BRPI0607510A2 - controle da espuma em meio aquoso - Google Patents

controle da espuma em meio aquoso Download PDF

Info

Publication number
BRPI0607510A2
BRPI0607510A2 BRPI0607510-0A BRPI0607510A BRPI0607510A2 BR PI0607510 A2 BRPI0607510 A2 BR PI0607510A2 BR PI0607510 A BRPI0607510 A BR PI0607510A BR PI0607510 A2 BRPI0607510 A2 BR PI0607510A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
composition
foam
weight
fatti
approximately
Prior art date
Application number
BRPI0607510-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Chihyu Sui
Gerald C Walterick Jr
Original Assignee
Ge Betz Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ge Betz Inc filed Critical Ge Betz Inc
Publication of BRPI0607510A2 publication Critical patent/BRPI0607510A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01DSEPARATION
    • B01D19/00Degasification of liquids
    • B01D19/02Foam dispersion or prevention
    • B01D19/04Foam dispersion or prevention by addition of chemical substances
    • B01D19/0404Foam dispersion or prevention by addition of chemical substances characterised by the nature of the chemical substance

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Toxicology (AREA)
  • Dispersion Chemistry (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Degasification And Air Bubble Elimination (AREA)
  • Compositions Of Macromolecular Compounds (AREA)
  • Medicinal Preparation (AREA)

Abstract

Controle da espuma em meio aquoso. A invenção atual relaciona-se ás composições e aos métodos do controle da espuma para controlar a espuma em meios aquoso adicionando ao sistema um uma quantidade eficaz do agente do controle da espuma da invenção atual. As composições de antifoam/defoam da invenção atual incluem uma concentração de ingredientes ativos tais como um glicol do polialcilene, um alcoxilato do álcool fatti, e um copolimer do bloco do ácido do ácido-oxide-propilenoe do etileno, o polibuteno dentro carregado composições e os surfactantes selecionados dos esteres do glicol de polietileno, dos esteres do sorbitan, dos esteres do ácido fatti de polioxietileno/polioxipropileno, e do ftalato dialcil. Estas composições foram encontradas para ser superiores na espuma controlando contra defoamers convencionais, Os benefícios do efeito espumando do controle são mais evidentes em temperaturas médias a elevadas e em meios aquoso altamente cáusticos tais como licores process de Baier.

Description

Controle da espuma em meio aquoso
CAMPO DA INVENÇÃO
A a atual relaciona-se à s composições e aos métodos docontrole da espuma para controlar a espuma em meios aquoso. Especificamente, ainvenção relaciona-se a uma composição de antifoam/defoam particularmente é nosproblemas controlando da espuma encontrados em processos médios a elevados datemperatura tais como o processo de Baier, o processo da polpa e do moinho de papel eos córregos da Água do efluente.
FUNDO DA INVENÇÃO
Muitos sistemas de tratamento waste e processos industriaistêm os problemas causados pela espuma que dão forma como o wastewater ou Água doprocesso corre através do sistema ou do processo. A espuma pode ocorrer em todo ocórrego aquoso que contiver contaminadores ou aditivos esse mais baixo a tensão desuperfície do córrego. Estes materiais são produtos químicos tipicamente orgânicos.
Podem ser derivados dos produtos químicos naturais (por exemplo, lignina, ácido humico,tanino), dos produtos químicos waste, dos produtos químicos do tratamento de Água, dosprodutos químicos process do tratamento, dos detergentes, dos líquidos de limpeza, dosprodutos ou dos biproducts de processos industriais, dos biproducts microbiological, etc.
O sistema pode também conter outros materiais que estabilizam a espuma depois quedeu forma. Tais materiais incluem polímeros, surfactantes, suspenderam orgânicos einorgânicos, o material coloidal, as proteínas, e organismos microbiological.
Os problemas da espuma ocorrem freqüentemente quandoum córrego da Água do wastewater ou do processo está sujeitado a uma operação daunidade que aumente a área total das relações de gas/liquido do sistema. Tal aumentoocorre sempre que um líquido É quebrado acima em gotas ou um gás É introduzido emum líquido. Os processos que causam estes efeitos incluem: fluxo turbulento mecânicodos processos (por exemplo, agitação, misturar, bombear, aeração, gasificação, reduçãoa pressão, aumento na temperatura), processos biológicos (por exemplo,fermentação,digestão anaerobica, e processos químicos (por exemplo, oxidação,recarbonatação, gaseificação, distilação, descascar solvente, e reações que geram ogás). A espuma no wastewater ou na Água do processo É um problema para diversasrazões e pode ser prejudicial aos processos do sistema (por exemplo, bombear, misturar,distilação, reação quíica, transferência de calor, evaporação, sedimentação, etc). Aespuma pode interferir com os sensores do sistema e os controladores (por exemplo,controladores nivelados, sensores do f, sensores de temperatura) e pode adversamenteafetar a qualidade e o throughput de um produto (por exemplo, o tamanho e a força sdecristal, os furos no papel, e adesão pobre dos revestimentos). A espuma pode tambémser um perigo de segurança ou de saúde (por exemplo, as bactérias transportadas porvia aérea e os excessos do tanque), especial quando os meios aquoso são altamenteacidic ou cáusticos. Pode também ser um problema aestetico (por exemplo, descargaespumosa a receber córregos).
O processo de Baier, um processo universal usado paraproduzir o alumina dos minÉrios da bauxite (alumÃ-nio-conter), experiÃancias alguns dosproblemas os mais incÃ'modos da espuma por causa das caracterÃ-sticas inerentes dominÉrio da bauxite (alumÃ-nio-conter) e o processo de Baier. No processo de Baier, umapasta finamente moÃ-da do minÉrio da bauxite É digerida nas autoclavesaproximadamente em 145-250<0>C e em 100-2000 libras por polegada quadrada, emaproximadamente 3-7 toupeiras da soluçÃo do hidroxide do sodium para dissolverAI203 - xH20 (x = 1 ou 3) como NaAI02, por atÉ 2 horas. A pasta digerida Édescarregada dos digesters, a seguir refrigerada para baixo a aproximadamente 100 <0>C e trazida à pressão atmosfÉrica através de uma sÉrie dos tanques flash. AsoluçÃo É separada dos sólidos pela lavagem countercurrent com o dae (dispositivoautomÃitico de entrada) dos flocculants, e por processos do filtration para obter entÃo asoluçÃo contÃ-nuo-livre, chamou "o licor grÃjvido." O licor grÃjvido É supersaturatedcom NaAI02, e É esfriado mais mais a aproximadamente 70-80 [ deg.]C e fed à sembarcaçÃues da precipitaçÃo para precipitate NaAI02 a AI203. 3H20 (cristais dotrihidrate do alumina). O processo da precipitaçÃo É extremamente lento, e pode fazerexame de atÉ 24-50 horas. Os cristais do trihidrate do alumina calcined entÃo pararemover Água obrigatÃ3ria nos cristais para produzir um produto final, alumina (AI203).
Durante a digestÃo nas autoclaves, a matÉria orgÃ^nica, noformulÃjrio das substÃ^ncias complexas da celulose e do lignin associadas com ominÉrio da bauxite É extraÃ-da também do minÉrio, e submete-se ao ataque oxidative nasoluçÃo cÃjustiça para dar forma a "humates" e aos sais do sodium de uma variedadede uns Ãjcidos orgânicos mais baixos de peso molecular. Desde que o processo de BaierÉ um processo do laço closed, a soluçÃo no sistema recicled continuamente ÃdigestÃo onde a extraçÃo orgÃ^nica adicional da bauxite ocorre, com o edifÃ-cioorgÃ^nico do nÃ-vel de impureza acima no córrego da soluçÃo e em tornar-secompletamente significativa, para o exemplo, atÉ 30 g/l do carbono orgÃ^nico total.
Os organics no córrego da soluçÃo causam problemasespumando significativos. Espumar ocorre geralmente em algum ponto apÃ3s a etapa dadigestÃo onde a pressão da pasta digerida É reduzida a uma atmosfera. Espumar dasoluçÃo aggravated mais mais pelo agitation e por transferÃancia mecÃ^nicos dasoluçÃo de uma embarcaçÃo ao seguinte. Espumar É especial um problema apÃ3s aseparaçÃo da lama vermelha, antes e durante da precipitaçÃo do trihidrate doalumina. A espuma poses um perigo de segurança devido a sua naturezaextremamente cÃjustica. A espuma complica também o controle de calor do processo,retardando a perda de calor, afetando o crescimento de cristal e a qualidade, e reduzindoo rendimento do produto e a eficiÃancia do processo. Na luz da segurança acima, daengenharia e dos problemas econÃ'micos causados pela espuma process de Baier, asmelhorias relacionadas ao controle de espumar são um interesse principal.
No processo de Baier, a cristalizaçÃo e a precipitaçÃo detrihidrates do alumina dos licores do aluminate do sodium são uma etapa importante paraa recuperaçÃo econÃ'mica dos valores de alumÃ-nio. Os operadores process de Baieroptimize seus métodos da precipitaçÃo para produzir o rendimento possÃ-vel o maisgrande dos licores process de Baier, ao tentar conseguir uma distribuiçÃo de cristaldada do tamanho ou de tamanho do cristal. Ã%o desejÃivel, em a maioria de exemplos,obter tamanhos de cristal relativamente grandes, desde que este É benÉfico nas etapasprocessando subseqÃVientes requeridas para produzir o alumina, os produtos doalumina, e/ou os metais de alumÃ-nio. Os aditivos quÃ-micos, tais como flocculants ereagents do controle da espuma, podem pose efeitos adversos no crescimento de cristal,nas distribuiçÃues de tamanho de cristal, na força de cristal e no puriti do produto.ConseqÃVientemente, todos os aditivos químicos ao processo têm que com cuidado seravaliados para evitar a criaçÃo de quaisquer efeitos laterais indesejÃjveis no sistema.
HÃi diversas variedades dos produtos comercialmentedisponÃ-veis do controle da espuma disponÃ-veis para vÃirias indðstrias. Para oexemplo, os copolimers do bloco foram usados como reagents do controle da espuma napolpa e a indðstria de papel, a indðstria de alimento e a pintura e a indðstria da laca(ESTADOS UNIDOS patenteiam no.. 5.725.815, 5.538.668 e 4,836,951). Um copolimerdo bloco É um reagent controlando da espuma eficaz, mas seus limites elevados docusto seu uso em quantidades grandes. Os Ãjlcoois fatti e as combinaçÃues deÃjlcoois preliminares e do alcoxilate são divulgados na patente no. 6.534.550 deESTADOS UNIDOS. Seu efficaci É demonstrado no sistema aquoso de um sistemafazendo de papel. Sabe-se bem que os glicÃ3is do polipropilene com pesos molecular noexcesso de aproximadamente 1.000 são antifoams bons por causa de seu solubiliti deÁgua limitado. O uso de um glicol soluble do polipropilene da Água com um pesomolecular mÉdio de 200-600 no processo de Baier É divulgado na patente no. 5.275.628de ESTADOS UNIDOS. As combinaçÃues dos copolimers do Ãjlcool fatti e do blocousados na polpa e a indðstria de papel são divulgadas na patente no. 5.562.862 de ESTADOS UNIDOS.
Ã%o completamente comum que os reagents do controle daespuma sucedem somente por um perÃ-odo de tempo curto, com a atividade de taisprodutos que diminuem com tempo, de modo que seja freqÃVientemente necessÃjrioaplicar doses seqüencialmente ou em diversos intervalos empÃ-rica determinados. SeriadesejÃivel para agentes do controle da espuma suprimir ou para eliminar a espuma paraprolongue perÃ-odos de tempo. No processo de Baier, para o exemplo, seria desejÃjvelse os agentes do controle da espuma fossem adicionados à s embarcaçÃues daprecipitaçÃo somente no começo do processo de grupo, para controlar eficazmente aespuma para ao menos de 24 horas, ou o alternativamente desejÃjvel se a atividade deagentes do controle da espuma poderia ser mantida quando os agentes do controle daespuma se moverem através das embarcaçÃues consecutivas da precipitaçÃo. Osprodutos do controle da espuma usaram-se atenuar espumar são freqüentemente maiseficazes no ponto morto ou fraca em meios alcalinos ou fraca acidic do que em meiosaquoso cÃjusticos elevados, tais como soluçÃues process de Baier.
Os antifoams eficazes nÃo devem ser insoluble, contudodispersible, no meio espumando, ser capazes de controlar o excesso da espuma um operÃ-odo de tempo prolongado, e nÃo ter nenhum impacto negativo para baixo noprocesso do córrego. A invenção atual foi desenvolvida a fim impedir ou controlar osproblemas espumando acima descritos.
SUMÃDRIO DA INVENÃiÃ/O
A invenção atual relaciona-se à s composições do controleda espuma em meios aquoso, particularmente em sistemas de Água waste e emsistemas do processo industrial. Aqueles sistemas podem ter temperaturas mÉdias aelevadas, as.well.as o alcaliniti elevado. A invenção atual relaciona-se também aosmétodos para controlar a espuma em meios aquoso, particularmente em sistemas deÁgua waste e em sistemas do processo industrial, adicionando ao sistema um umaquantidade eficaz de componentes especÃ-ficos do controle da espuma.
A invenção atual É dirigida a um mÉtodo de adicionar a umsistema aquoso um uma quantidade eficaz de uma composição que compreende umglicol do polialcilene, um polialcoxilate do Ãjlcool fatti e o copolimer do bloco deethioxilate/propioxilate, polibutene, um surfactant, tal como o ester do glicol de polietileno,e o fthalate dialcil. A composição do controle da espuma inclui, em uma base do peso:aproximadamente 5% a aproximadamente 40% pelo peso, mais preferivelmenteaproximadamente 10% a aproximadamente 30% do glicol do polialcilene;aproximadamente 20% a aproximadamente 90%, pelo peso, mais preferivelmenteaproximadamente 40% a aproximadamente 60% do alcoxilate do Ãjlcool fatti;aproximadamente 1% a aproximadamente 20%, pelo peso, mais preferivelmenteaproximadamente 2-10% do copolimer do bloco do Ácido do propilene do Ácido doetileno; aproximadamente 3% a aproximadamente 25%, pelo peso, mais preferivelmente3% a 15% do polibutene; aproximadamente 3% a aproximadamente 25%, pelo peso,mais preferivelmente por aproximadamente 5-15% de um surfactant selecionado dogrupo que consiste em um ester do glicol de polietileno, no ester do sorbitan e no ester depolioxiethilene/polioxipropilene; e aproximadamente 3% a aproximadamente 25%, pelopeso, mais preferivelmente aproximadamente 5-15% dofthalate dialcil.
As composições de antifoam/defoam da invenção atualforam encontradas para ser superiores na espuma controlando contra reagentsconvencionais do controle da espuma. Os reagents do controle da espuma da invençãoatual fornecem o elimination imediato da espuma se a espuma acumular em meiosaquoso. A invenção atual impede também que a espuma dÃa forma se adicionado antesda espuma É gerada. Nos casos acima mencionados, a lata do controle da espuma durapor ao menos 24 horas. Os benefÃ-cios do efeito espumando do controle são maisevidentes em temperaturas mÉdias a elevadas e em meios aquoso altamente cÃjusticostais como licores process de Baier.
DESCRIÃÍÃ/O DE BREF DOS DESENHOS
O FIG. 1 É um grÃjfico que ilustra a altura da espuma em funçÃo do tempo, Épocadecorrida de 0 horas.
O FIG. 2 É um grÃjfico que ilustra a altura da espuma em funçÃo do tempo, Épocadecorrida de 3.5 horas. O FIG. 3 É um grÃjfico que ilustra a altura da espuma emfunçÃo do tempo, Época decorrida de 24 horas.
DESCRIÃÍÃ/O DETALHADA DA INVENÃJÃ/O
A invenção atual relaciona-se a um adduct do glicol dopolialcilene, do alcoxilate do Ãjlcool fatti, do copolimer do bloco do Ácido do Ácido-oxide-propilene do etileno, do polibutene, do fthalate dialcil, e de um surfactant selecionado dogrupo que consiste em um ester do glicol de polietileno, no ester do sorbitan e no ester depolioxiethilene/polioxipropilene para a espuma controlando em meios aquoso,particularmente nos sistemas com temperatura mÉdia a elevada e alcaliniti elevado.
O glicol do polialcilene pode ser, um polímero por exemplo,linear ou ramificado do Ácido do etileno e do propilene. O glicol do polialcilene pode ter opeso molecular ao menos 1000, um mais preferivelmente 2500-5000. O glicol dopolialcilene tem um ponto de nuvem de menos do que 60<0>C, preferivelmente maismenos do que 50<0>C.
O componente do polialcoxilate do Ãjlcool podecompreender C linear ou ramificado 12 aos alcoxilates do Ãjlcool C18, preferivelmentealcoxilates do Ãjlcool de C 12-CI 8 que contêm grupos do Ácido do etileno e grupos dopropilene. O nðmero de ethoxilate unidades pode ser aproximadamente 2 20; o nðmerode unidades do propoxilate pode ser aproximadamente 0-15. O componente dopolialcoxilate do Ãjlcool pode ter um peso molecular ao menos de aproximadamente 600,mais preferivelmente aproximadamente 600 a 3000, e mesmo mais preferivelmenteaproximadamente 1200 a 3000. O componente do polialcoxilate do Ãjlcool pode ter umponto de nuvem ao menos de 16[deg.]C.
O copolimer do bloco do Ácido do Ácido-oxide-propilene doetileno pode ter um peso molecular de 1000-5000, preferivelmente 3000-5000. Ocopolimer do bloco do Ácido do Ácido-oxide-propilene do etileno pode ter um ponto denuvem mais menos do que 40<0>C, mais preferivelmente mais menos do que 15[deg.]C.O copolimer do bloco do Ácido do Ácido-oxide-propilene do etileno pode ter um HLB de1-5, mais preferivelmente mais menos de 2. Os copolimers do bloco do Ácido do Ácido-oxide-propilene do etileno a ser acordo usado com a invenção atual são líquidos aosprodutos altamente viscous. Quando os copolimers altamente viscous do bloco sãousados, um meio orgÃ0nico líquido, tal como os Ãjlcoois, esters, cloreto de metileno, etc,pode ser usado dispersar copolimers do bloco, especial quando os componenteshidrofobic do Ácido do polipropilene predominate em copolimers do bloco.
O polibutene tem algum grau de efeito do controle daespuma por se; quando combinado com outros surfactants do controle da espuma, seuefficaci pode ser realçado. O polibutene pode ter um peso molecular mÉdio de 300-3.000, mais preferivelmente de aproximadamente 300-400.
Os surfactants nÃo podem incluir mas ser limitados aosesters do glicol de polietileno, aos esters do sorbitan, ao Ãjcido oleic depolioxiethilene/polioxipropilene e ao Ãicido dioleic de polioxiethilene/polioxipropilene. Umsurfactant preferido do glicol de polietileno É um dioleate do PEG 400 ou CAVILHA odioleate 600. O ester de polioxiethilene/polioxipropilene pode ser derivado do Ãjcido oleicde polioxiethilene/polioxipropilene ou, alternativamente, do Ãjcido dioleic depolioxiethilene/polioxipropilene.
A adiçÃo de um ester do Ãjcido 1,2-benzenedicarboxilic,especial do ester Ãjcido benzenedicarboxilic do diisooctil 1.2- (fthalate do diisooctil) ou1.2- dae (dispositivo automÃjtico de entrada) Ãjcidos benzenedicarboxilic do ester doditridecil (fthalate do ditridecil) rà pidamente em carregar o surfactant à relaçÃo do ar-líquido para a açÃo do defoaming. O fthalate do diisooctil serve também como um co-solvente estabilizar e fazer o produto translðcido.
As quantidades relativas dos componentes individuais dainvenção atual são dadas na tabela 1 (os valores estÃo em por cento do peso). Osagentes do controle da espuma da invenção atual foram testados na soluçÃo doprocesso de Baier. Os licores process tÃ-picos de Baier contêm aproximadamente 160-200 g/l do NaOH, 80-150 g/l AI203 e 6-25 g/l do carbono orgÃ^nico total. Os agentesforam testados depois do procedimento descrito abaixo.
Uma soluçÃo de 500 ml_ foi carregada a um cilindrograduado 1 litro. A temperatura foi mantida em 7O<0>C colocando o cilindro em umbanho da Água. A espuma foi gerada colocando um sparger do ar de um disco de vidrofritted no fundo do cilindro. O ar foi girado sobre em 1200 mL/min. quando a medida foiconduzida. O agente de antifoam/defoam foi adicionado injetando com um siringe ÃsoluçÃo do alto do cilindro em 30 [ mu]l/L, arejam entÃo foram girados sobre. O arcirculou a soluçÃo no cilindro e misturou o agente do antifoam com a soluçÃo ao gerara espuma. A altura da espuma foi observada e gravou cada minuto por 30 minutos. Amedida foi conduzida em 0 minutos, em 4 horas e em 24 horas para determinar o efficacie o persistence de agentes do antifoam. Os resultados foram gravados como a altura daespuma contra o tempo. O mais melhor performer seria um com menos Ãjrea sob acurva, indicando o efficaci e o persistence do antifoam da invenção atual apÃ3sperÃ-odos de tempo prolongados (isto É, 4 e 24 horas).
Os resultados de teste são anotados nas tabelas 2-4, e nosFigs. 1-3. Sem adiçÃo do antifoam (linha de base), a espuma alcançou o alto docilindro graduado de 1000 ml_ (usados nos testes) dentro de 3-5 minutos. A altura daespuma para testes da linha de base foi gravada como mais extremamente de 160milÃ-metros na tabela 2-4. As curvas da linha de base nÃo são dadas nos Figs. 1-3.
Exemplos:
Exemplo 1: Um glicol do polialcilene, um ðnicocomponente, foi testado primeiramente. A açÃo imediata do controle da espuma foiobservada, e a altura da espuma foi mantida em um nÃ-vel relativamente baixo por maisde 3.5 horas (Figs. 1-2). Entretanto, o glicol do polialcoxilate nÃo pode completamenteimpedir a formaçÃo da espuma, e o aumento começado altura da espuma em 24horas (tabelas 2-4 e Fig. 3).
Exemplo 2: Um ðnico componente, alcoxilate do Ãjlcoolfatti foi testado. Depois que o ar foi girado sobre, a espuma levantou-se a 15 milÃ-metrosnos primeiros 10 minutos, e entÃo para baixo a aproximadamente 4 milÃ-metros emaproximadamente 18 minutos. No fim de testar (24 horas), a altura da espuma aumentourà pidamente (tabelas 2-4 e Figs. 1-3).
Exemplo 3: A composição 3 compreende o Ãjlcool fatti, oglicol do polialcilene e o polibutene dentro carregado copolimer do bloco. Similar Ãcomposição 2, a espuma levantou-se atÉ 18 milÃ-metros no começo do teste,diminuÃ-do gradualmente a zero em 15 minutos, e levantou-se outra vez no fim de 24testar da hora. Observou-se que havia algum waxi como os "particulates" que flutuam nasuperfÃ-cie da soluçÃo no cilindro quando o ar foi desligado (tabelas 2-4 e Figs. 1-3).
Exemplo 4: A composição 4 tem os mesmos componentes que a composição 3, mas temuma relaçÃo diminuÃ-da do Ãjlcool fatti ao glicol do polialcilene. A potencialidademelhorada fornecida do controle da espuma da composição 4, mas os particulates waxifoi observada também (tabelas 2-4 e Figs. 1-3).
Exemplo 5: A composição 5, um surfactant, para o exemplo,o ester do glicol de polietileno e um fthalate dialcil, foi adicionada à composição 4. Acomposição 5 forneceu o controle altamente eficaz da espuma, a espuma sendodiminuÃ-do a zero em 5 minutos e mantido no zero à extremidade dos testes, (tabelas 2-4 e Figs. 1-3).
Exemplos 6 e 7: Os por cento do peso de todos oscomponentes foram modificados nas composições 6 e 7. Forneceram a potencialidademelhorada do controle da espuma comparada à s composições 1-4 (tabelas 2-4 e Figs.1-3).
Exemplo 8: A composição 8 removeu o glicol do polialcileneda composição 5. A espuma nÃo poderia ser bem-controlada com esta composição docomeço do teste, e a altura da espuma foi dobrada na extremidade dos testes (tabelas2-4 e Figs. 1-3).
Em resumo, os dados de teste demonstram que o antifoamda invenção atual (composições 5-7) melhora significativamente o controle da espumapor um perÃ-odo de tempo prolongado comparado aos ðnicos componentes, glicol dopolialcilene (composição 1) ou alcoxilate do Ãjlcool fatti (composição 2), e outrascombinaçÃues (composições 3, 4 e 8). Os componentes principais para o controle daespuma são polialcoxilate do Ãjlcool fatti, glicol do polialcilene e copolimers de EO/PO.Dois esters, o ester do glicol de polietileno e o fthalate dialcil, e o dae (dispositivoautomÃjtico de entrada) do polibutene na dispersão dos componentes including ocopolimer do bloco de EO/PO e o Ãjlcool fatti e ajudam fazer-para baixo doscomponentes no sistema, ao aumentar o efficaci do produto.
Tabela 1 - Composições de antifoamer/defoamer testado (por por cento do peso)
<table>table see original document page 9</column></row><table>
Tabela 2 - Altura da espuma (milÃ-metro) em 0 horas de tempo decorrido testado emuma concentraçÃo de 30 [ mu]l/L<table>table see original document page 10</column></row><table>
* alcançou o mÃjximo do cilindro e transbordou
Tabela 3 - Altura da espuma (milÃ-metro) em 3.5 horas de tempo decorrido testado emuma concentraçÃo de 30 [ mu]l/L
<table>table see original document page 10</column></row><table>
Tabela 4 - Altura da espuma (milÃ-metro) em 24 horas de tempo decorrido testado emuma concentraçÃo de 30 [ mu]l/L
<table>table see original document page 10</column></row><table>
hi uma incorporaçÃo preferida, a invenção atual relaciona-se a um mÉtodo de controlar a espuma dos meios aquoso que compreendemadicionando aos meios ditos um uma quantidade eficaz de composição including a) deaproximadamente 5-40%, pelo peso, de um glicol do polialcilene, b) de aproximadamente20-90%, pelo peso, de um alcoxilate do Ajlcool fatti, c) de aproximadamente 1-20%, pelopeso, de um copolimer do bloco do Ácido do Ácido-oxide-propilene do etileno, d) deaproximadamente 3-25%, pelo peso, do polibutene, e) de aproximadamente 3-25%, pelopeso, de um surfactant selecionado do grupo que consiste em um ester do glicol depolietileno, no ester do sorbitan e no ester de polioxiethilene/polioxipropilene, e f) deaproximadamente 3-25%, pelo peso, de um fthalate dialcil, preferivelmente um fthalate dodiisooctil. A escala de temperatura para o tratamento É preferivelmente aproximadamentede 50-90<0>C.
Quando a invenção atual for descrita com respeito à sincorporaçÃues particulares disso, É aparente que numeroso outros formulÃjrios emodificaçÃues da invenção serÃo Ã3bvios à queles hÃjbeis na arte. AsreivindicaçÃues adicionadas e a invenção atual geralmente devem ser interpretadaspara cobrir todos tais formulÃjrios e modificaçÃues Ã3bvios que estÃo dentro doespÃ-rito e do espaço verdadeiros da invenção atual.

Claims (20)

1. Um método dos meios aquoso do defoaming quecompreendem adicionando aos meios ditos uma composição incluindo a) um glicol dopolialcileno, b) alcoxilates de um álcool fatti, c) um copolimero do bloco do ácido doÁcido-oxide-propilene do etileno, d) um surfactante selecionou do grupo que consiste emum ester do glicol de polietileno, no ester do sorbitan e no ester depolioxietileno/polioxipropileno, e) um ftalato dialcil, e f) um polibuteno.
2. A composição como reivindicado na reivindicação 1,compreendendo de aproximadamente 5-40%, pelo peso, de um glicol do polialcileno.
3. A composição como reivindicado na reivindicação 1,compreendendo de aproximadamente 20-90%, pelo peso, de um alcoxilate do álcool fatti.
4. A composição como reivindicado na reivindicação 1,compreendendo de aproximadamente 1-20%, pelo peso, de um copolimero do bloco doÁcido do Ácido-oxide-propilene do etileno.
5. A composição como reivindicado na reivindicação 1,compreendendo de aproximadamente 3-25%, pelo peso, de um surfactante selecionadodo grupo que consiste em um ester do glicol de polietileno, no ester do sorbitan e no esterde polioxietileno/polioxipropileno.
6. A composição como reivindicado na reivindicação 1,compreendendo de aproximadamente 3-25%, pelo peso, de um ftalato dialcil.
7. A composição como reivindicado na reivindicação 1,compreendendo de aproximadamente 3-25%, pelo peso, de um polibuteno.
8. A composição como reivindicado na reivindicação 1, ondeo glicol do polialcilene É um polímero linear ou ramificado do Ácido do etileno e dopropilene.
9. A composição como reivindicado na reivindicação 1, ondeo glicol do polialcilene tem um peso molecular mais extremamente de 1000.
10. A composição como reivindicado na reivindicação 9,onde o glicol do polialcilene tem um peso molecular de 2500-5000.
11. A composição como reivindicado na reivindicação 1,onde o glicol do polialcilene tem um ponto de nuvem mais menos do que 60<0>C.
12. A composição como reivindicado na reivindicação 1,onde o alcoxilate do álcool fatti É um álcool fatti etoxilato/propoxilato, ou em um alcilcadeia linear ou ramificado que tem 12-18 átomos de carbono.
13. A composição como reivindicado na reivindicação 12,onde o álcool fatti etoxilato/propoxilato tem de 2-20 etoxilato e 0-15 unidades dopropoxilato.
14. A composição como reivindicado na reivindicação 1,onde o copolimero do bloco do Ácido do Ácido-oxide-propileno do etileno tem um pesomolecular de 1000-5000.
15. A composição como reivindicado na reivindicação 1,onde o copolimero do bloco do Ácido do Ácido-oxide-propileno do etileno tem um pontode nuvem mais menos do que 40<0>C.
16. A composição como reivindicado na reivindicação 1,onde o copolimero do bloco do Ácido do Ácido-oxide-propileno do etileno tem um HLB de-1-5.
17. A composição como reivindicado na reivindicação 1,onde o surfactante do glicol de polietileno É um dioleato do PEG 400 ou CAVILHA odioleato 600.
18. A composição como reivindicado na reivindicação 1,onde o polibuteno tem um peso molecular da mÉdia do número de aproximadamente-300-3.000.
19. A composição como reivindicado na reivindicação 1,onde o ftalato dialcil É ftalato do diisooctil ou ftalato do ditridecil.
20. A composição como reivindicado na reivindicação 1,onde os meios aquoso ditos são licores processo de Baier.
BRPI0607510-0A 2005-04-04 2006-03-24 controle da espuma em meio aquoso BRPI0607510A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US11/099,358 US7442722B2 (en) 2005-04-04 2005-04-04 Foam control in aqueous media
US11/099,358 2005-04-04
PCT/US2006/010548 WO2006107603A1 (en) 2005-04-04 2006-03-24 Foam control in aqueous media

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0607510A2 true BRPI0607510A2 (pt) 2010-05-04

Family

ID=36636574

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0607510-0A BRPI0607510A2 (pt) 2005-04-04 2006-03-24 controle da espuma em meio aquoso

Country Status (5)

Country Link
US (1) US7442722B2 (pt)
AU (1) AU2006232906B2 (pt)
BR (1) BRPI0607510A2 (pt)
RU (1) RU2397003C2 (pt)
WO (1) WO2006107603A1 (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8628737B2 (en) * 2006-11-09 2014-01-14 Nalco Company Transfer of slurry in a bayer process
JP2009001776A (ja) * 2007-06-11 2009-01-08 Rohm & Haas Co 水性エマルジョンポリマー会合性増粘剤
US8839661B2 (en) 2010-10-26 2014-09-23 Dow Global Technologies Llc Direct quantitative colorimetric measurement of liquid foam
WO2013142352A1 (en) 2012-03-20 2013-09-26 The Research Foundation Of State University Of New York Flocculation of lignocellulosic hydrolyzates
GB201208238D0 (en) * 2012-05-10 2012-06-20 Rhodia Operations Foam control formulations
CN103830937B (zh) * 2012-11-26 2015-06-17 南京四新科技应用研究所有限公司 一种稳定天然脂肪醇乳液的制备方法

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4836951A (en) 1986-02-19 1989-06-06 Union Carbide Corporation Random polyether foam control agents
US5320777A (en) 1992-06-10 1994-06-14 Betz Paperchem, Inc. Foam control compositions
US5275628A (en) 1993-03-15 1994-01-04 Nalco Chemical Company Compositions and method for foam control and crystal modification in Bayer process
DE4308140A1 (de) 1993-03-15 1994-09-22 Henkel Kgaa Schaumbekämpfungsmittel für die Nahrungsmittel-, Lack- und Papierindustrie
US5562862A (en) 1994-04-06 1996-10-08 Betz Laboratories, Inc. Polybutene-based foam control composition for aqueous systems
US5538668A (en) 1994-04-19 1996-07-23 Betz Paperchem Inc. Antifoam composition for aqueous starch and paper coating systems
WO1997035067A1 (en) 1996-03-21 1997-09-25 Betzdearborn Inc. Antifoam compositions containing polymers and methods of use thereof
US5858279A (en) 1997-10-31 1999-01-12 Church & Dwight Co., Inc Stabilized triple defoamer composition
DE19936289A1 (de) 1999-08-02 2001-02-15 Wacker Chemie Gmbh Entschäumerformulierung
US6534550B1 (en) 2000-03-29 2003-03-18 Gerald C. Walterick, Jr. Foam control composition and method for controlling foam in aqueous systems

Also Published As

Publication number Publication date
US7442722B2 (en) 2008-10-28
RU2397003C2 (ru) 2010-08-20
US20060223926A1 (en) 2006-10-05
RU2007140995A (ru) 2009-05-20
WO2006107603A1 (en) 2006-10-12
AU2006232906A1 (en) 2006-10-12
AU2006232906B2 (en) 2010-12-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0607510A2 (pt) controle da espuma em meio aquoso
EP2430095B1 (en) Defoamer formulation
EP1528954B1 (en) Silicone foam control compositions
US20080159934A1 (en) Method for improved aluminum hydroxide production
KR20020087445A (ko) 거품 조절 조성물 및 수성 시스템에서의 거품 조절방법
BRPI0518971B1 (pt) composição antiespumante baseada em óleo triglicerídeo e processo de controle de espuma em uma instalação industrial de fabricação de papel e polpa
RU2361893C2 (ru) Полиэфиры, содержащие как сложноэфирные, так и простые эфирные группы, имеющие анионную функциональность
KR19990007222A (ko) 소포제 분말
US8784509B2 (en) Composition for enhancing the production of crystal agglomerates from a precipitation liquor
CN106215468A (zh) 一种高效有机硅消泡剂及其制备方法
CN107580588B (zh) 用于氧化铝回收的无油晶体生长调节剂
BR112013024716B1 (pt) desespumante para fermentação
EP0482085B1 (en) Low viscosity defoaming/antifoaming formulations
DE4121147A1 (de) Antischaummittel
US5346511A (en) Antifoam/defoamer compositions for Bayer process
US20110240914A1 (en) Foam control compositions
JP2003164707A (ja) 高級アルコール系水中油型エマルション消泡剤組成物
WO2000050147A1 (en) Hydrocarbon oil free defoamer
TWI815186B (zh) 泡沫控制劑
US5837211A (en) Compositions and method for foam control in Bayer process
US10259721B2 (en) Oil free crystal growth modifiers for the bayer process
SU764700A1 (ru) Пеногаситель
JP3601194B2 (ja) 消泡剤
JP2016013507A (ja) 水中油型エマルション消泡剤組成物
KR20240007756A (ko) 소포성 수산화마그네슘 현탁액

Legal Events

Date Code Title Description
B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]

Free format text: SOLICITA-SE A REGULARIZACAO DA PROCURACAO, UMA VEZ QUE BASEADO NO ARTIGO 216 1O DA LPI, O DOCUMENTO DE PROCURACAO DEVE SER APRESENTADO EM SUA FORMA AUTENTICADA; OU SEGUNDO MEMO/INPI/PROC/NO 074/93, DEVE CONSTAR UMA DECLARACAO DE VERACIDADE, A QUAL DEVE SER ASSINADA POR UMA PESSOA DEVIDAMENTE AUTORIZADA A REPRESENTAR O INTERESSADO, DEVENDO A MESMA CONSTAR NO INSTRUMENTO DE PROCURACAO, OU NO SEU SUBSTABELECIMENTO.

B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]

Free format text: SOLICITA-SE A REGULARIZACAO DA PROCURACAO, UMA VEZ QUE BASEADO NO ARTIGO 216 1O DA LPI, O DOCUMENTO DE PROCURACAO DEVE SER APRESENTADO EM SUA FORMA AUTENTICADA; OU SEGUNDO MEMO/INPI/PROC/NO 074/93, DEVE CONSTAR UMA DECLARACAO DE VERACIDADE, A QUAL DEVE SER ASSINADA POR UMA PESSOA DEVIDAMENTE AUTORIZADA A REPRESENTAR O INTERESSADO, DEVENDO A MESMA CONSTAR NO INSTRUMENTO DE PROCURACAO, OU NO SEU SUBSTABELECIMENTO.

B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B11D Dismissal acc. art. 38, par 2 of ipl - failure to pay fee after grant in time