BRPI0610230A2 - método e aparelho para fabricar um tubo de papel tendo um seção transversal poligonal e tubo de papel tendo uma seção transversal poligonal - Google Patents

método e aparelho para fabricar um tubo de papel tendo um seção transversal poligonal e tubo de papel tendo uma seção transversal poligonal Download PDF

Info

Publication number
BRPI0610230A2
BRPI0610230A2 BRPI0610230-1A BRPI0610230A BRPI0610230A2 BR PI0610230 A2 BRPI0610230 A2 BR PI0610230A2 BR PI0610230 A BRPI0610230 A BR PI0610230A BR PI0610230 A2 BRPI0610230 A2 BR PI0610230A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
core
core assembly
supply
paper tube
strips
Prior art date
Application number
BRPI0610230-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Jae-Mun Lee
Han-Yong Cho
Original Assignee
Dyne Technology Co Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Dyne Technology Co Ltd filed Critical Dyne Technology Co Ltd
Publication of BRPI0610230A2 publication Critical patent/BRPI0610230A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B31MAKING ARTICLES OF PAPER, CARDBOARD OR MATERIAL WORKED IN A MANNER ANALOGOUS TO PAPER; WORKING PAPER, CARDBOARD OR MATERIAL WORKED IN A MANNER ANALOGOUS TO PAPER
    • B31CMAKING WOUND ARTICLES, e.g. WOUND TUBES, OF PAPER, CARDBOARD OR MATERIAL WORKED IN A MANNER ANALOGOUS TO PAPER
    • B31C3/00Making tubes or pipes by feeding obliquely to the winding mandrel centre line
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T428/00Stock material or miscellaneous articles
    • Y10T428/13Hollow or container type article [e.g., tube, vase, etc.]
    • Y10T428/1303Paper containing [e.g., paperboard, cardboard, fiberboard, etc.]

Abstract

A presente invenção refere-se a um método e aparelho para fabricar um tubo de papel poligonal, e mais particularmente, a um método e aparelho para fabricar um tubo de papel grosso pela descarga de uma pluralidade de tiras de papel, que são helicoidalmente sobrepostas e enroladas em um núcleo giratório, a partir do núcleo utilizando um elemento de fornecimento que se move no interior do núcleo. Um aparelho para fabricar um tubo de papel tendo uma seção transversal, poligonal, de acordo com a presente invenção, compreende uma armação, uma montagem de núcleo alongada tendo uma extremidade giratoriamente sustentada na armação e a outra extremidade livre e tendo uma superfície periférica externa de um formato poligonal predeterminado, e um elemento de fornecimento instalado na montagem de núcleo para pelo menos uma porção do elemento de fornecimento ser exposta a partir da superfície periférica externa da montagem de núcleo na qual as tiras são enroladas, o elemento de fornecimento sendo instalado para a porção exposta se mover em direção à extremidade livre da montagem de núcleo após receber a energia, pelo que a porção continuamente exposta é colocada em contato com uma superfície interna da tira mais inferior de uma pluralidade das tiras enroladas na superfície periférica externa da montagem de núcleo e desse modo uma pluralidade das tiras enroladas na montagem de núcleo se move continuamente em direção à extremidade livre da montagem de núcleo.

Description

MÉTODO E APARELHO PARA FABRICAR UM TUBO DE PAPEL TENDO UMASEÇÃO TRANSVERSAL POLIGONAL E TUBO DE PAPEL TENDO UMA SEÇÃO
TRANSVERSAL POLIGONAL
Campo técnico
O pedido da presente invenção reivindica prioridadepara o pedido de patente coreano no. 10-2005-0039872(depositado em 12 de maio de 2005).
A presente invenção refere-se a um método e aparelhopara fabricar um tubo de papel tendo uma seção transversalpoligonal, e mais particularmente, a um método e aparelhocapaz de fabricar um tubo de papel grosso pela descarga deuma pluralidade de tiras de papel, as quais sãohelicoidalmente sobrepostas e enroladas em um núcleogiratório, a partir do núcleo utilizando um elemento que semove no interior do núcleo. Além disso, a presente invençãorefere-se a um tubo de papel tendo uma seção transversalpoligonal fabricada pelo método.
Técnica antecedente
[Referências citadas]
Publicação internacional no. WO 07/13695, publicado em17 de abril de 1997, intitulado "METHOD AND DEVICE FORPRODUCTION OF TUBES"
Publicação de patente coreana em aberto no. 10-2 002-0038467, publicada em 23 de maio de 2002, intitulada"POLYGONALLY WRAPPED PAPER PIPE MAKING MACHINE"
Patente US número 4.120.523, expedida em 17 de outubrode 1978, intitulada "POLYGONALLY WRAPPED SLEEVE AND METHODSAND DEVICES FOR MAKING SAME"
Publicação de patente japonesa em aberto no. (Sho) 50-91808, publicada em 22 de julho de 1975, intitulada "METHODOF MAKING POLYGONALLY WRAPPED PAPER TUBE"
Em vez de uma paleta feita de resina sintética oumadeira convencionalmente utilizada, uma paleta feita depapel foi recentemente desenvolvida e utilizada notransporte de carga. Em geral, uma paleta de papelcompreende uma placa superior na qual a carga é colocada, eum elemento de suporte que é fixado em uma superfícieinferior da placa superior para sustentar a placa superior.Como um elemento de suporte de uma paleta de papel, um tubode papel tendo uma seção transversal quadrangular éamplamente utilizado.
Métodos e aparelhos convencionalmente conhecidos parafabricação de um tubo de papel tendo uma seção transversalquadrangular são revelados em diversos documentos incluindoos seguintes documentos de patente. Todos os métodos eaparelhos para fabricar um tubo de papel tendo uma seçãotransversal quadrangular que são revelados na publicaçãointernacional no. WO 97/13695, publicação de patentecoreana em aberto no. 2002-0038467 e publicação de patentejaponesa em aberto no. (Sho) 918 08, utilizam o mesmoprincípio. O aparelho para fabricar um tubo de papelpoligonalmente envolto revelado nos documentos de patenteacima mencionados faz com que uma pluralidade de tiras depapel previamente revestidas com adesivo seja fornecida aum núcleo giratório tendo uma seção transversalquadrangular e seja enrolada em uma superfície periféricaexterna do núcleo. O aparelho convencional também é dotadode uma pluralidade de rolos que giram em torno de um eixogeométrico rotacional do núcleo na mesma velocidade angularque o núcleo, onde a pluralidade de rolos pressiona astiras enroladas na superfície periférica externa do núcleoe simultaneamente gira em uma direção longitudinal donúcleo (giram em torno do eixo geométrico rotacionalperpendicular à direção longitudinal do núcleo). Isto é, oaparelho convencional para fabricar um tubo de papelpoligonalmente envolto utiliza o princípio de que quandouma pluralidade dos rolos gira na direção longitudinal donúcleo enquanto pressiona as tiras (tubo de papel)enroladas sobre o núcleo, o tubo de papel enrolado sobre onúcleo é separado do núcleo é descarregado na direçãolongitudinal do núcleo se uma força de fricção gerada entreos rolos e uma superfície externa do tubo de papel formaior do que aquela gerada entre o núcleo e uma superfícieinterna do tubo de papel.
De acordo com um método para fabricar um tubo de papelenvolto de forma quadrangular, revelado na patente US no.4.120.523, um tubo de papel envolto de forma quadrangular éfabricado pela formação sucessiva de um tubo de papelenvolto de forma circular, o qual é continuamente formado edescarregado, para ter uma seção transversal quadrangularutilizando uma pluralidade de rolos de formação.
De acordo com todos os métodos e aparelhos parafabricar um tubo de papel quadrangular revelados em todosos documentos acima mencionados, é difícil fabricarcontinuamente um tubo de papel poligonal de uma espessurapredeterminada ou maior, por exemplo, um tubo de papelquadrangular com uma espessura de pelo menos 5 mm porenrolar helicoidalmente o tubo de papel.
De acordo com o primeiro método para fabricar um tubode papel poligonal por enrolamento de uma pluralidade detiras de papel em um núcleo poligonal giratório e a seguirpressionando uma superfície periférica externa das tiras depapel enroladas com uma pluralidade de rolos esimultaneamente separando o tubo de papel a partir donúcleo, uma força de compressão dos rolos deve seraumentada visto que um tubo de papel é mais grosso, paraaumentar uma força de fricção entre os rolos e o tubo depapel. Entretanto, uma vez que a força de fricção entre onúcleo e uma superfície interna do tubo de papel éaumentada à medida que a força de pressão dos rolos éaumentada, há um problema em que é difícil separar o tubode papel a partir do núcleo. De acordo com o segundo métodopara formar um tubo de papel circular em um tubo de papelquadrangular, há um problema em que é teoricamenteimpossível fazer um tubo de papel tendo uma seçãotransversal quadrangular precisa uma vez que um perímetrode um círculo não é idêntico de forma precisa a umperímetro de um quadrângulo. Além disso, há um problema emque quando uma espessura do tubo de papel é maior do queuma espessura predeterminada, uma folga entre a tiraenrolada interna e a tira enrolada externa é aumentada edesse modo o tubo de papel é distorcido enquanto se forma.
Além disso, o método convencional para fabricar umtubo de papel poligonal tem um problema em que quando umtubo de papel poligonal é fabricado de tiras de papelãocorrugado para economizar material, as corrugações dastiras de papel corrugado são danificadas, de modo que éimpossível fabricar um tubo de papel poligonal utilizandotiras de papelão corrugado.
REVELAÇÃO DA INVENÇÃOProblema técnico
A presente invenção é concebida para resolver osproblemas nos métodos e aparelhos convencionais acimamencionados para fabricar um tubo de papel poligonal. Istoé, um objetivo da presente invenção é fornecer um método eaparelho para fabricar um tubo de papel poligonal, onde umtubo de papel espesso tendo elevada resistência pode serproduzido e sua produtividade também pode ser aperfeiçoadauma vez que é possível produzir continuamente o tubo depapel enrolando helicoidalmente tiras em um núcleo parasobreporem-se entre si. Além disso, outro objetivo dapresente invenção é fornecer um método e aparelho paraproduzir um tubo de papel poligonal utilizando tiras depapelão corrugado.
Um objetivo adicional da presente invenção é fornecerum tubo de papel poligonal tendo resistência superiorproduzida de acordo com o método da presente invenção.Solução técnica
De acordo com um aspecto da presente invenção, éfornecido um método para fabricar um tubo de papel tendouma seção transversal poligonal. O método para fabricar umtubo de papel tendo uma seção transversal poligonalcompreende etapas de enrolar uma pluralidade de tiras depapel em uma superfície periférica externa de um núcleogiratório tendo uma seção transversal poligonal a serhelicoidalmente sobreposto, as tiras de papel exceto a tiramais inferior sendo previamente revestida com adesivo; efornecer continuamente uma pluralidade das tiras de papelenroladas no núcleo em uma direção longitudinal do núcleopor colocar um elemento de fornecimento em contato com umasuperfície interna da tira mais inferior enrolada nasuperfície periférica externa do núcleo, o elemento defornecimento tendo pelo menos uma porção continuamenteexposta a partir da superfície periférica externa do núcleona qual as tiras são enroladas, o elemento de fornecimentosendo instalado no núcleo para se mover na direçãolongitudinal do núcleo.
O método para fabricar um tubo de papel, de acordo coma presente invenção, não descarrega um tubo de papel apartir de um núcleo pressionando uma superfície externa dotubo de papel formado pelo enrolamento de tiras no núcleocomo em um método convencional para fabricar um tubo depapel poligonal, porém é um método de origem no qual umtubo de papel helicoidalmente sobreposto e enrolado em umnúcleo é continuamente separado a partir do núcleo fazendocom que um elemento de fornecimento, o qual é colocado emcontato com uma superfície interna do tubo de papel formadopor enrolamento de tiras no núcleo, se mova continuamenteem direção a uma extremidade livre do núcleo.
Para separar facilmente o tubo de papel a partir donúcleo, no método para fabricar um tubo de papel, de acordocom a presente invenção, prefere-se também que a etapa defornecimento seja executada enquanto uma superfíciesuperior de uma pluralidade das tiras enroladascorrespondendo a uma posição com a qual o elemento defornecimento é colocado em contato seja pressionada com ummeio de compressão ao mesmo tempo, o meio de compressãosendo instalado em uma armação e girando na mesmavelocidade angular que o núcleo. Como o elemento defornecimento utilizado no método da presente invenção,correias de fornecimento, engrenagens de fornecimento, ouparafusos de fornecimento podem ser utilizados. O elementode fornecimento é instalado no núcleo de modo que umaporção do elemento de fornecimento é exposta a partir dasuperfície periférica externa do núcleo e se move nadireção longitudinal do elemento de fornecimento.
De acordo com outro aspecto da presente invenção, éfornecido um aparelho para fabricar um tubo de papel tendouma seção transversal poligonal. O aparelho para fabricarum tubo de papel tendo uma seção transversal poligonal, deacordo com a presente invenção, compreende uma armação; umamontagem de núcleo alongada tendo uma extremidadegiratoriamente sustentada na armação e a outra extremidadelivre para sobrepor helicoidalmente e enrolar umapluralidade de tiras de papel em uma superfície periféricaexterna da montagem de núcleo, as tiras de papel exceto atira mais inferior sendo previamente revestidas comadesivo, a superfície periférica externa da montagem denúcleo tendo um formato poligonal predeterminado; umprimeiro meio de acionamento para fornecer energia paragirar a montagem de núcleo; um primeiro meio de transmissãode energia para transmitir a energia do primeiro meio deacionamento para a montagem de núcleo após receber aenergia; um elemento de fornecimento instalado na montagemde núcleo para pelo menos uma porção do elemento defornecimento a ser exposta a partir da/para superfícieperiférica externa da montagem de núcleo na qual as tirassão enroladas, o elemento de fornecimento sendo instaladopara a porção exposta se mover em direção ã extremidadelivre da montagem de núcleo após receber a energia, peloque a porção continuamente exposta é colocada em contatocom uma superfície interna da tira mais inferior de umapluralidade das tiras enroladas na superfície periféricaexterna da montagem de núcleo e desse modo uma pluralidadedas tiras enroladas na montagem de núcleo continuamente semove em direção à extremidade livre da montagem de núcleo;um segundo meio de acionamento para fornecer energia parafazer com que a porção do elemento de fornecimento sejacontinuamente exposto a partir da superfície periféricaexterna da montagem de núcleo; e um segundo meio detransmissão de energia para transmitir a energia do segundomeio de acionamento para o elemento de fornecimento apósreceber a energia.
De acordo com a presente invenção, à medida que amontagem de núcleo gira, o elemento de fornecimentoinstalado na montagem de núcleo faz com que a tira de papelmais inferior de uma pluralidade de tiras de papel enroladahelicoidalmente na superfície periférica externa se mova emdireção à extremidade livre da montagem de núcleo.
Contrário a um aparelho convencional para fabricar um tubode papel poligonal, que faz com que uma superfícieperiférica interna de um tubo de papel seja deslizada edescarregada a partir de um núcleo pela compressão de umasuperfície periférica externa do tubo de papel enrolado comrolos, o aparelho para fabricar um tubo de papel poligonalde acordo com a presente invenção faz com que o elemento defornecimento seja colocado em contato com a superfícieperiférica interna do tubo de papel poligonal enrolado eempurre e descarregue o tubo de papel em direção àextremidade livre do núcleo, de modo que uma força defricção entre o núcleo e o tubo de papel poligonal épequena e desse modo é possível fabricar um tubo de papelmais espesso. Isto é, um tubo de papel é fabricado peladescarga de uma pluralidade de tiras de papel (tubo depapel) enroladas na superfície periférica externa damontagem de núcleo em direção à extremidade livre damontagem de núcleo por uma força de fricção gerada quandouma porção do elemento de fornecimento que é continuamenteexposta a partir da superfície periférica externa damontagem de núcleo é colocada em contato com a superfícieinterna da tira de papel mais inferior.
Além disso, o aparelho para fabricar um tubo de papel,de acordo com a presente invenção, pode fabricarvantajosamente um tubo de papel poligonal utilizando tirasde papel corrugado em um lado. Uma vez que um aparelhoconvencional para fabricar um tubo de papel poligonalcomprime uma superfície periférica externa das tiras depapel enroladas em um núcleo, se tiras de papelão corrugadoem um lado forem utilizadas quando um tubo de papelpoligonal é fabricado, as corrugações das tiras de papelãocorrugado são danificadas e desse modo é impossívelutilizar tiras de papelão corrugado. Entretanto, noaparelho para fabricar um tubo de papel poligonal, deacordo com a presente invenção, uma porção do elemento defornecimento que é instalada na montagem de núcleo econtinuamente exposta a partir da superfície periféricaexterna da montagem de núcleo é colocada em contato comtiras de papelão corrugado enroladas na montagem de núcleoe empurra o tubo de papel enrolado em direção à extremidadelivre da montagem de núcleo para descarregar o tubo depapel a partir da montagem de núcleo, de modo quecorrugações das tiras de papelão corrugada não sejamdanificadas.
Além disso, no aparelho para fabricar um tubo de papeltendo uma seção transversal poligonal de acordo com apresente invenção, o primeiro meio de transmissão deenergia inclui um primeiro eixo rotacional ocogiratoriamente sustentado na armação para girar apósreceber a energia a partir do primeiro meio de acionamentoe formado com um furo direto em uma direção longitudinal doprimeiro eixo rotacional, e um elemento de acoplamentotendo um lado conectado . ao primeiro eixo rotacional e ooutro lado conectado à montagem de núcleo; e o segundo meiode transmissão de energia inclui um segundo eixo rotacionalsustentado giratoriamente em relação ao primeiro eixorotacional, o segundo eixo rotacional sendo inserido nofuro direto do primeiro eixo rotacional para girar apósreceber a energia a partir do segundo meio de acionamento,e um terceiro meio de transmissão de energia paratransmitir a energia rotacional do segundo eixo rotacionalpara o elemento de fornecimento. Isto é, o primeiro eixorotacional para transmitir a energia do meio de acionamento(motor) para girar a montagem de núcleo é formado para seroco e o segundo eixo rotacional para transmitir a energiado meio de acionamento (servo motor) para acionar oelemento de fornecimento é instalado para girar na parteoca do primeiro eixo rotacional, de modo que é possívelreduzir o tamanho do aparelho para fabricar um tubo depapel e transmitir de forma estável, energia.
Além disso, no aparelho para fabricar um tubo de papeltendo uma seção transversal poligonal de acordo com apresente invenção, correias de fornecimento, engrenagens defornecimento ou parafusos de fornecimento podem serutilizados como o elemento de fornecimento. Quando correiasde fornecimento são utilizadas como o elemento defornecimento, um par de correias de fornecimento éinstalado para porções das correias de fornecimento a seremexpostas a partir de porções opostas da superfícieperiférica externa da montagem de núcleo ao longo dadireção longitudinal da mesma, e as porções expostas dascorreias de fornecimento são instaladas para se moverem emdireção à extremidade livre da montagem de núcleo. Alémdisso, o terceiro meio de transmissão de energia incluiainda um terceiro eixo rotacional instalado de formagiratória no elemento de acoplamento para ser perpendicularao segundo eixo rotacional, um par de engrenagens de biselque são respectivamente instaladas nos segundo e terceiroeixos rotacionais e engrazadas entre si para transmitir aenergia do segundo eixo rotacional para o terceiro eixorotacional, e um quarto meio de transmissão de energia paratransmitir a energia rotacional do terceiro eixo rotacionalpara um par das correias de fornecimento.
Quando as correias de fornecimento são utilizadas comoo elemento de fornecimento, é possível aumentar aresistência do elemento de fornecimento fixando um par deelementos de guia de fornecimento para guiar o movimentodas correias de fornecimento para um núcleo de hastequadrangular da montagem de núcleo. É possível também mudarfacilmente uma largura do tubo de papel a ser fabricadopela instalação das correias de fornecimento em núcleossuperior e inferior e controlar uma folga entre os núcleossuperior e inferior.
Em um caso onde uma montagem de núcleo é configuradautilizando um único núcleo de haste quadrangular eelementos de guia de fornecimento, a montagem de núcleocompreende um núcleo de haste quadrangular, alongado comuma extremidade fixa no elemento de acoplamento e um par deelementos de guia de fornecimento alongados fixos nas duassuperfícies laterais opostas do núcleo de hastequadrangular, cada um dos elementos de guia de fornecimentoincluindo uma porção de base tendo uma largura maior do queaquela do núcleo de haste quadrangular e fixo em cada um dasuperfície lateral do núcleo de haste quadrangular eporções de asa de guia superior e inferior que se projetamem paralelo a partir das duas extremidades no sentido dalargura de cada porção de base em direção a uma porçãooposta das porções de base separadas entre si e seestendendo por um comprimento predeterminado na direçãolongitudinal do elemento de guia de fornecimento; um pardas correias de fornecimento é instalado para ser enroladonas porções de asa de guia superiores, opostas e porções deasa de guia inferiores opostas de um par dos elementos deguia de fornecimento, respectivamente; e o quarto meio detransmissão de energia inclui eixos de acionamento decorreia superior e inferior que são giratoriamenteinstalados na extremidade fixa do núcleo de hastequadrangular da montagem de núcleo e nos quais as correiasde fornecimento superior e inferior são respectivamenteenroladas, rolos intermediários superior e inferior que sãogiratoriamente instalados nas extremidades livres doselementos de guia de fornecimento da montagem de núcleopara serem separados entre si e nos quais as correias defornecimento superior e inferior são respectivamenteenroladas, e engrenagens para transmitir a energia doterceiro eixo rotacional para os eixos de acionamento decorreia superior e inferior.
Em um caso onde uma montagem de núcleo é configuradautilizando núcleos superior e inferior, a montagem denúcleo compreende um núcleo superior alongado com umaextremidade fixada no elemento de acoplamento e um núcleoinferior alongado com uma extremidade fixada no elemento deacoplamento, o núcleo inferior sendo separado por umadistância predeterminada a partir do núcleo superior; umpar das correias de fornecimento é instalado para serenrolado nos núcleos superior e inferior na direçãolongitudinal, respectivamente; o quarto meio de transmissãode energia inclui eixos de acionamento de correia superiore inferior que são giratoriamente instalados nasextremidades fixas dos núcleos superior e inferior e nosquais as correias de fornecimento superior e inferior sãoenroladas, respectivamente, rolos intermediários superior einferior os quais . são giratoriamente instalados nasextremidades livres dos núcleos superior e inferior e nosquais as correias de fornecimento superior e inferior sãoenroladas, respectivamente, e um meio de transmissão deenergia para transmitir a energia para o terceiro eixorotacional para os eixos de acionamento de correia superiore inferior, respectivamente.
Em um caso onde engrenagens de fornecimento sãoutilizadas como o elemento de fornecimento, pelo menos umpar de engrenagens de fornecimento é instalado para sergiratório em torno de um eixo rotacional instaladoperpendicular à direção longitudinal da montagem de núcleoe é instalado para porções das engrenagens de fornecimentoa serem expostas a partir de porções opostas da superfícieperiférica externa da montagem de núcleo. Além disso, oterceiro meio de transmissão de energia inclui ainda umterceiro eixo rotacional giratoriamente instalado noelemento de acoplamento para ser perpendicular ao segundoeixo rotacional, um par de engrenagens de bisel que sãorespectivamente instaladas nos segundo e terceiro eixosrotacionais e engrazadas entre si para transmitir a energiado segundo eixo rotacional para o terceiro eixo rotacional,e um quinto meio de transmissão de energia para transmitira energia rotacional do terceiro eixo rotacional para umpar das engrenagens de fornecimento.
Quando parafusos de fornecimento são utilizados como oelemento de fornecimento, uma extremidade de cada parafusode fornecimento é giratoriamente instalada no elemento deacoplamento para uma porção do parafuso de fornecimento aser exposta a partir da superfície periférica externa damontagem de núcleo na direção longitudinal da mesma, e aoutra extremidade de cada parafuso de fornecimento éinstalada giratoriamente na montagem de núcleo. Além disso,o terceiro meio de transmissão de energia inclui umaengrenagem de acionamento instalada no segundo eixorotacional, e uma pluralidade de engrenagens acionadasinstalada de forma fixa nas extremidades dos parafusos defornecimento para serem engrazadas com a engrenagem deacionamento, respectivamente.Além disso, o aparelho para fabricar um tubo de papeltendo uma seção transversal poligonal, de acordo com apresente invenção, compreende ainda, um meio para evitarque a extremidade livre da montagem de núcleo vibre paraoperar o aparelho de forma segura, para descarregar um tubode papel para a extremidade livre da montagem de núcleo semdeslizamento, e para manter um tubo de papel descarregadotendo um formato poligonal. Para obter os objetivos acima,o aparelho para fabricar o tubo de papel tendo uma seçãotransversal poligonal, de acordo com a presente invenção,compreende ainda um quarto eixo rotacional oco instaladopara ser sustentado na armação e girar na mesma velocidadeangular que a montagem de núcleo, o quarto eixo rotacionalsendo formado com um furo direto através do qual o tubo depapel de uma pluralidade das tiras enroladas passa, o tubode papel sendo descarregado em direção à extremidade livreda montagem de núcleo, e um meio de compressão fixado noquarto eixo rotacional oco para comprimir simetricamenteuma superfície superior da tira mais superior de umapluralidade das tiras enroladas na extremidade livre damontagem de núcleo. Preferivelmente, o meio de compressão ésustentado por um elemento elástico para comprimir o tubode papel em pressão constante.
Além disso, o aparelho para fabricar um tubo de papeltendo uma seção transversal poligonal, de acordo com apresente invenção, compreende ainda um meio de corte detubo de papel para cortar o tubo de papel continuamentefabricado e descarregado em direção à extremidade livre damontagem de núcleo em um comprimento apropriado. O meio decorte de tubo de papel inclui uma base instalada na armaçãopara ser móvel na direção longitudinal da montagem denúcleo, e um cortador instalado na base para ser móvel nadireção perpendicular à direção longitudinal da montagem denúcleo. Preferivelmente, um cortador circular giratório ouuma lâmina de serra é utilizado como o cortador. Alémdisso, o meio de corte de tubo de papel compreende ainda umquarto eixo rotacional oco instalado para ser sustentado nabase e girar na mesma velocidade angular que a montagem denúcleo e formado com um furo direto através do qual o tubode papel de uma pluralidade das tiras de papel passa, otubo de papel sendo descarregado em direção à extremidadelivre da montagem de núcleo.
De acordo com um aspecto adicional da presenteinvenção, é fornecido um tubo de papel fabricado pelométodo para fabricar um tubo de papel tendo uma seçãotransversal poligonal de acordo com a presente invenção.
Particularmente, no tubo de papel fabricado pelo método deacordo com a presente invenção, uma pluralidade de tiras depapel utilizadas para fabricar um tubo de papel, incluipreferivelmente pelo menos um atira de papelão corrugado emum lado.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A figura 1 é uma vista em perspectiva de um aparelhopara fabricar um tubo de papel tendo uma seção transversalpoligonal, de acordo com uma modalidade da presenteinvenção.
A figura 2 é uma vista plana ilustrando um estado ondeuma pluralidade de tiras de papel é enrolada em torno do toaparelho de fabricação de tubo de papel mostrado na figura 1.A figura 3 é uma vista em seção tomada ao longo dalinha A-A da figura 2.
A figura 4 é uma vista em seção tomada ao longo dalinha C-C da figura 3.
A figura 5 é uma vista em seção tomada ao longo dalinha D-D da figura 3.
A figura 6 é uma vista em seção tomada ao longo dalinha E-E da figura 3.
A figura 7 é uma vista em seção tomada ao longo dalinha F-F da figura 3.
A figura 8 é uma vista em seção tomada ao longo dalinha I-I da figura 3.
A figura 9 é uma vista em seção tomada ao longo dalinha H-H da figura 3.
A figura 10 é uma vista em seção tomada ao longo dalinha B-B da figura 3.
A figura 11 é uma vista em seção tomada ao longo dalinha J-J da figura 10.
A figura 12 é uma vista em perspectiva ilustrando umaparelho para fabricar um tubo de papel tendo uma seçãotransversal poligonal de acordo com outra modalidade dapresente invenção.
A figura 13 é uma vista plana da modalidade mostradana figura 12.
A figura 14 é uma vista frontal da modalidade mostradana figura 12.
A figura 15 é uma vista esquemática ilustrando umaparelho para fabricar um tubo de papel tendo uma seçãotransversal poligonal de acordo com uma modalidadeadicional da presente invenção.A figura 16 é uma vista em seção tomada ao longo dalinha Q-Q da figura 15.
A figura 17 é uma vista em seção tomada ao longo dalinha R-R da figura 15.
A figura 18 é uma vista em seção tomada ao longo dalinha S-S da figura 15.
A figura 19 é uma vista esquemática ilustrando umaparelho para fabricar um tubo de papel tendo uma seçãotransversal poligonal de acordo ainda com uma modalidadeadicional da presente invenção.
A figura 20 é uma vista em seção tomada ao longo dalinha N-N da figura 19.
A figura 21 é uma vista em seção tomada ao longo dalinha P-P da figura 19.
A figura 22 é uma vista exemplar ilustrando um estadoonde um tubo de papel poligonal é fabricado utilizandotiras de papel corrugado em um lado.
Explicação de Numerais de referência
10: armação
20: Montagem de núcleo
30: primeiro meio de acionamento
40: segundo meio de acionamento
50: primeiro meio de transmissão de energia
60: segundo meio de transmissão de energia
70: elemento de fornecimento
80: quarto eixo rotacional
MELHOR MODO PARA REALIZAR A INVENÇÃO
A figura 1 é uma vista em perspectiva de um aparelhopara fabricar um tubo de papel tendo uma seção transversalpoligonal, de acordo com uma modalidade da presenteinvenção, a figura 2 é uma vista plana ilustrando um estadoonde uma pluralidade de tiras de papel é enrolada em tornodo aparelho de fabricação de tubo de papel mostrado nafigura 1, e a figura 3 é uma vista em seção tomada ao longoda linha A-A da figura 2.
Com referência às figuras 1 a 3, um aparelho 100 parafabricar um tubo de papel tendo uma seção transversalpoligonal de acordo com a presente invenção compreende umaarmação 10, uma montagem de núcleo 20 tendo uma extremidadesustentada giratoriamente na armação 10 e a outraextremidade livre, um elemento de fornecimento para movercontinuamente uma pluralidade de tiras de papel a, b, c, d,e e f, que são previamente revestidas com adesivo e sãohelicoidalmente enroladas na montagem de núcleo 20 parasobreporem-se mutuamente, em direção à extremidade livre damontagem de núcleo 20. Na presente modalidade, o elementode fornecimento inclui um par de correias de fornecimento71 e 72.
Com referência à figura 2, a montagem de núcleo 20 éestreita e alongada e tem uma seção transversalquadrangular. Quando a montagem de núcleo 20 gira comenergia recebida de um primeiro meio de acionamento 30, umapluralidade das tiras de papel a, b, c, d, e, e f sãohelicoidalmente enroladas em uma superfície circunferencialexterna da montagem de núcleo 20 para sobreporem-semutuamente, onde as tiras de papel, exceto a tira de papela, são previamente revestidas com adesivo. Na figura 2, onumerai de referência não explicado 91 designa umdispositivo de fornecimento de adesivo para revestir a tira
com adesivo, e o numerai de referência 92 designa um rolode revestimento de adesivo. Com referência à figura 3, aarmação 10 é equipada com o primeiro meio de acionamento 3 0para fornecer energia necessária para girar a montagem denúcleo 20, e um primeiro meio de transmissão de energia 50para receber a energia a partir do primeiro meio deacionamento 3 0 e transmitir a energia recebida para amontagem de núcleo 20. Além disso, com referência à figura2, a armação 10 é equipada com um segundo meio deacionamento 4 0 para fornecer energia para um par dascorreias de fornecimento 71 e 72, e um segundo meio detransmissão de energia 60 para receber a energia do segundomeio de acionamento 4 0 e transmitir a energia recebida paraum par das correias de acionamento 71 e 72. Os primeiro esegundo meios de acionamento 3 0 e 4 0 incluem,preferivelmente motores. Particularmente, é mais preferívelque um servomotor seja utilizado como o segundo meio deacionamento para controlar uma velocidade de descarga de umtubo de papel 200 após receber uma velocidade do tubo depapel 200 e uma velocidade rotacional da montagem de núcleo20 como sinais de realimentação.
Além disso, no aparelho 100 para fabricar um tubo depapel da presente invenção, um quarto eixo rotacional 8 0 éinstalado na armação 10 de modo a girar na mesma velocidadeangular que a montagem de núcleo 20. O quarto eixorotacional 8 0 é formado com um furo direto 80a através doqual o tubo de papel 200 passa, onde o tubo de papel 200 écontinuamente descarregado em direção à extremidade livreda montagem de núcleo 20. Em uma extremidade do quarto eixorotacional 8 0 que é oca, é instalado um meio de compressão83 para comprimir o tubo de papel a fim de evitar que aextremidade livre da montagem de núcleo 20 vibre, parapermitir que o tubo de papel 2 00 seja descarregado emdireção à extremidade livre da montagem de núcleo 2 0 semdeslizamento, e manter o tubo de papel no formato dequadrângulo. O meio de compressão 83 é fixo no quarto eixorotacional 80, gira na mesma velocidade angular que oquarto eixo rotacional, e comprime simetricamentesuperfícies laterais opostas do tubo de papel poligonal200, que é descarregado em direção à extremidade livre damontagem de núcleo 20 por um par de correias defornecimento 71 e 72. Para transmitir a energia para giraro quarto eixo rotacional oco 80, ao qual o meio decompressão 83 é fixado, na mesma velocidade angular que amontagem de núcleo 20, uma polia acionada 82 é fixada emuma extremidade do quarto eixo rotacional oco 80. Alémdisso, na armação 10, um eixo de transmissão 81 paratransmitir energia para a polia acionada 82 é sustentadopor um par de mancais 81b e 81c e conectado ao primeiromeio de acionamento 30. Além disso, uma polia deacionamento 81a para transmitir energia para a poliaacionada 82 é fixada na extremidade do eixo de transmissão81, e a polia de acionamento 81a e a polia acionada 82 sãoconectadas entre si com uma correia de regulagem 81d. Pordeterminar apropriadamente diâmetros da polia deacionamento 81a e polia acionada 82, é possível que amontagem de núcleo 20 e o quarto eixo rotacional 80 tenhama mesma velocidade rotacional.
Com referência à figura 3, o primeiro meio detransmissão de energia 50 para receber energia a partir doprimeiro meio de acionamento 3 0 e transmitir a energia paragirar a montagem de núcleo 20 é mostrado esquematicamenteem uma linha pontilhada. O primeiro meio de transmissão deenergia 50 inclui um primeiro eixo rotacional oco 51sustentado giratoriamente na armação 10 por mancais eformado com um furo direto 51a e um elemento de acoplamento52 tendo um lado conectado ao primeiro eixo rotacional 51 eo outro lado no qual a montagem de núcleo 20 é fixada. Oprimeiro eixo rotacional 51, o elemento de acoplamento 52 ea montagem de núcleo 20 são integralmente fixados entre sipara ter o mesmo centro rotacional, e desse modo, girar namesma velocidade angular. Uma polia 53 é fixada na outraextremidade do primeiro eixo rotacional oco 51 e éconectada através de uma correia 54 à polia 55 conectada aoeixo rotacional do primeiro meio de acionamento 30. Onumerai de referência não explicado 56 designa um reduto.Quando o motor 3 0 gira, energia é transmitida para amontagem de núcleo 2 0 através da polia 55, correia 54,polia 53, primeiro eixo rotacional 51, e elemento deacoplamento 52, pelo que a montagem de núcleo 20 gira. Alémdisso, quando o motor 3 0 gira, a energia é transmitida parao meio de compressão 83 através do eixo de transmissão 81,polia 81a, correia 81d, polia 82 e o quarto eixo rotacionaloco 80, pelo que o meio de compressão comprime o tubo depapel 200 e ao mesmo tempo gira na mesma velocidade angularque a montagem de núcleo 20.
Com referência à figura 2, o segundo meio detransmissão de energia 60 para transmitir a energia paraacionar um par das correias de fornecimento 71 e 72instaladas na montagem de núcleo após receber a energia apartir do segundo meio de acionamento 40 é mostradaesquematicamente em uma linha pontilhada. Com referência àfigura 3, o segundo meio de transmissão de energia 60inclui um segundo eixo rotacional 61 inserido no furodireto 51a do primeiro eixo rotacional 51 e sustentadogiratoriamente por mancais e um terceiro meio detransmissão de energia para transmitir energia rotacionaldo segundo eixo rotacional 61 para correias de fornecimento71 e 72. Com referência à figura 9 que é uma vista em seçãotomada ao longo da linha H-H da figura 3, o terceiro meiode transmissão de energia inclui um terceiro eixorotacional 62 instalado de forma giratória no elemento deacoplamento 52 para ser perpendicular ao segundo eixorotacional 61, uma engrenagem cônica 63 instalada em umaextremidade do segundo eixo rotacional 61 para transmitir aenergia do segundo eixo rotacional 61 para o terceiro eixorotacional 62 disposto para ser perpendicular ao mesmo, euma engrenagem cônica 64 engrazada com a engrenagem cônica63 para transmitir perpendicularmente a energia para amesma e instalada no terceiro eixo rotacional 62. Alémdisso, o terceiro meio de transmissão de energia inclui umquarto meio de transmissão de energia para transmitir aenergia do terceiro eixo rotacional 62 para um par dascorreias de fornecimento 71 e 72 instaladas na montagem denúcleo 20.
A figura 4 é uma vista em seção tomada ao longo dalinha C-C da figura 3. Com referência às figuras 3 e 4, amontagem de núcleo 20 inclui um núcleo de hastequadrangular alongado 21, e um par de elementos de guia defornecimento alongados 22 fixos nas duas superfícieslaterais opostas do núcleo de haste quadrangular 21. Umaextremidade do núcleo de haste quadrangular 21 é fixo noelemento de acoplamento 52 enquanto a outra extremidadelivre é inserida no furo direto 8 0a do quarto eixorotacional 80. Cada um dos elementos de guia defornecimento 22 é dotado de uma porção de base alongada 22bpara ser fixada em cada uma das duas superfícies lateraisdo núcleo de haste quadrangular 21, e porções de asa deguia superior e inferior 22a e 22c se estendendo a partirda porção de base 22b. A porção de base 22b tem uma larguramaior do que aquela do núcleo de haste quadrangular 21 e éfixa em cada uma das duas superfícies laterais do núcleo dehaste quadrangular 21 com uma pluralidade de cavilhas 23.As porções de asa de guia superior e inferior 22a e 22c seprojetam em paralelo a partir das duas extremidades nosentido da largura de cada porção de base 22b em direção àporção oposta das porções de base 22b separadas entre si ese estendem por um comprimento predeterminado em umadireção longitudinal. As porções de asa de guia superior22a de um par de elementos de guia de fornecimento 22 sãoenroladas pela correia de fornecimento superior 71 enquantoas porções de asa de guia inferiores 22c de um par doselementos de guia de fornecimento 22 são enroladas pelacorreia de fornecimento inferior 72.
Com referência às figuras 3, 8 e 9, o quarto meio detransmissão de energia para transmitir a energia rotacionaltransmitida para o terceiro eixo rotacional 62 a um par dascorreias de fornecimento 71 e 72 inclui eixos deacionamento de correia superior e inferior 76a e 76b erolos intermediários superior e inferior 73 e 74. Os eixosde acionamento de correia superior e inferior 76a e 76b sãoinstalados de forma giratória na extremidade fixa do núcleode haste quadrangular 21. Os rolos intermediários superiore inferior 73 e 74 são giratoriamente instalados para seremseparados por um comprimento predeterminado entre si nasextremidades livres dos elementos de guia de fornecimento22, respectivamente. Os eixos de acionamento de correiasuperior e inferior 76a e 76b são instalados em um par desuportes 26 e 27 fixos no núcleo de haste quadrangular 21para serem sustentados por mancais. A correia superioranular 71 é enrolada no eixo de acionamento de correiasuperior 7 6a, é guiada pelas porções de asa de guiasuperiores 22a inseridas na correia superior 71, e éenrolada no rolo intermediário superior 73. Além disso, acorreia inferior anular 72 é enrolada no eixo deacionamento de correia inferior 76b, é guiada pelas porçõesde asa de guia inferiores 22c inseridas na correia inferior72, e é enrolada no rolo intermediário inferior 74. Isto é,a correia de fornecimento superior 71 é enrolada no eixo deacionamento de correia superior 7 6a e o rolo intermediáriosuperior 73 e as porções de asa de guia superior 22a doselementos de guia de fornecimento 22 são inseridos nos doislados da correia de fornecimento superior 71 enquanto acorreia de fornecimento inferior 72 é enrolada no eixo deacionamento de correia inferior 76b e o rolo intermediárioinferior 74 e as porções de asa de guia inferior 22c doselementos de guia de fornecimento 22 são inseridos nos doislados da correia de fornecimento inferior 72, pelo que ascorreias de fornecimento superior e inferior 71 e 72 nãodevem interferir entre si quando giram.
Além disso, a figura 8 é uma vista em seção tomada aolongo da linha 1-1 da figura 3. Com referência às figuras 8e 9, o quarto meio de transmissão de energia é dotado deengrenagens 65, 66, 67 e 68 para respectivamente transmitira energia rotacional do terceiro eixo rotacional 62 para oseixos de acionamento de correia superior e inferior 76a e76b. Embora engrenagens, como o meio de transmissão deenergia, sejam utilizadas na presente modalidade, a correiae polias podem ser utilizadas. A engrenagem 65 fixa em umaextremidade do terceiro eixo rotacional 62 é engrazada coma engrenagem 66 fixada em uma extremidade do eixo deacionamento de correia inferior 76b, enquanto a engrenagem67 fixa na outra extremidade do eixo de acionamento decorreia inferior 76b é engrazada com a engrenagem 68 fixaem uma extremidade do eixo de acionamento de correiasuperior 76a. Desse modo, quando a engrenagem 65 gira emuma direção, os eixos de acionamento de correia superior einferior 76a e 76b giram opostos entre si. Portanto, porcontrolar adequadamente a direção rotacional da engrenagem65, é possível fazer com que as porções das correias defornecimento superior e inferior 71 e 72, nas quais astiras de papel são enroladas e colocadas em contato e quesão respectivamente posicionadas acima e abaixo das porçõesde asa de guia superior e inferior 22a e 22c e expostas aoexterior, se movam em direção a extremidade livre damontagem de núcleo.
Na presente modalidade, as porções respectivas dascorreias de fornecimento superior e inferior 71 e 72posicionadas fora das porções de asa de guia 22a e 22c sãoas porções do elemento de fornecimento instalado namontagem de núcleo de tal modo que pelo menos as porçõespossam ser expostas a partir da superfície periféricaexterna da montagem de núcleo na qual as tiras sãoenroladas. É a característica essencial da presenteinvenção. À medida que as correias de fornecimento 71 e 72giram por intermédio da energia recebida, as porçõesexpostas das correias de fornecimento se movem em direção àextremidade livre da montagem de núcleo 20. As porções dascorreias de fornecimento 71 e 72 que se movem em direção àextremidade livre, são continuamente colocadas em contatocom uma superfície periférica interna do tubo de papelpoligonal 2 00 que é formado por enrolamento helicoidal deuma pluralidade das tiras de papel na superfície periféricaexterna da montagem de núcleo 20, e fazem com que o tubo depapel 200 seja descarregado para a extremidade livre damontagem de núcleo 20.
Com referência à figura 3, rolos intermediários 77a e77b instalados giratoriamente no núcleo de hastequadrangular 21 são móveis de modo a controlar tensões dacorreia superior 71 e correia inferior 72, respectivamente.
Um rolo intermediário 75 instalado giratoriamente naextremidade livre da montagem de núcleo 20 é para guiar omovimento da correia inferior 72 e controlar a tensão domesmo. A orientação de movimento e controle de tensão dacorreia superior 71 podem ser executados pelo controle daposição do rolo intermediário inferior 74.
A figura 5 é uma vista em seção tomada ao longo dalinha D-D da figura 3, que ilustra um estado onde o rolointermediário 75 é giratoriamente instalado nas porções debase 22b dos elementos de guia de fornecimento 22 pormancais é mostrado. A figura 6 é uma vista em seção tomadaao longo da linha E-E da figura 3, que ilustra um estadoonde a correia inferior 72 é enrolada no rolo intermediárioinferior 74 que é instalado giratoriamente nas porções debase 22b dos elementos de guia de fornecimento 22 pormancais. A figura 7 é uma vista em seção tomada ao longo dalinha F-F da figura 3, que mostra um estado onde a correiasuperior 71 é enrolada no rolo intermediário superior 73que é instalado de forma giratória nas porções de base 22bdos elementos de guia de fornecimento 22 por mancais.
Com referência às figuras 1, 10 e 11, o meio decompressão 83 da presente modalidade inclui um par decorreias intermediárias 85 instaladas acima e abaixo damontagem de núcleo 20 simetricamente para confrontar assuperfícies expostas das correias de fornecimento superiore inferior 71 e 72. Um par das correias intermediárias 85 éenrolado em um par de rolos intermediários 86 e giram deforma circular. Um par dos rolos intermediários 86 éinstalado em suportes 89, e os suportes 89 são instaladosem alojamentos 8 7 forçados a serem verticalmente móveispelas barras de guia 84. Embora na presente modalidade ascorreias intermediárias 85 sejam utilizadas para aumentar apressão de superfície que comprime a superfície externa dotubo de papel 200, rolos ou placas deslizantes podem serutilizados. Além disso, o suporte 89 é guiado por guiaslineares 88 fixos em uma porção de flange 8 0b formada naoutra extremidade do quarto eixo rotacional oco 80, e dessemodo pode ser verticalmente controlado. Além disso, molas84a são adaptadas em torno das barras de guia 84, de modoque é possível comprimir uma superfície superior do tubo depapel formado em pressão constante.A seguir, com referência às figuras 2 e 3, a operaçãodo aparelho para fabricar um tubo de papel de acordo com apresente invenção será descrita.
Como mostrado na figura 2, uma pluralidade das tiras éfixada na superfície periférica externa da montagem denúcleo 2 0 para sobreporem-se mutuamente de forma inclinadaem um ângulo constante de tal modo que as tiras exceto atira mais inferior sejam previamente revestidas comadesivo. A seguir, quando os motores, os quais são osprimeiro e segundo meios de acionamento 30 e 40, giramjuntos em uma razão de velocidade apropriada, a operação doprimeiro meio de transmissão de energia 50 faz com que amontagem de núcleo 2 0 gire e simultaneamente a operação dosegundo meio de transmissão de energia 60 faz com que asporções expostas das correias de fornecimento superior einferior 71 e 7 2 instaladas na montagem de núcleo 20 semovam circularmente em direção à extremidade livre damontagem de núcleo 20. Desse modo, uma pluralidade dastiras de papel fixada na superfície periférica externa damontagem de núcleo 2 0 é helicoidalmente enrolada na mesma eas tiras enroladas (tubo de papel) 200 se movemsimultaneamente em direção à extremidade livre da montagemde núcleo 20 por intermédio das correias de fornecimentosuperior e inferior 71 e 72 colocadas em contato com a tiramais inferior. Portanto, o tubo de papel é continuamenteformado fazendo com que as tiras sejam enroladas e édescarregado em direção à extremidade livre. Nesse momento,se o meio de compressão instalado em um lado da extremidadelivre comprimir a superfície superior do tubo de papel, aforça de fricção entre as correias de fornecimento superiore inferior 71 e 72 e a superfície interna do tubo de papelem contato com as mesmas é aumentada, de modo que a forçade fricção auxilia o tubo de papel a ser descarregadosuavemente sem deslizamento entre as correias defornecimento e a superfície interna do tubo de papel.
A figura 12 é uma vista em perspectiva ilustrando umaparelho para fabricar um tubo de papel tendo uma seçãotransversal poligonal de acordo com outra modalidade dapresente invenção. A figura 13 é uma vista plana damodalidade mostrada na figura 12, e a figura 14 é uma vistafrontal da modalidade mostrada na figura 12.
Uma montagem de núcleo da presente modalidade édiferente da modalidade mostrada na figura 1 em que amontagem de núcleo da presente modalidade torna possívelcontrolar facilmente uma largura de um tubo de papel a serfabricado pela instalação de correias de fornecimento emnúcleos superior e inferior e permitindo que a folga entreos núcleos superior e inferior sejam controlados embora amodalidade mostrada na figura 1 aumente sua resistência porfixação de um par dos elementos de guia de fornecimentopara guiar o movimento das correias de fornecimento para onúcleo de haste quadrangular da montagem de núcleo.
Com referência às figuras 12 a 14, uma montagem denúcleo 120 da presente modalidade inclui um núcleo superioralongado 121 com uma extremidade fixa no elemento deacoplamento 52 e um núcleo inferior alongado 122 com umaextremidade fixa no elemento de acoplamento 52, o núcleoinferior 122 sendo separado do núcleo superior 121. Napresente modalidade, o quarto meio de transmissão deenergia para transmitir a energia rotacional transmitidapara o terceiro eixo rotacional 62 mostrado na figura 9para as correias de acionamento superior e inferior 71 e 72inclui os eixos de acionamento de correia superior einferior 76a e 76b e os rolos intermediários superior einferior 73 e 74 do mesmo modo que a modalidade mostrada nafigura 1. Os eixos de acionamento de correia superior einferior 76a e 76b são instalados de forma giratória nasextremidades fixas dos núcleos superior e inferior 121 e122, respectivamente, e os rolos intermediários superior einferior 73 e 74 são giratoriamente instalados nasextremidades livres dos núcleos superior e inferior 121 e122, respectivamente. A correia superior anular 71 éenrolada no eixo de acionamento de correia superior 7 6a e orolo intermediário superior 73, desse modo sendo instaladoem uma forma transportadora que enrola o núcleo superior121 em sua direção longitudinal. A correia inferior anular72 também é enrolada no eixo de acionamento de correiainferior 76b e rolo intermediário inferior 74, desse modosendo instalado em uma forma transportadora que enrola onúcleo inferior 122 em sua direção longitudinal. Napresente modalidade, o meio de transmissão de energia pararespectivamente transmitir a energia rotacional do terceiroeixo rotacional 62 para os eixos de acionamento de correiasuperior e inferior 76a e 76b inclui um par de correias detransmissão 167 e 168 e uma pluralidade de polis 165, 166,169 e 170. As polias 165 e 166 são fixas nas duasextremidades do terceiro eixo rotacional 62. A polia 169 éconectada ao eixo de acionamento de correia inferior 76b, ea polia 170, que é um meio para comutar a direçãorotacional da correia de fornecimento superior 71,transmite energia para o eixo de acionamento de correiasuperior 76a através de uma engrenagem 172 fixa no eixo deacionamento de correia superior e uma engrenagem 171 fixana polia 170. Isto é, para fazer com que uma porção dacorreia de fornecimento superior 71 que cobre umasuperfície externa 121a do núcleo superior 121 e uma porçãoda correia de fornecimento inferior 72 que cobre umasuperfície externa 122a do núcleo inferior 122 se movamjuntas em direção à extremidade livre da montagem de núcleo120, um par das engrenagens engrazadas 171 e 172 paratransmitir energia para o eixo de acionamento de correiasuperior 76a pela comutação da direção rotacional da polia17 0 são instalados no eixo de acionamento de correiasuperior 76a e um eixo da polia 170, respectivamente.
Na presente modalidade, a porção da correia defornecimento superior 71 posicionada na superfície externa121a do núcleo superior 121 e porção da correia defornecimento inferior 72 posicionada na superfície externa122a do núcleo inferior 122 são as porções do elemento defornecimento instaladas na montagem de núcleo de tal modoque pelo menos as porções possam ser expostas a partir dasuperfície periférica externa da montagem de núcleo na qualas tiras são enroladas. É a característica essencial dapresente invenção. À medida que as correias de fornecimento71 e 72 recebem energia para girar, as porções expostas dascorreias de fornecimento 71 e 72 se movem em direção àextremidade livre da montagem de núcleo 120. As correias defornecimento 71 e 72 são continuamente colocadas em contatocom a superfície periférica interna do tubo de papelpoligonal 200 que é formado por enrolar helicoidalmente umapluralidade das tiras de papel na superfície periféricaexterna da montagem de núcleo 12 0, e fazer com que o tubode papel 200 seja fornecido em direção à extremidade livreda montagem de núcleo 120.
Além disso, o aparelho para fabricar um tubo de papelda presente modalidade torna possível controlar a folgaentre o núcleo superior 121 e o núcleo inferior 122 fixosno elemento de acoplamento 52, pelo que é possível mudar alargura de um tubo de papel a ser fabricado. Isto é, oelemento de acoplamento 52 é equipado com guias lineares153, e o núcleo superior 121 e o núcleo inferior 122 sãorespectivamente fixados em um par de suportes 154 e 155instalados de forma móvel nos guias lineares 153.
Além disso, o aparelho para fabricar um tubo de papelda presente modalidade compreende ainda um meio de corte detubo de papel 13 0 para cortar o tubo de papel continuamentedescarregado em direção à extremidade livre da montagem denúcleo 120 por um comprimento apropriado. O meio de cortede tubo de papel 13 0 compreende uma base 131 instalada naarmação 10 para ser móvel na direção longitudinal damontagem de núcleo 120, e um cortador 132 instalado na basepara ser móvel na direção perpendicular à direçãolongitudinal da montagem de núcleo 120. A armação 10 émontada com um motor 14 6 para fornecer a energia para movera base 131 e um par de guias lineares 144 para guiar omovimento da base 131. Quando o tubo de papel é cortado, abase 131 é induzida a se mover na mesma velocidade que avelocidade de descarga do tubo de papel por um parafusoesférico 145 instalado em um eixo do motor 146.
Além disso, a base 131 é montada com um leito 133 paramover o cortador 132 na direção perpendicular ã direção dedescarga do tubo de papel, e o leito 133 é montado comguias de fornecimento verticais 140. Uma placa defornecimento 13 9 é montada nos guias e desse modo éinstalada em uma porção superior do leito 133, e o cortador132 e um motor 134 para acionar o cortador 132 sãoinstalados em uma porção superior da placa de fornecimento139. O cortador 132 e o motor 134 são instalados na placade fornecimento 13 9, que é dotada de guias lineares paramover precisamente na direção de descarga do tubo de papelquando o tubo de papel é cortado. Como mostrado na figura,prefere-se que um cortador circular giratório ou uma lâminade serra seja utilizado como cortador 132.
Além disso, o meio de corte de tubo de papel 13 0 ésustentado na base 131, é instalado de modo a girar namesma velocidade angular que a montagem de núcleo 120, einclui ainda um quarto eixo rotacional oco 14 6 formado comum furo direto 146a através do qual o tubo de papeldescarregado em direção à extremidade livre da montagem denúcleo 120 passa. Embora não mostrado, o quarto eixorotacional é equipado com um dispositivo para segurar otubo de papel cuja extremidade é empurrada pelo cortadorquando o tubo de papel descarregado é cortado.
Uma vez que a operação do aparelho para fabricar umtubo de papel da presente modalidade é idêntica àquela daoperação do aparelho para fabricar um tubo de papel damodalidade mostrada na figura 1 exceto que o meio de cortede tubo de papel 13 0 corta o tubo de papel descarregado emdireção à extremidade livre da montagem de núcleo 12 0 napresente modalidade, a descrição da operação da presentemodalidade será omitida.
A figura 15 é uma vista esquemática ilustrando umaparelho para fabricar um tubo de papel tendo uma seçãotransversal poligonal de acordo com uma modalidadeadicional da presente invenção, a figura 16 é uma vista emseção tomada ao longo da linha Q-Q da figura 15, a figura17 é uma vista em seção tomada ao longo da linha R-R dafigura 15, e a figura 18 é uma vista em seção tomada aolongo da linha S-S da figura 15.
O aparelho para fabricar um tubo de papel, de acordocom essa modalidade da presente invenção é diferente doaparelho para fabricar um tubo de papel mostrado na figura1 em que engrenagens de fornecimento 7 9a, 7 9b, 7 9d e 79einstaladas em uma montagem de núcleo 2 0 são utilizadas comoo elemento de fornecimento para um tubo de papel. Amontagem de núcleo 20 da presente modalidade inclui umnúcleo de haste quadrangular alongado 21 com umaextremidade fixa em um elemento de acoplamento 52 e um parde elementos de guia de fornecimento alongado 22 fixos nasduas superfícies laterais opostas do núcleo de hastequadrangular 21. Cada um dos elementos de guia defornecimento 22 inclui uma porção de base 22b mais larga doque o núcleo de haste quadrangular 21 e fixo em cada umadas duas superfícies laterais do núcleo de hastequadrangular 21 e porções de asa de guia superior einferior 22a e 22c que se projetam em paralelo a partir dasduas extremidades no sentido de largura de cada porção debase 22b em direção a uma porção oposta das porções de base22b separadas entre si e se estendendo por um comprimentopredeterminado em uma direção longitudinal. Um par dasengrenagens de fornecimento 79a e 7 9b é giratoriamenteinstalado nas extremidades livres dos elementos de guia defornecimento 22 onde as porções de asa de guia 22a e 22csão removidas de modo que círculos de adendo dasengrenagens se projetam para cima a partir dos elementos deguia de fornecimento 22. Uma engrenagem 79c é umaengrenagem de transmissão para transmitir energia para umpar de engrenagens de fornecimento 79d e 79e adjacentes ãmesma.
Um meio de transmissão de energia para transmitir aenergia rotacional do terceiro eixo rotacional 62 mostradona figura 9 para as engrenagens de fornecimento 79a e 79binclui um eixo de acionamento de correia 76 giratoriamenteinstalado na extremidade fixa do núcleo de hastequadrangular 21, uma engrenagem, não mostrada, paratransmitir a energia rotacional do terceiro eixo rotacional62 para o eixo de acionamento de correia 76, um eixoacionado por correia 77 instalado na extremidade livre damontagem de núcleo 20, uma correia 75 para conectar o eixode acionamento de correia 76 e o eixo acionado por correia77 entre si, e uma engrenagem 78 fixada no eixo acionadopor correia 77 e instalada para ser engrazada com aengrenagem de fornecimento 79a.
Na presente modalidade, as porções de círculo deadendo das respectivas engrenagens de fornecimento 79a,79b, 79c e 79d que se projetam para fora a partir doselementos de guia de fornecimento 22 são as porções doelemento de fornecimento instaladas na montagem de núcleode tal modo que pelo menos as porções podem ser expostas apartir da superfície periférica externa da montagem denúcleo na qual as tiras são enroladas. É a característicaessencial da presente invenção. À medida que a engrenagemde fornecimento 79a, 79b, 79c e 79d recebe a energia dacorreia 75 para girar, as porções de círculo de adendo damesma que se projetam para fora a partir dos elementos deguia de fornecimento 22 se movem em direção à extremidadelivre da montagem de núcleo 20. As porções de círculo deadendo são continuamente colocadas em contato com umasuperfície periférica interna do tubo de papel poligonalque é formado por enrolamento helicoidal de uma pluralidadedas tiras de papel na superfície periférica externa damontagem de núcleo 20, e fazem com que o tubo de papel 200se mova em direção à extremidade livre da montagem denúcleo 20.
A figura 19 é uma vista esquemática ilustrando umaparelho para fabricar um tubo de papel tendo uma seçãotransversal poligonal de acordo com uma modalidade aindaadicional da presente invenção, a figura 20 é uma vista emseção tomada ao longo da linha N-N da figura 19, a figura21 é uma vista em seção tomada ao longo da linha P-P dafigura 19.
O aparelho para fabricar um tubo de papel da presentemodalidade é diferente do aparelho para fabricar um tubo depapel mostrado na figura 1 em que parafusos de fornecimentoinstalados na montagem de núcleo 20 são utilizados como oelemento de fornecimento do tubo de papel na presentemodalidade.
Com referência às figuras 19 e 20, uma montagem denúcleo 320 de acordo com essa modalidade inclui um núcleode haste quadrangular alongado 321 tendo uma extremidadefixa no elemento de acoplamento 52 e a outra extremidadelivre. Quatro porções de canto do núcleo de hastequadrangular 321 são removidas por um comprimentopredeterminado ao longo de sua direção longitudinal apartir da porção onde o núcleo de haste quadrangular 321 éconectado ao elemento de acoplamento 52. Além disso, osparafusos de fornecimento 322, 323, 324 e 325 sãorespectivamente inseridos nas quatro porções de cantoremovidas do núcleo de haste quadrangular 321 e sãoinstaladas de tal modo que porções das superfíciesperiféricas externas dos parafusos de fornecimento sãoexpostas para o exterior. Uma extremidade dos parafusos defornecimento é giratoriamente instalada no elemento deacoplamento 52 e as outras extremidades dos mesmos sãoinstaladas de forma giratória para as porções não removidasdo núcleo de haste quadrangular 321. Embora não mostrado,as superfícies periféricas externas dos respectivosparafusos de fornecimento 322, 323, 324 e 325 são formadascom roscas. Com referência à figura 21, engrenagensacionadas 326, 327, 328 e 329 são fixadas nas extremidadesdos parafusos de fornecimento 322, 323, 324 e 325 que sãofixadas no elemento de acoplamento 52, respectivamente. Umaengrenagem de acionamento 61a fixada em uma extremidade dosegundo eixo rotacional 61 é instalada no centro dasengrenagens acionadas para ser engrazada com as mesmas. Ummeio de compressão 3 83 do aparelho para fabricar um tubo depapel da presente modalidade também é diferente do meio decompressão 83 da modalidade mostrada na figura 1 em que omeio de compressão 3 83 da presente modalidade utiliza rolosafilados 384 para comprimir porções de canto do tubo depapel.
Na presente modalidade, as roscas que são formadas nassuperfícies periféricas externas dos parafusos defornecimento 322, 323, 324 e 325 instaladas de formagiratória nas porções de canto removidas do núcleo de hastequadrangular 321 e colocadas em contato com uma superfícieperiférica interna do tubo de papel são as porções doelemento de fornecimento instalado na montagem de núcleo detal modo que pelo menos as porções possam ser expostas apartir da superfície periférica externa da montagem denúcleo na qual as tiras são enroladas. É a característicaessencial da presente invenção. À medida que os parafusosde fornecimento 322, 323, 324 e 325 recebem a energia daengrenagem de acionamento 61a para girar, as roscas dosparafusos de fornecimento se movem em direção à extremidadelivre da montagem de núcleo 20. Ao mesmo tempo, as roscassão continuamente colocadas em contato com a superfícieperiférica interna do tubo de papel poligonal 200, e fazemcom que o tubo de papel se mova em direção à extremidadelivre da montagem de núcleo 20.
A figura 22 é uma vista exemplar mostrando um estadoonde um tubo de papel poligonal é fabricado utilizandotiras de papelão corrugado em um lado, que têm corrugaçõesparalelas com a direção longitudinal das tiras. Comreferência às figuras 2 e 22, ao utilizar o método eaparelho de acordo com a presente invenção, é possívelfabricar um tubo de papel poligonal dispondo os papéis debase de revestimento a, e e f_ e papelão corrugado em umlado b, c e d na montagem de núcleo 2 0 na ordem mostrada nafigura. No aparelho de acordo com a presente invenção, aporção de um elemento de fornecimento exposta para oexterior na montagem de núcleo se move em direção àextremidade livre da montagem de núcleo, de modo que épossível fabricar um tubo de papel sem danificar ascorrugações das tiras de papelão corrugado. Embora tiras depapelão corrugado em um lado sejam utilizadas na presentemodalidade, não é limitado ao mesmo e tiras de papelãocorrugado nos dois lados podem ser utilizadas. Também épossível fabricar um tubo de papel com a direção de papelde meio corrugado de um papelão corrugado em um ladoinvertido (isto é, para confrontar uma superfície internade um tubo de papel poligonal a ser formado).Aplicabilidade industrial
De acordo com a presente invenção, é possível fabricarum tubo de papel grosso descarregando uma pluralidade detiras de papel sobrepostas de forma helicoidal e enroladasem um núcleo giratório a partir do núcleo utilizando umelemento de fornecimento que se move no núcleo. Além disso,de acordo com a presente invenção, uma vez que um tubo depapel poligonal grosso pode ser fabricado, é possívelfornecer um tubo de papel poligonal com elevadaresistência. Além disso, de acordo com a presente invenção,embora um tubo de papel poligonal seja fabricado utilizandotiras de papelão corrugado em um lado, é possível evitarque corrugações do papelão corrugado sejam danificadas.
De acordo com a presente invenção, uma vez que um tubode papel é produzido continuamente por sobreposiçãohelicoidal e enrolamento de tiras, a produtividade do tubode papel é superior. Se for fornecido um tubo de papelpoligonal, que tenha elevada resistência uma vez que o tubode papel é grosso, é possível fornecer uma paleta de papelcom elevada resistência e baixos custos. Se uma paleta depapel com elevada resistência for fornecida, é possívelsubstituir paletas de papel em lugar de paletas de madeirautilizadas no fornecimento de um peso, que pode reduzirabatimento de árvores e também contribuir para apreservação do meio ambiente.
As modalidades da presente invenção descritas acima emostradas nas figuras não devem ser analisadas para limitaro espírito técnico da presente invenção. O verdadeiroescopo da presente invenção deve ser definido somente pelasreivindicações. Aqueles versados na técnica da presenteinvenção podem modificar e alterar o conceito inventivotécnico da presente invenção em várias formas. Portanto,até onde as modificações e alterações são evidentes paraaqueles versados na técnica, as modificações e alteraçõespertencerão ao verdadeiro escopo da presente invenção.

Claims (21)

1. Método para fabricar um tubo de papel tendo umaseção transversal poligonal, caracterizado pelo fato decompreender:um processo de enrolar helicoidalmente uma pluralidadede tiras de papel em uma superfície periférica externa deum núcleo giratório tendo uma seção transversal poligonalpara sobreporem-se mutuamente, as tiras dè papel exceto atira mais inferior sendo previamente revestidas comadesivo; eum processo de fornecer continuamente a pluralidade detiras de papel enroladas no núcleo em uma direçãolongitudinal do núcleo por colocar um elemento defornecimento instalado no núcleo em contato com umasuperfície interna da tira mais inferior enrolada nasuperfície periférica externa do núcleo de tal modo que oelemento de fornecimento possa se mover na direçãolongitudinal do núcleo em um estado onde pelo menos umaporção do elemento de fornecimento é continuamente expostaa partir da superfície periférica externa do núcleo no qualas tiras são enroladas.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que o processo de fornecimento éexecutado simultaneamente quando uma superfície superior datira enrolada correspondendo a uma posição onde o elementode fornecimento é colocado em contato é comprimida com ummeio de compressão instalado em uma armação e girando namesma velocidade angular que o núcleo; e pelo menos uma dapluralidade de tiras de papel inclui uma tira de papelãocorrugado em um lado.
3. Aparelho para fabricar um tubo de papel tendo umaseção transversal poligonal, caracterizado pelo fato decompreender;uma armação;uma montagem de núcleo estreita e alongada tendo umaextremidade giratoriamente sustentada na armação e a outraextremidade livre de tal modo que uma pluralidade de tirasde papel possa ser enrolada em uma superfície periféricaexterna da montagem de núcleo para sobreporem-semutuamente, as tiras de papel exceto a tira mais inferior,sendo previamente revestidas com adesivo, a superfícieperiférica externa da montagem de núcleo tendo um formatopoligonal predeterminado;um primeiro meio de acionamento para fornecer energiapara girar a montagem de núcleo;um primeiro meio de transmissão de energia parareceber a energia a partir do primeiro meio de acionamentoe transmitir a energia recebida para a montagem de núcleo;um elemento de fornecimento instalado na montagem denúcleo para permitir que pelo menos uma porção do elementode fornecimento seja exposta a partir da superfícieperiférica externa da montagem de núcleo na qual as tirassão enroladas, o elemento de fornecimento sendo instaladopara permitir que a porção exposta se mova em direção àextremidade livre da montagem de núcleo por intermédio daenergia recebida, pelo que a porção continuamente expostado elemento de fornecimento é colocada em contato com umasuperfície interna da tira mais inferior de uma pluralidadedas tiras enroladas na superfície periférica externa damontagem de núcleo para fazer com que a pluralidade dastiras enroladas na montagem de núcleo se movamcontinuamente em direção à extremidade livre da montagem denúcleo;um segundo meio de acionamento para fornecer energiapara permitir que a porção do elemento de fornecimento sejacontinuamente exposta a partir da superfície periféricaexterna da montagem de núcleo; eum segundo meio de transmissão de energia para recebera energia do segundo meio de acionamento e transmitir aenergia recebida para o elemento de fornecimento.
4. Aparelho, de acordo com a reivindicação 3,caracterizado pelo fato de que o primeiro meio detransmissão de energia inclui um primeiro eixo rotacionaloco sustentado de forma giratória na armação para girar porintermédio da energia recebida a partir do primeiro meio deacionamento e formado com um furo direto em uma direçãolongitudinal do primeiro eixo rotacional, e um elemento deacoplamento tendo um lado conectado ao primeiro eixorotacional e o outro lado conectado à montagem de núcleo; eo segundo meio de transmissão de energia inclui um segundoeixo rotacional inserido no furo direto do primeiro eixorotacional e giratoriamente sustentado no primeiro eixorotacional para girar por intermédio da energia recebida dosegundo meio de acionamento, e um terceiro meio detransmissão de energia para transmitir a energia rotacionaldo segundo eixo rotacional para o elemento de fornecimento.
5. Aparelho, de acordo com a reivindicação 4,caracterizado pelo fato de que o elemento de fornecimentoinclui um par de correias de fornecimento instaladas de talmodo que porções das correias de fornecimento possam serexpostas a partir da superfície periférica externa damontagem de núcleo ao longo da direção longitudinal damesma e as porções expostas das correias de fornecimentosão instaladas em porções opostas da superfície periféricaexterna da montagem de núcleo para se mover em direção àextremidade livre da montagem de núcleo; e o terceiro meiode transmissão de energia inclui ainda um terceiro eixorotacional instalado de forma giratória no elemento deacoplamento para ser perpendicular ao segundo eixorotacional, um par de engrenagens de bisel que sãorespectivamente instaladas nos segundo e terceiro eixosrotacionais e engrazadas entre si para transmitir a energiado segundo eixo rotacional para o terceiro eixo rotacional,e um quarto meio de transmissão de energia para transmitira energia rotacional do terceiro eixo rotacional para umpar das correias de fornecimento.
6. Aparelho, de acordo com a reivindicação 4,caracterizado pelo fato de que o elemento de fornecimentoinclui um par de engrenagens de fornecimento instaladaspara serem giratórias em torno de um eixo rotacionalinstalado perpendicular à direção longitudinal da montagemde núcleo e instalado para permitir que porções dasengrenagens de fornecimento sejam expostas a partir deporções opostas da superfície periférica externa damontagem de núcleo; e o terceiro meio de transmissão deenergia inclui ainda um terceiro eixo rotacional instaladogiratoriamente no elemento de acoplamento para serperpendicular ao segundo eixo rotacional, um par deengrenagens de bisel que são respectivamente instaladas nossegundo e terceiro eixos rotacionais e engrazadas entre sipara transmitir a energia do segundo eixo rotacional para oterceiro eixo rotacional, e um quinto meio de transmissãode energia para transmitir a energia rotacional do terceiroeixo rotacional para um par das engrenagens defornecimento.
7. Aparelho, de acordo com a reivindicação 4,caracterizado pelo fato de que o elemento de fornecimentoinclui uma pluralidade de parafusos de fornecimento, cadaum dos parafusos de fornecimento tendo uma extremidadeinstalada de forma giratória no elemento de acoplamento e aoutra extremidade instalada de forma giratória na montagemde núcleo para uma porção do parafuso de fornecimento a serexposta a partir da superfície periférica externa damontagem de núcleo na direção longitudinal da mesma; e oterceiro meio de transmissão de energia inclui umaengrenagem de acionamento instalada no segundo eixorotacional, e uma pluralidade de engrenagens acionadasinstaladas de forma fixa nas extremidades dos parafusos defornecimento para serem engrazados com a engrenagem deacionamento, respectivamente.
8. Aparelho, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 5, 6 ou 7, caracterizado pelo fato decompreender ainda:um quarto eixo rotacional oco instalado para sersustentado na armação e para girar na mesma velocidadeangular que a montagem de núcleo, o quarto eixo rotacionalsendo formado com um furo direto através do qual o tubo depapel de uma pluralidade das tiras enroladas passa, o tubode papel sendo descarregado em direção à extremidade livreda montagem de núcleo, eum meio de compressão fixo no quarto eixo rotacionaloco para comprimir simetricamente uma superfície superiorda tira mais superior de uma pluralidade das tirasenroladas na extremidade livre da montagem de núcleo.
9. Aparelho, de acordo com a reivindicação 8,caracterizado pelo fato de compreender ainda um meio decorte de tubo de papel incluindo uma base instalada naarmação para ser móvel na direção longitudinal da montagemde núcleo e um cortador instalado na base para ser móvel nadireção perpendicular à direção longitudinal da montagem denúcleo.
10. Aparelho, de acordo com a reivindicação 9,caracterizado pelo fato de que o meio de corte de tubo depapel compreende ainda um quinto eixo rotacional ocoinstalado para ser sustentado na base e girar na mesmavelocidade angular que a montagem de núcleo e formado comum furo direto através do qual o tubo de papel de umapluralidade das tiras enroladas passa, o tubo de papelsendo descarregado em direção à extremidade livre damontagem de núcleo.
11. Aparelho, de acordo com a reivindicação 5,caracterizado pelo fato de que a montagem de núcleocompreende um núcleo de haste quadrangular alongado com umaextremidade fixada no elemento de acoplamento e um par deelementos de guia de fornecimento alongados fixos nas duassuperfícies laterais opostas do núcleo de hastequadrangular; cada um dos elementos de guia de fornecimentoinclui uma porção de base tendo uma largura maior do queaquela do núcleo de haste quadrangular e fixo em cada umadas duas superfícies laterais do núcleo de hastequadrangular e porções de asa de guia superior e inferiorque se projetam em paralelo a partir das duas extremidadesno sentido da largura de cada porção de base em direção auma porção oposta das porções de base separadas entre si ese estendendo por um comprimento predeterminado na direçãolongitudinal; um par das correias de fornecimento éinstalado para ser enrolado nas porções de asa de guiasuperiores e inferiores opostas de um par dos elementos deguia de fornecimento, respectivamente; e o quarto meio detransmissão de energia inclui eixos de acionamento decorreia superior e inferior que são giratoriamenteinstalados na extremidade fixa do núcleo de hastequadrangular da montagem de núcleo e nos quais as correiasde fornecimento superior e inferior são respectivamenteenroladas, rolos intermediários superior e inferior que sãogiratoriamente instalados nas extremidades livres doselementos de guia de fornecimento da montagem de núcleopara serem separados entre si e nos quais as correias defornecimento superior e inferior são respectivamenteenroladas, e engrenagens para transmitir a energia doterceiro eixo rotacional para os eixos de acionamento decorreia superior e inferior.
12. Aparelho, de acordo com a reivindicação 5,caracterizado pelo fato de que a montagem de núcleocompreende um núcleo superior alongado com uma extremidadefixada no elemento de acoplamento e um núcleo inferioralongado com uma extremidade fixada no elemento deacoplamento, o núcleo inferior sendo separado por umadistância predeterminada a partir do núcleo superior; umpar das correias de fornecimento é instalado para serenrolado nos núcleos superior e inferior na direçãolongitudinal, respectivamente; o quarto meio de transmissãode energia inclui eixos de acionamento de correia superiore inferior que são giratoriamente instalados nasextremidades fixas dos núcleos superior e inferior e nosquais as correias de fornecimento superior e inferior sãoenroladas, respectivamente, rolos intermediários superior einferior os quais são giratoriamente instalados nasextremidades livres dos núcleos superior e inferior e nosquais as correias de fornecimento superior e inferior sãoenroladas, respectivamente, e um meio de transmissão deenergia para transmitir a energia para o terceiro eixorotacional para os eixos de acionamento de correia superiore inferior, respectivamente.
13. Aparelho, de acordo com a reivindicação 12,caracterizado pelo fato de que a montagem de núcleo incluiainda um meio de controle de folga para controlar uma folgaentre os núcleos superior e inferior instalados para seremseparados entre si.
14. Aparelho, de acordo com a reivindicação 13,caracterizado por compreender um quarto eixo rotacional ocoinstalado para ser sustentado na armação e girar na mesmavelocidade angular que a montagem de núcleo, o quarto eixorotacional sendo formado com um furo direto através do qualo tubo de papel de uma pluralidade das tiras enroladaspassa, o tubo de papel sendo descarregado em direção àextremidade livre da montagem de núcleo, e um meio decompressão fixo no quarto eixo rotacional oco paracomprimir simetricamente uma superfície superior da tiramais superior de uma pluralidade de tiras enroladas naextremidade livre da montagem de núcleo.
15. Aparelho, de acordo com a reivindicação 14,caracterizado pelo fato de compreender ainda um meio decorte de tubo de papel incluindo uma base instalada naarmação para ser móvel na direção longitudinal da montagemde núcleo, e um cortador instalado na base para ser móvelna direção perpendicular à direção longitudinal da montagemde núcleo.
16. Aparelho, de acordo com a reivindicação 14,caracterizado pelo fato de que o meio de compressão incluium par de placas instaladas para serem simétricas emdireção às superfícies da montagem de núcleo nas quais ascorreias de fornecimento superior e inferior são instaladase sustentadas por um elemento elástico para comprimir asuperfície superior das tiras enroladas em pressãoconstante; e o meio de corte de tubo de papel compreendeainda um quinto eixo rotacional oco instalado para sersustentado na base e girar na mesma velocidade angular quea montagem de núcleo e formado com um furo direto atravésdo qual o tubo de papel de uma pluralidade das tirasenroladas passa, o tubo de papel sendo descarregado emdireção à extremidade livre da montagem de núcleo.
17. Aparelho, de acordo com a reivindicação 6,caracterizado pelo fato de que a montagem de núcleocompreende um núcleo de haste quadrangular alongado com umaextremidade fixada no elemento de acoplamento e um par deelementos de guia de fornecimento alongados fixos nas duassuperfícies laterais opostas do núcleo de hastequadrangular, cada um dos elementos de guia de fornecimentoincluindo uma porção de base tendo uma largura maior do queaquela do núcleo de haste quadrangular e fixo em cada umadas duas superfícies laterais do núcleo de hastequadrangular e porções de asa de guia superior e inferiorque se projetam em paralelo a partir das duas extremidadesnos sentido da largura de cada porção de base em direção auma porção oposta das porções de base separadas entre si ese estendendo por um comprimento predeterminado na direçãolongitudinal; pelo menos um par das engrenagens defornecimento é giratoriamente instalado nas extremidadeslivres dos elementos de guia de fornecimento, onde asporções de asa de guia são removidas, para porções desuperfícies periféricas externas das engrenagens defornecimento se projetarem para cima a partir de umalargura dos elementos de guia de fornecimento; e o quintomeio de transmissão de energia inclui um eixo deacionamento de correia giratoriamente instalado naextremidade fixa do núcleo de haste quadrangular, umaengrenagem para transmitir a energia do terceiro eixorotacional para o eixo de acionamento de correia, um eixoacionado por correia instalado na extremidade livre doselementos de guia de fornecimento, uma correia detransmissão para conectar o eixo de acionamento de correiae o eixo acionado por correia entre si, e uma engrenagemfixada no eixo acionado por correia e instalada para serengrazada com as engrenagens de fornecimento.
18. Aparelho, de acordo com a reivindicação 17,caracterizado pelo fato de compreender ainda:um quarto eixo rotacional oco instalado para sersustentado na armação e para girar na mesma velocidadeangular que a montagem de núcleo, o quarto eixo rotacionalsendo formado com um furo direto através do qual o tubo depapel de uma pluralidade das tiras enroladas passa, o tubode papel sendo descarregado em direção à extremidade livreda montagem de núcleo, eum meio de compressão fixo no quarto eixo rotacionaloco para comprimir simetricamente uma superfície superiorda tira mais superior de uma pluralidade das tirasenroladas na extremidade livre da montagem de núcleo.
19. Aparelho, de acordo com a reivindicação 7,caracterizado pelo fato de que a montagem de núcleo incluium núcleo de haste quadrangular alongado com umaextremidade fixada no elemento de acoplamento, o núcleo dehaste quadrangular tendo quatro porções de canto removidaspor um comprimento predeterminado ao longo de sua direçãolongitudinal a partir de uma porção onde o núcleo de hastequadrangular que é conectado ao elemento de acoplamento; eos parafusos de fornecimento são respectivamente inseridosnas quatro porções de canto removidas do núcleo de hastequadrangular e são instalados para porções de superfíciesperiféricas externas dos parafusos de fornecimento a seremexpostas para o exterior, os parafusos de fornecimentotendo extremidades giratoriamente instaladas no elemento deacoplamento e as outras extremidades giratoriamenteinstaladas no núcleo de haste quadrangular.
20. Aparelho, de acordo com a reivindicação 19,caracterizado pelo fato de compreender ainda um quarto eixorotacional oco instalado para ser sustentado na armação egirar na mesma velocidade angular que a montagem de núcleoe formado com um furo direto através do qual o tubo depapel de uma pluralidade das tiras enroladas passa, o tubode papel sendo descarregado em direção à extremidade livreda montagem de núcleo, eum meio de compressão fixo no quarto eixo rotacionaloco para comprimir simetricamente uma superfície superiorda tira mais superior de uma pluralidade das tirasenroladas na extremidade livre da montagem de núcleo.
21. Tubo de papel tendo uma seção transversalpoligonal caracterizado pelo fato de ser fabricado pelométodo da reivindicação 1 ou 2.
BRPI0610230-1A 2005-05-12 2006-05-03 método e aparelho para fabricar um tubo de papel tendo um seção transversal poligonal e tubo de papel tendo uma seção transversal poligonal BRPI0610230A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
KR20050039872 2005-05-12
KR10-2005-0039872 2005-05-12
PCT/KR2006/001664 WO2006121253A1 (en) 2005-05-12 2006-05-03 Method and apparatus for producing paper tube having polygonal cross section, and paper tube manufactured by the method

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0610230A2 true BRPI0610230A2 (pt) 2010-06-08

Family

ID=37396728

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0610230-1A BRPI0610230A2 (pt) 2005-05-12 2006-05-03 método e aparelho para fabricar um tubo de papel tendo um seção transversal poligonal e tubo de papel tendo uma seção transversal poligonal

Country Status (10)

Country Link
US (2) US20080060747A1 (pt)
EP (2) EP1883528A4 (pt)
JP (1) JP4564089B2 (pt)
KR (1) KR100746170B1 (pt)
CN (1) CN101171123B (pt)
AU (1) AU2006244804B2 (pt)
BR (1) BRPI0610230A2 (pt)
MX (1) MX2007014184A (pt)
RU (1) RU2393092C2 (pt)
WO (1) WO2006121253A1 (pt)

Families Citing this family (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
KR100746170B1 (ko) 2005-05-12 2007-08-03 주식회사 다인기술 다각형 단면을 갖는 지관의 제조 방법 및 장치, 그 방법에의하여 제조된 지관
KR100734891B1 (ko) * 2007-04-05 2007-07-03 주식회사 무진네오테크 지중앵커 겸 록볼트용 스파이럴 선재의 제조장치
KR100975518B1 (ko) * 2009-12-21 2010-08-11 송시영 지관용지 스트립
CN102285152B (zh) * 2011-08-18 2013-02-20 黄平 一种制造方形纸管的设备
CN103373001A (zh) * 2012-04-26 2013-10-30 王仁泉 全自动螺旋式异形纸管制造设备
MX2015010864A (es) 2013-02-21 2015-12-03 Procter & Gamble Centros fibrosos.
US9505179B2 (en) 2013-02-21 2016-11-29 The Procter & Gamble Company Method of manufacturing fibrous cores
US9756991B2 (en) 2013-02-21 2017-09-12 The Procter & Gamble Company Fibrous cores
CN103317775B (zh) * 2013-07-08 2015-11-25 吴江久升纸业有限公司 纸管支撑定型内管
EP3099481B1 (en) * 2014-01-29 2018-02-28 Futura S.p.A. Equipment and method for the production of cardboard tubes
CN104085133B (zh) * 2014-07-08 2017-03-15 上海绿顺包装机械有限公司 一种连续缠绕层叠式纸方管成型装置
US11167512B2 (en) * 2015-01-20 2021-11-09 Jonathan C. Fragoso Manufacturing apparatus
CN104897881B (zh) * 2015-05-04 2016-06-29 浙江三信智能机械科技有限公司 一种控制纸管转动的控制装置
KR101701721B1 (ko) 2016-06-30 2017-02-02 송현민 자동화 공정을 도입한 지관 용기 생성 시스템
KR101875521B1 (ko) 2016-06-30 2018-08-09 송현민 자동화 공정을 도입한 지관 용기 생성 시스템에 적용되는 접착물질 자동도포유닛
WO2020077167A1 (en) * 2018-10-13 2020-04-16 Alexander Slocum Package maker
IT201900015500A1 (it) 2019-09-03 2021-03-03 Montrade S P A Forma di tubo spiralato e meccanismo per formare materiale a nastro in forma di tubo avvolto a spirale
CN112277388B (zh) * 2020-09-16 2022-08-26 青岛科技大学 一种可挤压的纸吸管自动化加工包装装置
CN113211878B (zh) * 2021-04-02 2022-06-17 东莞市立韵精密金属科技有限公司 一种利用扭转后螺旋缠绕式烟管制备装置

Family Cites Families (60)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1319455A (en) * 1919-10-21 Corrugated-paper tube
US663438A (en) * 1900-01-22 1900-12-11 James J Hinde Method of forming curved articles from celluform board.
US726894A (en) * 1901-02-04 1903-05-05 J W Sefton Mfg Company Paper mailing-tube.
US2016273A (en) * 1934-09-14 1935-10-08 Harry N Atwood Built-up composite cellular structure
US2738153A (en) * 1952-03-29 1956-03-13 Signode Steel Strapping Co Composite pallet
US2709400A (en) * 1952-10-22 1955-05-31 Paramount Paper Tube Corp Tube winding machines
US3068934A (en) * 1954-01-15 1962-12-18 Nicolet Ind Inc Apparatus for producing helical air cell pipe covering
US2788840A (en) * 1954-01-15 1957-04-16 Nicolet Ind Inc Method for producing pipe covering and the like
US2777501A (en) * 1954-07-30 1957-01-15 Nat Fibre Glass Co Inc Apparatus for continuously forming plastic tubing
US2877150A (en) * 1955-05-11 1959-03-10 Marion E Wilson Method of manufacturing pipes, conduits, and the like
US2893296A (en) * 1956-05-17 1959-07-07 Joseph T Yovanovich Apparatus for winding tubes
US2955791A (en) * 1957-02-15 1960-10-11 Crown Zellerbach Corp Pallet
US3216457A (en) * 1962-04-18 1965-11-09 Phillips Petroleum Co Laminated tubular article and method of making same
US3410473A (en) * 1966-08-22 1968-11-12 Robert M. Petrie Corrugated bodies and method of forming same
US3623929A (en) * 1966-10-07 1971-11-30 Int Paper Co Method for producing spiral wound container
GB1101889A (en) * 1966-12-16 1968-01-31 Martin Ferrey Ltd Containers made of corrugated fibrous sheet material
US3538817A (en) * 1968-10-28 1970-11-10 Brown Products Inc Apparatus for forming spiral tubing
US3616062A (en) * 1969-02-28 1971-10-26 Kimberly Clark Co Bias-crosslaying apparatus with mandrel conforming belt
JPS4942034B1 (pt) * 1969-12-25 1974-11-12
AU462320B2 (en) * 1970-10-08 1975-06-05 W. A. Mckenzie Improvements in and relating toa method and apparatus for forming flexible tubing and flexible tubing formed thereby
JPS5142724B1 (pt) 1970-10-12 1976-11-17
US3697029A (en) * 1970-12-23 1972-10-10 Owens Illinois Inc Supporting pad for a pallet
JPS5221434B2 (pt) * 1971-08-17 1977-06-10
GB1491206A (en) * 1973-11-08 1977-11-09 Atomic Energy Authority Uk Catalyst bodies
JPS5091808A (pt) 1973-12-21 1975-07-22
US3910171A (en) * 1974-03-14 1975-10-07 Continental Can Co Polygonal shaped container body forming apparatus
AT352518B (de) * 1974-05-20 1979-09-25 Saul Franz J Verfahren zum herstellen einer wickelhuelse
US3960624A (en) * 1974-11-13 1976-06-01 Continental Can Company, Inc. Method of fabricating tubular bodies
AT368447B (de) * 1975-03-25 1982-10-11 Saul Franz J Verfahren und vorrichtung zum herstellen einer insbesondere faltbar zusammenlegbaren wickelhuelse mit polygonalem querschnitt
DE2643089C3 (de) * 1976-09-24 1983-04-21 Automation Industrielle S.A., 1896 Vouvry Vorrichtung zum Herstellen eines verformbaren Rohres
ES225949Y (es) 1977-01-26 1977-07-16 Montajes Electronicos Dorcas, S. A. Cierre de seguridad mejorado.
JPS5530944A (en) * 1978-08-24 1980-03-05 Nangoku Pulp Kogyo Kk Method of making speciallpurpose processed paper and cloth by wormmlike cylindrical belt conveyor system
FR2512733B1 (fr) * 1981-09-14 1987-05-07 Abzac Sa Cartonnages Procede et machine de fabrication de tube en carton par enroulement helicoidal et tubes obtenus par ce procede
US4441948A (en) * 1981-10-28 1984-04-10 Macmillan Bloedel Limited Method and apparatus for constructing multiple layer corrugated board containers
US4563377A (en) * 1983-02-14 1986-01-07 Finsen S.P.A. High-strength tubular beam of folded corrugated cardboard
SE450482B (sv) * 1986-01-24 1987-06-29 Fred Atterby Lastpall bestaende av basdelar och tvergaende ror
JPH01299171A (ja) * 1988-05-26 1989-12-01 Mitsuya Tekko Kk 紙管製造機及び紙管回転引出し装置
US4917660A (en) * 1988-11-25 1990-04-17 Eastman Kodak Company Apparatus for producing cylindrical filters
US5797832A (en) * 1991-02-22 1998-08-25 Visy Paper Pty Ltd Apparatus and method for forming lightweight pallets
US5106356A (en) * 1991-05-30 1992-04-21 Sonoco Products Company Method and apparatus for the manufacture of paperboard tubes having controlled outside diameter
US5301610A (en) * 1993-04-30 1994-04-12 E. I. Du Pont De Nemours And Company Method and apparatus for making spiral wound sleeves for printing cylinders and product thereof
TW255875B (pt) * 1993-06-14 1995-09-01 Yoshii Hisashi
US5468207A (en) * 1993-06-14 1995-11-21 Newell Operating Company Method and apparatus of manufacturing a paint roller
US5873806A (en) * 1993-10-08 1999-02-23 Fabio Perini, S.P.A. Machine for producing cardboard or similar tubes, with means for cutting the tube into sections of predetermined lengths
US5494215A (en) * 1994-06-22 1996-02-27 Sonoco Products Company Easy-open container having directionally-oriented label tear
SE9503560D0 (sv) 1995-10-11 1995-10-11 Ingmar Andreasson Lastpall
USD395534S (en) * 1995-12-04 1998-06-23 The Servants Inc. Corrugated pallet
US5833592A (en) * 1996-07-17 1998-11-10 Sonoco Products Company Method and apparatus for enhancing seam unifority in spirally wound tubes
DE19654119A1 (de) * 1996-12-23 1998-06-25 Thiele Matthias Dipl Betriebsw Vorrichtung zum Spiralwickeln vieleckiger Hülsen
US5944252A (en) * 1997-03-18 1999-08-31 Connelly Containers, Inc. Corrugated board container and method of making the same
US6027439A (en) * 1998-02-23 2000-02-22 Sweetheart Cup Company, Inc. Two-piece paperboard lids having spiral-wound side wall and non-circular geometries, and methods of making the same
US6899039B2 (en) * 1998-10-29 2005-05-31 John R. Perazzo Method and associated system for manufacturing reinforced paperboard pallet runners
US6656104B1 (en) * 1999-11-22 2003-12-02 Mark Forrester Method and apparatus for winding spooled materials
JP2001277381A (ja) * 2000-04-03 2001-10-09 Kakusupa:Kk 紙管の製造装置および紙管の製造方法
US6558777B2 (en) * 2000-11-29 2003-05-06 Daizen Kabushiki Kaisha Corrugated cardboard plates, method of and apparatus for making the same
KR20020038467A (ko) 2001-09-19 2002-05-23 갑 기 김 다각지관 제조장치
FR2844135A1 (fr) 2002-09-03 2004-03-05 Corning Inc Diode electroluminescente support pour sa fabrication ainsi que procede de fabrication d'une telle diode electroluminescente
US20040096604A1 (en) * 2002-11-18 2004-05-20 Sonoco Development, Inc. Wound multi-layer tube having one or more embossed plies
KR100746170B1 (ko) 2005-05-12 2007-08-03 주식회사 다인기술 다각형 단면을 갖는 지관의 제조 방법 및 장치, 그 방법에의하여 제조된 지관
US20060280883A1 (en) * 2005-06-14 2006-12-14 Sonoco Development, Inc. Wound sandwich tube with corrugated shell

Also Published As

Publication number Publication date
EP1883528A4 (en) 2010-06-02
EP1883528A1 (en) 2008-02-06
WO2006121253A1 (en) 2006-11-16
US20080060747A1 (en) 2008-03-13
RU2393092C2 (ru) 2010-06-27
US20120090771A1 (en) 2012-04-19
KR100746170B1 (ko) 2007-08-03
JP4564089B2 (ja) 2010-10-20
MX2007014184A (es) 2008-01-21
CN101171123B (zh) 2011-04-06
CN101171123A (zh) 2008-04-30
US8337375B2 (en) 2012-12-25
AU2006244804A1 (en) 2006-11-16
EP2366538B1 (en) 2014-03-12
EP2366538A1 (en) 2011-09-21
KR20060117201A (ko) 2006-11-16
AU2006244804B2 (en) 2009-10-08
JP2008540183A (ja) 2008-11-20
RU2007142780A (ru) 2009-06-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0610230A2 (pt) método e aparelho para fabricar um tubo de papel tendo um seção transversal poligonal e tubo de papel tendo uma seção transversal poligonal
USRE39521E1 (en) Ribbed core dual wall structure
KR102548147B1 (ko) 더니지 변환기를 위한 코일러 및 더니지 스트립의 코일링 방법
US20070034274A1 (en) Extrusion apparatus
US4307851A (en) Apparatus for winding a plurality of separate strips while maintaining tension in each strip
US20140208905A1 (en) Method and apparatus for fabricating stretch film rolls
EP2200764B1 (en) Core winder with magnetic support for the winding spindle
CN110510163A (zh) 一种建筑用棒材包装作业设备
KR100284517B1 (ko) 코어 윈도우 둘레에 감겨진 비정질 스틸 스트립 함유 변압기 코어제조 장치
US20180079613A1 (en) Method and apparatus for fabricating stretch film rolls
CN201592916U (zh) 送带机构
CN102642321B (zh) 轮胎成型设备
ES2639466T3 (es) Máquina para la fabricación en continuo de cuerpos tubulares de cajas, en particular a base de cartón o similar
JP4316346B2 (ja) 伝動ベルトの製造方法
KR100712130B1 (ko) 골판지를 나선형으로 감아서 형성한 각형지관, 그각형지관을 사용한 종이파렛트
CN216230963U (zh) 一种包装机的自动送料机构
CN213083564U (zh) 一种隔热型材卷的打包生产线
KR100975518B1 (ko) 지관용지 스트립
NZ518270A (en) A rollable mesh apparatus
RU1785507C (ru) Устройство дл изготовлени корпусов к картоннонавивным барабанам
JPH0648415A (ja) 包装シートの側面折り畳み装置
CN103264498A (zh) 大口径双层板带塑料管的卷管机构
JPH08316075A (ja) 巻鉄心製造装置

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]
B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]