BRPI0317547B1 - Sistema de refrigeração possuindo compressor alternativo - Google Patents

Sistema de refrigeração possuindo compressor alternativo Download PDF

Info

Publication number
BRPI0317547B1
BRPI0317547B1 BRPI0317547-2A BR0317547A BRPI0317547B1 BR PI0317547 B1 BRPI0317547 B1 BR PI0317547B1 BR 0317547 A BR0317547 A BR 0317547A BR PI0317547 B1 BRPI0317547 B1 BR PI0317547B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
lubricant
refrigerant
cooling system
stator
unit
Prior art date
Application number
BRPI0317547-2A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0317547A (pt
Inventor
Gi-Bong Kwon
Won-Hyun Jung
Su-Won Lee
Dong-Won Lee
Original Assignee
Lg Electronics Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Lg Electronics Inc filed Critical Lg Electronics Inc
Publication of BR0317547A publication Critical patent/BR0317547A/pt
Publication of BRPI0317547B1 publication Critical patent/BRPI0317547B1/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F04POSITIVE - DISPLACEMENT MACHINES FOR LIQUIDS; PUMPS FOR LIQUIDS OR ELASTIC FLUIDS
    • F04BPOSITIVE-DISPLACEMENT MACHINES FOR LIQUIDS; PUMPS
    • F04B39/00Component parts, details, or accessories, of pumps or pumping systems specially adapted for elastic fluids, not otherwise provided for in, or of interest apart from, groups F04B25/00 - F04B37/00
    • F04B39/02Lubrication
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F04POSITIVE - DISPLACEMENT MACHINES FOR LIQUIDS; PUMPS FOR LIQUIDS OR ELASTIC FLUIDS
    • F04BPOSITIVE-DISPLACEMENT MACHINES FOR LIQUIDS; PUMPS
    • F04B35/00Piston pumps specially adapted for elastic fluids and characterised by the driving means to their working members, or by combination with, or adaptation to, specific driving engines or motors, not otherwise provided for
    • F04B35/04Piston pumps specially adapted for elastic fluids and characterised by the driving means to their working members, or by combination with, or adaptation to, specific driving engines or motors, not otherwise provided for the means being electric
    • F04B35/045Piston pumps specially adapted for elastic fluids and characterised by the driving means to their working members, or by combination with, or adaptation to, specific driving engines or motors, not otherwise provided for the means being electric using solenoids
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F04POSITIVE - DISPLACEMENT MACHINES FOR LIQUIDS; PUMPS FOR LIQUIDS OR ELASTIC FLUIDS
    • F04BPOSITIVE-DISPLACEMENT MACHINES FOR LIQUIDS; PUMPS
    • F04B39/00Component parts, details, or accessories, of pumps or pumping systems specially adapted for elastic fluids, not otherwise provided for in, or of interest apart from, groups F04B25/00 - F04B37/00
    • F04B39/02Lubrication
    • F04B39/0223Lubrication characterised by the compressor type
    • F04B39/0276Lubrication characterised by the compressor type the pump being of the reciprocating piston type, e.g. oscillating, free-piston compressors

Description

"SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO POSSUINDO COMPRESSOR ALTERNATIVO" CAMPO TÉCNICO A presente invenção está relacionada a um sistema de refrigeração para efetuar uma operação de compressão sobre um refrigerante por um compressor alternativo e, mais particularmente, a um sistema de refrigeração possuindo um compressor alternativo que é capaz de melhorar um desempenho de lubrificação e também um desempenho de um sistema de refrigeração pelo uso de um lubrificante possuindo uma excelente compatibilidade com um gás natural para um compressor alternativo do sistema de refrigeração que utiliza o gás natural .
TÉCNICA ANTERIOR
Como os cloro flúor carbonetos (CFC), que são refrigerantes usados para refrigeradores, condicionadores de ar e similares, são conhecidos como uma matéria prima que danifica a camada de ozônio da estratosfera, estão sendo continuamente efetuadas pesquisas sobre refrigerantes substitutos .
Os CFC compreendem o Rll (tricloro monoflúor metano) , R12 (dicloro diflúor metano), R13 e similares, dos quais o R12, largamente utilizado como um refrigerante para um refrigerador, é um dos materiais sujeitos â legislação como sendo uma matéria prima que causa redução da camada de ozônio e gera um efeito de aquecimento global. Dessa forma, pesquisas estão sendo conduzidas sobre um refrigerante natural como um refrigerante substituto. 0 termo refrigerante natural se refere a um material usado como um refrigerante que existe naturalmente na terra, tal como água, amônia, nitretos, dióxido de carbono, propano, butano e similares, e não um composto artificial. Sabendo-se que ele não exerce uma influência negativa sobre o ambiente global, a aplicação do refrigerante natural como um refrigerante é bem vista.
Dentre os refrigerantes naturais, os hidrocarbone-tos compreendem apenas carbono e hidrogênio e incluem o metano (R50), etano (R170), propano (R290), butano (R600), i-sobutano (R600a), propileno (R1270) ou similares. Os hidro-carbonetos não são tóxicos, são quimicamente estáveis e, especialmente, apresentam uma solubilidade apropriada em um óleo mineral.
Além disso, os hidrocarbonetos possuem um potencial zero de desgaste de ozônio e um índice de aquecimento global muito baixo. Isto é, quando o índice de aquecimento global do dióxido de carbono é considerado como "1", o índice de aquecimento global do R12 é de 7100, do R134a é de 1200, enquanto o do propano é muito baixo, de apenas 3.
Especialmente, o isobutano (R600a) é um gás natural ambientalmente não agressivo, que não prejudica a camada de ozônio e não exerce influência sobre o efeito estufa. Isto é, o isobutano (R600a), um tipo de gás natural obtido por refino do gás de hidrocarbonetos criado em um processo de refino de petróleo com um alto grau de pureza, é um refrigerante que não contém qualquer fator ambientalmente prejudicial , No entanto, apesar de todos estas vantagens, sobutano (R600a) é de difícil combinação com o óleo refrigerante atualmente usado para sistemas de refrigeração devido às suas propriedades químicas e elétricas. Portanto, existe uma demanda pelo desenvolvimento de um óleo refrigerante a-dequado para o isobutano (R600a). Especialmente, é relevante a demanda por um óleo refrigerante que possa ser usado para um compressor alternativo para a compressão de isobutano (RSOOa). A Figura 1 mostra um esquema de um circuito de um sistema de refrigeração geral.
Tal como pode ser visto na Figura 1, um circuito de refrigeração usado atualmente inclui: um evaporador 2 para efetuar uma operação de resfriamento a medida que um refrigerante em baixa temperatura e baixa pressão é evaporado; um compressor 4 para comprimir o refrigerante gasoso em baixa temperatura e baixa pressão descarregado a partir do evaporador 2 para um refrigerante gasoso a uma temperatura elevada e pressão elevada; um condensador 6 para mudar o refrigerante gasoso em temperatura elevada e pressão elevada descarregado a partir do compressor 4 para um refrigerante líquido em alta temperatura e alta pressão; e um tubo capilar 8 para descomprimir o refrigerante descarregado a partir do condensador 6 de forma a ser facilmente evaporado e transferi-lo para o evaporador 2. 0 refrigerante usado para o sistema de refrigeração é um refrigerante natural, sendo especialmente usado um hidrocarboneto.
Uma vez que o lubrificante 50 usado para o compressor alternativo do sistema de refrigeração é usado como um óleo refrigerante para o compressor que comprime um refrigerante natural, suas características físicas e químicas devem estar em harmonia com o refrigerante natural.
Isto é, o lubrificante usado como o óleo refrigerante do compressor alternativo deve possuir características tais que ele possa proteger bem um filme de óleo mesmo que o refrigerante esteja dissolvido, deve ser térmica e química-mente estável de modo a não reagir apesar de estar em contato com o refrigerante ou um material orgânico, metal, em uma temperatura elevada ou em baixa temperatura, e deve possuir uma elevada estabilidade térmica, de forma a não gerar um sedimento de carbono nem ser oxidado em uma parte de alta temperatura do compressor.
Para atender a tais características, propriedades do lubrificante tais como sua viscosidade cinemática, ponto de escoamento, densidade, número de ácido total, teor de ã-gua e similares, funcionam como fatores críticos.
Portanto, caso o lubrificante usado para o compressor alternativo comprimindo o refrigerante natural não esteja em harmonia com o refrigerante do refrigerador, o ó-leo poderia vazar. Então, a circulação de óleo é deteriorada degradando um desempenho de transferência de calor do refrigerador e um desempenho de lubrificação, resultando em que as partes sob atrito de cada peça em movimento sejam desgastadas e portanto danificando tais peças.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
Portanto, ura objetivo da presente invenção é o de prover um sistema de refrigeração possuindo um compressor alternativo que é capaz de melhorar um desempenho de lubrificação e um desempenho de um sistema de refrigeração pelo uso de um gás natural como um refrigerante para o sistema de refrigeração e uso de um lubrificante bem harmonizado com o gás natural para o compressor alternativo.
Para atingir tais objetivos, é provido um compressor alternativo incluindo: um evaporador para efetuar uma operação de resfriamento a medida que um refrigerante é evaporado; um compressor alternativo que inclui uma unidade de acionamento possuindo um estator consistindo de um estator externo fixado no interior de um recipiente hermético, um estator interno disposto com uma certa folga de ar em relação à uma superfície circular interna do estator externo, e uma bobina de enrolamento enrolada em um dentre o estator externo e do estator interno, à qual é aplicada energia proveniente de uma fonte externa, um movimentador consistindo de magnetos dispostos em intervalos regulares entre o estator externo e o estator interno e movimentados de forma linear e alternativo quando energia é aplicada à bobina de enrolamento e a um quadro de magneto, em que os magnetos estão montados, para transmitir uma força de movimento linear recíproco para uma unidade de compressão, uma unidade de compressão para efetuar uma operação de compressão sobre um refrigerante ao receber a força de movimento linear recíproco da unidade de acionamento, e uma unidade de lubrificação para suprir o lubrificante, um tipo de óleo mineral, a cada parte móvel da unidade de acionamento e da unidade de compressão e efetuar uma operação de lubrificação; um condensa-dor para mudar o refrigerante comprimido no compressor alternativo para um refrigerante líquido; um tubo capilar para descomprimir o refrigerante descarregado a partir do conden-sador e transmiti-lo para o evaporador; um refrigerante de um composto orgânico sugado para o interior do evaporador e compreendendo carbono e hidrogênio, um tipo de refrigerante natural e sendo combustível e explosível; e um lubrificante de base mineral armazenado no interior de um recipiente hermético do compressor alternativo e efetuando uma operação de lubrificação sobre cada peça deslizante.
No sistema de refrigeração da presente invenção, é adicionalmente provido um controlador para variar uma capacidade de um compressor, dependendo de uma temperatura do ambiente e do ambiente.
No sistema de refrigeração da presente invenção, o controlador determina um valor de saída de acordo com uma diferença de fase entre uma corrente e uma tensão.
No sistema de refrigeração da presente invenção, a unidade de compressão inclui um pistão conectado ao movimen-tador e movimentado de forma linear e alternativo; um cilindro no interior do qual o pistão é inserido de forma deslizante, formando uma certa câmara de compressão; uma válvula de sucção montada em uma passagem de refrigerante 56 formada no pistão e impedindo um retro-fluxo do refrigerante após ser introduzido na câmara de compressão; e uma válvula de descarga montada no lado frontal do cilindro e efetuando uma operação de abertura e fechamento sobre um refrigerante comprimido .
No sistema de refrigeração da presente invenção, a unidade de lubrificação inclui uma unidade de bombeamento de lubrificante para bombear um lubrificante preenchido em uma certa quantidade em uma parte inferior do recipiente hermético; e uma passagem de suprimento de lubrificante para suprir o lubrificante bombeado pela unidade de bombeamento de lubrificante para uma parte com atrito entre o pistão e o cilindro.
No sistema de refrigeração da presente invenção, o isobutano (R600a), o qual é baseado em hidrocarboneto e possui uma fórmula molecular de CH(CH3)3, é usado como o refrigerante.
No sistema de refrigeração da presente invenção, o lubrificante é um lubrificante a base de parafina.
No sistema de refrigeração da presente invenção, o lubrificante possui uma densidade de 0,866 a 0,880 g/cm3 e um ponto de fulgor acima de 140 °C.
No sistema de refrigeração da presente invenção, o lubrificante possui uma viscosidade cinemática de 7,2 a 21,8 mm2/s em uma temperatura de 40 °C e um índice de viscosidade de 73 a 99.
No sistema de refrigeração da presente invenção, o lubrificante possui um ponto de escoamento abaixo de -25 °C e um número de ácido total abaixo de 0,01 mg de KOH/g.
No sistema de refrigeração da presente invenção, o lubrificante possui um teor de água abaixo de 20 ppm e uma tensão de decomposição acima de 30 kV.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS A Figura 1 ilustra a estrutura de um ciclo de refrigeração de um sistema de refrigeração geral; e A Figura 2 é uma vista em corte de um compressor alternativo geral.
MODOS PARA EFETIVAR AS MODALIDADES PREFERIDAS A Figura 1 ilustra a estrutura de um ciclo de refrigeração de um sistema de refrigeração geral e a Figura 2 é uma vista em corte de um compressor alternativo geral. O ciclo de refrigeração do sistema de refrigeração inclui: um evaporador 2 para efetuar uma operação de resfriamento a medida que um refrigerante em baixa temperatura e baixa pressão é evaporado; um compressor 4 para comprimir o refrigerante gasoso a baixa temperatura e baixa pressão descarregado a partir do evaporador 2 para um refrigerante gasoso em alta temperatura e alta pressão; um condensador 6 para mudar o refrigerante gasoso em alta temperatura e alta pressão descarregado a partir do compressor 4 para um refrigerante líquido a alta temperatura e alta pressão; e um tubo capilar 8 para descomprimir o refrigerante descarregado a partir do condensador 6 para que seja facilmente evaporado e transferi-lo para o evaporador. O sistema de refrigeração inclui um controlador (não é mostrado) que determina um valor de saída de acordo com uma diferença de fase entre uma corrente e uma tensão de modo a variar uma capacidade do compressor dependendo de uma\ temperatura ambiente e do ambiente.
Como mostrado na Figura 2, o compressor 4 inclui: um recipiente hermético 24 no qual se encontram um tubo de sucção 20, para sugar um refrigerante, e um tubo de descarga 22, para descarregar um refrigerante comprimido; uma unidade de acionamento 26 disposta no interior do recipiente hermético 24 e gerando uma força de movimentação recíproca; uma unidade de compressão 28 para efetuar uma operação de compressão sobre o refrigerante ao receber uma força de movimentação recíproca gerada a partir da unidade de acionamento 26; e uma unidade de lubrificação 30 para efetuar uma operação de lubrificação sobre cada peça móvel da unidade de a-cionamento 26 e da unidade de compressão 28. A unidade de acionamento 26 consiste de um estator 32 fixado no interior do recipiente hermético 24, e um movi-mentador 34 disposto em afastamento em relação ao estator 32 e movimento de forma linear e alternativa por uma interação com o estator 32 quando energia é aplicada ao estator 32. O estator 32 inclui um estator cilíndrico externo 38 fixado por um quadro de suporte 36 fixado no interior do recipiente hermético 24, um estator interno 40 disposto com uma certa folga ou fresta de ar em relação à uma superfície circular interna do estator externo 38, e uma bobina de en-rolamento 42 enrolada no interior do estator externo 38 à qual é aplicada energia proveniente de uma fonte externa. O movimentador 34 inclui um magneto 46 disposto com um certo espaço entre o estator externo 38 e o estator interno 40 e movimentado de forma linear e alternativa guando energia é aplicada à bobina de enrolamento 42, e um fixador de magneto 48 possuindo magnetos 46 montados em intervalos iguais em sua superfície circular externa e estando conectado a um pistão 50 da unidade de compressão 28. A unidade de compressão 28 inclui um pistão 50 conectado ao fixador de magneto 48 e movimentado de forma linear e alternativa; um cilindro 54 no qual o pistão 50 é inserido de forma deslizante para formar uma certa câmara de compressão 36; uma válvula de sucção 58 montada em uma passagem de refrigerante 56 formada no pistão 50 e impedindo um retro-fluxo do refrigerante após ser introduzido na câmara de compressão 52; e uma válvula de descarga 60 montada no lado frontal do cilindro 54 e efetuando uma operação de a-bertura e fechamento sobre um refrigerante comprimido. A unidade de lubrificação 30 inclui um lubrificante 62 cheio em uma certa quantidade na parte inferior do recipiente hermético 24; uma unidade de bombeamento de lubrificante 68 para bombear o lubrificante 62; e uma passagem de suprimento de lubrificante 64 para suprir o lubrificante 62 bombeado pela unidade de bombeamento de lubrificante 68 para uma parte em atrito entre o pistão 50 e o cilindro 54.
Será agora explanada a operação do sistema de refrigeração montado tal como foi acima descrito.
Quando o compressor 4 ê acionado, o refrigerante gasoso a baixa temperatura e baixa pressão é comprimido a um refrigerante gasoso de alta temperatura e alta pressão, o qual é a seguir introduzido no condensador 6 e modificado para um refrigerante líquido. 0 refrigerante líquido descarregado a partir do condensador é descomprimido ao passar pelo tubo capilar 8 e a seguir transferido para o evaporador 2. neste momento, o ar é resfriado ao passar através do evaporador 2 e fornecido a sistema de refrigeração, desse modo efetuando uma operação de resfriamento no mesmo. A operação do compressor alternativo será agora descrita em detalhes.
Quando energia é aplicada à bobina de enrolamento 42, é formado um fluxo em torno da bobina de enrolamento 42, formando um enlace fechado ao longo do estator externo 38 e o estator interno 40. pela interação do fluxo formado entre o estator externo 38 e o estator interno 40 e o fluxo formado pelo magneto 46, o magneto 46 é linearmente deslocado em uma direção axial. Quando a direção de uma corrente aplicada à bobina de enrolamento 42 é por sua vez modificada, o magneto 46 ê movimentos de forma linear e alternativa a medida que o fluxo da bobina de enrolamento 42 é modificado. A seguir, o movimento do magneto 46 é transferido para o pistão 50 pelo fixador de magneto 48 e, assim sendo, o pistão 50 é movimentado de forma linear e alternativa no interior do cilindro 54, efetuando desse modo uma operação de compressão sobre o refrigerante.
Isto é, quando o pistão 50 é recuado, o refrigerante introduzido no tubo de sucção 20 é suprido à câmara de compressão 52 através da passagem de sucção 56 formada no pistão 50. enquanto isto, quando o pistão 50 avança, a passagem de sucção 56 é fechada pela válvula de sucção 58, o refrigerante no interior da câmara de compressão 52 e comprimido e o refrigerante comprimido é descarregado para o exterior através do tubo de descarga 22.
Durante a operação de compressão, o lubrificante 62 preenchido no recipiente hermético 24 é bombeado de acordo com a operação da unidade de bombeamento de lubrificante 68 e suprido à parte em atrito entre o pistão 50 e o cilindro 54 através da passagem de suprimento de lubrificante 64, para uma operação de lubrificação.
Um refrigerante natural não agressivo para o meio ambiente é usado para o sistema de refrigeração montado e operado tal como foi acima descrito.
Dentre os refrigerantes naturais é usado principalmente um refrigerante de um composto orgânico consistindo apenas de carbono e hidrogênio, do qual os hidrocarbonetos não apresentam toxicidade, são quimicamente estáveis, possuem um potencial zero de desgaste de ozônio e um índice de aquecimento global muito baixo. Os hidrocarbonetos incluem o R50 (metano), etano (R170), propano (R290), butano (R600), isobutano (R600a), ou propileno (R1270), etc.
Especialmente, o isobutano (R600a) baseado em hi-drocarboneto, possui uma fórmula de CH(CH3)3 e é um gás natural não agressivo para o meio ambiente, que não danifica a camada de ozônio nem afeta o efeito estufa. Assim sendo, o isobutano é usado como um refrigerante comprimido pelo compressor alternativo da presente invenção.
Como o lubrificante 5 para efetuar uma operação de lubrificação para o compressor alternativo da presente in- venção, é usado um óleo mineral que possui uma compatibilidade favorável com o hidrocarboneto e atende às exigências quanto às características físicas e químicas.
Os óleos minerais se dividem em um óleos minerais a base de parafinas e óleos minerais à base de naftaleno. Na presente invenção são usados óleos lubrificantes minerais a base de parafinas. É preferido que o lubrificante a base de parafina possua uma densidade de 0,866 a 0,880 g/cm3 a uma temperatura de 15 °C.
Um ponto de fulgor do lubrificante a base de parafina varia dependendo do tamanho e tipo do compressor alternativo. De preferência, ele fica acima de 140 °C e pode estar abaixo de 165 °C, abaixo de 175 °C, abaixo de 185 °C e abaixo de 200 °C, de acordo com o tipo de compressor adotado. A viscosidade cinemãtica do lubrificante a base de parafina é de preferência de 7,2 a 21,8 mm2/s a uma temperatura de 40 °C e mais preferivelmente é de 8,29 mm2/s a 10,3 mm2/s, dependendo do tamanho e tipo do compressor alternativo adotado. 0 índice de viscosidade do lubrificante a base de parafina é de preferência de 73 a 99. 0 ponto de escoamento do lubrificante a base de parafina fica de preferência abaixo de -25 °C. 0 número de ácido total do lubrificante a base de parafina fica abaixo de 0,01 mg de KOH/g. 0 número de ácido total do lubrificante, representando uma quantidade de um componente ácido contido em um óleo, indica uma quantidade de hidróxido de potássio necessária para neutralizar um componente ácido contido em 1 g de amostra do óleo pelo número de mg.
Uma quantidade de água do lubrificante a base de parafina fica de preferência abaixo de 20 ppm.
Uma tensão de decomposição do lubrificante a base de parafina fica de preferência acima de 30 KV.
Como foi acima descrito, o sistema de refrigeração possuindo um compressor alternativo da presente invenção a-presenta vantagens pois, uma vez que ele usa hidrocarbone-tos, o refrigerante natural, e o lubrificante a base de parafina, um tipo de óleo mineral com uma excelente compatibilidade com o hidrocarboneto como um lubrificante para efetuar uma operação de lubrificação para o compressor alternativo. Portanto, o desempenho de lubrificação é melhorado e um desempenho do sistema de refrigeração pode ser melhorado.
Ficará claro para os técnicos na área que várias modificações e variações podem ser efetuadas no sistema de refrigeração possuindo um compressor alternativo da presente invenção sem constituir um afastamento do espírito ou escopo da mesma. Dessa forma, ê desejado que a presente invenção englobe as modificações e variações da mesma contanto que elas se insiram no escopo das reivindicações anexas e seus equivalentes.

Claims (11)

1. Sistema de refrigeração, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende: um evaporador para efetuar uma operação de resfriamento a medida que um refrigerante é evaporado; um compressor alternativo que inclui uma unidade de acionamento possuindo um estator consistindo de um esta-tor externo fixado no interior de um recipiente hermético, um estator interno disposto com uma certa folga de ar com uma superfície circular interna do estator externo, e uma bobina de enrolamento enrolada em um dentre o estator externo e do estator interno, à qual é aplicada energia proveniente de uma fonte externa, um movimentador consistindo de ímãs dispostos em intervalos regulares entre o estator externo e o estator interno e movimentados de forma linear e alternativa quando energia é aplicada à bobina de enrolamento e a um quadro de ímã, em que os ímãs estão montados, para transmitir uma força de movimento alternativo linear para uma unidade de compressão, uma unidade de compressão para efetuar uma operação de compressão sobre um refrigerante ao receber a força de movimento linear alternativo da unidade de acionamento, e uma unidade de lubrificação para suprir o lubrificante, um tipo de óleo mineral, a cada parte móvel da unidade de acionamento e da unidade de compressão e efetuar uma operação de lubrificação; um condensador para mudar o refrigerante comprimido no compressor alternativo para um refrigerante líquido; um tubo capilar para descomprimir o refrigerante descarregado a partir do condensador e transmití-lo para o evaporador; um refrigerante de um composto orgânico sugado para o interior do evaporador e compreendendo carbono e hidrogênio, um tipo de refrigerante natural e sendo combustível e explosivo; e um lubrificante de base mineral armazenado no interior de um recipiente hermético do compressor alternativo e efetuando uma operação de lubrificação sobre cada peça deslizante.
2. Sistema de refrigeração, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO adicionalmente pelo fato de que compreende um controlador para variar uma capacidade do compressor de acordo com uma temperatura do ambiente e do ambiente.
3. Sistema de refrigeração, de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADO pelo fato de que o controlador determina um valor de saída de acordo com uma diferença de fase entre uma corrente e uma tensão.
4. Sistema de refrigeração, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a unidade de compressão compreende: um pistão conectado ao movimentador e movimentado de forma linear e alternativa; um cilindro no interior do qual o pistão é inserido de forma deslizante para formar uma certa câmara de compressão; uma válvula de sucção montada em uma passagem de refrigerante formada no pistão e impedindo um retro-fluxo do refrigerante após ser introduzido na câmara de compressão; e uma válvula de descarga montada no lado frontal do cilindro e efetuando uma operação de abertura e fechamento sobre um refrigerante comprimido.
5. Sistema de refrigeração, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a unidade de lubrificação compreende: uma unidade de bombeamento de lubrificante para bombear um lubrificante preenchido em uma certa quantidade em uma parte inferior do recipiente hermético; e uma passagem de suprimento de lubrificante para suprir o lubrificante bombeado pela unidade de bombeamento de lubrificante para uma parte com atrito entre o pistão e o cilindro.
6. Sistema de refrigeração, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o isobutano (R600a), o qual e baseado em hidrocarboneto e possui uma fórmula molecular de CH(CH3)3, é usado como o refrigerante.
7. Sistema de refrigeração, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o lubrificante é um lubrificante a base de parafina.
8. Sistema de refrigeração, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o lubrificante possui uma densidade de 0,866 a 0,880 g/cm3 e um ponto de fulgor acima de 140 °C.
9. Sistema de refrigeração, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o lubrificante possui uma viscosidade cinemãtica de 7,2 a 21,8 mm2/s em uma temperatura de 40 °C e um índice de viscosidade de 73 a 99.
10. Sistema de refrigeração, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o lubrificante possui um ponto de escoamento abaixo de -25 °C e um número de ácido total abaixo de 0,01 mg de KOH/g.
11. Sistema de refrigeração, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o lubrificante possui um teor de água abaixo de 20 ppm e uma tensão de decomposição acima de 30 kV.
BRPI0317547-2A 2002-12-20 2003-07-10 Sistema de refrigeração possuindo compressor alternativo BRPI0317547B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
KR10-2002-0081900A KR100504911B1 (ko) 2002-12-20 2002-12-20 왕복동식 압축기를 구비한 냉동장치
PCT/KR2003/001373 WO2004057186A1 (en) 2002-12-20 2003-07-10 Refrigerating system having reciprocating comrpessor

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0317547A BR0317547A (pt) 2005-11-22
BRPI0317547B1 true BRPI0317547B1 (pt) 2015-06-23

Family

ID=32677753

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0317547-2A BRPI0317547B1 (pt) 2002-12-20 2003-07-10 Sistema de refrigeração possuindo compressor alternativo

Country Status (7)

Country Link
US (1) US7404701B2 (pt)
KR (1) KR100504911B1 (pt)
CN (1) CN100540892C (pt)
AU (1) AU2003247178A1 (pt)
BR (1) BRPI0317547B1 (pt)
DE (1) DE10393914T5 (pt)
WO (1) WO2004057186A1 (pt)

Families Citing this family (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP4525679B2 (ja) * 2004-12-08 2010-08-18 パナソニック株式会社 冷媒圧縮機
WO2009054634A2 (en) * 2007-10-24 2009-04-30 Lg Electronics, Inc. Linear compressor
CN104251197B (zh) 2013-06-28 2017-04-12 Lg电子株式会社 线性压缩机
CN204126840U (zh) * 2013-06-28 2015-01-28 Lg电子株式会社 线性压缩机
CN104251192B (zh) 2013-06-28 2016-10-05 Lg电子株式会社 线性压缩机
CN203867810U (zh) 2013-06-28 2014-10-08 Lg电子株式会社 线性压缩机
CN104251195A (zh) 2013-06-28 2014-12-31 Lg电子株式会社 线性压缩机
CN203906214U (zh) 2013-06-28 2014-10-29 Lg电子株式会社 线性压缩机
US9429150B2 (en) * 2014-02-10 2016-08-30 Haier US Appliances Solutions, Inc. Linear compressor
US9506460B2 (en) * 2014-02-10 2016-11-29 Haier Us Appliance Solutions, Inc. Linear compressor
US9322401B2 (en) * 2014-02-10 2016-04-26 General Electric Company Linear compressor
US9518572B2 (en) * 2014-02-10 2016-12-13 Haier Us Appliance Solutions, Inc. Linear compressor
CN106151878A (zh) * 2015-03-24 2016-11-23 启碁科技股份有限公司 磁浮式气流交换的方法及磁浮式气流交换系统
KR102495256B1 (ko) * 2018-05-16 2023-02-02 엘지전자 주식회사 리니어 압축기
US20200355176A1 (en) * 2019-05-08 2020-11-12 Haier Us Appliance Solutions, Inc. Linear compressor with oil splash shield

Family Cites Families (20)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2865559A (en) 1954-09-09 1958-12-23 Gigler Carlos Lubrication in refrigerator compressor
US3814550A (en) * 1972-12-07 1974-06-04 Gen Electric Motor arrangement and lubrication system for oscillatory compressor
JPH07116452B2 (ja) * 1986-06-23 1995-12-13 株式会社ジャパンエナジー 高芳香族基油の製造法
DE69125518T2 (de) * 1990-01-31 1997-11-13 Tonen Corp Ester als Schmiermittel für Haloalkangefriermittel
JP2967574B2 (ja) * 1990-11-16 1999-10-25 株式会社日立製作所 冷凍装置
JP3142321B2 (ja) * 1991-09-03 2001-03-07 日石三菱株式会社 冷凍機油組成物
JP3219519B2 (ja) * 1993-02-12 2001-10-15 三洋電機株式会社 冷凍装置
JPH08200224A (ja) * 1995-01-31 1996-08-06 Toshiba Corp コンプレッサ
KR0162454B1 (ko) * 1995-12-29 1999-03-20 구자홍 선형 압축기를 이용한 냉장고 제어장치
JP3557053B2 (ja) * 1996-09-30 2004-08-25 三洋電機株式会社 冷媒圧縮機
JP2950809B1 (ja) * 1998-05-07 1999-09-20 エルジー電子株式会社 リニア圧縮機のオイル供給装置
DE19922511B4 (de) * 1998-05-18 2004-07-08 Lg Electronics Inc. Ölumlaufstruktur für einen linearen Kompressor
JP2000161213A (ja) * 1998-12-01 2000-06-13 Matsushita Refrig Co Ltd 振動式圧縮機
KR100301506B1 (ko) 1998-12-28 2001-11-30 구자홍 리니어압축기의오일공급장치
JP2000297753A (ja) 1999-04-15 2000-10-24 Matsushita Refrig Co Ltd 密閉型圧縮機
JP2000309790A (ja) 1999-04-26 2000-11-07 Sanyo Electric Co Ltd 着火爆発性のない混合作動流体およびそれを用いた冷凍装置
KR100332816B1 (ko) * 2000-05-18 2002-04-19 구자홍 리니어 압축기의 스프링 지지구조
US6491506B1 (en) * 2000-05-29 2002-12-10 Lg Electronics Inc. Linear compressor
JP2003003958A (ja) * 2001-06-21 2003-01-08 Matsushita Refrig Co Ltd 密閉型電動圧縮機およびこれを用いた冷凍装置
DE10312234A1 (de) * 2002-03-20 2003-12-18 Lg Electronics Inc Betriebssteuervorrichtung und -verfahren für einen Linearkompressor

Also Published As

Publication number Publication date
CN1714241A (zh) 2005-12-28
KR20040055264A (ko) 2004-06-26
BR0317547A (pt) 2005-11-22
US7404701B2 (en) 2008-07-29
CN100540892C (zh) 2009-09-16
KR100504911B1 (ko) 2005-07-29
AU2003247178A1 (en) 2004-07-14
US20060051220A1 (en) 2006-03-09
WO2004057186A1 (en) 2004-07-08
DE10393914T5 (de) 2005-12-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0317547B1 (pt) Sistema de refrigeração possuindo compressor alternativo
JP5339788B2 (ja) 圧縮機および冷凍サイクル装置
ES2779930T3 (es) Aparato de refrigeración
ES2882092T3 (es) Aparato de aire acondicionado
BRPI0719479B1 (pt) sistema de transferência de calor, refrigerador, câmara frigorífica, resfriador, expositor de produtos, congelador, equipamento de ar condicionado, método para retroajustar um sistema de transferência de calor e sistema de refrigeração ou condicionamento de ar
AU2012332173A1 (en) Use of compositions comprising 1,1,1,2,3-pentafluoropropane and optionally Z-1,1,1,4,4,4-hexafluoro-2-butene in chillers
KR100486597B1 (ko) 냉매 압축용 왕복동식 압축기
ES2543324T3 (es) Congelador
BRPI0317464B1 (pt) sistema de refrigeração possuindo compressor alternado
KR100504910B1 (ko) 냉동 기기용 왕복동식 압축기
JPH08176536A (ja) 冷媒、冷媒圧縮機および冷凍装置
EP2794803A1 (en) Use of e-1,1,1,4,4,5,5,5-octafluoro-2-pentene and optionally 1,1,1,2,3-pentafluoropropane in chillers
JP7348203B2 (ja) 冷媒圧縮機及びこれを用いた機器
JP3208335B2 (ja) 密閉型圧縮機およびそれを用いた冷凍装置
JP2003342557A (ja) 冷媒、冷媒圧縮機および冷凍装置
WO2016039944A1 (en) Use of e-1,3,4,4,4-pentafluoro-3-trifluoromethyl-1-butene in chillers
WO2020050022A1 (ja) 電動圧縮機及びこれを用いた冷凍空調装置
KR20090095103A (ko) 밀폐형 압축기
JPH10103241A (ja) 密閉型圧縮機およびそれを用いた冷凍装置
JPH10103240A (ja) 密閉型圧縮機およびそれを用いた冷凍装置

Legal Events

Date Code Title Description
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: AS CLASSIFICACOES ANTERIORES ERAM: F04B 35/04 , F04B 39/02

Ipc: F04B 39/02 (2006.01), F04C 21/00 (2006.01), F04C 2

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 23/06/2015, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 16A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2522 DE 07-05-2019 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.