BRPI0617326A2 - conjunto para visualizar pelo menos uma imagem dentro de uma área fìsica de um dispositivo eletrÈnico, dispositivo eletrÈnico, método para visualizar pelo menos uma imagem dentro de uma área fìsica de um dispositivo eletrÈnico, e, produto de programa de computador - Google Patents

conjunto para visualizar pelo menos uma imagem dentro de uma área fìsica de um dispositivo eletrÈnico, dispositivo eletrÈnico, método para visualizar pelo menos uma imagem dentro de uma área fìsica de um dispositivo eletrÈnico, e, produto de programa de computador Download PDF

Info

Publication number
BRPI0617326A2
BRPI0617326A2 BRPI0617326-8A BRPI0617326A BRPI0617326A2 BR PI0617326 A2 BRPI0617326 A2 BR PI0617326A2 BR PI0617326 A BRPI0617326 A BR PI0617326A BR PI0617326 A2 BRPI0617326 A2 BR PI0617326A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
image
electronic device
projection plane
light
forming element
Prior art date
Application number
BRPI0617326-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Anders Malthe
Nils Risberg
Per Anders Holmberg
Wahlstroem Per
Original Assignee
Sony Ericsson Mobile Comm Ab
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sony Ericsson Mobile Comm Ab filed Critical Sony Ericsson Mobile Comm Ab
Publication of BRPI0617326A2 publication Critical patent/BRPI0617326A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04MTELEPHONIC COMMUNICATION
    • H04M1/00Substation equipment, e.g. for use by subscribers
    • H04M1/02Constructional features of telephone sets
    • H04M1/0202Portable telephone sets, e.g. cordless phones, mobile phones or bar type handsets
    • GPHYSICS
    • G06COMPUTING; CALCULATING OR COUNTING
    • G06FELECTRIC DIGITAL DATA PROCESSING
    • G06F3/00Input arrangements for transferring data to be processed into a form capable of being handled by the computer; Output arrangements for transferring data from processing unit to output unit, e.g. interface arrangements
    • G06F3/01Input arrangements or combined input and output arrangements for interaction between user and computer
    • G06F3/02Input arrangements using manually operated switches, e.g. using keyboards or dials
    • G06F3/0202Constructional details or processes of manufacture of the input device
    • G06F3/0219Special purpose keyboards
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04MTELEPHONIC COMMUNICATION
    • H04M1/00Substation equipment, e.g. for use by subscribers
    • H04M1/02Constructional features of telephone sets
    • H04M1/0202Portable telephone sets, e.g. cordless phones, mobile phones or bar type handsets
    • H04M1/026Details of the structure or mounting of specific components
    • H04M1/0272Details of the structure or mounting of specific components for a projector or beamer module assembly

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Theoretical Computer Science (AREA)
  • Human Computer Interaction (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Projection Apparatus (AREA)
  • Transforming Electric Information Into Light Information (AREA)
  • Devices For Indicating Variable Information By Combining Individual Elements (AREA)

Abstract

CONJUNTO PARA VISUALIZAR PELO MENOS UMA IMAGEM DENTRO DE UMA AREA FìSICA DE UM DISPOSITIVO ELETRÈNICO, DISPOSITIVO ELETRÈNICO, METODO PARA VISUALIZAR PELO MENOS UMA IMAGEM DENTRO DE UMA AREA FìSICA DE UM DISPOSITIVO ELETRÈNICO, E, PRODUTO DE PROGRAMA DE COMPUTADOR. Um conjunto e um método para visualizar pelo menos uma imagem em um dispositivo eletrónico. O conjunto compreende uma unidade de projetor (3, 4, 4a-f) que inclui pelo menos um emissor de luz (10, 10a-c) e um elemento formador de imagem (11), e um plano de projeção (12). O emissor de luz (10, 1 0a-c) é configurado para emitir luz na direção do elemento formador de imagem (11). O elemento formador de imagem (11) é configurado para formar pelo menos uma imagem, utilizando luz emitida pelo emissor de luz (10, 10a-c). A unidade de projetor (3, 4, 4a-f) é configurada para projetar uma imagem formada pelo elemento formador de imagem (11) sobre o plano de projeção (12).

Description

"CONJUNTO PARA VISUALIZAR PELO MENOS UMA IMAGEMDENTRO DE UMA ÁREA FÍSICA DE UM DISPOSITIVO ELETRÔNICO,DISPOSITIVO ELETRÔNICO, MÉTODO PARA VISUALIZAR PELOMENOS UMA IMAGEM DENTRO DE UMA ÁREA FÍSICA DE UMDISPOSITIVO ELETRÔNICO, E, PRODUTO DE PROGRAMA DECOMPUTADOR"
Campo Técnico
A presente invenção relaciona-se o conjuntos e métodos paravisualizar pelo menos uma imagem.
Fundamentos
Um aparelho eletrônico pode incluir uma interface de usuário,através da qual um usuário pode interagir com o aparelho. A interface deusuário pode incluir um ou mais dispositivos de entrada, tais como um oumais teclas, joysticks, almofadas oscilantes e similares.
Um aparelho portátil ou de mão, tal como um terminal móvel,pode prover várias funcionalidades, tais como comunicação, jogos efornecimento de multimídia. Para cada funcionalidade, o aparelho portátilpode ser colocado em um modo operacional correspondente, tal como ummodo de comunicação, um modo de jogos, e/ou um modo de multimídia. Emcada modo, o usuário pode operar o aparelho interagindo com a interface deusuário.
Um aparelho portátil pode incluir vários modos de operação.Para diminuir o número de dispositivos de entrada utilizados, cada dispositivode entrada pode ser usado em conexão com diferentes funcionalidades,dependendo do modo operacional. Por exemplo, no modo de comunicação,um único código pode ser usado para inserir um "1", ao passo que o mesmocódigo no modo multimídia pode ser usado para iniciar um comando de"reproduzir" para entregar dados de multimídia.
Para facilidade de operação de um aparelho portátil, podem serprovidos símbolos em conexão com um dispositivo de entradacorrespondente. O símbolo relacionado à funcionalidade pode serintegralmente formado com ou formado no dispositivo de entrada. Se cadadispositivo de entrada é associado a várias funcionalidades, vários símbolospodem necessitar ser providos em conexão com cada dispositivo de entrada.Isto pode ser um problema, pois a área física disponível em um aparelho decomunicação portátil para cada dispositivo de entrada é limitada. Comoresultado, os símbolos podem ser relativamente pequenos e difíceis de ler.Ainda mais, pode ser difícil distinguir os símbolos uns dos outros e/ou serconfuso para o usuário, porque a funcionalidade corrente do dispositivo deentrada pode não ser clara.
Podem ser providos símbolos em outras superfícies de umaparelho eletrônico.
EP 1 313 060 descreve um fone celular do tipo dobradacompreendendo um painel de cobertura (IOa) e um painel de base (IOb)acoplado por uma articulação (11) para oscilar do painel de cobertura (10a)entre um estado dobrado e um estado desenvolvido. O painel de base (10b)monta no mesmo um painel sensível ao toque (18) de modo que o painel decobertura (10a) monta um projetor de imagem (14) para projetar uma imagem(20) da informação de teclado sobre o painel sensível ao toque (18).
DE 103 57 726 descreve um dispositivo compreendendo uminvólucro, uma fonte de laser que gera imagem, uma superfície devisualização, um primeiro dispositivo de lente e espelho sob a superfície devisualização, um braço pivô pivotável entre posições de descanso e deprojeção e um segundo espelho que se salienta no braço de pivô na posição dedescanso de modo que a luz de laser radiada através do braço de pivô édefletido via o primeiro espelho e dispositivo de lente para a superfície devisualização.
US 5 890 787 descreve um sistema de visualização deprojeção de área de trabalho que utiliza espaço da área de trabalho pelaprodução de uma imagem que parece estar na borda posterior da mesa. Ovisualizador usa um painel refletor transparente para refletir uma imagem detela através do mesmo espaço ocupado pela viga de projeção. E alcançadopela projeção através de um painel refletor transparente sobre uma tela deprojeção frontal localizada sobre a superfície da mesa. Uma imagem formadasobre a tela de projeção frontal é então refletida pelo painel refletor frontalcriando a aparência, ao observador, que a tela de projeção frontal estáposicionada através da traseira da superfície da mesa.
US 5 300 976 descreve um sistema de câmera de filmareletrônica tendo uma função de projeção bem como uma função deverificação de visão. O sistema inclui um corpo de sistema, um invólucromontado no corpo de sistema, um painel de LCD disposto dentro do invólucropara visualizar uma imagem correspondente a um sinal de imagem recebidodo corpo de sistema, uma unidade de lente de focalização montada em umaextremidade do invólucro disposto atrás do painel de LCD e adaptado paraprojetar a imagem visualizada sobre uma tela externa, uma luz traseiradisposta atrás do painel de LCD para emitir uma luz de verificação de visão,uma placa de polarização disposta na frente do painel de LCD, uma unidadeverificadora de visão seletivamente ligada a outra extremidade do invólucrodisposto para frente do painel de LCD, a unidade de acoplamento deverificador de visão tem um lente de olho e uma unidade de acoplamento deprojetor seletivamente ligado à outra extremidade do invólucro, a unidade deacoplamento de projetor tendo uma fonte de luz para emitir uma luz deprojeção e uma lente de condensação para a luz de projeção.
JP 55 053726 descreve um sistema compreendendo um tecladoKB2, uma mesa de controle 1, contendo mecanismo 4, que guia e deslizavários números de microfilme 3, projetor 5 que projeta filme 3 emmagnificação e refletor 6. Quadros 3p são fotografados e registrados no filme3, e o visualizador de topo de chave 2t é registrado no quadro 3p. Um quadro3p é então projetado sobre KB2 por magnificação 5 e reflexão 6, e o caractereou o símbolo a ser compartilhado pela chave 2t é visualizado pormagnificação no topo da chave.
Sumário
De acordo com algumas realizações da invenção, um conjuntopara visualizar pelo menos uma imagem em um dispositivo de entrada incluiuma unidade de projetor, que inclui pelo menos um emissor de luz e umelemento formador de imagem, e um plano de projeção. O emissor de luz éconfigurado para emitir luz através do elemento formador de imagem. Oelemento formador de imagem é configurado para formar pelo menos umaimagem, utilizando luz emitida pelo emissor de luz. A unidade de projetor éconfigurada para projetar uma imagem formada pelo elemento formador deimagem no plano de projeção.
A unidade de projetor pode incluir uma lente, que éconfigurada para focalizar a imagem formada pelo elemento formador deimagem no plano de projeção.
O plano de projeção pode incluir uma superfície translúcida.
O emissor de luz pode ser provido dentro do invólucro dodispositivo de entrada, e ser direcionado para o exterior do invólucro.
A unidade de projetor pode incluir um refletor configuradopara direcionar luz emitida pelo emissor de luz na direção do plano deprojeção. O refletor pode incluir pelo menos um espelho. Ainda mais, orefletor pode incluir diversos espelhos controláveis. Os espelhos controláveispodem prover o elemento formador de imagem. Alternativamente, o refletorinclui um prisma.
O elemento formador de imagem pode incluir umaconfiguração, que forma a imagem.
O elemento formador de imagem pode incluir uma unidade devisualização para formar a configuração.
O plano de projeção pode ser incluído em uma superfície dodispositivo eletrônico, que é visível do dispositivo eletrônico.
De acordo com algumas das realizações da invenção, umdispositivo eletrônico inclui o conjunto para visualizar pelo menos umaimagem.
O dispositivo eletrônico pode ser um equipamento decomunicação rádio móvel portátil ou de mão, um terminal rádio móvel, umtelefone móvel, um radiolocalizador, um comunicador, um organizadoreletrônico, um telefone inteligente, um reprodutor de mídia, um reprodutor deáudio, um reprodutor MP3, uma câmera, uma unidade GPS, um console dejogos, uma unidade de jogos ou um computador.
De acordo com algumas realizações da invenção, um métodopara visualizar pelo menos uma imagem em um dispositivo eletrônico, incluicontrolar pelo menos um emissor de luz para emitir luz na direção de umelemento formador de imagem, formar pelo menos uma imagem utilizandoluz emitida pelo emissor de luz, e projetar a imagem formada pelo elementoformador de imagem em um plano de projeção.
Uma lente pode ser usada para focalizar a imagem no plano deprojeção.
O método pode incluir direcionar a luz emitida pelo emissor deluz na direção de uma superfície translúcida, o que forma o plano de projeção.
O método pode incluir direcionar luz emitida pelo emissor deluz na direção do plano de projeção.
O método pode incluir direcionar luz emitida pelo emissor deluz na direção de um refletor configurado para direcionar a luz emitida peloemissor de luz na direção do plano de projeção.
O método pode incluir controlar diversos espelhos, queprovêm o elemento formador de imagem para formar a imagem.Embora a invenção tenha sido descrita acima primariamentecom respeito aos métodos e aspectos de conjunto de imagem da invenção,ambos os sistemas e/ou produtos de programa de computador são tambémprovidos.
Breve Descrição dos Desenhos
Características adicionais e vantagens de realizações de acordocom a invenção surgirão da seguinte descrição detalhada da invenção, sendofeita referência aos desenhos que a acompanham, nos quais:
Figura 1 é uma vista frontal de um dispositivo eletrônico noqual um conjunto para visualizar pelo menos uma imagem pode ser incluídade acordo com realizações da presente invenção;
Figuras 2-6, 8-9 e 11 são vistas esquemáticas de conjunto paravisualização de pelo menos uma imagem de acordo com realizações dapresente invenção;
Figura 7 é uma vista superior de um conjunto paravisualização de pelo menos uma imagem de acordo com realizações dapresente invenção;
Figura 10 é um diagrama em blocos de um arranjo de espelhosde acordo com realizações da presente invenção;
Figura 12 é um diagrama em blocos de componentes dodispositivo eletrônico de acordo com realizações da presente invenção; e
Figura 13 é um fluxograma ilustrando operações paravisualização de pelo menos uma imagem no dispositivo eletrônico de acordocom realizações da presente invenção.
Descrição Detalhada
A presente invenção é agora descrita mais plenamente comreferência aos desenhos que a acompanham, nos quais são mostradasrealizações da invenção. Esta invenção pode, entretanto, ser realizada demuitas formas diferentes e não deveria ser considerada como limitada àsrealizações relatadas aqui; ao invés disso, estas realizações são providas de talmodo que esta descrição será direta e completa, e conduzirá plenamente oescopo da invenção aos especialistas na técnica.
Números iguais se referem diretamente a elementos iguais.
Nas figuras, a espessura de certas linhas, camadas, componentes, elementosou características pode ser exagerada para clareza. Linhas tracejadas ilustramcaracterísticas ou operações opcionais, a menos que especificado emcontrário.
Conforme usado aqui, as formas singulares "um", "uma" e "o(a)" são destinadas a incluir as formas plurais, a menos que expressamentedeclarado em contrário. Deveria ser adicionalmente entendido que os termos"compreende" e/ou "compreendendo" quando usados nesta especificação sãoconsiderados para especificar a presença das características, inteiros, etapas,operações, elementos, e/ou componentes declarados, mas não impedem a presença ou adição de uma ou mais outras características, inteiros, etapas,operações, elementos, componentes e/ou grupos destes. Será entendido que,quando um elemento é referido como estando "conectado" ou "acoplado" aum outro elemento, este pode ser diretamente conectado ou acoplado ao outroelemento ou elementos intermediários podem estar presentes. Ainda mais, "conectado" ou "acoplado" conforme usado aqui pode incluir conectado ouacoplado sem fio. Conforme usado aqui, o termo "e/ou" inclui quaisquer etodas as combinações de um ou mais dos itens listados.
A menos que definido em contrário, todos os termos(incluindo termos técnicas e científicos) usados aqui tem o mesmo significado comumente entendido por um especialista na técnica à qual a invençãopertence. Seria adicionalmente entendido que termos, tais como aquelesdefinidos em dicionários comumente usados, deveria ser interpretados comotendo um significado que é consistente com seu significado no contexto datécnica relevante e não serão interpretados em um sentido idealizado oudemasiadamente formal, a menos que expressamente assim definido aqui.
Será entendido que, quando um elemento é referido comoestando "ligado", "anexado" a, "conectado" a, "acoplado" a, "contatando"com, etc., um outro elemento, este pode estar diretamente ligado, anexado a,conectado a, acoplado a, contatando com o outro elemento ou elementosintermediários podem estar presentes. Em contraste, quando um elemento éreferido como estando, por exemplo, "diretamente ligado", "diretamenteanexado" a, "diretamente conectado" a, "diretamente acoplado" a ou"diretamente contatando" um outro elemento, não há elementosintermediários presentes. Será também verificado por aqueles especialistas natécnica, que referências a uma estrutura ou característica que está disponível"adjacente" a uma outra característica pode ter porções que superpõem ouestão sob a característica adjacente.
Termos espacialmente relativos, tais como "sob", "abaixo","mais baixo", "sobre", "superior", e similares podem ser usados aqui parafacilidade de descrição, para descrever a relação de um elemento oucaracterística para um outro elemento(s) ou característica(s), conformeilustrado nas figuras. Será entendido que os termos espacialmente relativossão destinados a abranger diferentes orientações do dispositivo em uso ouoperação, em adição à orientação exibida nas figuras. Por exemplo, se odispositivo nas figuras é invertido, elementos descritos como "sob" ou"abaixo" de outros elementos ou características seriam então orientados"sobre" os outros elementos ou características. Então, o termo exemplificador"sob" pode abranger ambas orientações de "sobre" e "sob". O dispositivopode ser de outro modo orientado (girado de 90 graus ou em outrasorientações) e os descritores espacialmente relativos usados aqui sãointerpretados de acordo. Similarmente, os termos "para cima", "para baixo","vertical", "horizontal" e similares são usados aqui para a finalidade deexplanação apenas, a menos que especificamente indicado de outro modo.-Será entendido que, embora os termos "primeiro", "segundo",etc., possam ser usados aqui para descrever vários elementos, componentes,regiões, camadas e/ou seções, estes elementos, componentes, regiões,camadas e/ou seções não deveriam ser limitados por estes termos. Estestermos são apenas usados para distinguir um elemento, componente, região,camada ou seção de uma outra região, camada ou seção. Então, um"primeiro" elemento, componente, região, camada ou seção discutido abaixopoderia ser também denominado um "segundo" elemento, componente,região, camada ou seção, sem se afastar dos ensinamentos da presenteinvenção. A seqüência de operações (ou etapas) não está limitada à ordemapresentada nas reivindicações ou figuras, a menos que indicadoespecificamente de outro modo.
A presente invenção é descrita abaixo com referência adiagramas em blocos e/ou ilustrações de fluxograma de métodos, aparelhos(sistemas) e/ou produtos de programa de computador de acordo comrealizações da invenção. E entendido que cada bloco dos diagramas em blocose/ou ilustrações de fluxograma, e combinações de blocos nos diagramas emblocos e/ou ilustrações de fluxograma, podem ser implementados porinstruções de programa de computador. Estas instruções de programa decomputador podem ser providas a um processador de um computador definalidade geral, computador de finalidade especial, e/ou outro aparelho deprocessamento de dados programável para produzir uma máquina, de talmodo que as instruções, que são executadas via processador do computadore/ou outro aparelho de processamento de dados programável, criam meiospara implementar as funções/atos especificados no bloco ou blocos dosdiagramas em blocos e/ou fluxograma.
Estas instruções de programa de computador podem tambémser armazenadas em uma memória legível por computador que podedirecionar um computador ou outro aparelho de processamento de dadosprogramável para funcionar de uma maneira particular, de tal modo que asinstruções armazenadas na memória legível por computador produzem umartigo ou manufatura incluindo instruções que implementam a função/atoespecificado no bloco ou blocos dos diagramas em blocos e/ou fluxograma.
As instruções de programa de computador podem também sercarregadas em um computador ou outro aparelho de processamento de dadosprogramável, para fazer com que uma série de etapas operacionais sejaexecutada no computador ou outro aparelho programável, para produzir umprocesso implementado por computador, de tal modo que as instruções que são executadas no computador ou outro aparelho programável provêm etapaspara implementar as funções/atos especificados no bloco ou blocos dosdiagramas em blocos e/ou fluxograma.
Conseqüentemente, a presente invenção pode ser realizada emhardware e/ou software (incluindo firmware, software residente, microcódigo, etc.). Ainda mais, a presente invenção pode tomar a forma de umproduto de programa de computador em um meio de armazenagem utilizávelem computador ou legível por computador possuindo código de programautilizável em computador ou legível por computador realizado no meio parauso por ou em conexão com um sistema de execução de instrução. Nocontexto deste documento, um meio utilizável em computador ou legível porcomputador pode ser qualquer meio que possa conter, armazenar, comunicar,propagar ou transportar o programa para uso por ou em conexão com osistema de execução de instrução, aparelho ou dispositivo.
O meio utilizável em computador ou legível por computador pode ser, por exemplo, porém não limitado a, um meio eletrônico, magnético,óptico, eletromagnético, infravermelho ou sistema de semicondutor, aparelho,dispositivo ou de propagação. Exemplos mais específicos (uma lista nãoexaustiva) do meio legível por computador incluiriam o seguinte. Umaconexão elétrica tendo um ou mais fios, um disquete de computador portátil,uma memória de acesso randômico (RAM), uma memória de somente leitura(ROM), uma memória de somente leitura apagável programável (EPROM ouMemória Flash), uma fibra óptica e uma memória de somente leitura de discocompacto portátil (CD-ROM). Notar que o meio utilizável em computador oulegível por computador poderia até ser papel ou outro meio adequado no qualo programa fosse impresso, pois o programa pode ser eletronicamentecapturado via, por exemplo, varredura óptica do papel ou outro meio e entãocompilado, interpretado ou processado de outro modo de uma maneiraadequada, se necessário, e então armazenado em uma memória decomputador.
Realizações da invenção são descritas por meio de exemplocom referência às figuras. De acordo com algumas realizações da invenção,um emissor de luz e um elemento formador de imagem formam uma unidadede projetor para projetar uma imagem em um plano de projeção. A imagemformada pelo elemento formador de imagem pode ser projetada no plano deprojeção quando o emissor de luz está em operação. Nas realizações dainvenção, o plano de projeção forma uma tela de projeção.
Figura 1 ilustra um dispositivo eletrônico 1, no qual o conjuntopode ser provido. O conjunto pode ser incluído dentro do dispositivoeletrônico 1 tal como dentro de um invólucro 2 do dispositivo eletrônico 1.Pelo menos uma imagem pode, por exemplo, ser projetada em uma única áreafísica. Em várias realizações, imagens múltiplas podem ser projetadas dentroda mesma área física. O dispositivo eletrônico 1 pode, por exemplo, ser umequipamento de comunicação rádio móvel portátil ou de mão, um terminalrádio móvel, um telefone móvel, um radiolocalizador, um comunicador, umorganizador eletrônico, um telefone inteligente, um reprodutor de mídia, umreprodutor de áudio, por exemplo, um reprodutor de MP3, uma câmera, umaunidade de GPS (Sistema de Posicionamento Global), um console de jogos,uma unidade de jogos, um computador ou similar.A imagem pode ser provida, por exemplo, dentro de uma únicaárea física, tal como uma imagem sobre ou dentro de uma tecla, um botão, umjoystick, ou uma porção de uma superfície do invólucro 2 do dispositivoeletrônico 1.
Figura 2 ilustra um conjunto para visualização de pelo menosuma imagem no dispositivo eletrônico 1. O conjunto inclui uma unidade deprojetor 3. A unidade de projetor 3 inclui um emissor de luz 10, e umelemento formador de imagem 11. O emissor de luz 10 é configurado paraemitir luz na direção do elemento formador de imagem 11. O elementoformador de imagem 11 é configurado para formar pelo menos uma imagemutilizando a luz emitida pelo emissor de luz. A unidade de projetor 3 éconfigurada para projetar a imagem formada pelo elemento formador deimagem 11 em um plano de projeção 12. O emissor de luz 10 conformemostrado na Figura 2 é direcionado para o plano de projeção 12. Também, oelemento formador de imagem 11 é provido entre o emissor de luz 10 e oplano de projeção 12. Então, quando o emissor de luz 10 está em operação, aimagem formada pelo elemento formador de imagem 11 será projetada noplano de projeção 12. O plano de projeção pode ser provido em umasuperfície de um elemento 14.
Figura 3 ilustra realizações adicionais do conjunto para formarpelo menos uma imagem no dispositivo eletrônico 1. O conjunto da Figura 3inclui uma unidade de projeção 4 que inclui uma lente 13 em adição aoemissor de luz 10 e ao elemento formador de imagem 11. A lente 13 mostradana Figura 3 é provida entre o elemento formador de imagem Ileo plano deprojeção 12. A lente 13 é adaptada para focalizar a imagem no plano deprojeção 12. A lente 13 pode também ser adaptada para espalhar a luz a partirdo emissor de luz 10. Então, o tamanho da imagem pode ser aumentado. Adistância focai entre a lente 13 e o plano de projeção 12 é ajustada para proverdefinição da imagem no plano de projeção 12.Nas realizações das Figuras 2 e 3, o emissor de luz 10, oelemento formador de imagem Ilea lente 13, se são providos, são providosseparados do plano de projeção e do elemento 14.
Figura 4 ilustra outras realizações, onde a unidade de projeção 4 e o plano de projeção 12 são providos dentro de um elemento 15. Oelemento 15 pode ser, por exemplo, uma tecla ou botão deslocável. A posiçãoda lente 13 é fixa em relação à posição do plano de projeção 12. Então, adistância focai entre a lente 13 e o plano de projeção 12 é fixo quando a teclaou botão está em uma posição de repouso bem como em uma posiçãodeslocada. Esta configuração tem a vantagem de que o foco da imagem podeser constante. Ainda mais, o espaço disponível para posicionar o elementoformador de imagem 11 pode ser limitado. Se o elemento 15 é uma tecla, atecla pode ser provida oposta a um domo 16 de uma chave em domo. Então, oespaço disponível pode não ser suficiente para posicionar a unidade de projeção 4 ao lado do domo 16. A configuração da Figura 4 reduz esteproblema. Entretanto, em outras realizações, a unidade de projetor 4 pode serposicionada ao lado do domo 16 e ser direcionada para o plano de projeção.
Figura 5 ilustra realizações adicionais do conjunto. Nasrealizações da Figura 5, o plano de projeção é provido dentro do elemento 17. Adicionalmente, nas realizações da Figura 5, a unidade de projeção 4 incluium refletor 22. O refletor 22 é configurado para direcionar a luz emitida peloemissor de luz 10 na direção do plano de projeção 12. O emissor de luz 10 édirecionado para o refletor 22. O refletor 22 pode ser provido dentro doelemento 17. Entretanto, em algumas realizações, o refletor 22 pode ser separado do elemento 17, por exemplo, elemento oposto 17. O refletor 22pode, por exemplo, ser um espelho ou um prisma.
Nas realizações da Figura 6, o refletor 23 é uma superfíciesubstancialmente plana. A superfície plana é direcionada substancialmente a graus em relação à direção, a partir da qual a imagem será visualizada.Entretanto, outras direções são possíveis, dependendo da posição do emissorde luz 10. O refletor 23 é provido dentro do elemento 24. Entretanto, orefletor poderia ser provido separado do elemento 24.
O refletor 22 de acordo com as realizações da Figura 5 podeser um espelho curvo. O refletor 23 de acordo com as realizações da Figura 6pode ser um espelho plano. A unidade de projeção 4 é posicionada de talmodo que a luz emitida por seu emissor de luz 10 será direcionada pelorefletor 22, 23, na direção do plano de projeção 12.
Figura 7 ilustra uma vista superior de um conjunto paravisualizar diversas imagens. As imagens são visualizáveis dentro de umaúnica área física 30. A área física 30 pode ser o elemento 14, 15, 17, 24. Oconjunto inclui quatro unidades de projetor 4a, 4b, 4c, 4d. O plano deprojeção 12 é mostrado como transparente para fins ilustrativos. Cada unidadede projetor 4a-4d é provida para gerar uma imagem separada. Os emissores decada unidade 4a-4d podem ser controlados para emitir luz, um de cada vez.Então, diferentes imagens podem ser providas dentro da mesma área física 30.Isto é, por exemplo, útil se uma única tecla ou botão é usado para diferentesfinalidades, dependendo do modo operacional do dispositivo eletrônico noqual são providos. Por exemplo, uma primeira imagem, por exemplo, umnumerai, é exibida quando o dispositivo eletrônico 1 está em um modo decomunicação. Então, o código é usado para inserir o numerai exibido. Em umoutro modo, uma segunda imagem, tal como um símbolo "play" é visualizadaquando o dispositivo eletrônico 1 está em um outro modo, tal como um modode música. Então, a mesma tecla é usada para iniciar um comando "play". Oconjunto pode também ser provido para comutar entre, por exemplo, umteclado alfanumérico e um teclado para entrada de caracteres. Então, váriasimagens podem ser visualizadas em conexão com ou dentro de uma únicaárea física. As unidades de projetor 4a-4d da Figura 7 e o plano de projeção12 podem ser configurados como a unidade de projetor 3 ou 4 e o plano deprojeção 12 de acordo com qualquer das realizações das Figuras 2-4.
Figura 8 ilustra realizações de acordo com a presenteinvenção, que são similares às realizações da Figura 6. A diferença entre asrealizações da Figura 8 e as realizações da Figura 6 é que o plano de projeção12 das realizações da Figura 8 inclui uma superfície translúcida. Então,imagens podem ser projetadas em um primeiro e um segundo lado do planode projeção 12. Uma primeira unidade de projeção 4c é configurada paraprojetar uma primeira imagem em um primeiro lado do plano de projeção 12.Se é desejado projetar imagens adicionais, uma segunda unidade de projeção4f é configurada para projetar uma segunda imagem no segundo lado do planode projeção 12. Uma terceira unidade de projetor (não mostrada) podetambém ser configurada, por exemplo, oposta à primeira unidade de projeção4e, para projetar uma terceira imagem no segundo lado do plano de projeção.
Em outras realizações, grupos de unidades de projetor, porexemplo, um grupo de quatro unidades de projetor, é posicionado emposições da primeira e segunda unidades de projetor 4e, 4f da Figura 8.
Figura 9 ilustra realizações de acordo com a invenção, nasquais a unidade de projeção inclui pelo menos um emissor de luz 10a, 10b,10c e um elemento formador de imagem, que é provido por diversos espelhos.Também, um plano de projeção 12 é provido, no qual a unidade de projetorprojeta a imagem quando está em operação. Conforme ilustrado, o elementoformador de imagem é configurado para utilizar luz emitida pelos emissoresde luz 10a, 10b, 10c para formar pelo menos uma imagem. Os diversosespelhos podem ser micro espelhos.
Figura 10 ilustra uma vista superior de um arranjo de espelhos40, que provê os diversos espelhos nas realizações da Figura 9. O arranjo deespelhos 40 inclui 4x4 espelhos. Entretanto, o número de espelhos pode serconsideravelmente maior e o número é apenas mostrado para fins ilustrativos.O número de espelhos que é necessário depende da resolução que é desejada.Os espelhos do arranjo de espelhos 40 são móveis em pelo menos umadireção. Também os espelhos do arranjo de espelhos 40 são controláveis. Osespelhos do arranjo de espelhos podem ser direcionados para qualquer dasfontes de luz IOa-10c. Então, os espelhos do arranjo de espelhos 40 podemdirecionar luz das fontes de luz 10a-10c para o plano de projeção 12, quandoos espelhos são direcionados apropriadamente. Então, a luz direcionada pordiversos espelhos do arranjo de espelhos 40 juntos, formam a imagem noplano de projeção 12. O arranjo de espelhos provê o elemento formador deimagem nestas realizações.
Nas realizações da Figura 9, diversas fontes de luz IOa-IOc sãomostradas. Entretanto, uma única fonte de luz pode, juntamente com osespelhos do arranjo de espelhos, provê diversas imagens diferentes,controlando os espelhos do arranjo de espelhos 40 para formar diferentes imagens.
Os espelhos do arranjo de espelhos 40 podem ser movidos deuma primeira posição para pelo menos uma segunda posição. Em sua primeiraposição, os espelhos do arranjo de espelhos 40 são direcionados afastados dosemissores de luz 10a-10c. Então, é evitado que a luz seja direcionada para oplano de projeção 12. Em sua segunda posição, os espelhos do arranjo deespelhos 40 são direcionados para qualquer emissor de luz 10a-10c. Então,em sua segunda posição, a luz será direcionada para o plano de projeção 12.Os espelhos do arranjo de espelhos 40 podem, por exemplo, ser móveisrotativamente ou direcionalmente móveis. Os espelhos do arranjo de espelhospodem, por exemplo, ser móveis em 5 direções.
Se é requerido, por exemplo, para a forma da imagem a serformada, os espelhos do arranjo de espelhos 40 podem ter diferentes formase/ou tamanhos.
Nas realizações da Figura 9, o arranjo de espelhos é providodentro do elemento 41, no qual o plano de projeção 12 é provido. Entretanto,o arranjo de espelhos 40 pode ser provido separado do elemento 41.
Os emissores de luz IOa-IOc podem ser fontes de luz, taiscomo LEDs ou unidades a laser. As fontes de luz podem ser LEDs RGB.Então, podem ser providas imagens em cores diferentes. Alternativamente, diversos LEDs de cor única, que possuem cores diferentes, são providos paraformar uma imagem multi cor e/ou imagens tendo cores diferentes. Uma fontede luz multi cor única, juntamente com o arranjo de espelhos 40 pode proverimagens tendo cores diferentes.
Figura 11 ilustra realizações de acordo com a invenção,incluindo uma unidade de projetor de acordo com os princípios dasrealizações da Figura 9. Nas realizações da Figura 11, o conjunto tambéminclui um sensor de luz 42. O sensor de luz é configurado para detectar luzrefletida por um objetivo, que é localizado oposto ao arranjo de espelhos. Oobjeto pode ser, por exemplo, um dedo, um tecido, uma superfície de mesa, etc. Quando o objeto está suficientemente próximo do elemento 41, a luz doemissor de luz 10a é refletida pelo objeto. A luz refletida pelo objeto édirecionada por um refletor, na direção do sensor de luz 42. O refletor podeser pelo menos um espelho do arranjo de espelhos 40.
O sensor pode, por exemplo, ser um sensor de luz, tal comoum sensor de IR (Infravermelho). Se o sensor é um sensor de IR, um dosemissores de luz pode ser uma fonte de luz de IR.
O conjunto da Figura 11 pode prover uma chave. A chavepode ser usada para prover uma tecla para um teclado alfanumérico. A teclapode então ser uma tecla de toque. Então, se o elemento 41 é uma tecla, este necessita ser móvel. O sensor pode também ser usado para detectar se odispositivo eletrônico 1, no qual o conjunto está localizada, está colocado, porexemplo, em um bolso. Então, qualquer dispositivo eletrônico, tal como umvisor, do dispositivo eletrônico 1, poderia permanecer inoperante enquanto aluz é detectada pelo sensor de luz 42.O arranjo de espelhos 40 pode, por exemplo, ser provido poruma unidade DLP™ (Processamento de Luz Digital).
As realizações das Figuras 4-8 foram descritas como incluindouma unidade de projeção 4, isto é, uma unidade de projeção incluindo a lente13. Entretanto, a unidade de projetor 3 da Figura 2 poderia seralternativamente utilizada em todas as realizações.
Um arranjo de espelhos pode, por exemplo, ser provido emconexão com um único elemento, tal como uma tecla ou botão.Alternativamente, um arranjo único de espelhos é provido para diversoselementos, tais como diversas teclas de um teclado alfanumérico. O númerode arranjos de espelhos pode depender do tamanho de cada arranjo e dotamanho da área, na qual as imagens deveriam ser visualizadas.
Cada imagem a ser visualizada em uma única área física podeser gerada usando luz tendo uma cor diferente. Então, pode ser mais fácildistinguir o modo operacional corrente do dispositivo eletrônico, se cadamodo for associado a uma certa cor. Também, é possível gerar uma imagemde cor dentro da área física única, se as imagens separadas são visualizadaspelo menos parcialmente simultaneamente.
Se diversas imagens deveriam ser geradas com o conjunto daFigura 5, pelo menos uma segunda unidade de projeção 4 pode serposicionada dos outros lados do elemento 17. Cada unidade de projeção 4 édirecionada para o refletor 22. Alternativamente, diversas unidades deprojeção 4 podem também ser posicionadas juntas em um grupo, se houverespaço suficiente disponível. Isto é possível em ambas realizações da Figura 5e realizações da Figura 6.
Se diversas unidades de projetor são providas juntas, cadaemissor de luz pode ser conectado a uma fonte de luz, que é adaptada paragerar luz tendo uma cor diferente. Então, não só podem ser providos símbolosdiferentes, como também símbolos tendo cores diferentes. Então, pode sermesmo mais fácil distinguir símbolos separados providos alternadamentedentro da mesma área física. Alternativamente, uma única unidade de projetoré conectada a uma fonte de luz para gerar luz tendo cores diferentes, tal comoum LED RGB (Vermelho Verde Azul).
Se várias imagens estão disponíveis, as imagens podem servisualizadas em seqüência dentro de uma única área física. Então, é possívelprover uma seqüência animada, onde as imagens juntas formam uma imagemmóvel.
O elemento 14, 15, 17, 24, 41 pode ser, por exemplo, umatecla, um botão ou uma porção do invólucro 2 do dispositivo eletrônico 1.
Em algumas realizações, o elemento formador de imagem 11 éuma configuração ou configuração de máscara. A configuração pode serimpressa em uma superfície, por exemplo, uma peça de plástico transparente.A configuração pode, por exemplo, ser uma configuração de tela impressa.
Em algumas realizações, a configuração forma os contornos daimagem. Em outras realizações, a configuração forma a imagem, onde oscontornos da imagem na superfície são transparentes/translúcidas. Então, aluz emitida é utilizada bloqueando a luz para formar a imagem.
Em algumas realizações, tais como as realizações das Figuras2-8, o elemento formador de imagem é a unidade de visualização. A unidadede visualização pode ser, por exemplo, uma unidade de LCD (Visor de CristalLiquido) ou unidade de visualização de TFT (Transistor de Filme Fino). Aunidade de visualização pode ser pelo menos parcialmente translúcida. Umaúnica unidade de visualização pode ser usada para formar imagens diferentesmúltiplas, usando um único emissor de luz. A configuração é formada pelaunidade de visualização. A luz emitida é utilizada bloqueando a luz paraformar a imagem. Alternativamente, luz de diferentes cores é emitida pelaunidade de visualização.
O conjunto pode ser provida dentro do invólucro 2 dodispositivo eletrônico 1. Nas realizações das Figuras 2-4, o emissor de luz 10é direcionado para fora, a partir do interior do invólucro 2, na direção doexterior do invólucro 2. Nas realizações das Figuras 5-6, 9 e 11, o emissor deluz 10 é direcionado para o interior do invólucro 2.
O plano de projeção pode ser provido em uma superfície doelemento 14, 15, 17, 24, 41. Nas realizações das Figuras 2 e 3, a superfície éuma superfície exterior do elemento 14. Nas realizações das Figuras 4-6, 8-9 e11,o plano de projeção é uma superfície interior de um elemento 15, 17, 24,41 na qual este é provido.
Em algumas realizações, o elemento 14, 15, 17, 24, 41 étranslúcido. Então, o plano de projeção pode ser uma superfície exterior doelemento 14, 15, 17, 24, 41. Em outras realizações, o elemento 14, 15, 17, 24,41 é transparente. Então, a luz gerada pelo emissor de luz 10 passará atravésdo elemento 14, 15, 17, 24, 41. Para evitar que o usuário olhe diretamente noemissor de luz 10, 10a-10c, o elemento transparente pode incluir umasuperfície translúcida, que forma o plano de projeção. A superfície translúcidapode ser uma superfície interior ou exterior do elemento 14, 15, 17, 24, 41. Oplano de projeção 12 pode incluir a superfície translúcida. Nas realizaçõestendo a unidade de projetor separada do elemento 14, o plano de projeçãopode ser provido em qualquer lugar dentro ou em uma superfície do elemento 14.
Nas realizações das Figuras 2-4, 8-9 e 11, a imagem éprojetada em um primeiro lado do plano de projeção 12. A imagem, quando égerada, será visualizada por um espectador de um segundo lado no plano deprojeção. Nas realizações da Figura 8, a imagem pode ser projetada em ambosos lados do plano de projeção 12.
A imagem pode, por exemplo, incluir uma ou várias letras taiscomo "A", "Β", "OK", etc. A imagem pode também ser um dentre diversosnúmeros, tais como "1", "2", "37", etc. A imagem pode também ser umsímbolo, tal como "play", "stop", ou um símbolo de íírewind'\ A imagempode também ser um caractere, tal como um caractere Chinês. Ainda mais, aimagem pode ser uma fotografia, por exemplo, uma marca registrada.
O emissor de luz 10, IOa-IOc pode incluir uma fonte de luz. Afonte de luz pode ser, por exemplo, um Diodo Emissor de Luz (LED) ou umafonte laser. A fonte de luz pode formar o emissor de luz 10, IOa-10c.
Em outras realizações, o emissor de luz 10, IOa-10c é umaabertura de um guia de luz (não mostrado). O guia de luz é conectado, em suaextremidade oposta a uma extremidade aberta, a uma fonte de luz. A fonte deluz pode, por exemplo, ser um LED ou uma fonte laser. Para o tecladoalfanumérico do dispositivo eletrônico 1, uma ou várias fontes de luz podemser providas para o teclado alfanumérico inteiro. Então, uma única fonte deluz pode ser conectada a um ou vários guias de luz.
Figura 12 ilustra alguns componentes do dispositivo eletrônico1, que inclui o conjunto. O dispositivo eletrônico 1 inclui um controlador 50.O controlador 50 pode, por exemplo, ser provido por uma CPU (Unidade deProcessamento Central) executando software para suas funções, um ASIC(Circuito Integrado Específico de Aplicação) ou um FPGA (Arranjo de PortaProgramável no Campo). O controlador 50 pode ser conectado a umamemória 51, onde instruções de software para controlar unidades de projetor52-55, de tal modo que seus emissores de luz, fontes de luz, e/ou espelhoscontroláveis podem ser armazenados. O controlador é adaptado para controlarqualquer das unidades de projetor 52-55. O controlador 50 é adaptado paracontrolar a emissão de luz. Então, o controlador é adaptado para controlar ageração de uma ou várias imagens, por exemplo, conforme descrito acima.Nas realizações das Figuras 9 e 11, o controlador 50 pode ser adaptado paracontrolar o movimento dos espelhos do arranjo de espelhos 40.
Figura 13 ilustra métodos para visualizar pelo menos umaimagem no dispositivo eletrônico 1. Em uma primeira etapa 100, pelo menosum emissor de luz é controlado para emitir luz na direção do elementoformador de imagem. Na etapa 101, pelo menos uma imagem é formadautilizando a luz emitida pelo emissor de luz. A imagem pode ser formada, porexemplo, passando a luz através do elemento formador de imagem oucontrolando o movimento dos espelhos. Na etapa 102, a imagem é focalizada,por exemplo, por meio da lente 13. Na etapa 103, a luz é direcionada para oplano de projeção. A luz pode, por exemplo, ser direcionada para umasuperfície translúcida ou um refletor, conforme descrito acima. Então, aimagem é projetada no plano de projeção.
Todas as etapas ilustradas na Figura 13 não são necessárias emtodas as realizações da invenção. Por exemplo, a etapa de focalização não énecessária em todas as realizações.
Realizações de acordo com a invenção podem pelo menosparcialmente ser embutidas em um produto de programa de computador, que habilita a implementação do método e funções descritas aqui. Realizações deacordo com a invenção podem ser realizadas quando o produto de programade computador é carregado e executado no sistema possuindo capacidades decomputador. Programa de computador, programa de software, produto deprograma, ou software, no presente contexto, significam qualquer expressão, em qualquer linguagem de programação, código ou notação, de um conjuntode instruções destinadas a fazer com que um sistema tendo uma capacidade deprocessamento execute uma função particular diretamente ou após conversãopara uma outra linguagem, código ou notação.
Métodos de acordo com a invenção podem ser implementadospor componentes de hardware, tal como um ASIC, um FPGA e ou chaves.
Conseqüentemente, diversas imagens podem ser exibidas emuma única área física. Ainda mais, como o conjunto é relativamente pequeno,se ajusta a um dispositivo eletrônico relativamente pequeno, tal como umdispositivo eletrônico de mão. Ainda mais, se a luz tendo cores diferentes éprovida, imagens multicor e/ou imagens tendo cores diferentes podem serprovidas. Também, pode ser possível associar uma única imagem ao modooperacional do dispositivo eletrônico no qual esta é visualizada. Então, aimagem pode ser associada com a funcionalidade corrente, que por exemplouma tecla é operativa para controlar.
O precedente é ilustrativo da presente invenção e não deve serconsiderado como limitante desta. Embora umas poucas realizações típicasdesta invenção tenham sido descritas, aqueles especialistas na técnicaprontamente verificarão que muitas modificações são possíveis nasrealizações típicas, sem se afastar materialmente dos novos ensinamentos evantagens desta invenção. Por exemplo, características das realizaçõesilustradas nas Figuras 2-12 podem ser combinadas em outras combinaçõesentão ilustradas. As realizações descritas são apenas descritas a título deexemplo e podem ser combinadas em outras combinações. Etapas de métododiferentes daquelas aqui descritas, executando o método por hardware ousoftware, podem ser providas dentro do escopo da invenção. As diferentescaracterísticas e etapas da invenção podem ser combinadas em outrascombinações que não aquelas descritas.

Claims (19)

1. Conjunto para visualizar pelo menos uma imagem dentro deuma área física (3) de um dispositivo eletrônico, dita área física (30) tendo ummodo operacional em relação ao dito dispositivo eletrônico, compreendendo:um invólucro (2);unidade de projetor (3, 4, 4a-f), incluindo pelo menos umemissor de luz (10, lOa-c) e um elemento formador de imagem (11); eum plano de projeção (12),onde o emissor de luz (10, lOa-c) é configurado para emitir luzna direção do elemento formador de imagem (11), o elemento formador deimagem (11) sendo configurado para formar pelo menos uma imagemutilizando a luz emitida pelo emissor de luz (10, lOa-c), e a unidade deprojetor (3, 4, 4a-f) é configurada para projetar uma imagem formada peloelemento formador de imagem (11) no plano de projeção (12) tendo umprimeiro lado e um segundo lado, caracterizado pelo fato de que o emissor deluz (10, lOa-c) é provido dentro do invólucro (2) do dispositivo eletrônico, demodo que a imagem é projetada no primeiro lado do plano de projeção (12)de modo que pode ser visto por um observador de um segundo lado no planode projeção (12).
2. Conjunto de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de que a unidade de projeção (4) inclui uma lente (13) configuradapara focalizar a imagem formada pelo elemento formador de imagem noplano de projeção.
3. Conjunto de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de que o plano de projeção (12) compreende uma superfícietranslúcida.
4. Conjunto de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de que a unidade de projetor compreende um refletor (22, 23)configurado para direcionar luz emitida pelo emissor de luz na direção doplano de projeção.
5. Conjunto de acordo com a reivindicação 4, caracterizadopelo fato de que o refletor (22, 23) compreende pelo menos um espelho.
6. Conjunto de acordo com a reivindicação 5, caracterizadopelo fato de que o refletor compreende diversos espelhos controláveis.
7. Conjunto de acordo com a reivindicação 6, caracterizadopelo fato de que os espelhos controláveis provêm um elemento formador deimagem.
8. Conjunto de acordo com a reivindicação 4, caracterizadopelo fato de que o refletor (22, 23) compreende um prisma.
9. Conjunto de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de que o elemento formador de imagem (11) compreende umaconfiguração, que forma a imagem.
10. Conjunto de acordo com a reivindicação 9, caracterizadopelo fato de que o elemento formador de imagem compreende uma unidadede visualização para formar a configuração.
11. Conjunto de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de que o plano de projeção (12) está incluído em uma superfície deum dispositivo eletrônico e é visível a partir de um exterior do dispositivoeletrônico.
12. Dispositivo eletrônico (1), caracterizado pelo fato decompreender o conjunto como definido na reivindicação 1.
13. Dispositivo eletrônico (1) de acordo com a reivindicação-12, caracterizado pelo fato de que o dispositivo eletrônico (1) é umequipamento de comunicação rádio móvel portátil ou de mão, um terminalrádio móvel, um telefone móvel, um radiolocalizador, um comunicador, umorganizador eletrônico, um telefone inteligente, um reprodutor de mídia, umreprodutor de áudio, um reprodutor de MP3, uma câmera, uma unidade GPS,um console de jogos, uma unidade de jogos e/ou um computador.
14. Método para visualizar pelo menos uma imagem dentro deuma área física (30) de um dispositivo eletrônico, dita área física (30) tendoum modo operacional em relação ao dito dispositivo eletrônico o métodocompreendendo:controlar pelo menos um emissor de luz (10, lOa-c) para emitirluz através de um elemento formador de imagem (11);formar pelo menos uma imagem utilizando luz emitida peloemissor de luz (10, lOa-c);caracterizado pelo fato deprojetar a imagem formada pelo elemento formador deimagem (11) sobre um primeiro lado de um plano de projeção (12), por meiodo que a imagem pode ser vista por um observador de um segundo lado sobreo plano de projeção (12).
15. Método de acordo com a reivindicação 14, caracterizadopelo fato de compreender focalizar a imagem no plano de projeção (12) pormeio de uma lente (13).
16. Método de acordo com a reivindicação 14, caracterizadopelo fato de compreender direcionar a luz emitida pelo emissor de luz (10,10a-c) para uma superfície translúcida, que forma o plano de projeção (12).
17. Método de acordo com a reivindicação 14, caracterizadopelo fato de compreender direcionar a luz emitida pelo emissor de luz (10, 10a-c), na direção de um refletor (22, 23) configurado para direcionar luzemitida pelo emissor de luz (10, lOa-c) na direção do plano de projeção (12).
18. Método de acordo com a reivindicação 14, caracterizadopelo fato de compreender controlar diversos espelhos, que provêm o elementoformador de imagem, para formar a imagem.
19. Produto de programa de computador para visualizar pelomenos uma imagem dentro de um área física (30) de um dispositivoeletrônico, dita área física (30) tendo um modo operacional em relação ao ditodispositivo eletrônico, o produto de programa de computadorcompreendendo:meio legível por computador tendo código de programa legívelpor computador realizado nele, o código de programa legível por computadorcompreendendo:código de programa legível por computador configurado paracontrolar pelo menos um emissor de luz (10, lOa-c) para emitir luz na direçãode um elemento formador de imagem (11);caracterizado pelo fato decódigo de programa legível por computador configurado paracontrolar o elemento formador de imagem (11) para formar pelo menos umaimagem utilizando luz emitida pelo emissor de luz (10, lOa-c), de tal modoque uma projeção da imagem é formada pelo elemento formador de imagem(11) sobre um primeiro lado de um plano de projeção (12), de modo que aimagem pode ser vista por um observador de um segundo lado sobre o planode projeção (12).
BRPI0617326-8A 2005-10-14 2006-10-11 conjunto para visualizar pelo menos uma imagem dentro de uma área fìsica de um dispositivo eletrÈnico, dispositivo eletrÈnico, método para visualizar pelo menos uma imagem dentro de uma área fìsica de um dispositivo eletrÈnico, e, produto de programa de computador BRPI0617326A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US11/250,882 US20070085981A1 (en) 2005-10-14 2005-10-14 Assemblies and methods for displaying an image
US11/250882 2005-10-14
PCT/EP2006/067285 WO2007042538A1 (en) 2005-10-14 2006-10-11 Assemblies and methods for displaying an image

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0617326A2 true BRPI0617326A2 (pt) 2011-07-19

Family

ID=37695968

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0617326-8A BRPI0617326A2 (pt) 2005-10-14 2006-10-11 conjunto para visualizar pelo menos uma imagem dentro de uma área fìsica de um dispositivo eletrÈnico, dispositivo eletrÈnico, método para visualizar pelo menos uma imagem dentro de uma área fìsica de um dispositivo eletrÈnico, e, produto de programa de computador

Country Status (8)

Country Link
US (1) US20070085981A1 (pt)
EP (1) EP1949200A1 (pt)
JP (1) JP2009511970A (pt)
CN (1) CN101326477A (pt)
BR (1) BRPI0617326A2 (pt)
RU (1) RU2008118915A (pt)
TW (1) TW200732816A (pt)
WO (1) WO2007042538A1 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20070097017A1 (en) * 2005-11-02 2007-05-03 Simon Widdowson Generating single-color sub-frames for projection
US9586147B2 (en) * 2010-06-23 2017-03-07 Microsoft Technology Licensing, Llc Coordinating device interaction to enhance user experience

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS5853766B2 (ja) * 1978-10-13 1983-12-01 富士通株式会社 投影式キ−ボ−ド
JPH06141209A (ja) * 1992-04-17 1994-05-20 Gold Star Co Ltd プロジェクタ機能を有するムービーカメラシステム
US7084859B1 (en) * 1992-09-18 2006-08-01 Pryor Timothy R Programmable tactile touch screen displays and man-machine interfaces for improved vehicle instrumentation and telematics
US5639151A (en) * 1996-02-16 1997-06-17 Mcnelley; Steve H. Pass-through reflective projection display
US6452577B1 (en) * 1998-11-06 2002-09-17 Kopin Corporation Microdisplay viewer
JP2003152851A (ja) * 2001-11-14 2003-05-23 Nec Corp 携帯端末装置
US6802451B2 (en) 2002-08-07 2004-10-12 Symbol Technologies, Inc. Scanning actuator assembly for image projection modules, especially in portable instruments
US6900951B2 (en) * 2003-05-22 2005-05-31 Olympus Corporation Display optical system
DE10357726B3 (de) 2003-12-10 2005-08-11 Siemens Ag Anzeigeeinrichtung
JP2005276089A (ja) * 2004-03-26 2005-10-06 Seiko Epson Corp 入力装置、画像表示装置及びプロジェクタ

Also Published As

Publication number Publication date
WO2007042538A1 (en) 2007-04-19
CN101326477A (zh) 2008-12-17
EP1949200A1 (en) 2008-07-30
TW200732816A (en) 2007-09-01
RU2008118915A (ru) 2009-11-20
JP2009511970A (ja) 2009-03-19
US20070085981A1 (en) 2007-04-19

Similar Documents

Publication Publication Date Title
KR101548997B1 (ko) 투사 표시 장치
CN108495103B (zh) 一种电子设备
JP5137386B2 (ja) コンパクトな背面投射ディスプレイ
KR20070030908A (ko) 전자장치의 이중 위치 디스플레이
JP6653744B1 (ja) 投射レンズ及び投射装置
JP6717264B2 (ja) 虚像表示装置、中間像形成部および画像表示光生成ユニット
US9052583B2 (en) Portable electronic device with multiple projecting functions
BRPI0617326A2 (pt) conjunto para visualizar pelo menos uma imagem dentro de uma área fìsica de um dispositivo eletrÈnico, dispositivo eletrÈnico, método para visualizar pelo menos uma imagem dentro de uma área fìsica de um dispositivo eletrÈnico, e, produto de programa de computador
JP5862752B2 (ja) プロンプター
TW200928555A (en) Displaying method of digital light processing (DLP) projector and DLP projector
JP4263438B2 (ja) 遊技機における映像の位置合わせ方法
JP4576155B2 (ja) ファインダーの表示装置
JP2008299231A (ja) 表示装置
JPH0540318A (ja) 投写型表示装置
JP2018033553A (ja) 遊技装置
JP2022065419A (ja) 表示方法、及び表示装置
JP5732939B2 (ja) プロンプター
TWI322920B (pt)
JPH07295678A (ja) 携帯型情報機器用投射式表示装置
JP7294643B2 (ja) ディスプレイ装置
KR20230161327A (ko) 전자 장치, 전자 장치에 관한 촬영 방법 및 장치
JP2023071462A (ja) 空中浮遊映像表示装置
JP2022150245A (ja) 表示装置
JP2000221591A (ja) 背面投写型表示装置
JP4955121B2 (ja) 画像表示装置

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 6A ANUI DADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2215 DE 18/06/2013.