BRPI0617690A2 - parede de retenção - Google Patents

parede de retenção Download PDF

Info

Publication number
BRPI0617690A2
BRPI0617690A2 BRPI0617690-9A BRPI0617690A BRPI0617690A2 BR PI0617690 A2 BRPI0617690 A2 BR PI0617690A2 BR PI0617690 A BRPI0617690 A BR PI0617690A BR PI0617690 A2 BRPI0617690 A2 BR PI0617690A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
retaining wall
molded blocks
molded
layers
blocks
Prior art date
Application number
BRPI0617690-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Stephan Steffen
Original Assignee
Sf Koop Gmbh Beton Konzepte
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sf Koop Gmbh Beton Konzepte filed Critical Sf Koop Gmbh Beton Konzepte
Publication of BRPI0617690A2 publication Critical patent/BRPI0617690A2/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E02HYDRAULIC ENGINEERING; FOUNDATIONS; SOIL SHIFTING
    • E02DFOUNDATIONS; EXCAVATIONS; EMBANKMENTS; UNDERGROUND OR UNDERWATER STRUCTURES
    • E02D17/00Excavations; Bordering of excavations; Making embankments
    • E02D17/20Securing of slopes or inclines
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E02HYDRAULIC ENGINEERING; FOUNDATIONS; SOIL SHIFTING
    • E02DFOUNDATIONS; EXCAVATIONS; EMBANKMENTS; UNDERGROUND OR UNDERWATER STRUCTURES
    • E02D29/00Independent underground or underwater structures; Retaining walls
    • E02D29/02Retaining or protecting walls
    • E02D29/025Retaining or protecting walls made up of similar modular elements stacked without mortar

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mining & Mineral Resources (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Paleontology (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Retaining Walls (AREA)

Abstract

<B>PAREDE DE RETENçãO<D>A invenção refere-se a uma parede de retenção, particularmenteuma parede de retenção (24) inclinada contra um aterro de solo, de blocos moldados individuais (20, 21, 22, 23), sendo que os blocos moldados (20, 23) estão dispostos um sobre o outro em camadas (30), e sendo que os blocos moldados (20, ..., 23) de camadas vizinhas estão engatados um no outro por união positiva na região de lados superiores (25) e lados inferiores (26)dos blocos moldados (20, ..., 23). De acordo com a invenção, é previsto que os lados superiores (25) e lados inferiores (26) dos blocos moldados (20,. 23) sejam configurados ou alinhados de tal modo que, camadas individuais (30), por pressão lateral, sejam deslocáveis em uma direção correspondente transversalmente a um eixo longitudinal imaginário da parede de retenção (24). Para se produzir a união positiva transversal ao eixo longitudinal da parede de retenção, é preferivelmente previsto que os blocos moldados (20, .., 23) na região do lado superior (25) e do lado inferior (26) apresentem respectivamente meios de engate por união positiva, particularmente saliências e/ou desalinhamentos e/ou superfícies inclinadas (31).

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "PAREDE DERETENÇÃO".
DESCRIÇÃO
A invenção refere-se a uma parede de suporte, especialmenteuma parede de suporte inclinada contra um aterro com terra, consistindo emtijolos moldados separados, sendo que os tijolos moldados de camadas vizi-nhas ficam cada vez engrenados uns com os outros por fecho pela forma naregião de lados superiores e lados inferiores dos tijolos moldados, de acordocom o termo genérico da reivindicação 1.
Paredes de suporte deste gênero são conhecidas da prática emnumerosas variantes. Neste caso é conhecido tanto ligar as camadas detijolos moldados entre si com argamassa, ou executar como chamada pare-de de suporte de gravidade sem argamassa. Além disso é conhecido, aco-plar os tijolos moldados da parede de suporte por meio de peças de ligação.
Uma parede de suporte do gênero inicialmente mencionado estáconhecida do modelo de utilidade DE 90 15 718, que provém da casa darequerente. Por meio de ligação por fecho pela forma dos tijolos moldadosna região dos lados superiores e dos lados inferiores, cria-se uma união den-tro das camadas. Desta maneira cria-se um elemento de parede, o qual, a-través da união dos tijolos moldados deve ser considerado estaticamentecomo elemento de disco. O mesmo vale no caso de ligação dos tijolos mol-dados por argamassa.
Um problema da parede de suporte acima descrita consiste nofato que o elemento de disco, no caso de carga que varia possa falhar emsua totalidade, assim que a parede de suporte passa ser danificada ou atédestruída. Tais variações de carga podem ocorrer, por exemplo, devido àscargas que variam através do aterro com terra, especialmente através decargas aplicadas sobre a superfície que variam ou condições de umidadeque variam.
Partindo disso, a invenção está baseada na tarefa de aperfeiçoarparedes de suporte do gênero inicialmente mencionado, especialmente pro-por paredes de suporte, as quais resistem melhor às variações da carga.Para a solução desta tarefa, a parede de suporte de acordo coma invenção apresenta as características da reivindicação 1. De acordo comisso está previsto, que os lados superiores e os lados inferiores dos tijolosmoldados são configurados ou alinhados, respectivamente, de tal maneiraque as camadas na ocasião de pressão lateral de maneira transversal emrelação ao eixo longitudinal da parede de suporte podem ser deslocadas emdireção correspondente. Esta solução apresenta especialmente a vantagem,que a parede de suporte não forma em sua totalidade um único elemento dedisco, mas que através de deslocamento que resulta da carga, possa acon-tecer uma descompressão de camadas.
Por conseguinte se propõe que uma das camadas de tijolosmoldados, que engrenam uma na outra por fecho pela forma, seja deslocadapara fora do eixo da parede, com o intuito de impedir uma destruição da pa-rede de suporte inteira. Para isso, os tijolos moldados são configurados detal maneira que apesar do fecho pela forma seja possível um deslocamentona região dos lados superiores e lados inferiores. Desta maneira, ficam man-tidas as vantagens que se obtêm pela "dentadura" das camadas.
De acordo com o aperfeiçoamento preferido da invenção estáprevisto que tijolos moldados dispostos na camada determinada são configu-rados de maneira divergente dos tijolos moldados das camadas cada vezvizinhas, com o intuito de possibilitar um deslocamento dos tijolos moldados.
Em outras palavras, propõe-se que os tijolos moldados, dos quais está for-mada a parede de suporte, não sejam idênticos, mas possam divergir umdos outros, pelo menos por camadas. Neste caso, está previsto que em de-terminadas camadas sejam previstos tijolos moldados especiais, que sãoconfigurados cada vez de maneira divergente dos tijolos moldados de cama-das vizinhas. Isso possibilita a disposição seletiva de camadas, as quais po-dem ser deslocadas na ocasião de variações de carga. Desta maneira, aconstrução da parede de suporte pode ser predeterminada de maneira sele-tiva sob pontos de vista estáticos, com o intuito de evitar o perigo de prejudi-car a parede de suporte inteira.
Com o intuito de estabelecer o fecho pela forma entre as cama-das, pode ser previsto de preferência que os tijolos moldados na região dolado superior e do lado inferior apresentem cada vez meios de fecho pelaforma, especialmente saliências e/ou desalinhamentos e/ou superfícies incli-nadas, para a engrenagem por fecho pela forma dos tijolos moldados decamadas vizinhas, de maneira transversal em relação ao eixo longitudinal daparede de suporte. Desta maneira, está garantida a dentadura das camadas.
Além disso, está previsto de preferência que os meios de fechopela forma de tijolos moldados de camadas vizinhas sejam configurados demaneira correspondente uns em relação aos outros, sendo que os meios defecho pela forma de camadas são configurados de tal maneira que, em casode pressão lateral sobre uma camada (superior ou inferior, respectivamente),a pressão possa ser transmitida através dos meios de fecho pela forma paratijolos moldados vizinhos de camadas (centrais), e que os meios de fechopela forma de outras camadas sejam configurados de tal maneira que estespossibilitem a absorção de pressão de tijolos moldados de camadas vizi-nhas, no entanto, em caso de pressão lateral direta, possam ser deslocadospara fora do eixo da parede.
Em uma forma de execução preferida da invenção está previstoque, no lado superior e no lado inferior dos tijolos moldados, sejam configu-radas cada vez superfícies inclinadas para a engrenagem por fecho pelaforma com tijolos moldados de camadas vizinhas, sendo que as superfíciesinclinadas são dispostas de preferência cada vez com distância de um ladoque está a vista e um lado posterior dos tijolos moldados.
Com o intuito de possibilitar o deslocamento de camadas estáprevisto, além disso, que superfícies inclinadas correspondentes dos tijolosmoldados de uma camada da parede de suporte passam no lado superior eno lado inferior de maneira divergente em direção do lado posterior, e que assuperfícies inclinadas correspondentes dos tijolos moldados de camadasvizinhas da parede de suporte passam no lado süperior e no lado inferior demaneira convergente em direção do lado posterior. Desta maneira, obtém-se, quando de uma pressão lateral sobre camadas, uma distribuição dapressão para camadas vizinhas, sendo que ao mesmo tempo uma pressãodireta sobre camadas, dispostas de maneira seletiva, possa causar um des-locamento das correspondentes camadas e com isso uma descompressãoem relação à variação de carga. Evidentemente, a configuração geométricados tijolos moldados das camadas, também pode ser escolhida de maneirainversa, assim que superfícies inclinadas correspondentes dos tijolos molda-dos de uma camada da parede de suporte, passam no lado superior e nolado inferior de maneira convergente em direção do lado posterior, e quesuperfícies inclinadas correspondentes dos tijolos moldados de camadasvizinhas da parede de suporte passam no lado superior e no lado inferior demaneira divergente em direção do lado posterior.
Um outro aperfeiçoamento, no qual também pode tratar-se deuma invenção autônoma, apresenta a particularidade, que lados posterioresde pelo menos uns tijolos moldados, apresentem meios para a dentaduracom um aterro com terra da parede de suporte. Isso também pode levar auma redução do ângulo de atrito da parede, pelo qual a pressão da terra ati-va que atua sobre a parede de suporte, deixa de existir proporcionalmenteou pode ser reduzida, respectivamente. Desta maneira, a parede de suportede acordo com a invenção pode absorver cargas maiores que paredes desuporte tradicionais.
Em um aperfeiçoamento preferido da presente invenção está pre-visto que os lados posteriores apresentem uma superfície tornada rugosa e/ouperfilada, com o intuito de aumentar o atrito da parede geotécnico do aterrocom terra. Nos lados posteriores de uns ou de todos os tijolos moldados sãoconfiguradas de preferência saliências como meios de dentadura, que são dis-postas de maneira distanciada uma da outra, sendo que as saliências apresen-tam de preferência uma estrutura em forma de cubo ou de bloco.
Um outro aperfeiçoamento da invenção prevê, que tijolos molda-dos apresentam em superfícies laterais verticais meios para a dentaduracom tijolos moldados vizinhos da mesma camada, especialmente ranhurase/ou saliências correspondentes, as quais engrenam umas nas outras depreferência por fecho pela forma.
Um outro aperfeiçoamento ainda diferente da invenção prevê, quea parede de suporte seja configurada de vários tipos de tijolos diferentes, sendoque os tipos e tijolos, com forma e dimensões em essência coincidentes, apre-sentam lados que estão a vista configuradas de maneira diferente.
Os tijolos moldados de acordo com a invenção são adequadosnão só para o estabelecimento de paredes de suporte, mas também para oestabelecimento de paredes em geral, por exemplo, de paredes destacadasou fachadas-cortina etc. Os tijolos moldados prestam-se, além disso, para oestabelecimento de revestimentos para soalho. Neste ponto se reivindicatambém proteção para finalidades de utilização deste gênero, assim comopara um kit de construção de tijolos moldados de acordo com a invenção.
Outros detalhes e aperfeiçoamentos preferidos da invenção seobtêm das reivindicações dependentes e no restante da descrição.
Um exemplo de execução preferido da invenção será descritoem seguida através do desenho. Neste mostram:
a figura 1 um tijolo moldado para uma parede de suporte em re-presentação tridimensional,
a figura 2 uma vista de cima sobre o tijolo moldado, de acordocom a figurai,
a figura 3 uma vista lateral sobre o lado que está à vista do tijolomoldado, de acordo com a figura 1,
a figura 4 uma vista lateral do tijolo moldado, de acordo com afigura 1,
a figura 5 um outro tijolo moldado para uma parede de suporte,em uma representação tridimensional,
as figuras 6 até 8 o tijolo moldado de acordo com a figura 5, nasrepresentações de acordo com as figuras 2 até 4,
a figura 9 um terceiro tijolo moldado para uma parede de suporteem representação tridimensional,
as figuras 10 até 12 o tijolo moldado de acordo com a figura 9,em representações de acordo com as figuras 2 até 4,
a figura 13 um quarto tijolo moldado para uma parede de supor-te, em representação tridimensional,as figuras 14 até 16 o tijolo moldado de acordo com a figura 13,em representações de acordo com as figuras 2 até 4,
a figura 17 uma parede de suporte de tijolos moldados, em umavista lateral e um corte vertical, respectivamente, e
a figura 18 os tijolos moldados de acordo com as figuras 1 até16, em representação tridimensional na região dos lados que estão à vista.
Os tijolos moldados 20, 21, 22, 23, representados nas figuras 1até 18, servem para o estabelecimento de uma parede de suporte 24. Ostijolos moldados 20 .. 23, se fabricam de preferência de concreto e dispõemde um lado superior 25, um lado inferior 26, um lado que está à vista vertical27, um lado posterior vertical 28, assim como duas superfícies laterais verti-cais 29. Os lados que estão a vista verticais 27, dos tijolos moldados 20 ..23, configuram um respectivo lado que está a vista da parede de suporte 24,enquanto os lados posteriores 28, dos tijolos moldados 20 .. 23, usualmentesão virados para um aterro com terra não representado. As duas superfícieslaterais restantes 29, se estendem por um lado entre o lado que está a vista27, e o lado posterior 28, assim como por outro lado entre o lado superior 25e o lado inferior 26.
No caso da parede de suporte 24, pode tratar-se como mostradona figura 17, de uma parede de suporte 24, em essência perpendicular. No en-tanto, a parede de suporte 24, também pode ser configurada como uma paredede suporte 24, que está inclinada em relação a um plano vertical imaginário.
No interior da parede de suporte 24, os tijolos moldados 20 .. 23são dispostos em camadas 30, uma acima da outra. Neste caso, os tijolosmoldados 20 .. 23, de camadas vizinhas 30, ficam engrenados uns com osoutros por fecho pela forma. A engrenagem por fecho pela forma se realizapor meio de um respectivo encosto de lados superiores 25 e lados inferiores26, virados uns para os outros, de tijolos moldados vizinhos 20 .. 23.
Com o intuito de estabelecer o fecho pela forma, os tijolos mol-dados 20 .. 23 dispõem na região do lado superior 25, e do lado inferior 26,de meios de fecho pela forma. No caso dos meios de fecho pela forma podetratar-se de quaisquer meios, que causam um fecho pela forma entre as ca-madas 30 de peças moldadas 20 .. 23, de tal maneira que cargas, especial-mente do aterro com terra, possam ser transmitidas de uma camada 30, pa-ra camadas vizinhas 30.
No presente exemplo de execução mostrado, os meios de fechopela forma são configurados pelo fato que, os lados superiores 25 e os ladosinferiores 26 sejam dispostos cada vez em vários planos deslocados uns emrelação aos outros, entre os quais passam superfícies inclinadas 31. As su-perfícies inclinadas 31 são dispostas cada vez com distância em relação aolado que está a vista 27 e em relação ao lado posterior 28, respectivamente.No presente exemplo de execução, as distâncias das superfícies inclinadas31, em relação aos lados que estão à vista 27 e em relação aos lados poste-riores 28, são escolhidas de maneira coincidente no caso de todos os tijolosmoldados 20 .. 23. Desta maneira, as superfícies inclinadas 31, de tijolosmoldados 20 .. 23 de camadas vizinhas 30 se encostam de maneira corres-pondente uma na outra.
Como mostra a figura 17, nas camadas 30, são dispostos cadavez tijolos moldados diferentes 20 .. 23. No presente caso a camada superior30 consiste em acordo com a figura 17, de tijolos moldados 20, 21, enquantoa camada 30 disposta embaixo desta consiste em tijolos moldados 22, 23. Apróxima camada 30, embaixo da camada 30 acima descrita, consiste outravez em tijolos moldados 20, 21, etc. O fundamento desta disposição é o se-guinte: os tijolos moldados 20, 21 dispõem cada vez de superfícies inclina-das 31, no lado superior 25, assim como no lado inferior 26, as quais sãoconfiguradas de maneira divergente em direção ao lado posterior 28. Demaneira correspondente, as superfícies inclinadas 31 convergem no ladosuperior 25, e no lado inferior 26, em direção ao lado que está a vista 27. Emcontrapartida, os tijolos moldados 22, 23 são configurados de tal maneiraque, as superfícies inclinadas 31, no lado superior 25 e no lado inferior 26convergem em direção ao lado posterior 28, e divergem em direção ao ladoque está a vista 27. Desta maneira, as superfícies inclinadas 31, de tijolosmoldados vizinhos 20 .. 23, se encostam por fecho pela forma uma na outrade tal maneira que, cargas direcionadas de maneira inclinada ou transversal,respectivamente, por conseguinte por exemplo pressão lateral do aterro comterra possa ser distribuída sobre camadas vizinhas 30. Desta maneira, porexemplo, pressão lateral sobre o lado posterior 28, dos tijolos moldados 20,21 da camada mais alta 30 da parede de suporte 24 de acordo com a figura17, pode ser transmitida através da superfície inclinada 31, na região do ladoinferior 26, para a superfície inclinada 31, que se encosta por fecho pelaforma, na região do lado superior 25, da camada 30 de tijolos moldados 22,23, a qual fica embaixo desta. Desta maneira, a pressão horizontal se distri-bui sobre a camada 30, disposta embaixo da camada mais alta 30. De ma-neira correspondente, pressão lateral se distribui sobre a camada central 30de tijolos moldados 20, 21, mostrada na figura 17, sobre as camadas 30 detijolos moldados 22, 23, dispostas abaixo e acima, a saber, cada vez atravésdas correspondentes superfícies inclinadas 31, na região dos lados superio-res 25, e lados inferiores 26.
A disposição e configuração, respectivamente, acima descritados tijolos moldados 20 .. 23, possibilitam também uma outra particularidade.Pelo fato que os tijolos moldados 22, 23 apresentam superfícies inclinadas31, que divergem em direção ao lado que está a vista 27, pressão lateralsobre o lado posterior 28, não pode ser transmitida através das superfíciesinclinadas 31, para outras camadas 30, de tijolos moldados 20, 21. Para atransmissão de pressão deste gênero, então só ficam à disposição as forçasde atrito entre as camadas e uma eventual ligação por argamassa das ca-madas 30. Como conseqüência desta disposição especial dos tijolos molda-dos 20 .. 23, é possível que uma ou várias camadas 30, quando de pressãolateral em demasia, deslizam para fora da parede de suporte (de maneiratransversal em relação ao eixo longitudinal da parede de suporte), e assimcontribuem para uma descompressão. Desta maneira, se age contra umadestruição da parede de suporte inteira 24.
Neste caso é imaginável, que só uma única camada 30, de tijo-los moldados 22, 23, é lateralmente movida ou deslocada, respectivamente.No entanto, também é imaginável, que um grupo de camadas 30, é forçadopara fora, por exemplo, uma camada 30 de tijolos moldados 22, 23, umacamada 30 de tijolos moldados 20, 21, disposta acima, e uma outra camada30 de tijolos moldados 22, 23, disposta acima. No caso da colocação alter-nada acima descrita, por conseguinte podem ser deslocados sempre paco-tes com 2, 5, 7 etc. camadas 30, dentro de uma parede de suporte.
No entanto, também é imaginável, que uma seção superior daparede de suporte 24, por conseguinte um tijolo moldado superior 20 .. 23 édeslocado continuamente até a uma determinada profundidade da parede desuporte 24.
Como acima descrito, as camadas 30 consistem cada vez exclu-sivamente em tijolos moldados 20, 21 por um lado, ou de tijolos moldados22, 23 por outro lado. Cada camada 30, da parede de suporte 24, consisteemste modo com vista à disposição e ao alinhamento, respectivamente, dassuperfícies inclinadas 31, de tijolos moldados idênticos 20, 21; 22, 23.
A diferença entre os tijolos moldados 20 e 21, consiste somente nofato que, estes com respeito a um perfil de ambas as superfícies laterais 19 sãoconfigurados de maneira diferente. Como se observa nas figuras 1 até 8, ostijolos moldados 20, 21 apresentam na região de ambas as superfícies lateraisverticais 29, meios para a dentadura com tijolos moldados vizinhos 20, 21, den-tro da mesma camada 30. Neste caso, os meios de dentadura nos tijolos mol-dados 20, 21 são configurados de maneira correspondente, assim que se ob-tém um fecho pela forma na região das superfícies laterais 29, quando os tijolosmoldados 20, 21 são colocados uns ao lado dos outros dentro da mesma ca-mada 30. No presente caso os meios de dentadura são configurados como ra-nhuras 32, que passam de maneira direcionada horizontalmente e sobressalen-te, e correspondentes rebaixos 33. As ranhuras 32, e os rebaixos 33 estendem-se de maneira alternantemente continua ao longo da totalidade das superfícieslaterais 29. As ranhuras 32, e os rebaixos 33, são alinhados de maneira parale-la uns em relação aos outros.
Também os tijolos moldados 22, 23 apresentam corresponden-tes ranhuras 32, e rebaixos 33, que correspondem uns com os outros, assimque tijolos moldados vizinhos 22, 23 podem ser colocados dentro de umacamada 30, sob dentadura alternante uns com os outros.Uma outra particularidade dos tijolos moldados mostrados 20 ..23 refere-se a uma configuração especial dos lados posteriores 28, de todosos tijolos moldados 20 .. 23. É que os lados posteriores 28 apresentam mei-os para a dentadura dos tijolos moldados 20 .. 23 e de uma superfície cor-respondente da parede de suporte 24, respectivamente, com um aterro comterra não mostrado.
Para esta finalidade, os lados posteriores 28 podem apresentaruma superfície tornada rugosa e/ou perfilada. No entanto, nos lados posteri-ores 28, são configuradas de preferência saliências distanciadas uma daoutra, por exemplo, como continuação das ranhuras 32, nas superfícies late-rais 29. No entanto, também é imaginável, que as saliências não são confi-guradas de maneira contínua, mas sejam amoldadas no lado posterior 28,como cubos ou como estruturas em forma de bloco. Isso leva a uma reduçãodo ângulo de atrito da parede, pelo qual a pressão da terra ativa que atuasobre a parede de suporte 24 deixa de existir proporcionalmente ou pode serreduzida, respectivamente. Desta maneira, a parede de suporte 24 descrita,pode absorver cargas maiores que paredes de suporte 24 tradicionais.
Uma outra particularidade refere-se à configuração dos ladosque estão à vista 27, dos tijolos moldados 20 .. 23. Como resulta do acimamencionado, a parede de suporte 24 é estabelecida de ao todo quatro tijolosmoldados 20 .. 23, configurados de maneira diferente. Neste caso, se utili-zam por camada 30, cada vez dois tijolos moldados 20, 21, configurados demaneira diferente por um lado, ou dois tijolos moldados 22, 23, configuradosde maneira diferente por outro lado. Os lados que estão à vista 27, dos qua-tro tijolos moldados 20 .. 23, no entanto, são configurados em sua totalidadede maneira divergente um do outro.
No exemplo de execução de acordo com a figura 18, os ladosque estão à vista 27 apresentam um desenho em forma de mosaico. No en-tanto, também podem ser previstos outros efeitos, com o intuito de configu-rar de maneira diferente os lados que estão a vista 27. Também é imaginá-Velj que os lados que estão a vista 27 sejam configurados por meio de cor-pos adaptadores, formados de maneira diferente.A vantagem desta solução consiste no fato, que a parede de su-porte 24, por um lado parece configurada de maneira atrativa, enquanto aestabilidade não sofra nenhumas perdas.
Uma outra particularidade consiste no fato que, os tijolos molda-dos 20 .. 23, com respeito aos meios de dentadura e os meios de fecho pelaforma sejam configurados de maneira simétrica em relação a um plano cen-tral imaginário horizontal. Desta maneira, os tijolos moldados 20 .. 23, semrenuncia às funcionalidades acima mencionadas, podem ser colocados tantocom o lado superior 25, para cima como também com o lado superior 26,apontando para baixo. Desta maneira, é possível uma configuração variadado lado que está à vista 27, da parede de suporte 24, sem que ocorram de-senhos uniformes ou um eventual efeito Moiré.
As particularidades acima descritas, dos tijolos moldados 20..23, podem ser realizadas de maneira independente ou cumulativa. Especi-almente, são possíveis quaisquer combinações das particularidades.
Com vista à configuração das superfícies laterais 31, evidente-mente também é imaginável que, as superfícies inclinadas se estendem con-tinuamente do lado que está a vista 27, até o lado posterior 28, assim que ostijolos moldados 20 .. 23 apresentam em sua seção transversal uma formade trapézio. Evidentemente também é imaginável, que as superfícies incli-nadas 31, se estendem partindo do lado que está à vista 27, e terminam comdistância em relação ao lado posterior 28, ou vice-versa. É importante, quesomente umas camadas 30, de tijolos moldados 20 .. 23, possam transmitirpressão lateral do aterro com terra para umas outra camadas 30, enquantoisto não está previsto no caso de outras camadas 30, de tijolos moldados.
O kit de tijolos moldados 20 .. 23, acima descrito, também estáadequado para o estabelecimento de especialmente paredes destacadas emgeral, assim como fachadas-cortina o semelhante. Neste caso, os tijolosmoldados 20 .. 23, podem ser configurados como acima descrito.
Além disso, os tijolos moldados 20 ..23, prestam-se também para oestabelecimento de revestimentos para soalho ou coberturas para terra, sendoque os tijolos moldados 20 .. 23 são colocados conjuntamente de acordo com adescrição acima, no entanto, os lados que estão à vista 27, dos tijolos molda-dos 20 .. 23, apontam para cima e formam a superfície de pavimentação.
Desta maneira, o kit descrito de (quatro) tijolos moldados 20 .. 23pode ser utilizado com fins múltiplos, por exemplo, para o estabelecimentode paredes de suporte 24, muros, revestimentos para soalho, etc.
REFERÊNCIAS
20 Tijolo moldado 21 Tijolo moldado 22 Tijolo moldado 23 Tijolo moldado 24 Produto doce 25 Lado superior 26 Lado inferior 27 Lado que está a vista 28 Lado posterior 29 Superfície lateral 30 Camada 31 Superfície inclinada 32 Ranhura 33 Rebaixo

Claims (18)

1.Parede de retenção, particularmente uma parede de retenção(24) inclinada contra um aterro de solo, de blocos moldados individuais (20,-21,22, 23), sendo que os blocos moldados (20..... 23) estão dispostos umsobre o outro em camadas (30), e sendo que os blocos moldados (20,..., 23)de camadas vizinhas estão engatados um no outro por união positiva na re-gião de lados superiores (25) e lados inferiores (26) dos blocos moldados(20, ..., 23), caracterizada pelo fato de que os lados superiores (25) e ladosinferiores (26) dos blocos moldados (20..... 23) são configurados ou alinha-dos de tal modo, que camadas individuais (30), por pressão lateral, são des-locáveis em uma direção correspondente transversalmente a um eixo longi-tudinal da parede de retenção (24).
2. Piarede de retenção de acordo com a reivindicação 1, caracte-rizada pelo fato de que os blocos moldados (20, 21; 22, 23) dispostos namesma camada (30) da parede de retenção (24) são configuradas desvian-do dos blocos moldados (20, ...,23) das respectivas camadas vizinhas (30),para possibilitar o deslocamento de camadas individuais (30).
3. Parede de retenção de acordo com qualquer uma das reivin-dicações 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que os blocos moldados (20.....-23) na região do lado superior (25) e do lado inferior (26) apresentam res-pectivamente meios de engate por união positiva, particularmente saliênciase/ou desalinhamentos e/ou superfícies inclinadas (31), para o engate porunião positiva dos blocos moldados (20, ..., 23) de camadas (30) vizinhastransversalmente ao eixo longitudinal da parede de retenção.
4. Parede de retenção de acordo com qualquer uma das reivin-dicações 1 a 3, caracterizada pelo fato de que os blocos moldados (20, 21;-22,23) de uma mesma camada (30) da parede de retenção (24) são con-formados de forma harmoniosa em relação aos meios de engate por uniãopositiva.
5. Parede de retenção de acordo com qualquer uma das reivin-dicações 1 a 4, caracterizada pelo fato de que os meios de engate por uniãopositiva de camadas (30) vizinhas são conformados de maneira correspon-dente entre si, sendo que os meios de engate por união positiva dos blocosmoldados (20, ..., 23) de uma mesma camada (30) são conformados de talmaneira que, em caso de pressão lateral sobre uma camada (30) superiorou inferior, a pressão sobre os meios de engate por união positiva sobre blo-cos moldados (20, ..., 23) de camadas (30) vizinhas é transmissível, e queos meios de engate por união positiva de blocos moldados (20, ..., 23) deoutras camadas (30) são conformados de tal maneira que possibilitam a ab-sorção de pressão de blocos moldados (20, ..., 23) de camadas (30) vizi-nhas, mas em caso de pressão lateral direta, são deslocáveis a partir do eixoda parede.
6. Parede de retenção de acordo com uma das reivindicações 1a 5, caracterizada pelo fato de que no lado superior (25) e lado inferior (26)dos blocos moldados (20 .. 23) estão formadas respectivamente áreas incli-nadas (31) para a entrada por união positiva com blocos moldados (20 .. 23)de camadas adjacentes (30), onde preferencialmente as áreas inclinadas(31) estão dispostas respectivamente distanciadas de um lado de vista (27)e um lado traseiro (28) dos blocos moldados (20 .. 23).
7. Parede de retenção de acordo com uma das reivindicações 1a 6, caracterizada pelo fato de que áreas inclinadas correspondentes (31)dos blocos moldados (20 .. 23) de uma camada (30) da parede de retenção(24) no lado superior (25) e lado inferior (26) correm divergindo na direçãodo lado traseiro (28) e que áreas inclinadas (31) correspondentes dos blocosmoldados (20 .. 23) de camadas adjacentes (30) da parede de retenção (24)correm no lado superior (25) e lado inferior (26) convergentemente na dire-ção do lado traseiro (28).
8. Parede de retenção de acordo com uma das reivindicações 1a 7, caracterizada pelo fato de que áreas inclinadas correspondentes (31)dos blocos moldados (20 .. 23) de uma camada (30) da parede de retenção(24) no lado superior (25) e lado inferior (26) correm convergindo na direçãodo lado traseiro (28) e que áreas inclinadas (31) correspondentes dos blocosmoldados (20 .. 23) de camadas adjacentes (30) da parede de retenção (24)correm no lado superior (25) e lado inferior (26) divergentemente na direçãodo lado traseiro (28).
9. Parede de retenção especialmente de acordo com uma dasreivindicações 1 a 8, caracterizada pelo fato de que os lados traseiros (28)de pelo menos alguns blocos moldados (20 .. 23) apresentam meios para aengrenagem com uma terraplenagem da parede de retenção (24).
10. Parede de retenção de acordo com uma das reivindicações 1a 9, caracterizada pelo fato de que os lados traseiros (28) apresentam umasuperfície áspera e/ou perfilada.
11. Parede de retenção de acordo com qualquer uma das reivindi-cações a 1 a 10, caracterizada pelo fato de que nos lados traseiros (28) de al-guns ou todos blocos moldados (20..23), se formam saliências, que são distan-ciadas entre si como meios de dentes de engrenagem, sendo que as saliênciasapresentam de preferência uma estrutura em forma de dado ou cubo.
12. Parede de retenção de acordo com qualquer uma das reivin-dicações 1 a 11, caracterizada pelo fato de que os blocos moldados (20..23)apresentam nas superfícies laterais verticais (29) meios para a engrenagemcom blocos moldados vizinhos (20..23) na mesma camada (30), especial-mente nos entalhes correspondentes (32) como saliências e/ou aprofunda-mentos (33), que de preferência se engatam por união positiva.
13. Parede de retenção de acordo com uma das reivindicações 1a 12, caracterizada pelo fato de que os meios de dentes de engrenagensnas superfícies laterais (29) estendam-se respectivamente sobre ao menosas superfícies laterais (29) completas respectivas.
14. Parede de retenção de acordo com uma das reivindicações 1a 13, caracterizada pelo fato de que a parede de retenção (24) é formadapor blocos de diferentes tipos, sendo que os tipos de blocos no caso de con-figurações e dimensões essencialmente coincidentes apresentam perfis (27)conformados de maneira diferente.
15. Parede de retenção de acordo com uma das reivindicações 1a 15, caracterizada pelo fato de que os diferentes tipos de blocos podem serdispostos nas camadas tanto com o lado superior (25) como com o lado infe-rior (26), sendo que os meios de encaixe positivo e/ou meios de dente deengrenagem são preferivelmente conformados ou dispostos de tal maneiraque, apesar de um encaixe positivo entre os blocos moldados (20,-..., 23) decamadas (30) vizinhas, ou entre blocos moldados (20, ..., 23) vizinhos,constituem a mesma camada.
16. Parede constituída de blocos moldados (20, ..., 23) comodefinidos em qualquer uma das reivindicações 1 a 15.
17. Camada de solo, especialmente cobertura de aterramento desolo, constituída de blocos moldados (20, ..., 23) como definidos em qual-quer uma das reivindicações 1 a 15.
18. Peça de construção constituída de blocos moldados (20.....-23) como definidos em qualquer uma das reivindicações 1 a 15, para a pro-dução de muros de retenção (24) e/ou paredes e/ou camadas de solo, espe-cialmente coberturas de aterramento de solo.
BRPI0617690-9A 2005-10-19 2006-09-30 parede de retenção BRPI0617690A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102005050456A DE102005050456A1 (de) 2005-10-19 2005-10-19 Stützwand
DE102005050456.6 2005-10-19
PCT/EP2006/009504 WO2007045340A1 (de) 2005-10-19 2006-09-30 Stützwand

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0617690A2 true BRPI0617690A2 (pt) 2011-08-02

Family

ID=37440811

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0617690-9A BRPI0617690A2 (pt) 2005-10-19 2006-09-30 parede de retenção

Country Status (7)

Country Link
US (1) US8100608B2 (pt)
EP (1) EP1937903A1 (pt)
BR (1) BRPI0617690A2 (pt)
CA (1) CA2626714A1 (pt)
DE (1) DE102005050456A1 (pt)
WO (1) WO2007045340A1 (pt)
ZA (1) ZA200804050B (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9677271B2 (en) * 2015-10-08 2017-06-13 Anchor Wall Systems, Inc. Concrete unit and methods
CA190698S (en) * 2018-04-13 2019-11-07 Oldcastle Building Prod Canada Concrete block
ES1223839Y (es) * 2018-10-31 2019-04-22 Cavero Francisco Javier Vidal Estructura de hormigon
US20230313525A1 (en) * 2022-03-29 2023-10-05 Newstone Group Concrete Products Ltd. Wall Block

Family Cites Families (38)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2313363A (en) * 1940-07-02 1943-03-09 George H Schmitt Retaining wall and block for the same
US2462289A (en) * 1945-06-11 1949-02-22 Harbison Walker Refractories Furnace refractory construction
US3873225A (en) * 1972-09-05 1975-03-25 Karna Jakobsen Paving stones
FR2268116B3 (pt) 1974-04-19 1977-02-18 Rey Pierre
DE8133364U1 (de) * 1981-11-14 1982-04-08 Steinwerke F.J. Risse GmbH & Co KG, 4788 Warstein "beton-formstein fuer geneigte stuetzmauern"
DE8504505U1 (de) 1985-02-18 1987-09-17 Sf-Vollverbundstein-Kooperation Gmbh, 2820 Bremen Formstein aus Beton
DE3505530A1 (de) * 1985-02-18 1986-08-21 Sf-Vollverbundstein-Kooperation Gmbh, 2820 Bremen (beton-) formstein fuer stuetzmauern sowie stuetzmauer
US4703599A (en) * 1985-09-03 1987-11-03 National Concrete Masonry Association Concrete masonry footer block foundation system and blocks therefor
US4798036A (en) * 1985-09-03 1989-01-17 National Concrete Masonry Association Concrete masonry footer block foundation system and blocks therefor
US4860505A (en) * 1988-05-26 1989-08-29 Bender David C Construction block
DE8811825U1 (de) 1988-09-17 1988-11-10 Wilhelm Rinn 8 GmbH & Co KG, 6301 Heuchelheim Stützwand
US4993206A (en) * 1989-02-03 1991-02-19 National Concrete Masonry Association Interlocking building units and walls constructed thereby
US5017049A (en) * 1990-03-15 1991-05-21 Block Systems Inc. Composite masonry block
US5114270A (en) * 1991-03-22 1992-05-19 Riddle James J Barrier apparatus
US5120164A (en) * 1991-05-24 1992-06-09 Tony Iacocca Retaining wall and block for constructing the same
DE4131423A1 (de) * 1991-09-20 1993-03-25 Sf Vollverbundstein Bausatz aus beton-formsteinen sowie eine hieraus erstellte schwergewichts-stuetzmauer
CH686008A5 (de) * 1992-05-06 1995-11-30 Willi Ruckstuhl Boschungs- und Mauerstein.
GB9226143D0 (en) * 1992-12-15 1993-02-10 Martin Christopher Method of connecting geogrids to retaining walls or boundary structures
DE9405552U1 (de) * 1994-04-01 1994-06-16 Ch. Heinrich Gültig GmbH & Co. KG, 74076 Heilbronn Böschungsstein
CA2143278A1 (en) * 1994-04-14 1995-10-15 Louis Arvai Concrete gabions
CA2145344C (en) * 1995-03-23 2001-01-16 Angelo Risi Retaining wall block
US5775046A (en) * 1996-05-10 1998-07-07 Massachusetts Institute Of Technology Modular construction member
CA2193942C (en) * 1996-12-24 2001-11-06 Frank Pacitto Mortarless retaining wall structure with improved lateral and longitudinal reinforcement for a vertical, set forward and/or set back retaining wall in whole or in part constructedby utilizing standardized blocks
DE19654529C2 (de) * 1996-12-27 2000-07-06 Fiege & Bertoli Gmbh & Co Kg Böschungsbaustein
US5820304A (en) * 1997-01-29 1998-10-13 Custom Precast & Masonry, Inc. Blocks for constructing retaining walls
JPH1136336A (ja) 1997-07-15 1999-02-09 Hisaya Nakagawa 護岸用コンクリートブロック
US6053661A (en) * 1997-11-21 2000-04-25 Polar Industries, Inc. Variable fitting foam blocks as aggregate
US6976345B2 (en) * 1999-04-05 2005-12-20 Firouzeh Keshmiri Cementitious based structural lumber product and externally reinforced lightweight retaining wall system
DE60043283D1 (de) * 1999-04-07 2009-12-24 Nihon Kogyo Co Ltd Pflasterstein und dazugehörige legemethode
US6152655A (en) * 1999-05-05 2000-11-28 Hull; Kent D Masonry block for retaining and freestanding walls
US6715965B2 (en) * 1999-09-30 2004-04-06 Redi-Rock International, Llc Retaining wall blocks and retaining walls constructed from such blocks
DE20000821U1 (de) * 2000-01-19 2000-05-18 Angermueller Bau Gmbh Mauerstein, insbesondere Trockenmauerstein
DE10002390A1 (de) * 2000-01-20 2001-07-26 Sf Koop Gmbh Beton Konzepte Formstein aus Beton, Form und Verfahren zur Herstellung eines Formsteins
DE10006364A1 (de) 2000-02-12 2001-08-23 Heinrich Luttmann Gmbh & Co Kg Formstein
US6443663B1 (en) * 2000-10-25 2002-09-03 Geostar Corp. Self-locking clamp for engaging soil-reinforcing sheet in earth retaining wall and method
DE20313254U1 (de) 2003-08-27 2003-11-13 Moerk Rolf Formstein-System
JP3939283B2 (ja) * 2003-10-15 2007-07-04 守人 宇都宮 ブロックおよびブロック連結具
US7059808B2 (en) * 2004-05-28 2006-06-13 Jagna Ltd. Split key segmental retaining wall system

Also Published As

Publication number Publication date
US8100608B2 (en) 2012-01-24
EP1937903A1 (de) 2008-07-02
US20110135404A1 (en) 2011-06-09
CA2626714A1 (en) 2007-04-26
DE102005050456A1 (de) 2007-04-26
WO2007045340A1 (de) 2007-04-26
ZA200804050B (en) 2009-03-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
AU2014262365B2 (en) Block, flood protection barrier and a method for producing a barrier of this type
EP3347529B1 (en) Construction system having core supporting blocks and decorative fascia blocks
AU2011308092B2 (en) Construction block
CA2889242C (en) Connection surface for a structural unit
CA2755333C (en) Multi-component retaining wall block with natural stone appearance
US20040161307A1 (en) Hybrid retaining wall system
JP2004506822A (ja) 屋外の交通路面を舗装するための人造石材
BRPI0617690A2 (pt) parede de retenção
US4067196A (en) Decorative stone
US20080244995A1 (en) Wall Assembly
US5120164A (en) Retaining wall and block for constructing the same
SK284230B6 (en) Concrete paving stone
US20060096180A1 (en) Retaining wall block and grid system
US2214657A (en) Building structure
US1212452A (en) Concrete culvert or bridge.
US5102256A (en) Containment system for paving material
KR100293688B1 (ko) 암거설비
KR200291341Y1 (ko) 결합 기능을 부여한 옹벽블록
KR200363402Y1 (ko) 옹벽블럭
JP3145860U (ja) 舗道用れんが組立品
ES2391850B1 (es) Bloque constructivo empotrable
AU9144601A (en) Retaining wall block
CA2250992A1 (en) Improvements in and relating to building blocks
EP0471666A1 (en) Containment system for paving material
CN2832918Y (zh) 组合式挡土墙

Legal Events

Date Code Title Description
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal acc. article 33 of ipl - extension of time limit for request of examination expired