BRPI0200317B1 - método para laminação de núcleo em motor e estrutura de laminação para o mesmo - Google Patents

método para laminação de núcleo em motor e estrutura de laminação para o mesmo Download PDF

Info

Publication number
BRPI0200317B1
BRPI0200317B1 BRPI0200317A BR0200317A BRPI0200317B1 BR PI0200317 B1 BRPI0200317 B1 BR PI0200317B1 BR PI0200317 A BRPI0200317 A BR PI0200317A BR 0200317 A BR0200317 A BR 0200317A BR PI0200317 B1 BRPI0200317 B1 BR PI0200317B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
lamination
sheets
core
coupling
sheet
Prior art date
Application number
BRPI0200317A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0200317A (pt
Inventor
Kyeong Bae Park
Original Assignee
Lg Electronics Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from KR10-2001-0005120A external-priority patent/KR100386270B1/ko
Priority claimed from KR10-2002-0002320A external-priority patent/KR100442396B1/ko
Application filed by Lg Electronics Inc filed Critical Lg Electronics Inc
Publication of BR0200317A publication Critical patent/BR0200317A/pt
Publication of BRPI0200317B1 publication Critical patent/BRPI0200317B1/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02KDYNAMO-ELECTRIC MACHINES
    • H02K15/00Methods or apparatus specially adapted for manufacturing, assembling, maintaining or repairing of dynamo-electric machines
    • H02K15/02Methods or apparatus specially adapted for manufacturing, assembling, maintaining or repairing of dynamo-electric machines of stator or rotor bodies
    • H02K15/022Methods or apparatus specially adapted for manufacturing, assembling, maintaining or repairing of dynamo-electric machines of stator or rotor bodies with salient poles or claw-shaped poles
    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02KDYNAMO-ELECTRIC MACHINES
    • H02K1/00Details of the magnetic circuit
    • H02K1/06Details of the magnetic circuit characterised by the shape, form or construction
    • H02K1/12Stationary parts of the magnetic circuit
    • H02K1/14Stator cores with salient poles
    • H02K1/145Stator cores with salient poles having an annular coil, e.g. of the claw-pole type
    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02KDYNAMO-ELECTRIC MACHINES
    • H02K2201/00Specific aspects not provided for in the other groups of this subclass relating to the magnetic circuits
    • H02K2201/09Magnetic cores comprising laminations characterised by being fastened by caulking

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Power Engineering (AREA)
  • Manufacturing & Machinery (AREA)
  • Manufacture Of Motors, Generators (AREA)
  • Iron Core Of Rotating Electric Machines (AREA)
  • Reciprocating, Oscillating Or Vibrating Motors (AREA)

Abstract

"método para laminação de núcleo em motor e estrutura de laminação para o mesmo". trata-se de um método para a laminação de núcleo em um motor e uma estrutura de laminação para ele são construídos de modo que uma série de folhas de laminação, que são fabricadas por chapa delgada de conformação predeterminada, seja laminada para ter uma espessura predeterminada, de modo a se formar um corpo laminado, isto é, um núcleo de laminação unitário, e o núcleo de laminação unitário, que compreende a série de folhas de laminação, é acoplado de maneira fixa por uma parte de calafetagem ou uma parte de acoplamento formada sobre a respectiva folha de laminação e ligada com as folhas de laminação adjacentes de modo a ficar em uma fileira, pelo que um processo de fabricação do núcleo de laminação unitário é executado de modo fácil e simples, de modo a se reduzir o tempo de fabricação, e a curvatura para uma parte de superfície curvada do núcleo de laminação unitário pode ser alterada, de modo que a presente invenção possa ser aplicada a diversos motores de acordo com a capacidade ou o tamanho do motor.

Description

"MÉTODO PARA LAMINAÇÃO DE NÚCLEO EM MOTOR E ESTRUTURA DE LAMINAÇÃO PARA O MESMO" Fundamentos da Invenção 1. Campo da Invenção A presente invenção refere-se a um método para la-minação de núcleo em um motor e a uma estrutura de laminação para ele e, especificamente, a um método de laminação de núcleo e à estrutura de laminação no motor, pelos quais a curvatura de um corpo laminado, que é fabricado pela laminação de uma série de folhas de laminação e acoplado a uma bobina, pode ser alterada, e a estrutura e a fabricação podem ser tornadas simples. 2. Descrição da Técnica dos Fundamentos De maneira geral, um motor com movimento de vaivém é fabricado pela alteração do fluxo magnético de um motor geral que tem uma estrutura estérica de modo a se obter uma conformação plana, isto é, uma parte móvel da conformação plana é movida linearmente em um plano de acordo com alterações do fluxo magnético formadas em uma parte fixa no plano.
As figuras 1 e 2 mostram um exemplo do motor com movimento de vaivém e, conforme mostrado nelas, o motor com movimento de vaivém compreende: um estator S, que inclui um núcleo externo, 10, e um núcleo interno, 20, formado como um cilindro, de modo a ser inserido no núcleo externo 10; uma bobina de enrolar, 30, acoplada no interior do núcleo externo 10 ou no interior do núcleo interno 20; um induzido, 40, inserido entre o núcleo externo 10 e o núcleo interno 20, de modo a ser movido. E a bobina de enrolar 3 0 é inserida no núcleo externo 10 nas figuras.
Daqui por diante, o movimento do motor com movimento de vaivém será descrito conforme se segue.
Quando a energia é aplicada e a corrente é levada a fluir na bobina de enrolar 30, o fluxo é formado em volta da bobina de enrolar 30 pela corrente que flui na bobina de enrolar 30. Além disto, o fluxo forma um circuito fechado juntamente com o estator, isto é, com o núcleo externo 10 e com o núcleo interno 20.
Além disso, de acordo com a interação entre o fluxo no núcleo externo 10 e o núcleo interno 20 e o fluxo formado por um ímã permanente, o ímã permanente 41 é pressionado na direção axial e, portanto, o induzido 40 é movido em vaivém na direção axial entre o núcleo externo 10 e o núcleo interno 20. E se a direção da corrente que flui na bobina de enrolar 30 é alterada, o induzido 40 é movido em vaivém e a força do movimento em vaivém se torna uma força de acionamento para outro sistema, quando a força do movimento em vaivém é acoplada ao outro sistema.
Por outro lado, o núcleo externo 10 incluído no estator S é fabricado de maneira tal que uma série de núcleos de laminação 11, que têm uma espessura predeterminada pela laminação de uma série de folhas de laminação L formadas como uma conformação predeterminada, seja acoplada a uma bobina, 50, de conformação anular, na qual a bobina de enrolar 30 é enrolada, em uma direção radial, com um intervalo predeterminado entre elas.
Além disso, as superfícies circunferentes internas da série de núcleos de laminação unitários 11 acoplados à bobina 50 na direção radial formam um círculo que tem uma curvatura predeterminada, de modo a corresponder à superfície circunferente externa da bobina 50, e uma superfície lateral externa dos núcleos de laminação 11 forma uma superfície curvada correspondente à curvatura da superfície circun-ferente interna.
Além disso, um corte transversal dos núcleos de laminação unitários 11 é formado como conformação em "cz" , e inclui uma parte de trajetória (a) que forma uma trajetória do fluxo, e partes polares (b) de conformação triangular formadas em ambas as extremidades da parte de trajetória (a) . Além disto, a bobina 50 é localizada em um recesso (H) aberto formado pelas parte polares 9b) e pela parte de trajetória (a) , e a bobina de enrolar 30, que é fabricada pela laminação da bobina de enrolar para ser uma série de camadas, é acoplada à bobina 50.
Em outras palavras, a folha de laminação L, que constrói os núcleos de laminação unitários 11, é formada por uma chapa delgada que inclui a parte de trajetória (a) formada como conformação em "cz" e as partes polares (b) de conformação triangular formadas em ambas as extremidades da parte de trajetória (a).
Além disso, conforme mostrado na figura 3, o núcleo de laminação unitário 11 é fabricado de modo que a folha de laminação L seja cortada da chapa delgada e as folhas de laminação sejam laminadas de maneira a serem de uma es- pessura predeterminada, e superfícies curvadas sejam formadas usando-se um gabarito, de modo que ambas as superfícies laterais do corpo laminado formem as superfícies curvadas. Além disto, o corpo laminado, que inclui as superfícies curvadas, é soldado em uma direção de espessura do corpo laminado, isto é, em uma direção vertical, em seguida o núcleo de laminação é fabricado.
No entanto, de acordo com a técnica convencional, o corpo laminado das folhas de laminação L é fixado e acoplado por soldagem, e portanto o processo de fabricação é complexo e demorado, pelo que a produtividade é reduzida.
Além disso, o núcleo de laminação unitário 11 é fabricado fixando-se e acoplando-se o corpo laminado das folhas de laminação L usando-se o método de soldagem e, portanto, a curvatura do núcleo de laminação unitário não pode ser facilmente alterada quando a curvatura da superfície circunferente externa é alterada devido ao desenho.
Sumário da Invenção É portanto um objeto da presente invenção apresentar um método para laminação de núcleo em um motor e uma estrutura de laminação para ele, pelos quais a curvatura de um corpo laminado, no qual uma série de folhas de laminação são laminadas, pode ser alterada, e sua fabricação pode ser executada de maneira simples.
De modo a se alcançar o objeto da presente invenção, conforme corporifiçado e amplamente descrito aqui, é apresentado um método para laminação de núcleo para um motor, que compreende: uma etapa de fabricar uma folha de la- minação de conformação predeterminada, na qual um dispositivo de acoplamento é formado; uma etapa de laminar de maneira fixa uma série de folhas de laminação de espessura predeterminada, que são ligadas de modo que os dispositivo de acoplamento formados sobre uma superfície lateral das folhas de laminação estejam em uma fileira; e uma etapa de formar partes de superfície curvadas sobre ambas as superfícies laterais de um corpo laminado, no qual a série de folhas de laminação são laminadas e fixadas de modo a terem uma espessura predeterminada.
De modo a se alcançar o objeto da presente invenção, é também apresentada uma estrutura de laminação de núcleos em um motor, em que um corpo laminado é formado pela laminação de uma série de folhas de laminação que têm uma conformação predeterminada de modo a terem uma espessura predeterminada, e as respectivas folhas de laminação são a-copladas de maneira fixa pelos dispositivos de acoplamento que são formados nas folhas de laminação, de modo a serem ligadas com folhas de laminação adjacentes em uma fileira, e então de modo a serem movidas.
Os objetos precedentes e outros objetos, recursos, aspectos e vantagens da presente invenção se tornarão mais evidentes a partir da descrição detalhada seguinte da presente invenção, quando tomada em conjunto com os desenhos anexos.
Descrição Resumida dos Desenhos Os desenhos anexos, que são incluídos de modo a proporcionarem um entendimento adicional da invenção e são incorporados no e constituem uma parte deste relatório, i-lustram modalidades da invenção e, juntamente com a invenção, servem para explicar os princípios da invenção.
Nos desenhos: a figura 1 é uma vista em corte transversal frontal que mostra um motor com movimento de vaivém convencional ; a figura 2 é uma vista lateral que mostra o motor com movimento de vaivém convencional; a figura 3 é uma vista em perspectiva que mostra o processo de montagem de um núcleo externo incluído no motor com movimento de vaivém mostrado nas figuras 1 e 2; a figura 4 é uma vista em corte transversal frontal que mostra um motor com movimento de vaivém que inclui uma primeira modalidade de uma estrutura de laminação de núcleo de motor de acordo com a presente invenção; a figura 5 é uma vista lateral que mostra o motor com movimento de vaivém que inclui a primeira modalidade de estrutura de laminação de núcleo de motor de acordo com a presente invenção; a figura 6 é uma vista em perspectiva que mostra um processo de montagem para um núcleo externo incluído na primeira modalidade da estrutura de laminação de núcleo de motor de acordo com a presente invenção; a figura 7 é um fluxograma que mostra um método de laminação de núcleo de motor de acordo com a presente invenção; a figura 8 é uma vista em corte transversal lateral parcial que mostra uma parte de calafetagem sendo aplicada à primeira modalidade da estrutura de laminação de núcleo de motor de acordo com a presente invenção; a figura 9 é uma vista em corte transversal frontal que mostra um motor com movimento de vaivém que inclui uma segunda modalidade da estrutura de laminação de núcleo de motor de acordo com a presente invenção; a figura 10 é uma vista lateral que mostra o motor com movimento de vaivém que inclui a segunda modalidade da estrutura de laminação de núcleo de motor de acordo com a presente invenção; a figura 11 é uma vista em perspectiva que mostra um processo de montagem de um núcleo externo incluído na segunda modalidade da estrutura de laminação de núcleo de motor de acordo com a presente invenção; a figura 12 é uma vista em corte transversal lateral parcial que mostra uma condição de acoplamento de uma parte de acoplamento que é aplicada pela segunda modalidade da estrutura de laminação de núcleo de motor de acordo com a presente invenção; e a figura 13 é uma vista em corte transversal lateral parcial que mostra uma condição de acoplamento de uma parte de acoplamento que é aplicada pela segunda modalidade da estrutura de laminação de núcleo de motor de acordo com a presente invenção.
Descrição Detalhada das Modalidades Preferidas Será feita agora referência detalhada às modalidades preferidas da presente invenção, exemplos da qual são mostrados nos desenhos anexos.
Daqui por diante, uma primeira modalidade do método de laminação de núcleo de motor e da estrutura de lamina-ção para ele de acordo com a presente invenção será descrita da maneira apresentada a seguir.
As figuras 4 e 5 mostram uma modalidade de um motor que inclui a estrutura de laminação de núcleo de motor de acordo com a presente invenção. Conforme mostrado nelas, o motor compreende: um estator (S) que inclui um núcleo externo, indicado pelo número de referência 100, e um núcleo interno, indicado pelo número de referência 20, formado como um cilindro de modo a ser inserido no núcleo externo 100; uma bobina de enrolar, 30, acoplada ao interior do núcleo externo 100 ou ao núcleo interno 20; e um induzido, 40, que inclui um ímã permanente e inserido entre o núcleo externo 100 e o núcleo interno 20, de modo a ser movido. A bobina de enrolar 30 é acoplada no núcleo externo 100 na figura anexa.
Além disso, o núcleo externo 100 incluído pelo estator S é formado de modo que uma série de núcleos de laminação unitários, 110, em que uma série de laminações é laminada de modo a ter uma espessura predeterminada, sejam acoplados à bobina 50 de conformação anelar, na qual a bobina 30 é enrolada, com intervalos predeterminados entre eles em uma direção radial.
Além disso, as superfícies circunferentes internas da série de núcleos de laminação unitários 100 acoplados à bobina 50 na direção radial formam um círculo que tem uma curvatura predeterminada, de modo a corresponder a uma superfície circunferência externa da bobina 50, e as superfícies laterais externas dos núcleos de laminação unitários 110 formam uma superfície curvada que correspondem à curvatura da superfície circunferente interna.
Por outro lado, conforme mostrado na figura 6, uma série de folhas de laminação L' , formadas como uma chapa delgada de conformação predeterminada, são laminadas de modo a terem uma espessura predeterminada, de modo a se formar o núcleo de laminação de unidade 110.
Além disso, uma série de partes de calafetagem, K, para ligação fixa com as folhas de laminação L' adjacentes em uma fileira, são formadas sobre uma superfície lateral da respectiva folha de laminação L' , formando-se o núcleo de laminação unitário 110, e portanto as respectivas folhas de laminação L que formam o núcleo de laminação unitário 110 são acopladas de maneira fixa pela parte de calafetagem K.
Em outras palavras, a folha de laminação L' que forma o núcleo de laminação unitário 110 compreende uma parte de trajetória (a) formada como conformação em "<=", uma parte polar (b) formada em ambas as extremidades da parte de trajetória (a) como conformação triangular, e as partes de calafetagem (K) formadas sobre uma superfície lateral da parte de trajetória (a) ou da parte polar (b).
Além disso, a bobina 50 é localizada em um recesso aberto H formado pelo espaço interno da parte de trajetória (a) e da parte polar (b) quando as folhas de laminação L' são laminadas.
Além disso, a parte de calafetagem K formada sobre uma superfície lateral da folha de laminação L' compreende dois orifícios de espaço móvel 120b penetrados, e uma parte acopladora de dobramento, 120 a, que é localizada entre os orifícios de espaço móvel 120b e será dobrada posteriormente .
Além disso, a direção longitudinal da parte de calafetagem K é formada para ser idêntica à da parte de trajetória (a) .
Além disso, o núcleo interno 20 inclui um corpo laminado, no qual as folhas de laminação 21 de conformação predeterminada são laminadas na direção radial, de modo a se formar um cilindro.
Além disso, o induzido 40 inclui uma série de ímãs permanentes 41, e o ímã permanente 41 é instalado em um porta- ímã permanente 42 de forma cilíndrica e inserido entre o núcleo externo 100 e o núcleo interno 20, isto é, o estator S, com um intervalo de ar predeterminado entre eles.
Por outro lado, conforme mostrado na figura 7, uma primeira etapa do método de laminação de núcleo de motor de acordo com a presente invenção consiste em fabricar uma folha de laminação L' de conformação predeterminada que inclui a parte de calafetagem K usando-se uma chapa delgada.
Em seguida, uma série de folhas de laminação L' é calafetada em sequência e laminada para ter uma espessura predeterminada, de modo que as partes de calafetagem K das folhas de laminação L' fiquem em uma fileira, e o núcleo de laminação unitário 110 é fabricado.
Além disso, uma superfície curvada é formada sobre a superfície lateral do núcleo de laminação unitário 110 u-sando-se um gabarito. E uma série de núcleos de laminação unitários 110 fabricados conforme acima é acoplada à bobina 50 na direção radial.
As figuras 9 e 10 mostram uma modalidade de um motor que inclui uma segunda modalidade da estrutura de laminação de núcleo de motor de acordo com a presente invenção. Conforme mostrado nelas, o motor compreende um estator, S, que inclui um núcleo externo, 200, e um núcleo interno, 20, formado como um cilindro de modo a ser inserido no núcleo externo 200, uma bobina de enrolar, 30, acoplada ao lado interno do núcleo externo 2 00, e um induzido, 40, que inclui um ímã permanente, 41, e inserido entre o núcleo externo 200 e o núcleo interno 20, de modo a ser movido.
Além disso, o núcleo externo 200, que forma o estator S, compreende uma série de núcleos de laminação unitários, 210, na qual uma série de folhas de laminação L', formadas por chapas delgadas de conformação predeterminada, são laminadas de modo a terem uma espessura predeterminada, partes de acoplamento, 213, que são projetadas de modo a serem postas em contato mútuo e, portanto, as folhas de laminação L" podem ser movidas de maneira relativa, são formadas sobre as respectivas folhas de laminação L" que formam o núcleo de laminação unitário 210. Portanto, as respectivas partes de acoplamento 213 das folhas de laminação L" são postas em contato mútuo quando o processo de calafetagem é executado, e assim os núcleos de laminação unitários 210 são acoplados de maneira fixa entre si. A série de núcleos de laminação unitários 210 é acoplada à bobina 50 formada como um anel na direção radial. A superfície circunferente interna da série de núcleos de laminação unitários 210 acoplados à bobina 50 na direção radial forma uma conformação circular, e os núcleos de laminação unitários 210 são localizados com um intervalo predeterminado no lado externo. Nesse momento, a superfície lateral interna e a superfície lateral externa do núcleo de laminação unitário 210 que entra em contato com a superfície circunf erente externa da bobina 50 são acopladas de modo que uma superfície curvada, com uma curvatura correspondente à curvatura da superfície circunferente externa da bobina 50, possa ser fabricada pelas respectivas partes de acoplamento 213 das folhas de laminação L" que formam o núcleo de laminação unitário 210.
Conforme mostrado na figura 11, o núcleo de laminação unitário 210 compreende uma parte de trajetória, 211, na qual uma chapa longitudinal, 211 a, que tem uma largura e um comprimento predeterminados, e uma primeira e uma segunda chapas transversais, 211b e 211c, dobradas a partir de ambas as extremidades da chapa longitudinal 211 a, de modo que a folha de laminação L" que forma o núcleo de laminação unitá- rio 210 seja formada como conformação em "e" e uma parte da bobina 50, na qual a bobina é enrolada, é localizada no interior da chapa longitudinal 211 a e as primeira e segunda chapas transversais 211b e 211c, uma parte polar, 212, formada em ambas as extremidades das primeira e segunda chapas transversais 211b e 211c na parte de trajetória 211, de modo a se formarem pólos, e uma parte de acoplamento, 213, projetada em um lado das primeira e segunda chapas transversais 211b e 211c na parte de trajetória 211, de modo a ter uma largura e um comprimento predeterminados por compressão. A parte de acoplamento 213 formada na parte de trajetória 211 inclui uma primeira e uma segunda chapas inclinadas, 213 a 213b, dobradas de modo a ficarem inclinadas para a chapa da chapa de trajetória 211, de modo a terem um comprimento predeterminado, e uma chapa plana de ligação, 213c, para ligar ambas as extremidades das primeira e segunda chapas inclinadas 213 a e 213b.
Além disso, as primeira e segunda chapas inclinadas 213 a e 213b e a chapa de ligação plana 213c são formadas para serem projetadas para um lado, de modo que os cortes transversais delas assumam uma conformação trapezoidal, e a extensão (el) da superfície lateral interna da chapa de ligação plana 213c é formada mais comprida do que a extensão (e2) da superfície lateral externa da chapa de ligação plana 213c.
Além disso, a direção longitudinal da parte de a-coplamento 213 é idêntica à das primeira e segunda chapas transversais 211b e 211c da parte de trajetória 211. Ou se- ja, a primeira parte inclinada 213 a, a chapa de ligação plana 213c e a segunda chapa inclinada 213b da parte de acoplamento 213 são formadas sucessivamente na direção longitudinal das primeira e segunda chapas transversais 211b e 211c, e a largura projetada (e3) da parte projetada na parte de acoplamento 213 é menor que a largura côncava (e4) da parte côncava. 0 núcleo interno 20 é um corpo laminado no qual as folhas de laminação 21 de conformação predeterminada são laminadas na direção radial, de modo a se formar um cilindro. 0 induzido 40 compreende uma série de pedaços de ímã permanente 41, e os pedaços de ímã permanente 41 são instalados em um porta-ímã permanente 42 de forma cilíndrica e inseridos entre o estator, isto é, o núcleo interno 20 e o núcleo externo 200, que incluem uma série de núcleos de laminação unitários 210.
Por outro lado, uma série de folhas de laminação L" de chapa delgada, que têm uma área predeterminada que inclui as partes de acoplamento 213, é fabricada, e a série de folhas de laminação L" é laminada para ter uma espessura predeterminada de modo a se fabricar o núcleo de laminação unitário 210.
Nesse momento, as partes de acoplamento 213 incluídas nas respectivas folhas de laminação L" são engatadas por serem postas em contato mútuo em uma fileira, quando o processo de calafetagem é executado.
Além disso, o núcleo de laminação unitário 210 é aderido a um gabarito que tem uma curvatura correspondente à bobina 50 ou à circunferência externa da bobina 50, é portanto uma parte de superfície curvada, R, é formada de modo que a superfície que entra em contato com a superfície cir-cunferente externa da bobina 50 e a outra superfície lateral formem superfícies curvadas.
Nesse momento, as partes de acoplamento 213 das folhas de laminação que são adjacentes umas âs outras dentre a série de folhas de laminação L" são empurradas pouco a pouco e movidas, e assim a parte de superfície curvada R do núcleo de laminação unitário 210 é formada.
Em outras palavras, conforme mostrado na figura 12, as folhas de laminação L" localizadas em um lado centralizado em volta da parte de acoplamento da folha de laminação L" localizada na parte central do núcleo de laminação unitário 210 são empurradas e movidas até a primeira chapa inclinada 213 a das partes de acoplamento 213 acima. Além disso, conforme mostrado na figura 13, as folhas de laminação L" localizadas no outro lado da folha de laminação central L" são empurradas e movidas na direção da segunda chapa inclinada 213b da parte de acoplamento 213 acima. Portanto, a parte de superfície curvada R, que tem uma curvatura que corresponde à curvatura da superfície circunferente externa da bobina 50, é fabricada. E uma série de núcleos de laminação unitários, 210, fabricados conforme acima, são acoplados à superfície circunferente externa da bobina 50 na direção radial.
Além disso, no caso de os núcleos de laminação u-nitários 210 serem acoplados a uma bobina 50 que tem um diâ- metro externo maior, o movimento das partes de acoplamento 213 das folhas de laminação que formam o núcleo de laminação unitário 210 é reduzido de modo a se aumentar a curvatura da parte de superfície curvada R, e assim o acoplamento correspondente à curvatura da superfície circunferente externa da bobina 50.
Daqui por diante, o funcionamento e o efeito da estrutura de laminação de núcleo de motor de acordo com a presente invenção serão descritos da maneira seguinte. 0 núcleo externo 100 e 200 e o núcleo interno 20, fabricados pela estrutura de laminação de núcleo que forma o estator S, e o induzido é inserido entre o núcleo externo 100, 200 e o núcleo interno 20 do estator S. Além disso, quando uma corrente é aplicada à bobina de enrolar 30 acoplada ao lado interno do núcleo externo 100, 200, o fluxo formado pela corrente flui juntamente com o estator S, e o induzido 40 é movido linearmente por uma interação entre o fluxo que flui no estator S e os ímãs permanentes 41 incluídos no induzido 40.
Além disso, quando a direção da corrente elétrica que é aplicada na bobina de enrolar 30 é comutada, o induzido 40 se move linearmente.
Conforme mostrado na figura 8, uma série de folhas de laminação L' , que inclui a parte de calafetagem K, é laminada de modo que as partes de calafetagem sejam ligadas em uma fileira, e assim as folhas de laminação L' são acopladas de maneira fixa e o núcleo de laminação unitário 110 é fabricado .
Portanto, na formação da parte de superfície curvada R em ambas as superfícies laterais do núcleo de lamina-ção unitário 110, as partes acopladoras de dobramento 120b das partes de calafetagem K formadas nas respectivas folhas de laminação que formam o núcleo de laminação unitário 110 são calafetadas, em seguida as folhas de laminação são movidas pelo orifício de espaço móvel 120 a da parte de calafetagem K sobre a folha de laminação adjacente, e assim a parte de superfície curvada R pode ser formada sobre ambas as superfícies laterais do núcleo de laminação unitário 110.
Além disso, o corpo laminado que forma o núcleo de laminação unitário 110 é acoplado de maneira fixa sucessivamente pelo processo de calafetagem, usando-se a parte de calafetagem K formada sobre a respectiva folha de laminação L', e assim a fabricação do núcleo de laminação unitário 110 e o acoplamento do núcleo de laminação unitário 110 à bobina podem ser executados de maneira simples.
Também de acordo com a presente invenção, uma série de folhas de laminação L" é acoplada de maneira fixa por contato mútuo depois da calafetagem das partes de acoplamento 213 formadas sobre as folhas de laminação de modo a ser movida, e portanto o processo de laminação das folhas de laminação L" pode ser executado de maneira simples.
Além disso, o movimento na direção lateral pode ser feito pela estrutura de contato, e a parte de superfície curvada R, de tamanho arbitrário, pode ser formada sobre ambas as superfícies laterais do núcleo de laminação 210.
Além disso, as partes de acoplamento 213 da série de folhas de laminação L" que formam o núcleo de laminação unitário 210 são formadas como projetadas por serem comprimidas, e assim a fabricação das partes de acoplamento pode ser executada de maneira simples. Além disto, a conformação da parte de acoplamento 213 é formada como uma conformação trapezóide simples, e portanto a estrutura das partes de a-coplamento será simples.
Conforme descrito acima, de acordo com o método de laminação de núcleo de motor e a estrutura de laminação da presente invenção, a curvatura do corpo laminado, no qual uma série de folhas de laminação é laminada, isto é, o núcleo de laminação unitário pode ser alterado, e assim a presente invenção pode ser aplicada aos motores de diversas capacidades e tamanhos. Portanto, o núcleo de laminação unitário de um tipo pode ser aplicado a uma série de módulos de motor de modo a se aumentar o grau de utilização, e o processo de montagem pode ser executado de maneira simples, e assim o tempo e o custo gastos na fabricação podem ser reduzidos de modo a se aumentar a produtividade.
Uma vez que a presente invenção pode ser corpori-ficada sob várias formas sem que se abandonem o espírito ou as características essenciais dela, deve ficar também entendido que as modalidades acima descritas não são limitadas por qualquer dos detalhes da descrição precedente, a menos que especificado doutro modo, mas devem ser entendidas amplamente dentro de seu espírito e alcance, conforme definidos nas reivindicações anexas, e portanto todas as altera- ções e modificações que se incluam dentro das medidas e limites das reivindicações, ou a equivalência dessas medidas e limites, são portanto destinadas a serem englobadas pelas reivindicações anexas.

Claims (13)

1. Método para laminação de núcleo em um motor compreendendo: uma etapa de fabricar uma folha de laminação (L', L'') de chapa delgada com uma conformação predeterminada, na qual um dispositivo de acoplamento é formado; uma etapa de laminar uma série de folhas de laminação (L', L' ') , para serem de uma espessura predeterminada, de modo que os dispositivos de acoplamento formados sobre uma superfície lateral das folhas de laminação (L', L'') sejam ligados de modo a ficarem em uma fileira; em que a etapa de laminar é feita de modo que a respectiva folha de laminação (L', L'') tendo uma parte de calafetagem (K) ou uma parte de acoplamento (213) que se projeta em um lado da folha de laminação (L', L'') é acoplada sucessivamente, e uma etapa de formar uma parte de superfície curvada (R) sobre ambas as partes de superfície laterais do corpo laminado (110, 210) no qual a série de folhas de laminação (L', L'') é laminada para ser de uma espessura predeterminada de modo que uma curvatura da parte de superfície curvada (R) seja igual a uma curvatura de uma superfície circunfe-rencial externa de uma bobina em forma de anel (50) na qual uma bobina de enrolar (30) é posicionada, o método sendo CARACTERIZADO pelo fato de que as partes de calafetagem (K) ou as partes de acoplamento (213) são engatadas umas com as outras de modo a permitir o movimento de duas folhas de laminação (L', L'') adjacentes uma à outra na direção perpendicular ao empilhamento das folhas de laminação (L', L'').
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o corpo laminado (110, 210) é um núcleo de laminação unitário (110) .
3. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a etapa de laminar é executada de modo que a respectiva folha de laminação seja sucessivamente acoplada por um processo de calafetagem.
4. Estrutura de laminação de núcleo de um motor, em que um corpo laminado (110, 210) é formado pela laminação de uma série de folhas de laminação (L', Lr ') de chapa delgada, que têm conformação predeterminada, e as respectivas folhas de laminação (L', L'') são acopladas por dispositivos de acoplamento que são formados sobre as respectivas folhas de laminação (L', Lrr) que formam o corpo laminado (110, 210), de modo a serem ligados em uma fileira com folhas de laminação (L', L'') adjacentes, em que o dispositivo de acoplamento é uma parte de calafetagem (K) ou uma parte de acoplamento (213) que é projetado em um lado da folha de laminação (L', L''); em que uma parte de superfície curvada (R) é formada em ambas as partes de superfície laterais do corpo laminado (110, 210); em que uma curvatura da parte de superfície curvada (R) é igual a uma curvatura de uma superfície circunfe-rencial externa de uma bobina em forma de anel (50) na qual uma bobina de enrolar (30) é posicionada, e sendo a estrutura CARACTERIZADA pelo fato de que as partes de calafetagem (K) ou as partes de acoplamento (213) são engatadas umas com as outras de modo a permitir o movimento de duas folhas de laminação (L', L'') adjacentes uma à outra na direção perpendicular ao empilhamento das folhas de laminação (L', L'').
5. Estrutura, de acordo com a reivindicação 4, CARACTERIZADA pelo fato de que as partes de calafetagem (K) formadas sobre as respectivas folhas de laminação (L', L'') são acopladas por calafetagem de maneira sucessiva e seqüen-cial.
6. Estrutura, de acordo com a reivindicação 4, CARACTERIZADA pelo fato de que a parte de calafetagem (K) compreende dois orifícios de espaço móvel (120b) formados em um lado das respectivas folhas de laminação (L') como penetrando as folhas (L'), e uma parte acopladora de dobramento (120a) localizada entre os dois orifícios de espaço móvel (120b) e será dobrado quando o processo de calafetagem for executado.
7. Estrutura, de acordo com a reivindicação 6, CARACTERIZADA pelo fato de que uma direção longitudinal da parte de calafetagem (K) é formada para ser idêntica à direção longitudinal de uma parte de trajetória (a) formada sobre a respectiva folha de laminação (L').
8. Estrutura, de acordo com a reivindicação 4, CARACTERIZADA pelo fato de que o dispositivo de acoplamento é para formar partes de acoplamento (213), que são projetadas para serem postas em contato mútuo umas com as outras, sobre as respectivas folhas de laminação (L'') que formam o corpo laminado (110, 210), de modo a se moverem de maneira relativa com as folhas de laminação (L'') adjacentes, e para acoplar o corpo laminado (110, 210) pelo encaixe da parte de acoplamento (213) sobre as respectivas folhas de laminação (L") ·
9. Estrutura, de acordo com a reivindicação 8, CARACTERIZADA pelo fato de que a folha de laminação (L'') que forma o corpo laminado (110, 210) de conformação em "<z" compreende: uma parte de trajetória (211) que inclui uma chapa longitudinal (211a) que tem uma largura e um comprimento predeterminados e uma primeira e uma segunda chapas transversais (211b, 211c) dobradas e estendidas a partir de ambas as extremidades da chapa longitudinal (211a), e uma parte de uma bobina (50) na qual uma bobina de enrolar (30) é enrolada; uma parte de pólo (212) formada em ambas as extremidades das primeira e segunda chapas transversais (211b, 211c), de modo a se formarem pólos; e a parte de acoplamento (213) projetada em um lado das primeira e segunda chapas transversais (211b, 211c) da parte de trajetória (211), de modo a ter largura e comprimento predeterminados por ser comprimida.
10. Estrutura, de acordo com a reivindicação 9, CARACTERIZADA pelo fato de que a parte de acoplamento (213) compreende uma primeira e uma segunda chapa inclinada (213a, 213b) dobradas de modo a ficarem inclinadas para a chapa da parte de trajetória (211) e de modo a terem um comprimento predeterminado em um lado da parte de trajetória (211), e uma chapa de ligação plana (213c) para ligar ambas as extremidades das primeira e segunda chapas inclinadas (213a, 213b).
11. Estrutura, de acordo com a reivindicação 10, CARACTERIZADA pelo fato de que as primeira e segunda chapas inclinadas (213a, 213b) e a chapa de ligação plana (213c) são formadas de modo a se projetarem na direção de um lado, de modo que os cortes transversais das chapas assumam conformações trapezóides, e o comprimento da superfície lateral interna da chapa de ligação plana (213c) seja maior do que o da superfície lateral externa da chapa de ligação plana (213c).
12. Estrutura, de acordo com a reivindicação 9, CARACTERIZADA pelo fato de que a direção longitudinal da parte de acoplamento (213) é idêntica à da primeira e segunda chapas transversais (211b, 211c) na parte de trajetória (211) .
13. Estrutura, de acordo com a reivindicação 9, CARACTERIZADA pelo fato de que um corte transversal na direção longitudinal da parte de acoplamento (213) é formado como um trapezóide, e a largura projetada (e3) sobre a superfície projetada é menor do que a largura côncava (e4) sobre a superfície côncava.
BRPI0200317A 2001-02-02 2002-02-04 método para laminação de núcleo em motor e estrutura de laminação para o mesmo BRPI0200317B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
KR10-2001-0005120A KR100386270B1 (ko) 2001-02-02 2001-02-02 모터의 코어 적층방법 및 그 적층구조
KR10-2002-0002320A KR100442396B1 (ko) 2002-01-15 2002-01-15 모터의 코어 적층구조

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0200317A BR0200317A (pt) 2002-10-29
BRPI0200317B1 true BRPI0200317B1 (pt) 2016-03-01

Family

ID=26638776

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0200317A BRPI0200317B1 (pt) 2001-02-02 2002-02-04 método para laminação de núcleo em motor e estrutura de laminação para o mesmo

Country Status (6)

Country Link
US (1) US6891305B2 (pt)
JP (1) JP3636446B2 (pt)
CN (1) CN1244194C (pt)
BR (1) BRPI0200317B1 (pt)
DE (1) DE10203709A1 (pt)
IT (1) ITMI20020182A1 (pt)

Families Citing this family (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
KR20020069588A (ko) * 2001-02-26 2002-09-05 주명자 리니어 모터의 코어구조
KR100397557B1 (ko) * 2001-04-19 2003-09-17 주식회사 엘지이아이 왕복동식 모터의 보빈 및 그 제작방법
GB0228642D0 (en) * 2002-12-07 2003-01-15 Rolls Royce Plc An electrical machine
DE102004018523B4 (de) * 2004-04-14 2007-10-04 Voith Turbo Gmbh & Co. Kg Statoreinheit mit Außenstator-Rückschlußelementen
BRPI0417919A (pt) * 2004-10-28 2007-04-10 Siemens Ag chapas eletromagnéticas com tiras espaçadoras e processos de fabricação correspondentes
SI1858137T1 (sl) * 2006-05-19 2011-10-28 Ernesto Malvestiti S P A Lamele za električne motorje in postopek izdelave le-teh
US20080048531A1 (en) * 2006-08-24 2008-02-28 Pantene Industrial Co., Ltd. Generator for a bicycle
US7847466B2 (en) * 2007-09-04 2010-12-07 Mitsui High-Tec, Inc. Laminated core and method for manufacturing the same
JP5382686B2 (ja) * 2008-11-12 2014-01-08 株式会社シマノ クローポール形発電機及び自転車用発電ハブ
JP2011030411A (ja) * 2009-07-01 2011-02-10 Toshiba Mach Co Ltd リニアモータ
JP5459110B2 (ja) * 2010-06-30 2014-04-02 株式会社デンソー 回転電機の固定子
WO2014142827A1 (en) * 2013-03-13 2014-09-18 Moog Inc. Laminated linear motor stator core
KR101730739B1 (ko) 2015-11-30 2017-04-27 나라엠앤디(주) 프로그레시브 금형을 이용한 리니어모터의 이너코어 제조방법
KR101730738B1 (ko) 2015-11-30 2017-04-27 나라엠앤디(주) 리니어모터의 이너코어 제조용 프로그레시브 금형장치
CN107040058B (zh) * 2016-02-04 2019-11-05 同济大学 直线电机的定子及直线电机和压缩机
DE102016203063A1 (de) * 2016-02-26 2017-08-31 Robert Bosch Gmbh Reluktanzaktor für aktive Lager mit vermindertem Strombedarf
GB2553856A (en) * 2016-09-20 2018-03-21 Johnson Electric Sa Actuator
JP7502602B2 (ja) 2020-03-06 2024-06-19 シンフォニアテクノロジー株式会社 リニアアクチュエータ及びそれに含まれる積層コアの製造方法

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5142178A (en) * 1991-04-12 1992-08-25 Emerson Electric Co. Apparatus for aligning stacked laminations of a dynamoelectric machine
GB9525098D0 (en) 1995-12-08 1996-02-07 Johnson Electric Sa Electric motor
US5799387A (en) 1996-06-05 1998-09-01 L.H. Carbide Corpordation Lamina stack having a plurality of outer perimeter configurations and an apparatus and method for manufacturing said stack
IT1286450B1 (it) * 1996-12-06 1998-07-08 Corrada Spa Articolo laminare comprendente elementi di accoppiamento del tipo a maschio-femmina
US5945748A (en) 1997-04-29 1999-08-31 Lg Electronics, Inc. Linear motor structure for linear compressor
JP3621556B2 (ja) 1997-05-13 2005-02-16 三菱電機株式会社 円筒型積層コア及びその製造方法並びにリニアモータ
JPH11113195A (ja) 1997-10-01 1999-04-23 Denyo Co Ltd 電機子鉄心片の積層構造
KR100301480B1 (ko) 1998-07-13 2001-09-06 구자홍 리니어 모터용 고정자 코어 및 이를 이용한 고정자 제조방법
CN1211904C (zh) 2000-02-17 2005-07-20 Lg电子株式会社 往复电机的定子结构
KR100386271B1 (ko) 2001-02-02 2003-06-02 엘지전자 주식회사 리니어 모터의 적층 코어 체결구조
KR100374837B1 (ko) 2001-02-02 2003-03-04 엘지전자 주식회사 리니어 모터의 고정자 조립구조
JP3749444B2 (ja) 2001-03-15 2006-03-01 三菱電機株式会社 コア

Also Published As

Publication number Publication date
JP3636446B2 (ja) 2005-04-06
ITMI20020182A1 (it) 2003-08-01
BR0200317A (pt) 2002-10-29
CN1244194C (zh) 2006-03-01
US20020105245A1 (en) 2002-08-08
CN1369950A (zh) 2002-09-18
ITMI20020182A0 (it) 2002-02-01
DE10203709A1 (de) 2002-10-02
US6891305B2 (en) 2005-05-10
JP2002247809A (ja) 2002-08-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0200317B1 (pt) método para laminação de núcleo em motor e estrutura de laminação para o mesmo
US6573624B2 (en) Stator structure of a reciprocating motor having a plurality of unit-stacked core members
US9353737B2 (en) Reciprocating motor having inner and outer stators integrally formed and reciprocating compressor having a reciprocating motor
CN109302027A (zh) 横向磁通电机
US6858954B2 (en) Reciprocating motor
KR102030694B1 (ko) 횡자속형 리니어 모터 및 이를 구비한 리니어 압축기
BRPI0204285B1 (pt) estator para motor de movimento alternado e método de fabricação do mesmo
JP3754404B2 (ja) 往復動式モータの構造及びその製造方法
CN215772687U (zh) 用于盘式电机的定子及压缩机
US6819015B2 (en) Stator fastening structure of reciprocating motor
JP2014230345A (ja) 回転電機の積層鉄心および回転電機の積層鉄心の製造方法およびステータおよび回転電機
US20030102725A1 (en) Stator for reciprocating motor
WO2020089994A1 (ja) 固定子、電動機、圧縮機、空気調和装置および固定子の製造方法
JPH08140294A (ja) スロットレスモータの固定子
KR100802622B1 (ko) 왕복동식 모터의 고정자 구조
JPS5930622Y2 (ja) パルスモ−タ
JP5988955B2 (ja) 回転電機およびその製造方法
JP2002354718A (ja) 電動機の固定子
KR100386270B1 (ko) 모터의 코어 적층방법 및 그 적층구조
US20230299624A1 (en) Stator for disk motor, stator supporting ring and compressor
CN107404170B (zh) 永磁电机及其转子结构
KR100865143B1 (ko) 왕복동식 모터의 가동자
CN113964960A (zh) 用于盘式电机的定子、定子支撑环及压缩机
KR100360264B1 (ko) 리니어 모터의 적층 코어 고정구조
CN110932421A (zh) 三相永磁同步电机及具有其的吸尘器

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 01/03/2016, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 17A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2500 DE 04-12-2018 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.