BRPI0619053A2 - composição e método - Google Patents

composição e método Download PDF

Info

Publication number
BRPI0619053A2
BRPI0619053A2 BRPI0619053-7A BRPI0619053A BRPI0619053A2 BR PI0619053 A2 BRPI0619053 A2 BR PI0619053A2 BR PI0619053 A BRPI0619053 A BR PI0619053A BR PI0619053 A2 BRPI0619053 A2 BR PI0619053A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
composition
composition according
dishwasher
filter
starch
Prior art date
Application number
BRPI0619053-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Sebastian Drossmann
Judith Preuschen
Ralf Wiedemann
Original Assignee
Reckitt Benckiser Nv
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Reckitt Benckiser Nv filed Critical Reckitt Benckiser Nv
Publication of BRPI0619053A2 publication Critical patent/BRPI0619053A2/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C11ANIMAL OR VEGETABLE OILS, FATS, FATTY SUBSTANCES OR WAXES; FATTY ACIDS THEREFROM; DETERGENTS; CANDLES
    • C11DDETERGENT COMPOSITIONS; USE OF SINGLE SUBSTANCES AS DETERGENTS; SOAP OR SOAP-MAKING; RESIN SOAPS; RECOVERY OF GLYCEROL
    • C11D3/00Other compounding ingredients of detergent compositions covered in group C11D1/00
    • C11D3/16Organic compounds
    • C11D3/38Products with no well-defined composition, e.g. natural products
    • C11D3/386Preparations containing enzymes, e.g. protease or amylase
    • C11D3/38645Preparations containing enzymes, e.g. protease or amylase containing cellulase
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C11ANIMAL OR VEGETABLE OILS, FATS, FATTY SUBSTANCES OR WAXES; FATTY ACIDS THEREFROM; DETERGENTS; CANDLES
    • C11DDETERGENT COMPOSITIONS; USE OF SINGLE SUBSTANCES AS DETERGENTS; SOAP OR SOAP-MAKING; RESIN SOAPS; RECOVERY OF GLYCEROL
    • C11D3/00Other compounding ingredients of detergent compositions covered in group C11D1/00
    • C11D3/16Organic compounds
    • C11D3/38Products with no well-defined composition, e.g. natural products
    • C11D3/386Preparations containing enzymes, e.g. protease or amylase
    • C11D3/38636Preparations containing enzymes, e.g. protease or amylase containing enzymes other than protease, amylase, lipase, cellulase, oxidase or reductase
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C11ANIMAL OR VEGETABLE OILS, FATS, FATTY SUBSTANCES OR WAXES; FATTY ACIDS THEREFROM; DETERGENTS; CANDLES
    • C11DDETERGENT COMPOSITIONS; USE OF SINGLE SUBSTANCES AS DETERGENTS; SOAP OR SOAP-MAKING; RESIN SOAPS; RECOVERY OF GLYCEROL
    • C11D2111/00Cleaning compositions characterised by the objects to be cleaned; Cleaning compositions characterised by non-standard cleaning or washing processes
    • C11D2111/10Objects to be cleaned
    • C11D2111/14Hard surfaces
    • C11D2111/16Metals

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Oil, Petroleum & Natural Gas (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Detergent Compositions (AREA)

Abstract

COMPOSIçãO E MéTODO. Uma composição para limpeza de filtro para uso entre operações de lavagem de louças em uma lava-louças, a composição compreendendo pelo menos uma carboidrase sem amido, por exemplo, uma celulase. Um método de uso da referida composição também é revelado.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para: "COMPOSIÇÃO E MÉTODO".
Campo Técnico
A presente invenção se refere a uma composição de limpeza de filtro para uso em máquinas de lavar louças automáticas e a um método de uso da referida composição.
Antecedentes e Técnica Anterior
Máquinas de lavar roupas automáticas (ADW) têm, comumente, um filtro embutido para capturar sujeiras. Tipicamente, esses filtros capturam sujeiras tendo um tamanho de ou mais do que cerca de 1 mm. Usuários devem remover e limpar o filtro freqüentemente. Contudo, muitos não fazem isso e, assim, as partículas de sujeira capturadas permanecem no filtro. Algumas serão lavadas com o tempo, mas outras permanecerão sobre o filtro e cairão e podem causar odores ruins. Além da formação de odores ruins, as partículas de sujeira podem entupir o filtro. Isso pode causar problemas com a circulação das águas de lavagem e enxágüe, levando a resultados pobres de limpeza.
Se um filtro não é limpo freqüentemente, as sujeiras presentes podem se tornar mais difíceis de remover, aumentando adicionalmente a relutância do consumidor em fazer isso. Elas também podem se tornar mais mal cheirosas.
Tabletes para limpeza de máquina, por exemplo, para uso em lava-louças automáticas, são conhecidos, por exemplo, a partir do documento US2003/0032568. Composições de limpeza as quais podem ser usadas em lava-louças automáticas são conhecidas, por exemplo, a partir do documento W098/39402. O uso de enzimas para limpar filtros durante a produção de cerveja é conhecido a partir dos documentos W098/39402, W096/23579 e W098/51776. É um objetivo da presente invenção fornecer uma solução para pelo menos alguns dos problemas mencionados acima.
Demonstração da Invenção
De acordo com um primeiro aspecto da invenção, é fornecida uma composição para limpeza de filtro para uso entre operações de lavagem de louças em uma lava-louças, a composição compreendendo pelo menos uma carboidrase sem amido.
De acordo com um segundo aspecto da invenção, é fornecido um método de limpeza do filtro de uma lava-louças automática entre operações de lavagem de louças, o método compreendendo contatar o filtro com uma composição conforme reivindicada em qualquer reivindicação precedente, incluindo uma forma diluída da mesma, durante um período de pelo menos 30 minutos.
De acordo com um terceiro aspecto da presente invenção, é fornecido um produto compreendendo um recipiente e meios de dispersão, em que o recipiente compreende uma composição de acordo com o primeiro aspecto.
De acordo com um quarto aspecto da presente invenção, é fornecido o uso, entre as lavagens, de uma composição compreendendo uma carboidrase sem amido para degradar sujeiras em uma máquina de lavar louças automática.
Assim, de acordo com a presente invenção, a composição para limpeza de filtro é usada entre as operações de lavagem de louças; isto é, entre operações regulares da lava-louças para lavar utensílios de cozinha, por exemplo, pratos, talheres e semelhantes. A composição da presente invenção é adicionada quando a lava-louças está sem utensílios de cozinha.
Em uma modalidade, a composição é distribuída à lava- louças e a lava-louças não é operada. A composição é lavada da lava-louças durante a próxima operação regular da lava- louças (aqui depois uma "modalidade de limpeza de filtro específica") .
Em outra modalidade, a composição é distribuída à lava-louças como uma composição de limpeza para lava-louças (aqui depois uma "modalidade de limpeza de filtro/máquina"). Tal composição é distribuída à máquina e a máquina é operada, mas em um ciclo fictício, isto é, sem utensílios de cozinha estando presentes. A máquina toda pode, desse modo, ser limpa, incluindo o filtro, de acordo com a presente invenção.
A finalidade da composição da invenção é degradar sujeiras resistentes as quais podem, de outro modo, ser difíceis de remover do filtro. Sujeiras as quais podem ser decompostas pela composição da invenção incluem cereais, frutos e vegetais. Alguns exemplos específicos incluem alface, aspargo, pão integral de grãos, cascas de laranja e limão, pedaços de maçã e espinafre.
Uma vez degradadas, as sujeiras podem passar facilmente através do filtro e serem lavadas. No caso de uma modalidade de limpeza de filtro específica, isso será durante a próxima operação regular de lavagem de louças da lava-louças. No caso de uma modalidade de limpeza de filtro/máquina, isso será durante o fluxo de água durante o ciclo fictício da operação da lava-louças.
A modalidade de limpeza de filtro específica é preferida e, em tal modalidade, a composição da presente invenção é, tipicamente, aplicada à lava-louças e deixada durante um período prolongado quando a lava-louças não está em uso. Por exemplo, a composição pode ser aplicada ao filtro e a lava-louças deixada parada, até ser necessária novamente. De preferência, a lava-louças está sem utensílios de cozinha. Esse método de uso da composição é discutido adicionalmente abaixo.
Definições de percentual são fornecidas abaixo. No presente relatório descritivo, uma referência à quantidade percentual do componente definido é seu percentual em peso sobre o peso total da composição, a menos que de outro modo estabelecido. Referências, no presente relatório descritivo, a um componente, por exemplo, uma carboidrase sem amido, abrangem a possibilidade de que possa haver apenas um de tais componentes presente ou mais de um.
Quando um valor percentual é estabelecido para um componente em uma definição geral fornecida aqui, incluindo em qualquer reivindicação, esse valor denota a quantidade total presente, quando mais de um de tal componente está presente. Por exemplo, quando nós estabelecemos que podem estar presentes, adequadamente, pelo menos 0,01% de uma enzima ativa carboidrase sem amido, essa configuração denota a quantidade total de enzimas ativas carboidrase sem amido presentes, quando há mais de uma; a menos que de outro modo estabelecido.
Descrição Detalhada
De preferência, a composição compreende pelo menos 0,01% em peso de enzima ativa carboidrase sem amido. De preferência, ela contém pelo menos 0,1% em peso de enzima ativa, mais pref erivelmente pelo menos 0,3% em peso de enzima ativa, ainda mais preferivelmente pelo menos 0,5% em peso de enzima ativa carboidrase sem amido.
De preferência, a composição compreende até 20% em peso de enzima(s) ativa(s) carboidrase sem amido, de preferência até 15% em peso, mais pref erivelmente até 10% em peso e, ainda mais pref erivelmente, até 5% em peso. É mais preferido que a composição compreenda de 0,1 a 2% em peso de carboidrase sem amido.
Uma composição preferida contém pelo menos duas carboidrases sem amido.
Quando a primeira e a segunda carboidrase sem amido estão presentes, a composição compreende, de preferência, pelo menos 0,01% em peso, de preferência pelo menos 0,1% em peso, mais preferivelmente pelo menos 0,3% em peso e, ainda mais pref erivelmente, pelo menos 0,5% em peso da primeira carboidrase sem amido; e pelo menos 0,01% em peso, mais preferivelmente pelo menos 0,1% em peso, mais pref erivelmente pelo menos 0,3% em peso e, ainda mais preferivelmente, pelo menos 0,5% em peso da segunda carboidrase sem amido.
Em termos de enzima ativa carboidrase sem amido por dose unitária de composição, a quantidade é, de preferência, pelo menos 10 mg, mais preferivelmente pelo menos 50 mg e, de preferência, até 100 mg. Uma carboidrase sem amido adequada é uma xilanase e, especialmente, uma celulase. Onde existem duas (ou mais) carboidrases sem amido, existem, adequadamente, pelo menos duas çelulases ou pelo menos uma celulase e pelo menos uma xilanase.
Carboidrase(s) sem amido adequada(s) para uso na presente invenção incluem aquelas vendidas sob as marcas comerciais: Multifect CEG, IndiAge MAX G, GC 220, GC 880, Primafast 200, Celluzyme 0.7T, IndiAge Neutra G, Carezyme 4500 T, Novozym 342, Multifect Xylanase, Multifect 720 e IndiAge RFW.
Carboidrase(s) sem amido preferida(s) para uso na presente invenção são vendidas sob as marcas comerciais: Multifect CEG, Multifeet 720, Novozym 342 e Celluzyme 0.7T. Em modalidades preferidas, a composição compreende ambas Multifect CEG e, de preferência, Celluzyme 0.7T. Em uma modalidade especialmente preferida, a composição compreende de 0,5 a 1,5% em peso de Multifeet CEG e de 0,5 a 1,5% em peso de Celluzyme 0.7T, conforme fornecidas.
De preferência, o pH da composição é menos de 10. Mais preferivelmente, a composição é ácida. De preferência, o pH é menos de 6, mais pref erivelmente é menos de 5. Em modalidades preferidas, a composição tem um pH entre 3 e 6, mais preferivelmente um pH entre 3 e 5. Em outra modalidade, ο ρΗ pode, adequadamente, ser de 7 a 9. Os valores de pH aqui são aqueles obtidos quando a composição é adicionada à água deionizada em uma proporção de 1:100 (vol/vol) a 20°C.
O pH da composição pode ser ajustado através da adição de ácido ou base (por exemplo, (bi) carbonato de sódio, em algumas circunstâncias).
De preferência, a composição compreende um ácido orgânico. Mais preferivelmente, ela compreende um ácido policarboxílico, de preferência tendo de 1 a 5 átomos de carbono. Mais preferivelmente, ela compreende ácido cítricô. O ácido ou base está presente em uma quantidade suficiente para manter o pH da composição dentro de uma faixa desejada.
A composição pode estar em qualquer forma adequada, por exemplo, uma espuma, um líquido ou um gel. De preferência, a composição é uma composição aquosa, embora qualquer solvente adequado possa ser usado. Alternativamente, a composição pode ser fornecida como um pó ou tablete ou sachê solúvel, por exemplo, um sachê tendo uma parede de álcool polivinílico.
De preferência, a composição compreende pelo menos 50% em peso de água, de preferência pelo menos 7 0% em peso, mais preferivelmente pelo menos 90% em peso e, ainda mais preferivelmente, pelo menos 95% em peso de água.
De preferência, a composição está na forma de um líquido viscoso ou gel.
De preferência, a composição tem uma viscosidade de pelo menos 50 mPa quando medida com um viscosímetro Brookfield RV a 25°C com Haste 1 a 30 rpm, em tais casos a composição é, de preferência, um líquido.
De preferência, a composição compreende um modificador de viscosidade, por exemplo, um espessante, o qual aumenta a viscosidade da composição de limpeza. De preferência, um modificador de viscosidade está presente em uma quantidade de pelo menos 0,1% em peso, de preferência pelo menos 0,2% em peso. De preferência, a composição compreende até 3% em peso de um modificador de viscosidade, mais preferivelmente até 2% em peso.
Modificadores de viscosidade exemplificativos incluem polímeros de policarboxilato, poliacrilamidas, argilas e misturas dos mesmos.
De preferência, a composição ainda compreende um agente para controle de odor. Isso é para combater qualquer mau odor o qual possa se desenvolver na lava-louças em virtude de sujeiras que caem ou bactérias.
Agentes para controle de odor adequados incluem enzimas, tais como oxidases, por exemplo, lacases e glicose-oxidases, as quais podem gerar peróxido de hidrogênio in si tu; ou uma fonte alternativa de peróxido de hidrogênio.
Um agente para controle de odor é uma glicose-oxidase. Essa está, de preferência, presente em uma quantidade de pelo menos 0,1% em peso, de preferência pelo menos 0,4% em peso. De preferência, ela está presente em uma quantidade de até 5% em peso, de preferência até 2% em peso.
De preferência, a composição inclui uma fragrância, adequadamente pelo menos 0,01% em peso, de preferência pelo menos 0,05% em peso da mesma; adequadamente, até 1% em peso, de preferência até 0,3% em peso.
A composição pode incluir um conservante. Conservantes exemplificativos os quais podem formar parte da composição incluem composições dispersíveis em água ou solúveis em água úteis as quais incluem terpenos e parabenos, incluindo metil parabenos e etil parabenos, glutaraldeído, formaldeído, 2-bromo-2-nitropropano-l,3-diol, 5-cloro-2- metil-4-isotiazolin-3-ona, 2-metil-4-isotiazolin-3-ona e misturas dos mesmos.
A composição pode incluir ainda agentes anti- microbianamente eficazes, tais como um biocida, por exemplo, piritionas (especialmente piritiona de zinco, a qual é também conhecida como ZPT), dimetildimetilol hidantoína (disponível sob a marca comercial Glydant), metilcloroisotiazolinona/metilisotiazolinona (disponível
sob a marca comercial Kathon, CG), sulfito de sódio, bissulfito de sódio, imidazolidinil uréia (disponível sob a marca comercial Germall 115) , álcool benziIico, 2-bromo-2- nitropropano-1,3-diol (disponível sob a marca comercial Bronopol), formalina (formaldeído), butilcarbamato de iodopropenila (disponível sob a marca comercial Polyphase PlOO), cloroacetamida, metanamina, metildibromonitrilo glutaronitrilo (1,2-dibromo-2 , 4-dicianobutano (disponível sob a marca comercial Tektamer), glutaraldeído, 5-bromo-5- nitro-1,3-dioxano (disponível sob a marca comercial Bronidox), álcool fenetílico, o-fenilfenol/o-fenilfenol de sódio, hidróximetilglicinato de sódio (disponível sob a marca comercial Suttocide A) , polimetóxi oxazolidina bicíclica (disponível sob a marca comercial Nuosept C) , dimetoxano, timersal, álcool diclorobenzílico, captano, clorfenenesina, diclorofeno, clorbutanol, laurato de glicerila, difenil éteres halogenados, tais como 2,4,4- tricloro-2-hidróxi-difenil éter (disponível sob a marca comercial Triclosan ou TCS), 2,2-dihidróxi-5,5-dibromo- difenil éter, compostos antimicrobianos fenólicos, tais como fenol, fenóis substituídos por grupo (s) alquila Ci-8 e/ou por átomo (s) de halogênio e/ou por grupo (s) benzila, resorcinol e seus derivados, 5-cloro-2,4-dihidróxidifenil metano, 4-cloro-2,4-dihidróxidifenil metano, 5-bromo-2,4- dihidróxidifeni 1 metano e 4-bromo-2, 4-dihidróxidif enil metano, compostos bisfenólicos, tais como 2,2-metileno bis (4-clorofenol) , 2,2-metileno bis(3 , 4 , 6-triclorofenol), 2,2-metileno bis(4-cloro-6-bromofenol), bis(2-hidróxi-3,5- diclorofenil)sulfeto e bis(2-hidróxi-5-clorobenzil)sulfeto, ésteres benzóicos (parabenos), tais como metilparabeno, propilparabeno, butilparabeno, etilparabeno, isopropilparabeno, isobutilparabeno, benzilparabeno, metilparabeno de sódio e propilparabeno de sódio, carbanilidas halogenadas (por exemplo, 3,4,4- triclorocarbanilidas (disponível sob a marca comercial Triclocarban ou TCC) , 3-trifluorometil-4,4 — diclorocarbanilida ou 3,3,4-triclorocarbanilida.
A composição da presente invenção compreende, de preferência, menos de 10% em peso de tensoativo, de preferência menos de 5% em peso, mais preferivelmente menos de 1% em peso e, ainda mais preferivelmente, menos de 0,7% em peso.
Um tensoativo está, de preferência, presente em uma quantidade de até 5% em peso. Composições preferidas compreendem de 0,1 a 4% em peso de tensoativo.
Tensoativos adequados são tensoativos aniônicos, não- iônicos, catiônicos ou anfotéricos ou misturas dos mesmos. Muitos de tais tensoativos são descritos em Kirk Othmer's Encyclopedia of Chemical Technology, 3a Ed., Vol. 22, páginas 360-379, "Surfactants and Detersive Systems", incorporado aqui como referência. Em geral, tensoativos estáveis a alvejantes são preferidos. Tensoativos não- iônicos são especialmente preferidos.
Uma possível classe de tensoativos não-iônicos são tensoativos não-iônicos etoxilados preparados através da reação de um monohidróxi alcanol ou alquilfenol com 6 a 20 átomos de carbono com, de preferência, pelo menos 12 moles, particularmente de preferência pelo menos 16 moles e, ainda mais preferivelmente, pelo menos 2 0 moles de oxido de etileno por mol de álcool ou alquilfenol.
Tensoativos não-iônicos particularmente preferidos são os não-iônicos de um álcool graxo de cadeia linear com 16- 20 átomos de carbono e pelo menos 12 moles, particularmente de preferência pelo menos 16 e, ainda mais preferivelmente, pelo menos 20 moles de óxido de etileno por mol de álcool.
De acordo com uma modalidade preferida da invenção, os tensoativos não-iônicos compreendem, adicionalmente, unidades de óxido de propileno na molécula. De preferência, essas unidades de OP constituem até 25% em peso, de preferência até 20% em peso e, ainda mais preferivelmente, até 15% em peso do peso molecular global do tensoativo não- iônico. Tensoativos particularmente preferidos são mono- hidróxi alcanõis ou alquilfenóis etoxilados, os quais compreendem, adicionalmente, unidades de copolimero em bloco de polioxietileno-polioxipropileno. A porção álcool ou alquilfenol de tais tensoativos constitui mais de 30%, de preferência mais de 50%, mais preferivelmente mais de 70% em peso do peso molecular global do tensoativo não- iônico.
Outra classe de tensoativos não-iônicos adequados inclui copolímeros em bloco invertido de polioxietileno e polioxipropileno e copolímeros em bloco de polioxietileno e polioxipropileno iniciados com trimetilolpropano.
Outra classe preferida de tensoativos não-iônicos pode ser descrita pela fórmula:
R1O [CH2CH (CH3) 0] χ [CH2CH2O] y [CH2CH (OH) R2] onde R1 representa um grupo hidrocarboneto alifático de cadeia linear ou ramificada com 4-18 átomos de carbono ou misturas dos mesmos, R2 representa um hidrocarboneto alifático de cadeia linear ou ramificada com 2-26 átomos de carbono ou misturas dos mesmos, χ é um valor entre 0,5 e 1,5 e y é um valor de pelo menos 15.
Outro grupo de tensoativos não-iônicos preferidos são os não-iônicos polioxialquilados com extremidade revestida de fórmula:
R1O [CH2CH (R3)OJx [CH2] kCH (OH) [CH2] jOR2 onde R1 e R2 representam grupos de hidrocarbonetos alifáticos ou aromáticos, saturados ou insaturados, de cadeia linear ou ramificada com 1-3 0 átomos de carbono, R3 representa um átomo de hidrogênio ou um grupo metila, etila, n-propila, iso-propila, n-butila, 2-butila ou 2- metil-2-butila, χ é um valor entre 1 e 30 e k e j são valores entre 1 e 12, de preferência entre 1 e 5. Quando o valor de χ é >2, cada R3 na fórmula acima pode ser diferente. R1 e R2 são, de preferência, grupos de hidrocarbonetos alifáticos ou aromáticos, saturados ou insaturados, de cadeia linear ou ramificada com 6-22 átomos de carbono, onde grupos com 8 a 18 átomos de carbono são particularmente preferidos. Para o grupo R3, H, metila ou etila são particularmente preferidos. Valores particularmente preferidos para χ estão compreendidos entre 1 e 20, de preferência entre 6 e 15.
Conforme descrito acima, no caso de x>2, cada R3 na fórmula pode ser diferente. Por exemplo, quando x=3, o grupo R3 poderia ser escolhido para construir unidades de óxido de etileno (R3=H) ou óxido de propileno (R3=metila) , as quais podem ser usadas em cada ordem única, por exemplo, (OP) (OE) (OE) , (OE) (OP) (OE) , (OE) (OE) (OP) , (OE) (OE) (OE) , (OP)(OE)(OP), (OP)(OP)(OE) e (OP)(OP)(OP). 0 valor 3 para χ é apenas um exemplo e valores maiores podem ser escolhidos, por meio do qual surgirá um número maior de variações de unidades de (OE) ou (OP).
Álcoois polioxialquilados com extremidade revestida particularmente preferidos da fórmula acima são aqueles onde k = 1 e j =1 que originam moléculas de fórmula simplificada:
R1O [CH2CH (R3) 0] xCH2CH (OH) CH2OR2 O uso de misturas de diferentes tensoativos não- iônicos é adequado no contexto da presente invenção, por exemplo, misturas de álcoois alcoxilados e grupo hidróxi contendo álcoois alcoxilados.
A composição pode compreender outros excipientes opcionais, por exemplo, corantes, estabilizantes e outras enzimas. Adequadamente, corantes podem incluir corantes de grau alimentício, tais como Ultramarin Blue e Patentblau da Clariant. Outras enzimas podem estar presentes, as quais podem ser selecionadas, por exemplo, de lipases, proteases e amilases. Tais outras enzimas podem, adequadamente, estar presentes em uma quantidade de 0,1 a 3% em peso, de preferência 0,5 a 2% em peso.
A composição pode ainda compreender agentes anti- calcário, por exemplo, selecionados dentre sais de metal alcalino de fosfatos, fosfonatos, citratos, silicatos, diacetato de metil glicina de dissódio (MGDA), imino- disuccinato tetrassódico ou N,N-diacetato glutâmico de dissódio; adequadamente de 1 a 20% em peso dos mesmos, de preferência de 2 a 10%.
A composição pode estar na forma de uma espuma, líquido ou gel. Ela pode ser aplicada através de qualquer meio disponível, por exemplo, um pulverizador com gatilho, uma garrafa de apertar ou um aerossol.
A composição da presente invenção é particularmente adequada para limpeza de filtros os quais retêm partículas de sujeira em lava-louças automáticas. Contudo, ela também pode ser aplicada a outras áreas da máquina de lavar louças, onde sujeiras persistentes tenham se depositado.
De acordo com o segundo aspecto da presente invenção, é fornecido um método de limpeza do filtro de uma lava- louças automática entre operações regulares de lavagem de louças, o método compreendendo contatar o filtro com a composição do primeiro aspecto (incluindo uma forma diluída da mesma) durante um período de pelo menos 3 0 minutos.
Para concluir o método, a composição pode ser enxaguada da lava-louças.
De preferência, o tempo de contato com o filtro é de pelo menos 1 hora. Um método preferido é um método de limpeza de filtro, conforme definido acima. Nessa modalidade, a composição é lavada da lava-louças quando ela é usada em seguida em uma operação regular de lavagem de louça, quer seja 2 horas, 12 horas ou 24 horas depois. De preferência, a composição é distribuída ã lava-louças imediatamente após o final da operação de lavagem de louças anterior, para maximizar o tempo de residência. Assim, é preferido que a composição seja aplicada ao filtro sem que a lava-louças esteja sendo operada.
Na modalidade de limpeza de filtro específica preferida, a composição é deixada na lava-louças durante um período de pelo menos 2 horas, mais preferivelmente pelo menos 4 horas. Adequadamente, ela pode ser deixada durante a noite. De preferência, a Composição é deixada na lava- louças durante um período de menos de 4 8 horas, de preferência menos de 3 6 horas, mais pref erivelmente menos de 24 horas.
Na modalidade de limpeza de filtro específica, a composição pode ser aplicada diretamente ao filtro ou ela pode ser aplicada livremente por toda a lava-louças e deixada escoar em direção ao filtro.
Uma alternativa é uma modalidade de limpeza de máquina/filtro conforme definida acima. Na modalidade de limpeza de máquina/filtro, a composição é distribuída por toda a cavidade da lava-louças através do mecanismo de pulverização em uma lavagem fictícia; mas, em qualquer determinado momento, haverá contato com o filtro e, obviamente, a água contendo a composição deve escoar através do filtro.
De acordo com o terceiro aspecto da presente invenção, é fornecido um produto compreendendo um recipiente e meios de dispersão, em que o recipiente compreende uma composição de acordo com o primeiro aspecto. O meio de distribuição permite a distribuição da composição a um local e pode, adequadamente, compreender um bocal, bico ou abertura estreita.
Em modalidades preferidas nas quais a composição está na forma de um líquido viscoso espesso, ela pode ser entornada diretamente sobre o filtro. Ela pode, por exemplo, ser distribuída a partir de uma garrafa formatada para auxiliar no derramamento ou um tubo ou uma garrafa adaptada para ser apertada de forma a liberar os conteúdos.
De acordo com o quarto aspecto da presente invenção, é fornecido o uso, entre as lavagens, de uma composição compreendendo uma carboidrase sem amido para degradar sujeiras em uma máquina de lavar louças automática.
A invenção será agora ainda descrita por meio dos exemplos não limitativos a seguir.
Exemplos
Exemplo 1
Uma solução foi preparada, compreendendo os seguintes componentes:
Celluzyme 0.7T (ex. Novozyme) 1% em peso Multifect CEG (ex. Genencor) 1% em peso Corante (Patent Blue, E131, ex. BASF) 0.1% em peso Tensoativo (Plurafac LF 500) 0.5% em peso Espessante (Hostagel, ex. Clariant) 0.3% em peso Biocida (Kathon CG, ex. Rhom & Haas) 0.09% em peso Fragrância 0.1% em peso Ácido citrico suficiente para fornecer uma solução de pH 4 (uma vez que água é adicionada) Água deionizada equilíbrio
(Celluzyme, Multifect CEG, Plurafac, Hostagel e Kathon são marcas comerciais).
Chá de frutas vermelhas foi adicionado à solução e a mistura foi agitada em temperatura ambiente durante 20 horas.
Após esse período, a degradação completa do chá de frutas foi observada.
O chá de frutas consistia de pedaços distintos de maçã, morango e rosa canina e partículas de madeira, no início do experimento. Ao final do experimento, o chã de frutas foi degradado em uma consistência de polpa, a qual estava em pó após secagem.
Isso mostra claramente que a composição degradaria chã de frutas suficientemente para permitir que a mesma seja lavada durante a próxima operação normal de trabalho de uma máquina ADW.
Exemplo 2
Uma solução foi preparada, a qual era a mesma conforme no Exemplo 1, mas na qual o ácido cítrico estava ausente e carbonato de sódio suficiente foi adicionado para fornecer uma solução de pH 8.
Chá de frutas vermelhas foi adicionado à solução e a mistura foi agitada em temperatura ambiente durante 20 horas.
Novamente, após esse período, a degradação completa do chá de frutas foi observada, em uma massa de polpa capaz de ser lavada durante a próxima operação de trabalho normal de uma máquina ADW.

Claims (20)

1. Composição para limpeza de filtro para uso entre operações de lavagem de louças em uma lava-louças caracterizada pelo fato de compreender uma carboidrase sem amido.
2. Composição, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de compreender pelo menos duas carboidrases sem amido.
3. Composição, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada pelo fato de compreender pelo menos 0,1-2% em peso de carboidrase sem amido.
4. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que a carboidrase sem amido é selecionada de celulase e xilanase.
5. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de ser ácida.
6. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de produzir uma solução com pH de 3 a 6 quando diluída a 1:100 em água deionizada a 20°C.
7. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 4, caracterizada pelo fato de ter um pH de 7 a 9 quando diluída a 1:100 em água deionizada a -20 °C.
8. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de compreender pelo menos 90% em peso de água.
9. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de ainda compreender um agente para controle de odor.
10. Composição, de acordo com a reivindicação 9, caracterizada pelo fato de compreender glicose oxidase.
11. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de compreender um biocida.
12. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de compreender uma fragrância.
13. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de compreender um espessante.
14. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de ser um líquido com viscosidade de pelo menos 50 mPa, conforme determinado através do método aqui descrito.
15. Método de limpeza do filtro de uma lava-louças automática entre operações de lavagem de louças caracterizado pelo fato de compreender o contato do filtro com uma composição, conforme definida em qualquer uma das reivindicações precedentes, incluindo uma forma diluída da mesma, durante um período de pelo menos 3 0 minutos.
16. Método, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que a composição é aplicada ao filtro sem que a lava-louças esteja sendo operada.
17. Método, de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato de que a composição é deixada durante pelo menos 4 horas antes de ser lavada da lava-louças.
18. Método, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que a composição é colocada na máquina durante um ciclo de lavagem de louças fictício.
19. Produto compreendendo um recipiente e um meio de distribuição caracterizado pelo fato de que o recipiente compreende uma composição, conforme definida em qualquer uma das reivindicações de 1 a 14.
20. Uso de uma composição entre lavagens de uma lava-louças automática caracterizado pelo fato de compreender uma carboidrase sem amido para degradar sujeiras retidas por um filtro da lava-louças.
BRPI0619053-7A 2005-12-07 2006-12-07 composição e método BRPI0619053A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GB0524927.1 2005-12-07
GBGB0524927.1A GB0524927D0 (en) 2005-12-07 2005-12-07 Compositions and method
PCT/GB2006/004570 WO2007066111A1 (en) 2005-12-07 2006-12-07 Composition and method

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0619053A2 true BRPI0619053A2 (pt) 2011-09-20

Family

ID=35735676

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0619053-7A BRPI0619053A2 (pt) 2005-12-07 2006-12-07 composição e método

Country Status (9)

Country Link
US (1) US20080293608A1 (pt)
EP (1) EP1963473B1 (pt)
CN (1) CN101316921A (pt)
AU (1) AU2006323417A1 (pt)
BR (1) BRPI0619053A2 (pt)
CA (1) CA2631626A1 (pt)
ES (1) ES2458590T3 (pt)
GB (1) GB0524927D0 (pt)
WO (1) WO2007066111A1 (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB0618402D0 (en) * 2006-09-19 2006-11-01 Reckitt Benckiser Nv Detergent composition and method
GB201010580D0 (en) * 2010-06-23 2010-08-11 Reckitt Benckiser Nv Machine dishwashing compositions and methods
DE102011007695A1 (de) * 2011-04-19 2012-10-25 Henkel Ag & Co. Kgaa Phosphatfreies Geschirrspülmittel
RU2648356C2 (ru) * 2012-09-18 2018-03-23 Дау Глоубл Текнолоджиз Ллк Бактерицидные композиции
JP6535658B2 (ja) * 2013-10-03 2019-06-26 ダウ グローバル テクノロジーズ エルエルシー フェノキシエタノールを含む殺微生物性組成物
RU2687741C2 (ru) * 2013-10-03 2019-05-16 Дау Глоубл Текнолоджиз Ллк Микробицидная композиция, содержащая 2-метилизотиазолин-3-он
DE102019220454A1 (de) * 2019-12-20 2021-06-24 Henkel Ag & Co. Kgaa Verfahren zur Reinigung und Pflege einer automatischen Geschirrspülmaschine
GB202104909D0 (en) * 2021-04-07 2021-05-19 Reckitt Benckiser Finish Bv Dishwashing machine cleaning composition

Family Cites Families (26)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB1368599A (en) * 1970-09-29 1974-10-02 Unilever Ltd Softening compositions
US3949772A (en) * 1974-12-13 1976-04-13 General Electric Company Door type dishwasher
US4085761A (en) * 1976-10-06 1978-04-25 Hobart Corporation Drain filter for a dishwashing machine
US4150679A (en) * 1977-11-23 1979-04-24 General Electric Company Dishwasher with improved bypass filter arrangement
US4347861A (en) * 1981-02-25 1982-09-07 Whirlpool Corporation Dishwasher soil separator
FI66282C (fi) * 1982-11-02 1984-10-10 Valio Meijerien Foerfarande foer ensilering av groenfoder eller fullsaed
DE3240688A1 (de) * 1982-11-04 1984-05-30 Henkel KGaA, 4000 Düsseldorf Verwendung von alkylmonophosphonsaeuren als keimtoetende substanzen
US4938240A (en) * 1987-04-30 1990-07-03 Ecolab Inc. Dishwashing apparatus including a flip-flop solid detergent dispenser
WO1992006210A1 (en) * 1990-10-05 1992-04-16 Genencor International, Inc. Detergent compositions containing cellulase compositions enriched in acidic endoglucanase type components
DE4233698A1 (de) * 1992-10-07 1994-04-14 Henkel Kgaa Flüssiges Reinigungs- und Pflegemittel für Haushaltsgeschirrspülmaschinen
US5405412A (en) * 1994-04-13 1995-04-11 The Procter & Gamble Company Bleaching compounds comprising N-acyl caprolactam and alkanoyloxybenzene sulfonate bleach activators
US5972040A (en) * 1993-12-21 1999-10-26 The Procter & Gamble Company Detergent compositions containing percarbonate and amylase
DE19503060A1 (de) * 1995-02-01 1996-08-08 Henkel Ecolab Gmbh & Co Ohg Reinigungsverfahren für Membranfilter
CA2263326A1 (en) * 1996-08-09 1998-02-19 Ivan Maurice Alfons Jan Herbots Detergent compositions comprising a pectinesterase enzyme
US5990065A (en) * 1996-12-20 1999-11-23 The Procter & Gamble Company Dishwashing detergent compositions containing organic diamines for improved grease cleaning, sudsing, low temperature stability and dissolution
CA2282476A1 (en) * 1997-03-07 1998-09-11 The Procter & Gamble Company Cleaning compositions comprising xylan degrading alkaline enzyme and bleaching agent
MA24594A1 (fr) * 1997-03-07 1999-04-01 Procter & Gamble Compositions de blanchiment
US6734155B1 (en) * 1997-07-09 2004-05-11 The Procter & Gamble Company Cleaning compositions comprising an oxidoreductase
US5937880A (en) * 1997-10-03 1999-08-17 Tca, Inc. Under counter dish washing machine
US6361989B1 (en) * 1997-10-13 2002-03-26 Novozymes A/S α-amylase and α-amylase variants
US6827795B1 (en) * 1999-05-26 2004-12-07 Procter & Gamble Company Detergent composition comprising polymeric suds enhancers which have improved mildness and skin feel
GB0004130D0 (en) * 2000-02-23 2000-04-12 Procter & Gamble Detergent tablet
US6551414B2 (en) * 2001-01-19 2003-04-22 U.S. Chemical Corporation Automatic system and method for removing mineral deposits from a dishwasher
US6723687B2 (en) * 2001-05-01 2004-04-20 The Procter & Gamble Company Automatic dishwashing compositions comprising diacyl peroxide bleach and blooming perfume
GB0111618D0 (en) * 2001-05-14 2001-07-04 Procter & Gamble Dishwashing
US6750186B2 (en) * 2002-02-04 2004-06-15 Robert Black Composition and method for cleaning dishwashers

Also Published As

Publication number Publication date
CA2631626A1 (en) 2007-06-14
ES2458590T3 (es) 2014-05-06
WO2007066111A1 (en) 2007-06-14
AU2006323417A1 (en) 2007-06-14
EP1963473A1 (en) 2008-09-03
US20080293608A1 (en) 2008-11-27
CN101316921A (zh) 2008-12-03
EP1963473B1 (en) 2014-02-12
GB0524927D0 (en) 2006-01-18

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0619053A2 (pt) composição e método
US20130130358A1 (en) Machine Dishwashing Compositions and Methods
CN101755039B (zh) 包含多糖的餐具洗涤系统
JP2012520910A5 (pt)
US20090311136A1 (en) Enzymatic antibacterial cleaner having high pH stability
US20100093587A1 (en) Detergent Composition and Method
JP2009173768A (ja) 便座用除菌洗浄剤組成物およびこれを含有する除菌洗浄材、ならびにこれらを用いた除菌洗浄方法
US9969955B2 (en) Powdered automatic dishwashing detergent
US20220369892A1 (en) Dishwashing machine and method
JPH06510802A (ja) 陶器から澱粉を含む汚れを除去する方法及びその方法に適用される界面活性剤濃縮液
CN105039004A (zh) 茶籽粉洗涤剂的制备方法
WO2014107111A1 (en) Mechanical dishwashing agent and method of mechanical dishwashing
BE1027322A1 (fr) Composition nettoyante et dégraissante pour le traitement de surfaces dures
SA515360293B1 (ar) تركيبة تنظيف طاردة للحشرات
AU2017200617B2 (en) Machine dishwashing compositions and methods
JP3597404B2 (ja) 消臭洗浄剤
JP2009019068A (ja) 家庭用洗浄剤
EP1723225A1 (en) Multi-phase tablet
CN103897845A (zh) 一种杀菌洗涤剂
PT1347039E (pt) Processo para lavar louça
JP2004277651A (ja) 食器洗い機用洗剤組成物
CZ9904406A3 (cs) Prostředek čistící jídlo, tvorba výrobku a způsob čištění jídla

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 6A ANUIDADE

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2214 DE 11/06/2013.