BRPI0516363B1 - composição para cuidado dos cabelos e processo para preparação de uma composição - Google Patents

composição para cuidado dos cabelos e processo para preparação de uma composição Download PDF

Info

Publication number
BRPI0516363B1
BRPI0516363B1 BRPI0516363A BRPI0516363A BRPI0516363B1 BR PI0516363 B1 BRPI0516363 B1 BR PI0516363B1 BR PI0516363 A BRPI0516363 A BR PI0516363A BR PI0516363 A BRPI0516363 A BR PI0516363A BR PI0516363 B1 BRPI0516363 B1 BR PI0516363B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
composition
hair
radical
cationic
alkyl
Prior art date
Application number
BRPI0516363A
Other languages
English (en)
Inventor
Andrew Richard Avery
Ezat Khoshdel
Original Assignee
Unilever Nv
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Unilever Nv filed Critical Unilever Nv
Publication of BRPI0516363A publication Critical patent/BRPI0516363A/pt
Publication of BRPI0516363B1 publication Critical patent/BRPI0516363B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61QSPECIFIC USE OF COSMETICS OR SIMILAR TOILETRY PREPARATIONS
    • A61Q5/00Preparations for care of the hair
    • A61Q5/12Preparations containing hair conditioners
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K8/00Cosmetics or similar toiletry preparations
    • A61K8/18Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition
    • A61K8/72Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition containing organic macromolecular compounds
    • A61K8/84Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition containing organic macromolecular compounds obtained by reactions otherwise than those involving only carbon-carbon unsaturated bonds
    • A61K8/89Polysiloxanes
    • A61K8/891Polysiloxanes saturated, e.g. dimethicone, phenyl trimethicone, C24-C28 methicone or stearyl dimethicone
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61QSPECIFIC USE OF COSMETICS OR SIMILAR TOILETRY PREPARATIONS
    • A61Q5/00Preparations for care of the hair
    • A61Q5/02Preparations for cleaning the hair
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K2800/00Properties of cosmetic compositions or active ingredients thereof or formulation aids used therein and process related aspects
    • A61K2800/40Chemical, physico-chemical or functional or structural properties of particular ingredients
    • A61K2800/54Polymers characterized by specific structures/properties

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Dermatology (AREA)
  • Birds (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Cosmetics (AREA)
  • Compositions Of Macromolecular Compounds (AREA)

Abstract

composição para cuidado dos cabelos e processo para preparação de uma composição. a invenção fornece uma composição para cuidado dos cabelos que compreende um polímero de organosiloxano que possui múltiplos pontos de ramificação, em que os pontos de ramificação são ligados por segmentos organosiloxano que possuem um comprimento de cadeia de pelo menos 100 unidades organisiloxi. os polímeros de organosiloxano ramificados podem melhorar significantemente o condicionamento capilar quando eles são incorporados em composições para cuidados dos cabelos com enxágue tais como xampus e condicionadores.

Description

“COMPOSIÇÃO PARA CUIDADO DOS CABELOS E PROCESSO PARA PREPARAÇÃO DE UMA COMPOSIÇÃO” Campo da Invenção A presente invenção se refere a composições para cuidado dos cabelos, em particular composições para cuidados dos cabelos com enxágue tais como condicionadores e xampus, que incorporam polímeros de organosiloxano ramificados.
Antecedentes da Invenção Composições para cuidado dos cabelos com enxágüe tipicamente compreendem um ou mais agentes condicionantes para fornecer benefícios sensoriais para o cabelo.
Um problema associado com tais composições para cuidado dos cabelos com enxágüe é que para muitos consumidores elas não fornecem um nível suficiente de benefícios sensoriais tais como penteabilidade seca e molhada, suavidade, maciez e brilho.
Uma abordagem para este problema foi incorporar polímeros de organosiloxano como agentes condicionantes. Polímeros de organosiloxano podem ter vantagens sobre óleos orgânicos para condicionamento de cabelo.
Apesar destas vantagens, polímeros de organosiloxano tendem a ser incorporados nos produtos em níveis relativamente baixos. Altos níveis de polímeros de organosiloxano nos produtos, sendo também caros, podem levar a um acúmulo indesejável no cabelo, levando a uma sensação de sujo ou oleoso.
Existe uma necessidade para polímeros de organosiloxano que podem fornecer altos níveis de condicionamento do que materiais atuais, mesmo quando presente em níveis relativamente baixos em uma composição para cuidado dos cabelos.
Os presentes inventores desenvolveram que certos polímeros de organosiloxano ramificados podem melhorar significantemente o condicionamento do cabelo quando eles são incorporados em composições para cuidado dos cabelos com enxágue, tais como xampus e condicionadores.
Polímeros de organosiloxano ramificados foram descritos, por exemplo, no documento US 2003/0055194, que menciona seus usos como aditivos anti-névoa para reduzir a formação de aerossóis durante o processo de fabricação de composições de revestimento de silicone de ligação cruzada para papel, madeira, rolha e filmes de polímeros.
Descrição Resumida Da Invenção A presente invenção fornece uma composição para cuidado dos cabelos que compreende um polímero de organosiloxano que tem múltiplos pontos de ramificação, no qual os pontos de ramificação estão ligados por segmentos de organosiloxano que têm uma cadeia de comprimento de pelo menos 100 unidades de organosiloxi.
Descrição Detalhada Da Invenção Polímeros De Organosiloxano Ramificados Os polímeros de organosiloxano ramificados para uso nas composições para cuidado dos cabelos da invenção geralmente terão uma estrutura molecular dendrítica, tal como uma hiper ramificada.
Preferencialmente a viscosidade do polímero de organosiloxano ramificados é de pelo menos 8.000 mm2seg'1 a 25°C, mais preferencialmente pelo menos 10.000 mm2 seg "1.
Os polímeros de organosiloxano ramificados adequados para uso nas composições para cuidado dos cabelos da invenção podem ser caracterizados pela fórmula geral (I): onde: Y é um radical hidrocarboneto tri ou tetravalente, R pode ser idêntico ou diferente e é um radical hidrocarboneto monovalente que possui de 1 a 18 átomos de carbono por radical, G é um radical monovalente da fórmula -QHa-arZ ou um radical bivalente da fórmula -CnH2n, a segunda ligação sendo a um radical adicional Y, 2 é um radical hidrocarboneto monovalente que é livre de ligações múltiplas carbono-carbono alifático terminal, que é inerte para grupos SiH em reações de hidrosililação, x é3ou4 f é2 k éOoul n é um número inteiro de 2 a 4, preferencialmente 2, m é um número inteiro de pelo menos 100 e com a condição de que os polímeros de organosiloxano ramificados contenham pelo menos um grupo Z.
Polímeros de organosiloxano ramificados do tipo acima podem ser feitos adequadamente por um processo que envolve hidrosililação, como descrito, por exemplo, na patente ÜS 2003/0055194.
Um processo típico compreende um primeiro passo reagindo compostos (1) contendo três ou quatro duplas ligações alifáticas, da fórmula onde Y e X são como definidos acima e R1 é um átomo de hidrogênio ou um radical alquil que tem de 1 a 10 átomos de carbono com organopolisiloxanos (2) da fórmula geral onde R e m são como definidos acima, na presença de catalisadores (3) que promovem a adição de hidrogênio ligado ao Si em múltiplas ligações alifáticas, conhecidos como catalisadores de hidrosililação, e um segundo passo reagindo os intermediários ramificados resultantes (5) contendo átomos de hidrogênio ligado ao Si com compostos orgânicos (4) da fórmula selecionado do grupo que consiste de em que R3 e R4 têm a definição de R1 e f, k e Z são como definidos acima na presença de catalisadores (3) que promovem a adição de hidrogênio ligado ao Si em múltiplas ligações alifáticas.
Os polímeros de organosiloxano ramificados como descritos na fórmula geral acima compreendem blocos de siloxano de cadeia similar cujas terminações estão conectadas aos elementos estruturais Y e/ou Z por via em cada caso de uma ponte CfH2f ou CfH2f-2- Quanto maior a extensão em que blocos de siloxano são conectados em ambos os lados a elementos Y, maior o grau de ramificação no polímero. Em geral, a construção dos polímeros de organosiloxano ramificados é tal que blocos de siloxano e blocos orgânicos alternam com um ou outro, com as estruturas de ramificação e as terminações sendo compostas de blocos orgânicos. O radical R é preferencialmente um radical hidrocarboneto monovalente que tem de 1 a 6 átomos de carbono, sendo o radical metil particularmente preferido.
Exemplos de compostos (1) com que os polímeros de organosiloxano ramificados podem ser preparados são 1,2,4-trivinilciclohexano, 1,3,5-trivinilciclohexano, 3,5-dimetil-4-vinil-1,6-heptadieno, 1,2,3,4-tetraviniIciolobutano, metiltrivínilsilano, tetravinilsilano, e 1,1,2,2-tetraliloxietano. Um composto preferido (1) é 1,2,4-trivinilciclohexano. O radical Z é preferenciaimente um radical hidrocarboneto monovalente que tem de 6 a 16 átomos de carbono, preferencialmente hexií.
Preferencialmente m varia de 100 a 300, mais preferencialmente de 200 a 300.
Um exemplo específico de um polímero de organosiloxano ramificado adequado para uso nas composições para cuidado dos cabelos da invenção pode ser caracterizado pela fórmula (II): em que m varia de 200 a 250, preferencialmente aproximadamente 220 a 240, G é uma mistura de grupos -C2H4 e -C2H4-C6Hi3 e 0 grupo “C6H9” corresponde a um radical trivalente “1.2.4-triil ciclohexano”. A razão molar dos grupos -C2H4- para -C2H4-C6H13 na mistura G é tipicamente de cerca de 2:1.
Para facilitar 0 processo, os polímeros de organosiloxano ramificados podem ser misturados com um diluente. Exemplos de diluentes adequados incluem solventes de hidrocarboneto e solventes de silicone. Solventes de silicone são preferidos. Exemplos de solventes de silicone preferidos são silicones cíclicos e dimeticones fluidos. São preferidos dimeticones fluidos que têm um grau de polimerização que varia de 10 a 20 e uma viscosidade de 5 a 15 mm2seg"1 (centistokes) a 25°C. Exemplos de silicones cíclicos e dimeticones fluidos comercialmente disponíveis são fluidos DC 244, 245, 344, 345 e 200 da Dow Corning, com um exemplo preferido sendo dimeticone fluido AK10 da Wacker-Chemie GmbH. A mistura de polímero de organosiloxano ramificado e diluente pode ser incorporada na composição para cuidado dos cabelos da invenção por mistura, dispersão mecânica, ou preferencialmente formando primeiro uma emulsão da mistura usando-se um emulsificante adequado, e então misturando a emulsão com os ingredientes remanescentes da composição. Emulsrficantes adequados usados para formar a emulsão incluem tensoativos aniônicos, catiônicos e não tônicos. A quantidade total de polímero de organosiloxano ramificado na composição para cuidado com os cabelos da invenção geralmente varia de 0,1 a 5%, preferencialmente de 0,15 a 3%, mais preferencialmente de 0,2 a 2% pelo total do peso do polímero de organosiloxano ramificado baseado no total do peso da composição.
Forma do Produto As composições da invenção são tipicamente composições “com enxágüe" para serem aplicadas no cabelo e então enxaguadas.
Uma forma de produto particularmente preferida para composições de acordo com a invenção é um condicionador para o tratamento de cabelo (tipicamente após lavagem) e subseqüente enxágüe.
Composições de Condicionador Tais composições de condicionador irão tipicamente compreender um ou mais tensoativos que são cosmeticamente aceitáveis e adequados para aplicação tópica para o cabelo.
Tensoativos condicionantes adequados incluem aqueles selecionados do grupo catiônico, usados isoladamente ou na mistura. Preferencialmente, os tensoativos catiônicos têm a fórmula N+R1R2R3R4 em que R1, R2, R3 e R4 são independentemente alquil ou benzil (Ci a C3o). Preferencialmente um, dois ou três de R1, R2, R3 e R4 são independentemente alquil (C4 a C30) e 0 outro grupo ou grupos R1, R2, R3 e R4 são alquil ou benzil (Ci-C6). Mais preferencialmente, um ou dois de R1, R2, R3 e R4 são independentemente alquil (C6 a C30) e os outros grupos R1, R2, R3 e R4 são grupos alquil ou benzil (CrC6). Opcionalmente, os grupos alquil podem compreender uma ou mais ligações de ésteres (-OCO- ou -COO-) e/ou éter (-0) na cadeia alquil. Grupos alquil podem opcionalmente ser substituídos por um ou mais grupos hidroxil. Grupos alquil podem ser de cadeia linear ou ramificada e, para grupos alquil cíclicos que possuem 3 ou mais átomos de carbonos. Os grupos alquil podem ser saturados ou podem conter um ou mais carbono-duplo carbono ligado (por exemplo, oleil). Grupos alquil são opcionalmente etoxilados na cadeia alquil com um ou mais grupos etileneoxi.
Tensoativos catiônicos adequados para uso em composições de condicionador de acordo com a invenção incluem cloreto de cetil trimetil amônio, cloreto de behenil trimetilamônio, cloreto de cetilpiridinio, cloreto de tetrametil amônio, cloreto de tetraetiíamônio, cloreto de octil trimetilamônio, cloreto de dodecil trimetil amônio, cloreto de hexadecil trimetilamônio, cloreto de octil dimetil benzilamônio, cloreto de decil dimetil benzilamônio, cloreto de estearil dimetil benzilamônio, cloreto de didodecil dimetil amônio, cloreto de dioctadecil dimetil amônio, sebo trimetil amônio, cloreto sebo dimetil amônio dihidrogenado (por exemplo, Arquad 2HT/75 da Akzo Nobel), cloreto de coco trimetil amônio, cloreto de PEG-2-oleamônio e os hidróxidos correspondentes destes. Tensoativos c atiônicos adequados adicionais incluem aqueles materiais que possuem designação CTFA Quatemium-5, Quartenium-31 e Quaternium-18. Misturas de qualquer dos materiais precedentes podem também ser adequados. Um tensoativo catiônico particularmente útil para uso em condicionadores de acordo com a invenção é cloreto de cetiltrimetilamônio, comercialmente disponível, por exemplo, como GENAMIN CTAC, ex Hoechst Celanese. Outro tensoativo catiônico particularmente útil para uso em condicionadores de acordo com a invenção é cloreto de behenil trimetilamônio, comercialmente disponível como GENAMIN KDMP, ex Clariant.
Outro exemplo de uma classe de tensoativo catiônico adequado para uso na invenção, tanto sozinho ou junto com um ou mais tensoativos catiônicos, é uma combinação de (i) e (ii) abaixo: (i) uma amidoamina que corresponde à fórmula geral (I): em que R1 é uma cadeia hidrocarbil que possui 10 ou mais átomos de carbono, R2 e R3 são independentemente selecionados de cadeias hidrocarbil de 1 a 1o átomos de carbono, e m é um número inteiro de 1 a aproximadamente 10; e (ii) um ácido.
Como usado no presente, o termo cadeia hidrocarbil significa uma cadeia alquil ou alquenil.
Compostos amidoamina preferidos são aqueles que correspondem à fórmula (I) em que: R1 é um resíduo hidrocarbil que possui aproximadamente 11 a 24 átomos de carbono, R2 e R3 são resíduos hidrocarbil independentemente, preferencialmente grupos alquil, que possuem de 1 a aproximadamente 4 átomos de carbono, e m é um número inteiro de 1 a aproximadamente 4.
Preferencialmente, R2 e R3 são grupos metil ou etil.
Preferencialmente, m é 2 ou 3, isto é um grupo etileno ou propileno.
Amidoaminas úteis preferidos no presente incluem estearamidopropil dimetilamina, estearamidopropil dietilamina, estearamidoetil dimetilamina, palmitamidopropil dimetilamina, palmitamidopropil dietilamina, palmitamidoetil dietilamina, palmitamidoetil dimetilamina, behenamidopropil dimetilamina, behenamidopropil dietilamina, behenamidoetil dietilamina, behenamidoetil dimetilamina, aracdamidopropil dimetilamina, aracdamidopropil dietilamina, aracdamidoetil dietilamina, aracdamidoetil dimetilamina e misturas destes.
Amidoaminas particularmente preferidas úteis no presente são estearamidopropil dimetilamina, estearamidoetildietilamina e mistura destes.
Amidoaminas comercialmente disponíveis úteis no presente incluem: estearamidopropil dimetilamina com nomes comerciais LEXAMINE S-13 disponível por meio da Inolex (Filadélfia Pensilvânia, USA) e AMIDOAMINE MSO disponível por meio da Nikko (Tokyo, Japan), estearamidoetil dietilamina com o nome comercial AMIDOAMINE S disponível por meio da Nikko, behenamidopropil dimetilamina com um nome comercial INCROMINE BB disponível por meio da Croda (North Humberside, Inglaterra), e várias amidoaminas com nome comercial da série SCHERCODINE disponível por meio da Scher (Clifton Nova Jersey, Estados Unidos). Ácido (ii) pode ser qualquer ácido orgânico ou mineral que é capaz de protonar a amidoamina na composição de tratamento de cabelo. Ácidos adequados úteis no presente incluem ácido hídroclorídrico, ácido acético, ácido tartárico, ácido fumárico, ácido lático, ácido málico, ácido succínico e misturas destes. Preferencialmente, o ácido é selecionado do grupo que consiste de ácido acético, ácido tartárico, ácido hidroclorídrico, ácido fumárico e misturas destes. O papel primário do ácido é protonar a amidoamina na composição para tratamento dos cabelos que forma um sal de amina terciário (TAS) in situ na composição para tratamento dos cabelos. O TAS em efeito é um quartenário de amônio não permanente ou tensoativo catiônico de amônio pseudo quartenário.
Adequadamente, o ácido é incluído em uma quantidade suficiente para protonar toda a amidoamina presente, isto é, em um nível que é pelo menos equimolar à quantidade de amidoamina presente na composição.
Nos condicionadores da invenção, o nível de tensoativo catiônico irá geralmente variar de 0,01 a 10%, mais preferencialmente 0,05 a 7,5%, mais preferencialmente 0,1 a 5% por peso da composição.
Os condicionadores da invenção tipicamente também irão incorporar um álcool graxo. Acredita-se que o uso combinado de alcoóis graxos e tensoativos catiônicos em composições de condicionadores é especiaímente vantajoso, porque este leva à formação de uma fase lamelar, em que o tensoativo catiônico é disperso.
Alcoóis graxos representativos compreendem de 8 a 22 átomos de carbono, mais preferencialmente 16 a 22, Alcoóis graxos são tipicamente compostos que contêm grupos alquil de cadeia linear. Exemplos adequados de alcoóis graxos incluem álcool cetil, álcool estearílico e misturas destes. O uso destes materiais é também vantajoso já que eles contribuem para as propriedades condicionantes por toda a parte das composições da invenção. O nível de álcool graxo em condicionadores da invenção irão geralmente variar de 0,01 a 10%, preferencialmente de 0,1 a 8%, mais preferencialmente de 0,2 a 7%, mais preferencialmente de 0,3 a 6% por peso da composição. A relação de peso de tensoativo catiônico para álcool graxo é adequadamente de 1:1 a 1:10, preferencialmente de 1:1,5 a 1:8, de modo mais eficiente de 1:2 a 1:5. Se a relação de peso de tensoativo catiônico para álcool graxo é muito alta, isto pode levar a irritação nos olhos proveniente da composição. Se ela é muito baixa, alguns consumidores podem sentir o cabelo áspero.
Outra forma de produto preferida é uma composição de xampu.
Composição De Xampu Composições de xampu da invenção são geraimente aquosos, isto é, eles têm água ou uma solução aquosa ou uma fase cristalina líquida liotrópica como componente principal deles.
Adequadamente, a composição irá compreender 50 a 98%, preferencialmente de 60 a 90% de água por peso baseado no peso total da composição.
Tensoativo De Limpeza Aniônico Composições de xampu de acordo com a invenção irão geraimente compreender um ou mais tensoativos de limpeza aniônicos que são cosmeticamente aceitáveis e adequados para aplicação tópica para o cabelo.
Exemplos de tensoativos de limpeza aniônico são os alquil sulfatos, alquil éter sulfatos, alcaril sulfonatos, alcanoii isotionatos, alquil succinatos, alquil sulfosuccinatos, N-alquil sarcosinatos, alquil fosfatos, alquil éter fosfatas, e ácidos alquil éter carboxílico e sais destes, especialmente seus sódios, magnésio, amônio e sais mono-, di-, e trietanolamina. Os grupos alquil e acil geraimente contêm de 8 a 18, preferencialmente de 10 a 16 átomos de carbono e podem ser insaturados. Os alquil éter sulfatos, alquil éter sulfosuccinatos, alquil éter fosfatos e ácidos alquil éter carboxílicos e sais destes podem conter de 1 a 20 unidades por molécula de óxidos de etileno ou óxido de propileno.
Tensoativos de limpeza aniônicos típicos para uso em composições de xampu da invenção incluem oleil succinato de sódio, lauril sulfosuccinato de amônio, lauril sulfato de sódio, lauril éter sulfato de sódio, lauril sulfosuccinato éter de sódio, lauril sulfato de amônio, lauril éter sulfato de amônio, dodecilbenzeno sulfonato de sódio, cocoil isetionato de sódio, lauril isetionato de sódio, ácido carboxílico lauril éter e N-lauril sarcosinato de sódio.
Tensoativos de limpeza aniônicos preferidos são lauril sulfato de sódio lauril éter sulfato de sódio (η) EO, (onde n é de 1 a 3), lauril éter sulfosuccinato de sódio (η) EO, (onde n é de 1 a 3), lauril sulfato de amônio, lauril éter sulfato de amônio (n) EO, (onde n é de 1 a 3), cocoil isetionato e ácido carboxílico lauril éter (n) EO, (onde n é de 10 a 20).
Misturas de qualquer dos tensoativos de limpeza aniônicos precedentes podem também ser adequadas. A quantidade total de tensoativo de limpeza aniônico nas composições de xampu da invenção geralmente varia de 0,5 a 45%, preferencialmente de 1,5 a 35%, mais preferencialmente de 5 a 20% do peso total do tensoativo de limpeza aniônico baseado no peso total da composição.
Ingredientes Adicionais Opcionalmente, uma composição de xampu da invenção pode conter ingredientes adicionais como descrito abaixo para aumentar desempenho e/ou aceitação do consumidor.
Co-Tensoativo A composição pode incluir co-tensoativos, para ajudar a transmitir estética, física ou propriedades de limpeza para a composição.
Um exemplo de co-tensoativo é um tensoativo não iônico, que pode ser incluído em uma quantidade variando de 0,5 a 8%, preferencialmente de 2 a 5% por peso baseado no peso totai da composição.
Por exemplo, tensoativos não iônicos representativos que podem ser incluídos em composições de xampu da invenção incluem produtos de condensação de alifáticos (C8- Ci8) primários ou secundários, alcoóis de cadeias ramificadas ou lineares ou fenóis com óxidos alquilenos, usualmente óxido de etileno e geralmente tendo de 6 a 30 grupos de óxido de etileno.
Outros tensoativos não iônicos representativos incluem mono- ou di-alquil alcanolamidas. Exemplos incluem coco mono- ou dietanolamida e coco monoisopropanolamida.
Tensoativos não iônicos adicionais que podem ser incluídos nas composições de xampu da invenção são os alquil poliglicosideos (APGs). Tipicamente, o APG é um que compreende um grupo alquil conectado {opcionalmente via um grupo de ligação) para um bloco de um ou mais grupos glicosílicos. APGs preferidos são definidos pela seguinte fórmula: RO - (G)n em que R é grupo alquil de cadeia linear ou ramificada que pode ser saturada ou insaturada e G é um grupo sacarídeo. R pode representar uma média de comprimento de cadeia alquil de aproximadamente C5 a aproximadamente Cio. Preferencialmente R representa uma média de comprimento de cadeia alquil de aproximadamente C8 a aproximadamente C12. Mais preferencialmente o valor de R fica entre aproximadamente 9,5 e aproximadamente 10,5. G pode ser selecionado de resíduos monossacarídeos C5 e C6, e é preferencialmente um glicosídeo. G pode ser selecionado do grupo que compreende glicose, xilose, lactose, frutose, manose e derivados destes. Preferencialmente G é glicose. O grau de polimerização, n, pode ter um valor de aproximadamente 1 para cerca de 10 ou mais. Preferencialmente, o valor de n permanece em aproximadamente 1,1 para cerca de 2. Mais preferencialmente o valor de n permanece em aproximadamente 1,3 para cerca de 1,5.
Adequadamente alquil poliglicosídeos para uso na invenção estão comercialmente disponíveis e incluem por exemplo aqueles materiais identificados como: Oramix NS10 ex Seppic; Plantaren 1200 e Plantaren 2000 ex Henkel.
Outros tensoativos não iônicos derivados de açúcar que podem ser incluídos nas composições da invenção incluem os aminoácidos polihidroxi graxos C10-C18 N-alquil (Ci“C6), tais como 0 C12-C18 N-metil glucamina, como descrito, por exemplo, no documento WO 92 06154 e na patente US 5.194.639, e os amidas de ácido graxo poli-hidroxi N-alcoxi, tal como C10-C18 N-(3-metoxipropil) glucamina.
Um exemplo preferido de um co-tensoativo é um tensoativo anfotérico ou zwitteriônico, que pode ser incluído em uma quantidade variando de 0,5 a aproximadamente 8%, preferencialmente de 1 a 4% por peso baseado no peso total da composição.
Exemplos de tensoativos anfotéricos ou zwitteriônicos incluem óxidos de alquil amina, alquil betaínas, alquil amido propil betainas, alquil sulfobetaínas (sultaínas), alquil glicinatos, alquil carboxi glicinatos, alquil anfoacetatos, alquil anfopropianatos, alquil anfoglicinatos, alquil amidopropil hidroxi sultaínas, acil tauratos e acil glutamatos, em que os grupos alquil e acil têm de 8 a 19 átomos de carbono, Tensoativos anfotéricos ou zwitteriônicos típicos para uso em xampus da invenção incluem lauril óxido de amina, coco dimetíl sulfopropil betaína, lauril betaína, cocamidopropil betaína e coco anfoacetato de sódio.
Um tensoativo anfotérico ou zwitteriônico particularmente preferido é cocamidopropil betaína.
Misturas de qualquer dos tensoativos anfotéricos ou zwitteriônicos precedentes podem também ser adequados. Misturas preferidas são aquelas da cocamidopropil betaína com tensoativos anfotéricos ou zwitteriônicos adicionais como descrito acima. Um tensoativo anfotérico ou zwitteriônico adicional preferido é coco anfoacetato de sódio. A quantidade total de tensoativo (incluindo qualquer co-tensoativo, elou qualquer emulsificante) em uma composição de xampu da invenção é geralmente de 1 a 50%, preferencialmente de 2 a 40%, mais preferencialmente de 10 a 25% por total de peso de tensoativo baseado no peso total da composição.
Polímeros Catiõnicos Polímeros catiõnicos são ingredientes preferidos em uma composição de xampu da invenção para aumento do desempenho de condicionamento.
Polímeros catiõnicos adequados podem ser homopolímeros que são cationicamente substituídos ou podem ser formados de dois ou mais tipos de monômeros. O peso médio (Mw) molecular dos polímeros irão geralmente estar entre 100.000 e 2 milhões de daltons. Os polímeros terão grupos que contêm nitrogênio catiônico tais como, amônio quartenário ou grupos amina protonados ou uma mistura disto. Se o peso molecular do polímero é muito baixo, então o efeito condicionante é pobre. Se muito alto, então pode existir problemas de alta viscosidade extensional conduzindo a viscosidade da composição quando ela é derramada. O grupo que contém nitrogênio catiônico estará geralmente presente como um substituinte em uma fração das unidades de monômero total do polímero catiônico. Dessa forma quando o polímero não é um homopolímero ele pode conter unidades de monômero não catiônico espaçador. Tais polímeros são descritos no CTFA Diretório de Ingrediente Cosmético, 3a edição. A taxa das unidades de monômero catiônico e não catiônico é selecionada para dar polímeros que têm uma densidade de carga catiônica na variação requerida, que é geralmente de 0,2 a 3,0 meq/Gm. A densidade de carga catiônica do polímero é adequadamente determinada através do método Kjeldahl como descrito na Farmacopéia Norte Americana sob testes químicos para determinação de nitrogênio.
Polímeros catiõnicos adequados incluem, por exemplo, copolímeros de monômeros de vinil que têm funcionalidades de amina catiônica ou amônio quartenário com água solúvel em monômeros espaçadores tais como, (met) acrilamida, alquil e dialquil (met) acrilamidas, alquil (met) acrilato, vinil caprolactona e vinil pirrolidina. Os monômeros substituídos alquil e dialquil preferencialmente têm grupos alquil C1-C7, mais preferencialmente grupos alquil C1-3. Outros espaçadores adequados incluem ésteres vinílicos, alcoóis vinílicos, anidrido maleico, propileno glicol e etileno glicol.
As aminas catiônicas podem ser aminas primárias, secundárias ou terciárias, dependendo da espécie particular e do pH da composição. Em geral aminas secundárias e terciárias, especialmente terciárias, são preferidas.
Amina substituiu monômeros de vinil e aminas podem ser polimerizadas na forma de amina e então convertida para amônio porquaternização.
Os polímeros catiônicos podem compreender misturas de unidades de monômeros derivadas de amina- e/ou monômero de amônio substituído quartenário e/ou monômeros espaçadores compatíveis.
Polímeros catiônicos adequados incluem, por exemplo: -polímeros de amônio contendo dialil catiônico quartenário incluindo, por exemplo, cloreto de homopolímero de dimetil dialil amônio e copolímeros de acrilamida e cloreto de dimetil dialil amônio, referido na indústria (CTFA) como Poliquatérnio 6 e Poliquatérnio 7, respectivamente: -sais de ácidos minerais de ésteres aminoalquil de homo- e copolímeros de ácidos carboxílicos insaturados que possuem de 3 a 5 átomos de carbono, (como descrito na patente US 4.009.256);
-poliacrilamidas catiônicas (como descrito no documento WO 95/22311).
Outros polímeros catiônicos que podem ser usados incluem polímeros de polissacarídeos catiônicos, tais como derivados de celulose catiônica, derivados de amido catiônico, e derivados de goma guar catiônicos.
Polímeros de polissacarídeos catiônicos adequados para uso em composições da invenção incluem monômeros da fórmula: em que: A é um grupo residual anidroglicose. R é um grupo alquileno, oxialquileno, ou hidroxialquileno, ou combinação disto. R1, Rz e R3 representam independentemente grupos alquil, aril, alquilaril, alcoxialquil, ou alcoxiaril, cada grupo contendo aproximadamente até 18 átomos de carbono. O número total de átomos de carbono para cada porção catiônica {isto é, a soma dos átomos de carbono em R1, R2 e R3) é preferencialmente aproximadamente 20 ou menos, e X é um contador de íon aniônico.
Outro tipo de celulose catiônica inclui os sais de amônio quaternários poliméricos de hidroxietil celulose reagida com lauril dimetil epóxido de amônio substituído referido na indústria (CTFA) como Poliquatérnio 24. Estes materiais estão disponíveis por meio da Amechol Corporation, por exemplo, sob o nome comercial de Polymer LM-200.
Outros polímeros de polissacarídeos catiônicos adequados incluem éteres de celulose contendo nitrogênio quaternário (por exemplo, como descrito no documento US 3.962.418), e copolímeros de celulose eterificada e amido (por exemplo, como descrito no documento US 3.958.581).
Um tipo especialmente adequado de polímero de polissacarídeo catiônico que pode ser usado é um derivado de goma guar catiônica, tal como cloreto de cloreto de guar hidroxipropiltrimetilamônio (comercialmente disponível por meio da Rhodia em sua série de marca registrada JAGUAR). Exemplos de tais materiais são JAGUAR C13S, JAGUAR C14, JAGUAR C15, JAGUAR C17 e JAGUAR C16, Jaguar CHT e JAGUAR C162.
Misturas de qualquer dos polímeros catiônicos acima podem ser usados.
Polímero catiônico estará geralmente presente em uma composição de xampu da invenção em níveis de 0,1 a 5%, preferencíalmente de 0,05 a 1%, mais preferencialmente de 0,08 a 0,5% por peso total de polímero catiônico baseado no peso total da composição.
Agente De Suspensão Preferencialmente uma composição de xampu aquosa da invenção, além disso, compreende um agente de suspensão. Agentes de suspensão adequados são selecionados de ácidos poliacrílicos, polímeros de ligação cruzada de ácido acrílico, copolímeros de ácido acrílico com um monômero hidrofóbico, copolímeros de ácido carboxílico contendo monômeros e ésteres acrílicos, copolímeros de ligação cruzada de ácido acrílico e ésteres de acriiato, gomas de heteropolissacarídeos e derivados de acil de cadeia longa. O derivado de acil de cadeia longa é desejável selecionado de estearato de etileno glicol, alcanolamidas de ácidos graxos tende de 16 a 22 átomos de carbono e misturas disto. Distearato de etileno glicol e 3 bistearato de polietileno glicol são preferidos derivados de acil de cadeia longa, desde que estes transmitam perolização para a composição. Ácido poliacrílico está disponível comercialmente com Carbopol 420, Carbopo! 488 ou Carbopol 493. Polímeros de ácido acrílico de ligação cruzada com um agente polifuncional pode também ser usado; eles estão disponíveis comercialmente como Carbopol 910, Carbopol 934, Carbopol 941, Carbopol 980. Um exemplo de um copolímero adequado de um ácido carboxílico contendo monômero e ésteres de ácido acrílico é o Carbopol 1342. Todo material Carbopol (marca registrada) está disponível por meio da Goodrich.
Polímeros de ligação cruzada adequados de ácido acrílico e ésteres de acriiato são Premulen TR1 ou Premulen TR2. Uma goma de heteropolissacarídeo adequada é goma xantana, por exemplo, aquela disponível como Kelzan mu.
Misturas de qualquer dos agentes de suspensão acima podem ser usados. É preferida uma mistura de polímeros de ligação cruzada de ácido acrílico e um derivado de acil de cadeia longa.
Agente de suspensão estará geralmente presente em uma composição de xampu da invenção em níveis de 0,1 a 10%, preferencialmente de 0,5 a 6%, mais preferencialmente de 0,9 a 4% por peso total de agente de suspensão baseado no peso total da composição.
Agentes Condicionantes Adicionais Composições da invenção podem compreender agentes condicionantes adicionais, fora isso, para o polímero organosiloxano ramificado como descrito acima, para fazer obter os melhores benefícios possíveis dos condicionantes molhados e secos.
Agentes condicionantes adicionais particularmente preferidos são emulsões de silicone adicionais tal como aquelas formadas por silicones como polidíorgano siloxanos, em particular polidimetilsiloxanos que tem a designação CTFA dimeticone, polidimetil siloxanos tendo grupos de terminação hidroxil que tem a designação CTFA dimeticonol, e siloxanos polidimetil amina funcional que tem a designação CTFA amodimeticone.
As bolhas da emulsão podem tipicamente ter um diâmetro médio de bolha de Sauter (D3,2) na composição da invenção variando de 0,01 a 20 micrômetros, mas preferencialmente de 0,2 a 10 micrômetros.
Um método adequado para medição do diâmetro médio de bolha de Sauter (D^) é por difusão de luz de laser utilizando-se um instrumento tal como um Malvern Mastersizer.
Emulsões de silicone adequadas para uso em composições da invenção estão disponíveis por fornecedores de silicone tais como Dow Corning e GE Silioones. O uso de tal emulsão de silicone pré-formado é preferido para facilidade de processamento e controle do tamanho das partículas de silicone. Tais emulsões de silicone pré-formado irão tipicamente adicíonalmente compreender um emulsificante adequado tais como um emulsificador aniônico ou não tônico, ou mistura disto, e pode ser preparado por um processo de emulsificação químico tais como emulsão por polimerização, ou emulsificação mecânica utilizando-se um misturador de alto cisalhamento. Emulsões de silicone pré-formadas que possuem um diâmetro médio de bolha de Sauter (D3 2) de pelo menos 0,15 micrômetros são geralmente chamadas microemulsões.
Exemplos de emulsões de silicone pré-formadas adequadas incluem emulsões DC2-1766, DC2-1784, DC-1785, DC-1786, DC-1788 e microemulsões DC2-1865 e DC2-1870, todas disponíveis por meio da Dow Corning. Todas estas são emulsões/microemulsões de dimeticonol. São também adequadas emulsões amodimeticone tais como, DC2-8177 e DC939 (da Dow Corning) e SME253 (da GE Silicones).
Também são adequadas emulsões de silicone em que certos tipos de copolímeros em blocos ativos de superfície de alto peso molecular foram misturados com as bolhas da emulsão de silicone, como descrito, por exemplo, no documento WO 03/094874. Em tais materiais, as bolhas da emulsão de silicone são preferencialmente formadas de polidiorganosiloxanos tal como descrito acima. Uma forma preferida do copolímero em bloco de superfície ativo está de acordo com a fórmula seguinte: em que 0 valor médio de x é 4 ou mais e 0 valor médio de y é 25 ou mais.
Outra forma preferida do copolímero em bloco de superfície ativo está de acordo com a seguinte fórmula: em que 0 valor médio de a é 2 ou mais e 0 valor médio de b é 6 ou mais.
Misturas de qualquer das emulsões de silicone descritas acima também podem ser usadas.
As emulsões de silicone descritas acima geralmente estarão presentes em uma composição da invenção em níveis de 0,05 a 10%, preferencialmente 0,05 a 5%, mais preferencialmente de 0,5 a 2% por peso total de silicone baseado no peso total da composição.
Outros Ingredientes Opcionais Uma composição da invenção pode conter outros ingredientes para aumento de desempenho elou aceitabilidade do consumidor. Tais ingredientes incluem fragrância, corantes e pigmentos, agentes de ajuste do pH, opacificantes e perolizantes, modificadores de viscosidade, conservantes, e nutrientes naturais para o cabelo tais como botânicos, extratos de frutas, derivados de açúcar e aminoácidos.
Modo De Uso As composições da invenção são planejadas principalmente para aplicação tópica para os cabelos e/ou couro cabeludo de um sujeito humano em composições de enxágue, com o objetivo de melhorar as propriedades dos fios de cabelo tais como, suavidade, maciez, maneabilidade, integridade da cutícula, e brilho.
As composições fornecidas pela invenção são preferencialmente composições do condicionador para o tratamento dos cabelos (tipicamente após a lavagem) e subsequente enxágüe.
Altemativamente as composições fornecidas pela invenção podem ser composições de xampu aquoso, usados então por massageamento no cabelo seguidos de enxágüe com água limpa antes de secar o cabelo. Opcionalmente, uma formulação de condicionador pode ser aplicada após enxaguar e antes de secar, mas isto pode não ser necessário à medida que uma composição de xampu aquoso desta invenção pretende fornecer tanto limpeza como condicionamento para o cabelo. A invenção é, além disso, ilustrada com referência para o seguinte, exemplos não limitados, em que todas as porcentagens são pelo peso baseado no peso total a menos que de outra forma especificado. Exemplos de acordo com a invenção são indicados por um número. Exemplos comparativos (não de acordo com a invenção) estão indicados por uma letra.
Exemplos Formulações de condicionadores de cabelo foram preparadas utilizando-se ingredientes como mostrados na seguinte Tabela: (1) Emulsão (50 wt% i.a. com isolautet-6 e água) de uma mistura 50:50 w/w de polímero organosiloxano ramificado da fórmula (II) acima no qual m é 220 a 240, (de Wacker-Chemie GmbH), e 10 mm2sec'1 (centistokes) dimeticone diluente (AK10 dimeticone fluido de Wacker-Chemie GmbH). (2) Emulsão (50% a.i. com isolauret-6 e água) de um polímero organosiloxano ramificado da fórmula (II) acima na qual m é 55 (de Wacker-Chemie GmbH). (3) Emulsão (50% a.i. com isolauret-6 e água) de um polímero organosiloxano ramificado da fórmula (II) acima na qual m é 15 (de Wacker-Chemie GmbH). (4> Emulsão (60% a.i.) de dimeticonol e TEA dodecilbenzenosulfonato. Média de tamanho da partícula da emulsão está entre 0,5 e 1,0 micron. Viscosidade do dimeticonol é de pelo menos 1 milhão mm2sec'1 a 25°C.
Avaliação In Vitro Da Fricção Do Cabelo Seco Seguindo Tratamento Com Condicionadores do Exemplo Os condicionadores como descritos acima foram avaliados em um teste comparativo de acordo com os seguintes protocolos: Cabelo castanho escuro europeu foi usado em mechas de 2,5 g de peso e 6 polegadas de comprimento.
Cada condicionador foi testado nas 5 mechas de cabelo iguais.
Tratamento De Mechas Cada mecha foi primeiro lavada sob água corrente de torneira por 30 segundos. Um xampu de limpeza básico (0,5 ml) foi aplicado em cada mecha e o cabelo agitado com dedos de luva por 30 segundos seguidos por enxágue adicional por 30 segundos sob água corrente de torneira. Este processo foi repetido mais uma vez.
Cada mecha de cabelo, após o procedimento acima, foi então tratada com condicionadores de teste individuais como segue: Cada mecha foi primeiro lavada sob água corrente de torneira por 10 segundos antes do condicionador (0,5 ml) sob teste foi aplicado e massageado no cabelo por 1 minuto. O condicionador de teste foi então lavado sob água corrente de torneira por 1 minuto.
As mechas foram então secas a 50°C por 30 minutos e deixadas para equilibrar sob condições controladas de temperatura e umidade durante a noite. A fricção foi medida utilizando-se o analisador de textura para obter o valor de fricção seca.
Metodologia De Medição De Friccão Todas as medidas de fricção foram realizadas sob condições controladas a 20 graus e 50% RH. A fricção foi medida usando-se um Analisador de Textura TA.XT2Í fornecido pela Stable Micro Systems, Surrey, Reino Unido. A sonda de fricção era um cilindro de aço inoxidável, que foi revestido com material de borracha. A carga no contato de fricção foi de aproximadamente 560 g. Quando em uso, foi alcançada uma área de contato entre a sonda de fricção e o cabelo, de aproximadamente 1,0 cm2. A metodologia usada para avaliar as propriedades de fricção do cabelo tratado com testes de condicionadores foi como segue: Uma mecha de cabelo foi seguramente montada no analisador de textura, os fios de cabelo foram penteados e alinhados antes de serem assegurados em uma configuração plana. A sonda de fricção foi colocada no cabelo e movida ao longo do cabelo a uma velocidade de 10 mms'1 para medir a fricção entre a sonda e o cabelo.
Os valores de fricção relatados abaixo são de histerese de fricção em unidades de g.mm, obtidos pela integração da força de fricção total medida sobre o total da distância percorrida pela sonda, com e contra a cutícula. Duas medidas foram realizadas por mecha e 5 mechas por formulação foram testadas. Os valores relatados são os valores médios derivados de dez leituras por tratamento.
Os resultados mostram que o Exemplo 1, de acordo com a invenção, fornece lubrificação superior ao cabelo seco do que qualquer um dos Exemplos Comparativos A a C.
Formulações de condicionador de cabelo foram preparadas tendo ingredientes como mostrado na seguinte tabela: í5)Uma mistura de 50:50 de polímero de organosiloxano ramificado da fórmula (II) acima na qual m é 220 a 240, (da Wacker-Chemie GmbH), e 10 mm2seg‘1 (centistokes) de diluente dimeticone (fluido dimeticone AK10 da Wacker-Chemie GmbH).
Nas formulações dos Exemplos 2 a 16 acima, o polímero de organosiloxano (5) é emulsificado com o isolauret-6. Nas formulações dos Exemplos 12 a 16, o polímero® é pré-misturado com o dimeticone antes da emulsificação ser emulsificada com o isolauret-6.
Os condicionadores foram avaliados usando-se a metodologia de medida de fricção como descrito acima. Os resultados foram como segue: Os resultados mostram que, quando comparado a uma porcentagem de peso idêntica de ingrediente ativo em uma formulação de condicionador, o silicone® fornece maior lubrificação do que o silicone controle do Exemplo Comparativo E (silicone emulsão<4)). Também, o silicone® pode ser usado em uma porcentagem de peso mais baixa de ingrediente ativo do que o silicone controle (reduzindo o total de silicone na formulação), mas ainda fornece pelo menos o mesmo grau de lubrificação ao cabelo seco como mostrado pelas medições \n vitro. A combinação de silicone® com dimeticone (Exemplos 12 a 16) fornece melhora de lubrificação seca relativa no mesmo nível tanto do silicone® como silicone controle.
Além disso, formulações de condicionadores de cabelo foram preparadas tendo ingredientes como mostrado na seguinte tabela: As formulações foram avaliadas em uma avaliação de meia-cabeça, que foi realizada em salão tanto por cabeleireiro como participantes. O número total de participantes foi de 36, dos quais metade tinha cabelo danificado e metade tinha cabelo normal.
Quatro testes foram conduzidos.
Nos primeiros dois testes uma formulação de condicionador controle (Exemplo Comparativo E) foi testada em oposição ao Exemplo 17 (teste 1) e Exemplo Comparativo F (teste 2) respectivamente. A comparação das respostas destas duas formulações relativa ao controle destes dois testes demonstra os benefícios fornecidos pela emulsão de silicone(1), já que sua omissão no teste 2 claramente reduziu o desempenho, apesar do fato do nível geral do ingrediente ativo silicone nas duas formulações ser o mesmo.
No teste 3 a formulação do Exemplo 17 e Exemplo Comparativo F foram comparadas diretamente. O Exemplo 17 demonstrou desempenho superior nos atributos táteis úmidos e secos, quando avaliado por cabeleireiros e participantes.
No teste 4 o Exemplo 18 foi comparado em oposição ao Exemplo Comparativo E. Neste teste, a avaliação de cabeleireiros demonstrou clara superioridade para o Exemplo 18 nos benefícios táteis úmidos como também modelagem.
Os resultados dos testes 1 a 4 foram como segue: Teste 1 Para participantes com cabelo danificado, a avaliação do cabeleireiro mostrou ganhos significantes para o Exemplo 17 sobre o Exemplo Comparativo E a nível 10% ou melhor, para os atributos de maciez úmida e seca, suavidade de deslize úmido e seco, facilidade de penteabiiidade seca, bom alinhamento, facilidade de maneabilidade e retenção do estilo.
Teste 2 Para participantes com cabelos danificados não foram observadas diferenças significantes entre os Exemplos Comparativos E e F.
Teste 3 Para todos os tipos de cabelo, a avaliação do cabeleireiro mostrou ganhos significantes para o Exemplo 17 sobre o Exemplo Comparativo F a nível 10% ou melhor, para os atributos de maciez úmida e seca, suavidade de deslize úmido e seco. Avaliação de participantes para todos os tipos de cabelo mostrou ganhos significantes para o Exemplo 17 a nível 10% ou melhor, para os atributos de deslize úmido e maciez úmida, maciez seca, penteabilidade seca e facilidade de maneabilidade.
Teste 4 Para todos os tipos de cabelo, a avaliação do cabeleireiro mostrou ganhos significantes para o Exemplo 18 sobre o Exemplo Comparativo E a nível 10% ou melhor, para os atributos de deslize úmido e maciez seca, facilidade de penteabilidade úmida, facilidade de maneabilidade e bom alinhamento.

Claims (8)

1. COMPOSIÇÃO PARA CUIDADO DOS CABELOS» caracterizada pelo fato de compreender ym polímero de organosiloxano que possui múltiplos pontos de ramificação, em que os pontos de ramificação são ligados por segmentos de organosiloxano que possuem um comprimento de cadeia de pelo menos 100 unidades organosiloxí, um tensoativo selecionado dentre teosoatívos aniônícos, catiônicos, anfotéricos, não-iônicos e suas misturas, em que o polímero de organosiloxano ramificado é de fórmula geral: onde: Y é um radical hidrocarboneto tri- ou tetravalente, R pode ser idêntico ou diferente e é um radical hidrocarboneto monovalente que possui de 1 a 18 átomos de carbono por radical, G é um radical monovalente da fórmula -C|H2i-2k-Z ou um radical bivalente da fórmula -€ΠΗ2|1-, sendo a segunda ligação com um radical adicional Y, Z é um radical hidrocarboneto monovalente que é livre de ligações múltiplas carbono-carbono alfátíco terminal, que é inerte para grupos SiH em reações de hidrosililação» x é 3 ou 4 f é 2 k é 0 ou 1 n é um número inteiro de 2 a 4» preferencialmente 2, m é um número inteiro de 50 a 300 e com a condição de que os polímeros de organosiloxano ramificados contenham na média pelo menos um grupo Z.
2. COMPOSIÇÃO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de m variar de 100 a 300, mais preferencial mente de 200 a 300.
3. COMPOSIÇÃO, de acordo com uma das reivindicações 1 a 2, caracterizada pelo fato de o polímero de organosiloxano ramificado ser caracterizado pela fórmula geral: em que m varia de 200 a 250, preferencialmente 220 a 240, G é uma mistura de grupos -C2H4 e -C2H4-C6H13 e 0 grupo “CeHg” corresponde a um radical trivalente “1,2,4-triil ciclohexano” e a razão molar dos grupos -C2H4- para -C2H4-C6H13 na mistura G é 2:1.
4. COMPOSIÇÃO, de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, caracterizada pelo fato de compreender uma ou mais emulsões de silicone adicionais formadas por dimeticone, dimeticonol, amodimeticone, ou uma mistura destes.
5. COMPOSIÇÃO, de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelo fato de compreender uma emulsão de silicone formada por silicones e copolímeros em blocos de óxido de etileno e óxido de propileno.
6. PROCESSO PARA PREPARAÇÃO DE UMA COMPOSIÇÃO, conforme descrita em uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de o polímero organosiloxano ramificado ser misturado com um diluente, e a mistura ser misturada com os ingredientes remanescentes da composição.
7. PROCESSO, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de a mistura ser emulsificada antes de misturar com os ingredientes remanescentes da composição.
8. PROCESSO, de acordo com uma das reivindicações 6 a 7, caracterizado pelo fato de o diluente ser 0 fluido dimeticone.
BRPI0516363A 2004-10-20 2005-10-06 composição para cuidado dos cabelos e processo para preparação de uma composição BRPI0516363B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP04256459A EP1652555A1 (en) 2004-10-20 2004-10-20 Hair care compositions
PCT/EP2005/010863 WO2006045418A1 (en) 2004-10-20 2005-10-06 Hair care compositions

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0516363A BRPI0516363A (pt) 2008-09-02
BRPI0516363B1 true BRPI0516363B1 (pt) 2015-12-01

Family

ID=34930745

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0516363A BRPI0516363B1 (pt) 2004-10-20 2005-10-06 composição para cuidado dos cabelos e processo para preparação de uma composição

Country Status (6)

Country Link
EP (2) EP1652555A1 (pt)
JP (1) JP2008517007A (pt)
CN (1) CN101080254B (pt)
BR (1) BRPI0516363B1 (pt)
MX (1) MX2007004807A (pt)
WO (1) WO2006045418A1 (pt)

Families Citing this family (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20070197394A1 (en) * 2006-02-17 2007-08-23 General Electric Company Hydrolysis resistant organomodified trisiloxane surfactants
US20070286837A1 (en) * 2006-05-17 2007-12-13 Torgerson Peter M Hair care composition comprising an aminosilicone and a high viscosity silicone copolymer emulsion
US9084725B2 (en) 2008-03-14 2015-07-21 Conopco, Inc. Hair conditioning composition
DE102008030139A1 (de) * 2008-06-27 2009-12-31 Beiersdorf Ag Haarspülung mit Silikonemulsion
DE102008030138A1 (de) * 2008-06-27 2009-12-31 Beiersdorf Ag Haarspülung mit Amphotensid und besonderer Lagerstabilität
TWI526226B (zh) * 2008-07-10 2016-03-21 聯合利華公司 組合物
US8597668B2 (en) 2009-02-09 2013-12-03 L'oreal Clear carrier compositions for lipophilic compounds, and method of treating keratinous substrates using such compositions
US8637489B2 (en) 2009-02-09 2014-01-28 L'oreal Clear carrier compositions for lipophilic compounds, and method of treating keratinous substrates using such compositions
WO2010102891A2 (en) * 2009-03-10 2010-09-16 Unilever Plc Composition
WO2011028765A1 (en) 2009-09-03 2011-03-10 Dow Corning Corporation Personal care compositions with pituitous silicone fluids
US20120058060A1 (en) * 2010-04-13 2012-03-08 Air Products And Chemicals, Inc. Cationic/Cationogenic Comb Copolymer Compositions and Personal Care Products Containing the Same
CN103648475A (zh) * 2011-05-12 2014-03-19 荷兰联合利华有限公司 毛发处理组合物
JP6837989B2 (ja) 2015-04-08 2021-03-03 ダウ シリコーンズ コーポレーション 粘液性シリコーンエマルジョン
JP7159191B2 (ja) * 2017-03-29 2022-10-24 ユニリーバー・アイピー・ホールディングス・ベスローテン・ヴェンノーツハップ 毛髪の湿潤摩擦を測定するための方法
BR112019019900B1 (pt) * 2017-03-29 2023-10-03 Unilever Ip Holdings B.V Sistema para a medição de fricção e método para medição de fricção de cabelo molhado

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5049377A (en) * 1990-03-02 1991-09-17 Dow Corning Corporation Hair-care composition and methods of treating hair
JP3157527B2 (ja) * 1991-01-29 2001-04-16 花王株式会社 オルガノシロキサン基を有するリン酸エステルおよびその製造方法
US6280748B1 (en) * 1998-06-12 2001-08-28 Dow Corning Toray Silicone, Ltd. Cosmetic raw material cosmetic product and method for manufacturing cosmetic products
FR2791986A1 (fr) * 1999-04-06 2000-10-13 Oreal Composition notamment cosmetique comprenant des polymeres ayant une structure en etoiles, lesdits polymeres et leur utilisation
GB9912077D0 (en) * 1999-05-24 1999-07-21 Unilever Plc Polysiloxane block copolymers in topical cosmetic and personal care compositions
JP4535603B2 (ja) * 2000-11-17 2010-09-01 信越化学工業株式会社 分岐型ポリシロキサンを含有する化粧料
JP4949550B2 (ja) * 2000-12-11 2012-06-13 信越化学工業株式会社 化粧料
DE50201143D1 (de) * 2001-07-19 2004-11-04 Wacker Chemie Gmbh Verzweigte Organosiloxan(co)polymere und deren Verwendung als Antimisting Additive für Siliconbeschichtungszusammensetzungen
JP4801322B2 (ja) * 2002-03-20 2011-10-26 モーメンテイブ・パーフオーマンス・マテリアルズ・ゲゼルシヤフト・ミツト・ベシユレンクテル・ハフツング 分枝ポリオルガノシロキサン重合体
DE10301976A1 (de) * 2003-01-20 2004-07-29 Wacker Polymer Systems Gmbh & Co. Kg Silikonhaltige Polymerisate
JP2004250699A (ja) * 2003-01-31 2004-09-09 Kose Corp 洗浄剤組成物

Also Published As

Publication number Publication date
MX2007004807A (es) 2007-07-09
CN101080254A (zh) 2007-11-28
BRPI0516363A (pt) 2008-09-02
EP1652555A1 (en) 2006-05-03
CN101080254B (zh) 2013-12-11
JP2008517007A (ja) 2008-05-22
EP1809232B1 (en) 2012-08-08
WO2006045418A1 (en) 2006-05-04
EP1809232A1 (en) 2007-07-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0516363B1 (pt) composição para cuidado dos cabelos e processo para preparação de uma composição
RU2454992C2 (ru) Композиции для ухода за волосами
BR112017022526B1 (pt) uso de uma composição de tratamento capilar
BRPI0620701A2 (pt) composição para o tratamento capilar
BRPI0514356B1 (pt) Método de tratar cabelo e usos de uma macromolécula dendrítica hidrofobicamente funcionalizada
BRPI0620703A2 (pt) composição para o tratamento capilar
BRPI0816038B1 (pt) composição de tratamento de cabelos
BR112019003816B1 (pt) Composição de tratamento de enxágue dos cabelos, método para tratamento de cabelos quimicamente danificados e usos de uma composição
EP2939659B1 (en) Hair cleansing composition
BRPI0514368B1 (pt) Método para diminuir o volume do cabelo e uso de uma macromolécula dendrítica hidrofobicamente funcionalizada
CA2688150C (en) Hair care compositions
BRPI0620698A2 (pt) composição para o tratamento capilar
WO2006010441A1 (en) Hair care compositions
JP2013531642A (ja) ヘアケア組成物
BRPI0415150B1 (pt) Composição aquosa para cuidado dos cabelos, seu processo de preparação e uso da mesma.
WO2011120736A1 (en) Hair care composition comprising alkyl -modified siloxane
CN103415323B (zh) 包含吡啶硫酮和紫色、粉红色或红色着色组分的头发护理组合物
CN114555039A (zh) 毛发处理组合物
EP3811923A1 (en) Cleansing compositions
BRPI0621064A2 (pt) composição para o tratamento capilar

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B06I Publication of requirement cancelled [chapter 6.9 patent gazette]

Free format text: ANULADA A PUBLICACAO DA EXIGENCIA POR TER SIDO INDEVIDA, FOI CONSIDERADO UM O QUADRO REIVINDICATORIO INCORRETO.

B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B07B Technical examination (opinion): publication cancelled [chapter 7.2 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 01/12/2015, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B25A Requested transfer of rights approved