BRPI0620698A2 - composição para o tratamento capilar - Google Patents

composição para o tratamento capilar Download PDF

Info

Publication number
BRPI0620698A2
BRPI0620698A2 BRPI0620698-0A BRPI0620698A BRPI0620698A2 BR PI0620698 A2 BRPI0620698 A2 BR PI0620698A2 BR PI0620698 A BRPI0620698 A BR PI0620698A BR PI0620698 A2 BRPI0620698 A2 BR PI0620698A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
alkyl
composition
hair
present
acid
Prior art date
Application number
BRPI0620698-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Fraser Ian Bell
Karen Maria Devine
Ezat Khoshdel
Yann Leray
Teresa Lyons
Colina Mackay
Yvonne Christine Plant
Richard Skinner
Original Assignee
Unilever Nv
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=36273541&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0620698(A2) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Unilever Nv filed Critical Unilever Nv
Publication of BRPI0620698A2 publication Critical patent/BRPI0620698A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K8/00Cosmetics or similar toiletry preparations
    • A61K8/18Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition
    • A61K8/30Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition containing organic compounds
    • A61K8/40Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition containing organic compounds containing nitrogen
    • A61K8/44Aminocarboxylic acids or derivatives thereof, e.g. aminocarboxylic acids containing sulfur; Salts; Esters or N-acylated derivatives thereof
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K8/00Cosmetics or similar toiletry preparations
    • A61K8/18Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition
    • A61K8/30Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition containing organic compounds
    • A61K8/60Sugars; Derivatives thereof
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61QSPECIFIC USE OF COSMETICS OR SIMILAR TOILETRY PREPARATIONS
    • A61Q5/00Preparations for care of the hair

Abstract

COMPOSIçãO PARA O TRATAMENTO CAPILAR. A presente invenção refere-se uma composição para o tratamento capilar que compreende uma combinação de açúcar, um aminoácido alifático e um aminoácido básico. A composição é particularmente apropriada para o tratamento do cabelo que está seco, danificado e/ou propenso a problemas com maneabilidade.

Description

"COMPOSIÇÃO PARA O TRATAMENTO CAPILAR" Campo da Invenção
A presente invenção refere-se a composições para o tratamento capilar que compreende uma combinação de açúcar, um aminoácido alifático e um aminoácido básico. As composições são particularmente apropriadas para o tratamento do cabelo que está seco, danificado e/ou propenso a problemas com maneabilidade.
Antecedentes da Invenção
O cabelo pode sofrer danos de uma série de procedências. Por exemplo, as fontes ambientais do dano ao cabelo incluem tais como a exposição ao UV e cloreto. As fontes químicas dos danos ao cabelo incluem os tratamentos tais como branqueamento, permeação e alisamento, e lavagens excessivamente freqüentes com composições de xampu com limpeza com base em tensoativos adversos. As fontes mecânicas do dano ao cabelo incluem a escovação e o penteado excessivos e a utilização prolongada de utensílios aquecidos para a secagem e a estilização do cabelo.
O dano ao cabelo se manifesta tipicamente na cutícula e na perda de proteína da fibra de cabelo, secura da fibra de cabelo, fragilidade da fibra de cabelo e quebra e pontas desfiadas ou duplas. Seco, o cabelo danificado é particularmente propenso a problemas de maneabilidade, resultando em sintomas tais como cabelos "arrepiados" que são difíceis de modelar ou que não retém um penteado, em especial, nas condições tais como umidade elevada.
Diversas moléculas orgânicas e suas combinações foram sugeridas para a utilização no tratamento do cabelo seco, danificado e/ou rebeldes.
Por exemplo, o documento WO 2004/054526 descreve as composições de tratamento capilar para o cuidado e o reparo do cabelo danificado, e para aprimorar a maneabilidade, que compreende um dissacarídeo (em particular a trealose) e um diácido (em particular, o ácido adípico).
O documento WO 2004/054525 descreve as composições de tratamento capilar para o cuidado e o reparo do cabelo danificado e para o aprimoramento da maneabilidade do cabelo, que compreende um dissacarídeo (em particular, a trealose) e um diol (em particular, o 3-metil-1,3-butanodiol).
O documento WO 2004/006874 descreve as composições de tratamento do cabelo para o reparo e a prevenção dos sintomas principais do cabelo danificado, que compreende a amina ramificada específica e/ou os compostos de hidróxi (em particular, o 3,3-dimetil-1,2-butanodiol).
Os presentes inventores desenvolveram composições para o tratamento capilar que compreendem uma combinação de um açúcar, um aminoácido alifático e um aminoácido básico mostram eficácia aprimorada no tratamento do cabelo que é seco, danificado e/ou propenso aos problemas de maneabilidade.
Descrição Resumida da Invenção
A presente invenção refere-se uma composição para o tratamento capilar que compreende uma combinação de um açúcar, um aminoácido alifático e um aminoácido básico.
A presente invenção também refere-se à utilização da composição acima no tratamento do cabelo seco, danificado e/ou rebelde.
A presente invenção também refere-se um método para o tratamento capilar pela aplicação da composição acima ao cabelo.
Descrição Detalhada da Invenção
Açúcar
A composição da presente invenção compreende pelo menos um açúcar. Por "açúcar" entendem-se, em geral, os monossacarídeos, dissacarídeos e oligossacarídeos inferiores (contendo tipicamente entre 3 e 6 unidades de monossacarídeo ligadas por ligações glicosídicas).
Os monossacarídeos são preferidos para a utilização na presente invenção. O termo 'monossacarídeo' (em contraste ao oligossacarídeo ou ao polissacarídeo) denota uma unidade única, sem conexão glicosídica a outras tais unidades.
Os monossacarídeos possuem a fórmula molecular (ChhO)n, onde η pode ser qualquer número inteiro de 3 a 8. Os monossacarídeos contêm de 2 a 7 grupos hidroxila, dependendo do número de átomos de carbono e de um grupo cetona ou um aldeído.
Os monossacarídeos contendo um grupo aldeído são convencionalmente denominados "aldoses" e os monossacarídeos contendo um grupo cetona são convencionalmente denominados "cetoses". As aldoses são preferidas.
Os monossacarídeos preferidos para a utilização na presente invenção contêm 4, 5, 6 ou 7 átomos de carbono. Estes são as tetroses, pentoses, hexoses e heptoses, respectivamente.
Em vista da presença de carbonos assimétricos - um para as trioses (monossacarídeos contendo 3 átomos de carbono) e diversos para os outros monossacarídeos - cada monossacarídeo assume a forma de diversos estereoisômeros, que podem ser enantiômeros no caso das trioses e enantiômeros e diastereoisômeros no caso de outros monossacarídeos.
As pentoses e hexoses que podem ser utilizadas na presente invenção podem ciclizar em anéis de furanose e piranose, respectivamente. No meio aquoso, as pentoses e hexoses irão existir principalmente na forma cíclica.
As aldoses preferidas que podem ser utilizadas na presente invenção são: eritrose e treose (que são as tetroses), ribose, arabinose, xilose e lixose (que são as pentoses) e a alose, altrose, glicose, manose, gulose, idose, galactose e talose (que são as hexoses).
As cetoses preferidas que podem ser utilizadas na presente invenção são: eritrulose (que é uma tetrose), ribulose e xilulose (que são as pentoses) e psicose, frutose, sorbose e tagatose (que são as hexoses).
As cetoses também podem possuir formas cíclicas. Por exemplo, a frutose pode possuir a frutofuranose ou a forma de frutopiranose.
As misturas de quaisquer dos materiais descritos acima também podem ser utilizadas na composição da presente invenção.
De preferência, o açúcar utilizado na composição da presente invenção é uma aldohexose, de maior preferência, a galactose.
A quantidade total de açúcar nas composições de tratamento capilar da presente invenção varia, em geral, de 0,01 a 10%, de preferência, de 0,05 a 1% e, de maior preferência, de cerca de 0,1% (em peso total de açúcar com base no peso total da composição).
AMINOACIDO ALIFATICO
A composição da presente invenção compreende pelo menos um aminoácido alifático.
O termo "aminoácido" denota uma molécula contendo ambos um grupo amino e um grupo carboxila. O aminoácido pode pertencer às séries L ou D ou podem ser racêmicas.
O termo "aminoácido alifático" denota um aminoácido que possui uma cadeia lateral alifática.
Os exemplos de aminoácidos apropriados para a utilização na presente invenção possuem a fórmula geral:
CH(COOH)(NHR1)(R2)
em que R1 é o hidrogênio ou um grupo alquila possuindo um comprimento de cadeia alquila de 1 a 20 átomos de carbono, e R2 é um hidrogênio ou um grupo alquila possuindo de 1 a 4 átomos de carbono.
Dos aminoácidos para a utilização na presente invenção, R1 é um grupo alquila que possui de 1 a 4 átomos de carbono, e R2 é selecionado a partir de H, -CH3, -CH(CH3)2, -CH2CH(CH3)2 e -CH(CH3)-CH2CH3.
As misturas de qualquer um dos materiais descritos acima também podem ser utilizadas na composição da presente invenção.
O material de maior preferência é a glicina de N-metila (também conhecido como sarcosina).
A quantidade total de aminoácidos alifáticos nas composições de tratamento capilar da presente invenção varia, em geral, de 0,01 a 10%, de preferência, de 0,05 a 1%, e é, de maior preferência, de cerca de 0,1% (em peso total do aminoácido alifático com base no peso total da composição).
Aminoácido Básico
A composição da presente invenção compreende pelo menos um aminoácido básico.
O termo "aminoácido" denota uma molécula contendo ambos um grupo amino e um grupo carboxila. O aminoácido pode pertencer às séries L ou D ou podem ser racêmicas.
O termo "aminoácido básico" denota um aminoácido que possui contém mais grupos básicos (tais como amino, amidino ou guanidino) do que grupos carboxílicos. Os exemplos de tais aminoácidos básicos são ácidos diamino-monocarboxílico natural e não natural, tal como ácido alfa, beta- diaminobitírico, Iisina1 arginina, histidina, ornitina e p-aminofenilalanina.
Os aminoácidos básicos são freqüentemente isolados de fontes naturais na forma de sais e hidrosais, que também são apropriados para o uso na presente invenção. Tais sais e hidrosais são formados pela reação com ácidos inorgânicos como o ácido clorídrico, ácido fosfórico, ácido carbônico, ácido sulfúrico, ácido nítrico e similares, ou os ácidos orgânicos, tais como o ácido fórmico, ácido acético, ácido láurico, ácido cloroacético e similares. Um exemplo apropriado é o cloreto de arginina.
Também é possível empregar outros derivados tais como os derivados N-substituídos e derivados de peptídeos. Estes também pode ser utilizados como sais ou hidrosais. Os exemplos de derivados N-substituídos são os derivados de N-alcanoíla e derivados de N-alquila. Tipicamente, em um derivado de N-alcanoíla, o grupo alcanoíla irá possuir um comprimento de cadeia alquila de 3 a 20 átomos de carbono, de preferência, de 4 a 10 átomos de carbono, por exemplo, N-butanoíla, N-hexanoíla e N-octanoíla. Em um derivado de N-alquila, o grupo alquila irá, tipicamente, possuir comprimento de cadeia alquila de 1 a 20 átomos de carbono, de preferência, de 1 a 4 átomos de carbono, por exemplo, metila, etila, n-propila. Os exemplos dos derivados peptídicos são aqueles em que o resíduo de peptídeo compreende de 2 a 8 resíduos de aminoácido ou resíduos de aminoácido substituídos.
As misturas de quaisquer dos materiais descritos acima também podem ser utilizadas na composição da presente invenção.
Os aminoácidos básicos preferidos para a utilização na presente invenção são a lisina, arginina, histidina, ornitina e suas misturas. De maior preferência, é a arginina.
A quantidade total de aminoácidos básicos nas composições de tratamento capilar da presente invenção varia, em geral, de 0,01 a 10%, de preferência, de 0,05 a 1%, e é, de maior preferência, de cerca de 0,1% (em peso total do aminoácido básico com base no peso total da composição).
Forma do Produto
As composições de tratamento capilar, de acordo com a presente invenção, podem assumir a forma de xampus, condicionadores, sprays, mousses, géis, ceras ou loções. As formas do produto particularmente preferidas são xampus, condicionadores pós-lavagem (leave in e de enxágüe) e produtos para o tratamento capilar, tais como os óleos e as loções.
COMPOSICAOES DE XAMPU
As composições de xampu da presente invenção são geralmente aquosas, isto é, elas possuem água ou uma solução aquosa ou uma fase cristalina líquida liotrópica como seu principal componente.
Adequadamente, a composição de xampu irá compreender de 50 a 98%, de preferência, de 60 a 90% de água em peso com base no peso total da composição.
TENSOATIVOS DE LIMPEZA ANIONICO
As composições de xampu, de acordo com a presente invenção compreendem um ou mais tensoativos de limpeza aniônicos, que são cosmeticamente aceitáveis e apropriados para a aplicação tópica ao cabelo.
Os exemplos de tensoativos de limpeza aniônicos apropriados são os sulfatos de alquila, sulfatos de alquil éter, sulfonatos de alcarila, isetionatos de alcanoíla, succinatos de alquila, sulfosuccinatos de alquila, sulfosuccinatos de alquil éter, sarcosinatos de N-alquila, fosfatos de alquila, fosfatos de alquil éter e ácidos carboxílicos de alquil éter e seus sais, em especial, seus sais de sódio, magnésio, amônio e mono-, di- e trietanolamina. Os grupos alquila e acila contêm, em geral, de 8 a 18, de preferência, de 10 a 16 átomos de carbono e podem ser insaturados. Os sulfatos de alquil éter, alquil éter sulfosuccinatos, alquil éter fosfatos e ácidos carboxílicos de alquil éter e seus sais podem conter de 1 a 20 unidades de oxido de etileno ou oxido de propileno por molécula.
Os tensoativos de limpeza aniônicos típicos para a utilização nas composições de xampu da presente invenção incluem o succinato de oleil sódio, sulfosuccinato de Iauril amônio, sulfato de Iauril sódio, sulfato de Iauril éter de sódio, sulfosuccinato de Iauril éter de sódio, sulfato de Iauril amônio, sulfato de Iauril éter amônio, sulfonato de dodecilbenzeno de sódio, sulfonato de dodecilbenzeno de trietanolemina, isetionato de cocoil de sódio, isetionato de Iauril de sódio, ácido carboxílico de Iauril éter e sarcosinato de N-laurila.
Os tensoativos de limpeza aniônicos preferidos são o sulfato de lauril sódio, sulfato de Iauril éter de sódio (n)EO, (onde η é de 1 a 3), sulfosuccinato (n)EO de Iauril éter de sódio, (onde η é de 1 a 3), sulfato de Iauril amônio, sulfato de Iauril éter amônio (n)EO (onde η é de 1 a 3), isetionato de cocoil de sódio e ácido carboxílico de Iauril éter (n) EO (onde η é de 10 a 20).
As misturas de quaisquer dos tensoativos de limpeza aniônicos anteriores também podem ser apropriadas.
A quantidade total de tensoativos de limpeza aniônico nas composições de xampu da presente invenção varia, em geral, de 0,5 a 45%, de preferência, de 1,5 a 35%, de maior preferência, de 5 a 20% em peso total do tensoativo de limpeza aniônico com base no peso total da composição.
Ingredientes Opcionais
Opcionalmente, uma composição de xampu da presente invenção pode conter ainda ingredientes conforme descrito abaixo para aumentar o desempenho e/ou a aceitabilidade pelo consumidor.
CO-tensoativo
A composição pode incluir co-tensoativos, para ajudar a conferir propriedades estéticas, físicas ou de limpeza à composição.
Um exemplo preferido é um tensoativo não iônico, o qual pode ser incluído em uma quantidade que varia de 0,5 a cerca de 8%, de preferência de 2 a 5% em peso com base no peso total da composição.
Por exemplo, os tensoativos não iônicos representativos que podem ser incluídos nas composições de xampu da invenção incluem produtos de condensação de álcoois ou fenóis de cadeia linear ou ramificada, primários ou secundários (C8-C18) alifáticos com óxidos de alquileno, normalmente o oxido de etileno, em geral, possui de 6 a 30 grupos de oxido de etileno.
Outros tensoativos não iônicos representativos incluem mono- ou dialquil alcanolamidas. Os exemplos incluem a coco mono- ou di-etanolamida e a coco mono-isopropanolamida.
Outros tensoativos não iônicos que podem ser incluídos nas composições de xampu da invenção são os alquil poliglicosídeos (APGs). Tipicamente, o APG é aquele que compreende um grupo alquila conectado (opcionalmente através de um grupo de ligação) a um bloco de um ou mais grupos glicosila. Os APGs preferidos são definidos pela seguinte fórmula:
RO-(G)n
em que R é um grupo alquila de cadeia linear ou ramificada que pode ser saturado ou insaturado e G é um grupo sacarídeo.
R pode representar um comprimento médio de cadeia de alquila de cerca de C5 a cerca de C20· De preferência, R representa um comprimento médio de cadeia de alquila de cerca de C8 a cerca de C12. De maior preferência, o valor de R se situa entre cerca de 9,5 e cerca de 10,5. G pode ser selecionado de resíduos a partir de resíduos de monossacarídeos C5 ou C6, e é de preferência um glicosídeo. G pode ser selecionado do grupo que compreende a glicose, a xilose, a lactose, a frutose, a manose e os derivados destas. De preferência, G é glicose.
O grau de polimerização, n, pode possuir um valor de cerca de 1 a cerca de 10 ou mais. De preferência, o valor de η se situa na faixa de cerca de 1,1 a cerca de 2. De maior preferência, o valor de η se situa na faixa de cerca de 1,3 a cerca de 1,5.
Os alquil poliglicosídeos apropriados para serem usados na presente invenção estão comercialmente disponíveis e incluem, por exemplo, os materiais identificados como: Oramix NS10 antigo Seppic; Plantaren 1200 e Plantaren 2000 antigo Henkel.
Outros tensoativos não iônicos derivados de açúcar que podem ser incluídos nas composições da presente invenção incluem as amidas de ácidos de C10-C18 N -alquila (C1-C6) poliidróxi graxos, tais como as N-metil glucamidas C12-C18, tal como descrito, por exemplo, nos documentos WO 92/06154 e US 5.194.639, e as amidas de ácidos graxos N-alcóxi poliidróxi, tal como a N-(3-metoxipropil)glucamida C10-C18.
Um exemplo preferido de um co-tensoativo é um tensoativo anfótero ou zwitteriônico, que pode ser incluído em uma quantidade que vaia de 0,5 a cerca de 8%, de preferência, de 1 a 4% em peso com base no peso total da composição.
Os exemplos de tensoativos anfóteros ou zwitteriônicos incluem os óxidos de alquil amina, betaínas de alquila, betaínas de alquila amidopropil, sulfobetaínas de alquila (sultaínas), glicinatos de alquila, carboxiglicinatos de alquila, anfoatetatos de alquila, anfopropionato de alquila, alquilanfoglicinato, hidroxisultaínas de alquila amidopropil, tauratos de acila e glutamatos de acila, em que os grupos alquila e acila possuem de 8 a 19 átomos de carbono. Os tensoativos anfóteros e zwitteriônicos típicos para a utilização em xampus da presente invenção incluem o óxido de lauril amina, betaína de cocodimetil sulfopropila, betaína de laurila, betaína de cocamidopropila e cocoanfoacetato de sódio.
Um tensoativo anfóteros ou zwitteriônicos particularmente preferido é a betaína de cocamidopropila.
As misturas de quaisquer dos tensoativos anfóteros ou zwitteriônicos anteriores também podem ser apropriadas. As misturas preferidas são aquelas de cocoamidopropil betaína com tensoativos anfóteros ou zwitteriônicos adicionais conforme descrito acima. Um tensoativo anfóteros ou zwitteriônicos preferido acima é o cocoanfoacetato de sódio. A quantidade total de tensoativo (incluindo qualquer co-tensoativo e/ou qualquer emulsificante) em uma composição de xampu da presente invenção é, em geral, de 1 a 50%, de preferência, de 2 a 40%, de maior preferência, de 10 a 25% em peso total de tensoativo com base no peso total da composição.
Polímeros Catiônicos
Os polímeros catiônicos são os ingredientes preferidos em uma composição de xampu da presente invenção para melhorar o desempenho de condicionamento.
Os polímeros catiônicos apropriados podem ser homopolímeros que são cationicamente substituídos ou podem ser formados de dois ou mais tipos de monômeros. O peso molecular (Mw) médio dos polímeros estará, em geral, entre 100.000 e 2 milhões de Dalton. Os polímeros irão possuir grupos contendo nitrogênio catiônico, tal como amônio quaternário ou grupos amino protonados, ou uma mistura dos mesmos. Se um peso molecular de polímero for muito baixo, então o efeito condicionante é ruim. Se for muito alto, então pode haver problemas de alta viscosidade extensional que leva a viscosidade da composição quando ela é vertida.
O grupo contendo nitrogênio catiônico estará, em geral, presente como um substituinte em uma fração de unidades do monômero total do polímero catiônico. Portanto, quando o polímero não fórmula um homopolímero, ele pode conter unidades monoméricas não catiônicas espaçadoras. Tais polímeros são descritos no CTFA Cosmetic Ingredient Directory, 3a edição. A proporção de unidades catiônicas para não catiônicas é selecionada para fornecer polímeros que possuem uma densidade de carga catiônica no intervalo requerido, que está, em geral, de 0,2 a 3,0 meq/g. A densidade de carga catiônica do polímero é adequadamente determinada por meio do método Kjeldahl conforme descrito na Farmacopéia US com os testes químicos para a determinação do nitrogênio.
Os polímeros catiônicos apropriados incluem, por exemplo, os copolímeros de monômeros de vinila possuindo a amina catiônica ou as funcionalidades de amônio quaternário com monômeros espaçadores hidrossolúveis, tais como a (met)acrilamida, alquil e dialquil (met)acrilamidas, alquil (met)acrilato, vinil caprolactona e vinil pirrolidona. Os monômeros substituídos de alquila e dialquila possuem, de preferência, grupos alquila Cr C7, de maior preferência, grupos alquila C1-C3. Outros espaçadores apropriados incluem os ésteres de vinila, álcool vinílico, anidrido maléico, propileno glicol e etileno glicol.
As aminas catiônicas podem ser aminas primárias, secundárias ou terciárias, dependendo das espécies particulares e do pH da composição. Nas aminas secundárias e terciárias, em especial, as terciárias são preferidas.
Os monômeros de vinila substituídas por amina e as aminas podem ser polimerizados na forma de amina e, então, convertidos em amônio pela quaternização.
Os polímeros catiônicos podem compreender as misturas das unidades de monômero derivadas do monômero substituído por amina e/ou amônio quaternário e/ou monômeros espaçadores compatíveis.
Os polímeros catiônicos apropriado incluem, por exemplo:
- polímeros contendo amônio quaternário dialil catiônico incluindo, por exemplo, o homopolímero de cloreto de dimetildialilamônio e os copolímeros de acrilamida e cloreto de dimetildialilamônio, referido na indústria como (CTFA) as Poliquatérnio 6 e Poliquatérnio 7, respectivamente;
- sais de ácido mineral dos ésteres de amino alquila dos homo- e co-polímeros de ácidos carboxílicos insaturados, que possuem de 3 a 5 átomos de carbono (conforme descrito na patente US 4.009.256);
- poliacrilamidas catiônicas (conforme descrito no WO 95/22311). Outros polímeros catiônicos que podem ser utilizados incluem os polímeros de polissacarídeo catiônicos, tais como os derivados de celulose catiônica, derivados de amido catiônico e derivados de goma guar catiônica.
Os polímeros de polissacarídeo catiônico apropriados para a utilização nas composições da presente invenção incluem os monômeros de fórmula:
<formula>formula see original document page 14</formula>
em que: A é um grupo residual de anidroglicose, tal como um amido ou celulose de anidroglicose residual. R é um grupo alquileno, oxialquileno, polioxialquileno ou hidroxialquileno ou suas combinações. R11 R2 e R3 representam independentemente os grupos alquila, arila, alquilarila, arilalquila, alcoxialquila ou alcoxiarila, cada grupo contendo até cerca de 18 átomos carbono. O número total de átomos de carbono para cada porção catiônica (isto é, a soma dos átomos de carbono em R11 R2 e R3) é, de preferência, de cerca de 20 ou menos, e X é um contra-íon aniônico.
Outro tipo de celulose catiônica inclui os sais de amônio quaternário poliméricos da celulose de hidroxietila reagida com o epóxido substituído por Iauril dimetil amônio, referido na indústria (CTFA) como Polyquaternium 24. Estes materiais estão disponíveis pela Amerchol Corporation, por exemplo, com o nome comercial de Polymer LM-200.
Outros polímeros de polissacarídeo catiônico apropriados incluem os éteres de celulose contendo nitrogênio quaternário (por exemplo, conforme descrito na patente US 3.962.418), e copolímeros de celulose eterificados e amido (por exemplo, conforme descrito na patente US 3.958.581).
Um tipo particularmente apropriado de polímero de polissacarídeo catiônico que pode ser utilizado é um derivado de goma guar catiônico, tal como o cloreto de hidroxipropiltrimetilamônio (disponível comercialmente pela Rhodia em sua série comercial JAGUAR). Os exemplos de tais materiais são o JAGUAR C13S, JAGUAR C14, JAGUAR C15 e JAGUAR C17.
As misturas de quaisquer dos polímeros catiônicos acima podem ser utilizadas.
O polímero catiônico estará, em geral, presente em uma composição de xampu da presente invenção em níveis de 0,01 a 5%, de preferência, de 0,05 a 1%, de maior preferência, de 0,08 a 0,5% em peso total do polímero catiônico com base no peso total da composição.
Agentes de Suspensão
De preferência, uma composição de xampu aquosa da presente invenção ainda compreende um agente de suspensão. Os agentes de suspensão apropriados são selecionados entre ácidos poliacrílicos, polímeros reticulados de ácido acrílico, copolímeros de ácido acrílico com um monômero hidrofóbico, copolímeros de monômeros contendo ácido carboxílico e ésteres de acrílico, copolímeros reticulados de ácido acrílico e ésteres de acrilato, gomas de heteropolissacarídeos e derivados de acila cristalinos de cadeia longa. O derivado de acila de cadeia longa é selecionado desejavelmente entre estearato de etilenoglicol, alcanolamidas de ácidos graxos que têm de 16 a 22 átomos de carbono, e as misturas destes. O diestearato de etilenoglicol e o diestearato de polietilenoglicol 3 são os derivados de acila de cadeia longa preferidos, uma vez que eles proporcionam um perolado à composição O ácido poliacrílico está comercialmente disponível como Carbopol 420, Carbopol 488 ou Carbopol 493. Os polímeros de ácido acrílico reticulados com um agente polifuncional, também podem ser usados, e eles estão comercialmente disponíveis como Carbopol 910, Carbopol 934, Carbopol 940, Carbopol 941 e Carbopol 980. Um exemplo de um copolímero apropriado de um ácido carboxílico que contém um monômero e ésteres de ácido acrílico é o Carbopol 1342. Todos os materiais de Carbopol (marca comercial) estão disponíveis pela Goodrich. Os polímeros reticulados apropriados de ácido acrílico e ésteres de acrilato são Pemulen TR1 ou Pemulen TR2. Uma goma de heteropolissacarídeo apropriada é a goma de xantana, por exemplo, aquela disponível como Kelzan mu.
As misturas de quaisquer dos agentes acima de suspensão podem ser utilizadas. É preferível uma mistura de polímero reticulado de ácido acrílico e derivado de acila de cadeia longa cristalina.
O agente de suspensão estará, em geral, presente em uma composição de xampu da presente invenção em níveis de 0,1 a 10%, de preferência, de 0,5 a 6%, de maior preferência, de 0,9 a 4% em peso total do agente de suspensão com base no peso total da composição.
Composições Condicionadoras
As composições condicionadoras irão compreender, tipicamente, um ou mais tensoativos de condicionamento catiônico que são cosmeticamente aceitáveis e apropriados para a aplicação tópica no cabelo.
De preferência, os tensoativos de condicionamento catiônico possuem a fórmula N+ (R1) (R2) (R3) (R4), em que R1, R2, R3 e R4 são independentemente alquila ou benzila (C1 a C30).
De preferência, um, dois ou três do R1, R2, R3 e R4 são independentemente alquila (C4 a C30) e o(s) outro(s) grupo(s) R1, R2, R3 e R4 é(são) independentemente alquila ou benzila (C1 a C6).
De preferência, um ou dois do R1, R2, R3 e R4 são independentemente alquila (C6 a C30) e os outros grupos R1, R2, R3 e R4 são os grupos alquila ou benzila (C1 a C6). Opcionalmente, os grupos alquila podem compreender um ou mais ligações ésteres (-OCO- ou -COO-) e/ou éter (-0-) dentro da cadeia alquila. Os grupos alquila podem, opcionalmente, ser substituídos por um ou mais grupos hidroxila. Os grupos alquila podem ser de cadeia linear ou ramificada e, para os grupos alquila possuindo 3 ou mais átomos de carbono, cíclicos. Os grupos alquila podem ser saturados ou podem conter uma ou mais ligações duplas carbono-carbono (por exemplo, oleíla). Os grupos alquila são opcionalmente etoxilados na cadeia alquila com um ou mais grupos etileneóxi.
Os tensoativos de condicionamento catiônico apropriados para a utilização em composições condicionadoras de acordo com a presente invenção incluem o cloreto de cetiltrimetilamônio, cloreto de beheniltrimetilamônio, cloreto de cetilpiridínio, cloreto de tetrametilamônio, cloreto de tetraetilamônio, cloreto de octiltrimetilamônio, cloreto de dodeciltrimetilamônio, cloreto de hexadeciltrimetilamônio, cloreto de octildimetilbenzilamônio, cloreto de decildimetilbenzilamônio, cloreto de stearildimetilbenzilamônio, cloreto de didodecildimetilamônio, cloreto de dioctadecildimetilamônio, cloreto de sebotrimetilamônio, cloreto de sebo di- hidrogenado de dimetil amônio (por exemplo, Arquad 2HT/75 da Akzo Nobel), cloreto de cocotrimetilamônio, PEG-2-oleamônio e seus hidróxidos correspondentes. Ainda, os tensoativos catiônicos apropriados incluem os materiais que possuem as designações CTFA de Quatérnio-5, Quatérnio-31 e Quaternium-18. Asmisturas de quaisquer dos seguintes materiais também podem ser apropriadas. Um tensoativo catiônico particularmente útil para a utilização nos condicionadores de acordo com a presente invenção é o cloreto de cetiltrimetilamônio, disponível comercialmente, por exemplo, como Genamin CTAC, antiga Hoechst Celanese. Outro tensoativo catiônico particularmente útil para a utilização nos condicionadores de acordo com a presente invenção é o cloreto de beheniltrimetilamônio, disponível comercialmente, por exemplo, como Genamin KDMP, antiga Clariant.
Outro exemplo de uma classe de tensoativos condicionadores catiônicos apropriados para a utilização na presente invenção, sozinho ou em uma mistura com um ou mais tensoativos de condicionamento catiônico, é uma combinação de (i) e (ii) abaixo:
(i) um amidoamina correspondente à fórmula geral (I):
<formula>formula see original document page 18</formula>
em que R1 é uma cadeia de hidrocarbila possuindo 10 ou mais átomos de carbono,
- R2 e R3 são independentemente selecionados a partir das cadeias de hidrocarbila de 1 a 10 átomos de carbono, e
- m é um número inteiro de 1 a até 10; e (ii) um ácido.
Conforme utilizado no presente, o termo cadeia de hidrocarbila significa uma cadeia de alquila ou alquenila.
Os compostos de amidoamina preferidos são aqueles correspondentes à fórmula (I) em que
R1 é um resíduo de hidrocarbila possuindo de cerca de 11 a cerca de 24 átomos de carbono,
R2 e R3 são cada um independentemente resíduos de hidrocarbila, de preferência, grupo alquila, possuindo de 1 a cerca de 4 átomos de carbono, e
m é um número inteiro de 1 a cerca de 4.
De preferência, R2 e R3 são grupos metila ou etila.
De preferência, m é 2 ou 3, isto é, um grupo etileno ou propileno.
As amidoaminas preferidas úteis no presente incluem
estearamidoetildietilamina, estearamidopropildietilamine,
estearamidopropildimetilamina, estearamidoetildimetilamina,
palmitamidopropildimetilamina, palmitamidopropildietilamina,
palmitamidoetildietilamina, palmitamidoetildimetilamina, behenamidopropildimetilamina, behenamidopropildietilmina, behenamidoetildietilamina, behenamidoetildimetilamina, araquidamidopropildimetilamina, araquidamidopropildietilamina, araquidamidoetildietilamina, araquidamidoetildimetilamina e suas misturas.
As amidoaminas particularmente preferidas úteis no presente são a estearamidopropildimetilamina, estearamidoetildietilamina e suas misturas.
As amidoaminas disponíveis comercialmente úteis no presente incluem: estearamidopropildimetilamina com os nomes comerciais de Lexamine S-13 disponível pela Inolex (Philadelphia Pennsylvania, EUA) e Amidoamine MSP disponível pela Nikko (Tokyo, Japão), estearamidoetildietilamina com o nome comercial de Amidoamine S, disponível pela Nikko, behenamidopropildimetilamina com o nome comercial de Incromine BB disponível pela Croda (North Humberside1 Inglaterra), e diversas amidoaminas com os nomes comerciais da série Schercodine disponível pela Scher (Clifton Nova Jersey1 EUA).
O ácido (ii) pode ser qualquer ácido orgânico ou inorgânico que é capaz de protonar a amidoamina na composição de tratamento capilar. Os ácidos apropriados úteis no presente incluem o ácido acético, ácido tartárico, ácido fumárico, ácido láctico, ácido málico, ácido succínico e suas misturas. De preferência, o ácido é selecionado a partir do grupo que consiste em ácido acético, ácido tartárico, ácido clorídrico, ácido fumárico e suas misturas.
O papel principal do ácido é protonar a amidoamina na composição de tratamento capilar, formando, deste modo, um sal de amina terciária (TAS) in situ na composição de tratamento capilar. O TAS na prática é um tensoativo catiônico de amônio pseudo quaternário ou amônio quaternário não permanente.
Adequadamente, o ácido está incluído em uma quantidade suficiente para protonar todo o amidoamina presente, isto é, em um nível que é pelo menos equimolar à quantidade de amidoamina presente na composição.
Nos condicionadores da presente invenção, o nível de tensoativo condicionante catiônico irá variar, em geral, de 0,01 a 10%, de maior preferência, de 0,05 a 7,5%, de maior preferência, de 0,1 a 5% em peso total do tensoativo de condicionamento catiônico com base no peso total da composição.
Os condicionadores da presente invenção irão, tipicamente, também incorporar um álcool graxo. Acredita-se que o uso combinado de álcoois graxos e tensoativos catiônicos nas composições condicionantes seja especificamente vantajoso, porque isto leva à formação da fase lamelar, em que o tensoativo catiônico está disperso.
Os álcoois graxos representativos compreendem de 8 a 22 átomos de carbono, de maior preferência, de 16 a 22. Os álcoois graxos são tipicamente compostos contendo grupos alquila de cadeia linear. Os Exemplos de álcoois graxos apropriados incluem o álcool cetílico, álcool estearílico e suas misturas. O uso destes materiais também é vantajoso em que eles contribuem para as propriedades de condicionamento gerais das composições da presente invenção.
O nível de álcool graxo nos condicionadores da presente invenção irá variar, em geral, de 0,01 a 10%, de preferência, de 0,1 a 8%, de maior preferência, de 0,2 a 7%, de maior preferência, de 0,3 a 6% em peso da composição. A proporção em peso do tensoativo catiônico do álcool graxo é adequadamente de 1:1 a 1:10, de preferência, de 1:1,5 a 1:8, de maior preferência, de 1:2 a 1:5. Se a proporção em peso do tensoativo catiônico para o álcool graxo fórmula muito alta, isto pode levar a irritação dos olhos pela composição. Se ela for muito baixa, pode fazer o cabelo ficar rangente para alguns consumidores. Óleos e Loções Capilares
As composições da presente invenção podem assumir adequadamente a forma de um óleo capilar, para o uso na pré-lavagem ou na pós-lavagem. Tipicamente, os óleos capilares irão compreender, predominantemente, materiais condicionante oleosos insolúveis em água, tais como os triglicerídeos, óleo mineral e suas misturas.
As composições da presente invenção também podem assumir a forma de uma loção capilar, tipicamente, para a utilização entre as lavagens. As loções são emulsões aquosas que compreendem materiais condicionantes oleosos insolúveis em água. Os tensoativos apropriados também podem ser incluídos nas loções para melhorar sua estabilidade para a separação de fases.
Agentes de Condicionamento de Silicone
As composições de tratamento capilar de acordo com a presente invenção, particularmente os xampus com base em água e os condicionadores capilares, irão, de preferência, conter um ou mais agentes de condicionamento de silicone.
Os agentes de condicionamento de silicone particularmente preferidos são as emulsões de silicone, tais como aquelas formadas a partir de silicones, tais como os polidiorganosiloxanos, em particular, os polidimetilsiloxanos que possuem a designação CTFA de dimeticona, os siloxanos de polidimetil possuindo grupos finais de hidroxila, que possuem a designação CTFA de dimeticonol, e os siloxanos de polidimetil amino- funcionais, que possuem a designação CTFA de amodimeticona.
As gotículas de emulsão podem, tipicamente, possuir um diâmetro da gotícula médio de Sauter (D32) na composição da presente invenção variando de 0,01 a 20 pm, de maior preferência, de 0,2 a 10 pm.
Um método apropriado para a medida do diâmetro da gotícula médio de Sauter (D32) é por difusão da luz laser utilizando um instrumento, tal como um Malvern Mastersizer.
As emulsões de silicone apropriadas para a utilização nas composições da presente invenção estão disponíveis a partir dos fornecedores de silicones, tal como a Dow Corning e a GE Silicones. A utilização de tais emulsões de silicone pré-formadas é preferida para facilitar o processamento e controlar o tamanho da partícula de silicone. Tais emulsões de silicone pré- formadas irão, tipicamente, compreende em adição um emulsificante apropriado, tal como um emulsificante não iônico ou aniônico, ou uma misturas dos mesmos, e podem ser preparadas por um processo de emulsificação química, tal como a polimerização da emulsão, ou pela emulsificação mecânica utilizando um misturador de alto cisalhamento. As emulsões de silicone pré- formadas possuindo um diâmetro da gotícula médio de Sauter (D3 2) inferior a 0,15 pm são geralmente denominadas microemulsões.
Os exemplos de emulsões de silicone pré-formadas apropriadas incluem as emulsões DC2-1766, DC2-1784, DC-1785, DC-1786, DC-1788 e microemulsões DC2-1865 e DC2-1870, todas disponíveis pela Dow Corning. Essas são todas as emulsões/ microemulsões do dimeticonol. Também são apropriadas as emulsões de amodimeticona, tal como DC2-8177 e DC939 (da Dow Corning) e SME253 (da GE Silicones).
Também são apropriadas as emulsões de silicone em que certos tipos de copolímeros em bloco tensoativos de um peso molecular elevado foram misturados com as gotículas da emulsão de silicone, conforme descrito, por exemplo, no documento WO 03/094874. Em tais materiais, as gotículas da emulsão de silicone são, de preferência, formadas a partir do polidiorganossiloxanos, tais como aqueles descritos acima. Uma forma preferida do copolímero em bloco tensoativo é de acordo com a fórmula seguinte:
HO(CH2CH2O)x(CH(CH3)CH2O)y(CH2CH2O)xH em que o valor médio de χ é 4 ou mais e o valor médio de y é 25 ou mais.
Outra forma preferida do copolímero em bloco tensoativo é de acordo com a fórmula seguinte: (HO (CH2CH2O)a (CH(CH3)CH20)b)2-N-CH2-CH2-N ((OCH2CH(CH3))b
(OCH2CH2)a OH)2 em que o valor médio de a é 2 ou mais e o valor médio de b é 6 ou mais.
As misturas de quaisquer das emulsões de silicone descritas acima também podem ser utilizadas.
As emulsões de silicone descritas acima estarão, em geral, presentes em uma composição da presente invenção em níveis de 0,05 a 10%, de preferência, de 0,05 a 5%, de maior preferência, de 0,5 a 2% em peso total de silicone com base no peso total da composição.
Outros Ingredientes Opcionais A composição da presente invenção pode conter outros ingredientes para melhorar o desempenho e/ou a aceitabilidade do consumidor. Tais ingredientes incluem fragrância, corantes e pigmentos, agentes de ajuste do pH, perolizantes e opacificantes, modificadores da viscosidade e conservantes e antimicrobianos. Cada um destes ingredientes estará presente em uma quantidade eficaz para atingir seu propósito. Em geral, estes ingredientes opcionais estão incluídos individualmente em um nível de até 5% em peso da composição total.
Modo de Uso
As composições de tratamento capilar da presente invenção são destinadas principalmente para a aplicação tópica no cabelo e/ou couro cabeludo do indivíduo humano, por composições de enxágüe ou Ieave on, para o tratamento do cabelo seco, danificado e/ou rebelde.
A presente invenção será ainda ilustrada pelo seguinte Exemplo não limitante, em que todas as porcentagens cotadas estão em peso com base no peso total, salvo indicações em contrário.
Exemplos
As formulações foram preparadas possuindo os ingredientes conforme mostrados na seguinte Tabela 1: Tabela 1
<table>table see original document page 24</column></row><table>
A formulação do Exemplo 1 foi comparada com a formulação controle com relação a uma série de atributos de desempenho, utilizando uma metodologia de classificação sensorial.
Tranças de cabelo chinês branqueadas e coloridas foram tratadas com a formulação do Exemplo 1 e a formulação controle, respectivamente.
Foi requisitado a 12 jurados que avaliassem as tranças de cabelo tratados. As tranças tratadas com a formulação do Exemplo 1 foram classificadas pelos jurados com relação às tranças tratadas com a formulação controle, com relação a quatro atributos sensoriais: "não rangente durante o enxágüe", alinhamento da ponta, retenção do formato durante a noite e "o cabelo não armou". Dos dados sensoriais foram analisados utilizando um Friedman1 s bidirecional ANOVA para as classificações.
Os resultados (classificação para cada formulação testada) são mostrados na seguinte Tabela 2:
Tabela 2
<table>table see original document page 25</column></row><table>
A direção da classificação do atributo sensorial é conforme segue:
- "Não rangente durante o enxágüe": maior classificação é melhor;
- Alinhamento da ponta: maior classificação é melhor;
- Retenção do formato durante a noite: maior classificação é melhor;
- "Cabelo não armou": maior classificação é melhor.
Os resultados mostram que, comparado ao controle, a formulação do Exemplo 1 desempenha significativamente (> 90%) melhor no "não rangente durante o enxágüe", significativamente (> 95%) melhor no alinhamento das pontas, significativamente (> 95%), melhor na retenção do formato durante a noite e significativamente (> 90%), melhor no "cabelo não armou".

Claims (7)

1. COMPOSIÇÃO PARA O TRATAMENTO CAPILAR, caracterizada pelo fato de que compreende uma combinação de monossacarídeo, aminoácido alifático e aminoácido básico.
2. COMPOSIÇÃO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o açúcar é uma aldohexose.
3. COMPOSIÇÃO, de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que a aldohexose é uma galactose.
4. COMPOSIÇÃO, de acordo com uma das reivindicações 1 a -3, caracterizada pelo fato de que o aminoácido alifático possui a fórmula geral: <formula>formula see original document page 26</formula> em que R1 é hidrogênio ou um grupo alquila possuindo um comprimento de cadeia alquila de 1 a 20 átomos de carbono, e R2 é hidrogênio ou um grupo alquila possuindo de 1 a 4 átomos de carbono.
5. COMPOSIÇÃO, de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelo fato de que o aminoácido alifático é N-metilglicina.
6. COMPOSIÇÃO, de acordo com uma das reivindicações 1 a -5,caracterizada pelo fato de que o aminoácido básico é a arginina.
7. COMPOSIÇÃO, de acordo com uma das reivindicações 1 a -6,caracterizada pelo fato de que está na forma de um xampu, um condicionador pós-lavagem (Ieave in ou enxágüe), um óleo capilar ou uma loção capilar.
BRPI0620698-0A 2005-12-16 2006-12-07 composição para o tratamento capilar BRPI0620698A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP05257770.7 2005-12-16
EP05257770 2005-12-16
PCT/EP2006/011815 WO2007068400A1 (en) 2005-12-16 2006-12-07 Hair treatment compositions

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0620698A2 true BRPI0620698A2 (pt) 2011-11-22

Family

ID=36273541

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0620698-0A BRPI0620698A2 (pt) 2005-12-16 2006-12-07 composição para o tratamento capilar

Country Status (11)

Country Link
US (1) US8197798B2 (pt)
EP (1) EP1959918B1 (pt)
JP (1) JP2009519272A (pt)
CN (2) CN101370471A (pt)
AT (1) ATE472316T1 (pt)
BR (1) BRPI0620698A2 (pt)
CA (1) CA2633822A1 (pt)
DE (1) DE602006015230D1 (pt)
ES (1) ES2345671T3 (pt)
RU (1) RU2409344C2 (pt)
WO (1) WO2007068400A1 (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP4837543B2 (ja) * 2005-12-21 2011-12-14 ホーユー株式会社 染色された繊維の色調安定化方法
JP4837544B2 (ja) * 2005-12-21 2011-12-14 ホーユー株式会社 脱染後の染色処理又は脱色処理における染色性又は脱色性の低下抑制方法及び繊維処理剤組成物
WO2010064203A1 (en) 2008-12-02 2010-06-10 L'oreal Combination of reduced glutathione and amino acids for improving the quality of the hair in women
US10617615B2 (en) 2013-11-21 2020-04-14 Conopco, Inc. Method of treating hair
EP3071297B1 (en) 2013-11-21 2019-01-02 Unilever Plc. Method of shaping hair
FR3101775A1 (fr) * 2019-10-15 2021-04-16 Basf Beauty Care Solutions France Sas Nouvelle utilisation cosmétique de la N-méthylglycine pour augmenter la diversité de la flore microbienne cutanée

Family Cites Families (25)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE2824025B2 (de) * 1978-06-01 1981-04-16 Henkel KGaA, 4000 Düsseldorf Verwendung von Glucose zur Verbesserung der Struktur und der Naßkämmbarkeit von Haaren
US4412943A (en) * 1981-02-23 1983-11-01 Kao Soap Co., Ltd. Liquid detergent composition
JPS60218309A (ja) * 1984-04-16 1985-11-01 Nippon Oil & Fats Co Ltd パ−ル状ヘア−リンス
JPH06279227A (ja) 1993-02-01 1994-10-04 Ichimaru Pharcos Co Ltd 皮膚外用製剤及び化粧料
JP3205425B2 (ja) 1993-04-02 2001-09-04 一丸ファルコス株式会社 毛髪化粧料
US6156295A (en) 1994-05-10 2000-12-05 Neutrogena Corporation Heat-safe hair preparation and method of using same
US6013250A (en) * 1995-06-28 2000-01-11 L'oreal S. A. Composition for treating hair against chemical and photo damage
JPH0977650A (ja) * 1995-09-14 1997-03-25 Ajinomoto Co Inc 化粧料
GB9704050D0 (en) 1997-02-27 1997-04-16 Unilever Plc Hair treatment composition
DE19740285A1 (de) * 1997-09-13 1999-03-18 Henkel Kgaa Splißregenerierende Haarbehandlungsmittel
GB9807271D0 (en) * 1998-04-03 1998-06-03 Unilever Plc Hair treatment compositions
GB9811754D0 (en) * 1998-06-01 1998-07-29 Unilever Plc Hair treatment compositions
GB9820631D0 (en) 1998-09-22 1998-11-18 Unilever Plc Hair treatment composition, method and use
JP3441387B2 (ja) * 1998-12-18 2003-09-02 カネボウ株式会社 保湿剤及び皮膚化粧料並びに入浴剤
GB9912085D0 (en) * 1999-05-24 1999-07-21 Unilever Plc Use of amino acids in hair treatment
US20020119174A1 (en) * 2000-07-26 2002-08-29 Gardlik John Michael Compositions useful for regulating hair growth containing metal complexes of oxidized carbohydrates
AU2001287674A1 (en) 2000-08-23 2002-03-04 Unilever Plc Hair treatment compositions
WO2003045340A1 (en) 2001-11-27 2003-06-05 Unilever Plc Hair treatment compositions
WO2004006874A1 (en) 2002-07-10 2004-01-22 Unilever N.V. Hair treatment compositions
US20060073109A1 (en) 2002-12-13 2006-04-06 Cornwell Paul A Hair treatment compositions
WO2004054525A1 (en) 2002-12-13 2004-07-01 Unilever Plc Hair treatment compositions
US20040234489A1 (en) * 2003-03-25 2004-11-25 L'oreal S.A. Use of a particular carboxylic acid or salts thereof as agents for conditioning keratin materials
EP1466592A1 (en) 2003-04-07 2004-10-13 Kao Corporation Cleansing compositions
BRPI0508807A (pt) 2004-04-07 2007-09-25 Unilever Nv composição de tratamento capilar, uso de uma composição e método de tratamento de cabelo
JP4727654B2 (ja) 2004-04-07 2011-07-20 ユニリーバー・ナームローゼ・ベンノートシヤープ 二糖、二酸及びアンモニウムイオンの源を含むヘアトリートメント組成物

Also Published As

Publication number Publication date
EP1959918B1 (en) 2010-06-30
EP1959918A1 (en) 2008-08-27
US20100284952A1 (en) 2010-11-11
CA2633822A1 (en) 2007-06-21
ATE472316T1 (de) 2010-07-15
US8197798B2 (en) 2012-06-12
RU2409344C2 (ru) 2011-01-20
CN101370471A (zh) 2009-02-18
DE602006015230D1 (de) 2010-08-12
JP2009519272A (ja) 2009-05-14
WO2007068400A1 (en) 2007-06-21
ES2345671T3 (es) 2010-09-29
CN102871861A (zh) 2013-01-16
RU2008129099A (ru) 2010-01-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
AU2006326361B2 (en) Hair treatment compositions
JP6942635B2 (ja) ヘアトリートメント組成物
US20090232759A1 (en) Hair Treatment Compositions
US11369555B2 (en) Hair treatment compositions
US11547647B2 (en) Hair compositions for damage treatment
BRPI0816038B1 (pt) composição de tratamento de cabelos
EP3522860B1 (en) Hair treatment composition
US8197798B2 (en) Hair treatment compositions
KR20090071646A (ko) 헤어 트리트먼트 조성물
US20100291017A1 (en) Hair Treatment Compositions
WO2021069533A1 (en) Hair treatment compositions
MX2008007764A (en) Hair treatment compositions

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]

Free format text: INDEFIRO O PEDIDO DE ACORDO COM OS ARTIGOS 8O, 11, 13, 24 E 25 DA LPI.

B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]

Free format text: MANTIDO O INDEFERIMENTO UMA VEZ QUE NAO FOI APRESENTADO RECURSO DENTRO DO PRAZO LEGAL.