18. Reator, de acordo com qualquer uma das reivindicações 14,15, 16 ou 17,caracterizado pelo fato de que o tubo de guia (8) apresenta uma flambagem (9).
19. Reator, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, -14, 15, 16, 17 ou 18, caracterizado pelo fato de que o bocal (7) apresenta uma abertura de bocal essencialmente cilíndrica ou cônica.
20. Reator, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, -14, 15, 16, 17, 18 ou 19, caracterizado pelo fato de que o bocal (7) consiste em metal.
21. Reator, de acordo com uma das reivindicações 1, 2, -3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19 ou 20, caracterizado pelo fato de que o bocal (7) está unido por meio de uma união de solda ou por meio de um flange com o fundo distribuidor (1).
BRPI0620401-5A 2005-12-23 2006-12-20 fundo distribuidor BRPI0620401A2 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ATA2068/05 2005-12-23
AT0206805A AT503349B1 (de) 2005-12-23 2005-12-23 Verteilerboden
KR1020050130071A KR101191954B1 (ko) 2005-12-26 2005-12-26 개선된 유동환원로를 구비한 용철제조장치
KR10-2005-0130071 2005-12-26
PCT/EP2006/012292 WO2007079939A1 (de) 2005-12-23 2006-12-20 Verteilerboden

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0620401A2 true BRPI0620401A2 (pt) 2011-11-16

Family

ID=37831890

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0620401-5A BRPI0620401A2 (pt) 2005-12-23 2006-12-20 fundo distribuidor

Country Status (10)

Country Link
US (1) US8221674B2 (pt)
EP (1) EP1962998A1 (pt)
JP (1) JP2009520584A (pt)
AR (1) AR063658A1 (pt)
AU (1) AU2006334754B2 (pt)
BR (1) BRPI0620401A2 (pt)
CA (1) CA2634862C (pt)
RU (1) RU2418628C2 (pt)
TW (1) TW200741012A (pt)
WO (1) WO2007079939A1 (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
SG192438A1 (en) * 2008-06-30 2013-08-30 Memc Electronic Materials Fluidized bed reactor systems and methods for reducing the deposition of silicon on reactor walls
DE102008039947A1 (de) * 2008-08-27 2010-03-04 Bayer Materialscience Ag Verfahren zum Aufteilen von Fluidströmen
EP2519343A1 (en) * 2009-12-29 2012-11-07 MEMC Electronic Materials, Inc. Methods for reducing the deposition of silicon on reactor walls using peripheral silicon tetrachloride
MX345701B (es) * 2010-12-29 2017-02-13 Ivanhoe Energy Inc Método, sistema y aparato para la distribución de gas de elevación.
TW201348671A (zh) * 2012-05-22 2013-12-01 Foxconn Tech Co Ltd 熱管
JP6988209B2 (ja) * 2017-07-11 2022-01-05 株式会社Ihi 流体分散器及び流体分散装置
KR20230076022A (ko) * 2021-11-23 2023-05-31 주식회사 엘지화학 기포탑 반응기

Family Cites Families (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB1320162A (en) * 1970-03-10 1973-06-13 Thann E T Mulhouse Sole plate for fluidised bed reactor
JPS50113474A (pt) * 1974-02-18 1975-09-05
IT1016057B (it) * 1974-06-17 1977-05-30 Centro Speriment Metallurg Piastra di reattori a letto fluido
JPS5568506A (en) * 1978-11-20 1980-05-23 Babcock Hitachi Kk Rotating fluidized bed furnace
JPH0415303Y2 (pt) * 1987-08-18 1992-04-07
US4940007A (en) * 1988-08-16 1990-07-10 A. Ahlstrom Corporation Fast fluidized bed reactor
JPH0826381B2 (ja) * 1990-06-27 1996-03-13 日本鋼管株式会社 鉄鉱石の溶融還元設備における予備還元炉
JP2571994B2 (ja) * 1992-04-02 1997-01-16 川崎重工業株式会社 流動層炉
JP2722969B2 (ja) * 1992-10-26 1998-03-09 住友化学工業株式会社 流動層型反応器のガス分散板
JP3497029B2 (ja) * 1994-12-28 2004-02-16 三井化学株式会社 気相重合装置用ガス分散板
DE19505664C2 (de) * 1995-02-20 1996-12-12 Hoechst Ag Vorrichtung und ihre Verwendung zur Oxichlorierung
JPH10323553A (ja) * 1997-05-23 1998-12-08 Nippon Oil Co Ltd 多孔板型流動層ガス分散器
AUPO715497A0 (en) 1997-06-03 1997-06-26 Noonan, Gregory Joseph Improving the flow field in the inlet plenum of a fluidised bed
JP3197527B2 (ja) * 1998-12-17 2001-08-13 クオリテック スチール コーポレイション 還元鉄または鉄カーバイド製造用散気管式多室分割型流動層炉
EP1577003A1 (en) * 2004-03-15 2005-09-21 Borealis Technology Oy Method and apparatus for producing polymers
KR100542546B1 (ko) * 2004-05-07 2006-01-11 조선내화 주식회사 분철광석의 환원을 위한 유동층 환원로의 분산판 지지용지주대 구조

Also Published As

Publication number Publication date
EP1962998A1 (de) 2008-09-03
TW200741012A (en) 2007-11-01
AU2006334754A1 (en) 2007-07-19
JP2009520584A (ja) 2009-05-28
RU2418628C2 (ru) 2011-05-20
CA2634862C (en) 2014-08-05
AU2006334754B2 (en) 2011-06-16
AR063658A1 (es) 2009-02-11
US8221674B2 (en) 2012-07-17
RU2008130409A (ru) 2010-01-27
CA2634862A1 (en) 2007-07-19
WO2007079939A1 (de) 2007-07-19
WO2007079939A8 (de) 2008-07-31
US20090039573A1 (en) 2009-02-12

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0620401A2 (pt) fundo distribuidor
KR101384303B1 (ko) 분배기 기저부
US7905432B2 (en) Casting nozzle
CZ288901B6 (cs) Licí výlevka pro přivádění roztaveného kovu do krystalizátoru zařízení pro kontinuální odlévání
JPWO2019198745A1 (ja) スライディングゲート
JP6991241B2 (ja) 流動化ガスノズルヘッド及び複数の流動化ガスノズルヘッドを備える流動層反応器
KR102568027B1 (ko) 터빈 차실, 가스 터빈 및 터빈 차실의 변형 방지 방법
JP7115230B2 (ja) 連続鋳造用注湯装置
CN210450947U (zh) 熔体引流装置
JP7196746B2 (ja) 連続鋳造用注湯装置
JP6568192B2 (ja) バーナ
JP2009002218A (ja) 内燃機関の吸気装置
CN205495006U (zh) 一种多通道管外降膜布液器和热交换设备
CN215196853U (zh) 一种下进料反应器的气液分配器及气液分配设备
CN108224415B (zh) 一种布风装置
JP2011063836A (ja) 高炉用ベルレス式原料装入装置の旋回シュート
CN108773621A (zh) 一种多节溜槽
JP2008057889A (ja) 吹出口付きダクトおよび空調ダクト
WO2011033829A1 (ja) 溶融金属排出用ノズル
TW202221270A (zh) 煙氣/火焰的引導裝置
CN214406031U (zh) 循环流化床锅炉
JPH0330668Y2 (pt)
JP2010188376A (ja) 内周面に一対の段差を設けて鋳型厚み方向の偏流を抑制する浸漬ノズル
KR101323296B1 (ko) 원료 용해 설비
JP3799372B2 (ja) 液体ターゲット温度測定用チャンネル

Legal Events

Date Code Title Description
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: POSCO (KR) , SIEMENS VAI METALS TECHNOLOGIES GMBH

Free format text: NOME ALTERADO DE: SIEMENS VAI METALS TECHNOLOGIES GMBH AND CO.

B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 9A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2343 DE 01-12-2015 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.