BRPI0412549B1 - dispositivo e método de amostragem para um analisador automático - Google Patents

dispositivo e método de amostragem para um analisador automático Download PDF

Info

Publication number
BRPI0412549B1
BRPI0412549B1 BRPI0412549A BRPI0412549A BRPI0412549B1 BR PI0412549 B1 BRPI0412549 B1 BR PI0412549B1 BR PI0412549 A BRPI0412549 A BR PI0412549A BR PI0412549 A BRPI0412549 A BR PI0412549A BR PI0412549 B1 BRPI0412549 B1 BR PI0412549B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
needle
sampling
oscillator
sample
translation
Prior art date
Application number
BRPI0412549A
Other languages
English (en)
Inventor
Champseix Henri
Champseix Serge
Original Assignee
C2 Diagnostics
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by C2 Diagnostics filed Critical C2 Diagnostics
Publication of BRPI0412549A publication Critical patent/BRPI0412549A/pt
Publication of BRPI0412549B1 publication Critical patent/BRPI0412549B1/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01NINVESTIGATING OR ANALYSING MATERIALS BY DETERMINING THEIR CHEMICAL OR PHYSICAL PROPERTIES
    • G01N1/00Sampling; Preparing specimens for investigation
    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01NINVESTIGATING OR ANALYSING MATERIALS BY DETERMINING THEIR CHEMICAL OR PHYSICAL PROPERTIES
    • G01N35/00Automatic analysis not limited to methods or materials provided for in any single one of groups G01N1/00 - G01N33/00; Handling materials therefor
    • G01N35/10Devices for transferring samples or any liquids to, in, or from, the analysis apparatus, e.g. suction devices, injection devices
    • G01N35/1079Devices for transferring samples or any liquids to, in, or from, the analysis apparatus, e.g. suction devices, injection devices with means for piercing stoppers or septums

Landscapes

  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Analytical Chemistry (AREA)
  • Biochemistry (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Immunology (AREA)
  • Pathology (AREA)
  • Automatic Analysis And Handling Materials Therefor (AREA)
  • Sampling And Sample Adjustment (AREA)
  • Investigating Or Analysing Biological Materials (AREA)
  • Measurement Of The Respiration, Hearing Ability, Form, And Blood Characteristics Of Living Organisms (AREA)

Abstract

"dispositivo e método de amostragem para um analisador automático". método e dispositivo para tomada de uma amostra, em particular uma amostra de sangue com o objetivo de analisá-la, caracterizado em que uma agulha de amostragem (5) é girada sobre um eixo geométrico (x2), formando um ângulo com referida agulha de amostragem. este método e este dispositivo são particularmente adequados para uso em um aparelho de análise de sangue automático pequeno.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para “DISPOSITIVO E MÉTODO DE AMOSTRAGEM PARA UM ANALISADOR AUTOMÁTICO”. A presente invenção se refere a um dispositivo para tomada de amostras em um aparelho de análise automático, em particular para análise de sangue. A presente invenção também se refere a um método para amostragem, um método adequado para uso com um dispositivo de acordo com a invenção.
Em particular no campo da hematologia, existem numerosos aparelhos automáticos para tomada de amostras de sangue e para análise. As amostras estão muito geralmente contidas em um tubo antes de serem removidas a partir dele, pelo menos parcialmente, pelo aparelho automático que, em seguida, as analisa. As amostras são removidas com o auxílio de uma agulha de amostragem que se move horizontalmente entre o tubo e um ou mais vasos que servem para análise da amostra, seguindo possível diluição, vasos nos quais a agulha de amostragem distribui a amostra assim removida.
Um primeiro tipo de movimento horizontal da agulha está ilustrado pelo documento EP 0 468 565. Ele envolve translação linear horizontal da agulha. Um segundo tipo de movimento horizontal da agulha está ilustrado pelos documentos US 4 166 094 e US 4 022 067. Nesta segunda concretização, a agulha é girada sobre um eixo geométrico vertical. Nos dois tipos, a agulha é mantida vertical durante seu movimento. Tais tipos de movimento são mecanismos que são muito volumosos e, desse modo, inadequados para a realização de aparelhos automáticos compactos. Além disso, tais mecanismos são freqüentemente complexos, tendo um grande número de partes, e, desse modo, custosos e frágeis. Estes mecanismos podem também serem danificados por vapores ou esguichos a partir dos vasos acima e perto de onde eles estão localizados.
Além disso, o revestimento provido para limpeza da agulha de amostragem deve também ser capaz de mover-se com a agulha sobre o comprimento total de seu movimento. O movimento grande da agulha nos aparelhos automáticos da técnica anterior necessita da provisão de revestimento longo e, desse modo, enfraquecido. O mesmo se aplica ao revestimento que liga a agulha a um sistema de amostragem, por exemplo do tipo de seringa, formando uma bomba para retirada de sangue usando a agulha de amostragem.
Em adição, dada a posição da agulha em um dispositivo de amostragem da técnica anterior, pode ser difícil substituí-la. A agulha de amostragem por torcer, desgastar ou sua vedação vazar. O objetivo da invenção é propor um dispositivo de amostragem que seja simplificado e menos volumoso. Em tal dispositivo, o movimento da agulha pode vantajosamente ser reduzido, em particular para limitar o comprimento do revestimento. Outra vantagem de tal dispositivo pode também ser tomar mais fácil ajustar a agulha e removê-la do dispositivo. O objetivo da invenção é também propor um método de amostragem que permite que pelo menos um dos problemas posto pelos métodos da técnica anterior seja resolvido, em particular os métodos de movimento da agulha de amostragem.
De acordo com a invenção, um método de amostragem utilizável em um aparelho de análise automático, referido aparelho automático incluindo uma agulha para tomada de uma amostra a ser analisada, referida amostra sendo removida a partir de um receptáculo, por exemplo um tubo, é caracterizado pelo fato de que a agulha de amostragem é movida em rotação sobre um eixo geométrico que forma um ângulo com referida agulha de amostragem. Este ângulo será escolhido preferivelmente para ser ângulo reto. Para remover uma amostra, a agulha de amostragem pode ou ser movida tal que ela aponte para baixo, ou ser movida tal que ela aponte para cima.
Se o receptáculo está parado com batoque, o receptáculo pode ser direcionado tal que o batoque aponta para baixo, o batoque sendo pré-perfurado com uma agulha de pré-perfuração pela inserção da mesma à uma profundidade de referido batoque, em seguida deslizando a agulha de amostragem dentro da agulha de pré-perfuração tal que sua ponta seja, por exemplo, aproximadamente embutida com a ponta da agulha de pré-perfuração, a agulha de amostragem apontando para cima. Isto pode permitir que aproximadamente toda a amostra contida no receptáculo seja removida, indiferente, em particular, da profundidade do receptáculo.
Vantajosamente, para dar um acesso mais fácil à agulha de amostragem, para remover a amostra, a agulha de amostragem é movida tal que ela forma um ângulo com a vertical, em particular em direção á frente do aparelho automático.
Após remoção de uma amostra, a agulha é movida para pelo menos uma posição de distribuição onde a agulha aponta para baixo acima de um vaso.
De acordo com a invenção, um dispositivo de amostragem utilizável em um aparelho automático, referido aparelho automático incluindo uma agulha para tomada de uma amostra a ser analisada, referida agulha sendo removida a partir de um receptáculo, é caracterizado em que a agulha de amostra pode mover-se em rotação sobre um eixo geométrico formando um ângulo, preferivelmente aproximadamente em ângulo reto com a agulha de amostragem. O dispositivo pode compreender um braço oscilador móvel sobre o eixo geométrico, a agulha de amostragem sendo montada nesta braço oscilador. Para imersão no receptáculo ou em um vaso, a agulha será vantajosamente montada móvel em translação em relação ao braço oscilador que descreve um movimento que a move para fora de ou em direção ao eixo geométrico. A agulha de amostragem pode ser montada móvel em translação através de um corpo fixo em relação ao braço oscilador. O corpo pode vantajosamente ser fixo no braço oscilador por auto-travamento que toma fácil ajustar e remover a agulha. Em particular para mudá-la. A agulha de amostragem e o corpo podem ser parte de uma agulha dupla também incluindo uma agulha de pré-perfuração, a agulha de amostragem sendo montada deslizante na agulha de pré-perfuração, a agulha de pré-perfuração sendo capaz de ser montada fixada no corpo. O dispositivo também inclui meios para acionamento da agulha de amostragem em translação em relação ao braço oscilador, referidos meios de acionamento compreendendo um carro móvel em translação em relação ao braço oscilador, e referida agulha sendo montada por auto-travamento no carro. Estes meios de acionamento também incluem uma correia esticada radialmente entre uma polia de acionamento e uma polia solta, uma das polias servindo como um pivô no braço oscilador, o carro sendo fixado na correia e móvel em translação em uma guia.
Outros detalhes e vantagens da invenção tomar-se-ão claros a partir da descrição que se segue, em relação a exemplos não-limitativos.
Nos desenhos em anexo: A Figura 1 é uma vista posterior de três quartos em perspectiva de um dispositivo de amostragem de acordo com a invenção; A Figura 2 é uma vista a partir da mesma perspectiva de uma agulha dupla para amostragem conforme usada no dispositivo da Figura 1; A Figura 3 é uma vista direita esquematicamente representando várias posições diferentes do dispositivo da Figura 1; e A Figura 4 é um detalhe da Figura 1 mostrando a fixação da agulha dupla no braço oscilador. A frente é definida como o lado do aparelho automático faceando um operador responsável pela amostragem, no momento da amostragem. A traseira é definida como o lado oposto do aparelho automático. Direita e esquerda são definidas como direita e esquerda do operador tomando uma amostra, isto é., olhando a partir da frente para a traseira.
As Figuras mostram um dispositivo de amostragem 1. Este dispositivo é parte de um aparelho automático para análise de amostras de sangue. Para simplificar as figuras, o aparelho automático não é representado em sua totalidade. O dispositivo compreende um braço oscilador 2 e uma agulha dupla 3. O braço oscilador 2 é montado móvel em rotação sobre um eixo geométrico X2 do braço oscilador horizontal em relação a um chassis 4 do aparelho de amostragem automático. O braço oscilador é mais ou menos de quatro cantos na forma. A agulha dupla 3 é mostrada na Figura 2. Tal agulha compreende uma agulha de amostragem 5, uma agulha de pré-perfuração 6 e um corpo 7. Cada uma destas agulhas é principalmente composta de uma haste cilíndrica e vazada. A agulha de pré-perfuração 6 é montada fixa em relação ao corpo 7. A agulha de amostragem 5 é montada deslizante dentro da agulha de pré-perfuração 6. O corpo 7 é fixado no braço oscilador 2 tal que as extremidades das agulhas de amostragem 5 e agulhas de pré-perfuração 6 mais distantes do eixo geométrico do braço oscilador X2 constitui suas respectivas pontas 11, 12. O corpo é fixo no braço oscilador por meio de fixação pelo travamento 9. O dispositivo de amostragem 1 também compreende meio 8 para movimento da agulha de amostragem em translação em relação ao braço oscilador, fazendo com que a agulha de amostragem 5, no exemplo descrito, deslize na agulha de pré-perfuração 6. O meio deslizante 8 compreende um carro 13, uma guia 14 e uma correia 15. A correia é montada entre uma polia de acionamento 16 e uma polia solta 17. A polia de acionamento é coaxial com o eixo geométrico do braço oscilador 2, e inclui um eixo mecânico que serve como um pivô no braço oscilador; referida polia de acionamento é acionada por um primeiro motor 18, fixado ao chassis 4. A polia solta 17 é fixada perto do meio de travamento de fixação 9 tal que a correia se estende aproximadamente radialmente em relação ao eixo geométrico do braço oscilador X2. A guia 14 é cilíndrica e se estende paralela à direção da correia 15. O carro é montado deslizante na guia e fixado na correia. Um trilho, representado nas figuras, serve como meio de impedir rotação do carro ao redor da guia 14. Na concretização descrita nas figuras, este trilho é uma ranhura operada no oscilador. O carro inclui uma alavanca montada deslizante nesta ranhura. Desse modo, o acionamento da correia pelo primeiro motor 18 causa movimento retilíneo do carro na guia.
Perto de sua extremidade 19, oposta a sua ponta 11, a agulha de amostragem inclui um ressalto cilíndrico 21 ao redor da haste vazada cilíndrica 22. Conforme ilustrado em particular na Figura 4, o carro 3 inclui meios 23, 43 para retenção da agulha de amostragem 5. Estes meios de retenção compreendem quatro garras 23 que se estendem aproximadamente paralelas ao eixo geométrico do braço oscilador X2, e um grampo 43. Na montagem da agulha no braço oscilador, o corpo 7 da agulha dupla 3 é fixado no braço oscilador tal que as agulhas 5, 6 se estendem paralelas à guia 14. Além disso, o ressalto é introduzido paralelo ao eixo geométrico do braço oscilador tal que duas garras 23 são dispostas em qualquer lado da haste 22 em um lado do ressalto mais próximo à extremidade oposta à ponta, duas garras 23 são dispostas em qualquer lado da haste 22 em um lado do ressalto mais próximo à ponta 11 e o grampo 43 se fecha pelo travamento ao redor do ressalto 21. Desse modo, durante seu movimento na guia, o carro 13 faz com que a agulha de amostragem deslize na agulha de pré-perfuração e no corpo. A agulha de amostragem pode, desse modo, assumir uma posição retraída na qual sua ponta é protegida dentro da agulha de pré-perfuração. Esta posição corresponde a uma posição do carro mais próxima à polia de acionamento 16. A agulha de amostragem pode, desse modo, assumir uma posição totalmente estendida fora da agulha de pré-perfuração, uma posição na qual sua ponta 11 está mais distante a partir da ponta 12 da agulha de pré-perfuração.
Esta posição corresponde a uma posição do carro mais próxima à polia solta 17. É esta posição que é mostrada nas Figuras. A agulha de amostragem pode, então, também assumir todas as posições, mais ou menos estendidas, entre as duas posições anteriormente descritas. O dispositivo de amostragem também inclui meios para pivotar o braço oscilador 2 sobre seu eixo geométrico X2. Desse modo, um suporte 24 está localizado no chassis lateral na traseira do braço oscilador, isto é., em uma superfície oposta que conduz a correia, a guia e a agulha dupla. O suporte 24 forma um arco circular ao redor do eixo geométrico do braço oscilador X2. Um pinhão 25, acionado por um segundo motor 26, engata no suporte. Desse modo, a rotação do segundo motor impele o braço oscilador a pivotar sobre seu eixo geométrico, e, desse modo, conseqüentemente, a agulha dupla a oscilar. O suporte forma no braço oscilador 2 uma ranhura 44 para guiar o braço oscilador 2 nas superfícies opostas do pinhão 25. O suporte é disposto no braço oscilador em uma parte do braço oscilador para fora a partir do eixo geométrico do braço oscilador X2. Desse modo, a força necessária para o movimento de oscilação é reduzida, e o segundo motor pode ser de energia e tamanho reduzidos. Nós notamos que no exemplo descrito, os movimentos de oscilação e translação da agulha de amostragem são vantajosamente independentes. A extremidade oposta 19 da agulha de amostragem 5 é conectada, via um tubo de amostragem 20 (ver Figura 3), a um sistema de amostragem, não representado nas figuras. Pode ser suficiente usar-se a capacidade disponível na agulha de amostragem e, opcionalmente, no tubo de amostragem para armazenar a amostra assim removida ali. O tubo de amostragem 20 é retido no braço oscilador 2 por um clipe 42, tal que o comprimento do tubo entre o clipe e sua conexão à agulha de amostragem é suficiente para não impedir o movimento do carro 13 ao longo da guia 14. O dispositivo de amostragem compreende dois outros tubos 33, 34 providos pata enxaguar a agulha dupla. O primeiro destes tubos é um tubo 33 para enxaguamento da agulha de amostragem 5. Ele serve para transportar um produto de enxaguamento para uma cabeça de enxaguamento 35 da agulha de amostragem. O segundo destes tubos é um tubo 34 para enxaguamento da agulha pré-perfurante 36. Ele serve para transportar um produto de enxaguamento para uma cabeça de enxaguamento 36 da agulha pré-perfurante 6. As cabeças de enxaguamento são fixas em relação ao braço oscilador 2. Calhas 37 são formadas no braço oscilador para guiar os tubos de enxaguamento ali a partir da vizinhança das cabeças de enxaguamento à vizinhança do eixo geométrico do braço oscilador X2. Desse modo, trazendo-se estes tubos perto deste eixo geométrico, seu movimento é minimizado, limitando, desse modo, seu comprimento, massa e fragilidade. A operação do dispositivo de amostragem agora será descrita em maiores detalhes com referência à Figura 3. A Figura 3 representa quatro posições possíveis da agulha dupla de acordo com a posição do braço oscilador sobre seu eixo geométrico. Cada uma destas posições da agulha corresponde a uma posição de ângulo particular do braço oscilador 2 sobre seu eixo geométrico X2.
Uma primeira posição PI é uma posição de amostragem atual. Nesta posição, a agulha de amostragem 5 serve para amostragem de sangue a partir de um tubo 30. O tubo é cessado com um batoque 31. O batoque deve, desse modo, ser perfurado antes para amostragem. Para isto, a agulha de amostragem é colocada nesta posição retraída dentro da agulha de pré-perfuração 6. A última, mais forte, permite que o batoque seja perfurado sem danificar a agulha de amostragem. A agulha de pré-amostragem, em seguida, sendo mantida através do batoque, serve como uma passagem para a agulha de amostragem através do batoque. Nesta primeira posição Pl, as pontas 11,12 da agulha dupla são dirigidas para baixo e levemente pivotadas para frente tal que elas são facilmente accessíveis ao operador. A amostra removida é sugada através da haste vazada cilíndrica da agulha de amostragem. A amostra é, então, dividida em um ou mais vasos 32, 33 para ser, por exemplo, diluída ou misturada com reagentes com o objetivo de ser analisada. O aparelho automático da Figura 3 contém dois vasos 32, 33. Os vasos são alinhados em relação ao movimento da agulha dupla, tal que para cada vaso existe uma posição desta agulha para qual referida agulha prende referido vaso. Uma segunda posição é uma posição de distribuição P2 na qual a agulha de amostragem é dirigida com sua ponta apontando para baixo, aproximadamente verticalmente, acima de um primeiro vaso 32. Uma terceira posição é uma posição de distribuição P3 na qual a agulha de amostragem é dirigida com sua ponta apontando para baixo, levemente adicionalmente para trás do que na segunda posição, acima de um segundo vaso 33. A segunda posição é uma posição intermediária entre a primeira posição PI e a terceira posição P3.
Os vasos podem também servirem para receberem o produto de enxaguamento poluído após ele ter passado através da agulha dupla. Ao invés de dois tubos de enxaguamento, um tubo simples ou mais do que dois tubos podem ser usados de acordo com seu uso pretendido. Desse modo, estes tubos 33, 34 podem também serem usados quando a agulha dupla está acima de um vaso, para distribuir um líquido no vaso, ou através de ou ao longo de uma destas agulhas 5, 6.
De modo a proteger o suporte dos possíveis esguichos a partir dos vasos, um anel protetor 40 é formado em um arco circular no braço oscilador além do suporte em relação ao eixo geométrico do braço oscilador.
Na posição de distribuição P3, a agulha de amostragem 5 não é totalmente estendida, de modo que sua ponta 11 permanece acima das bordas dos vasos 32, 33, em particular também durante o pivotamento do braço oscilador. Naturalmente, conforme ilustrado na posição P2 da Figura 3, a agulha pode também estender-se dentro de um vaso em um líquido de diluição ou regente que o contém, ou para evitar derramamento durante distribuição da amostra, ou para remover alguns dos conteúdos do vaso. Desse modo, o primeiro vaso pode ser usado para diluir a amostra de sangue, em seguida o sangue assim diluído pode ser removido a partir do primeiro banho para, em seguida, ser misturado com um reagente no segundo vaso.
As três posições Pl, P2, P3 acima descritas para o braço oscilador são realizadas com um movimento de aproximadamente quarenta graus do braço oscilador sobre seu eixo geométrico. Isto corresponde aproximadamente ao comprimento do arco formado pelo suporte 24 no braço oscilador na configuração da Figura 1. Pode ser possível que uma posição P3 ou alem de P3 em relação a Pl, isto é., em direção à traseira, seja provida para permitir que os vasos sejam removidos para mudança ou limpeza.
Uma quarta posição P4, também representada na Figura 3, pode ser alcançada, por exemplo, com um suporte estendido 38 qué permite um pivotamento da alavanca sobre aproximadamente 170 graus. Nesta posição, o braço oscilador é pivotado além da primeira posição PI em relação à segunda posição P2 e terceira posição P3, tal que ele forma um ângulo de aproximadamente 170 graus com a terceira posição P3. A ponta da agulha aponta para cima e levemente para frente para ser mais facilmente accessível ao operador.
Será notado que os tubos de amostragem não são todos da mesma profundidade. Isto pode impor um problema se a amostragem é automática, isto é, se o operador coloca o tubo em um suporte, e o aparelho automático, em seguida, efetua automaticamente por si as operações de pré-perfuração, amostragem e distribuição. A agulha de amostragem 5 pode, em sua posição totalmente estendida, ser provida para alcançar o fundo de um tubo que não é muito profundo.
Desse modo, conforme ilustrado na primeira posição PI na Figura 3, será possível remover o sangue do fundo de um tubo 30 de maior profundidade somente se o dispositivo inclui, por exemplo, meios para adaptar a extensão da agulha de amostragem à profundidade do tubo, ou meios para posicionar o tubo em relação à agulha de acordo com a profundidade do tubo.
Uma posição de amostragem na qual a agulha de amostragem aponta para cima, tal como a quarta posição P4 ilustrada na Figura 3, permite que este problema seja resolvido quando o tubo usado é cessado com um batoque. Indiferente da profundidade do tubo, a medida que o batoque aponta para baixo, o sangue contido no tubo sobe contra o batoque. Desse modo, a pré-perfuração é efetuada para a profundidade do batoque, e a agulha de pré-perfuração é mantida ali; é, então, suficiente posicionar-se a ponta 11 da agulha de amostragem 5 para coletar a amostra a ser analisada.
Naturalmente a invenção não está limitada aos exemplos que foram descritos, e numerosas modificações podem ser feitas nestes exemplos sem fugir do escopo da invenção.
Em particular, o número de vasos não é limitado a dois, mas pode ser mais ou menos, conforme requerido.
Nem a invenção está limitada a análises de sangue. Ela pode ser usada para qualquer tipo de amostragem.
Um eixo geométrico do braço oscilador perpendicular à direção de extensão e à direção de movimento da agulha de amostragem, conforme ilustrado nas figuras, é geralmente preferível porque ele permite que, em particular, a retirada do volume pelo dispositivo de amostragem durante sua operação seja limitada. Além disso, ele permite que um eixo geométrico comum seja mais facilmente usado para pivotamento do braço oscilador e para uma das polias. Contudo, dependendo da configuração do aparelho de análise automático, o braço oscilador pode formar um ângulo outro do que um ângulo reto com a agulha de amostragem.
Outros meios de acionamento para movimento da agulha de amostragem em relação ao braço oscilador podem também serem usados, tais como um suporte ou um sistema de parafuso/porca. Estes meios, mais rígidos do que uma correia, são preferíveis se a agulha de amostragem é também usada como uma agulha de perfuração para o batoque.
Similarmente, preferivelmente do que um suporte em um arco circular, meios para balançar o braço oscilador podem compreender um sistema parafuso/porca, uma correia ou um cabo. Estes meios para equilibrar podem ser dispostos para permitir que o oscilador produza uma rotação completa sobre seu próprio eixo geométrico.
Os ângulos formados entre as posições diferentes do braço oscilador sobre seu eixo geométrico podem também diferirem daqueles acima descritos. O dispositivo de amostragem também pode incluir uma agulha de pré-perfuração. Este pode ser o caso quando não é provido que os tubos incluam um batoque, que pode ter sido removido em avanço, ou quando a agulha de amostragem é suficientemente sólida para ser usada para perfurar o batoque.
REIVINDICAÇÕES

Claims (23)

1. Método de amostragem que pode ser usado em um aparelho de análise automática, referido aparelho automático incluindo uma agulha (5) para tomada de uma amostra a ser analisada, referida amostra sendo removida a partir de um receptáculo (30), caracterizado pelo fato de: - girar a referida agulha sobre um eixo geométrico (X2) que forma um ângulo com referida agulha de amostragem; - fixar a agulha em um oscilador móvel sobre um eixo geométrico (X2), - acionar a agulha de amostragem em translação em relação ao oscilador por meios de acionamento compreendendo um carro (13), móvel em translação em relação ao oscilador e também uma correia (15), radialmente esticada entre uma polia de acionamento (16) e uma polia solta (17), uma destas polias servindo como uma articulação no oscilador, o carro sendo fixado na correia.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a translação e rotação são independentes.
3. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 2, caracterizado pelo fato de que, para remover a amostra, a agulha de amostragem é movida tal que ela aponta para baixo.
4. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que, para remover a amostra, a agulha de amostragem é movida tal que ela aponta para cima.
5. Método, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que se o receptáculo é parado com um batoque (31), o receptáculo é direcionado tal que o batoque aponta para baixo, em seguida o batoque é perfurado com uma agulha pela inserção dele pelo menos à profundidade de referido batoque.
6. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que, para remover a amostra, a agulha de amostragem é movida tal que ela forma um ângulo com a vertical.
7. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de que, após ter removido uma amostra, a agulha é movida para uma posição de distribuição (P2, P3) onde a agulha aponta para baixo acima de um vaso (32, 33).
8. Método, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que existe uma posição da agulha, em rotação sobre o eixo geométrico, de modo que o vaso pode ser removido a partir do aparelho.
9. Dispositivo de amostragem útil em um aparelho de análise automático, referido dispositivo incluindo uma agulha (5) para tomada de uma amostra a ser analisada, referida amostra sendo removida a partir de um receptáculo (30), caracterizado pelo fato de que a agulha de amostragem é móvel sobre um eixo geométrico (X2) formando um ângulo com referida agulha de amostragem, referido dispositivo compreendendo meios de modo (13-18) que a agulha pode ser movida toda ao redor do eixo geométrico, sendo que referido dispositivo ainda compreende meios (13-18) para acionamento da agulha de amostragem em translação em relação ao oscilador, referidos meios de acionamento compreendendo um carro (13) móvel em translação em relação ao oscilador, referida agulha de amostragem sendo fixada por auto-travamento no carro, os referidos meios de acionamento compreendem adicionalmente uma correia (15) esticada radialmente entre um polia de acionamento (16) e uma polia solta (17), uma destas polias servindo como uma articulação no oscilador, o carro sendo fixado na correia e móvel em translação em uma guia (14).
10. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que o ângulo formado pelo eixo geométrico e a agulha é um ângulo aproximadamente reto.
11. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 09 a 10, caracterizado pelo fato de que inclui um oscilador (2) móvel sobre o eixo geométrico (X2), a agulha de amostragem sendo montada no oscilador.
12. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que a agulha de amostragem é montada móvel em translação em relação ao oscilador que descreve um movimento que a move para fora de ou em direção ao eixo geométrico.
13. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que compreende meios de modo que translação e rotação são independentes.
14. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que a agulha de amostragem é montada móvel em translação através de um corpo (7) fixo em relação ao oscilador.
15. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que inclui meio (9) para fixação do corpo por travamento no oscilador.
16. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 15 ou 15, caracterizado pelo fato de que a agulha de amostragem e o corpo formam parte de uma agulha dupla (3) também compreendendo uma agulha de pré-perfuração (6), a agulha de amostragem sendo montada deslizante na agulha de pré-perfuração.
17. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato de que a agulha de pré-perfuração é montada fixa no corpo.
18. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 09, caracterizado pelo fato de que os meios de acionamento compreendem uma correia e/ou um dispositivo de parafuso/porca.
19. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 9 a 18, caracterizado pelo fato de que pelo menos uma agulha (5, 6) inclui uma cabeça de enxaguadura (35, 36), inclui um tubo (33, 34) para transportar um produto de enxaguadura para referida cabeça de enxaguadura, o oscilador incluindo pelo menos uma calha (37) para guiar referido tubo a partir da vizinhança da cabeça de enxaguadura para a vizinhança do eixo geométrico (X2).
20. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 a 19, caracterizado pelo fato de que o oscilador inclui meios (24, 25) para articulação do oscilador sobre seu eixo geométrico.
21. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 20, caracterizado pelo fato de que os meios para articulação incluem um suporte (24) formando um arco sobre o eixo geométrico (X2), e um pinhão (25) engatando com o suporte para acionar o oscilador em rotação sobre o eixo geométrico.
22. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 21, caracterizado pelo fato de que o suporte é provido no oscilador, em uma parte do oscilador distante a partir do eixo geométrico.
23. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 22, caracterizado pelo fato de que os meios para articulação compreendem uma correia ou um cabo ou dispositivo de parafuso/porca.
BRPI0412549A 2003-07-18 2004-07-16 dispositivo e método de amostragem para um analisador automático BRPI0412549B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0308766A FR2857750B1 (fr) 2003-07-18 2003-07-18 Dispositif et procede de prelevement pour un automate d'analyse
PCT/FR2004/001872 WO2005010497A2 (fr) 2003-07-18 2004-07-16 Dispositif et procede de prelevement pour un automate d'analyse

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0412549A BRPI0412549A (pt) 2006-09-19
BRPI0412549B1 true BRPI0412549B1 (pt) 2017-03-07

Family

ID=33548232

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0412549A BRPI0412549B1 (pt) 2003-07-18 2004-07-16 dispositivo e método de amostragem para um analisador automático

Country Status (16)

Country Link
US (1) US7377189B2 (pt)
EP (1) EP1660857B1 (pt)
JP (1) JP4571132B2 (pt)
KR (1) KR20060038446A (pt)
CN (1) CN100582728C (pt)
AR (1) AR046504A1 (pt)
AT (1) ATE415619T1 (pt)
BR (1) BRPI0412549B1 (pt)
DE (1) DE602004018002D1 (pt)
FR (1) FR2857750B1 (pt)
MA (1) MA27912A1 (pt)
MX (1) MXPA06000473A (pt)
RU (1) RU2338172C2 (pt)
TW (1) TWI346775B (pt)
WO (1) WO2005010497A2 (pt)
ZA (1) ZA200600488B (pt)

Families Citing this family (30)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP1849012A2 (en) * 2005-01-28 2007-10-31 Parker-Hannifin Corporation Sampling probe, gripper and interface for laboratory sample management systems
US8192698B2 (en) * 2006-01-27 2012-06-05 Parker-Hannifin Corporation Sampling probe, gripper and interface for laboratory sample management systems
AT505469B1 (de) * 2006-05-02 2009-03-15 Hoffmann La Roche Probeneingabevorrichtung
US8935965B1 (en) 2009-05-18 2015-01-20 The United States of America, as represented by the Secretary of the Department of the Interior Apparatus to assist in the collection of stormwater-quality samples in a vertical profile
US8286512B1 (en) * 2009-05-18 2012-10-16 The United States Of America, As Represented By The Secretary Of The Interior Apparatus to assist in the collection of stormwater-quality samples in a vertical profile
GB201002003D0 (en) * 2010-02-08 2010-03-24 Sec Dep For Environment Food A Liquid extraction apparatus
CN101806673A (zh) * 2010-04-16 2010-08-18 深圳市普康电子有限公司 生化分析仪用采样针驱动机构
KR101307266B1 (ko) * 2011-05-25 2013-09-11 한국생산기술연구원 갠트리 포지셔닝 장치 및 이를 이용한 이미징 장치
EP2778688B1 (de) * 2013-03-13 2019-10-30 Siemens Healthcare Diagnostics Products GmbH Haltevorrichtung für eine Pipettiernadel
CN103913583B (zh) * 2013-12-06 2015-12-09 东软安德医疗科技有限公司 一种自动生化分析装置
WO2016194084A1 (ja) * 2015-05-29 2016-12-08 株式会社島津製作所 注入方法及び注入装置
US10086368B2 (en) 2015-09-07 2018-10-02 EXIAS Medical GmbH Movable measurement cell
FR3046459B1 (fr) * 2016-01-06 2023-05-12 Stago Diagnostica Dispositif de prelevement d'un echantillon
WO2017223214A1 (en) * 2016-06-22 2017-12-28 Abbott Laboratories Liquid level sensing apparatus and related methods
EP3555633B1 (en) * 2016-12-13 2022-07-20 Siemens Healthcare Diagnostics Inc. Sample receiving assembly and probe
CN107991505A (zh) * 2017-12-21 2018-05-04 睿科仪器(厦门)有限公司 一种自动弹簧穿刺针取样结构
CN110118671B (zh) * 2018-02-06 2023-10-13 深圳市帝迈生物技术有限公司 一种取样装置
FR3080050B1 (fr) * 2018-04-17 2020-03-27 Gilson Sas Dispositif de verrouillage d'une vis de reglage de volume pour un systeme de pipetage
EP3783367B1 (en) * 2018-04-20 2023-11-29 Sekisui Medical Co., Ltd. Sampling mechanism and sampling method
JP7113464B2 (ja) * 2018-05-25 2022-08-05 株式会社Aikiリオテック 毛細血管血採取装置
CN110004040A (zh) * 2019-04-16 2019-07-12 北京龙基高科生物科技有限公司 一种基因测序用自动上样系统
CN210347441U (zh) * 2019-06-13 2020-04-17 株式会社岛津制作所 自动进样器
US11598696B2 (en) 2019-06-14 2023-03-07 Emerald Coast Manufacturing, LLC Method and apparatus for sampling liquid
CN110333362B (zh) * 2019-08-07 2023-05-05 西安天隆科技有限公司 一种小型化、全自动液体工作站
CN110672870A (zh) * 2019-09-24 2020-01-10 东软威特曼生物科技(沈阳)有限公司 取样装置的驱动装置、取样装置及生化分析仪
CN113551945A (zh) * 2020-04-24 2021-10-26 南京劳拉苏埃尔电子有限公司 一种自动感应液面的真空采血管自动穿刺装置
CN113759142B (zh) * 2020-06-04 2024-01-16 深圳迈瑞生物医疗电子股份有限公司 血液分样方法和血液分样设备
USD972724S1 (en) * 2020-09-29 2022-12-13 Livsmed Inc. Pulley for surgical instrument
CN113834710B (zh) * 2021-09-23 2023-06-06 睿科集团(厦门)股份有限公司 一种全自动液体处理工作站
JP2024025565A (ja) * 2022-08-12 2024-02-26 アークレイ株式会社 ノズル構造

Family Cites Families (34)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
SE336241B (pt) * 1967-12-06 1971-06-28 Linson Instr Ab
FR2120300A5 (pt) * 1970-12-29 1972-08-18 Hoffmann La Roche
US3748907A (en) * 1971-06-07 1973-07-31 Bausch & Lomb Fluid sampling device
US3858450A (en) * 1971-10-21 1975-01-07 Coulter Electronics Sample mixing and metering apparatus
US3949615A (en) * 1974-05-13 1976-04-13 Instrumentation Laboratory, Inc. Analysis apparatus
US4076503A (en) * 1974-08-22 1978-02-28 The Perkin-Elmer Corporation Pipetting system for use in kinetic analysis apparatus and the like
US4000973A (en) * 1974-09-09 1977-01-04 Beckman Instruments, Inc. Sample residue cleaning system for biological analyzers
HU171473B (hu) 1975-03-07 1978-01-28 Mueszeripari Muevek Lab Bystrodejstvujuhhij avtomaticheskij probootbornik
US4166094A (en) 1978-05-22 1979-08-28 The Perkin-Elmer Corporation Automatic fluid sampling transport system
IT1130926B (it) * 1980-03-07 1986-06-18 Erba Strumentazione Dispositivo per il prelievo di campioni da analizzare,specialmente in capionatori automatici
DE3144083A1 (de) * 1980-11-14 1982-06-24 Corning Glass Works, 14830 Corning, N.Y. Vorrichtung zur entnahme von proben
US4499053A (en) * 1982-06-10 1985-02-12 Instrumentation Laboratory Inc. Fluid sampling
JPS59191637U (ja) * 1983-06-04 1984-12-19 株式会社 堀場製作所 試料吸引機構
FR2572180B1 (fr) * 1984-10-24 1987-03-20 Eric Marteau D Autry Procede et appareil de reparation d'echantillons a des fins d'analyse
AT392362B (de) * 1987-07-02 1991-03-25 Avl Verbrennungskraft Messtech Eingabevorrichtung zum einbringen fluessiger oder gasfoermiger medien
AT392363B (de) * 1987-07-06 1991-03-25 Avl Verbrennungskraft Messtech Eingabevorrichtung zum einbringen fluessiger oder gasfoermiger medien
JPH076998B2 (ja) * 1987-12-04 1995-01-30 富士写真フイルム株式会社 自動分注器および点着方法
US4951512A (en) * 1988-06-23 1990-08-28 Baxter International Inc. System for providing access to sealed containers
SU1583836A1 (ru) 1988-10-18 1990-08-07 Опытно-Конструкторское Бюро Приборов Контроля И Автоматики Устройство дл автоматического отбора и ввода проб жидкости в анализатор состава
EP0468565A3 (en) * 1990-07-23 1992-05-20 Akzo N.V. Piercing and sampling probe
US5525298A (en) * 1991-04-19 1996-06-11 Olympus Optical Co., Ltd. Apparatus for taking liquid content for use in analysis out of container
JPH04320942A (ja) * 1991-04-19 1992-11-11 Olympus Optical Co Ltd 開栓装置
JPH04320941A (ja) * 1991-04-19 1992-11-11 Olympus Optical Co Ltd 血液試料から血清を採取する装置
US5555920A (en) * 1991-04-30 1996-09-17 Automed Corporation Method and apparatus for aliquotting blood serum or blood plasma
FR2707760B1 (fr) * 1993-07-15 1995-09-22 Abx Sa Dispositif de nettoyage d'une aiguille de prélèvement d'un liquide dans un flacon fermé.
IT1278570B1 (it) * 1994-09-08 1997-11-24 Seac Srl Apparecchiatura automatica per analisi immunologiche
JP3307816B2 (ja) * 1995-12-19 2002-07-24 シスメックス株式会社 試料吸引装置
JP3116821B2 (ja) * 1996-04-30 2000-12-11 株式会社島津製作所 オ−トインジェクタ
US6886421B2 (en) * 1997-07-21 2005-05-03 Vijay Mathur Modular film sensors with record memory for modular automated diagnostic apparatus
US6913934B2 (en) * 1998-08-13 2005-07-05 Symyx Technologies, Inc. Apparatus and methods for parallel processing of multiple reaction mixtures
DE19847759A1 (de) * 1998-10-16 2000-04-20 Dade Behring Marburg Gmbh Auswechselbare Schwingpipettiernadel
DE19917646B4 (de) * 1999-04-19 2013-06-20 Siemens Healthcare Diagnostics Products Gmbh Verschlußvorrichtung für Reagenzbehälter
JP4392709B2 (ja) * 2000-11-24 2010-01-06 株式会社エス・テイ・ジャパン 試料採取装置および試料採取方法
AT413002B (de) * 2002-03-19 2005-09-26 Hoffmann La Roche Probeneingabevorrichtung für die eingabe medizinischer proben in einen analysator

Also Published As

Publication number Publication date
EP1660857A2 (fr) 2006-05-31
JP4571132B2 (ja) 2010-10-27
US7377189B2 (en) 2008-05-27
TW200508587A (en) 2005-03-01
AR046504A1 (es) 2005-12-14
ATE415619T1 (de) 2008-12-15
US20070095159A1 (en) 2007-05-03
ZA200600488B (en) 2006-12-27
CN1826515A (zh) 2006-08-30
BRPI0412549A (pt) 2006-09-19
WO2005010497A2 (fr) 2005-02-03
FR2857750A1 (fr) 2005-01-21
TWI346775B (en) 2011-08-11
JP2007516421A (ja) 2007-06-21
MXPA06000473A (es) 2006-04-11
KR20060038446A (ko) 2006-05-03
DE602004018002D1 (de) 2009-01-08
WO2005010497A3 (fr) 2005-05-19
RU2006105004A (ru) 2007-09-27
FR2857750B1 (fr) 2008-04-18
CN100582728C (zh) 2010-01-20
RU2338172C2 (ru) 2008-11-10
EP1660857B1 (fr) 2008-11-26
MA27912A1 (fr) 2006-05-02

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0412549B1 (pt) dispositivo e método de amostragem para um analisador automático
CN110398600B (zh) 一种血样自动混匀装置及血细胞分析设备
US10345205B2 (en) Fluid sample preparation systems and methods
CN103901220B (zh) 一种自动夹取、摇匀和穿刺的装置
BRPI0717120B1 (pt) aparelho, sistema e método para manuseio de tubos, em particular um aparelho de análise sanguínea automático
CN112691589A (zh) 一种农产品检测用震荡装置
CN209764874U (zh) 一种血栓检测机
CN111562403B (zh) 封闭空间的控制装置及自动进样系统
CN218852788U (zh) 穿刺针固定夹及穿刺针固定装置
CN209132279U (zh) 一种用于血液分析设备上的血液采样装置和血流变仪
CN109358187A (zh) 一种血液采样装置和血流变仪
CN110686962B (zh) 一种试管的混匀装置及分析仪
CN112156268A (zh) 一种天轨式自动换药输液架
JP2005127895A (ja) 血液等の試料サンプリング機構におけるサンプリング管の洗浄方法
CN214182830U (zh) 一种临床化学检验用试管振荡装置
CN219777704U (zh) 一种全自动血栓弹力图仪
CN218726367U (zh) 一种化妆品小样检测用黏度检测装置
CN110118671B (zh) 一种取样装置
JPH088452Y2 (ja) 試料撹拌装置
IE912383A1 (en) Piercing and sampling probe
CN117388040A (zh) 混匀机构及样本分析仪
CN115634025A (zh) 用于机器人穿刺手术的自动穿刺装置
JPH02218938A (ja) 分析機器用試料混合装置
TH39557B (th) อุปกรณ์และวิธีการสุ่มตัวอย่างสำหรับเครื่องวิเคราะห์แบบอัตโนมัติ
TH69788A (th) อุปกรณ์และวิธีการสุ่มตัวอย่างสำหรับเครื่องวิเคราะห์แบบอัตโนมัติ

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]
B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 20A ANUIDADE.