PT1560805E - Processo para a purificação de mononitrato de 1,4-butanodiol - Google Patents

Processo para a purificação de mononitrato de 1,4-butanodiol Download PDF

Info

Publication number
PT1560805E
PT1560805E PT03778304T PT03778304T PT1560805E PT 1560805 E PT1560805 E PT 1560805E PT 03778304 T PT03778304 T PT 03778304T PT 03778304 T PT03778304 T PT 03778304T PT 1560805 E PT1560805 E PT 1560805E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
extraction
bdmn
solution
butanediol
water
Prior art date
Application number
PT03778304T
Other languages
English (en)
Inventor
Graziano Castaldi
Tiziano Scubla
Nevio Francescutti
Fausto Gorassini
Original Assignee
Dipharma Francis Srl
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Dipharma Francis Srl filed Critical Dipharma Francis Srl
Publication of PT1560805E publication Critical patent/PT1560805E/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07CACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
    • C07C203/00Esters of nitric or nitrous acid
    • C07C203/02Esters of nitric acid
    • C07C203/04Esters of nitric acid having nitrate groups bound to acyclic carbon atoms
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07CACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
    • C07C201/00Preparation of esters of nitric or nitrous acid or of compounds containing nitro or nitroso groups bound to a carbon skeleton
    • C07C201/02Preparation of esters of nitric acid

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
  • Polyesters Or Polycarbonates (AREA)

Description

1
DESCRIÇÃO "PROCESSO PARA A PURIFICAÇÃO DE ΜΟΝΟΝITRATO DE 1,4- BUTANODIOL"
Campo da Invenção A presente invenção relaciona-se com um processo para a purificação de mononitrato de 1,4-butanodiol (BDMN) a partir de dinitrato de 1,4-butanodiol (BDDN) e 1,4-butanodiol (BD) de uma forma eficaz, facilmente controlável que é, deste modo, mais segura para os operadores.
Antecedentes Tecnológicos 0 BDMN é um intermediário chave na síntese de fármacos AINEs libertadores de óxido nítrico (NO), isto é, fármacos anti-inflamatórios não esteróides que libertam óxido nítrico. Os fármacos NO-AINEs têm actividades antipiréticas e anti-inf lamatórias , mas toxicidade gastrointestinal menor do que outros medicamentos anti-inflamatórios não esteróides. Exemplos de NO-AINEs são NO-ácido acetilsalicílico, N0-diclofenac, NO-naproxeno, NO-cetoprofeno e NO-ibuprofeno. A preparação de NO-naproxeno está descrita, por exemplo, no documento WO 01/10814. 2 A produção industrial de BDMN por meio da redução ou hidrólise a partir de BDDN, é problemática e pouco selectiva, uma vez que a síntese do BDDN envolve problemas relativos à produção, armazenamento e transporte semelhantes àqueles relativos à utilização da nitroglicerina. A mononitração do BD com os métodos disponíveis até a data é também problemática e pouco selectiva numa escala industrial, uma vez que reacções de decomposição perigosas ocorrem facilmente quando um oxidante forte (ácido nítrico) é posto em contacto com um substrato instável.
Além disso, o BDMN obtido pela mononitração do BD tem de ser separado do BDDN e BD não reagidos. Tal separação é, no entanto, potencialmente perigosa, uma vez que o BDMN tem, como o BDDN, características explosivas, e, assim sendo, não podem ser utilizadas técnicas de cristalização nem de destilação. De facto, tanto o BDMN como o BDDN são líquidos à temperatura ambiente e podem decompor-se mediante cristalização devido à fricção ou impacto. De forma análoga, a destilação envolve riscos devido à recuperação do composto explosivo na forma pura. Em virtude das suas características químico-físicas, a destilação de uma mistura contendo BDMN e BDDN necessitaria de um aquecimento a uma temperatura na qual poderia ocorrer a decomposição explosiva, espontânea. Há, deste modo, necessidade de um processo para a purificação de BDMN a partir de BD e BDDN que evite a cristalização ou destilação. 3
Descrição Pormenorizada da Invenção
Foi agora verificado que o BDMN pode ser selectivamente separado do BD e BDDN com rendimentos industrialmente vantajosos por extracções subsequentes com água e um solvente orgânico imiscivel em água. 0 objectivo da presente invenção é, deste modo, um processo para a separação de mononitrato de 1,4-butanodiol a partir de uma solução de dinitrato de 1,4-butanodiol e 1,4-butanodiol num solvente orgânico imiscivel em água, cujo processo compreende os seguintes passos: a) extracção do BDMN da referida solução por água; b) extracção do BDMN da solução aquosa resultante, por um solvente orgânico imiscivel em água.
De acordo com um aspecto preferido, a invenção compreende um passo adicional c) , que consiste em lavar a solução aquosa que sai da coluna de extracção "(A)" com o mesmo solvente orgânico utilizado no passo subsequente b) . A referida lavagem permite remover o BDDN da fase aquosa antes de o submeter ao passo b).
De acordo com um outro aspecto preferido, a invenção compreende um passo adicional d) no qual a solução orgânica residual do passo a) é extraida com a fase aquosa que sai da coluna (B). A solução aquosa enriquecida com BDMN resultante é reciclada para a primeira coluna de extracção (A). 4
Os solventes orgânicos imiscíveis em água, típicos que podem ser utilizados de acordo com invenção são os solventes clorados, por exemplo, mono, di, tri, ou tetracloretos de alquilo C1-C4, preferencialmente, diclorometano, triclorometano, tetraclorometano, tricloroetano e tetracloroetano, em particular o diclorometano. De preferência, o solvente orgânico imiscível em água na solução de BD, BDMN e BDDN a ser submetido ao processo de separação e o solvente orgânico imiscível em água utilizado na extracção de acordo com o passo b) são o mesmo. 0 processo de acordo com a invenção consiste num ou mais ciclos de extracção com água e um solvente orgânico imiscível em água de acordo com os passos a) e b) e, opcionalmente, dos passos c) e/ou d). Preferencialmente, o processo compreende de 1 a 4 ciclos a) e b), preferencialmente 2 ou 3, mais preferencialmente 2.
Se for desejado, a solução orgânica contendo o BDMN purificado obtido com o processo da invenção pode ser concentrada.
Um outro objectivo da invenção é o mononitrato de 1,4-butanodiol altamente puro, tipicamente com uma pureza superior a 99%, conforme pode ser obtido por meio do processo da invenção.
Um outro objectivo da invenção é uma solução de mononitrato de 1,4-butanodiol num solvente orgânico imiscível em água, substancialmente livre de dinitrato de 1,4- 5 butanodiol, conforme pode ser obtido por meio do processo da invenção. São preferidas as solução de mononitrato de 1,4-butanodiol substancialmente livres de dinitrato de 1,4-butanodiol num solvente orgânico seleccionado de diclorometano, triclorometano, tetraclorometano, tricloroetano e tetracloroetano, em particular o diclorometano. A solução contendo BDMN, BDDN e BD a ser submetida ao processo de extracção de acordo com a invenção pode ser obtida com métodos sintéticos convencionais num solvente orgânico imiscivel em água ou com um processo novo para a mononitração de 1,4-butanodiol, que é um outro objectivo da invenção. 0 referido método consiste na nitração de 1,4-butanodiol por meio de tratamento com ácido nítrico "estabilizado" num solvente orgânico imiscivel em água seleccionado daqueles definidos acima.
A expressão ácido nítrico "estabilizado" significa uma solução de ácido nítrico diluída com água, tendo uma concentração que varia de cerca de 83 a cerca de 85%, preferencialmente de cerca de 84,5 a cerca de 84,8% e substancialmente livre de ácido nitroso e óxidos de azoto. A expressão "substancialmente livre de ácido nitroso e óxidos de azoto" significa que a sua concentração é, tipicamente, inferior a 10 ppm, preferencialmente inferior a 5 ppm. O 6 referido ácido nítrico "estabilizado" é também um objectivo da presente invenção. A preparação do ácido nítrico "estabilizado" pode ser levada a cabo, por exemplo, por meio da diluição de ácido nítrico fumante com água a uma concentração que varia de cerca de 83 a cerca de 85% seguido pelo tratamento com uma quantidade de um agente capaz de remover o ácido nitroso e os óxidos de azoto aí presentes. 0 referido agente pode ser, por exemplo, ureia ou ácido sulfâmico, preferencialmente a ureia, em quantidades que variam de cerca de 0,3 a cerca de 1% p/p. O mesmo resultado pode ser obtido pela adição de uma solução aquosa do referido agente em ácido nítrico fumante. O tempo de contacto do referido agente com o ácido nítrico necessário para remover, completamente, o ácido nitroso e os óxidos de azoto varia de cerca de 80 minutos a cerca de 130 minutos. Quando o referido agente é a ureia, a quantidade varia de cerca de 0,6 a cerca de 1% p/p, preferencialmente de cerca de 0,7 a cerca de 1% p/p e o tempo de contacto, preferencialmente, varia de cerca de 95 a cerca de 120 minutos. O ácido nítrico "estabilizado" de acordo com a invenção deve ser utilizado dentro de aproximadamente três horas da estabilização, uma vez que, com o tempo, o ácido nitroso e os óxidos de azoto são uma vez mais libertados em concentrações tais a desencadear fortes reacções de decomposição. A proporção de peso de ácido nítrico "estabilizado" para 1,4-butanodiol varia, preferencialmente, de cerca de 11 : 1 a 7 cerca de 14,5 : 1 e a nitração é levada a cabo, preferencialmente, durante uma variação de tempo entre cerca de 10 e cerca de 30 minutos.
Desta maneira, são obtidos rendimentos vantajosos do ponto de vista industrial em mononitrato de 1,4-butanodiol e os riscos para os operadores são menores do que aqueles associados com a nitração com ácido nítrico concentrado, algumas vezes adicionados com ácido sulfúrico ou ureia para remover o ácido nitroso.
Antes de ser submetido ao processo de extracção da invenção, a solução nitrada pode ser tratada para remover produtos secundários e produtos de partida que não reagiram, e, depois, pode ser adequadamente concentrada. A referida solução é, de facto, uma mistura em bruto de BDMN, produto secundário de BDDN, BD não reagido e ácido nítrico no solvente orgânico, contendo também outros produtos secundários derivados da desidratação e/ou oxidação. A solução é, primeiro, parcialmente neutralizada com uma solução concentrada de hidróxido de sódio, extraindo-se, deste modo, a maior parte do BD não reagido na solução aquosa de nitrato de sódio resultante. A fase orgânica é, então, concentrada por evaporação e neutralizada com uma solução básica diluída. A solução submetida ao processo de separação da invenção, preferencialmente, contém BDMN em quantidades que variam de cerca de 11% a cerca de 15% p/p, preferencialmente, 11% p/p; BDDN em quantidades que variam de cerca de 3 a cerca 8 de 4,5% p/p, preferencialmente, 4%; BD em quantidades que variam de cerca de 0,2 a cerca de 0,8% p/p (em relação ao BDMN). A extracção é mais eficiente com soluções mais concentradas, mas quando as concentrações totais de nitro-ésteres são superiores a 15% p/p, as soluções têm um carácter explosivo.
Preferencialmente, a extracção de acordo com os passos a) e b) é levada a cabo utilizando duas ou mais colunas de extracção liquido-liquido contra-corrente, preferencialmente duas, três ou quatro, mais preferencialmente duas, aqui referidas como as colunas (A) , para o passo a) e a coluna (B), para o passo b). Preferencialmente, as colunas (A) e (B) são colunas de placa tendo 45-55 placas e, opcionalmente, um decantador na parte superior e um na parte inferior. Particularmente adequadas são as colunas de extracção liquido-liquido contra-corrente para caudais nominais de cerca de 5-50 L/h, com um decantador na parte superior e um na parte inferior. De acordo com um método de extracção particularmente preferido, as referidas extracções são levadas a cabo com colunas modelo E60/50G da Kuhni (Basileia - Suíça).
As duas extracções são levadas a cabo a temperaturas compatíveis com a estabilidade térmica do BDMN e BDDN, nomeadamente, a uma temperatura inferior ao ponto de ebulição do solvente orgânico, de preferência, à temperatura ambiente. A Figura 1 apresenta os elementos essenciais de uma instalação de purificação de acordo com a invenção, 9 nomeadamente, a coluna de extracção (A) , a coluna de extracção (B) , e um reactor (C) para o passo opcional c) , em que o processo é levado a cabo utilizando diclorometano como solvente. Quando o diclorometano é substituído por um solvente orgânico mais leve do que a água, os fluidos serão alimentados às colunas de extracção (A) e (B) de uma maneira oposta.
Para o passo a) da extracção, a solução de diclorometano de BDMN, BDDN e BD, isto é, o "bruto" que pode ser obtido do tratamento descrito acima, é alimentada na parte superior de uma primeira coluna de extracção (A) , enquanto a água é alimentada na parte inferior da referida coluna. Todo o BD residual, a maior parte do BDMN e uma alíquota muito pequena do BDDN em solução aquosa saem do decantador superior da coluna (A) . 0 refinado consistindo numa solução de diclorometano contendo a maior parte do BDDN e uma pequena quantidade do BDMN sai na parte inferior da coluna.
Para o passo b) da extracção, a solução aquosa de BDMN, BD residual e a quantidade muito pequena de BDDN da primeira coluna de extracção (A) é alimentada na base de uma segunda coluna de extracção (B), enquanto diclorometano fresco é alimentado na parte superior. A água com todo o BD residual e algum BDMN saem da parte superior da segunda coluna, enquanto o extracto, isto é, uma solução de diclorometano contendo BDMN purificado e a quantidade insignificante de BDDN, saem da parte inferior. 10 O passo c) opcional, que é levado a cabo num extractor (C) , permite aumentar o nivel de pureza do BDMN e pode ser realizado como a seguir. A solução aquosa que sai da primeira coluna de extracção (Δ) é tratada com uma quantidade adequada de diclorometano na gama de cerca de 7 a cerca de 20% p/p em relação à solução de clorometileno alimentada na coluna (A) . O tratamento permite remover o BDDN que, embora moderadamente solúvel em água (solubilidade <0,05%), ainda se encontra presente em concentrações bastante altas em comparação com o BDMN (aproximadamente 1-2%). O extractor (C) pode ser, por exemplo, um reactor convencional com um decantador a jusante. Depois da decantação, a fase aquosa, agora contendo, substancialmente, apenas BDMN e o BD residual é alimentada na segunda coluna de extracção (B) . A fase orgânica contendo BDDN é reciclada.
Para o passo d) , a fase aquosa da segunda coluna de extracção (B), contendo uma quantidade muito pequena de BDMN, é misturada com o refinado de diclorometano da coluna (A) , que, por sua vez, contém uma pequena quantidade de BDMN. A extracção e a subsequente decantação proporciona uma fase aquosa enriquecida em BDMN, a qual é reciclada para a primeira coluna de extracção (A) . Desta maneira, o rendimento de BDMN pode ser aumentado adicionalmente.
Pelo esquema apresentado na Figura 1, é evidente que o processo da invenção também proporciona uma extraordinária economia em água de extracção. De facto, a água que contém o BD residual que sai da parte superior da segunda coluna de extracção (B) é reciclada para a primeira coluna de extracção 11 (A) até que o seu teor de BD seja compatível com o processo de extracção.
Pela descrição acima, será entendido que o processo da invenção permite separar BDMN a partir de BD e BDDN com baixos riscos, boa selectividade e altos rendimentos. 0 rendimento da extracção (expresso como uma proporção da percentagem do BDMN purificado para o BDMN presente na solução em bruto) é superior a 90% p/p.
Além disso, a solução orgânica resultante contém BDMN altamente puro, tipicamente, superior a 99,0% de pureza. Por exemplo, a solução de diclorometano contém BDMN com pureza de cerca de 99,5 a cerca de 99,9%, em quantidades que variam de cera de 5 a cerca de 8% ρ/ρ. A solução é, portanto, substancialmente livre de BDDN. A quantidade residual de BDDN no solvente orgânico é, de facto, inferior a 0,2% e, no caso do diclorometano, é inferior a 0,15%.
Se desejado, uma vez que a extracção está completa, a solução orgânica de BDMN purificado pode, finalmente, ser concentrada, por exemplo, a pressão reduzida, a uma concentração de cerca de 15% p/p, a fim de facilitar o transporte ou o armazenamento. A utilização de soluções com teores mais altos de BDMN pode ser potencialmente perigosa para os operadores. A presente invenção é ainda ilustrada pelos exemplos a seguir. 12
EXEMPLOS
Exemplo 1 - Purificação com água/diclorometano São utilizadas duas colunas de extracção Kuhni modelo E60/50G. A solução em bruto (contendo cerca de 11% de BDMN e cerca de 4% de BDDN) é alimentada (6,5 kg/h) na parte superior da primeira coluna, onde a mesma encontra a água extraída (42,3 kg/h) (contendo cerca de 0,3% de BDMN) que sai da parte superior da segunda coluna e flui para trás. O refinado (contendo cerca de 0,6% de BDMN e cerca de 6% de BDDN) sai da parte inferior da primeira coluna e a água de extracção (42,9 kg/h), rica em BDMN (cerca de 1,6% de BDMN e <0,05% de BDDN) sai da parte superior e é passada pelo desemulsificador, depois é alimentada na parte inferior da segunda coluna onde encontra o diclorometano fresco que flui para trás (11,1/h). A água com algum BDMN sai da parte superior da segunda coluna e é reciclada para a primeira coluna, enquanto a solução de diclorometano contendo o BDMN purificado (cerca de 6% p/p de BDMN) sai da parte de baixo. O BDMN, que tem 99,5% de pureza (0,5% de BDDN) no extracto, é, então, concentrado a 15% p/p. o rendimento da extracção, expresso como a proporção do BDMN purificado para o BDMN presente na solução em bruto, é de cerca de 94% p/p.
Exemplo 2 - Purificação com água/diclorometano
As instalações são, substancialmente, as mesmas do exemplo 1, em que um reactor de 5 litros equipado com um 13 sistema de agitação e um separador é montado entre as duas colunas de destilação. Neste passo, o BDDN solubilizado na água que sai da parte superior da primeira coluna é extraído com diclorometano (1,0 kg(h) e reciclado depois da separação. O extracto final é, deste modo, suficientemente puro (BDDN <0,1%).
Exemplo 3 - Preparação de ácido nítrico "estabilizado"
Um reactor de aço inoxidável, equipado com condensador e agitador, é carregado com 90 kg de ácido nítrico diluído (84,7%), com teor de ácido nitroso de, aproximadamente, 0,09%. A solução de ácido nítrico é adicionada a 675 g de esférulas de ureia, com agitação. A solução é mantida com agitação durante cerca de 90 minutos, em seguida é verificado o desaparecimento do todo o ácido nitroso e óxidos de azoto, tanto por meio da observação da cor da solução como pela determinação com permanganato. Se for necessário, mais ureia é adicionada em pequenas porções, até a completa remoção do ácido nitroso e óxidos de azoto.
Exemplo 4 - Mononitrato de 1,4-butanodiol (cf.
Documento WO9825918)
Um reactor de aço inoxidável é carregado, em sucessão, com 931 g de diclorometano e 385 g de ácido nítrico "estabilizado". A dispersão é arrefecida para cerca de 0°C com agitação, depois 50 g de uma solução 70/30 de 1,4-butadieno em diclorometano é adicionada numa porção única. A mistura de reacção é mantida com agitação a temperaturas que 14 variam de cerca de -2°C a 2°C. A cinética da nitração é monitorada em amostras da mistura de reacção. Depois de 20 minutos a reacção é rapidamente desactivada sendo vertida na mesma uma mistura de gelo/água (385 g) , depois neutralizada com 433 g de NaOH a 40%, mantendo a temperatura inferior a 15°C. A fase orgânica contendo o mononitrato de 1,4-butanodiol (19,2 g) , dinitrato de 1,4-butanodil (6,4 g) e 1,4-butanodiol (0,1 g) é, então, separada e submetida à purificação subsequente.
Lisboa, 21/08/2007

Claims (10)

1 REIVINDICAÇÕES 1. Processo para a separação de mononitrato de 1,4-butanodiol a partir de uma solução de dinitrato de 1,4-butanodiol e 1,4-butanodiol num solvente orgânico imiscivel em água, compreendendo um ou mais ciclos de extracção consistindo na: a) extracção do mononitrato de 1,4-butanodiol da referida solução por água; e b) extracção do mononitrato de 1,4-butanodiol da solução aquosa resultante, por um solvente orgânico imiscivel em água.
2. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a extracção de acordo com os passos a) e b) ser levada a cabo em contra-corrente em duas ou mais colunas de extracção.
3. Processo de acordo com a reivindicação 1, em que a extracção de acordo com os passos a) e b) ser levada a cabo em contra-corrente em 2, 3 ou 4 colunas de extracção.
4. Processo de acordo com a reivindicação 3, em que a extracção de acordo com os passos a) e b) é levada a cabo em contra-corrente em 2 colunas de extracção. 2
5. Processo de acordo com qualquer das reivindicações 1 - 4, compreendendo ainda uma lavagem adicional da fase aquosa do passo a) com o mesmo solvente orgânico imiscível em água como o que foi utilizado no passo b) subsequente.
6. Processo de acordo com qualquer das reivindicações 1 - 4, compreendendo a extracção da solução orgânica resultante do passo a) com a fase aquosa do passo b) e a reciclagem da solução aquosa para a coluna de extracção do passo a).
7. Processo de acordo com qualquer das reivindicações 1-6, compreendendo 1 a 4 ciclos de extracção de acordo com os passos a) e b) .
8. Processo de acordo com qualquer das reivindicações 1-7, em que o solvente orgânico imiscível em água é um solvente orgânico clorado.
9. Processo de acordo com a reivindicação 8, em que o solvente clorado é seleccionado do grupo que consiste em diclorometano, triclorometano, tetraclorometano, tricloroetano e tetracloroetano.
10. Processo de acordo com a reivindicação 9, em que o solvente clorado é diclorometano. Lisboa, 21/08/2007
PT03778304T 2002-11-14 2003-11-06 Processo para a purificação de mononitrato de 1,4-butanodiol PT1560805E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IT002409A ITMI20022409A1 (it) 2002-11-14 2002-11-14 Procedimento per la purificazione di 1, 4-butandiolo mononitrato.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1560805E true PT1560805E (pt) 2007-09-04

Family

ID=32310161

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT03778304T PT1560805E (pt) 2002-11-14 2003-11-06 Processo para a purificação de mononitrato de 1,4-butanodiol

Country Status (15)

Country Link
US (2) US20060135806A1 (pt)
EP (1) EP1560805B1 (pt)
JP (1) JP4558497B2 (pt)
AT (1) ATE366236T1 (pt)
AU (1) AU2003285318A1 (pt)
DE (1) DE60314769T2 (pt)
DK (1) DK1560805T3 (pt)
ES (1) ES2287541T3 (pt)
HR (1) HRP20050415B1 (pt)
IL (1) IL168540A (pt)
IT (1) ITMI20022409A1 (pt)
NO (1) NO20052329D0 (pt)
PL (1) PL376973A1 (pt)
PT (1) PT1560805E (pt)
WO (1) WO2004043897A1 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
BRPI0517897A (pt) 2004-11-25 2008-10-21 Nicox Sa solução, e, processo para a preparação de um composto
CN101903328B (zh) * 2007-12-20 2013-05-15 Dsm精细化学奥地利Nfg两合公司 利用湍流模式下的连续产物萃取在微反应器和毫反应器中形成硝酸酯
TW201139337A (en) 2010-03-31 2011-11-16 Lonza Ag Process for the production of esters of nitric acid
CN102964255B (zh) * 2012-12-04 2013-12-25 山东力宝得化工股份有限公司 一种硝酸烷基酯的安全生产方法

Family Cites Families (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2757159B1 (fr) * 1996-12-12 1999-12-17 Hoechst Marion Roussel Inc Nouveaux derives nitres analgesiques, anti-inflammatoires et anti-thrombotiques, leur procede de preparation, leur application comme medicaments
IT1313596B1 (it) * 1999-08-04 2002-09-09 Nicox Sa Processo per la preparazione di nitrossialchil esteri del naproxene

Also Published As

Publication number Publication date
JP2006506417A (ja) 2006-02-23
US20080293961A1 (en) 2008-11-27
AU2003285318A1 (en) 2004-06-03
DE60314769D1 (de) 2007-08-16
ATE366236T1 (de) 2007-07-15
HRP20050415B1 (en) 2008-07-31
DK1560805T3 (da) 2007-11-05
HRP20050415A2 (en) 2005-10-31
ITMI20022409A1 (it) 2004-05-15
US7947855B2 (en) 2011-05-24
NO20052329L (no) 2005-05-12
DE60314769T2 (de) 2008-04-10
US20060135806A1 (en) 2006-06-22
PL376973A1 (pl) 2006-01-23
EP1560805B1 (en) 2007-07-04
IL168540A (en) 2010-04-15
JP4558497B2 (ja) 2010-10-06
EP1560805A1 (en) 2005-08-10
NO20052329D0 (no) 2005-05-12
WO2004043897A1 (en) 2004-05-27
ES2287541T3 (es) 2007-12-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7851649B2 (en) Process for the mononitration of alkanediols
BRPI0604304B1 (pt) "processo para remoção e recuperão de misturas de ácido de nitração e instalação de produção para nitração de compostos de aromáticos nitráveis".
BRPI0507293B1 (pt) Processo para a preparação de dinitrotolueno
US7947855B2 (en) Process for the purification of 1,4-butanediol mononitrate
JPS5814421B2 (ja) 芳香族モノニトロ化合物の製造方法
CA2954075A1 (en) Method for removing impurities from dinitrotoluenes
EP0057608A1 (en) Production of alkali metal sulfates
KR20130129893A (ko) 단열 질화에 의한 니트로벤젠의 생성 방법
CA2878050C (fr) Procede de preparation d'un compose sulfonimide et de ses sels
CA1080465A (en) Process for the preparation of percarboxylic acid solutions
JP4257890B2 (ja) モノニトロトルエンの連続恒温製造方法
JP6518650B2 (ja) ニトロベンゼン製造から出る廃水の再処理方法
BR0107823B1 (pt) processo para a obtenção de ácido fórmico anidro ou substancialmente anidro, uso de uma carboxamida, e, aparelho para realizar um processo.
CA2474648C (fr) Procede de traitement d'une solution organique d'imide porteur de groupe sulfonyle
JPH02758A (ja) トルエン ジイソシアネートの製造工程からの残渣物に存在しているトルエン ジイソシアネートを分離する方法
FR2767319A1 (fr) Procede de traitement de solutions aqueuses comprenant des acides et des composes nitres
EP1511726B1 (fr) Procede de preparation de 1,3,5-triaminobenzene et son hydrolyse en phloroglucinol de haute purete
EP4058411A1 (en) A process for working up water containing 4,4'-dichlorodiphenyl sulfoxide and/or 4,4'-dichlorodiphenyl sulfone as impurities
BR9804440A (pt) Processo adiabático para a produção de dinitrotolueno
Chen et al. Recovery of high purity 2, 4-dinitrotoluene from spent mixed acid in toluene nitration process
WO2015022707A2 (en) Process for the synthesis of trifluoromethanesulfonic acid
JPH03190855A (ja) パラフィンスルホン酸の分離回収法
US950936A (en) Process of making the n-propyl ester of p-aminobenzoic acid.
JPH0317818B2 (pt)
JPS5896035A (ja) フロログルシンの精製方法