BRPI0014689B1 - Esterilizador para reduzir o número de bactérias em um líquido - Google Patents

Esterilizador para reduzir o número de bactérias em um líquido Download PDF

Info

Publication number
BRPI0014689B1
BRPI0014689B1 BRPI0014689-7A BR0014689A BRPI0014689B1 BR PI0014689 B1 BRPI0014689 B1 BR PI0014689B1 BR 0014689 A BR0014689 A BR 0014689A BR PI0014689 B1 BRPI0014689 B1 BR PI0014689B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
sheath
liquid
sterilizer
tube
milk
Prior art date
Application number
BRPI0014689-7A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0014689A (pt
Inventor
Eldred Rix
Attila Kurucz
Original Assignee
Surepure Operations Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Surepure Operations Ag filed Critical Surepure Operations Ag
Publication of BR0014689A publication Critical patent/BR0014689A/pt
Publication of BRPI0014689B1 publication Critical patent/BRPI0014689B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C02TREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02FTREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02F1/00Treatment of water, waste water, or sewage
    • C02F1/30Treatment of water, waste water, or sewage by irradiation
    • C02F1/32Treatment of water, waste water, or sewage by irradiation with ultraviolet light
    • C02F1/325Irradiation devices or lamp constructions
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61LMETHODS OR APPARATUS FOR STERILISING MATERIALS OR OBJECTS IN GENERAL; DISINFECTION, STERILISATION OR DEODORISATION OF AIR; CHEMICAL ASPECTS OF BANDAGES, DRESSINGS, ABSORBENT PADS OR SURGICAL ARTICLES; MATERIALS FOR BANDAGES, DRESSINGS, ABSORBENT PADS OR SURGICAL ARTICLES
    • A61L2/00Methods or apparatus for disinfecting or sterilising materials or objects other than foodstuffs or contact lenses; Accessories therefor
    • A61L2/02Methods or apparatus for disinfecting or sterilising materials or objects other than foodstuffs or contact lenses; Accessories therefor using physical phenomena
    • A61L2/08Radiation
    • A61L2/10Ultra-violet radiation
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C02TREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02FTREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02F2201/00Apparatus for treatment of water, waste water or sewage
    • C02F2201/32Details relating to UV-irradiation devices
    • C02F2201/322Lamp arrangement
    • C02F2201/3223Single elongated lamp located on the central axis of a turbular reactor

Description

"ESTERILIZADOR PARA REDUZIR O NÚMERO DE BACTÉRIAS EM UM LÍQUIDO" Campo da Invenção A presente invenção refere-se à esterilização de líquidos por meio de luz ultravioleta. 0 emprego no presente relatório do termo "esteri- lização" pretende indicar uma redução no número de bactérias em um liquido, e não necessariamente uma eliminação total de bactérias.
Fundamentos da Invenção 0 emprego de luz ultravioleta (UV) com o fim de se esterilizar um liquido é notoriamente conhecido. Um problema que surge com um líquido turvo é que a luz não penetra muito no líquido e, conseqüentemente, o líquido mais afastado da lâmpada de UV pode não ser esterilizado de modo algum ou po- de não ser esterilizado adequadamente. 0 relatório de patente sul-africano 96/8029 apre- senta um esterilizador alongado no qual um tubo fluorescente fica dentro, e coaxial com, um alojamento alongado. A câmara de esterilização situa-se entre o tubo fluorescente e o alo- jamento. A entrada para líquido e a saida para liquido são dispostas tangencialmente com relação ao alojamento numa tentativa de fazer com que o liquido turbilhone e supere a dificuldade mencionada acima. Verificou-se, contudo, que o movimento de turbilhonamento imprimido ao liquido à medida em que entra no alojamento não continua ao longo de todo o comprimento do alojamento, deste modo limitando o efeito be- néfico . São conhecidas outras estruturas, tais como a mos- trada na patente norte-americana 5 675 153, nas quais há uma palheta helicoidal no espaço existente entre o tubo fluores- cente e o alojamento, a palheta estendendo-se a partir de uma extremidade do alojamento até a outra. A palheta é dota- da de fendas e há uma folga entre a palheta e a superfície interna do alojamento. Tal estrutura seria completamente inadequada para a esterilização de leite, por causa dos mui- tos cantos pontiagudos onde o fluxo estagnaria e as bactéri- as poderíam multiplicar-se. Há uma tendência para que os corpos sólidos contidos no leite se depositem sobre as su- perfícies que definem a passagem de fluxo, nas regiões onde há velocidade de fluxo insuficiente, de modo que a estrutura da patente norte-americana 5 575 153, caso fosse empregada na esterilização de leite, seria prejudicada pelos depósitos e, conseqüentemente, exigiría limpeza freqüente. A estrutu- ra, de qualquer modo, seria difícil de limpar até o grau ne- cessário em um aparelho que é empregado para o manejo de leite.
Descrição Resumida da Invenção De acordo com um dos aspectos da invenção, é apre- sentado um esterilizador para reduzir o número de bactérias em um líquido, o esterilizador compreendendo uma bainha alongada, um tubo alongado fluorescente que se estende ao longo da bainha, havendo um intervalo entre o tubo e a bai- nha, através do qual o líquido a ser esterilizado escoa, a bainha tendo uma conformação interna que inclui saliências sobre as quais, em uso, o líquido escoa e que imprimem tur- bilhonamento ao líquido que escoa, e uma abertura interna para o líquido a qual está deslocada em relação ao bainha e ao tubo de modo a levar a entrada de líquido a torvelinhar na bainha.
Sob uma forma, a bainha tem uma ranhura espiralada na sua face interna, com uma área cheia espiralada entre voltas adjacentes da ranhura, a área cheia formando referi- das saliências sobre as quais o líquido sendo esterilizado escoa. A conformação das saliências é de preferência tal que proporcionem à superfície interna da bainha uma conformação ondulante, ligeiramente curvada. Preferencialmente, referi- dos tubo e bainha ficam situados dentro e estendidos ao lon- go de um alojamento externo alongado.
De acordo com um outro aspecto da presente inven- ção, é apresentado um método para reduzir o número de bacté- rias no leite; o método compreende fazer com que o leite es- coe de um ordenhador mecânico a um esterilizador, no qual o leite é submetido a radiação ultravioleta; o leite sendo submetido à radiação ultravioleta antes de resfriar até uma temperatura abaixo de 28°. 0 método pode incluir a etapa adicional de resfri- amento do leite até a temperatura de armazenamento após sub- metê-lo a radiação ultravioleta.
Descrição Resumida dos Desenhos Para melhor entendimento da presente invenção, e de modo a se mostrar como a mesma pode ser posta em prática, será feita referência agora, â guisa de exemplo, aos dese- nhos anexos, nos quais: Figura 1 é uma elevação lateral de um esteriliza- dor de acordo com a presente invenção;
Figura 2 é um corte longitudinal através de uma extremidade do esterilizador, desenhada em uma escala maior;
Figura 3 é um corte transversal sobre a linha III- III da figura 1, desenhada na mesma escala maior;
Figura 4 é um detalhe de parte da figura 2; e Figura 5 é um diagrama esquemático de uma instala- ção de esterilização de leite de acordo com a invenção.
Descrição Detalhada dos Desenhos Com referência em primeiro lugar às figuras de 1 a 4, o esterilizador 10 ilustrado é projetado especificamente para fins de esterilização de leite, mas pode ser empregado na esterilização não só de líquidos turvos, mas também de líquidos transparentes ou transluzentes. 0 esterilizador compreende um alojamento externo alongado de aço inoxidável 12, que tem um corte transversal circular. Uma chapa de mon- tagem 14, é soldada por pontos no alojamento 12 a meio cami- nho entre suas extremidades (ver a figura 3). Sob outra for- ma, o alojamento externo 12 é de corte transversal quadrado.
Em cada extremidade do alojamento 12 há um tubo múltiplo 16, um tubo múltiplo formando uma entrada para o leite a ser esterilizado, e o outro tubo múltiplo formando uma saída para leite esterilizado. Os tubos múltiplos 16 têm, cada um deles, um orifício 18. Os orifícios ficam, cada um deles, em um encaixe para laticínios macho convencional 20, pelo que uma mangueira pode ser presa a ele. O encaixe 20 de um dos tubos múltiplos 16 fica em um dos lados do pia- no central vertical do esterilizador (conforme mostrado em linhas cheias na figura 3) , e o encaixe 2 0 do outro tubo múltiplo 16 fica no outro lado do plano central, conforme mostrado em linhas pontilhadas na figura 3.
Cada tubo múltiplo 16 tem aberturas alinhadas, 22 e 24, nas paredes opostas dele. 0 esterilizador compreende também uma bainha corrugada 26, que fica alinhada com a abertura 22 e estende-se ao longo de todo o comprimento do alojamento 12 entre os tubos múltiplos 16.
Cada tubo múltiplo 16 tem um soquete rosqueado in- ternamento 28 preso a ele, os soquetes 28 sendo alinhados com as aberturas 24.
Uma bucha rosqueada externamente 30 é aparafusada em cada soquete 28 e há um anel de vedação 32 entre cada bu- cha 30 e a parede do tubo múltiplo.
Um tubo fluorescente (também denominado de lâmpada germicida UV) 34, passa através das buchas 30 dos soquetes 28 dos anéis de vedação 32, dos tubos múltiplos 16 e da bai- nha 26, as extremidades do tubo fluorescente projetando-se a partir das buchas 30. Quando as buchas 30 são apertadas, os anéis de vedação 32 são comprimidos e agarram o tubo fluo- rescente 34, formando-se assim vedações impermeáveis a lí- quidos . A bainha 26 é de aço inoxidável e é formada com uma corrugação que se estende helicoidalmente. Conforme pode ser visto na figura 4, a corrugação helicoidal tem um passo, P, de cerca de 6 mm e proporciona ao interior do tubo uma superfície ondulante ligeiramente curvada quando o tubo é visto em corte transversal radial, sem quaisquer cantos pon- tiagudos ou descontinuidades onde possa ocorrer estagnação de fluxo. A bainha 2 6 tem um diâmetro nominal de cerca de 40 mm. Sendo de aço inoxidável, a superfície interna da bainha 26 é refletiva. O intervalo radial entre o tubo fluorescente 34 e a bainha 26 varia entre cerca de 5 mm nas calhas das corrugações (a distância d) e cerca de 7 mm nas cristas (a distância D).
Sob outra forma, a bainha 26 tem uma ranhura espi- ralada que se estende ao longo da superfície interna dela, com uma área cheia espiralada que separa as voltas adjacen- tes da ranhura. O intervalo entre a área cheia e a face ex- terna do tubo 34 é de aproximadamente 5 mm. O leite que escoa através do esterilizador 10 pas- sa através do intervalo anular estreito entre o tubo fluo- rescente 34 e a bainha corrugada 26. À medida em que o leite escoa para dentro do esterilizador, um movimento de redemoi- nho é imprimido a ele, e conseqüentemente o turbilhonamento é introduzido, pela posição tangencial do encaixe de entrada 20. As corrugações mantêm, ao longo de todo o comprimento do esterilizador, o turbilhonamento introduzido no leite à me- dida em que este escoa para dentro do tubo múltiplo. Isto assegura que todo o leite seja submetido â luz ultravioleta. A disposição tangencial do encaixe de saída 20 assegura que o leite escoe de maneira uniforme para fora do esterilizador sem que o encaixe provoque uma contrapressão que podería amortecer o fluxo turbilhonante.
Se o tubo múltiplo e o encaixe de entrada não im- primem turbilhonamento ao líquido entrante, então a superfí- cie da bainha fraciona o fluxo uniforme do líquido entrante e introduz turbilhonamento.
Verificou-se que os melhores resultados são obti- dos quando a velocidade do leite que escoa através do inter- valo entre o tubo fluorescente 34 e a bainha 26 é de cerca de 3 m/s, de preferência entre 3 e 3,5 m/s. A velocidades de fluxo mais baixas, há uma diminuição no turbilhonamento que é necessária para se assegurar uma irradiação apropriada de todo o leite. A velocidades de fluxo mais elevadas, há uma tendência à formação de manteiga. Há também, a uma velocida- de mais elevada, uma tendência para que o tubo 34 seja re- vestido, bloqueando-se assim a luz UV.
Com referência à figura 5, o número de referência 36 indica genericamente uma instalação para esterilização de leite, a instalação sendo erigida em uma fazenda de explora- ção de vacas leiteiras e incluindo um esterilizador 10, do tipo descrito acima com referência às figuras de 1 a 4. A instalação 3 6 compreende uma bomba 38, um pri- meiro filtro 40, ligado a montante do esterilizador 10, um segundo filtro 42, ligado a jusante do esterilizador 10, e um tanque de resfriamento em grosso 44. A bomba 38 tem uma entrada de sucção ligada à vasilha coletora de leite 46 de um ordenhador mecânico e bombeia o leite da vasilha coletora de leite para o tanque de resfriamento em grosso 44, por meio do primeiro filtro 40, do esterilizador 10 e do segundo filtro 42. O resfriamento do leite ocorre no tanque 44. A instalação 36 inclui uma linha de desvio 48 que contorna o esterilizador 10. As válvulas de desvio 50 desti- nam-se a desviar o fluxo do esterilizador 10 para a linha de desvio e isolar o esterilizador. Se desejado, a linha de desvio 48 pode ser substituída por um segundo esterilizador 10, de modo que o fluxo possa ser desviado de um esteriliza- dor para o outro. 0 filtro 40 é apresentado para eliminar por fil- tragem cabelo e outros resíduos do leite, que é recebido da vasilha coletora de leite. O segundo filtro 42 é apresentado como um recurso de segurança, de modo a se impedir que frag- mentos de vidro ou outras partes do tubo fluorescente 34 pe- netrem no tanque 44 no caso de uma ruptura.
Dois ou mais esterilizadores 10 podem ser instala- dos em série. É um aspecto importante da invenção que o leite seja submetido a radiação ultravioleta no esterilizador 10 enquanto o leite estiver ainda quente. Os constituintes de gordura do leite começam a separar-se do resto do leite quando a temperatura cai até abaixo de 28°C. Isto é denomi- nado "cristalização". Fazendo-se passar o leite através do esterilizador enquanto o leite se encontra ainda a uma tem- peratura de 2 8°C ou mais, a tendência dos constituintes de gordura para se acumular sobre as superfícies internas do esterilizador é reduzida ao mínimo. Deste modo, a esterili- zação ocorre antes de o leite resfriar até abaixo de 28°C.
Embora o emprego do esterilizador 10 para fazer irradiar leite tenha sido descrito acima, deve ficar enten- dido que o esterilizador pode ser também empregado na este- rilização de outros líquidos. Por exemplo, pode ser emprega- do na esterilização de líquidos tais como petróleo.

Claims (5)

1. Esterilizador para reduzir o número de bacté- rias em um liquido, CARACTERIZADO pelo fato de que compreen- de uma bainha alongada (26), um tubo fluorescente alongado (34) que se estende ao longo da bainha, havendo um intervalo entre o tubo (34) e a bainha (26) através do qual o liquido a ser esterilizado escoa, referida bainha (26) tendo uma conformação interna que inclui saliências sobre as quais, em uso, o liquido escoa e que imprimem turbilhonamento ao li- quido que escoa, e uma entrada (16, 18, 20) para o liquido a qual está deslocada tangencialmente em relação à bainha (26) e ao tubo (34) de modo a levar a entrada de liquido a torve- linhar na bainha (26).
2. Esterilizador (10) de acordo com a reivindica- ção 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a bainha (26) tem uma ranhura espiralada na face interna dela, com uma área espi- ralada entre as voltas adjacentes da ranhura, a área forman- do as saliências sobre as quais o liquido que está sendo es- terilizado escoa.
3. Esterilizador (10) de acordo com a reivindica- ção 1 ou 2, CARACTERIZADO pelo fato de que referidos tubo (34) e bainha (26) são dispostos dentro e se estendem ao longo de um alojamento externo alongado (12).
4. Esterilizador (10) de acordo com a reivindica- ção 1, CARACTERIZADO pelo fato de que as saliências propor- cionam à superfície interna da bainha (26) uma conformação ondulante, ligeiramente curvada.
5. Esterilizador (10) de acordo com a qualquer uma das reivindicações 1 a 4, CARACTERIZADO pelo fato de incluir uma saída (16, 18, 20) que está deslocada em relação à bai- nha (26) e ao tubo (34), a saída sendo então posicionada pa- ra que o líquido escoe no intervalo, e que tem uma ação de redemoinho imposta sobre ele pelo posicionamento da entrada (16, 18, 20), escoa dentro da dita saída (16, 18, 20) ao longo de um patamar que é geralmente tangencial ao líquido turbilhonante.
BRPI0014689-7A 1999-10-12 2000-10-12 Esterilizador para reduzir o número de bactérias em um líquido BRPI0014689B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ZA995540 1999-10-12
ZA200000188 2000-01-18
PCT/ZA2000/000189 WO2001037675A2 (en) 1999-10-12 2000-10-12 Sterilization of liquids using ultra-violet light

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0014689A BR0014689A (pt) 2002-06-11
BRPI0014689B1 true BRPI0014689B1 (pt) 2015-08-11

Family

ID=27145380

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0014689-7A BRPI0014689B1 (pt) 1999-10-12 2000-10-12 Esterilizador para reduzir o número de bactérias em um líquido

Country Status (18)

Country Link
US (1) US6916452B1 (pt)
EP (1) EP1255444B1 (pt)
JP (1) JP4607408B2 (pt)
KR (1) KR100696703B1 (pt)
CN (1) CN100475045C (pt)
AP (1) AP1677A (pt)
AT (1) ATE324790T1 (pt)
AU (1) AU777880B2 (pt)
BR (1) BRPI0014689B1 (pt)
CA (1) CA2425987C (pt)
DE (1) DE60027777T2 (pt)
DK (1) DK1255444T3 (pt)
EA (1) EA006061B1 (pt)
ES (1) ES2263514T3 (pt)
OA (1) OA12202A (pt)
PT (1) PT1255444E (pt)
UA (1) UA76408C2 (pt)
WO (1) WO2001037675A2 (pt)

Families Citing this family (35)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN1289150C (zh) * 2000-11-13 2006-12-13 拜尔公司 使用紫外线辐射对流体中的微生物进行灭活的方法
US6875988B1 (en) * 2002-01-17 2005-04-05 Light Sources, Inc. Germicidal lamp and purification system having turbulent flow
KR100446977B1 (ko) * 2002-01-28 2004-09-01 곽해수 효소의 미세캡슐화시 잔류효소의 제거방법
NZ518658A (en) * 2002-04-30 2004-10-29 Lionel Evans Method of water treatment
DE10312765A1 (de) * 2003-03-21 2004-09-30 Bayer Technology Services Gmbh Vorrichtung und Verfahren zur Sterilisation flüssiger Medien mittels UV-Bestrahlung und Kurzzeiterhitzung
GB2452916A (en) * 2007-09-18 2009-03-25 Richard Louis Massara Sterilising fuel with ultra violet light
US8127667B2 (en) * 2009-03-27 2012-03-06 Gea Farm Technologies, Inc. Apparatus for pasteurizing milk for feeding to calves
GB0907338D0 (en) 2009-04-28 2009-06-10 Snowball Malcolm R Fluid disinfector
US9694094B1 (en) 2010-01-08 2017-07-04 Tricia N. Wedding Ultraviolet plasma-shells
GB2494448A (en) * 2011-09-09 2013-03-13 Steriflow Ltd Ultra-violet liquid steriliser
CA2895362C (en) 2012-12-18 2021-05-11 Carag Ag Apparatus and methods for pasteurization of human milk
EP3137422A1 (en) * 2014-05-02 2017-03-08 Wallenius Water AB A fluid treatment system
EP2957177A1 (en) * 2014-06-16 2015-12-23 Carag AG Device for pasteurization of human milk
EP2957178A1 (en) 2014-06-16 2015-12-23 Carag AG Method and apparatus for preparation of human milk to be stored
CN104255909A (zh) * 2014-10-14 2015-01-07 荣成炭谷有限公司 一种牛奶杀菌消毒方法及其设备
WO2016085385A1 (en) * 2014-11-27 2016-06-02 Wallenius Water Ab Liquid treatment apparatus including an oversized lamp protecting sleeve
KR101733060B1 (ko) 2014-12-16 2017-05-08 주식회사 비케이바이오 고전압 펄스 전기장 처리 및 저온 가열 살균을 이용한 우유의 살균방법 및 이에 따라 살균된 우유
KR101733062B1 (ko) 2014-12-16 2017-05-08 주식회사 비케이바이오 고전압 펄스 전기장 처리 및 고온 가열 살균을 이용한 우유의 살균방법 및 이에 따라 살균된 우유
GB201504587D0 (en) * 2015-03-18 2015-05-06 British American Tobacco Co Improvements in methods of treating tobacco.
BR112017024456B1 (pt) 2015-05-14 2022-05-03 University Of South Africa Recuperação de cerveja residual
EP3331369B1 (en) 2015-08-07 2021-11-10 Tamarack Biotics LLC Methods for production of an immune-active milk product and uses thereof
CN105211671A (zh) * 2015-08-25 2016-01-06 罗杰芝 一种豆制饮品的脱腥灭菌装置
CN105145814A (zh) * 2015-08-25 2015-12-16 罗杰芝 一种奶制品的脱腥灭菌装置
GB201516697D0 (en) 2015-09-21 2015-11-04 Rix Stuart D Serillization of liquids
CN110104722B (zh) * 2015-09-25 2022-09-23 首尔伟傲世有限公司 杀菌模块、净水装置及包括净水装置的系统
JP6404404B1 (ja) * 2017-06-06 2018-10-10 日機装株式会社 流体殺菌装置
EP3560520A1 (fr) * 2018-04-24 2019-10-30 Biosafelight Dispositif de decontamination de liquide turbide
EP3560521B1 (fr) 2018-04-24 2024-03-27 Biosafelight Dispositif de decontamination de liquide turbide
KR102582034B1 (ko) 2018-07-18 2023-09-21 레바론 아이피 홀딩스, 엘엘씨 바람직하지 않은 유기체를 비활성화하기 위한 공정 유체 처리 시스템 및 방법
JP6629936B2 (ja) * 2018-09-12 2020-01-15 日機装株式会社 流体殺菌装置
CN111264617B (zh) * 2020-03-02 2023-05-30 临清乳泰奶业有限公司 一种鲜牛奶消毒灭菌的辐照处理用进出料设备
US11007292B1 (en) 2020-05-01 2021-05-18 Uv Innovators, Llc Automatic power compensation in ultraviolet (UV) light emission device, and related methods of use, particularly suited for decontamination
KR20220054952A (ko) 2020-10-26 2022-05-03 미라클스코프(주) Uv 모듈이 장착된 초유 살균 장치
AU2021379292A1 (en) 2020-11-14 2023-06-08 Mark Anthony International Srl Methods for sterilizing fermented beverages
JP7233505B1 (ja) 2021-10-14 2023-03-06 大日本印刷株式会社 水殺菌機及び内容物充填システム

Family Cites Families (20)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2340890A (en) * 1941-02-25 1944-02-08 Lang Alphonse Method and apparatus for sterilizing, preserving, and irradiating of various liquid substances
GB639467A (en) 1946-07-10 1950-06-28 Michel Pequignot Improved apparatus for treating fluids by radiation
US2636991A (en) * 1950-05-12 1953-04-28 Hanovia Chemical & Mfg Co Method and apparatus for irradiating liquids
FR1278161A (fr) 1960-10-28 1961-12-08 Stérilisateur de liquide
FR1310471A (fr) 1960-11-10 1962-11-30 Chambre de traitement pour stérilisateurs d'eau, de gaz ou autres fluides par les rayons ultra-violets
US3182193A (en) * 1962-01-03 1965-05-04 Ultra Dynamics Corp Electronically monitored liquid purification or sterilizing system
US4141686A (en) * 1977-03-24 1979-02-27 Lewis James H Disposable liquid sterilizer unit
US4534282A (en) 1982-05-04 1985-08-13 Marinoza Rene A Process and apparatus for treating food products
SU1159521A1 (ru) * 1983-05-30 1985-06-07 Латвийская Ордена Трудового Красного Знамени Сельскохозяйственная Академия Доильное ведро
SU1217315A1 (ru) * 1984-01-13 1986-03-15 Латвийская Ордена Трудового Красного Знамени Сельскохозяйственная Академия Устройство дл санитарной обработки молока
GB8513170D0 (en) * 1985-05-24 1985-06-26 Still & Sons Ltd W M Water purifiers
US4798702A (en) * 1986-09-10 1989-01-17 Tucker Robert E Sterilizer unit for fluid media and process
JPH0657356B2 (ja) * 1988-06-14 1994-08-03 株式会社メルス技研 光化学反応装置
DE9017684U1 (pt) 1990-08-08 1991-11-14 Ibl Umwelt- Und Biotechnik Gmbh, 6900 Heidelberg, De
JPH0645684U (ja) * 1992-11-30 1994-06-21 日東精工株式会社 殺菌装置
CA2173472A1 (en) * 1993-10-06 1995-04-13 Malcolm Robert Snowball Uv apparatus for fluid treatment
FR2719483B1 (fr) * 1994-05-09 1996-07-05 Stoutz Jean Christian De Procédé et dispositif de traitement des liquides par rayonnement ultraviolet.
US5785845A (en) * 1995-11-09 1998-07-28 Colaiano; Robert Water purifying system
US5709799A (en) * 1996-06-03 1998-01-20 Vortex Corporation Super ozonating water purifier
AUPO566097A0 (en) * 1997-03-17 1997-04-10 Browne, John Phillip Fluid mixer and water oxygenator incorporating same

Also Published As

Publication number Publication date
BR0014689A (pt) 2002-06-11
WO2001037675A2 (en) 2001-05-31
CA2425987A1 (en) 2001-05-31
EA200200437A1 (ru) 2003-08-28
ES2263514T3 (es) 2006-12-16
DE60027777T2 (de) 2007-04-05
KR100696703B1 (ko) 2007-03-20
US6916452B1 (en) 2005-07-12
PT1255444E (pt) 2006-09-29
JP2003514557A (ja) 2003-04-22
OA12202A (en) 2006-05-09
AU777880B2 (en) 2004-11-04
ATE324790T1 (de) 2006-06-15
EA006061B1 (ru) 2005-08-25
AP1677A (en) 2006-11-23
WO2001037675A3 (en) 2002-01-24
CN100475045C (zh) 2009-04-08
AP2002002503A0 (en) 2002-06-30
KR20020064796A (ko) 2002-08-09
EP1255444B1 (en) 2006-05-03
DE60027777D1 (de) 2006-06-08
CA2425987C (en) 2010-06-01
CN1379625A (zh) 2002-11-13
AU4371701A (en) 2001-06-04
UA76408C2 (en) 2006-08-15
EP1255444A2 (en) 2002-11-13
DK1255444T3 (da) 2006-09-11
JP4607408B2 (ja) 2011-01-05

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0014689B1 (pt) Esterilizador para reduzir o número de bactérias em um líquido
CA1293847C (en) Fluid purification system
US4968437A (en) Fluid purification system
PT2279781E (pt) Dispositivo de filtração incluindo um corpo poroso
US5010950A (en) Ball strainer for circulating ball cleaning system
BR112013027672B1 (pt) Arranjo de coletor para conectar operacionalmente uma pluralidade de filtros
EP1124760A1 (en) Fluid sterilization apparatus
DE102015010639B4 (de) Verwendung einer Röhre
CN205953591U (zh) 一种紫外杀菌器
CN209635936U (zh) 一种化工废水在线光催化处理装置
RU198958U1 (ru) Реактор для ультрафиолетовой динамической стерилизации воды
CN212713096U (zh) 一种用于医院废水的处理设备
CN207726893U (zh) 水处理过流式杀菌除粒系统
RU2253505C1 (ru) Фильтрационный модуль
CA2339609C (en) Fluid sterilization apparatus
CN113069797B (zh) 一种净水设备用反应沉淀器
KR102615705B1 (ko) 소형생물 정밀여과 장치
CN210085039U (zh) 一种磁混凝黑臭水体净化装置
RU2738364C1 (ru) Реактор для ультрафиолетовой динамической стерилизации воды
CN211486743U (zh) 伸缩y型过滤器
CN209703676U (zh) 一种给排水系统在线监测管理系统
RU98116069A (ru) Датчик активного давления для расходомера
KR100511868B1 (ko) 액체 공급용 이물질 제거 장치
CN2206284Y (zh) 水塔滤水装置
CN105668840A (zh) 一种集成式台上制水机的制作方法

Legal Events

Date Code Title Description
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: PUREUV (PROPRIETARY) LIMITED (ZA)

Free format text: TRANSFERIDO DE: HYDROZONE (PROPRIETARY) LIMITED

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: SUREPURE OPERATIONS AG (CH)

Free format text: TRANSFERIDO DE: PUREUV (PROPRIETARY) LIMITED

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 11/08/2015, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 19A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2535 DE 06-08-2019 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.