BRPI0616586A2 - estrutura descartÁvel para fazer fundaÇÕes, plintos e elementos de construÇço em geral - Google Patents
estrutura descartÁvel para fazer fundaÇÕes, plintos e elementos de construÇço em geral Download PDFInfo
- Publication number
- BRPI0616586A2 BRPI0616586A2 BRPI0616586-9A BRPI0616586A BRPI0616586A2 BR PI0616586 A2 BRPI0616586 A2 BR PI0616586A2 BR PI0616586 A BRPI0616586 A BR PI0616586A BR PI0616586 A2 BRPI0616586 A2 BR PI0616586A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- ribs
- plinths
- shaped
- shaped main
- disposable
- Prior art date
Links
Classifications
-
- E—FIXED CONSTRUCTIONS
- E04—BUILDING
- E04C—STRUCTURAL ELEMENTS; BUILDING MATERIALS
- E04C5/00—Reinforcing elements, e.g. for concrete; Auxiliary elements therefor
- E04C5/01—Reinforcing elements of metal, e.g. with non-structural coatings
- E04C5/06—Reinforcing elements of metal, e.g. with non-structural coatings of high bending resistance, i.e. of essentially three-dimensional extent, e.g. lattice girders
-
- E—FIXED CONSTRUCTIONS
- E02—HYDRAULIC ENGINEERING; FOUNDATIONS; SOIL SHIFTING
- E02D—FOUNDATIONS; EXCAVATIONS; EMBANKMENTS; UNDERGROUND OR UNDERWATER STRUCTURES
- E02D27/00—Foundations as substructures
- E02D27/01—Flat foundations
- E02D27/02—Flat foundations without substantial excavation
-
- E—FIXED CONSTRUCTIONS
- E02—HYDRAULIC ENGINEERING; FOUNDATIONS; SOIL SHIFTING
- E02D—FOUNDATIONS; EXCAVATIONS; EMBANKMENTS; UNDERGROUND OR UNDERWATER STRUCTURES
- E02D29/00—Independent underground or underwater structures; Retaining walls
- E02D29/02—Retaining or protecting walls
- E02D29/0208—Gabions
-
- E—FIXED CONSTRUCTIONS
- E04—BUILDING
- E04G—SCAFFOLDING; FORMS; SHUTTERING; BUILDING IMPLEMENTS OR AIDS, OR THEIR USE; HANDLING BUILDING MATERIALS ON THE SITE; REPAIRING, BREAKING-UP OR OTHER WORK ON EXISTING BUILDINGS
- E04G9/00—Forming or shuttering elements for general use
- E04G9/02—Forming boards or similar elements
- E04G9/06—Forming boards or similar elements the form surface being of metal
- E04G9/065—Forming boards or similar elements the form surface being of metal the form surface being of wire mesh
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Architecture (AREA)
- Civil Engineering (AREA)
- Structural Engineering (AREA)
- Mining & Mineral Resources (AREA)
- Paleontology (AREA)
- Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- General Engineering & Computer Science (AREA)
- Mechanical Engineering (AREA)
- Environmental & Geological Engineering (AREA)
- Forms Removed On Construction Sites Or Auxiliary Members Thereof (AREA)
- Reinforcement Elements For Buildings (AREA)
- Saccharide Compounds (AREA)
- Artificial Fish Reefs (AREA)
- Catalysts (AREA)
Abstract
ESTRUTURA DESCARTÁVEL PARA FAZER FUNDAÇÕES, PLINTOS E ELEMENTOS DE CONSTRUÇçO EM GERAL. Uma estrutura descartável para fazer fundações, plintos e elementos de contrução em geral em que é provido um reforço de ferro (12, 13) arranjado em pelo menos um elemento de contenção (14) para receber concreto (16), em que o pelo menos um elemento de contenção (14) compreende uma chapa de metal que exibe uma série de nervuras principais em forma de V (19), interespaçadas uma da outra e conectadas por meio de uma contrução de malha (20), que realiza uma estrutura de colméia, e por outras nervuras secundárias (21), também configuradas como um V, em uma zona central da construção de malha, a série de nervuras principais em forma de V (19) sendo arranjada contra o reforço de ferro (12,13) e tendo uma altura (h) entre 1,5 e 3,0 cm. Tal tipo de estrutura pode ser inteiramente feita na fábrica e instalada em posição no pátio.
Description
"ESTRUTURA DESCARTÁVEL PARA FAZER FUNDAÇÕES, PLINTOS E ELEMENTOS DE CONSTRUÇÃO EM GERAL"
A presente invenção refere-se a uma estrutura descartável para fazer fundações, plintos e elementos de construção em geral.
No campo de construção, os assim chamados moldes contendo as hastes de reforço e as peças fundidas são usadas para fazer fundações, plintos e elementos de construção em geral através de fundição. Tais moldes têm que ser arranjados para obter a forma desejada, apropriadamente espaçados do reforço por espaçadores especiais e então, uma vez quando a massa fundida se assentou nos mesmos, eles têm que ser removidos.
Essas operações implicam em custos para os materiais de componente do molde e custos relativos à instalação e remoção do molde no local. De fato, uma vez quando a moldagem a ser feita foi identificada, é necessário construir o reforço no local, usualmente com painéis de madeira, com longos tempos de instalação para a colocação, além dos painéis, também de escoras metálicas, espaçadores, estacas, etc. Ademais, tempos inativos são usados para remover os vários componentes de molde, quando a moldagem está completa e assentada. Além disto, não deve ser esquecido que os painéis, muito caros, são sujeitos à quebra, danos, e têm muitas vezes que ser cortados no local para a adaptação deles ao tamanho da moldagem sendo feita.
Deve ser notado que foi tentado usar elementos configurados como painéis, por exemplo de chapas galvanizadas, as quais são fixadas em torno das hastes de reforço e forçadas na posição de moldagem por meio do arranjo de brita rochosa sobre o perfil para enrijecê-las durante a moldagem. Tais painéis têm também que ser espaçados das hastes em uma maneira apropriada e então permanecem incorporados na moldagem da estrutura desejada.
Tais tipos de painéis, devido ao arranjo da brita rochosa inicial e de sua estrutura, têm que ser adaptados aos produtos moldados a serem feitos, provendo assim muita complicação durante o uso.
Em geral, por conseguinte, em todos sistemas conhecidos existe a necessidade de fazer molde e reforço no local de aplicação, com problemas de alinhamentos, posicionamento incorreto das partes, e qualquer coisa a mais requerida para obter uma moldagem perfeita.
Um objetivo da presente invenção é prover uma estrutura descartável para fazer fundações, plintos e elementos de construção, que deve ser fácil de ser aplicada em associação com as hastes de reforço, e que deve ter custos muito baixos de fabricação e aplicação. Um outro objetivo da presente invenção é prover uma estrutura
descartável do tipo inicialmente mencionado, que deve ser conformar aos regulamentos que se referem à construção de moldagem de concreto reforçado.
Ainda um outro objetivo da presente invenção é prover uma estrutura descartável do tipo acima mencionado, que deve se conformar perfeitamente com relação ao arranjo das suas porções (molde, reforço de ferro), sem a necessidade de realização diretamente no local.
Estes objetivos de acordo com a presente invenção são atingidos pela provisão de uma estrutura descartável para fazer fundações, plintos e elementos de construção em geral, como descrita na reivindicação 1.
As outras reivindicações definem características adicionais da
presente invenção.
As características e vantagens de uma estrutura descartável para fazer fundações, plintos e elementos de construção em geral de acordo com a presente invenção aparecerão mais claramente da seguinte descrição, feita a título de um exemplo indicativo não limitativo, com referência aos desenhos esquemáticos anexos, nos quais:
a figura 1 mostra uma vista parcial em perspective de uma estrutura descartável para fazer o plinto antes de o concreto ser moldado; a figura 2 mostra uma outra vista parcial em perspective de um exemplo de estrutura descartável em que o concreto foi moldado e um elemento em forma de soquete tem que ser extraído, o qual forma um assento para um pilar;
a figura 3 mostra uma vista parcial frontal ampliada de uma estrutura descartável, como usada nos exemplos das figuras 1 e 2;
a figura 4 mostra uma seção parcial ampliada da estrutura da figura 3, quando aplicada em uma moldagem como aquela mostrada nas figuras 1 e 2.
Com referência às figuras 1 e 2, é mostrado que é possível usar uma estrutura descartável para fazer fundações, plintos e elementos de construção em geral, de acordo com a presente invenção.
De fato, a figura 1 mostra uma vista parcial em perspectiva de uma estrutura descartável para fazer o plinto antes de o concreto ser moldado, globalmente indicada com o número de referência 11.
Esta estrutura 11 compreende uma série de hastes de reforço 12, 13, diferentemente dobradas e cruzadas, para formar uma gaiola de reforço, por exemplo pertencendo a uma base do plinto (não mostrada e em si conhecida).
As hastes de reforço 12, 13 são circundadas e encerradas por meio de pelo menos um elemento de contenção, globalmente indicado com o número de referência 14, o qual é ligado ou pregueado nas hastes 12, 13.
A figura 2 mostra como, uma vez quando o concreto foi moldado na base de plinto 11, em hastes de ressalto (não mostradas) se projetando da mesma, um elemento de contenção 14, similar ao elemento de contenção prévio, é ainda arranjado, conectado da mesma maneira com as hastes. A figura 2 mostra até mesmo a etapa subseqüente em que concreto 16 foi moldado na estrutura assim realizada.
No topo, porções de extremidade das hastes de ressalto de pilares (não mostrados) se projetam, em cujo centro é arranjado um soquete para os pilares 17, provido com alças 18, for a sua extração, uma vez quando a moldagem se assentou.
De acordo com a presente invenção, o elemento de contenção 14, melhor mostrado nas figuras 3 e 4, é obtido por meio de uma chapa de metal tratada com uma máquina especial e transformada em um produto continuado.
O elemento de contenção 14 exibe uma série de nervuras principais em forma de V 19, interespaçadas uma da outra e conectadas por meio de uma construção de malha 20, o qual realiza uma estrutura de colméia. Nesta construção de malha 20 são providas outras nervuras secundárias 21, também configuradas como um V, em uma zona central da construção para determinação de rigidez mínima para a estrutura, ao mesmo tempo em que é permitida a dobragem da mesma sem muito problema e boa adaptabilidade às formas sendo feitas.
Tanto as nervuras principais em forma de V 19 quanto as nervuras secundárias 21, também configuradas como um V, têm um padrão longitudinal com respeito ao elemento de contenção 14.
As nervuras principais em forma de V 19 são voltadas para as hastes de reforço e têm uma altura h entre 1,5 e 3,0 cm de modo a espaçar o elemento de contenção 14 a partir das gaiolas de ferro por uma extensão suficiente. Desta maneira, certa conformidade da estrutura com os regulamentos que se referem à colocação de ferro em estruturas de concreto reforçado é obtida.
As figuras 1 e 2 mostram como o elemento de contenção 14
das hastes, uma vez quando o concreto foi moldado, permanece quase superficialmente incorporado dentro do plinto ou dentro da fundação genérica e não requer dificuldade para ações de desmontagem, com desengate de estacas, escoras metálicas e qualquer coisa a mais que suporta usualmente as porções de molde.
A configuração de elemento de contenção 14 com uma construção de malha 20 com uma estrutura de colméia permite a perfeita incorporação no concreto com superfície externa quase acabada e pronta para as seguintes aplicações. De fato, tem que ser notado que a presença das nervuras principais em forma de V 19 e das nervuras secundárias em forma de V 21, interespaçadas uma da outra e conectadas, assegura certa resistência e linearidade do produto assim obtido. Além disto, é repetido que as nervuras principais em forma de V 19 são arranjadas com a ponta das mesmas voltada para a haste de reforço, enquanto que as nervuras secundárias em forma de V 21 são arranjadas com a ponta das mesmas voltada para fora da moldagem ou do elemento de construção.
A ausência de qualquer manuseio de reforços de suporte externo, tais como placas ou similares, consideravelmente reduz os custos para fabricação de estruturas moldadas.
Além disto, uma outra vantagem muito importante determinada por meio da presente invenção tem que ser destacada.
Como pode ser visto na figura 1 e parcialmente na figura 2, o elemento de contenção 14 com uma construção de malha 20 com estrutura de colméia e nervuras principais em forma de V 19 e nervuras secundárias em forma de V 21, interespaçadas uma da outra e conectadas, permite a fabricação do reforço e do molde diretamente na fábrica, prontas para ser então transportados e instalados no local.
Esta é uma grande vantagem do ponto de vista de operação e tecnológico em comparação com todas as estruturas de molde existentes e conhecidas.
De fato, uma vez quando o tipo de elemento de construção a ser feito é conhecido, uma vez quando as dimensões e os arranjos das hastes de reforço bem como as dimensões totais finais do elemento de construção foram recebidos, é possível fazer tanto o reforço interno quanto a colocação do elemento de contenção 14 na fábrica, prontos para a moldagem.
Tal estrutura compósita é então transportada para o local de uso, já montada, para ser colocada na posição desejada e para receber o concreto, sem necessidade de qualquer alinhamento entre hastes, estruturas de contenção, outros elementos de fixação, se requeridos.
Várias alterações e variações podem ser feitas em uma estrutura descartável para fazer fundações, plintos e elementos de construção em geral assim concebidos, todas caindo dentro da presente invenção; além disto, todos detalhes podem ser substituídos por elementos tecnicamente equivalentes. Na prática, os materiais usados bem como os tamanhos, podem ser quaisquer, de acordo com as exigências técnicas.
Claims (4)
1. Estrutura descartável para fazer fundações, plintos e elementos de construção em geral em que é provido um reforço de ferro (12, 13) arranjado em pelo menos um elemento de contenção (14) para receber concreto (16), caracterizada pelo fato de que dito pelo menos um elemento de contenção (14) compreende uma chapa de metal que exibe uma série de nervuras principais em forma de V (19), interespaçadas uma da outra e conectadas por meio de uma construção de malha (20), que realiza uma estrutura de colméia, e por outras nervuras secundárias (21), também configuradas como um V, em uma zona central da construção de malha, dita série de nervuras principais em forma de V (19) sendo arranjado contra dito reforço de ferro (12, 13) e tendo uma altura (h) entre 1,5 e 3,0 cm.
2. Estrutura de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que tanto as nervuras principais em forma de V (19) quanto as nervuras secundárias em forma de V (21) têm um padrão longitudinal com respeito ao elemento de contenção (14).
3. Estrutura de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que pode ser feita na fábrica e, uma vez terminada, ser colocada no pátio de construção.
4. Estrutura de acordo com a reivindicação I5 caracterizada pelo fato de que as nervuras principais em forma de V (19) são arranjadas com a ponta das mesmas voltada para o reforço de ferro (12, 13) enquanto as nervuras secundárias em forma de V (21) são arranjadas com a ponta das mesmas voltada para fora do elemento de construção.
Applications Claiming Priority (3)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
ITMI2005U000340 | 2005-09-30 | ||
IT000340U ITMI20050340U1 (it) | 2005-09-30 | 2005-09-30 | Struttura a pereere per realizzare fondazioni plinti e elementi di costruzione in genere |
PCT/EP2006/007786 WO2007039008A1 (en) | 2005-09-30 | 2006-08-04 | Disposable structure for making foundations, plinths and construction elements in general |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BRPI0616586A2 true BRPI0616586A2 (pt) | 2012-12-25 |
Family
ID=37600729
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BRPI0616586-9A BRPI0616586A2 (pt) | 2005-09-30 | 2006-08-04 | estrutura descartÁvel para fazer fundaÇÕes, plintos e elementos de construÇço em geral |
Country Status (9)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US8074421B2 (pt) |
EP (1) | EP1934408B1 (pt) |
JP (1) | JP2009510285A (pt) |
AT (1) | ATE421618T1 (pt) |
BR (1) | BRPI0616586A2 (pt) |
DE (1) | DE602006005009D1 (pt) |
IT (1) | ITMI20050340U1 (pt) |
RU (1) | RU2008112563A (pt) |
WO (1) | WO2007039008A1 (pt) |
Families Citing this family (1)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
DE102009021143A1 (de) * | 2009-05-13 | 2010-11-18 | Haus und Holzbau im Allgäu GmbH | Fundamentkorb, Fundament und Verfahren zur Bildung eines Fundaments |
Family Cites Families (5)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US670827A (en) * | 1900-06-23 | 1901-03-26 | Clarence B White | Expanded-metal structure. |
GB8900565D0 (en) | 1989-01-11 | 1989-03-08 | Kubik Marian L | Space frame |
US6112489A (en) * | 1995-12-12 | 2000-09-05 | Monotech International, Inc. | Monocoque concrete structures |
US6295770B1 (en) * | 1999-12-29 | 2001-10-02 | Chyi Sheu | Steel frame building structure |
US6745533B2 (en) | 2001-07-31 | 2004-06-08 | Tokyo Electric Power Company, Inc. | Building and construction method therefor |
-
2005
- 2005-09-30 IT IT000340U patent/ITMI20050340U1/it unknown
-
2006
- 2006-08-04 US US11/992,575 patent/US8074421B2/en active Active
- 2006-08-04 BR BRPI0616586-9A patent/BRPI0616586A2/pt not_active Application Discontinuation
- 2006-08-04 WO PCT/EP2006/007786 patent/WO2007039008A1/en active Application Filing
- 2006-08-04 EP EP06762998A patent/EP1934408B1/en active Active
- 2006-08-04 AT AT06762998T patent/ATE421618T1/de not_active IP Right Cessation
- 2006-08-04 RU RU2008112563/03A patent/RU2008112563A/ru not_active Application Discontinuation
- 2006-08-04 DE DE602006005009T patent/DE602006005009D1/de active Active
- 2006-08-04 JP JP2008532612A patent/JP2009510285A/ja not_active Withdrawn
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
RU2008112563A (ru) | 2009-11-10 |
EP1934408A1 (en) | 2008-06-25 |
ITMI20050340U1 (it) | 2007-04-01 |
JP2009510285A (ja) | 2009-03-12 |
ATE421618T1 (de) | 2009-02-15 |
WO2007039008A1 (en) | 2007-04-12 |
DE602006005009D1 (de) | 2009-03-12 |
US20090256054A1 (en) | 2009-10-15 |
EP1934408B1 (en) | 2009-01-21 |
US8074421B2 (en) | 2011-12-13 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
ITPN20010085A1 (it) | Cassero a scomparsa per la costruzione di solette da impiegare nell'edilizia. | |
JP6724347B2 (ja) | 鉄筋コンクリート梁の施工方法、スペーサ兼捨て型枠、及び鉄筋コンクリート梁 | |
KR101950872B1 (ko) | 탈형식 거푸집을 이용하여 제작된 pc보 및 그 시공방법 | |
KR20170032826A (ko) | 프리캐스트 콘크리트 이중벽체 구조물 및 그 시공방법 | |
CN110341029A (zh) | 一种可拆卸式钢木模板组合装置及其使用方法 | |
BRPI0616586A2 (pt) | estrutura descartÁvel para fazer fundaÇÕes, plintos e elementos de construÇço em geral | |
EP3006639B1 (en) | Module for slabs and metho to make said module | |
KR101451267B1 (ko) | 조립형 pc부재 제작용 시스템거푸집 및 이를 이용한 pc부재 생산방법 | |
KR101859398B1 (ko) | 철근 노출콘크리트 벽체를 적용한 건축 구조물 시공방법 | |
KR20100023228A (ko) | 분리형 플렛타이 | |
JP3841531B2 (ja) | 捨て型枠 | |
CN207988289U (zh) | 一种叠合楼板 | |
JPS5953977B2 (ja) | 柱の構築方法 | |
KR101812955B1 (ko) | 노출콘크리트 공법을 이용한 건축 구조물 시공방법 | |
JPH0913486A (ja) | コンクリート構造体 | |
KR200229095Y1 (ko) | 지하층 용출수 처리용 배수판 | |
KR101962709B1 (ko) | 트랜치가 형성된 합성 데크 슬래브 시공 방법 | |
KR101316721B1 (ko) | 계단식 옹벽 구조물 및 이를 이용한 옹벽 구조물 시공방법 | |
EP4390002A1 (en) | Concrete element, process for producing concrete element and formwork for casting concrete element | |
JPS6195127A (ja) | コンクリ−ト型枠工法 | |
JP2004183281A (ja) | コンクリート構造物の構築方法、および同法に用いる型枠ブロック、およびその型枠ブロックの製造方法 | |
JPH048199Y2 (pt) | ||
KR200355818Y1 (ko) | 콘센트복스 결속대 | |
JP2512327Y2 (ja) | 地中梁用コンクリ―ト型枠 | |
CN110306822A (zh) | 一种具有防水功能的历史建筑外墙单元板块 |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B06G | Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette] |
Free format text: SOLICITA-SE A REGULARIZACAO DA PROCURACAO, UMA VEZ QUE BASEADO NO ARTIGO 216 1O DA LPI, O DOCUMENTO DE PROCURACAO DEVE SER APRESENTADO NO ORIGINAL, TRASLADO OU FOTOCOPIA AUTENTICADA. |
|
B65X | Notification of requirement for priority examination of patent application | ||
B65Y | Grant of priority examination of the patent application (request complies with dec. 132/06 of 20061117) | ||
B07A | Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette] | ||
B15K | Others concerning applications: alteration of classification |
Free format text: A CLASSIFICACAO ANTERIOR ERA: E04B 1/16 Ipc: E02D 27/02 (2006.01), E02D 29/02 (2006.01), E04C 5 |
|
B07A | Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette] | ||
B09B | Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette] |
Free format text: INDEFIRO O PEDIDO DE ACORDO COMO ARTIGO 8O COMBINADO COM 13 E ARTIGO 15 DA LPI |
|
B12B | Appeal against refusal [chapter 12.2 patent gazette] |