BRPI0507293B1 - Processo para a preparação de dinitrotolueno - Google Patents

Processo para a preparação de dinitrotolueno Download PDF

Info

Publication number
BRPI0507293B1
BRPI0507293B1 BRPI0507293-0A BRPI0507293A BRPI0507293B1 BR PI0507293 B1 BRPI0507293 B1 BR PI0507293B1 BR PI0507293 A BRPI0507293 A BR PI0507293A BR PI0507293 B1 BRPI0507293 B1 BR PI0507293B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
stage
acid
mnt
process according
toluene
Prior art date
Application number
BRPI0507293-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Johannes Buettner
Wolfgang Mackenroth
Juergen Gebauer
Heinrich Hermann
Peter Konieczny
Original Assignee
Basf Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Basf Ag filed Critical Basf Ag
Publication of BRPI0507293A publication Critical patent/BRPI0507293A/pt
Publication of BRPI0507293B1 publication Critical patent/BRPI0507293B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07CACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
    • C07C201/00Preparation of esters of nitric or nitrous acid or of compounds containing nitro or nitroso groups bound to a carbon skeleton
    • C07C201/06Preparation of nitro compounds
    • C07C201/08Preparation of nitro compounds by substitution of hydrogen atoms by nitro groups
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07CACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
    • C07C201/00Preparation of esters of nitric or nitrous acid or of compounds containing nitro or nitroso groups bound to a carbon skeleton
    • C07C201/06Preparation of nitro compounds
    • C07C201/14Preparation of nitro compounds by formation of nitro groups together with reactions not involving the formation of nitro groups
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07CACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
    • C07C205/00Compounds containing nitro groups bound to a carbon skeleton
    • C07C205/06Compounds containing nitro groups bound to a carbon skeleton having nitro groups bound to carbon atoms of six-membered aromatic rings

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)

Description

..processo para a PREPARAÇÃO DE DINITROTOLUENO” a invenção refere-se a um processo para a preparaçao de dinitrotolueno (DNT) por nitração de tolueno com ácido niirieo na presença de ácido sulfúrico em dois estágios em contracorrente. o dinitrotolueno (DNT) é um intermediário para a preparaç de diisocianato de tolueno (TDI), juntamente com o diisocianato de metileno (MDI) o mais importante precursor para a preparação de poliuretano, A nitração de tolueno a DNT é efetuada, como descrito, por i H Hermann J Gebauer, P. Konieczny, Industrial Nitração of exemplo, em H. Herman , „ 234-249 1996 ed.
Tolueno to Dinitrotolueno in ASC Symposium, ser.es 623,234 249, 99 ,F Albright R.V.C. Carr, RJ. Schmitt, predominantemente usando-s isotermicamente o ácido nitrico na presença de ácido sulfúrico (ácido misto) c„mo o catalisador em dois estágios continuamente em contracorrente em um COm · „ nnp no estágio da mtraçao de a fnqes de uma maneira tal que, no esu^m u " a mononitrotolueno (MNT) (estágio MNT), o ácido descartado obtido proveniente do estágio do DNT é concentrado com ácido nitnco e — com o tolueno, as fases são separadas após a conversão do tolueno a MN MNT é reagido em um segundo estágio (estágio do DNT) com ac,do n, nco na oresença de ácido sulfúrico para fornecer o DNT. O ácido descartado proveniente da nitração do pnmeiro estágio que tem um teor de ácido sulfúrico de pelo menos desde 70 ate 71% um teor residual de ácido nitnco de desde 0,1 ate 0,5 A
desde 0 4 até 1,5% em peso, apresentado como ácido mtroso (HN02), MNT ainda dissolvido de desde aproximadamente 0,2 até 0,45% e um teor max, 5 I ta de desde 26,6 até 29,3%, é alimentado a uma purificação antes da reutilização, ta, como rec,Cagem para o processo de nitração depois da concentração. ^ ^ ^ ^ a,ém ^ traços de ,0iueno na faixa de desde 0,1 até 0,3% em peso, ainda compreende ácido nitrico, dióxido de nitrogênio ÍNO 1 nitrocresóis e o DNT ainda dissolvido no ácido descartado proveniente » do segundo estágio é introduzido no estágio de DNT e ali reagido totalmente com uma mistura nova de ácido nitrico e ácido sulftinco para Lecer o DNT de uma maneira que seja obtido o DNT de aco^o com z ... -. - · · - “,,s7 «-». ~ vht ~ —■ ■» τ.Γ- - u, ácido sulfürico de desde aproximadamente 78,0 ate 79,0 ρΓΓΖΐ ácido nitrico de desde aproximadamente 1 até 15% e nttrose ——— "““Ztr; 1,5%, é, depois da concentração com ac.do mtnco novo, MNT como ácido misto para nitração.
o ácido sulfürico usado para a nitração de MNT a DNT , ■ An MNT em uma planta de reconcentraçao. CStaê’ A1 dei processo padronizado de nitração isotérmrca * , . 0). a EP 903 336 também propõe a realizaçao da —Γ—~ —- -4cido mist0 em três estágl0S mtraÇ nu dois estágios de uma maneira tal que, como adi^aticameme em - ^ ^ ^ ^ o calor de reaçSo proveniente descrito na b , DNT como descrito ■ - tolueno a DNT, ou somente do estagio do DN1 como α 15 da:n;°6 571 é Utilizado para remover a água da reação proveniente da l!ção e a água introduzida no ácido descartado pelo ácido nitrico. Mem US 5 948 944 e a US 2 362 743 propõem a mtraçao de to ueno a ^lSS°’ a ■ rpíicao e evitando assim o uso de somente em ácido nitrico como o meio da reaç ácido sulfúrico.
Em todos os processos para a preparação de DNT por nitração do tolueno, é um pré-requisito para o controle econômico do processo que o meio da reação, por exemplo, o ácido sulfúrico ou o ácido nítrico, seja processado de novo de uma maneira tal que ele possa ser reutilizado como o meio da reação no processo de nitração, como descrito, por exemplo, na EP 155 586 e na US 5.275.701. É crucial para a seleção de um processo de nitração, também por razões de poluição ambiental, que as perdas de ácidos, tanto de acido sulfúrico como de ácido nítrico, como um resultado de reações colaterais sejam tão pequenas quanto possível.
Uma maneira pela qual este objetivo é tipicamente atingido é que a água é removida do ácido sulfúrico descartado da nitração a MNT depois de uma remoção dos produtos nitroaromáticos ainda dissolvidos cujo teor, dependendo da razão de MNT/DNT no ácido descartado e a concentração de ácido sulfúrico no ácido descartado, é desde 0,15 até 0,45%, proveniente do ácido nítrico e da nitrose em um processo simples a multiestágio até uma concentração de ácido sulfúnco que permita que este ácido sulfúrico concentrado seja reciclado para o estágio de nitração de DNT como ácido novo que tem uma concentração de desde 88 até 94% de acido sulfúrico ou, depois de uma concentração adicional em um estagio de superconcentração até desde 94 até 98% de ácido sulfúrico, como descrito, por exemplo, na EP 155 586.
Para minimizar as perdas de ácido nítrico que não são convertidas ao produto final, como descrito, por exemplo, na EP 0 736 514, o ácido nítrico proveniente da lavagem do DNT bruto, como um ácido fraco que tem um teor total de ácido de desde 23,73 até 40% de ácido total, juntamente com o ácido nítrico proveniente da lavagem do gás de saída e da extração do ácido descartado, é reciclado para a nitração diretamente ou depois da concentração. Além da melhoria no rendimento de DNT baseado no ácido nítrico usado até acima de 98%, isto reduz simultaneamente substancialmente a poluição com nitrato da água de rejeito.
Quando for usado o ácido sulfúrico semiconcentrado proveniente da nitração do tolueno a MNT para a preparação de DNT, não há necessidade de se remover totalmente todas as impurezas provenientes da nitração do ácido sulfúrico semiconcentrado antes da reciclagem para a nitração.
Isto toma possível trabalhar até mesmo com pequenos graus de processamento, por exemplo, desde 88 até 94% de ácido sulfurico que compreenda ainda traços DNT e nitrose, sem que a qualidade do produto seja afetada adversamente. Isto permite que os custos da concentração do ácido sulfúrico sejam mantidos baixos, pois a superconcentração onerosa e inconveniente pode ser dispensada.
Além disso da circulação fechada de ácido sulfúrico no processo com um consume mínimo de ácido sulfúrico e uma conversão do ácido nítrico usado de mais do que 98% ao produto, são adicionalmente necessárias outras medidas técnicas onerosas e inconvenientes para uma planta moderna para preparar continuamente o DNT isotermicamente partindo de tolueno em dois estágios em contracorrente, para que se possa realizar a “nitração controlada”.
Desse modo, é necessário evitar estados de operação não definidos durante a nitração e assim evitar a ocorrência de uma nitração “descontrolada”, associada a grande liberação de calor, o que pode levar a uma explosão em um caso extremo. Esta lista de requisitos se aplica em particular quando o tolueno altamente reativo ainda estiver presente na mistura da reação.
Isto é tipicamente conseguido por a) processamento em contracorrente em dois estágios definidos ■ , ta, eme somente o tolueno é convertido a MNT no estágio do "ullse um ácido nitrante* ΓΙ1— Γοί“Γ período dl «empo de residência e o MNT é totalmente H O DNT no estágio de DNT de acordo com o relatono descritivo, convertido ao DNT no.^ ^ ^ ^ . nltraçã0 apenas no ácido descartado a uma concentração muito baixa de ácido suUáríco e de actdo nítriC°’ c) a mistura bifásica de nitração estando sempre presente no reat°rCOm0Tot"p—edamtraçãoedam.sturaçãode ácidos mistos concentrados á mistura da é somente possive, quando, ass.m amistm damtração além do produto a ser nitrado, ta.s como tolueno e MN1, 7,77“"T| ” ■ , da reação sendo tão baixa quanto possível nos reatores md.v.duats, mistura da reaçao ^ ^ ^ — ^ ^ ^ ^ separadas fase orgânica e fase ácida na presença de excesso de áctdo nitrreo quan o , apenas pequenas quantidades, se houver, do produto a ser mtrado eshverem ■ a ser totalmente convertido (tolueno, MNT) que é separado apenas preCl · ' An fia nitração for 0 ou tão baixo que o , calor ^reação hberado em uma mtração estados não definidos de operação tais como decompos.çao, hberaçao g etC' Esta lista de requisitos se aplica em particular quando o tolueno não converttdo ainda est.ver presente na mistura da reaçao.
Uma nitração controlada satisfaz estes requisitos de segurança quando uma separação de fase da mistura da nitração for realizada somente quando não estiver mais presente o produto a ser nitrado por mais tempo na fase orgânica em questão no estágio em particular da nitração (tolueno no estágio do MNT e MNT no estágio do DNT) e o teor de ácido nitrico seja tão baixo quanto possível.
Nos processos industriais existentes, a separação de fase é tipicamente efetuada no estágio do MNT quando foram convertidos mais do que 99,5% do tolueno, descrito, por exemplo, na EP 903 336, na US 3,092,671 e na EP 066 202, correspondente a um teor de tolueno de desde aproximadamente 0,1 até 0,5%, ver, por exemplo, H. Hermann, J. Gebauer, P.
Konieczny, Industrial Nitration of Toluene to Dinitrotoluene in ASC
Symposium, series 623, 234-249, 1996 ed. L.F. Albright, R.V.C. Carr, R.J.
Schmitt, Tab. II.
Naquele caso, o teor de ácido nitrico no ácido descartado do MNT é tipicamente desde aproximadamente 0,4 até 1,0% de acido mtnco.
Sob estas condições, não é mais possível a nitração na fase orgânica para a falta de tolueno. Todo o calor de reação que surge da conversão do tolueno a MNT foi removido em uma maneira definida sob as condiçoes de uma nitração controlada.
Ao contrário, quando ainda estiver presente um teor de tolueno, que pode ser notado, no MNT no estágio do MNT, por exemplo, de desde 3,5 até 5% no MNT, a separação de fase não é realizada até que nao haja mais algum ácido nitrico no ácido descartado por ocasião da separaçao de fase, porém, ao contrário, ele tinha sido completamente consumido antes da separação de fase; ver a US 2.947.791.
Além destes processos industriais contínuos com condições definidas por estágio do processo, PL 126 069 propõe a preparação de uma mistura de MNT/DNT logo no estágio do MNT e somente quando se realize a separação de fase para converter tota,mente o MNT restante na mistura de MNT/DNT no estágio do DNT. Sob estas condtções com o M substancialmente menos reativo em uma mistura com DNT e na P'esença um ácido descartado que tenha uma concentração de aci o su une ^ permita apenas uma conversão lenta de MNT a DNT, o risco de reações descontroladas é substancialmente reduzido.
Para que se consiga uma conversão seletiva substancialmente completa do tolueno no estágio do MNT, a concentração de ácido sulfurico no ácido de nitração e a temperatura da reação nos processos indusmtats existentes são selecionadas de uma maneira tal que apenas e forma o o porém uma ocorre outra reação para fomecer o DNT muito lentamente, se e que ocorre. ^ procediInento em dois estágios com conversão seletiva do tolueno a MNT a uma temperatura da reação de preferência * «·£* 45 .C, um ácido descartado que tenha de preferenca desde. * «7“ * ácido sulfurico e um teor de ácido nitnco prefenvelmente de desde 0,3 m o 7% no estágio do MNT e, no estágio do DNT, a uma temperatura da reaçao de preferivelmente desde 60 até 70 °C, um ácido descartado com preferivelmente desde 80 até 82% de ácido sulfurico (com o DNT disso v, o no ácido descartado do DNT) e um teor de ácido nítrico de preferencta de desde 1 0 até 1,5% no estágio do DNT oferece a vantagem de que os parcetros - ar, nítrico no estágio do MNT ou o ácido nítrico e da reação, o tolueno e o actdo nitnco, no estagio o ácido sulfúnco, no estágio do DNT, podem ser adicionado estequiometricamente por simples medição sob o controle de massa e nao a 5 necessidade de controle analítico oneroso e inconveniente a mis u reação durante a nitração nos estágios individuais, como é necessanc, qu» uma nitração mista para fomecer misturas de MNT/DNT for efetuada no estágio do MNT com concentraçêes de ácido sulfdnco no “—do MNT com o qual já seja possível uma notável conversão do MNT DNT nresenca de tolueno nao convertido. P 9 - celetiva de tolueno no estagio do Para esta conversão total seletiva ae ιυ MNT ou de MNT no estágio do DNT na nitração isotemuca continua e nNT em dois estágios em contracorrente, é costume.ro que se exemplo, a US 3. ■ _ nitração industrial de tolueno a MNT em 2 947 791 propõem a realizaçao da n ç .
Jbatel de tanque agitado de dois a quatro estágtos e — *a realização da conversão de MNT a DNT em uma ba.ena de tanque ag. a dois a quatro em ^ com os ácidos de nitração • a - nnenas é conseguida uma conversão do tolueno no estagio apropriados, nao está De acordo com d0 MNT de mais do que 99,5 /„ mas tamb < o 1% TNT < 0,1%) a as especificações necessárias para a pureza (MNT < 0,1/», _ Z 4.—“ * ““ “ ~r É um objetivo da invenção simplificar ainda mais o processo - de DNT especialmente em relação ao numero de nümero de reatores usa^o ^ é possível realizar a nitração isotérmica do tolueno a DNT, partindo de condições de n.traçao da 9 · tai nne no estágio do MNT por ocasiao da técnica anterior, de uma maneira tal que, no estag MNT e separação de fase, ainda haja um elevado teor de tolueno no MNT P , * t _ de ácido nítrico no acido para 5 simultaneamente também ainda um ^ • - sem a ocorrência de estados indefinidos de operaçao com s, desde que a separação de fase do MNT proveniente do ácido descartado seja efetuado de uma maneira ta que reação adicional do tolueno com o ácido nítrico seja confiavelmente evita . A invenção assim fornece um processo para a preparação de •-“TSS"--*---··-·· „e„i» ,« ~P~* " ^ <-««“» - -™1· - fmntcer o dinw do produto da reaçSo da dcp* c) p™ fa“ ,d. dd^d*. « «,·«— = - ’ “'“t; d. ·> ~ - ~* “d-'u ■-'"* tm qud o prc' a desde 0 5 até 8% em pe50, em particular dccde 3,5 ate * p~d. « ««..»·"" “■ “ - ,· , 2»/ em peso baseado na fase aquosa e a separação de fase na etapa efctlad^ deuma maneira tal que seja evitada uma reação adicional como ácidomtnco.^ ^ m particular, ser evitada por uma separação rápida e eficaz da fase orgânica e da fase ^ P ' pi exemplo por meio de separadores dinâmicos. t*.- d. »■» »* » —- "”'""«”1.. d» «*■ W · «■ - *"* * processamento e concentração, podem ser reutilizadas na etapa a) e na etapa Pc) A concentração é npicamente efetuada por remoça^ da a · 1 mente por meio de destilação. Depois da concentração, o actdo Xco de preferência tem uma concentração na faixa de entre 85 e 96%. A temperatura do estágto a) está de preferência na faixa de „ .c P 70 °C de preferência entre 45 e 55 °C. Λ ralo moiar de ácido nitnco para toiueno na etapa a) esta de preferência na faixa de entre 0* e 1,12· A raxáo moiar de ácido nitnco para . Aq preferência entre 1,03 e 1,1 > MNT na etapa c) esta P habitualmente na faixa de A temperatura no estagio ) aa p. rs °C de preferência na faixa de entre 65 e 80 C entre 60 e 85 ae p estágios a) e c) esta A concentração do ácido nitnco usado nos estag.os ) ■ ■ mente entre 58 e 100%. Na prática, é costumeiro trabalhar com um * -—- - - - ^ ■" “ o MNT que tem os teores de tolue .. . A, invenção por ocasião da separação de fase podem ser obti os de outra forma idênticas quando a operação for efetuada a atx , nittacã0 como descrito na US 3 708 546 ou a mtraçao temperaturas ’ sulfürico de desde 62 até 64% no ácido em multiestag , P de de QU,ta forma idênt,cas * í=rr.íi·^-* :r >Γτη: r .:r: rjr~ aproximadamente 50% resulta no fato de que o toiueno convertido. A variação da temperatura de nitração no estagio a), por exemplo, um aumento de temperatura no reator de até 55 °C, permite que o ,eor de tolueno no MNT e o teor de ácido nitrico no áctdo mirante seja ajustado com precisão. . _ f_ Na técnica anterior, era costumeiro na mtraçao of tolueno DNT em dois estágios em contracorrente pelo processo padrão para usar pelo menos dois reatores no estágio do MNT, em cujo caso, por exemplo, o tolueno o ácido nitrico e o ácido final DNT são somente al.mentados a um reator de estágio a) e o outro reator servia como um recptente para retardamento ou o ácido nitrico é alimentado juntamen.e com uma parte do tolueno para um reator de estágio a) e o restante do tolueno no segundo reator de estágio a) para otimizar a razão de isômeros 2,4-, 2,6-DNT.
Foi agora descoberto que, surpreendentemente, é possível converter desde aproximadamente 85 até 95% do tolueno usado no primeiro reator do estágio do MNT. Tal MNT está em equilíbrio com um agente de «tração de desde aproximadamente 72 até 73% de ácido sulfunco e um teor de ácido nitrico de no máximo 1,2% a uma temperatura de mtraçao de ■ Quando a operação for efetuada no estágio a) com um reator apenas e a separação de fase da mistura de nitração for realizada diretamente a jusante do reator de uma maneira tal que não possa haver mais uma reaçao descontrolada e o MNT assim obtido é alimentado diretamente para o estagto do DNT com até 10% de tolueno, foi descoberto que, surpreendentemente, em comparação com o processo padronizado em que a operação é efetuada com MNT que tem um teor de tolueno de < 0,2% depois da separaçao de fas i também é possível converter o MNT que tem um teor residual de tolueno e até 10% para DNT que satisfaça todos os parâmetros de especificação, formação de subprodutos tais como nitrocresóis e nitrose também permanece invariável. ,. ,, Surpreendentemente, não há necessidade de ajustar a medição , : d0 mNT e de ácido sulfurico e ácido nítnco no de ácido nitrico no estag 3es mudadas nos estágtos ' · An DNT de acordo com a estagio do um individuais. ineSDerado demonstra a grande capacidade de tamponamentojlas misturas A conversão na medição de tolueno act quantidade usada no estágio do MNT incompleta do tolueno ^ ^ & ^ ^ s5o ótiraas do ponto de toma desnecessano va ^ nnra os estágios individuais. vista da segUra;ÇaP;” o;erto adicionataente que, em vea de um reator em 0 f ios especialmente bateria de tanque agitado, para o três ou quarto sem qualquer problema converter estágio do DNT, tam toluen0 de até 10% em um reator, completamente o MNT que tem »m « ^ consiste de um màxim0 de especialmente uma batena e tanqu ^ ^ ^ ^ ^ . , dois reatores com um eXemplo, um aumento na variação da temperatura o então apenas no segundo reator de temperatura no pnmetro e no segund ^ ^ ^ D^T até 85 =C, permite adicionalmente que o ^ ^ ^ ^ apenas seja ajustado até < 0,1%· o teor de «^trotolueno (TNT) no ■-----------------------------------------------------~ —- " . <· -*· *> ‘ u ·>»—"” u/' „ > I» **° :"jni..---'”··— nitraçâ0' ■ -O nrecisa ser ilustrada em detalhe usando-se os A mvençao precisa exemplos aqui a seguir.
Condições gerais de nitração para o Exemplo 1 (Exemplo Comparativo. Fig. 1) e Exemplo 2 (Exemplo da Invenção, Fig. 2): No Exemplo 1. a operação foi efetuada no estágio do MNT que usa dois tanques agitados e no estágio do DNT que usa três tanques agitados. No Exemplo 2, a operação foi efetuada no estág.o do MNT que usa um tanque agitado e no estágio do DNT que usa dois tanques agitados. 870 kg de ácido sulfurico a 94,5% proveniente do reprocessamento do ácido descartado do MNT foram alimentados juntamente com 372 kg de 99,7% de ácido nítrico e o MNT do estágio do MNT, depots da separação de fase no separador Sl, para o reator DNT-1 do estágio de DNT. , ' A
Depois que a mistura da reação tinha passado através da batería de tanque agitado do estágio DNT (DNT-1 a DNT-n), a mistura de DNT/ ácido descartado de DNT foi separada no separador S2. O DNT (1000 kg) foi liberado em uma lavagem a jusante de todas as impurezas ácidas (ácido nítrico, ácido sulfurico, nitrose) e os nitrocresóis. O ácido descartado foi alimentado para o estagio do MNT no reator MNT-1 com 519 kg de tolueno e 341 kg de 99,7% de ácido nítrico juntamente com o ácido nítnco recuperado da lavagem do DNT e do reprocessamento do ácido descartado do MNT. Depois que a mistura da reação tinira passado através da bateria de tanque agitado do estágio do MNT (MNT-1 a MNT-n), a mistura de MNT/ ácido descartado de MNT foi separada no separador Sl. O MNT bruto foi alimentado para o estágio do MNT como descrito acima. O ácido descartado do MNT foi liberado dos nitroaromáticos dissolvidos, do ácido nítrico residual e da nitrose e reciclado para o processo depois da concentração a ácido sulfurico a 94,5%. A Tabela 1 compila as composições do ácido descartado e dos - elo processo padronizado (2 realores no estágio do produtos para mtraçao P e para o processe de acordo com MNT> 3 reatores no estagro do D ^ - ^ ^ do DNT, Fig. a invenção (1 reator no estagio do MNT, 2)· , itTacâ0 e dos parâmetros do produto bruto A comparaçao a pa(Jronizado que tem um para uma nitraçâo do — ^ ^ ^ ^ 3 reatores total de 5 reatores com P os ^ —0 pata 0 tolueno, o demonstra que sem a vanaçao o individuais de nitração, é ãcido nítrico e o ácido suínos esta^ ^ ^ ^ ^ . possível preparar o MNT que en do DNT no estágio do convertê-lo sem qualquer problema para uma nitração dNT, em as condas comparação ao processo padronizado, industrial que precisa se do mNT e do DNT como um 05 áCÍd°S ^οΓιΐ! da nitração, no processo aperfeiçoado 1 rr—: processo padronizado.
REIVrNDIC AÇÕES

Claims (14)

1. Processo para a preparação de dinitrotolueno compreendendo as etapas de a) reação de tolueno com o ácido nítrico na presença de ácido sulfurico para fornecer o mononitrotolueno, b) separação do produto da reação da etapa a) em uma fase orgânica que compreende o mononitrotolueno e uma fase aquosa que compreende o ácido sulfurico, c) reação da fase orgânica que compreende o mononitrotolueno com o ácido nítrico na presença de ácido sulfurico para fornecer o dinitrotolueno, d) separação do produto da reação da etapa c) em uma fase orgânica que compreende o dinitrotolueno e uma fase aquosa que compreende o ácido sulfúrico, caracterizado pelo fato de que o produto da reação da etapa a) tem um teor de tolueno de 0,1 - 10% em peso, baseado na fase orgânica e um teor de ácido nítrico de desde 0,1 até 1,2% em peso, baseado na fase aquosa e a separação de fase na etapa b) é efetuada de uma maneira tal que seja evitada uma reação adicional do tolueno com o ácido nítrico.
2. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o produto da reação da etapa a) tem um teor de tolueno de desde 3,5 até 5% em peso baseado no peso da mistura da reação da etapa a).
3. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a separação de fase na etapa b) é realizada por meio de separadores dinâmicos.
4. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a fase orgânica que compreende o mononitrotolueno da etapa b) é transferido para a etapa c) sem processamento adicional.
5. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que as fases aquosas que compreendem ácido sulfurico das etapas b) e d), se apropriado depois de um processamento e concentração, sao reutilizadas nas etapas a) e c).
6. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a aparelhagem da reação usada para as etapas a) e c) sao tanques agitados e/ou reatores de fluxo.
7. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a etapa a) é realizada apenas em uma aparelhagem para a reação.
8. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a etapa c) é realizada em um máximo de duas aparelhagens para reação ligadas em série.
9. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a etapa a) é realizada a uma temperatura na faixa de 35 e 70 °C.
10. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a etapa c) é realizada a uma temperatura na faixa de 60 e 85 °C.
11. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a razão molar de ácido nítrico para tolueno no estágio a) está na faixa de 0,95 e 1,12.
12. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a razão molar de ácido nítrico para mononitrotolueno no estágio c) está na faixa de 1,03 e 1,10.
13. Processo de acordo com a reivindicação 1, çaracterizado pelo fato de que a fase aquosa que compreende o ácido sulfurico proveniente do estágio b) é concentrada para fornecer o ácido sulfurico que tem uma concentração de desde 85 até 96% e reciclado para o estágio a).
14. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado f ce aauosa que compreende o ácido sulfürico proveniente pelo fato de que a a n(tric0 e reciclada para o estágio a), do estágio d) é mistura ^ a reivi„dicação 1, ρΛ,ίΐο„::“-*«· --- uma concentração de desde 58 ate 100 Λ.
BRPI0507293-0A 2004-02-05 2005-02-02 Processo para a preparação de dinitrotolueno BRPI0507293B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102004005913A DE102004005913A1 (de) 2004-02-05 2004-02-05 Verfahren zur Herstellung von Dinitrotoluol
DE102004005913.6 2004-02-05
PCT/EP2005/001017 WO2005075407A1 (de) 2004-02-05 2005-02-02 Verfahren zur herstellung von dinitrotoluol

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0507293A BRPI0507293A (pt) 2007-07-03
BRPI0507293B1 true BRPI0507293B1 (pt) 2014-05-20

Family

ID=34801677

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0507293-0A BRPI0507293B1 (pt) 2004-02-05 2005-02-02 Processo para a preparação de dinitrotolueno

Country Status (13)

Country Link
US (1) US7851661B2 (pt)
EP (1) EP1713756B1 (pt)
JP (1) JP4554622B2 (pt)
KR (1) KR101151068B1 (pt)
CN (1) CN100488941C (pt)
BR (1) BRPI0507293B1 (pt)
DE (1) DE102004005913A1 (pt)
ES (1) ES2552760T3 (pt)
HU (1) HUE025592T2 (pt)
PL (1) PL1713756T3 (pt)
PT (1) PT1713756E (pt)
WO (1) WO2005075407A1 (pt)
ZA (1) ZA200607374B (pt)

Families Citing this family (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102006033722A1 (de) 2006-07-21 2008-01-24 Bayer Materialscience Ag Verfahren zur Herstellung von Dinitrotoluol
DE102006060572A1 (de) * 2006-12-19 2008-06-26 Bayer Materialscience Ag Verfahren zur Herstellung von Toluylendiaminen durch katalytische Hydrierung von Dinitrotoluolen
JP2012518674A (ja) 2009-02-26 2012-08-16 ビーエーエスエフ ソシエタス・ヨーロピア ニトロ化芳香族化合物及びそれらの混合物の製造方法
JP5175235B2 (ja) * 2009-03-31 2013-04-03 三井化学株式会社 ジニトロトルエンの製造方法および製造装置
CN101612535B (zh) * 2009-08-04 2013-05-01 上海巴斯夫聚氨酯有限公司 混合罐设有喷射式混合器的二硝基甲苯生产装置
CN102276470A (zh) * 2010-06-08 2011-12-14 中国石油化工集团公司 连续逆流硝化芳烃化合物的方法
KR20140037139A (ko) 2011-05-24 2014-03-26 바스프 에스이 바이오매스로부터 폴리이소시아네이트의 제조 방법
US8933262B2 (en) 2011-05-24 2015-01-13 Basf Se Process for preparing polyisocyanates from biomass
CN105102419B (zh) * 2012-12-20 2017-09-29 巴斯夫欧洲公司 在甲苯至二硝基甲苯的方法中二硝基甲苯与混合酸的分离方法
WO2014094270A1 (en) 2012-12-20 2014-06-26 Basf Se Separation method for dinitrotoluene and mixed acid in toluene to dinitrotoluene process
KR102474434B1 (ko) * 2014-11-20 2022-12-07 코베스트로 도이칠란드 아게 적어도 2개의 함께 커플링된 화학 반응을 통한 생성물의 연속 제조 방법
CN109467508B (zh) * 2018-11-22 2021-08-10 四川金象赛瑞化工股份有限公司 一种微通道反应器合成二硝基甲苯的方法

Family Cites Families (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2362743A (en) * 1943-02-10 1944-11-14 Hercules Powder Co Ltd Manufacture of dinitrotoluene
US2947791A (en) * 1957-01-24 1960-08-02 Du Pont Two-zone mononitration of toluene
IT597065A (pt) * 1957-11-29
DE1468362A1 (de) * 1964-10-23 1968-11-28 Meissner Fa Josef Zweistufige Anlage zur Nitrierung von aromatischen Kohlenwasserstoffen
PL126089B1 (en) 1979-12-20 1983-07-30 Inst Ciezkiej Syntezy Orga Method of manufacture of dinitrotoluene
US4367347A (en) * 1981-06-01 1983-01-04 Air Products And Chemicals, Inc. High purity 2,4-dinitrotoluene from toluene nitration process
DE3409719A1 (de) 1984-03-16 1985-09-19 Bayer Ag, 5090 Leverkusen Verfahren zur herstellung von dinitrotoluol
TW236610B (en) 1992-11-13 1994-12-21 Bayer Ag Preparation of dinitrotoluene
US5275701A (en) * 1993-03-15 1994-01-04 Air Products And Chemicals, Inc. Process for purification and concentration of sulfuric acid
DE4428459A1 (de) * 1994-08-11 1996-02-15 Bayer Ag Verfahren zur Herstellung von Dinitrotoluol
DE4428462A1 (de) * 1994-08-11 1996-02-15 Bayer Ag Verfahren zur Herstellung von Dinitrotoluol
DE19512114C2 (de) 1995-04-04 2000-04-27 Meissner Gmbh & Co Kg Josef Rückgewinnung von Salpetersäure aus Nitrierprozessen
US5902910A (en) 1997-09-19 1999-05-11 Air Products And Chemicals, Inc. Weak acid process for producing dinitrotoluene
US5948944A (en) * 1998-11-18 1999-09-07 Arco Chemical Technology, L.P. Two-stage dinitrotoluene production process
DE10055359C1 (de) * 2000-11-08 2002-03-28 Bayer Ag Kontinuierliches isothermes Verfahren zur Herstellung von Mononitrotoluolen

Also Published As

Publication number Publication date
ZA200607374B (en) 2008-06-25
CN100488941C (zh) 2009-05-20
JP4554622B2 (ja) 2010-09-29
ES2552760T3 (es) 2015-12-02
PT1713756E (pt) 2015-11-30
JP2007520512A (ja) 2007-07-26
CN1918109A (zh) 2007-02-21
EP1713756A1 (de) 2006-10-25
DE102004005913A1 (de) 2005-08-25
EP1713756B1 (de) 2015-08-19
KR101151068B1 (ko) 2012-06-01
WO2005075407A1 (de) 2005-08-18
BRPI0507293A (pt) 2007-07-03
HUE025592T2 (en) 2016-05-30
US7851661B2 (en) 2010-12-14
US20080242900A1 (en) 2008-10-02
PL1713756T3 (pl) 2016-01-29
KR20060130203A (ko) 2006-12-18

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0507293B1 (pt) Processo para a preparação de dinitrotolueno
US7495136B2 (en) Process for the production of dinitrotoluene
BRPI0604304B1 (pt) &#34;processo para remoção e recuperão de misturas de ácido de nitração e instalação de produção para nitração de compostos de aromáticos nitráveis&#34;.
US4112005A (en) Process for the preparation of mononitro-aromatic compounds
PL102019B1 (pl) A method of nitrating aromatic compounds
CN103562174B (zh) 硝化产物的纯化方法和装置
JP6736547B2 (ja) ジニトロトルエンの連続的製造方法における排出ガス清浄
CA2102587C (en) A process for the preparation of dinitrotoluene
KR100271538B1 (ko) 약산을 이용한 디니트로톨루엔의 제조 방법
PT2155655E (pt) Processo de preparação de misturas de diisocianatos de difenilmetano e de poliisocianatos de polifenilpolimetileno
US5345012A (en) Process for the preparation of dinitrotoluene
WO2013140369A9 (en) Process for adiabatic production of mononitrotoluene
KR20170027811A (ko) 디니트로톨루엔으로부터 불순물을 제거하는 방법
US2934571A (en) Dinitrated aromatic compounds and method for their production
JP4257890B2 (ja) モノニトロトルエンの連続恒温製造方法
US9771290B2 (en) Process for working up waste water from nitrobenzene preparation
US9771291B2 (en) Process for working up waste water from nitrobenzene preparation
US7122701B2 (en) Process for preparing aromatic amines
JPS60260543A (ja) アミン混合物から芳香族モノアミンを遊離する方法
EP0169441B1 (en) Production of dinitrotoluene
PT1560805E (pt) Processo para a purificação de mononitrato de 1,4-butanodiol
PL205526B1 (pl) Ciągły sposób wytwarzania mononitrotoluenu
KR0164447B1 (ko) 방향족 화합물의 니트로화 방법
AU665843B2 (en) Process for the production of dinitrotoluene
KR19990003689A (ko) 방향족 화합물의 니트로화 방법

Legal Events

Date Code Title Description
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 02/02/2005, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 14A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2499 DE 27-11-2018 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.